Para Que Servem Ficheiros Como O Winzip Ou Jzip?

Existem vários motivos para você querer compactar arquivos, por exemplo, você pode compactar arquivos para liberar espaço em disco, armazenar fotos, facilitar o envio de arquivos grandes por email, etc.

Apesar de grande parte dos usuários só conhecerem os programas WinZip e WinRar, existem vários outros programas gratuitos capazes de cumprir todas as tarefas de um bom compactador de arquivos. Confira essa seleção com 10 programas de compactação de arquivos gratuitos.

Para Que Servem Ficheiros Como O Winzip Ou Jzip?

1.  7-ZIP

  • 7-Zip é um eficiente programa gratuito de compressão de arquivos com alta taxa de compressão no formato 7Z com LZMA, sem comprometer a velocidade do processo.
  • Além disso ele suporta uma ampla gama de formatos para compactação e descompactação, tais como 7z, ZIP, GZIP, BZIP2, TAR, RAR, ISO, LZH, LZMA, etc.
  • Ele também se integra com o menu de contexto (shell do Windows), tem opção para criação de arquivos compactados auto-executáveis e uma poderosa versão de linha de comando.
  • Download 7-Zip
  • Compatível com todas as versões do Windows.

2. PeaZip

  1. PeaZip é um compactador de arquivos gratuito que suporta vários formatos de arquivos de compactação.

    Ele permite compactar arquivos nos formatos 7Z, ARC, BZ2, GZ, PAQ/ZPAQ, PEA, QUAD/BALZ, TAR, UPX, ZIP e extrair 98 formatos, incluíndo ACE, ARJ, CAB, DMG, ISO, LHA, RAR, UDF e muito mais

  2. PeaZip permite ainda criptografar os arquivos, criar arquivos auto-executáveis, dividir e juntar arquivos, comparar o conteúdo de arquivos compactados, gerar senhas aleatórias, etc.
  3. Peazip está disponível em versão portátil e instalável para Windows 9x, 2k, XP e Vista (32 e 64 bits)  e Linux.

3. jZip

jZip é um compactador de arquivos gratuito baseado na mesma tecnologia do 7-Zip, porém ele se destaca pela facilidade de uso que o torna acessível a todos os níveis de usuários, seja um geek ou novato.

jZip se integra com o shell do Windows e permite que você compacte e descompacte rapidamente arquivos dos formatos mais populares, como ZIP, RAR, TAR, GZip e 7-Zip.

  • Download jZip
  • Compatível com todas as versões do Windows.

4. ZipGenius

ZipGenius é uma poderosa ferramenta gratuita de compactação de arquivos, porém com uma interface simplificada ao máximo para que qualquer um consiga realizar as tarefas sem dificuldades.

Ele suporta mais de 20 formatos de compressão de arquivos, se integra ao menu de contexto do Windows, permite a criação de arquivos auto-executáveis, abre múltiplos arquivos simultâneamente em abas e possibilita o envio dos arquivos compactados por email.

  • Download ZipGenius
  • Compatível com todas as versões do Windows.

5. IZArc

O IZArc é um compactador de arquivos gratuito que oferece compatibilidade com diversos formatos. Ao todo o usuário pode abrir quase 50 tipos de arquivos pelo IZArc, extraindo com rapidez qualquer conteúdo.

Confira os formatos que o IZArc suporta: 7-Zip (7Z), A, ACE, ARC, ARJ, B64, BH, BIN, BZ2, BZA, C2D, CAB, CDI, CPIO, DEB, ENC, GCA, GZ, GZA, HA, IMG, ISO, IZE, JAR, LHA, LIB, LZH, MBF, MDF, MIM, NRG, PAK, PDI, PK3, RAR, RPM, TAR, TAZ, TBZ, TGZ, TZ, UUE, WAR, XXE, YZ1, Z, ZIP, ZOO.

Outro recurso interessante do IZArc é que ele suporta formatos de imagem de CD e DVD. Seja ISO, IMG ou até mesmo o formato do Nero (NRG).

  • Download IZArc
  • Compatível com todas as versões do Windows

6. SharpArchiver

SharpArchiver é um programa gratuito que lhe permitirá compactar e descompactar seus arquivos rapidamente. SharpArchiver suporta 47 extensões de arquivo, tais como Zip, 7Zip, Tar, GZip, BZip2, Arc, Arj, Ace, Cab, Lha, Lzh, etc.

Ele também se integra ao menu de contexto do Windows e inclui ferramentas para extração de múltiplos arquivos, conversão de arquivos e criptografia que lhe permite proteger o conteúdo de seus arquivos compactados.

  • Download SharpArchiver
  • Compatível com todas as versões do Windows

7. TUGZip

  • TUGZip é um aplicativo para a compressão de arquivos que suporta dezenas de formatos diferentes, tanto para compactação quanto para descompactação.
  • Entres os formatos reconhecidos pelo TUGZip estão o 7Z, ACE, ARC, ARJ, A, LIB, BH, BZ, BZ2, TBZ, CAB, CPIO, DEB, GCA, IMP, JAR, WAR, EAR, LHA, LZH, RAR, CBZ, RPM, SQX, TAR, TGZ, GZ, TAZ, Z, TZS, YZ1, ZIP, ZOO, PK2, PK3, PK4, WSZ e WAL.
  • Além disso, o programa é capaz de manipular arquivos de imagem nos formatos BIN, C2D, IMG, ISO e NRG.
  • Download TUGZip
  • Compatível com todas as versões do Windows.

8. Iceows

O Iceows é um compactador de arquivos que se destaca pela facilidade de uso. Com ele você pode manipular grandes quantidades de arquivos com apenas alguns cliques do mouse. Além disso ele se integra no menu de contexto do Windows e permite a criação de arquivos executáveis de auto-extração.

Entre os formatos de arquivos suportados pelo Iceows, estão o ICE, ARJ, ZIP, TAR, TGZ, CAB, RAR, ACE, PK3, LZS, BFL, SFV, BZIP2, MIME, Mac HQX, UUEncode, XXEncode, Base64, JAR, EAR, WAR, LHA, IMP.

  • Download Iceows
  • Compatível com todas as versões do Windows.

9. FreeZip

FreeZip é um pequeno utilitário eficaz para compactação e descompactação de arquivos e diretórios. Ele pode ser instalado rapidamente e se integra no menu de contexto do Windows, de onde você pode compactar e descompactar arquivos e subdiretórios rapidamente.

FreeZip também pode ser usado a partir de linha de comando e suporta a compactação e descompactação de arquivos em lote.

  • Download FreeZip
  • Compatível com todas as versões do Windows.

10. KGB Archiver

O KGB Archiver é um compactador de arquivos que consegue taxas de compressão impressionantes. Dependendo do tipo de arquivo ele é capaz de reduzir 20 MB em um arquivo compactado de 1.5 MB.

Entretanto para fazer essa mágica, o processo de compactação ou descompactação é lento e requer uma boa configuração de hardware. Ele suporta os formatos ZIP e KGB

  • Download KGB Archiver
  • Compatível com Windows XP, Vista, 2003 e 2000.

O que é e para que serve um arquivo RAR?

Este artigo explica o que é um arquivo RAR e por que ele é usado, como abri-lo e as maneiras mais fáceis de convertê-lo em um formato de arquivo diferente.

O que é um arquivo RAR?

  • Um arquivo RAR (abreviação de arquivo Roshal Archive Compressed ) é um arquivo compactado, ou contêiner de dados, que contém um ou mais arquivos e pastas dentro dele.
  • Pense em um arquivo RAR como uma pasta normal em seu computador, onde às vezes há muitos outros arquivos e pastas dentro dele com o propósito de organizá-los.
  • No entanto, ao contrário de uma pasta normal, um arquivo RAR precisa de um software especial (mais sobre isso abaixo) para abrir e “extrair” o conteúdo.
  • A maioria das extensões de arquivo são pronunciadas como suas letras individuais, mas RAR é geralmente tratado como uma palavra e pronunciado como “rahr”.

Para que são usados ​​os arquivos RAR?

Você provavelmente só encontrará um RAR quando estiver baixando um software de computador.

 Sites de compartilhamento de arquivos e distribuidores de software às vezes colocam seus arquivos em um RAR para que possam compactá-lo em um tamanho menor, permitindo que você baixe-o mais rápido do que faria de outra forma. Alguns arquivos RAR são divididos em partes para facilitar a transmissão.

Além de apenas economizar no tempo de download, os arquivos RAR também podem ser protegidos com uma senha e criptografados para que o conteúdo dentro deles fique oculto a menos que você saiba a senha. Pense nisso como uma pequena caixa trancada cheia de dados, com a senha sendo a chave.

A maioria dos arquivos RAR não terá uma senha para protegê-los, sendo usados ​​para armazenar imagens, documentos, vídeos ou qualquer tipo de arquivo que o autor deseje.

Outra ocasião em que um arquivo RAR pode ser útil é quando um amigo tem uma longa lista de arquivos que deseja compartilhar com você, como fotos, por exemplo. Em vez de fazer o download de cada arquivo de imagem individualmente, seu amigo pode primeiro compilar as fotos em um arquivo RAR e depois compartilhar apenas aquele arquivo com você.

Depois de abrir um RAR, você pode extrair os dados de dentro e usar os arquivos como faria com qualquer outro em seu computador.

Como abrir um arquivo RAR

Os computadores Windows não têm uma capacidade integrada para abrir arquivos RAR. Se você clicar ou tocar duas vezes em um formato RAR sem ter um software específico instalado para abri-lo, provavelmente verá uma das seguintes mensagens: “O Windows não pode abrir este arquivo” ou “Como você deseja abrir este tipo de arquivo (.rar)? ” .

RAR é na verdade o formato regular de um programa de arquivamento chamado WinRAR. O único problema de usar o WinRAR é que ele não é grátis! Antes de sair correndo e comprá-lo, saiba que existem muitos abridores RAR gratuitos que podem fazer exatamente a mesma coisa, mas a custo zero.

De todas as ferramentas não RAR que existem, 7-Zip é provavelmente a melhor.

Depois de instalar o 7-Zip, configure-o para associar-se automaticamente aos arquivos RAR para que, daqui em diante, você possa apenas abrir um .RAR de qualquer lugar do seu computador e ele abrirá automaticamente no 7-Zip.

Para fazer isso, abra o 7-Zip File Manager no menu Iniciar e vá para Ferramentas > Opções .

 Selecione rar na lista de tipos de arquivo e escolha o botão + para o usuário atual ou todos os usuários (ou ambos).

 Um pequeno ícone de disco aparecerá ao lado de rar na lista. Salve as alterações com o botão OK .

Se você seguir esse caminho, precisará saber o local de instalação do 7-Zip File Manager, que na maioria dos computadores será “C:Arquivos de programas (x86)7-Zip7zFM.exe”.

Você também pode abrir arquivos RAR com o 7-Zip clicando com o botão direito neles e escolhendo 7-Zip > Abrir arquivo no menu de contexto pop-up.

 Se você estiver lidando com arquivos RAR de várias partes (nomeados como 123.part1.rar, 123.part2.rar etc.

), primeiro selecione todas as diferentes partes do RAR e clique com o botão direito em uma delas; nesse menu, escolha 7-Zip > Extrair arquivos .

7-Zip não é o único programa gratuito que pode abrir arquivos RAR. PeaZip e jZip são dois abridores de RAR alternativos.

Os usuários de Mac devem ser capazes de baixar e usar Keka ou The Unarchiver para descarregar arquivos RAR.

Outro método é usar o Unzip-Online, que permite abrir arquivos RAR sem ter nenhum software instalado, graças ao fato de funcionar através do seu navegador. 

O WinZip Free é frequentemente sugerido como um abridor de RAR gratuito, mas na verdade é apenas um software de teste. Não há razão para usar um software de avaliação ou comprar um extrator RAR quando há muitos outros totalmente gratuitos.

Quebrando um arquivo RAR protegido por senha

Alguns arquivos RAR podem ser protegidos por senha. Com esses arquivos RAR, você precisará inserir a senha correta antes de descompactar os arquivos do arquivo.

Um problema com a senha de proteger um arquivo RAR é que você pode ter feito seu próprio arquivo RAR e protegido com uma senha, mas desde então esqueceu qual é a senha! É aqui que um cracker de senha RAR se torna útil.

Um programa particularmente eficaz e totalmente gratuito que pode quebrar a senha de um arquivo RAR é o RAR Password Cracker Expert.

 Ele pode usar uma força bruta e / ou um ataque de dicionário (com listas de palavras incluídas) para tentar todos os ângulos possíveis para recuperar a senha.

 Muitas opções diferentes permitem que você personalize como os diferentes ataques devem funcionar.

Se o programa acima não for capaz de desbloquear seu arquivo RAR, você deve dar uma chance ao Free RAR Password Recovery. Ele usa força bruta para fazer tentativas de adivinhar a senha. Ele suporta a tentativa de números, símbolos, letras maiúsculas, latim e espaços.

Como converter um arquivo RAR

Converter um arquivo RAR significa mudá-lo de um arquivo com a extensão RAR para um arquivo com uma extensão diferente , geralmente 7Z, ZIP, LGH, TGZ, TAR, CAB ou algum outro formato de arquivo.

Antes de irmos muito longe na conversão de RAR, devemos esclarecer algo importante: você não pode converter de um RAR para um formato não compactado. Passe muito tempo procurando por arquivos RAR e você verá sugestões de pesquisa como “conversor de RAR para MP3” ou “conversor de RAR para PDF” … nenhum dos quais realmente existe!

Como você já sabe, um arquivo RAR é semelhante a uma pasta que contém outros arquivos. Se o seu arquivo RAR contém arquivos MP3, por exemplo, você deve abrir o arquivo RAR , não convertê-lo, para obter os MP3s. Leia a seção acima sobre como abrir arquivos RAR para aprender como realmente descompactar os MP3s (ou PDFs, ou o que quer que esteja no arquivo RAR que você deseja acessar).

Agora, se converter um arquivo RAR em um arquivo ZIP ou 7Z (outros formatos de arquivo) é realmente o que você deseja fazer, continue lendo … existem algumas maneiras de fazer isso.

O método mais rápido e eficaz para converter um RAR em ZIP, ou qualquer outro formato comum, é um conversor gratuito que suporta conversões RAR, como Zamzar ou FileZigZag. Esses dois conversores RAR são serviços online, o que significa que você apenas carrega o RAR no site e, em seguida, faz o download do convertido.

Um conversor RAR online gratuito é perfeito se o RAR com o qual você está trabalhando for pequeno, mas você provavelmente não deseja usar um conversor online em um arquivo grande. Primeiro, você teria que esperar o upload do arquivo RAR e depois o download do arquivo convertido, algo que pode demorar um pouco para um arquivo muito grande.

Se você estiver convertendo um RAR grande, tente o IZArc. É muito fácil converter um RAR em 7Z, ou um dos vários outros formatos, a partir do menu Ferramentas do IZArc.

Como fazer um arquivo RAR

Encontrar uma ferramenta gratuita que possa construir um arquivo RAR não é tão fácil quanto encontrar uma que possa abrir arquivos RAR. Isso ocorre porque os desenvolvedores de software devem ter permissão explícita de Alexander Roshal (o proprietário dos direitos autorais) para recriar o algoritmo de compressão RAR.

A melhor sugestão que temos para criar um .RAR é usar a versão de teste do WinRAR. Embora seja um teste cronometrado, tecnicamente válido por menos de 30 dias, é a maneira mais fácil de construir um novo RAR.

Em geral, recomendamos que você opte por não compactar arquivos no formato RAR, principalmente porque existem tantos outros formatos de compactação mais amplamente disponíveis, como ZIP e 7Z.

Mais informações sobre arquivos RAR

Embora você provavelmente nunca encontre um tão grande, o tamanho máximo de quaisquer arquivos RAR é pouco menos de 8 exbibytes. São mais de 9 milhões de terabytes!

O Chrome OS é um sistema operacional que naturalmente suporta extrações de arquivos RAR, assim como o Windows suporta naturalmente a descompactação de arquivos ZIP. Isso significa que o Chrome OS pode obter arquivos de um RAR sem usar nenhum software de terceiros.

5 Alternativas grátis ao WinRar para descompactar arquivos

Muitas vezes, precisamos compactar ou descompactar arquivos para várias funções, como enviar e-mails, acessar músicas ou apenas armazenar seus dados ocupando pouco espaço.

As ferramentas mais populares que o ajudam a fazer essas tarefas são o WinZip e o WinRAR, ambos extremamente poderosos.

No entanto, isso não significa que você não possa encontrar alternativas incríveis do WinRAR grátis.

No que diz respeito ao WinZip e ao WinRAR, esses aplicativos são usados ​​por milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, essas duas ferramentas têm versões premium pagas, e grátis mesmo só as versões de avaliação. Felizmente, a Internet tem alternativas gratuitas para quase todos os softwares. E ferramentas de compactação como o WinRAR não são exceções.

Há várias ferramentas na Internet que ajudarão você a compactar e descompactar arquivos gratuitamente. Se você escolher bem, essas ferramentas também ajudarão você a escolher o formato do arquivo. A maioria deles está equipada com recursos já encontrados no WinRAR. Algumas dessas ferramentas também prometem ser melhores em recursos do que o WinRAR.

Dica: Os 10 aplicativos mais baixados da loja da Microsoft para Windows

Não apenas para o Windows!

Se você acha que as melhores alternativas gratuitas do WinRAR estão disponíveis apenas para PCs com Windows, veja algumas novidades. Ferramentas de compressão gratuitas estão disponíveis para PC, Mac e até smartphones. Tudo o que você precisa descobrir é o que funciona bem para você, e que você pode usar com segurança.

Ao escolher o melhor software de descompactação para o seu PC ou celular, você precisará ser cauteloso também. Existem algumas ferramentas com aparência de spam, cuja única finalidade é incomodar você com uma variedade de aplicativos indesejados.

Melhores Alternativas grátis ao WinRAR

Veja as melhores alternativas gratuitas do WinRAR que você pode obter agora. Enquanto alguns deles são tão bons quanto (ou até melhores) que o WinRAR, outros podem vir com algumas limitações.

7-Zip

7-Zip

A primeira grande e gratuita alternativa ao WinRAR tem que ser o 7-Zip. É uma ferramenta de código aberto e gratuita, que foi criada para criar e abrir arquivos compactos. A principal razão pela qual muitas pessoas ao redor do mundo usam esse software é a alta taxa de compactação. Dá-lhe 10% melhor compressão do que o WinRAR e WinZip.

Se você estiver usando o software para compactar a pasta no formato 7z, obterá até 70% de compactação. Agora, o formato 7z é seu formato de software proprietário, que é feito para fácil compactação. Além disso, o formato é amplamente suportado em diversas plataformas e outros softwares.

Você também pode descompactar pastas que são compactadas em vários formatos com o 7-Zip. O software em si é tão leve que consome apenas 1MB do seu espaço em disco. Isso significa que ele utiliza facilmente a maioria dos recursos do sistema sem importar muito material externo. No entanto, 7-Zip não tem a capacidade de reparar arquivos danificados.

Plataformas Windows, Mac, Linux, ReactOS.
Prós Funciona com recursos do sistema; Alta compactação.
Contras Ferramenta de reparo de arquivo ausente.
Download 7-Zip

B1 Free Archiver

B1 Free Archiver

O B1 Free Archiver é uma ótima ferramenta de funcionalidades simples, mas eficazes. Há suporte para vários formatos, que incluem b1, 7z, arj, rar, txz, jar e muito mais. Ele tem suporte para ferramentas online e de desktop. Você pode baixar as ferramentas para descompactar e compactar arquivos offline, ou fazer online com o arquivador online.

O arquivador on-line geralmente é útil, quando você não pode fazer download de software no PC devido a restrições. Enquanto a instalação do software é gratuita, você pode receber algum adware indesejado junto com ele. Você terá que prestar atenção e desmarcar todas as instalações de expansão antes de instalar.

Os usuários têm sentimentos mistos sobre a interface do aplicativo. Alguns acham que é um pouco básico demais, enquanto outros gostam disso. No geral, a interface não é a melhor do mercado, mas é uma ótima alternativa grátis ao WinRAR.

Plataformas Windows, Linux, Android, Linux.
Prós Suporte a vários formatos; Compactação e descompressão eficazes.
Contras Vem com instalações de adware indesejadas.
Download B1FreeArchiver

ExtractNow

ExtractNow

O ExtractNow é uma ferramenta totalmente gratuita e com uma interface simples e intuitiva. Mas tem uma grande desvantagem – só pode descompactar arquivos. No entanto, ainda é uma ótima alternativa se você quiser extrair vários arquivos com facilidade. Você pode simplesmente arrastar e soltar arquivos compactados na interface da ferramenta.

A interface do ExtractNow é limpa, fácil de usar e incrivelmente bem projetada. Você pode usar o recurso de arrastar e soltar para extrair arquivos diretamente para a janela principal do programa. Como alternativa, você pode clicar com o botão direito do mouse no arquivo no Windows Explorer e extrair com ExtractNow.

A boa notícia é que com o ExtractNow, além dos formatos de compactação mais populares, como RAR e ZIP, ele também suporta vários outros. Você pode definir uma pasta automática em que os arquivos serão extraídos todas as vezes. Como alternativa, você pode usar a opção para definir manualmente o caminho para a extração de arquivos.

Plataformas Windows 98 ou posterior.
Prós Arraste e solte a compressão; Interface limpa e eficaz.
Contras Não suporta todos os formatos ZIP.
Download ExtractNow

Hamster Zip Archiver

Hamster Zip Archiver

O Hamster Zip Archiver é outra alternativa intuitiva ao WinRAR, com muitos recursos. No entanto, existem algumas deficiências que você terá que lidar. Independentemente disso, é muito melhor do que algumas outras alternativas ao WinRAR. A navegação é bastante simples e direta.

A interface simples do software Hamster traz algumas desvantagens importantes. O número de opções durante a criação de novos arquivos é extremamente limitado. Você pode abrir arquivos em vários formatos usando este software. No entanto, você pode criar novos arquivos apenas nos formatos ZIP e 7z.

Pode haver problemas de idioma ao usar o aplicativo Hamster Zip. Os fabricantes fizeram esforços suficientes para garantir que o instalador principal do aplicativo esteja em inglês. Mas alguns usuários encontraram o russo nas telas enquanto tentavam atualizar o software.

Plataformas Windows 7, 8, 10.
Prós Design simples, mas intuitivo.
Contras Suporta somente arquivos 7z e ZIP.
Download HamsterZipArquivo

PeaZip

PeaZip

Embora o PeaZip seja uma alternativa do WinZip por excelência, é bastante útil ao usar o WinRAR também. Com 10MB, o software causa corrosão mínima na memória do computador. O software suporta uma variedade de formatos de arquivos. A melhor coisa é que este software está focado na segurança sobre a compressão.

O melhor do PeaZip é que ele não tem uma versão paga, e a versão gratuita é completamente funcional. Você pode usá-lo gratuitamente em quantos dispositivos quiser. O PeaZip é totalmente capaz de usar a autenticação em dois fatores para ler e criar arquivos criptografados. Isso geralmente funciona quando um fator chave selecionado aleatoriamente é combinado com uma senha.

PeaZip vem com um gerenciador de senhas embutido, que ajuda a criptografar sua senha até que você use uma senha mestra para desbloquear a interface geral do software. Além disso, você também recebe vários recursos não relacionados à segurança. Você pode marcar/desmarcar todos esses recursos com apenas alguns cliques na interface.

Plataformas Windows, Linux
Prós Criptografia; Reparo de arquivo; Marca d'água nas imagens.
Contras Opção de compactação em lote ausente.
Download PeaZip

É seguro usar alternativas gratuitas ao WinRAR?

Depende totalmente do tipo de software que você está usando. Os que mencionamos nesta lista são bastante seguros para uso geral. No entanto, é possível que em alguns sites de download, os softwares venham junto com um adware, que você pode instalar acidentalmente.

Se você estiver baixando um aplicativo fora dos mencionados nesta lista, tenha muito cuidado com as instalações do anúncio. Nem todas as alternativas ao WinRAR gratuitas vem com anúncios irritantes. Alguns deles são puramente spam e não merecem sua atenção.

De qualquer forma, se você acha que algum software está trazendo um adware, use um software na sua máquina para prevenir esse tipo de arquivo. Você pode baixar um dos 5 melhores antispywares de 2018 que selecionamos.

Considerações finais

A compactação e a descompactação são funções importantes do computador, e que você deve usar de tempos em tempos. Neste artigo, mencionamos algumas alternativas viáveis ​​ao WinRAR. Esperamos que você possa fazer uso deste artigo para encontrar uma alternativa do WinRAR relevante para você.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

6 programas grátis para descompactar arquivos no Windows

Quando pensamos em extrair ou descompactar arquivos, a única ferramenta que vem à nossa mente é o WinZip. E de fato essa é uma das ferramentas mais antigas e conhecidas para comprimir arquivos.

  • Embora a maioria dos usuários do Windows pense que o WinZip é uma ferramenta gratuita, mas isso não é verdade, uma vez que você conclui o período de avaliação, você precisa atualizar para a versão completa para usar todos os recursos.
  • Enquanto o WinZip é a ferramenta mais popular, existem muitas alternativas WinZip gratuitas disponíveis para compactar e descompactar compactar arquivos no Windows.
  • Nesta publicação, damos uma olhada em algumas das melhores alternativas WinZip gratuitas para o Windows.

SOFTWARES PARA DESCOMPACTAR ARQUIVOS ZIPADOS

1 – 7-Zip

7-Zip é um software de código aberto e uma das boas alternativas de WinZip gratuitas mais populares disponíveis para o Windows. Ele pode zipar e descompactar formatos 7z, XZ, BZIP2, GZIP, TAR, ZIP e WIM.

O aplicativo é totalmente gratuito. 7-Zip funciona no Windows 10/8/7 / Vista / XP / 2012/2008/2003/2000 / NT.

7-Zip também vem com melhor compressão quando comparado ao WinZip.

  1. 2 – PeaZip
  2. O PeaZip ainda é um utilitário livre para arquivadores de arquivos e isso é baseado em tecnologias Open Source de projetos de 7-Zip, p7zip, FreeArc, PAQ e PEA.
  3. O aplicativo oferece suporte e pode abrir mais de 180 formatos de arquivo: 001, 7Z, ACE, ARC, ARJ, BZ2, CAB, DMG, GZ, ISO, LHA, PAQ, PEA, RAR, TAR, UDF, WIM, XZ, ZIP ZIP.
  4. O PeaZip também fornece um arquivo de formato múltiplo rápido e de alta taxa de compressão para arquivos de formatos 7Z, ARC, BZ2, GZ, PEA, TAR, WIM e ZIP.
  5. Também tem a capacidade de converter formatos de arquivo e testar arquivos com erros.

3 – Ashampoo Zip Free

Ashampoo ZIP carrega recursos essenciais como a leitura e a escrita de arquivos em uma única aplicação gratuita. A ferramenta comprime e descompacta todos os formatos comuns com a integração do Windows Explorer.

Você pode criar, converter e reparar arquivos de forma rápida e fácil usando esta ferramenta gratuita.

4 – B1 Free Archiver

B1 Free Archiver é um dos programas grátis com uma ótima Interface de Usabilidade. Ele suporta quase todos os formatos populares, incluindo b1, zip, jar, xpi, rar, 7z, arj, bz2, táxi, deb, gzip, tgz, iso, lzh, lha, lzma, rpm, tar, xar, z, dmg entre outros.

Ele também funciona perfeitamente com arquivos divididos e protegidos por senha e também serve como gerenciador de arquivos.

B1 Archiver funciona em todas as plataformas – Windows, Linux, Mac e Android.

5 – JZip

O JZip é outra ferramenta gratuita de arquivamento baseada em 7-zip. É um software de compressão gratuito e fácil de usar com motor de compressão rápida.

O jZip é uma poderosa ferramenta para descompactar arquivos Zip, criando arquivos compatíveis com Zip e outros softwares de arquivamento.

A interface do jZip é muito simples, facilitando a criação, abertura e extração de vários tipos de arquivos compactados.

6 – Bandizip

O Bandizip é um utilitário de arquivamento leve, rápido e gratuito para o Windows e uma boa alternativa para o WinZip.

O aplicativo possui um algoritmo Zip muito rápido para compressão e extração. Ele também vem coma opção de arrastar e soltar, funcionalidade e arquivamento de alta velocidade e compressão multi-core.

Ele lida com os formatos de compressão mais populares, incluindo Zip, 7z, Rar e muito mais.

  • LEIA TAMBÉM:
  • E você caro leitor, já usou algum desses programas gratuitos para descompactar arquivos no Windows?
  • Conte a sua experiencia nos comentários.

Baixar winrar completo gratis

Enquanto o WinZip é a ferramenta mais popular, existem muitas alternativa s WinZip gratuitas disponíveis para compactar e descompactar compactar arquivos no Windows.

Navegação de Post

O aplicativo é totalmente gratuito. Também tem a capacidade de converter formatos de arquivo e testar arquivos com erros. Ele também funciona perfeitamente com arquivos divididos e protegidos por senha e também serve como gerenciador de arquivos. O JZip é outra ferramenta gratuita de arquivamento baseada em 7-zip.

O jZip é uma poderosa ferramenta para descompactar arquivos Zip, criando arquivos compatíveis com Zip e outros softwares de arquivamento.

Sempre usei o 7zip. Baixei o 4. B1 Free Archiver e achei ótimo o visual dele. Nota Ruim! Alguem mais tem experimentado problemas com o “arrastar e soltar”? Exemplo: um “.

Extraia e compacte arquivos com o WinRAR

O WinRAR praticamente dispensa apresentações, sendo uma das ferramentas mais populares no mercado para realizar essas tarefas. Independente da maneira escolhida, uma nova tela é aberta para que você defina os parâmetros desejados para a tarefa.

Para isso, basta apenas indicar o tamanho desejado para cada um deles. O WinRAR, que chegou ao mercado em , foi criado como resposta ao tamanho crescente de ficheiros e pastas multimédia.

  1. musicas da banda a-ha para baixar!
  2. Como restaurar um arquivo corrompido do WinRAR?.
  3. Converter RAR em ZIP (Online e Gratuito) — Convertio.
  4. O que fazer se não conseguir baixar ou salvar arquivos.

Basta selecionar os documentos a comprimir, que os processos automatizados do WinRAR tratam do resto. Uma das melhores formas de enviar documentos, fotografias e vídeos é através de e-mail. Considere fazer isto antes de partir para algo mais trabalhoso.

WinRAR é um programa desenvolvido por RARLAB. Acesse e veja mais informações, além de fazer o download e instalar o WinRAR. WinRAR é um software de compressão e descompressão de arquivos ou pastas. Ele suporta os arquivos RAR/ZIP e pode descompactar também outros.

Redefina as configurações do sistema de segurança da internet Você pode redefinir as configurações de segurança de internet do seu sistema no Internet Explorer. Saiba mais.

Fico baixar winrar completo gratis por ter ajudado. WinRAR 64 bit Ver todos os 2 programas. Akele abraço. Metro WinRar. Baixei o 7zip…muito bom! Ligue para o suporte de vendas e atendimento ao cliente da Microsoft Store Lourenço says:.

Como assistir DVD no Windows 10 de graça. E sem nada aquilo de instalar coisas na barra de ferramentas, vir com antivírus junto, coisa linda. Como deixar o WinRAR em português.

É pouco?! Roberto 9 de julho de – O que acontece quando a vulnerabilidade é explorada?

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

A cada dia cresce o número de usuários que utiliza a internet para realizar os mais diversos tipos de tarefas. Desde o pagamento de contas até compras em supermercados online, tudo está ao alcance das pessoas sem precisar sair de casa.

Para tornar o envio de arquivos e documentos tão dinâmico quanto a rede mundial de computadores, foram criados os compactadores de arquivos. Eles se tornaram ferramentas muito úteis para usuários de computador, principalmente àqueles  que precisam “carregar” diversos arquivos de um lado para o outro em dispositivos móveis.

O Portal Baixaki fez uma análise minuciosa no desempenho de quatro dos principais compactadores de arquivos e exibe agora os resultados obtidos. Mas primeiro, é importante que você entenda algumas questões e fique por dentro de alguns conceitos.

Os formatos e tipos de compactação

Existem basicamente dois tipos de compressão de dados: “lossless” (sem perda de informações) e “lossy” (com perda de informações). Normalmente arquivos de vídeo e áudio são compactados usando “lossy”, pois a perda de informações no processo de compactação/descompactação não interfere na qualidade da imagem ou áudio dos arquivos.

No entanto, para a compactação de discos rígidos, por exemplo, não é possível perder nenhum tipo de informação, pois poderia alterar completamente o significado dos dados. Nesses casos é usada a compressão “lossless”.

Existem também diversos formatos de arquivos compactados. Se no começo era o ZIP que dominava, hoje existem muitos outros tipos de arquivos. Isso é resultado dos inúmeros algoritmos desenvolvidos para tornar documentos, músicas e vídeos menores e facilitar o envio deles pela rede.

Cada algoritmo gera um formato de arquivo distinto. As três letras que definem esses formatos normalmente indicam o algoritmo de compressão utilizado. Dentre os mais famosos estão: ZIP, RAR, TAR, 7Z, BZ2,CAB, DEB, RPM e muitos outros.

Saiba mais

O Portal Baixaki já realizou uma comparação entre os dois principais compactadores de arquivos: WinZip e WinRAR. Depois de conferir os resultados apresentados neste artigo, não deixe de acessar o teste ralizado anteriormente para conferir se o resultado continua a mesma coisa ou se os desenvolvedores se empenharam para melhorar o aplicativo. Para acessar o artigo, clique aqui.

Além disso, você pode entender melhor o formato RAR no ótimo artigo “O que é RAR?”, ou aprender como dividir seus arquivos utilizando o WinRAR através do tutorial em “Aprenda a dividir arquivos RAR”.Mas, se o problema está na instalação ou utilização de algum dos aplicativos de compactação, não deixe de conferir os links abaixo:

O teste

Procedimentos e equipamentos

Os testes foram realizados em uma maquina Positivo Plus F497PX com as seguintes configurações:

  • Placa-mãe: Positivo Informática SA, POS-MIH55MBN 1.0;
  • Processador: Intel Core i5 650, 3.20 GHz (32nm);
  • Memória: 4GB DDR3 Dual Channel (2x 2048);
  • HD: Samsung SATA 1TB;
  • Placa gráfica: Intel Graphic Media Accelerator HD, 733 MHz, 32 MB;
  • Sistema operacional: Windows 7 Home Premium 64 bits;
  • Chipset: Intel H55.

Todos os programas desnecessários para os testes foram desinstalados do computador e o disco rígido foi desfragmentado utilizando a ferramenta que o próprio Windows oferece. Em seguida a máquina foi desligada e assim permaneceu por alguns minutos a fim de garantir a limpeza completa da memória RAM.

Apenas os aplicativos realmente necessários mantiveram a sua inicialização juntamente com a do sistema operacional, como drives de vídeo, áudio e antivírus. Todas as atualizações do sistema foram desativadas, assim como a de qualquer outro aplicativo que tenha permanecido na máquina. As varreduras do antivírus também foram desativadas.

Os papéis de parede da Área de trabalho foram retirados. Da mesma forma, o protetor de tela foi desativado e as opções de energia do sistema foram modificadas para que o disco rígido não fosse desligado em momento algum ou o computador entrasse em modo de espera.

Para cada teste a ser realizado, o arquivo compactado anteriormente foi deletado, a Lixeira esvaziada e o computador reiniciado. O tempo de compactação foi cronometrado por meio de um cronômetro comum, sempre com o cuidado de observar se o tempo exibido pelo dispositivo condizia com aquele apresentado pelos programas de compactação.

Todos os procedimentos acima foram necessários para garantir a veracidade dos testes. Já que o objetivo era testar apenas os compactadores, nada mais justo do que deixar o processador disponível apenas para eles, na medida do possível.

Os arquivos montados para a realização dos testes foram os seguintes:

  • Vídeo – 5 arquivos no formato AVI totalizando 651 MB;
  • Imagens – 50 arquivos em vários formatos totalizando 8 MB;
  • PDF – 10 arquivos totalizando 46 MB;
  • Arquivos do Office – 30 arquivos sendo 10 documentos do Word, 10 planilhas de Excel e 10 apresentações do Power Point, totalizando 22 MB;
  • Instalador – 1 arquivo totalizando 142 MB.

Os eleitos

Foram escolhidas quatro ferramentas dentre os compactadores de arquivos mais baixados e conhecidos na rede mundial de computadores. São elas: WinZip, WinRAR, 7-Zip e IZArc. Conheça um pouco melhor os eleitos e as principais características que os destacaram dentre os demais aplicativos do gênero.

WinZip 14.0 build

Quando se fala em programa de compactação de arquivos, uma das primeiras marcas a vir à mente é o WinZip. Com mais de 12 anos de tradição no mercado, esse aplicativo foi um dos principais responsáveis pela popularização do formato ZIP na internet.

A cada nova versão o WinZip traz melhorias na compactação de arquivos e também na parte visual do programa, além de novos recursos para facilitar a vida dos usuários. Tradição e qualidade são as palavras que melhor definem o aplicativo.

WinRAR

Concorrente direto do WinZip, o WinRAR vem conquistando cada vez mais usuários e já é um dos compactadores de arquivos mais usados da rede. O suporte para diversos formatos é apenas um dos diferenciais que o programa oferece.

Sua interface simples e bem organizada possibilita que mesmo usuários menos experientes utilizem todos os recursos disponíveis sem problema algum. Praticidade e eficiência podem definir muito bem esse aplicativo.

7-Zip

Uma das surpresas mais agradáveis dentre os compactadores de arquivos fica por conta do 7-Zip. Simples, leve e com uma interface agradável, o programa se mostra poderoso e muito eficiente na hora de compactar os arquivos solicitados pelo usuário.

Mas uma das maiores vantagens que o programa apresenta é justamente o fato de ser totalmente gratuito e sem restrições quanto ao uso de suas funcionalidades. Mesmo quem não domina muito bem a computação pode utilizar os recursos oferecidos pelo aplicativo sem problema algum.

IZArc

O último, mas não menos importante, software escolhido para os teste foi o IZArc, outro “programa surpresa” entre os compactadores de arquivos. Contando com uma interface simples, bonita e com as principais funções ao alcance do mouse, o aplicativo consegue facilitar muito a vida do usuário.

Além disso, é uma poderosa ferramenta para diminuir o tamanho dos arquivos e poder enviá-los sem problemas pela internet. Funcionalidades como criptografia de dados também estão presentes no programa.

Aos resultados

Agora que você já conhece um pouco mais as ferramentas testadas, é hora de visualizar os resultados obtidos.

Compressão normal

Abaixo você encontra os resultados obtidos para a compressão normal de arquivos. Como você pode perceber, há dois gráficos para cada uma das categorias. O primeiro diz respeito ao tempo de compressão dos arquivos, enquanto o segundo mostra como os programas se saíram no que diz respeito ao tamanho final dos arquivos.

Vídeo

O WinZip levou a melhor na compactação de vídeos. Embora o arquivo final tenha ficado com o mesmo tamanho de outros três aplicativos, ele foi mais eficiente no que diz respeito ao tempo para compactação. Porém, o 7-Zip gerou o arquivo final mais leve.

Imagens

Agora foi a vez do IZArc mostrar todo o seu poder. Assim como aconteceu no teste anterior, o tamanho dos arquivos compactados foi o mesmo para as quatro ferramentas, mas o IZArc  mostrou-se mais rápido que os outros programas.

PDFs

O WinRAR mostra seu poder na compactação dos arquivos PDFs. Novamente o resultado com relação ao tamanho não difere uma ferramenta da outra, mas o tempo de compactação foi decisivo e mostrou que o WinRAR é o mais rápido.

Documentos do Office

O 7-Zip marca presença quando o assunto são documentos do Office. Ele mostrou-se o mais rápido para compactar os trinta arquivos utilizados para o teste.

Executáveis

Na categoria tempo, WinRAR e WinZip quase empataram, mas quem levou a melhor foi o primeiro, uma vez que além de ser um dos mais rápidos também foi um dos que conseguiu compactar mais o instalador, gerando um arquivo final menor do que seus concorrentes.

Compressão best

Agora é a vez de analisar os resultados obtidos na melhor compressão de arquivos de cada aplicativo. Você também encontrará dois gráficos para cada categoria, um para o tempo de compressão e o outro para o tamanho final dos arquivos.

Vídeo

No modo de compressão best o WinZip aparece novamente dentre os melhores, mas desta vez é devido ao tamanho final do arquivo, com uma diferença de mais de 100 MB para os demais aplicativos. Na categoria velocidade, no entanto, quem sai com a medalha é o WinRAR, mas também foi  o que gerou o arquivo compactado mais pesado.

Imagens

O WinRAR ganha mais pontos na compactação de imagens. Além de ser o mais rápido ele gerou um arquivo com tamanho igual, ou muito próximo, ao das demais ferramentas.

PDFs

O WinRAR mostra seu poder na compactação dos arquivos PDFs novamente. Assim como aconteceu no modo de compactação normal, o resultado com relação ao tamanho final do arquivo não difere tanto uma ferramenta da outra, mas o tempo de compactação foi decisivo e mostrou que novamente o WinRAR foi o mais rápido.

Documentos do Office

E o WinRAR leva mais uma, agora é a vez do programa mostrar que pode ser rápido também na compactação de documentos do Office. A situação com relação ao tamanho final se repete, pois os quatro programas criaram arquivos com tamanho semelhante. O WinRAR, no entanto, foi a ferramenta que levou menos tempo para comprimir os documentos.

Executáveis

No modo de compressão best só deu WinRAR, e dessa vez não foi diferente. A situação é exatamente a mesma apresentada no caso anterior: o programa gerou um arquivo com tamanho igual, ou muito próximo, dos concorrentes, mas ganhou em disparada na categoria tempo de compressão.

E o troféu vai para..

Você deve ter percebido que cada programa se saiu bem em uma categoria e em um tipo de compressão. Por esse motivo, fica difícil dizer qual deles é o melhor para se ter instalado no computador apenas visualizando os gráficos. Assim, o Portal Baixaki fez uma análise mais profunda dos resultados e encontrou uma forma de deixar o resultado um pouco mais claro para os usuários.

Mas antes de saber quem foi o real campeão da disputa é importante que você entenda como foi o procedimento de análise dos resultados. Dessa maneira você entenderá de onde vieram os valores dos próximos gráficos.

Para cada colocação foram atribuídos pontos. O primeiro lugar em cada um dos quesitos recebeu 4 pontos, o segundo valor 3, o terceiro 2 e o quarto 1. Por exemplo: o WinZip foi o melhor compactador no quesito tempo para os vídeos, mas ficou em segundo lugar na categoria tamanho final do arquivo. Sendo assim, ele recebeu 4 pontos pelo tempo e 3 pontos pelo tamanho final do arquivo.

  • Ao final de toda a análise, os pontos foram somados e foi feita a média dos valores. Dessa maneira foram obtidas as tabelas abaixo:
  • Com base nas tabelas é possível visualizar que, depois de todos os testes e análises feitos, o que se saiu melhor foi:
  • WinRAR!
  • Então tenho que usá-lo?

Calma, o fato de o WinRAR ter se saído melhor na maioria dos testes realizados não quer dizer que ele seja o mais indicado. Ele é, sem dúvida alguma, um dos melhores aplicativos presentes no mercado, não só por sua interface simples e prática, mas principalmente por suportar vários formatos de arquivos, tanto para compactação quanto para descompactação.

Evidentemente, os demais programas não são ruins, contudo eles não trazem tantas vantagens como o WinRAR, portanto, são recomendados para quem não se adaptou ao WinRAR. O 7-Zip, por exemplo, é um aplicativo leve, rápido e também muito competente para a criação de arquivos ZIP ou 7.

Agora é com você, caro usuário. Escolha o programa que mais lhe agrada e que melhor atende suas expectativas. Gostou da análise? O programa que você usa está entre os que foram testados? Comente e compartilhe sua experiência conosco, queremos ver você participando em nosso Portal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*