Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

Saudade, palavra só nossa, mas sentimento conhecido por todos. Para matar a saudade de quem tá longe e que sentimos falta para caramba, separamos sete poemas que sempre nos emocionam e que se eu fosse você enviava para aquela pessoa especial, relembrando-a que apesar da distância, o carinho é eterno.

1. Sentimento urgente – Clarice Lispector

Saudade é um pouco como fome Só passa quando se come a presença Mas, às vezes, a saudade é tão profunda que a presença é pouco Quer-se absorver a outra pessoa toda Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira É um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

Ver coleção – Clarice Linspector

2. Presença – Mario Quintana

É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas, teu perfil exato e que, apenas, levemente, o vento das horas ponha um frêmito em teus cabelos… É preciso que a tua ausência trescale sutilmente, no ar, a trevo machucado, as folhas de alecrim desde há muito guardadas não se sabe por quem nalgum móvel antigo… Mas é preciso, também, que seja como abrir uma janela e respirar-te, azul e luminosa, no ar. É preciso a saudade para eu sentir como sinto – em mim – a presença misteriosa da vida… Mas quando surges és tão outra e múltipla e imprevista que nunca te pareces com o teu retrato…

E eu tenho que fechar meus olhos para ver-te!

Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

Ver coleção – Mário Quintana

3. Saudade – Pablo Neruda

Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já… Saudade é amar um passado que ainda não passou, é recusar um presente que nos machuca, é não ver o futuro que nos convida… Saudade é sentir que existe o que não existe mais… Saudade é o inferno dos que perderam, é a dor dos que ficaram para trás, é o gosto de morte na boca dos que continuam… Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: aquela que nunca amou. E esse é o maior dos sofrimentos: não ter por quem sentir saudades, passar pela vida e não viver. O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

Ver coleção – Pablo Neruda

4.  Chega de saudade – Vinicius de Moraes

Vai minha tristeza E diz a ela que sem ela não pode ser. Diz-lhe numa prece Que ela regresse Porque não posso mais sofrer. Chega de saudade A realidade é que sem ela Não há paz. Não há beleza, É só tristeza e a melancolia Que não sai de mim. Não sai de mim, Não sai.

Mas, se ela voltar Se ela voltar, que coisa linda! Que coisa louca! Pois há menos peixinhos a nadar no mar Do que os beijinhos Que eu darei na sua boca. Dentro dos meus braços, os abraços Hão de ser milhões de abraços. Apertado assim, colado assim, calada assim, Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim Que é pra acabar com esse negócio De viver longe de mim.

Não quero mais esse negócio De você viver assim. Vamos deixar esse negócio De você viver sem mim…

Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

Ver coleção – Vinícius de Moraes

5. A um ausente – Carlos Drummond de Andrade

Tenho razão de sentir saudade, tenho razão de te acusar. Houve um pacto implícito que rompeste e sem te despedires foste embora. Detonaste o pacto. Detonaste a vida geral, a comum aquiescência de viver e explorar os rumos de obscuridade sem prazo sem consulta sem provocação até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora. Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas. Que poderias ter feito de mais grave do que o ato sem continuação, o ato em si, o ato que não ousamos nem sabemos ousar porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti, de nossa convivência em falas camaradas, simples apertar de mãos, nem isso, voz modulando sílabas conhecidas e banais que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades. Sim, acuso-te porque fizeste o não previsto nas leis da amizade e da natureza nem nos deixaste sequer o direito de indagar porque o fizeste, porque te foste.

Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

Ver coleção – Carlos Drummond de Andrade

6. Saudade – Candeia

Saudade dos chorinhos e os chorões Que entre prismas e bordões Embriagavam de harmonia os corações. Toda noite era de festa E se ouviam as serestas pelas ruas Sob o clarão da Lua. Saudades do famoso Zé com Fome, Um sambista de renome Que o meu povo não esquece.

Saudades de Paulo da Portela, Esta melodia singela, É meu samba, é minha prece.

Saudade…

Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

Ver coleção – Candeia

7. Tanta saudade – Chico Buarque

Era tanta saudade,

É, pra matar. Eu fiquei até doente, eu fiquei até doente, menina. Se eu não mato a saudade,

É, deixa estar. Saudade mata a gente, saudade mata a gente, menina. Quis saber o que é o desejo, de onde ele vem, Fui até o centro da Terra e é mais além, Procurei uma saída e amor não tem.

Estava ficando louco, louco de querer bem. Quis chegar até o limite de uma paixão, Baldear o oceano com a minha mão, Encontrar o sal da vida e a solidão, Esgotar o apetite, todo o apetite do coração.

Mas voltou a saudade, É, pra ficar,

Aí eu encarei de frente. Aí eu encarei de frente, menina. Se eu ficar na saudade,

É, deixa estar. Saudade engole a gente, saudade engole a gente, menina. Quis saber o que é… apetite do coração. Ai amor, miragem minha, minha linha do horizonte. É monte atrás de monte, é monte. A fonte nunca mais que seca, ai saudade, ainda sou moço. Aquele poço não tem fundo, é um mundo dentro um mundo.

Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

Ver coleção – Chico Buarque

Para matar a saudade, deixamos aqui nosso setlist pro dia. Balança o coração, mas segue em frente, viu?

Leia também:

Desafio de Escrita: Saudades de mim mesma

Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

O seu peito aperta e você conhece bem a sensação. O tempo parece desacelerar e o mundo passa diante de você, que o vê de longe, como se uma parede de vidro separasse você e o mundo em lados opostos, impedindo-a de tocá-lo. De senti-lo. Mas você sente. Não o mundo acelerado, abarrotado de pessoas estranhas, que a evita. O universo parece ignorar sua existência. Mas você sente alguma coisa, dentro de si mesma, uma dor aguda que sabe que não pode curar.

Você se sente ferida, mesmo que o seu corpo esteja intacto. Saúde perfeita, os médicos diriam, mas eles saberiam explicar porque você se sente doente, morta por dentro? Seu coração bate, o sangue pulsa em suas veias, os pulmões inspiram e expiram ar. Contudo, você não se sente viva. Sente-se abandonada pela própria existência.

A boca amarga, a garganta inchada, os olhos transbordando, mas você se recusa a chorar. Ao mesmo tempo em que você deseja derramar suas lágrimas, sente que não o pode. Chorar é humano e você não se sente humana.

Uma peça da mobília ou da decoração, um daqueles objetos que nunca sabemos porque existem, mas que continuam sempre no mesmo lugar. Qualquer coisa, você sente que é qualquer coisa, menos um ser que respira e se move.

Que vive.

Você sente saudades. Tanta nostalgia que consome o seu interior como vermes comem a carne podre. Você se sente oca, como um vaso qualquer, belo por fora, mas de interior vazio e escuro. Você sente frio, apesar dos meteorologistas acusarem temperaturas altíssimas. Você quer abraçar a si mesma, mas não sabe se consegue mexer os braços. Não sabe se deveria. Você sente que precisa se mover, mas que não consegue. Seu corpo não mais a obedece. Segue as regras de outros, que a dizem para ir aqui ou ali e você vai, mesmo que não queira, não tem vontade, não tem forças, para de dizer não.
Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

Mas Deus, a saudade. A saudade é tão grande. No seu peito, seu coração está inteiro e intacto, mas você o sente em pedaços. O sente sangrar e chorar em seu interior. O sente implorar por algo. Qualquer coisa. Mas você não poderia. A parte sua que podia partiu a muito tempo.

E você sente a sua falta mais do qualquer coisa, mais do que chocolate quando está fazendo dieta ou sua casa quando viaja por muito tempo.

Você foi abandonada e sofre, sofre porque deixou a si mesma, mas não foi todo o seu ser que teve a coragem de partir, apesar de que a parte importante foi a que o fez.

Sabe aquela parte da gente que parece brilhar com mais intensidade? Aquela parte que, quando você a sente, faz o coração bater mais forte e faz as pessoas sorrirem de volta para você? Aquela parte que sonha, que ama e que é amada.

A parte que nos faz sentir vivos, que nos obriga a fazer o que não queremos, mas que é bom para nós e que nos faz sentir bem melhores depois de o fazer. A parte  que tem medo, mas que não teme o medo e encara tudo aquilo que nos assusta. A parte que é feliz e que nos faz feliz, por inteiro.

A parte que une todas as outras partes e que nos deixa um ser humano completo.

Essa parte me deixou. Cansou de sofrer. Cansou de ser negada, isolada, impedida. Essa parte lutou, por si mesma e por todas as outras partes, mas perdeu. Perdeu e partiu. Abandonou-me e eu não a pedi para ficar, porque ela teria olhado para trás e me perdoado.

Mas a parte que ficou era a parte orgulhosa e medrosa que não fez nada, apenas observou o melhor de mim ir embora. E agora aqui estou, vazia, sentindo saudades de mim mesma. Pois aquela parte é que fazia eu sentir que sou eu.

E agora, aqui estou, sempre triste, sempre sozinha, sempre com medo.

Sem aquela parte de mim, não me movo. Respiro, mas não existo. Sinto, mas não sinto. Estou incompleta, em pedaços. Choro pela parte de mim que me abandonou, choro por ter deixado-a ir e choro por não saber como trazê-la de volta.

Quem disse que o tempo era curandeiro mentiu. O tempo se arrasta, me carrega como correnteza, me afoga como mar. O tempo zomba de mim e me fere com seus segundos afidos, seus minutos cruéis, suas horas indiferentes, seus dias sombrios.

O mundo me ignora, ignora minha dor e me faz sofrer ainda mais por não me notar.

Do Que Sofrer De Saudade De Mim Como Eu To De Você?

Me sinto sozinha. Me sinto triste. Sinto falta de mim mesma. Da pessoa que eu era. Do mundo que eu criava ao meu redor, o mundo que me notava, um mundo que eu lutava para ser melhor.

Não posso mais ser aquela pessoa? Sinto que não, mas o que me impediria além de mim mesma? O resto do mundo está ocupado com si mesmo, então porque não posso ocupar-me comigo? Por que não posso reinventar-me? Curar-me? Viver? Eu posso viver.

Eu poderia ir atrás da parte que se foi, implorar o seu perdão de joelhos, mas acredito que aquela parte já não mais existe. Da mesma maneira que senti que não poderia viver sem ela, sei que ela não poderia viver sem mim. Sem as partes tristes. Sem as partes ignorantes.

Sem as partes que sentem saudade. A parte feliz, a parte sonhadora de uma pessoa, não pode viver sozinha, como parte, tem que viver como inteiro.

Assim como uma pessoa precisa viver por inteiro, com todas as suas partes que vem e vão, que se partem e morrem, que crescem e renascem.

Aquela parte que me abandonou, aquela pessoa que eu deixei de ser não existem mais. Mas agora existem novas partes. Eu sou uma nova pessoa. Ainda triste, ainda saudosa. Mas menos triste. Menos saudosa. Um pouco esperançosa. Ainda não sou uma nova pessoa por completo, mas sou o início de uma. E todo mundo sabe que o início é bem mais gostoso que o meio ou o fim.

Leia também:  Como Recuperar Um Documento Do Word Que Foi Substituido?

Esse texto faz parte do projeto Desafio de Escrita: 25 coisas sobre as quais escrever em 25 semanas, referente ao nº 23 da lista – Você está consumido pela saudade.

Amor, tô Morrendo de Saudade de Você

Cerca de 1284 frases e pensamentos: Amor, tô Morrendo de Saudade de Você

  • Eu não existo sem você Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim
    Que nada nesse mundo levará você de mim
    Eu sei e você sabe que a distância não existe
    Que todo grande amor
    Só é bem grande se for triste
    Por isso, meu amor
    Não tenha medo de sofrer
    Que todos os caminhos
    Me encaminham pra você Assim como o oceano
    Só é belo com luar
    Assim como a canção
    Só tem razão se se cantar
    Assim como uma nuvem
    Só acontece se chover
    Assim como o poeta
    Só é grande se sofrer
    Assim como viver
    Sem ter amor não é viver
    Não há você sem mim
  • Eu não existo sem você

Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Tomara
Que você volte depressa
Que você não se despeça
Nunca mais do meu carinho
E chore, se arrependa
E pense muito
Que é melhor se sofrer junto
Que viver feliz sozinho Tomara Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo

Como nunca mais…

Vinicius de Moraes

Meu dia-a-dia é mais tranquilo até ao momento em que minha cabeça me leva até você. Minha cabeça me trai, o coração aperta, a atenção esvanece o frio na barriga… Com tantos sintomas a saudade até parece doença, mas sei que a cura é a sua presença…

Bob Marley

Quando penso em você me sinto flutuar,
me sinto alcançar as nuvens,
tocar as estrelas, morar no céu… Tento apenas superar
a imensa saudade que me arrasa o coração,
mas, que vem junto com as doces lembranças do teu ser. Lembrando dos momentos
em que juntos nosso amor se conjugava
em uma só pessoa, nós…

É através desse tal sentimento, a saudade,
que sobrevivo quando estou longe de você.
Ela é o alimento do amor que encontra-se distante… A delicadeza de tuas palavras
contrasta com a imensidão do teu sentimento.
Meu ciúme se abranda com tuas juras
e promessas de amor eterno.

A longa distância apenas serve para unir o nosso amor.
A saudade serve para me dar
a absoluta certeza de que ficaremos para sempre unidos…

E nesse momento de saudade,
quando penso em você,
quando tudo está machucando o meu coração
e acho que não tenho mais forças para continuar;
eis que surge tua doce presença,
com o esplendor de um anjo;
e me envolvendo como uma suave brisa aconchegante…

Tudo isso acontece porque amo e penso em você…

Desconhecido

Perguntas Quantas vezes você andava na rua e sentiu um perfume e lembrou de alguém que gosta muito?
Quantas vezes você olhou para uma paisagem em uma foto, e não se imaginou lá com alguém…

Quantas vezes você estava do lado de alguém, e sua cabeça não estava ali? Alguma vez você já se arrependeu de algo que falou dois segundos depois de ter falado? Você deve ter visto que aquele filme, que vocês dois viram juntos no cinema, vai passar na TV… E você gelou porque o bom daquele momento já passou…

E aquela música que você não gosta de ouvir porque lembra algo ou alguém que você quer esquecer, mas não consegue? Não teve aquele dia em que tudo deu errado, mas que no finzinho aconteceu algo maravilhoso? E aquele dia em que tudo deu certo, exceto pelo final que estragou tudo? Você já chorou por que lembrou de alguém que amava e não pôde dizer isso para essa pessoa? Você já reencontrou um grande amor do passado e viu que ele mudou? Para essas perguntas existem muitas respostas… Mas o importante sobre elas não é a resposta em si… Mas sim o sentimento… Todos nós amamos, erramos ou julgamos mal… Todos nós já fizemos uma coisa quando o coração mandava fazer outra… Então, qual a moral disso tudo? Nem tudo sai como planejamos portanto, uma coisa é certa… Não continue pensando em suas fraquezas e erros, faça tudo que puder para ser feliz hoje! Não deite com mágoas no coração. Não durma sem ao menos fazer uma pessoa feliz!

E comece com você mesmo!

Martha Medeiros

Hoje senti sua falta, como sempre sinto. Senti saudades de mim, saudades de você, saudades de nós, saudades da minha felicidade, do seu sorriso, do seu viver. Hoje mais do que nunca senti sua falta. Falta dos teus olhos, falta dos meus olhos nos seus. Falta do seu olhar, falta da alegria no meu olhar.

Hoje senti que preciso de você, senti sua falta. Falta de ouvir “amor meu”, falta de ser o amor seu. Falta de ter com quem falar, falta de ter você comigo! Sinto saudades, saudades de você.
Saudades do seu carinho…
Saudades da sua certeza…
Saudades da menina, da mulher.
Saudades de você, amor meu…
Senti falta de ouvir que sou o amor seu…

Hoje senti sua falta, como sempre sinto…

Saudade de você meu anjo

Desconhecido

Meu amor. Sabe, hoje eu acordei morrendo de saudades de você. Com os olhos ainda fechados, estiquei o braço e deixei minha mão deslizar pela cama à sua procura, mas você não estava lá…

Ainda naquela vigília, quase desperta mas ainda dormindo, permiti que meus dedos tocassem minha coxa e tentei reproduzir o peso e a força da sua mão, imaginando você me acorda de um especial…

Senti vontade do toque da sua boca em minha pele e do calor do teu hálito a arrepiar todos os meus pelos.

Aos poucos fui despertando mais e mais. Deixei que a outra mão também passasse a percorrer outras partes de meu corpo, sempre de olhos fechados, sempre imaginando que você estava realmente comigo. Fiz das minhas mãos as suas mãos e aos poucos comecei a ter uma sensação gostosa, fui ficando mais e mais excitada, mas não o tanto quanto fico quando você realmente está ao meu lado.

Fernanda Mitarashi.

Não sei como, mas de alguma forma você consegue ser exatamente tudo que eu preciso. Esse teu jeito todo de ser que parece ser tão meu, feito pra mim. Tudo em você me salta os olhos, me encanta, me deixa bobo. Você é a certeza de que ainda posso olhar a felicidade nos olhos. Eu até posso sentir o gostinho do futuro, doce como o teu beijo e perfeito como teu abraço.

Amor Submerso

Você é a coisa mais pura do mundo e, seguindo a teoria dos multiversos, de todos os infinitos universos paralelos que existirem, também. Nada, absolutamente nada, pode ser comparado com tua luz, com teu amor, com a paz que você transmite.

Nada pode ser mais lindo que teu sorriso, que teus olhos, que teu nariz, que tua boca, que teus cabelos, que você. Nada pode ser mais melódico, mais doce, mais harmônico que tua voz.

Teu jeitinho falando chega a ser quase um encanto de sereia, sabe? Que a gente vai ouvindo e ouvindo, e quando se dá conta, não consegue mais voltar.

Amor Submerso

Algum dia, não importa quando, nem como. Algum dia você irá ser minha, eu tenho certeza. E com você virá os mais belos dias, os sorrisos mais sinceros, as noites mais felizes.

Virá repleta de sonhos à realizar, desejos à saciar, promessas à cumprir. Virá para ficar, passar à habitar não só meus sonhos, mas também a minha vida.

E quando esse dia chegar eu estarei pronto pra fazer do meu, o nosso mundo.

Amor Submerso

O tempo não apaga as marcas,alguma coisa dentro de nós as faz parar de doer, aos poucos nos acostumamos com a dor, em noites frias rostos estranhos perturbam e violentam nosso sono, sei que marcas são só marcas, mas as vezes a ferida se abre e não há nada que a faça sangrar.

Fabiano Vilhete

Você não ama a vida pela própria vida. Você ama lugares. animais, pessoas, memórias, comidas, literatura, música. E às vezes você conhece alguém que requer todo o amor que você tem para dar a ela. E se você perde este alguém, você acha que tudo vai parar também.

Mas todo o resto continua. Giradoux disse, você pode perder um único ser mesmo estando cercado de inúmeros outros. E essas pessoas são como… extras. Ofuscam a sua visão, são como uma multidão. Uma distração indesejada.

Então você procura por esquecimento na solidão, mas a solidão só lhe faz mais seca.

O Último Amor de Mr. Morgan
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Próxima >

Nostalgia é amor. E doença. (E dói.) Será possível sentir saudade sem sofrer melancolia?

Eu vivo para frente. Nunca hesitei em trocar raízes por asas.

No entanto, guardo muito amor pelo que vivi. Por pessoas e momentos. Eu me apaixono por eles. Eu os embalo dentro de mim. Eu os acumulo em minhas prateleiras íntimas.

São fotografias que vou tirando e polindo ao longo da vida.

Transformo os afetos em narrativas, e os guardo na forma de livros prediletos em minha estante interior. Capturo as passagens em películas, eternizo as pessoas em personagens, e os carrego vida afora em filmes que adoro rever

Aqueles momentos e aquelas pessoas não existem mais. Os momentos passaram. As pessoas mudaram. E talvez nem lá atrás uns e outros tenham sido como lembro deles hoje.

No entanto, aqueles personagens estão imortalizados. Continuam vivos nas histórias que revisito. Todas essas emoções ficaram perdidas em algum lugar do passado. E, no entanto, elas me habitam.

Sim, isso tudo só existe dentro de mim. As pessoas e lugares que eu pincei, poli e transformei em lembranças queridas. Os momentos que eu edulcorei em minha nostalgia. Os eventos que me marcaram, as músicas que definiram um certo período de minha vida.

Como podem coisas que já acabaram serem ao mesmo tempo para sempre?

As flores do passado, quando trazidas a presente, vêm cobertas de melancolia.

Toda recordação é um quadro adulterado que a gente escolhe venerar.

Toda lembrança é um espectro. E adorar uma holografia, algo que não está ali (e que não existe mais em lugar algum), é doído demais.

***

Eu vivo em alta velocidade. Sempre acelerei.

No entanto, não gosto de deixar nada para trás.

Carrego o passado comigo. Levo os afetos impressos no peito. E os nutro como bichos de estimação. (Insepultos.)

Só que viver é deixar para trás. Viver é deixar passar por você aquilo que acaba de acontecer.

Para seguir vivendo é preciso desapegar. Não é possível reter as coisas com que você cruza pelo caminho, nem arrastá-las consigo, como um acumulador de experiências que deseja abarcar tudo, e que se recusa a colocar pontos finais nas histórias que vive

As experiências evanescem assim que terminam de ocorrer. Elas são boas, e você é uma pessoa de sorte, simplesmente porque aconteceram. Não faz sentido transformá-las em martírio apenas porque elas se perderam no tempo e não acontecerão outra vez.

A vida é uma degustação em que você só tem direito a um gole de cada vinho. Não é possível beber duas vezes da mesma garrafa. É preciso entregar-se com todo o seu paladar a essa única taça. Recuperar a taça anterior é impossível – e, ao tentar fazê-lo, você perderá a próxima.

Para viver, para aproveitar sua vida hoje, que é onde ela acontece, não dá para ter uma relação anal-retentiva com o tempo.

Vida é fluxo. Uma correnteza que lhe arrasta adiante, quer você nade a favor ou contra ela

Leia também:  Como Saber Qual A Base Certa Para Minha Pele?

E vida é perda. É preciso aprender a deixar pedaços pelo caminho.

Honrar o passado é deixá-lo descansar. É enterrá-lo com todas as honras. E seguir vivendo, com foco no presente – que amanhã já terá se transformado em passado também.

***

Sempre vivi com o vento batendo no rosto. Com os olhos no horizonte.

Portanto, sempre recusei a ideia de me amarrar num cercadinho, de não sair da aldeia.

Ficar imóvel não irá congelar um certo lugar nem uma determinada época. Não se mexer não nos livrará de contemplar o tempo voando sobre nossas cabeças nem a paisagem mudando ao redor.

Estamos sempre em movimento. Cruzando gentes e oportunidades num mundo em constante mutação. O que significa que estamos sempre nos aproximando de alguma coisa – e nos afastando de outra.

Todo momento se esvai. Tudo se transforma. Nada fica. Tudo vai.

Ambientes, sensações, eventos. O gosto da comida de sua avó – o cheiro do pão que ela fazia. Os amigos dos tempos de faculdade. A luz que batia nas manhãs de inverno da sua infância. Sua primeira namorada – onde andará? É tudo bolha de sabão

Não há antídoto para isso senão viver muito bem o seu dia, saboreá-lo desde o momento em que você acorda até a hora em que você vai dormir.

Agradecer pelas coisas boas que lhe acontecem. Apesar da sua impermanência. Nada de ficar olhando triste pelo retrovisor – olhos na estrada adiante.

Porque o tempo não para. Os dias não voltam.

A dor da efemeridade das coisas ao nosso redor espelha a angústia da nossa própria finitude. (No fundo, a saudade que a gente sente é da gente mesmo.)

***

Não há problema em contemplar o passado, de vez em quando. Desde que ele não reclame um lugar no seu presente.

  • Não há problema em celebrar o que você viveu, desde que você mantenha os pés sempre bem fincados na sua realidade, hoje.
  • A vida é cheia de ois e tchaus.
  • Se você só olhar para o sofrimento das despedidas inevitáveis, deixará de enxergar a alegria dos encontros possíveis.

Reencontros são ótimos. Desde que representem um novo capítulo naquela história – e não a tentativa de reviver capítulos antigos. O pretérito (im)perfeito é uma obra acabada e imexível

A saudade só é saudável quando se traduz num olhar amoroso ao passado, a partir do presente. E é uma toxina quando busca ressuscitar o que já foi.

Por fim, o passado não oferecerá, jamais, guarida viável a uma realidade mais dura ou árida que você esteja vivendo hoje. O presente só se resolve no presente. O presente é inelutável. Não é possível fugir dele; é forçoso encará-lo.

***

Nostalgia é amor. E nostalgia é doença.

Eu sinto amor por tanta coisa. E eu sinto falta (às vezes de modo antecipado, enquanto a coisa ainda está acontecendo) daquilo que já não posso ter.

Eu sinto o imenso vazio das coisas que estão longe. Eu sinto a dor funda das coisas que não voltam mais.

Eu sinto a vertigem de tudo desaparecendo no tempo e se distanciando no espaço.

Eu queria ter para sempre comigo aquilo que amo.

As coisas que perdi. Ou que fatalmente perderei. E que refletem a minha própria efemeridade.

Tudo isso bate em mim como um grande desejo de estar junto. De trazer para perto o que está distante. De recuperar o que já foi. De preservar esses afetos da grande correnteza que leva tudo por diante.

***

A mãozinha da minha filha com as unhas pintadas pela primeira vez – seus dedos entrelaçados aos meus. O cheirinho do seu pescoço. Os desenhos e coreografias que ela inventava. As vezes em que ela se emocionou assistindo a um filme ao meu lado.

Aquela tarde em que joguei bola com meu filho, só ele e eu, correndo e rindo, dois perebas, sobre o campão. Ele descobrindo o primeiro game em seu primeiro console, eu ao seu lado tentando acompanhar. A longa viagem de avião em que ele dormiu o tempo todo aninhado em meu colo.

Onde ela e ele estarão em poucos anos?

A família ao redor da piscina. Sentimento bom por conseguir prover a eles aquela sensação de conforto. A farta função em torno do forno e fogão. A pequena tristeza ao final de cada feriado, na hora de arrumar as coisas e voltar para casa – eu já sabia que aqueles eram momentos dos quais lembraria para sempre com alegria e uma pitada de dor

As canções que tocavam sob o sol, emoldurando aquelas tardes felizes – reencontrarei essas sensações algum dia?

A linda foto do poente que minha mãe me enviou de sua janela. Há 25 anos – metade do meu tempo de vida – não moramos na mesma cidade. E eu quis estar lá com ela, naquele momento, vendo a noite cair sobre o seu cantinho no mundo, naquele final de domingo.

Eu olharia para os seus livros na estante, conectando lembranças da minha infância. As fragrâncias de pinho em sua casa limpa. E lhe falaria sobre minha melancolia, como um convite a que ela mais uma vez me ensinasse a recusar esses sentimentos plúmbeos.

A chamada de vídeo com meu pai pelo celular. Seu humor, sua prosa, seu charme. Nossas conexões possíveis. E essa ampulheta maldita a derrubar areia.

Era tão bom estar lá e simplesmente poder abraçá-lo, dar-lhe um beijo sentindo a aspereza da barba por fazer. E, mesmo sem conseguir expressar com palavras tudo o que sinto, rir com ele. Tocar-lhe o ombro.

Tomar com ele um uísque à tardinha, esperando a noite na varanda.

São tantas fotografias essenciais com meu pai e minha mãe. Como é que se guarda tudo isso?

  1. E ao reencontrar meus amigos de adolescência, seres míticos para mim, personagens dos meus verdes anos que parecem viver em festa dentro de mim, num eterno sábado à noite, conseguir redescobri-los como são hoje, com as vidas que têm, com suas conquistas e frustrações, em sua maturidade, e não enxergar tanto neles um espelho de quem eu fui ou deixei de ser ou gostaria de ter sido.
  2. E não sentir tanto a vertigem do tempo que nos separa dos heróis dourados que fomos uns para os outros no começo da vida, nem a vertigem do espaço que nos distancia há décadas, todos em franca diáspora pelo mundo e pela vida.
  3. ***

Ela ao volante. Ela cozinhando. Ela simplificando uma questão, e acertando no centro do alvo com sua intuição. Ela, ao meu lado, vida afora. Com seu bom gosto. Com seu toque macio. Com seu perfume. Uma constante em meio ao turbilhão. Estamos fazendo a coisa certa? Estamos tratando tudo isso, e a nós mesmos, da melhor maneira?

  • ***
  • Eu tenho esse tanto de poesia – e de loucura – dentro de mim.
  • Em outras palavras, sou muito romântico.

Adriano Silva é fundador da The Factory e Publisher do Projeto Draft, Founder do Draft Inc. e Chief Creative Officer (CCO) do Draft Canada. É autor de nove livros, entre eles a série O Executivo Sincero, Treze Meses Dentro da TV e A República dos Editores.

3585 Total Views 4 Views Today

Mensagens mais vistas

1 mês de Namoro

Meu anjo tão lindo… Essa data te lembra algo?! Quero que saiba que você é tudo para mim, e quero que esse dia se repita muitas e muitas vezes, com você aqui sempre ao meu lado.

Um mês de um namoro que seja eterno enquanto dure, e que dure eternamente! Esse seu jeitinho especial me conquistou, e já se tornou muito importante para mim. Em pouco tempo eu posso dizer que você já me ensinou muita coisa, e que a cada dia que passa você me conquista cada vez mais.

Com você já passei momentos que jamais quero que se apaguem da memória, pois foram momentos que nunca tinha passado. Enfim, durante esse mês você só trouxe felicidade para minha vida.

Sou mais feliz quando tenho você comigo. Obrigada por existir! Eu te amo muito, meu amor! Nunca se esqueça disso.

Mensagem para amigo inesquecível

Durante toda minha vida, muitas pessoas passaram por mim, dia após dia. Mas somente algumas dessas pessoas, ficaram para sempre em minha memória. Essas pessoas são ditas amigas, e as levarei para sempre em meu coração. Às vezes pelo simples fato de terem cruzado meu caminho, às vezes pelo simples fato de terem dito uma única palavra de conforto quando eu precisei.

Às vezes por terem me dado um minuto de sua atenção, e me ouvido falar de minhas angústias, medos, vitórias, derrotas… Às vezes por terem confiado em mim, e me contado também seus problemas, angústias, vitórias, derrotas. Isso é ser amigo: é ouvir, é confiar, é amar.

E amigos de verdade ficam para sempre em nossos corações, assim como as pegadas na alma, que são eternas.

Assim como você, meu amigo, que é muito especial e importante para mim. Eu te adoro muito! Sua amizade para mim tem um valor enorme, e nada que eu possa dizer a você pode ser tão especial ou mais significativo do que sua amizade é para mim.

Uma declaração de Amor

Podem existir mil obstáculos, mas nada fará com que meu amor por ti morra. Atravessarei até os maiores mares, mas não existirá água suficiente que afogue o amor que sinto por você.

Subirei até a montanha mais alta do mundo, só para te ver, e de lá gritarei seu nome para ver se me ouve, e se me ouvires, direi uma só frase: Eu te amo. E quando o vento passar, levará consigo o que eu disse, e quando ele soprar em seu ouvido, escutarás junto ao vento: Eu te amo.

E toda vez que o vento soprar em seu ouvido, não será só apenas o vento, mas eu dizendo que te amo.

(Sílvio César Rabêlo Lopes)

Agradecimento por mais um ano de vida

Mais um ano de vida se passou. Mais um ano eu vivi. Vi mais 365 dias nascerem e caírem por mais 365 noites. Em cada um desses dias, eu vivi diferentes experiências. Muitos dias foram fáceis, leves e felizes, já outros foram pesados, complicados e até tristes. Em alguns dias me senti só, mas em boa parte deles eu tive a felicidade de ter pessoas queridas por perto.

Apesar desse último ano não ter sido perfeito, e em alguns momentos ter sentido frustração e até infelicidade, houve sempre algo pelo que agradecer. O que não me fez feliz, me fez crescer, e é esse crescimento que me ajuda a buscar e reconhecer a felicidade na minha vida.

Deus, eu Te agradeço por mais um ano de vida vivido, e Te peço a oportunidade de viver muitos outros anos mais. Amém!

+ agradecimentos por mais um ano de vida

Feliz por 1 Ano de Namoro

Você apareceu na minha vida de uma forma repentina, e chegou tomando conta do meu coração. Fiquei meio receosa com a sua chegada, porque tive medo de me decepcionar, de sofrer, não sei por quê.

Mas hoje a sua presença é extremamente essencial em minha vida, e você é responsável por tudo que vem acontecendo de bom em mim.

Amor, eu só tenho a agradecer por tudo que fez e faz por mim! Hoje completamos 1 ano de namoro, um dia muito importante para nós dois, pois passamos por momentos que jamais eu pensaria que duraria tanto.

Saiba que eu estou aqui super disponível para passar muitos anos ao seu lado, pois eu nem sei se consigo mais viver sem você. Obrigada também por ser meu namorado, meu amigo, meu irmão, meu pai, enfim, obrigada por fazer todos esses papeis por minha causa! Eu sei, que você quer o meu bem, e saiba que eu também quero o seu.

Leia também:  Como Tirar Um Inquilino Do Imovel Que Não Tem Contrato?

Eu amo muito você e amarei intensamente enquanto estivermos juntos! Sou muito feliz por estar com você.

Obrigada por tudo Amiga

Obrigada! Obrigada por você existir! Você é uma criatura linda que Deus colocou no meu caminho. De início não entendi bem ao certo, mas hoje sei que você faz parte da minha vida simplesmente porque divide comigo todos os momentos. Todas as alegrias, tristezas, ganhos, perdas, me abraça quando faz falta um abraço e me dá uma dura quando preciso.

Você é uma amiga especial, uma joia preciosa que jamais encontrarei em outro lugar.

Quero guardar você sempre no meu coração, aliás, como sairá de lá se já ocupa um lugar essencial? Amiga, você é simplesmente alguém que me ensinou a ver a vida com outros olhos, deu um rumo às minhas perturbações, encheu de alegria meus dias, me ofereceu seu ombro amigo sem pedir nada, apenas minha amizade.

Obrigada! Não tenho nada com que possa recompensar uma amizade tão linda assim. Apenas digo eu amo você e mais uma vez obrigada!

Parabéns por Hoje, Felicidade para Sempre

Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário. Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para mim.

Com todas as minhas forças, eu te desejo um feliz aniversário! Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.

Parabéns por hoje, mas felicidades sempre.

Obrigada, minha mãe!

Mãe, me perdoe por todas as vezes que por falar sem pensar a magoei. Por muitas vezes ao invés de lhe dar as mãos, lhe virei as costas. Por em alguns momentos não ser aquela filha que você sempre quis.

Hoje, depois de tudo, percebo que ainda preciso mudar em algumas coisas, e que uma pessoa se fez essencial na minha vida: você! Obrigada por todos momentos dedicados a mim, pelas palavras, pelos conselhos, pelo amor, pela honestidade, pelo afeto, pela amizade.

Saiba que nunca deixarei de amar você. Torço muito pela nossa família. Torço muito por você, que durante toda a sua vida se mostrou uma pessoa capaz de conseguir tudo o que quer. Você é um exemplo a seguir.

Hoje, depois dos momentos que passamos juntas, olho para trás e vejo que tenho uma pessoa em quem posso me apoiar sempre que precisar de amor e compreensão.

Muito mais do que mãe você é minha amiga, meu escudo contra todas as coisas ruins, que me poupa de todo mal. Só uma palavra pode exprimir exatamente o quanto estou grato. Obrigada! Te amo muito!

Você é Essencial em Minha Vida, Meu Filho

Meu filho, meu presentinho de Deus! Você é a luz que ilumina todo o meu caminho. Te amo muito filho! Não há no mundo uma pessoa que seja mais essencial ou importante para mim do que você. Quero que saiba que pode contar sempre com a sua mãe, para tudo, para qualquer coisa mesmo!

Sempre entenderei seus motivos e suas decisões. É difícil mesmo escrever sobre você, e o quanto significa para mim. Só queria que soubesse que sua mãe está aqui e vai estar sempre com você, pois eu o amo demais!

Mensagens lindas para compartilhar

(Mensagens Românticas para Celular) “Sabia que eu escrevi teu nome na areia… E o mar com ciúmes apagou. Escrevi em um papel… E o fogo com ciúmes queimou.

Escrevi em meu peito… E o meu coração com carinho guardou!” “Hoje lembrei de você e quero que saiba que a vida fica mais bela quando o destino põe em nosso caminho pessoas especiais como você…Te Amo!” “Se algum dia estiver triste, lembre-se das pessoas que são felizes por terem conhecido você!” “Passamos a amar não quando encontramos a pessoa perfeita, mas quando aprendemos a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita. Te amo amor!” “Tentei lhe dizer muitas coisas, mas acabei descobrindo que amar é muito mais sentir do que dizer. E milhões de frases bonitas, jamais alcançariam o que eu sinto por você.” “Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Obrigada pela coragem meu lindo amor.” “Eu te amo além das minhas forças. Sempre que penso em você eu fico exausto. Te amo!” (Mensagens de Amizade para Celular) “Os amigos verdadeiros são aqueles que vêm compartilhar a nossa felicidade quando os chamamos, e a nossa desgraça sem serem chamados. Valeu por tudo meu grande amigo!” “Amizade não significa viver o tempo todo juntinho, mas significa que independentemente de estar perto ou longe, nunca esquecemos um do outro. E por isso reservei esse tempinho para lhe dizer que o seu lugar no meu coração já está reservado!” “Mesmo que a presença não seja constante. Que as palavras se tornem poucas. E que os caminhos sejam diferentes. Nunca me esquecerei de você e nem deixarei de lhe desejar toda felicidade do mundo!” “Um verdadeiro amigo é aquele que tenta compreender aquilo que não somos capazes de explicar. Obrigado por me entender amiga!” “Você me fez descobrir que nada na vida é mais importante do que uma amizade sincera e verdadeira. Às vezes os amores passam e os amigos ficam. Saudades, minha amiga!” (Mensagens de Desculpas para Celular) “Atravessaria todos os oceanos, dia após dia, só para conseguir chegar ao seu coração, e lhe pedir perdão.” “Desculpa por amar você demais e não saber demonstrar. Desculpa por não valorizar você como merece. Desculpa por não lhe dar tudo que quer. Desculpa por tentar lhe dar todo meu amor. Te amo!” (Mensagens de Bom Dia para Celular) “Amor é uma palavra tão pequena para expressar esse sentimento tão profundo que sinto por você. Bom dia amor, que hoje seja um lindo dia para você!” “Antes de magoar um coração, veja se não está dentro dele. Tenha um belo dia, gata, que hoje seja muito melhor que ontem. Te adoro!” “Você vai encontrar várias pessoas na sua vida, mas uma irá mudar sua vida para melhor. Você mudou a minha completamente. Bom dia minha flor, tenha um lindo dia de trabalho e estudos!” “Você é a página mais linda que o destino escreveu na minha vida. Bom dia amor, que Deus abençoe o seu dia. Te amo!” “As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem. Tenha um bom dia, linda, saiba que amei conhecer você!” (Mensagens de Saudade para Celular) “Apesar de estarmos longe, verá que a distância que nos separa é menor que a que nos une. Saudades, meu denguinho!” “O ministério da saúde adverte: ficar sem notícias suas é prejudicial à saúde, pois causa ansiedade, insônia, baixo astral e o pior de tudo: muita saudade de você.” “Derramar uma lágrima não é triste… triste é o motivo pelo qual ela cai. Estou morrendo de saudades de você!” “Qual o motivo dessa mensagem? Nada em especial, porque pessoas especiais não precisam de motivo para serem lembradas, basta sentir saudades. Te adoro!” “Queria que Deus permitisse que a maior distância entre nós fosse a dos nossos lábios entrelaçados para sempre em nosso amor. Morrendo de saudades, meu amor.” “Não sei por onde você anda, só sei que você está fazendo muita falta. Vou esperar por você o tempo que for, e só peço que não me esqueça. Saudades!” “Não importa o tempo e a distância… quero apenas ter a oportunidade de fazer você feliz, pois sou

completamente apaixonado por você!”

Parabéns Minha Grande Amiga

Parabéns! Hoje você não ganha somente mais um dia na sua vida, hoje você completa mais um ano, mais um ciclo, que tenho certeza que lhe trouxe muitas alegrias. Saiba que este dia é muito especial para mim, porque comemoro mais uma vez a sua presença durante todo esse tempo na minha vida.

Cada mês, dia, hora, segundo que você passa comigo é muito bom. Foram tantas risadas, conversas e ótimos momentos passados juntas, tudo acompanhado de muito amor e carinho. Hoje você está ficando mais velha, e quem diria que eu estaria aqui com você, compartilhando mais este momento tão especial da sua vida.

Você deixando de ser aquela menininha, para ser uma MULHER, madura e sonhadora, e isso é maravilhoso!

Parabéns, tudo de bom! Que tudo na sua vida seja perfeito, que todos os seus sonhos se realizem, e que acima de tudo, que Deus te ilumine sempre! Saiba que eu te amo muito, minha amiga.

Minha Prima, Amiga e Irmã

É aquela que ouve, que opina, que discorda, chora com você, que também ri muito, que briga às vezes, que entende você. É, você é assim, uma prima, amiga e irmã para mim, você se tornou uma pessoa mega essencial para mim.

E eu posso lhe dizer que a vida sem você não tem mais graça, não tem mais cor.

Saiba que você sempre poderá contar comigo para o que der e vier, porque prima amiga é isso, amizade verdadeira é isso, dando conselho uma à outra, ouvindo e discordando, mas também ouvindo e concordando. Falando o que é certo, e também o que é errado!

Rindo ou chorando, você sempre será a minha melhor amiga! Sei que amizade existe também com seus altos e baixos, brigas e discussões. Mas não importa, o amor de irmã que eu sinto por você supera todas as brigas! Te Amo Muito Prima!

Parabéns, minha mãe

Parabéns, minha mãe! Tenha um feliz aniversário e que nunca falte saúde, amor e paz na sua vida.

Feliz Aniversário Amigo

Feliz Aniversário, Amigão! Hoje é um dia importante para você, e para mim, pois Deus me deu um presente maravilhoso nesta data, que foi você. Amigo, que tudo de bom possa acontecer na sua vida, e que seus sonhos possam ser realizados. Desejo-lhe muita paz, muito amor, muita saúde, muito juízo e tudo mais.

Que você continue sempre esse homem batalhador, inteligente, amigo, e entre outras várias qualidades que você tem. E hoje, quero lhe dizer muito obrigada pelo carinho imenso que me dá, pela força, pela sua amizade, pela sua companhia, por tudo. Eu amo muito você, e conte sempre comigo. Parabéns!

Homenagem a uma Mãe que também é Pai

A você, que sozinha carrega a maior das responsabilidades, a mais elevada das missões, um feliz dia das Mães! Você que é mulher, mãe e pai, que mesmo sozinha não fugiu da responsabilidade e sempre colocou a felicidade do seu filho em primeiro lugar, merece todos os elogios, todas as homenagens.

Você é mulher guerreira, corajosa, uma força da natureza, pois você não se diminuiu e assumiu os dois grandes papeis do teatro da vida, mãe e pai. Você é essência que ilumina, que orienta. Você é colo, sorriso e palavra de conforto. Você é exemplo de vida, autoridade que educa.

Você é tudo em uma pessoa só, às vezes esquecendo ou negligenciando seus próprios interesses em favor de outros, pois seu coração é maior que o universo e nele vive um amor infinito e incondicional.

Sorrisos e lágrimas alternam em seu rosto consumido de preocupação constante. Mas para você, que é mãe e pai, a recompensa está garantida através do amor e reconhecimento dos seus filhos, e da certeza de estar fazendo um trabalho maravilhoso!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*