Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

  • O complexo de Glucosamina e Condroitina tem sido visto pelos especialistas como um poderoso aliado na redução das dores causadas pela artrite.
  • Artrite é uma inflamação nas articulações e em alguns casos pode resultar no desgaste da superfície lisa da cartilagem encontradas principalmente nas articulações.
  • Estima-se que, mais de 10 milhões de brasileiros já sofrem com dores causas pela a artrite.
  • E estas dores não geram apenas incomodo ao caminhar e se movimentar, em geral, elas são causadas por doenças devastadoras que além de causar as dores, podem levar desde uma incapacidade grave, até à morte prematura.
  • O Complexo de Glucosamina e Condroitina além reduzir as dores causadas pela artrite, também serve para o tratamento e prevenção de outras doenças, como o Glaucoma, Colesterol alto e Cistite.

E por que este complexo é considerado uma “segunda chance” para quem sofre com dores articulares? Quais são os benefícios da Glucosamina e Condroitina? Há alguma contraindicação ou efeito colateral?

Veja o que você irá encontrar no artigo de hoje.

O que é Glucosamina e Condroitina?

  1. A Glucosamina e Condroitina são substâncias produzidas pelo nosso próprio corpo, e atualmente também podem ser encontradas na forma suplementos alimentares (ou remédio), estes suplementos frequentemente são usados como tratamento natural para a artrite.

  2. A Glucosamina pode ser encontrada como Hidrocloreto de Glucosamina ou Sulfato de Glucosamina, já o Sulfato de Condroitina é a fórmula mais comum.
  3. Em geral estas duas substâncias são também são encontradas em suplementos que também contém MSM (Metilsufonilmetano) e/ou ácido hialurônico.

  4. Juntos estes ingredientes formam um poderoso complexo que ajuda no tratamento e redução das dores e inflamações nas articulações.
  5. Há muitas evidências de que este complexo pode ajudar a controlar a artrite, protegendo contra o desgaste da cartilagem.

  6. Embora o uso uso mais comum da Glucosamina e Condroitina é para o tratamento da artrite, há também evidências este complexo também possa auxiliar no tratamento de outras doenças.

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

Por exemplo, a Glucosamina é apontada como um alternativa natural para o tratamento da cistite intersticiais, desordem articular temporomandibular e glaucoma.

Enquanto isso, a Condroitina é também é usada para tratar cataratas, síndrome do olho seco, colesterol alto e infecções do trato urinário.

A Condroitina é uma substância natural formada por cadeias de açúcar. É sabido que a Condroitina ajude o corpo a manter o fluido e a flexibilidade nas articulações.

A Glucosamina, por outro lado, é proteína de açúcar que ajuda seu corpo a construir cartilagem (o tecido conjuntivo duro localizado principalmente nos ossos próximos às articulações). Glucosamina é uma substância natural encontrada em ossos, medula óssea, mariscos e fungos.

O tratamento da artrite é um dos benefícios mais importantes da Glucosamina e Condroitina. Outros usos incluem o tratamento da cataratas, glaucoma, problemas de bexiga, doença cardíaca, colesterol alto ou TMJ (doença articular temporomandibular).

Glucosamina e Condroitina e seus benefícios

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

  • Como já dissemos anteriormente, a principal função da Glucosamina e Condroitina é manter a flexibilidade e a lubrificação nas articulações.
  • Estas substâncias mantém a cartilagem das articulações lubrificadas e saudáveis, impedindo que os ossos esfreguem entre si, evitando dor e inflamação.
  • Protegendo contra desgaste natural, renovando a cartilagem, ajudando a aliviar dores e inflamações no organismo em geral.
  • O composto é usado para aliviar a dor e para se livrar dos sintomas da artrite reconstruindo cartilagem no corpo.
  • A Condroitina, especialmente, ajuda a retardar a progressão da artrite nos seres humanos.

A Glucosamina e Condroitina ajudam a aumentar a produção de ácido hialurônico que é um componente do fluido sinovial. Este fluido ajuda na lubrificação das articulações.

Outro benefício inclui a promoção da função articular saudável, reduzindo o inchaço e a dor.

Eles também ajudam a melhorar a flexibilidade das articulações. Ajuda a equilibrar hormônios e controlar a atividade das enzimas no corpo.

O uso do Complexo de Glucosamina e Condroitina

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

  1. Apesar da Glucosamina e Condroitina serem indicadas principalmente para o tratamento de dores articulares causadas por artrite.
  2. A suplementação com o complexo de Glucosamina e Condroitina também é indicada para diversas outras condições.
  3. Veja a lista dos usos mais comuns:

Reumatismo

Reumatismo é o nome popularmente conhecido, mas que na verdade abrange mais de 200 doenças que afetam cartilagens, articulações, músculos, ligamentos e tendões.

As mais comuns são Artrite reumática e Artrose. São problemas de saúde que não tem cura, mas que existe tratamento.

São problemas que atacam a saúde devido ao avanço da idade. A falta de tratamento adequado pode acarretar o avanço da doença e em uma piora do quadro.

Osteoporose

200 milhões de pessoas no mundo sofre com osteoporose, no Brasil são 10 milhões de brasileiros com o problema.

Segundo dados de um novo estudo, no mundo, o custo anual de hospitalização por fraturas causadas pela doença é de 19,8 bilhões de reais. Este valor é maior que o custo de infarto, derrames e câncer de mama.

Esta condição atinge homens e mulheres, a osteoporose torna os ossos fracos e quebradiços, casos mais graves impedem que uma pessoa possa ter uma vida normal.

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

O suplemento de Glucosamina e Condroitina junto com outras vitaminas e minerais como Vitaminas D-3 e Cálcio ajuda a melhorar o tratamento, diminui as inflamações e dores, melhora a flexibilidade e a lubrificação, proporcionando melhoras, para que a pessoa que vive com este problema, possa ter um conjunto de benefícios no tratamento e ajudar a evitar que o problema se agrave.

Osteoporose é uma doença silenciosa, os sintomas não surgem no início do problema, pessoas acima dos 30 anos podem prevenir o surgimento deste mal com exercícios, suplementação e uma dieta saudável.

Artrose (Osteoartrite)

  • A artrose é a degeneração da cartilagem e articulações, causada por sobrecarga e/ou pela idade.
  • Ele pode afetar qualquer articulação, porém, as mais comuns são as articulações das mãos, pescoço, coluna, joelhos e quadril.
  • O uso do suplemento para tratar Osteoartrite quando tomado por longo período de tempo ajuda a retardar a progressão da osteoartrite, proporciona alívio significativo nos sintomas de dor, rigidez e inchaço melhorando a função dos movimentos dos joelhos e quadril e proporciona alívio dos sintomas, melhorando a qualidade de vida que quem sofre com o problema.

Artrite Reumatoide

O uso do suplemento de Glucosamina e Condroitina pode ajudar no tratamento da Artrite reumatoide.

Este mal é mais comum entre as mulheres é uma condição que ataca as articulações e pode causar dores e deformações, os sintomas provoca inchaço, rigidez nas articulações e dores nas juntas, e pode imitar os movimentos.

A Artrite Reumatoide costuma atacar especialmente joelhos, tornozelos e mãos (dedos). A inflamação crônica precisa ser tratada e contida ou a condição pode piorar e causar degeneração inclusive nos ossos e se espalhar pelo corpo.

Artrite Reumatoide não tem cura, mas deve ser tratada para que os seus efeitos possam ser minimizados trazendo assim uma melhor qualidade de vida para a pessoa que sofre deste mal.

Tendinite

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

  1. Os tendões, são como cordões que unem os músculos aos ossos, a inflamação nos tendões é chamada de tendinite.
  2. Dores e sensibilidade agudas, dificuldade na movimentação são as suas principais características.
  3. Tendinite tem como causa movimentos repetitivos seja eles em práticas de esportes ou trabalho.
  4. A tendinite tratada apropriadamente pode ter uma rápida recuperação.
  5. A Glucosamina, Condroitina, MSM pode ajudar a reduzir a inflamação e na lubrificação e melhorar a flexibilidade dos movimentos.

Articulação temporomandibular (TMJ)

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

  • Distúrbios temporomandibular causam dores nas articulações da mandíbula e nos músculos que controlam o movimento da mandíbula.
  • A causa deste problema pode variar como fatores genéticos, artrite ou lesão local.
  • Pessoas que sofrem com este problema tendem a ter problemas dentários como bruxismo, enxaquecas crônicas, estresse ou ansiedade.
  • O suplemento da Glucosamina, Condroitina, MSM ajuda no tratamento da articulação facial, promove alívio das dores e sensibilidade, diminui a inflamação e aumenta a mobilidade da mandíbula.

Distúrbios musculoesqueléticos

  1. O distúrbio musculoesquelético é uma condição que afeta músculos, ossos e articulações do corpo, os sintomas são dores, rigidez articular, inchaço, vermelhidão local, fraqueza muscular, limitação de movimentos.

  2. Esta condição tem principal ligação com trabalhadores que tem poucos movimentos durante o dia e que mantem a mesma postura por horas.

  3. O uso do suplemento ajuda a prevenir quem ainda não tem o problema, mas que tem a rotina, e ajuda a tratar os sintomas de quem já sofre com o problema.

Fibromialgia

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

  • Fibromialgia é uma condição crônica que causa dor nos músculos e ossos.
  • A Fibromialgia é uma condição que atinge homens e mulheres, os sintomas são dores pelo corpo, os pontos mais afetados são cabeça, ombros, ancas, costas, joelhos, cotovelos, parte superior do tórax e pernas.
  • Atualmente não há cura para este mal, mas o tratamento a base de anti-inflamatório pode ter resultados.
Leia também:  Como Beijar Bem De Lingua O Que Fazer Com A Lingua?

Cistite Intersticial

A Cistite Intersticial é uma doença crônica causada por irritação e inflamação e afeta a parede da bexiga.

Esta condição atinge homens e mulheres, mas na sua grande maioria as mulheres são as maiores vítimas deste problema.

É um problema que pode ser tratado, mas não tem cura.

Os sintomas podem afetar o dia-a-dia de uma pessoa e causar muito desconforto devido a quantidade de vezes que é necessário ir no banheiro para urinar, dor no baixo ventre, sensibilidade e pressão na bexiga, dor e desconforto durante o ato sexual, em mulheres as dores podem aumentar no período menstrual, nos homens dor no pênis e escroto.

Todos os sintomas podem piorar com o tempo. Esta condição esta associada a uma deficiência no composto glicosaminoglicanos e a Glucosamina é um precursor deste composto.

O uso de Glucosamina, Condroitina, MSM pode ajudar e a aliviar as dores e a inflamação.

Bursite

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

Bursa é o nome dado a pequenas bolsas líquidas que ficam concentradas entre os ossos e os tendões, ligamentos, músculos e pele para facilitar os movimentos e reduzir o atrito.

Se uma bursa fica irritada e inflamada, é chamada de bursite. A Glucosamina, Condroitina, MSM ajuda a lubrificar e reduzir as inflamações.

Esclerose múltipla

Esclerose múltipla é uma doença que alguns dos sinais e sintomas atinge funções motoras, e perda da força muscular, dificuldade para andar, espasmos e rigidez muscular.

O Complexo de Glucosamina e Condroitina pode ajudar na recuperação muscular e rigidez.

Como tomar a Glucosamina e Condroitina

  1. O suplemento de Glucosamina, Condroitina, MSM está disponível em comprimidos, cápsulas e cápsulas em gel e diferentes dosagens.
  2. Em geral para os comprimidos e cápsulas a indicação é tomar de 2 a 3 comprimidos ao dia, dependendo da dosagem de cada produto.

  3. Estes comprimidos ou cápsulas devem ser tomados de uma única vez ou divido durante o dia, de preferência junto com uma refeição.
  4. Lembre-se de seguir as instruções do seu médico, ou as instruções contidas nas embalagens do produto de acordo com as recomendações do fabricante.

Glucosamina e Condroitina: Efeitos Colaterais

O complexo de Glucosamina e Condroitina é seguro para a maioria das pessoas. Porém, algumas possíveis reações adversas podem existir, tais como:

  • Náusea e Vomito
  • Diarreia
  • Azia
  • Dor na região da barriga
  • O complexo de Glucosamina e Condroitina pode desregular o controle de açúcar no sangue de pessoas com diabetes, este risco é relativamente baixo, mas pessoas com diabetes precisa de orientação médica antes de iniciar o uso do suplemento.
  • Mulheres gravidas ou lactantes não é recomendado fazer o uso do suplemento antes de consultar o médico.
  • Pessoas com alergias a frutos do mar, crustáceo não podem fazer uso do suplemento antes de consultar um médico.
  • Suspenda imediatamente o uso do suplemento caso você sentir qualquer reação adversa.

Glucosamina e Condroitina: Contraindicação

  1. Você não deve usar este produto se você é alérgico a Glucosamina e Condroitina; ou se você estiver em uso da substância Varfarina.
  2. Siga todas as instruções no rótulo do produto e na embalagem.

  3. Informe cada um de seus profissionais de saúde sobre todas as suas condições médicas, alergias e todos os medicamentos que você usa.

  4. Ainda, será necessário perguntar a um médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde se é seguro para você usar este produto se você tiver:
  • Asma
  • Alergia a mariscos (ostra, caranguejo, camarão)
  • Diabetes
  • Pressão alta, colesterol alto
  • Câncer de próstata
  • Hemorragia ou distúrbio de coagulação sanguínea, como hemofilia
  • Caso esteja grávida ou amamentando

Além disso, em caso de tratamento médico com uso de qualquer outro medicamento, o médico deverá ser consultado antes de iniciar o tratamento.

Conclusão

  • A Glucosamina e Condroitina são encontradas são produzidas em nosso organismo naturalmente, mas, ao passar do tempo esta produção natural diminui, podendo causar vários problemas de saúde.
  • O complexo de Glucosamina e Condroitina é um poderoso anti-inflamatório, ajuda a diminuir as dores causadas pelo desgaste da cartilagem das articulação além de ser indicado para outras doenças como Glaucoma, Colesterol alto, Cistite, dentro muitas outras.
  • O suplemento fabricado a partir de crustáceo, ou ossos de animais, ajudam a repor os níveis de Glucosamina e Condroitina para aliviar dores e tratar sintomas de inflamações, desgastes e todos os outros problemas relacionados a estrutura esquelética, muscular, e articular do corpo.
  • Apesar de duas substâncias naturais e de baixo risco para a saúde é sempre recomendado que um médico seja consultado antes de iniciar qualquer tratamento.
  • Fontes: healthline, WebMed

Glucosamina | O que é? Benefícios. Dose e como tomar

  • A glucosamina é um amino açúcar que através de um processo enzimático cria cadeias de diferentes moléculas, formando proteínas e lípidos.
  • Faz parte da construção de uma grande molécula, a quitina, que é o elemento que desenvolve as conchas dos dos crustáceos (caranguejos, lagostas, etc) e insectos.
  • Como suplemento é comumente produzida a partir destes exoesqueletos, e a sua forma mais comum é o sulfato de glucosamina.
  • Um dos elementos chave que é formado a partir da glucosamina são as proteínas que esta forma, pois são a base da cartilagem.

Podemos encontrar o sulfato de glucosamina em pó, comprimidos ou cápsulas.

Há até pomadas de glucosamina para aplicação local, apesar de não existirem grandes evidências da sua eficácia.

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

Benefícios da glucosamina

Foi demonstrado que uma dose de 1500mg de sulfato de glucosamina durante 4 semanas teve um impacto muito positivo na melhora dos movimentos antes condicionados comparando com quem tomava um placebo.

Estes resultados foram comprovados por um teste que envolveu a toma de 1500mg de sulfato de glucosamina diários por parte dum grupo de soldados do exército americano.

Os efeitos por um longo período (três anos) também demonstraram benefícios em reduzir os sintomas a longo prazo. Foi também constatado que o efeito foi superior usando o sulfato de glucosamina em vez de hidrocloreto de glucosamina.

Outros estudos mostraram também resultados muito satisfatórios.

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

Dose

Há evidências a mostrar que uma dose diária de 1500mg de sulfato de glucosamina é um excelente suplemento para as articulações e especialmente relevante para atletas de ginásio e desportistas.

Aqui na Myprotein podes encontrar imensos suplementos com glucosamina.

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

Como e quando tomar?

Como foi dito, uma dose de 1500mg por dia será o ideal.

Podes fazer essa dose logo pela manhã de uma única vez, ou caso prefiras divide-a em duas tomas.

Conclusão

O sulfato de glucosamina não te irá fazer um milagre, e curar-te de todos os males. No entanto há bastantes evidências de que é suplemento que funciona e além disso é perfeitamente seguro.

Indicações e posologia da Glucosamina + Condroitina

A glucosamina e condroitina que são duas substâncias fundamentais para o tratamento da artrite, artrose, dor nas juntas e destruição das articulações. Estas substâncias quando utilizadas em conjunto ajudam na reconstrução dos tecidos que formam a própria cartilagem, combatendo a inflamação e a dor. 

  • Os nomes de alguns remédios, vitaminas e suplementos que contém as substâncias ativas Glucosamina e Condroitina são o Condroflex, Artrolive, Superflex, Osteo Bi-flex e Triflex.
  • Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?
  • A glucosamina e a Condroitina são duas substâncias indicadas para melhorar o fortalecimento das articulações, sendo útil para:
  • Reduzir a dor das articulações,
  • Aumentar a lubrificação das articulações,
  • Estimular a reparação da cartilagem,
  • Inibir as enzimas que destroem a cartilagem,
  • Preservar o espaço intra articular,
  • Combater a inflamação.

Dessa forma, seu uso pode ser indicado pelo médico ou nutricionista, para complementar o tratamento da artrite e artrose, por exemplo. Entenda o que é a artrose.

Como funciona

A glucosamina e a condroitina agem sobre a cartilagem que reveste as articulações, protegendo e retardando o processo degenerativo e inflamatório da cartilagem, diminuindo a dor e causando a diminuição da limitação dos movimentos que geralmente acontecem em doenças que atingem a cartilagem. Conheça outras formas de fortalecer as articulações.

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

A dose recomendada depende da marca do medicamento em questão, porque cada um deles pode apresentar dosagens diferentes. Assim, a dose diária recomendada é de 1500 mg de glucosamina e 1200 mg de condroitina.

Estes suplementos podem estar disponíveis em comprimidos ou em sachês, por isso recomenda-se consultar as instruções do fabricante do produto obtido, assim como consultar um médico antes de iniciar o tratamento.

Leia também:  Como Ver As Skins Que Tenho No Lol?

Quem não deve usar

Este remédio não deve ser usado por pessoas com alergia à glicosamina, condroitina ou a qualquer componente da formulação, durante a gravidez e lactação, em pessoas com fenilcetonúria ou insuficiência renal severa.

Além disso, deve ser usado com cautela em pessoas com distúrbios gastrointestinais, história de úlcera gástrica ou intestinal, diabetes mellitus, problemas no sistema de produção de sangue ou que tenham insuficiência hepática ou cardíaca.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pela glucosamina e condroitina são desconforto gástrico, diarreia, náuseas, coceira e dor de cabeça.

Além disso, embora seja mais raro, pode também ocorrer reações alérgicas que se manifestam na pele, inchaço nas extremidades, aumento dos batimentos cardíacos, sonolência e insônia, dificuldade de digestão, prisão de ventre, azia e anorexia.

O que é a Glucosamina e para que serve?

Glucosamina Para Que Serve E Como Tomar?

  • A glucosamina, cientificamente falando, é um monossacarídeo produzido naturalmente pelo nosso organismo e, em resumo, é um dos compostos responsáveis pela manutenção do nosso corpo.
  • Essa substância está presente na cartilagem e no líquido sinovial das articulações, colaborando para mantê-los saudáveis.
  • Além do ser humano, ela é encontrada também em mariscos, lagostas e outros tipos de artrópodes e insetos, sendo o principal responsável pelo desenvolvimento das conchas desses animais.
  • Como suplemento, é comumente produzida a partir destes exoesqueletos e a sua forma mais comum de ser encontrada é o sulfato de glucosamina.
  • Apesar de ser vendida facilmente e de encontrarmos na internet milhares de relatos de pessoas que usaram o suplemento diariamente e sentem melhoras, é importante destacar que, mesmo com muitos estudos voltados para a substância, ela ainda não possui ação comprovada, o que faz a American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) não recomendar o seu uso.
  • De qualquer maneira, vamos conhecer melhor essa substância?

Afinal, para que serve a glucosamina?

A substância glucosamina serve para proteger as articulações, impedindo com que elas deteriorem. Segundo alguns estudos, também foi possível perceber grande redução em dor articular quando combinada com condroitina, que tem ação similar à da glucosamina.

A glucosamina está presente em muitos ensaios médicos e neles é possível confirmar que o uso do suplemento pode impedir o estreitamento do espaço articular, criado nos joelhos de pacientes que sofrem de artrose nessa região do corpo.

A artrose, além de ter o envelhecimento como causa, também se desenvolve em atletas que fazem muito uso da articulação, por exemplo, nos corredores. Ao longo do tempo, a glucosamina reduz esse tipo de lesão.

Quando tomar

Para saber se você pode ou precisa, qual a recomendação da dose ideal para você, bem como sobre o melhor horário para tomar condroitina e glucosamina, consulte um ortopedista ou nutrólogo.

Seria irresponsável a automedicação, não é mesmo? De toda forma, se você sente alguns dos sintomas relatados acima, é importante buscar ajuda médica o quanto antes, seja o tratamento recomendado a glucosamina ou outros.

De qualquer maneira, o que se sabe é que para os casos de artrose, artrite reumatóide e qualquer desgaste de cartilagem ocorrido por prática esportiva, geralmente o recomendado é tomar diariamente 1500 mg, distribuídos em pequenas doses, durante o decorrer do dia ou dose única pela manhã.

Mas, relembre-se: nada se automedicar, pois todo medicamento, mesmo que seja em forma de suplementação, possui efeitos colaterais e contraindicações, os quais listamos a seguir.

Lista de benefícios da glucosamina

Confira outros benefícios que o uso da glucosamina pode trazer:

  • mantém a quantidade suficiente de líquido sinovial nas articulações;
  • protege as articulações, reduzindo o risco de lesões nas cabeças dos ossos;
  • previne os distúrbios reumáticos/artríticos;
  • pode ser usada para amenizar as dores causadas pelas artrites ou artroses e problemas semelhantes que afetam as articulações e ossos em geral; e
  • ajuda o corpo a reconstruir e reparar os tecidos conjuntivos.

Possíveis efeitos colaterais da glucosamina

A substância pode gerar alguns efeitos colaterais, tais como:

  • gases;
  • gastrite;
  • diarréia gástrica;
  • prisão de ventre; e
  • reações alérgicas, que podem ser severas, como você conhecerá no próximo tópico.

É importante conhecer o seu organismo e saber se ele está apto a receber o suplemento e as suas composições.

De novo: não tome nenhum medicamento ou suplemento sem a recomendação de um especialista.

Contraindicações da glucosamina

A glucosamina não é recomendada para:

  • diabéticos;
  • mulheres grávidas e durante a amamentação; e
  • não pode ser utilizada por crianças e alérgicos à crustáceos, fenilcetonúricos e intolerância à frutose.

Portanto, atente-se às suas condições e lembre-se de buscar ajuda profissional, caso sinta alguns dos sintomas aos quais a glucosamina promete melhoria.

É importante avaliar seu histórico de saúde antes de tomar qualquer medicação, pois saúde é coisa séria.

Glucosamina: o que é e para que serve o composto?

Por Kristen Philipkoski

Por muitos anos, veterinários rotineiramente deram glucosamina para cavalos de corrida para ajudar a preservar suas articulações ao longo de anos de bater a pista. Agora os cientistas estão estudando se a glucosamina, um composto que seu corpo usa para fazer cartilagem, pode ajudar as pessoas também.

Por 40 anos, pesquisadores europeus vêm estudando se tomar glucosamina em forma de suplemento pode ajudar a aliviar a dor da artrite e reconstruir a cartilagem erodida. Embora as evidências parecessem promissoras na década de 1990, vários estudos recentes mostram que a glucosamina e a condroitina – uma combinação tomada por milhões – não fazem nada para aliviar a dor da artrite.

Em uma análise de 2010 de dados de 10 estudos anteriores, pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, concluíram que os suplementos não tiveram melhor desempenho que os placebos (pílulas de açúcar) na contrariedade da dor. Os pesquisadores disseram que se os pacientes descobrissem benefícios em tomar glucosamina e condroitina, eles não precisariam parar. Não houve dano encontrado. Mas eles recomendaram que os pacientes iniciassem um regime.

Outros estudos apoiaram essas conclusões. Em uma análise de 2005, pesquisadores da Universidade de Queen, em Ontário, no Canadá, descobriram que a glucosamina não mostrou nenhum benefício, seja no controle da dor ou na função articular de pacientes com osteoartrite.

Quais são os tipos de glucosamina?

Existem três formas de sal (tipos) de glucosamina: sulfato de glucosamina, cloridrato de glucosamina e n-acetil glucosamina. Sulfato de glucosamina é o melhor estudado dos três. Estudos mais antigos em humanos descobriram que o sulfato de glucosamina reduzia a dor e melhorava a função em pessoas com osteoartrite do joelho.

Em alguns estudos, funcionou tão bem quanto os antiinflamatórios não esteroidais (AINEs). Pelo menos dois estudos descobriram que isso ajudou a manter a cartilagem do joelho, algo que os AINEs não fazem.

No entanto, um estudo descobriu que não ajudou um grupo de homens mais velhos e pesados ​​que tinham osteoartrite do joelho por mais de 10 anos.

Há evidências limitadas de ensaios em humanos que o sulfato de glicosamina pode ajudar com osteoartrite em outras articulações.

Cloridrato de glucosamina não reduziu a dor em um estudo de 8 semanas de pessoas com osteoartrite do joelho.

Uma combinação de cloridrato de glucosamina, sulfato de condroitina e manganês reduziu a dor na osteoartrite do joelho em dois estudos em humanos.

Mas não está claro se o benefício foi de um, dois ou todos os três ingredientes. A N-acetil glucosamina não foi estudada na osteoartrite humana.

Como funciona?

A teoria é que pessoas com artrite podem não produzir glucosamina suficiente, e tomar suplementos de glucosamina pode ajudar a restaurar a cartilagem que se erodiu entre as articulações artríticas.

Em um estudo, os pesquisadores rastrearam a glucosamina marcada radioativamente no corpo e descobriram que a cartilagem articular estava de fato absorvendo-a.

Alguns pesquisadores especulam que a porção sulfato do sulfato de glicosamina pode ser importante para seus efeitos anti-artrite.

Quão seguro é?

Em estudos, a glucosamina raramente causou efeitos colaterais, e apenas leves como náusea, diarréia, constipação e azia.

No entanto, nenhum estudo de glucosamina em mulheres grávidas, crianças e pessoas muito idosas foi feito, por isso essas populações devem evitar a glucosamina, a menos que seja recomendado por um médico.

Os pesquisadores especulam que a glucosamina pode ser menos arriscada do que os AINEs, o que pode causar sangramento no estômago e até danos no fígado ou nos rins com o uso em longo prazo. Sulfato de glucosamina tem sido usado com segurança em estudos com duração de até três anos.

Leia também:  Como É Que Os Vírus Informáticos Se Propagam?

Alguns produtos de glucosamina são feitos a partir das cascas de marisco, por isso as pessoas com alergia ao marisco devem falar com o seu médico antes de o tentarem. Além disso, evidências sugerem que a glucosamina pode causar resistência à insulina, então as pessoas com diabetes devem conversar com seu médico antes de usar a glucosamina.

Como é feito?

Existem muitos produtos de glucosamina disponíveis contendo uma ou mais das três formas de sal. Procure produtos que contenham apenas sulfato de glucosamina, a forma de sal que ajuda a osteoartrite do joelho nas pessoas. Uma dose típica é de 500 miligramas (mg) três vezes ao dia, ou 1500 mg uma vez ao dia.

Um produto de combinação, Cosamin DS (contendo cloridrato de glucosamina, sulfato de condroitina e manganês) parece ajudar a reduzir a dor da artrite no joelho.

Tenha em mente que o governo não regulamenta os suplementos tão estritamente quanto os medicamentos, de modo que a qualidade e a potência podem variar de produto para produto. Em casos raros, os produtos podem estar contaminados com substâncias indesejáveis.

Se você decidir tomar glucosamina, pergunte a um farmacêutico ou naturopata para recomendar uma marca respeitável.

Referências

Juni, Peter, et al, “Effects of glucosamine, chondroitin, or placebo in patients with osteoarthritis of hip or knee: network meta-analysis,” BMJ online, September 16, 2010 http://www.bmj.com/content/341/bmj.c4675.full

“Glucosamine therapy for treating osteoarthritis,” April 18, 2005, National Institutes of Health http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15846645

Reginster JY, et al. Long-term effects of glucosamine sulphate on osteoarthritis progression: a randomised, placebo-controlled clinical trial. Lancet 2001;357(9252):251-56.

Carol J. Henderson, PhD, RD, Dietary Outcomes in Osteoarthritis Disease Management.

Aproveite e conheça nossa loja de Produtos para Saúde

Glucosamina com condroitina 30 saches Sabor Laranja UnicPharma

Nosso organismo produz naturalmente um líquido chamado sinovial ele é responsável em “lubrificar” nossas articulações reduzindo os impactos sofridos pelo dia-a-a-dia.

Quando existe a carência desse liquido no corpo, começam a aparecer problemas na cartilagem a surgir dores em locais como os ombros, cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos. Esta é a origem de grande parte dos problemas articulares.

A cartilagem saudável precisa de três coisas: água para lubrificação e nutrição, proteoglicanos para atrair e manter a água, e colágeno para manter os proteoglicanos no lugar.A glucosamina é um elemento principal de desenvolvimento de proteoglicanos que adoram a água.

Além de ser um elemento de desenvolvimento para a síntese dos proteoglicanos, sua mera presença atua como um estímulo às células que produzem proteoglicanos – na realidade, a glucosamina é um fator principal para determinar quantos proteoglicanos são produzidos pelas células.

Assim, devido ao efeito da glucosamina sobre o metabolismo da cartilagem, ele pode, na verdade, ajudar o corpo a reparar a cartilagem danificada. Quando a glucosamina ajuda a formar os proteoglicanos que estão no espaço na cartilagem, o sulfato de condroitina atua como um “imã líquido”.

O QUE É CONDROITINA ?

A condroitina é uma cadeia longa de ligantes que atrai o fluido para dentro das moléculas de proteoglicanos. Isto é importante por dois motivos. 1.) Os fluidos atuam como um absorvente de choque esponjoso, levando nutrientes para a cartilagem.

A cartilagem das articulações não tem suprimento sanguíneo, portanto, toda a nutrição e lubrificação derivam do fluido que reflui e flui à medida que a pressão é aplicada e liberada nas articulações. 2.

) Sem este fluido, a cartilagem ficaria mal-nutrida, mais seca, mais fina e mais frágil.

Benefícios

Permite que os músculos e articulações curem mais rapidamente;- Aumenta energia, prontidão, calma mental, e capacidade de concentração;- Reduz cãibras nos músculos e espasmos;- Exerce uma função na síntese de colágeno;- Ajuda a normalizar a função do estômago;- Ajuda a alivar azia, GERD e alergias a alimentos e pólens;- Ajuda a criar um ambiente interno não amigável para muitos tipos de parasitas;- Ajuda com neuropatia diabética das extremidades e do trato gastrointestinal;- Acelerar a cura de ferimentos, reduz o tecido com cicatrizes;- Estimula a função imunológica.

Posologia

Modo de usar: Tomar 1 Sachê Antes Do Almoço.

Composição Sugerida

Porção: 1 SachêGlucosamina Sulfato…..1,5gCondroitina Sulfato……..1,2g

A Glucosamina é indicada principalmente em indivíduos que apresentam quadros de artrite e artrose ou que começam a desenvolver problemas nas articulações devido a prática de exercícios de alto impacto ou pelo desgate natural ocorrido pelo o avanço da idade.

A resposta é não. Não é possível afirmar que glucosamina engorda tendo em vista que esse não é um dos efeitos colaterais que o produto pode apresentar.

Além disso, ele não apresenta reações adversas como desaceleração do metabolismo, aumento do apetite, cansaço, fraqueza ou fadiga, que podem direta ou indiretamente causar um acréscimo na ingestão de calorias ou uma diminuição na quantidade de calorias gastas, fatores que estão associados ao aumento do peso.

A glucosamina e a condroitina agem sobre a cartilagem que reveste as articulações, protegendo e retardando o processo degenerativo e inflamatório da cartilagem, diminuindo a dor e causando a diminuição da limitação dos movimentos que geralmente acontecem em doenças que atingem a cartilagem.

Tomar 1 sachê antes do almoço.

sulfato de condroitina é um componente natural da cartilagem. Ele é extraído da cartilagem do tubarão ou de bovinos ou fabricado de maneira sintética. Ele é frequentemente combinado com a glucosamina.

Não são conhecidos efeitos colaterais graves em decorrência do uso do suplemento glucosamina quando a utilização é realizada dentro das doses recomendadas. Entretanto, pode ser que problemas como desconfortos gastrointestinais, perturbação no estômago, azia, sonolência, dor de cabeça, náusea, diarreia, inchaço, prisão de ventre e erupção cutânea sejam desenvolvidos após o uso do produto.

Para ter segurança em relação ao uso do produto, o melhor a se fazer é consultar-se com um médico e verificar com ele se você pode ou não utilizar a glucosamina, principalmente se você sofrer com algum tipo de condição de saúde como doença dos rins, doença do coração, pressão arterial alta, distúrbios do sangue ou qualquer outro problema de saúde ou estiver fazendo uso de algum tipo de medicamento.

Só na UnicPharma você encontra GLUCOSAMINA+ CONDROITINA, com os menores preços e as melhores condições. *Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.

Advertências

* Estiver Grávida Ou Amamentando, Consulte Um Médico Antes De Usar Este Produto. * Mantenha Fora Do Alcance De Crianças. Guarde Em local frio e seco. * Não misturar esse medicamento com outro tipo de estimulante drogas ou bebida alcoólica. 1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado. 2. Imagens meramente ilustrativas.s 3.

É recomendável uma dieta e exercícios físicos para auxiliar a redução de “peso”. 4. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto. 5. Em caso de hipersensibilidade ao produto recomenda- se descontinuar o uso e consultar o médico. 6. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. 7. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC).

Proteger da luz do calor e da umidade. Nestas condições o medicamento se manterá próprio para o consumo respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. 8. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. 9. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. 10.

Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta. 11. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas procure orientação médica. 12. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado. 13.

Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica. 14. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.

Referência 1.https://www.iberoquimica.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-113913.pdf

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*