O Que É O Uber E Como Funciona?

  • Comecei a usar o Uber em 2014 e desde então virei freguesa, a comodidade de ter esse tipo de serviço na palma da mão é muito conveniente.
  • A primeira vez que chamei um motorista do Uber foi em uma de nossas viagens a São Francisco na California, e de lá pra cá, ele se alastrou por todo mundo, inclusive em muitas cidades do Brasil, e minha cidade natal também, São Carlos – SP.
  • Dessa forma, resolvi criar esse post para explicar detalhadamente como usar o Uber e dicas para se dar bem!
  • 11 SITES PARA APRENDER FRANCÊS ONLINE (E DE GRAÇA!)
  • DICAS PARA VIAGEM INTERNACIONAL

O Que É O Uber E Como Funciona?

Fatos importantes sobre o Uber

O Que É O Uber E Como Funciona?

  1. O Uber um aplicativo que você pode baixar no seu smartphone que conecta passageiros com motoristas particulares em quase todo mundo (veja aqui a lista de países e cidades disponíveis, inclusive as cidades brasileiras).
  2. Links para baixar no celular: [Uber no iTunes] [Uber para Android]
  3. Para solicitar o serviço de um motorista você precisa ter um cadastro feito no Uber (com dados completos incluindo cartão de crédito), o aplicativo no Uber instalado no seu celular e acesso a internet.

Basicamente, o Uber é uma alternativa aos taxis, que na minha opinião funciona de maneira super prática, na maioria das vezes mais barata e não tem aquela chatice de troca de dinheiro e gorjetas no final do trajeto. Toda a transação é feita eletronicamente e cobrada diretamente no seu cartão.

O grande diferencial do serviço do Uber pra mim, foi a segurança como passageiro, tanto em São Francisco quanto em Toronto (os dois lugares que mais usei até o momento), a responsabilidade na direção entre os motoristas do Uber frente aos taxistas é gritante! Minha expectativa de vida aumentou consideravelmente depois que passei a usar o Uber ( rs rs rs).

Porém, é importante ressaltar, que os prestadores de serviço do Uber não são motoristas profissionais, eles se cadastram no website do Uber, são ser maiores de 21 ano e devem os dados da carteira de motorista limpo (sem multas ou infrações). Até você pode virar um motorista do Uber!

  • PRINCIPAIS CIDADES DO CANADÁ! (PARA VISITAR OU MORAR)
  • CIDADES IMPERDÍVEIS NA FRANÇA | 15 CIDADES PARA SE APAIXONAR
  • ONDE VER OS CAMPOS DE TULIPAS NA HOLANDA

Como fazer seu cadastro no Uber

A maneira mais fácil de fazer seu cadastro inicial para usar o Uber é pelo website: clique aqui.

Pronto, agora com seu user ID e senha, você pode ir no seu celular, no aplicativo do Uber e entrar com os dados.

Passo-a-passo de como usar o Uber

Agora vamos as telinhas do passo a passo de como usar o uber e chamar um motorista.

Como meu celular é um iPhone, as imagens obviamente serão desse tipo de celular! E vale lembrar também que eles estão sempre atualizando o app, então algumas imagens já serão diferentes do que você verá no seu aplicativo, mas a ideia geral de como usar o Uber continuará a mesma.

1.No momento que você abrir o aplicativo do Uber, automaticamente ele identificará sua localização (sim, você precisa permitir que o Uber saiba onde você está), e no mapa, você já consegue ter uma ideia de quantos carros estão próximos da sua localização

O Que É O Uber E Como Funciona?

2. Digite o endereço para onde vai e então irá aparecer as opções de tipo de carro e preço estimado. O Uber X é a maneira mais usada, funciona exatamente como um taxi. Mais abaixo falo um pouco sobre as outras opções.

DICA: Você pode agendar uma viagem com até 30 dias de antecedência, selecionando o dia e horário desejado.

Você pode adicionar até duas paradas no seu trajeto, isso é bem legal se você estiver buscando ou levando um amigo para casa, por exemplo.

3. Quando estiver satisfeito com a escolha, clique “confirmar” e pronto, sua parte foi feita.

4. Agora é esperar um motorista aceitar seu pedido e então esperá-lo no local combinado.

ATENÇÃO: Fique esperto pois as vezes o app muda o endereço que você colocou! Isso pode acontecer por que ele não entendeu onde é o ponto de encontro, ou o local que você escolheu não é permitida a entrada.

O Que É O Uber E Como Funciona?

DICA: algumas vezes, pode ser que o valor do Uber seja ridiculamente caro, X vezes maior que o valor padrão, nesse caso, o ideal é esperar um pouco para ver se o valor abaixa ou pedir um taxi. Como não há regulamentação em relação ao preço do Uber, isso pode ser manipulado de acordo com a demanda… enfim, nem tudo são flores!

Durante a viagem

Um dos receios, especialmente para mulheres, ao pegar um taxi ou Uber é a segurança. Para isso, o Uber deixou disponível alguns serviços extras como:

  • Botão de “Ligar para a polícia”
  • Perfil de motorista
  • Compartilhamento do seu status

Por essas e por outras que acho o Uber mais seguro de usar que taxis, apesar da gente não ter um controle do que vai acontecer na rodada, você consegue ir acompanhando todo o percurso da tela do seu celular, pode ligar para polícia rapidamente e pode inclusive compartilhar seu status com um amigo que não está viajando com você!

Tipos de serviço do Uber

Eu sempre uso o Uber X, como falei anteriormente, mas dependendo do local que você se encontra, além do serviço tipo taxi, há outras opções bem interessantes.

Veja abaixo alguns dos serviços prestados pelo Uber:

  • Uber Pool, é a famosa “carona”, o motorista pode pegar outros passageiros além de você para fazer o trajeto, essa é a forma mais barata de usar o Uber e geralmente tem preço fixo.
  • UberX, é a opção padrão. Os carros devem ter no máximo 10 anos, precisam ter passado por inspeção, devem ter 4 portas e ar condicionado. Essa é a maneira mais barata de usar o Uber como serviço privado e o motorista pode levar no máximo 4 pessoas.
  • Confort como o Uber X, mas os carros são mais luxuosos e espaçosos. Máximo 4 pessoas.
  • UberXL, basicamente o mesmo serviço do UberX, mas para carros maiores que acomodam até 6 passageiros. Nos Estados Unidos pensem em carro como: Honda Pilot, Dodge Caravan, GMC Acadia etc.
  • Assist, projetado para dar assistência adicional aos passageiros que requerem maior cuidado como idosos ou pessoas com deficiência. Os motoristas são treinados para auxiliar com cadeiras de rodas dobráveis, andadores, e scooters. NOTA: os veículos não têm rampas de acesso, são carros normais como o UberX.
  • Connect, serviço para mandar pacotes para amigos e familiares.
  • UberEats, serviço delivery de comida.

Quando a corrida acabar

Quando o trajeto for completado, basta descer do carro, agradecer e aguardar o recibo pelo e-mail e/ou na tela do seu celular. Avalie o serviço do motorista, dê gorjeta se quiser e prontinho! ????

O Que É O Uber E Como Funciona?

DICA: recomendo sempre verificar o valor que aparece no seu recido. Em uma das corridas que fiz, o motorista esqueceu de marcar a corrida como encerrada e veio um valor imenso.

Logo contactei o Uber e eles me ressarciram o crédito, mas mesmo assim, uma dor de cabeça a mais.

Isso aconteceu somente UMA VEZ e eu uso muito o serviço deles, então não é algo para te impedir de usar, mas somente para ficar atento e evitar de pagar o que não usou.

Conclusão

Espero que tenha gostado dessas dicas de como usar o Uber e como funciona na prática. Qualquer dúvida, fale comigo nos comentários ao final dessa página e estou a disposição para ajudar como puder.

Na sua próxima viagem, não esqueça de usar os links abaixo para fazer suas reservas. Você não paga a mais por isso e muitas vezes ganha descontos especiais. A cada reserva concluída recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog!!! Isso é muito importante para mantermos o Viajoteca no ar e com dicas de quem realmente viaja!

Organize sua viagem com nossos parceiros:

O Que É O Uber E Como Funciona? O Que É O Uber E Como Funciona? O Que É O Uber E Como Funciona? O Que É O Uber E Como Funciona? O Que É O Uber E Como Funciona?

Motorista Uber

O Que É O Uber E Como Funciona?
O Que É O Uber E Como Funciona?

A BLU365 já ajudou mais de 1 milhão de brasileiros a pagarem seus débitos, reconquistarem a tão sonhada liberdade financeira e a darem a volta por cima. Mas sabia que vários clientes nossos só conseguiram realizar essas conquistas quando foram atrás de uma graninha extra?

Muitas dessas histórias bem sucedidas são de clientes que usaram o aplicativo da UBER para conseguirem uma renda alternativa, e por isso organizamos com muito carinho as dicas abaixo para te ajudar também!

Além disso, se quiser acessar a mais nova versão do RADAR RENDA EXTRA, clique aqui. Esperamos que você goste! ????

Uber é uma empresa digital criadora do aplicativo para dispositivos móveis que faz uma ponte entre passageiro e motoristas. A empresa é californiana e foi implementada no Brasil em 2014, causando grande alvoroço na época, sobretudo com os taxistas.

A Uber tem como grande diferencial a utilização da geolocalização do smartphone para encontrar seus passageiros, a possibilidade do motorista fazer os seus horários e os preços bem mais acessíveis que os de um táxi tradicional.

De forma bem prática, todo o processo da corrida acontece em 5 passos:

  • O usuário abre o aplicativo
  • O app encontra um motorista próximo para o usuário
  • O motorista encontra o usuário no local indicado
  • O motorista leva o usuário até o destino
  • O motorista e o usuário se avaliam mutuamente

Como é o cadastro na plataforma?

O cadastro na plataforma Uber é bem simples. Primeiro, é preciso acessar o site aqui. Entrando na seção de cadastro, você verá essa tela:

O Que É O Uber E Como Funciona?

Depois de preencher todos os dados e ir para “próxima”,  uma lista de documentos serão exigidos para o cadastro ser aceito, sendo eles:

  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada),
  • Atestado de Antecedentes – Secretaria Estadual
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV)

Após a documentação ser aprovada, é só aguardar o contato de um membro da equipe da Uber de sua região, o que costuma ocorrer em torno de um ou dois dias úteis. Depois disso, é só começar a rodar e ser solicitado para o serviço, começando assim a ganhar uma renda extra com seu carro. Veja aqui mais informações sobre o cadastro na Uber.

Como o aplicativo funciona?

Para ser um motorista Uber, os requisitos são:

  • Ser um profissional sem antecedentes criminais;
  • Ser maior de 21 anos;
  • Passar num teste psicológico;
  • Não ter algum processo em aberto;
  • Ter um dos veículos listados no site;
  • Possuir seguro do carro;
  • Ter um smartphone.
Leia também:  Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

Ao se tornar um motorista, você poderá escolher entre ser um parceiro Uber X ou UberBlack. Para ser um parceiro Uber X, os requisitos para o veículo são:

  • Estar em ótimo estado;
  • Ter quatro portas;
  • Possuir GPS;
  • Ser do ano 2008 ou mais recente;
  • Ter ar condicionado para o conforto dos passageiros;
  • Comportar quatro passageiros ou mais.

Ao se tornar um Uber X, você também poderá receber corridas Uber Pool, que se trata de uma viagem compartilhada por passageiros com destinos semelhantes.

Para ser um parceiro Uber Black, os requisitos são:

  • Estar em ótimo estado;
  • Ter quatro portas;
  • Possuir GPS;
  • Ser do ano 2011 ou mais recente dependendo do tipo de carro;
  • Comportar cinco passageiros ou mais;
  • Ter bancos de couro;
  • Ser um veículo SEDAN ou SUV;
  • Ser da cor preta.

Também é preciso contratar um seguro dentro dos termos da Uber, de acidentes pessoais de passageiros. Clicando aqui você pode tirar outras dúvidas sobre como lidar com cada situação dos serviços oferecidos.

Os carros precisam disponibilizar água para os clientes. Em alguns casos, também disponibilizam bala, energéticos e outros agrados. A corrida será avaliada pelo cliente após o término, através das 5 estrelas. O ideal é se manter acima dos 4,6.

Abaixo disso, a empresa pode suspender o serviço por 48 horas. É preciso fazer pelo menos uma corrida por mês para que seu perfil continue ativo. Clicando aqui você pode visualizar todas as políticas e regras da plataforma.

Assista também o vídeo abaixo para tirar outras dúvidas.

Como o motorista Uber recebe os ganhos?

Os usuários podem optar por fazer o pagamento da viagem em dinheiro ou cartão (débito ou crédito). O extrato dos seus ganhos é fechado na segunda-feira, às 4h da manhã, mas o repasse desse valor para a sua conta ocorre entre Segunda e Sexta.

Suponha que você realize viagens em uma semana de Segunda a Domingo. Na próxima segunda, às 4h da manhã, o seu extrato será fechado. Entre segunda e sexta da semana em que o extrato é fechado, o valor será repassado para a sua conta cadastrada. Veja aqui como funciona esse processo.

Quanto você pode ganhar por mês com o Uber?

A empresa garante que os ganhos giram em torno de R$5.000 mensais, trabalhando 44 horas semanais, isto é, 8 horas por dia de segunda a sexta e mais 4 horas no sábado. Isso seguindo o planejamento mais tradicional de carga horária.

É necessário ressaltar que esse valor é para os grandes centros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e mais algumas metrópoles.

Para entender como são os ganhos, é importante compreender a taxa cobrada pela plataforma. A categoria Uber X cobra 25% do total da corrida e a UberBlack cobra 20% do total para a empresa.

Ao contrário dos taxistas, o motorista do Uber arca com o custo total do carro, isto é, não tem isenção alguma na compra ou manutenção do veículo. Os taxistas, dependo do Estado no qual o automóvel circula, têm abatimentos de ICMS (as alíquotas variam) e um bom desconto em concessionárias, que pode chegar a até 30% no ato da compra em São Paulo.

A contrapartida dos impostos é que a legislação é mais branda para o Uber comparada a táxi. Não existem taxas para órgãos públicos ou necessidade de licenças para atuar, como o alvará de funcionamento no caso dos taxistas. Mas há outras exigências que envolvem gastos importantes para quem deseja operar um carro Uber.

O Que É O Uber E Como Funciona?

Os ganhos, no geral dependem muito das horas trabalhadas do motorista. Para ter resultados que refletem mais a realidade do Brasil, o motorista de Uber Marlon Luz coletou dados das 5 regiões do país e calculou quanto que os motoristas estão de fato, lucrando.

  • Julio – Uber X do Rio de Janeiro
  • Faturamento da Semana – R$1408,63
  • Trabalhando 47h46min
  • Faturamento por hora: R$29,49
  • Cristiano – Uber X de São Paulo
  • Faturamento da Semana – R$1342,50
  • Trabalhando 46h48min
  • Faturamento por hora: R$28,68
  • Rogério – Uber X e Select Bag de São Paulo
  • Faturamento da Semana – R$1856,33
  • Trabalhando 58h7min
  • Faturamento por hora: R$31,94
  • Adonai – Brasília
  • Faturamento da Semana – R$1405,88
  • Trabalhando 48h33min
  • Faturamento por hora: R$28,95
  • Adalvir – Manaus
  • Faturamento da Semana – R$1375,01
  • Trabalhando 51h02min
  • Faturamento por hora: R$26,94
  • Anderson – Porto Alegre
  • Faturamento da Semana – R$1275,36
  • Trabalhando 40h37min
  • Faturamento por hora: R$31,40
  • Rafael – Fortaleza
  • Faturamento da Semana – R$1249,59
  • Trabalhando 44h03min
  • Faturamento por hora: R$28,36

De uma forma geral, vale a pena dirigir para o Uber?

Segundo Paulo Andres Moran Benia, motorista do Uber desde:

“Para mim com certeza vale sim. Para você ter uma ideia, recusei um emprego que mantinha minha família e eu para sobreviver exclusivamente destes aplicativos.”

Paulo também citou que o Uber possui, como diferencial de outras plataformas, a possibilidade de estar sempre rodando com um passageiro. Isso porque o aplicativo indica pessoas mais próximas a você, independente do ponto onde esteja.

Considerando todas as vantagens da flexibilidade de horário, segurança e remuneração, vale a pena ser motorista Uber, independente da faixa de idade ou da sua situação econômica.

O Que É O Uber E Como Funciona?

Uber – Saiba o Passo a Passo de Como Funciona o Aplicativo!

O Que É O Uber E Como Funciona?

23/09/2019

O Uber é um serviço de carro sob demanda que permite solicitar os serviços de um motorista particular por meio de um aplicativo em execução no iPhone e Android. Este serviço utiliza um software que envia ao motorista mais próximo a sua localização.

Não pense que é apenas um serviço de carona ou táxi. O Uber permitirá que você reserve um carro particular sem usar dinheiro (o preço da sua viagem será cobrado automaticamente no cartão de crédito registrado na sua conta).

Para ajudar você a entender mais sobre como funciona o Uber, a Transportal Viagens preparou o artigo de hoje com algumas informações importantes. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O Que É O Uber E Como Funciona?

  • O Uber é um serviço que, nascido nos Estados Unidos, se espalhou para muitas cidades de todo o mundo como um serviço alternativo aos táxis.
  • Na verdade, o Uber nada mais é do que um serviço de compartilhamento de carros que conecta motoristas particulares parceiros de serviço a usuários que precisam chegar a um destino, usando o aplicativo gratuito disponível no Android e iOS.
  • Será através do aplicativo que você poderá solicitar uma carona, obter informações sobre a chegada do motorista e, assim que chegar ao seu destino, o valor será calculado automaticamente e debitado na sua conta com a forma de pagamento inserida durante a fase de reserva.
  • + Veja Também Passo a Passo do 99 Táxi Como Pedir, Formas de Pagamento e Dicas!

Passo a passo para pedir o serviço

O Que É O Uber E Como Funciona?

Depois que o aplicativo Uber estiver instalado e obtiver acesso à sua localização, solicitará que você indique, se necessário, o endereço inicial que você pode definir como Residência. E em seguida, o destino que deseja alcançar através do campo de texto “Para onde ir?”.

Agendando a viagem

Se você deseja agendar uma viagem, pode pressionar o botão com o símbolo do carro e o relógio encontrado no centro do campo de texto. Ao tocar no botão em questão, você pode planejar uma execução, indicando a hora que deseja. Em seguida, confirme os dados indicados pressionando o botão Selecionar hora de partida.

Como opção adicional, há o item: definir localização no mapa; através dele, você poderá indicar manualmente o endereço do destino a ser alcançado.

Depois de indicar a posição inicial e o destino de chegada, você verá no mapa a rota estabelecida pelo motorista do Uber e o tempo relativo de viagem para chegar ao seu destino. Você receberá os carros disponíveis, dentre os mais usados, e o custo da rota que varia dependendo do carro solicitado.

Como saber quanto irá custar o trajeto?

Você pode executar uma simulação para testar a operação do aplicativo e avaliar o custo da rota. Em algumas cidades, os preços estão mais ou menos alinhados com os serviços de táxi mais tradicionais. Contudo, a solicitação do serviço é muito mais prática.

  1. Só para dar um exemplo, solicitando uma cotação para um carro do Aeroporto de Congonhas até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o custo do Uber é de cerca de 80/100 reais, enquanto o custo de um serviço de táxi para o mesmo destino custará, em média, cerca de 120/130 reais.
  2. Os preços também variam com base no horário da reserva: o tráfego nem sempre é o mesmo e, para chegar ao destino nos horários de pico, o tempo de viagem pode aumentar e, consequentemente, também o preço.
  3. + Veja Também Melhores Aplicativos de Táxi Para Você Usar nas Viagens!

Como pagar pela minha viagem de Uber?

O Que É O Uber E Como Funciona?

Depois de visualizar a estimativa de rota e selecionar o carro com o qual deseja viajar, pressione o botão de confirmação abaixo da tela de cotação.

Você precisará especificar e confirmar o ponto de partida mais uma vez e depois adicionar uma forma de pagamento. Para executar a última operação, pressione o botão Adicionar pagamento.

Na próxima tela, você pode indicar todos os dados necessários, escolhendo entre os itens Cartão de crédito ou débito e PayPal.

Cartão de Crédito

Escolhendo a opção Cartão de crédito ou débito, você deve indicar todos os dados relacionados ao seu cartão de crédito nos campos de texto apropriados (número do cartão, data de validade, CCV e país), confirmando-os e salvando-os no aplicativo via o botão Salvar.

 Paypal

Se, em vez disso, você decidir pagar via conta Paypal, precisará fazer login na mesma tela. Indicando o e-mail e a senha e, em seguida, pressionando o botão Login.

  • Assim como nas viagens de táxi, com o Uber, você receberá informações precisas sobre o carro que o buscará: isso facilitará o reconhecimento do carro quando ele estiver próximo do local de embarque você selecionou.
  • Durante a viagem, o motorista já terá todas as informações disponíveis sobre a rota e não será necessário fornecer instruções de direção.
  • Depois de chegar ao seu destino, você não terá que pagar pela corrida em dinheiro: o preço da mesma será cobrado na conta inserida no aplicativo.

Convide amigos e ganhe desconto!

O Que É O Uber E Como Funciona?

Um recurso muito interessante do Uber sobre o qual quero falar, é a possibilidade de poder usar o Uber a um preço reduzido. Obtendo um desconto no preço do primeiro passeio.

Leia também:  Como Se Chama As Pessoas Que Vem Filmes?

Esse desconto pode ser obtido convidando amigos para se inscrever no aplicativo; depois de concluir a primeira corrida, você poderá ganhar uma corrida de 10 a 35 reais se alguém utilizar o seu cupom.

Esses descontos são aplicados imediatamente no aplicativo e você pode usá-los dentro de 90 dias a partir da data de emissão.

Em suma, para executar o procedimento de convite para amigos, pressione o botão com o símbolo do menu (três linhas horizontais). E, a partir do menu que você verá na tela, pressione o item Promoções. Na próxima tela, você pode ver seu código de envio e pressionar o botão Convidar seus amigos.

Na tela a seguir, você pode escolher os contatos a serem convidados através da sua lista telefônica. Para fazer isso, clique no botão Conectar contatos.

Em seguida, depois de ver a lista de contatos, escolha a pessoa que deseja convidar da lista – tocando no nome e pressionando o botão Convidar amigos.

Gostou de saber mais sobre o Uber? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

7 motivos para escolher a Cabify e nunca mais usar a Uber

A Cabify é uma empresa que oferece um serviço de transporte privado de passageiros através de aplicativo de celular. Soa familiar a descrição, não? Isto acontece porque essa descrição serve para definir não só o que é a Cabify, mas também a Uber e tantas outras empresas similares que têm surgido.

Nascida na Espanha, a Cabify funciona também em Portugal e em diversos países da América Latina, onde é bastante presente no mercado. No Brasil, os veículos da Cabify já circulam em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e Porto Alegre e a empresa tem o objetivo de atender a todas as cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes.

Nas palavras do presidente da Cabify na América Latina, em entrevista ao Valor Econômico:

“O Brasil pode se tornar nossa maior operação no mundo.”

Atualização: Cabify anuncia que deixará de operar no Brasil a partir de junho de 2021. O app ainda está disponível na Espanha e em outros países da América Latina.

Como funciona a Cabify

Aqueles que estão familiarizados com o universo da economia compartilhada já devem imaginar como funciona a Cabify, pois segue o mesmo padrão dos outros aplicativos de transporte particular:

Após o cadastro o usuário marca os pontos de partida e destino e, ao clicar para requisitar o veículo, o sistema busca em tempo real um motorista disponível que esteja por perto para fazer a corrida. Ao final da viagem o valor cobrado é debitado automaticamente e ambos, motorista e passageiro, fazem uma avaliação mútua da experiência.

O Que É O Uber E Como Funciona?Como funciona a Cabify (Divulgação/Cabify)

Na frieza das palavras que descrevem o sistema, a Cabify aparenta fornecer um serviço igual ao da Uber. No entanto, após quase três meses de uso da plataforma, podemos afirmar que as similaridades no funcionamento e, especialmente, no relacionamento com clientes e motoristas de uma e de outra são bem pequenas.

Faça seu cadastro na Cabify e experimente por si só as diferenças. Use o código CARLOSA2983 para receber um crédito para usar em suas viagens.

Antes de listarmos as diferenças que vemos, vamos abrir parênteses e ver que não é só no Brasil que têm sido notadas vantagens em empresas alternativas de transporte em relação a gigante do Vale do Silício:

Por que muitos desistem da Uber?

Desde que iniciou suas atividades no Brasil a Uber tem sido notícia constantemente. Isso por conta de seu perfil de inserção massiva no mercado, das discussões sobre a regulamentação de suas atividades no Brasil, dos frequentes conflitos com os taxistas e por reclamações de seus clientes, insatisfeitos com a postura não transparente da empresa.

Essa relação de amor e ódio dos usuários do app com a Uber é uma constante em muitos países onde a empresa atua. E isto sempre abre espaço para que a população local busque alternativas em aplicativos similares que atuem em sua região:

Quando estivemos em San Francisco, em meados de 2014, amigos nossos já recomendavam que usássemos a Lyft. Durante nossa passagem pela Malásia, experimentamos a Grab por recomendação dos moradores de Kuala Lumpur. Em 2016, ao visitarmos Nova York, a cidade estava repleta de anúncios da Gett, ironizando as tarifas dinâmicas da Uber.

No Brasil a grande rival da Uber é a Cabify. Nós fomos apresentados à empresa quando participamos do “Vem pra Sampa, meu!”, evento do qual a Cabify foi parceira. De lá pra cá testamos o aplicativo em São Paulo, Belo Horizonte e passamos a usar regularmente quando estamos no Rio.

E, assim como vimos ocorrer em outros países, achamos que é questão de tempo para os brasileiros largarem a empresa americana e adotarem uma nova alternativa de transporte em seu dia a dia.

O Que É O Uber E Como Funciona?Foto: Divulgação/Cabify

A velocidade de mudança só não é maior porque a Cabify ainda tem uma grande limitação no numero de veículos circulando nas cidades em que atua. Com o crescimento da procura é comum que a espera pelo serviço seja bem mais longa que na concorrente. Para nós esta é a única situação que ainda faz com que usemos a Uber, mas esperamos que seja questão de tempo para o problema acabar.

Entre todos os motivos que nos levam a crer na adoção ampla da Cabify pelo público brasileiro, listamos os 7 principais que explicam porque consideramos que a descrição de o que é e como funciona a Cabify e a Uber se assemelham apenas superficialmente.

Atualização: No fim de 2017 a Cabify iniciou uma série de alterações em sua maneira de funcionar e calcular os preços cobrados. Estas modificações deixaram seu modelo de negócios cada vez mais parecido com… o da Uber! Por conta destas alterações os principais pontos destacados abaixo já não se aplicam mais. Estas mudanças estão indicadas em cada tópico.

1. Na Cabify não existe tarifa dinâmica

Atualização: A Cabify cobra tarifa dinâmica desde novembro de 2017.

Ao solicitar uma viagem pela Cabify o usuário sabe exatamente o preço que pagará no final do trajeto.

Do outro lado, a Uber regula seus preços seguindo um padrão de oferta e procura, usando a tarifa dinâmica como artifício para equilibrar uma e outra. Caso a procura esteja muito alta, adiciona-se um multiplicador ao valor a ser pago e o passageiro corre o risco de ter que desembolsar um valor muito acima do preço regular da corrida, às vezes o dobro ou o triplo.

No Rio de Janeiro, desde que começou a alta temporada de turistas na cidade, a Uber circula em tarifa dinâmica permanentemente, sendo impossível aos moradores conseguirem usar o aplicativo pagando um preço razoável.

No El País: “O verão derrete a lua de mel dos cariocas com a Uber”

Essa postura faz com que não se possa depender da Uber em seu planejamento diário. Não dá pra sair à noite com os amigos e na volta perceber que pagará muito mais que o imaginado, ou que terá que recorrer a outras soluções.

E mesmo com as enormes reclamações quanto ao seu sistema, a Uber ao invés de criar uma alternativa que agrade aos usuários tem preferido esconder deles que a tarifa dinâmica está ativa e não avisar qual o valor do multiplicador.

2. A Cabify não cobra pelo tempo parado no trânsito

Atualização: A Cabify passou a estimar o tempo da corrida na hora de calcular o preço cobrado em Junho de 2018.

O valor da corrida feita com a Cabify é cobrado de acordo com a distância do trajeto solicitado. Assim, o usuário não precisa se preocupar se pegará transito no caminho. Mesmo que o veiculo fique parado por conta de algum imprevisto, o valor da corrida a ser debitado será aquele mostrado antes da solicitação da viagem.

O Que É O Uber E Como Funciona?Foto: Divulgação/Cabify

A Uber, além do valor por quilometro rodado, adiciona uma cobrança pelo tempo de duração do trajeto. Em casos de grandes engarrafamentos o montante desembolsado pode ser bem maior que o anunciado antes da corrida ser iniciada e beirar o absurdo caso tudo isso ocorra com a tarifa dinâmica em vigência.

3. Os preços são definidos antes da corrida, independente da rota escolhida

A Cabify calcula o preço da viagem pela rota ideal gerada pelo aplicativo. Assim, ainda que o motorista opte por uma via alternativa mais longa ou se perca no caminho, o valor debitado não será alterado.

Isto faz com que na Cabify não aconteça uma prática comum entre os taxistas, e que já tem ocorrido também entre os motoristas da Uber, de escolher o trajeto mais longo propositalmente para que o passageiro pague mais caro pela mesma viagem.

4. Os motoristas passam por capacitação presencial antes de serem habilitados

Na Cabify a habilitação dos motoristas não é exclusivamente virtual. É obrigatório que os candidatos, antes de saírem rodando pela cidade, compareçam ao escritório deles para participarem de uma reunião. Nela eles são orientados sobre como a empresa e o aplicativo funcionam. E lá podem ainda tirar suas dúvidas junto à equipe.

Durante a ativação como parceiros, também é necessário que providenciem um exame médico que comprove suas condições de saúde e que apresentem um atestado de bons antecedentes criminais emitido nos últimos 90 dias.

(Não é a toa que, pela forma como funciona a Cabify, a empresa esteja demorando para suprir a demanda por motoristas habilitados, o processo não é simples, mas necessário.)

O Que É O Uber E Como Funciona?Foto: Divulgação/Cabify

Ao conversar com alguns motoristas da Cabify ouvimos que saíram da Uber por discordar do modelo de negócios sem que nunca tenham visto sequer um funcionário da empresa pessoalmente. Isto nos fez confirmar a visão que tínhamos de que a Cabify tem um relacionamento mais humano com seus parceiros e clientes.

5. Os carros da Cabify são melhores e vistoriados presencialmente

  • Assim que a Cabify surgiu no Brasil muitos sites se apressaram a fazer comparações com a Uber, mas todas as checagens pecam ao confrontar a versão “Lite” da Cabify com os carros da UberX.
  • Para que um carro seja aceito na Cabify é exigido que tenha, no máximo, 5 anos de fabricação e o veículo deve ser levado à reunião inicial de habilitação para ser vistoriado presencialmente.
  • A Uber aceita modelos com até 8 anos de fabricação na versão UberX.
  • A lista de modelos aceitos pela Cabify se assemelha, portanto, muito mais aos veículos Uber Black, a versão de sedans pretos de luxo da rival, do que aos UberX, mas cobrando um preço muito mais acessível.
Leia também:  Como Fazer Uma Tatuagem Que Dure 1 Mes?

6. Os motoristas são mais bem remunerados

Como envolve o pagamento dos motoristas, isto não é divulgado publicamente, mas ao pesquisar e conversar com alguns, vi que a Cabify remunera melhor que a Uber seus parceiros.

Na Cabify existem incentivos oferecendo valores fixos em troca de uma quantidade mínima de corridas realizadas por semana. Isto faz com que o motorista não dependa exclusivamente das comissões recebidas por elas para compor seu salário, dando maior liberdade e qualidade de vida a eles.

A Uber encara seus motoristas como se estivessem ali atrás de um complemento de renda apenas e fizessem corridas esporadicamente. Com isso justifica também a aplicação da tarifa dinâmica, que seria uma forma de atrair mais motoristas em horários de maior demanda.

Mas sabemos que muitos veem a empresa como um trabalho fixo e precisam circular por muitas horas além do humanamente recomendado em uma diária normal de trabalho para que consigam receber um salário compatível com seus esforços. Isto tem criado casos de motoristas cansados ao volante, colocando passageiros e a si mesmos em situações de risco desnecessárias.

Na Folha de S. Paulo: “Motoristas ‘exaustos’ da Uber assustam passageiros em SP”

7. A Cabify não aceita pagamentos em dinheiro

A Cabify só aceita pagamentos por cartão de crédito e pelo Paypal e não faz transações em dinheiro. Isto pode parecer ruim à primeira vista, mas apesar de limitar seu uso, traz muitos benefícios em segurança tanto para seus motoristas quanto aos passageiros.

A partir do momento em que a Uber passou a aceitar pagamentos em espécie, seus carros se tornaram alvos fáceis a assaltantes. Inicialmente, ao fazer o download do aplicativo, o usuário só poderia solicitar uma corrida após ter cadastrado seu numero de cartão de crédito no sistema.

Esse registro dava o mínimo de segurança à transação para poder identificar quem era aquele passageiro. Hoje, como é aceito o pagamento em dinheiro, a Uber não tem qualquer registro de quem é a pessoa que solicita a corrida.

Alguém que esteja mal intencionado pode usar nome e email falso, marcar que pretende pagar em dinheiro e chamar um veículo da Uber à sua porta sem deixar qualquer rastro.

Como a Uber não dá aos motoristas a chance de escolher se aceitam ou não as corridas pagas em dinheiro, muitos têm desistido de trabalhar com a empresa pelos riscos envolvidos.

E se você acha que somente os motoristas passam por este tipo de perigo, como você reagiria se esse usuário não identificado pedisse um Uber Pool a ser compartilhado com você?

Como começar a usar a Cabify

Uber X: como funciona? Como usar, valores e dicas de segurança!

O Uber chegou ao Brasil há alguns anos e conquistou espaço facilmente por entre os consumidores, principalmente por ser valor super em conta em relação aos concorrentes, segurança, privacidade e agilidade.

Existem vários tipos de Uber disponíveis para os usuários, o mais utilizado entre eles é o Uber X, categoria mais barata (perdendo apenas para a Pool), onde o usuário tem acesso a um carro com 4 lugares disponíveis, com ar condicionado, portas e travas elétricas.

Quer saber mais sobre essa categoria, como funciona, quais são suas principais funções e muito mais? Leia aqui informações completas e fique por dentro!

O Que É O Uber E Como Funciona?

Disponível em todos os estados brasileiros que possuem Uber, ele é conhecido como a categoria mais barata de Uber, porém, como já dito, perdendo apenas para o Uber Pool (que é a opção compartilhada do serviço). Os valores desse serviço costumam variar de acordo com a distância do destino escolhido, porém, é a mais em conta em relação as outras categorias.

Já para o motorista que quer lucrar com os valores do Uber X, é necessário que ele tenha um carro compacto com a fabricação de no máximo 5 anos. Alguns dos modelos que são permitidos são o Honda Fit, Uno, Voyage, Siena e tantos outros. Só são aceitos carros nas colorações cinza, prata, branco e preto.

A taxa que fica para o motorista do Uber é de 25%, ou seja, se ele fez uma corrida no valor de R$30, o valor que fica para o motorista é de R$7,50. Outro ponto importante é que para trabalhar nessa categoria o motorista deve utilizar calça e camisa social.

Esses são alguns dos padrões Uber de qualidade, destacando a empresa como uma das melhores do setor para utilizar e também para trabalhar.

Como baixar aplicativo do Uber X? E como chamar a corrida?

Se você quer pedir o Uber X porém não sabe como, veja aqui um tutorial simples e rápido para não errar no momento de solicitar o seu. Basta baixar o aplicativo, veja abaixo como fazer esse procedimento também:

  1. Vá até a Play Store ou a iOS e procure por “Uber”;
    O Que É O Uber E Como Funciona?
  2. O aplicativo costuma ser o primeiro da busca, basta selecionar e clicar em “Instalar”;
    O Que É O Uber E Como Funciona?
  3. É por meio desse app que você consegue utilizar o Uber X e todas as outras categorias existentes.

Pronto, agora você já possui o seu aplicativo da Uber instalado, basta agora cadastrar o cartão de crédito desejado ou apenas utilizar a opção de dinheiro.

>>>> Clique aqui para baixar o Uber direto da Play Store ou pela iOS!

Conheça e veja como funciona o aplicativo Uber | Uber Blog

A Uber é uma empresa de tecnologia que está transformando a maneira como pessoas se movimentam. Com o app da Uber, você encontra um motorista parceiro para te levar até onde você desejar. Neste post, explicaremos mais sobre o que é a Uber e como funciona o aplicativo. Confira e participe de nossa vibrante e crescente comunidade.

Mas, antes de tudo, baixe gratuitamente o app da Uber na App Store ou no Google Play pelo seu smartphone.

Como usar o aplicativo da Uber

Você provavelmente já ouviu falar no aplicativo da Uber, mas você sabe como ele funciona? É bem simples e fácil de aprender.

No aplicativo, você pode editar o seu perfil, adicionando fotos, definindo sua senha e atualizando dados pessoais. Outra função do app fica na aba Pagamento, onde você pode determinar o método de pagamento das suas viagens, ver seus créditos e inserir códigos promocionais.

Também dá para ver todas as viagens que você já realizou, as viagens agendadas e as viagens pertencentes ao Perfil Familiar. Esta opção permite que você pague viagens de um grupo de pessoas pré-determinado (ou que eles paguem sua viagem) e que você receba notificações e acompanhe o trajeto delas sempre que usarem a plataforma.

Com a opção Perfil Trabalho, você consegue separar seus recibos entre os pessoais e os profissionais e encaminhar esses para um outro e-mail, por exemplo. O Perfil Familiar, assim como o Perfil Trabalho, pode ser editado na aba Configurações.

Também em Configurações, você pode salvar locais como “casa” e “trabalho” e editá-los quando necessário. Na aba Ajuda, é possível relatar problemas com suas viagens anteriores, pedir revisão do valor e ler dicas de como usar o app.

E, por fim, na aba Viagens com desconto, você tem acesso a um link que gera descontos assim que novos amigos utilizarem a Uber. Compartilhe seu código promocional ou use o de um(a) amiga(o) para garantir descontos para vocês dois. Assim, todo mundo sai ganhando e você chega até seu destino com a facilidade e o conforto que a Uber oferece.

Como funciona o aplicativo da Uber

  1. O primeiro passo é baixar e abrir o app para criar sua conta.
  2. Com a conta criada, determine o método de pagamento de suas viagens. Vale lembrar que, a cada viagem, você pode alternar o método de pagamento. Dessa forma, você pode cadastrar diversos métodos de pagamento e optar pelo que mais lhe agrada na hora de pedir seu Uber.

    Caso opte pelo pagamento em dinheiro, você precisará informar o seu CPF no momento de cadastro.

  3. Em seguida, veja se você possui códigos promocionais. Você pode cadastrar um código, e, quando decidir usá-lo em uma viagem, o desconto vai surgir imediatamente no final de seu trajeto.
  4. O passo seguinte é selecionar para onde você quer ir.

    Nesse momento, você pode facilitar o processo selecionando endereços pré-determinados por você no app, como “casa” e “trabalho”, ou digitar o destino de sua preferência.

  5. O quinto passo é selecionar o seu veículo. Dependendo da viagem, mais ou menos opções de veículos vão estar disponíveis.

    A partir daí, é só decidir pela que mais te agrada (uberPOOL, uberX, UberBLACK e UberSELECT). Vale notar que algumas categorias estão disponíveis apenas em algumas cidades.

  6. O sexto passo é o último antes de efetivamente solicitar o carro. Você deve confirmar seus dados e o ponto de partida, que é onde você vai encontrar o motorista parceiro.

    É importante ver se o GPS localizou corretamente o local de espera. Se precisar, você pode entrar em contato com seu motorista parceiro por telefone ou por chat. Recomendamos que você confira sempre o endereço indicado para facilitar o encontro entre vocês dois.

  7. O sétimo passo é aguardar o motorista parceiro no local combinado e verificar placa e modelo do carro antes de começar a viagem, além da foto do condutor. Somente realize viagens com motoristas parceiros cujas informações correspondem às que aparecem no app.
  8. Ao final da viagem, se o pagamento for em dinheiro, o valor aparecerá diretamente no app.

    Caso o pagamento seja feito via cartão de crédito, débito, Uber Pré-Pago ou PayPal, a transação acontecerá automaticamente. Você também receberá um recibo virtual da Uber no e-mail cadastrado em sua conta do aplicativo.

  9. Assim que a viagem for finalizada e o pagamento encerrado, você poderá dar uma nota de uma a cinco estrelas ao serviço prestado pelo motorista parceiro da Uber. Se desejar, adicione também críticas construtivas ou elogios.

Agora que você já conhece o aplicativo da Uber e sabe como ele funciona, é hora de fazer sua primeira viagem. Baixe o app, peça seu Uber e veja as vantagens de fazer viagens seguras e práticas a preços acessíveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*