Paises Que Falam Espanhol Como Lingua Oficial?

Veja porque você deve fazer intercâmbio e aprender espanhol atualmente.
Conheça os 22 países que falam espanhol como primeira língua.

Você sabe quantos países falam espanhol no mundo? Pois saiba que a língua latina é uma das mais faladas no planeta, como primeira ou segunda língua. E por isso é tão importante aprender a falar este idioma! Assim, conheça aqui, os países que falam espanhol!

Como citado acima, o espanhol é um idioma muito popular e é falado por aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo! E, dentre todos, há os países que falam espanhol como língua oficial e os que têm o idioma como segunda ou terceira língua.

A princípio, os países que falam espanhol como língua oficial são 22. Estão, na sua grande maioria, na América do Sul e na América Central, entretanto também há muitos falantes na África e na Europa. 

Agora, veja que interessante: o idioma oficial dos Estados Unidos é o inglês, no entanto, há mais de 41 milhões de falantes do espanhol neste país! A quantidade corresponde à população da Argentina, por exemplo, com cerca de 45,5 milhões de habitantes!

  • Portanto, é muito mais do que a população de países como a Bolívia, a Venezuela, Chile, Paraguai, Uruguai, dentre outros falantes oficiais da língua espanhola!
  • Com certeza, assim como Inglaterra e Portugal, a Espanha foi um país muito poderoso no passado e, através das grandes navegações, expandiu o seu domínio por várias partes do mundo, espalhando a sua cultura e, obviamente, o seu idioma pelas suas colônias.
  • E, por esta razão, tanta gente diferente fala este idioma, em diversas partes do planeta!

Paises Que Falam Espanhol Como Lingua Oficial?

Dessa forma, vamos apresentar aqui quantos países falam espanhol como idioma oficial. Que são perfeitos para o seu intercâmbio de espanhol! Você vai se surpreender! Veja só:

Países que falam espanhol como idioma oficial

  1. Argentina
  2. Bolívia
  3. Chile
  4. Colômbia
  5. Costa Rica
  6. Cuba
  7. El Salvador
  8. Equador
  9. Espanha
  10. Guatemala
  11. Guiné Equatorial
  12. Honduras
  13. México
  14. Nicarágua
  15. Panamá
  16. Paraguai
  17. Peru
  18. Porto Rico
  19. República Dominicana
  20. Saara Ocidental
  21. Uruguai
  22. Venezuela

Nesse sentido, o idioma pode ser falado e ouvido em muitas partes do planeta, entretanto, há aqueles países que falam espanhol como língua oficial e principal forma de comunicação pessoal, profissional, na mídia etc.

É importante ressaltar, entretanto, que, em alguns destes países, além do idioma espanhol ser o oficial e mais falado, há outras línguas e dialetos muito populares, que são muito utilizados pela população. Vamos citar, aqui, alguns exemplos interessantes.

Antes de tudo, um dos casos mais curiosos é o da própria Espanha, onde, sem dúvida, o espanhol é a língua oficial, mas existem muitos outros dialetos, como, por exemplo, a língua catalã, frequentemente falada nesta região do país.

Então, outros exemplos singulares de quantos países falam espanhol são a Bolívia, o Paraguai e o Peru, que, além do espanhol e, como no Brasil, possuem muitos falantes de línguas indígenas, como o guarani, o quechua e o aimará. 

Igualmente, na África, temos a Guiné Equatorial e o Saara Ocidental, onde, além do espanhol, falam também o francês, o português e o árabe, respectivamente. Olha que interessante: falar espanhol em pleno deserto do Saara!

Assim, como vimos acima, o espanhol tem enorme relevância para a sociedade atual, na economia e na política mundial, sendo praticado, constantemente, por centenas de milhões de pessoas. E, por isso, é tão importante falar espanhol para crescer profissionalmente!

Consulte agora, nossos especialistas em intercâmbio para aprender idiomas nos países que falam espanhol e já pode começar a preparar as malas para a melhor viagem da sua vida!

Paises Que Falam Espanhol Como Lingua Oficial?

Quantos países falam Espanhol?

O castelhano ou espanhol é uma língua românica ocidental do grupo ibero-românico que evoluiu a partir de vários dialetos do latim falados no centro-norte da Península Ibérica por volta do século IX. Originada na Península Ibérica, tem centenas de milhões de falantes nativos nas Américas e na Espanha. É uma língua mundial e a segunda língua mais falada no mundo, depois do chinês mandarim.

O espanhol é uma das seis línguas oficiais das Nações Unidas. Também é usado como língua oficial pela União Européia, a Organização dos Estados Americanos, a União de Nações Sul-Americanas, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a União Africana, Mercado Comum do Sul e muitas outras organizações internacionais.

Distribuição Geográfica

Espanhol é a língua oficial de dezenove países da América, além da Espanha e Guiné Equatorial, e tem um certo grau de status oficial nas Filipinas, e no Saara Ocidental (país não reconhecido internacionalmente), mas seus falantes são distribuídos nos cinco continentes:

Na América, há cerca de 90% do número total de falantes de espanhol no mundo, cerca de 400 milhões de pessoas.

Além de 19 países Hispano americanos, o espanhol é falado por uma parte significativa da população dos Estados Unidos, principalmente imigrantes recentes.

Tanto na América Latina quanto nos Estados Unidos há um aumento significativo no número de falantes. Presidentes anteriores dos Estados Unidos conhecem bem a língua como Barack Obama que estudou e tem boa pronúncia na leitura.

A maioria dos falantes de espanhol está na América Latina, representando cerca de 375 milhões de pessoas.O México é o país com o maior número de falantes (quase um quarto do número total de falantes de espanhol no mundo), embora não seja a única língua oficial do estado, já que desde 2003 o México também reconheceu as línguas indígenas como línguas nacionais.

Com uma ou outra denominação, é uma das línguas oficiais da Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.

Não há reconhecimento oficial da língua em outros países americanos, onde é falada e majoritária, como é o caso da Argentina, Chile, México e Uruguai.

Em Porto Rico, a Constituição de 1952 estabelece o espanhol juntamente com o inglês como línguas oficiais.

No Brasil, o espanhol sempre foi importante por causa da proximidade geográfica e crescente comércio com seus vizinhos hispano-americanos, sendo um membro do Mercosul, bem como a imigração histórica de espanhóis e hispano-americanos. Em 2005, o Congresso Nacional do Brasil aprovou o decreto, assinado pelo presidente, conhecido como a lei espanhola, que oferece essa língua como primeira língua estrangeira de ensino nas escolas do país.

Na verdade, o espanhol era conhecido no Brasil, já que era a língua dos atuais estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, quando esses territórios eram espanhóis (depois se mudaram para Portugal em troca da Guiné Equatorial, conforme o Tratado de Santo Ildefonso (1777)) e no estado do Acre, quando este ainda fazia parte da Bolívia, antes de ser comprado pelo Brasil através do Tratado de Petrópolis.
As cidades brasileiras onde o espanhol é ouvido com bastante frequência são: Barracão, Boa Vista, Brasileia, Chuí, Corumbá, Dionísio Cerqueira, Foz do Iguaçu, Guajará Mirim, Pacaraima, Porto Alegre, Porto Velho Rio Branco, Santana do Livramento, São Paulo, Tabatinga e Uruguaiana.

Nos últimos anos, devido à crise migratória venezuelana, o estado fronteiriço brasileiro de Roraima, tornou-se o lugar com mais falantes de espanhol no Brasil. Estima-se que cerca de 50.000 venezuelanos residam atualmente em Roraima, que constitui aproximadamente 10% da população do estado.

O espanhol é uma língua significativamente fácil para os brasileiros aprenderem, devido a semelhança com o português. O fato de estar cercado por sete países de língua espanhola(Argentina Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) também desperta um grande interesse entre os brasileiros em aprendêr o espanhol.

Você estuda espanhol? durante o Fools Day teremos diversas atividades com instrutores nativos do idioma para você praticar e se divertir um pouco com esse idioma que é irmão do português.

  • Leita também:
  • Curiosidades da língua espanhola
  • Nacionalidades em Espanhol
  • Falsos Cognatos
  • Paises Que Falam Espanhol Como Lingua Oficial?

A Língua Espanhola no Mundo

Todos os seres se comunicam de alguma forma, mas somente o homem o faz através da linguagem, um sistema de “símbolos” sonoros utilizados por um mesmo grupo de um país ou região, conhecido por língua ou idioma.

Assim, constituem-se as diferentes línguas que conhecemos hoje. É através dela que cada grupo expressa sua cultura, costumes, pensamento e tudo o que existe ao seu redor e em sua sociedade, com domínio e fluidez, possibilitando uma comunicação adequada. Quando isso não acontece pode causar rupturas, mal entendidos e até discussões entre os falantes.

Você sabe como surgiu a língua espanhola?

Originou-se do Latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica.

Mais tarde recebeu o nome de castellano (castelhano) ou língua castellana (castelhana), por ocasião da residência dos reis no reino medieval de Castilla (Castela).

Nos dias de hoje, embora o nome ainda seja referência, após a constituição da Espanha como nação e a tentativa de uniformizar o idioma do país, a língua foi oficializada como “espanhol”.

Leia também:  Como Saber Qual É O Meu Ascendente No Signo?

Mesmo o espanhol sendo a língua oficial, não é a única falada na Espanha.

Existem outras línguas como, o catalán (catalão), o valenciano, o gallego (galego), o basco ou euskera e também inúmeros dialetos ou variações da língua oficial, entre eles o andaluz, o extremeño (extremenho), o murciano, o canario (canário).

Estas línguas e os dialetos são primitivos de diferentes regiões da Espanha e possuem grande importância para a população local, mesmo sendo tratados como segunda língua são, por vezes, mais utilizados do que o espanhol.

No final do século XV, com as novas conquistas territoriais dos espanhóis, a língua expandiu-se por toda a América e sofreu inúmeras modificações, ora permanecendo dentro dos limites de uso popular e outras se propagando por todo o país.

Estas ocorreram por questões geográficas, culturais e sociais de cada região, pela coexistência com as línguas indígenas locais e, ainda, pelas peculiaridades dos seus próprios falantes, na maioria soldados e imigrantes de diversas origens.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Assim, com todas as suas variedades, o espanhol tornou-se a língua materna de países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, além de língua oficial na Guiné Equatorial (por ter sido colônia Espanhola na África), Filipinas (por ter sido colônia espanhola na Ásia) e na Espanha.

Qual o papel da língua espanhola na atualidade?

A língua espanhola hoje é considerada a terceira língua mais falada no mundo e não se limita apenas aos falantes de língua materna, que já ultrapassa os 300 milhões de pessoas. Esse número cresce a cada ano pela quantidade de indivíduos que aprendem o idioma como uma língua estrangeira.

O inglês sustenta o primeiro lugar, seguido do mandarim, falado na China, que permanece em segundo lugar devido à quantidade de habitantes deste país, porém o espanhol se destaca no mundo comercial, principalmente na comunidade europeia, onde junto com o inglês são as línguas mais utilizadas. Outro dado interessante é que vem alcançando um número considerável de internautas, sendo atualmente a terceira língua mais utilizada na internet.

No Brasil, a proximidade com as fronteiras de países hispanofalantes e o aumento das relações comerciais impulsionadas pelo MERCOSUL, levaram o governo brasileiro a introduzir a língua espanhola como oferta obrigatória nas escolas, através da Lei nº 11.161, em 05 de agosto de 2005.

Os nomes de alguns países quando escritos na língua espanhola podem sofrer pequenas modificações, para chamar a atenção fizemos a tabela abaixo:

Paises Que Falam Espanhol Como Lingua Oficial?

  • Rosana Beatriz Garrasini Sellanes Colaboradora Brasil Escola
  • Licenciada em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Católica de Goiás – PUC/GO
  • Espanhol – Brasil Escola

Países que falam espanhol: descubra quais são eles – IE

O terceiro idioma mais falado do mundo também atrai inúmeros jovens que têm o sonho do intercâmbio. São diversos os países que falam espanhol e pelo mundo o idioma ganha força cada dia mais.

Assim, o espanhol ou como queiram, o castelhano é uma língua românica ocidental. Faz parte de um grupo de línguas que evoluiu e se desenvolveu de vários dialetos. Os países que falam espanhol carregam com si uma história de décadas marcada por muita influência.

Nesse sentido, com toda certeza devem existir destinos que você nem imagina que tem como idioma oficial o espanhol. Por isso, antes de decidir qual destino para estudar o idioma, atente-se às possibilidades nas quais você pode embarcar.

Os países que falam espanhol são oportunidades para você deixar o “portunhol” de lado e de fato mergulhar na cultura local e desenvolver habilidades reais no idioma.

Do mesmo modo, muitos consideram a língua fácil de ser estudada por tecer comparações com o português. Porém, existem muitas variações do espanhol e a maioria das semelhanças são suposições.

Enfim, são 20 países que têm o espanhol como idioma oficial e a maior parte deles está localizado na América do Sul e Central. Logo, mais de 100 milhões de pessoas tem o idioma como segunda língua e o número de nativos ultrapassa 480 milhões.

Aprender espanhol no exterior é se dedicar integralmente ao estudo da língua e, claro, aprender com quem mais sabe: os falantes nativos. Desde gírias, modo à sotaque. É imergir completamente na cultura e desenvolver conhecimento mais rápido.

Conheça os países que falam espanhol como língua oficial: Argentina, Bolívia, Chile, El Salvador, Espanha, Equador, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Nicarágua, Panamá, Paraguai.

Paises Que Falam Espanhol Como Lingua Oficial?

Confira mais sobre alguns países que falam espanhol que você pode fazer um intercâmbio de estudo pela IE:

Espanha

Neste destino, a língua espanhola, a nível nacional, é a única oficial. Apesar de ser um dos países berço da língua, a maioria dos seus falantes não residem no país. Não há dúvidas de que aprender espanhol estando imerso em um país onde a língua é falada, se torna ainda mais especial e prático.

Brasileiros precisam de um visto de estudo caso a temporada no exterior supere o período de 90 dias. É difícil não querer ficar mais nesse país onde você encontra um menu variado de atividades, passeios, lugares e afins.

Confira algumas cidades para estudar:

  • Madrid
  • Barcelona
  • Valência
  • Salamanca

Colômbia

Apesar de muitos colombianos que moram em regiões distintas terem um idioma local, quase que sua totalidade falam espanhol fluentemente. Apontado como neutro, o sotaque os colombianos é visto como um ponto positivo para quem deseja fazer intercâmbio no local.

Do mesmo modo, outra questão levada em consideração sempre, é o custo de vida e se comparada a Espanha, por exemplo, a Colômbia passa a se tornar uma ótima opção para os estrangeiros. Há muita paisagem, praias e cultura para desbravar e se encantar ainda mais.

Confira algumas cidades para estudar:

Argentina

O Argentino-Espanhol é inevitavelmente diferente, em pronúncia, do que o espanhol digamos original. Algumas influências externas de outros países conferem essa diferenciação de dialetos. Porém, o espanhol é o idioma oficial da Argentina e cerca de mais de 90% da população tem o mesmo como primeira língua.

A população é bastante hospitaleira, o país conta com muitas paisagens naturais, boa infraestrutura para quem deseja estudar e é considerado um destino seguro. Além disso, o sistema de transporte público funciona bem e é considerado fiel em relação a valores.

Confira algumas cidades para estudar:

  • Buenos Aires
  • Córdoba
  • Bariloche

México

Sem dúvida, com mais de 130 milhões de falantes, é o maior país de língua espanhola do mundo. Algumas diferenças obviamente contemplam esse dialeto, mas o sotaque e a pronúncia de alguns termos e palavras vencem. No México são falados outros idiomas, como Mixtecas, Zapotecas e mais.

Assim, a cultura desse país é extremamente rica em diversidade. A história de tantos anos é vista nos museus, nas ruas e nos lugares turísticos, isso porque os mexicanos dão muito valor a tudo que construiu e deu vida a nação. Por isso, há muito o que se conhecer por lá e a gastronomia não fica de fora, tanto é que é considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Confira algumas cidades para estudar:

  • Playa Del Carmen
  • Cidade do México

Em síntese, você acabou de conhecer os países que falam espanhol e conferiu algumas opções de destinos para fazer o seu intercâmbio de Curso de Idiomas. Existem várias outras opções de destinos, citados aqui, que cumprem o mesmo objetivo, contate um de nossos consultores e saiba mais sobre.

Sendo assim, tire suas dúvidas sobre outros programas também, caso o seu interesse seja um outro idioma, por exemplo. Não deixe para depois, comece a se planejar antecipadamente para viver a experiência que vai te trazer muitos frutos pessoais e profissionais.

Hispanofonia – Wikipédia, a enciclopédia livre

As referências deste artigo necessitam de formatação. Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro. (Outubro de 2016)

A hispanofonia corresponde à comunidade linguística que envolve todas as pessoas que têm em comum a língua espanhola, chamadas de hispanófonas (ou hispanofalantes, ou hispanoparlantes) (em castelhano: hispanohablante, hispanoparlante), e, a partir daí, compartilham os aspectos culturais semelhantes. Integrados nesta comunidade, esta também os que têm o espanhol tanto como segunda língua como língua estrangeira. Essa diáspora provocada pelos falantes iniciais espalhou pelo mundo o idioma castelhano. Assim foi feita uma distribuição geográfica da língua espanhola, que compreende a análise da distribuição dos cerca de 500 milhões de hispanófonos que há no mundo. É o idioma oficial, ou cooficial, dos países hispano-americanos e da Espanha principalmente.[carece de fontes?]

Leia também:  Ele Chora Como Um Bebé Ao Ver Quem Está Em Palco. Quando Vires Quem É Também Vais Chorar?

Os termos “hispanofonia”, “hispanófono”, “hispanofalante” e “hispanoparlante” tem origem no nome da província romana de Hispânia.[carece de fontes?]

O espanhol como língua falada

O espanhol é falado em 135 países ou territórios, ainda que fundamentalmente em 55 deles, sendo o idioma mais falado em 27:

  • América do Norte (3): Estados Unidos, México e Canadá.
  • América Central (todos os 7): Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Panamá.
  • Caribe (5): Cuba, República Dominicana, Porto Rico e, em menor proporção, Aruba, Bonaire, Curaçao e Ilhas Virgens dos Estados Unidos.
  • América do Sul (9): Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela , Algumas cidades do Brasil.
  • Europa (3): Andorra, Espanha, e em menor proporção, Gibraltar.
  • África (6): Canárias, Ceuta, Guiné Equatorial, Marrocos, Melilla e Saara Ocidental.
  • Ásia (4): Filipinas, Israel, Taiwan (as cidades de Ilan, Keelung e Tamsui) e Turquia.
  • Oceania (3): Ilha de Páscoa, em menor proporção, Guam e Ilhas Marianas do Norte.[carece de fontes?]

O espanhol como língua oficial

Lugares onde o espanhol é idioma oficial

Na tabela a seguir é possível perceber os países que possuem o espanhol como língua oficial, por número de hispanofalantes, incluindo nações como Belize, Andorra, Gibraltar e o Saara Ocidental, onde o idioma espanhol é falado por uma proporção significativa de sua população total.
[carece de fontes?]

Os seguintes países têm o idioma espanhol como oficial, seja de jure ou de facto. (Por número de falantes)

País

Quantidade

 México 105.790.700
Espanha 45.200.737
 Colômbia 44.073.000
 Argentina 39.248.000
 Peru 27.191.000
 Venezuela

Quais são os países que falam espanhol? Caia no Mundo

OK, você já decidiu que quer fazer um intercâmbio e aprender espanhol. Mas existem muitos países que falam espanhol (alguns que você provavelmente não sabe)!

Muita gente acha que pode ser mais fácil fazer um intercâmbio para um país que fale espanhol pela suposta proximidade entre a línguas, o que não é verdade. Existem muitas variações do espanhol, o que pode acabar confundindo no momento de escolher um país. O melhor a se fazer é aprender a língua e não contar só com o “portunhol”, pois isso pode acabar te colocando em uma situação complicada.

E por mais parecido que as duas línguas possam ser, muitas palavras têm significados totalmente diferentes! Perdendo apenas para o mandarim, o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo.

Mais de 477 milhões de pessoas são falantes nativos, e 100 milhões têm o idioma como uma segunda língua. São 20 países no mundo que têm o espanhol como língua oficial, e a maioria está localizada na América do Sul e Central.

Isso é um resultado do colonialismo espanhol que dominou boa parte desses continentes.

E aí, qual país escolher? Isso vai depender de fatores pessoais e externos, como clima, distância, moeda e cultura. A gente vai te ajudar nessa, vem ver!

Países que falam espanhol

Os 20 países que falam espanhol como língua oficial são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Continue a leitura para descobrir um pouco mais sobre cada um deles!

Argentina

O Argentino-Espanhol é um idioma que foi influenciado pelo italiano devido a um grande número de imigrantes italianos. A versão argentina do espanhol é um dialeto que tem alguma diferença na pronúncia e no ritmo de fala. 

Visão aérea de Buenos Aires, capital da Argentina.

O espanhol é a língua oficial na Argentina e cerca de 43 milhões dos 44 milhões de habitantes têm o idioma como primeira língua. O guarani e o quechua são algumas das outras línguas faladas na Argentina, seguido do português e alemão. Entretanto, quase todas as pessoas no país têm o espanhol como primeira ou segunda língua.

Bolívia

Monte Chacaltaya em La Paz, Bolívia.

A Bolívia tem três idiomas oficiais: aymara, quechua e espanhol. O que difere esse país de outros países que falam espanhol é o fato de que apenas metade da população tem o idioma como sua primeira língua. Cerca de 21% da população boliviana tem o quechua como sua língua nativa, e 2 milhões de bolivianos falam o aymara.

Chile

Deserto do Atacama, localizado na região norte do Chile.

Cerca de 17 milhões de chilenos falam espanhol como sua primeira língua, sabia? As gírias locais são bastante usadas pela população, o que pode ser difícil para um espanhol nativo. Contudo, a pronúncia é bem parecida com o espanhol comum.

Colômbia

Estima-se que 99,2% dos colombianos falam espanhol, embora várias regiões tenham seus próprios dialetos de colombiano-espanhol. No entanto, o espanhol colombiano ainda é considerado como tendo um sotaque mais neutro, o que é ótimo para quem quer fazer um intercâmbio e aprender a língua como estrangeiro. 

A Colômbia reúne tudo que a gente mais ama: florestas, cultura e praias, reunindo atrações favoritas das pessoas que fazem intercâmbio por lá.

Costa Rica

Playa Esterillos em San José, Costa Rica.

A Costa Rica está entre os países que falam espanhol como língua oficial. Seu dialeto é conhecido como o espanhol costarriquenho, que é a língua mais falada no país. Além disso, existem 5 línguas indígenas distintas que são faladas por minorias de forma regular.

Cuba

Cerca de 90% da população da grande ilha caribenha tem o espanhol como primeira língua. Cuba tem uma grande mistura de etnias, em grande parte devido ao comércio de escravos que vieram da África, mas também conta com uma mistura dos povos indígenas de Ciboney e Taino. Algumas outras línguas faladas em Cuba são o crioulo haitiano, lucimi, galego e corso.

República Dominicana

Mais um dos países que falam espanhol como língua oficial e tem o dialeto local conhecido como espanhol dominicano. Os dominicanos também tendem a falar mais alto e mais rápido do que em outros países de língua espanhola. Algumas palavras ditas em espanhol dominicano também são diferentes do castelhano, e os dominicanos muitas vezes “pulam” a letra “s”.

Equador

Vulcão Cotopaxi em Quito, Equador.

A maioria dos equatorianos fala espanhol como primeira língua, e além disso, há também 10 línguas nativas faladas por vários grupos étnicos no Equador. Existem três dialetos distintos do espanhol equatoriano, dependendo da região: Espanhol da Costa Equatorial, Espanhol Andino e Espanhol Amazônico.

El Salvador

Praia El Cuco, na costa sul de El Salvador.

O idioma de El Salvador também é conhecido como salvadorenho-espanhol. Esse tipo de espanhol têm várias gírias e expressões que são faladas apenas no país e que também tem a pronúncia um pouco diferente. O uso do “tu” é muito raro em El Salvador, e a maioria dos locais usa o “usted”.

Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial é o único dos países que falam espanhol oficialmente na África desde 1844. O Império Espanhol ganhou controle sobre a Guiné Equatorial no século 17 após um acordo com Portugal, e a Espanha continuou a governar o país africano até à sua independência.

Os colonos da Espanha vieram para o país para criar fazendas de cacau, por isso boa parte da população da Guiné Equatorial tem o espanhol como língua nativa. O francês e o português são outras duas línguas oficiais, já o inglês anobonês, as línguas Igbo e Fang Bube Combe Pidgin são reconhecidas como línguas regionais.

Guatemala

Mais um entre os países que falam espanhol como língua oficial, a Guatemala conta com dialeto chamado de guatemalteco. Além disso, outros 21 idiomas maias são reconhecidos pelo governo, embora o espanhol seja o único idioma oficial do país.

Honduras

Catedral de San Pedro Sula, Honduras.

O espanhol é a língua oficial de Honduras. Além disso, há também algumas línguas indígenas no país, onde o garifuna é a mais comum entre elas. Há também cerca de 42 mil imigrantes que falam árabe como sua primeira língua.

México

Igreja da cidade de Valladolid, México.

Com vocês, o México! O maior país de língua espanhola do mundo conta com mais de 129 milhões de falantes de espanhol. A principal diferença entre o castelhano e o mexicano-espanhol é o sotaque e a pronúncia de algumas palavras.

Por exemplo, eles pronunciam “z” e “s” da mesma maneira, enquanto os espanhóis têm sons diferentes para cada letra.

O México também tem um grande número de línguas indígenas que são faladas diariamente, onde o Nahuatl, Yucatec Maya, Mixtec, Zapotec, Tzeltal Maya, Tzotzil Maya e Otomi estão entre as línguas indígenas mais faladas no México.

Nicarágua

Ruas de Leon, Nicarágua.

A Nicarágua é outro país da América Central que fala espanhol e cerca de 90% da população fala fluentemente. Além disso, há também quatro línguas indígenas que são faladas por nicaraguenses, assim como o inglês. O nicaraguense-espanhol é frequentemente chamado de Nicañol, que tem uma fonologia distinta.

Panamá

O espanhol falado no Panamá é frequentemente conhecido como panamenho-espanhol, e cerca de 93% da população o fala como sua primeira língua. Inglês, francês e árabe são algumas das outras línguas faladas no Panamá. Há também dialetos locais do espanhol, como o Ngäbere.

Paraguai

O espanhol e o guarani são as línguas oficiais do Paraguai, e estima-se que cerca de 87% da população fala espanhol. O guarani é falado por cerca de 4.650.000 pessoas, o que significa que uma grande parte da população do Paraguai é bilíngüe.

Peru

Machu Picchu, ponto turístico famosíssimo de Lima, Peru.

O espanhol é a língua mais falada no Peru, com cerca de 84% da população que o fala com regularidade. O quíchua é outra língua comum no Peru, que é uma das línguas indígenas.

No sul do Peru, há também um grupo bastante grande de pessoas que falam o aymara.

O país abriga um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, Machu Picchu, que foi descrito pela Unesco como “o legado tangível mais significativo da civilização inca”.

Espanha

Vista aérea do castelo de Gibralfaro em Málaga, Espanha.

A Espanha é a mãe dos países que falam espanhol, mas a maioria dos falantes de espanhol mora fora da Espanha, sabia? Boa parte disso é resultado do colonialismo onde o Império Espanhol governou grandes partes da América do Norte, América do Sul e as ilhas do Caribe.

Na Espanha, o espanhol é a única língua oficial a nível nacional, enquanto o basco, o catalão e o galego estão lado a lado do espanhol em certas regiões. Este é um dos muitos fatos interessantes sobre a Espanha que você provavelmente não conhecia, né?

Uruguai

Cabo Polonio, Uruguay.

O espanhol é a língua oficial do Uruguai e cerca de 99% de toda a população o tem como língua materna. O uruguaio-espanhol é um pouco parecido com o argentino-espanhol e também tem sido influenciado por italianos e guachos.

No total há cerca de 3,3 milhões de pessoas vivendo no Uruguai, e as outras línguas faladas são minorias e incluem o português, o portuñol e o italiano.

Por ser bem próximo do Brasil, o Uruguai é um dos países que falam espanhol e é fácil de viajar, com cidades super charmosas!

Venezuela

Margarita Island, localizada no estado de Nueva Esparta, Venezuela.

Estima-se que existam 40 línguas faladas regularmente na Venezuela, mas a maioria da população fala espanhol, que é também a língua oficial. Os venezuelanos tendem a ser menos formais quando falam em comparação com outros países que falam espanhol.

São tantos países que falam espanhol, não é mesmo? Viu só quantas oportunidades você tem para aprender o idioma, viajar e imergir em culturas tão diferentes? O mundo é mesmo muito rico em diversas línguas.

Existem ainda outros países que falam espanhol, mas como uma segunda língua. A Alemanha, França, Itália, Suécia, Rússia, Israel e Marrocos são alguns deles onde o espanhol é falado por uma porcentagem da população.

Até nos Estados Unidos existe uma comunidade de falantes de espanhol!

Existem milhões de pessoas para você se comunicar e aprender o espanhol. São países que carregam culturas super ricas, paisagens maravilhosas e locais diferentes para viajar. Aprender um dos idiomas mais falados no mundo com certeza vai te trazer muitas vantagens: familiaridade com o português, valorização profissional, mais autonomia e praticidade.

Qual desses países que falam espanhol você vai escolher? Conta para a gente nos comentários e veja mais dicas sobre os destinos mais buscados por brasileiros que desejam morar em outro país aqui no blog da CI

Países que falam espanhol: uma volta ao mundo

  • Conhecer a língua espanhola, ao contrário do que se pensa, não é garantia de facilidade de comunicação apenas em viagens para a Espanha e países da América Latina.
  • A comunidade falante deste idioma abrange todos os continentes, sendo possível comprar passagens aéreas com destino a lugares de diversas culturas de todo o mundo.
  • Com a existência de cerca de meio bilhão de hispanófonos no mundo, aprender verdadeiramente a língua e não arriscar um improviso a partir do português é uma grande vantagem,.
  • Essa língua, além de proporcionar melhores oportunidades de trabalho, pode tornar mais tranquila a realização do sonho de ter a rica experiência de fazer uma viagem de volta ao mundo.

Santiago, Chile Encontre voos baratos para o Chile!

Países que falam espanhol nas Américas

  1. Na América do Norte dois países se destacam como destinos que têm forte presença do espanhol: os EUA e o México.
  2. Nos Estados Unidos é possível aproveitar os atrativos turísticos comunicando-se neste idioma sem problemas nos estados da Califórnia, do Novo México e do Texas.

  3. Ou seja, é possível conhecer as belas praias de San Francisco, San Diego e Palm Springs, Hollywood e sua Calçada da Fama, Beverly Hills, os estúdios Walt Disney, Universal e Warner Bros, a Disneylândia, o Hard Rock Hotel and Casino e a Tower of Americas.

  4. Já o México, como a língua espanhola é oficial, todo o país pode ser desfrutado, o que significa que é fácil conversar nas visitas aos incríveis sítios arqueológicos de Chichen-Itzá e Xochimilco e às praias de Cancún e Cozumel.

  5. Para quem quer explorar a América Central e do Sul, países que falam espanhol não faltam: Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Cuba, República Dominicana, Porto Rico, Antilhas Neerlandesas, Ilhas Virgens, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela compõem a lista.

  6. Todos os destinos da América Central e do Sul têm belas paisagens e cultura extraordinária, podendo ser encontrados atrativos como: as praias caribenhas; os monumentos históricos cubanos; a cultura dos povos pré-colombianos presente na rotina dos bolivianos, colombianos, venezuelanos e paraguaios; as vinícolas e estações de esqui chilenas; e os museus, casas de espetáculos e deliciosas carnes argentinas e uruguaias.

Busque passagens aéreas promocionais para México!

Países que falam espanhol na Europa

A Europa hispanófona não se limita à Espanha – com possíveis passeios em visitação às obras de Gaudí em Barcelona e aos resquícios da muralha árabe em Madrid. Em Andorra e Gibraltar também se fala Espanhol, sendo possível conhecer estâncias de inverno do primeiro e os belos rochedos do segundo.

Madrid, Espanha Veja passagens aéreas baratas para Espanha!

Países com influência hispânica na África

Conhecer a África também é possível falando a língua espanhola, esta é falada nas Ilhas Canárias, Guiné Equatorial, Marrocos, Saara Ocidental e nos territórios independentes da Espanha – Ceuta e Melilla, o que torna possível viajar para conhecer as águas azuis das praias de Tenerife; as selvas de Bata; as mesquitas de Marrakesh; o centro de Dakhla; as atividades náuticas em Ceuta e a rota dos templos em Mellila.

Marrocos Veja passagens aéreas em promoção para Marrocos!

Falando espanhol na Ásia e Oceania

Quem deseja passar pela Ásia na viagem pelo mundo falando espanhol pode conhecer recantos como os luxuosos resorts das Filipinas, os templos diversos de Jerusalém em Israel, os parques de entretenimento nas cidades de YiIan, Keelung e Tamsui em Taiwan, e os mercados de Istambul na Turquia. Já na Oceania podem ser visitadas a Ilha de Páscoa, Guam e as Ilhas Marianas do Norte.

Portanto, quem sabe falar espanhol não tem desculpas para sentir-se envergonhado em comunicar-se pelo mundo. Para tornar real o sonho de fazer a volta ao mundo basta procurar as passagens dentre as diversas companhias aéreas que levam a destinos hispanófonos – a exemplo da Ibéria.

Filipinas Busque passagens aéreas baratas para as Filipinas!

Busque passagens aéreas baratas agora no Skyscanner!

Related

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*