O Que É Reiki Como Funciona?

O que é o Reiki?

O Reiki é um método terapêutico de transmissão da energia vital universal (o “chi” dos chineses ou “prana” dos indianos) através da imposição das mãos. Método terapêutico antigo, o Reiki foi desenvolvido 2.500 anos atrás no Tibete e popularizado no começo do século passado no Japão, pelo mestre budista Mikao Usui.

Como funciona uma sessão de Reiki?

Você deita na maca, de roupa.

O terapeuta posiciona as mãos em pontos específicos do seu corpo (às vezes, tocando o corpo físico, outras vezes a uma distância de 10 a 50 cm) e lhe transmite a energia universal, que flui através das suas mãos, de forma a restaurar o equilíbrio mental, espiritual, emocional e físico. Alguns desses pontos correspondem aos pontos energéticos da acupuntura, outros dos chacras. 

Quanto tempo dura uma sessão?

Uma sessão dura uma hora.

Como me preparar para a primeira sessão?

Eu peço algumas informações por escrito antes da primeira sessão. Assim, podemos aproveitar melhor do seu tempo. É importante que essas informações tenham sido digitadas no computador, em vez de escritas à mão. 

  1. Identificar seu objetivo ou problema que você quer resolver com o Reiki. Caso tenha vários, pode classificá-los em ordem de importância.
  2. Um histórico dos 10 fatos mais importantes da sua vida, em ordem cronológica. Por exemplo: 1994: nasci em São Paulo. 1998: meus pais se mudaram para o Rio de Janeiro.
  3. Um histórico da sua saúde, com as datas importantes. Por exemplo: 1987: quebrei a perna esquerda. 1999: fiquei uma semana internada com pneumonia. Hoje: tenho dores na garganta.
  4. Mandar os documentos pelo email: [email protected] pelo menos 24 horas antes da sua sessão. Trazer também uma cópia com você no dia da sessão.

Para facilitar o procedimento, você pode baixar e preencher este modelo (EntrevistaReiki, formato Word) com os seus dados.

Quantas sessões de Reiki são necessárias?

Não há um número pré-determinado de sessões: depende muito do bem-estar que você sente. Às vezes, uma sessão pode ser suficiente, dependendo da sua queixa.

Como o Reiki é, acima de tudo, um balanceamento das suas energias para melhorar a sua saúde e seu bem-estar, pode-se fazer uma sessão semanal ou quinzenal como parte da sua rotina de cuidar do seu ser.

O terapeuta tem o dom de cura, mesmo?

O terapeuta não precisa ter um dom, pelo motivo que age como canal. Existem, porém, terapeutas mais eficientes que outros, por causa do seu veiculo físico mais preparado, da sua própria energia, da sua higiene de vida, do seu autocontrole emocional ou da sua intuição mais afinada. A intuição, por exemplo, é uma ferramenta essencial para “escutar” o corpo do paciente.

Vale a pena lembrar que cada ser humano possui a capacidade de curar: através da oração, da pureza da intenção ou do magnetismo próprio.

Como funciona a energia no meu corpo?

O Que É Reiki Como Funciona?

Por analogia, imaginamos o seu corpo como um conjunto de canos. Quando esses canos ficam entupidos, a energia não circula bem e o desequilíbrio se manifesta.

O Reiki limpa esses canos, para deixar a energia fluir livremente.

Assim, o Reiki ajuda o seu próprio organismo a funcionar de maneira otimizada e, consequentemente, a ativar todas as suas defesas naturais.

Há indicações especificas para se fazer Reiki?

Sim. O Reiki tem ótimos resultados com:

  • Estresse
  • Hipertensão
  • Problemas emocionais leves
  • Insônia
  • Enxaqueca
  • Dores articulares
  • Cansaço
  • Ansiedade

Posso livrar-me de todos os problemas e curar todas as doenças com o Reiki ?

Não. Como qualquer método terapêutico, o Reiki tem as suas limitações. Na minha visão, o Reiki é mais indicado para promover o bem-estar geral do que para curar doenças.

O Reiki pode substituir um tratamento médico ?

Não. Nunca é recomendável parar com as consultas ou deixar de tomar os remédios prescritos pelo profissional de saúde. Da mesma forma, nunca se deve interromper um tratamento médico para substituí-lo pelo Reiki.

Posso seguir um tratamento de Reiki junto com o tratamento médico?

Com certeza! É até recomendado seguir em paralelo com algumas sessões de Reiki. Pacientes que estão passando por quimioterapia, que passaram por uma cirurgia ou que estão fazendo qualquer tipo de tratamento médico podem acelerar a recuperação e sofrer menos efeitos colaterais com a prática regular do Reiki.

Existe alguma contra-indicação para o Reiki ?

Não, absolutamente nenhuma!

O Que É Reiki Como Funciona?
O Que É Reiki Como Funciona?
O Que É Reiki Como Funciona?

Reiki: confira passo-a-passo como é feita a terapia

Por Tais Romanelli
Atualizado em 29.01.20

O Que É Reiki Como Funciona?

Foto: Thinkstock

Energia universal trabalhando sobre a energia humana. Este é o significado da palavra Reiki, que é derivada das palavras japonesas “rei” (energia Universal) e “ki” (energia vital – humana).

Shirley Aiko Fonseca, terapeuta holística do Instituto Ave Lux, explica que Reiki é um sistema de energização, por imposição das mãos, que transmite bem-estar, harmonia e equilíbrio. “O Reiki não está vinculado a uma religião, é pura energia divina”, diz.

A terapeuta holística Shirley acrescenta que quem aplica Reiki deve ser iniciado por um mestre, que colocará em suas mãos símbolos sagrados, tornando-as “veículos” para fluir a energia. “O aplicador é simplesmente um canalizador de energias, no momento da aplicação ele fica com 70% dessa energia e 30% dela é passada para o receptor”, explica.

Eduardo Martins Cardoso Junior, Reiki Master, psicanalista e terapeuta complementar do Merkaba Espaço Cultural e Holístico, resume Reiki como uma terapia de cura natural
que permite a captação e posterior transmissão da energia universal apenas com as mãos.

A história do Reiki

Muitas informações sobre as origens da história, bem como o conhecimento e o caminho percorrido pelo Reiki, perderam-se no tempo, uma vez que foram passadas oralmente de mestre para discípulo, e com eles se foram, conforme destaca Edna T. Rigolon, que é mestre Reiki (com mestrados em Reiki Tradicional e Reiki Tibetano).

Mas, de forma geral, a história diz que, no final do século XIX, Mikao Usui, um sacerdote cristão e estudioso das religiões, procurava respostas sobre o método de cura utilizado por Jesus e Buda.

Desse modo, explica Shirley Fonseca, Usui iniciou uma busca que durou dez anos. Realizou viagens e estudos de teologia e foi a mosteiros e locais sagrados do budismo.

“Durante essa jornada, encontrou manuscritos que continham símbolos sagrados utilizados por Buda para curar. No entanto, os manuscritos estavam incompletos. Certo dia, Usui resolveu fazer um período de jejum no Monte Kurama (Montanha Sagrada).

Depois de 21 dias sob essa condição, com a consciência ampliada, o professor encontrou a Iluminação e assim conseguiu resgatar o método da cura através das mãos, dando início ao Reiki.

Em abril de 1922 criou a Escola Usui Shiki Reiki Ryoho, que existe até hoje”, diz a terapeuta holística Shirley.

O Reiki na prática

O Que É Reiki Como Funciona?

Foto: Thinkstock

A terapeuta holística Shirley Fonseca cita abaixo um passo-a-passo do Reiki (desde a preparação do ambiente até a prática em si):

  1. Busque um lugar calmo e tranquilo, se possível.
  2. Para quem for receber o Reiki, é recomendável não ingerir álcool, drogas, ou carne vermelha, com 24 horas de antecedência. Caso contrário, a absorção não será a mesma.
  3. Quem aplica também não deve ingerir carne vermelha, drogas ou álcool.
  4. De preferência é necessário limpar/purificar o ambiente com incenso, aroma ou aplicar o próprio Reiki.
  5. A música é muito importante para ambientação, quanto mais tranquilo o receptor estiver, melhor sua receptividade.
  6. O aplicador deve lavar bem as mãos até o antebraço com sabão.
  7. O receptor pode ficar deitado, sentado ou mesmo de pé.
  8. Nesse momento ele pede para pessoa que vai receber o Reiki que respire profundamente por três vezes, e eleve os pensamentos a lugares da natureza e para ter pensamentos tranquilos.
  9. Quando tudo estiver pronto, o aplicador também respira fundo e se concentra.
  10. Com as mãos em forma de prece pede autorização aos mestres Reiki, para que através de suas mãos seja transmitida a mais pura energia cósmica.
  11. Nesse momento o aplicador de Reiki imagina um facho de luz branca vindo do céu e entrando pelo topo de sua cabeça, percorrendo todo o corpo até os pés e subindo para as mãos.
  12. Posicione as mãos com as palmas viradas para o receptor e imagine esta luz saindo delas e indo em direção à pessoa.
  13. Essa luz será aplicada em todos os pontos de entrada de energia. Eles são os seguintes: chacra coronário (topo da cabeça), chacra frontal (entre as duas sobrancelhas), chacra laríngeo (garganta), chacra cardíaco (em frente ao coração), plexo solar (um palmo abaixo do coração), chacra umbilical (umbigo), chacra sexual (um palmo abaixo do umbigo), e o chacra básico (períneo). Existem outros pontos, que são os secundários, onde também se pode aplicar. São eles: mãos, ombros, ouvidos, joelhos, pés.
  14. Não é necessário encostar as mãos na pessoa, o Reiki é aplicado a uma distância de 5 a 10 cm.
  15. Ao mesmo tempo em que o praticante imagina a luz, colocam-se os símbolos sagrados (recebidos pelo Mestre).
  16. O tempo de aplicação em cada ponto depende do grau do reikiano. Pode ser de 1 minuto para grau avançado e até 5 minutos para os iniciantes.
  17. Ao término de todos os pontos, passa-se a mão direita, mais ou menos 10 cm do corpo, da cabeça ate os pés, tirando a energia negativa que ficou na aura. A ação é repetida por três vezes.
  18. Por fim, o praticante junta as mãos em forma de prece e agradece aos mestres, lavando em seguida as mãos e o antebraços com sabão.
Leia também:  Como Reparar Um Pc Que Nao Arranca?

Shirley destaca que este é o método presencial. “O Reiki também pode ser aplicado à distância, no entanto, esse tipo só pode ser realizado por quem tem nível mais avançado na prática (grau II e III).

Neste caso, a terapia é aplicada através de uma fotografia ou em um papel com nome completo, data de nascimento e endereço escrito a lápis.

O Reiki também pode ser aplicado nas paredes da casa, plantas, animais, objetos”, acrescenta.

Princípios do Reiki

Os cinco princípios do Reiki provocam e estimulam a uma maior reflexão. Shirley Fonseca destaca quais são eles:

  • Precisamente hoje, abandone os aborrecimentos;
  • Precisamente hoje, elimine as preocupações;
  • Precisamente hoje, faça seu trabalho honestamente;
  • Precisamente hoje, seja grato pelas bênçãos que recebe da vida;
  • Precisamente hoje, ame, respeite e seja gentil com tudo que é vivo.

Benefícios que o Reiki oferece

O Que É Reiki Como Funciona?

Foto: Thinkstock

A terapeuta holística Shirley Fonseca explica que o Reiki trabalha em três níveis:

  • O primeiro é o corpo físico (doenças) e o corpo entérico (sensações);
  • O segundo, o corpo astral (emocional), sentimentos e o corpo mental, os pensamentos;
  • O terceiro, o corpo espiritual, reconecta nossa alma com a paz espiritual.

“Os benefícios vão além da medicina tradicional, pois visam não só a cura, mas também o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. O Reiki permite o alinhamento dos chacras, reestabelecimento do campo de sua aura, aumentando a energia vital e a sutilização dos corpos”, destaca Shirley.

Edna T. Rigolon reforça que os benefícios e indicações são infinitos. “Quanto mais você pratica, mais você recebe, e assim se torna cada dia mais saudável, equilibrado, calmo e, desta forma, tem mais chances de observar com clareza as possibilidades e opções que a vida lhe traz”, destaca.

Ainda de acordo com Edna, a sensação de bem-estar ao aplicar o Reiki no outro, num animal de estimação, numa planta, ao cozinhar é indescritível.

Possíveis reações e contraindicações

Shirley Fonseca destaca como possíveis reações da prática do Reiki:

  • Dores em regiões em desequilíbrio;
  • Dores de cabeça (resistência mental);
  • Liberação do intestino;
  • Sono exagerado;
  • Aversão a alguns alimentos (principalmente carne vermelha) e a cigarros, bebida alcoólica;
  • Aumento de sensibilidade.

A terapeuta holística Shirley acrescenta que as contraindicações do Reiki são as seguintes:

  • Fraturas que ainda não foram reestabelecidas;
  • Amputação de parte do corpo, ou necessidade de implante;
  • Não é indicado fazer durante uma cirurgia. O melhor é realizar antes ou depois do procedimento cirúrgico.

Onde cursar Reiki no Brasil?

Abaixo você confere alguns exemplos de lugares que oferecem cursos de Reiki:

Músicas para a prática do Reiki

  • Edna Rigolon explica que há CDs específicos para a prática do Reiki, com sinos tocando a cada 3 ou 5 minutos, auxiliando o praticante a mudar as posições no tempo certo.
  • Shirley Fonseca acrescenta que, além destes CDs específicos, podem ser usadas músicas tranquilas de piano, violão, violino, clássicas, instrumentais, sons da natureza e afins para a prática do Reiki.
  • Patrícia Pirozzi, especialista em cuidados corporais do Centro de Bem Estar Khora, sugere as músicas abaixo:
  • Eduardo Cardoso cita ainda outras sugestões:

O que é Reiki Xamânico?

Shirley Fonseca explica que o Reiki Xamânico é muito parecido com o Reiki Usui nas técnicas e na forma. “A diferença ocorre de onde vem a energia canalizada. O Reiki Usui vem dos mestres Reiki, e o Xamânico, que também pode ser chamado de Ama Deus, vem da Divindade Tupã e da mãe natureza”, destaca.

Eduardo Cardoso reforça que o Reiki Xamânico também é uma terapia baseada na canalização da energia universal através da imposição de mãos (assim como o tradicional). “A diferença é que o ritual xamânico é baseado em vivências indígenas e tribais, provenientes de tradições milenares. O objetivo é restabelecer o equilíbrio energético vital de quem recebe”, acrescenta.

Agora você tem um guia completo sobre Reiki! E se está interessada em praticá-lo, procure na sua cidade um local e um profissional capacitado para atendê-la. Como você pode ver, os benefícios que a prática oferece são muitos!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Reiki: o que é, principais benefícios e princípios

O Reiki é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra e acredita-se que desta forma é possível alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.

Antes de realizar a sessão de Reiki, o terapeuta desta técnica, chamado de reikiano, fará uma limpeza energética no ambiente, para que seja assegurado um espírito e consciência de harmonia e amor.

Durante as sessões o reikiano colocará as mãos sobre o corpo de uma pessoa com objetivo de mudar a oscilação ou vibração das energias e isto traz alguns benefícios comprovados como alívio de dores e redução de sintomas de ansiedade e estresse.

A prática do Reiki é segura e não gera nenhum efeito colateral e nem está ligado a uma religião, podendo ser aceita por pessoas de diferentes origens e crenças. Também pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas terapêuticas, como a acupuntura, por exemplo. Veja mais o que é acupuntura e para que serve.

O Que É Reiki Como Funciona?

A realização do Reiki envolve a transferência de energia vital que faz com que o corpo fique em equilíbrio, gerando sensação de bem-estar, melhorando o humor e promovendo a saúde fisica. Neste tipo de terapia se usa técnicas de meditação e exercícios de respiração, levando a alguns benefícios como:

1. Diminui sintomas de estresse e ansiedade

Este tipo de terapia pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade, devido à sensação de relaxamento e bem-estar que proporciona. Consequentemente, através do Reiki é possível reduzir também os sintomas do estresse, que provocam a ansiedade, promovendo o sentimento de paz interior e servindo como calmante, pois se utiliza técnicas de respiração e meditação.

Algumas clínicas e terapeutas reikianos podem ensinar a própria pessoa a utilizar os princípios do Reiki no dia-a-dia para que seja possível a aplicação da técnica em momentos com maior estresse e ansiedade.

2. Ajuda no tratamento da depressão

O Reiki pode ser usado para auxiliar o tratamento de depressão, pois através da aplicação das técnicas de imposição das mãos é possível alinhar a energia vital do corpo e reduzir os sintomas provocado por essa doença, como tristeza excessiva, cansaço físico e perda de energia e de interesse nas atividades que antes geravam prazer.

Antes de iniciar as sessões de Reiki, é importante se consultar com psiquiatra para que a pessoa seja avaliada, pois na maioria das vezes, é recomendado o tratamento com medicamentos antidepressivos. O Reiki pode ser usado em conjunto com o tratamento medicamentoso e poderá potencializar os efeitos positivos. Confira mais como é feito o tratamento para depressão.

3. Reduz dores crônicas

O relaxamento produzido durante a prática do Reiki contribui para a diminuição das dores crônicas, como dor na coluna e na cabeça, pois é capaz de reduzir as tensões e fadiga muscular, por exemplo.

Leia também:  Como Ver Quem Guarda As Fotos No Instagram?

 Desta forma, pode ser necessário reduzir o uso de comprimidos analgésicos e relaxantes musculares, no entanto, é recomendado não deixar de fazer acompanhamento com o médico, que pode ser ortopedista ou neurologista.

Além disso, os efeitos do Reiki sobre as dores crônicas podem ser sentidos nas primeiras sessões, pois o reikiano vai desacelerar a energia da pessoa, mudando a vibração e a velocidade, produzindo ondas alinhadas nos chackras equivalentes ao órgãos afetados.

4. Alivia os sintomas da insônia

A sensação de bem-estar provocada pela realização do Reiki é capaz de aumentar a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insônia. E ainda, o Reiki causa relaxamento, o que também age para uma melhor noite de sono. 

Veja a seguir um vídeo com outras dicas de como acabar com a insônia:

O Que É Reiki Como Funciona?

5. Melhora a qualidade de vida

Através das técnicas aplicadas no Reiki pode-se melhorar a qualidade de vida, pois é um tipo de terapia que libera as tensões emocionais, fazendo uma limpeza na mente, promovendo relaxamento interior. O Reiki gera na pessoa sentimentos de esperança, bem-estar, alegria, paz e autoconfiança e isso faz com que seja possível realizar as tarefas diárias com mais facilidade e mais ânimo. 

Essas situações são ferramentas ideais para melhorar a qualidade de vida, por isso pode-se dizer que o Reiki é uma terapia que pode melhorar a saúde física e mental de uma pessoa.

Benefícios do Reiki na gravidez

  • O relaxamento e calma proporcionados pelo Reiki podem ser muito úteis durante a gestação, pois podem diminuir a insegurança e o estresse comuns neste período, e proporcionar um parto com maior tranquilidade.
  • Além disto, o controle do estresse diminui a produção de hormônios negativos, como cortisol e adrenalina, que podem provocar aumento da pressão arterial, pré-eclâmpsia e aumentar o risco de parto prematuro.
  • O Que É Reiki Como Funciona?

Existem alguns fundamentos que foram construídos pelos fundadores do Reiki há muitos anos atrás e foram essenciais para a formulação dos princípios desta técnica. Esses princípios do Reiki são usados pelo terapeuta para ajudar uma pessoa a seguir o caminho espiritual, levando-a a refletir, observar e mudar aos poucos os comportamentos negativos. Esses princípios baseiam-se em:

  • Não se irritar;
  • Não se preocupar;
  • Ser grato;
  • Trabalhar com afinco;
  • Ser amável e gentil.

Durante a sessão a pessoa é levada a pensar nestes cinco princípios com os olhos fechados, tentando compreender a causa dos problemas.

Quando não fazer o Reiki

Esta prática não deve substituir tratamentos prescritos pelo médico, como para depressão, pressão alta, diabetes ou asma, por exemplo. O Reiki deve ser utilizado para o alívio de problemas leves, e como forma de auxiliar o tratamento das doenças, e, portanto, deve-se, consultar o clínico geral ou o médico que acompanha a doença antes de iniciar este tipo de terapia.

O que é o Reiki e como esta poderosa energia de cura fortalece nossas defesas naturais | Instituto Luz – Cursos e Terapias

O Que É Reiki Como Funciona?

O Reiki funciona como canalização e transmissão da energia universal vital pelas nossas mãos e auxilia na cura das mais diversas enfermidades que afligem as pessoas. Tratamentos de Reiki são verdadeiras imersões em energia curativa e criativa, e seus benefícios vão muito além do que você pode imaginar.

O tratamento de Reiki é indicado para qualquer mal-estar ou doença, seja ela física ou emocional, com resultados profundamente eficazes.

Pode também ser usado em animais e plantas, na água que bebemos ou em ambientes variados.

Seja pela simples imposição das mãos ou pela utilização dos símbolos do Reiki, a energia é captada e pode ser canalizada presencialmente ou a distância com sucesso, não tendo limites de tempo nem espaço.

A técnica para aplicação do Reiki possui algumas posições específicas, formuladas pelo seu fundador, o Mestre Mikao Usui.

Durante o tratamento de Reiki, o terapeuta vai sobrepor suas mãos às regiões do corpo do paciente que mais necessitam de energia curativa, e os focos de aplicação do tratamento de Reiki são os chakras mais importantes do corpo, conhecidos como os sete chakras principais.

Basicamente, os chakras são centros energéticos responsáveis pela troca e assimilação das energias que alimentam nosso todo integrado: físico, emocional, mental e espiritual.

A energia percorre todo nosso organismo, aliviando as dores e os sintomas e restaurando nosso equilíbrio natural. O Reiki funciona de forma totalmente segura, sem contraindicações e é compatível a qualquer tratamento existente. Pode também ser usado em medicamentos, potencializando os efeitos bons e minimizando os colaterais.

O Que É Reiki Como Funciona?

As sessões costumam durar mais ou menos uma hora, o paciente fica deitado o tempo todo em uma maca e não é necessário remover nenhuma peça de roupa, no máximo tirar óculos, celulares e chaves dos bolsos.

O tratamento de Reiki mais recomendado consiste em, no mínimo, quatro sessões, número considerado ideal para que os efeitos do Reiki se implantem profundamente no organismo e no emocional da pessoa e comecem a produzir uma cura definitiva.

O respeitado biólogo Ricardo Monezi, pesquisador da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo, foi responsável por uma pesquisa que comprovou que o Reiki funciona como fortalecedor de nosso sistema imunológico e, consequentemente, auxilia muito no combate aos mais variados tipos de doenças.

E para comprovar que a cura do Reiki não decorre de fatores psicológicos, Ricardo Monezi utilizou camundongos com câncer em sua pesquisa.

Ele os separou em grupos que recebiam a terapia em sessões diárias de 15 minutos e em grupos que não recebiam e, após alguns dias de tratamento, observou um incrível aumento nos linfócitos dos camundongos que receberam o Reiki (os linfócitos do nosso organismo são os grandes responsáveis pelo controle do sistema imunológico e pelo combate natural às doenças).

  • O que essa pesquisa nos mostra é que o Reiki funciona como terapia complementar ao tratamento de enfermidades e, mais que isso e tão importante quanto, também como um fator preventivo a elas, pois recebendo regularmente o Reiki aumentamos o poder de nosso sistema imunológico e minimizamos as possibilidades de ficarmos doentes.
  • A longo prazo, o tratamento de Reiki torna-se um grande aliado na cura de diversos tipos de doenças, mas é uma terapia complementar e alternativa, portanto, jamais substitutiva os tratamentos médicos convencionais.
  • Se você procura uma profunda sensação de relaxamento, calma e bem-estar após a primeira sessão de tratamento, o Reiki pode ser um grande aliado, pois remove qualquer bloqueio energético que esteja atrapalhando o bom funcionamento dos chakras, ele cuida do problema específico de cada paciente de forma única e eficiente.

CURSO DE REIKI Aprenda como aplicar esta poderosa energia de cura e bem-estar:

Reiki à distância: técnica de cura promete minimizar efeitos do isolamento

Ansiedade, estresse e solidão são apenas três das emoções/reações do corpo ampliadas pelo isolamento decorrente do coronavírus. Entre as muitas técnicas terapêuticas buscadas para amenizar os efeitos dessa mudança de hábitos, o reiki é uma delas, pois promete amenizar tais efeitos sendo aplicado à distância.

Como explica Tecah Titton, terapeuta holística e Master Reiki Usui (tem formação no sistema Usui), reiki é um método de “cura natural de origem japonesa, que se utiliza da energia vital para equilíbrio e harmonia”.

“Por meio da imposição das mãos, a energia é captada do universo pelo reikiano – que atua apenas como transmissor da energia vital -, podendo ser aplicada em 14 pontos específicos”, detalha. Tais pontos estão distribuídos em todo o corpo (cabeça, tronco, abdômen, regiões baixas, pernas e pés).

Reiki: terapia alternativa harmoniza chakras

A prática promove o alinhamento dos centros de energia do corpo – os chamados chakras. “Harmonizados, esses centros propiciam bem-estar físico, mental e emocional. Por ser uma técnica de cura natural, pode ser associado a qualquer tratamento, sem danos”, garante Tecah.

Tal harmonização leva a diferentes benefícios, como diminuição do estresse e ansiedade, alívio de sintomas de pânico, dores crônicas, insônia e enxaqueca. Promete, ainda, minimizar efeitos colaterais da quimioterapia, entre outros benefícios.

“O reiki ajuda a ativar nosso sistema imunológico. Além disso, nos equilibra em quatro níveis: físico, mental, emocional e espiritual”, destaca.

  • Depressão, insônia, insegurança
  • Camila Ribeiro Monteiro, terapeuta reikiana da Casa da Consciência, conta ser procurada, na maioria das vezes, por pessoas que lidam com: depressão, angústia, solidão, síndrome do pânico, dificuldade de superar algo, choque e traumas, insegurança, doenças físicas em geral, decepções, ansiedade, estresse e insônia.
  • Com a chegada da pandemia, o perfil dos que buscam ajuda se concentrou mais nas situações bem características do período: solidão forte (por conta do isolamento), estresse (pela incerteza financeira), ansiedade (em nível mais forte), desesperança e desespero.
  • Sessão de reiki: como funciona
Leia também:  O Que É E Como Funciona A Assinatura Digital?

Desde 2017, o reiki é reconhecido como terapia (portaria 849 do Ministério da Saúde), sendo oferecido pelo SUS como forma de tratamento preventivo e auxiliar, sem efeitos colaterais. Por isso, não impõe restrições ou contraindicações. “Reiki nada mais é do que energia”, reforça Tecah. Detalhe: também pode ser aplicado em animais, plantas e até em ambientes.

Uma sessão presencial de reiki ocorre com a pessoa deitada, preferencialmente. Não é necessários se despir – apenas recomenda-se a retirada de óculos e objetos dos bolsos.

“O (terapeuta) reikiano usará as suas mãos para canalizar a energia universal e as impostará no paciente em 14 pontos específicos – e onde mais achar necessário no momento da sessão -, mentalizando os símbolos e sons do reiki”, detalha Tecah sobre a sessão que dura em torno de 60 minutos.

Energia à distância

Além da aplicação da técnica in loco, é possível colocar o reiki em prática à distância. Há diferentes formas de fazer isso. Na Casa da Consciência, por exemplo, são adotadas duas maneiras: individualmente, entre a pessoa e o terapeuta, e em grupo, uma vez por semana, numa espécie de corrente.

Qualquer pessoa pode participar do reiki comunitário – basta incluir o nome completo no post referente à semana, publicado no perfil da Casa da Consciência no Instagram. Na ocasião, também há envio de reiki para animais de estimação.

“A recomendação é que, durante o recebimento, a pessoa esteja relaxada – pode estar deitada, sentada, com música ambiente, aromas ou cores, em oração, meditação, fazendo mantras. Importante é estar em posição de relaxamento e, de preferência, sozinha”, frisa.

Ambas as terapeutas reforçam a necessidade de se estar receptivo para o reiki. “Às vezes, as pessoas deixam o nome de conhecidos para receber e não os avisam. O reiki será enviado porque o nome está na lista, mas não necessariamente será recebido, pois é necessário estar aberto a ele. Ter a consciência e a vontade de receber é importantíssimo”, salienta Camila.

Quantas sessões são necessárias?

A aplicação da técnica vai depender do motivo que levou a pessoa a procurar ajuda. “Não podemos definir precisamente quantas sessões são necessárias, mas indico de três a quatro, em dias seguidos, para remover bloqueios. Depois, de duas a três sessões semanais e, depois, quinzenais ou quantas mais forem necessárias”, exemplifica Tecah.

Outro fator que influencia, segundo Camila, é o grau de abertura diante da técnica.

“O reiki emergencial, feito imediatamente após um trauma forte – acidente, choque, perda de ente querido, de emprego, ou seja, algo repentino e intenso -, é o mais palpável no sentido de resultado rápido e visível. Em 20 minutos, no máximo, a pessoa já nota diferença, consegue voltar a respirar melhor e ficar mais calma”, afirma.

Reiki nas mãos da ciência

Estudos mostram que o reiki, técnica de captação e transmissão de energia com as mãos, oferece benefícios à saúdeFoto: Getty Images

O reiki, técnica de imposição de mãos com a qual se crê ser possível captar a energia do universo e transmiti-la para alguém, era visto com ceticismo pelos cientistas, que não conseguiam mensurar seus efeitos . “Como boa parte da medicina oriental, o método era desacreditado porque não havia instrumentos modernos nem muito interesse em avaliar suas consequências”, diz o médico Paulo de Tarso Lima, de São Paulo.

Mas a evolução da tecnologia e o recente despertar da comunidade científica para um conceito mais abrangente de saúde – a meta é viver bem, e não somente curar males – fizeram o reiki ganhar a atenção dos pesquisadores.

Na americana Universidade de Virginia, por exemplo, uma revisão sobre sua influência na contenção da dor em pacientes com câncer ressaltou os resultados positivos.

“São necessários levantamentos adicionais para confirmar os achados, mas a princípio o reiki foi bastante eficiente na redução do incômodo”, concluíram os autores.

Mas será que ele ajudaria a combater o tumor em si? Segundo um trabalho do psicobiólogo Ricardo Monezi, da Universidade Federal de São Paulo, provavelmente sim. Ele aplicou o reiki em ratos e, na sequência, analisou suas células de defesa.

“Em comparação com o grupo de controle, esses animais apresentaram um sistema imune mais agressivo contra a enfermidade. E nem precisamos falar que bichos não acreditam em reiki”, ironiza.

Verdade que o nosso organismo não é idêntico ao de roedores, contudo está aí um indicativo do poder da imposição de mãos.

Para testar o verdadeiro potencial da técnica no alívio da tensão, Monezi separou 25 idosos estressados para serem cuidados por terapeutas especializados em reiki.

Outros 25 senhores na mesma situação receberiam, digamos, uma terapia falsa – os aplicadores simulavam os gestos e as posições das mãos, mas não haviam sido treinados e nem conheciam direito o reiki. Detalhe: nenhum dos participantes sabia da diferença entre os grupos.

“Essa precaução evita que o placebo interfira nos dados encontrados, já que ambas as turmas imaginam estar recebendo reiki, quando somente uma está recebendo para valer”, arremata Monezi.

Depois de oito sessões, Monezi analisou as estatísticas. Parece incrível, mas, embora todos os voluntários tenham relaxado, aqueles tratados por mestres de reiki relataram uma tranquilidade maior e duradoura. Além disso, os músculos da testa desse pessoal ficaram menos rígidos, outro sinal de que o nervosismo foi aplacado.

Alternativa ou integrativa?

O sucesso do reiki não justifica, sob nenhuma hipótese, seu uso no lugar da medicina tradicional. “O ideal é integrá-lo com abordagens convencionais”, reforça Plínio Cutait, médico de São Paulo. Caso contrário, você corre o risco de não receber o tratamento adequado para um problema e, então, complicar-se sem necessidade. E isso, parece claro para todos, também está comprovado pela ciência.

Continua após a publicidade

Hipertensão

Apoiados em uma metodologia parecida com a de Monezi, investigadores da Universidade de Granada, na Espanha, notaram que sujeitos hipertensos atenuaram o quadro com sessões regulares de reiki. “Também há trabalhos com diabete, epilepsia, depressão…”, conta Monezi. “É óbvio que precisamos de mais informações, porém, ao que tudo indica, a técnica provoca bem-estar em vários níveis”, defende.

Chacras

Para explicar como o reiki funciona, certas teorias mencionam uma energia eletromagnética que seria canalizada pelos terapeutas. Outras sugerem que a física quântica estaria envolvida nesse fenômeno.

Independentemente disso, o fato é que alguns pontos-chave do corpo, onde os cuidadores devem colocar as mãos durante uma sessão de reiki – os chacras -, coincidem com importantes glândulas.

E talvez, só talvez, a energia atue nesses órgãos, ocasionando um equilíbrio geral.

As origens

Embora muita gente imagine diferente, o reiki é relativamente novo.

Ele surgiu na década de 1920, quando o japonês Mikao Usui (1865-1926) passou 21 dias no Monte Kurama, em seu país, e, lá, teria entrado em contato com uma forma de energia misteriosa e criado um jeito de propagá-la a outros. A partir daí, Mikao Usui sistematizou o método e, junto com o médico Chujiro Hayashi (1880-1940), começou a ensiná-lo a vários alunos.

Energia e religião

Usar as mãos para emitir energia positiva não é um conceito exclusivo do reiki, que é uma terapia.

A bênção cristã, o passe espírita e o johrei, entre outros rituais religiosos, também se valem desse preceito, apesar de terem filosofias bem diferentes.

Há até quem especule que os milagres de Jesus seriam resultado de uma habilidade única de controlar a energia do Universo. Mas, entre tantas práticas com esse princípio, o reiki é uma das mais estudadas pela ciência. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*