Uber O Que É E Como Funciona?

Uber O Que É E Como Funciona?

23/09/2019

O Uber é um serviço de carro sob demanda que permite solicitar os serviços de um motorista particular por meio de um aplicativo em execução no iPhone e Android. Este serviço utiliza um software que envia ao motorista mais próximo a sua localização.

Não pense que é apenas um serviço de carona ou táxi. O Uber permitirá que você reserve um carro particular sem usar dinheiro (o preço da sua viagem será cobrado automaticamente no cartão de crédito registrado na sua conta).

Para ajudar você a entender mais sobre como funciona o Uber, a Transportal Viagens preparou o artigo de hoje com algumas informações importantes. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Uber O Que É E Como Funciona?

  • O Uber é um serviço que, nascido nos Estados Unidos, se espalhou para muitas cidades de todo o mundo como um serviço alternativo aos táxis.
  • Na verdade, o Uber nada mais é do que um serviço de compartilhamento de carros que conecta motoristas particulares parceiros de serviço a usuários que precisam chegar a um destino, usando o aplicativo gratuito disponível no Android e iOS.
  • Será através do aplicativo que você poderá solicitar uma carona, obter informações sobre a chegada do motorista e, assim que chegar ao seu destino, o valor será calculado automaticamente e debitado na sua conta com a forma de pagamento inserida durante a fase de reserva.
  • + Veja Também Passo a Passo do 99 Táxi Como Pedir, Formas de Pagamento e Dicas!

Passo a passo para pedir o serviço

Uber O Que É E Como Funciona?

Depois que o aplicativo Uber estiver instalado e obtiver acesso à sua localização, solicitará que você indique, se necessário, o endereço inicial que você pode definir como Residência. E em seguida, o destino que deseja alcançar através do campo de texto “Para onde ir?”.

Agendando a viagem

Se você deseja agendar uma viagem, pode pressionar o botão com o símbolo do carro e o relógio encontrado no centro do campo de texto. Ao tocar no botão em questão, você pode planejar uma execução, indicando a hora que deseja. Em seguida, confirme os dados indicados pressionando o botão Selecionar hora de partida.

Como opção adicional, há o item: definir localização no mapa; através dele, você poderá indicar manualmente o endereço do destino a ser alcançado.

Depois de indicar a posição inicial e o destino de chegada, você verá no mapa a rota estabelecida pelo motorista do Uber e o tempo relativo de viagem para chegar ao seu destino. Você receberá os carros disponíveis, dentre os mais usados, e o custo da rota que varia dependendo do carro solicitado.

Como saber quanto irá custar o trajeto?

Você pode executar uma simulação para testar a operação do aplicativo e avaliar o custo da rota. Em algumas cidades, os preços estão mais ou menos alinhados com os serviços de táxi mais tradicionais. Contudo, a solicitação do serviço é muito mais prática.

  1. Só para dar um exemplo, solicitando uma cotação para um carro do Aeroporto de Congonhas até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o custo do Uber é de cerca de 80/100 reais, enquanto o custo de um serviço de táxi para o mesmo destino custará, em média, cerca de 120/130 reais.
  2. Os preços também variam com base no horário da reserva: o tráfego nem sempre é o mesmo e, para chegar ao destino nos horários de pico, o tempo de viagem pode aumentar e, consequentemente, também o preço.
  3. + Veja Também Melhores Aplicativos de Táxi Para Você Usar nas Viagens!

Como pagar pela minha viagem de Uber?

Uber O Que É E Como Funciona?

Depois de visualizar a estimativa de rota e selecionar o carro com o qual deseja viajar, pressione o botão de confirmação abaixo da tela de cotação.

Você precisará especificar e confirmar o ponto de partida mais uma vez e depois adicionar uma forma de pagamento. Para executar a última operação, pressione o botão Adicionar pagamento.

Na próxima tela, você pode indicar todos os dados necessários, escolhendo entre os itens Cartão de crédito ou débito e PayPal.

Cartão de Crédito

Escolhendo a opção Cartão de crédito ou débito, você deve indicar todos os dados relacionados ao seu cartão de crédito nos campos de texto apropriados (número do cartão, data de validade, CCV e país), confirmando-os e salvando-os no aplicativo via o botão Salvar.

 Paypal

Se, em vez disso, você decidir pagar via conta Paypal, precisará fazer login na mesma tela. Indicando o e-mail e a senha e, em seguida, pressionando o botão Login.

  • Assim como nas viagens de táxi, com o Uber, você receberá informações precisas sobre o carro que o buscará: isso facilitará o reconhecimento do carro quando ele estiver próximo do local de embarque você selecionou.
  • Durante a viagem, o motorista já terá todas as informações disponíveis sobre a rota e não será necessário fornecer instruções de direção.
  • Depois de chegar ao seu destino, você não terá que pagar pela corrida em dinheiro: o preço da mesma será cobrado na conta inserida no aplicativo.

Convide amigos e ganhe desconto!

Uber O Que É E Como Funciona?

Um recurso muito interessante do Uber sobre o qual quero falar, é a possibilidade de poder usar o Uber a um preço reduzido. Obtendo um desconto no preço do primeiro passeio.

Esse desconto pode ser obtido convidando amigos para se inscrever no aplicativo; depois de concluir a primeira corrida, você poderá ganhar uma corrida de 10 a 35 reais se alguém utilizar o seu cupom.

Esses descontos são aplicados imediatamente no aplicativo e você pode usá-los dentro de 90 dias a partir da data de emissão.

Em suma, para executar o procedimento de convite para amigos, pressione o botão com o símbolo do menu (três linhas horizontais). E, a partir do menu que você verá na tela, pressione o item Promoções. Na próxima tela, você pode ver seu código de envio e pressionar o botão Convidar seus amigos.

Na tela a seguir, você pode escolher os contatos a serem convidados através da sua lista telefônica. Para fazer isso, clique no botão Conectar contatos.

Em seguida, depois de ver a lista de contatos, escolha a pessoa que deseja convidar da lista – tocando no nome e pressionando o botão Convidar amigos.

Gostou de saber mais sobre o Uber? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Motorista Uber

Uber O Que É E Como Funciona?
Uber O Que É E Como Funciona?

A BLU365 já ajudou mais de 1 milhão de brasileiros a pagarem seus débitos, reconquistarem a tão sonhada liberdade financeira e a darem a volta por cima. Mas sabia que vários clientes nossos só conseguiram realizar essas conquistas quando foram atrás de uma graninha extra?

Muitas dessas histórias bem sucedidas são de clientes que usaram o aplicativo da UBER para conseguirem uma renda alternativa, e por isso organizamos com muito carinho as dicas abaixo para te ajudar também!

Além disso, se quiser acessar a mais nova versão do RADAR RENDA EXTRA, clique aqui. Esperamos que você goste! ????

Uber é uma empresa digital criadora do aplicativo para dispositivos móveis que faz uma ponte entre passageiro e motoristas. A empresa é californiana e foi implementada no Brasil em 2014, causando grande alvoroço na época, sobretudo com os taxistas.

A Uber tem como grande diferencial a utilização da geolocalização do smartphone para encontrar seus passageiros, a possibilidade do motorista fazer os seus horários e os preços bem mais acessíveis que os de um táxi tradicional.

De forma bem prática, todo o processo da corrida acontece em 5 passos:

  • O usuário abre o aplicativo
  • O app encontra um motorista próximo para o usuário
  • O motorista encontra o usuário no local indicado
  • O motorista leva o usuário até o destino
  • O motorista e o usuário se avaliam mutuamente

Como é o cadastro na plataforma?

O cadastro na plataforma Uber é bem simples. Primeiro, é preciso acessar o site aqui. Entrando na seção de cadastro, você verá essa tela:

Uber O Que É E Como Funciona?

Depois de preencher todos os dados e ir para “próxima”,  uma lista de documentos serão exigidos para o cadastro ser aceito, sendo eles:

  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada),
  • Atestado de Antecedentes – Secretaria Estadual
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV)
Leia também:  O Que É Fobia Social Como Tratar?

Após a documentação ser aprovada, é só aguardar o contato de um membro da equipe da Uber de sua região, o que costuma ocorrer em torno de um ou dois dias úteis. Depois disso, é só começar a rodar e ser solicitado para o serviço, começando assim a ganhar uma renda extra com seu carro. Veja aqui mais informações sobre o cadastro na Uber.

Como o aplicativo funciona?

Para ser um motorista Uber, os requisitos são:

  • Ser um profissional sem antecedentes criminais;
  • Ser maior de 21 anos;
  • Passar num teste psicológico;
  • Não ter algum processo em aberto;
  • Ter um dos veículos listados no site;
  • Possuir seguro do carro;
  • Ter um smartphone.

Ao se tornar um motorista, você poderá escolher entre ser um parceiro Uber X ou UberBlack. Para ser um parceiro Uber X, os requisitos para o veículo são:

  • Estar em ótimo estado;
  • Ter quatro portas;
  • Possuir GPS;
  • Ser do ano 2008 ou mais recente;
  • Ter ar condicionado para o conforto dos passageiros;
  • Comportar quatro passageiros ou mais.

Ao se tornar um Uber X, você também poderá receber corridas Uber Pool, que se trata de uma viagem compartilhada por passageiros com destinos semelhantes.

Para ser um parceiro Uber Black, os requisitos são:

  • Estar em ótimo estado;
  • Ter quatro portas;
  • Possuir GPS;
  • Ser do ano 2011 ou mais recente dependendo do tipo de carro;
  • Comportar cinco passageiros ou mais;
  • Ter bancos de couro;
  • Ser um veículo SEDAN ou SUV;
  • Ser da cor preta.

Também é preciso contratar um seguro dentro dos termos da Uber, de acidentes pessoais de passageiros. Clicando aqui você pode tirar outras dúvidas sobre como lidar com cada situação dos serviços oferecidos.

Os carros precisam disponibilizar água para os clientes. Em alguns casos, também disponibilizam bala, energéticos e outros agrados. A corrida será avaliada pelo cliente após o término, através das 5 estrelas. O ideal é se manter acima dos 4,6.

Abaixo disso, a empresa pode suspender o serviço por 48 horas. É preciso fazer pelo menos uma corrida por mês para que seu perfil continue ativo. Clicando aqui você pode visualizar todas as políticas e regras da plataforma.

Assista também o vídeo abaixo para tirar outras dúvidas.

Como o motorista Uber recebe os ganhos?

Os usuários podem optar por fazer o pagamento da viagem em dinheiro ou cartão (débito ou crédito). O extrato dos seus ganhos é fechado na segunda-feira, às 4h da manhã, mas o repasse desse valor para a sua conta ocorre entre Segunda e Sexta.

Suponha que você realize viagens em uma semana de Segunda a Domingo. Na próxima segunda, às 4h da manhã, o seu extrato será fechado. Entre segunda e sexta da semana em que o extrato é fechado, o valor será repassado para a sua conta cadastrada. Veja aqui como funciona esse processo.

Quanto você pode ganhar por mês com o Uber?

A empresa garante que os ganhos giram em torno de R$5.000 mensais, trabalhando 44 horas semanais, isto é, 8 horas por dia de segunda a sexta e mais 4 horas no sábado. Isso seguindo o planejamento mais tradicional de carga horária.

É necessário ressaltar que esse valor é para os grandes centros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e mais algumas metrópoles.

Para entender como são os ganhos, é importante compreender a taxa cobrada pela plataforma. A categoria Uber X cobra 25% do total da corrida e a UberBlack cobra 20% do total para a empresa.

Ao contrário dos taxistas, o motorista do Uber arca com o custo total do carro, isto é, não tem isenção alguma na compra ou manutenção do veículo. Os taxistas, dependo do Estado no qual o automóvel circula, têm abatimentos de ICMS (as alíquotas variam) e um bom desconto em concessionárias, que pode chegar a até 30% no ato da compra em São Paulo.

A contrapartida dos impostos é que a legislação é mais branda para o Uber comparada a táxi. Não existem taxas para órgãos públicos ou necessidade de licenças para atuar, como o alvará de funcionamento no caso dos taxistas. Mas há outras exigências que envolvem gastos importantes para quem deseja operar um carro Uber.

Uber O Que É E Como Funciona?

Os ganhos, no geral dependem muito das horas trabalhadas do motorista. Para ter resultados que refletem mais a realidade do Brasil, o motorista de Uber Marlon Luz coletou dados das 5 regiões do país e calculou quanto que os motoristas estão de fato, lucrando.

  • Julio – Uber X do Rio de Janeiro
  • Faturamento da Semana – R$1408,63
  • Trabalhando 47h46min
  • Faturamento por hora: R$29,49
  • Cristiano – Uber X de São Paulo
  • Faturamento da Semana – R$1342,50
  • Trabalhando 46h48min
  • Faturamento por hora: R$28,68
  • Rogério – Uber X e Select Bag de São Paulo
  • Faturamento da Semana – R$1856,33
  • Trabalhando 58h7min
  • Faturamento por hora: R$31,94
  • Adonai – Brasília
  • Faturamento da Semana – R$1405,88
  • Trabalhando 48h33min
  • Faturamento por hora: R$28,95
  • Adalvir – Manaus
  • Faturamento da Semana – R$1375,01
  • Trabalhando 51h02min
  • Faturamento por hora: R$26,94
  • Anderson – Porto Alegre
  • Faturamento da Semana – R$1275,36
  • Trabalhando 40h37min
  • Faturamento por hora: R$31,40
  • Rafael – Fortaleza
  • Faturamento da Semana – R$1249,59
  • Trabalhando 44h03min
  • Faturamento por hora: R$28,36

De uma forma geral, vale a pena dirigir para o Uber?

Segundo Paulo Andres Moran Benia, motorista do Uber desde:

“Para mim com certeza vale sim. Para você ter uma ideia, recusei um emprego que mantinha minha família e eu para sobreviver exclusivamente destes aplicativos.”

Paulo também citou que o Uber possui, como diferencial de outras plataformas, a possibilidade de estar sempre rodando com um passageiro. Isso porque o aplicativo indica pessoas mais próximas a você, independente do ponto onde esteja.

Considerando todas as vantagens da flexibilidade de horário, segurança e remuneração, vale a pena ser motorista Uber, independente da faixa de idade ou da sua situação econômica.

Uber O Que É E Como Funciona?

Uber Pass: como funciona o novo serviço da Uber? Vale a pena assinar?

A Uber lançou recentemente no Brasil o seu mais novo e mais abrangente plano de assinatura. O Uber Pass reúne todos os serviços de intermediação digital que compõem a plataforma da empresa, com descontos em viagens e entregas gratuitas. Neste post mostramos como funciona o Uber Pass, o que ele oferece e se vale a pena fazer a assinatura.

O que é o Uber Pass?

É um plano de assinatura que custa R$ 24,99 por mês e oferece descontos e serviços exclusivos, enquanto o produto estiver ativo. É o mais recente passo da Uber rumo à meta de se tornar um app que faz parte do dia a dia de quem mora em uma cidade grande.

Como funciona o Uber Pass?

O assinante tem direito a alguns benefícios do Uber Pass na plataforma. São eles:

  • 10% de desconto em todas as viagens de UberX, em qualquer cidade do Brasil
  • Entrega grátis em todos os pedidos de Uber Eats de mais de R$ 30
  • Entrega grátis em todos os pedidos de Cornershop de mais de R$ 100
  • Atendimento preferencial nos canais de suporte da Uber

Além disso, quem assinar o plano até 10 de setembro vai ganhar um mês de teste grátis e 10% de desconto em um pedido no Uber Eats.

Uber O Que É E Como Funciona?

O UberX é o produto da Uber mais famoso no país, que oferece viagens econômicas em mais de 500 cidades. Tem 22 milhões de usuários ativos no Brasil. Já o Uber Eats está presente nas principais cidades brasileiras e oferece entregas de comida, bem como, de conveniência, farmácias, pet shops e até floriculturas, dependendo da localidade.

A mais nova adição da empresa é a Cornershop, uma start-up integrada aos apps da Uber e do Uber Eats, presente há pouco mais de um mês em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Recife, Goiânia e Campinas.

Leia também:  Como Saber Em Que Portagens Passei?

Vale a pena assinar o Uber Pass?

Vai depender de quanto você utiliza os serviços da Uber. Quem costuma gastar mais de R$ 250 por mês em viagens com o Uber X, ou supera esse valor mensalmente combinando despesas de viagens mais taxas de entrega do Uber Eats (ou no concorrente iFood), por exemplo, vai conseguir recuperar o dinheiro investido todos os meses na assinatura e economizar no que ultrapassar esse valor.

Para quem tiver a oportunidade de testar gratuitamente no primeiro mês, dá pra curtir os descontos durante os 30 dias de teste e depois cancelar sem custo, se não quiser continuar.

Já quem utiliza os serviços da Uber esporadicamente e não tem perspectiva de consumir além dos R$ 250 por mês em viagens e despesas com entrega de comida, não vale a pena assinar. Vai perder dinheiro.

No meu caso, eu não tenho carro e utilizo com bastante frequência o Uber e o Uber Eats. Na pandemia reduzi drasticamente o número de viagens de carro, mas aumentei a quantidade de pedidos do Uber Eats (que às vezes tem promoção de entrega gratuita sem precisar de assinatura!).

Mesmo assim, fazendo as contas, não tive dificuldade para concluir que valia a pena assinar o Uber Pass no meu caso. Nesse momento estou no período de 30 dias gratuito e satisfeito. E os descontos são aplicados automaticamente e são reais.

Eu comparei algumas vezes os valores com outra conta que não assinava o serviço para garantir que não tinha pegadinha.

Uber O Que É E Como Funciona? Uber O Que É E Como Funciona?

Como assinar o Uber Pass?

Ao tentar iniciar uma corrida, se você tiver um cartão de crédito cadastrado deve encontrar a opção para começar o teste gratuito. Se isso acontecer, toque em “Experimente grátis por 1 mês” e comece a utilizar.

Outra opção para adquirir o Uber Pass é seguir o passo a passo:

  1. Primeiro, abra o menu do app da Uber e toque em “Uber Pass”
  2. Em seguida, confira os benefícios e o valor
  3. Logo, toque em “Tenha o Uber Pass”
  4. Então, confirme o cartão para o pagamento
  5. Por fim, toque em “Adquirir”

Você pode pagar com o cartão de crédito cadastrado nos métodos de pagamento.

Por enquanto, a renovação do passe é mensal e automática. Mas é possível cancelar a qualquer momento, sem taxas ou multas.

O Uber Pass já existe nos Estados Unidos desde 2018, com uma mecânica semelhante e benefícios válidos também para viagens premium. Nesse sentido, quem sabe no futuro não incluem viagens de Uber Black por aqui.

  • Confira mais informações no site da empresa.
  • Veja também:
  • Uber Rewards: tudo sobre o programa de fidelidade da Uber

Como funciona o pagamento em dinheiro no Uber | Celular

Quem não tem cartão de crédito pode pedir um Uber e pagar com dinheiro em espécie, como você faria em um táxi comum. O lado bom disso é que aumenta a demanda por carros (com novos usuários sem cartão de débito ou crédito), gerando mais viagens e ganhos para os motoristas. O lado ruim é sempre o troco e a falta de segurança em algumas cidades.

Uber O Que É E Como Funciona?

Como pedir um Uber com pagamento em dinheiro

Fase 1: adicione dinheiro como forma de pagamento

  1. Acesse o Uber no seu celular;
  2. Toque no botão de menu;
  3. Selecione “Pagamento”;
  4. Toque em “Adicionar forma de pagamento”;
  5. Escolha “Dinheiro” e toque em “Avançar”.

Fase 2: peça um Uber com pagamento em dinheiro

Uber O Que É E Como Funciona?

  1. Vá para a tela inicial e faça um pedido comum de Uber;
  2. Onde está o número do cartão, toque na seta para baixo;
  3. Escolha “Dinheiro” e faça o seu pedido de um veículo;
  4. Observe a estimativa do valor e confirma o preço a ser pago no final da viagem.

O que muda no Uber com pagamento em dinheiro?

Para o motorista

Todo motorista parceiro da Uber aceita pagamentos em dinheiro por padrão. O usuário define o pagamento antes de pedir o carro. Só é permitido usar dinheiro ou cartão de crédito, nunca com os dois. De acordo com a Uber, antes de o motorista aceitar a corrida de um usuário, não há indicação de que o valor da viagem será pago em dinheiro de papel.

No topo esquerdo da tela, um botão verde indica que a viagem será paga em espécie. Para receber, você precisa selecionar a opção “Receber Dinheiro” antes de finalizar a corrida. Essa opção levará para uma tela verde que indica o valor a ser cobrado (como o taxímetro).

No caso do pagamento em dinheiro, a taxa de serviço dos valores recebidos em reais será cobrada nos pagamentos recebidos em cartão. Caso o motorista pegue muitos passageiros pagando em dinheiro e o valor da taxa ultrapasse o que recebeu por cartão, ele receberá um boleto para pagamento. Não é muito comum, mas é a regra segundo a própria Uber.

O motorista também é o único responsável por se lembrar de realizar a cobrança ao finalizar a viagem e ter troco exato para entregar ao passageiro após o pagamento em reais.

Após receber o pagamento, o motorista fica com a quantia total. Pedágios cobrados ao longo do trajeto serão adicionados ao preço total em dinheiro indicado pelo aplicativo.

  • Para o passageiro
  • Passageiro segue com as mesmas obrigações e paga taxa de cancelamento normalmente, ficando em débito com a Uber (pagos na primeira oportunidade ou veja como contestá-los).
  • A opção de pagamento em máquinas de débito ainda não está disponível no Brasil, portanto se você solicitar uma viagem em dinheiro, é necessário que pague em espécie, diz a Uber.

Um recibo é enviado para você por e-mail como sempre e o histórico de viagens da sua conta é atualizado com informações sobre o trajeto e o preço daquela viagem paga em reais. O pagamento de gorjeta em dinheiro ao motorista fica a seu critério, se assim desejar.

Preço da viagem

Segundo a Uber, o valor da corrida pode variar — porque o usuário tem cupons de desconto, por exemplo — e a empresa recomenda que seja cobrado o preço que aparece no aplicativo do motorista (com uma espécie de taxímetro). Portanto, fique atento a isso.

E quando esse valor pode mudar? Há várias situações…

Caso a pessoa que pediu o carro aplique uma promoção ou um desconto à viagem, o preço que ela vai pagar e que o motorista vai cobrar dela refletirá esse desconto no total. O motorista vai receber o restante do valor (o desconto) no seu próximo repasse de ganhos.

Caso a pessoa que pediu o carro tiver saldo remanescente negativo de uma viagem anterior (como taxas de cancelamento, por exemplo), ela receberá uma cobrança extra na próxima viagem paga em dinheiro. Isso significa que ela deverá pagar ao motorista um valor mais alto (incluindo essas taxas) e esse valor será informado no aplicativo desse motorista.

O preço extra recebido pelo motorista será deduzido do seu próximo repasse de ganhos, para que no fim, fique apenas com o valor relativo à viagem que fez, equilibrando a conta.

*Com informações: Uber

Uber Flash: o que é e como funciona?

  • A Uber Flash é a categoria criada no início da pandemia para manter os ganhos dos motoristas, transportando pequenos objetos pessoais.
  • O início da pandemia marcou uma grave crise econômica em diversos setores.
  • No mercado de transporte de passageiros não foi diferente.
  • A queda na quantidade de corridas impactou empresas de todos os tamanhos, diminuindo os ganhos dos motoristas.
  • Segundo Cláudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil, a empresa chegou a ter uma queda de 80% no número de viagens globalmente.
  • Em Live no Valor Econômico, a diretora também afirmou que ao mesmo tempo que as corridas caiam, as entregas, por outro lado, só cresciam.
  • O número de entregadores na plataforma dobrou desde o início da pandemia.
  • Não à toa, a empresa passou a investir tanto em melhoria no Uber Eats, quanto na integração da sua plataforma de entregas de mercado, a Cornershop.

Mas não foi só isso. Logo no início da pandemia, a empresa decidiu oficializar um serviço que no dia a dia, já era comum para os motoristas de aplicativo, o transporte de objetos pessoais. Assim, surgiu a Uber Flash.

Leia também:  Como Saber Quando Mudar De Mudança?

Uber O Que É E Como Funciona?

Como usar a Uber Flash?

  1. Como já falamos, na prática, a Uber Flash apenas formalizou um serviço que os motoristas já realizavam.
  2. Afinal, é comum o relato de passageiros que chamavam um Uber apenas para levar um livro, uma mala ou um documento.

  3. Assim, com as recomendações das autoridades de saúde para se evitar sair de casa, a Uber viu que criar uma categoria de entregas era uma boa forma de manter os ganhos dos motoristas e, é claro, dela própria.
  4. O funcionamento da categoria não tem muitas surpresas.

  5. Segundo o comunicado da Uber no lançamento da Uber Flash, os passageiros que desejam solicitar a categoria devem:
  1. Abrir o aplicativo da Uber.
  2. Digitar o ponto de retirada e de entrega do item que deseja enviar.

  3. Selecionar a opção Uber Flash e confirmar o envio.
  4. Estar com o artigo pessoal pronto para entregar ao motorista parceiro, respondendo via chat o nome do destinatário.
  5. Quando o motorista parceiro chegar, entregar o item a ele.

  6. Compartilhar a viagem com o destinatário que irá receber o item para que ele possa seguir os detalhes do envio em tempo real.

As tarifas da Uber Flash acompanham as mesmas da UberX.

Quais objetos podem ser transportados?

  • A Uber explica que podem ser transportados apenas objetos permitidos por lei, de pequeno ou médio porte e com no máximo 10Kg.
  • Devem caber no porta-malas de um veículo UberX, sem atrapalhar a visão do motorista.
  • Nos termos de uso da categoria, a empresa também acrescenta outros objetos que, apesar de legais, não podem ser transportados, como:
  • Bebida alcoólica;
  • Tabaco;
  • Arma de fogo ou munição;
  • Materiais perigosos (exemplos: inflamáveis, venenosos, explosivos);
  • Animais;
  • Espécies reguladas;
  • Dinheiro;
  • Gift cards;
  • Objetos de alto valor;
  • Jóias;
  • Medicamentos controlados. 

A empresa não se responsabiliza por perdas, extravios ou danos nos produtos e também ressalta que é responsabilidade do usuário coordenar a pessoa que receberá o objeto.

Segundo a empresa, caso o motorista espere 10 minutos e o destinatário não apareça, ele retorna ao encontro do usuário. Esse trajeto é acrescido ao valor da corrida.

Se novamente ele não encontrar o usuário, pode deixar o objeto na porta.

As viagens podem ser pagas em cartão no app, créditos Uber ou dinheiro e está disponível das 6h às 23h.

Cidades disponíveis

  1. A categoria começou nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.
  2. Atualmente, já expandiu para outros locais no Brasil.
  3. Vale lembrar que a principal concorrente da Uber no país, a 99, também está com uma categoria de entregas de objetos pessoais.
  4. Segundo informações divulgadas em portais como E-commerce Brasil e Canal Tech, a mesma modalidade da concorrente aumentou em cerca de 21% os ganhos médios dos motoristas.
  5. Além disso, já representavam 5% do volume de todas as corridas solicitadas nas cidades em que a categoria estava presente.
  6. Não à toa, a 99 iniciou a expansão para outras cidades.
  7. Será esse o mesmo caminho da Uber?

Conheça e veja como funciona o aplicativo Uber | Uber Blog

A Uber é uma empresa de tecnologia que está transformando a maneira como pessoas se movimentam. Com o app da Uber, você encontra um motorista parceiro para te levar até onde você desejar. Neste post, explicaremos mais sobre o que é a Uber e como funciona o aplicativo. Confira e participe de nossa vibrante e crescente comunidade.

Mas, antes de tudo, baixe gratuitamente o app da Uber na App Store ou no Google Play pelo seu smartphone.

Como usar o aplicativo da Uber

Você provavelmente já ouviu falar no aplicativo da Uber, mas você sabe como ele funciona? É bem simples e fácil de aprender.

No aplicativo, você pode editar o seu perfil, adicionando fotos, definindo sua senha e atualizando dados pessoais. Outra função do app fica na aba Pagamento, onde você pode determinar o método de pagamento das suas viagens, ver seus créditos e inserir códigos promocionais.

Também dá para ver todas as viagens que você já realizou, as viagens agendadas e as viagens pertencentes ao Perfil Familiar. Esta opção permite que você pague viagens de um grupo de pessoas pré-determinado (ou que eles paguem sua viagem) e que você receba notificações e acompanhe o trajeto delas sempre que usarem a plataforma.

Com a opção Perfil Trabalho, você consegue separar seus recibos entre os pessoais e os profissionais e encaminhar esses para um outro e-mail, por exemplo. O Perfil Familiar, assim como o Perfil Trabalho, pode ser editado na aba Configurações.

Também em Configurações, você pode salvar locais como “casa” e “trabalho” e editá-los quando necessário. Na aba Ajuda, é possível relatar problemas com suas viagens anteriores, pedir revisão do valor e ler dicas de como usar o app.

E, por fim, na aba Viagens com desconto, você tem acesso a um link que gera descontos assim que novos amigos utilizarem a Uber. Compartilhe seu código promocional ou use o de um(a) amiga(o) para garantir descontos para vocês dois. Assim, todo mundo sai ganhando e você chega até seu destino com a facilidade e o conforto que a Uber oferece.

Como funciona o aplicativo da Uber

  1. O primeiro passo é baixar e abrir o app para criar sua conta.
  2. Com a conta criada, determine o método de pagamento de suas viagens. Vale lembrar que, a cada viagem, você pode alternar o método de pagamento. Dessa forma, você pode cadastrar diversos métodos de pagamento e optar pelo que mais lhe agrada na hora de pedir seu Uber.

    Caso opte pelo pagamento em dinheiro, você precisará informar o seu CPF no momento de cadastro.

  3. Em seguida, veja se você possui códigos promocionais. Você pode cadastrar um código, e, quando decidir usá-lo em uma viagem, o desconto vai surgir imediatamente no final de seu trajeto.
  4. O passo seguinte é selecionar para onde você quer ir.

    Nesse momento, você pode facilitar o processo selecionando endereços pré-determinados por você no app, como “casa” e “trabalho”, ou digitar o destino de sua preferência.

  5. O quinto passo é selecionar o seu veículo. Dependendo da viagem, mais ou menos opções de veículos vão estar disponíveis.

    A partir daí, é só decidir pela que mais te agrada (uberPOOL, uberX, UberBLACK e UberSELECT). Vale notar que algumas categorias estão disponíveis apenas em algumas cidades.

  6. O sexto passo é o último antes de efetivamente solicitar o carro. Você deve confirmar seus dados e o ponto de partida, que é onde você vai encontrar o motorista parceiro.

    É importante ver se o GPS localizou corretamente o local de espera. Se precisar, você pode entrar em contato com seu motorista parceiro por telefone ou por chat. Recomendamos que você confira sempre o endereço indicado para facilitar o encontro entre vocês dois.

  7. O sétimo passo é aguardar o motorista parceiro no local combinado e verificar placa e modelo do carro antes de começar a viagem, além da foto do condutor. Somente realize viagens com motoristas parceiros cujas informações correspondem às que aparecem no app.
  8. Ao final da viagem, se o pagamento for em dinheiro, o valor aparecerá diretamente no app.

    Caso o pagamento seja feito via cartão de crédito, débito, Uber Pré-Pago ou PayPal, a transação acontecerá automaticamente. Você também receberá um recibo virtual da Uber no e-mail cadastrado em sua conta do aplicativo.

  9. Assim que a viagem for finalizada e o pagamento encerrado, você poderá dar uma nota de uma a cinco estrelas ao serviço prestado pelo motorista parceiro da Uber. Se desejar, adicione também críticas construtivas ou elogios.

Agora que você já conhece o aplicativo da Uber e sabe como ele funciona, é hora de fazer sua primeira viagem. Baixe o app, peça seu Uber e veja as vantagens de fazer viagens seguras e práticas a preços acessíveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*