Outsourcing O Que É Como Funciona?

Finanças, logística, produção, atendimento, qualidade. Quando pensamos em todos os setores de uma empresa, organizar todas essas áreas pode ser uma tarefa difícil. Dentro desse contexto eu te pergunto: você sabe o que é outsourcing?

  • O outsourcing veio para solucionar problemas e auxiliar gestores em áreas estratégicas, aquelas ligadas ao core business da empresa.
  • Vamos entender a seguir o que é outsourcing e como essa prática pode ser benéfica para o seu negócio.
  • Continue a leitura.

O que é outsourcing

Desmembrando o termo outsourcing temos: “out” = “fora” e “sourcing” = “fonte”. Traduzindo literalmente, a palavra significa ” fonte de fora“.

Apesar de confuso, a tradução literal explica perfeitamente o significado de Outsourcing, que é a prática de terceirizar serviços ligados à parte estratégica da empresa, ou seja, buscar fontes externas (“de fora”) para fazer estes trabalhos.

Há décadas terceirizam-se as áreas de logística, limpeza etc, mas apenas nos últimos anos aceitou-se a ideia de terceirizar áreas ligadas ao core business das empresas, como a área de finanças, por exemplo.

Não sabia o que é outsourcing? Isso é outsourcing.

Imagina a seguinte situação: você tem uma empresa de tecidos e é muito bom em gerenciar processos e pessoas, no entanto, não é muito familiarizado com a área contábil.

Você sempre precisa estudar muito para entender como gerenciar os custos e fazer o controle financeiro da empresa, mas ainda assim, de vez em quando alguns problemas surgem.

Então fica a pergunta: por que não terceirizar esse setor? Colocá-lo nas mãos de alguém que realmente entenda da área e possa ajudar seria uma opção tão ruim?

Pois este é o segredo do outsourcing. Contratar especialistas na área que você tem menos knowhow para potencializar o resultado destes setores.

Assim, você pode focar seus esforços naquilo que realmente faz parte da sua área, tornando a empresa muito mais coerente em todos os setores.

Outsourcing não é terceirização

Essas palavras não são sinônimos, ok? Quando procuramos o que é outsourcing, as vezes encontramos definições que colocam esses dois termos como sinônimos.

Mas isso não é verdade. Outsourcing é um tipo de terceirização, a terceirização de áreas estratégicas para a empresa.

A terceirização tal como nós a conhecemos, é a terceirização de serviços mais rotineiros, que normalmente não tem tanto valor agregado e estão mais distantes do core business da empresa.

Como exemplos desse tipo de serviço temos aqueles ligados à logística, limpeza, segurança e transporte.

Outsourcing O Que É Como Funciona?

  1. Já o outsourcing trabalha nas áreas-chave da organização, como é o caso de Vendas, Finanças e da área de TI (Tecnologia da Informação), por exemplo.
  2. Para quê uma empresa precisa ter uma equipe de TI para trabalhar dentro da organização, se pode contratar uma empresa especializada nisso, que faça esse trabalho remotamente e com a mesma qualidade?
  3. Segundo a IDC, em 2013 o mercado de terceirização de TI movimentou R$ 12 bilhões, e desde então não para de crescer.
  4. O outsourcing surgiu para permitir que cada um trabalhe na área que tenha maior domínio, tornando assim a organização mais forte em todos os setores.
  5. Agora que você já sabe o que é outsourcing, vamos te mostrar as principais vantagens de utilizar essa prática.

5 vantagens de investir em outsourcing

Você já entendeu o que é outsourcing, mas e aí? Ficou com vontade de utilizar essa prática no seu negócio?

  • Vamos te mostrar agora 5 vantagens de investir nessa prática que tem ganhado muito espaço no mercado
  • Redução de custos
  • Ué, mas se vou ter que pagar outra empresa para fazer o trabalho então não estarei reduzindo custo nenhum.

Errado. Estará sim. Por que você gasta com treinamentos e com o seu próprio tempo quando está estudando sobre uma área que não tem familiaridade.

  1. Além disso, se for contratar especialistas nessas áreas para trabalhar dentro da sua empresa, você estará gastando muito mais do que se trabalhasse com a terceirização.
  2. Por exemplo, no caso de terceirizar o setor de TI da empresa, todo o trabalho da área será feito pela empresa contratada e não mais pelos funcionários da sua empresa, gerando assim uma redução nos custos.
  3. Aumento da produtividade
  4. O aumento da produtividade se deve ao fato de deixar cada um trabalhando na área que mais tem conhecimento, aquela que ele terá maior capacidade para fazer um excelente trabalho.
  5. Assim, cada um trabalhará muito mais, uma vez que já possui o conhecimento na área, aumentando a produtividade da equipe como um todo.

Além disso, com a empresa de outsourcing você não precisará se preocupar com a produtividade. Isso é função do responsável pela sua conta na empresa.

Você só precisará monitorar se os prazos estão sendo cumpridos pela empresa contratada e se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas. Seu setor de RH agradecerá.

Aumento da competitividade

Imagine todos os setores da sua empresa trabalhando com alto desempenho. É isso que acontecerá se você utilizar o outsourcing nas áreas que tem menos domínio.

As áreas que já são de alto desempenho na empresa ficarão ainda melhor, pois seus trabalhadores poderão focar apenas nelas. Enquanto isso, as áreas que antes tinham um desempenho menor, agora serão potencializadas graças ao outsourcing.

Com todos os setores desempenhando bem seus papéis, a empresa como um todo ganha uma força competitiva ainda maior perante o mercado.

Foco no cliente

Sem essa de dividir sua atenção entre o sucesso do cliente e todos os setores da empresa. Deixe cada especialista cuidando da sua área de conhecimento e foque sua atenção no que realmente importa: o cliente.

  • Além disso, assim que todas as áreas estiverem rodando com perfeição, você não precisará se preocupar em descobrir como solucionar os problemas antes existentes.
  • Assim, suas forças ficam focadas em garantir um bom atendimento, um produto de qualidade e um pós-venda fidelizador.
  • Redução de riscos
  • Essa vantagem está intimamente ligada à expertise dos profissionais que serão contratados no outsourcing.
  • Com uma equipe mais bem preparada para potencializar determinada área, ou seja, com uma equipe com mais know how, as chances de que algo dê errado diminuem.
  • A lógica é muito simples: quanto mais conhecimento na área, menor é a chance de cometer algum equívoco.

Como começar a trabalhar com outsourcing

Agora que você sabe o que é outsourcing e entende as vantagens que essa prática pode trazer para a sua empresa, vamos te mostrar como trabalhar com outsourcing.

Outsourcing O Que É Como Funciona?

Vamos dividir esse tópico do nosso artigo em duas partes: 1. Como trabalhar com outsourcing se você é o contratante; e 2. Como trabalhar com outsourcing se você é o contratado.

Se você é o contratante

  1. Trabalhar com outsourcing pode não ser exatamente uma coisa fácil, isso porque é preciso determinar exatamente o serviço que será terceirizado e qual fornecedor contratar, uma vez que algumas empresas podem se dizer especialistas no assunto, mas não serem tão boas assim.

  2. Sem falar que terceirizar serviços tão importantes pode ser um problema se você e sua equipe não concordarem que esta é uma boa opção e não confiarem no fornecedor.

  3. Por isso preparamos algumas dicas para você se atentar caso opte por trabalhar com outsourcing:
  4. Defina seus pontos fortes e fracos
  5. Esse é o primeiro passo se você deseja começar a utilizar a prática de outsourcing: descobrir seus pontos fortes e fracos dentro da área estratégica da empresa.
  6. Os pontos que você – ou os seus sócios ou funcionários – dominam devem permanecer por conta da sua equipe interna.
  7. Aquelas áreas que sua equipe tem mais dificuldade em gerir, aqueles que geralmente dão problema e não atingem bons resultados, são boas candidatas à terceirização.
  8. Escolha as áreas que serão terceirizadas
  9. Dentre as áreas selecionada como boas candidatas, agora é hora de escolher aquela – ou aquelas – que serão terceirizadas através de serviços de outsourcing.
  10. Uma área que tem crescido muito em relação aos serviços de outsourcing é o setor de TI.
  11. Nesse caso, a organização terceiriza os serviços de tecnologia da informação para uma empresa especializada na área e que dará todo o suporte necessário.
  12. A área de TI demanda um alto nível de capacidade técnica por parte dos funcionários, o que torna às vezes bem mais vantajoso financeiramente a contratação dos serviços por outsourcing.

De qualquer forma, a escolha das áreas que serão terceirizadas é apenas sua. O segredo é terceirizar as área estratégicas que você tenha menor conhecimento.

Planeje a transição

A transição do serviço sendo feito por uma equipe interna para o outsourcing deve ser realizada com cautela. Ainda mais se houver uma equipe responsável por aquilo que está sendo terceirizado.

Muitas vezes, a implementação de serviços outsourcing geram demissões inevitáveis e por isso essa transição deve ser feita com calma e empatia.

Caso essa seja uma possível situação na sua empresa, explique para a sua equipe porque essa mudança é necessária e o que vai melhorar nos processos da empresa após essa transição.

Se for possível investir no outsourcing sem abrir mão de funcionários, faça isso. Isso evitará algum problema de clima organizacional que possa surgir.

Fique de olho no andamento do trabalho da empresa de outsourcing

Não confie de olhos fechados na empresa que você contratou. Acompanhe o trabalho dela, se as metas estão sendo cumpridas e se o trabalho é realizado conforme o combinado.

Leia também:  Como Dizer A Um Rapaz Que Gosto Dele?

Caso tenha assinado um SLA ( Acordo de Nível de Serviço), é importante ficar atento aos combinados especificados no documento para que tudo seja cumprido.

Se você é o contratado

  • Se você faz parte da empresa que foi contratada para realizar o serviço de outsourcing, também deve tomar alguns cuidados.
  • Apesar de provavelmente você já saber o que é outsourcing e como essa prática funciona, fique atento às nossas dicas, pois elas podem ser úteis para você.
  • Escute com muita atenção o seu cliente
  • Por mais que isso não tenha a ver com a parte técnica do trabalho, escutar o cliente é essencial para oferecer um bom serviço e manter alinhadas expectativa e realidade.
  • É o primeiro passo quando falamos de atendimento de qualidade e não pode ser ignorado por nenhum tipo de empresa, principalmente as de outsourcing.

Você trabalha com o futuro de uma empresa e por isso precisa entendê-la no seu íntimo. Qual é a cultura organizacional dela? Quais são suas principais dores? E suas forças?

Isso tudo será entendido através de uma boa conversa e muita atenção no que o cliente diz. E é apenas entendendo o seu cliente que você conseguirá gerar os melhores resultados.

  1. Trabalhe com metas e indicadores
  2. Trabalhar com metas é importante para manter o trabalho no caminho certo , alinhado às expectativas do cliente.
  3. Além disso, essa é uma forma de ver se o trabalho está sendo feito de maneira assertiva e medir as informações importantes para o cliente.
  4. Indicadores chave de performance (KPIs) são aqueles indicadores ligados diretamente a estratégia da organização, são considerados os indicadores mais importantes de um negócio.
  5. Como você trabalhará com áreas diretamente ligadas ao core business da empresa, é provável que seu trabalho esteja totalmente ligado a KPIs importantes para o cliente.
  6. Enxergue a meta do cliente como sua meta também, e trate-a com carinho.
  7. Esteja sempre se atualizando
  8. Se a sua empresa foi contratada para um serviço de outsourcing é porque o cliente te vê como um especialista no assunto.
  9. Isso quer dizer que você precisa se manter atualizado na sua área, entender das tendências e dos novos estudos no setor.
  10. Você que sabe o que é outsourcing e entende a responsabilidade envolvida nesse tipo de trabalho, sabe que não dá para ter apenas uma formação na área e parar por aí.
  11. É preciso estar sempre estudando, fazendo cursos e indo à palestras para que você sempre saiba o que há de mais atual na sua área.

Agora que você já sabe o que é outsourcing , quais suas vantagens e como trabalhar com isso, saiba também como garantir o sucesso do seu cliente. Isso certamente ajudará na fidelização e te trará novos clientes. Baixe gratuitamente o ebook O roteiro infalível para o sucesso do cliente clicando no link.

Outsourcing O Que É Como Funciona?

O que é outsourcing e quais suas vantagens?

Muitas empresas optam pelo outsourcing para ter mais eficiência em determinados setores, como o departamento de TI, por exemplo. Essa pode ser uma boa maneira de obter vantagens estratégicas para seu negócio. Entenda mais sobre o que é outsourcing, quais tipos existem e quais as principais vantagens em optar por esse tipo de contrato.

O que é outsourcing?

O outsourcing se caracteriza pela contratação de um serviço ou do aluguel de infraestrutura para um ou mais setores da empresa. Pode ser outsourcing de TI, de impressão, de logística, de compras, entre outros. Essas atividades têm extrema importância para o funcionamento pleno do negócio, mas, muitas vezes, a empresa contratante não é especialista.

O objetivo do outsourcing é funcionar como uma parceria entre contratante e prestadora de serviços, e visa melhorar as atividades de determinado setor. Deste modo, a companhia contratante tem a oportunidade de focar no core business de seu negócio. Por esse motivo, o conceito tem se popularizado muito e vem sendo adotado por muitas organizações.

Vantagens do outsourcing

Agora que você já entende o que é outsourcing, pode ter uma ideia de sua importância para o negócio. Existem muitas vantagens que fazem com que as empresas recorram ao outsourcing. Veja-as a seguir:

Melhora no desempenho

No caso do outsourcing de TI, por exemplo, a empresa contratante tem a oportunidade de dar 100% de atenção ao que realmente importa. Ou seja, há uma melhora na produtividade quando atividades secundárias estão sendo executadas por especialistas na área.

Flexibilidade

Outro benefício das empresas de outsourcing é que a contratante ganha maior flexibilidade. Portanto, se a empresa aumentar de tamanho, é possível reorganizar os processos internos, aumentando a capacidade de adaptação do negócio.

Foco na estratégia

Quando os gestores não precisam se preocupar com questões de gerenciamento de pessoas, podem focar na estratégia da empresa. Assim, o planejamento é feito com mais atenção, buscando melhorar a qualidade do trabalho da organização de modo geral.

Redução de custos

O outsourcing também pode ser financeiramente mais vantajoso, já que o custo de manter uma equipe interna e uma infraestrutura para o serviço pode acabar sendo maior. Evita-se assim gatos com a contratação de profissionais, treinamentos, equipamento, etc.

Outsourcing O Que É Como Funciona?

Como fazer a gestão da prestação de serviços?

Já entendemos os principais benefícios em contratar o outsourcing. Mas como é feita a gestão dessa prestação de serviços? Como é a relação entre contratante e prestadora? Vamos dar algumas dicas para você entender melhor o assunto:

Contrato

O mais importante fator na relação entre essas duas partes é o contrato. Nele, serão definidos todos os detalhes sobre como funciona o outsourcing. Tudo deve estar muito bem discriminado, como quais serviços serão prestados, por quanto tempo, de qual forma, se haverá aluguel de equipamento, etc.

É importante que o contrato seja muito preciso e detalhado, para resguardo de ambas as partes. Assim, não haverá surpresas durante a execução do serviço e as expectativas estarão muito claras.

Planejamento

A seguir, é preciso definir o plano de ação. É importante que tanto o contratante quanto a prestadora desenhem juntos um planejamento para estabelecer o modo como o serviço será executado. É preciso analisar todas as variáveis que podem interferir no processo, além de definir as metas que deverão ser alcançadas.

Deste modo, é possível decidir qual o melhor caminho a seguir e qual o papel de cada um em todo o processo. Também é uma forma de se preparar para possíveis contratempos e evitar problemas futuros.

Monitoramento

Mesmo após fechar o contrato e definir o planejamento, é preciso que haja um acompanhamento e monitoramento de indicadores. Devem ser definidos critérios a serem analisados para entender se ambas as partes estão no caminho certo para atingir as metas estipuladas.

Pode ser preciso fazer ajustes de estratégia ou até mesmo no contrato, caso seja verificada a necessidade de alterações. Um exemplo disso é o outsourcing de RH, no qual a empresa contratante vê a necessidade de adicionar o serviço de gestão estratégica de pessoas.

Sistema de gestão empresarial

Além de todos os tópicos citados acima, um sistema de gestão empresarial pode ser grande aliado no monitoramento, controle e padronização dos processos entre a contratante e a prestadora.. Dependendo do tipo de outsourcing contratado, esse software pode auxiliar com a automatização de processos primordiais.

Por esse motivo, todos os dados relevantes da empresa estarão concentrados em um único local. Isso pode facilitar muito a execução das atividades básicas da companhia, como o setor financeiro ou até mesmo o setor de recursos humanos. Entenda mais sobre como essa solução funciona e seus benefícios.

O que é outsourcing, como funciona e será que é para sua empresa? – FT Consult

Outsourcing é um termo inglês muito empregado no mundo dos negócios para definir terceirização. Trata-se do processo em que uma organização contrata outra para desempenhar determinada função.

 Qualquer serviço que a empresa contratante não tenha expertise ou infraestrutura para executar, mas cujos serviços sejam necessários ao seu funcionamento, podem ser atribuídos a uma corporação especializada.

Se há alguns anos, o outsourcing limitava-se a serviços afastados do negócio vital da empresa, atualmente o lema predominante entre os empreendedores é “concentre-se no que faz de melhor e deixe o restante para especialistas”.

A terceirização pode ocorrer em qualquer área da empresa, seja ela limpeza, financeiro ou mesmo tecnologia e comunicação.

Atualmente, o processo está mais voltado a uma parceria estratégica entre contratante e contratado que gere oportunidades em atividades, funções e processos e ofereça resultados inovadores como destaques neste mercado tão competitivo.

O conceito de outsourcing, portanto, tem mudado e adquirido grande destaque no novo mercado global. A relação entre a empresa contratante e a subcontratada objetiva um relacionamento mutuamente benéfico de médio a longo prazo. Muitos já o classificam como um dos maiores negócios do futuro.

Vantagens do outsourcing

O outsourcing proporciona diversas vantagens, por isso é considerado uma das ferramentas mais importantes da gestão empresarial.

A subcontratação de serviços pode aumentar significativamente a rentabilidade da organização contratante por uma série de fatores.

O principal deles é a maior disponibilização de especialistas e tecnologias que não existem na organização sem necessidade de grandes gastos. Isso permite melhor controle dos custos.

Delegar atividades a empresas especializadas é uma forma de entregar melhores resultados aos clientes. Essa parceria também proporciona a exploração de novos mercados e indústrias e a gestão de tarefas e otimização dos processos.

Com isso, as organizações podem construir uma estrutura que as tornem mais flexíveis e adaptáveis ao dinamismo característico do mercado atual.

Outra vantagem relacionada a isso é a diminuição e compartilhamento dos riscos em novos investimentos.

Desvantagens do outsourcing

Leia também:  Em Que Continente Fica A Região Conhecida Como Sahel?

Por outro lado, o outsourcing pode ocasionar riscos para empresas que não souberem implementá-lo corretamente. As desvantagens estão principalmente associadas à contratação inadequada da prestadora de serviço. Podem haver conflitos de interesse, caso a subcontratada desempenhe as mesmas atividades a concorrentes.

É fundamental se atentar à qualidade do serviço prestado, pois isso pode influenciar a satisfação dos clientes e dos empregados.

As organizações terceirizadas, ainda, podem não superar as expectativas, uma vez que estão alienadas da cultura e estratégia da contratante, e oferecer atividades que não estejam relacionadas aos processos.

A gestão de outsourcing é fundamental para evitar problemas, como perda de controle das atividades ou confidencialidade de informações e até mesmo aumento dos custos.

O próprio acompanhamento do serviço prestado por essas empresas pode requerer gastos acima do orçamento quando a contratação não é estrategicamente projetada.

Outras desvantagens muito recorrentes disso são dependência excessiva ao subcontratado e perda de conhecimentos técnicos.

Para evitar prejuízos ao investir em outsourcing, é fundamental que as empresas procurem parcerias com experiência no mercado.

As prestadoras de serviço devem ser, preferencialmente, especialistas e referências na respectiva atividade.

Cabe à organização contratante elaborar uma estratégia que a permita definir quais serviços devem ser terceirizados, selecionar as prestadoras que ofereçam as soluções adequadas e acompanhar o desempenho das atividades.

A forma como as corporações encaram o outsourcing também faz toda a diferença no sucesso ou fracasso dessa estratégia. Ao invés de considerar o processo como uma solução definitiva, as empresas devem encará-lo como uma possibilidade de concentrar seus esforços e recursos em atividades vitais para a manutenção de seu negócio.

Fonte: Portal IBC

Outsourcing Offshore: o que é, como funciona e quais vantagens?

Simplesmente aconteceu, ninguém esperava. E o jeito foi correr atrás do prejuízo para não perder espaço. Grandes, médias e pequenas corporações foram obrigadas a: 

  • Reestruturar seus processos
  • Realinhar seus objetivos
  • Recalibrar suas estratégias

Nesse contexto, entendemos que a palavra de ordem é colaboração. Dessa forma, como podemos viver evoluindo e nos reinventando? Como podemos encurtar as distâncias que ainda se impõe?

  • Aqui, nós acreditamos que a crise tem dois lados: 
  • 1- risco 
  • 2- inovação

Nosso objetivo é estar disponível para todas as oportunidades, mas cientes de todos os riscos. Lembre-se: assumir pequenos riscos, em ambientes controláveis, pode trazer resultados surpreendentes. 

Para lidar com esse cenário, vamos falar sobre offshore nesse material. Nossa solução de outsourcing que tem como propósito aumentar a produtividade da sua empresa, escalar processos e viabilizar projetos. Que tal?!

Encurtando distâncias, aumentando a produtividade

O mundo digital praticamente apagou as fronteiras que antes se estabeleciam. Pessoas, empresas e países no mundo todo podem estar conectados a apenas um clique de distância. E esse processo se tornou ainda mais evidente no contexto da pandemia. 

Para tangibilizar essa mudança:

  • Nos EUA, 16 milhões de colaboradores começaram a trabalhar remotamente só em março de 2020.
  • Quase 74% dos diretores financeiros planejam mudar pelo menos 5% de seus funcionários – que trabalhavam no escritório – para posições permanentemente remotas.
  • O Oxford Business Group prevê que o setor global de terceirização de processos de negócios valerá US$ 250 bilhões ainda esse ano.
  • A terceirização de processos de negócios nas Filipinas responde por 10% a 15% do mercado global de Business Process Outsourcing (BPO)

Essa nova conjuntura e o número crescente de estudos de caso de terceirização bem-sucedidos fizeram com que os empresários compreendessem que o trabalho e a terceirização remotos são opções viáveis para manter suas empresas crescendo durante a crise – qualquer crise e, acredite, fora dela também. 

Considerando a dificuldade de encontrar talentos em tecnologia, a terceirização está se tornando ainda mais desejável, pois resolve uma série de problemas – desde a redução dos custos de desenvolvimento de software até o desafio de encontrar os especialistas necessários.

Por isso, criamos uma solução definitiva em offshore para conectar sua empresa aos nossos especialistas. Com times distribuídos e técnicas de gerenciamento ágil, fazemos um match dos profissionais que melhor se encaixam no seu projeto.

Offshore: colaboração global

Em momentos de crise, como o que vivemos hoje, surgem algumas perguntas. 

  • Como voltar para os modelos que tínhamos antes?
  • Existirão modelos com preços tão competitivos?
  • Antes da pandemia, 30% do mundo produzia tudo na China para baratear o custo de operação. Para onde irão essas operações?

Calma! Um sim ou não para todas essas questões seria simplista demais. Vamos falar mais sobre isso. 

O modelo que conhecemos é altamente dependente da globalização. Qualquer motivo que faça essa globalização parar – como uma pandemia – para o mundo também. Só que, nesse caso, ninguém pode descer. 

Essa paralisação vai além da questão da economia local. Hoje, há a interrupção, quase que completa, da produção de bens e de recursos para produzir esses mesmos bens. Pelo menos nos moldes que estamos acostumados a ver: em larga escala e na China.  

É aí que entra o outsourcing offshore. Essa é uma prática adotada por empresas há muitos anos. Consiste em contratar serviços e profissionais de outros países para diminuir custos e aumentar a produtividade. 

Note que, nesse momento, muitas corporações têm uma preocupação compreensível com a base de talentos da empresa e indivíduos que irão trabalhar nos seus projetos. Este é um fator importante da escolha de um parceiro de outsourcing. 

  1. Nós temos uma grande base de talentosos colaboradores, que possuem formações multidisciplinares e familiaridade com as melhores e mais modernas tecnologias. 
  2. Essa é a nossa proposta de offshore: 
  3. Escalar a equipe para acomodar as necessidades da sua demanda e do seu projeto.

Como as empresas podem tirar vantagem deste modelo durante a crise

Com os recentes acontecimentos, as empresas foram obrigadas a migrar para um novo mundo: 100% digital e remoto. 

E aqui vamos deixar um spoiler do futuro: com o tempo, vamos perceber que o fato de não estarmos conectados fisicamente não é impeditivo para uma entrega de qualidade.  

Chegamos no cenário em que a interação física constante não é mais um fator fundamental para o sucesso de um processo ou projeto. E nessa lógica podemos incluir colaboradores, equipes, parceiros, clientes. Mais do que nunca, entram em cenas estruturas distribuídas, descentralizadas e remotas. 

Outsourcing Offshore: o novo paradigma

Estamos criando um novo paradigma. No novo normal, a conexão física fica cada vez mais em segundo plano. As distâncias estão sendo cada vez mais apagadas pela tecnologia.  

O que o outsourcing offshore garante para as empresas?

  • Não paralisar as operações
  • Escalabilidade dos processos
  • Exponencializar resultados
  • Manter-se competitivo
  • Dispensa uma equipe trabalhando alocada no escritório
  • Diminui custos

Nesse sentido, proporciona um modelo de entrega que garante

  • Custos menores
  • Escalabilidade
  • Recuperação de crises mais rápida
  • Acesso mais fácil a especialistas
  • Capacidade de concentrar recursos no desenvolvimento de negócios

Novos modelos de negócio 

A nova economia já está aí! Entender essa mudança é prioridade. Alguns spoilers do que deve ser repensado: 

  • A tecnologia é o epicentro. É ela que pode promover as disrupções necessárias para negócios assumam a dianteira do seu segmento e até mesmos criem novos mercados para liderarem. 

¿Qué es outsourcing y cómo funciona?

Una empresa a la vanguardia es lo de hoy, prueba de ello son los múltiples cambios que han venido ocurriendo entre los que destacan las nuevas y  diversas formas de buscar el talento humano;  de esta forma es como se abre paso en el mercado laboral el “Outsourcing”, pero qué es y porque hablan tanto de él. 

¿Qué es el Outsourcing?

Hay que empezar por saber que el Outsourcing es un término en inglés utilizado para dar nombre a la actividad de tercerizar un servicio. Dicho de otra forma es la acción de buscar un tercero que satisfaga las necesidades que tiene una  empresa, abriendo la oportunidad de adquirir un talento o equipo para reducir la carga de trabajo en la empresa y mejorar la productividad en la misma.

  • Este recurso se ha vuelto muy popular entre las empresas de diversos tipos y cada día se unen más empresas que realizan esta práctica, ya que al tercerizar una tarea o actividad  las empresas han encontrado soluciones eficientes que están a la vanguardia y  además que generan un ahorro a la empresa. 
  •  El outsourcing es el proceso mediante el cual una empresa  se da la tarea de identificar un proceso en el que se puede incrementar la productividad u optimizar, pero para lograr lo que desea involucra a terceros que se subcontratan y serán los encargados de llevar a cabo la tarea o actividad.
  • El equipo subcontratado es un equipo especializado y todas las funciones que le son delegadas por la empresa en su mayoría tienen la finalidad de aumentar la producción, obtener acceso a tecnología de punta o también disminuir los costos dentro de la organización. 
  • Las tareas que realizan pueden ir desde el mantenimiento de las instalaciones, equipo, administración o procesos como la búsqueda de talento humano y contrataciones, entre otros. 
  • Existen diversos tipos de Outsourcing aquí te contamos de qué trata cada uno de ellos.

Outsourcing Táctico

 Este tipo de subcontratación se realiza cuando la empresa requiere externalizar una función que no es primordial, usualmente se implementa debido a la necesidad de reducir los costos. 

Leia também:  Como Ter A Certeza Que Ele Está Interessado?

Outsourcing Estratégico

Busca establecer una relación estable con la empresa a la cual se le ha delegado una responsabilidad, es decir crear una alianza estratégica de acuerdo a la codependencia entre las organizaciones.  Generalmente son buscadas para mejorar la calidad en algún servicio o aumentar la capacidad de la empresa. 

Co-Sourcing

Este tipo de Outsourcing se da cuando la empresa que delega la función y la que presta el servicio comparten las responsabilidades y en algunos casos también los riesgos que representa la prestación de los servicios. 

In-house

Se da cuando los servicios solicitados se realizan dentro de la empresa solicitante. 

Off-shoring

Es uno de los más populares y su alcance es mundial, usualmente se practica cuando se busca manufacturar productos a bajo costopuede conocérsele también como deslocalización este ocurre cuando los servicios solicitados se hacen a una organización que se encuentra en el extranjero y ofrece menores costos en relación al país desde donde se encuentra el solicitante.  

Off-site

Se da cuando los servicios son realizados en las instalaciones de la empresa que ha sido subcontratada. 

¿Cómo funciona el Outsourcing y cuáles son los principales sectores que subcontratan?

Ya hemos hablado un poco acerca de cómo funciona esta subcontratación o tercerización de servicios.

Sin embargo, debido a lo amplio que es el mercado del outsorucing puede  funcionar de diversas formas y esto depende del tipo de Outsourcing que se esté llevando a cabo, ya sea desde la manufacturación a costos reducidos como lo que hacen algunas de las grandes empresas con diversos artículos como ropa, calzado, etc.

O desde el punto de vista tecnológico, en donde los desarrolladores de programas o profesionales en la computación son altamente solicitados y la mayoría pueden ser del extranjero los cuales son contratados a través de agencias de reclutamiento. Debido a que facilitan a las empresas encontrar el talento humano que desean, con la experiencia y todos los requisitos que están buscando, sin crear costos para la empresa en lo que respecta a la búsqueda, salvo por el personal solicitado. 

Podemos concluir que el Outsourcing funciona de manera que ayuda a los empresarios y emprendedores a mejorar sus procesos, aumentar la rentabilidad, mejorar la productividad y desarrollo tecnológico, mediante la delegación de responsabilidades a personal calificado. 

Ventajas y desventajas del outsourcing

Ventajas

  • Reducción de costos, en inversión de equipo, manufactura, sueldos o maquinaria. 
  • Fortalece los procesos dentro de la empresa 
  • Favorece la construcción de relaciones corporativas y comerciales 
  • Acercamiento y familiarización con las nuevas tecnologías 
  • Innovación en la empresa 
  • Disponibilidad de recursos tecnológicos 
  • Ahorro en la capacitación del personal 
  • Reducción de gastos fijos 
  • Mejoras en el proceso y producción de la empresa 
  • Optimización en tiempos de producción, calidad  y entrega
  • Mayor desarrollo organizacional 

Desventajas

  • Dependencia de terceros, respecto a innovación o recursos tecnológicos a la vanguardia
  • Dependencia absoluta en los procesos de manufactura, maquinaria  y equipo 
  • Se reduce el control en cuanto al proceso, calidad y entrega de los productos o servicios 
  • Riesgo de problemas o retrasos en caso de que el proveedor no cumpla con lo estipulado o se presente algún contratiempo. 
  • Si no se establece una exclusividad, se corre el riesgo de que la competencia te robe el proveedor o talento humano adquirido.

En general ahora conocemos todo lo bueno y malo que hay detrás del Outsourcing, solo es cuestión de establecer que genera más valor a tu empresa y que es lo más conveniente para ella de acuerdo a su necesidad. Recordándote que nunca está de más estar a la vanguardia y en busca de formas que mejoren tu empresa en términos financieros.

O que é outsourcing e quais suas vantagens para empresas?

O termo pode soar familiar, mas você sabe o que é outsourcing?

Outsourcing (ou em bom português, terceirização) é transferir tarefas, operações, trabalhos ou processos para uma força de trabalho externa, contratando terceiros por um período de tempo determinado.

As empresas geralmente fazem isso para reduzir custos ou melhorar sua eficiência. As funções terceirizadas podem ser desempenhadas por fornecedores no local ou remotamente.

Continue lendo e entenda com mais detalhes o que é outsourcing, por que as empresas contratam esse serviço e quais são suas vantagens!

O que é outsourcing?

Em palavras simples, a terceirização é a prática de obtenção de bens e serviços de um fornecedor externo.

É mais usado em indústrias em que há escassez de mão de obra para posições específicas ou em que o custo da mão de obra é muito alto. Por exemplo, desenvolvedores de software ou designers.

O outsourcing pode ser usado para qualquer posição, mas hoje vemos empresas usando para funções não fundamentais — aquelas cujo objetivo é fornecer suporte à infraestrutura central da empresa ou auxiliar nas operações diárias.

Com a ascensão do setor de tecnologia e o ecossistema de startups, o outsourcing tornou-se uma janela de oportunidade para as empresas encontrarem talentos.

Por que as empresas terceirizam?

  • Uma empresa às vezes experimenta crescimento a uma taxa que não pode suportar com sua própria equipe interna.
  • Para manter o ritmo, uma opção é contratar uma força de trabalho pré-treinada de outra empresa de outsourcing para executar as atividades, conforme e onde necessário sem interromper o fluxo de negócios.
  • Em casos de processos que ocorrem apenas por um curto período de tempo, pode ser muito mais eficiente a contratação de uma equipe terceirizada e temporária de trabalhadores para a execução.
  • Quando a empresa implementa um novo processo, pode fazer o outsourcing do serviço para trabalhadores treinados, em vez de investir tempo, dinheiro e esforço para treinar e manter os trabalhadores internos.
  • Além disso, as empresas de outsourcing geralmente fornecem funcionários com alto nível de especialização para atuarem nas equipes de trabalho, o que libera os funcionários internos para assumirem outras funções.
  • De acordo com um artigo de Brandon Gaille, 46% das empresas citaram que sua principal razão para o outsourcing era reduzir os custos operacionais, com 12% desejando acessar recursos específicos. Ele lista as razões pelas quais as empresas fazem outsourcing:
  • Reduzir ou controlar custos – 44%
  • Obter acesso a recursos de TI indisponíveis internamente – 34%
  • Liberar recursos internos – 31%
  • Melhorar o foco nos negócios ou no cliente – 28%
  • Acelerar a reorganização/transformação da empresa – 22%
  • Acelerar um projeto – 15%
  • Ter acesso a conhecimentos de gestão indisponíveis internamente – 15%
  • Reduzir o tempo de colocação no mercado – 9%

Exemplos de outsourcing

Como medida de redução de custos, o outsourcing pode ter impactos significativos em setores como o de manufatura.

Mas o outsourcing não se limita a trabalhos de fabricação. Trabalhos de atendimento ao cliente, como aqueles em call centers e trabalhos de programação de computadores, também são terceirizados por empresas que buscam maneiras de reduzir custos.

Um grande número de empresas faz outsourcing de pelo menos algumas funções de tarefas de recursos humanos, como gerenciamento de benefícios de funcionários e folha de pagamento.

O outsourcing também pode envolver a compra de componentes de outra fonte, como peças para equipamentos de informática. Às vezes, os componentes podem ser comprados por menos do que custaria às empresas fabricarem esses itens, e eles podem ser de maior qualidade.

A Apple é um bom exemplo disso. Embora seus produtos sejam projetados nos EUA, muitos dos componentes usados ??nesses produtos são comprados de fornecedores terceirizados.

Os serviços de tecnologia da informação (TI) também podem ser adquiridos por outsourcing.

A computação em nuvem e software como serviço (SaaS), por exemplo, oferece às empresas acesso a serviços e ferramentas de computação que antes eram gerenciados internamente pelos departamentos de TI das empresas.

Outsourcing: vantagens para empresas

A terceirização tem o potencial de liberar dinheiro, pessoal, instalações e tempo, o que resulta em economia de custos de mão de obra, impostos, energia e produção.

As empresas podem empregar estratégias de outsourcing para focar nas principais competências do negócio. Isso permite que mais recursos sejam investidos no que fazem bem, melhorando a eficiência e aumentando a competitividade. A produção pode ser simplificada e o tempo de produção reduzido, diminuindo os custos operacionais.

  1. As funções que uma empresa não realiza geralmente são terceirizadas para organizações externas que têm competência nessas atividades, beneficiando a contratante por meio do gerenciamento adequado das funções.
  2. Uma empresa também pode se beneficiar da orientação de empresas terceirizadas, evitando infrações a normas ou leis governamentais, como regulamentos ambientais ou requisitos de segurança do trabalho.
  3. As empresas que usam o outsourcing aprendem rapidamente que esses profissionais são orientados para gerar resultados e dependem muito de metas e entregas.

O outsourcing pode ser uma estratégia muito útil para as margens de lucro de uma empresa e para fins de produtividade. Ele traz vantagens que, se bem exploradas, contribuem para a evolução e sucesso dos negócios.

Precisa contratar uma empresa para fazer a terceirização de algum serviço? Você pode encontrar fornecedores para todos os serviços que sua empresa precisa em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido, direto no seu e-mail.

Este post foi escrito pelo oHub, plataforma de terceirização de serviços. Acesse nossa plataforma e peça um orçamento agora mesmo!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*