Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Bons motivos para aprender alemão

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Como primeira ou segunda língua de aproximadamente 125 milhões de pessoas, o alemão é um dos idiomas mais significativos do mundo. O Alemão é a língua oficial de sete países da União Européia: Alemanha, Áustria, parte da Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo Itália e Bélgica. Um entre três europeus fala alemã como língua materna ou estrangeira. Além disso, aproximadamente 17 milhões pessoas estudam o alemão atualmente. No Brasil, calcula-se que cinco milhões de pessoas tenham origem alemã; 1,5 milhão fala alemão (Censo de 2000).

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Nos dias de hoje, em que o inglês já é obrigatório, o domínio de uma segunda língua estrangeira é um diferencial na disputa por uma vaga no mercado de trabalho nacional e também numa carreira no mundo corporativo internacional.

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

O alemão é uma das línguas predominantes na ciência, literatura, filosofia, teologia, história, música, cinema e arte. Conhecer a fundo obras de artistas, compositores, cientistas e grandes pensadores em sua própria língua é muito enriquecedor. Alemão é a língua de Goethe, Kafka, Kant, Hegel, Nietzsche, Mozart, Beethoven, Lutero, Marx, Freud e Einstein.

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

O sistema de educação alemão possui uma longa tradição –a mais antiga universidade alemã, a Ruprecht-Karls-Universität, de Heidelberg, foi fundada em 1386– e uma ótima reputação internacional.
A Alemanha encontra-se em terceiro lugar na preferência de estudantes estrangeiros; anualmente, mais de 240 mil estrangeiros estudam e pesquisam nos 350 institutos de pesquisa e universidades do país.

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

A cada ano, milhões de turistas estrangeiros visitam os países de língua alemã.

Afinal, ali há algo para todos os gostos: Eles vêm ao festival de cinema de Berlim ou de música em Salzburgo; visitam a ilha dos museus em Berlim e as pinacotecas em Munique; querem conhecer a casa onde Goethe nasceu ou a moderna skyline de Frankfurt; vêm ver os castelos do Rei Ludwig, na Baviera, o lendário rio Reno e os Alpes suíços e austríacos. Entender e falar alemão dá a você a chance de conhecer em primeira mão pessoas da Alemanha, Áustria e Suíça, sua cultura e história.

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Na lista das línguas mais utilizadas no ciberespaço, o alemão ocupa, desde 2001, o segundo lugar. Um estudo da União Latina, de novembro de 2007, sobre a presença das línguas latinas e do alemão no espaço Web relativamente ao inglês, informa que 45% das páginas web são em inglês, seguidas de 11,97% de páginas em alemão, francês (9,8%), espanhol (8,45%), italiano (5,92%) e português (3,09%).

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Provavelmente você conhece mais palavras alemãs do que imagina: Hotel, Information, Café, Bar, etc. Apesar de o idioma alemão, assim como o inglês, ser uma língua germânica e o português, uma língua neolatina, existem muitas semelhanças, o que é explicado pela genealogia das línguas.

Confira os países que falam alemão!

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Confira os países que falam alemão!

Aprender um idioma novo pode ser um verdadeiro desafio e, com o alemão obviamente, não é diferente! O alemão tem inúmeras regras e é conhecido pela facilidade em criar novas palavras através da combinação de duas ou mais palavras. Além disso, existe a dificuldade em memorizar a ortografia, uma vez que o alemão, assim como outros idiomas, não se escreve da forma como se fala.

Talvez viajar para um país que fale alemão com fluência, que tenha o idioma como língua materna possa ajudar você a se familiarizar mais com o idioma. Aliás, você sabe quais são os países que falam alemão?

Origem do alemão

O alemão é uma língua indo-europeia e pertence à família dos idiomas germânicas ocidentais.

A língua alemã tem forte parentesco com o holandês, o inglês, o frísio e o ídiche. Estas línguas também são encontradas no grupo das línguas germânicas ocidentais.

Países que falam alemão

Cerca de 98 milhões de pessoas ao redor do mundo todo tem o alemão como língua materna.

Além disso, você sabia que há pelo menos 80 milhões de pessoas que aprendem o idioma alemão como segunda língua ou língua estrangeira? Estima-se que na União Europeia cerca de 50 milhões de pessoas têm conhecimentos de alemão, o que é um número considerável!O alemão é língua oficial em 6 países europeus: Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Lichtenstein e Bélgica. Na Alemanha, na Áustria e em Lichtenstein o alemão é a única língua oficial, ou seja, dificilmente você vai encontrar nativos falando outros idiomas. Já em outros países, o alemão divide espaço com outras línguas..

Em Luxemburgo, por exemplo, fala-se três idiomas oficiais: luxemburguês, francês e alemão. Fique livre para escolher o idioma que prefere se comunicar por lá ????

Já em Bruxelas, a sede da UE, o alemão é uma das línguas oficiais. Na administração da Organização das Nações Unidas (ONU), o alemão também tem um estatuto especial e, embora não seja oficial e usada de forma corriqueira no trabalho, todos os documentos são sempre traduzidos para o alemão.

E você, conhece outros países que falam alemão? Deixe nos comentário. Se gostou, do artigo, compartilhe com seus amigos!Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Países onde o Alemão é falado

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Você tem vontade de aprender alemão? Saiba que isso é ótimo! A Alemanha é uma das maiores potências do mundo, e oferece ótimas oportunidades de trabalho para quem se capacita, e não só a Alemanha! O primeiro passo é aprender o idioma. Por isso, vamos dar uma olhada em países onde o alemão é falado.

Você se surpreenderia se soubesse que o alemão é a língua oficial de outros vários países. Isso quer dizer que suas oportunidades podem estar muito além da Alemanha. Por isso, a seguir, vamos listar alguns desses países!

Principais países onde se fala alemão

Como foi dito, o alemão não é a língua oficial só da Alemanha. Existem mais seis países nos quais as pessoas têm esse idioma como sua língua oficial. Fato é que nem todo mundo sabe disso. Se soubessem, talvez até houvesse mais pessoas interessadas em aprender alemão.

Por isso, agora você vai expandir seu conhecimento e quem sabe, começar a pensar em outros destinos além da Alemanha para visitar ou tentar a vida. Confira!

Suíça

A Suíça é um dos países que tem o alemão como língua oficial. É um país pequeno, porém muito populoso e com várias oportunidades de trabalho, principalmente porque ali se localizam alguns dos bancos mais importantes do mundo.
Sendo assim, aprender alemão para morar na Suíça pode ser uma ótima ideia.

Áustria

A Áustria também leva o alemão como idioma oficial. Localizada na Europa Central, tem uma das maiores economias mundiais. É um país ótimo para se viver, e principalmente, muito diferente do Brasil em diversos aspectos, começando pelo clima.

Luxemburgo

Em Luxemburgo as pessoas também falam alemão. É um país pequeno, porém que proporciona uma ótima qualidade de vida, justamente porque tem PIB que chega ser um dos mais elevados do mundo. É um lugar ótimo para se viver, que concentra muita área verde para lazer, bares, cafés e afins.

Bélgica

Localizada no oeste da Europa, na Bélgica também se fala alemão oficialmente. É um país bem grande, e que também tem um dos maiores PIB per capita do mundo. O custo de vida lá é elevado, mas compensa se levado em conta o salário da população.

Lichenstein

Outro pequeno país europeu, em Lichenstein também se fala alemão. É um dos países com um dos mais baixos índices de criminalidade do mundo. Dizem que lá as pessoas nem mesmo trancam as portas de suas casas.

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Alemanha

E por último, mas não menos importante, temos a Alemanha. Como foi dito, uma das maiores potências mundiais.
Morar na Alemanha é algo que proporciona uma série de vantagens para as pessoas, não só em relação a trabalho, mas também em relação à qualidade de vida. E se você busca reconhecimento pelo seu trabalho, então morar lá é uma ótima ideia.

Agora você já conhece os principais países nos quais se falam o idioma alemão. São mais do que você imaginava, não é mesmo? Então, aproveite! Vá conhecer outra cultura e não fique sempre preso na mesma opção.

Os 5 maiores desafios de aprender alemão, segundo um brasileiro

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Mais de cem milhões de pessoas falam alemão diariamente no mundo. Aprender alemão e entrar para esse grupo envolve esforço. Pode ser que estudar e pesquisar na Alemanha não dependa exclusivamente disso, como nós do TIPPS já explicamos aqui. Mas aprender alemão pode ser a chave para uma estadia mais eficiente, sem mal entendidos e com acesso a informação em seu formato original, sem as perdas que a tradução pode causar.

Na primeira fase da bolsa German Chancellor Fellowship, a Fundação Alexander von Humboldt oferece um curso intensivo de alemão a seus bolsistas brasileiros, russos, indianos, chineses e estado-unidenses.

São três meses de descobertas, trava-línguas e de, pelo menos (em minha opinião) 5 desafios principais para os falantes de português ao aprender alemão. Veja a seguir quais são esses desafios:

1 – O gênero

Assim como no português, tudo tem gênero na língua alemã. No entanto, no alemão, as palavras podem ser femininas, masculinas ou neutras. Cada tipo com seu próprio artigo: der, para masculino, die, para feminino e das, para neutro.

Tudo ótimo até você perceber que, por mais que existam alguns “macetes” aqui e ali, não há como se lembrar do sexo de todos os substantivos alemães que você conhece a não ser por meio de memorização.

É usar para lembrar! E o gênero ainda flexiona outras palavras em volta do substantivo, como adjetivos…

2 – Conjugações verbais

Mais um aspecto que, por existir no português, parece vantagem para brasileiros, mas que se mostra desafiador no alemão.

O que acontece é que, como, normalmente, a memória de aprendizado de uma nova língua envolve o inglês, em que as flexões verbais são poucas, esquecemos o quão difícil pode ser lembrar quem é quem no “casamento” verbo conjugado + pronome pessoal. Mais uma caso de memorização! Não tem pra onde fugir.

Leia também:  Como Evitar Que Instagram Baje La Calidad De Las Fotos?

3 – Pronúncia do “R”

No alemão, existe um “r” quase indecifrável. Ele está em “Straße” (rua) e “Freund” (amigo). À primeira ouvida, parece o som de “rr”, francês, leve.

Porém, depois de mais tempo de estudo, você perceberá que essa letrinha envolve um sutil som ríspido, peitoral, em algumas palavras. Algo como uma coceira na garganta.

E você pode só se dar conta disso quando um alemão vier te dizer que você está falando errado.

Leia também: Brasileiros na Alemanha dão 5 dicas para aprender o idioma

4 – Verbos trennbar

Imagine que, alguns verbos no alemão, quando conjugados, simplesmente se dividem em duas partes. Uma fica no meio da frase a outra vai para o final. É. “Anfangen”, que é o verbo começar, por exemplo, fica assim, na frase “Eu começo hoje.”:

Ich fange heute an.

Conjugado na primeira pessoa do singular e dividido em duas partes. Só parece fácil até encontrar uma frase grande em que, depois de todas as preposições, advérbios e adjetivos, você precisará lembrar do prefixo do verbo para finalizar a frase perfeitamente.

5 – Acusativo e Dativo

As versões que artigos e adjetivos podem ter, dependendo do gênero do substantivo, ganham companhias assustadoras quando entramos no universo de Acusativo e Dativo.

Simplificando (porque até para explicar aqui é difícil), no alemão, substantivos que funcionam na frase como objetos diretos devem aparecer com seu artigo em uma forma diferente, a acusativa. Uma mudança válida apenas no caso de substantivos masculinos: “der”, artigo masculino, se transforma em “den”.

Mas, se a posição for de objeto indireto, aí tudo precisa mudar para a forma dativa, tanto substantivos masculinos e femininos quanto neutros.

E não para por aí! Os pronomes também mudam: “eu” pode ser tanto “Ich”, na forma mais comum, nominativa, quanto “mich”, na forma acusativa e “mir”, dativa. A boa notícia é que o processo de aprender alemão, uma língua tão rica e influenciada pelo jeito de pensar, tão direto, ajuda a entender como funciona a fascinante terra das ideias. Nosso lugar preferido para estudar e pesquisar.

Você também quer aprender alemão e tem outros desafios a listar ou dicas para dividir? Comente e vamos compartilhar histórias!

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

Sobre o Autor

Ramon Luz é publicitário, certificado em produção de vídeos jornalísticos para a web pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin.

Primeiro capixaba a ganhar a bolsa German Chancellor Fellowship, da Fundação Alexander von Humboldt. Em 2016, teve seu primeiro web-doc “Doce Senhora do Rio”, premiado pela Associação Nacional de Jornais, a ANJ.

Membro do coletivo TIPPS – Estudar e Pesquisar na Alemanha desde de julho deste ano.

As 10 línguas mais faladas no mundo

Não se trata apenas de uma questão estatística: é fundamental no planejamento de uma estratégia de expansão global entender sobre os idiomas. Quer seja no local de trabalho ou pessoal, o conhecimento de outras línguas oferece-nos novos horizontes e oportunidades.

Hoje, existem várias ferramentas para o aprendizado de idiomas e existem cursos desenhados para cada necessidade. Temos conhecimento, temos novas ideias ou produtos: vamos multiplicar a nossa voz em todas as línguas possíveis!

Aqui está uma lista das 10 línguas mais faladas no mundo de acordo com dados da Ethnologue (2020).

Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?

1. Inglês (1268 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 379 milhões
  • Falantes não nativos: 753 milhões

Como o latim ou grego na época, o inglês é a língua universal hoje. É o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia, etc.

Uma pessoa bilíngue, que fala espanhol e inglês, é capaz de entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet (Internet World Stats, 2019). É também a língua oficial dos céus – todos os pilotos precisam falar e se identificar em inglês.

Faça um teste rápido de seu nível de inglês

2. Chinês Mandarim (1120 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 918 milhões
  • Falantes não nativos: 199 milhões

Adicionando falantes nativos e não nativos, o mandarim é a segunda língua mais falada no mundo. No entanto, é o primeiro se apenas os falantes nativos forem levados em consideração.

O mandarim não é realmente uma língua, mas sim um conjunto de dialetos da língua chinesa. O fato que unifica esses dialetos sob o mesmo nome é que seus falantes podem se entender. O mandarim é uma língua tonal, o que significa que o significado de uma palavra muda de acordo com a forma como a pronunciamos.

Embora 20% dos que se conectam à internet falem chinês, pouco mais de 1% do conteúdo disponível na web é nesse idioma.

3. Hindi (637 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 341 milhões
  • Falantes não nativos: 274 milhões

O hindi é, junto com o inglês, uma das 22 línguas oficiais da Índia, o segundo país mais populoso do mundo. A diversidade linguística da região (mais de 1.600 línguas coexistem) explica a alta taxa de falantes não nativos que a usam como língua franca.

Se você fala inglês, provavelmente já conhece um pouco de hindi e nem sabia disso! Algumas palavras como:

‘guru’, ‘jungle’, ‘karma’, ‘yoga’, ‘bungalow’, por exemplo, são palavras de origem hindi. Legal, né?

4. Espanhol (538 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 460 milhões
  • Falantes não nativos: 74 milhões

É a segunda das línguas mais faladas no mundo em termos de número de falantes nativos. Além disso, é o terceiro mais utilizado na internet. O Espanhol é o segundo idioma mais estudado no mundo também.

Sua enorme expansão colonial levou a língua não só para a América, mas também para a África e a Ásia. Devido à migração, os Estados Unidos são o segundo país com maior número de falantes de espanhol no mundo.

5. Francês (277 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 77 milhões
  • Falantes não nativos: 203 milhões

O colonialismo permitiu que o francês se espalhasse pelo mundo. Hoje é a língua oficial de 29 países em diferentes continentes.

Se o inglês é a língua dos negócios, o francês foi considerado a língua da cultura e até mesmo do amor. A sua enorme importância também se reflete no fato de ser a terceira língua com maior número de falantes não nativos.

6. Árabe (274 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 245 milhões
  • Falantes não nativos: 29 milhões

O árabe é a língua oficial de 26 países.

Devido a essa dispersão territorial, trata-se, na verdade, de um conjunto de dialetos. É também a linguagem litúrgica do Islã.

O árabe também influenciou fortemente algumas línguas europeias, como o espanhol e o português: algumas palavras soam exatamente iguais.

Não é apenas a língua que valoriza o enorme legado cultural do mundo árabe, mas também uma ferramenta necessária para o campo dos negócios naquela região do mundo. 

7. Bengali (265 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 228 milhões
  • Falantes não nativos: 37 milhões

O bengali é a língua oficial de Bangladesh.

Pode ser uma surpresa que uma língua falada em um território tão pequeno apareça na lista das línguas mais faladas do mundo, certo? No entanto, o fato é explicado pela densidade populacional daquela região.

Além disso, é falado em algumas áreas da Índia e da Birmânia.

O alfabeto bengali tem um ponto bem interessante: cada consoante tem um som de vogal embutido, o que é bastante incomum para os ocidentais.

8. Russo (258 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 154 milhões
  • Falantes não nativos: 104 milhões

Menos surpreendente é a inclusão do russo entre as línguas mais faladas no mundo se pensarmos em sua extensão territorial. É a língua oficial de quatro países, mas também é falada em todos os que fizeram parte da ex-União Soviética. É a língua com o maior número de falantes nativos em toda a Europa.

A gramática russa é conhecida por ser complicada e difícil de entender, porém, o russo tem apenas cerca de 200 mil palavras (o inglês tem cerca de 1 milhão), razão pela qual a maioria delas tem mais de um significado.

9. Português (252 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 221 milhões
  • Falantes não nativos: 13 milhões

O português é outra das línguas que se expandiu no período colonial europeu. Hoje é a língua oficial de 9 países divididos entre Europa, América, África e Ásia.

O maior expoente em termos de extensão territorial e número de falantes é o Brasil. Além disso, é a língua mais falada no hemisfério sul. Porém, o idioma tem status oficial em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

10. Indonésio (199 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 43 milhões
  • Falantes não nativos: 155 milhões

É a língua oficial da Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo. Tem a peculiaridade de não ser a língua nativa da maioria de seus falantes. É, portanto, uma segunda língua necessária para o entendimento mútuo em um país com mais de 200 línguas.

  • Apesar dos preconceitos ocidentais, com uma estrutura simples e pronúncia fácil a seu favor, o indonésio é surpreendentemente fácil de aprender.
  • Paises Que Falam Alemão Como Lingua Oficial?
  • Ouça o podcast do Berlitz sobre as 10 línguas mais faladas no mundo!

Quero Aprender Alemão

O alemão é língua ofical de 6 países europeus: Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Lichtenstein e Bélgica.

Na Alemanha, na Áustria e em Lichtenstein o alemão é a única língua oficial. Nos outros países o alemão divide espaço com outros idiomas.

Em Luxemburgo, que é um país minúsculo, mas com três idiomas oficiais, se ouvem os três idiomas lado a lado (pelo menos na cidade de Luxemburgo qdo visitei, havia supermercados com letreiros em francês ao lado de McDonald's com letreiro em alemão, tudo num só lugar).

Quero Aprender Alemão

Fabs Werneck: nao sei em que regiões se fala alemão na Bélgica. Creio que apenas em regiões fronteiriças, mas não sei com precisão. O fato é que alemão é uma das línguas oficiais do país.

William Martins

Leia também:  Como Desligar O Iphone 6 Quando Trava?

Complicado, hein?!?!?!?

Quero Aprender Alemão

Miyiuki Lima: O nome em português também é esse mesmo 🙂

Quero Aprender Alemão

Miyiuki Lima: Eu esqueci um E… É Liechtenstein o nome, tanto em alemão quanto em português.

Quero Aprender Alemão

Lukas Ribeiro: Em Bruxelas se fala tanto neerlandês (holandês) quanto francês, na mesma cidade.Eles também dão o nome de “Flämisch” (Flamengo) ao neerlandês falado por lá.

Marisa Pedro-Pfeiffer

Na Suíça o alemão, o francês, o italiano e o romanche são as quatro línguas nacionais faladas…mas na parte alemã tem muitos dialetos alemão-suíço ou “Schwyzerdütsch”…o que complica a vida de quem está aprendendo o alemão clássico e precisa “treinar o ouvido”!!! rsrs

Silvana Vargas

Bom saber essas diferenças territoriais e aproximações linguisticas.

Vera Schiavo

Na cidade chamada Bolzen, no norte da Itália, se fala lingua italiana e a alemã. Nas ruas, as placas vem escritas nas duas linguas ( ex: Via Milano, Strasse Milano).

Sandra Barbosa

O alemão é a lingua oficial da Suíça só “no papel”. Nas ruas é falado o dialeto schweizerdeutsch, que é bem diferente do alemão. Mas toda a documentação é sempre escrita em hoch deutsch.

Sarah Tapirus Terrestris

In manchen Gemeinden Österreichs gibt es auch noch eine zweite Amtssprache, wie zum Beispiel Ungarisch oder Slowenisch.

Edison Waquil

também se fala alemão em algumas cidades da República Tcheca

Camilla Lima

Teve uma mulher num restaurante em Luxemburgo que praticamente nos obrigou a fazer o pedido em francês e ainda ficou corrigindo! Oooo raiva!

Marcus Vinicius

ja wie geht's?

Недавняя публикация Страницы

Gestern habe ich den Film “Das perfekte Geheimnis” gesehen. Schon lustig. Zu empfehlen.

Kennt ihr den Film?

JETZT DEN TRAILER GUCKEN! DAS PERFEKTE GEHEIMNIS kommt am 31. Oktober in die Kinos ???? Mit dem einmaligen Cast Elyas M'Barek, Florian David Fitz, Jella Haase, Karoline Herfurth, Frederick Lau, Wotan Wilke Möhring und Jessica Schwarz!

Andreia Nascimento Windolph

Comecei a assisti e parei pq é muito bla bla bla pra quem entende pouco alemão. ????

Andreia Bergmann

Noch nicht, kann man den Film bei Netflix (DE) sehen?

Rita Helena Bröckelmann

Não tem na Netflix Brasil

Нравится: 1,7 тыс.

A Adotchê é um Grupo de Apoio à Adoção da cidade de Passo Fundo (RS). Tem como objetivo apoiar,…

Нравится: 482

Em Nostradamus, paranormais coletarão pistas, terão visões e profetizarão 4 eventos mundiais. Tudo…

Нравится: 103

Веб-сайт

6 países que têm mais de uma língua oficial e você talvez não saiba

Você já deve ter ouvido falar que a Espanha tem regiões que falam outras línguas além do espanhol. Também já deve saber que a Itália e a Alemanha tem dialetos regionais que são bem diferentes da língua “oficial”. E que o Canadá tem regiões que falam tanto francês quanto inglês.

No entanto, multilinguismo (o uso de mais de um idioma por um grupo) é mais comum do que normalmente percebemos — talvez porque no Brasil o nosso contato com outras línguas seja mais raro. No entanto, há diversos países que reconhecem mais de uma língua como oficial. Você provavelmente já ouviu falar deles, mas talvez não soubesse que eles falam mais de uma língua.

E se você pretende estudar fora, ter consciência de que esse multilinguismo existe pode te ajudar a se preparar. Também pode ser uma inspiração pensar que mesmo em países cuja língua você desconhece há comunidades que também vivem lá e falam outro idioma. Confira:

Irlanda

Que o inglês é a língua oficial da Irlanda, isso quase todo mundo sabe. Agora, você sabia que o país tem outra língua oficial?

Trata-se do irlandês, também conhecido como Gaélico. Aliás, na constituição do país, o irlandês é explicitamente reconhecido como a primeira língua oficial, e o inglês como a segunda.

Ainda assim, a maior parte da população do país fala inglês — apenas cerca de 70 mil pessoas falam irlandês como primeira língua no dia a dia, embora de acordo com o último censo do país, 10,5% da população fala a língua ao menos uma vez por semana.

A língua tem grande importância histórica para o país. Por muito tempo, a Irlanda foi colônia do Reino Unido, e o uso do irlandês era desencorajado (ou até proibido). Quando o país conquistou sua independência no começo do século XX, a língua foi instituída também como um símbolo de resistência à colonização.

Até hoje, a maioria das comunicações oficiais do país (como sinalizações de trânsito e pontos de ônibus) traz tanto inglês como irlandês. Na escola, as crianças aprendem um pouco da língua — quase todos os irlandeses sabem pedir para ir ao banheiro em irlandês, por exemplo — e muitas vezes têm a opção de seguir estudando a língua caso desejem.

Como se diz em irlandês:

  • Bom dia! = Maidin mhaith!
  • Eu sou brasileiro = Tá mé Brasaíle
  • Quanto custa essa caneca? = Cé mhéad a chosnaíonn an mug seo?
  • Onde fica o hotel? = Cá bhfuil an t-óstán?
  • Duas cervejas por favor. = Dhá beoir le do thoil.
  • Obrigado! = Go raibh maith agat!

Além disso, a Irlanda do Norte (um país separado, que faz parte do Reino Unido mas fica na mesma ilha que a Irlanda) também reconhece oficialmente o dialeto Scots de Ulster, também chamado de “escocês das terras baixas”. O Ulster é o nome dado a uma parte da ilha da Irlanda que fica no norte. Lá, cerca de 40 mil pessoas falam uma variante do escocês específica daquela região, que tem reconhecimento oficial do país.

Escócia

A informação do parágrafo anterior pode ter dado um spoiler: na Escócia (país que pertence ao Reino Unido e fica ao norte da Inglaterra), o inglês é a língua oficial. Mas há outras línguas também reconhecidas pelo Estado como minoritárias, e a principal delas é o escocês, ou língua gaélica escocesa.

Ela chegou à região no século V, quando os celtas que moravam na Irlanda chegaram à costa oeste da Escócia — e, de fato, a língua ainda tem semelhanças com o irlandês.

Desde então, teve influência de vikings e de ingleses que se instalaram na região.

Atualmente, a língua gaélica escocesa ainda é falada por cerca de 57 mil pessoas, o que representa aproximadamente 1% da população com mais de três anos de idade da Escócia.

No entanto, nas Ilhas Hébridas Exteriores, que ficam a noroeste da Escócia, ela ainda é falada por mais de 50% da população. E segundo o último censo escolar do país, o número de estudantes que usam o gaélico escocês como língua principal em casa está crescendo, assim como o número de alunos matriculados em escolas que usam a língua.

Como se diz em escocês:

  • Bom dia! = Madainn mhath!
  • Eu sou brasileiro = Tha mi brazilian
  • Quanto custa essa caneca? = Dè a chosgas am mug seo?
  • Onde fica o hotel? = Càite a bheil an taigh-òsta?
  • Duas cervejas por favor. = Dà leann mas e do thoil e.
  • Obrigado! = Tapadh leibh!

País de Gales

Outro país do Reino Unido, o País de Gales fica na mesma ilha da Inglaterra e da Escócia, mas a oeste. Sua capital é Cardiff e sua língua oficial, além do inglês, é o galês, uma língua que é falada na região há mais de mil anos.

Assim como outras línguas locais do Reino Unido, o galês viu uma queda brusca no seu número de falantes ao longo do século XX. No entanto, depois desse período, foram feitos esforços do governo para resgatar a língua. Atualmente, cerca de 29% da população do País de Gales afirma saber falar galês.

Continua após a publicidade

Curiosamente, o País de Gales não é a única região onde o galês é falado.

Na Argentina, há uma província chamada Chubut, localizada bem ao sul, que recebeu no ano de 1865 um grande número de imigrantes galeses.

Até hoje, a língua é preservada na região, que tem até uma bandeira própria (embora não tenha independência política) e é chamada em alguns casos de “Y Wladfa” que, em galês, significa “a colônia”.

Como se diz em galês:

  • Bom dia! = Bore da!
  • Eu sou brasileiro = Rwy’n Brasil
  • Quanto custa essa caneca? = Faint mae’r mwg hwn yn ei gostio?
  • Onde fica o hotel? = Ble mae’r gwesty?
  • Duas cervejas por favor. = Dau gwrw os gwelwch yn dda.
  • Obrigado! = Diolch yn fawr!

Nova Zelândia

Além do inglês, a Nova Zelândia também tem como língua oficial o maori. Maori é o nome do povo originário da Nova Zelândia, e por extensão o nome da língua falada por esse povo. Ela era a principal língua falada na região até a colonização inglesa.

Ao longo do século 19, no entanto, a Inglaterra avançou sobre as terras originalmente do povo Maori, e tanto a população quanto a língua sofreram um processo de exclusão. No fim do século 19, o sistema de educação pública do país foi introduzido pela Inglaterra, em inglês, e a língua começou a decair.

Felizmente, ao longo do século 20, a língua e o povo maori passaram a ser revalorizados pela população neozelandesa. Segundo dados do censo de 2011, cerca de 3,7% da população geral do país consegue conversar nessa língua; entre a população maori, são aproximadamente 21%.

Como se diz em maori:

  • Bom dia! = Morena koutou!
  • Eu sou brasileiro = He brazilian ahau
  • Quanto custa essa caneca? = E hia nga moni ka oti te utu?
  • Onde fica o hotel? = Kei hea te hotera?
  • Duas cervejas por favor. = E rua nga pia ka pai.
  • Obrigado! = Ka rawe!

China

A China, na verdade, tem uma série de línguas oficiais. Aquela que nós normalmente reconhecemos como “chinês” é, na verdade, o mandarim. Chamá-la de “chinês”, no entanto, faz sentido, já que ela é a princial língua reconhecida pelo governo da China.

Leia também:  Como Conquistar Um Homem Que Não Quer Compromisso?

Além disso, o mandarim é falado pela maior parte da população, e funciona como uma espécie de “língua franca” no país. No entanto, a China tem também uma série de outras línguas oficiais que, em determinadas regiões, podem ser igualmente importantes.

Por exemplo: Hong Kong e Macau têm também como língua oficial o cantonês, uma variante local do chinês. Hong Kong também tem o inglês como língua oficial, e Macau tem o português.

Fora isso, a província de Jilin, que fica perto da Coreia, reconhece o Coreano como língua oficial. E nas províncias próximas à Mongólia, Cazaquistão e Tibete, as línguas oficiais desses países também são oficialmente reconhecidas.

Finalmente, há também a população dos Uigures. Assim como os Curdos, os Uigures são um povo sem estado. Sua população se concentra no noroeste da China, Cazaquistão, Usbequistão e Quirguistão. Na província de Xinjiang, na China, o Uigur é uma língua oficialmente reconhecida.

Guiana

A Guiana é um país pequeno na América do Sul, que faz fronteira com o Brasil (ao sul), a Venezuela (a oeste) e o Suriname (ao leste). Agora responda rápido: qual é a língua oficial da Guiana?

Se você respondeu “espanhol” (já que, afinal, é a língua de quase todos os países da América Latina), errou. A língua oficial da Guiana é o inglês, o que faz dela o único país da região a ter o inglês como língua oficial. Mesmo assim, o país reconhece dez línguas faladas regionalmente, como Akawaio, Macushi, Patamona e Wapishana.

O uso do inglês tem a ver com a história do país. Ele foi inicialmente colonizado por holandeses, mas o Reino Unido assumiu controle da região no fim do século 18. A Guiana só se tornou independente do Reino Unido em 1966, e só se tornou uma república em 1970.

Este texto foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar, parceira do Guia do Estudante. 

Continua após a publicidade

  • Estudar no exterior
  • inglês
  • línguas estrangeiras
  • português

Países que falam a língua alemã e suas origens

Existem muitos países que falam alemão ao redor do mundo nos dias de hoje, e a explicação para essa predominância da língua alemã ao redor do mundo está num passado bem distante, e pode ser explicado através de uma análise dos primeiros registros da língua. Os primeiros registros da língua germânica encontrados datam do século I a.C.

, do encontro dos povos germânicos com os romanos. Naquela época, a língua germânica abrangia um enorme grupo de dialetos mutuamente inteligíveis na Europa Central. Ela iria, mais tarde, evoluir para uma grande variedade de idiomas diferentes, incluindo o inglês, o sueco, o holandês, o africâner e muitos outros.

Em algum momento nos séculos seguintes ao encontro romano-germânico, a língua germânica dividiu-se em: língua germânica setentrional, que formou a base das línguas escandinavas, e língua germânica ocidental, que mais tarde deu origem à língua alemã, da forma que a conhecemos nos dias de hoje, além de dar origem à língua inglesa, ao escocês e a outros idiomas.

A primeira evidência da língua germânica ocidental, também chamada de alto-alemão antigo, é encontrada nas runas do alfabeto Futhark antigo, cuja origem remonta ao século VI d.C.. O alto-alemão antigo foi amplamente utilizado de 750 a 1050 d.C..O ano de 1050 d.C.

marca ainda o desenvolvimento do alto-alemão antigo para o chamado alto-alemão médio. Essa mudança foi causada principalmente por alterações na pronúncia das vogais e na gramática.

Foi neste período que o idioma alemão separou-se do saxão antigo, e mais tarde tornou-se a base para o baixo-alemão, uma língua vernácula falada no norte da Alemanha.

O período do alto-alemão médio foi quando o alemão escrito começou a florescer, substituindo lentamente o latim nas funções legais e governamentais.

Os historiadores discordam sobre o fim do período do alto-alemão médio, mas uma estimativa aponta para o século XVI, considerando a publicação da tradução de Martin Lutero da Bíblia como marco para a padronização não oficial do alemão moderno.

No entanto, só no século XVIII que uma padronização mais oficial do alemão foi feita, introduzindo o alemão como é conhecido hoje em dia (com poucas diferenças).

Quais são os países que falam alemão?

O alemão é a única língua oficial da Alemanha e da Áustria, e é uma das línguas oficiais da Suíça, juntamente com o francês e o italiano.

Mas existem diversos outros países que falam alemão e possuem muitos falantes nativos, como: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Estados Unidos, Grécia, Hungria, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Namíbia, Paraguai, Polônia, Quirguistão, República Tcheca, Romênia, Rússia, Ucrânia e Uruguai.

Quantas pessoas falam a língua alemã no mundo?

Com base em dados do censo de 2010, a língua alemã é a 11ª língua mais falada no mundo, com mais de 130 milhões de falantes. Desse total, cerca de 79 milhões de falantes moram na Alemanha. Além disso, aproximadamente 76 milhões de pessoas no mundo falam o alemão como primeira língua e 56 milhões falam o idioma como segunda, terceira ou quarta língua.

Quantas pessoas na Europa falam alemão?

Como esperado, na Europa é onde está o maior número de países que falam alemão. É onde existe a maior concentração de falantes do idioma.

Como mencionado, a Alemanha tem o maior número de pessoas que falam alemão, com um total de 79 milhões. Na Áustria, onde o alemão é a única língua oficial, basicamente toda a população de 8,7 milhões de pessoas fala o idioma.

Uma parte enorme da Suíça também fala a língua, com 292.000 falantes no total.

O alemão é hoje uma das 24 línguas oficiais da União Europeia e cerca de 100 milhões de pessoas falam a língua em todo o continente europeu. Depois do russo, o alemão é o idioma mais falado no continente.

Países que falam alemão na América do Norte

Em toda a América do Norte, há cerca de 1,4 milhão de falantes de alemão. Nos Estados Unidos, o alemão tem sofrido declínio há mais de um século, indo de mais de 2 milhões de falantes em 1910 para cerca de apenas 1 milhão hoje em dia.

Antes da Primeira Guerra Mundial, era a segunda língua mais falada nos EUA, mas perdeu essa posição, agora ocupada pelo espanhol. A origem da língua alemã no país naquela época se justifica devido ao grande número de imigrantes alemães que chegaram ao país nos séculos XVIII e XIX.

Aglomerações de colonos alemães formaram-se em todos os Estados Unidos e no Canadá, e sua cultura continua evidente em algumas comunidades, como nos falantes de holandês na Pensilvânia e nos últimos poucos falantes de alemão no Texas.

O Canadá também tem quase 400 000 falantes de alemão, a maioria deles imigrantes no país no século XX.

Quais países na América do Sul falam alemão?

Embora existam muitos falantes da língua alemã na América do Norte, há ainda mais na América do Sul, com um total de cerca de 2,2 milhões. Isso deve-se principalmente às comunidades alemãs que imigraram para essa região no século XIX.

A maioria dos países que falam alemão na América do Sul tem vários milhares de falantes da língua: o Uruguai tem 27.000, o Paraguai 58.000, o Equador 112.000 e o Chile 20.000, enquanto o Brasil e a Argentina abrigam uma população de língua alemã muito mais considerável.

Há cerca de 400 000 falantes de alemão na Argentina e 1,5 milhão no Brasil. Essas populações são geralmente altamente concentradas. No Brasil, quase todos os alemães vivem na região sul, onde há cidades como Blumenau que parecem reproduções exatas da cultura alemã do passado.

A existência de comunidades alemãs prósperas na América do Sul mesmo hoje em dia provavelmente deve-se ao fato de ter havido menos pressão para assimilação quando os imigrantes chegaram.

Países que falam alemão na África  

Durante o final do século XIX, a Alemanha, assim como muitos outros países europeus, colonizou e se apossou de terras na África. No entanto, a Alemanha começou a participar do processo de colonialismo tardiamente e tomou comparativamente menos terra do que países como a França e o Reino Unido.

O império colonial alemão também não durou muito tempo, porque a Alemanha foi forçada a abrir mão de suas colônias em virtude da derrota na Primeira Guerra Mundial, em 1918.

O único país com um grande número de falantes de alemão na África é a Namíbia, anteriormente chamada de Sudoeste Africano Alemão, com 11 200 pessoas.

Por que aprender o alemão?

Falando de forma bem objetiva: o alemão não é um dos idiomas mais fáceis de aprender para falantes de português. Mas também não é um dos mais difíceis. Na verdade, algumas pessoas acreditam que aprender o idioma é um desafio divertido. Não importa o seu motivo para aprender a língua, o alemão pode ser muito útil.

  • Caso você esteja se empolgando com a idéia de aprender a língua alemã, nós da Babbel vamos te dar uma boa maneira de começar: Veja aqui a nossa lista de 10 frases em alemão que são muito úteis no dia-a-dia, e que vão ser aquele empurrãozinho para você começar a falar a língua hoje mesmo!
  • O alemão é uma das mais utilizadas nos negócios ao redor do mundo, e pode ser muito útil no avanço de carreiras. Por existirem tantos países que falam alemão na Europa, é também um dos melhores idiomas para aprender antes de fazer uma viagem para o continente. Caso você queira embarcar nessa aventura mas ainda não domine o idioma, leia esse artigo que preparamos para você, sobre as possibilidades de arrumar um emprego na Alemanha sem falar alemão.

Seja qual for a sua razão, aprender a língua alemã abre as portas para você ler os contos de Franz Kafka no idioma original ou compreender melhor as obras de Walter Benjamin. Há muito mais motivos para acolher a cultura alemã, e nós encorajamos você a mergulhar de cabeça no aprendizado do idioma!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*