O Que É Iptv E Como Funciona?

Pluto TV, DirecTV Go e Samsung TV Plus. Você já pode ter ouvido falar de algumas destas plataformas, mas talvez não tenha ouvido falar sobre a tecnologia por trás delas: o IPTV, um protocolo de rede que permite transmitir conteúdos da TV através da internet.

No final de 2020, alguns serviços legalizados utilizando IPTV chegaram ao Brasil, e é provável que mais deles cheguem ao país no futuro, porque muitas empresas passaram a investir e ver o potencial deste formato.

Os hábitos de consumo mudaram bastante nos dias de hoje. Agora, os usuários querem decidir ao que querem assistir e quando farão isso. Por essa comodidade, muitos serviços de IPTV acabaram ganhando espaço com os consumidores. Mas, o que é IPTV? Como funciona? Abaixo, você pode conferir as respostas para estas e outras perguntas!

O que é IPTV

Como dito acima, IPTV, ou Internet Protocol Television, é um protocolo de rede que é responsável por transmitir sinais de TV via internet. Originalmente, qualquer sinal de TV pode ser transmitido via ondas de rádio, satélite ou cabo. Porém, com o IPTV, é possível que estes sinais sejam convertidos em dados que podem ser enviados pela internet.

Muitas TVs não estão equipadas para receber transmissão de conteúdos de IPTV, portanto, alguns consumidores podem precisar das chamadas set-top boxes, que vão converter o sinal da internet para um formato que a TV possa exibir. Um exemplo deste tipo disponível no Brasil é a Claro Box TV.

O Que É Iptv E Como Funciona? Set-top boxes como a Claro Box TV convertem conteúdos de IPTV para serem vistos na TV (Imagem: Reprodução/Claro)

Para o computador, não é preciso um conversor, basta apenas que você esteja inscrito ou assine um serviço que já vai oferecer um player que cuidará de todo o processo. Assim, é possível ver todo o conteúdo que seria exibido na tela da TV diretamente no seu PC.

Os tipos de IPTV

Vídeo sob demanda

Um serviço de vídeo sob demanda, ou Video on Demand (VOD), é um dos formatos mais difundidos no Brasil. Através de um serviço de streaming de vídeo, os usuários podem assistir a qualquer item do catálogo, a qualquer hora, e a qualquer momento.

Os exemplos deste tipo já são velhos conhecidos dos usuários, como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Globoplay, entre outros.

Mídia com tempo limitado

Atualmente, diversas emissoras decidiram lançar seus conteúdos em serviços próprios de streaming. Assim, se alguém perdeu algum programa, pode assisti-lo a qualquer hora, mas com a diferença que este conteúdo tem uma vida útil muito mais limitada.

Este tipo de IPTV não é muito praticado pelas empresas no Brasil, porém, um dos mais populares que oferece mídia com tempo limitado é o iPlayer, da BBC.

Este modelo oferece canais da TV aberta ou fechada na íntegra e são transmitidos ao vivo, exatamente como se você tivesse ligado a televisão naquele momento. Então, você pode assistir exatamente ao que a grade do canal oferece, e não algo que está em um catálogo.

O Que É Iptv E Como Funciona? IPTV ao vivo é um formato que tem ficado cada vez mais popular (Imagem: Matheus Bigogno/Canaltech)

Embora este tipo de IPTV seja mais comum com canais de esporte, o Brasil começou a receber alguns serviços similares, como o Pluto TV, a Samsung TV Plus e o DirecTV Go, que também oferece conteúdos sob demanda.

IPTV e a pirataria

Um serviço IPTV não é oficialmente considerado ilegal. O problema, então, está no simples fato de que, como a tecnologia é transmitida através da internet, isso pode gerar brechas para que canais pagos sejam distribuídos de forma ilegal, e é aí que mora o problema.

Com isso, assinantes podem redistribuir o sinal de IPTV através de meios ilícitos, algo que é considerado pirataria, já que as empresas, emissoras e operadoras de TV são as únicas que detém os direitos de transmissão daquele conteúdo.

Outra prática que se tornou comum é compartilhar o sinal deste tipo com aparelhos set-top boxes que já oferecem uma vasta lista de canais de TV fechada a cabo ou via satélite. Assim, basta apenas que o usuário conecte-o a uma rede Wi-Fi e ligue-o na TV para utilizar o sinal. Este tipo de prática ficou conhecida como “Gatonet”.

O futuro do IPTV

Para o futuro, é muito provável que a popularidade de serviços de IPTV aumente cada vez mais. Em um estudo publicado em maio de 2020 pelo Grand View Research, é estimado que o mercado desta tecnologia alcance mais de US$ 117 milhões até 2025, graças à melhoria nos serviços de internet e na mudança da demanda dos usuários.

Com o tempo, a forma de consumir entretenimento mudou e continua sofrendo constantes mudanças. Desta maneira, o perfil dos usuários também mudou, e é possível notar uma maior exigência de qualidade e variedade do conteúdo que é ofertado.

O Que É Iptv E Como Funciona? É muito provável que a popularidade de serviços de IPTV aumente cada vez mais (Imagem: Nathan Dumlao/Unsplash)

Além de poder interagir mais com o conteúdo, os usuários também querem, a qualquer momento, decidir o que querem ver. Esse foi um dos motivos pelos quais os serviços de vídeo sob demanda ganharam tanto espaço nos últimos anos.

No Brasil mesmo, já é possível ver o quanto emissoras de TV têm investido bastante em seus próprios serviços de streaming, disponibilizando seus conteúdos na íntegra, para que os usuários consumam sob demanda. Em alguns casos, é possível até mesmo assistir à programação ao vivo através destas plataformas.

Assim, os espectadores não ficarão mais limitados à programação diária disponibilizada pela emissora, eles poderão acessar suas plataformas e consumir tudo na hora que quiserem, do jeito que for mais conveniente.

E você, consome algum conteúdo de IPTV? Deixe nos comentários a sua opinião!

Fonte: Unscreen, SS IPTV, Software Testing Help

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Lista IPTV | O que é? Canais e onde assistir IPTV grátis 2021

Já sabe o que é IPTV? Se você está buscando uma alternativa para assistir conteúdo online, o método TVIP, também conhecido como Televisão por IP, oferece a capacidade de assistir TV pela internet. Fique por dentro das vantagens e características deste sistema logo abaixo.

Sumário:

O que é IPTV?

Neste artigo você vai ficar sabendo o que é IPTV, quais as vantagens deste sistema quando comparado com os serviços OTT de conteúdo streaming.

O que é IPTVIPTV ou Internet Protocol Television é um método usado por algumas operadoras que possibilita o acesso ao usuário ao pacote de TV online.

Ele possui várias funcionalidades como rebobinar ao vivo os programas.

Resumindo, é uma forma diferente de disponibilizar conteúdo televisivo através da internet, quando comparado com os serviços convencionais de streaming, como Netflix ou Amazon Prime.

O Que É Iptv E Como Funciona?

Tradicionalmente, os canais de televisão eram transmitidos através de uma antena, satélite (DTH) ou televisão a cabo.

Ao longo dos anos, estes mesmos canais, tanto os digitais terrestres quanto os via satélite, também começaram a transmitir quase simultaneamente as emissões em streaming ao vivo ou conteúdo sob demanda, embora com protocolos diferentes aos que acostumamos ver na internet.

Como funciona a IPTV?

A IPTV faz o seguinte: cria uma rede privada e direta entre a operadora que oferece os canais e o usuário, para que você possa receber estes canais sem conexão a internet, tendo somente o router ou decodificador ligado.

Sendo assim, os canais são transmitidos on demand e a operadora reserva parte da sua banda larga para a IPTV. Por exemplo, se você contratou um plano de internet com a velocidade de download de 100 Mbps, a operadora pode atribuir 30 ou 40 Mbps para o funcionamento da IPTV e o resto fica para uso convencional da sua internet.

Veja abaixo um diagrama para entender o funcionamento do sistema TV IP.

Ter uma banda larga dedicada para o recebimento do sinal é uma ótima forma de garantir a maior qualidade possível. Além disso, as operadoras garantem que para acessar os pacotes de canais de forma legal você tenha que contratar o serviço.

Atenção!O serviço IPTV não é ilegal quando o cliente paga uma taxa mensal ou anual para a operadora. No entanto, outras plataformas digitais ou usuários retransmitem este serviço de forma ilegal. Caso você compre algum desses serviços, saiba que concorre em crime igualmente.

IPTV vs OTT

A televisão em streaming está crescendo cada vez mais. Quando falamos de canais de televisão, os serviços OTT ou Over The Top são aqueles como a Netflix, Youtube ou Prime Video.

Existem exemplos, como a Oi TV que disponibiliza seu serviço de streaming OTT, o Oi Play e além disso, conta com o Streaming Box Oi.

Vantagens e desvantagens IPTV vs OTT

Qual é melhor: TV IP ou streaming OTT? É um pouco difícil saber qual plataforma será melhor para você e, sabendo disso, preparamos esta pequena tabela comparativa com algumas características de ambos os métodos.

Leia também:  Como Conquistar Um Homem Que Não Quer Namorar?
Quesito IPTV OTT
Pode ser contratado de forma avulsa ✔️
Sinal aberto, sendo necessário somente registro ✔️
Precisa de decodificador ✔️
Banda larga dedicada, para garantir qualidade ✔️
Funções como rebobinar conteúdos ou gravar ✔️ ✔️

Mas qual é melhor, streaming OTT ou IPTV? Vai depender, como quase em tudo, das suas necessidades.

Os serviços de IPTV das operadoras, por exemplo, costumam ser mais caros que uma assinatura em outras plataformas streaming, porém há mais conteúdo disponível e a qualidade da imagem e áudio são melhores, visto que existem Mbps dedicados especificamente a isso na disponibilização do serviço.

IPTV nas operadoras

As operadoras de TV buscam sempre o melhor serviço para o usuário. Faz relativamente pouco tempo, o serviço de TV era disponibilizado apenas via antena. Com o tempo, chegaram outras formas de assistir futebol ao vivo, por exemplo, via DTH.

Nesse caminho, os provedores de telecomunicações, na sua conquista pela inovação, foram desenvolvendo novas formas de assistir TV online através da fibra óptica disponibilizada, sem necessidade de instalar antenas.

Esse era, até então, um custo adicional na hora de contratar um plano de internet.

IPTV Oi | Streaming Box Oi

O sistema de IPTV Oi, também conhecido como Streaming Box Oi utiliza a fibra óptica da operadora para disponibilizar o serviço.

Quer conhecer mais do streaming da Oi, visite nosso artigo sobre o Oi Box Streaming.

IPTV Claro | Claro Streaming Box

Ainda no dia 19 de agosto de 2020, a Claro TV comunicou o lançamento do seu próprio serviço IPTV Claro

O Claro TV Box é basicamente um streaming que permite o acesso a diversos canais de TV por assinatura através da internet, sem o uso de cabo, antenas parabólicas ou até mesmo sem precisar de um técnico para realizar a instalação.

A operadora liderada pelo Carlos Slim vende o serviço Claro Streaming Box a um preço mais baixo que as assinaturas de TV e, por outro lado, parece que, inicialmente, não haverá acesso a transmissões em tempo real. Outra boa notícia, é que o serviço não conta com necessidade de instalar o aparelho inteligente, visto que o dispoistivo será cedido em regime de comodato. Por último, este dispositivo virá com acesso a canais como:

  1. Telecine Play
  2. HBO GO
  3. Looke
  4. Paramount Plus
  5. Fox Premium
  6. Premiere Play
  7. Watch ESPN
  8. Philos

O Claro Box TV possui diferentes planos, atualmente, no site Claro, existem 3 diferentes eles são:

  • Claro Box TV + Acesso ao NOW e Claro Vídeo, sendo este plano a partir de R$ 20,00 por mês
  • Claro Box TV + Acesso ao NOW e Claro Vídeo e mais de 80 canais, com filmes, séries, esportes, canais infantis, documentários, notícias e diversos outros tipos de programação a partir de R$ 49,90 mensais
  • Claro Box TV com banda larga: Permite o Claro Box TV + acesso ao NOW e Claro Vídeo + 120 Mega de internet para a sua casa por apenas R$ 119,99 por mês, sendo dividido em R$ 99,99 da Banda Larga e R$ 20,00 do Claro Box TV

Outra vantagem é: todos os planos acima de Claro Box TV possuem acesso ao Claro NOW, também conhecido como NET NOW, e ao Claro Vídeo para você ter uma experiência ainda melhor.

IPTV Vivo | Vivo TV Fibra

Na TV da Vivo, o cliente terá sua televisão com canais exclusivos através do aparelho IPTV Vivo. Além disso, você pode contratar adicionalmente a função de Gravador Multi-room Vivo.

O aparelho é o VIP5262 IPTV VIVO e ele recebe o sinal por rede, e somente conta com saída HDMI

Sumicity IPTV

A operadora Sumicity conta também com o sistema de IPTV ou TV pela internet. A companhia desenvolveu um serviço, o Sumicity Play, com tecnologia IPTV.

Para você falar com a operadora e verificar preços, condições de adesão ao serviço, etc, acesse nossa página dedicada à Sumicity.

Outras plataformas IPTV

  • Além das ofertas das operadoras, existem outras listas IPTV que podem ser acessadas sem necessidade de contratar um serviço com a operadora de telecomunicações
  • Este serviço pode oferecer muitas vantagens na hora de contratá-lo, embora você precise ser consciente de que é necessária uma boa conexão de internet para utilizar o mesmo.
  • Veja abaixo a lista IPTV 2020 de algumas plataformas alternativas.
  • Plataformas IPTV
  • Next IPTV
  • Gears TV
  • Players Klub IPTV
  • Black IPTV
  • Secure IPTV
  • 6Win IPTV
  • GMA IPTV

Guigo TV

Uma TV por assinatura via internet e que funciona em todo o Brasil, essa é a Guigo TV. Custando a partir de R$7,90, a plataforma Guigo TV é capaz de transmitir toda a programação dos canais contratados e permite que os assinantes assistam em qualquer dispositivo com conexão a internet aos canais de televisão.

Utilize o cupom de desconto SELECTRA e ganhe R$ 10 em crédito na Guigo TV. Experimente grátis por 7 dias! Experimentar Grátis!

Quer ganhar desconto? Use o nosso cupom Guigo TV!

Para ganhar desconto na Guigo TV o processo é simples. Você precisa cadastrar o cupom de desconto SELECTRA no momento do cadastro ou na compra de algum pacote adicional.

Isso vai gerar um crédito de R$ 10,00 na sua conta, que poderá ser utilizado para descontar valores dos serviços contratados.

Além disso, a Guigo TV oferece sete dias para você experimentar grátis.

Com isso, você pode usar o desconto para contratar um dos planos: Guigo Esportes, que tem os canais ESPN e o EI Plus. Ou o Guigo Família e o Guigo Novelas. Ou então pode usar o crédito para contratar o Guigo TV Básico ou o Guigo Infantil.

Pluto TV – IPTV grátis

Pensado para ser lançado no Brasil somente em dezembro, a plataforma de streaming Pluto TV vai liberar canais lineares (IPTV), que já pode ser utilizado no Brasil. A plataforma inclui 24 emissoras com conteúdo ao vivo sob demanda e títulos da Viacom CBS, dona dos canais Nickelodeon, MTV, Comedy Central e Paramount Network, além dos canais Noggin e Paramount+.

Veja abaixo a lista de categorias de canais disponíveis no Pluto TV:

  1. A Vida Moderna de Rocko
  2. Cine Sucessos
  3. Filmes Ação
  4. Séries
  5. Retrô
  6. Os Três Patetas
  7. MTV Pluto TV
  8. Cine Comédia
  9. Cine Drama
  10. Cine Terror
  11. Are You The One MTV
  12. People Are Awesome
  13. Anime
  14. Naruto
  15. FailArmy
  16. The Pet Collective
  17. Porta dos Fundos
  18. Fashion Box
  19. Investigação
  20. Natureza
  21. Junior
  22. Nick Jr. Club
  23. Kids
  24. Nick Clássico

Samsung TV Plus

A Samsung é a nova player a entrar no mercado de IPTV Brasil. Lançado recentenmente, o Samsung TV Plus conta com 20 canais ao vivo, incluindo os queridinhos Bloomberg, Nickelodeon e Tastemade. A programação é completa, desde filmes, séries, esportes, notícias e canais infantis.

Quem pode assistir Samsung TV? A plataforma está disponível para todos os usuários de smartTV Samsung 4K e sistema operacional Tizen lançadas desde 2018.

IPTV Player – Plataformas Grátis

Aplicativos totalmente gratuitos e mantido por anúncios, esse é o único requisito para o usuário que queira assistir plataformas de IPTV grátis. Algumas destas plataformas são:

Plex

Já ouviu falar no Plex ou para que serve? Plex é um app de streaming muito utilizado, pois com ele é possível sincronizar vários dispositivos de reprodução e ainda organizar e compartilhar filmes, músicas, séries, vídeos e diversos outros tipos de mídia.

Para usar o Plex TV, você deve instalar ele em um notebook ou utilizar o Plex App, após isso, basta permitir o acesso dele e utilizá-lo em todos os dispositivos que você possui e que são compatíveis com ele.

O Plex App é onde você vai poder assistir, compartilhar e utilizar de uma maneira geral a mídia que você compartilhou ou armazenou dentro do Plex Media Server em diversos outros sistemas operacionais. Ele está disponível para iOS e Android.

Nem todas as funcionalidades do Plex são grátis, apesar da grande maioria dos principais recursos serem. Com isso, existe também o Plex Pass, que é a opção paga e premium do Plex.

  1. Plex Pass Mensal: R$ 14,99
  2. Plex Pass Anual: R$ 165,99
  3. Plex Pass Vitalício: R$ 499,99

NetMovies

O NetMovies é um serviço de streaming que pode ser acessado de maneira gratuita, através de seu aplicativo, disponível para Android e iOS, seu site ou até mesmo o canal de Youtube, incluindo também o acesso ao app em algumas Smart Tvs.

O custo é zero, ou seja, o NetMovies é gratuito, você não precisa pagar nada e pode assistir filmes e séries.

Lista IPTV grátis

Conforme foi dito anteriormente, é possível encontrar muitas listas IPTV grátis que se fazem chamar definitivas, mas são serviços ilegais que retransmitem conteúdo não oficial dos canais de TV. A seguir, vamos te mostrar a lista de IPTV grátis e legalizada, para que você possa acessar com a garantia de que o desempenho será o oficial do programa.

  1. Lista IPTV grátis atualizada 2020 (canais live Youtube)
  2. ???? TV A Crítica
  3. ???? Rede TV
  4. ???? Euro News
  5. ???? Record News
  6. ???? Energia 97 FM
  7. ???? Jovem Pan News
  8. ???? TV Justiça
  9. ???? Rede Brasil
  10. ???? Shoptime
  11. ???? Rede Vida
  12. ???? Canal CJC
  13. ???? Jogo Aberto
  14. ???? Brasil Urgente
  15. ???? Diário TV
  16. ???? Joiás Vip
  17. ???? TV Horizonte
  18. ???? TV CI
  19. ???? Nickelodeon
  20. ???? Fish TV
  21. ???? Agrocanal
  22. ???? Canal do Boi
  23. ???? TV Gazeta
  24. ???? CNN Brasil
  25. ???? TV O Povo
  26. ???? Sky News Live
  27. ???? DW News
Leia também:  Como Ver No Instagram Quem Te Segue?

É válido saber que por si mesma, a tecnologia IPTV não é ilegal. No entanto, o compartilhamento entre usuários de listas IPTV com canais pagos na internet seria uma prática ilegal.

Geralmente, o preço destes aparelhos podem ser encontrados na faixa de R$ 120 – R$ 320, embora existem outros ainda mais caros, chegando até R$ 1000.

As velocidades de internet ideiais para assistir conteúdo IPTV podem variar segundo a qualidade de vídeo disponibilizada na plataforma IPTV. Sendo assim, com 10 Mbps de velocidade de download bastaria para assistir canais em Full HD.

Para assistir IPTV grátis, o Podecomparar te recomenda os seguintes serviços IPTV:

  1. Pluto TV
  2. Claro Box TV
  3. Plex TV
  4. Streaming Box Oi
  5. Vivo TV Fibra
  6. NetMovies
  7. Guigo TV

O que é IPTV e qual a relação com a pirataria?

O mundo digital não é mais o mesmo de antes, tudo graças à internet, que surpreendeu desde a sua criação por ser onde você encontra de tudo, inclusive televisão. Então, aqui você vai poder sabertudo sobre IPTV.

IPTV é a abreviatura em inglês que fazem referência ao Television by Internet Protocolo, ou protocolo de televisão pela Internet. Isto consiste na distribuição de sinais de televisão por assinatura através de conexões de banda larga, através do protocolo IP. Ou seja, você recebe a televisão da mesma maneira que obtém a Internet em casa.

O que é IPTV?

  • O Internet Protocol Television (Protocolo de Televisão via Internet) é um termo abrangente para qualquer televisão que seja transmitida pela web, e não por meios mais tradicionais.
  • Na verdade, existem muitas formas diferentes de IPTV, como os prestadores de TV online, os aplicativos de redes de TV, os canais de TV somente on-lineos websites que oferecem TV ao vivo grátis e os serviços de IPTV de assinatura de terceiros.

O IPTV foi desenvolvido com base na tecnologia de transmissão de vídeo streaming. Dessa forma, você não precisa esperar para baixar um arquivo para assistir e poder aproveitar seu conteúdo. Em outras palavras, você pode simplesmente assistir aos canais que deseja em tempo real e a qualquer momento.

Você pode personalizar o que deseja ver na sua TV com esse tipo de conexão não convencional. Sem dúvida este é o futuro da televisão!

A operação de IPTV precisa de várias áreas relacionadas entre si:

  • Sinal de vídeo e seus respectivos servidores.
  • Distribuição de conteúdo
  • Software necessário
  • Equipamentos de assinatura e acesso.

É assim que funciona o IPTV. Você solicita o serviço, veja se cumpre as condições e passa pelas áreas mencionadas acima para obter o serviço.

A grande diferença entre IPTV e televisão online

É prudente enfatizar a diferença latente entre a IPTV e a televisão online. Como você deve ter notado, ambos são muito diferentes tanto na operação quanto no modo de uso. Descubra quais são suas grandes diferenças!

No primeiro caso, está contido em um espaço considerável de banda larga fornecido ao cliente. Portanto, não precisa entrar, como tal, a Internet para usá-lo. Basicamente funciona como a Internet de uma forma mais específica, e em torno de vídeos e material audiovisual.

Por outro lado, quando falamos de televisão on-line, nos referimos apenas a assistir televisão na Internet. A banda larga que você usa para sua Internet é a mesma que você usará para assistir televisão. O conteúdo será limitado e a qualidade não promete ser a melhor do mercado.

IPTV não é TV online , é TV via IP!

Vantagens e desvantagens do IPTV

Como o IPTV é uma maneira bastante moderna de assistir televisão, você pode encontrar vantagens e desvantagens. Abaixo você verá uma descrição detalhada com as vantagens e desvantagens do IPTV, que você deve saber antes de adquirir o serviço.

Vantagens do IPTV

A maior vantagem que tem é, sem dúvida, a sua capacidade de escolher todo o conteúdo que você deseja ver. Seja um filme, uma série ou uma música específica, você pode personalizar sua televisão!

O IPTV inclui canais de televisão tradicionais e aqueles que você sempre quis assistir. Ou seja, você tem um leque mais amplo de canais e, melhor de tudo, com uma definição melhor. Como você tem uma largura de banda reservada para essa finalidade, pode ter uma resolução de imagem impressionante. Essa resolução excede em muito o que você pode obter da televisão via satélite ou a cabo.

Para piorar, você tem a capacidade de armazenar conteúdo na sua TV para ver o que você quer e quando quiser. E você pode fazer tudo no conforto da sua cama! Além disso, você pode usar todos os tipos de aplicativos móveis para IPTV e, portanto, ter controle de tudo. Desde pesquisar o conteúdo até bloquear a programação não familiar, simplesmente acessando seu smartphone.

E assim como há muitas outras vantagens que você pode descobrir se você se aventurar neste mundo.

Desvantagens do IPTV

Nem tudo pode ser excelente com esta tecnologia, prova disso é que pode ter grandes desvantagens. O primeiro a mencionar, seria sua dependência de uma largura de banda suficientemente rápida e grande. Isso nos obriga a depender de um serviço extra de banda larga, que pode ser caro.

Outra desvantagem do IPTV é que você ainda poderá ver alguma publicidade ao assistir televisão. A grande diferença disso é que a publicidade será mais personalizada, por isso certamente parecerá interessante. É colocado como uma desvantagem, pois a mesma publicidade pode ser prejudicial para pessoas sensíveis a compras.

Finalmente, você pode encontrar como desvantagem a quantidade de requisitos necessários para aproveitar essa tecnologia. Realmente não há muitos, mas eles podem ser difíceis de encontrar. Esses requisitos são:

  • Largura de banda adequada, que muda dependendo da velocidade da internet.
  • Uma relação sinal-ruído maior que 13dB.
  • Uma atenuação menor de 40dB.

Não há dúvida de que esta tecnologia está apenas nascendo, e é por isso que é normal encontrar esse tipo de desvantagem. No entanto, você não deve perder a fé com essa maneira revolucionária de assistir televisão. Esta tecnologia tem o suficiente para oferecer o que nosso mundo tecnológico anseia!

Lista de IPTV

Uma lista de IPTV é uma lista da reprodução de canais de televisão ou conteúdo multimídia em streaming on-line. É um arquivo no qual você pode encontrar os endereços IP remotos de cada canal. O arquivo mais conhecido tem a extensão m3u.

Você pode usar esta lista de IPTV na sua Smart TV, Smartphone, Tablet ou PC para assistir a transmissão de canais de televisão ou conteúdo multimídia em geral.

Lista de canais de IPTV

Você pode encontrar listas de canais de IPTV em sites especializados neste serviço. Você só precisa copiar os links das listas de canais de IPTV e colá-los no seu player.

Não baixe a lista. Você tem que copiar seu link e colá-lo no lugar correto do seu player. Isso é necessário devido às atualizações. Se você baixar a lista, não poderá atualizar os canais.

Player de IPTV

IPTV player é o player que é capaz de reproduzir listas de IPTV. No mercado existem muitos desses aplicativos. Dependendo do sistema em que queremos usar o player, usaremos um ou outro.

IPTV e pirataria

Embora existam formas legítimas de usar o IPTV, também há muita pirataria de TV a cabo utilizando-se da tecnologia, por meio da distribuição ilegal do sinal de canais de TV pagos por meio da rede, para aplicativos e dispositivos capazes de reproduzir o sinal.

Na pirataria, as listas de canais veiculadas na Internet contornam as proteções de direitos autorais e são distribuídas gratuitamente a partir de serviços que acabam infringindo os direitos autorais.

Nesse caso, o usuário ilegal não paga mensalidade para ter acesso aos canais de IPTV.

Portanto, tenha muito cuidado para não cair na pirataria, pois além de ser crime, ainda pode trazer grandes riscos à sua privacidade e segurança.

O que é IPTV?

  • Com o advento da internet, o mundo da informação e do entretenimento se tornou – continua a se tornar – cada vez mais dinâmico e repleto de conteúdo.
  • Com isso, o perfil dos consumidores também se alterou e hoje em dia é possível notar que as pessoas exigem mais qualidade na hora de assistir televisão, assim como preferem uma variedade maior de conteúdo.
  • Além disso, os consumidores passaram a optar cada vez mais por serviços interativos, onde eles pudessem interagir mais com a programação de seus canais, decidindo sobre o que querem assistir e também quando farão isso, por exemplo.
  • O que é IPTV?
Leia também:  Como Ver Pessoas Que Nao Me Segue No Instagram?

Todas estas condições citadas anteriormente aliadas a popularização cada vez maior da internet banda larga, propiciaram o surgimento da IPTV, a Televisão por Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol Television). Esta é uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitais e outros meios.

Como funciona?

Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, você a recebe via internet.

Este serviço exige um conversor (também conhecido como Set-top Box), que transformará o sinal recebido através da internet para que ele possa ser visualizado na tela.

Segundo consta, o serviço de IPTV exige uma conexão com a internet de pelo menos 4 MBPS, o que não deve comprometer o restante de sua banda. Por exemplo, se você assina um pacote de banda larga de 2 MBPS juntamente com um de IPTV, o serviço deverá contar com pelo menos 6 MBPS.

Conteúdo

Apesar de toda a facilidade, o conteúdo exibido na IPTV não será o mesmo de um canal aberto, salvo se alguma emissora resolver entrar neste ramo. É mais provável encontrar canais exclusivos e também transmissão de filmes por demanda, adquiridos pelos clientes.

Além disso, por ser um sistema interativo e contar com a participação do cliente, este sistema também proporcionará sistemas de comércio online, além é de entretenimento e diversão, aproximando-se ainda mais de uma função que era exclusiva da dupla computador e internet.

Deste modo, você poderá realizar comprar, acessar sites de filmes, vídeos, música e apresentações de fotos sem que para isso necessite de um computador. Tudo poderá ser feito através da sua televisão conectada a um serviço de IPTV.

Segurança

Na questão de segurança de conteúdo, existem algumas críticas que afirmam que quanto mais a televisão se aproxima do modelo de internet atual, mais inseguro pode se tornar seu conteúdo. Entenda-se por inseguro as violações a direitos autorais.

O outro sistema é o DRM (acrônimo para Digital Rights Management ou Gerenciador de Direitos Digitais) em que um conjunto de diversas tecnologias permitem ou não a o uso de produtos digitais de áudio, vídeo ou imagem.

Números

Estima-se que em poucos anos o sistema IPTV deve se tornar mais utilizado do que a própria internet banda larga. Até 2010, é esperado que mais de 48 milhões de lares no mundo todo deverão ter o serviço, segundo pesquisas do Gartner Group.

Esta mesma pesquisa estima que entre 2006 e 2011, o número de usuários de internet banda larga atinja mais de 600 milhões de clientes no mundo, o que significa que as previsões acerca do IPTV não são nada despretensiosas.

Segundo um estudo mundial, realizado pela empresa Pyramid Research, o crescimento da IPTV “abocanhará” uma fatia de mercado das TVs a cabo. Segundo este estudo, a participação da IPTV na base dede TV irá de 3% em 2008 para 14% 2013, enquanto que no mesmo período a participação das TVs a cabo diminuirá de 76% para 61% neste mesmo período.

No Brasil

Devido a algumas objeções legais que impedem a entrada de vez de operadoras de telefone no serviço de TV por assinatura em nosso país, este serviço por aqui ainda é bastante incipiente. Contudo, algumas empresas de telefonia já estão entrando neste negócio.

A primeira delas foi a Brasil Telecom, com o serviço chamado Videon, que permite ao usuário adquirir filmes, documentários, desenhos animados, shows e programas em sua televisão, além de alguns conteúdos que antes eram exclusivos da internet. Tudo isso em sua televisão, adquirido com a praticidade do controle remoto.

Na internet

Caso você tenha se interessado pelo sistema IPTV, você pode tentar utilizar programas como o Joost (desenvolvido pelos mesmos criadores do Skype) e o Livestation (uma parceria entre a empresa inglesa Skinkers e a Microsoft). Ambos os softwares são apresentados como o futuro da televisão, o que não deixa de ser verdade, afinal, é só questão de tempo para que seja concluída de vez a “fusão” entre TV e internet.

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e que possa ajudar a solucionar algumas dúvidas acerca de uma tecnologia que promete tanto quando o assunto é entretenimento caseiro. Um abraço desde a redação do Baixaki e uma boa semana a todos.

O que é IPTV e como funciona?

Em 2004 a SBC Communication, em parceria com a Microsoft, deu inícios aos testes de um serviço de televisão baseado no protocolo IP, o IPTV.

Na época Bill Gates declarou algumas vezes que o conceito tradicional de transmissão televisiva sairia de moda, a revolução, assim como em tantos outros aspectos, viria pelo conteúdo na internet que se relacionaria diretamente com o público, sem amarras e linearidades de uma programação engessada e em horário específico.

A previsão estava correta. Os serviços de streaming mudaram a forma como o usuário pode interagir com a programação, dando mais liberdade, e o IPTV ao longo dos anos está tornando os serviços tradicionais de TV por cabo ou satélite, com suas assinatura elevadas, item de museu.

IPTV

Mas vamos do início. O que é IPTV? O próprio termo já deixa claro a definição do serviço: transmissão de conteúdo em vídeo digital, incluindo canais de TV, entregue através do uso do protocolo de IP. É importante conceituar dessa maneira porque é comum associar a internet com a transmissão do conteúdo quando o termo IPTV está na conversa, e isso é impreciso.

A internet não precisa ter esse papel na entrega de programação ou qualquer outro conteúdo em vídeo. O modo mais correto de explicar IPTV é o seguinte: este serviço refere-se ao uso do IP como mecanismo de entrega do conteúdo.

Esse repasse pode ser pela internet (modo que é mais conhecido pela grande maioria das pessoas), o que representa uma atuação do serviço por uma rede pública, mas o IPTV também pode ser relacionado com a entrega de conteúdo em vídeo por uma rede privada, também via IP.

Em uma rede IPTV os pacotes de dados são enviados através de um RTP (Protocolo de Transporte em Tempo Real), mecanismo para sincronizar diferentes fluxos de dados encapsulados.

Em conjunto com o RTP, há o RTCP (Protocolo de Controle de Transporte em Tempo Real), que fornece informações, como, por exemplo, status sobre qualidade do serviço. Esses pacotes de dados são enviados através de uma rede Ethernet, tanto em unicast quanto multicast.

Em unicast os pacotes são enviados da fonte para o set-top-box, enquanto em multicast, são replicados para o DSLAM.

A programação também varia. É possível enquadrar como IPTV os serviços que fazem a transmissão em tempo real de um canal de TV como também conteúdos pré-gravados, como filmes, shows etc.

Citando novamente a SBC Communication, uma das primeiras companhias a implementar um serviço comercial de IPTV.

Durante sua primeira fase de implementação, em meados de 2005, a empresa colocou em execução o uso multi-plataforma para o serviço, vendendo o conceito de que o cliente poderia desfrutar do IPTV em computadores, PDAs, TVs, set-top-boxes, ente outros gadgets.

Claro que na época o conceito era até um pouco rudimentar, a grande revolução de dispositivos realmente inteligentes e funcionais ainda iria aparecer, mas o serviço desenhou o que o IPTV é até hoje.

O IPTV continuou como um serviço para ser desfrutado numa gama de gadgets bem variada, mas ao mesmo tempo se transformou num alvo de polêmicas.

O IPTV é legal ou ilegal? Essa pergunta tem sido feita com cada vez mais frequência.

Também pudera, o serviço virou um dos principais representantes para o repasse de conteúdo que, até então, era possível apenas através do serviços tradicionais de TV oferecidos por empresas de telecomunicações.

O IPTV atua em ambos os lados, há serviços oferecidos de forma legal como também os piratas, uma espécie de Gatonet anabolizada. De acordo com a Cisco, nos últimos três anos entraram no Brasil, pela fronteira com o paraguaí, cerca de 6,5 milhões de set-top-boxes – um dos aparelhos que permite acessar listas de canais IPTV.

Evidentemente que o uso de set-top-boxes não representa necessariamente que o usuário irá acessar conteúdo IPTV Pirata, e os set-top-boes também podem ser utilizados apenas com a finalidade de transformar uma TV em smart (ou até melhorar uma que já é Smart), possibilitando que o televisor acesse aplicativos, como a Netflix ou Youtube. Entretanto, muitos desses aparelhos acabam entrando no país de forma ilegal, sem homologação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*