Whatsapp O Que É E Como Usar?

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados hoje em dia e costuma ser a principal forma de comunicação da maioria das pessoas no Brasil. Nem tanto nos EUA ou na França, mas ainda assim muito prático e, melhor de tudo, gratuito. Vamos ver como usar o whatsapp em viagem?

Você sabia que dá para usar o WhatsApp no exterior sem precisar mudar de número e continuar vendo todos os seus contatos e mensagens, como se você estivesse no Brasil ?

Leia Também >> Dicas para planejar viagens e aproveitar os feriados

Ele já se tornou imprescindível para muitas atividades. Acredite se quiser, mas até a compra de moeda estrangeira eu tenho feito via WhatsApp. E, durante as minhas viagens, é a forma que mais uso para mandar e saber notícias da família, além de continuar me comunicando com os amigos.

Como usar o WhatsApp em viagem

Acesso à Internet

  • Assim como no Brasil, para usar o WhatsApp em viagem internacional você precisará ter acesso à internet. Existem as seguintes opções de conexão:
  • SIM Card (Chip) com pacote de dados entregue na sua casa no Brasil
  • SIM Card (Chip) com pacote de dados comprado na sua chegada ao destino

Whatsapp O Que É E Como Usar?

Pacote de Dados (Roaming) com a sua operadora de celular

Wi-Fi

Sair com um Sim Card já do Brasil é a maneira que economiza tempo, pois você já chega no destino com o telefone funcionando e conectada à internet. Não é preciso gastar tempo procurando o chip no aeroporto, desenrolar em outro idioma para escolher o plano e nem depois andar na cidade até achar. Mas, claro, que esta comodidade vai custar um pouco mais.

Existem vários tipos de planos e você pode escolher de acordo com o seu tempo de permanência no destino, seu orçamento e sua maneira de consumo. Para usar esse chip é preciso que o seu celular seja desbloqueado (modelo GSM).

Consulte os planos e valores para o SIM Card entregue na sua casa no Brasil

SIM Card comprado na chegada ao destino

Dependendo do destino, também compro o chip na chegada, mas o que acontece nesse caso é que você perde um tempinho. Algumas vezes você encontra no aeroporto, mas em outros casos, acaba tendo que comprar na cidade mesmo.

Na Europa, por exemplo, você encontra chip a 10 euros (Abril 2019) e depois pode escolher o pacote de dados que mais convém ao número de dias que você vai permanecer no destino. Algumas empresas que já utilizei: Lebara, Orange, Vodafone, SFR na Europa e T-Mobile nos EUA.

Busque pelas principais operadoras de telefonia no seu destino e consulte os planos disponíveis para agilizar a compra na sua chegada á cidade.

O roaming internacional é um serviço oferecido pelas operadoras de telefone (Claro, Vivo, Oi, Tim, etc), que permite que você use o seu chip de celular no exterior. O roaming internacional possibilita usar internet 3G ou 4G da mesma forma como você a usa no Brasil, permitindo ligações e envios de mensagens.

Leia também >> O que é jet lag e como amenizar os sintomas

Cada operadora oferece um pacote diferente, então os preços podem variar bastante, pois algumas cobram por dia de uso, enquanto outras oferecem diferentes pacotes por um determinado número de dias.

Mas uma coisa é certa: os valores não são baixos. Por isso, nas minhas viagens, dependendo do destino, levo o sim card já habilitado aqui do Brasil ou compro ao chegar no destino, como falei acima. Mas sempre vale consultar os valores antes de se decidir.

Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você.

Wi-fi

É possível também você utilizar o WhatsApp apenas usando as redes de internet wifi que estão disponíveis gratuitamente na maioria dos hotéis, restaurantes, museus, cafeterias, shoppings, aeroportos e uma infinidade de outros lugares nas grandes cidades, principalmente nas turísticas.

Para usá-las, você precisa ter acesso à senha da rede wifi que, geralmente, estão sinalizadas em alguma placa ou no cardápio, em caso de restaurantes. Se você não encontrar nenhuma indicação sobre a senha, pode perguntar para algum funcionário.

Leia também >> Tax Free na Europa: como funciona e como solicitar

Ao usar uma rede wifi pública ou de um comércio, evite fazer compras online ou acessar o site do seu banco. Por serem públicas, estas redes não são consideradas conexões seguras e você corre o risco de ter seus dados pessoais roubados.

Como usar o WhatsApp em viagem e manter seu número

Se você optar por usar a internet por meio de wifi ou roaming internacional com a sua operadora de celular, poderá usar o WhatsApp em viagem exatamente como usa no Brasil, sem precisar fazer nenhum tipo de procedimento.

Confira as melhores ofertas de passagens aéreas para sua próxima viagem.

Agora, se você comprar um SIM card no Brasil já habilitado para uso no exterior ou preferir comprar o chip de uma operadora local na sua chegada ao destino, terá de seguir os seguintes passos:

  1. Desligue o celular e coloque o novo chip;
  2. Ligue o celular;
  3. Ative o uso de dados móveis;
  4. Abra o WhatsApp;

Automaticamente, o WhatsApp mostrará uma mensagem perguntando se você quer alterar o número do telefone ou quer manter o número antigo. Clique em “manter o número antigo” e pronto!

Você terá de realizar esse procedimento todas as vezes em que trocar o chip do seu celular. Se o seu telefone possui entradas para dois chips, só precisará fazer uma única vez.

Atenção para quem tem celular com dois chips: alguns modelos de celulares oferecem um espaço para chips com internet 3G e 4G e outro espaço para chips com internet 2G. Na hora de colocar o novo chip no seu celular, cuide para colocá-lo no espaço onde está escrito “SIM 4G/3G”.

Como você pôde ver o processo para usar o WhatsApp em viagem internacional é bem simples e rápido.

Você sabe usar o WhatsApp para o trabalho? Veja dicas aqui

Whatsapp O Que É E Como Usar?

Você sabe como usar esses grupos? Confira abaixo algumas dicas (Crédito: Arquivo / IstoÉ Dinheiro)

Com o crescimento do home office por conta da pandemia de coronavírus, diversas empresas estão usando aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, para se comunicar com as suas equipes. Você sabe como usar esses grupos? Confira abaixo algumas dicas.

Segurança

O especialista em empregabilidade Rogério Bragherolli disse, ao G1, que um dos cuidados essenciais sobre o uso do aplicativo é a segurança nos dados compartilhados. Como o WhatsApp não é uma ferramenta corporativa, compartilhar planilhas e documentos importantes pode ser perigoso. 

+ Mais de 15 mil pessoas têm WhatsApp clonado por dia no Brasil
+ Home office dentro de roda-gigante? Em Tóquio tem.

O ideal, segundo o especialista, é manter a ferramenta segura por meio de senha e compartilhar esse tipo de arquivo por e-mails e sistemas de mensagens corporativos, que conseguem rastrear o que é divulgado e verificar possível mau uso pelos funcionários.

Comunicação

Outro ponto destacado por Bragherolli é a transparência na comunicação. Ele ressalta que é importante ter objetividade e educação. A conduta deve ser estritamente profissional sem palavrões e comentários desnecessários ou paralelos. Também não é indicado compartilhar fotos, discussões políticas e religiosas.

O especialista diz ainda que falar de amenidades, como contar que adotou um animal de estimação ou planos para o final de semana podem ser um quebra gelo no grupo. Também é possível combinar happy hour ou desejar feliz aniversário.

Veja também

+ Carreira da Década – Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas + Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais + Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa + Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica + Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz + Arrotar muito pode ser algum problema de saúde? + Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago + Cinema, sexo e a cidade + Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Como usar o WhatsApp business e suas funcionalidades

Se antes os clientes tinham que ligar para as empresas, hoje em dia eles preferem fazer tudo de forma virtual, seja comprar, sanar dúvidas ou resolver eventuais problemas. Por isso, é importante que você saiba como usar o WhatsApp Business.

Leia também:  Como Ver O Que Devo À Segurança Social?

Essa versão do aplicativo é voltada para as empresas que desejam ter uma conta comercial no WhatsApp e, assim, possam se comunicar com os clientes.

O WhatsApp Business tem diversas funcionalidades importantes que vão ajudar a sua empresa a aprimorar o atendimento. Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar quais são elas.

Continue a leitura para saber mais!

O que é o WhatsApp Business?

Como adiantamos, o WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo. Por ser um app bem popular, com mais de bilhões de usuários em todo mundo, é fundamental que a sua empresa esteja inserida nessa plataforma.

O WhatsApp Business também tem a vantagem de ser acessível, financeiramente falando, e ter boa aceitação pelos clientes, que costumam gostar do atendimento virtual pelo aplicativo.

Além disso, ele tem várias funcionalidades importantes que vão agilizar o dia a dia dos colaboradores, assim como melhorar a experiência dos clientes. Por isso, além de entender o que é a conta comercial, é necessário que você saiba como usar o WhatsApp Business.

Como usar o WhatsApp Business?

Para saber como usar o WhatsApp Business, é importante ver quais são as principais funções do aplicativo e entender como aplicá-las de forma estratégica. Por isso, elencamos algumas das principais funcionalidades a seguir.

Criação do perfil profissional

Após instalar o WhatsApp Business, o próximo passo é criar o perfil profissional que, nesse caso, vai ser a conta do seu negócio.

Nesse sentido, é necessário adicionar:

  • Foto de perfil;
  • Endereço físico completo, caso tenha;
  • E-mail para contato;
  • Horários e dias de funcionamento;
  • Site oficial;
  • Ramo do seu negócio.

Inserir todos esses dados no seu perfil vai fazer com que a conta tenha mais credibilidade e ar profissional, além de facilitar que os clientes encontrem as informações necessárias.

Além disso, por apresentar uso intuitivo, é bem fácil adicionar essas informações, já que elas podem ser feitas rapidamente por meio das configurações do app.

Elaboração do catálogo

Depois de criar o seu perfil, chegou o momento de elaborar o catálogo da sua empresa. Sim, o WhatsApp fornece essa funcionalidade! Portanto, caso você queira expor o catálogo de produtos ou serviços, é possível fazer isso pelo aplicativo.

Você deve cadastrar cada produto ou serviço individualmente, inserindo fotos, descrição preço e link para a página específica no site. No início, isso pode dar um pouco de trabalho, mas saiba que vai facilitar bastante a venda, porque ela vai ficar mais dinâmica!

Caso você não tenha um site, essa funcionalidade é ainda mais necessária, já que vai profissionalizar o seu negócio.

Então, caso o cliente tenha o seu número, ele poderá acessar rapidamente o catálogo, selecionar o produto ou serviço desejado e, assim, finalizar a compra. Ou seja, é uma função bem prática!

Organização das conversas por meio de etiquetas

Em busca da organização, uma ótima funcionalidade do WhatsApp Business é a possibilidade de etiquetar as conversas.

Por exemplo, um novo cliente entrou em contato com você, então é possível adicionar uma etiqueta de “novo cliente”. Outra pessoa decidiu comprar o seu produto, mas ainda não finalizou a compra, então a etiqueta seria “pagamento pendente”.

Dessa forma, o seu negócio tem maior controle sobre os diferentes processos de venda. Você ainda pode inserir etiquetas como “mensagens urgentes” ou “pedidos preferenciais” para conseguir acessar as conversas de forma mais rápida. Algumas etiquetas que consideramos fundamentais são:

  • Novo pedido;
  • Pedido finalizado;
  • Novo cliente;
  • Cliente antigo;
  • Pagamento pendente;
  • Pago.

Dessa forma, as demandas ficam mais controladas e organizadas, facilitando bastante o seu negócio, não é mesmo?

Configuração de respostas rápidas

Para saber como usar o WhatsApp Business, é importante que você domine a configuração de respostas rápidas, porque elas ajudam a agilizar a conversa com os usuários.

Você pode criar diferentes mensagens e, durante a conversa, acioná-las ao utilizar alguma tecla de comando.

Com isso, não é necessário escrever um texto longo toda vez que você quiser a mesma coisa. Afinal, ao digitar o atalho, o texto padrão vai aparecer e você vai poder enviá-lo.

Personalização de mensagem de ausência e saudação

Outro recurso interessante do WhatsApp Business é a possibilidade de personalizar mensagens de ausência e de saudação.

Por exemplo, um cliente entrou em contato com a sua empresa, mas isso aconteceu fora do horário de funcionamento. Então, o próprio aplicativo é capaz de enviar uma mensagem alertando isso.

  • O mesmo acontece quando um cliente inicia a conversa dentro do horário de funcionamento e o app emite automaticamente uma mensagem padronizada de saudação.
  • Essa personalização pode ser feita da forma que você preferir, dentro do horário que você acredita ser necessário.
  • Por meio dessa funcionalidade, os clientes não se sentem ignorados, ainda que nenhum colaborador possa atendê-los naquele momento.

Análise de métricas das mensagens

Sem dúvidas, um dos recursos mais importantes no WhatsApp Business é a análise das estatísticas das mensagens, já que o aplicativo consegue emitir relatórios sobre as conversas feitas com os clientes.

Nesses relatórios, você pode ver quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues e lidas etc. Além disso, é possível verificar quantos contatos foram recebidos.

Desse modo, o seu negócio é capaz de controlar o tráfego de conversas e ver se é necessário ou não aplicar novas estratégias para aprimorar a comunicação com os usuários.

Como você pôde ver, saber como usar o WhatsApp Business se tornou uma necessidade neste mundo cada vez mais tecnológico. Por isso, é importante entender como funcionam os recursos e se adaptar a eles.

Sabia que a Desk Manager pode ajudar você a entender como usar o WhatsApp Business? Para isso, leia o nosso artigo sobre atendimento via WhatsApp.

Whatsapp O Que É E Como Usar?

Comienza a usar WhatsApp

Descarga y configura WhatsApp

1. Descarga y abre la aplicación: Descarga WhatsApp Messenger gratis desde Google Play Store o Apple App Store. Para abrir la aplicación, toca el ícono de WhatsApp en la pantalla de inicio.

2. Revisa las Condiciones del servicio: Lee las Condiciones del servicio y la Política de privacidad y, luego, toca “Aceptar y continuar” como señal de aceptación.

3. Regístrate: Selecciona tu país de la lista desplegable para añadir el código correspondiente; luego, ingresa tu número de teléfono en formato internacional completo.

Toca Listo o Siguiente; luego, toca Ok para recibir un código de registro de 6 dígitos mediante SMS o una llamada telefónica. Para completar el registro, ingresa el código de 6 dígitos.

Aprende cómo registrar tu número de teléfono en Android, iPhone o KaiOS.

4. Configura tu perfil: En el nuevo perfil, ingresa tu nombre y, luego, toca Siguiente. También puedes añadir una foto del perfil.

5. Autoriza el acceso a tus contactos y fotos: Puedes añadir contactos a WhatsApp desde la lista de contactos de tu teléfono. También puedes permitir el acceso a las fotos, los videos y otros archivos del teléfono.

6. Inicia un chat: Toca o y, luego, busca un contacto para comenzar. Escribe un mensaje en el campo de texto. Para enviar fotos o videos, toca o junto al campo de texto. Elige Cámara para tomar una foto o un video nuevos, o bien Galería o Fotos y videos para seleccionar una foto o un video existentes de tu teléfono. Luego, toca o .

7. Crea un grupo: Puedes crear grupos de hasta 256 participantes. Toca o y, luego, Nuevo grupo. Busca o selecciona los contactos que quieras añadir y, luego, toca Siguiente. Ingresa el asunto del grupo y toca o Crear.

Diferentes formas de comunicación

• Mensajes de voz: Si no quieres escribir un mensaje, puedes enviar grabaciones de voz. Mantén presionado o para grabar un mensaje. Para dejar de grabar, suelta el micrófono. Aprende cómo enviar y reproducir mensajes de voz en Android, iPhone o KaiOS.

• Llamadas: Ve a la pestaña Llamadas y, luego, toca o . Busca el contacto al que quieras llamar. Para iniciar una llamada, toca o . Aprende cómo hacer llamadas en Android o iPhone.

• Videollamadas: Abre la pestaña Llamadas y, luego, toca o . Busca el contacto al que quieras llamar. Para iniciar una videollamada, toca o . Aprende cómo hacer videollamadas en Android o iPhone.

Leia também:  Como Agir Quando Ele Termina O Namoro?

Consejos de seguridad y funciones útiles

Personaliza las funciones de privacidad y seguridad WhatsApp hace que sea fácil comprender y personalizar tus ajustes de privacidad y seguridad. Obtén más información en nuestra página de privacidad.

Comprueba la veracidad de la información que recibes Detente un momento a pensar sobre los mensajes que recibes, ya que es posible que no todo lo que te envíen sea correcto.

Si no sabes quién envió un mensaje que recibiste, te recomendamos que corrobores la veracidad de la información con fuentes confiables, tales como las organizaciones verificadoras de datos.

Obtén más información sobre cómo evitar la propagación de desinformación en este artículo.

Mensajes reenviados Para ayudar a evitar la propagación de desinformación, limitamos la forma en la que puedes reenviar mensajes.

Puedes identificar fácilmente los mensajes reenviados porque tienen una etiqueta de Reenviado. Cuando un mensaje se ha reenviado de un usuario a otro muchas veces, esto se indica con un ícono de dos flechas .

Puedes obtener más información acerca de los límites de reenvío en este artículo.

Como usar o WhatsApp

(Fonte da imagem: Reprodução/WhatsApp)

O WhatsApp Messenger virou uma febre mundial. Atualmente com mais de 350 milhões de usuários, o app conquistou a todos com sua simplicidade e facilidade para a troca de mensagens.

Apesar de ser um aplicativo simplificado, há diversas opções que ficam ocultas, as quais podem ser necessárias algum dia. Hoje, vamos mostrar todos os cantos do app para você não se perder.

Bom, se você ainda não conhece o WhatsApp, vale uma pequena explicação. Esta ferramenta funciona no Android, BlackBerry, iOS, Nokia e Windows Phone. A principal diferença entre ela e outros softwares de comunicação instantânea está no tratamento dos contatos.

Com o WhatsApp, você não precisa criar uma conta, inventar um apelido e sair adicionando contatos. O programa utiliza sua linha telefônica como identificação e puxa as pessoas da agenda como contatos. É como trocar SMS através da internet e ter diversas vantagens.

Primeiro uso

Depois de baixar e instalar o WhatsApp, o programa solicita que você informe seu número de telefone. Basta inserir o telefone com o DDD (por exemplo: XX 9876 5432) e aguardar enquanto o aplicativo confirma com a operadora se você informou o número correto.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Depois de alguns segundos, você já está pronto para usar o aplicativo. O WhatsApp puxa os contatos da sua agenda, verificando quais possuem o app instalado e estão logados (o programa mostra quais pessoas estão disponíveis e ocupadas).

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Clicando no ícone (+) no canto superior direito, você começa uma conversa com um dos seus amigos. Todas as conversas criadas serão listadas na janela inicial do WhatsApp. O software organiza a lista de acordo com as mensagens mais recentes.

  • (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  • No item ao lado (com três pontos empilhados), há opções para criar grupos de conversa, realizar transmissões (função parecida com a dos grupos, mas aqui um contato não sabe que você enviou a mesma mensagem para outros), gerenciar os contatos (você é redirecionado para o app do seu sistema), acessar as configurações e alterar o status.
  • (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Hora de bater um papo

Bom, agora que você já domina todas as funções, vamos conferir as opções disponíveis na janela de conversa. Assim como nos aplicativos de SMS, no WhatsApp você deve usar o campo na parte inferior da tela para digitar suas mensagens.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Todas as mensagens enviadas e recebidas são inseridas no campo central da janela. Elas são posicionadas de acordo com a ordem cronológica. À esquerda deste espaço, há um smile que ativa o uso de emoticons (há muitas imagens para você experimentar).

No canto inferior direito, o ícone do microfone serve para gravar mensagens de voz. Basta segurar o botão pressionado e falar o que desejar. Ao finalizar, solte o botão e aguarde até que a mensagem seja enviada.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Acima das mensagens, há uma barra com o nome do contato (ou do grupo) com informações sobre a última atividade. O ícone do clipe garante o envio de anexos, sendo que você pode mandar imagens, fotos instantâneas com a câmera, vídeos, áudios, sua localização no mapa e contatos.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O ícone de opções avançadas dá acesso aos seguintes itens: ver contato (abre o perfil do seu amigo), pesquisar (faz buscas na conversa), ligar (realiza uma chamada), papel de parede (alterar o fundo de todas as conversas), bloquear (impede a comunicação com este contato), limpar conversa (apaga todas as mensagens), enviar conversa por email e criar atalho (cria um atalho na área de trabalho para abrir a conversa diretamente).

Criando um grupo

Uma das opções mais úteis do WhatsApp é a criação de grupos. Ao clicar no ícone de opções avançadas (aquele com três pontos empilhados), você encontra a opção “Novo grupo”. Após clicar neste item, o app mostra os principais requerimentos para criar o grupo.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Você deve digitar o nome do grupo (podendo usar até 25 caracteres e emoticons) e, se desejar, selecionar uma imagem de representação. Na etapa seguinte, basta selecionar os contatos que farão parte deste chat. Pronto! Agora, você pode conversar com a galera acessando o atalho do grupo diretamente na tela inicial do WhatsApp.

Configurações

Dentro das configurações do WhatsApp, há diversas opções para você gerenciar os contatos, sua conta, as conversas e as notificações. Vamos começar pelos contatos.

  1. (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  2. No campo dos contatos, você pode indicar o aplicativo para seus amigos (é apenas um compartilhador de link que joga uma mensagem na sua rede social), bloquear contatos (é possível selecionar pessoas que devem ser bloqueadas e outras para remover da lista de bloqueados) e selecionar se deseja ver os contatos ocultos.
  3. (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Acessando o campo Perfil, o WhatsApp fornece um campo para você inserir seu nome (apenas um nome-padrão para aparecer na lista dos seus amigos) e um local para trocar sua foto (é possível selecionar da galeria, de outros apps ou capturar da câmera). Em “Informações da conta”, há dados sobre o pagamento, as estatísticas e a opção de apagar a conta.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Ainda nas “Configurações”, temos uma área especial com as opções de conversa. Veja o que é possível alterar em cada item:

  • Envio com Enter: mude a função do Enter para enviar mensagens ou mudar de linha;
  • Download automático de mídia: configure quais dados devem ser baixados via WiFi e quais podem ser transferidos usando a rede de dados;
  • Tamanho da fonte: modique o tamanho da fonte que é usada nas conversas (não altera a fonte na interface do programa);
  • Papel de parede: defina uma imagem (padrão, do cartão ou de outro app) para ser exibida (é possível efetuar o recorte na imagem) no fundo das conversas;
  • Enviar conversa por email: escolha uma conversa (mensagens e anexos) para enviar para seu email através do aplicativo de email configurado no celular;
  • Salvar conversas: força a realização do backup das conversas;
  • Apagar todas as conversas: elimina todas as conversas e remove você dos grupos;
  • Limpar todas as conversas: apenas elimina o conteúdo das conversas.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Por fim, há configurações específicas para você personalizar as notificações do WhatsApp.

O programa oferece opções para ativar os sons das conversas (quando as mensagens são enviadas e recebidas), selecionar o som ao receber uma notificação de mensagem, usar o toque personalizado do contato, ativar o vibracall, usar popup e escolher a cor da luz de notificação (para aparelhos que têm esse tipo de recurso).

Confira mais sobre o WhatsApp:

Antes que você comente, queremos deixar claro que este é um artigo para sanar dúvidas de usuários iniciantes, portanto pode ser que você já saiba tudo isso que mostramos. De qualquer forma, nossa ideia é facilitar o acesso à tecnologia — por isso criamos este texto explicando tudo nos mínimos detalhes. Você já usa o WhatsApp? Recomenda o programa?

Leia também:  Como Dizer Aos Pais Que Namoro?

O que é e Como Utilizar o WhatsApp Business? Alavanque seu Negócio!

Se você é empreendedor e precisa se comunicar constantemente com seus clientes, o WhatsApp disponibiliza uma ferramenta ideal para você: o WhatsApp Business, ou WhatsApp comercial.

Essa ferramenta é uma versão do aplicativo feita exclusiva para empresas.

Utilizando esse aplicativo você terá mais funcionalidades em relação ao WhatsApp convencional. Podendo se comunicar com seus clientes de forma prática, separando suas conversas pessoais dos contatos profissionais. E também conta com funções que ajudam a promover seus produtos e comunicar promoções de vendas para seus clientes.

  • Veja o que você vai encontrar por aqui:
  • Como funciona o aplicativo WhatsApp Business?
  • Por que utilizar o WhatsApp Business?
  • Como mudar para conta comercial?
  • Como faço para usar o WhatsApp Business no meu celular?
  • Funcionalidades do WhatsApp Business:
  • WhatsApp Web
  • Como posso aumentar as vendas usando o WhatsApp Business?
  • WhatsApp Business em dois celulares

Como funciona o aplicativo WhatsApp Business?

A versão para negócios é quase igual à versão tradicional. A navegação e usos são idênticos. Se você já utiliza a versão convencional, não terá dificuldade de usar a versão para negócios.

Assim como o aplicativo convencional, o WhatsApp Business é gratuito e está disponível para instalação em celulares com sistema Android e iPhone.

Por que utilizar o WhatsApp Business?

A grande vantagem de trabalhar com esse aplicativo é poder organizar seus contatos e ter um atendimento mais profissional com seus clientes.

Ele é um aplicativo separado do Whatsapp convencional e te permite cadastrar um novo número de contato, podendo inclusive ser o telefone fixo da sua empresa. Assim, você pode manter todos seus contatos e conversas profissionais em um local diferente das suas conversas pessoais e dos grupos de amigos e família.

A versão para empresas também conta com algumas funcionalidades diferentes que ajudam a catalogar suas conversa e fazer envios de promoções. Falamos dessas funções mais à frente neste artigo.

Como mudar para conta comercial?

Basta fazer o download do aplicativo e criar uma conta para sua empresa.

Uma das vantagens é que você pode cadastrar um telefone fixo do seu estabelecimento como número da sua conta de WhatsApp Business.

Porém, se você já usa a versão comum do app, não é permitido usar o mesmo número de telefone na conta do Whatsapp Business. Você precisa escolher somente uma das versões para usar um número de celular.

Tenha também muito cuidado na hora de criar a conta da sua empresa. O aplicativo vai criar uma conta de usuário vinculando o número com as informações que você incluir, e essas informações não podem ser alteradas no futuro. Então verifique bem se o nome está correto e evite brincadeiras ou incluir ofertas pontuais, pois não será possível alterar depois.

Como faço para usar o WhatsApp Business no meu celular?

Siga os passos abaixo para instalar o aplicativo:

  1. Entre na loja de aplicativos do seu celular;
  2. Faça uma busca por WhatsApp Business;
  3. Faça o download e instale o aplicativo;
  4. Com o aplicativo instalado, faça a configuração da sua conta e pronto! Já pode começar a utilizar e atender seus clientes.

Como usar o WhatsApp para vender mais

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

WhatsApp for Business agora conta com novos recursos (Foto: Reprodução/Whatsapp)

Gratuito e disponível para celulares Android e iOS, o WhatsApp ficou ainda mais popular entre os empreendedores nos últimos meses. O WhatsApp Business, desenvolvido especialmente para pequenos negócios, tem sido usado para fazer vendas e aproximar a marca do consumidor.

A versão possui todas as funcionalidades da original – envio de mensagens de texto, áudio e vídeo -, somadas a soluções para a interação entre vendedor e cliente, além de oferecer estatísticas sobre as mensagens enviadas, semelhante às de uma campanha de e-mail marketing.

Mesmo com a reabertura do comércio e serviço não essencial, muitos clientes têm preferido fazer as compras à distância, pelo app. PEGN conversou com Alexandre Giraldi, empreendedor e consultor do Sebrae-SP, e Thiago Gonçalves, diretor geral de operações da Pipedrive, e elaborou uma lista de dicas sobre como usar o WhatsApp para vender bem.

Frequência de envio e conteúdo de mensagens É preciso ter cautela para não irritar o consumidor com a comunicação. “O WhatsApp é um canal de contato direito com a pessoa do outro lado, por isso é necessário cuidado redobrado para não se tornar chato, repetitivo e invasivo – e acabar sendo bloqueado”, afirma Giraldi. 

Não há fórmula para saber quando enviar uma mensagem à sua lista de contatos e grupos. Você deve conhecer o seu produto e saber quando ele é consumido. Faz sentido enviar mensagem diariamente se você vende marmitas ou sobremesas, mas a lógica não é a mesma para quem comercializa bens duráveis, como eletrodomésticos, ou semiduráveis, como calçados, explica Giraldi.

Uma boa medida é o seu ritmo de lançamentos. “Atente-se às novidades e não deixe de comunicá-las“, diz o consultor do Sebrae-SP.

No caso de itens como roupas, as pessoas geralmente gostam de ser atualizadas sobre novas peças, cores e promoções – mas cuidado para não enviar sempre a mesma coisa.

Perguntar ao cliente quando ele quer ser informado é uma boa prática e evita aborrecimentos.

Segundo Thiago Gonçalves, outra opção é variar o conteúdo enviado, incluindo propagandas, dicas relacionadas ao produto ou serviço ofertado e até vídeos educativos ou informativos. “Isso pode fazer de você uma referência no assunto dentro da comunidade”, afirma.

saiba mais

Grupos e listas de transmissãoA maneira mais comum de ofertar produtos e serviços é em comunidades e grupos de interesse dentro do WhatsApp.

“É interessante encontrar grupos que tenham relação com seus negócios e compartilhar conteúdo condizente”, explica Thiago Gonçalves. Um exemplo é o grupo de condomínio, rua ou bairro.

Caso seja permitido enviar ofertas de produtos e serviços, esses são canais que trazem retorno.

Giraldi, no entanto, alerta que formar grupos nem sempre é interessante. “Além de demandar tempo para administrá-lo, você não tem controle total do que é enviado por outros integrantes – situação que pode causar algum desconforto. Como administrador do grupo, você terá de intervir ou mediar.”

“Outro recurso disponível são as listas de transmissão, que permitem falar com várias pessoas ao mesmo tempo em conversas privadas.

“São uma boa ideia para a divulgação de novos produtos no catálogo e promoções”, diz Gonçalves.

O especialista ressalta a necessidade de enviar respostas rápidas: “Devemos reservar tempo para interagir com as pessoas que responderem, para não correr o risco de esfriar a venda por falta de resposta”.

Segundo Alexandre Giraldi, quem não tem seu contato salvo na agenda nem sempre recebe suas mensagens enviadas via lista de transmissão.

“Para motivar a pessoa do outro lado a salvar seu número você pode compartilhá-lo com ela – encurtando o processo de adicionar seu contato na agenda do cliente.

Outra estratégia é motivá-lo a fazer o cadastro com uma promoção de desconto ou sorteio na lista de transmissão”, explica o consultor do Sebrae-SP.

saiba mais

Recursos do WhatsApp Business*Etiquetar clientes

O WhatsApp Business tem a opção de etiquetar clientes, o que permite ao empreendedor fazer a oferta certa para o cliente certo. “Você pode especificar uma restrição alimentar do contato, por exemplo”, diz Gonçalves.

*CatálogoOutra dica é cadastrar seu catálogo de produtos. Coloque o nome, uma breve descrição e o preço. “Ele é essencial para o cliente tomar sua decisão de compra, então deixe-o sempre de maneira clara”, completa Giraldi.

Há também a opção de inserir uma foto do produto. Essa imagem deve mostrar bem o item, ser iluminada e proporcional ao espaço destinado. 

“Na caixa de “link” é possível inserir um endereço que leve o cliente à plataforma de pagamento ou a sua página de vendas oficial”, destaca Giraldi.

Catálogo do WhatsApp Business (Foto: Divulgação/WhatsApp)

*Atalhos de respostasGiraldi orienta para a criação de atalhos com respostas padrão humanizadas e partes alteráveis – a saudação “Bom dia/Boa noite”, por exemplo.

“Além de tornar o processo de responder mais veloz, isso diminui as chances de, ao final do expediente, você responder de forma curta e automática o seu cliente – o que pode levar ao desgaste do relacionamento”, diz. 

saiba mais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*