O Que Visitar Em Como Italia?

Quando pensamos em escolher os destinos a visitar num viagem para Italia, pensamos em visitar Roma, Vaticano, Milão, Florença, Veneza e Nápoles, as principais cidades italianas! Além destas cidades da Italia, há as belas paisagens da Toscana, Piamonte ou do Lago Comboio e, claro, as praias de Itália – não é à toa que Itália é um dos países mais visitados da Europa!

Ainda assim, acredite em nós, o país tem muito mais para oferecer aos turistas! Deixe-se inspirar pela Omio e fique a conhecer 15 belas cidades da Italia, que terá de incluir no seu próximo roteiro pela país – a Omio não se responsabiliza se no final ficar com vontade de viajar por Itália. Pelo contrário, incentivamos! Use o nosso site para pesquisar viagens de comboio/trem e de autocarro/onibus pelo país!

1. Cidades italianas a visitar: Siena ITALIA

O Que Visitar Em Como Italia?
De estilo medieval, a Catedral de Siena ou Duomo di Siena foi construída entre 1215 e 1263

Na hora de escolher cidades da Italia para visitar, Siena é muitas vezes preterida por Florença. Uma injustiça! O centro histórico é lindíssimo, integrando o Patrimônio da Unesco e aqui encontrará edifícios que remontam ao século XII!

2. Cidades italianas a visitar: Taormina ITALIAO Que Visitar Em Como Italia?

Se planeia viajar para a Sicilia, reserve um dia para conhecer Taormina. Vale bem a pena!

Na hora de conhecer a fundo a cultura italiana, é no sul da Italia, que encontrará as mais antigas ruínas! É o caso do bem preservado Teatro Antigo de Taormina, um antigo teatro grego e onde em 2014, a cantora italiana Laura Pausini gravou um dos seus concertos!

3. Cidades italianas a visitar: Bogliasco ITALIAO Que Visitar Em Como Italia?

Escavações recentes, mostraram que esta região de Itália foi habitada na era Paleolítico e Mesolítico

Do sul para o note da Italia! Não muito longe de Genova, poderá visitar Bogliasco, uma pequena localidade de pescadores, que tem consegudo manter o seu charme natural! É o destino ideal em Itália para quem procura dias de descanso, junto ao mar!

4. Cidades italianas a visitar: Civita di Bagnoregio ITALIAO Que Visitar Em Como Italia?

Aproveite para visitar Civita di Bagnoregio, que está próxima de Roma

Civita di Bagnoregio é uma cidade italiana impressionante, situada num monte de tufo calcário, a 443 metros acima do nível do mar, em Lácio, entre as comunas da Toscana e Umbria. A cidade está cerca de duas horas de Roma.

5. Cidades italianas a visitar: Burano ITALIA

O Que Visitar Em Como Italia?
Para viajar de Veneza para Burano, apanhe um dos barcos vaporetto

Veneza é indiscutivelmente um dos pontos turisticos da Italia mais visitados! Uma pena que muitos viajantes deixem passar Burano, a 7 km de Veneza. Também formada em ilhas, Burano destaca-se pelos seus edifícios coloridos, sendo um dos destinos mais coloridos da Europa!

6. Cidades italianas a visitar: Alghero ITALIA

O Que Visitar Em Como Italia?
Sabia que uma das línguas ofciias ide Alghero é o catalão?

Quando pensámos na Sardenha, pensamos em dias longos, cheios sol, com mergulhos nas águas cristalinas da ilha! Em Alghero poderá fazer tudo isto e mais! Alghero é uma das principais cidades universitárias e aqui encontrará um ambiente bem descontraído e cheio de atividades!

7. Cidades italianas a visitar: Spoleto ITALIAO Que Visitar Em Como Italia?

Venha visitar Spoleto no verão, quando se organizar um dos maiores festivais medievais de Itália

Spoleto ou Espoleto fica na Umbria, uma das mais belas comunas de Itália, embelezada pelas montanhas dos Apeninos e pelo rio Tibre, onde se destacam cidades como Gubbio ou Perugia – a capital da Umbria. A razão pela qual destacamos Spoleto é pela Duomo, que remonta ao século XII, apesar do portal renascentista e onde poderá admirar os frescos de Filippo Lippi!

8. Cidades italianas a visitar: Corniglia ITALIA

O Que Visitar Em Como Italia?
Cinque Terre é um dos pontos turisticos da italia! Por favor, não deixe de ir a Corniglia

Corniglia é uma das Cinque Terre de Itália e apesar da popularidade desta, Corniglia é muitas vezes ignorada. A começar porque é a mais pequena das cinco terras e também porque, porque ao contrário de Riomaggiore, Manarola, Vernazza ou Monterosso, as vistas para o mar são mais tímidas! Mas vá por nós: vale MUITO a pena!

9. Cidades italianas a visitar: Bassano del Grappa ITALIA

O Que Visitar Em Como Italia?
Aproveite para visitar o Museu da Grappa nesta cidade medieval italiana

Bassano del Grappa está a cerca de uma hora de comboio de Veneza e é a prova de que na comuna do Vêneto há muita mais para ver do que Veneza e Verona! Situada no sopé do Monte Grappa, é conhecida pelo grappa, um destilado de uva bem típico na região. Uma dica: não saia daqui sem passar na chocolateria Dolce Bassano!

10. Cidades italianas a visitar: Matera ITALIA

O Que Visitar Em Como Italia?
Matera será a Capital Europeia da Cultura em 2019

Situada no sul da Italia, Matera apareceu durante décadas na lista das cidades mais pobres da Europa! A cidade cresceu e desenvolveu-se: hoje em dia, Sassi di Matera, o centro histórico de pedra de Matera atrai milhares de turistas. Sabia que foi aqui que foi filmado o filme “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson?

11. Cidades italianas a visitar: Alberobello ITALIA

Alberobello foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO em 1996

Vamos ao sul da Italia conhecer os trulli! Os trulli são velhas construções de pedra, com telhados em forma de cone, comuns na comuna região italiana da Puglia. Alberobello é o melhor dos destinos de Itália para apreciar os trulli e os símbolos usados na sua decoração. Muitos com significado mágico, dizem os locais!

12. Cidades italianas a visitar: Monteriggioni ITALIA

A muralha de Monteriggioni possui 570 metros de comprimento e 14 torres!

A cerca de uma hora e meia de comboio desde Florença, Monteriggioni é um charme! Durante décadas, foi uma das mais importantes cidades fortificadas da Itália e ainda hoje a cidade se mantém, como que intocada! Razão mais do que suficiente para ser uma das cidades italiana a visitar numa próxima viagem a Italia!

13. Cidades italianas a visitar: Verona ITALIA

Em Verona, aproveite para tirar fotografias junto à estátua de Julieta

Não se pode dizer que Verona seja uma total desconhecida numa viagem a Italia! No entanto, muitos turistas limitam-se a visitar a cada da Julieta em Verona, quando ainda há tanto para ver aqui! Em Verona não perca: o Anfiteatro romano, a catedral gótica (do século X) e o Castel Vecchio!

 14. Cidades italianas a visitar: Ravello ITALIA

Os locais dizem que nas estátuas dos miradouros estão representados actores famosos como Greta Garbo, Jacqueline Onassis e Humphrey Bogart!

Quando se pensa nas praias da Italia, a Costa Amalfitana é um dos locais que mais faz suspirar os visitantes, mas nem tudo se resume a praia por aqui! A pequena Ravello tem vistas únicas para o mar Tirreno e é uma vila pacata e cheia de charme!

15. Cidades italianas a visitar: Cefalù ITALIA

  • Cefalù pertence à rede das Aldeias mais bonitas de Itália – I Borghi più belli d’Italia em italiano
  • Se for visitar Cefale no verão, tente coincidir com um dos festivais da localidade, pois são sempre momentos animados, cheios de cor e, claro, de deliciosas comidas italianas!

Itália

Terra de gente elegante, a Itália fica localizada no sul da Europa, ocupando a quase totalidade da Península Itálica (excetuam-se apenas os enclaves de San Marino e Vaticano), a que se juntam ilhas com caráter como a Sardenha, Capri ou a Sicília. Roma, a histórica capital do Império Romano, é o destino turístico mais procurado nas viagens a Itália.

O Que Visitar Em Como Italia?

Veneza é uma das cidades italianas mais procuradas pelo turismo e um destino bastante caro, pelo que convém escolher bem onde ficar em Veneza para aproveitar ao máximo a estadia sem ir à falência.

Tenha, nomeadamente, em atenção que é muito importante escolher um hotel fora das artérias mais congestionadas, para poder ter um lugar para descansar ao final de um dia a desfrutar …

Leia também:  Como Esquecer Algo Que Não Sai Da Cabeça?

Ler artigo →

O Que Visitar Em Como Italia?

Roma é uma das cidades europeias mais procuradas pelo turismo, pelo que convém escolher bem onde ficar em Roma para aproveitar ao máximo a estadia. Tenha, nomeadamente, em atenção que é muito importante escolher um hotel central, para poder explorar a cidade a pé. Da experiência resultante de uma visita à capital italiana, e falando com amigos que conhecem muito bem a … Ler artigo →

O Que Visitar Em Como Italia?

A pitoresca Veneza é uma das mais visitadas cidades da Europa, e os motivos são bem conhecidos. Da icónica Basílica de São Marcos aos tradicionais passeios de gôndola pelos canais de Veneza, passando por monumentos incríveis como o Palácio Ducal, a verdade é que não faltam atrações em Veneza. E isto sem falar da Praça de São Marcos ou da Ponte Rialto, dois dos locais mais … Ler artigo →

O Que Visitar Em Como Italia?

A cidade de Florença, capital da região da Toscana, é um dos mais visitados destinos de Itália; e os motivos são bem conhecidos. Da icónica Galeria Uffizi a monumentos incríveis como a Catedral de Florença ou o Palazzo Vecchio (Palácio Velho), passando pelas obras dos inevitáveis Michelangelo e Leonardo da Vinci, a verdade é que não faltam atrações em Florença. E isto sem … Ler artigo →

O Que Visitar Em Como Italia?

O Parque Arqueológico de Herculano desnuda, perante os olhares de espanto de quem o visita, o que resta de uma antiga cidade romana construída num planalto vulcânico no sopé do Vesúvio, a escassos 10km do centro de Nápoles. Tal como a vizinha Pompeia, Herculano foi soterrada pela nuvem de cinzas da erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. E ficou como que congelada no tempo, … Ler artigo →

O Que Visitar Em Como Italia?

Visitar Pompeia é das atividades turísticas mais populares da região da Campânia. Na verdade, o Parque Arqueológico de Pompeia é um dos locais mais visitados de toda a Itália e os motivos estão à vista de todos. Uma cidade milenar soterrada pelas nuvens de cinzas do vulcão Vesúvio, preservada durante quinze séculos por ação dessas mesmas cinzas assassinas. E isso faz dela, … Ler artigo →

O Que Visitar Em Como Italia?

Se está a planear viajar de forma independente na Península de Sorrento, região da Campânia, mais cedo ou mais tarde vai-se interrogar sobre onde ficar na Costa Amalfitana.

Qual a melhor localidade da Costa Amalfitana para se hospedar? Será Positano, Amalfi, Ravello, Salerno ou quem sabe até Sorrento, já fora da estrada amalfitana? Para mim, essa foi das questões mais difíceis … Ler artigo →

O Que Visitar Em Como Italia?

Composta por vilarejos como Ravello, Amalfi, Praiano ou Positano, a deslumbrante Costa Amalfitana oferece um complemento perfeito à descuidada Nápoles e ao luxo insular da ilha de Capri. Fica na região da Campânia e é uma faixa litoral de grande beleza e requinte; é, na verdade, um dos destinos mais sofisticados do Sul de Itália. Ora, dada a sua extrema popularidade e o … Ler artigo →

O Que Visitar Em Como Italia?

Epicentro da Costa Amalfitana, o histórico vilarejo de Amalfi é um dos pontos mais importantes de todo o litoral curvilíneo do Golfo de Salerno. E essa importância, aliás, chegou muito antes do advento do turismo. “Considerada uma das mais antigas “Repúblicas Marítimas”, Amalfi desenvolveu intenso intercâmbio com o Império Bizantino e Egito durante a Idade Média. Os … Ler artigo →

O Que Visitar Em Como Italia?

A Costa Amalfitana é um destino de luxo por excelência. De toda a Strada Statale 163 emana brilho, requinte e luxo, apelando a um público sofisticado e endinheirado; mas em poucos lugares isso será tão vincado como em Positano. É, sem qualquer dúvida, um dos diamantes mais exclusivos de todo o litoral amalfitano. Ora, quem acompanha as minhas viagens sabe que este não é o … Ler artigo →

Já aqui escrevi que fui visitar Ravello com uma imagem forte na cabeça: a do Terraço do Infinito da Villa Cimbrone. Desde que vi pela primeira vez uma imagem daqueles bustos num muro de pedra com a imensidão azul do Mar Mediterrâneo em pano de fundo, sabia que a Villa Cimbrone era o ponto fundamental de todo o meu roteiro na Costa Amalfitana. De tal forma que, mal cheguei a … Ler artigo →

Encavalitada nas escarpas de Amalfi, com terraços sobre o mar e vistas de fazer sorrir os mais macambúzios, Ravello é seguramente o mais charmoso povoado de toda a Costa Amalfitana. E isso, por si só, numa região de extrema beleza, já diz muito sobre Ravello! Das villas luxuosas às vistas fabulosas a partir do inigualável Terraço do Infinito da Villa Cimbrone, passando pela … Ler artigo →

Antes de mais, deixem-me dizer que não fiz uma excursão de barco para visitar a Gruta Azul, de longe a atração mais famosa da ilha. Primeiro, não tinha muito tempo para visitar Capri; depois, e não menos importante, os preços pareceram-me proibitivos para quem viaja sozinho (não procurei muito, mas fiquei com essa sensação). Seja como for, a verdade é que não fui à Gruta … Ler artigo →

Apesar de Capri ser uma ilha pequena, é um destino suficientemente diversificado para se justificar algum cuidado na hora de escolher onde ficar em Capri.

Não que os transportes públicos não resolvam uma localização menos conveniente, mas poucas coisas têm tanto impacto na experiência de uma viagem urbana como a localização do hotel.

Especialmente para quem tem pouco tempo de … Ler artigo →

Mesmo ficando fora do centro da cidade, nenhuma lista com o que fazer em Nápoles fica completa sem visitar as Catacumbas de San Gennaro. Para mim, foi um dos momentos altos da minha viagem à surpreendente capital da Campânia. As Catacumbas de San Gennaro extendem-se por quase 5.800 metros quadrados, mas apenas uma parte está aberta aos visitantes. Diz a literatura oficial … Ler artigo →

O que fazer na Itália em 10 dias?

Você está começando a organizar a sua viagem para a Itália e não sabe por onde começar? Então não deixe de ler esse Post até o fim, pois vamos te dar um roteiro perfeito para conhecer o melhor da Itália em 10 dias.

E se você só tem 7 dias na Itália, então leia nosso Post Especial “O que visitar na Itália em 7 dias“.

Mas afinal o que fazer na Itália em 10 dias? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Nossa Introdução

Vou tentar te dar uma mão nesse processo! Se você leu o post Quantos dias eu preciso para conhecer os principais pontos turísticos da Itália, já sabe que é muito complicado escolher o que visitar na Itália em 10 dias. O país parece pequeno, as distâncias parecem curtas, mas na verdade nada disso funciona como a gente pensa.

Um pouco sobre a Itália…

A Itália é formada por tantas e importantes cidades interessantes, que precisa de mais dias para ser visitada.

Isso sem contar as maravilhosas vilas, por isso, a impressão que tenho, é que nunca deixaremos de descobrir algo de novo nesse país incrível! Para se ter uma ideia, vivo na Itália há 15 anos.

Me formei em turismo, trabalho com isso há muitos anos e já viajei muito pelo território italiano, mas nem assim consegui conhecer tudo!!!! Para saber mais sobre mim clique aqui!

Nosso Roteiro do Dia

Bem, vamos lá! Serei bem sintética e gosto de ir direto ao ponto, portanto, sem mais delongas, vamos ver o que fazer na Itália em 10 dias? Aproveite e leia nosso Post Especial Itinerário Clássico de 10 dias na Itália.

Em 10 dias conseguiremos visitar alguns lugares legais, obviamente o número de lugares depende muito do tipo de transporte que usaremos, por exemplo, se usarmos trem conseguirá visitar as cidades principais.

Leia também:  Quanto Se Deve Dar Em Dinheiro Como Prenda De Casamento?

 Para visitar as cidades menores ou vilarejos, que geralmente estão localizados entre as cidades maiores, será necessário ter um carro à disposição, talvez alugado ou então, quem sabe, ter um motorista particular te acompanhando durante toda a viagem.

O Que Visitar Em Como Italia?Passeios em grupo em língua portuguesa nas principais cidades italianas?  

Reserve agora mesmo!Quero saber mais!

Recomendo essa leitura antes de começar nosso roteiro com o trem. Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?.

Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post Como comprar uma passagem de trem na Itália?.

A seguir acompanhe o Roteiro pela Itália em 10 dias com o trem! Assista a esse vídeo: como comprar bilhete de trem on-line? Importante saber: lembramos que comprando os bilhetes com antecedência você pode economizar até 60%!

1) O que fazer na Itália em 10 dias ? ROMA

1° dia: Chegada em Roma: O primeiro dia é sempre complicado, pois tem o fuso horário que mexe com o corpo e sem contar com a viagem que é sempre bem cansativa. Então veja o que pode ser feito nesse dia sem muito compromisso, sem horário de visita. Pois com ingressos comprados antecipadamente você precisa respeitar os horários.

Para fazer as visitas você terá que sair do Brasil já com tudo planejado. Escolha com antecedência os lugares que você gostaria de conhecer e compre os ingressos pela internet antes de partir! Assim você economizará muito tempo nas filas que, eventualmente, podem ser gigantescas e cansativas!

Leia nossos links abaixo para montar seus dias em Roma:

Minhas Dicas:

O Que Visitar Em Como Italia?INGRESSOS SEM FILAGostaria de conhecer alguns monumentos em Roma e não sabe onde comprar os ingressos? E sem fila? Então você está no lugar certo!!!.   

Compre agora seus ingressos para o Coliseu, Basílica de São Pedro, Prisão de São Pedro, Galeria Borghese, Termas de Caracallas, Castelo Sant Angelo, Museu do Vaticano + Capela Sistina, Cartão Vaticano & Roma, Panteão com áudio-guia & Roma Pass.

2) O que fazer na Itália em 10 dias? ROMA

2° dia: Visitas em Roma: O segundo dia é “O Dia D“, é tomar aquele café da manhã, ler o roteiro do dia e partir para as visitas. Lembre-se, ainda teremos mais um dia em Roma, você pode também distribuir bem as atrações e não se cansará tanto! Caso tenha disposição: siga em frente! ????

Minhas Dicas:

  • É sempre bom comprar o mapa da cidade com os pontos turísticos, pois você pode estar pertinho de algum monumento importante e que não precisa pagar para visitar.
  • Roma para brasileiros em grupo? Clique aqui e conheça alguns tours em grupo!

3) O que fazer na Itália em 10 dias? ROMA

3° dia: Visitas em Roma, continuação: Se você conseguiu ver tudo nos dois primeiros dias (o que acho difícil!) aproveite para relaxar e descansar em uma das praças romanas: aproveite para observar o estilo de vida dos italianos, admirar as paisagens e descansar da maratona que foram os dois primeiros dias! Mas se tem fôlego aproveite ao máximo, afinal não são todos os dias que estamos em lugares como esse. Então pegue seu mapa e siga adiante, força e vença o cansaço porque vale a pena.

4) O que fazer na Itália em 10 dias? ROMA/FLORENÇA

4° dia: Partida para Florença com o trem: Como Roma, não deixe de fazer sua lista de lugares para visitar antes de partir do Brasil e compre também os bilhetes de trem e os ingressos para monumentos com antecedência. Tente partir com o trem sempre pela manhã; assim terá mais tempo para ver essa cidade encantadora!

Leia nossos links abaixo para montar seus dias em Florença:

5) O que fazer na Itália em 10 dias? FLORENÇA

5° dia: Visitas em Florença, continuação: Fazer passeios pela manhã em Florença e a tarde partir de trem para Pisa (ou fazer um tour em Siena). Florença para brasileiros em grupo? Clique aqui e conheça alguns tours em grupo!

6) O que fazer na Itália em 10 dias? FLORENÇA/VENEZA

6° dia: Partida para Veneza: Com o roteiro pronto para conhecer Veneza ? Visite os pontos turísticos principais! Não são muitos, mas os canais de Veneza podem te confundir! Se possível, ande com um mapa e não se acanhe em pedir informações!

Leia nossos links abaixo para montar seus dias em Veneza:

7) O que fazer na Itália em 10 dias? VENEZA

7° dia: Visitas em Veneza, continuação: Fazer Veneza pela manhã e a tarde pode ser dedicada a um Tour nas Ilhas de Murano, Burano e Torcello

8) O que fazer na Itália em 10 dias? VENEZA/VERONA

8°dia: Partida para Verona: Roteiro pronto? Faça um passeio pelos pontos principais e, à noite, delicie-se com um jantar “alla italiana”! Você vai adorar!

Leia nossos links abaixo para montar seus dias em Verona:

Minhas Dicas:

9) O que fazer na Itália em 10 dias? MILÃO

9°dia: Partida para Milão: Imperdível é o Duomo, claro! Aproveite e passe rapidinho pela Galeria Vittorio Emanuele, famosa por suas elegantes lojas, que fica ali do lado! Milão para brasileiros em grupo? Clique aqui e conheça alguns tours em grupo!

Leia nossos links abaixo para montar seus dias em Milão:

O Que Visitar Em Como Italia?INGRESSOS SEM FILAGostaria de conhecer alguns monumentos em Milão e não sabe onde comprar os ingressos? E sem fila? Então você está no lugar certo!!!.   

Compre agora seus ingressos para o Duomo, Galeria de Brera & A Última Ceia

10) O que fazer na Itália em 10 dias? PARTIDA

10°dia: Partida Milão/Roma e Roma/Brasil: Infelizmente chega o dia de ir embora… Esteja com seu bilhete de trem comprado de Milão para Roma e fique atento para não perder o horário. Sugiro sempre dormir no local de partida do seu voo para ter mais tranquilidade e segurança para não perder o voo.

21 DICAS DE UMA ITÁLIA SECRETA PARA VOCÊ VISITAR

Em abril de 2016, o jornal britânico The Daily Telegraph publicou o artigo “21 places in Italy you never thought to visit (but really should)”, com dicas de 21 lugares na Itália que não fazem parte do turismo de massa, mas que merecem, obviamente, ser visitados tantos pelos italianos, tanto pelos estrangeiros.

Vilarejos, praias, burgos medievais, igrejas, montanhas… enfim, a Bota tem joias artístico-naturais pra dar e vender. E se você já conhece as cidades italianas mais batidas, e/ ou prefere ter o privilégio de visitar uma Itália secreta, eis abaixo 21 opções de norte a sul do país indicadas pelo The Daily Telegraph.

21 dicas de uma Itália Secreta para visitar

Marina di Pisciotta. Foto: The Telegraph.

É um distrito do município de Pisciotta, situado a cerca de 7 km de Palinuro, e conta com menos de 300 habitantes.

É descrito no Daily Telegraph como um típico vilarejo, na costa do sul da Itália, com vielas estreitas e casas de cor pastel. Seu centro histórico está localizado em cima de uma colina que desce até o mar.

Bérgamo, Lombardia. Foto: Wikipedia.

O turistas que visitam a Itália setentrional certamente param em Milão, Veneza e na área dos lagos, mas se esquecem de visitar a belíssima Bérgamo (Bergamo, em italiano), definida pelo Daily Telegraph como “a mais bonita cidade de colina na Lombardia”.

Escreve o jornalista Sian Williams: “É uma meta fascinante, circundada por muros altos e com ruazinhas tortas”. A área circunstante é assim romântica que parece ter sido feita propositalmente para uns dias de férias primaveris”.

Montefalco, Úmbria. Foto: Wikipedia.

Leia também:  Como Se Chama Arvore Que Da Noz?

Cidade de colina, Montefalco é assim descrita por Tim Jepson, jornalista britânico amante da Úmbria: “É renomada pelos seus esplêndidos panoramas, o vinho tinto Sagrantino, o seu notável número de afrescos renascentistas e por outras importantes obras de arte no Museu de São Francisco”.

Município de quase 6.000 habitantes, na província de Pesaro-Urbino, Gabicce Mare é definida como “uma deliciosa exceção se a comparamos com os territórios turísticos do Mar Adriático”, o parque de diversão das famílias italianas nas férias”.

Continua ainda o jornal britânico: “Em Gabicce Mare, os turistas mais intrépidos podem descobrir praias remotas […] nos distritos vizinhos de Fiorenzuola di Focara e Casteldimezzo.”

Portovenere, Ligúria.

Os vilarejos de Cinque Terre são, literalmente, assediados pelos turistas no verão, tanto é que neste ano surgiu até a hipótese de se limitar o número de visitantes nesse Patrimônio Unesco.

E, mesmo assim, – lê-se no Daily Telegraph – Portovenere, um belíssimo vilarejo na costa da Ligúria, perto de Cinque Terre e idealmente o sexto vilarejo do seu vizinho famoso, é praticamente desconhecido por muitos turistas.

Treviso. Foto: Wikipedia.

Treviso está situado a pouco mais de 35 km de Veneza e “o seu centro é uma pequena cidade circundada de muros, com portas medievais, estradas estreitas e de paralelepípedos”. Quem parar nessa cidade vêneta não vai se arrepender.

Reserve seu hotel com Booking em TREVISO.

Leia também: Dicas de Veneza.

Sovana, Toscana. Foto: 123rf.com

Distrito do município de Sorano, província de Grosseto, Sovana é conhecida como importante centro etrusco, burgo medieval e renascentista.

Tim Jepson explica: “É pouco mais de uma só estrada, mas tem ótimos hotéis e restaurantes, uma antiga igreja paroquial e outros esplêndidos edifícios medievais”.

Lago de Iseo, Lombardia. Foto: Fotolia

Como diz Annie Deaken, O Lago de Iseo é o menos famoso dos maravilhosos lagos que banham a Itália setentrional, porém é muito apreciado pelos excursionistas e abriga Monte Isola, a maior ilha lacustre da Europa (3 km de extensão, somente 2.000 residentes e nada de carros).

“O Lago de Iseo é menor que o Lago de Como, mas extraordinariamente mais silencioso e mais fascinante. Tem menos turistas, está situado ao norte de Bréscia e Bérgamo e é a joia escondida do norte da Itália.”

Porto Selvaggio, Apúlia (Puglia). Foto: thepuglia.com

Até 30 anos atrás, o Salento era um lugar desconhecido pelos turistas. Nas últimas décadas, seguindo o percurso contrário, muitos estrangeiros escolhem passar alguns dias de férias na “Califórnia da Itália”, a qual pode gabar um mar cristalino e espetacular.

Porto Selvaggio, a poucos quilômetros da cidade de Nardò, é um “encrave encantador na costa incontaminada que usufrui do status de área protegida desde 1980”.

Sulmona, Abruzzo. Foto: Wikipédia. Montes “della Laga”, Abruzzo. Foto: gransassolagapark.it

O Abruzzo – escreve o Daily Telegraph – é uma região para ainda ser totalmente descoberta. Tem ótimas praias, lindos montes e parques naturais onde caminham ursos e lobos.

O jornal cita Sulmona, cidade-natal do poeta latino Ovídio, que “parece nos remeter aos anos 50”, e os Montes della Laga (Monti della Laga, em italiano), “um grupo de picos perto da divisa com a Úmbria”, desconhecidos até mesmo por muitos italianos”.

Matera, Patrimônio UNESCO na Basilicata. Foto: Wikipedia

Escreve o Daily Telegraph: “Até 50 anos atrás, era uma das cidades mais pobres da Itália, com cerca de 20.000 pessoas que moravam dentro das suas famosas grutas”.

Estas últimas, nos anos 60, foram praticamente abandonadas pelas pessoas e só recentemente, graças ao turismo e ao desenvolvimento, cerca de 2.000 pessoas voltaram a viver nas grutas de Matera.

“As novas cafeterias, as sorveterias, os restaurantes e, sobretudo, os hotéis, contribuíram para o renascimento do destino de Matera”.

Reserve seu hotel com Booking em MATERA.

Ravello, Costa Amalfitana. Foto: Arquivo pessoal.

Muitos turistas que invadem a badalada Costa Amalfitana visitam Amalfi e Positano, mas esquecem de contemplar Ravello, um “ninho de águia acima da paisagem vertiginosa da costa, a sua localidade mais tranquila e encantadora, que no passado recebeu personalidades famosas do nível de Greta  Garbo, Jacqueline Kennedy e Tennessee Williams”.

Palácio do Município de Trieste. Foto: Wikipedia.

Trieste, conhecida como a Europa central, também não entra nos principais circuitos turísticos dos estrangeiros, apesar de ter as mais lindas cafeterias do país e sediar várias miscigenações e influências arquitetônicas e étnicas.

“Os triestinos – explica o jornal – abraçam a vida com uma paixão que é palpável e contagiosa”.

Reserve seu hotel com Booking em TRIESTE.

Gargano. Foto: Wikipédia.

Escreve o jornalista Paul Lay: “O Gargano é um parque nacional, com longas praias de areia, grandes florestas de pinhos e uma posição geográfica que tempera o calor de verão com a brisa que assopra do mar sobre os três lados”.

O território, precisa o Daily Telegraph, é ainda pouco conhecido fora da Itália.

Ragusa, Sicília. Foto: Wikipédia. Cefalù, Sicília. Foto: Wikimédia.

Diferentemente de Taormina, Ragusa e Cefalù, duas cidades históricas da Sicília, não conhecem o vaivém de turistas que justamente merecem.

O Daily Telegraph recomenda também explorar Le Madonie, uma cadeia de montanhas selvagens na costa setentrional da Sicília.

Reserve seu hotel com Booking em RAGUSA e/ ou em CEFALÙ.

Le Langhe, Piemonte. Foto: Wikipédia.

Os estrangeiros visitam o Piemonte somente pelas suas lindas estações de esqui – escreve Tim Jepson. E, mesmo assim, essa é uma região que tem todas as características para ser o centro gastronômico mais bonito da Itália, a pátria do movimento Slow Food com as suas lindas colinas Langhe.

Basílica Sant’Apollinare in Classe, Ravenna, Emília-Romanha. Foto: Wikipedia.

Uma das mais belas capitais italianas da arte medieval, com os seus preciosos mosaicos bizantinos, é, infelizmente, fora da rota mais batida pelos turistas.

No verão, segundo o jornal britânico, “Ravenna se anima com shows, barracas de comida, fogos de artifício e espetáculos de som e de luz”.

Marettimo, Ilhas Égadas, Sicília. Foto: Wikipédia.

Essa pequena ilha do arquipélago das Ilhas Égadas (Isole Egadi, em italiano), na Sicília, é uma autêntica joia que os seus moradores guardam a sete chaves.

Ao largo da costa ocidental siciliana, Marettimo é um lugar para visitantes habituais que ficam um longo período na ilha, e não para turistas bate-volta.

Reserve seu hotel com Booking em MARETTIMO, ILHAS ÉGADAS.

Caldarium, Oplontis. Foto: Wikipédia Herculano. Foto: Wikimédia

  • Pompeia é uma das cidade antigas mais visitadas do mundo e é sempre cheia de turistas.
  • As escavações de Herculano e de Oplontis, a poucos quilômetros de Nápoles, estão perfeitamente conservados, mas não chamam o mesmo número de visitantes como em Pompeia.
  • “E, mesmo assim, – escreve o Daily Telegraph – quem realmente quiser aproveitar um pouco da vida romana antiga, em relativa paz e tranquilidade, e sem empurrões, deveria programar uma visita a esses dois sítios arqueológicos pouco conhecidos aos pés do Vesúvio”.

Gênova. Foto: italia.it

Gênova foi uma das cidades mais importantes do Renascimento italiano, é rica de tesouros antigos e tem um lindo porto que foi revitalizado nos últimos anos.

E mesmo com esses atributos, está fora da rota turística internacional.

Casino Venier, Veneza. Foto: Veneza Secrets.

A última sugestão do Daily Telegraph é, certamente, uma provocação.

Veneza é uma das cidades mais visitadas da Itália, mas aos turistas estrangeiros o jornal sugere evitar os lugares mais conhecidos da cidade lagunar e descobrir áreas desconhecidas, como a Fundação Querini Stampalia, sede museológica de várias obras de arte, dentre elas a “Apresentação ao Templo”, de Giovanni Bellini.

*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*