Dropbox O Que É Como Funciona?

Por muito tempo os pendrives foram a melhor forma de carregar arquivos e dados para cima e para baixo.

Isso até o surgimento de pragas virtuais que começaram a se alojar timidamente nos dispositivos, tornando o acesso aos arquivos mais lento e infectando a máquina na qual ele era espetado.

Isso foi há muito tempo, pois hoje os vírus e malwares brincam com os usuários e, além de fazê-los ficar desesperados, roubam-lhe seus dados e até sequestram seu computador.

Por esse e outros motivos, pessoas e empresas começaram a procurar alternativas que ao mesmo tempo fossem tão eficientes quanto o uso de um pen drive e oferecessem mais segurança que ele. E foi aí que surgiram serviços de hospedagem de dados na nuvem. O mais famoso é o Dropbox que, a cada dia que passa, ganha mais usuários.

  • Aprenda a ressuscitar seu pendrive corrompido ou defeituoso

Dropbox O Que É Como Funciona?

Créditos: Gil C / Shutterstock.com

Mas ao contrário do que muita gente pensa, o Dropbox é muito mais do que apenas um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem.

Ele tem uma série de recursos bacanas que muita gente não conhece e que facilitam o dia-a-dia de qualquer um, tornando-o mais produtivo e seguro.

Se você começou a utilizá-lo há pouco tempo, ou só o utiliza para guardar seus arquivos e acessá-los em outros lugares, essas 10 dicas lhe ajudarão a tirar o máximo de proveito do aplicativo.

Aqui e acolá você poderá excluir um arquivo acidentalmente ou simplesmente sentir falta de algo que achou que não era importante. É inevitável. Mas ao contrário da lixeira do Windows – ou dos arquivos do seu pen drive -, o Dropbox permite que esses dados sejam recuperados. Basta que eles tenham sido apagados há até 30 dias.

Dropbox O Que É Como Funciona?

Para isso, basta ir até a pasta onde o arquivo foi excluído e clicar no ícone de lixeira ao lado da caixa de busca. Ele mostrará, na lista, quais arquivos foram excluídos na coluna “Tipo”.

Dropbox O Que É Como Funciona?

Você poderá recuperá-los clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecionando a opção “Restaurar”. Simples, não?

Dropbox O Que É Como Funciona?

Outro recurso interessante que o Dropbox oferece é a possibilidade de restaurar versões de arquivos. Assim como a recuperação de arquivos excluídos, esse recurso só funciona para alterações feitas nos últimos 30 dias. Ele é especialmente interessante para quem trabalha muito com arquivos de texto, sejam eles do Word, PDFs ou até mesmo scripts PHP.

Para recuperar uma versão antiga de algum arquivo, procure-o no Dropbox, clique com o botão direito sobre ele e selecione “Versões anteriores”.

Dropbox O Que É Como Funciona?

Você será levado a uma nova tela, que lista todas as versões disponíveis para você recuperar.

Os planos profissionais não só oferecem espaço adicional para quem precisa, como também acabam com as limitações impostas pelo plano gratuito. Pagando a partir de US$ 99 anuais, o usuário tem acesso a planos que oferecem 100 GB de espaço extra e a possibilidade de recuperar arquivos excluídos e versões sem a preocupação do prazo de exclusão há até 30 dias.

Dropbox O Que É Como Funciona?

É um valor relativamente razoável para quem precisa de mais espaço para guardar todo tipo de arquivo e quem deseja ter mais segurança no serviço.

4. Sincronize qualquer pasta

Não há dúvidas de que o Dropbox é um ótimo serviço, mas há quem reclame da necessidade de arrastar pastas e arquivos para a pasta do serviço.

Bem, se você for usuário do Windows, há uma forma de acabar com isso. Basta estar disposto a criar junções e aliases para que pastas do seu sistema sincronizem automaticamente com o Dropbox, sem a necessidade de arrastá-las.

O processo é um pouco complicado e existem alguns tutoriais na internet que ensinam a fazê-lo. Você pode tentar acessando este aqui (em inglês).

5. Autenticação em dois passos

Já faz algum tempo que o Dropbox adicionou uma camada extra de segurança que protege os usuários na hora da autenticação no serviço. O problema é que nem todo mundo sabe desse recurso, ou não sabe como ativá-lo.

Com a autenticação em dois passos ativada, você não precisa se preocupar se alguém descobrir a sua senha ou hackear a sua conta, pois o serviço sempre exigirá a inserção de um código que é enviado a uma aplicação no seu computador ou a um dispositivo móvel associado à sua conta.

Dropbox O Que É Como Funciona?

Para habilitar o recurso, acesse o menu “Configurações” e, na janela que se abre, acione a aba “Segurança”. Lá, clique em “Habilitar” em “Verificação em dois passos”.

6. Camera Upload

Poucas coisas são tão chatas quanto a necessidade de fazer backup das fotos e videos feitos na câmera do celular. O processo de procurar o cabo USB, conectá-lo ao aparelho e ao computador e selecionar, arquivo por arquivo, qual deseja salvar no computador e fazer o backup é bem chato.

Felizmente o Dropbox resolve tudo isso com o recurso “Camera Upload”, que envia, automaticamente, todas as fotos e videos feitos no seu celular para a sua conta do Dropbox na nuvem. Só certifique-se de não ocupar todo o espaço da sua conta com as fotos, promovendo, de vez em quando, uma limpeza na pasta para a qual os arquivos vão.

Dropbox O Que É Como Funciona?

Para ativar o recurso, basta instalar o Dropbox no seu smartphone e aceitar o envio automático das fotos. Caso você o tenha rejeitado por algum motivo, é possível reativá-lo na seção “Envio da câmera” nas configurações do app.

7. Sincronização via rede local e notificações na área de trabalho

O Dropbox tem um recurso que deixa você sincronizar arquivos entre computadores numa mesma rede sem a necessidade de acessar a internet. Tradicionalmente o serviço envia um arquivo a um servidor na internet e o baixa em outros computadores.

Com o recurso “LAN Sync” ativado, e com computadores numa mesma rede, esse arquivo será enviado de um computador diretamente para o outro, poupando banda e tempo. Muito conveniente para quem tem mais de um computador em casa com o Dropbox instalado.

As notificações na área de trabalho, por outro lado, são ótimas para você manter o controle do que anda sendo adicionado e excluído na sua conta. Sempre que um novo arquivo for adicionado ou excluído, um balão de notificação aparecerá no canto inferior direito da sua tela com a informação.

Dropbox O Que É Como Funciona?

Ambos os recursos podem ser ativados a partir do aplicativo desktop do Dropbox. Basta acessar as “Preferências” do programa e marcar as respectivas opções.

8. Visualizar histórico

Outro recurso bacana é a visualização do histórico de operações do Dropbox. Basta clicar na opção “Eventos” no menu à esquerda da tela e você logo verá todas as atividades que aconteceram na sua conta.

Dropbox O Que É Como Funciona?

9. Sincronização seletiva

Geralmente, quando começamos a utilizar o Dropbox, deixamos todos os nossos dispositivos sincronizando todos os arquivos que enviamos para a nuvem.

Porém, não demora muito tempo até que percebamos que não é necessário ter todos os arquivos em todos os dispositivos.

Para esses casos é que existe a sincronização seletiva, onde é possível selecionar quais pastas e arquivos se deseja sincronizar com um computador em específico.

Para ativá-la basta acessar as “Preferências” do aplicativo no computador e clicar na aba “Avançado”. Lá, clique em “Sincronização seletiva” e configure quais pastas e arquivos serão sincronizados ou não para o computador.

Leia também:  Como Saber A Quem Pertence Um Contacto?

10. Baixe arquivos para seu celular

Muitos reclamam que o app do Dropbox em smartphones só funciona quando está conectado à internet e é impossível acessar qualquer arquivo caso não haja uma conexão de dados ativa. Bem, na verdade a coisa não funciona exatamente assim.

Existe uma forma de visualizar os arquivos em seu telefone sem que ele esteja conectado à internet. Para tanto, basta marcar um arquivo como favorito no app. Dessa forma o Dropbox irá baixá-lo para o seu aparelho e você poderá acessá-lo onde quiser e quando bem entender.

Há uma infinidade de outros recursos no Dropbox que você pode utilizar para tornar o seu dia-a-dia mais produtivo e seguro. Mas, por hoje, essas 10 dicas lhe ajudarão a aproveitar ao máximo o que a ferramenta tem para lhe oferecer.

Se você tiver alguma dica que queira compartilhar conosco e com os leitores, deixe-a nos comentários aqui embaixo.

Leia também: Qual é o melhor serviço de armazenamento na nuvem?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Qué es Dropbox y cómo funciona – Neolo Blog

Tiempo de lectura: 3 minutos

Seguramente lo has sentido nombrar más de una vez, sobre todo cuando se trata de compartir y almacenar archivos. En esta nota conocerás qué es Dropbox, cómo funciona y cuál es la mejor alternativa de esta herramienta tan utilizada por usuarios y equipos de empresas.

Qué es Dropbox

Dropbox O Que É Como Funciona?Logo Dropbox.

  • Dropbox es una app que permite sincronizar y almacenar archivos de todo tipo en la nube.
  • Puedes disponer de espacio gratuito y luego ampliarlo y acceder a tus archivos o carpetas desde cualquier dispositivo.

Por defecto Dropbox te permite tener un espacio de 10 GB gratis. En el caso de que necesites más espacio puedes pagar.

Dropbox O Que É Como Funciona?Panel de usuario en Dropbox.

Cómo funciona Dropbox

Al momento de instalar Dropbox, verás en tu ordenador o computadora una carpeta en donde se guarda la información. Todo lo que guardes allí o subas a esa carpeta no ocupará espacio de tu memoria, sino que se archivará en Internet. Y tal como mencionamos siempre lo tendrás a mano e incluso puedes compartir lo que desees con las personas que quieras.

Todas las carpetas se van sincronizando automáticamente.

En el caso de una empresa, donde los archivos y la información se multiplica, Dropbox es de gran ayuda. Se puede descargar en todos los dispositivos y trabajar colaborativamente en carpetas.

Cómo crear una cuenta y cómo usar Dropbox.

Alternativa a Dropbox

Hay una gran alternativa a Dropbox que resulta muy útil y efectiva: OwnCloud.

Dropbox O Que É Como Funciona?Logo OwnCloud.

De la mano de Neolo Web Hosting, puedes tener toda tu información y archivos en la nube a un precio muy conveniente. El servicio es muy similar al que comentamos anteriormente pero aquí tienes la chance de pagar mensual o anualmente (obteniendo un descuento significativo). Además, Neolo te ofrece 30 días de garantía.

Dropbox O Que É Como Funciona?Archivos en Neolo OwnCloud.

Qué puedes hacer con OwnCloud

  • Tener archivos seguros guardados en la nube y disponibles cuando quieras.
  • Compartir carpetas o archivos con tu grupo de trabajo o con las personas que desees.
  • Optimizar tu tiempo y desempeño.
  • Estar atento cada vez que se produce un cambio o actualización. Puedes recibir notificaciones.
  • Todos los archivos tienen un respaldo de seguridad (backup) en la nube de Neolo.

Beneficios de utilizar Neolo OwnCloud

OwnCloud en comparación con Dropbox o Box, te ofrece privacidad absoluta. Tus archivos son encriptados y 100% protegidos.

Además, cuentas con soporte al cliente personalizado las 24 hs. del día, todo el año. Neolo tiene récord en responder consultas: Más del 80% son respondidas en menos de una hora.

Y como si fuera poco, utilizarás una app con código abierto. Totalmente confiable. Respaldada por miles de desarrolladores de todo el mundo.

Algo muy importante a tener en cuenta: En otras apps para subir y almacenar archivos, el código es cerrado y se desconoce qué ocurre con los datos confiados. Neolo OwnCloud, por el contrario, te ofrece código abierto, cualquier persona puede auditarlo.

Conclusión

Lo primordial a la hora de elegir una plataforma para guardar y sincronizar archivos en la nube es la seguridad. Prueba las opciones que te comentamos y quédate con la mejor alternativa para ti.

Ambas plataformas son pagas, por lo tanto deberás analizar las funcionalidades que ofrecen y también tener en cuenta el soporte al cliente, si es efectivo tienes un gran camino ganado.

¿Quieres guardar tus archivos en un sistema seguro en la nube?

¿Qué es Dropbox y cómo funciona? ▷ Herramientas en la nube

Al buscar un servicio de almacenamiento en la nube, se está frente a muchas posibilidades en la actualidad.

Una de las opciones más populares del mercado es Dropbox, una compañía estadounidense que fue fundada en junio del 2007 por parte de los emprendedores Drew Houston y Arash Ferdowsi.

La idea detrás de la creación de este servicio, se presentó cuando Houston analizó las muchas veces que olvidó su dispositivo USB siendo estudiante del MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Dropbox O Que É Como Funciona?

A pesar de la existencia de ciertos servicios para solventar este problema, pero la lentitud de internet sumado a que los archivos eran de gran tamaño y daban errores, etc. le motivaron a buscar una solución por sí mismo, que resultó ser un problema compartido por muchos.

Es así como identificando este problema como una oportunidad de negocio, nació Dropbox. A continuación, podrás conocer mucho más de esta herramienta en la nube.

¿Qué es Dropbox y para qué sirve?

Dropbox es una herramienta digital que permite el almacenamiento de archivos en internet. Dicho de otra forma, es un disco duro virtual con el que podrás tener acceso a tu información cuando lo desees desde un dispositivo con acceso a internet, como puede ser un ordenador, tablet, laptop, Smartphone, entre otros dispositivos.

Pero Dropbox también tiene otras funcionalidades muy interesantes. Se puede utiliar como:

Un sistema de respaldo de información

Con Dropbox es posible tener a disposición una copia de seguridad en la nube de nuestros archivos más importantes, para evitar la pérdida de información si se llegase a borrar accidentalmente del dispositivo está guardado. También es posible tenerlos sincronizados entre varios dispositivos para no tener que subirlos en cada uno.

Leia também:  Como É Que Os Romanos Integram Os Povos Conquistados No Imperio?

Aunque de hacer esto se debe tener cuidado al momento de manejar los archivos y percatarse de que hay activa una sincronización. ¿Por qué? Si borras un archivo alojado en Dropbox, también lo estarás haciendo de todos los dispositivos donde tengas acceso.

Para decirlo de otra forma más sencilla, la información está alojada en Dropbox no en el equipo que estás utilizando.

Un servidor de archivos compartidos

Otra de las grandes funciones del almacenamiento en la nube consiste en la facilidad para poder compartir documentos ya sean de texto, imágenes, hojas de cálculo, etc.

¿Con quién se puede compartir? Con cualquiera al que le des acceso. El único requisito es el acceso a internet acceso a internet. En definitiva, es una herramienta muy útil; en especial cuando se trata de trabajos en los que es necesario compartir documentos de una manera rápida con personas que se encuentran en diversos lugares.

Dropbox O Que É Como Funciona?

Una herramienta de trabajo colaborativo

De acuerdo a los creadores de Dropbox, esta es una herramienta ideada para mejorar el trabajo colaborativo.

Con esta aplicación se pueden compartir carpetas y archivos, para así poder trabajar en remoto con otros miembros de tu equipo.

Dropbox se encarga de recopilar todos tus archivos en un único lugar centralizado, al que podrás acceder todos los colaboradores que tengan acceso a los mismos.

¿Es Dropbox gratis?

La capacidad de Dropbox de acuerdo a la cuenta que se disponga es la que definirá si es gratis o no. Como es común con este tipo de servicios, hay un espacio de almacenamiento limitado para las cuentas gratuitas en donde no se paga absolutamente nada y solo hace falta estar registrado.

Sin embargo, estas cuentas sirven para atraer a los usuarios a que prueben sin costo los servicios, para que gracias a la buena experiencia se atrevan a invertir en sus cuentas de pago. Como una primera muestra, el Dropbox gratuito dispone de un espacio inicial de 2 GB de almacenamiento.

Ventajas y desventajas de Dropbox

Dropbox es uno de los servicios de disco duro virtual

O que é Dropbox

Desde que o computador se tornou a principal ferramenta para armazenar documentos e toda sorte de informações, a transferência e back up de arquivos digitais através de dispositivos como HD externo e DVD se tornaram métodos conhecidos para garantir que nenhum material seja perdido caso aconteça algum problema com a máquina.

Agora, um novo meio de salvar e compartilhar arquivos surgiu, trata-se do chamado armazenamento em nuvem. Explicando de forma simples, o termo “na nuvem” indica que as informações estarão salvas online, disponíveis através de uma série de servidores e oferecidas pela internet.

Esse novo método de armazenamento é prático e eficiente, pois não é suscetível a falhas em equipamentos eletrônicos e permite que seus arquivos estejam sempre disponíveis, não importa onde você esteja.

O primeiro serviço a tornar esse sistema de armazenamento em nuvem disponível para o público foi o Dropbox.

Dropbox O Que É Como Funciona?

Fácil de acessar e utilizar, o Dropbox é uma pasta de arquivos virtual que pode ser sincronizada entre diversos computadores, dispositivos móveis e web. Para começar a usar basta entra no site do Dropbox e fazer um rápido cadastro.

Ao se cadastrar o usuário ganha até 2 GB de espaço de armazenamento gratuito. Se quiser mais, pode indicar o serviço para amigos para ganhar 500 MB por indicação aceita, sendo possível adquirir até 16GB dessa forma. Há também a possibilidade de assinar planos que vão de 50 GB até pacotes acima de 1 TB.

O serviço oferece a opção de fazer upload e download de arquivos pelo próprio navegador ou então instalar o Dropbox no computador.

Depois de feita a instalação, é só escolher uma pasta do seu computador para sincronizar com os servidores do serviço.

Assim, toda vez que algum arquivo for criado ou sofrer qualquer alteração, essas modificações serão sincronizadas em todos os dispositivos que tiverem acesso a pasta.

Para facilitar ainda mais, o Dropbox permite o compartilhamento de arquivos entre usuários.

Se desejar que seus colegas ou clientes tenham acesso a algo armazenado no seu Dropbox, tudo o que tem a fazer é escolher quais pastas ou arquivos deseja compartilhar e enviar um e-mail para o interessado.

A partir de então o destinatário poderá visualizar e editar as informações as quais recebeu acesso e caso ocorra algum erro basta reverter o arquivo para a versão anterior. Outra vantagem é que se os computadores estiverem na mesma rede, usuários conseguem detectar e transferir arquivos sem precisar de conexão com a internet.

  • Caso ainda reste alguma dúvida, assista a esse vídeo (em inglês) que explica sobre como funciona o Dropbox de maneira bastante simples:
  • https://youtu.be/OFb0NaeRmdg
  • Resumindo, o Dropbox pode ser usado através dos seguintes meios:

Na Web

O Dropbox pode ser usado através do seu site principal normalmente. Utilizando a ferramenta via web o usuário pode criar pastas e subpastas, enviar arquivos, mover, copiar, baixar e usufruir todas as suas demais funcionalidades.

No celular

O aplicativo do Dropbox está disponível para iPhone, iPad, Android e Blackberry. O usuário só precisa ter um cadastro no site do serviço e acessar usando seu login e senha. Essa é uma forma eficiente e gratuita de ter seus arquivos ao seu alcance independente do lugar que estiver.

PC/Notebook

Ao instalar o Dropbox no seu computador ele irá criar uma pasta no local escolhido. A partir de então todo arquivo que for salvo ali e todas as modificações que sofrer serão automaticamente atualizadas e sincronizadas entre todos os dispositivos em que o aplicativo estiver instalado.

Hospedando seu conteúdo no Coursify você pode utilizar o Dropbox para fazer upload do seu material e mantê-lo atualizado. Os dois serviços se integram de forma prática e eficiente para tornar seu trabalho mais fácil. Envie um e-mail para [email protected] e saiba mais sobre como hospedar seu conteúdo online.

Dropbox O Que É Como Funciona?

Dropbox: paso a paso para usar la herramienta [Tutorial]

Dropbox O Que É Como Funciona?

Ya hace un buen tiempo que los pendrives ya no son la mejor manera de almacenar y compartir archivos y datos (¡especialmente con la proliferación de los virus!). Una de las soluciones más prácticas para esto hoy en día son los servicios de alojamiento web en la nube. Y uno de los más famosos es Dropbox, que sigue creciendo en número de usuarios y funcionalidades.

Y es posible que no sepas, pero Dropbox es mucho más que un lugar para almacenar archivos. Tiene muchos recursos que mucha gente no conoce.

En esta publicación, te enseñaremos cómo usar Dropbox y aprovechar todo lo que tiene para ofrecerte. ¡Disfruta de este paso a paso super útil!

¿Qué es Dropbox y cómo funciona?

Básicamente, Dropbox es un sistema que te permite almacenar y compartir archivos en la nube. Es decir, se basa en la computación en nube, o cloud computing, para almacenar de forma remota y segura los archivos de los usuarios.

Leia também:  Como Saber Quando Guppy Vai Parir?

¿Te suena complicado? Calma, que te lo explicamos.

Después de crear una cuenta en el servicio, puedes elegir cualquier archivo (músicas, fotos, vídeos, textos, etc.) disponible en tu computadora, celular o tablet y hacer una copia en los servidores de Dropbox.

A partir de ese momento, cada vez que accedas al servicio de almacenamiento con tu nombre de usuario y contraseña, no importa en cual dispositivo estés, podrás acceder y descargar archivos.

Además, cualquier persona que tenga acceso al enlace del archivo que hayas compartido podrá hacer lo mismo.

Este tipo de servicio es muy útil para quien trabaja con producción de contenido y necesita herramientas para ayudar a crear, almacenar y compartir contenidos y materiales como texto, imágenes y videos. Al final, no siempre es posible o factible usar una pendrive o un disco duro externo para hacer este trabajo.

Sin embargo, como ya hemos dicho, Dropbox es mucho más que una especie de “pendrive remoto”. Tiene varios recursos adicionales muy interesantes.

Te los presentamos:

  • sincronización de archivos a través de la red local o sincronización selectiva;
  • acceso offline a archivos;
  • Carga automática de fotos y archivos en dispositivos móviles;
  • herramienta de trabajo colaborativo, creación de presentaciones y gestión de equipos.

Dropbox está disponible para computadoras Windows y Mac, además de dispositivos Android e iOS.

Planes de Dropbox disponibles

  • Dropbox ofrece un servicio básico gratuito que te brinda acceso a algunas funciones, como 2 GB de almacenamiento, carga automática de fotos y digitalización de documentos.
  • Sin embargo, la herramienta también posee dos planes pagos, Plus y Professional, con precios a partir de US$ 9,99/mes y US$ 16,58/mes, respectivamente.
  • Estos planes brindan acceso a opciones avanzadas de sincronización y seguridad, más espacio de almacenamiento y herramientas de productividad y uso compartido de contenido.

Paso a Paso: ¿Cómo usar Dropbox?

Ahora que ya sabes qué es Dropbox y cómo funciona, ha llegado la hora de aprender a usar el servicio.

Echa un vistazo en nuestro tutorial completo para aprovechar esta poderosa herramienta:

1. Crear una cuenta en el servicio

Dropbox O Que É Como Funciona?

Antes de poder cargar y descargar los archivos en Dropbox, es necesario crear una cuenta en el servicio. Para hacerlo, sigue estos pasos:

  • Entra al sitio web oficial de la herramienta;
  • completa las informaciones solicitadas (nombre, apellido, email y contraseña);
  • marca “Acepto las condiciones de Dropbox”;
  • hacer clic en “Registrarse”;
  • descarga e instala Dropbox en tu computadora.

Dropbox – Wikipédia, a enciclopédia livre

Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. Ajude a melhorar este artigo inserindo citações no corpo do artigo. (Julho de 2012)

svg” src=”https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/23/Dropbox_Logo_01.svg/200px-Dropbox_Logo_01.svg.png” width=”200″ height=”63″ srcset=”https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/23/Dropbox_Logo_01.svg/300px-Dropbox_Logo_01.svg.png 1.5x, https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/23/Dropbox_Logo_01.svg/400px-Dropbox_Logo_01.svg.png 2x”>

Razão social

Dropbox Inc.

Atividade

Internet e Serviços de hospedagem de arquivos

Fundação

2007

Fundador(es)

Drew HoustonArash Ferdowsi

Sede

San Francisco, Califórnia, Estados Unidos

Área(s) servida(s)

Mundo

Empregados

572 (Fevereiro de 2014)[1]

Posição no Alexa

87 (28 novembro de 2017)

Website oficial

dropbox.com

Dropbox é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de “computação em nuvem” (“cloud computing“). Ele pertence ao Dropbox Inc., sediada em San Francisco, Califórnia, EUA.

A empresa desenvolvedora do programa disponibiliza centrais de computadores que armazenam os arquivos de seus clientes.

Uma vez que os arquivos sejam devidamente copiados para os servidores da empresa, passarão a ficar acessíveis a partir de qualquer lugar que tenha acesso à Internet.

O princípio é o de manter arquivos sincronizados entre dois ou mais computadores que tenham o aplicativo do Dropbox instalado.

O Dropbox é utilizado por mais de 400 milhões de pessoas no mundo, sendo que mais de 100 mil são clientes empresariais. O Dropbox oferece 2 GB de espaço gratuito na rede para sincronizar e compartilhar arquivos com outros usuários.[2]Em 2014, a Dropbox Inc foi avaliada em US$ 10 bilhões.[3]

História

A ideia do Dropbox surgiu quando por acaso um dos seus futuros criadores (Drew Houston) esqueceu seu pendrive quando viajava em um ônibus e precisava dele para uma consultoria que daria em uma empresa. Frustrado com a perda, Drew começou a escrever um código sem nenhuma pretensão, e que futuramente viria se chamar Dropbox.

Drew também cita em entrevistas que já estava saturado de ter que ficar abrindo seu e-mail a todo instante para anexar arquivos e poder acessá-los remotamente mais tarde. Seu trabalho inicial era apenas para resolver seu problema pessoal, só depois, Houston viu que sua ideia tinha um bom potencial de mercado.

Formado no MIT em ciência da computação, Drew deu inicio a seus trabalhos no projeto, e convidou seu colega Arash Ferdowsi a participar do mesmo. Arash na época ainda não tinha se formado no MIT e interrompeu seu curso para ajudar no projeto.

Eles conseguiram um contrato com a empresa de aceleração de crescimento Y Combinator em 2007, se mudaram para o Vale do Silício, para sediar a empresa, e colocaram o produto no ar em 2008.

O Dropbox já recebeu cerca de US$ 257 milhões em investimentos de empresas de capital de risco. Um dos investidores ilustres da empresa é o vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox. [4]

Funcionalidades

O Dropbox é um serviço freemium (o cliente tem a opção de usá-lo gratuitamente, mas pode pagar para obter algumas funções extras) de armazenamento remoto de 2 GB de arquivos e pode ter até 1 TB se optar por um plano pago.

Os arquivos podem ser carregados nos servidores do Dropbox a partir de qualquer dispositivo que possua o seu software e conexão com a internet, a partir daí, esses arquivos podem ser acessados de qualquer dispositivo com internet.

Além da sincronização dos arquivos, o Dropbox mantém as versões anteriores, permitindo que o cliente retorne a uma versão mais antiga dos seus dados.

Privacidade dos arquivos

Todos os dados de utilizadores são criptografados.

Devido a um update em 2011 os engenheiros da empresa fizeram uma mudança onde, por um momento, não foi necessário senha para acessar as contas, mas o problema foi resolvido de imediato, e apenas cerca de 1% das contas foram afetadas. A empresa logo depois do ocorrido pediu desculpas oficiais aos clientes.

Referências

  1. ↑ «About Dropbox». Consultado em 10 de fevereiro de 2014 
  2. ↑ «”6 opções de software gratuito para sua empresa”». Exame Abril. Consultado em 23 de abril de 2014 
  3. ↑ «”Em nova rodada de financiamento dropbox e avaliado em US 10 bilhoes”». Valor Economico. Consultado em 23 de abril de 2014 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*