Para Que Serve A Berinjela E Como Usar?

A berinjela é um legume rico em água e substâncias antioxidantes, como flavonoides, nasunin e vitamina C, que atuam no organismo prevenindo o desenvolvimento de doenças do coração e diminuindo os níveis de colesterol.

Além disso, a berinjela possui poucas calorias, é rica em fibras e é bastante nutritiva, podendo ser utilizada em diversas preparações culinárias de forma saudável, principalmente para favorecer a perda de peso.

Para Que Serve A Berinjela E Como Usar?

Incluir a berinjela na alimentação do dia a dia pode trazer diversos benefícios para a saúde, como por exemplo:

  1. Redução dos níveis de colesterol “mau” e dos triglicerídeos, já que contém nasunin e antocianinas, que são poderosos antioxidantes, ajudando na prevenção do desenvolvimento de problemas cardíacos, como a aterosclerose, por exemplo;
  2. Melhora a circulação sanguínea, já que promove a saúde dos vasos sanguíneos, uma vez que possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a regular a pressão arterial;
  3. Favorece a perda de peso, pois tem poucas calorias e é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade;
  4. Previne a anemia, pois é fonte de ácido fólico, que é uma vitamina que estimula a produção de células sanguíneas;
  5. Regula os níveis de açúcar no sangue, já que é rica em antioxidantes e fibras que atrasam a absorção de carboidratos a nível intestinal, sendo uma excelente opção para prevenir a diabetes e para as pessoas que são diabéticas;
  6. Melhora a memória e o funcionamento do cérebro, pois contém fitonutrientes que evitam o dano causado pelos radicais livres às células neuronais, promovendo a saúde do cérebro.

Além disso, o consumo de berinjela poderia prevenir o desenvolvimento de problemas intestinais, pois as fibras presentes nesse legume ajudam a eliminar toxinas, facilitam a digestão e regulam o trânsito intestinal, podendo diminuir o risco de câncer gástrico e de cólon.

Informação nutricional da berinjela

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de berinjela crua:

Componentes Berinjela crua
Energia 21 kcals
Proteínas 1,1 g
Gorduras 0,2 g
Carboidratos 2,4 g
Fibras 2,5 g
Água 92,5 g
Vitamina A 9 mcg
Vitamina C 4 mg
Ácido fólico 20 mcg
Potássio 230 mg
Fósforo 26 mg
Cálcio 17 mg
Magnésio 12 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios da berinjela mencionados anteriormente, esse legume deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Como consumir

Para manter suas propriedades saudáveis, a berinjela deve ser consumida grelhada, assada ou cozida. Também pode ser utilizada em diversos pratos como substituto da massa para preparar lasanha, em saladas ou na pizza, por exemplo.

Quando muito grande, a berinjela costuma ter um sabor amargo, que pode ser removido colocando sal nas rodelas de berinjela e deixando agir por 20 ou 30 minutos. Após esse tempo, deve-se lavar e secar as rodelas, levando-as para cozinhar ou fritar logo após esse processo.

Apesar de te benefícios para a saúde, é recomendado que não sejam consumidas mais de 3 berinjelas por dia, pois pode haver o desenvolvimento de alguns efeitos secundários como dor de cabeça, diarreia, mal estar e dores abdominais.

Receitas saudáveis com berinjela

Uma opção saudável com poucas calorias, baixo teor de carboidrato e que pode ser incluída na alimentação do dia a dia é a pasta de berinjela. Veja no vídeo a seguir como preparar a pasta de berinjela:

Para Que Serve A Berinjela E Como Usar?

Outras receitas saudáveis com berinjela que podem ser preparadas em casa são:

1. Água de berinjela para emagrecer

Para emagrecer, deve-se tomar diariamente 1 litro de água de limão com berinjela, seguindo a receita:

Ingredientes:

  • 1 berinjela pequena com casca;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Cortar a berinjela em rodelas e adicionar à jarra com 1 litro de água, juntamente com o suco de limão. A mistura deve ficar na geladeira durante toda a noite para ser consumida ao longo do dia seguinte.

2. Suco de berinjela para colesterol

O suco de berinjela deve ser tomado diariamente em jejum para baixar o colesterol, seguindo a receita:

Ingredientes:

  • 1/2 berinjela;
  • Suco natural de 2 laranjas.

Modo de preparo:

Bater no liquidificador o suco de laranja com a berinjela e beber em seguida, de preferência sem adicionar açúcar. Veja mais sobre o suco de berinjela para baixar o colesterol.

Para Que Serve A Berinjela E Como Usar?

3. Receita de macarronada de berinjela

A macarronada de berinjela é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, sendo ótima para consumir no almoço ou no jantar.

Ingredientes:

  • Macarrão integral tipo espaguete para 2 pessoas;
  • 4 colheres de sopa de azeite;
  • 1 berinjela cortada em cubos;
  • 2 tomates picados;
  • ½ cebola pequena picada;
  • 2 dentes de alho esmagados;
  • 230 g de queijo mozarela ou minas frescal em cubos;
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Cozinhar o macarrão em água e sal. Refogar o tomate, a berinjela e a cebola no azeite até a berinjela cozinhar. Adicionar o queijo mussarela ou minas frescal e mexer por cerca de 5 minutos até o queijo derreter. Juntar o macarrão e adicionar o queijo parmesão ralado na hora de servir.

4. Berinjela ao forno

Esta receita é muito saudável, nutritiva e rápida de fazer.

Ingredientes:

  • 1 berinjela;
  • Para temperar: azeite, sal, alho e orégano à gosto.

Modo de preparo:

Basta fatiar a berinjela e colocar numa travessa. Cobrir com um pouco de azeite virgem extra e depois adicionar os temperos. Levar ao forno por cerca de 15 minutos em fogo médio, até ficar dourada. Pode-se ainda polvilhar um pouco de queijo mussarela por cima, antes de levar ao forno para gratinar.

5. Antepasto de berinjela

O antepasto de berinjela é um ótimo aperitivo e é uma receita rápida e fácil de se fazer. Uma opção é servir com torrada de pão integral.

Ingredientes:

  • 1 berinjela cortada em cubos e com casca;
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos;
  • 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos;
  • 1 xícara de cebola cortada em cubos;,
  • 1 colher de sopa de alho picado;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • 1/2 xícara de azeite;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Colocar um fio de azeite em uma panela e refogar a cebola e o alho. Depois adicionar os pimentões e, quando estiverem macios, adicionar a berinjela. Quando estiver macio, adicionar o orégano, o vinagre branco e o azeite e depois temperar com sal e pimenta a gosto.

6. Lasanha de berinjela

A lasanha de berinjela é uma ótima opção para o almoço, pois é muito nutritiva e saudável.

Ingredientes:

  • 3 berinjelas;
  • 2 xícaras de molho de tomate caseiro;
  • 2½ xícaras de queijo cottage;
  • Para temperar: sal, pimenta e orégano à gosto.

Modo de preparo:

Pré-aquecer o forno a 200°C, lavar e cortar as berinjelas em fatias finas e depois colocá-las em uma frigideira quente rapidamente para deixar as fatias de berinjela sequinhas.

Em uma travessa de lasanha, colocar uma camada fina de molho para cobrir o fundo e depois uma camada berinjela, molho e queijo.

Repetir esse processo até a travessa ficar cheia e finalizar a última camada com molho e um pouco de queijo mussarela ou parmesão para gratinar. Levar ao forno por 35 minutos ou até gratinar.

Água de berinjela: como fazer e quais seus benefícios

Para Que Serve A Berinjela E Como Usar?

A berinjela é rica em fibras, antioxidantes, minerais, vitaminas e tem poucos carboidratos, sendo muito utilizada em dietas de emagrecimento. Esse legume é composto por 90% de água! “Nossa, tanta água assim?” Sim, e a boa notícia é que a água de berinjela tem muitos nutrientes que fazem bem para o organismo, pois é rica em vitamina A, vitamina B, vitamina B2, vitamina C e vitamina E, além de minerais como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro. Você também pode acrescentar algumas fatias de berinjela em uma jarra com água e fazer sua própria água de berinjela.

Confira mais detalhes sobre os benefícios da água de berinjela:

  • O que é vitamina C e qual sua importância

Para Que Serve A Berinjela E Como Usar? Imagem editada e redimensionada de Charles

Previne o câncer

A berinjela tem a cor roxa por causa da presença de antioxidantes, entre eles as antocianinas, proantocianidinas e os flavonoides – esses últimos atuam no organismo diminuindo as ações dos radicais livres que atacam as células, prevenindo o organismo do envelhecimento precoce e protegendo-o contra o câncer.

Controla a diabetes

Pessoas que têm diabetes precisam ter uma alimentação rica em fibras, pois elas retardam a velocidade da digestão e a absorção da glicose no sangue é mais lenta.

A cada 100 gramas de berinjela, 2,9 gramas são de fibras – ao tomar a água de berinjela, estas fibras criam uma “capa” em volta da comida ingerida e dificultam que o organismo absorva o açúcar.

Além disso, a água de berinjela também desintoxica o organismo.

Ajuda na digestão

A água de berinjela é benéfica para quem tem prisão de ventre, pois o seu alto teor de fibras regula o intestino e melhora a digestão. Devido ao seu efeito diurético, a água de berinjela também ajuda a aliviar a retenção de líquidos, sendo uma aliada de quem quer emagrecer.

Reduz a celulite

Os furinhos da celulite são inflamações nas células causadas pela ingestão de alimentos gordurosos – a água de berinjela funciona como um anti-inflamatório que reduz as celulites.

Protege o coração

A antocianina presente na casca da berinjela reduz o colesterol ruim do sangue. As fibras alimentares solúveis diminuem a absorção de colesterol pelo intestino e os flavonoides impedem a oxidação do colesterol, evitando a inflamação chamada de aterosclerose, que forma placas nas paredes dos vasos do coração.

Água de berinjela emagrece?

A água de berinjela com limão acelera o metabolismo, desintoxica o fígado e combate a fome. Ao passar um tempo de molho na água, a berinjela libera uma substância chamada saponina, que ajuda a destruir a gordura corporal.

Leia também:  Como Saber Quando A Conta Do Lol Foi Criada?

No entanto, para conseguir emagrecer mesmo é necessário consumir pelo menos três copos de água de berinjela antes das refeições principais, seguir uma dieta balanceada e pouco calórica, além de fazer exercícios para ajudar nos resultados.

(E não se esqueça de que o primeiro passo para emagrecer e manter uma vida saudável é mudar os seus hábitos alimentares, consumindo uma maior quantidade e variedade de alimentos naturais. Confira sete dicas de alimentação saudável e sustentável.)

Previne a gordura abdominal

Por conter saponina, a berinjela funciona como um detergente em nosso organismo, rompendo as moléculas de gordura do sangue e impedindo o organismo de absorvê-las.

As fibras alimentares solúveis presentes na casca da berinjela formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, dando a sensação de saciedade por um tempo maior e reduzindo a absorção de determinadas gorduras, eliminando-as pelas fezes.

Como fazer água de berinjela

Ingredientes

Modo de preparo

  • Limpe a berinjela, lavando-a com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã para remover o máximo possível de impurezas tóxicas;
  • Após a aplicação do vinagre (pode ser outro tipo se não encontrar o de maçã), enxágue bem a berinjela para sair o gosto do que foi utilizado para a limpeza;
  • Corte a berinjela em rodelas de mais ou menos 1 cm e meio – não retire a casca pois nela existem muitos nutrientes importantes;
  • Adicione cada rodela à jarra ou garrafa. Depois de colocar todas, adicione 1 litro de água;
  • Após seguir estes passos, a água de berinjela deve ficar descansando na geladeira durante a noite toda (recomenda-se fazer a água antes de deitar).
  • É só consumir

6 benefícios da berinjela para a sua saúde

Para Que Serve A Berinjela E Como Usar?

A berinjela é um alimento rico em vitaminas do complexo B

Para uma alimentação mais saudável, aprenda a incorporar a berinjela na sua dieta. Essa leguminosa, fonte de ferro, pode ser consumida assada, cozida, crua em salada e até mesmo frita.

Rica em vitaminas como A, B, C, e em proteínas, além de conter uma grande quantidade de sais minerais como cálcio, potássio e ferro. A berinjela pode ser sua aliada para manter o bem-estar do organismo, proporcionando vários benefícios à saúde.

Dentre os seus principais, a nutricionista Anete Mecenas, que é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ, destacou alguns deles. Saiba quais:

A berinjela é rica em antioxidantes

A berinjela apresenta uma boa atividade antioxidante pela presença do ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares.

Alimento traz benefícios para o coração

Outra grande vantagem da berinjela é que ela traz diversos benefícios para o coração. Devido a presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e consequentemente uma melhora do fluxo sanguíneo, prevenindo também o estresse oxidativo.

Berinjela emagrece

Uma única xícara de berinjela apresenta em torno de 8% de fibra dietética, sendo uma excelente fonte de fibras, o que por sua vez auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Além disso, esse fruto tem a vantagem de conter poucas calorias.

É rica em vitaminas do complexo B

A berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.

É fonte de cálcio, magnésio e potássio

Esses minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular.

Berinjela ajuda a manter a pele saudável

A presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

Atua na prevenção de diversos tipos de câncer

A casca da berinjela apresenta um potente antioxidante chamado Nasunin que atua no organismo, estimulando a formação de novos vasos e a melhora do suprimento sanguíneo, o que por sua vez contribui para prevenção de diversos tipos de cânceres.

“É importante salientar que as pesquisas científicas que foram feitas com a berinjela, algumas foram positivas e outras não obtiveram resultados satisfatórios, por isso, você precisa consumi-la com uma dieta saudável.” ressalta a nutricionista, especialista em alimentos funcionais, nutrição esportiva e nutrigenômica.

Água de berinjela: conheça os benefícios e saiba como consumi-la

Para quem quer perder alguns quilinhos, toda dica é bem-vinda, não é mesmo?! Assim não é de se estranhar que muitas pessoas tenham ficado interessadas ao ouvirem falar sobre os benefícios da “água de berinjela”!

“Li há um tempo sobre a água de berinjela em uma revista e, como normalmente tenho berinjelas em casa, resolvi fazer o teste. Tinha lido que ajuda a emagrecer e a ideia não me pareceu ruim, por isso criei o hábito de tomar um copo da água todos os dias pela manhã, antes do café”, relata Letícia Mendes, professora, 26 anos.

Para Que Serve A Berinjela E Como Usar?

Fernanda Elias, estudante, 21 anos, conta que também já experimentou a água de berinjela. “Ouvi algumas pessoas dizendo que ajudava a emagrecer e resolvi experimentar. Tomei meio litro por dia durante uma semana… Tive bons resultados, achei até que perdi um pouco de barriga, mas sinceramente não tomaria de novo porque o gosto da água é muito ruim”, diz.

Se você ainda não conhece, pode estar se perguntando: afinal, o que é essa tal água de berinjela? Quais benefícios oferece? Essas e outras respostas você confere abaixo.

  • Como preparar a água de berinjela?
  • A nutricionista funcional Helouse Odebrecht explica como fazer a água de berinjela:
  • Utilize:
  • – 1 berinjela higienizada e cortada em rodelas
  • – 1 litro de água mineral

Modo de preparo: Disponha a berinjela e a água em uma jarra e deixe de molho na geladeira durante a noite. Coe e tome um copo da água em jejum. Pode ser feito batendo a água com alguma fruta também. Utilize as berinjelas em uma preparação.

A recomendação, de forma geral, é tomar a água de berinjela todos os dias pela manhã, em jejum, durante uma semana. Pode-se tomar um copo logo cedo e, depois, consumir o restante (de 1 litro) ao longo do dia.

Quais são os efeitos da água de berinjela?

A maioria das pessoas adere à água de berinjela por acreditar que ela auxilia no processo de emagrecimento e oferece outros benefícios. Mas será que isso é mesmo verdade?

Helouse destaca que deixar a berinjela na água por certo tempo (geralmente durante a noite toda) e depois tomar essa água de berinjela é uma estratégia que pode dar muito certo, sim.

“Principalmente pelo fato da berinjela ser rica em fibras que estimulam a redução de colesterol sanguíneo.

Ou seja, ela pode fazer com que o corpo elimine o colesterol, pois estimula essa ação através de suas fibras”, destaca.

Porém, destaca a nutricionista Helouse, todo mundo deve lembrar que milagres não acontecem. “Tomar água com berinjela e depois comer um prato de batata fritas, ou mesmo não ter uma alimentação equilibrada, não fará diferença alguma”, diz.

A nutricionista acrescenta ainda que introduzir a berinjela na alimentação também pode ser uma alternativa interessante. “Grelhada, assada ou cozida são suas versões mais saudáveis e menos calóricas”, destaca.

Os principais benefícios da berinjela

Não importa se você vai incluir a berinjela na sua alimentação – comendo-a grelhada, assada etc. –, ou se vai aderir ao hábito de tomar a água de berinjela pela manhã, é importante conhecer os benefícios que este alimento pode oferecer.

  1. Helouse destaca que a berinjela, além de deliciosa, já possui várias propriedades e benefícios identificados. É o que ela explica abaixo:
  2. – É uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para algumas funções vitais.
  3. – É rica no complexo B, que participa de várias atividades no nosso corpo, dentre elas: memória e força muscular.
  4. – Também é excelente fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.
  5. – É também fonte de vitamina A, importante para saúde dos cabelos, pele e unhas.
  6. – Dos minerais, podemos citar o cálcio, potássio e magnésio, que controlam a saúde óssea e do sistema nervoso.
  7. – Além de todos esses nutrientes, encontramos alguns compostos bioativos e antioxidantes, que a tornam ainda mais nutritiva e funcional.
  8. Sendo assim, Helouse destaca como as funções principais da berinjela:
  9. – Ação diurética;
  10. – Controle dos níveis de colesterol no sangue;
  11. – Controle da hipertensão;
  12. – Combate do envelhecimento precoce;
  13. – Coadjuvante no tratamento de obesidade por auxiliar a eliminação de gorduras na dieta;
  14. – Ajuda no controle de diabetes, artrite e reumatismo, por reduzir a absorção de glicose e ter efeito anti-inflamatório.

Agora você já sabe: não faltam bons motivos para você incluir a berinjela na sua alimentação! Se preferir, consuma a água de berinjela, mas lembre-se que ela não faz milagres… Para ajudar no processo de emagrecimento, deve ser consumida dentro de uma dieta equilibrada. Em caso de dúvidas consulte sempre seu nutricionista.

Leia também:  Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha?

Fonte: Dicas de Mulher

10 benefícios da Berinjela, receitas e dicas

Berinjelas não são tão populares como outros vegetais da mesma família como o tomate, a pimenta, a batata e o pimentão, mas elas são altamente nutritivas.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas quais são os benefícios da berinjela? Para que serve e que propriedades da berinjela a tornam um alimento tão interessante?

  • Um dos melhores benefícios da berinjela é que, além de dar um sabor especial para muitas refeições, ela também é extremamente nutritiva e pode ajudar na dieta para uma vida mais saudável.
  • Os nutrientes encontrados na berinjela não só servem para promover a saúde, mas também ajudam a prevenir várias doenças.
  • Aproveite para conhecer as calorias da berinjela em diferentes pratos e aprender como fazer receitas de berinjela para emagrecer.

Para Que Serve A Berinjela E Como Usar?

10 propriedades e benefícios da berinjela

  1. Além de ser fonte de vitaminas e minerais, a berinjela também contém importantes fitonutrientes que têm ação antioxidante no organismo.
  2. Os fitonutrientes da berinjela incluem compostos fenólicos e flavonoides, eles servem para remover ou inativar os radicais livres que oxidam as células.

  3. Além disso, pesquisas mostram que a nasunina, um fitonutriente encontrado na pele de berinjela também é um captador de radicais livres e age como um potente antioxidante que demonstrou proteger a integridade das membranas celulares.
  4. Conheça os benefícios da berinjela para a saúde e boa forma.

1. A berinjela um poderoso antioxidante

Pesquisadores do Serviço Agrícola dos EUA, em Beltsville, Maryland, descobriram que as berinjelas são fontes ricas de compostos fenólicos que funcionam como antioxidantes.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso pesquisas mostram que o ácido clorogênico presente na berinjela é um potente neutralizador de radicais livres, e com isso pode ter propriedades anticancerígenas, antimicrobianas, anti LDL (colesterol ruim) e antivirais.

2. Melhora a saúde do cérebro

Existem benefícios da berinjela para o cérebro porque tem certos antioxidantes que ajudam a proteger as membranas celulares que o compões, garantindo sua integridade.

Pesquisas também já mostraram que as antocianinas (substâncias que dão pigmento à berinjela), inibem a neuroinflamação e facilitam o fluxo de sangue para o cérebro. Elas servem para ajudar a evitar transtornos mentais relacionadas com a idade e também para melhorar a memória.

3. Ela age na saúde cardiovascular

A berinjela possui muitos nutrientes benéficos à saúde do coração como as fibras, o potássio, a vitamina C, a vitamina B6 e os fitonutrientes.

Além disso, a ingestão de flavonoides (um tipo de fitonutriente presente na berinjela), diminui o risco de morte por doenças cardíacas. De acordo com pesquisas, mesmo o consumo de pequenas quantidades de alimentos ricos flavonoides pode melhorar a saúde.

4. A berinjela fornece vitaminas e minerais que atuam positivamente na energia e no humor

Uma porção de uma xícara de berinjela cozida supre 6% da dose diária recomendada de vitamina B6 e tiamina. Ambas as vitaminas do complexo B são necessárias para metabolizar os alimentos ingeridos em energia.

Além disso a vitamina B6 também ajuda a sintetizar a serotonina, hormônio que regula o humor e o sono.

5. Tem baixo teor de sódio

Dentre as propriedades da berinjela está o baixo teor de sódio. A berinjela tem apenas um miligrama de sódio por porção, portanto é um excelente alimento para dietas contra a hipertensão arterial, doenças cardíacas, circulatórias e renais em geral

  Continua Depois da Publicidade  

6. Ela é rica em fibras

A berinjela fornece uma quantidade relativamente alta de fibras alimentares. Cada xícara de berinjela cozida com a pele fornece três gramas de fibras, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a regular os níveis de açúcar no sangue.

Da mesma forma, uma dieta rica em fibras também diminui o risco de desenvolver hemorroidas e prisão de ventre. Adultos saudáveis devem obter pelo menos 14 gramas de fibra para cada 1.000 calorias na dieta.

Além da berinjela, outros legumes, frutas, grãos e cereais integrais fornecem fibras.

Se você está acima do peso, o risco de desenvolver sérios problemas de saúde aumenta, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo dois e até mesmo alguns tipos de câncer.

Um dos benefícios da berinjela é ajudar a manter a obesidade longe, porque é um alimento que tem poucas calorias. Ao ingerir uma xícara de berinjela obtém-se apenas 20 calorias. Com isso ela de fato ajuda a emagrecer.

8. A berinjela fornece nutrientes importantes na gravidez e para a saúde do bebê

Uma porção de uma xícara de berinjela cozida fornece cerca de 3% dos 15 miligramas de vitamina E que a gestante precisa diariamente, além de ácido fólico e ferro.

Portanto ingerir a berinjela com frequência irá fornecer nutrientes essenciais ao bebê em desenvolvimento.

9. Ela pode ajudar a evitar a formação de tumores

Pesquisas recentes mostraram que os polifenóis encontrados na berinjela pode exercer efeito anticancerígeno. Alguns dos fitonutrientes encontrados no vegetal, como o ácido clorogênico, podem funcionar como antioxidante e anti-inflamatório.

10. É um alimento perfeito para diabéticos

Estudos indicam que os extratos enriquecidos com fenólicos de berinjela podem ajudar no controle da absorção de glicose, necessário para quem tem este tipo de diabetes.

Dessa forma os benefícios da berinjela são especialmente interessantes para os diabéticos. Berinjelas são ricas em fibras e pobres em gordura e, portanto, recomendadas para aqueles que lutam contra o diabetes tipo 2.

A berinjela está um entre um pequeno grupo de alimentos que contêm quantidades mensuráveis de oxalatos, um tipo de ácido orgânico que é fabricado pelo organismo e também pode ser obtido através de alimentos.

Mas quando os oxalatos tornam-se muito concentrados no organismo eles podem cristalizar e causar problemas problemas renais ou de vesícula.

Dicas para comprar berinjela

Quando for comprar berinjelas, escolha as mais firmes e pesadas. Sua pele deve ser lisa e brilhante, e sua cor – seja roxa, branca ou verde – deve ser bem vívida. Elas não devem ter descolorações, cicatrizes e hematomas, o que geralmente indica que já não estão tão frescas.

Portanto para saber se está madura, pressione suavemente a pele da berinjela suavemente com a ponta do dedo. Se a pele voltar, a berinjela está madura, mas se continuar afundando, não está.

Embora pareçam resistentes, as berinjelas são facilmente perecíveis e você deve tomar cuidado em seu armazenamento. Não corte a berinjela antes de guardá-la, visto que ela oxida rapidamente uma vez que sua pele foi perfurada ou a sua polpa exposta.

Dicas para preparar a berinjela

Berinjelas têm um sabor ligeiramente amargo e uma textura esponjosa, o que deixa pratos simples muito mais originais e interessantes. Ela pode ser consumida de diversas formas.

Experimente algumas das receitas com berinjela que temos disponíveis no site, como essas aqui:

Tabela nutricional da berinjela

NutrientesPor porção de 80g
Calorias 35Kcal
Carboidratos 8g
Proteínas 0,8g
Gordura 0,2g
Açúcar 3g
Fibras 2,4g

Valores para uma xícara de berinjela cozida – cerca de 80 gramas

Curiosidade: Um passado comprometedor

  • A berinjela é tida atualmente como um alimento rico em nutrientes e seu sabor apreciado por chefes do mundo todo, mas nem sempre foi assim, especialmente nas cozinhas europeias.
  • As variedades mais antigas da berinjela tinham um sabor excessivamente amargo e acreditava-se que, se consumida, era capaz de causar insanidade, lepra e câncer.
  • Porém mesmo após séculos da sua introdução na Europa, a berinjela ainda era usada mais como uma planta decorativa do que como um alimento.

Então foi apenas a partir do século dezoito que novas variedades menos amargas foram desenvolvidas e aos poucos o vegetal perdeu também a reputação amarga que o perseguia.

Atualmente a Itália, a Turquia, o Egito, a China e o Japão são os líderes na produção de berinjela.

Assista ao vídeo abaixo da nossa nutricionista com 10 receitas usando berinjela ótimas para emagrecer.

Gostou das dicas?

Referências:

  1. Noda, Yasuko, et al. “Antioxidant activity of nasunin, an anthocyanin in eggplant peels.” Toxicology 148.2 (2000): 119-123.
  2. Whitaker, Bruce D., and John R. Stommel. “Distribution of hydroxycinnamic acid conjugates in fruit of commercial eggplant (Solanum melongena L.) cultivars.” Journal of agricultural and food chemistry 51.11 (2003): 3448-3454.
  3. Capriles, P. V., et al. “Effect of eggplant (Solanum melongena) extract on the in vitro labeling of blood elements with technetium-99m and on the biodistribution of sodium pertechnetate in rats.” Cellular and molecular biology (Noisy-le-Grand, France) 48.7 (2002): 771-776.
  4. Das, S., et al. “Cardioprotective properties of raw and cooked eggplant (Solanum melongena L).” Food & function 2.7 (2011): 395-399.
  5. The World’s Healthiest Foods.

Você já sabia de todos esses benefícios da berinjela para a boa forma e saúde? Que propriedades parecem mais importantes para você? Agora que se sabe para que serve a berinjela vai colocar mais dela na sua alimentação? Comente abaixo!

(25 votos, média 4,44)Loading…

Cápsulas de berinjela: veja para que serve e como tomar | MS

Início » Fitness » Alimentação » Cápsulas de berinjela: veja para que serve e como tomar

Alguns alimentos durante as nossas refeições podem ser deixados de lado ou serem insuficientes, o que pode causar uma carência de nutrientes no organismo. Para esse problema, contamos com complementos e suplementos alimentares disponíveis, que são prescritos por profissionais de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa.

  • Dentre essas diversas opções, encontra-se a cápsula de berinjela, que além de ajudar a suprir a necessidade de alguns nutrientes, pode ainda auxiliar na perda de peso e diminuição o colesterol e até mesmo controlar o diabetes. 
  • Mas alertamos que, mesmo com o adicional desse suplemento à rotina, uma boa alimentação e exercícios físicos regulares são sempre o melhor caminho para ter uma boa qualidade de vida.
  • Índice — neste artigo você vai encontrar:
Leia também:  Como É Que Um Youtuber Ganha Dinheiro?

O que são cápsulas de berinjela?

Feita a partir do extrato seco da  Solanum melongena L. a cápsula de berinjela é um suplemento alimentar rico em sais minerais como ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, e contém quantidades significativas de vitamina A, B1, B2, B5, C e alcaloides. 

Muita gente busca o produto pelos seus potenciais benefícios, como redução do colesterol ruim, que ocorre por meio da diminuição das toxinas do corpo e aumento a secreção da bile, que é responsável por digerir as gorduras da alimentação. 

Além disso, o suplemento pode ajudar quem deseja reduzir algumas medidas, pois pode ter ação diurética, eliminando a retenção de líquidos. Também é possível que o emagrecimento ocorra indiretamente, devido à promoção da saciedade decorrente do consumo do extrato de berinjela.

Ajuda a emagrecer?                                                 

As cápsulas de berinjela apresenta, dentre seus múltiplos benefícios, a capacidade de gerar saciedade no organismo, o que é muito favorável para quem deseja perder peso. 

Ao tomá-la com água, as fibras presentes no extrato de berinjela aumentam de tamanho, reduzindo assim o apetite e contribuindo para a sensação de saciedade. Dessa forma, quem faz uso diário da cápsula vai comer menos e consequentemente perder peso. 

Ela também ainda tem um efeito diurético, auxiliando na produção de urina pelo rim, o que é muito bom para quem sofre com a retenção de líquido e inchaço.

Reforçamos que as cápsulas de berinjela não são um recurso milagroso para o emagrecimento, mas associadas a uma rotina saudável podem agregar muitos benefícios.

Cápsula de berinjela e alcachofra

A  alcachofraé um alimento rico em fibras, vitaminas C e K e ácido fólico, dentre outros vários nutrientes existentes. É uma planta originária do mediterrâneo, cultivada no Brasil e em alguns outros locais da América do Sul. 

Ela está entre as sete primeiras do top vinte de suprimentos nos quais mais podem ser encontrados antioxidantes, listados pelo Ministério da Agricultura dos Estados Unidos. A alcachofra assim como a berinjela reduz o colesterol, melhora a saúde do fígado e ajuda na digestão. 

Estudos mostram que tanto a berinjela, quanto a alcachofra contêm propriedades muito potentes e de grande ajuda para o aparelho digestivo. Ao optar por essa cápsula você estará ingerindo um combo de benefícios diuréticos, anti-inflamatórios, limpadores e laxantes.

Alcachofra em cápsulas ou pó: ajuda a emagrecer?

Água de berinjela, farinha ou cápsula: qual é melhor ?

O ideal é sempre tentar consumir o alimento de forma natural para que não se perca nenhuma fonte de nutrientes. Mas a maneiracomo você irá consumir o legume depende da sua rotina alimentar e de seu propósito. Quem normalmente necessita dos nutrientes presentes na berinjela, de um modo mais concentrado, tem outras possibilidades, como:

Água de berinjela

Se você deseja consumir a água de berinjela, basta escolher uma unidade média ou grande, cortar em fatias, depositar em um recipiente e adicionar 1 litro de água. Pode também acrescentar suco de limão ou raspas de gengibre de forma opcional. 

Basta deixar na geladeira por uma noite e, no dia seguinte, beber em jejum, para que o organismo absorva melhor os nutrientes.

Água de berinjela: ajuda a emagrecer e baixar o colesterol?

Farinha

Já a farinha de berinjela é uma boa opção para quem quer substituir a farinha de trigo e utilizar no preparo de pães, bolos e tortas, ou para quem quer ingerir de manhã, com o cereal matinal ou batido no suco. 

É possível encontrar a farinha de berinjela em lojas de alimentos naturais ou fazê-la em casa. Fatiando as berinjelas e em seguida levando ao forno médio por alguns minutos para que seja desidratada e por fim bater com um mixer ou no liquidificador até se transformar em pó  (pode peneirar caso deseje ela bem fina).

A cápsula de berinjela é uma excelente escolha para quem não gosta do sabor do legume e deseja mais praticidade no dia a dia para obter os benefícios dele. Dessa forma os nutrientes estão mais concentrados. 

A quantidade ideal varia conforme o laboratório, sendo necessária a orientação especializada antes de começar a ingerir o suplemento.

Para que serve tomar cápsula de berinjela?

As cápsulas de berinjela podem atuar de diversas formas. Entre seus usos mais comuns relacionados à saúde, estão a busca pela redução do colesterol e da glicemia. No entanto, há diversos componentes benéficos ao organismo.

Ela é fonte de cálcio, magnésio e potássio, que são minerais essenciais para o funcionamento adequado do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular. 

No aparelho digestivo auxilia no processo de emagrecimento proporcionando a inibição do apetite, também pode regular trânsito intestinal, e auxiliar da diminuição dos níveis de colesterol e de triglicerídeos.

A presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

Sendo um medicamento fitoterápico (produzido a partir de um composto vegetal), seu uso não substitui o tratamento médico ou outros medicamentos prescritos por profissionais de saúde. Da mesma forma, só deve ser ingerido com indicação médica.

Então, consulte seu médico para confirmar se a cápsula de berinjela realmente irá ser eficiente no seu caso.

Colesterol

O colesterol é uma espécie de gordura que circula pelo nosso sangue, importante para  a produção de alguns hormônios, como testosterona, estrógeno, cortisol e também para a formação de ácidos biliares. Ele é dividido em dois tipos, popularmente conhecidos como colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LHD), que se diferem de acordo com a densidade (massa dividida por volume).

Por exemplo, o LHD tem baixa densidade, por isso ele pode se acumular nas artérias e coronárias, o que complica o fluxo sanguíneo para órgãos como coração e cérebro. Já o HDL tem alta densidade, o que é muito positivo para a circulação sanguínea, pois ele é capaz de transportar o colesterol ruim até o fígado para que ele seja eliminado mais facilmente.

Pessoas que necessitam de uma alimentação específica para reduzir o colesterol ruim encontram nas cápsulas de berinjela um componente muito benéfico para sua dieta, já que elas podem auxiliar no tratamento da redução de gordura no sangue.

Colesterol alto: quais as causas? Como a dieta pode ajudar?

Diabetes

ODiabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz ou não consegue fazer o uso correto da insulina, que é um hormônio que controla a quantidade de açúcar no sangue. 

Rica em fibras, as cápsulas de berinjela favorecem a estabilidade da taxa glicêmica, logo que permitem uma liberação gradual dos carboidratos para o sangue. Isso, então, pode auxiliar pacientes com diabetes ou pré-diabetes a controlar os níveis de glicemia.

Quantas cápsulas de berinjela devo tomar por dia?

Geralmente é recomendado tomar 1 cápsula 2x ao dia acompanhada de um copo de 250mL de água, pelo menos meia hora antes das principais refeições. Mas para que não haja dúvidas, consulte as orientações da marca e siga as indicações prescritas.

Reforçando que a cápsula de berinjela não substitui refeições, devendo ser usado apenas como complemento, sendo necessário consultar médicos (as) ou nutricionistas antes de fazer o uso de suplementos.

Tem efeitos colaterais?

Não há muitas informações sobre os possíveis efeitos colaterais ou contraindicações das cápsulas de berinjela. O suplemento pode fazer mal para quem tem alergia a algum dos componentes da fórmula do produto. 

Portanto, antes de consumir a cápsula, verifique na embalagem as substâncias presentes em sua composição e tenha certeza que não é alérgico(a) a nenhuma delas.

Quais as contraindicações? 

A cápsula de berinjela não é recomendada para mulheres grávidas ou que estejam no período de aleitamento e também para crianças com menos de 3 anos. Lembrando que é sempre importante consultar especialistas antes de começar um tratamento fitoterápico.

Também é contraindicada para quem tem alergia a algum componente da formulação. Avel lembrar que pessoas com qualquer doença ou que façam uso que algum medicamento devem sempre conversar com profissionais de saúde antes de fazer uso de algum suplemento.

Preço e onde comprar

As cápsulas de berinjela podem ser compradas em farmácias, lojas de produtos naturais e em plataformas online como o Consulta Remédios. Dependendo do laboratório, dose e número de cápsulas, o preço pode variar*:

*Preços consultados em outubro de 2020. Os valores podem sofrer alteração.

Quer saber mais sobre suplementos e fitoterápicos? No Minuto Saudável você pode informar-se sobre outras possibilidades para incluir na sua rotina.

Fontes consultadas

  • Alimentos regionais brasileiros, Ministério da Saúde.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*