Intranet O Que É E Como Funciona?

Internet, intranet, extranet, rede local… São conceitos fundamentais muito comuns em informática para concursos. Você sabe as diferenças? Definições, como cai em questões de prova? Vamos conferir!

INTERNET

A Internet é a rede mundial de computadores. Possui origens na ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), uma rede que foi utilizada pelas Forças Armadas Norteamericanas até o início dos anos 90.

A Internet é baseada na “famosa” pilha de protocolos TCP/IP, um conjunto de protocolos que assegura a padronização das comunicações entre dispositivos de diferentes países, idiomas, sistemas operacionais e programas.

Já parou para raciocinar que este artigo foi escrito em um computador de mesa com Windows, em Brasília-DF, e pode ser lido de qualquer lugar do mundo, como por exemplo, na Rússia, por um celular com sistema operacional Android? Veja a imagem abaixo:

Intranet O Que É E Como Funciona?Mapa mundial da Internet em 2018.

Se você fizer um exercício mental interessante, vai perceber que existem cabos que interligam praticamente TODAS as cidades do mundo. E dados trafegando!

Porém, cabe uma ressalva interessante: para acessar a rede mundial de computadores (Internet), é necessário acesso a um provedor de internet (Internet Service Provider). A internet é pública, mas não é gratuita!

Ou seja: um dispositivo compatível com a pilha de protocolos TCP/IP (por exemplo, um computador com um navegador web) poderá acessar a internet, mas precisará de um provedor de internet para ter acesso. Pode ser o seu provedor de internet residencial, sua operadora de telefonia celular, mas este intermediário é obrigatório para o acesso à Internet.

Verdade seja dita: só de você estar na Internet lendo este artigo faz com que você tenha uma boa noção do que seja a Internet. Provavelmente você está mais interessado em saber diferenciá-la dos demais conceitos, como o que vem a seguir…

INTRANET

A Internet é algo sensacional. De qualquer local do mundo você pode acessar a página do Direção Concursos, com as nossas notícias, artigos, e com os nosso sistema, por meio do qual você pode adquirir e acessar nossos cursos, PDFs e vídeos elaborados por nossos professores.

A Internet é tão bem concebida que empresas, órgãos públicos e outras organizações sentiram a necessidade de montar uma estrutura idêntica à internet, com portais e serviços, mas com o objetivo de utilizar internamente, para os seus próprios colaboradores.

Tomo como exemplo o meu órgão, a Câmara dos Deputados.

Lá eu tenho uma Intranet por meio da qual eu vejo os principais avisos, marco minhas férias, vejo o meu controle de ponto e tudo o mais que seja relativo a mim e ao meu órgão. E faço tudo isso por meio do meu navegador web.

Infelizmente, não adianta eu te passar a URL da Camaranet, pois você precisa ser autorizado e estar em um computador dentro da Câmara dos Deputados para acessar… ????

Uma boa definição é: a Intranet é uma rede análoga à Internet. Por análoga entenda que os mesmos protocolos que fundamentam a internet também valem para a Intranet (pilha TCP/IP). Porém, a Intranet terá dois diferenciais (e QUASE TODAS as questões de prova vão trabalhar em cima deles): a restrição geográfica e a restrição de usuários.

Afinal de contas, a intranet é concebida para ficar restrita às instalações da empresa/órgão na qual foi desenvolvida, e deve ser restrita aos usuários autorizados. Isto significa que haverá alguma forma de autenticação para que os usuários possam acessar à Intranet.

Normalmente, a exigência de autenticação é o próprio LOGIN no computador ou o login quando é aberto o navegador.

Intranet O Que É E Como Funciona?

  • Vejamos alguns exercícios que trabalham as diferenças entre Internet e Intranet:
  • (IADES – AL/GO – 2019) Internet, intranet e extranet são termos bastante utilizados no contexto tecnológico, tanto de organizações quanto de residências, para designar tipos de acessos das redes de computadores. Acerca da intranet, é correto afirmar que se trata de um tipo de rede
  • a) restrita a um grupo seleto de pessoas e exclusiva de uma organização.
  • b) aberta ao público e exclusiva de um grupo de organizações.
  • c) restrita a um grupo seleto de pessoas e exclusiva de uma organização e dos respectivos fornecedores e parceiros de negócio.
  • d) aberta ao público e exclusiva de uma organização e dos respectivos clientes.
  • e) aberta ao público e de acesso irrestrito.

Comentários: veja que diversas alternativas insinuam que a Intranet é aberta ao público. Existe todo um conjunto de questões que vai insinuar esta inverdade. Lembre-se que a intranet é restrita a usuários autorizados, de modo que a alternativa a) é a correta.

Vejamos mais um exercício:

(INSS – Analista – 2016) A área administrativa do INSS informou a todos os servidores públicos lotados nesse órgão que o acesso a determinado sistema de consulta de dados cadastrais seria disponibilizado por meio da Internet, em substituição ao acesso realizado somente por meio da intranet do órgão. Nessa situação, não haverá similaridade entre os sistemas de consulta, porque sistemas voltados para intranet, diferentemente dos voltados para Internet, não são compatíveis com o ambiente web.

Comentários: a questão procura insinuar que um sistema que foi elaborado para a Internet não irá funcionar na Intranet, o que é outra MENTIRA. Tanto a internet quanto a intranet funcionam na mesma pilha de protocolos TCP/IP.

Portanto, um sistema desenvolvido para Intranet apenas precisará ser liberado para a Internet, e irá funcionar da mesma forma! Fique atento quando alguma questão tentar te dizer que algo funciona na Internet e não funciona na Intranet, e vice-versa.

Item errado.

  1. Vamos ver mais um exercício?
  2. (IBADE – SEDUC/RO – 2016) Tendo em vista os conceitos associados à Internet e à Intranet, pode-se afirmar que:
  3. a) a Intranet é restrita a um local físico, sendo uma rede fechada, interna e exclusiva.
  4. b) não é possível acessar a Intranet e os seus serviços estando fora da organização.
  5. c) o funcionamento da Internet está baseado nas regras do protocolo TCP/IP, diferentemente do funcionamento da Intranet.
  6. d) toda e qualquer rede Intranet de uma organização está necessariamente conectada à Internet.
  7. e) uma organização de grande porte precisa da Intranet para ter acesso à Internet.

Comentários: o gabarito da questão acima é a alternativa a), ao afirmar que a intranet é restrita a um determinado local e a grupos autorizados.

Porém, eu quero chamar a sua atenção para um item ERRADO e que repetidamente aparece em questões com o objetivo de confundir o usuário.

São sentenças como a alternativa b), que afirmam: “não é possível acessar a Intranet e os seus serviços estando fora da organização“.

Em um primeiro momento, o fato de a intranet ser restrita a um determinado local pode fazer você pensar que a sentença seria verdadeira. Porém, existem formas alternativas de se acessar a intranet fora da organização.

Uma delas é a utilização de VPN, Redes Privadas Virtuais, que permitem ao usuário fora das instalações da empresa receber um endereço IP de dentro da empresa, por um acesso tunelado e criptografado, de forma que ele consegue acessar a intranet, mesmo estando fora da organização. Enfim, é necessário saber que a exceção existe, pois são MUITAS as questões que irão mentir para você, tentando fazer você cair na pegadinha acima. Cuidado quando disserem que NUNCA dá para acessar a Intranet estando fora da organização, ou que NÃO É POSSÍVEL acessar a Intranet fora da organização. Agora você não cai mais nessa cilada ????

  • Mais ainda falta falarmos de um terceiro termo… vamos conhecer a extranet?
  • Conheça meus cursos de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos
  • EXTRANET
  • Como nós falamos acima, a Intranet é uma solução sensacional, pois conta com todas as vantagens da estrutura da Internet, porém, sendo restrita às instalações da organização e a usuários autorizados.
  • Mas já parou para pensar que, no mundo de hoje, será mesmo que vale a pena manter todos os benefícios da Intranet limitados à organização?
  • Com tantos colaboradores que trabalham remotamente…, com vários parceiros de negócio, filiais e clientes que possuem relacionamento estreito com a organização, será que não há uma forma de fornecer acesso aos recursos da Intranet a quem não pode estar num computador dentro das instalações da organização?

Claro que há! E foi por isso que surgiu a extranet.

Intranet O Que É E Como Funciona?

  1. Vejamos alguns exercícios abordando a Extranet:
  2. IBFC – ( ) A Extranet é uma rede de computadores que funciona como a Intranet, porém pode ser acessada também pela Internet.
  3. UECE – ( ) a Extranet é tipicamente utilizada por fornecedores, parceiros e clientes.
  4. CESPE – ( ) Os usuários registrados em uma extranet podem acessar os aplicativos internos dessa rede por meio da utilização de smartphones, via browser.

Verdade seja dita, a extranet não é tão enfatizadas em provas quanto a intranet e a extranet. De qualquer forma, as três sentenças acima são corretas. Nelas, estão trabalhadas as principais características da extranet.

Por fim, vamos trabalhar mais um dilema interessante?

INTRANET X REDE LOCAL

Algumas questões de concurso também gostam de trabalhar esta diferença.

Sejamos práticos: imagine que na sua casa temos um computador de mesa, dois celulares e uma impressora, todos ligados por uma rede sem fio do seu provedor de internet.

Imagine que tanto o computador quanto os smartphones podem enviar arquivos para impressão. Por que a rede da sua casa não é uma intranet? Você saberia me dizer?

Então eu te digo: uma Intranet precisa ter algum serviço centralizado na rede, com base na arquitetura cliente-servidor.

Tal serviço é, em regra, um portal disponível em um servidor Web, com um endereço para que os usuários utilizem o navegador web para acessar o serviço.

Além do que, os usuários precisam ser autorizados, ou seja, em algum lugar deverá ser exigido usuário e senha para que tais usuários acessem o serviço.

Intranet O Que É E Como Funciona?Arquitetura cliente-servidor.

Para ficarmos tranquilos também com este tópico, que tal mais alguns exercícios? ????

(IESES – TRE/MA – 2015 )Analise a sentença I e a sentença II e assinale a alternativa correta: I. Intranet é uma rede de computadores privativa que utiliza as mesmas tecnologias que são utilizadas na Internet, porém apenas usar endereços IPs para construir uma rede local onde se compartilha impressoras, discos e pastas, não caracteriza uma intranet. 

II. Para que seja considerada uma intranet é necessário implementar a interatividade entre os participantes e isso pode ser feito através de um firewall. 

Comentários: O item I é perfeito ao afirmar que apenas uma rede local, com alguns dispositivos utilizando endereços IPs, e um simples compartilhamento de impressoras, discos e pastas não é suficiente para caracterizar uma Intranet. Uma intranet deverá ter, ao menos, um servidor Web com endereço acessível somente a usuários autorizados que estejam dentro dessa rede, utilizando a arquitetura cliente-servidor.

  • Já o item II está completamente errado, pois cita conceitos equivocados de interatividade, e pior, utilizando um firewall, que é um protetor de tráfego de redes.
  • O gabarito da questão acima é: Item I correto, Item II errado.
  • (COVEST – UFPE – 2017) Acerca da comunicação por meio de rede de computadores Intranet, considere as afirmações a seguir.
  • 1) A Intranet é uma parte da Internet cujos servidores, roteadores e clientes estão fisicamente localizados num país.
  • 2) Uma Intranet pode ser restrita aos computadores de uma empresa, mesmo que esta seja composta de uma matriz e filiais localizadas em cidades distintas.
  • 3) Toda rede local (LAN-Local Area Network) é uma intranet.
  • Comentários: para fecharmos com chave de outro! Vejamos:
Leia também:  O Que É Proxy E Como Funciona?

1 – A Intranet não é uma parte da Internet. É apenas uma rede análoga ã Internet, mas restrita a um conjunto de usuários e a um determinado local.

2 – Item correto, pois nada impede que uma empresa com várias filiais tenha uma intranet fechada em somente uma das filiais, ou na sede.

3 – Guarde o que vou dizer agora: TODA INTRANET é uma rede local, mas NEM TODA REDE LOCAL é uma Intranet. Para ser intranet, é preciso ter um servidor Web com serviços disponíveis a usuários autorizados desta rede.

E agora, você se sente mais confortável com os conceitos de internet, intranet e extranet? Comente aqui mesmo no artigo ou no meu Instagram @profvictordalton!

  1. E se você gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar com quem precisa manjar BEM destas definições, ok?
  2. Conheça meus cursos de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos
  3. Grande abraço,
  4. Victor Dalton

Como funciona um sistema de intranet? – SabeSim

Intranet O Que É E Como Funciona?

Você certamente já ouvir falar no termo “intranet”. Mas sabe exatamente o que isso significa e como funciona? O sistema de intranet é uma rede de computadores para uso exclusivo de um determinado grupo ou local. Ela é uma ótima solução para ampliar a comunicação interna de uma empresa, agilizar processos e organizar os conhecimentos.

Problemas na comunicação interna são responsáveis por falhas e baixa produtividade de uma empresa. Portanto, medidas que facilitem esse processo, introduzindo uma cultura de comunicação, colaboram significativamente para o sucesso dos negócios.

A intranet é considerada uma maneira muito eficiente de aumentar a segurança e sigilo de dados de uma empresa. Além disso, só é possível acessar a intranet com nome de usuário e senha, também impedindo que qualquer pessoa consiga fazer login.

Sabesim: sistema moderno de intranet

A Sabesim conta com um moderno software para intranet, considerado como a “intranet 2.0“.

Com ele, apesar das restrições de uso interno, dados e informações que estejam em computadores de uma filial, por exemplo, também conseguem ser acessados.

Para isso, basta apenas a conexão com a internet e ter a senha para acessar o conteúdo da matriz. As informações também circulam de forma mais rápida e integrada entre os funcionários.

Outra vantagem do programa para intranet da Sabesim é que, ao enviar uma mensagem pelo sistema, você pode escolher se quer destiná-la a uma pessoa, um cargo ou um setor, ampliando as possibilidades de comunicação. Todos os diálogos também ficam gravados e podem ser acessados posteriormente.

Mais recursos da intranet Sabesim

Controle de tarefas

Na página inicial da intranet é possível colocar visível aos usuários uma tarefa específica que precise ser executada, especificando inclusive o que é preciso para concretizá-la, quem é o responsável pela tarefa (mostrando até uma foto) e qual o prazo limite.

Manual de normas

Através do sistema de intranet, também é possível visualizar todas as normas, regras e procedimentos da empresa. Além disso, todos esses dados podem ser editados colaborativamente, ou seja, em conjunto por um grupo de funcionários. Quando houver alguma edição, todos os envolvidos serão notificados e um histórico das mudanças também fica disponível.

É uma maneira de oferecer aos funcionários novos e antigos todas as informações necessárias para uma excelente conduta de trabalho, de maneira rápida e simples.

Sistema de compromissos

Funciona como uma espécie de agenda online e integrada. Usando a intranet você pode definir os seus compromissos, com horário e data, e convidar através do sistema outras pessoas da equipe que devem estar presentes. Automaticamente o compromisso criado irá aparecer na agenda delas! Assim fica mais fácil reunir todas as pessoas e não esquecer-se de nenhum compromisso, não é mesmo?

Gostou de conhecer mais sobre a Intranet oferecida pela Sabesim? Teste gratuitamente por 30 dias e confira!

Como funciona a intranet para empresas?

O cotidiano de uma empresa é quase sempre frenético durante o horário de expediente, devido às diversas movimentações realizadas para solucionar pendências em todos os departamentos, sejam elas para resultado imediato ou para resoluções futuras.

De acordo com a especialista em Gestão de Pessoas, Marina Antunes, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no dia-a-dia empresarial é imprescindível a comunicação constante entre os funcionários, de forma a facilitar e organizar todas as tarefas de cada departamento.

  Uma das últimas novidades em implementação de sistemas é a intranet, uma excelente solução para quem busca a comunicação facilitada entre todos os membros da equipe empresarial, incluindo presidentes, diretores e subordinados.

Segundo dados coletados para uma tese de mestrado da USP, a intranet é utilizada por pelo menos 65% das empresas, incluindo pequenas e grandes corporações. O autor do trabalho, André Santos, ressalta que “a estrutura de comunicações corporativas em uma Intranet facilita o trabalho em diversas etapas, já que todos permanecem e em uma espécie de sala virtual.

” Multinacionais como a Douglas Aircraft, Hewlett Packard, Lockheed Martin Corp.e Merryl Lynch & CO, investem na Intranet desde o surgimento desta possibilidade de rede, mantendo a corporação sempre unida e aumentando o nível de colaboração entre as equipes. Acompanhe a seguir, algumas informações detalhadas sobre Intranet:

O que é Intranet?

A intranet é uma rede de computadores completamente privada, para uso exclusivo e interno de uma empresa, podendo ser acessada apenas por pessoas autorizadas. Desta maneira, ela se torna um canal de comunicação seguro, sendo possível manter um fluxo de dados totalmente protegido, incluindo a centralização de documentos, formulários, informações sigilosas, entre outros. A implementação é feita de forma rápida, bastando que a empresa solicite o sistema. Em seguida, haverá a liberação para o cadastramento dos funcionários e a corporação poderá usufruir de todas as vantagens da intranet.    

Sistema nas nuvens

A intranet nas nuvens é uma tecnologia diferenciada onde não há a necessidade de um provedor local para sustentar o fluxo e armazenamento de informações. Também conhecido como nuvem corporativa, este sistema de rede privada possibilita o compartilhamento de dados através de um servidor externo, além de permitir o acesso mesmo se o funcionário não estiver dentro das dependências físicas da empresa. Vantagens Dentre as principais vantagens da intranet nas nuvens pode-se citar a ausência de custos com manutenções de um servidor local e com investimentos que seriam necessários para aumentar a capacidade de gerenciamento de dados sempre que houver o crescimento da empresa. Além disso, após a implementação da intranet, a corporação poderá fortalecer a comunicação interna, facilitando diversas rotinas empresariais como elaborações de relatórios financeiros, consulta de dados pessoais, disseminação de notícias corporativas, entre outras. Clique aqui e conheça nossa solução em Intranet Corporativa na núvem

SÃO PAULO/SP Edifício AHEAD, 1º Andar Conj. 115 Rua Cláudio Soares, n° 72 – 1°andar Conj. 115 Pinheiros – São Paulo/SP

CEP: 05422-030

Intranet O Que É E Como Funciona?

Intranet: entenda o que é e suas principais vantagens – blog tiflux

Tudo começou em 1994, quando o termo Intranet pela primeira vez foi posto no contexto da administração das empresas.  E, apenas dois anos depois, cerca de 50% das empresas de maior economia mundial já haviam desenvolvido suas próprias intranets.

E hoje em dia, tanto a comunicação interna (entre os departamentos), quanto a externa (clientes e fornecedores), é muito importante para muitas empresas. Ela é uma ferramenta que pode ajudar em todos os setores da comunicação, e o melhor de tudo, com baixo custo.  

E cada vez mais a Intranet vem dominando não apenas o Brasil, mas também o mundo, de forma ainda mais expressiva. A Intranet possibilita o acesso fácil, rápido e eficaz da informações de todos os âmbitos da empresa.

Além de tudo, implementar essa ferramenta pode trazer diversas vantagens, que vão desde o aumento da produtividade, até a diminuição de todos os custos. 

Mas, para entender melhor o que é a Intranet, preparamos um conteúdo explicando o que é, como funciona e suas principais vantagens. 

O que é uma Intranet?

A intranet é uma rede de computadores bem parecida com à Internet, porém, é de uso exclusivo de uma determinada empresa, ou seja, somente os computadores da organização podem utilizá-las. É uma ótima tecnologia da informação, porque permite a comunicação entre departamentos com setores diferentes.  

Intranet O Que É E Como Funciona?

Ou seja, as intranets formam em redes corporativas, que tem como objetivo concentrar as informações internas da empresa em um mesmo local. Dessa forma, alguns dados começam a ser acessadas de maneira mais rápida e fácil, mas apenas pelos funcionários autorizados.

Além disso, a Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP/IP, que em outras palavras, significa que é uma rede privada, dentro de uma empresa. 

Ela possui praticamente os mesmos padrões da internet, sendo acessível somente para os colaboradores ou até terceiros, que podem ter a autorização para usá-la. 

Por fim, o principal objetivo de uma intranet, é o compartilhamento de informações sobre a organização e meios de computação para quem for utilizar. Ainda, a intranet é usada para facilitar o trabalho em equipe. 

Diferença entre intranet e internet

Muitas pessoas acham que a internet e a intranet são iguais, mas se engana. Elas possuem  redes de computadores que utilizam o protocolo TCP/IP, — como já citamos acima — um protocolo de envio e recebimento de dados. Uma linguagem muito utilizada para que as máquinas possam se comunicar.

A internet é a rede mundial de computadores, pública e, pode ser conectada por qualquer pessoa, só é necessário ter um aparelho com acesso à internet. Já a intranet, é utilizada de maneira restrita, para apenas funcionários da empresa que tem acesso.

Para que serve? 

A intranet, mesmo confundida com a internet interna, libera pequenos localizadores de maneira remota, permitindo que pode ser acessada o conteúdo de outros servidores que estejam naquela matriz.

E para evitar que outras pessoas tenham acesso à internet, as empresas utilizam uma maneira chamada Firewall, uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdos maliciosos, mas sem impossibilitar que os dados transitem sem serem interferidos. 

Contudo, a intranet tem como objetivo facilitar a troca de informações entre variados setores de uma companhia. Além dela concentrar todo o fluxo de dados, como documentos, notícias da empresa e formulários de solicitações, reduzindo custos e ganhando agilidade. 

Quais as vantagens?

As vantagens pelas quais a intranet pode oferecer, além de ser a melhor ferramenta para sua base de conhecimentos e também de processos, são várias. Listamos as principais abaixo, confira: 

  • Agilidade na troca de informações;
  • Possibilidade de integrar todas as áreas e setores da empresa;
  • Armazenamento de relatórios e documentos;
  • Ambiente criativo e dinâmico;
  • Diminuição dos erros operacionais;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de papel;
  • Fácil usabilidade;
  • Conecta com outras plataformas;
  • Atendimento rápido;
  • Diversidade nas publicações de multimídia. 

Para entender melhor, confira nosso vídeo falando um pouco mais sobre base de conhecimento:

E para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog, confira semanalmente conteúdos fresquinhos como este. 

Leia também:  Como Cada Signo Reage Quando Esta Com Ciumes?

¿Qué es una intranet corporativa y cómo funciona? – Blog

Al alcance de todas las empresas

  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Pinterest

Una intranet es una red privada que permite compartir recursos e información entre los usuarios que formen parte de ella.

Gracias a sus amplias posibilidades, cumple una importante labor en las empresas en la actualidad. Y no hablamos solo de las grandes corporaciones.

Gracias a la computación en la nube, las pequeñas y medianas empresas se están sumando cada vez más a la instauración de una intranet en su negocio,

Pero, ¿cómo funciona, cuáles son sus principales usos y qué ventajas tiene en el mundo empresarial?

¿Qué es una intranet y por qué es importante para las empresas?

Una intranet es una red privada a la que tienen acceso únicamente los usuarios a los que se les haya concedido permiso para ello.

A nivel empresarial tiene grandes aplicaciones. Y es que es en esta red en la que se almacena toda la información, los archivos y los recursos digitales necesarios para la actividad empresarial.

De esta manera, facilita el acceso a la información por parte de los empleados y mejora el trabajo en equipo y la colaboración entre los integrantes de la empresa.

Permite, de esta manera, acceder e interactuar con los contenidos a empleados de distintos niveles jerárquicos o departamentos.

Además, las redes privadas más modernas incorporan también funciones sociales parecidas a las que facilitan las redes sociales. Por ejemplo, foros o blogs internos.

Además, los propios empleados de la empresa pueden comentar las publicaciones o reaccionar a las nuevas comunicaciones corporativas.

Evolución de la intranet

¿Sabías que Internet empezó como una red privada? En los inicios, internet no era más que una intranet de distintas universidades en la que se compartía información académica.

Fue el permiso de acceso al resto de los usuarios lo que convirtió a Internet en una red abierta al público, tal y como la conocemos ahora.

Hace años, las empresas apostaban por un modelo de intranet basado en la web. Consistía, por lo tanto, en una web interna que se empleaba dentro del marco empresarial para alojar y compartir recursos.

Sin embargo, las limitaciones en cuanto a la manera de acceder a los archivos -es necesario descargarlos para ello- y el desarrollo de la tecnología cloud computing ha hecho que este modelo haya quedado obsoleto.

Intranet basada en la tecnología cloud

  • En la actualidad, el Cloud Computing ha democratizado el acceso a Intranet de todo tipo de empresas.
  • En este caso, la Intranet se basa en aplicaciones web que permiten alojar todos los recursos empresariales.
  • A ella, solo tendrán acceso los usuarios autorizados para ello.

¿Cómo funciona una intranet corporativa?

La intranet corporativa tiene una gran relevancia en la empresa. Por este motivo, establecer sus bases, los permisos y accesos necesarios y configurarla de la manera correcta es vital para el buen hacer empresarial.

Debes tener en cuenta que la complejidad de la misma dependerá tanto del tamaño de la empresa como de la complejidad de la información a alojar.

  1. La intranet funciona gracias a los servidores en los que se aloja -propios o en la nube-, los usuarios generados y los dispositivos necesarios para conectarse a la misma.
  2. Una de las grandes ventajas es que los usuarios pueden acceder a ella desde cualquier lugar, y que se encuentra disponible las 24 horas del día.
  3. Para gestionar correctamente una intranet es necesario generar, además, los distintos usuarios y el permiso de acceso concedido a cada uno de ellos.

Así, cada empleado podrá acceder a una información determinada y tendrá o no permiso para realizar distintas tareas. Por ejemplo, modificar información, añadir nuevos archivos, etcétera.

Usos frecuentes de la intranet en una empresa

A continuación, vamos a ver qué aplicaciones puede tener una intranet en el ámbito empresarial.

Estos son algunos de los principales usos:

  • Como herramienta de comunicación interna.
  • Para permitir el acceso a archivos y documentos internos.
  • Para consultar bases de datos, recursos o informes internos útiles para distintos departamentos. Además, también puede emplearse para conectar estas bases de datos con otras aplicaciones externas.
  • Como herramienta de recursos humanos.
  • Para crear una herramienta de soporte técnico de una empresa.
  • Como plataforma de formación interna.

Las posibilidades son tremendamente amplias. Y, ahora que ya conoces alguna de ellas, vamos a detallar qué pros tiene el uso de una intranet.

¿Qué ventajas tiene?

Entre los beneficios del uso de la intranet, destaca que:

  • La información se encuentra localizada en un único lugar. Así, se reducen los costes derivados de la pérdida de tiempo de los empleados tratando de encontrar los datos necesarios para realizar su trabajo.
  • La información alojada en la Intranet está siempre disponible. Por ello, los usuarios podrán acceder a la misma cuando así lo requieran. Solo necesitan un ordenador y una conexión a Internet.
  • Supone una mejora de la productividad.
  • Permite dar distintos permisos de acceso, controlando qué tipo de información puede consultar cada empleado.
  • Es una red segura, pues la información solo será visible para los usuarios que formen parte de esta red privada. Para acceder a ella, tendrán que hacer uso de su ID y contraseña.
  • Facilita el trabajo en proyectos colaborativos, compartiendo documentos relevantes para diferentes puestos o departamentos y evitando la duplicidad de la información.
  • Mejora la comunicación interna de la empresa, y facilita la aplicación de la normativa relativa a la protección y el uso de datos.

Software de intranet para pymes

Gracias a los CMS de código abierto, la implantación de una intranet se ha democratizado tremendamente.

En la actualidad es un recurso que está al alcance de corporaciones de todas las dimensiones. Y, por este motivo, cada vez son más las pequeñas y medianas empresas que están dando este paso.

Entre los software de Intranet más conocidaos, destacan:

  • Bitrix24
  • Ungoti
  • Tribe
  • Claromentis
  • Jostle
  • ThoughtFarmer
  • De igual manera, hay multitud de opciones diferentes más allá de las aquí citadas.
  • Analiza cuáles son tus necesidades, ten en cuenta los recursos de los que dispones y valora qué herramienta es la que más se ajusta a ello.
  • Mejorar la comunicación interna de la empresa, favorecer las dinámicas de trabajo y el acceso a la información de los empleados es vital para cualquier negocio.

O que é Intranet?

Tudo começou em 1994, quando o termo intranet foi pela primeira vez introduzido no âmbito de administração de empresas. Apenas dois anos depois, cerca de 50% das organizações de maior economia mundial já haviam desenvolvido suas próprias intranets.

A intranet vem se popularizando no Brasil e no mundo de modo cada vez mais expressivo. E a razão é compreensível: ela possibilita o acesso fácil, rápido e eficaz de informações em todos os setores da empresa. Além disso, sua implementação traz uma série de vantagens, que vão desde o aumento da produtividade à diminuição dos custos.

A seguir, confira o que é intranet, como funciona e quais são suas principais vantagens e desvantagens.

As intranets consistem em redes corporativas que tem como principal objetivo a concentração das informações internas da organização em um mesmo ambiente. Com isso, tais informações passam a ser acessadas com muito mais rapidez e facilidade pelos funcionários autorizados (que podem ser de qualquer setor da empresa).

A intranet centraliza informações de todos os tipos que são fundamentais para o desenvolvimento das tarefas e atividades da empresa.

Neste caso, é possível que o departamento de marketing da instituição divulgue informações referentes às promoções e campanhas da empresa; enquanto isso, o setor de RH pode atuar na divulgação das vagas em aberto da instituição e o setor financeiro, na disponibilização de uma planilha de acesso para todos os funcionários, onde eles possam informar suas despesas.

Como funciona?

Agora que você já conhece o conceito de o que é intranet, deve estar se perguntando como ela funciona. A intranet é uma rede de computadores muito similar à internet, porém, de uso exclusivo daquela determinada empresa.

Para funcionar, ela utiliza a infraestrutura e tecnologia da internet de um lado (por meio do protocolo TCP/IP) e as informações da empresa de outro.

Sendo assim, a intranet é um tipo de sistema acessado exclusivamente pelos computadores e usuários da empresa.

Dentro da empresa, é comum que cada departamento tenha informações importantes a serem compartilhadas com todos. A intranet, por sua vez, funciona de modo a permitir e facilitar essa troca de informações entre os mais variados setores da empresa.

Quais suas vantagens?

Uma das grandes vantagens da intranet é a sua agilidade na troca de informações. Um comunicado importante, por exemplo, pode ser divulgado em questão de instantes para todas as filiais e sedes da empresa.

Além disso, outro benefício da intranet para o marketing digital da empresa é a possibilidade de integrar todas as áreas e setores empresariais em um mesmo lugar. Sendo assim, com a intranet, nenhum projeto deixará de existir pela existência de atrito, pela falta de tempo ou até mesmo pela limitação física.

A possibilidade de armazenamento de relatórios e documentos, a criação de um ambiente empresarial dinâmico e criativo, a diminuição de erros de caráter operacionais e o aumento da produtividade também são vantagens a serem destacadas.

E suas desvantagens?

Já as possíveis desvantagens da intranet são o custo e a complexidade. Para a configuração inicial de uma intranet, os custos de implantação podem ser consideravelmente altos. Por outro lado, os valores gastos com manutenções e atualizações são mais em conta.

Muitos usuários poderão considerar o sistema intranet de difícil compreensão, o que pode fazer com que nem todos o aproveitem em sua máxima eficiência. Com uma grande gama de informações, alguns funcionários poderão ter dúvidas frequentes – sobrecarregando o setor de TI da empresa.

E agora que você já sabe o que é intranet, como ela funciona e quais são suas principais vantagens e até mesmo desvantagens, o que ainda está esperando para apostar no desenvolvimento da mesma para melhoria dos resultados da sua estratégia digital? Faça o download do nosso e-book gratuito 'Como aumentar a produtividade da sua startup' e melhore os resultados da sua empresa e dos seus funcionários!

¿Qué es y cómo funciona una intranet corporativa?

Una intranet corporativa es un tipo de red interna que se soporta en un hardware y un software. Puede hospedarse en un servidor físico de la empresa o en la nube a través de un servicio contratado que permita su despliegue y constante uso.

La función principal de una intranet es a de organizar, controlar y poner a disposición de cada empleado, según su cargo, la información que requiera para realizar su trabajo. En este sentido, una intranet permite la distribución efectiva de la información interna, en aras de que las funciones propias de cada empleado se desarrollen sin inconvenientes.

¿Por qué usar una Intranet corporativa?

El uso de una intranet corporativa en una empresa es privado, no sale de los límites de una organización salvo que exista una conexión preferida otorgada a un empleado de confianza, como gerentes o coordinadores de área, para que puedan ingresar a la plataforma desde afuera.

Leia também:  Como Conquistar Um Homem Que So Quer Te Comer?

Básicamente, más del 80% de la información que los empleados utilizan a diario para ejecutar sus tareas, no siempre se encuentra en los sistemas de intercambio de la empresa. Por tanto, la generación de valor a la organización se ve comprometida debido a las pérdidas relacionadas a la búsqueda de dicha información que comprende un 30% del tiempo laboral.

Ese porcentaje corresponde a la cantidad de dinero que una empresa pierde por empleado, además de los costos relacionados a sus obligaciones contractuales, simplemente porque no cuenta con las herramientas adecuadas para la generación constante de valor a la empresa.

La posibilidad de concentrar toda esa información indispensable para el funcionamiento de la organización en una plataforma accesible es la única forma de hacerle frente a este problema. Precisamente, esta es la principal función de una intranet corporativa. Sigue leyendo para que descubras cómo funciona.

¿Cómo funciona una intranet corporativa?

Las intranets pueden ser consideradas como las primeras redes sociales –internas- creadas en el mundo porque son un entorno para compartir y distribuir contenido de interés a un grupo determinado de personas, la única diferencia es que en las intranets solo se comparte información de interés organizacional.

Cada empleado tiene acceso a una intranet corporativa por medio de un usuario y una contraseña. Este usuario cuenta con un perfil determinado acorde con su cargo y con un rol asignado. Es así como un gerente o coordinador de área tendrá acceso a información estratégica, un privilegio que por lo general un empleo raso no tendrá por motivos de seguridad.

Los perfiles de usuario son importantes porque definen los privilegios de acceso. Sin embargo, esto demanda que la información que la empresa va a colocar en su intranet corporativa esté organizada o segmentada de acuerdo con cada perfil, todo ello para garantizar su correcta distribución y uso dentro de los límites de la organización.

Otros usos

  • Aunque empezaron siendo un entorno para compartir información de las empresas de forma interna entre los trabajadores, las intranets han empezado a evolucionar apoyándose en el cloud computing y los entornos colaborativos.
  • Es así como una empresa puede optar por una intranet que le permita interactuar con todas las personas involucradas en un proyecto o tarea, independientemente del lugar donde se encuentren.
  • Las intranets hacen uso del reciente auge de la computación en la nube y la masificación de los servicios basados en internet para perpetuarse y evolucionar a un nuevo entorno que seguirá siendo tan necesario como eficiente en las organizaciones.

Descubra o que é intranet e como ela pode ajudar seu negócio – Teraware Soluções em Software e Internet

Por mais que intranet e internet sejam termos parecidos, na prática não só seus significados são bem diferentes como as ferramentas em si servem a utilidades completamente distintas.

Assim, definindo resumidamente, enquanto a internet é sinônimo de conectividade e acesso a conteúdo praticamente ilimitado, a intranet serve às empresas de maneira a criar um ambiente seguro de compartilhamento de arquivos.

É isso mesmo! A intranet tem hoje aplicações voltadas especificamente para uso em empresas e organizações, podendo ser essa a solução de que seu negócio tanto precisa! Quer saber mais? Então descubra já o que é intranet e como ela pode ajudar seu negócio:

O QUE É INTRANET?

Há não muito tempo, nos primórdios do surgimento da internet, eram poucos os computadores conectados a pequenas redes locais. Aos poucos, essas redes foram se unindo até formarem o que hoje conhecemos como internet.

Mas, na época, esses recursos eram fechados e serviam apenas aos propósitos internos das instituições.

E esse é, basicamente, o conceito de intranet, que hoje tem contornos voltados para empresas e organizações que precisam criar um ambiente controlado a fim de facilitar a comunicação e o compartilhamento de arquivos.

Nesse contexto, a intranet pode ser resumida a uma rede empresarial a que só têm acesso os computadores previamente conectados a ela.

Convenientemente, podem — e geralmente são — conectadas redes externas à internet, com o intuito de possibilitar a troca de arquivos e a comunicação com pessoas fora da rede.

Vale destacar que essa conectividade externa é possível uma vez que intranets usam o mesmo protocolo de comunicação da internet, o TCP-IP.

QUAL SUA UTILIDADE?

Nos dias de hoje, informação realmente vale ouro. Por isso, é mais que natural que as empresas busquem garantir a segurança de seus dados internos. A solução, nesse caso, é optar por uma rede privada, com acesso restrito e controle de usuários. Aprenda mais sobre os diferentes usos dessa ferramenta:

UMA ESPÉCIE DE INTERNET INTERNA

Portais de intranet funcionam como qualquer site na internet, exceto pelo fato de só serem acessíveis a partir da rede privada.

Por meio desses portais é possível oferecer conteúdo atualizado de forma dinâmica, incluindo no pacote até blogs e páginas de notícias, redes sociais corporativas e ferramentas de trabalho colaborativo que agilizam processos e permitem que se tenha total controle sobre tudo o que é feito nesse ambiente.

MAIS SEGURANÇA E PRIVACIDADE

Sistemas de atendimento e acompanhamento de chamados em uma intranet se tornam poderosas plataformas de produtividade para empresas. Em grandes companhias, o uso da intranet privilegia a segurança e a privacidade das informações, indispensáveis principalmente em negócios que possuem canais de ouvidoria e auditoria interna.

POSSIBILIDADE DE ACESSO REMOTO

Mesmo tendo sua intranet, é possível trabalhar de fora dessa rede, desde que ela esteja conectada à internet. O acesso pode ser feito por meio de VPN, uma rede privada virtual, com criptografia para garantir a segurança dos dados. O acesso remoto facilita o dia a dia, aumenta a produtividade e ainda garante segurança!

E OS BENEFÍCIOS PARA EMPRESAS?

As empresas que adotam a intranet em sua estrutura obtêm uma série de ganhos, como:

  • Melhor comunicação entre os colaboradores;
  • Mais segurança para os arquivos e para a comunicação interna;
  • Trabalho colaborativo favorecido;
  • Administração e gestão centralizadas;
  • Controle de acesso de usuários e arquivos;
  • Possibilidade de conexão com a internet e outras redes externas;
  • Facilitação na pesquisa de arquivos;
  • Redução do uso de papel e custos com comunicação interna.

E olha que listamos aqui apenas os benefícios mais evidentes, viu? A verdade é que a adoção de uma intranet pode multiplicar a produtividade dos seus funcionários, otimizando processos e auxiliando a gestão de inúmeras formas. Já imaginou, por exemplo, criar uma rede de uso exclusivo dos alunos em seu cursinho preparatório?

Entendeu direitinho o que é intranet, como ela funciona e como pode ajudar seu negócio a decolar? Pois se ainda ficou qualquer dúvida, comente aqui e divida seus questionamentos conosco!

Intranet – Wikipédia, a enciclopédia livre

A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.

Pelo fato, a sua aplicação a todos os conceito empregam-se à intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor. Para tal, a gama de endereços IP reservada para esse tipo de aplicação situa-se entre 192.168.0.0 até 192.168.255.255.

Dentro de uma empresa, todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais setores, podendo cada sessão ter uma forma direta de se comunicar com as demais, o que se assemelha muito com a conexão LAN (Local Area Network), que, porém, não emprega restrições de acesso.

O termo foi utilizado pela primeira vez em 19 de Abril de 1995, num artigo de autoria técnica de Stephen Lawton, na Digital News & Reviews.

Aplicabilidade

Vejamos alguns exemplos de aplicabilidade da intranet numa empresa, para que possamos compreender melhor:

  • Um departamento de tecnologia disponibiliza aos seus colaboradores um sistema de abertura de chamada técnica;
  • Um departamento de RH anuncia vagas internas disponíveis;
  • Um departamento de pessoal disponibiliza formulários de alteração de endereço, vale transporte, etc;
  • Um diretor em reunião em outro país, acedendo os dados corporativos da empresa, por meio de uma senha de acesso.

Objetivo

A intranet é um dos principais veículos de comunicação em corporações. Por ela, o fluxo de dados (centralização de documentos, formulários, notícias da empresa, etc) é constante, pretendendo reduzir os custos e ganhar velocidade na divulgação e distribuição de informações.

Apesar do seu uso interno, acessando aos dados corporativos, a intranet permite que computadores localizados numa filial, se conectados à internet com uma senha, acessem conteúdos que estejam na sua matriz. Ela cria um canal de comunicação direto entre a empresa e os seus funcionários/colaboradores, tendo um ganho significativo em termos de segurança.

Diferenças entre termos comuns

  • LAN: É uma rede local onde dois ou mais computadores se conectam ou até mesmo dividem o mesmo acesso à internet. Neste tipo de rede, os hosts se comunicam entre si e com o resto do mundo sem “nenhum” tipo de restrição.
  • Internet: É um conglomerado de redes locais, interconectadas e espalhadas pelo mundo inteiro, através do protocolo de internet facilitando o fluxo de informações espalhadas por todo o globo terrestre.
  • Intranet: É uma rede interna, utilizado especificamente no mundo corporativo. Neste tipo de conexão, o acesso ao conteúdo é geralmente restrito, assim, somente é possível acessá-lo através de esquemas especiais de segurança (ex.: sistemas de bancos, supermercados, etc). A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.
  • Extranet: Permite-se o acesso externo às bases corporativas, disponibilizando somente dados para fins específicos para representantes, fornecedores ou clientes de uma empresa. Outro uso comum do termo extranet ocorre na designação da “parte privada” de um site, onde apenas os utilizadores registrados (previamente autenticados com o seu login e senha) podem navegar. Por exemplo, um cliente acedendo somente aos seus dados específicos num extrato bancário on-line.
  • Rede Livre: Rede feita colaborativamente por comunidades. Normalmente é uma LAN aberta ao público.

Comparação entre as tecnologias

O quadro abaixo mostra uma comparação feita entre as tecnologias citadas e os serviços prestados.

Internet
Intranet
Extranet

Acesso Restrito Não Sim Sim
Comunicação Instantânea Sim Sim Sim
Comunicação Externa Sim Não Sim
Partilha de Impressoras Não Sim Não
Partilha de Dados Sim Sim Sim
Rede Local (LAN) Não Sim Não

Referências

Bibliografia

  • BENNETT, Gordon. INTRANETS Como Implantar Com Sucesso Na Sua Empresa. Editora Campus, ISBN 85-352-0117-3

Ver também

  • Internet
  • Intranet nacional
  • VPN
  • Protocolo

Ligações externas

  • Artigos sobre intranet
  • [1]
Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

  • v
  • d
  • e
Este artigo sobre Internet é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

  • v
  • d
  • e

Obtida de “https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Intranet&oldid=60271703”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*