Em Que Continente Fica A Região Conhecida Como Saheli?

Os países da Ásia formam o maior continente em extensão territorial e abrigam a maior número de habitantes entre os continentes. Juntos, esses países possuem um território de mais de 43 milhões de km2 e neles habitam mais 4 bilhões de pessoas.

Em meio a todos os países que constituem o continente asiático, há países que apresentam as maiores áreas do mundo, altos índices de desenvolvimento humano, mas também alguns que são pouco desenvolvidos. Portanto, podemos dizer que os países asiáticos são bastante diversificados seja em área, população, geografia, economia, política e cultura.

Leia também: Países desenvolvidos

Lista de países da Ásia

O maior continente do mundo é formado por 49 países e entre eles alguns são considerados transcontinentais, ou seja, pertencem a mais de um continente. Além disso, na Ásia, há também algumas dependências, entidades internacionais reconhecidas e territórios que, apesar de se localizarem no continente, pertencem a países situados em outros.

Países Capitais
Afeganistão Cabul
Arábia Saudita Riad
Armênia* Yerevan
Azerbaijão* Baku
Bahrein Manama
Bangladesh Daca
Brunei Bandar Seri Begawan
Butão Timbu
Camboja Phnom Penh
Cazaquistão Nursultan
Catar Doha
China Pequim
Chipre* Nicósia
Cingapura Cingapura
Coreia do Norte Pyongyang
Coreia do Sul Seul
Egito* Cairo
Emirados Árabes Abu Dhabi
Filipinas Manila
Geórgia* Tbilisi
Iêmen Sana
Índia Nova Deli
Indonésia* Jacarta
Irã Teerã
Iraque Bagdá
Israel Jerusalém
Japão Tóquio
Jordânia Amã
Kuwait Kuwait
Laos Vienciana
Líbano Beirute
Malásia Kuala Lumpur
Maldivas Malé
Mianmar Nay Puy Taw
Mongólia Ulan Bator
Nepal Katmandu
Omã Mascate
Paquistão Islamabad
Quirguistão Bishkek
Rússia* Moscou
Síria Damasco
Sri Lanka Kotte
Tajiquistão Dushanbe
Tailândia Bangkok
Timor-Leste* Dili
Turcomenistão Asgabate
Turquia* Ancara
Uzbequistão Tashkent
Vietnã Hanói

Outros territórios

Territórios não reconhecidos Taiwan e Estado da Palestina
Dependências Ilhas de Cocos e Ilha do Natal (Austrália); Guam (Estados Unidos); Acrotíri e Decelia e Território do Oceano Índico (Reino Unido).
Entidades especiais reconhecidas Hong Kong e Macau

*Países cujos territórios encontram-se em mais de um continente, chamados transcontinentais.

Dados gerais da Ásia

  • Gentílico: asiático, asiano ou ásio
  • Localização: A Ásia localiza-se entre a Europa, América, África e Oceania.
  • Países: 49 países (entre eles, alguns transcontinentais)
  • Maior país: Rússia
  • Menor país: Maldivas
  • Área: 43.810.582 km2
  • População: 4.462.676.731 habitantes

Regiões da Ásia

Devido à grande extensão e pluralidade do território asiático, cultural, econômica, política ou socialmente, fez-se necessário regionalizar o continente a fim de facilitar as análises e estudos das áreas. Não há uma única regionalização da Ásia, portanto, há mais de uma denominação para uma mesma área. Uma das classificações divide o continente asiático em seis grandes regiões:

Região da Comunidade dos Estados Independentes

Região situada ao norte do continente asiático, que abrange os territórios das nações que antigamente pertenciam à antiga União Soviética, como Armênia, Kosovo, Moldávia, Rússia, Azerbaijão.

Saiba mais: Fim da União Soviética

Ásia Oriental ou Extremo Oriente

O Extremo Oriente, como é chamada a porção oriental da Ásia, situa-se na porção leste do continente asiático compreendendo cerca de 12 milhões de km2. Nessa parte do continente, vivem mais de 40% da população total da Ásia e nela encontra-se o país mais populoso do mundo, a China, e outros países, como Japão e Coreia do Sul.

Veja também: Guerra Civil na Síria

Ásia Meridional

Localizada no sul do continente asiático, a Ásia Meridional é também conhecida em outras classificações como subcontinente indiano, portanto, fica claro que um dos países que constituem essa região é a Índia, o segundo país mais populoso da Ásia.

Outros países presentes nessa região são: Maldivas, Paquistão, Nepal, entre outros. Uma das principais características da Ásia Meridional é o de ser uma das mais pobres regiões do continente asiático. A população enfrenta problemas, como elevada mortalidade infantil, baixa expectativa de vida e pouco desenvolvimento.

Ásia Central

A Ásia Central, como o próprio nome indica, localiza-se ao centro do continente asiático, entre o mar Cáspio, China, norte do Irã e sul da Sibéria. A região compreende a área de países, como Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e outros.

Sudeste Asiático

A região conhecida como sudeste asiático, como o próprio nome indica, localiza-se na porção sudeste do continente e abrange os territórios de países, como Malásia, Brunei e Indonésia. Boa parte da população dessa região vive da agropecuária e habitam as áreas rurais. Portanto, a população urbana nessa região é menor que a rural.

Mapa dos países asiáticos

Em Que Continente Fica A Região Conhecida Como Saheli?

Curiosidades dos países asiáticos

Em Que Continente Fica A Região Conhecida Como Saheli? China é o país mais populoso do mundo.*

A China, além de ser o país mais populoso do mundo, fica situado no continente que também possui essa classificação. Ele é maior país da Ásia Oriental com a população de aproximadamente 1.379.302.771 habitantes, em um território com pouco mais de 9 milhões de km2.

A densidade demográfica do país é de aproximadamente 139 pessoas por quilômetro quadrado. Vivem no país, então, cerca de um quinto da população mundial. O acelerado crescimento populacional fez com o que o governo implementasse no país políticas de controle de natalidade a fim de conter o aumento.

Leia também:  Como Salvar Iphone Que Caiu Na Agua?

Leia também: Principais características dos Estados Unidos

Em Que Continente Fica A Região Conhecida Como Saheli? A Rússia é o maior país em extensão territorial do continente asiático e do mundo.

No continente asiático, encontra-se o país de maior área do mundo: a Rússia. O país possui territorial transcontinental, situando-se na região da Eurásia. Abrange uma área de aproximadamente 17.075.400 quilômetros quadrados, o que corresponde a um nono da superfície continental do planeta.

Em Que Continente Fica A Região Conhecida Como Saheli? O Afeganistão é considerado um dos países mais pobres e perigosos do mundo.

O Afeganistão é um dos países mais pobres do continente asiático. Sua economia baseia-se na agricultura e pecuária. O país apresenta inflação elevadíssima, o que dificulta o seu desenvolvimento. O Afeganistão foi considerado um dos países mais perigosos do mundo, especialmente para mulheres, segundo pesquisa da Thomson Reuters Foundation.

Em Que Continente Fica A Região Conhecida Como Saheli? O Catar é o país mais rico do mundo, segundo a Forbes.

O país mais rico do mundo encontra-se no continente asiático: o Catar. De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), o país possui PIB per capita (Produto Interno Bruto por habitante) de aproximadamente US$ 124.930, sendo considerado também, pela Forbes, um dos países mais desenvolvidos da Ásia.

*Créditos de imagem: testing / Shutterstock

Ásia: mapa, países e regiões, dados gerais

A Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população mundial. A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias, religiões e tradições.

Geograficamente, o continente asiático é também muito diverso. No continente, localiza-se algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, grandes desertos e extensos rios.

O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos.

A economia e governos são também variados, visto que o continente é composto por um grande número de países, cada qual com as suas particularidades.

Leia também: Continente europeu

Tudo sobre a Ásia

Localização A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.
Área 43.810.582 km2
Países 49 países
População 4.462.676.731 habitantes.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Países da Ásia

Os países da Ásia ao todo são 49, entre eles alguns considerados transcontinentais, ou seja, localizados em mais de um continente. Há também no continente asiático territórios dependentes e entidades internacionais reconhecidas, como Hong Kong e Macau.

Países Capitais
Afeganistão Cabul
Arábia Saudita Riad
Armênia* Yerevan
Azerbaijão* Baku
Bahrein Manama
Bangladesh Daca
Brunei Bandar Seri Begawan
Butão Timbu
Camboja Phnom Penh
Cazaquistão Nursultan
Catar Doha
China Pequim
Chipre* Nicósia
Cingapura Cingapura
Coreia do Norte Pyongyang
Coreia do Sul Seul
Egito* Cairo
Emirados Árabes Abu Dhabi
Filipinas Manila
Geórgia* Tbilisi
Iêmen Sana
Índia Nova Deli
Indonésia* Jacarta
Irã Teerã
Iraque Bagdá
Israel Jerusalém
Japão Tóquio
Jordânia Amã
Kuwait Kuwait
Laos Vienciana
Líbano Beirute
Malásia Kuala Lumpur
Maldivas Malé
Mianmar Nay Puy Taw
Mongólia Ulan Bator
Nepal Katmandu
Omã Mascate
Paquistão Islamabad
Quirguistão Bishkek
Rússia* Moscou
Síria Damasco
Sri Lanka Kotte
Tajiquistão Dushanbe
Tailândia Bangkok
Timor-Leste* Dili
Turcomenistão Asgabate
Turquia* Ancara
Uzbequistão Tashkent
Vietnã Hanói

*Países que possuem territórios em outros continentes, sendo, portanto, considerados transcontinentais.

  • Territórios não reconhecidos: Estado da Palestina e Taiwan.
  • Dependências: Ilhas de Cocos e Ilha do Natal (Austrália); Guam (Estados Unidos); Acrotíri e Decelia e Território do Oceano Índico (Reino Unido).

Leia também: Países da Europa

Mapa da Ásia

Em Que Continente Fica A Região Conhecida Como Saheli?

Regiões da Ásia

A Ásia pode ser dividida em seis regiões geográficas cuja classificação leva em conta os aspectos físicos, sociais e culturais que se assemelham a fim de facilitar o estudo, visto que o continente é bastante extenso, por isso muito diversificado. Contudo é importante salientar que não há apenas uma classificação quanto à regionalização do continente.

Corresponde à região geográfica localizada na parte leste e sul do Mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico. A região conta com um pouco mais de 7 milhões de km2 e cerca de 270 milhões de habitantes.

O Oriente Médio é considerado berço de várias religiões como cristianismo, islamismo e judaísmo e também considerado um grande centro econômico, político e cultural. Contudo, é uma região bastante conflituosa no que tange a presença de alguns recursos naturais como água, petróleo e gás natural, motivo de muitas disputas entre países.

Corresponde à região localizada no sul do continente asiático e por isso também chamada de Sul da Ásia. Essa região geográfica corresponde também ao subcontinente asiático conhecido como subcontinente indiano.

É uma das regiões mais populosas da Ásia, onde habitam cerca de 1,65 bilhões de habitantes. Essa parte da Ásia é considerada uma das menos desenvolvidas, apresentando baixos indicadores sociais e baixa industrialização.

Corresponde à região que abrange 11 países (diversas ilhas e a Indochina). Conta com uma área de aproximadamente 4.500.000 km2.. Vivem nessa área aproximadamente 618 milhões de habitantes.

Leia também:  Como Conquistar Minha Melhor Amiga Que Tem Namorado?

O Sudeste Asiático é caracterizado pela presença de vulcões, alguns em atividade; terremotos e também ocorrência de maremotos.

Os desastres naturais já vitimaram milhares de pessoas nessa região.

Corresponde à região localizada no leste asiático e por isso é também conhecida como Leste da Ásia.

Essa área coincide com o que é conhecido na Ásia como Extremo Oriente. Possui uma área de aproximadamente 12.000.

000 km2 e contam com cerca de 40% da população asiática, sendo, portanto, uma das regiões mais populosas do mundo. Abrange a área de países como China e Japão.

Corresponde à região localizada entre o leste do Mar Cáspio e o centro-oeste da China e o norte do Irã e o sul da Sibéria. Essa região não é demarcada oficialmente. Segundo as Nações Unidas, essa região abrange a área dos seguintes países: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Afeganistão.

Região da Comunidade dos Estados Independentes

Corresponde à região que abrange o território de ex-repúblicas soviéticas, ou seja, repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética. São elas: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

História

O continente asiático é berço das mais antigas civilizações datadas a cerca de 4000 anos e também é o lugar onde nasceram diversas religiões monoteístas, como o cristianismo e o islamismo.

As civilizações surgiram segundo as características de cada região da Ásia.

Algumas se formaram às margens férteis dos rios, enquanto outras, como a estepe era habitada por nômades que avançaram para outras regiões do continente.

As várias nações asiáticas possuem diversas formas de governo.

Há governos comunistas, como o da China e outros países; há monarquias, como as que governam a Arábia Saudita, e há o governo democrático que estão à frente por exemplo do Japão.

Essa diversificação de governos gerou muitas disputas após a Segunda Guerra Mundial e até os dias atuais o continente vivencia diversos conflitos militares e civis.

Veja também: Conheça o continente americano

Economia

O país que apresenta a maior economia no continente é a China. O Produto Interno Bruto do país é de aproximadamente US$ 12,24 trilhões. O crescimento econômico do continente deu-se no período pós-Segunda Guerra Mundial. A economia baseia-se principalmente em:

  • Mineração: o continente conta com grandes reservas minerais de petróleo, carvão mineral, ferro, chumbo, zinco e manganês, com destaque para o Oriente Médio, que produz cerca de 30% do total do petróleo explorado no mundo todo.

Em Que Continente Fica A Região Conhecida Como Saheli? Um dos maiores destaques da agricultura na Ásia é a produção de arroz.

  • Agropecuária: Destaque para a agricultura com o cultivo de arroz, trigo, milho, fumo, juta, algodão, pimenta, entre outros, e a pecuária representada pela produção de suínos, ovinos e bovinos.
  • Indústria: As maiores potências industriais da Ásia são: China e Japão e os chamados Tigres asiáticos que correspondem à Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong e Taiwan (territórios que apresentam elevado nível industrial e de desenvolvimento econômico).

Geografia

O continente asiático é geograficamente bastante diversificado devido à sua grande extensão. Nele, são encontrados diversos tipos de climas, relevo e uma variedade hidrográfica significativa.

O relevo caracteriza-se pela presença de terras baixas como o Mar Morto (maior depressão absoluta do mundo) e também de planaltos que apresentam elevadas cordilheiras como a Cordilheira do Himalaia.

Algumas regiões encontram-se no chamado Círculo do Fogo (área de grande ocorrência de abalos sísmicos e atividades vulcânicas), portanto, são muito suscetíveis a desastres naturais.

Por ter boa parte do território no Hemisfério Norte, os climas predominantes são característicos desse hemisfério.

Ao norte, há predomínio do clima polar; ao centro, predomínio do clima temperado; ao sul, predomínio do clima árido e semiárido (região dos desertos); na Ásia Ocidental, predomínio do clima mediterrânico e, nas proximidades da Linha do Equador, há faixas de clima equatorial e tropical.

Na hidrografia do continente, alguns rios merecem destaque como: Huang-ho (China), Ganges (Índia e Bangladesh), Indo (Paquistão), Tigre (Turquia, Síria e Iraque), entre outros. Os mares também são abundantes no continente como o Mar Vermelho, Mar da Árabia e o Mar Cáspio.

A vegetação destaca-se com a presença de formações como a tundra, taiga, estepes, florestas equatoriais e florestas tropicais. Há também presença de florestas temperadas e vegetações características dos desertos e regiões semiáridas: as xerófitas.

Cultura

Por abrigar diversos grupos étnicos, a Ásia apresenta uma grande pluralidade cultural. As línguas mais faladas no continente são o mandarim, árabe e o malaio-indonésio.

Mas devido à grande diversidade populacional, diversas outras línguas são faladas no continente. As principais religiões no país são: hinduísmo e o budismo.

Mas há também representantes do cristianismo, protestantismo, islamismo, xintoísmo e o judaísmo.

As tradições e costumes no continente costumam atrair diversos turistas do mundo todo. Segundo o ranking divulgado pelo El País, os dez destinos asiáticos mais visitados em 2017 são|1|:

  1. Gansu (China)

  2. Yokohama e Kamakura (Japão)

  3. Kerala (Índia)

  4. Keong Saik (Cingapura)

  5. Astana (Cazaquistão)

  6. Takayma (Japão)

  7. Xi'an (China)

  8. Sri Lanka

  9. Malaca (Malásia)

  10. Raja Ampat (Indonésia)

População

Em Que Continente Fica A Região Conhecida Como Saheli? O continente asiático é o mais populoso do mundo, sendo a China o país com maior número de habitantes.*

Leia também:  Como Dizer A Um Rapaz Que Gosto Dele Por Mensagem?

O continente asiático corresponde à área de maior número de habitantes do planeta, mais da metade da população mundial.

A densidade demográfica do continente chega a cerca de 100 habitantes por quilômetro quadrado.

A população distribui-se pelas diversas regiões do continente, concentrando-se especialmente nas regiões de planícies. Nas áreas desérticas e montanhosas, a população é mais escassa.

|1| Os dez melhores destinos asiáticos do ano. Para acessar, clique aqui.

  • Por Rafaela Sousa
  • Graduada em Geografia

Ásia (2): Oriente Médio, Extremo Oriente e outras regiões

Para efeitos de estudo, a Ásia pode ser dividida em subregiões geográfico-culturais: Ásia Central, Cáucaso, Extremo Oriente, Indochina, Oriente Médio, Sibéria e Subcontinente indiano.

Ásia Central

É uma região que compreende as estepes, montanhas e desertos entre o leste do mar Cáspio e o centro-oeste da China, entre o norte do Irã e Afeganistão e o sul da Sibéria.

Nunca houve uma demarcação oficial da área. As mudanças constantes de clima na região forçaram grandes movimentos migratórios de seus habitantes, o que trouxe tribos indo-européias e hunos para o oeste; arianos e turcos para o norte, entre outros.

A Ásia Central raras vezes esteve unificada sob um governo central. Isso ocorreu somente durante o período de dominação mongol no século 13.

Atualmente, a área abrange os seguintes países: Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão e Cazaquistão. Esta região tambem é conhecida como Turquistão (exceto o Tadjiquistão) o que quer dizer “terra dos turcos” ou turcomanos.

Cáucaso

é uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental entre o mar Negro e o mar Cáspio, que inclui a cordilheira do Cáucaso e as planícies adjacentes. As vezes é considerado parte da Ásia Central.

As nações independentes situadas no Cáucaso incluem a Rússia, Geórgia, Armênia e o Azerbaijão. Grandes áreas não independentes incluem Ossétia, Chechênia, Ingúchia e o Daguestão, entre outras (todas da Rússia). O Cáucaso é uma das mais variadas regiões do mundo, tanto lingüisticamente como culturalmente.

Extremo Oriente

Tem uma área de aproximadamente 6,64 milhões de quilômetros quadrados e ocupa perto de 15% do continente asiático. Os países que fazem parte do Extremo Oriente são: China (as províncias de Tibete, Qinghai e Xinjiang ficam na Ásia Central), Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan.

Algumas vezes são considerados parte do Extremo Oriente: a Mongólia e o Vietnã bem como algumas das subregiões asiáticas da Rússia.

Com mais de 1,500 milhões de habitantes, a região do Extremo Oriente concentra cerca de 40% de todos os asiáticos e um quarto da população do mundo. A densidade populacional no Extremo Oriente é de 210 habitantes por quilômetros quadrados, ou seja, mais de cinco vezes a média mundial.

Indochina

É o termo que designa uma região do sudeste asiático, incluindo Vietnã, Laos, Camboja, e, às vezes, Tailândia e Mianmar, a antiga Birmânia.

O termo foi dado pelos franceses, que assim designaram sua colônia que compreendia os atuais países do Vietnã, Laos e Camboja

Oriente Médio

Em árabe, Mashrek. É o território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao golfo Pérsico. O Oriente Médio é uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia e uma pequena parte da África.

Não há fronteiras precisas. Geralmente, no Oriente Médio incluem-se Bahrein, Egito (que faz parte da África), Irã, Turquia, Iraque, Palestina, Faixa de Gaza e Cisjordânia, Israel, Jordânia, Kuait, Líbano, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes Unidos e Iêmen.

Os países da região africana do Magreb (Argélia, Líbia, Marrocos e Tunísia) são freqüentemente associados ao Oriente Médio devido às ligações históricas, culturais e religiosas (islamismo), tal como o Sudão.

Os países africanos Mauritânia e Somália compartilham tradição religiosa e cultural similar. A Turquia e o Chipre, apesar de geograficamente próximos, são normalmente considerados mais próximos da Europa.

Sibéria

É uma vasta região da Rússia e do norte do Cazaquistão, integralmente no norte da Ásia, estendendo-se dos Urais ao oceano Pacífico e para sul desde o oceano Ártico até aos montes do centro-norte do Cazaquistão e até a fronteira com a Mongólia e China.

Subcontinente indiano (ou Industão):

É a região peninsular do Sul da Ásia onde se situam os estados da Índia, Paquistão e Bangladesh, bem como partes do Nepal e Butão. A ilha do Sri Lanka pode também ser considerada como pertencente ao subcontinente.

A noção de subcontinente baseia-se, geograficamente, no fato de que esta região está numa placa tectônica própria, separada do resto da Ásia. A parte sul do subcontinente forma uma enorme península enquanto que o norte é composto pela cordilheira do Himalaia, que atua como barreira geográfica e cultural com a China.

Sudeste asiático

  • É uma das grandes regiões geográfico-culturais da Ásia e engloba uma parte do continente, incluindo a Indochina e uma grande quantidade de ilhas.
  • São os seguintes os países agrupados nesta região: Brunei, Camboja, Filipinas, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia, Vietnã, Cingapura e Indonésia (algumas das ilhas são normalmente consideradas parte da Oceania).
  • Estes países estão organizados na ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático).
  • Veja também
  • Ásia – Relevo, vegetação, população e clima

Veja Errata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*