Marcar Partição Como Ativa O Que É?

Você tem várias partições no seu computador com diferentes sistemas operacionais instalados? Nesse caso, você pode alterar a partição ativa no Windows para que, quando o computador for inicializado, ele carregue o sistema operacional apropriado. Isso é chamado de sistema de inicialização dupla ou múltipla.

Alterar a partição ativa é uma tarefa relativamente avançada, portanto, se você estiver planejando fazer isso, provavelmente não precisará da explicação acima! Apenas altere a partição ativa se houver um sistema operacional residente nessa partição, caso contrário você terá um computador que não está funcionando.

Além disso, há algumas coisas a observar sobre marcar uma partição como ativa:

  1. Uma unidade lógica ou partição estendida não pode ser marcada como ativa, somente as partições primárias podem ser alteradas para ativas.
  2. Você só pode ter uma partição ativa por disco rígido físico. Tentar fazer o contrário causará todos os tipos de problemas.
  3. Se você tiver vários discos rígidos físicos em seu computador, poderá marcar uma partição como ativa em cada disco, mas somente a partição ativa no primeiro disco rígido detectado por seu BIOS inicializará o computador. Você pode ir para o BIOS e alterar a ordem para detectar discos rígidos.

Além das notas acima, existem outras coisas que precisam ser colocadas para que o sistema seja inicializado. Apenas definir uma partição como ativa não garante que o sistema seja inicializado corretamente.

  1. A partição ativa deve ter um setor de inicialização criado pelo sistema operacional
  2. A partição ativa deve conter o carregador de inicialização e os arquivos de inicialização do sistema operacional e deve saber a localização do sistema operacional no disco rígido físico.
  3. O sistema operacional real deve estar localizado no local correto no disco rígido

Quando o computador é inicializado, ele procurará primeiro por uma partição ativa nas partições primárias. O setor de inicialização, localizado no início da partição ativa, executará o gerenciador de inicialização, que conhece a localização dos arquivos de inicialização do sistema operacional. Neste ponto, o sistema operacional será inicializado e executado.

Definir partição ativa via gerenciamento de disco

Abra o Gerenciamento do Computador indo ao Painel de Controle, clicando em Sistema e Manutenção e, em seguida, clicando em Ferramentas Administrativas .

Marcar Partição Como Ativa O Que É?

Você também pode clicar em Exibição Clássica e escolher Ferramentas Administrativas . Agora clique em Gerenciamento de Disco em Armazenamento .

Marcar Partição Como Ativa O Que É?

Outra opção é acessar sua área de trabalho, clicar com o botão direito do mouse em Computador ou Este computador e escolher Gerenciar .

Você verá o Gerenciamento de Disco no menu à esquerda, como mostrado acima.

Clique com o botão direito do mouse na partição principal que deseja marcar como ativa e escolha Marcar Partição como Ativo .

Marcar Partição Como Ativa O Que É?

Definir partição ativa via linha de comando

Se você estragou alguma coisa no Windows e marcou a partição errada como ativa, você não poderá mais inicializar o computador. No caso em que você não pode marcar uma partição como ativa usando o Windows, você terá que nos a linha de comando.

Dependendo da sua versão do Windows, chegar à linha de comando pode ser um pouco complicado. Leia minha postagem sobre como reiniciar o Windows no modo de segurança para obter as opções de reparo do sistema para Windows XP, Vista, 7, 8 e 10.

Se você estiver executando o Windows 8, leia meu post ao inicializar as opções de recuperação do sistema.

Uma vez lá, você tem que ir para Solucionar problemas, em seguida, Opções avançadas e, em seguida, clique em Prompt de comando .

Marcar Partição Como Ativa O Que É?

Primeiro, entre no prompt de comando usando um disco de inicialização e digite diskpart no prompt.

Marcar Partição Como Ativa O Que É?

No prompt do DiskPart, digite o disco de lista. Você verá a lista de discos atualmente conectada ao seu computador. Agora digite select disk n, onde n é o número do disco. No meu exemplo, eu digitaria select disk 0 .

Marcar Partição Como Ativa O Que É?

Agora que selecionamos o disco correto, digite a partição de lista para obter uma lista de todas as partições desse disco. Para selecionar a partição que queremos definir como ativa, digite select partition n, onde n é o número da partição.

Marcar Partição Como Ativa O Que É?

Agora que selecionamos o disco e a partição, podemos marcá-lo como ativo apenas digitando a palavra ativa e pressionando Enter. É isso aí! Agora a partição está definida.

A maioria das pessoas está familiarizada com o uso do FDISK para marcar uma partição como ativa, mas agora é um comando mais antigo e desatualizado. Você deve usar o DISKPART para gerenciar discos e partições em um computador Windows moderno.

Definir partição ativa via MSCONFIG

Além dos dois métodos acima, você pode usar o MSCONFIG para definir a partição ativa. Observe que esse método funciona somente para partições primárias no mesmo disco rígido, pois o MSCONFIG não detecta partições em outros discos rígidos. Além disso, a outra partição só pode ter o Windows instalado para configurá-lo como ativo.

Se você não estiver familiarizado com a ferramenta MSCONFIG, leia meu guia anterior sobre o uso do MSCONFIG. Abra o MSCONFIG e clique na aba Boot .

Marcar Partição Como Ativa O Que É?

Você verá os sistemas operacionais listados e o ativo terá o sistema operacional atual; SO padrão após o nome do sistema operacional. Clique no outro sistema operacional e, em seguida, clique em Definir como padrão .

Existem outros métodos para definir uma partição ativa, como usar um live CD do Linux, mas eles são muito mais complicados e normalmente não são necessários.

Mesmo que as opções internas de recuperação do sistema não permitam que você acesse o prompt de comando, você sempre poderá usar um computador secundário para criar uma unidade de recuperação do sistema USB inicializável.

Se você tiver algum problema, sinta-se à vontade para postar um comentário. Apreciar!

Marcar Partição Como Ativa O Que É?

Como encontrar a versão do BIOS no computador

Precisa encontrar ou verificar a versão atual do BIOS no seu laptop ou computador de mesa? O BIOS ou firmware UEFI é o software que vem instalado na placa-mãe do seu PC por padrão e que detecta e controla o hardware integrado, incluindo discos rígidos, placas de vídeo, portas USB, memória, etc.Se voc

(How-to)

Marcar Partição Como Ativa O Que É?

Como remover o ícone do Windows Defender da sua área de notificação

O Windows 10 sempre incluiu o antivírus do Windows Defender, mas muitos usuários do Windows nem perceberam que ele estava lá.

Para torná-lo mais óbvio, a Atualização de Aniversário do Windows 10 adiciona um ícone do Windows Defender à área de notificação na barra de tarefas.

O ícone do Windows Defender em forma de escudo aparece mesmo se você tiver instalado e estiver usando outro programa antivírus.

(how-to)

Como definir ou marcar uma partição como ativa no Windows

Você tem várias partições no seu computador com diferentes sistemas operacionais instalados? Nesse caso, você pode alterar a partição ativa no Windows para que, quando o computador for inicializado, ele carregue o sistema operacional apropriado. Isso é chamado de sistema de inicialização dupla ou inicialização múltipla.

Leia também:  Como Criar Um Blog Que De Dinheiro?

Alterar a partição ativa é uma tarefa relativamente avançada, portanto, se você estiver planejando fazer isso, provavelmente não precisou da explicação acima! Apenas altere a partição ativa se houver um sistema operacional residente nessa partição, caso contrário, você terá um computador que não funciona.

Além disso, há algumas coisas a serem observadas sobre marcar uma partição como ativa:

  • Uma unidade lógica ou partição estendida não pode ser marcada como ativa, somente as partições primárias podem ser alteradas para ativas.
  • Você só pode ter uma partição ativa por disco rígido físico. Tentar fazer o contrário causará todos os tipos de problemas.
  • Se você tiver vários discos rígidos físicos em seu computador, poderá marcar uma partição como ativa em cada disco, mas apenas a partição ativa no primeiro disco rígido. detectado pelo seu BIOS irá iniciar o computador. Você pode ir para o BIOS e alterar a ordem para detectar discos rígidos.
  • Além das notas acima, existem coisas adicionais que precisam ser colocadas para que o sistema seja inicializado. Apenas definir uma partição como ativa não garante que o sistema seja inicializado adequadamente.

  • A partição ativa deve ter um setor de inicialização criado pelo sistema operacional
  • A partição deve conter o carregador de inicialização e os arquivos de inicialização do sistema operacional e saber a localização do sistema operacional no disco rígido físico
  • O sistema operacional real deve estar localizado no local correto do disco rígido
  • Quando o computador for inicializado, ele procurará uma partição ativa primeiro nas partições primárias. O setor de inicialização, localizado no início da partição ativa, executará o gerenciador de inicialização, que conhece a localização dos arquivos de inicialização do sistema operacional. Neste ponto, o sistema operacional será inicializado e executado.

    Defina Partição ativa via Gerenciamento de disco

    Abra o Gerenciamento do computador indo para o Painel de Controle, clicando em Sistema e Manutençãoe, em seguida, clicando em Ferramentas Administrativas.

    Marcar Partição Como Ativa O Que É?

    Você também pode clicar em Visualização clássicae escolher Ferramentas administrativas. Agora clique em Gerenciamento de discoem Armazenamento.

    Marcar Partição Como Ativa O Que É?

    Outra opção é ir para na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse em Computadorou Este PCe escolha Gerenciar. Você verá o Gerenciamento de disco no menu à esquerda, como mostrado acima. Clique com o botão direito do mouse na partição principal que deseja marcar como ativa e escolha Marcar partição como ativa.

    Marcar Partição Como Ativa O Que É?

    Definir partição ativa via linha de comando

    Se você estragou alguma coisa no Windows e marcou a partição errada como ativa, você não poderá mais inicializar o seu computador. No caso em que você não pode marcar uma partição como ativa usando o Windows, você terá que usar a linha de comando.

    Dependendo da sua versão do Windows, chegar à linha de comando pode ser um pouco complicado. Leia minha postagem em reiniciando o Windows no modo de segurança para obter as opções de reparo do sistema para Windows XP, Vista, 7, 8 e 10.

    Se você estiver executando o Windows 8, leia meu post em inicializando as opções de recuperação do sistema.

    Uma vez lá, você precisa ir para Solucionar problemas, depois Opções avançadase, em seguida, clicar em Prompt de comando.

    • Marcar Partição Como Ativa O Que É?
    • Primeiro, entre no prompt de comando usando um disco de inicialização e digite diskpartno prompt.
    • Marcar Partição Como Ativa O Que É?

    No prompt do DiskPart, digite list disk.Você verá a lista de discos atualmente anexada ao seu computador. Agora digite select disk n, onde n é o número do disco. No meu exemplo, eu digitaria select disk 0.

    Marcar Partição Como Ativa O Que É?

    Agora que selecionamos o disco correto, digite em list partitionpara obter uma lista de todas as partições nesse disco. Para selecionar a partição que queremos definir como ativa, digite select partition n, onde n é o número da partição.

    Marcar Partição Como Ativa O Que É?

    Agora que selecionamos o disco e a partição, podemos marcá-lo como ativo apenas digitando a palavra activee pressionando Enter. É isso aí! Agora a partição está definida.

    A maioria das pessoas está familiarizada com o uso do FDISK para marcar uma partição como ativa, mas agora é um comando mais antigo e desatualizado. Você deve usar o DISKPART para gerenciar discos e partições em um computador Windows moderno.

    Definir partição ativa via MSCONFIG

    Além dos dois métodos acima, você pode usar o MSCONFIG para definir o ativo partição. Observe que esse método funciona apenas para partições primárias no mesmo disco rígido, pois o MSCONFIG não detecta partições em outros discos rígidos. Além disso, a outra partição só pode ter o Windows instalado para ativá-la.

    Se você não estiver familiarizado com a ferramenta MSCONFIG, leia meu guia sobre como usar o MSCONFIG anterior. Abra o MSCONFIG e clique na aba Boot.

    Marcar Partição Como Ativa O Que É?

    Você verá os sistemas operacionais listados e o ativo terá sistema operacional atual; SOpadrão após o nome do sistema operacional. Clique no outro sistema operacional e depois clique em Definir como padrão.

    Existem outros métodos para definir uma partição ativa como usar um live CD do Linux, mas estes são muito mais complicados e normalmente não é necessário.

    Mesmo que as opções internas de recuperação do sistema não permitam que você acesse o prompt de comando, você sempre poderá usar um computador secundário para criar uma unidade de recuperação do sistema USB inicializável.

    Se você tiver algum problema, sinta-se à vontade para postar um comentário. Aproveite!

    Como Reconhecer Uma Partição ou HD Externo Que Não Está Visível!

    Ativo Partição de recuperação no Mac

    • Partição ativa é a única partição em um disco que contém os arquivos de inicialização para iniciar o sistema operacional em seu computador Mac. Quando o sistema é iniciado, Master Boot Record confirma que unidade onde os arquivos de inicialização residem e usa esses arquivos para iniciar o sistema operacional. A fim de ignorar qualquer tipo de confusão durante o processo de inicialização, deve haver uma partição ativa. No entanto, se você acidentalmente marcado qualquer outra unidade além da unidade onde o sistema operacional Mac está instalado, o computador será não conseguiu arrancar.Como resultado, você vai perder todos os dados do seu computador. No entanto, não precisa se preocupar, meu software de recuperação de partição é uma ferramenta bem conhecida para a recuperação de partição ativa no Mac computador. Esta aplicação tem a capacidade de recuperar todas as informações, incluindo documentos, arquivos de mídia, aplicativos, etc Se você perder arquivos e pastas da partição ativa por qualquer outro motivo, e seu PC Mac não está inicializando, o meu programa de recuperação de partição será solução adequada restaurá-los.
      A maioria dos usuários Mac encontrar uma enorme perda de arquivos de todo o disco do sistema se a partição ativa é ficar inacessível. Poucas circunstâncias comuns de perda de dados de partição ativa, juntamente com outra partição são descritos abaixo:
      Falha de inicialização: É uma razão muito comum de perda de dados ocorreu com a maioria dos usuários de computador. Se você acidentalmente selecionar qualquer partição estendida e marcá-lo como “ativo”, o sistema não irá arrancar na próxima vez. Marcar uma partição como meio “ativo”, diz a MBR o sistema operacional para iniciar a partir dessa partição onde os arquivos de inicialização residem. Se você criar uma nova partição e marcá-lo como “ativo”, OS não consegue encontrar nenhum bota arquivos seu e não vai arrancar. Nesse caso, use esta ferramenta importante para a recuperação de partição ativa no Mac através deste link:.
      Supressão de Partição: Muitos de nós usar o Utilitário de Gerenciamento de disco para criar uma nova partição e também para excluir ou redimensionar partições existentes no disco. Durante a exclusão de qualquer volume desnecessário, se você inadvertidamente selecionar a partição ativa em seu computador Mac, você perderá os dados de toda a partição e isso resulta a perda de informações a partir de outro volume também. Em seguida, empregar este programa eficaz de realizar recuperação partição ativa eliminado no Mac, bem como a recuperação de dados a partir de outro volume também.
      Volume Corrupção: Você também poderá perder todas as informações da partição ativa se ele for corrompido por qualquer motivo. Se MBR no disco está danificado devido a uma falha abrupta de energia, imprópria re-instalação do sistema operacional ou qualquer outra razão, não precisa se preocupar, basta empregar este meu software de recuperação de partição uma vez para restaurar todos os dados facilmente.
      Qualquer que seja a situação de perda de dados de partição ativa, você pode adotar esse aplicativo incrível para realizar a recuperação partição ativa em etapas fáceis. Você pode utilizar este utilitário eficaz para recuperar informações intactas de HFS, HFSX, HFS formatado partição Mac computador. Esta aplicação permitirá que você selecione outros volumes também se você quiser resgatar alguma informação de lá.Ele é projetado com algumas características mais recentes para recuperar imagens, vídeos, músicas, documentos, programas ou qualquer outro tipo de ficheiros a partir de diferentes versões do Mac OS X como o Mountain Lion, Snow Leopard, Lion, etc Não só isso, se você e para se recuperar partição de disco no Windows, use este link.

      Requisitos: Mac OS X 10.5.x ou superior (incluindo Leopard, Snow Leopard e Lion)

      Passos simples de recuperação de partição ativa no Mac:

      Passo 1: Em primeiro lugar, instalar o software em seu computador Mac e lançá-lo para recuperar partição ativa em seu sistema. Na tela principal, você tem que selecionar”Recover Volumes/Drives” opção inicialmente. Marcar Partição Como Ativa O Que É? Fig 1: Tela principal Passo 2: Na próxima tela, selecione a partição ativa a partir da lista, o que você perdeu em qualquer razão de seu computador Mac e clique em “Next“. Marcar Partição Como Ativa O Que É? Fig 2: Selecione Volume Passo 3: A operação de digitalização será realizada na unidade selecionada e após a conclusão deste processo, todos os arquivos recuperados serão mostrados em “File Type View” ou “Data View” como na figura 3. Marcar Partição Como Ativa O Que É? Fig 3: Arquivos recuperados

      Requisitos: Mac OS X 10.5.x ou superior (incluindo Leopard, Snow Leopard e Lion)
    Leia também:  Como Analisar Que O Vinho E Bom Para Beber?

    Como Marcar uma Partição como Ativa no Windows

    Marcar Partição Como Ativa O Que É?

    Bem, uma partição ativa é uma partição de inicialização do computador, onde os arquivos de inicialização do sistema operacional são instalados. Normalmente, a partição C: nos sistemas Windows é definida como partição ativa por padrão. Quando o sistema é inicializado, o sistema operacional na partição ativa executará a imagem da unidade para atribuir letras de unidade a partições primárias e partições lógicas. Todas as partições primárias serão criadas primeiro, enquanto as unidades lógicas são atribuídas de acordo com as letras subsequentes.

    Se você tiver várias partições com vários sistemas operacionais, poderá definir as partições ativas apropriadas. Você pode alterar a partição ativa do Windows para que, quando o computador for inicializado, ele carregue o sistema operacional apropriado.

    Aqui estão alguns métodos que ajudarão você a configurar a partição ativa no Windows. Dar uma olhada.

    Método #1: Definir partição ativa com linha de comando Diskpart

    Este método é usado frequentemente quando você tem vários sistemas em um disco, você pode definir a partição ativa no Windows 2008, no Windows 2003 e no Windows 10 mais recente, definindo que uma partição ativa é para tornar essa partição inicializável, enquanto isso você define outra partição não ativa.

    Para definir a partição, use estas etapas:

    • pressione WIN + R para abrir a caixa RUN, digite diskpart
    • no tipo de janela aberta list disk
    • diskpart listará todos os discos que você instalou; tipo select disk ###
    • tipo list partition
    • tipo select partition ###
    • tipo active

    Agora quando você reiniciar, você pode mudar para outro sistema Windows.

    Método #2: Definir partição ativa com a ajuda do Gerenciamento de disco

    Esta é a outra maneira de tornar a partição inicializável. Windows Server 2008, Windows 10 e outros sistemas Windows podem compartilhar as etapas a seguir para definir a partição ativa:

    • Pressione a tecla de atalho WIN + R para abrir a caixa RUN, digite msc, ou você pode simplesmente clicar com o botão direito do mouse em Iniciar e selecionar “Gerenciamento de Disco” no Windows 10 e no Windows Server 2008
    • Clique com o botão direito do mouse na partição que você deseja definir como ativa, escolha “Marcar partição como ativa

    Método #3: Definir partição ativa através do MSCONFIG

    Além dos dois métodos mencionados acima, há mais um método que você pode empregar para definir a partição ativa no Windows. Você pode usar o MSCONFIG.

    Observe que esse método funciona apenas para partições primárias no mesmo disco rígido, pois o MSCONFIG não detecta partições em outros discos rígidos.

    Além disso, a outra partição só pode ter o Windows instalado para configurá-lo como ativo.

    No entanto, existem outros métodos para definir uma partição ativa, como usar um live CD do Linux, mas estes são muito mais complicados. Além disso, mudar a partição ativa não é uma tarefa fácil! Então, se você está pensando em fazer isso, considere abaixo dicas:

    • Uma partição estendida ou lógica não pode ser marcada como ativa; somente partições primárias podem ser alteradas para ativas
    • Para um disco rígido físico, apenas uma partição ativa pode ser definida. Tentar fazer o contrário causará todos os tipos de problemas
    • Se você tiver vários discos rígidos físicos em seu computador, poderá marcar uma partição como ativa em cada disco
    • A partição ativa deve conter um setor de inicialização que foi criado pelo sistema operacional e também um carregador de inicialização e arquivos de inicialização para o sistema operacional.

    Há até chances de você acabar perdendo a partição e seus dados enquanto configura a partição ativa se algo der errado.

    Então, para os casos, há um ferramenta de recuperação de partição projetado por Remo Software.

    Esta ferramenta de recuperação de partição Remo é capaz de recuperar todos os dados de partições de disco rígido perdidas, danificadas, formatadas, bem como excluídas em alguns passos simples.

    Como Marcar uma Partição como Ativa no Windows was last modified: Dezembro 6th, 2019 by Remo Software

    Leia também:  Como É Que Se Formou A Lua?

    Diferença entre partição primária e ativa – Around-The-Home – 2021

    Uma partição em um disco rígido do computador é uma seção capaz de armazenar o sistema operacional (SO) da máquina, os arquivos do usuário ou ambos. Você pode ter até quatro partições primárias, também conhecidas como “volumes”, em um disco rígido. Alterá-los é arriscado e pode tornar os arquivos inacessíveis ou inutilizar seu computador.

    Marcar Partição Como Ativa O Que É? Você pode ter até quatro partições primárias em um disco rígido do computador.

    Formatação

    Você deve atribuir uma letra de unidade a cada partição em um sistema de computador do Windows, como “C.

    ” Depois de particionar um disco, você deve formatar cada partição com um sistema de arquivos apropriado para OS antes de poder fazer qualquer coisa com ele.

    Por exemplo, se você estiver instalando o Windows 7, o novo sistema de arquivos de tecnologia (NTFS) será sua melhor escolha. Para sistemas operacionais mais antigos, como o Windows 95, selecione a tabela de alocação de arquivos (FAT).

    Primário

    Durante a instalação do sistema operacional, o Windows cria uma partição primária que abrange todo o disco. No entanto, você pode criar até quatro partições primárias.

    Se você quer mais de um sistema operacional em seu computador – conhecido como sistema multi-boot – você deve criar uma partição primária para cada sistema operacional. Você também pode usar partições adicionais para organizar, separar e armazenar arquivos de dados.

    Fazer isso com frequência melhora o desempenho do sistema e pode ser útil se o sistema operacional for corrompido, não inicializável ou infectado por vírus.

    Ativo

    Qualquer partição primária da qual você carregue seu sistema operacional no momento da inicialização torna-se a partição ativa. Você pode designar apenas uma partição ativa por vez.

    Se você tem um sistema multi-boot, você já sabe este fato indiretamente, como mudar de um sistema operacional para outro requer que você reinicie o computador.

    Quando você faz sua seleção de SO no momento da inicialização, marca a partição desse sistema operacional como ativa.

    Considerações

    Se você estiver executando apenas um sistema operacional, sua partição “C” ou a unidade “C” deverão permanecer permanentemente ativas.

    Se você acidentalmente marcar uma partição como ativa que não contenha, seu sistema não inicializará. Portanto, a partição “C” em um sistema de inicialização única é primária e ativa.

    Em um sistema com várias inicializações, a partição ativa é alterada quando você carrega outro sistema operacional.

    O computador não é iniciar depois que você altera a partição ativa – Windows Server

    • 09/27/2020
    • 3 minutos para o fim da leitura
      • D
      • o

    Este artigo fornece uma solução para um problema em que o computador não inicia depois que você marca sua partição principal como ativa.

    Versão original do produto:   Windows Server 2012 R2
    Número original do KB:   315261

    Sintomas

    Depois de usar a ferramenta de snap-in gerenciamento de disco do Windows para marcar sua partição principal como ativa, o computador pode não iniciar e você pode receber a seguinte mensagem de erro:

    A NTLDR está ausente.

    Pressione Ctrl+Alt+Del para reiniciar.

    Motivo

    Esse comportamento ocorrerá se a partição marcada como ativa não tiver os arquivos de inicialização do Windows ou os arquivos de inicialização de outro sistema operacional.

    Em computadores baseados em Intel, a partição do sistema deve ser uma partição primária que tenha sido marcada como ativa para fins de inicialização. Essa partição deve estar localizada no disco ao que o computador obtém acesso na inicialização. Só pode haver uma partição do sistema ativa por vez.

    Se você quiser usar outro sistema operacional, deverá primeiro marcar sua partição do sistema como ativa antes de reiniciar o computador.

    Resolução

    Importante

    Antes de executar as etapas listadas abaixo, certifique-se de ter um bom backup de seus arquivos de dados críticos.

    Para resolver esse comportamento, use um dos seguintes procedimentos:

    • Tente alterar a partição ativa inicializando em um disquete e, em seguida, usando utilitários de disco para alterar manualmente a partição ativa:
      1. Inicialize em um prompt de comando usando um disquete de inicialização do Microsoft Windows 95, Microsoft Windows 98 ou Microsoft Windows Boot Edition (Eu).
      2. No prompt de comando, digite fdisk e pressione ENTER.
      3. Quando você for solicitado a habilitar o suporte a disco grande, clique em Sim.
      4. Clique em Definir partição ativa, pressione o número da partição que você deseja tornar ativa e pressione ENTER.
      5. Pressione ESC.
      6. Remova o disquete de inicialização e reinicie o computador.
    • Inicialização do computador usando um disco de inicialização do Windows XP. Para obter mais informações, consulte Criar um disco de reparo do sistema.
    • Se a partição que foi marcada incorretamente como ativa estiver formatada no sistema de arquivos FAT, no sistema de arquivos FAT32 ou no sistema de arquivos NTFS, você poderá usar o Console de Recuperação do Windows para corrigir o comportamento.

    Para obter mais informações, consulte Quais são as opções de recuperação do sistema no Windows?.

    Observação

    A partição do sistema se refere ao volume de disco que contém os arquivos necessários para iniciar o Windows (por exemplo, Ntldr, Boot.ini e Ntdetect.com).

    Em computadores baseados em Intel x86, a partição do sistema deve ser uma partição primária marcada como ativa.

    Em computadores Intel x86, essa é sempre a unidade 0, a unidade que o BIOS do sistema pesquisa quando o sistema operacional é iniciado.

    Usando o Console de Recuperação, copie o arquivo Ntldr do CD-ROM do Windows XP para o diretório raiz da partição ativa atual. Siga estas etapas:

    1. Inicie o computador usando os disquetes da Instalação do Windows XP ou usando o CD-ROM do Windows XP.

    2. Na tela Bem-vindo à Instalação, pressione F10 ou pressione R para reparar.

    3. Pressione C para iniciar o Console de Recuperação.

    4. Copie o arquivo Ntldr do CD-ROM do Windows XP para a raiz da partição do sistema usando os seguintes comandos, pressionando ENTER após cada comando:

    5. Digite cd .. para ir até a raiz da unidade C.

      Há um espaço entre o d e os dois pontos (..).

    6. Digite a letra da unidade de CD-ROM.

    7. Digite cd i386.

    8. Digite Copy ntldr c:.

    9. Digite Copy ntdetect.com c:.

    10. Digite Bootcfg /add.

    11. Digite Exit.

    Se a partição não foi formatada usando o Windows, talvez também seja necessário executar o comando fixboot do Console de Recuperação para tornar a partição ativa inicializável.

    Depois de poder inicializar no Windows, é recomendável que você use a ferramenta de snap-in Gerenciamento de Disco do Windows para redefinir a partição original do sistema como a partição ativa e reinicie o computador.

    Seja o primeiro a comentar

    Faça um comentário

    Seu e-mail não será publicado.


    *