O Que É O Instagram E Como Funciona?

  • Com mais de 800 milhões de usuários ativos, o Instagram é hoje uma das principais redes sociais em todo o mundo.
  • Isso não é diferente no Brasil: de acordo com a Social Media Trends 2018, ele é a segunda rede social mais usada tanto pelas empresas quanto pelos usuários, além de apresentar o maior crescimento em relação ao relatório de 2017.
  • Com tantos números relevantes, nada mais natural que usar o Instagram para sua empresa, não é mesmo?

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como engajar nessa rede. Afinal, como funciona o Instagram?

Neste post, vamos explicar para você tudo sobre o algoritmo do Instagram e o que você precisa fazer para que o seu perfil seja um sucesso!

Como funciona o algoritmo do Instagram?

No começo, o Instagram funcionava cronologicamente, ou seja, os posts eram exibidos para os usuários de acordo com a ordem de postagem.

Isso mudou quando o Instagram desenvolveu seu algoritmo em meados de 2016. O objetivo era que os posts mais relevantes para a experiência de cada usuário aparecesse em seus feeds.

Apesar de inúmeras queixas na época, a rede vem observando números crescentes, tanto de usuários, quanto de postagens e nos níveis de engajamento. Aliás, o Instagram é a rede que mais engaja atualmente.

O algoritmo do Instagram tem um objetivo claro: que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar.

E como isso funciona na prática? Bom, o algoritmo é baseado em três princípios básicos:

1. Temporalidade

Embora o Instagram tenha abandonado a ordem cronológica das postagens, isso não significa que a temporalidade não importa mais. A rede leva em consideração que os usuários querem ver conteúdo novo e recente a cada vez que usam o aplicativo.

Por isso, os posts não aparecem em uma ordem cronológica mais, mas ainda seguem uma lógica temporal, sendo um dos critérios do algoritmo.

2. Engajamento

O engajamento que uma postagem recebe indica seu potencial para engajar mais pessoas na rede. Por isso, a chance de posts com muitas curtidas e, principalmente, comentários, serem exibidos para mais usuários é maior, principalmente posts que recebem muito engajamento nos primeiros instantes de sua postagem.

3. Relacionamentos

Você já deve ter percebido que os posts de amigos mais próximos ou de suas marcas preferidas sempre aparecem logo que você abre o aplicativo, não é mesmo?

Isso tem um motivo: o Instagram analisa os perfis com os quais você se relaciona mais para entender a relevância das postagens feitas para a sua experiência.

Como essa análise é feita? Por meio dos comentários que você faz, de quem você busca no aplicativo e até mesmo das postagens e Stories que você compartilha com outros usuários.

Quer saber mais sobre esse algoritmo e aproveitar para conhecer algumas dicas rápidas de como performar melhor no Instagram? Então confira também o nosso vídeo sobre o assunto:

Como o algoritmo do Instagram impacta marcas?

Sabemos que as redes sociais são uma das mais importantes estratégias online para as marcas atualmente. Elas são importantes canais para marketing e vendas, divulgação de conteúdo e contato e atendimento ao público.

  1. Entender as particularidades de cada rede é fundamental para performar um bom trabalho e conseguir resultados positivos para os objetivos do seu negócio.
  2. O algoritmo do Instagram deixa muito claro a intenção da rede em criar um ambiente propício a proximidade entre marcas e usuários.
  3. Basicamente, o maior impacto do algoritmo do Instagram para as marcas é que elas precisam esforçar-se para ser relevantes para sua audiência.

E porque isso é tão positivo? Simples: porque aumenta o engajamento! O Instagram é a rede social em que as pessoas mais engajam!

Para as marcas na rede, isso é especialmente vantajoso pois:

  • seus esforços serão recompensados: no Instagram, se você faz um bom trabalho ao longo do tempo e desenvolve uma conta interessante, com seguidores engajados, seus números crescerão exponencialmente;
  • maior tempo de relevância das postagens: antes do algoritmo seu post era relevante apenas nas primeiras horas de postagem, já que a maioria das pessoas não desliza pelo feed por dias seguidos. Com o algoritmo, boas postagens aparecem para mais usuários por mais tempo, o que implica e um maior tempo de relevância para aquela postagem.

Quer saber mais sobre o Instagram e como usá-lo para a sua empresa? Confira o ebook Marketing no Instagram.

O Que É O Instagram E Como Funciona?

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?

Ok, agora que você já entendeu como o algoritmo funciona e como ele pode ser positivo para sua marca, é hora de descobrir como conseguir resultados melhores no Instagram.

Confira agora 17 dicas para o sucesso do seu Instagram:

1. Descubra os melhores horários de postagem

  • Descobrir o horário de postagem significa entender qual horário mais seguidores acessam o aplicativo.
  • Isso é fundamental para garantir o engajamento inicial do post que, como já falamos, é um dos fatores que fazem com que o algoritmo interprete positivamente a postagem e mostre-a para mais usuários.
  • Atenção: para descobrir os melhores horários de postagem, é importante fazer testes e analisar o comportamento da sua audiência.

Além disso, o melhor horário de postagem pode variar de acordo com o tipo de conteúdo.

Talvez um infográfico performance melhor em um horário diferente que um vídeo, por exemplo.

2. Desenvolva um relacionamento duradouro com seus seguidores

Como já falamos, um dos fatores que o algoritmo analisa é o relacionamento entre os usuários, postagens e páginas. Por isso, desenvolver um relacionamento duradouro, baseado em engajamento constante e com crescimento saudável, deve ser seu objetivo principal.

Mas como fazer isso? Entenda as preferências de sua audiência, descubra o que eles querem ver em seu perfil, ofereça conteúdo de qualidade e tenha uma boa frequência de postagens.

Aprenda mais sobre como estabelecer uma presença forte no Instagram com os melhores:19 marcas para seguir no Instagram e inspirar sua estratégia

3. Crie conteúdo que as pessoas falam sobre (e queiram compartilhar)

O Instagram valoriza não apenas conteúdo que engaja os seguidores, mas também conteúdos que despertam o desejo de compartilhar.

Sinais importantes de conteúdos relevantes são as marcações de outros usuários em comentários e o compartilhamento privado (por meio das mensagens diretas) de posts e stories. Isso mostra que as pessoas consideram suas postagens relevantes a ponto de convidarem outras a vê-las!

As dicas nesse tópico valem para o anterior: crie conteúdo relevante e o compartilhamento será uma consequência. Outra boa tática é fazer postagens que levem as pessoas a pensarem em amigos e familiares.

4. Desenvolva uma identidade visual

Em meio a tantas imagens no feed, uma boa identidade visual vai garantir que você se destaque para seus seguidores e que eles sempre identifiquem que aquele post é seu.

Isso faz com que os seguidores realmente interessados em suas postagens parem e consumam o conteúdo produzido, além de uniformizar sua comunicação pela rede.

5. Produza boas imagens e vídeos

O Instagram é uma rede baseada no visual, por isso, nada mais lógico do que ter boas imagens e vídeos no seu perfil. Um conteúdo visual de qualidade gera mais curtidas, engajamento e compartilhamentos, ou seja, um engajamento que será positivo para a sua marca.

Além disso, boas imagens e vídeos atraem novos seguidores e destacam-se no feed de exploração.

6. Conheça e entenda seus seguidores

Saber quem são seus seguidores é fundamental para oferecer a eles o que eles buscam. Entenda o perfil de quem acompanha sua marca, ou seja, conheça sua persona e entenda quais as particularidades de seu comportamento quando se trata do Instagram.

Uma boa forma de fazer isso é usando o Instagram Insights, que permite descobrir informações demográficas como gênero, idade e localização. Ele também permite entender o impacto de suas postagens e quem está sendo impactado.

7. Não se esqueça do bom conteúdo

Muitas pessoas lembram do conteúdo visual quando trata-se do Instagram, mas acabam deixando de lado o conteúdo escrito. Não cometa esse erro!

O Que É O Instagram E Como Funciona?

Um bom conteúdo para o Instagram é aquele que conecta e encanta as pessoas. Não adianta ter um perfil incrível se você só posta conteúdo sobre sua marca. Invista no relacionamento e ofereça conteúdo relevante e compartilhável.

Como fazer isso?

  • crie boas legendas;
  • faça posts informativos e/ou descritivos;
  • conte uma história;
  • se possível, invista no humor e em uma linguagem mais leve.

8. Use o Instagram Stories

O Instagram Stories, com seu próprio algoritmo, é um excelente recurso para as marcas. Por ser um conteúdo efêmero de consumo diário, ele te dá a oportunidade de um contato mais próximo e recorrente com seus seguidores, fortalecendo seu contato com eles.

O Stories conta com cada vez mais recursos, que permitem que maior customização e um visual mais interessante, estimulando a relação com seus seguidores. O engajamento no Stories faz com que tanto as histórias quanto as postagens apareçam antes para os seguidores.

Leia também:  Como Saber O Que Vou Receber No Irs?

Como criar bons conteúdos para suas histórias? Aqui vão algumas ideias!

  • Conteúdos dos bastidores, os famosos “behind the cameras”;
  • Detalhes do produto ou serviço.
  • Fazer perguntas (use as “Enquetes”!).
  • Conteúdo produzido pelos usuários.
  • Criar uma série para o Instagram Stories (o que estimulará que seus seguidores te acompanhem diariamente).

Além disso, a mais nova possibilidade de salvar suas histórias nos “Destaques” do perfil e disponibilizá-las por mais tempo cria uma nova seção de postagens, permitindo que você produza conteúdos com diferentes temáticas e objetivos!

O Que É O Instagram E Como Funciona?

9. Invista nos vídeos ao vivo

Os vídeos ao vivo são um adicional valioso do Stories. Quando você inicia um vídeo ao vivo, todos seus seguidores são notificados sobre sua atividade. Além disso, é um sinal para o algoritmo que você está empenhado em usar a rede e convidando seguidores a fazer o mesmo.

Explorar a possibilidade de histórias em conjunto com outros perfis pode também ser interessante para trazer novas pessoas e experiências relevantes para seus seguidores, além de aparecer para mais pessoas, já que a notificação é mostrada para os seguidores do outro perfil também.

10. Faça uma boa bio

Uma boa bio para o Instagram deve oferecer informações completas sobre sua marca, esclarecendo para o usuário o que ele precisa saber, como: descrição da marca, site, contato (email, telefone, WhatsApp), endereço (em caso de negócios locais) e outras informações relevantes para as particularidades do seu negócio. A bio deve ser objetiva, clara e não pode ser muito longa.

E por que isso importa?

Uma boa bio garante que as pessoas sempre recorram ao seu perfil para acessar as informações da sua marca. Ou seja, elas buscarão seu perfil na barra de busca ou sempre acessá-lo, o que é um sinal positivo para o algoritmo.

11. Use as hashtags

As hashtags são importantes elementos do Instagram, pois ajudam a comunidade a conectar-se. Com o novo recurso do Instagram, que permite que os usuários sigam hashtags, isso fica ainda mais evidente.

Mas atenção! Não basta colocar todas as hashtags na sua postagem de uma só vez. Para usar a hashtag na rede, as melhores dicas são:

  • tenha bom senso: o Instagram permite até 30 hashtags por comentário, mas não abuse disso. O excesso de hashtags pode poluir seu conteúdo e incomodar o usuário;
  • seja específico e relevante: use hashtags que tenham relação com a postagem, além de escolher aquelas que tenham mais a ver com seu negócio e com quais comunidades você quer conectar-se;
  • observe as tendências: acompanhe os assuntos do momento, as hashtags da vez e observe o que seus concorrentes andam postando. Isso é fundamental para estar atualizado e manter-se relevante;

Como o Algoritmo do Instagram Funciona em 2021

Ao entender como o algoritmo do Instagram funciona em 2021, podemos explorar as infinitas possibilidades dessa plataforma e criar conteúdo atraente que gera tráfego orgânico.

O Instagram mudou muito nos últimos anos. Sendo assim, temos praticamente três redes sociais em uma: Feed, Stories e IGTV. A primeira grande mudança que impactou a maneira das marcas trabalharem foi a apresentação deixar de privilegiar a ordem cronológica para focar no conteúdo.

Muitos influenciadores sentiram que estavam perdendo seu público. Muitas contas sentiram a queda em seu alcance. Esse assunto já é habitual aqui no blog. São muitas as dúvidas e mitos envolvidos nesse tema, justamente por isso que de tempos em tempos eu volto nele.

O Que É O Instagram E Como Funciona?

Dúvidas Frequentes sobre o Algoritmo

O funcionamento do algoritmo do Instagram ainda é um mistério para muitos. No entanto, entender essas peculiaridades vai te ajudar na hora de planejar e publicar seu conteúdo. E o mais importante, vai te livrar de acreditar em fake news e mitos. Para começar, vamos às dúvidas mais comuns.

De maneira geral essas são as perguntas que as pessoas mais fazem.

O Que É O Instagram E Como Funciona?

O tipo de conta influencia o alcance?

Essa dúvida é bem comum. Como existe a possibilidade de escolher o tipo de conta que você quer trabalhar, muitos usuários acham que essa escolha precisa ser estratégica também para a definição do sucesso no engajamento.

No Instagram temos três tipos de contas (perfis):

  • Pessoal
  • Comercial
  • Criador de Conteúdo

O Instagram explica que o tipo de conta não altera em nada com relação ao alcance e engajamento. O que importa na verdade é o quanto as pessoas interagem com seu conteúdo.

Então, se você não tem um bom alcance, não é por conta do tipo de perfil, mas porque as pessoas não estão se interessando pelo seu conteúdo. Segundo o Instagram, nem mesmo se a conta é verificada impacta no alcance do conteúdo.

Vídeos geram mais engajamento que imagens?

Esse é outro mito. Na verdade o que importa é a preferência do usuário. O Instagram também entrega mais vídeos para quem assiste mais e mais fotos para quem interage mais com fotos.

Então, nesse caso, você precisa observar o comportamento da sua audiência. É claro que o vídeo nos permite criar um conteúdo com mais profundidade e personalidade. Isso só será atraente para quem de fato para e assiste.

Não é o Instagram que dá preferência para um tipo de conteúdo ou outro, é a sua audiência. Sendo assim, só você poderá determinar a resposta.

Grupos para engajamento melhoram a performance dos posts?

Será que funciona mesmo compartilhar seu post para conseguir muitas interações e assim bater o algoritmo? O Instagram responde que para um engajamento momentâneo sim, claro que ajuda. Já que compartilhando nos seus grupos de Telegram e WhatsApp você receberá muitas curtidas e comentários.

Contudo, para o sucesso duradouro não vai mudar muita coisa.

Outro ponto importante é que o Instagram valoriza autenticidade e transparência. Isso significa que o algoritmo identifica comportamento vindo desses grupos e eles estão sempre trabalhando para ignorar comportamentos que não sejam engajamentos verdadeiros.

Usar ferramentas de agendamento prejudica o alcance?

Não. O que prejudica o alcance é postar e sair correndo. Se você não investe tempo na plataforma, você não é um usuário interessante. É preciso responder os comentários e criar conteúdo fresco como Stories e Lives.

O Que É O Instagram E Como Funciona?

Como o Algoritmo do Instagram Funciona

Tudo sobre o Instagram! O guia completo (e atualizado!) da rede social

O Que É O Instagram E Como Funciona?

Por Redator da mLabs

Publicado em 12 de dezembro de 2017 | Atualizado em 24 de março de 2021

  • O Instagram é um fenômeno, não há como negar!
  • Quando surgiu em 2010, o aplicativo era usado para compartilhar momentos e histórias, como qualquer outra rede social da sua geração.
  • Mas com o passar dos anos, tornou-se uma das maiores e mais completas plataformas de negócios para marcas, liderando a preferência do público e das empresas.
  • Ele é um gigante no mundo das mídias sociais e como todo gigante, possui números expressivos: mais de 1 billhão de usuários ativos, 60 milhões de fotos postadas por dia, 1,6 bilhões de curtidas diariamente e um engajamento 15 vezes maior que de outras plataformas.
  • Esses dados atraíram muitas empresas e profissionais que enxergaram na rede social uma oportunidade para se aproximar do público, expandir sua visibilidade, construir relacionamento e fazer negócios.
  • Hoje, existem mais de 25 milhões de perfis corporativos no Insta, mais de 2 milhões de anunciantes e 8 a cada 10 usuários seguem alguma marca na rede social.

O Que É O Instagram E Como Funciona?

  1. Não é por acaso que todas essas empresas estão lá: o Instagram oferece muitas oportunidades para elas!
  2. E você, já está aproveitando?
  3. Neste post, vamos te dar um panorama completo e atualizado sobre o Instagram e te ajudar a explorar o melhor dessa rede para fortalecer o poder da sua marca e o relacionamento com a sua comunidade.
  4. Vamos lá?

Afinal, o que é Instagram?

O Instagram é um aplicativo gratuito de compartilhamento de imagens e vídeos. A partir dele, você pode tirar fotos e gravar vídeos, aplicar filtros e compartilhar com os seguidores.

Você também pode adicionar legendas em suas postagens e usar hashtags estratégicas baseadas em localização ou palavra-chave para indexar seus posts e torná-los “pesquisáveis” ​​por outros usuários do aplicativo.

Assim como em outras redes sociais, você pode curtir, comentar e marcar pessoas nas publicações, além de enviar mensagens privadas para usuários por meio do Direct, um dos recursos que mostraremos a seguir.

O Insta não é apenas uma ferramenta para pessoas, mas também para empresas. O aplicativo oferece às empresas a oportunidade de iniciar uma conta comercial gratuita para promover sua marca e produtos.

Os usuários com contas comerciais têm acesso às métricas gratuitas e a opção de criar anúncios para ampliar o alcance das suas publicações.

Sabemos que cada rede social tem um propósito para os negócios, dependendo do perfil de público e das oportunidades que oferece. No caso do Instagram, o propósito principal é o engajamento por meio dos formatos preferidos do público: fotos e vídeos.

Leia também:  Como Dizer Ao Crush Que Gosto Dele?

História do Instagram

Novos aplicativos e redes sociais surgem a todo o momento. Mas por que, entre eles, o Instagram se destacou tanto? Vamos retomar um pouco da história dessa rede social para entender como ela chegou até aqui.

Em 6 de outubro de 2010, a primeira versão do aplicativo foi lançada, sob o comando dos co-fundadores do Instagram, o norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger.

Apenas no primeiro dia, 25 mil pessoas já se cadastraram na rede. Esse número saltaria para 1 milhão em apenas 2 meses!

Àquela época, o aplicativo era mesmo apenas uma rede social de compartilhamento de fotos. Dizia a sua descrição: “tire uma foto e depois escolha um filtro para transformar sua aparência em uma memória a ser guardada para sempre”.

O Que É O Instagram E Como Funciona?

Era esse o espírito da rede social — visual, simples e instantânea. E isso não mudou. Porém, à medida que a comunidade cresceu, novas funcionalidades foram acrescentadas para melhorar a experiência do usuário.

Algoritmo do Instagram – Como Funciona

  • Saber como funciona o algoritmo do Instagram é fundamental para quem deseja usar esta rede social como uma ferramenta de marketing eficiente.
  • Podemos dizer sem medo de errar que sem compreender o funcionamento dessa ferramenta do Instagram, dificilmente você conseguirá desenvolver uma estratégia de marketing que fortaleça a relevância do seu perfil e o alcance orgânico de suas publicações.
  • Com uma audiência de mais de 800 milhões de usuários no mundo todo, é necessário conhecer muito bem de que forma as postagens são distribuídas e para isso é necessário saber como funciona o algoritmo do Instagram.
  • Em nosso curso de Instagram, dedicamos uma videoaula inteira a este tema, justamente por entender que sem a compreensão desta ferramenta, conseguir criar uma estratégia de marketing digital dentro dessa rede social se torna uma missão praticamente impossível.

Como funciona o algoritmo do Instagram

O Instagram é atualmente uma rede social orientada por um algoritmo desde março de 2016, abandonando a atualização do timeline por ordem cronológica, adotada desde o início dessa rede.

Nos primeiros seis anos de vida, o Instagram era um simples feed cronológico reverso de posts das contas seguidas por cada usuário. Quando você fazia login em sua conta no Instagram, via sempre as postagens mais recentes primeiro. Não importava se eles eram do seu melhor amigo ou da sua marca favorita.

  1. Quando o feed do Instagram passou a ser gerido por um algoritmo a “grita” foi geral, mas o Instagram afirma que desde que o algoritmo foi implementado, as pessoas têm gostado e comentam mais fotos e tendem a se envolver com a comunidade de maneira mais ativa.
  2. Na verdade, o Instagram diz que desde esta mudança, os usuários passaram a ver 90% das postagens de seus amigos e familiares, em comparação com 50% antes do algoritmo de feed ser introduzido.
  3. Para garantir que a pessoa vai ver apenas o que para ela é mais relevante, o algoritmo do Instagram utiliza alguns sinais que o levam a determinar se a postagem deve ou não ser exibida na timeline daquela pessoa.

Se você seguir as mesmas contas de outra pessoa, mas interagir com o conteúdo de maneiras diferentes, o algoritmo do Instagram fará previsões diferentes sobre o conteúdo que você deseja ver. O seu feed é sempre exclusivo para você.

Os fatores de avaliação do algoritmo do Instagram

Vejamos então como funciona o algoritmo do Instagram e quais são os três fatores que ele leva em consideração na hora de distribuir o conteúdo publicado entre os feeds.

1 – Interesse

No quesito Interesse, o algoritmo do Instagram tenta “adivinhar” o seu grau de interesse por uma determinada publicação em seu feed. O cálculo deste Interesse é baseado no seu grau de interação com postagens semelhantes no passado e também pode se basear no conteúdo da publicação em si.

Quando em nosso curso dedicamos um módulo inteiro para o estudo dos elementos de uma publicação é justamente isso que estamos visando, orientar nossos alunos a criarem publicações de alto grau de engajamento para que a relevância do perfil cresça, e principalmente, para quem realmente interessa.

Como em outras redes sociais, a escolha acertada dos tipos de conteúdos e formatos a serem publicados, levando-se em consideração a Persona de Marketing desenhada na etapa de planejamento da sua estratégia de marketing no Instagram, é fundamental para um bom desempenho do perfil.

O que isto significa para as marcas: Significa que o engajamento é fundamental e por isso, cada publicação deve levar isso em consideração. Quando os usuários interagem com seu conteúdo, eles indicam ao algoritmo que desejam ver mais de suas postagens.

2 – Recência

Neste parâmetro, o algoritmo de classificação do Instagram leva em consideração a questão da temporalidade, ou seja, o Instagram vai qualificar melhor as postagens mais recentes, pois ele sabe que as pessoas gostam de ter informações atualizadas em seu timeline.

Na verdade, o Instagram anunciou em março de 2018 que estava atualizando o algoritmo justamente para garantir que as postagens mais recentes tenham maior probabilidade de aparecer primeiro no feed, pois desta forma o conteúdo será mais recente e as pessoas não perderão as postagens que mais gostam.

É importante deixar claro que o critério de Recência não significa que você deva postar alucinadamente para garantir que seu post esteja sempre aparecendo para as pessoas. Esse é um dos grandes mitos sobre o Instagram que muitas pessoas ainda insistem em acreditar.

O que isso significa para as marcas: É importante descobrir o melhor momento para postar no Instagram para garantir que suas postagens sejam “recentes” quando seus seguidores estiverem online. Isso exigirá de você a realização de algumas análises e testes em seu perfil, já que não existe um número que seja comum a todos os perfis.

O Que É O Instagram E Como Funciona?

3 – Relacionamento

  • No fator Relacionamento o algoritmo analisa a profundidade do relacionamento do usuário com a pessoa ou marca que ele segue, com base na frequência com que ele tende a se envolver com as postagens.
  • Se você costuma curtir e comentar as postagens de alguém, ou se costuma ser marcado nelas, verá mais conteúdo dessa pessoa em seu feed, do que de outras com as quais não se relaciona tão frequentemente assim.
  • Isso ajuda a garantir que os usuários do Instagram vejam o conteúdo de pessoas e marcas com quem elas têm relacionamentos próximos, mesmo que essas pessoas não tenham seguidores suficientes para obter uma quantidade substancial de curtidas e comentários.

Por exemplo, as postagens da sua mãe nunca receberão tantas curtidas quanto a @KimKardashian. Mas como você provavelmente gosta e comenta as postagens da sua mãe com frequência, e podem marcar uma à outra nas fotos, o algoritmo de classificação do Instagram entende que você quer ver o que ela está postando, mesmo que ninguém mais esteja envolvido com o conteúdo dela.

Como Funciona o Algoritmo do Instagram em 20202 min read

Para compreender como o algoritmo do Instagram funciona em 2020, temos que explorar as possibilidades da plataforma e desenvolver conteúdo que gera visitas orgânica. Portanto, o Instagram teve grandes mudanças nos últimos anos. Por isso, desenvolvemos este artigo para informar as principais mudanças e como se adaptar e gerar resultados com elas.

O Que É O Instagram E Como Funciona?

  • Uma das principais alterações, foi a ordem de apresentação dos conteúdos, o Instagram anunciou otimizações que fizeram nos feeds dos usuários, focando nas postagens novas e relevantes.
  • Em Janeiro de 2019, o Instagram compreendeu o crescimento da
    preocupação do público com o algoritmo e quebrou o silêncio em uma série de
    tweets.

O Instagram afirmou portanto, que o foco das otimizações é na experiencia dos usuários. Portanto, a ideia de todas essas mudanças no algoritmo era deixar a plataforma mais agradável para o usuário.

Estratégia de Geração de Conteúdo

Um dos principais pontos positivos referentes as mudanças foi as marcas terem reconhecido a necessidade de adotar uma estratégia de conteúdo. Ou seja, desenvolver conteúdos de alta qualidade que sobreviva as alterações no algoritmo.

Quando o seu engajamento está caindo, nem sempre é culpa do
algoritmo. É necessário acompanhar o seu público-alvo para entender o que eles
estão requisitando de informações para você desenvolver o que de fato faz
sentido para eles naquele momento.

Como Funciona o
Algoritmo do Instagram nos Stories

Os primeiros Stories que aparecem no começo da lista são os
perfis que você mais se envolve, seja pelo feed ou stories.

Portanto, o algoritmo do Instagram Stories também prioriza conteúdos mais recentes. Pois, eles querem  garantir que esteja sempre mostrando as mais novas postagens.

Como Usar o Algoritmo
do Instagram a seu Favor

Agora que você já é craque no assunto, já é possível aproveitar o melhor do algoritmo. Deixo abaixo dicas para você sair em vantagem com o algoritmo do Instagram em 2020.

Leia também:  Como Salvar Fotografias De Telemovel Que Esta A Derreter?

Conclusão

Portanto, você aplicar uma serie de táticas. Em resumo, o mais importante, sem dúvidas é manter o engajamento do seu público.

Construir um relacionamento da marca com os seguidores é o único caminho portanto, para obter sucesso no Instagram.

Agora, se você não sabe por onde começar, entre em contato
com a gente que iremos propor a melhor estratégia para o seu negócio.

Quer conhecer os nossos serviços? Entre em contato conosco!

Algoritmo do Instagram: tudo o que você precisa saber para usá-lo a seu favor

  • Uma pergunta: você sabe por que apenas um percentual dos seus seguidores visualizam seu conteúdo no Instagram?
  • Para conhecer a resposta, é preciso saber como o algoritmo do Instagram distribui o conteúdo para os usuários na rede.
  • E se você está insatisfeito com o alcance dos seus posts e Stories, saiba que compreender os critérios do algoritmo é o que vai te ajudar a ampliar sua visibilidade o até o engajamento no Instagram
  • Entenda agora de modo objetivo e simples como funciona o algoritmo do Instagram e como qualquer profissional de marketing pode usá-lo a seu favor.
  • Leia té o fim porque é um conteúdo que vai te fazer enxergar o Instagram e os seus posts de modo diferente!

Parte 1 – Como funciona o algoritmo do Instagram

Feed cronológico X feed do algoritmo

  1. No começo, o feed era mostrado para todos de forma cronológica, ou seja, os posts eram exibidos de acordo com a ordem de postagem.
  2. Em 2016 isso mudou.

  3. O conteúdo do feed passou a ser mostrado por relevância: o algoritmo do Instagram passou a escolher o que é mais importante para o usuário.

Muita gente ficou decepcionada com essa mudança e pediu para que o feed antigo retornasse.

Afinal, qualquer coisa que fosse postada teria visibilidade. Por outro lado, isso gerava mais conteúdo que não interessava os seguidores e, mesmo assim, eles viam.

O Instagram avisou que isso não vai acontecer! E no meso pronunciamento também divulgou os principais critérios do novo funcionamento do algoritmo. E não precisa ficar desanimado, até porque essa fase já passou, não é?

Mas você sabe por que o feed não é mais cronológico?

O Que É O Instagram E Como Funciona?

Por que o Instagram limitou a visibilidade de conteúdo com o algoritmo?

A intenção desse mecanismo não é limitar o alcance dos seus stories, dos vídeos no IGTV ou dos seus posts no feed.

O objetivo do algoritmo do Instagram é trazer a melhor experiência possível ao usuário, entregando conteúdo que ele gosta e eliminado aquilo que não o interessa. Assim, o usuário tem afinidade com o conteúdo que recebe e tem mais chances de voltar ao aplicativo, navegando pelo feed, Stories e vídeos.

Usuários mais satisfeitos, navegam mais e, consequentemente, acabam visualizando mais anúncios. Assim, o algoritmo também contribui indiretamente para gerar mais receita para o Instagram porque os anunciantes também conseguem visibilidade entre o público que querem atingir.

Agora vamos entender como o algoritmo classifica as publicações como relevante ou não para um usuário.

Atenção porque os fatores a seguir são os que garantem a visibilidade para sua marca.

Fatores que determinam o que você vê no seu feed

Há 3 fatores principais:

  1. Interesse
  2. Novidade
  3. Relacionamento

Existem também mais três fatores adicionais que influenciam em menor escala, mas não podem deixar de ser considerados:

  1. Frequência
  2. Seguidores
  3. Tempo de uso

Vamos entender como eles funcionam?

Os principais:

1- Interesse: tem como base os interesses do usuário registrados anteriormente

Se você sempre curtiu conteúdo de moda, viagens, negócios ou comida saudável, por exemplo, o algoritmo vai entender que esses são seus principais interesses e que os temas são relevantes para você. Mesmo que as postagens tenham menos engajamento, elas podem aparecer no topo do seu feed e no início das bolinhas dos Stories.

Nesse sentido, a categoria que você coloca seu perfil, o uso de hashtags, localização, legendas e marcações são muito importantes. Eles ajudam o algoritmo do Instagram a entender qual é o assunto da postagem para, então, mostrar com prioridade a quem pode interessar.

2- Novidade: as postagens mais recentes são mostradas

As postagem mais recentes vão, provavelmente, ter prioridade para aparecer no seu feed. Mesmo que o post mais antigo tenha recebido muito engajamento, o Instagram vai mostrar os posts mais recentes em vez de posts de alguns dias ou semanas atrás.

Se na primeira hora de exposição do conteúdo ele não tiver bom engajamento no Instagram daquele perfil, ele perde posições mesmo sendo recente. É por isso que a cronologia do feed e dos Stories não é linear.

3- Relacionamento: quanto mais interagirem com suas publicações, mais elas vão ganhar relevância

Você vai ver primeiro os posts de quem você mais interage. Melhores amigos, família, colegas de trabalho.

Postagens também podem aparecer no topo do feed quando você pesquisa regularmente algum perfil, como o de um influenciador, por exemplo. Vou explicar: o algoritmo entende que você pode estar interessado nessas postagens e não tê-las visto no seu feed. Então, para que você não precise procurar, o Instagram já escala essa postagem para o topo.

Quando o assunto é Stories, se o usuário vê mais o conteúdo de alguns perfis, mais eles aparecerão como primeiros.  Se os Stories de um perfil que estão aparecendo como primeiros para seguidores é ignorado ou imediatamente fechado, ele vai indo para o final da fila e, portanto, tendo menos espectadores.

Leia também: Guia para criar uma estratégia para Instagram Stories com o método DECC

Em resumo, quanto mais você interage com um perfil e com o conteúdo dele, mais o algoritmo do Instagram classifica ele e o que for similar a ele como relevante para você.

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo que organiza seu feed

O Instagram parou de mostrar os posts em ordem cronológica em 2016 e passou a permitir que algoritmos escolham o que é importante para cada usuário.

Na época, isso desagradou muita gente e, até hoje, há pedidos para que o app retorne ao feed antigo.

No entanto, conforme explicou o Instagram, isso não vai acontecer, já que os resultados são bastante positivos: os usuários estão vendo mais postagens e gastando mais tempo na rede social de fotos e vídeos.

Na última semana, o Instagram reuniu a imprensa nos Estados Unidos para explicar como o aplicativo seleciona o que as pessoas veem no feed, ou seja, como o Instagram funciona.

1 de 2
Instagram usa algoritmo para mostrar o que é relevante — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Instagram usa algoritmo para mostrar o que é relevante — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Antes da mudança do feed cronológico para o atual, os usuários estavam perdendo até 70% das postagens dos amigos. Esse número mudou depois que os algoritmos passaram a trabalhar. De acordo com a rede social, o conteúdo postado por cerca de 800 milhões de perfis é visualizado 90% das vezes.

Isso só é possível graças ao machine learning, quando o algoritmo consegue “aprender” conforme o uso. A ideia é que, com isso, mesmo que usuários diferentes sigam o mesmo conjunto de perfis, eles tenham um feed personalizado.

O algoritmo leva em conta três fatores principais:

  • Interesse: quando o algoritmo faz uma análise em tempo real das postagens e prevê o que é mais importante baseado no histórico do usuário.
  • Novidade: o Instagram dá prioridade para as publicações mais recentes em detrimento das mais antigas.
  • Relacionamento: consiste em o quão próximo você é da pessoa que fez a publicação. Isso é medido com a quantidade de interações que são feitas, como curtidas e comentários.

2 de 2
Instagram não voltará ao feed cronológico — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Instagram não voltará ao feed cronológico — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

O algoritmo inclui também um conjunto de informações secundárias, como a frequência em que o usuário abre o aplicativo, a quantidade de perfis seguidos e o tempo passado no Instagram.

Por exemplo, se você passa muito tempo com o app aberto e segue muitas pessoas, o algoritmo vai trabalhar para que você receba uma variedade maior de posts de perfis diferentes.

Agora, se você abre o app apenas por período curto por dia, a tendência é ver apenas o que o algoritmo julgar mais importante.

Outras dúvidas sobre o feed

A rede social também esclareceu algumas dúvidas. Stories e vídeos ao vivo não têm qualquer influência no algoritmo. O Instagram não oculta nenhum conteúdo, ou seja, mesmo que o post não tenha muita interação, você vai vê-lo em algum momento se continuar rolando o feed. Também não há qualquer tipo de punição ou prioridade entre fotos e vídeos ou posts com muitas hashtags.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*