O Que É Tofu E Como Fazer?

Aprenda como fazer tofu caseiro sem complicação, usando apenas dois ingredientes. Também chamado de queijo de soja, o tofu é um ingrediente saudável, barato e muito versátil, podendo ser usado em uma variedade de preparos salgados e doces.

O Que É Tofu E Como Fazer?

Não sei por que eu demorei tanto para trazer no Plantte uma receita de como fazer tofu em casa! Por aqui, ele é um queridinho há muitos anos e frequente nas nossas semanas.

Sempre tivemos sorte de ter acesso a tofu de qualidade disponível por um preço acessível, mas eu sei que essa não é a realidade de todo mundo.

Grãos de soja, entretanto, costumam ser baratos e encontrados em todos os cantos do Brasil. Fazer tofu caseiro acaba sendo uma ótima solução.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Mas afinal, o que é tofu?

O tofu nada mais é do que o leite de soja coalhado, drenado e prensado, normalmente no formato de um bloco. Originário da China, se espalhou pelo mundo e hoje compõe pratos dos mais diversos tipos.

Tem sabor neutro na essência, o que faz com que seja um ingrediente extremamente versátil, podendo ser usado em preparos salgados ou doces, firmes ou cremosos, para todas as ocasiões.

Por ser uma ótima fonte de proteína vegetal, o tofu também é muito usado nas culinárias vegetariana e vegana. Outros benefícios do tofu incluem a presença de vitaminas e minerais como cálcio, ferro e zinco.

De que é feito o tofu?

Os ingredientes para o preparo do tofu são dois: grãos de soja (ou leite de soja pronto) e um coagulante, que pode ser vinagre, limão ou cloreto de magnésio, por exemplo.

Para manter as coisas simples, sempre usamos vinagre ou limão aqui em casa. Funciona super bem e normalmente já temos algum deles por aqui. Se preferir usar o cloreto de magnésio, você encontra online ou em farmácias.

E, sempre que puder, use soja orgânica e não transgênica.

Como fazer tofu? – passo a passo

O preparo do tofu é muito parecido com o preparo de queijos tradicionais, por isso, ele também costuma ser chamado de queijo de soja ou queijo tofu.

O Que É Tofu E Como Fazer?

Começamos o preparo na noite anterior, lavando grãos de soja e colocando-os de molho em água limpa. É necessário que os grãos fiquem de molho por pelo menos 12 horas.

Se puder, deixe por mais tempo (até 48 horas, trocando a água de 12 em 12 horas), pois esse processo ajudar a eliminar os antinutrientes da soja, fazendo com que a gente consiga digerir melhor essa leguminosa, e também potencializa a absorção dos seus nutrientes. Passado o tempo, escorra a água e lave novamente os grãos.

O Que É Tofu E Como Fazer?

Adicionamos, então, os grãos demolhados em um liquidificador junto com água limpa e batemos bem por alguns minutos, até quebrar todos os pedaços maiores de soja. Se for necessário, repita esse processo duas ou mais vezes, dependendo do limite de volume máximo do copo do seu liquidificador.

O Que É Tofu E Como Fazer?

Com o auxílio de um voal ou pano de prato limpo, coamos esse líquido e colocamos em uma panela grande. Cozinhamos até ferver.

E, sim, acabamos de preparar um leite de soja caseiro! Se você quiser, pode começar o preparo do tofu a partir dessa etapa, fazendo o queijo com leite de soja de caixinha industrializado.

O resíduo de soja que sobra no voal se chama okara (okara de soja) e não precisa ser descartado. Você pode utilizá-lo em receitas de pães, bolinhos e cookies, por exemplo.

O Que É Tofu E Como Fazer?

Agora é a hora de talhar o leite de soja. Com o fogão desligado, adicionamos vinagre ou suco de limão como coagulante, aos poucos, e misturamos.

Em seguida, deixamos essa mistura descansar por alguns minutos, até que o leite esteja claramente coalhado. Você deve ver vários gruminhos, e o líquido da mistura deve estar transparente (e amarelado), não mais turvo.

Usando novamente um voal ou pano de prato limpo, retiramos o excesso de líquido.

Nesse ponto, você já pode usar o tofu para preparos como esse Mexido de Tofu com Vegetais ou até mesmo esse Tofu Mexido Cremoso. Entretanto, se for guardar ou quiser seguir com o preparo tradicional, drenando muito bem o excesso de água e moldando o tofu em algum formato, é preciso prensar o tofu.

O Que É Tofu E Como Fazer?

Para drenar o tofu, você precisa de um recipiente com furos. Eu uso um pote com furinhos que eu mesma fiz usando um arame quente, mas você pode simplesmente usar uma peneira se preferir.

Colocamos esse recipiente dentro de uma vasilha (ou qualquer lugar em que o líquido consiga sair), posicionamos o voal ou pano com o tofu por cima do recipiente, ajeitamos e pressionamos com as mãos e, por cima, caso queira que seu tofu fique com um formato específico, coloque um pote de mesmo tamanho por cima.

Caso não tenha, use outro objeto, como uma tampa lisa, um pedaço de madeira ou até mesmo uma vasilha. Em seguida, colocamos um peso por cima. Pode ser um pote cheio de grãos, como o que mostrei na foto, tábuas, panelas ou até mesmo livros. O que funcionar pra ti.

Deixamos essa configuração pelo tempo necessário para atingir a textura que você quer para o tofu. Quanto mais tempo, mais firme o seu tofu vai ficar. Eu sempre deixo por pelo menos 1 hora.

O Que É Tofu E Como Fazer?

Passado o tempo, tiramos o tofu do pote e também de dentro do voal, e transferimos para um recipiente com água bem gelada. A água gelada ajuda a firmar ainda mais o tofu. E está pronto! Agora você pode usar seu tofu caseiro nos mais diversos preparos!

O Que É Tofu E Como Fazer?

Você ainda pode cortar as laterais dele se quiser deixar mais bonito, como eu fiz. Totalmente opcional. ????

Como conservar o tofu?

Guarde seu tofu coberto com água em um pote fechado na geladeira por até 10 dias. Troque essa água a cada 2 dias ou sempre que ela estiver turva. Isso faz com que ele fique gostoso por mais tempo. Você também pode congelar o tofu por até 3 meses, mas saiba que a textura dele muda, ficando mais “esponjoso”.

Algumas receitas com Tofu para testar

  • Maionese de Tofu – nossa queridinha por aqui, muito versátil. Temos sempre pronta na geladeira!
  • Tofu Mexido Cremoso – minha maneira preferida e super deliciosa de preparar um tofu mexido. É um ótimo substituto vegano para os ovos mexidos.
  • Torta Cremosa de Tofu – muito saborosa, ótima para o fim de semana ou momentos especiais.
  • Molho Cremoso de Abóbora e Tofu – um molho cremoso para o macarrão é sempre uma ótima ideia né? O tofu proporciona isso de uma maneira simples e nutritiva.

O Que É Tofu E Como Fazer?

Receita de Tofu Caseiro Simples

Como fazer tofu e aproveitar todos os seus benefícios

Por Stephanie Quadros                                Em 01.11.20

O tofu é um alimento comum na cozinha de quem não consome carne e na culinária coreana e japonesa. É produzido a partir da soja e sua textura lembra muito a de um queijo de cor branca. Você gosta de tofu? Então, vem ver como fazer tofu em sua casa e com ingredientes fáceis de encontrar.

Índice do conteúdo:

  • Como fazer tofu
  • Outras receitas

Como fazer tofu

O Que É Tofu E Como Fazer?

iStock

Leia também:  Como Ligar Um Telemovel Que Nao Liga?

Ingredientes

  • 2 xícaras de soja em grãos
  • Água até cobrir os grãos de soja
  • 9 xícaras de água filtrada
  • Sal a gosto
  • Suco de 2 limões

Como fazer

  1. Despeje os grãos de soja em uma tigela;
  2. Cubra os grãos de soja com água;
  3. Deixe na geladeira por uma noite;
  4. No dia seguinte, escorra a soja para retirar a água;
  5. Lave a soja com água corrente;
  6. No liquidificador, adicione a soja hidratada e a água filtrada;
  7. Bata até obter um líquido semelhante ao leite de soja;
  8. Adicione sal e coe a mistura;
  9. Coloque o leite de soja na panela e espere chegar perto de levantar fervura;
  10. Acrescente o suco de limão;
  11. Mexa rapidamente e deixe no fogo até separar o soro do leite;
  12. Tire o tofu do fogo e coloque só a massa em uma forma com furos;
  13. Espere esfriar e desenforme o tofu;
  14. Sirva-se.

Apesar de ser um processo demorado, você pode perceber que usa bem poucos ingredientes para fazer o tofu. Então, vale a pena tentar.

Outras formas de fazer tofu

Há outras maneiras de fazer o tofu, que tal ver se alguma delas é mais prática para você? Confira as sugestões.

Tofu com vinagre de arroz

Nesta dica, o vinagre de arroz substitui o suco de limão e age como coagulador. Ele também é interessante para quem não quer deixar o leite de soja no fogo com o coagulante, sendo recomendado esquentar o leite primeiro.

Tofu com orégano

Esta sugestão é para quem deseja que o tofu tenha mais sabor. Para isso, na etapa de moldá-lo, é importante escorrer um pouco o soro de leite e temperar com o que desejar, como o orégano.

Tofu com sal amargo

O sal amargo fará o papel de coagulador e deve ser diluído em água antes de ser colocado no leite de soja. Além disso, esta é uma receita bem detalhada, ideal para quem faz questão de acompanhar todo o passo a passo durante o preparo.

Tofu com cloreto de magnésio

Esta dica também é bem detalhada e usa o cloreto de magnésio para coagular o leite de soja. É importante retirar as espumas do leite enquanto estiver em processo de fervura. O cloreto de magnésio deve ser adicionado aos poucos e misturado em água, sem contar que a panela com leite já deve estar desligada.

Tofu de grão-de-bico

Se quiser fazer o tofu com grão-de-bico e mais rapidamente, aqui não é necessário preparar o leite de soja. São poucas etapas e logo você já poderá degustar, mas lembre-se que o sabor será diferente.

Agora você já sabe como fazer tofu, apesar de ser uma receita com várias etapas, o ingrediente pode ser utilizado em vários pratos e substitui o queijo. Então, não deixe de conferir as receitas com tofu onde você poderá aproveitar sua versão caseira.

Como Fazer Tofu Caseiro

Escolha os grãos de soja, retire possíveis pedras e grãos estragados. Em uma vasilha grande, coloque a soja, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas.
Escorra, lave e coloque em um liquidificador. Cubra toda a soja com água (cerca de 5 xícaras) e bata até os grãos ficarem bem triturados.

Se o seu liquidificador não for grande, divida em duas partes.
Sobre uma panela grande, coe bem este leite, seja com uma peneira bem fina ou com coador de pano, fralda ou pano de prato. Aperte bem, para aproveitar todo o leite da soja.

(Guarde estes resíduos, que são o okara, eles podem ser utilizados em outras receitas, que ensinarei mais para frente)
Você vai precisar de 1,5 litro deste leite concentrado. Meça a quantidade total e se faltar, complete com água.

Deixe este leite cozinhar em fogo médio até ferver, o que vai levar cerca de 10 minutos. Mexa sempre para não grudar, também retire as espumas que vão surgindo.

Este leite libera bastante espuma, eu fiz testes deixando ela e tirando e no final achei melhor tirar, porque dá pra ver melhor o processo como um todo, seja quando o leite começa a ferver como também dá pra ver melhor o leite coalhando.

Preparo do tofu 

Quando estiver quase dando os 10 minutos, ferva 1 xícara de água e adicione o cloreto de magnésio. Reserve.
Antes que o leite suba, desligue.
Coloque 1/3 da quantidade do cloreto diluído na água assim que desligar e misture por alguns segundos. Coloque o restante aos pouquinhos, misturando sempre.

Quando o leite começar a coalhar e ficar como o do vídeo, pare de colocar a mistura de cloreto com água.
Tampe e deixe descansar por 10 minutos.

Passados os 10 minutos, coloque um pano de algodão, como uma fralda ou pano de prato, até mesmo um voal, sobre uma peneira pequena – dá pra usar escorredor de macarrão, queijeira, mas eu comprei uma peneirinha de farinha com 15cm de diâmetro, que custou uns 5 reais e é ótima para este tamanho.
Coloque o conteúdo da panela com cuidado e deixe escorrer.

É importante colocar uma caneca ou panela embaixo, pra não vazar.
Feche com o pano, coloque um pratinho ou uma tampa em cima e um peso com cerca de 300g, pra ajudar a deixar o tofu mais compacto e firminho. Deixe descansar por 40 minutos.
Passados os 40 minutos, retire o tofu cuidadosamente e coloque dentro de uma vasilha com água.

Abra o pano delicadamente e deixe o tofu descansar por 15 minutos.
Troque a água e deixe descansar por mais 15 minutos antes de servir. Este descanso na água ajuda a deixar o sabor do tofu mais neutro, principalmente se você se empolgou e exagerou na quantidade de cloreto de magnésio (que em excesso deixa o tofu com um fundinho meio adocicado e não tao neutro).

Está pronto!

Modo de preparo com limão ou vinagre

No lugar do cloreto de magnésio você pode usar vinagre de álcool (foi o que eu testei, não sei dizer os outros) ou limão.
Depois que o leite ferveu, é só colocar aos poucos com o auxílio de uma colher.

Pra esta quantidade de leite foram cerca de 5 colheres de chá de vinagre ou de limão.

Você não vai precisar diluir, como o cloreto, que é diluído para facilitar na hora de colocar aos pouquinhos (esta água em que ele é diluído não atrapalha no resultado final).

Cloreto de Magnésio

  • Eu, particularmente, preferi fazer com o cloreto de magnésio do que com o limão ou vinagre. Não sei se foi impressão minha, mas o tofu ficou mais firme e rendeu um pouco mais. É bem baratinho (custou uns R$6,00 e acho que rende para umas 4 receitas – o que eu uso é este aqui) e encontrei em todas farmácias que fui.
  • Pelo que perguntei para a farmacêutica, não faz mal, parece que é utilizado por quem tem dor nos ligamentos e inflamações. Só faz mal se consumir em excesso, pode dar dor de barriga, mas este não é o caso.
  • Eu acho que com um pacotinho deste dá pra fazer umas 4 receitas.

Dicas

  • Pra guardar o tofu pronto, é só colocar ele  em uma vasilha com água e deixar na geladeira por até uma semana. É imporante deixar o tofu coberto por água, não precisa ser muito só o suficiente para cobrir, e o ideal é trocar a água diariamente. Não precisa ser filtrada.
  • Se estiver muito calor, deixe os grãos de soja de molho por 12h dentro da geladeira.
  • Esta receita é para fazer um tofu caseiro, parece que para um processo industrial, em larga escala, algumas etapas são diferentes, como ferver o leite batido antes de coar (isso, além de ser complicado, é perigoso. Tentei fazer e me queimei)
  • Eu não tenho termômetro de cozinha, assim como acho que muita gente que me acompanha aqui não tem. Embora eu ache que ele ajude em uma receita como estas, dá pra fazer sem, como eu consegui. Basta seguir tudo certinho, como tempo, fazer em fogo médio (no fogo alto desanda) e procurar usar xícaras e colheres medidoras (baratinhas e que são vendidas em lojas de utilidade e de 1,99) (:
  • Não demore pra colocar a mistura de cloreto ou vinagre ou limão. Assim que ferver, desligue e já coloque.
  • Não testei com leite de soja industrializado e nem com extrato de soja. Pelo que pesquisei na internet, pode dar certo com leite de soja pronto, mas sem sabor, e sobre o extrato, parece que não dá certo.
  • Use de preferência uma panela com antiaderente bom, porque mesmo mexendo, este leite gruda um pouco e é meio chato pra lavar.
  • Depois que coloquei o tofu pra escorrer, misturei uma pitadinha de sal, uma colher de orégano desidratado e uma colher de chimichurri pra fazer um tofu temperadinho, e deu certo.
  • Dá pra congelar o tofu, mas eu particularmente não gosto muito porque a textura dele muda um pouco. Acaba ficando meio esponjoso e poroso.
  • Este tofu é do tipo macio e eu gosto de comer ele com shoyu e gengibre. Testei algumas receitas do blog com ele e deu certo, são elas: lasanha de tofu com brócolis, conchiglione recheado com tofu e espinafre, hambúrguer de tofu, maionese de tofu, tofupiry.
  • Tofu firme: dizem que quanto maior o peso e maior o tempo de descanso, mais firminho o tofu fica.
Leia também:  Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Como Fazer Tofu em Casa (Queijo de Soja Japonês)

Olá,

Tudo bem? Até alguns anos atrás, meu pai fazia com frequência tofu em casa (tofu é aquele queijo de soja japonês). Ele tem uma receita própria que já foi divulgada na versão antiga do site e hoje republico aqui.

Além das fotos passo-a-passo que detalham bem direitinho o processo, é uma receita que foi feita várias vezes e refinada ao longo do tempo. Se você gosta de tofu, vale experimentar!

Tofu caseiro

Receita de Tofu Caseiro (por Hiroshi Fujikawa)

Ingredientes (para 1 bloco de tofu) e Utensílios:

  • 150g (um copo de 200 ml) de grão de soja.
  • 10 g de sal amargo (Sulfato de Magnésio) – vende na farmácia.
  • Liquidificador
  • Saco feito de pano de algodão (pano de fralda) para espremer o leite de soja
  • Coador para apoiar o saco
  • Espátula
  • Panela (20cm de diâmetro X 15cm de profundidade)

Modo de preparo:

  1. Escolher os grãos de soja (às vezes se encontram pedrinhas ou terra misturadas). Lavar bem e deixar descansar por uma noite em meio litro d’água (fotos 1 e 2).
  2. Bater o conteúdo (grãos + água) no liquidificador, adicionando mais 1 litro d’água (foto 3).
  3. Preparar panela com saco sobre coador e despejar o leite de soja feito (foto 4).

  4. Espremer o saco até sair todo o líquido (fotos 5 e 6). A massa batida que ficar no saco será usada para fazer farelo.
  5. Ferver o leite, inicialmente com fogo forte e mexendo sempre para não queimar no fundo da panela. Com uma espátula, desloque a espuma para os cantos para facilitar a dissipação das borbulhas (foto 7).

  6. Atenção: ao ferver, há uma subida rápida de espuma. Coloque um pouco de água fria para abaixar a espuma, abaixe o fogo, deixe ferver durante 10 minutos e apague, sempre mexendo devagar o leite com a espátula para evitar a queima no fundo (foto 8).
  7. Preparar um copo com água quente e dissolver 10g de sal amargo.

  8. Após apagar o fogo, deixe descansar por 3 minutos, coloque o sal amargo dissolvido no leite e mexa lentamente até aparecer coágulo de tofu (foto 9).
  9. Quando iniciar o coágulo, o leite ficará meio transparente e então, deve-se tampar e deixar 10 minutos mantendo temperatura acima de 70℃.

    Caso a temperatura caia abaixo de 70℃, deve-se acender um pouco o fogo, só o suficiente para retornar a temperatura ao nível desejado, e apagá-lo novamente.

  10. Coloque no coador um pano e despeje todo o leite para retirar a água e juntar o coágulo do tofu. Retirada quase toda a água, dobre as extremidades do pano envolvendo o tofu (foto 10).

  11. Coloque um prato sobre o tofu e coloque um peso (copo com água) durante 15 a 20 minutos (foto 11).
  12. Retire o tofu junto com o pano e coloque na água, pois assim fica mais fácil de remover o pano.
  13. Deixar pelo menos por 15 minutos num filete de água corrente (ou troque por duas vezes a água num intervalo de 10 minutos), para retirar o sal amargo do tofu.

    Se optar por escorrer, não deixe por mais tempo, pois perde o gosto de doçura do tofu (fotos 12, 13, 14 e 15).

  14. O resíduo do leite de soja do passo (4) pode ser torrado em forno microondas para fazer farofa de soja (foto 16).

Dicas:

  1. A dureza do tofu é definida pelo peso e tempo no processo do item 11. Quanto maior o peso e o tempo, o tofu fica mais firme. As medidas desta receita preparam um tofu suave.

  2. Cuidado para evitar excesso de sal amargo e atente para lavar bem o tofu na água corrente, caso contrário o gosto do tofu pode ficar um pouco amargo. Ao despejar o sal amargo (item 8), não coloque de uma vez: misture aos poucos, sempre observando o estado do leite de soja.

    Assim que a coagulação iniciar, pare imediatamente. A quantidade de sal amargo indicada na receita é uma referência; seu efeito pode ser alterado de acordo com o volume da soja e a temperatura do leite. Uma curiosidade: o sal amargo não é na realidade amargo, mas pode dar um gosto de amargura após coagulado o leite de soja.

  3. Esta receita caseira de tofu altera a ordem do processo comum, para evitar queimaduras no momento de manusear e espremer o leite de soja quente.

Fotos passo-a-passo (como fazer tofu em casa):

Como fazer tofu – foto 1: soja em água
Como fazer tofu – foto 2: soja em água após repouso de uma noite
Como fazer tofu – foto 3: soja sendo batida no liquidificador
Como fazer tofu – foto 4: panela, coedor e saco para espremer o leite
Como fazer tofu – foto 5: como espremer o leite de soja
Como fazer tofu – foto 6: como espremer o leite de soja
Como fazer tofu – foto 7: como deslocar a espuma
Como fazer tofu – foto 8: atenção, pois a fervura levanta rapidamente
Como fazer tofu – foto 9: misturar o sal amargo dissolvido no leite
Como fazer tofu – foto 10: despejar o leite coagulado no coador
Como fazer tofu – foto 11: o peso e o tempo de repouso definem a dureza do tofu
Como fazer tofu – foto 12: abrindo o tofu
Como fazer tofu – foto 13: abrindo o tofu
Como fazer tofu – foto 14: abrindo o tofu
Como fazer tofu – foto 15: tofu caseiro pronto!
Como fazer tofu – foto 16: farofa de tofu

Esta receita é daquelas que fazem a gente se sentir um verdadeiro chef, né? A transformação dos ingredientes é radical. Espero que você goste!

Conheça também o livro Tofu – Cozinha Light, com 64 receitas japonesas usando tofu:

Livro Tofu Cozinha Light (clique para ver detalhes)

  • Por favor, deixe seus comentários abaixo.
  • Um abraço,
  • Fabrício Yutaka Fujikawa
    Site Cozinha Japonesa

Reader Interactions

Como Fazer Tofu

  • 2 xícaras de grãos de soja secos.
  • 6 xícaras de água + 4 l de água.
  • 3 xícaras de leite de soja caseiro.
  • 1/2 colher de chá nigari (o coagulante).
  • Algumas gotas de óleo vegetal.
  • 3 xícaras de leite de soja caseiro.
  • 1/2 colher de chá nigari (coagulante).
  1. 1

    Deixe os grãos de soja de molho em água durante a noite. Coloque-os em uma tigela e cubra-os com 6 xícaras de água. A soja deve triplicar de tamanho. Se você quiser alterar a quantidade de soja que for usar, não se esqueça de usar sempre um volume de água 3 vezes maior do que o volume de soja.

  2. 2

    Escorra a água. Quando os grãos estiverem macios, tire a água usando o escorredor ou peneira. Quando eles estiverem completamente drenados, coloque os grãos em uma bacia ou outro recipiente.

  3. 3

    Ferva 4 l de água. Utilize uma panela grande ou uma caçarola funda, assim você não correrá o risco da água e soja transbordarem ao ferver.

  4. 4

    Triture os grãos. Processe em um liquidificador em velocidade alta por três a quatro minutos até que estejam completamente amassados.

  5. 5

    Cozinhe a soja triturada. Meça 230 g de soja e adicione à água fervente. Reduza o fogo para médio e cozinhe por 15 minutos, mexendo sempre. Quando a mistura começar a ferver novamente, adicione 2 ou 3 gotas de óleo vegetal para evitar que transborde. Não abaixe o fogo. Cozinhe por mais sete a dez minutos.

  6. 6

    Coe a mistura. Forre uma peneira com gaze e coloque-a sobre uma tigela grande. Despeje a mistura de soja cozida lentamente através da peneira forrada. Isso separa o leite de soja da massa. Pegue os cantos do pano, junte-os e torça bem. Usando uma colher de cabo longo, pressione repetidamente sobre o pacote de pano para forçar o líquido a sair. Você agora produziu leite de soja.

  1. 1

    Deixe sua caixa de tofu pronta. Forre um recipiente de plástico de tofu com buracos no fundo com um pedaço de gaze de cerca de quatro vezes o tamanho da caixa. Deixe as pontas dobrarem sobre os lados da caixa.

    • Você pode usar outro pano de algodão entrelaçado no lugar de gaze.
    • Se você não tem uma caixa especial de tofu, você pode fazer buracos em um recipiente plástico diferente.
  2. 2

    Cozinhe o leite de soja. Meça o líquido, despeje em uma panela grande e aqueça em fogo baixo. Ele deve ficar em cerca de 60 °C.

  3. 3

    Prepare o coagulante. Despeje um copo de água em uma tigela limpa. Adicione 1/2 colher de chá de nigari e misture até dissolver.

    • Você pode usar sulfato de cálcio como coagulante em vez de nigari; o resultado é um tofu um pouco mais suave.
  4. 4

    Misture o leite de soja e o coagulante. Lentamente, adicione metade da mistura nigari ao líquido na panela. Mexa constantemente, já que você está combinando os líquidos. Após 5 minutos, adicione lentamente a outra metade da mistura nigari, mexendo constantemente.

  5. 5

    Cozinhe a mistura. Tampe a panela, reduza a temperatura para a mais baixa possível e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. A mistura começará a coagular e irá separar a coalhada do soro do leite. Quando você vir a coalhada branca completamente separada do soro amarelado, é hora de transferir o tofu.

  6. 6

    Transfira o tofu. Use uma colher de pau para recolher o tofu da panela para a caixa forrada. Dê umas palmadas suaves e uniformes para assentá-lo. Enrole o excesso de pano por cima. Tampe o recipiente. Em seguida, coloque uma panela com água no topo do recipiente para servir como um peso. Deixe o recipiente assentar durante 20 minutos para deixar escorrer.

  7. 7

    Esfrie o tofu. Encha uma tigela grande com água fria. Mergulhe o recipiente do tofu na tigela de água. Vire-o e retire cuidadosamente o recipiente. Remova a gaze. O bloco sólido de tofu está pronto para ser consumido.

  1. 1

    Faça uma solução coagulante. Mexa o nigari em um copo com algumas colheres de água. Continue mexendo até o coagulante estar completamente dissolvido.

  2. 2

    Adicione o coagulante ao leite de soja. Coloque os dois ingredientes em uma tigela e use uma colher de pau para misturá-los suavemente juntos. Não os agite muito ou a mistura vai encaroçar.

  3. 3

    Distribua a mistura em taças refratárias. Você pode usar copos refratários, ramequins ou pequenas travessas para cozimento.[1]

  4. 4

    Coloque as tigelas em uma panela funda. Uma frigideira de ferro fundido ou caçarola funciona bem. Despeje poucos centímetros de água no fundo da panela, de modo que a água possa subir nas laterais das taças refratárias, mas não entre nelas.

  5. 5

    Cubra a panela com uma tampa forrada. Use um pano de prato para forrar a tampa.

  6. 6

    Cozinhe o tofu. Abaixe o fogo para médio e deixe a água chegar a um ponto de fervura constante. Cozinhe o tofu por cerca de 10 minutos ou até que o tofu ganhe uma consistência mais firme, como uma quiche ou um manjar.

  7. 7

    Retire o tofu da panela e deixe descansar. Coloque-o sobre uma mesa e deixe descansar em temperatura ambiente para que ele possa continuar a firmar.

  8. 8

    Sirva o tofu. Você pode servi-lo quente ou esfriá-lo na geladeira para mais tarde. Temperos populares incluem raspas de limão, pepino raspado, sal marinho, flocos de peixe, gengibre ralado e molho de soja.[2]

    • Você também pode cozinhar vários pratos com tofu em vez de servi-lo sem grandes acompanhamentos. O Dango é um petisco muito popular feito com o tofu macio.
  • É possível utilizar suco de limão como coagulador, mas os resultados são melhores com nigari.
  • Você não precisa jogar fora a 'massa'. Ela faz excelentes hambúrgueres vegetarianos, quando combinada com a cebola picada, alho, etc. Além disso, com a polpa que resta depois de fazer leite de soja, você pode fazer biscoitos okara de açúcar.
  • Você pode obter o nigari em um mercado de comida asiática.
  • Para fazer leite de soja em vez de tofu, basta parar após a Etapa 7. (Você não vai precisar nigari.)
  • Quando estiver torcendo e pressionando o embrulho de gaze para tirar o líquido, tenha cuidado de manter os cantos do pano apertados. Se soltar um canto, um líquido muito quente pode cair sobre você e a massa pode escapar.
  • Depois de ferver a mistura está muito quente. Tenha cuidado para não se queimar.
  • Panela grande.
  • Liquidificador ou processador de alimentos.
  • Peneira.
  • Gaze.
  • Colher de Pau.
  • Caixa ou recipiente (um pote plástico de tofu serve) com furos no fundo.
  • Gaze ou um pano de algodão entrelaçado, de cerca de quatro vezes o tamanho do recipiente para forrá-lo.
  • Taças refratárias ou ramequins.
  • Caçarola ou frigideira funda.

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade. Este artigo foi visualizado 21 079 vezes.

Categorias: Receitas

Esta página foi acessada 21 079 vezes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*