
Há países que falam inglês nos seis continentes. Por isso, aprender inglês realmente permite que você se comunique no mundo todo. Nesse artigo, fizemos uma lista dos países que têm o inglês como idioma oficial e daqueles onde o inglês é uma das línguas faladas pela maior parte da população.
Atualizado em 03.03.2021
Países que falam inglês: o inglês no mundo
Se você já leu nosso top 10 com as línguas mais faladas no mundo, já sabe que o inglês ocupa o 3o lugar nesse ranking.
O inglês é a língua oficial em uma centena de países. E a língua materna de algo entre 330 e 500 milhões de pessoas, distribuídas em todos os continentes.
Além disso, é a língua oficial de trabalho de organizações como as Nações Unidas e a União Europeia, por exemplo.
Não bastasse ser a língua oficial de toda essa gente, milhares de pessoas também escolhem aprender inglês como língua estrangeira, o que faz do inglês a língua mais estudada do mundo. Isso ajuda a explicar a influência desse idioma, já que você encontra alguém que fale inglês praticamente em qualquer lugar do mundo!
Como existe uma diferença entre ter o inglês como língua oficial (“no papel”) e ter o inglês como língua principal — ou, pelo menos, como língua franca — nosso artigo se concentra nessas segunda e terceira categorias.
Até porque os Estados Unidos, por exemplo, não têm uma língua oficial.
Mas ninguém duvida que, sabendo falar inglês, você vai conseguir se virar bem por lá, certo? Então, hoje, a ideia é entender em quantos países você vai conseguir se comunicar em inglês.
O inglês como língua franca (ILF) ou inglês internacional
Por motivos diverso, o inglês atualmente é o idioma mais usado no mundo para a comunicação entre pessoas que não falam o mesmo idioma.
Ou seja: assim como nós, brasileiros, também os argentinos, alemães e franceses, por exemplo, não aprendem inglês só para se comunicar com norte-americanos ou britânicos. E, sim, para poder falar com qualquer outra pessoa, de qualquer outra nacionalidade, que também domine esse idioma. Esse é o conceito do inglês como língua franca (IFL), também conhecido como inglês internacional.
Países que têm o inglês como língua principal
- Austrália (Oceania)
- Estados Unidos (América do Norte)
- Reino Unido – que reúne Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales (Europa)
- Nova Zelândia (Oceania)
- África do Sul (África)
Países em que o inglês é falado nas Américas
- Antígua e Barbuda
- Bahamas
- Barbados
- Belize
- Canadá
- Dominica
- Estados Unidos
- Granada
- Guiana
- Ilhas Cook
- Jamaica
- São Cristóvão e Neves
- São Vicente e Granadinas
- Trindade e Tobago
Europa: países de língua inglesa no continente europeu
- Escócia (integrante do Reino Unido)
- Inglaterra (integrante do Reino Unido)
- Irlanda do Norte (integrante do Reino Unido)
- Malta (usado como língua franca; mais de 80% da população afirma ter um domínio razoável do inglês)
- País de Gales (integrante do Reino Unido)
Países em que o inglês é falado na África
- África do Sul
- Camarões
- Gana (usado como língua franca)
- Namíbia (usado como língua franca)
- Nigéria (usado como língua franca)
- Quênia (o inglês é usado como língua franca por milhões de quenianos, principalmente nas regiões urbanas do país. O inglês também é idioma mais usado pela mídia, e o idioma no qual se baseia o sistema educacional queniano)
- Zimbabwe (o inglês é uma das três línguas mais faladas nesse país que, por curiosidade, detém o recorde mundial no número de idiomas oficiais: 16)
Oceania: países em que o inglês é falado
Países em que o inglês é falado na Ásia
- Índia (não é falado por toda a população, mas é idioma oficial, e é ensinado nas escolas. Portanto, com pessoas com menos de 40 anos, nas cidades maiores, não costuma ser difícil se comunicar em inglês)
- Paquistão (como na Índia, pessoas mais jovens, que moram em cidades maiores, tendem a ter um certo domínio do inglês)
- Singapura (tem o inglês como uma de seus idiomas oficiais, junto com o malaio, o mandarim e a língua tâmil)
Como o inglês se espalhou pelo mundo: um pouco de história
Depois de ler toda essa lista, você pode estar se perguntando: Como o inglês se espalhou pelo mundo todo?
A conquista do território que hoje é a Grã-Bretanha, pelos povos normandos (um povo germânico que habitava o norte da França) é considerada o início da disseminação do inglês pelo mundo.
Os normandos trouxeram com eles muitos termos derivados do francês e do latim, que aos poucos foram incorporados ao inglês, fazendo com que a língua evoluísse. Novas mudanças ocorreram mais tarde, com as invasões do território pelos povos nórdicos.
E o idioma que resultou disso tudo foi sendo espalhado pelo mundo por todos esses povos, que continuaram partindo para conquistar novos territórios.
Ao mesmo tempo, à medida que a cidade de Londres se desenvolvia, um dialeto do inglês começou a se formar e tornar-se dominante. E foi esse dialeto que deu origem ao inglês moderno, que conhecemos hoje.
A partir do século XVII, com a expansão do Império Britânico, houve uma nova fase da disseminação do inglês. Ao estabelecerem colônias ao redor do mundo, os britânicos levavam com eles seu idioma, que acabava sendo absorvido pelas populações das colônias. Se você imediatamente pensou na Índia, sim… é um dos exemplos que mais facilmente nos vêm à mente.
Os melhores alunos e os… lanterninhas [INFOGRÁFICO]
Entre todos estes países que falam inglês, naturalmente há aqueles em que o domínio do idioma é maior ou menor. Ou seja: há os melhores alunos. E há também os “lanterninhas”. Para estabelecer um ranking, nós comparamos diversos dados oficiais. A ideia foi não apenas conhecer o nível do inglês nestes países, mas também estabelecer uma relação entre este nível e:
- seu sistema educacional
- a distância destes países de um país anglófono
- a idade na qual o inglês começa a ser ensinado, etc.
BÔNUS: Um pouco mais sobre a origem do inglês, em vídeo
No vídeo a seguir, publicado pelo Ted Ed, você confere um pouco mais sobre as origens do inglês e sobre como esse idioma foi sendo modificado e misturado a outras línguas ao longo do tempo. O vídeo está em inglês, mas para habilitar as legendas em português basta clicar no canto inferior direito do vídeo, no ícone da engrenagem.
Espero que nossa lista seja útil para a sua próxima viagem! ???? E, se você já visitou algum desses países, compartilhe com a gente qual foi sua experiência em relação a usar o inglês para se comunicar.
Desde já, obrigado por avaliar este artigo. Sua opinião vai motivar o autor a escrever mais.
Você gostou deste artigo?
Um clique não custa nada pra você, mas é muito importante para nós:
Mais de 3 MILHÕES de pessoas estão aprendendo com ele. Você ainda não baixou o seu? É 100% gratuito:
Quer começar a aprender ou se aperfeiçoar em um idioma agora mesmo?
Experimente MosaLingua Web gratuitamente! Você pode testar essa plataforma sem correr qualquer risco e sem compromisso durante 15 dias; imperdível, certo?
Quer melhorar seu inglês?
Primeira boa notícia: você pode contar com a gente!
Segunda boa notícia: você pode começar gratuitamente! Inicie agora mesmo seu período de teste gratuito e, durante 15 dias, conheça o método mais eficaz para aprender um idioma!
Flashcards para aprender vocabulário, vídeos com áudio original e legendas, textos adaptados ao seu nível…: no MosaLingua Web, você encontra tudo isso e muito mais! Comece agora mesmo (é grátis e sem nenhum risco).
Começar meu teste gratuito
Países que falam inglês como língua oficial e segunda língua
Olá, leitor!
É importante conhecer todos os países que falam inglês, principalmente se você pretende viajar a trabalho ou a lazer.
Se você é um estudante do idioma, é super indicado viajar para outro país por meio de um intercâmbio. Assim, você consegue praticar o que está aprendendo e de quebra conhece os costumes e tradições locais.
A diversidade de linguagens e dialetos no mundo é imensa e o inglês é falado quase que em todo o mundo. Alguns países adotam o inglês como segunda língua obrigatória, onde é ensinado nas escolas desde o primário.
São mais de 15 países, onde o inglês é considerado língua materna, sem contar os outros países que, além da língua oficial, também ensinam o inglês. Ao todo, são 94 países (incluindo países independentes) que falam o idioma inglês.
Hoje, você irá conhecer nesse artigo, quais são os países que falam inglês como língua materna e segunda língua. Confira!
A importância de ter o inglês como segunda língua
O inglês é a 3º língua mais falada do mundo. Só para se ter uma ideia, são mais de 1 bilhão de pessoas no mundo que falam inglês.
Diante desse fato, você já pode se tranquilizar mais e aumentar seu empenho no inglês, não é mesmo? Isso significa, que não existe apenas 1 só destino pra testar seu inglês e sim mais de 80 destinos, onde você pode se virar muito bem com o inglês.
Ter um segundo idioma no currículo, por exemplo, aumentam suas chances de conseguir uma boa posição no mercado de trabalho e não é só isso. Estudar inglês aumenta sua capacidade cerebral, faz com que você tenha mais conhecimento sobre costumes e tradições e lhe traz mais autonomia nos estudos.
Com independência e mais um idioma na bagagem, você pode pensar em seguir carreiras executivas de grande prestígio e entrar em Universidades particulares, que tenham programas de intercâmbio.
As oportunidades são muitas quando falamos no idioma inglês. Todo ser humano possui capacidade inata de adquirir uma nova linguagem. É por meio do estímulo, socialização e escolarização que é possível desenvolver e se formar em uma nova língua.
Hoje em dia, diante da globalização contínua, a capacidade de se comunicar em uma segunda língua torna-se fundamental para uma atuação significativa na sociedade.
Falar inglês não significa apenas o desenvolvimento intelectual e a capacidade de comunicação. Colabora ainda para o desenvolvimento social, político, científico e econômico do país.
Países que falam inglês como língua materna
De acordo com pesquisa global são 19 países que tem o inglês como língua oficial por lei, que é praticada no cotidiano da população do país.
Podemos perceber que o inglês atravessa barreiras geográficas e está presente nos quatro cantos do mundo. Veja abaixo uma relação:
Austrália | Estados Unidos | Nova Zelândia |
Bahamas | Reino Unido | São Vicente e Granadinas |
Barbados | Granada | Trinidad e Tobago |
Belize | Guiana | São Cristóvão e Nevis |
Canadá | Ilhas Cook | Maurícia |
Dominica | Irlanda | Antígua e Barbuda |
Jamaica |
Países que falam inglês como segunda língua
A adoção do inglês pelos falantes não-nativos já está atingindo o mundo todo. Diante da expansão econômica global, a maioria dos países não-nativos, adotam a segunda língua para otimizar os resultados no mundo dos negócios e também para colaborar com o desenvolvimento do país.
Vale ressaltar que em uma pesquisa realizada pelo English Proficiency Index (EPI), descobriram que a Holanda está em primeiro lugar como país com maior domínio do idioma inglês, mesmo sendo a segunda língua mais falada no país.
Em sequência, temos a Suécia em segundo lugar de país com domínio do inglês. Confira agora, quais são os países que possuem domínio no inglês como a segunda língua.
Suécia | Holanda | Dinamarca |
Alemanha | Noruega | Finlândia |
Camarões | Áustria | Serra Leoa |
Singapura | Nauru | Singapura |
Gâmbia | Micronésia | Suazilândia |
Ilhas Marshall | Malawi | Sudão |
Ilhas Salomão | Libéria | Sudão do Sul |
Kiribati | Lesoto | Tanzânia |
Tonga | Vanuatu | Malta |
Tuvalu | Zâmbia | Paquistão |
Uganda | Índia | Filipinas |
Namíbia | Gana | Santa Lúcia |
Nigéria | Ruanda | Acrotíri e Deceleia |
Zimbabwe | Quênia | Anguilla |
Bermudas | Curaçao | Gibraltar |
Guernsey | Ilha de Man | Guam |
Hong Kong | Ilha Christmas | Ilha Norfolk |
Ilhas Malvinas | Ilhas Virgens Britânicas | Ilhas Cayman |
Ilhas Pitcairn | Ilhas Virgens Americanas | Ilhas Cocos (Keeling) |
Jersey | Marianas Setentrionais | Samoa Americana |
Porto Rico | Montserrat | Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha |
São Martinho | Território Britânico do Oceano Índico | Tokelau |
Turks e Caicos | Fiji | Papua-Nova Guiné |
África do Sul | Samoa | Botswana |
Palau | Niue | Seicheles |
Principais diferenças na pronúncia ao redor do mundo
Quando estamos estudando o inglês, aprendemos o “inglês puro”, ou seja, sem nenhuma variação de sotaque e bem audível. Acontece que, dependendo da região em que você for visitar ou ouvir, podem haver variações na pronúncia.
O sotaque pode, muitas vezes, atrapalhar a compreensão das palavras. O inglês que você ouve dos Estados Unidos, por exemplo, é totalmente diferente do inglês do Reino Unido (inglês britânico).
Na verdade, o Reino Unido apresenta até algumas diferenças no vocabulário, quanto aos significados das palavras. Vamos a alguns exemplos:
No Reino Unido, se você quiser se referir a uma carteira de bolso, você precisará falar “Billfold”. Enquanto nos Estados Unidos, o significado para carteira de bolso é “Wallet”. Veja mais algumas palavras que mudam completamente:
Palavra | Inglês britânico | Inglês americano |
Apartamento | Flat | Apartment |
Doces | Sweets | Candy |
Biscoito | Biscuit | Cookie/cracker |
Berço | Cot | Crib |
Lanterna | Torch | Flashlight |
Lixo | Rubbish | Garbage can/trash can |
Batata frita | Chips | French fries |
Tênis (esportivo) | Trainers | Sneakers |
Z (letra) | Zed | zee |
Caminhão | Lorry/van | truck |
Além disso, ao redor do mundo, você verá variações na fala e na pronúncia das palavras. As letras que mais sofrem diferenciações são o “r” e no “t”. Nos estados Unidos, é mais comum ouvirmos essas letras com sons mais abertos. Enquanto em outros países, você poderá ouvir um “r” ou “t” mais seco e menos evidente nas palavras.
Um bom exemplo é a palavra “better” (melhor). No inglês americano, podemos ouvir claramente a pronúncia “bérer”. Enquanto em outros países e, principalmente no Reino Unido, podemos ouvir a pronúncia da mesma palavra como “béttar”.
Outro bom exemplo é da África do Sul, que também fala o inglês, além dos 11 dialetos falados no país. Existem algumas variações nas palavras, como por exemplo a palavra “sound”, que no inglês ouvimos claramente como “sáund”.
Já na África do Sul, podemos ouvir como “sáind”. Por isso, é bom treinar bem os ouvidos para não cair nas pegadinhas dos sotaques, pronúncias e dialetos diferentes encontrados ao redor do mundo.
Estudando inglês como segunda língua
Ter o inglês como segunda língua se provou essencial para o mundo de hoje. E como você pôde ver nesse artigo, quase o mundo inteiro fala inglês.
O Brasil está caminhando aos poucos para a fluência na língua. Hoje, há um bom índice de pessoas com proficiência na língua, mas ainda não está entre os países que falam inglês. Porém, tem ainda muito a crescer. Atualmente o Brasil está classificado em 41º em nível de proficiência em inglês.
Estudar um idioma novo é quase que aprender o português novamente. É preciso muita dedicação e prática diária para que você não esqueça tudo o que aprendeu. Se quer ter o inglês como segunda língua, confira agora algumas dicas de como aprender mais rápido.
5 dicas para aprender inglês mais rápido
1 – Mude sua rotina
É super importante que você coloque em sua rotina o momento exato de cada dia para se dedicar ao inglês. Isso precisa se tornar um hábito para que você aprenda inglês mais rápido e vá conhecer os maiores países que falam inglês.
Portanto, tente encaixar pelo menos 15 minutos diários para ter contato com o inglês, pode ser ouvindo uma música e prestando atenção na letra, ver um vídeo em inglês ou até mesmo assistir um filme legendado.
2 – Leia em inglês
O hábito da leitura é, sem dúvidas, a melhor forma de melhorar a gramática e o vocabulário. Em inglês não é diferente. É preciso que você tenha contato diário com a escrita e leitura do idioma.
Ler livros em inglês pode lhe ajudar muito a aprender inglês mais rápido e melhorar o seu vocabulário.
3 – Fale com pessoas
A interação e a socialização são partes fundamentais do aprendizado de um novo idioma. Há duas maneiras de fazer isso, sem sair de casa. Se você não conhece nenhum amigo que possa praticar inglês, não tem problema.
Você pode encontrar sites para conversar em inglês ou até mesmo praticar o seu inglês com robôs. É eficiente e irá te ajudar a aprender mais rápido.
4 – Faça um intercâmbio
Se você já estuda em uma escola de inglês, será muito mais fácil realizar um intercâmbio, já que a escola pode oferecer condições e pacotes promocionais.
Mas você também pode procurar programas independentes, de escolas online ou ajuda do Governo. Fazer um intercâmbio irá potencializar seus conhecimentos, além de lhe garantir uma experiência incrível nos países que falam inglês.
Não adianta só pensar em aprender mais rápido e pular muitas lições importantes. É preciso que você crie uma escala para aprender do nível mais fácil para o mais complexo.
É a maneira mais eficaz de aprender inglês. As matérias precisam ficar bem claras na sua mente para que você possa prosseguir. Dessa maneira, tente reunir as melhores ferramentas: de áudio, vídeo, escrita, exercícios, dicionários e não deixe de anotar todas as suas dúvidas. Eliminar as dúvidas lhe fará aprender de forma concisa e prática, pode ter certeza disso.
E aí, gostou de saber quais são os países que falam inglês? Qual deles você tem vontade de conhecer? Então comece agora mesmo a praticar muito e a dar o seu melhor para a prender o idioma.
Até logo!
Quais países falam inglês? Língua oficial e co-oficial
O inglês hoje em dia é falado no mundo inteiro. Além dos falantes de países que têm o inglês como língua oficial, considerando-se aqueles que o falam como segunda, terceira ou quarta língua, o inglês é a terceira língua mais falada do mundo, atrás apenas do chinês e do espanhol.
Listamos abaixo os países e províncias em que o inglês é falado como língua oficial. Confira!
Países anglo-saxônicos
Os países abaixo compõem o chamado “mundo anglo-saxônico”, isto é, a reunião de países que compartilham características históricas, políticas, culturais e, obviamente, linguísticas, especialmente pela colonização inglesa.
- The United States of America (Estados Unidos da América) – aprox. 231 milhões;
- The United Kingdom (Reino Unido) – aprox. 60 milhões;
- Canada (Canadá) – 20 milhões;
- Australia (Austrália) – aprox. 17 mihões;
- Republic of Ireland (Irlanda) – aprox. 4,8 milhões;
- New Zealand (Nova Zelândia) – aprox. 4,8 milhões;
- Jamaica (Jamaica) – aprox. 2,8 milhões;
- The Bahamas (Bahamas) – aprox. 400 mil;
- Barbados (Barbados) – aprox. 270 mil.
DICAS PARA UMA PROVA DE INGLÊS – 7 PASSOS PARA ARRASAR NAS AVALIAÇÕES!
Países em que o inglês é uma língua oficial
Diz-se que uma língua é oficial de um país quando ela é utilizada nas principais atividades oficiais de um país, isto é, nos setores legislativo, executivo e judicial. Alguns países podem ter mais de uma língua oficial. O inglês é considerado uma língua oficial nos países abaixo.
- Botswana (Botsuana);
- Cameroon (Camarões);
- Eswatini (Suazilândia);
- Fiji (Fiji);
- Ghana (Gana);
- India (Índia);
- Kenya (Quênia);
- Kiribati (Kiribati);
- Lesotho (Lesoto);
- Liberia (Libéria);
- Malta (Malta);
- The Marshall Islands (Ilhas Marshall);
- Mauritius (Maurício);
- The Federal States of Micronesia (Micronésia);
- Namibia (Namíbia);
- Nigeria (Nigéria);
- Pakistan (Paquistão);
- Palau (Palau);
- Papua New Guinea (Papua-Nova Guiné);
- The Philippines (Filipinas);
- Rwanda (Ruanda);
- Saint Lucia (Santa Lúcia);
- Samoa (Samoa);
- Seychelles (Seicheles);
- Sierra Leone (Serra Leoa);
- Singapore (Cingapura);
- The Solomon Islands (Ilhas Salomão);
- Sri Lanka (Sri Lanka);
- Sudan (Sudão);
- Sout Africa (África do Sul);
- South Sudan (Sudão do Sul);
- Tanzania (Tanzânia);
- Uganda (Uganda);
- Zambia (Zâmbia);
- Zimbabwe (Zimbabwe).
PEÇAS DE ROUPA EM INGLÊS – ACCESSORIES, HATS, MEN’S AND WOMEN’S CLOTHES
Alguns países possuem apenas algumas regiões em que o inglês é considerado, junto com outra língua, uma língua oficial (co-oficial, no caso). O inglês é uma língua co-oficial nas seguintes províncias:
- San Andrés y Providencia, Colombia (San Andrés e Providência, Colômbia);
- Hong Kong, China (Hong Kong, China);
- Mosquito Coast, Nicaragua (Costa dos Mosquitos, Nicarágua).
Territórios dependentes em que o inglês é língua oficial
Por “território dependente” entende-se qualquer território que não possui independência política própria, sendo subordinado a algum outro país. Confira, abaixo, os territórios dependentes que possuem o inglês como língua oficial.
- Australia (Austrália)
- Norfolk Island (Ilha Norfolk);
- Christmas Island (Ilha Christmas);
- Cocos Island (Ilhas Cocos).
- The United States of America (Estados Unidos da América)
- American Samoa (Samoa Americana);
- Guam (Guam);
- Northern Mariana Islands (Ilhas Marianas Setentrionais);
- Puerto Rico (Porto Rico);
- US Virgin Islands (Ilhas Virgens).
6 países que têm mais de uma língua oficial e você talvez não saiba
Você já deve ter ouvido falar que a Espanha tem regiões que falam outras línguas além do espanhol. Também já deve saber que a Itália e a Alemanha tem dialetos regionais que são bem diferentes da língua “oficial”. E que o Canadá tem regiões que falam tanto francês quanto inglês.
No entanto, multilinguismo (o uso de mais de um idioma por um grupo) é mais comum do que normalmente percebemos — talvez porque no Brasil o nosso contato com outras línguas seja mais raro. No entanto, há diversos países que reconhecem mais de uma língua como oficial. Você provavelmente já ouviu falar deles, mas talvez não soubesse que eles falam mais de uma língua.
E se você pretende estudar fora, ter consciência de que esse multilinguismo existe pode te ajudar a se preparar. Também pode ser uma inspiração pensar que mesmo em países cuja língua você desconhece há comunidades que também vivem lá e falam outro idioma. Confira:
Irlanda
Que o inglês é a língua oficial da Irlanda, isso quase todo mundo sabe. Agora, você sabia que o país tem outra língua oficial?
Trata-se do irlandês, também conhecido como Gaélico. Aliás, na constituição do país, o irlandês é explicitamente reconhecido como a primeira língua oficial, e o inglês como a segunda.
Ainda assim, a maior parte da população do país fala inglês — apenas cerca de 70 mil pessoas falam irlandês como primeira língua no dia a dia, embora de acordo com o último censo do país, 10,5% da população fala a língua ao menos uma vez por semana.
A língua tem grande importância histórica para o país. Por muito tempo, a Irlanda foi colônia do Reino Unido, e o uso do irlandês era desencorajado (ou até proibido). Quando o país conquistou sua independência no começo do século XX, a língua foi instituída também como um símbolo de resistência à colonização.
Até hoje, a maioria das comunicações oficiais do país (como sinalizações de trânsito e pontos de ônibus) traz tanto inglês como irlandês. Na escola, as crianças aprendem um pouco da língua — quase todos os irlandeses sabem pedir para ir ao banheiro em irlandês, por exemplo — e muitas vezes têm a opção de seguir estudando a língua caso desejem.
Como se diz em irlandês:
- Bom dia! = Maidin mhaith!
- Eu sou brasileiro = Tá mé Brasaíle
- Quanto custa essa caneca? = Cé mhéad a chosnaíonn an mug seo?
- Onde fica o hotel? = Cá bhfuil an t-óstán?
- Duas cervejas por favor. = Dhá beoir le do thoil.
- Obrigado! = Go raibh maith agat!
Além disso, a Irlanda do Norte (um país separado, que faz parte do Reino Unido mas fica na mesma ilha que a Irlanda) também reconhece oficialmente o dialeto Scots de Ulster, também chamado de “escocês das terras baixas”. O Ulster é o nome dado a uma parte da ilha da Irlanda que fica no norte. Lá, cerca de 40 mil pessoas falam uma variante do escocês específica daquela região, que tem reconhecimento oficial do país.
Escócia
A informação do parágrafo anterior pode ter dado um spoiler: na Escócia (país que pertence ao Reino Unido e fica ao norte da Inglaterra), o inglês é a língua oficial. Mas há outras línguas também reconhecidas pelo Estado como minoritárias, e a principal delas é o escocês, ou língua gaélica escocesa.
Ela chegou à região no século V, quando os celtas que moravam na Irlanda chegaram à costa oeste da Escócia — e, de fato, a língua ainda tem semelhanças com o irlandês.
Desde então, teve influência de vikings e de ingleses que se instalaram na região.
Atualmente, a língua gaélica escocesa ainda é falada por cerca de 57 mil pessoas, o que representa aproximadamente 1% da população com mais de três anos de idade da Escócia.
No entanto, nas Ilhas Hébridas Exteriores, que ficam a noroeste da Escócia, ela ainda é falada por mais de 50% da população. E segundo o último censo escolar do país, o número de estudantes que usam o gaélico escocês como língua principal em casa está crescendo, assim como o número de alunos matriculados em escolas que usam a língua.
Como se diz em escocês:
- Bom dia! = Madainn mhath!
- Eu sou brasileiro = Tha mi brazilian
- Quanto custa essa caneca? = Dè a chosgas am mug seo?
- Onde fica o hotel? = Càite a bheil an taigh-òsta?
- Duas cervejas por favor. = Dà leann mas e do thoil e.
- Obrigado! = Tapadh leibh!
País de Gales
Outro país do Reino Unido, o País de Gales fica na mesma ilha da Inglaterra e da Escócia, mas a oeste. Sua capital é Cardiff e sua língua oficial, além do inglês, é o galês, uma língua que é falada na região há mais de mil anos.
Assim como outras línguas locais do Reino Unido, o galês viu uma queda brusca no seu número de falantes ao longo do século XX. No entanto, depois desse período, foram feitos esforços do governo para resgatar a língua. Atualmente, cerca de 29% da população do País de Gales afirma saber falar galês.
Continua após a publicidade
Curiosamente, o País de Gales não é a única região onde o galês é falado.
Na Argentina, há uma província chamada Chubut, localizada bem ao sul, que recebeu no ano de 1865 um grande número de imigrantes galeses.
Até hoje, a língua é preservada na região, que tem até uma bandeira própria (embora não tenha independência política) e é chamada em alguns casos de “Y Wladfa” que, em galês, significa “a colônia”.
Como se diz em galês:
- Bom dia! = Bore da!
- Eu sou brasileiro = Rwy’n Brasil
- Quanto custa essa caneca? = Faint mae’r mwg hwn yn ei gostio?
- Onde fica o hotel? = Ble mae’r gwesty?
- Duas cervejas por favor. = Dau gwrw os gwelwch yn dda.
- Obrigado! = Diolch yn fawr!
Nova Zelândia
Além do inglês, a Nova Zelândia também tem como língua oficial o maori. Maori é o nome do povo originário da Nova Zelândia, e por extensão o nome da língua falada por esse povo. Ela era a principal língua falada na região até a colonização inglesa.
Ao longo do século 19, no entanto, a Inglaterra avançou sobre as terras originalmente do povo Maori, e tanto a população quanto a língua sofreram um processo de exclusão. No fim do século 19, o sistema de educação pública do país foi introduzido pela Inglaterra, em inglês, e a língua começou a decair.
Felizmente, ao longo do século 20, a língua e o povo maori passaram a ser revalorizados pela população neozelandesa. Segundo dados do censo de 2011, cerca de 3,7% da população geral do país consegue conversar nessa língua; entre a população maori, são aproximadamente 21%.
Como se diz em maori:
- Bom dia! = Morena koutou!
- Eu sou brasileiro = He brazilian ahau
- Quanto custa essa caneca? = E hia nga moni ka oti te utu?
- Onde fica o hotel? = Kei hea te hotera?
- Duas cervejas por favor. = E rua nga pia ka pai.
- Obrigado! = Ka rawe!
China
A China, na verdade, tem uma série de línguas oficiais. Aquela que nós normalmente reconhecemos como “chinês” é, na verdade, o mandarim. Chamá-la de “chinês”, no entanto, faz sentido, já que ela é a princial língua reconhecida pelo governo da China.
Além disso, o mandarim é falado pela maior parte da população, e funciona como uma espécie de “língua franca” no país. No entanto, a China tem também uma série de outras línguas oficiais que, em determinadas regiões, podem ser igualmente importantes.
Por exemplo: Hong Kong e Macau têm também como língua oficial o cantonês, uma variante local do chinês. Hong Kong também tem o inglês como língua oficial, e Macau tem o português.
Fora isso, a província de Jilin, que fica perto da Coreia, reconhece o Coreano como língua oficial. E nas províncias próximas à Mongólia, Cazaquistão e Tibete, as línguas oficiais desses países também são oficialmente reconhecidas.
Finalmente, há também a população dos Uigures. Assim como os Curdos, os Uigures são um povo sem estado. Sua população se concentra no noroeste da China, Cazaquistão, Usbequistão e Quirguistão. Na província de Xinjiang, na China, o Uigur é uma língua oficialmente reconhecida.
Guiana
A Guiana é um país pequeno na América do Sul, que faz fronteira com o Brasil (ao sul), a Venezuela (a oeste) e o Suriname (ao leste). Agora responda rápido: qual é a língua oficial da Guiana?
Se você respondeu “espanhol” (já que, afinal, é a língua de quase todos os países da América Latina), errou. A língua oficial da Guiana é o inglês, o que faz dela o único país da região a ter o inglês como língua oficial. Mesmo assim, o país reconhece dez línguas faladas regionalmente, como Akawaio, Macushi, Patamona e Wapishana.
O uso do inglês tem a ver com a história do país. Ele foi inicialmente colonizado por holandeses, mas o Reino Unido assumiu controle da região no fim do século 18. A Guiana só se tornou independente do Reino Unido em 1966, e só se tornou uma república em 1970.
Este texto foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar, parceira do Guia do Estudante.
Continua após a publicidade
- Estudar no exterior
- inglês
- línguas estrangeiras
- português
Países que falam inglês – Inglês Online
Você sabia que aproximadamente 350 milhões de pessoas falam inglês como idioma principal ao redor do mundo?
Há mais de 50 países onde o inglês é a língua oficial ou o idioma principal. É a terceira língua mais falada no mundo – atrás somente do mandarim e o espanhol, segundo o Wikipedia.
Os falantes de inglês como segunda língua, também segundo o Wikipedia, variam de 470 milhões de pessoas a mais de 1 bilhão. Quando combinados nativos e não-nativos, o inglês torna-se o idioma mais falado do mundo.
O inglês falado nesses vários países varia muito. Há o inglês britânico, o norte-americano, o australiano, o sul-africano, o neozelandês e suas sub-variedades. Há também dialetos que variam do inglês crioulo ao inglês padrão sendo falados em países como Filipina, Jamaica e Nigéria.
Os seis países onde o inglês é falado pela maioria de sua população são: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia.
Além desses, muitos países caribenhos, tais como Jamaica e Trinidad e Tobago, tem na sua maioria uma população que fala o inglês crioulo ou patois (patoá). África do Sul, Nigéria e Singapura também possuem milhões de falantes do idioma.
Aqui vai a lista de países em que inglês é o principal idioma: Anguilla, Antigua e Barbuda, Austrália (inglês australiano), Bahamas, Barbados, Bermuda, Belize, Território Britânico do Oceano Índico, Ilhas Virgens Britânicas, Canadá (inglês canadense), Ilhas Cayman, Dominica, Ilhas Falkland, Gibraltar, Grenada, Guernsey, Guiana, Ilha de Man, Jamaica (inglês jamaicano), Jersey, Montserrat, Nauru, Nova Zelândia (inglês neozelandês), Irlanda (inglês irlandês), Ilhas Pitcairn , Santa Helena, Santa Lucia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Grenadinas, Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, Trinidad e Tobago, Ilhas Turks e Caicos, Reino Unido (várias formas do inglês britânico), Ilhas Virgens Americanas e os Estados Unidos (várias formas do inglês americano).
A África do Sul possui 11 idiomas oficiais, dentre eles o inglês (inglês sul-africano), e em muitas outras colônias antigas ou territórios atuais dependentes do Reino Unido e dos Estados Unidos como por exemplo Hong Kong, Singapura, Maurícia e Filipinas o inglês também é falado.
Na Ásia, Hong Kong, Singapura e Malásia o inglês é usado ou como língua oficial ou língua comum na prática, e é ensinada em todas as escolas públicas e particulares como matéria obrigatória.
Em Hong Kong, inglês é co-oficial com o chinês, e é amplamente usado em atividades de negócio. É ensinado desde a escola infantil, pré-primário.
É tão usado que seria inadequado dizer que é meramente uma segunda língua.
Em muitos outros países em que o inglês não é o primeiro idioma, ele é a língua oficial. Estes países incluem Belize, Camerões, Fiji, Micronésia, Ghana, Gambia, Índia, Kiribati, Lesotho, Libéria, Quenia, Namíbia, Nigéria, Malta, Ilhas Marshall , Paquistão, Papua Nova Guiné, Filipinas, Porto Rico, Ruanda, Ilhas Salomão, Samoa, Serra Leoa, Sri Lanka, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
O inglês é conhecido com língua franca por ser amplamente utilizado (todos os povos aprendem a fim de comunicar-se uns com os outros) e atualmente é o idioma mais ensinado como segunda língua ao redor do mundo 🙂
Share the love
Quais são os países de língua inglesa? Descubra aqui!
Atualmente, existem mais de 60 países de língua inglesa, ou seja, onde o inglês é o idioma oficial. Além disso, este é a língua mais utilizada na comunicação entre os povos, nas relações comerciais e governamentais. Atualmente, estima-se que existem mais de 508 milhões de pessoas fluentes no mundo.
Entre os países que possuem o inglês como língua materna, a maioria teve colonização britânica, mas também sofreu influência de outras nações vizinhas e de pessoas que migraram de lugares distantes. Daí os sotaques e as diferenças de vocábulos para se dizer a mesma coisa.
Como os linguistas afirmam, a língua (principalmente a falada) é um organismo vivo, que muda com o passar do tempo, ganha novas expressões e perde alguns vocábulos. Por isso a importância de aprender inglês além do curso tradicional, vivenciando e praticando o idioma.
Países de língua inglesa
Você pode nem imaginar, mas nações pouco conhecidas também têm o inglês como língua predominante: Antígua e Barbuda, Belize, Brunei, Camarões, Dominica, Eritréia, Filipinas, Gâmbia, Granada, Jamaica, Lesoto, Madagascar, Malásia, Malta, Micronésia, Namíbia, Papua Nova Guiné, Samoa Ocidental, Seicheles, Sri Lanka, Suazilândia, Tonga, Tuvalu, Uganda, Vanuatu e Zâmbia são alguns exemplos.
Grande parte desses países foi colonizada por britânicos ou recebe muita influência norte-americana. O idioma sofre bastante interferência do latim (video, exit, circus), alemã (hamburger), espanhola (guitar, banana, tango) e francesa (restaurant, biscuit, garage), entre outras.
Além desses, há aqueles velhos conhecidos países de língua inglesa. Confira abaixo:
Estados Unidos
Atualmente, é o seu poderio bélico e econômico que fez do inglês a língua universal. É também o inglês mais comum mundo afora, por conta da disseminação de músicas, filmes, séries e livros americanos.
Os Estados Unidos merecem uma visita, seja pelo potencial que apresentam para estudos e negócios ou pelo entretenimento, desde os parques da Flórida, passando pela surpreendente Las Vegas até a gigante Nova York. Já pensou em assistir a uma peça ou musical da Broadway e compreender tudo o que está sendo falado?
Inglaterra
É o berço do idioma. A principal diferença do inglês britânico para o americano é a pronúncia. Não há língua melhor ou pior, mais fácil ou difícil; são apenas particularidades e diferenças de um mesmo idioma que pouco interfere no aprendizado geral. O que se fala em um local é compreendido no outro e vice-versa.
A terra de Amy Winehouse, Rolling Stones e Beatles deve constar na sua lista de lugares para conhecer. Ela é repleta de histórias, parques e construções maravilhosas. Além disso, a vida noturna é bastante agitada — os pubs e bares em geral estão por toda parte.
Canadá
O inglês é a primeira língua do país devido à invasão britânica, mas a maioria dos habitantes é bilíngue e também fala francês, pois a colonização foi francesa. Por conta disso, o inglês canadense possui peculiaridades provenientes do francês.
Além disso, o inglês canadense é muito reconhecido como um idioma mais simples e limpo, sem muitas interferências e sotaques carregados, fácil de ser entendido. É considerado um inglês de vocabulário internacional, tendo poucas expressões e gírias que variam de região para região.
O país deve constar na sua lista de locais a serem visitados por ser um exemplo de nação de primeiro mundo: limpa, organizada e movimentada. Ao mesmo tempo, oferece tranquilidade e paisagens incríveis. O verão é ameno e o inverno é rigoroso.
Austrália
Está aí um país que fala um inglês muito particular. Na escrita e no linguajar formal para negócios o idioma não possui muitas variações. Mas os australianos são tão informais e apreciam tanto um estilo mais aberto que abreviam quase todas as palavras e encurtam a maioria das frases no dia-a-dia.
A abreviação não influencia tanto o tempo de pronúncia — para se falar barbie ou barbecue leva-se quase os mesmos segundos —, mas o linguajar fica mais divertido e convidativo. E é assim que o povo australiano é: comunicativo e sem cerimônias.
Conheça a terra dos cangurus e se surpreenda com as paisagens de cair o queixo e o clima delicioso, ótimo para viver, perfeito para passear e, de quebra, praticar o inglês australiano!
África do Sul
O inglês sul-africano recebeu algumas interferências de zulu e outras línguas faladas na África. Alguns vocábulos do africâner, como trek (“jornada” ou “caminhada”), foram assimilados pelo inglês falado ao redor do planeta e ganharam o mundo, vide o filme Star Trek (“Jornada nas Estrelas”).
É um país com paisagens ímpares e um excelente custo-benefício, pois os cursos de idiomas não são caros e a moeda vale menos do que o real. Seja para estudar ou passear, é uma experiência e tanto!
Singapura
Uma opção da Ásia é Singapura, que também foi uma colônia da Inglaterra. Por lá, o inglês é uma das quatro línguas oficiais (junto com mandarim, malaio e tâmil). É claro que o idioma recebe interferências asiáticas e tem singularidades no sotaque.
Muito conhecida pela força nos negócios, Singapura é berço de várias startups de games e aplicativos, além de ser um paraíso de compras por seus preços baixos e sua enorme variedade.
É um país multicultural e bastante seguro. A cidade-estado de mesmo nome recebe pessoas do mundo todo, o que facilita ainda mais o aprendizado.
Singapura conta com muitos pontos turísticos, como Clarke Quay, Gardens by the Bay e Marina Bay Sands, além do show das águas, o circuito de Fórmula 1 e diversos templos.
Irlanda
Um destino europeu bilíngue! Por lá, fala-se inglês e irlandês fluentemente. A base e a gramática do idioma são as mesmas de outros países; o que muda é o sotaque e algumas gírias mais peculiares.
Algumas singularidades são que eles quase não usam o to no inglês falado e nem as palavras yes e no. Quando questionados sobre algo, eles respondem com o verbo. Por exemplo: para “Can you drive?”, a resposta será “I can”. Quer aprender uma expressão típica do inglês irlandês? “What’s the craic?” significa “Quais são as novidades?”.
A visita vale muitíssimo a pena! Os países da Europa ficam muito próximos, cada um tem o seu charme e suas peculiaridades que devem ser conhecidas, é claro. Mas as paisagens medievais e a natureza intocável da Irlanda são arrebatadoras!
Indicamos aqui algumas nações que você deve visitar, seja a negócios, a passeio ou para estudar. Cada uma empresta particularidades para o idioma, tem influências distintas e sotaques único.
A gramática é a mesma em qualquer um desses países de língua inglesa. O cotidiano, o calor das ruas e o dia-a-dia em cada lugar é que trazem variações para as palavras e os jargões — que possuem muita história e fazem todo o sentido para cada povo.
O que achou da nossa lista? Conhece algum desses países? Como foi falar inglês por lá? Deixe suas impressões nos comentários!
Faça um comentário