O Que É Instagram E Como Usar?

O Guias do Instagram é uma das maiores novidades lançadas em 2020. O novo recurso da rede social iniciou como uma ideia de curadoria de conteúdos sobre saúde e bem-estar, visando ajudar na conscientização do COVID-19.

Diversos criadores de conteúdo fizeram parcerias com organizações de saúde para difundir informações sobre como lidar com a ansiedade e o luto decorrentes da pandemia.

Contudo, devido ao sucesso do Guias, o Instagram anunciou que liberaria o formato oficialmente para todos os perfis.

Segundo a plataforma, o objetivo é “facilitar a descoberta, a organização e o compartilhamento de produtos, lugares e publicações das suas contas favoritas no Instagram”.

Quer saber o que é o Guias do Instagram e como ele pode ser usado tanto por influenciadores quanto por empresas? Então, vamos explicar:

  • O que é o Guias do Instagram;
  • Como usar o Guias do Instagram;
  • 4 formas de criar conteúdo no Guias do Instagram.

Vamos lá?

O que é o Guias do Instagram?

O Guias do Instagram é uma funcionalidade que permite a reunião de diversos conteúdos de mesmo tema em um só lugar. Acima de tudo, ele serve como uma curadoria de conteúdo que o seu público pode acessar de forma mais organizada e prática, diferente do feed que funciona como uma mistura de conteúdos espalhados.

Tente pensar no Guias como várias pastas categorizadas onde você acha conteúdos relacionados. Ele é como uma lista de leitura onde todas as postagens se conectam e se complementam.

Lá, é possível inserir os seus melhores posts e ainda adicionar informações extra para complementá-los. Ele é similar a um blog, pois permite que as marcas e criadores possam desenvolver um conteúdo mais denso.

No Guias do Instagram, você também pode reunir conteúdos gerados por outros usuários, além dos seus. Nós falaremos mais sobre isso depois.

Como usar o Guias do Instagram?

Agora, vamos ver um passo a passo para você aprender a usar o Guias. Ele é muito fácil e intuitivo, então você dificilmente terá problemas. Siga as etapas abaixo para saber mais!

1. Acesse o Guias

Há duas maneiras de visualizar o Guias do Instagram. A primeira é através do feed de um usuário. Acesse o feed e clique em uma aba similar a uma revista. Você pode vê-la ao lado das abas do IGTV e do Reels. Ao clicar na aba, você encontra todas as pastas do Guias daquele usuário.

O Que É Instagram E Como Usar?O Que É Instagram E Como Usar?

A outra opção é através das Guias de Produto que ficam dentro do Instagram Shopping.

Para acessá-las, clique na aba do Shopping e, abaixo da barra de pesquisa, arraste para o lado para encontrar o botão “Explorar Guias”.

Assim, você verá diversos Guias relacionados a produtos, nesse recurso que é muito parecido com o “Explorar” do Instagram.

O Que É Instagram E Como Usar?O Que É Instagram E Como Usar?

2. Crie e compartilhe um Guia

Para criar o seu primeiro Guia do Instagram, clique na aba do Guias em seu feed e selecione o ícone “+”. O Instagram vai te perguntar se você quer criar um Guia de Local, Produto ou Publicação. Entenda abaixo as diferenças de cada uma das categorias!

Guia de Local

Com esse tipo de guia, você pode recomendar locais para os seus seguidores, como restaurantes, bares, praias, locais turísticos, entre outros. É ótimo para marcas e criadores de conteúdo do nicho de viagens ou gastronomia.

O Que É Instagram E Como Usar?

Guia de Produtos

Com o Guia de Produtos, você pode indicar as suas marcas e produtos favoritos, desde que eles estejam vinculados ao Instagram Shopping. Essa opção é perfeita para criadores de conteúdo e influenciadores que fazem parcerias pagas ou não. Atualmente, as marcas investem muito em marketing de indicação devido ao alto retorno financeiro.

O Que É Instagram E Como Usar?

Guia de Publicações

Esse guia permite que você selecione conteúdos e publicações postados ou salvos por você. Portanto, você pode sim fazer uma curadoria de conteúdos de outros usuários. Como você pode ver abaixo, o perfil @vitaalere criou um Guia de Publicações com uma pequena introdução em texto e um título para cada conteúdo.

O Que É Instagram E Como Usar?

4 formas de criar conteúdo no Guias do Instagram

O Guias do Instagram pode ser usado de diversas maneiras estratégicas. Por se parecer com um blog interno da rede social, suas possibilidades são infinitas. Veja então alguns exemplos de criação de conteúdo para o Guias:

1. Curadoria para plataformas de notícias

Ao contrário do que muitos pensam, jornais e sites de notícias também podem usar o Guias de forma natural, pois é possível reunir várias notícias sobre um mesmo tema em um Guia, o que qualifica a experiência do cliente. Por exemplo, um jornal poderia juntar todas as notícias relevantes sobre COVID-19 em um só Guia.

2. Curadoria para marcas

Para marcas que usam o Instagram Shopping, é possível fazer uma curadoria de seus próprios produtos, como se fosse um catálogo. Além disso, se você usar a Guia de Produtos, ganha mais chances de aparecer no Explorar, gerando mais visibilidade para seu perfil e, consequentemente, mais compradores.

Contudo, não deixe de criar Guias de Publicações, especialmente se você posta conteúdos e dicas relevantes. O ideal é que as marcas não foquem apenas em seus produtos, mas também em produzir conteúdos de valor. Por isso, aproveite o Guias para reunir os seus melhores posts.

Leia também:  Como Ver Quem Viu A Mensagem No Grupo Do Whatsapp?

3. Curadoria para influencers

O legal do Guias do Instagram é que ele se tornou uma ótima oportunidade para influencers e creators. Ao criar os seus Guias, você pode indicar marcas e produtos parceiros, outra forma de monetizar o seu Instagram.

No entanto, também não deixe de publicar Guias com os seus conteúdos mais relevantes. Se você é do nicho fitness, por exemplo, é possível compartilhar todos os seus posts relacionados a receitas próprias, exercícios e rotina fit em um só Guia.

4. Curadoria para ONGs

Por fim, não vamos nos esquecer dos primeiros perfis que tiveram acesso ao Guias: as instituições beneficentes. Isso porque elas podem usar o recurso para compartilhar dicas próprias e de outros perfis relacionados a bem-estar, saúde e causas sociais. Ao fazer essa curadoria, portanto, você apoia profissionais da área e ainda ajuda a conscientizar as pessoas.

Conclusão

Enfim, o Guias do Instagram veio para ficar. Afinal, com tantas informações difundidas nas redes sociais e na Internet, é importante que haja uma certa organização de conteúdos. Além disso, através do Guias, você pode acabar sendo descoberto pela indicação de alguém. Então, não hesite em usar essa funcionalidade incrível!

  • Mas e aí, curtiu a dica? Então, leia também:
  • 8 dicas para atrair novos seguidores no Instagram do jeito certo
  • 6 dicas para escrever a bio do Instagram perfeita
  • Como criar seus próprios GIFs para o Instagram Stories?

Referências:

Tudo sobre o Guias do Instagram 

Supporting well-being with Guides on Instagram

Como criar um canal e usar o IGTV do Instagram

O Instagram lançou o IGTV — um novo aplicativo orientado para vídeos de longa duração, na posição vertical.

Os vídeos (para os usuários comuns) devem ter entre 15 segundos e 10 minutos de duração.

O que o Instagram chamou de “contas maiores e contas verificadas” podem fazer upload de vídeos de até 60 minutos (mas só usando a versão Web da rede social). Sendo assim, agora você terá mais um app do Instagram.

Instagram Stories não vai mais dedurar quem tirar print

Não pense que só porque você tem uma conta na rede social já tem, automaticamente, um canal na “TV do Instagram”.

Seu canal, assim como no YouTube, é o ambiente em que as pessoas podem assistir a vídeos que você publicou no IGTV.

Você vai precisar criar o seu canal usando o aplicativo Android ou iOS (iPhone) ou a versão web.

O Que É Instagram E Como Usar?

Como criar um canal no IGTV no aplicativo do Instagram

Via celular, você pode fazer isso por meio do aplicativo do Instagram ou do aplicativo do IGTV (que já está disponível para download). Atualize o seu Instagram antes de começar.

O Que É Instagram E Como Usar?

  1. Toque no ícone de TV no canto superior direito ou abra o aplicativo do IGTV;
  2. Toque no ícone de engrenagem e vá para as configurações;
  3. Toque em “Criar canal” e siga as instruções na tela.
  4. Seu canal será criado exatamente com o mesmo nome de usuário da conta.

Como criar um canal no IGTV na Web (instagram.com)

O Que É Instagram E Como Usar?

  1. Abra o navegador e acesse Instagram.com;
  2. Acesse seu perfil e toque ou clique em “Canal”;
  3. Selecione “Criar canal” e siga as instruções na tela;
  4. Após criar o canal, o item “Criar canal” muda de nome para “IGTV”.

Privacidade no IGTV

O canal do IGTV segue as mesmas configurações de privacidade da conta do Instagram.

  • Para contas privadas: somente seguidores aprovados podem ver canal e vídeos.
  • Para contas públicas: qualquer pessoa no Instagram pode ver o canal e os vídeos.

O Que É Instagram E Como Usar?

Audiência do canal

Assim como no aplicativo original do Instagram, será possível ver informações de audiência dos vídeos como curtidas, comentários, número de visualizações, porcentagem média assistida do vídeo e um gráfico de retenção de público por mídia.

O Que É Instagram E Como Usar?

  1. Toque na miniatura para abrir o vídeo;
  2. Toque no menu de três pontos na parte inferior do vídeo;
  3. Toque em Visualizar informações.

Somente você poderá ver a porcentagem média assistida pelos visualizadores e o gráfico de linhas de retenção de público. No entanto, curtidas, comentários e o número de visualizações estará visível para as pessoas que assistem ao vídeo, como é no feed.

Informações importantes sobre vídeos

  • Os vídeos devem estar no formato de arquivo MP4.
  • Vídeos devem ser verticais com uma proporção mínima de 4: 5 e máxima de 9:16.
  • O tamanho máximo do arquivo para vídeos de 10 minutos ou menos é de 650 MB.
  • O tamanho máximo do arquivo para vídeos de até 60 minutos é de 5,4 GB.

Como usar hashtag no Instagram? Dicas práticas!

O Que É Instagram E Como Usar?

Por Redator da mLabs

Publicado em 20 de outubro de 2020 | Atualizado em 22 de abril de 2021

  • O uso de hashtags no Instagram definitivamente não é algo novo, mas será que você está usando hashtags da maneira correta?
  • Se bem utilizadas, as hashtags tem um potencial muito grande de aumentar a visibilidade de suas publicações, potencializando ainda mais os resultados.
  • Mas para isso você precisa de planejamento e entendimento sobre como funciona o universo das hashtags.
  • Neste post, você aprenderá mais sobre o que é hashtag, vantagens em utilizá-las e dicas profissionais sobre como usar hashtag no Instagram.
  • Segue a leitura até o final para ser um expert em hashtags!
Leia também:  Como Responder A Pergunta Quem Sou Eu?

O que é hashtag?

  1. Começando pelo conceito básico, afinal, o que é uma hashtag?
  2. Hashtag consiste em uma forma de categorizar conteúdos referentes a um mesmo tópico.
  3. Elas servem como tags que contextualizam seus conteúdos publicados no Instagram para o usuário.

  4. Se você visitar o campo de busca do Instagram pelo celular, por exemplo,verá uma aba de “tags” onde poderá pesquisar por qualquer tópico desejado.
  5. Ao fazer a pesquisa por hashtags todos os conteúdos que usaram a hashtag aparecem em um feed especial para você.

  6. E como usar?
  7. É aí que entra o famoso símbolo da hashtag #!
  8. Sempre que for usar uma hashtag no Instagram você deve utilizar o caracter “#” e escrever uma frase corrida, sem espaços ou acentos.

  9. É importante escrever frases curtas, para que não fique uma hashtag muito longa e difícil de ser utilizada em outros conteúdos do mesmo tópico.

O Que É Instagram E Como Usar?

Veja um exemplo de uso própria mlabs, com as hashtags #softskills e #SMW2020 para aumentar a visibilidade de seu post em categorias relevantes para o tópico abordado no post:

Por que usar hashtags no Instagram?

  • As hashtags no Instagram fazem com que outras pessoas que não te seguem encontrem seus posts.
  • Além de atrair seguidores, ajudam a ampliar a visibilidade do conteúdo e atraem pessoas que estão interessadas no seu tema, ou seja, seu público-alvo.
  • Os usuários têm a opção de seguir hashtags, o que pode aumentar significativamente o engajamento com posts que usam as hashtags certas, conseguindo quase que “seguidores indiretos” para certos tipos de conteúdo.
  • Hashtags também podem ser usadas na construção de campanhas ou estarem associadas à um determinado assunto, como a cobertura do #Oscar, por exemplo.
  • O uso da # em um post faz com que o buscador da rede social entenda que aquele conteúdo se refere à determinado assunto, acontecimento, campanha ou debate e permite que o post marcado seja entregue para todos os que buscarem pela hashtag.
  • Além disso, temos o explorar do Instagram, um local presente na busca da rede muito utilizado para quem deseja explorar conteúdos novos e que tenham afinidade com seu perfil.
  • No explorar são exibidas sugestões de conteúdos baseados em hashtags que tenham relação com o perfil do usuário, sendo uma ótima oportunidade para conseguir ainda mais visibilidade com suas publicações.

O Que É Instagram E Como Usar?

Dicas de como usar hashtag no Instagram

  1. Saber como usar hashtags no Instagram é muito importante para a sua estratégia.

  2. Apesar de existirem uma série de tratados sobre o assunto na Internet, muitos profissionais ainda cometem erros básicos como escolher hashtags erradas, aleatórias, exagerar quantidade, entre outros.

  3. Para que você não erre a mão na hora de aplicar hashtags em seus posts, se liga nas dicas!

1 – Não polua sua legenda com #’s

  • O que queremos dizer com “não poluir a legenda”? Há dois pontos principais:
  • #Não #Separe #Frases!
  • Se o seu tema é feito de uma frase, não use uma # para separar as palavras.
  • Se você dizer isso, além de deixar o visual poluído e dificultar a leitura, o termo perde o sentido e inviabiliza que seu público te encontre.
  • Um exemplo: #redessociais é uma coisa; #redes pode ser vinculada a algum assunto da área de TI, por exemplo, e #sociais pode ter relação apenas com Ciências Sociais.

Para resolver o problema da leitura, você pode usar letras maiúsculas e minúsculas. #BemAssimÓ.

2 – Tenha coerência

  1. Uma das principais dicas sobre como usar hashtag no Instagram é buscar pelos temas que tenham relação com a marca e o post que está sendo veiculado.

  2. Não adianta você inserir uma das hashtags mais usadas no Instagram se o tema delas não encaixa com seu conteúdo.

  3. Pense bem: se o seu post é sobre Programação Front End e você usa #Love, qual a chance de um programador buscar por #Love para encontrar um conteúdo sobre códigos e tendências da área?
  4. Percebeu como não faz sentido?
  5. Dessa forma, ao invés de promover seu trabalho de forma eficiente e positiva, você atrai o público errado.

É claro que você pode também buscar pelas hashtags populares (que têm, aproximadamente, entre 500 mil e um milhão de publicações). Mas, elas precisam, ainda assim, ter relação com o assunto tratado naquele post.

Porém, lembre-se de não exagerar nas hashtags! O conteúdo fica visualmente feio e ainda pode atrair o público errado.

O Que É Instagram E Como Usar?

3 – Use o buscador do Instagram

Antes de começar a lotar seu post com as # que você acha que são ideais para o tema do conteúdo, faça uma busca simples no Instagram, na lupa do aplicativo ou no site.

Coloque-se no lugar do seu público e busque pelo tema normalmente. Irá aparecer diversas hashtags relacionadas com a palavra que pesquisou.

Veja se os termos batem com as # que você havia pensado e se os resultados são bons. Se sim, boa! Se não, basta se adequar.

Leia também:  Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

4 – Use ferramentas para ideias de hashtags

Há algumas ferramentas que podem ajudar na hora que você ficar sem ideia do que colocar como # no post.

O Hashtag Generator é uma delas. Ao procurar uma palavra-chave específica, ele te dá várias outras opções de hashtags similares e relacionadas com o termo.

  • Além disso, Leetags é um aplicativo muito útil para a geração de hashtags otimizadas em seu Instagram.
  • Também temos Display Purposes, uma ferramenta ótima para encontrar ideias de hashtags e obter insights sobre seu perfil na rede.
  • Junte esses recursos com a própria busca do Instagram e melhore ainda mais sua estratégia!

5 – Crie sua própria hashtag

Você se lembra de que uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo? Pois bem!

Trate de criar a hashtag da sua marca ou editoria, e comece a espalhar por todas as suas redes sociais.

Assim, você incentiva seu público a procurar por você de forma mais direta.

Além disso, você pode lançar uma campanha com uma # para viralizar. Ou pedir para seus seguidores tirarem uma foto e postarem com a hashtag.

Um exemplo disso foi a hashtag: #boravender divulgada em um evento sediado pela Vtex para aumentar o engajamento e visibilidade do evento da marca.

6 – Cuidado com as hashtags genéricas

Um dos erros na hora de usar hashtag no Instagram é escolher termos muito genéricos para # do post.

O que é e como usar o Instagram Shopping?

Quer vender mais pelo Instagram? Você precisa conhecer Instagram Shopping,uma loja integrada à plataforma que possui a opção de realizar compras dentro da própria rede social.

Totalmente gratuita, a ferramenta permite que as marcas usem a criatividade para montar suas vitrines. É possível utilizar recursos visuais para exibir produtos de forma atrativa e explorar as demais funcionalidades para facilitar a compra. Um dos grandes destaques do Instagram Shopping é que os lojistas também podem configurar um botão de compra para facilitar a transação.

Se você já utiliza o Instagram Business para a estratégia de marketing da sua empresa e quer explorar o Instagram Shopping, esse artigo é para você.

Afinal, por que criar um Instagram Shopping? Como criar uma vitrine que encanta e converte? Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo e saiba o que é e como usar o Instagram Shopping para bombar suas vendas e aumentar a visibilidade da sua marca.

O que é Instagram Shopping?

Também chamado de InstaShop, o Instagram Shopping é um recurso feito para os usuários do perfil comercial do Instagram. A ferramenta permite aos varejistas criarem uma espécie de loja virtual dentro da rede social.

O Que É Instagram E Como Usar?

Em resumo: o Instagram Shopping é uma poderosa ferramenta para potencializar suas vendas e tornar o processo de compra mais dinâmico, já que seu próximo cliente pode estar literalmente a um clique de distância.

Como funciona o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping funciona como uma loja virtual com múltiplas funções. É uma plataforma que permite a visualização dos produtos em diversos formatos e ângulos. Caso o usuário queira visitar a loja sem entrar diretamente no feed, basta acessar o ícone que fica na aba superior do app em formato de “bolsinha”.

O Que É Instagram E Como Usar?

  • Ampliar as fotos dos produtos;
  • Consultar valores na própria foto;
  • Ver a descrição do produto;
  • Visitar o site e ir direto para o carrinho de compras sem precisar clicar no link da bio.

Com isso, o principal objetivo do Instagram Shopping é proporcionar uma boa experiência de navegação para os clientes e encurtar o caminho da compra. 

Pare e pense enquanto consumidor: você gosta de clicar em mil links, ter que perguntar valores dos produtos e correr o risco da tela do computador ou celular travar com várias janelas abertas?  

Se você balançou a cabeça negativamente, saiba que essa pode ser a visão do seu cliente. E entre os especialistas em marketing digital há um consenso: oferecer uma boa experiência ao usuário é fundamental para que ele tome a decisão de avançar (ou desistir) de uma compra em sua jornada de navegação.

Nos próximos tópicos deste artigo, vamos mostrar na prática o leque de possibilidades que essa poderosa ferramenta oferece e que você pode usar para tornar sua vitrine virtual mais eficiente. 

Continue lendo para desvendarmos juntos como funciona o Instagram Shopping!

1. Mostre os produtos do Instagram Shopping no feed

Além de configurar sua loja no Instagram, você pode postar as fotos dos seus produtos no feed do Instagram, com marcação de preço e nome do produto. Você tem total liberdade para escolher até mesmo o local das tags.

Ao clicar na marcação, o usuário já é direcionado ao carrinho de compra. Tudo muito simples e prático. Dá uma olhada no exemplo abaixo:

O Que É Instagram E Como Usar?

O legal dessa função é que, além da marcação de valores e descrição do produto, o cliente também pode clicar em “ver produtos” e explorar todas as opções cadastradas no Instagram Shopping da sua marca. Veja a foto abaixo:

O Que É Instagram E Como Usar?Importante:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*