O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?

Foste convidada para um casamento e não sabes o que oferecer aos noivos? Então este artigo vai ajudar-te. Inspira-te nestas 10 ideias para umas prendas muito originais para aquele casal que já vive junto (e que já tem de tudo)!

O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?

Recebeste um convite de casamento? Então de certeza que já começaste a sonhar com um vestido de cerimónia cheio de estilo para a ocasião! Mas será que também já começaste a pensar no que queres oferecer aos noivos como prenda de casamento…? Se eles já vivem juntos, talvez devas excluir os eletrodomésticos da equação. Afinal, é bastante provável que eles já tenham máquina de café e aspiradora. E o mesmo se aplica aos típicos elementos do enxoval (lençóis, pratos, toalhas, etc). Talvez o melhor seja mesmo dar asas à imaginação e encontrar uma prenda original que os faça sorrir. Queres conhecer as nossas propostas?

O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?

1. Vale-presente

Se não tens uma relação íntima com os noivos e não conheces bem os seus gostos, não arrisques! Um vale-presente é sempre uma opção fantástica e segura.

Pensa nas lojas que oferecem uma grande variedade de produtos (El Corte Inglés, Fnac, Worten, IKEA…) e escolhe aquela que possa estar mais de acordo com a personalidade dos noivos. Por exemplo, se sabes que ambos praticam desporto, oferece-lhes um vale na Decathlon.

Se, por outro lado, tens constancia de que são grandes amantes da literatura, o melhor é apostar num vale da Fnac ou de alguma livraria especializada.

2. Uma viagem

Afinal, quem é que não quer viajar com a sua cara-metade? Dependendo do teu orçamento, oferece uma viagem romântica aos recém casados a um destino onde nunca tenham estado. Se o teu budget é limitado, opta por oferecer um fim-de-semana num hotel rural ou à beira-mar.

Podes encontrar opções fabulosas no nosso país, tanto no interior do Alentejo como na zona do rio Douro.

De certeza que os noivos vão ficar maravilhados! Caso queiras dar um verdadeiro mimo ao casal, pondera oferecer-lhes um pequeno cruzeiro ou uma viagem a uma das cidades mais românticos da Europa (Bruges, Verona, Viena ou Dubrovnik).

O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?

3. Um curso

“O saber não ocupa espaço”! Por isso, se queres surpreender os teus amigos, oferece-lhes um curso numa área que lhes agrade.

Por exemplo, se sabes que adoram ir aos restaurantes mais in da cidade, oferece-lhes um curso de cozinha temático. Para os amantes do vinho, um curso de degustação pode ser ideal.

Finalmente, podes também optar por oferecer-lhes formação numa área totalmente fora da sua comfort-zone. O que achas de um curso intensivo de cerâmica ou de jardinagem?

4. Comida & bebida

A julgar pelo bolo de casamento original que escolheram, dá para ver que estes noivos são amantes da boa gastronomia… Então, nada como oferecer-lhes um produto gourmet como prenda de casamento! As opções são muitas: uma garrafa de vinho do Porto, uma caixa de queijos italianos, um presunto de qualidade (pata negra, idealmente), uma champanhe francês ou até uma coleção de compotas caseiras. A felicidade, para muitos, está no estômago!

O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?Casa de Vilacetinho

5. Doações 

É cada vez mais comum que os próprios noivos peçam aos convidados doações no valor dos presentes. Sendo assim, podes fazer uma doação em nome do casal a alguma instituição nacional ou internacional. Exemplos? Operação Nariz Vermelho, O Grão, Banco Alimentar, Cruz Vermelha Portuguesa, De Mãos Dadas… 

6. Algo handmade

Se estás à procura de uma prenda de casamento original e única, talvez devas usar as tuas próprias mãos! Tens talento para pintar? Então mãos à obra! Pinta um retrato dos noivos, ou daquele restaurante onde tiveram o primeiro date.

 De certeza que vão ficar super comovidos com o teu gesto! Outras opções? Uma peça de cerâmica feita por ti, um livro personalizado com as tuas receitas secretas, ou um conjunto de camisolas a condizer.

Seja qual for o teu talento, esta é uma excelente ocasião para utilizá-lo.

O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?

7. Bilhetes para um evento

O Bruno Mars vai dar um concerto em Lisboa daqui a uns meses? Há uma musical incrível no Teatro Sá da Bandeira prestes a esgotar? Então compra duas entradas e oferece-as aos noivos! Sobretudo se conheces bem os seus gostos, não há como falhar. Dá uma vista de olhos pela agenda de eventos nacionais (tanto gastronómicos, como musicais ou até desportivos) e inspira-te. 

8. Uma sessão fotográfica

O convite de casamento personalizado que recebeste vinha ilustrado com uma foto dos noivos? Ou sabes, graças às redes sociais, que eles adoram tirar fotografias juntos e que até têm jeito para pousar? Então oferece-lhes uma sessão fotográfica. Num estúdio profissional, num cenário rural, ou até pelas ruelas da cidade… De certeza que a noiva vai querer recriar o penteado apanhado do dia C. 

O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?Quarto de Lua

9. Uma peça de arte

Uma peça de arte é sempre uma prenda muito especial. Podes optar por um quadro, uma escultura, uma peça de mobiliário exclusiva ou até uma joia.

Se tens um orçamento folgado e sabes que os noivos são adeptos de algum pintor ou escultor em específico, tenta comprar-lhes uma peça do artista em questão. Como alternativa, podes também oferecer-lhes uma peça de arte local, que represente um lugar importante para os noivos.

Por exemplo, uma telha algarvia pintada à mão para os noivos que se conheceram em Faro, ou uma cadeira de madeira alentejana para os que se casaram em Évora… Dá asas à imaginação e surpreende-os! 

10. Um pedaço de natureza

Se os noivos são declarados amantes da natureza, temos três ideias fantásticas para ti! Caso vivam num apartamento, oferece-lhes uma pequena horta vertical.

Apenas tens de reunir os seguintes elementos: uma estrutura vertical com vasos (o tamanho pode ser variado), e bolsinhas com sementes de várias ervas aromáticas (manjericão, alecrim, salsa, coentros…).

É realmente uma prenda muito útil e original! Caso os noivos tenham uma casa com jardim, oferece-lhes uma árvore para plantar. É um presente muito simbólico e romântico dado que, à medida que a árvore cresce, também crescerá o amor que une o casal.

Finalmente, caso não tenham jardim nem espaço para plantar o que quer que seja, informa-te se existe uma horta comunitária na sua área de residência e oferece-lhes uma parcela de terreno. Deste modo, vais também oferecer-lhes um hobby muito saudável!

O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?Torre de Palma Wine Hotel

Já sabes qual é o presente de casamento ideal para os noivos? Então não te esqueças de adicionar um pequeno cartão de felicitações. Se eles dedicaram tanto tempo ao teu convite personalizado e às lembrancinhas de casamento, é mais que justo que lhes dediques algumas palavras de agradecimento e felicidades! 

Prendas de casamento: o que oferecer ou quanto dinheiro dar aos noivos?

O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?

Hoje decidimos abordar uma dos temas que, muito provavelmente, mais atormenta os convidados de um casamentodecidir o que oferecer aos noivos e quanto gastar! É claro que é difícil definir com precisão um montante generalizado para as prendas de casamento, já que existem inúmeros factores que irão influenciar a escolha, nomeadamente a capacidade financeira dos convidados, as circunstâncias, a personalidade dos noivos e até mesmo a própria cultura.

De qualquer forma, há uma regra mais ou menos estabelecida, que determina que o valor das prendas de casamento deve corresponder ao preço da refeição de casamento por pessoa. Mas, calma, não comece a fazer contas à vida e a achar que é desta que vai ficar na ruína.

E logo este ano, que vai ter dois ou três casamentos! Cada casamento é único, com várias condicionantes, e não existem equações exatas para chegar ao montante final.

 E lembre-se: se foi convidada é porque os noivos querem mesmo que esteja presente no seu grande dia, para partilhar consigo a sua enorme felicidade, independentemente das prendas de casamento que tem ou não para oferecer. O mais importante é o gesto, não importa o preço.

  • Sabe quanto os noivos vão pagar por pessoa?
  • O que oferecer aos noivos como prendas de casamento?
  • Três factores essenciais
  • Prendas de casamento originais

guardarO Que Oferecer Como Prenda De Casamento?Foto: NARA – Wedding and Lifestyle Photography

Se souber, o ideal é, então, que a prenda de casamento pague a sua parte, sendo sempre simpático dar mais um bocadinho.

Estudos recentes dizem que a média dos presentes de casamento ronda os 150€, mas cada um tem as suas possibilidades e circunstâncias, pelo que este é apenas um indicador.

A verdade é que cada um deve dar o que pode, mas acima dos 50€, e dependendo da proximidade que os convidados têm com o os noivos, o valor já é aceitável.

Quem optar pelas prendas de casamento em dinheiro tem de ler este post: 9 formas originais de oferecer dinheiro aos noivos.

guardarO Que Oferecer Como Prenda De Casamento?

No que diz respeito às prendas de casamento, quando há uma lista de casamento, tudo fica mais fácil.

Muitas vezes os noivos já vivem juntos ou têm casa montada, pelo que não dá para oferecer as tradicionais “utilidades” que davam sempre jeito e que, hoje em dia, acabam por “sobrar”, pois há grande probabilidade de já terem, como louça, talheres, máquina de café ou um aspirador… Por isso, nada como uma lista de casamento onde os noivos expressam  o que gostariam de receber, evitando assim receber aquelas prendas que nenhum noivo gostaria de receber.

Leia também:  Como Saber O Que Quero Ser No Futuro?

Sabia que há 60 anos este “problema” não era tão comum? Havia até quem oferecesse lâmpadas aos noivos, ou uma simples camisa de noite à noiva. Ora leia, Lista de casamento de 1957: Nem imagina o que os seus avós pediram!

guardarO Que Oferecer Como Prenda De Casamento?

Não havendo lista de casamento, o pior mesmo é ter de escolher um presente ou determinar um valor em dinheiro.  Assim, existem três factores essenciais a ter em consideração na altura de escolher uma prenda de casamento.

Três factores essenciais

1. Os laços

Tem de se ter em conta o tipo de relação entre convidados e os noivos, por isso não se sinta mal se o que oferecer ao seu colega de trabalho não for tão dispendioso como a prenda que deu à sua irmã.

Se por outro lado, for o seu melhor amigo a casar, não será mal pensado dar-lhe também um um tratamento fraterno. Afinal, desde que se conheceram na primeira classe, nunca mais se largaram.

Já se o casamento for de alguém que conhece mal e só vê esporadicamente, a conversa será outra.

2. A situação financeira do convidado

Já o dissemos acima: não se vai encalacrar por causa de uma prenda de casamento! Lembre-se que os noivos convidaram-no, acima de tudo, porque quiseram partilhar consigo o dia mais importante das suas vidas.

3. O papel do convidado

Imagine que é madrinha de casamento da noiva! É possível que tenha de “abrir os cordões à bolsa”, pelo menos para lhe comprar o vestido de noiva.

Isto, se quiser cumprir a tradição, (apesar de já não ser o que era). Por outro lado, se a tal questão da situação financeira não estiver na sua melhor forma, a noiva há-de compreender se não conseguir oferecer-lho.

Não se preocupe que ela convidou-a para sua madrinha, devido ao amor que sente por si.

Os pais dos noivos, como convidados especiais que são, também se sentem na obrigação de dar algo “melhor” aos filhos. Os da noiva, por exemplo, de acordo com a tradição, é que arcam com as despesas do casamento. Atualmente, a tendência já é dividirem.  Saiba tudo aqui: Gastos numa boda: quem paga o quê

guardarO Que Oferecer Como Prenda De Casamento?Foto: Mémorelle – Photography&Video

Se os noivos não fizeram nenhuma lista de casamento, aqui ficam 8 prendas de casamento originais:

  1. Conhece bem os noivos e sabe que gostam de desporto, porque não oferecer a inscrição e um ou dois meses num ginásio? Melhor: junte-se a mais amigos e ofereça o ano inteiro!
  2. Sabe para onde vão de lua-de-mel? Contacte o hotel onde vão ficar e ofereça-lhes um pequeno almoço, uma atividade que o local ofereça ou , se tiver SPA, um tratamento ou massagem, por exemplo.
  3. Eles adoram séries? Ofereça-lhes a assinatura do Netflix ou HBO.
  4. Adoram fotografar? Ofereça-lhes uma boa máquina fotográfica para eternizarem os melhores momentos da sua vida em comum. Existem máquinas de todos os tipos, umas mais modernas, outras mais vintage, polaroid, reflex… Tem inúmeras opções e preços também.
  5. Ofereça-lhes a noite de núpcias. Procure informar-se se os noivos já têm a noite planeada, senão, diga-lhes que fica por sua conta. Marque um hotel TOP, serviço de pequeno almoço no quarto, check-out tardio e, se for um hotel com serviço de massagens, inclua-as no “pacote”.
  6. Nesta mesma onda de prendas de casamento não físicas, porque não oferecer experiências? Vouchers para workshops, uma viagem ou, se tem um budget  mais limitado, um fim-de-semana a dois (juntem-se vários amigos para facilitar a despesa), etc. Aqui terá mais ideias: 8 presentes de casamento para os noivos desfrutarem (mas não tocarem)
  7. Se os seus amigos têm alma de artistas, ofereça uma peça de arte. Pode optar por um quadro, uma escultura, uma peça de mobiliário exclusiva ou até uma joia. Se sabe que os noivos são fãs de algum pintor ou escultor em específico, tente comprar-lhes uma peça do artista em questão. Se não tiver orçamento para isso, junte-se também a outros amigos.
  8. Tem talento para pintar, bordar ou fazer cerâmica? Ofereça algo feito por si, procurando personalizá-lo com algum detalhe que conheça relacionado com a vida dos dois em casal: algo que remeta a uma data especial, a um local favorito, a um filme que tenha bem mais do que uma história, etc.

O que os padrinhos devem dar de presente de casamento? Descubra agora!

O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?

A honra de ser convidado como padrinho ou madrinha de casamento gera uma enorme sensação de alegria e reconhecimento, mas também traz consigo diversas atribuições, desde o apoio incondicional aos noivos à escolha do presente. O presente de casamento de padrinhos pode gerar dúvidas, principalmente porque a tradição impõe o conceito de que os padrinhos devem presentear o casal com itens de valor mais elevado.

Mas será que continua assim nos dias de hoje? Para solucionar esta e outras questões, conversamos com duas assessoras incríveis, que nos deram várias dicas sobre o que os padrinhos devem dar aos noivos. Confira!

O valor do presente de casamento dos  padrinhos ainda é um tabu. Se os padrinhos têm uma boa condição financeira e desejam presentear os noivos com presente caro não há problema algum, porém, não existe mais esta obrigação, visto que os tempos mudaram, e o que realmente importa é a amizade e o carinho entre ambos.

A assessora Cinthia Rosenberg, fundadora da empresa Cinthia Rosenberg Assessoria em Eventos, comenta que “hoje o conceito de que os padrinhos devem dar presentes caros, montar a casa dos noivos, não existe mais. A realidade econômica do nosso pais mudou muito.

Sabemos que os padrinhos sempre querem dar um bom presente, mas com certeza os noivos sempre sabem que muitos não teriam como investir muito e darão presentes conforme suas posses.

Esta expectativa está mudando com o tempo, afinal não queremos que as pessoas se sintam constrangidas por serem chamadas para madrinha e padrinho.”

Abaixo também listamos uma série de ideias criativas para todos os bolsos, inclusive presente de padrinhos barato!

Descubra O real significado dos padrinhos de casamento: Pense bem em quem você vai convidar!

Não é incomum, casais que moram juntos decidirem celebrar seu enlace e como já possuem uma casa completamente montada, aderirem a plataformas como a do Zankyou para pedir cotas de lua de mel ou para outros itens de seu interesse. Mas e quando decidem não fazer nenhuma lista? Qual é o presente de casamento de padrinhos para noivos neste caso?

Neste caso, Cinthia Rosenberg aconselha os padrinhos “a perguntarem aos noivos o que preferem ganhar. Se foram convidados para serem padrinhos é por que de certa forma devem ter alguma intimidade com o casal. Desta forma fica mais fácil acertar!

Você sabe Quanto custa ser madrinha de casamento? Ajudamos você nessa conta!

Um momento único na vida de grandes amigos, deve ser celebrado de forma intensa e com muita originalidade, então que tal apostar em presentes que ficarão para sempre em suas memórias? Confira algumas sugestões de nossas especialistas:

Em meio a tanto corre corre, muitos casais acabam esquecendo de tirar um tempo para relaxar e se curtir, então que tal oferecer um momento romântico a dois de uma maneira toda especial? Eles certamente irão adorar e que pode ser um a boa opção de presente de casamento de padrinhos barato.

Giselle Santa Rosa, assessora e proprietária da empresa Santa Rosa Eventos, indica que “presentear os noivos com um jantar em um restaurante super bacana seria incrível. Escreva um cartão bem legal com as duas cortesias para esse restaurante.”

salvarO Que Oferecer Como Prenda De Casamento?Espaço Quintal – Foto: Rodrigo Cypriano

  • A sessão de fotos pré casamento possui uma grande importância para os noivos, principalmente porque o casal desenvolve uma relação de confiança com o profissional, além de gerar belas imagens, que trarão recordações dos momentos em que ainda estavam planejando seu casamento.
  • É justamente por ser algo tão importante, que Giselle Santa Rosa considera uma ótima ideia de presente de padrinhos de casamento, já que em alguns casos, “o orçamento dos noivos não permitiu que eles contratassem esse serviço.
  • Saiba um pouco mais sobre Ensaio pré-wedding: fundamental para uma relação de confiança entre noivos e fotógrafo

Independente do tamanho ou estilo do casamento, existem muitos gastos que podem acabar pesando no orçamento do casal. Então porque não presentear os noivos contribuindo para a realização deste grande sonho? Seja através de trabalhos manuais no caso de casamentos com muitos elementos DIY, pagando determinados itens ou até mesmo oferecendo serviços relacionados a sua empresa.

“Já tive noivos onde um casal de padrinhos tinha uma gráfica e acabou presenteando com os convites, outro tinha uma distribuidora de bebidas e acabou contribuindo com o whisky.” Relembra Cinthia Rosenberg.

Se possui proximidade com os outros padrinhos, esta pode ser uma linda forma de oferecer um presente sensacional, dividindo os custos entre várias pessoas. Seja criativo e aproveite o fator surpresa, criando uma situação ainda mais emocionante.

Cinthia Rosenberg diz que esta foi a ideia utilizada por 4 casais de padrinhos, que resolveram dar uma lua de mel surpresa de presente. “Só avisaram se seria frio, calor e estilo de viagem para os noivos fazerem as malas… A revelação  do destino foi feita somente durante a festa no telão! Muito legal e original.”

Leia também:  Quando As Compras Online Não Saem Como O Esperado?

Aproveite e Conheça 7 destinos de lua de mel que não são tão caros como você pensa

Outra ideia genial para tirar os noivos de todo o stress causado pelos preparativos do casamento.

Seja uma pousadinha à beira mar, um final de semana na serra ou um hotel boutique em sua cidade, o importante é que os padrinhos caprichem na escolha e aproveitem para entrar em contato com o hotel, para que o mesmo ofereça mimos para o casal, como uma garrafa de champagne e chocolatinhos no quarto. Neste caso, o valor do presente de casamento de padrinhos seria mais elevado, mas se couber no seu bolso, porque não?!

Giselle Santa Rosa acredita que uma breve viagem para recuperar as energias, certamente seria muito bem vinda. “Com toda agitação dos preparativos, eles merecem esta escapadinha para relaxar!”

Ta aí um presente de casamento de padrinhos para noivos incrível e que também pode ter seus gastos compartilhados por madrinhas e padrinhos, colaborando para a criação de lembranças inesquecíveis para todos os participantes.

Cinthia Rosenberg recorda de uma despedida de solteira, que algumas madrinhas organizaram para uma noiva que prestou assessoria.

“A noiva e madrinhas tinham um grupo super animado de amigas, onde cada hora que uma casava, a despedida era uma viagem de final de semana ou feriado, também com roteiro surpresa.

Elas cuidavam de tudo, até de uma limousine balada para leva-las para o hotel. Entre as viagens já teve Buenos Aires, Búzios e Cartagena!”

Veja Como organizar uma despedida de solteira original: confira 10 planos perfeitos!

No momento da escolha, lembre-se de que você foi convidado(a) por ser uma pessoa de grande importância na vida do casal. Então não se preocupe com o valor do presente de padrinho de casamento, e sim em traduzir todo o carinho que você sente pelos seus melhores amigos, oferecendo um mimo que marque este momento para sempre.

20 ideias para prendas de casamento originais

Jarras e molduras, dinheiro, serviços de pratos e faqueiros… Estas são aquelas presentes de casamento tradicionais mas algo aborrecidas. Tente surpreender os seus amigos e familiares com prendas de casamento originais. Os noivos agradecem e de certeza que o que ofereceu não vai ficar esquecido no armário ou no sótão.

1. Encher a despensa ao casal

Começamos logo com uma ideia útil e sem dúvida original. Surpreenda os noivos e juntamente com mais alguns amigos, encha-lhes a despensa e a cozinha. Falamos mesmo de produtos alimentares e de utensílios. Sobretudo para aqueles que vão começar uma vida em comum a 100% após o casamento, a ideia é bem-vinda.

2. Presentes DIY

Se tem uma veia artística, ponha-a em prática para dar um presente especial aos seus amigos. Eles ficariam extremamente felizes ao serem os donos de uma das suas peças originais, seja um quadro, uma escultura ou outra. Tem um significado inigualável.

3. Voucher para workshops

Pôr o novo casal a cozinhar ou a fazer alguma atividade a dois pode ser uma boa ideia para prendas de casamento originais. São várias as possibilidades, como de cozinha ou vinhos, por exemplo. No Odisseias, pode consultar algumas.

Ver produtos >>

4. Vinho do Porto

Pode oferecer uma garrafa a assinalar o ano em que os noivos se conheceram, por exemplo. Ou pode oferecer um bom vintage para ser aberto no primeiro aniversário de casamento, ou até um vinho colheita que assinale o nascimento de um dos noivos ou dos dois. Pode explorar as possibilidades na Garrafeira Nacional.

Ver produtos >>

5. Noite de núpcias

Tente informar-se se os noivos já têm alguma coisa combinada para a sua noite de núpcias. Se ainda não houver planos, diga-lhes apenas que tudo já está orientado. Marque um hotel TOP, serviço de pequeno almoço no quarto, check-out tardio e, se for um hotel com serviço de massagens incluída, melhor ainda.

6. Cápsula do tempo

Esta ideia é uma das mais românticas da lista. Pode oferecê-la nos dias seguintes ao casamento se quiser incluir recordações e momentos da boda. Junte citações, objetos, fotografias, postais etc. Pode até pedir aos noives para contribuir. Depois é só juntar tudo numa caixa e oferecer-lhes, para que possam abrir anos mais tarde.

7. Bolo de casamento

Contribua para a ajuda na cerimónia e ofereça o bolo de casamento. Está na moda ter bolos que são completas obras de arte, tanto em aspeto como em sabor. Não vai desiludir.

8. Máquina de café

Mas falamos de uma máquina “a sério”. Sobretudo se os noivos forem amantes de café. Tente ir pelas mais manuais e junte um saco de café especial. Se preferirem cápsulas, escolha a marca que o casal prefere e abasteça-os de café.

Ver produtos >>

9. Máquina fotográfica

Ajude os noivos a marcar os melhores momentos da sua nova vida em comum. Tem máquinas de todos os tipos, umas mais modernas, outras mais vintage, polaroid, reflex… As opções são imensas e os preços também.

Ver produtos >>

10. Assinatura da Netflix

Os noivos vão agradecer-lhe não terem de se preocupar com a assinatura da Netflix durante algum tempo! Compre-lhe cartões presente da plataforma de streaming e garanta-lhes meses de filmes e séries.

Ver produtos >>

11. Enxoval personalizado

Porque não tornar uma prenda de casamento tradicional, mais original? Ofereça-lhes aquelas típicas toalhas, lençóis e até lenços de homem e senhora, mas procure opções mais modernas, engraçadas e super personalizadas. Pode bordar ou pedir para bordar frases relativas ao casal e as suas iniciais, por exemplo.

12. Doação

Porque não doar o dinheiro que iria gastar numa prenda mais tradicional, para uma associação/organização que os noivos apreciem? Um presente que vão apreciar, de certeza.

13. Spa a dois

Pode não ser uma das prendas de casamento originais, mas que fica sempre bem, fica. Qualquer casal aprecia alguns mimos, bem merecidos.

Ver produtos >>

14. DJ ou banda

Outra contribuição para a festa de casamento é oferecer-se para ser o responsável pela música. Pode contratar um profissional, ou se é DJ amador ou tem uma banda, aproveitar e dar um concerto super intimista para os seus amigos.

15. Algo azul, velho e emprestado

Esta é específica para a noiva. Conhece a tradição de a noiva levar algum objeto azul, velho e emprestado? Ora bem, pode preparar um pequeno “care package” para ela: algo azul e/ou vintage, como uma jóia, um acessório para o cabelo, uns sapatos (para usar no dia ou depois) e junte algo seu para inclui o emprestado.

16. Atividade na lua-de-mel

Sabe para onde vão de lua-de-mel? Pode dar um contributo financeiro para a viagem ou até oferecer-lhes uma atividade para lá fazerem. Contacte o hotel e ofereça-lhes um pequeno almoço ou um passeio, por exemplo.

17. Assinatura para o ginásio

E depois do stress do casamento e de regressarem da lua-de-mel, que tal uma ajudar para voltarem aos bons hábitos? Nada como lhes oferecer um ou dois meses no ginásio para regressarem ao exercício.

18. Uma estrela

Sim, leu bem. Que tal esta para ideias de prendas de casamento originais? Pode comprar uma estrela e batizá-la com o nome dos noivos. Saiba mais aqui.

19. Álbum de fotografias

O Que Oferecer Como Prenda De Casamento?

Ofereça-lhes um álbum de fotografias bonito e personalizado com o nome deles. Vão poder enchê-lo de memórias futuras.

20. Despedida de solteiro/solteira

Ponha mãos à obra e organize a despedida de solteiro dos seus amigos ou familiares. Não lhe faltam formas especiais: passeios de barco, dias no spa, jantares, atividades radicais…

Presentes de casamento: tudo o que precisa de saber para acertar à primeira

Recebido o convite para um casamento, pensa-se de imediato na roupa que se vai levar, mas também na prenda que se vai oferecer. Entre valores monetários, uma lista de casamento ou um presente único e original, como sabemos qual a melhor ideia para uma prenda de casamento?

O que conta é a intenção.

Por isso mesmo, saiba qual a intenção dos noivos, ou seja, se é próximo do casal, pergunte o que mais lhes faz falta neste início de vida a dois: dinheiro para pagarem a lua-de-mel ou o serviço de fotografia? Qualquer coisa que conste na lista de casamento ou principalmente as peças do serviço de jantar? Um quadro que viram naquela loja que todos vocês adoram ou alguns conjuntos de lençóis? São eles quem melhor sabem e a si basta-lhe estar atento.

Sim à lista.

Quantas vezes não telefonou aos noivos poucos dias depois de ter recebido o convite, só para lhes perguntar: “têm lista de casamento”? Quando a pergunta é “sim”, ufff, que alívio! A sua tarefa está assim muito mais facilitada, principalmente porque os noivos já tiveram o trabalho de escolher as suas próprias prendas – agora é só encontrar uma que tenha particular gosto em oferecer e que esteja dentro do seu orçamento. Existem ainda outras vantagens: para além de poupar tempo e energia, evita a possível duplicação de prendas, e é o ideal quando não se conhecem bem os noivos!

Não à lista. Claro que ninguém é obrigado a comprar uma prenda da lista de casamento – algumas pessoas são da opinião que este sistema é impessoal, muito restritivo ou não concordam com a ideia dos noivos saberem exactamente quanto gastou cada convidado.

Leia também:  Como Saber Qual O Meu Numero De Telemovel?

No entanto, pode usá-la a seu favor. Como? Esta lista é uma excelente ferramenta para perceber o estilo pessoal dos noivos, o género de objectos e/ou cores que mais apreciam e os valores que consideram “aceitáveis” no que toca a prendas.

Depois, é só aplicar essa informação na busca da sua prenda única e personalizada!

Noivos “afastados”.

Somos muitas vezes convidados para casamentos onde não conhecemos quase ninguém e, às vezes, nem o noivo ou a noiva! Se os noivos não forem muito chegados, escolher o presente perfeito pode tornar-se ainda mais complicado! Se tiverem lista de casamento, essa será sempre a opção mais segura. Se não, procure saber mais pormenores sobre aquilo que pretendem em matéria de prendas através de familiares ou amigos mais próximos. Em último recurso, ofereça dinheiro.

Dinheiro vivo.

Apesar de muitos apontarem o “dinheiro vivo” como a prenda mais impessoal que existe, é vista com bons olhos por muita gente: é um presente que nunca é devolvido ou trocado e pode ser utilizado de múltiplas formas! E os noivos agradecem! A regra é oferecer um valor que esteja dentro do seu orçamento e que seja representativo do número de pessoas que estão a oferecê-lo. Não se esqueça: nunca encha um envelope com notas de €5 | R$10, passe antes um cheque… é mais elegante e de bom-tom. Afinal, trata-se de um casamento!

Dividir despesas.

Se sabe que o que os noivos mais precisam neste momento é aquela máquina de lavar roupa com capacidade para 9 kg ou então como aficionados de cinema, adorariam um plasma ou um sistema de som tipo “home theatre” para a sua nova sala, porque não? Junte uns quantos amigos e/ou familiares (quantos mais melhor!), dividem as despesas e vejam a alegria na cara dos noivos quando abrirem aquele presente perfeito! Na realidade, todos ficam a ganhar!

A apresentação. Na compra de qualquer prenda de casamento certifique-se sempre que o embrulho seja exímio.

Se mesmo depois de sair da loja não está satisfeito com a apresentação visual do presente (os “olhos também comem”, não é verdade?!) compre um papel elegante e vistoso, acompanhado de fitas de seda e faça você mesmo.

Nada de ir rebuscar o papel velho que guardou do último aniversário ou, pior, do seu casamento! Um presente de casamento deve ser sempre acompanhado de um postal: para mais tarde recordar e para que a sua prenda não fique perdida no meio de tantas outras, acabando os noivos por não saber quem ofereceu o quê! Mesmo que ofereça dinheiro, fica sempre mais bonito colocar o cheque dentro de um cartão ou postal apropriado, em vez de ir “sozinho” dentro de um envelope branco vulgar. Faça questão de escrever uma mensagem pessoal e do coração, para que os noivos o possam desfrutar, juntamente com a sua oferta.

Não vai ao casamento, não tem de oferecer presente? Não raras vezes somos obrigados, por motivos pessoais ou profissionais, a recusar convites de casamento. No entanto, esse motivo não o iliba de presentear os noivos.

Vá ou não vá ao casamento, a etiqueta diz que terá de comprar uma prenda na mesma.

Durante muito tempo, era aceitável que essa prenda pudesse ser entregue até ao primeiro aniversário de casamento dos noivos, hoje exige-se uma actuação bem mais rápida, ou seja, não mais de seis meses após a data do casamento.

Trocas e devoluções. Antes de adquirir o que quer que seja, certifique-se que a prenda que vai oferecer possa ser devolvida ou trocada no caso de os noivos não apreciarem ou receberem duas coisas iguais.

Para além disso, é importante saber quais os prazos previstos para essas trocas, uma vez que os noivos normalmente ausentam-se em lua-de-mel logo após o casamento.

Para facilitar a vida aos noivos, coloque o recibo para troca dentro da própria prenda ou então agrafado no interior do envelope que contém o respectivo cartão.

Peso, conta e medida. A maior prenda que os noivos possam ter é, de facto, a presença de todos os seus convidados no seu grande dia. Pode parecer “lamechas”, mas é verdade! O que significa que não estão preocupados em avaliar monetariamente o que cada convidado decidiu oferecer.

Se veio do coração isso vê-se. Se veio da sua garagem onde tem estado guardado desde o seu casamento, isto também se vê. Se veio da lista de casamento, os noivos ficarão satisfeitos por terem acedido à sua vontade.

Se escolheu uma prenda pessoal, baseada na vossa amizade de longa data, os noivos nunca mais a esquecerão. Há uma linha estreita entre endividar-se para oferecer um presente extravagante e ser considerado o “forreta” da festa.

Não pense que a prenda é o seu “bilhete de entrada” para o casamento – mais do que tudo, isso irá ofender os noivos e resfriar o espírito de celebração que deve caracterizar um casamento.

Prendas de casamento originais – Conheça estas opções

  • Um dos maiores problemas de quem é convidado para um casamento passa por escolher as prendas de casamento originais, já que a grande maioria, por falta de tempo u de imaginação, acaba por oferecer dinheiro (claro que o dinheiro é sempre bem vinda já que ajuda os noivos a pagar o casamento).
  • Contudo, se você é daquelas pessoas que não gosta de coisas muito tradicionais, mas mesmo assim sente que a falta de imaginação está a impedir de oferecer algo diferente de todas as outras pessoas, hoje resolvemos ajudá-lo.
  • Iremos apresentar-lhe de seguida uma lista com X prendas de casamento originais, e que você pode oferecer à vontade, já que os noivos vão adorar.

5 prendas de casamento originais para oferecer aos noivos

Ir a um casamento é sinónimo de um dia bem passado, junto de pessoas que você adora. Desta forma, se quer oferecer uma prenda diferente e original, veja as nossas sugestões de seguida.

1 – Surpresa na lua de mel

  1. Pois bem, os noivos já devem ter-lhe dito qual é que é o destino da sua lua de mel, por isso, se quer oferecer prendas de casamento originais, porque não preparar-lhes uma surpresa para quando já estiverem a disfrutar da mesma?
  2. Pode ser um jantar romântico no hotel onde vão ficar hospedados, ou se ambos gostam de aventura, pode sempre comprar um pack turístico que inclua algo que ambos vão adorar fazer.
  3. Contudo, antes de optar por esta via é importante apalpar terreno de forma a que perceba o que é que têm planeado para não correr o risco de marcar algo para um dia que já se encontra preenchido.

2 – Lembranças fotográficas

Casamento que é casamento tem sempre um fotografo. Contudo, existem momentos que os próprios fotógrafos não conseguem captar.

Desta forma, se tiver por exemplo uma máquina fotográfica polaroid, dê uso à mesma e ofereça aos noivos uma lembrança que eles não vão esquecer nunca.

Pegue na camara e tire algumas fotografias divertidas e cole as mesmas num álbum. Depois peça aos convidados para escreverem algumas palavras nesse mesmo álbum. Acredite que ambos vão adorar este presente.

3 – Capsula do tempo

  • Pode parecer estranho, contudo, não existe nada mais romântico do que voltar atrás no tempo e reviver as memórias do grande dia.
  • Assim sendo, outra das prendas de casamento originais que pode oferecer é uma capsula do tempo.
  • Para isso, apenas necessita de uma caixa, alguns cadernos ou cartões para que os noivos escrevam os seus sentimentos um pelo outro, um álbum para fotos, alguns autocolantes e um envelope.

O melhor de tudo é que pode adicionar qualquer coisa o que se lembrar.

Tudo isto pode mandar personalizar com os seus nomes ou comprar de acordo com o seu estilo e oferecer-lhes para que, no futuro, possam reviver as emoções do seu grande dia.

4 – Uma prenda surpresa

Pois bem, se o casal não é de discutir muito ou se têm temperamentos muito fortes, uma opção é também comprar uma excelente garrafa de vinho (ou qualquer coisa que não se estrague) e escrever-lhes uma carta.

Depois dê-lhes o seu presente e diga que o mesmo apenas pode ser aberto quando tiverem a sua primeira discussão a sério.

A carta deve relembrar todos os sentimentos que têm, e a importância de conversarem para resolver os problemas. O vinho, será para se sentarem e disfrutarem de um bom momento depois e fazerem as pazes.

5 – Caricaturas e trabalhos manuais

Se é uma das várias pessoas que tem alguma habilidade artística, um trabalho manual pode ser uma das prendas de casamento originais.

Pode fazer figuras de madeira para decorar, uma pintura ou desenho que os noivos possam colocar na sua casa, ou, ainda, escrever uma passagem literária ou versículo que tenha significado para o casal.

Para este último, pode usar alguma das leituras da cerimónia ou da primeira canção. Acredite que vão adorar a surpresa e vão ficar super emocionados.

Estas são apenas 5 das muitas prendas de casamento originais pelas quais pode optar de forma a oferecer aos noivos algo que eles nunca imaginariam. Acredite que as suas caras de surpresa vão valer a pena.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*