Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

A tortilha de batata é uma das receitas mais características da cozinha espanhola.

Servida no café da amanhã, no almoço, no jantar ou como lanche, o simples prato com ovos, batatas, cebola e azeite é muito apreciado em seu país natal e no exterior.

Ele costuma figurar na lancheira das crianças e diz-se que se trata da tapa mais pedida em bares e restaurantes de todas as províncias espanholas.

A tortilha é tão popular na Espanha que há até uma expressão com o nome do prato: “dar la vuelta a la tortilla”, que quer dizer inverter as circunstâncias ou mudar totalmente a situação – algo como virar o jogo.

Na minha última viagem à Espanha, constatei que os espanhóis chamam a tortilha de batatas de tortilla española, e o que para nós é simplesmente omelete, eles chamam de tortilla francesa.

Para mim, a cebola era essencial na tortilha de batatas, mas descobri que o ingrediente divide opiniões na Espanha. Muitas vezes também se acrescentam outros itens, como pimentão, jamón ou chorizo. Eles podem ser misturados ao ovo e à batata, servir de recheio ou cobrir a tortilha, que pode ser cortada em fatias triangulares ou quadradinhos.

Quanto à origem do prato típico, há muitas versões. De acordo com o recente livro La patata en Espanã – Historia y Agroecología del Tubérculo Andino, a tortilha de batatas teria sido inventada no final do século 18 na localidade de Villanueva de la Serena, no oeste da Espanha, durante a busca por um alimento barato e nutritivo para lutar contra a fome da época.

Outra versão diz que uma dona de casa da comunidade autônoma de Navarra inventou o prato por acidente. A tal senhora teria preparado ovos batidos com batatas e cebola durante a visita de um general. O militar gostou tanto do prato que acabou difundindo-o entre seus pares e, então, a tortilha acabou se popularizando.

Seja qual for a versão correta, fato é que a receita foi um sucesso. Apesar da simplicidade em termos de ingredientes, não é tão fácil assim preparar a tortilha perfeita. O importante é conseguir desgrudá-la da frigideira e girá-la.

Uma dica é usar uma frigideira antiaderente pequena, com cerca de 25 centímetros de diâmetro, e se possível, aquecê-la sobre uma chama a gás – essencial para formar as bordas da tortilha e impedir que elas quebrem, diz a revista de gastronomia Lucky Peach. Para virar a tortilha, é preciso adotar movimentos firmes e não hesitar.

  • Aprenda a receita clássica, com cebola*:
  • Ingredientes (para 4 pessoas)
  • Azeite de oliva
  • 3 cebolas grandes, picadas
  • ½ kg de batata
  • Sal
  • 6 ovos
  • Modo de preparo

Numa frigideira média, coloque bastante azeite e a cebola picada e deixe murchar. Retire e deixe escorrer sobre uma toalha de papel. Corte as batatas em pedaços pequenos e frite no mesmo azeite.

Espalhe a batata com uma colher de pau para que fique toda coberta pelo azeite. Cubra a frigideira com uma tampa e deixe a batata bem abafada.

Quando estiver macia, retire e escorra sobre uma toalha de papel.

Coloque a cebola e a batata numa tigela, misture e tempere com sal a gosto. Bata bem os ovos e misture com a batata e a cebola. Coloque azeite numa frigideira e aqueça bem. Despeje a mistura de batata, cebola e ovo na frigideira e cozinhe por alguns minutos, em fogo baixo, sacudindo a frigideira para não grudar.

Quando a parte inferior da omelete estiver firme e dourada, coloque um prato sobre a frigideira e vire a tortilha sobre ele. Então, deslize a tortilha, com a parte dourada para cima, de volta para a frigideira. Deixe dourar e sirva.

  1. *Receita adaptada do livro A Cozinha Espanhola, de Marta Waldman
  2. Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.
  • Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?
    A família real espanhola escolheu San Sebástian como residência de verão mais de 100 anos atrás. Na época, o sofisticado resort à beira mar, com seus spas em estilo “belle époque”, hotéis e cassinos, era um destino popular para a nobreza europeia. Hoje em dia, milhares se dirigem às praias nos arredores da cidade – a famosa Baía de la Concha e a Ilha de Santa Clara.
  • Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?
    Entre o litoral e a cidade, uma avenida beira-mar onde não circulam carros se estende ao longo de seis quilômetros. Saindo da praia de surfistas La Zurriola, ele contorna o Monte Urgull, com suas ondas gigantes, e passa pela escultura “Construcción vacía”, de Jorge Oteiza. E há mais esculturas continuando ao longo da Baía de la Concha em direção ao Monte Igueldo.
  • Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?
    No mapa, a zona antiga da cidade é estruturada como um tabuleiro de xadrez, pois ela precisou ser completamente reconstruída após um incêndio em 1813. A rua Fermín Calbetón, coração gastronômico de San Sebastián, atrai numerosos visitantes. Nos muitos bares, os balcões estão abarrotados de iguarias locais, dos peixinhos “boquerones” no pão branco ao “chorizo”.
  • Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?
    “Pintxos” são petiscos servidos em espetinhos de madeira. É uma maneira simples e engenhosa de desfrutar de camarões, lulas, pimentões frito ou carnes deliciosamente preparados. As “sociedades gastronómicas”, clubes de cozinha exclusivamente masculinos, são parte da história da culinária local. Calcula-se que existam cerca de 200 dessas instituições, criadas do século 19.
  • Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?
    A Plaza de la Constitución, localizada no centro do bairro antigo de San Sebastián, é onde são realizados as grandes festividades. As fachadas das casas lembram que o lugar já foi uma arena de touradas. Os números pintados nas varandas correspondiam aos ingressos dos espectadores.
  • Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?
    Desde 2012 o sangrento espetáculo das touradas é proibido em San Sebastián. Mas ainda se veem muitos bonecos de touros durante as grandes festividades, como a “Semana Grande”. Todos os anos, em agosto, a cidade marca o dia de Santa Maria com sua maior celebração, incluindo concertos, eventos esportivos e uma gigantesca queima de fogos de artifício.
  • Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?
    Aos pés do Monte Urgull está a escultura “O pente do vento”, do artista basco Eduardo Chillida (1924-2002), composta por duas imponentes estruturas de ferro maciço lembrando pinças, que se movem uma em direção a outra através da violenta rebentação do Oceano Atlântico. O artista amava sua cidade natal e a presenteou com várias obras. O povoado vizinho Hernani mantém um museu dedicado a Chillida.
  • Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?
    Entre a primavera e o outono europeus, surfistas de todo o mundo vão à praia La Zurriola. E onde os amigos da prancha se reúnem, sempre há festa. Como o Festival Olatu Talka, realizado este ano de 20 a 22 de maio. Uma vantagem adicional para os surfistas é a proximidade de San Sebastián a outras duas praias populares da região basca, Mundaka e Zarautz, assim como a Biarritz, na vizinha França.
  • Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?
    O festival anual de jazz Jazzaldia é um dos destaques culturais de San Sebastián. Estrelas como Ella Fitzgerald, Miles Davis, Diana Krall ou Keith Jarrett já brilharam nele. Em 2016, ano da cidade como Capital Europeia da Cultura, o evento transcorre de 20 a 25 de julho. Os concertos ao ar livre na praia têm entrada franca.
  • Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?
    O Monte Igueldo oferece a mais bela vista sobre La Concha, a baía em forma de meia-lua, com sua Ilha Santa Clara. Especialmente para as celebrações da Capital Europeia da Cultura, foi criada uma nova rota de trekking com 32 palcos. Em diferentes lugares ao longo dela, os caminhantes se depararão com instalações e eventos-surpresa. Autoria: Ille Simon / Simin Jawabreh (fc)

Tortilla Espanhola | Tortilla de Batatas

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

A tortilha de batatas espanhola (“tortilla de patatas”) é um dos pratos mais tradicionais da Espanha e também muito consumido na Argentina e Uruguai. Tortilla é o diminutivo em espanhol para torta (“bolo”). É um omelete cujos principais ingredientes são ovos e batatas, sempre fritos em azeite de oliva. Na maioria dos preparos agrega-se cebola e em alguns casos adiciona-se alho e/ou cebolinha. Algumas pessoas adicionam outros ingredientes, tais como chorizo, pimentão e atum mas nestes casos já não se costuma chamar o resultado final de tortilla de patatas.

As batatas

Apesar das batatas para tortilla passarem por um processo de fritura parcial, utilizam-se variedades que sejam boas para serem cozidas, pois estas se mantém mais firmes após o preparo.

Na Espanha utilizam-se principalmente as variedades Kennebec, Monalisa e Red Pontiac. No Brasil recomendamos o uso da batata Monalisa.

É uma batata versátil e que serve tanto para ser cozida quanto para ser frita.

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

  • Batata monalisa
  • As batatas podem ser cortadas em rodelas, em cubinhos ou mesmo irregulares.
  • Veja nosso artigo sobre tipos de batata para entender as diferenças entre as variedades de batatas encontradas no Brasil.
Leia também:  Como Se Chama A Pessoa Que Trabalha Numa Loja?

Os ovos

Ovos de galinhas criadas ao ar livre são os mais recomendados. Ovos de galinha caipira ou orgânico são boas alternativas.

Alguns chefs recomendam que os ovos não deveriam ser salgados com antecedência e que é melhor esperar até o último momento para salgá-los antes de irem ao fogo. Mas isso aparentemente é um mito que não faz nenhuma diferença significativa no preparo.

A cebola

É considerada um ingrediente tradicional da tortilla espanhola, mas muitos espanhóis não a utilizam na preparação da tortilla. É uma questão de gosto. Utilize cebolas comuns.

Receita da tortilla de batatas espanhola

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?A tortilla de batatas espanhola é feita com 4 ingredientes principais: ovos, batatas, cebola (opcional) e azeite de oliva. Ela pode ter um interior bem úmido ou ser mais firme.

  • 1 panela pequena (para frita a batata e a cebola)
  • 1 prato (para girar a tortilla)
  • 3 ovos
  • 300 gramas de batata com casca
  • 1 cebola média
  • 200 ml de azeite de oliva
  • sal a gosto
  • Para duas pessoas, utilizam-se 3 ovos e cerca de 300 gramas de batata (peso não descascado). Proporção ideal de 1 ovo para cada 100 g de batata não descascada; deve haver uma boa proporção de batata e ovos; nem muito líquido, nem muito pastoso
  • Se quiser utilizar cebola, 1 cebola média
  • Descascar e picar a batata (em rodelas, cubinhos ou de forma irregular, como no vídeo abaixo) e a cebola
  • Fritar a batata em azeite de oliva abundante; iniciar fritura em fogo baixo e terminar em fogo alto, para dourar; salgue as batatas depois de fritas; leva cerca de 15 minutos para fritar as batatas e cebola
  • A cebola pode ser frita junto com as batatas ou à parte; ficam boas tanto claras quanto caramelizadas
  • O ovo deve ser mexido com cuidado, para não acelerar a coagulação durante o cozimento
  • Retira-se a batata do fogo, escorrendo o excesso de azeite. Coloque a batata e a cebola misturada aos ovos mexidos e deixe descansar por 3 minutos
  • Coloque um pouco de óleo na frigideira, deixe esquentar bem e despeje a tortilla; frite por 1 minutos vire com o auxílio de um prato; frite por mais 1 minuto e vire novamente
  • Para um interior bem cremoso (“jugoso”), frite por apenas 3 minutos. Para um interior um pouco cremoso (como no vídeo) frite por cerca de 5 minutos; para um interior sólido, frite por cerca de 7 a 8 minutos;
  • É melhor utilizar duas frigideiras: uma maior para fritar a batata e a cebola; e outra menor e antiaderente, para fazer a tortilla; com a frigideira menor conseguimos fazer uma tortilla alta com uma menor quantidade de ingredientes, deixando o interior mais cremoso.

As melhores tortillas de batatas da Espanha

Sendo provavelmente o prato mais importante da Espanha, não poderia faltar um prêmio para as melhores tortillas de batata do país. Desde 1999 organiza-se o Concurso Nacional de Tortilla de Patata.

Os restaurantes ganhadores nos últimos anos foram os seguintes:

  • Alberto García Ponte “O Pote”, de Betanzos (A Coruña). Cremosa e sem cebola.

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

  • Senén González “Sagartoki”, de Vitoria
  • Itxaso Cisneros “Izaro”, de Bilbao

Veja o vídeo abaixo onde a tortilla do restaurante O Pote é preparada. Nota-se que a tortilla é virada rapidamente, começando em fogo alto e depois terminada em fogo mais baixo. Assim cria-se uma camada coagulada internamente, enquanto o interior fica cremoso. Esta tortilla não utiliza cebolas.

Um Clássico da Cozinha Espanhola: Tortilha Espanhola ou Tortilha de Batatas

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos? E
hoje, temos mais um prato típico feito mais ou menos à minha maneira, à moda da
Casa na Mala: a Tortilla Española!

Um
prato espanhol clássico, em que usaremos ingredientes fáceis de encontrar e
baratos: batatas e ovos. O resultado será uma gostosura que pode ser encontrada em qualquer bar ou restaurante espanhol.

Podemos
traduzir o nome como Tortilha Espanhola ou Omelete Espanhola. Não deixa de ser
uma omelete, mas não é fina como uma omelete tradicional, que os espanhóis
chamam de Tortilla Francesa (omelete francesa) e tampouco é feita colocando as batatas na omelete já feita. É cozida com uma mistura dos ingredientes. 

Já passarei a receita, mas antes,
como sempre, senta que lá vem a história.

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

A
históóória… é que ninguém chega num consenso! Vamos às versões:

Até
bem pouco tempo, a origem mais tradicional e documentada da tortilha era de uma
carta dirigida às Cortes de Navarra em 1817, em que se falava do que os
moradores da capital Pamplona comiam: ovos batidos misturados com batatas, pão
etc…

Algumas
pessoas sugerem que foi invenção de um general da região, Tomás de Zumalacárregui, que inventou o prato por necessidade, já que era
fácil e nutritivo, capaz de matar a fome do seu exército. Uma outra, na mesma
linha, diz que o general chegou morto de fome a uma casa em Navarra e exigiu
comida. A camponesa só tinha ovos e batatas assadas, no que resolveu amassá-las
e misturar com uma omelete.

Outra
versão aponta origens um pouco mais antigas, atribuindo ao cozinheiro belga
Lancelot de Casteau uma receita em seu livro publicado em 1604. Há
controvérsias quanto ao ingrediente usado.

A
tortilha já foi até objeto de estudo científico! Recentemente, o cientista
Javier López Linaje, apontou a origem como sendo da cidade de Villanueva de la Serena, na região espanhola de
Extremadura no século XVIII.

  • O
    cientista também explica o porquê do êxito da tortilha na Espanha:
  • –         
    Baixo custo da
    batata quando chegou à Europa, ao contrário de outros produtos, como o cacau e
    o tabaco, por exemplo.
  • –         
    Prato nutritivo
    e que matava a fome.
  • –         Rápida de fazer,
    já que usava um novo método de cozinhar, usando uma frigideira no lugar do
    forno.
  • Hoje,
    a batata é um dos ingredientes mais tradicionais da gastronomia espanhola, e a
    tortilha é a protagonista.
  • Agora,
    vamos ao que interessa: a receita!

A
receita básica leva batatas, ovos e azeite para fritar. Muita gente coloca
cebola, inclusive eu. Ainda acrescento alho, como já comentei antes, adoro!


ainda mil outras coisas que se podem colocar na tortilha, como linguiça,
queijo, salmão, presunto e o que mais sua imaginação permitir. Existe até
tortilha feita com abobrinha no lugar da batata. É uma delícia também, mas nada
se compara à tradicional.

Essa
é a minha* receita para 3 pessoas (ou 2 esfomeadas):

(*com a coparticipação do maridão hehehe)

Ingredientes:

  1. –         
    5 batatas (de médias
    a pequenas)
  2. –          5 ovos
  3. –         
    ½  cebola (opcional)
  4. –         
    1 dente de alho
    (opcional)
  5. –         
    Sal a gosto
  6. –         Azeite de oliva
    para fritar (pode ser óleo normal, mas acho mais gostosa frita no azeite)

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

Modo
de preparo:

1
– Descasque as batatas e corte em quadradinhos pequenos e finos. Pode-se cortar também em rodelas finas e depois que já estiver frita, amassá-las na tigela. Corte
também a cebola e o alho em pedaços pequenos.

2 –
Coloque o azeite numa frigideira para ir esquentando. A quantidade eu coloco no olhômetro. Tem que ser uma quantidade que dê para molhar a
batata, a cebola e o alho. À medida que forem cozinhando, os ingredientes perderão líquidos e o azeite quase os cobrirá.

3 –
Coloque esses três ingredientes no azeite quente. Primeiro deixe um pouco em
fogo médio e em seguida, coloque em fogo bem baixo. A batata deve ir cozinhando
no azeite pouco a pouco. Não queremos a textura de batata frita, e sim, cozida.
Misture de vez em quando para não grudar no fundo da frigideira.

4 –
Batemos os ovos numa tigela. E então,
quando estiverem cozidas, colocamos também as batatas na tigela e misturamos tudo, com sal a
gosto. (Se você as cortou em rodelas, agora é a hora de ir dando uma amassada
com o garfo para que se formem pedaços menores. Não faça um purê! )

Importante! Uma coisa para mim fundamental. A escolha da
frigideira para fritar essa massa. Pode-se usar a mesma, depende do tamanho da
frigideira e da espessura que você quer que tenha a tortilha.

Mas mais
importante, depende da força que você tenha nos braços. Eu uso uma frigideira
pequena, pois é a que eu consigo segurar na hora de virar a tortilha. Já
explicarei adiante, no passo 6.

E é importante também que seja antiaderente, ou a massa pode agarrar no fundo e adeus tortilha!

5 –
Unte a nova frigideira (ou deixe só um pouquinho de azeite, se vai usar a mesma
da fritura da batata). Colocamos a massa primeiro em fogo médio e em seguida,
baixamos o fogo e vigiamos para que a tortilha não se queime nem grude.

6 –
Quando a parte de baixo estiver pronta, viramos a tortilha usando um prato
como tampa. Nessa etapa que eu disse que é importante ter força no braço! Voltaremos
a tortilha para a frigideira, só que agora, com a parte crua para baixo. Um
truque, é deixar que a massa deslize pelo prato para dentro da frigideira.

Obs.
1
– Pode ser que você tenha que fazer o passo 6 mais de uma vez. Há quem
prefira a tortilha mais cozida por dentro, e há pessoas como eu que preferem suculenta, com o
meio mais molinho.

Leia também:  Como Recuperar A Conta Do Hotmail Que Foi Bloqueada?

Obs.
2
– Na Espanha, existem frigideiras mais apropriadas para fazer
tortilhas. São duplas, como essas sanduicheiras de fogão.

Espero
que gostem, porque realmente, é de lamber os beiços! Pode parecer complicado, mas depois que se pega o jeito, é bem fácil.

Pode
ser servida sozinha, com uma carne, cortadinha em quadradinhos como aperitivo,
dentro do pão como sanduíche… Use a abuse!

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

Tortilha espanhola

A tortilha espanhola ou tortilla de patatas é uma espécie de omelete feita com ovos e batatas. Algumas pessoas colocam cebola e outras não, e isso é o motivo de grandes discussões aqui na Espanha.

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

Particularmente eu prefiro con cebolla, mas pode ficar à vontade para omitir ela da sua receita. A tortilla é preparada com ingredientes simples, é fácil de fazer e é um dos pratos mais populares da cozinha espanhola.

Qualquer “boteco” na Espanha serve tortilla de patatas! ???? Ela pode ser servida de café-da-manhã, almoço, jantar, em festas, piqueniques… Qualquer hora é hora de um pedacinho (ou dois, quem sabe três…) de tortilha!

Existem várias histórias sobre a origem do prato, mas o que realmente é fato é que as batatas chegaram na Espanha no séc. XVI e foram trazidas da América do Sul.

E depois disso, em algum momento da história, alguém pensou que misturar ovos e batatas seria uma boa ideia e assim surgiu a tortilla! Uma das lendas/histórias é que o prato começou se espalhar pelo país durante a Primeira Guerra Carlista e que o general Tomás de Zumalacárregui, durante o certo de Bilbao, inventou a tortilha de batatas.

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

Mesmo gostando de saber a origem dos pratos típicos dos países, preciso dizer que o que mais me interessa mesmo é comer! Hehe… ???? Então vamos à receita!

  • Rende uma tortilha pequena para duas pessoas.
  • Ingredientes
  • 300g de batatas (pesar depois de descascar e o peso não precisa ser exato)
  • 3 ovos
  • 1/2 cebola média ou 1/4 de uma grande
  • Sal
  • Azeite de oliva para cozinhar

Corte a batata em 4 partes no sentido longitudinal e depois corte cada pedaço em lâminas (não precisa ser muito fininha, mas se for muito grossa vai demorar mais para cozinhar). Corte a cebola em fatias finas.

Em uma frigideira antiaderente, adicione uma boa quantidade de azeite de oliva e leve ao fogo. A minha medida costuma ser “um dedinho” de óleo. ????

Quando o azeite estiver morno, adicione a batata e a cebola. Cozinhe até a batata amolecer controlando o fogo em mexendo alguams vezes para a batata não dourar. Quando a batata estiver bem cozida, escorra o azeite e reserve (eu costumo usar uma peneira com uma panela por baixo, mas você pode usar uma escumadeira).

Em uma tigela bata levemente os três ovos. Adicione a mistura de batata e duas pitadas generosas de sal.

Coloque um pouquinho de azeite de oliva na frigideira e leve ao fogo. Adicione a mistura de batata com ovos e quando as bordas começarem cozinhar espere mais um minuto e vire a tortilha. Para virar use um prato maior que a frigideira. Coloque o prato sobre a frigideira, vire a tortilha nele e depois volte ela para a frigideira com a parte crua virada para baixo.

A tortilha pode ser malpassada ou bem passada. Eu prefiro bem cozida, portanto para checar sempre uso uma faca. Introduzo a ponta da faca na tortilha e se ela sair molhada de ovo é porque no meio ainda está crua.

Quando a tortilha chegar no ponto que você prefere, é só colocar em um prato e servir. Pode ser servida quente ou fria. ????

Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos? Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

E aí? Você é time con cebolla ou sin cebolla?! ????

  1. Espero que tenham gostado da receita e que reproduzam na cozinha de vocês! ????
  2. Vídeo da receita:

9 comidas típicas dos países que falam espanhol | Yázigi

Já parou para pensar se você conhece alguma comida típica dos países que falam espanhol? Muitos pratos do México, da Espanha e da Argentina, por exemplo, são conhecidos no Brasil. Por isso, se você quiser experimentá-los, basta verificar se algum lugar da cidade em que você mora oferece essas comidas ou pesquisar receitas para preparar esses pratos em casa.

  • Pontos turísticos do México: 6 lugares imperdíveis para treinar espanhol

Acompanhe o texto e conheça nove comidas típicas dos países que falam espanhol!

O guacamole é muito famoso no Brasil e é uma comida típica do México! Esse acompanhamento da culinária mexicana é servido com saladas, nachos de milho ou recheando tacos e burritos.

O tradicional guacamole é feito com abacate, tomate, pico de gallo (uma mistura de tomate, cebola, cebolinha, coentro e, às vezes, milho amarelo), cebola roxa, limão… e outros ingredientes que podem ser adicionados ou, se você não curtir algum, retirados. O importante é não tirar o abacate da cena, beleza?

Outra comida típica mexicana que pode ter o guacamole, que apresentamos no tópico anterior, são os tacos! Esse prato do México, também muito popular nos Estados Unidos, é feito com uma tortilla de milho crocante, se for frita, ou na versão “soft”, ou seja, com uma massa macia. Os tacos podem ser recheados de chilli com carne (um prato elaborado com feijão e pimenta, às vezes com carne também!), pico-de-gallo, carne, queijo, sour cream, entre outros recheios que deixam essa comida superdiversificada!

Outro protagonista da culinária mexicana é o burrito, e com certeza você já ouviu falar dele! Também muito famoso nos Estados Unidos, na culinária Tex-Mex, é feito com uma tortilla de farinha recheada com vários ingredientes, como carne, frango, chilli, guacamole, salsa, vegetais, entre outros ingredientes e acompanhamentos típicos do México. Tudo isso é enroladinho junto dentro da massa e você pode comer com as mãos mesmo!

Um dos pratos mais famosos da Espanha e típico da gastronomia valenciana (de Valência, região da Espanha) é a paella.

É uma comida à base de arroz, complementada com carnes, verduras, diversos tipos de feijão, tomate e açafrão. A paella foi se modernizando e, hoje em dia, é feita com muitos frutos do mar, como mariscos e camarões.

É a comida típica dos finais de semana dos espanhóis, quando reúnem a família e os amigos.

Outro prato típico espanhol é o gazpacho, uma sopa fria à base de tomate, pepino e pimentão. Além de ser popular no sul da Espanha, também faz sucesso no sul do país vizinho, Portugal. Mesmo sendo uma sopa, o gazpacho é muito consumido no verão nas regiões de mais calor por não ser quente, como estamos acostumados no Brasil. 

Agora é a vez de visitar o Peru! O ceviche é uma comida típica do Peru, feita com peixe cru marinado em suco de limão ou outra fruta cítrica. É importante que esse peixe seja branco e sem muita gordura. Além disso, polvo ou camarão também podem ser usados para elaborar esse prato. No Peru, alguns ingredientes essenciais para o ceviche são a cebola e o piri-piri, uma pimenta.

O choripán é um lanche típico da Argentina, feito com duas fatias de pão recheadas com uma linguiça de chorizo.

Geralmente, é temperado com chimichurri (azeite temperado com ervas) ou salsa criolla, um molho feito com cebola, pimentão, tomate, azeite, vinagre, pimenta e cominho.

Os choripanes são consumidos como uma refeição rápida pelos argentinos e também por uruguaios. Seu nome vem da junção de chorizo + pan. 

Vamos continuar conhecendo a Argentina! A parrillada é um prato típico, ou talvez possamos chamar de um momento típico argentino. Pode ser considerado semelhante ao nosso churrasco, porém a parrilla é um assado de carnes feito separado do carvão, assim o aroma e o sabor da carne não são alterados. 

A carne também não é furada com os espetos, fazendo com que seu suco permaneça nela. O tempo e a altura em que os assados estão também são importantes durante esse processo. Todos esses detalhes são para deixar a parrilla ainda mais saborosa!

Apesar de serem encontradas também no Chile e na Espanha, as empanadas mais famosas são as argentinas. O sucesso é tanto que virou uma comida típica da Argentina e também pode ser encontrada no Brasil.

Chamadas de “empanadas tucumanas” no país, esses salgados podem ser recheados com carne bovina cortada em pequenos cubos e temperada com vários condimentos.

Leia também:  Como É Que Os Peixes Se Reproduzem?

Às vezes pode ter azeitonas, uvas passas e ovos cozidos.

Conclusão

Gostou de conhecer algumas comidas típicas de países que falam espanhol? Existem muitas delícias espalhadas por esses e outros países que têm a língua espanhola como idioma oficial. Que tal buscar receitas para experimentar essas delícias? Se você já comeu alguma dessas comidas, conta pra gente nos comentários!

  • Acompanhe o blog do Yázigi e confira outros artigos relacionados ao espanhol.
  • Como falar os nomes das frutas em espanhol
  • 5 semelhanças entre Brasil e Espanha

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Culinária espanhola: 10 pratos típicos | Musement

Musement leva você para um passeio gourmet pela Espanha. Confira pratos espanhóis icônicos, como a paella e o gazpacho, e autênticas especialidades regionais.

A Espanha é famosa e apreciada por muitas coisas: história, monumentos, museus, guerra dos tronos, praias, um estilo de vida harmonioso, atmosfera festiva e, por último, mas não menos importante pela sua culinária! A rica, diversificada e deliciosa tradição gastronômica da Espanha está enraizada em compartilhar a generosidade da mãe natureza. Confira dez pratos típicos da culinária espanhola.

1. Paella

Seríamos negligentes se não começássemos este artigo com a paella, pois sem dúvida é o prato mais famoso da Espanha. Originalmente de Valência a paella é intimamente relacionada à vida familiar, tradicionalmente consumida aos domingos e feriados religiosos, cada família tem sua própria receita.

2. Tortilla de patatas

A tortilla de patatas é uma assinatura espanhola. Tradicionalmente compartilhada na mesa de jantar, a tortilla de patatas reflete fielmente a generosa filosofia gastronômica do país.

O prato tem origens humildes, pois as batatas eram usadas como substituta dos ovos, que eram mais caros.

Hoje em dia, as tortilhas vêm em uma variedade de vegetais e sabores e podem ser consumidas sozinhas ou servidas como acompanhamento de diversos pratos.

3. Gazpacho

“A sopa fria de um país quente!” O gazpacho lembra os dias quentes de verão, almoços longos no terraço e jantares junto com os amigos. Ele lembra o maravilhoso carisma espanhol que possui uma alegria contagiante. Esta sopa fria à base de tomate leva você a uma jornada pelo verão andaluz.

4. Sangria

A sangria é outra delícia que faz qualquer um relembrar do verão, festas e sol. Feito com vinho tinto, frutas, açúcar e canela, existem quase tantas versões deste coquetel quanto a per capita da Espanha.

5. Cocido madrileño

O cocido madrileño não é tão famoso quanto as iguarias anteriores, mas este prato de inverno é um verdadeiro ícone da cozinha madrilena. Este ensopado espanhol é feito com aves, carnes curadas, grão de bico e legumes de inverno.

Em Madrid, os locais costumam comer este prato em três etapas, o dividem em três pratos que devem ser consumidos de forma consecutiva para maximizar o prazer do paladar.

Primeiro o caldo, depois o grão de bico e os vegetais e, finalmente, a carne e os cortes frios.

6. Fabada Astruriana

A Fabada é um prato tradicional do principado das Astúrias. Frequentemente, comparado ao cassoulet do sul da França, a fabada Astruriana consiste em feijão branco, pudim preto, chouriço, carne de porco picada, pimentão e açafrão. Este prato reconfortante sempre pede uma sesta espanhola para a digestão.

7. Pulpo a la galega

Polvo no estilo galego é um prato que nunca falta nas feiras locais, os galegos o chamam de pulpo a feira (polvo no estilo justo).

Disponível em qualquer lugar da Espanha, pode ser comprado no mercado ou apreciado em um bar como uma tapa.

Tradicionalmente cozido em uma panela de cobre, o pulpo a la galega é sempre preparado bem na sua frente e temperado com algumas gotas de azeite, sal e pimenton de la vera (um autêntico pó de páprica defumado espanhol).

8. Jamón iberico

Nenhuma viagem à Espanha estaria completa sem provar o presunto ibérico. Apelidado de pata negra essa requintada iguaria é feita a partir de raros “porcos pretos”.

De 18 a 36 meses, o jamón ibérico pode ser apreciado a qualquer hora do dia como aperitivo, tapa e até lanche da tarde ou café da manhã! Fácil de cortar o jamón ibérico combina perfeitamente com o queso manchego, um excelente queijo de ovelha espanhol.

9. Patatas bravas

As patatas bravas é a tapa favorita de muitos espanhóis! Independentemente do bar que você visitar em Barcelona, é muito provável que você seja servido com uma tapa de patatas bravas no seu aperitivo … a maneira perfeita de reabastecer as energias depois de uma visita à Sagrada Família ou ao Parque Güell! Temperada com salsa brava picante, essas batatas fritas são deliciosas! Originalmente inventada em Madrid, as patatas bravas são populares em toda a Espanha e, como em muitos outros clássicos, existem inúmeras versões dessa iguaria em toda a Espanha.

10. Tarta de Santiago

O que comer na sobremesa? Feita com amêndoas, açúcar e ovos, a Tarta de Santiago é um bolo galego preparado em homenagem ao santo padroeiro da Espanha: São Tiago.

Geralmente consumida em julho, durante as festividades de São Tiago, a tarta de Santiago foi popularizada pelos peregrinos que a descobriram em suas viagens a Compostela e decidiram levá-la para casa.

Este bolo sagrado é decorado com a cruz da Ordem de São Tiago desde 1924.

Tortilha espanhola – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: “Tortilha” redireciona para este artigo. Para o género de pão ázimo mexicano, veja Tortilla.

Esta página cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo. Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico) (Dezembro de 2013)
Tortilha espanhola
Fatia de tortilha espanhola
Nome(s) alternativo(s) Tortilla de batatas
País Espanha
Região Navarra
Temperatura ao servir Quente ou frio
Ingrediente(s)principal(is) Ovos, batata e cebola
Variações Sem cebola, além de pimentão verde ou vermelho.
Receitas: Tortilha espanhola   Multimédia: Tortilha espanhola

Tortilha de Astúrias, com sua altura característica

A tortilha espanhola ou simplesmente tortilha (em castelhano: tortilla de patatas) é uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas fritas.[1] É comum levar cebolas, dependendo da região onde é feita.

As batatas devem ser cozinhadas lentamente primeiro no óleo ou azeite de oliva, para que encharquem e amoleçam, dando a consistência ideal para o prato.[2]

História

O primeiro documento conhecido com menção à tortilha espanhola é de Navarra.[3] Trata-se de um documento de origem anônima, chamado “Memorial de la ratonera”, dirigido às Cortes em 1817, onde se mostram as condições miseráveis em que vivem os camponeses, em comparação com os habitantes de Pamplona e Ribera Navarra.

Após listar vários dos alimentos consumidos pelos camponeses, há uma citação que diz:

dos o tres huevos en tortilla para cinco o seis, porque nuestras mujeres la saben hacer grande y gorda con pocos huevos mezclando patatas, atapurres de pan u otra cosa… (dois ou três ovos em uma tortilha para cinco ou seis pessoas, porque nossas mulheres sabem prepará-la grande e pesada mesmo com poucos ovos, misturando batatas, pedaços de pão ou outras coisas…)

Variações

Tortilha espanhola inteira

Como quase todo prato típico, existem muitas variações possíveis, como por exemplo acrescentar pimentão verde, linguiça, champignon, etc. Uma variante comum é a tortilha à paisana que também leva chouriço, pimentões vermelhos e ervilhas.

Já existem inclusive receitas de tortilhas para veganos (que não consomem produtos de origem animal), que leva uma mistura de polvilho doce e água (clara) + Amido de Milho (gema) no lugar de ovos para dar liga à receita.

Em Madrid se oferece também uma variante conhecida por tortilha brava que leva um tempero picante à base de páprica. Na Argentina são comuns também tortilhas com acelga e espinafre. Há uma receita semelhante na culinária suíça, chamada rösti, diferenciando-se da tortilha apenas por conter mais batatas e comumente ser assada após frita.

Referências

  1. ↑ Dicionario da Real Academia Espanhola
  2. ↑ Janet Mendel, (2005), «Traditional Spanish Cooking», Frances Lincoln, ISBN 0-7112-2677-6, pp:232
  3. Memórias. [S.l.]: Editora de Humanismo, Ciência e Tecnologia. 1974. p. 93. Consultado em 25 de dezembro de 2013 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tortilha espanhola

  • Receta de tortilla de patatas sin huevo
  • Portal da Espanha

Obtida de “https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Tortilha_espanhola&oldid=57180228”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*