Dieta Do Acai Assai Que Eu Como?

Dieta Do Acai Assai Que Eu Como?

Açaí na tigela se tornou comum em cidades litorâneas, o que é muito positivo, já que essa fruta traz diversos benefícios para a saúde

Dieta Do Acai Assai Que Eu Como?

Chá flores e frutas de açaí e guaraná Taeq 15g

Poucas comidas são tão brasileiras quanto o açaí.

Típico da região Norte do país, o consumo da polpa congelada do tipo roxo se expandiu por todo o território nacional, se tornando especialmente apreciado em cidades litorâneas.

Afinal, não há como negar que um copo de açaí bem gelado é sinônimo de refrescância. Mas se o sabor era a única razão para consumi-lo, nós vamos te dar mais motivos para inclui-lo de vez na sua dieta.

Açaí evita o câncer, o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico

O primeiro ponto positivo a respeito do açaí é que ele é rico em vitaminas C e E, que atuam como fortes antioxidantes. Mas o que isso significa? Bem, como o próprio nome indica, essas moléculas são responsáveis por evitar a oxidação das células, e isso é feito através do combate aos radicais livres, que quando estão em excesso no nosso corpo afetam a parede celular.

É importante ressaltar que esse tipo de problema tem consequências variadas, e entre elas está o possível desenvolvimento de um câncer, já que essa doença começa a partir de células oxidadas. Mas não é só.

Por não estarem saudáveis, elas acabam se desgastando mais, o que gera o envelhecimento precoce.

Isso sem falar que, de uma forma geral, os agentes antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, o que deixa o corpo livre de doenças.

Alimento é rico em fibras

Outro grande benefício relacionado ao consumo do açaí é que essa fruta é rica em fibras. Isso significa que dá aquela sensação de saciedade que impede que a pessoa coma mais do que necessita.

Pois é, é por isso que muita gente substitui a refeição por um grande copo de açaí. Mas as fibras possuem mais uma vantagem: ajudam a regular o intestino, evitando tanto prisão de ventre quanto a diarreia.

Com isso, os nutrientes são melhor absorvidos pelo corpo, garantindo que ele continue funcionando bem.

Açaí faz bem para o coração

Muita gente não sabe, mas o açaí também é um ótimo aliado do coração. Isso porque ele possui boas quantidades de antocianina, nutriente responsável pela sua coloração roxa.

Essa substância evita a degeneração celular, o que por si só já impede o aparecimento de problemas cardiovasculares.

Mas além disso, o açaí é praticamente uma concentração de polifenóis, que por sua vez aumentam o fluxo sanguíneo do coração, permitindo que ele continue saudável e resistente.

Fruta ajuda a tratar distúrbios

Um estudo feito por pesquisadores brasileiros e canadenses, respectivamente da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de Toronto, mostra que o açaí também pode combater a bipolaridade.

A análise chegou à conclusão que o extrato da fruta consegue resolver uma disfunção que ocorre dentro da célula na área responsável por produzir energia para o cérebro.

Além disso, a pesquisa revelou que o açaí é indicado para o sistema nervoso de uma forma geral, já que também evita o surgimento de outros distúrbios, além de reduzir a dor de cabeça.

Açaí é um ótimo energético

Sabe aquele estereótipo que diz que quem come açaí também é fissurado por academia? Isso ocorre porque pessoas que praticam exercícios são adeptas do consumo dessa fruta, já que ela dá mais energia ao corpo. Lembrando que ela é muito calórica, o que é bom para quem pratica esportes, mas péssimo para quem quer emagrecer. Se você se enquadra no segundo caso é melhor ir com calma na quantidade ingerida diariamente.

Seu consumo facilita o ciclo menstrual

O açaí é uma fruta rica em sais minerais, possuindo, por exemplo, boas quantidades de ferro e de fósforo. Mas é o seu cálcio que reduz os transtornos das mulheres durante seu ciclo menstrual. Isso porque ele previne sensações incômodas, como cãibras e inchaços. Mas além disso, seus outros nutrientes evitam problemas como a anemia, irritabilidade e até a arritmia.

Açaí engorda? Nutricionista explica verdades e mitos sobre o consumo

O açaí é uma palmeira que produz um fruto na cor roxa, onde é muito utilizado na confecção de refrescos. É originário da mata nativa da Amazônia, sendo considerado um dos alimentos mais nutritivos.

  Excelente fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de um grande poder antioxidante. A fruta tem sido cada vez mais consumida pelos praticantes de atividade física, no entanto tem fama engordativa e calórica.

Mas o que torna o açaí mais calórico?

Dieta Do Acai Assai Que Eu Como?

É o xarope de guaraná que acrescentam na polpa para que ele fique mais doce, levando a um pico de insulina e consequentemente estimulando o organismo a sintetizar mais gordura. Além da granola, paçoca, frutas , entre outros.

O tão consumido creme de açaí, quando acrescido desses alimentos, se torna uma verdadeira bomba calórica. O açaí é uma boa fonte de energia e pode ser indicado para ser consumido antes do treino por possuir inúmeras vitaminas e minerais e garantir energia suficiente durante o exercício.

De preferência sem acrescentar na polpa o xarope de guaraná, sendo substituído por uma banana por exemplo.

Indivíduos que desejam perder peso não consomem de maneira alguma, porém existem controvérsias a respeito do uso desta fruta para estas situações. Quando utilizado da forma correta pode beneficiar a perda de peso sim, por promover saciedade.

Pelo seu efeito antioxidante, reduz a produção de radicais livres, ou seja, substâncias que favorecem o envelhecimento celular.

  Alguns estudos comprovam que o consumo de 100 g da polpa de açaí duas vezes ao dia pode estimular a redução da glicemia, insulina e o colesterol ruim.

Cem gramas do fruto tem em média 60 calorias, ou seja, um baixo valor calórico. Quando consumido na forma de polpa com xarope de guaraná, o valor calórico vai para 110 calorias em cem gramas.

Se acrescido de outros ingredientes como o famoso “açaí na tigela”, as calorias aumentam ainda mais. Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana tem aproximadamente 700 calorias.

Caso haja o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode atingir quase 1000 calorias.

Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias.

Faça o uso a cada três ou quatro dias. Para evitar que o açaí se torne uma alimento altamente calórico, a dica é adicionar em 100 g de polpa, uma banana e 100 ml de água, e bater tudo no liquidificador.

Para que ele fique mais doce, porém saudável, acrescente uma colher de chá de mel.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Dieta Do Acai Assai Que Eu Como?

Açaí: o que é, benefícios para saúde e como preparar (com receitas)

O açaí, também conhecido como juçara, assai ou açai-do-para, é um fruto que cresce nas palmeiras da região amazônica na América do Sul, atualmente sendo considerado um superalimento por ser uma fonte calórica, rica em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório. Este fruto é parecido com a uva de cor roxa e o nome científico é Euterpe oleracea.

O açaí é rico em prolifenóis, principal,ente antocianinas, e alguns estudos indicam que apresenta maior quantidade destes antioxidantes do que nas amoras e mirtilos, por isso o consumo frequente do açaí em conjunto com uma dieta equilibrada pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imune.

Este fruto é utilizado para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes, podendo ser comprado em forma de fruto, polpa congelada ou suplemento nutricional em supermercados ou lojas de produtos naturais ou lojas online.

Dieta Do Acai Assai Que Eu Como?

Benefícios para a saúde

O consumo de açaí pode trazer benefícios para saúde, podendo:

  1. Prevenir o envelhecimento precoce, devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina E, que são capazes de proteger as células do corpo do dano causado pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a manter a saúde do cabelo e da pele, prevenindo a formação de rugas;
  2. Fortalecer o sistema imune, por ser rico em vitamina C, vitamina E, ômega-9 e anticitocinas, o açaí consegue melhorar o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização;
  3. Melhorar a saúde do coração, por causa do efeito antioxidante e anti-inflamatório, e por ser rico em gorduras monoinsaturadas como o ômega-9, o açaí ajuda a equilibrar os níveis de colesterol circulantes, prevenindo a aterosclerose, por exemplo, além de evitar a formação de coágulos e promover o relaxamento dos vasos, melhorando a circulação e a pressão arterial. No entanto, neste aspecto são necessários mais estudos científicos que comprovem este benefício, já que os resultados não são tão conclusivos;
  4. Melhorar o funcionamento do intestino, por ser um fruto rico em fibras. O consumo do açaí promove um aumento do volume das fezes e estimula o intestino, sendo excelente para pessoas que sofrem de constipação, conhecida como prisão de ventre;
  5. Proteger contra alguns tipos de câncer por ser rico em prolifenóis, que são compostos que protegem as células do corpo e evitam o estresse oxidativo, e evitando a proliferação de células tumorais no caso da leucemia, adenocarcionoma de cólon e câncer de estômago, segundo um estudo científico;
  6. Fornecer energia ao corpo, pois o açaí é um fruto rico em gorduras, carboidratos e proteínas, dos quais são fontes de energia para o corpo e tornam este fruto um alimento calórico que ajuda a combater a fadiga e a exaustão muscular;
  7. Reduzir a inflamação e melhorar o fígado gordo: um estudo feito em animais sugeriu que o consumo de açaí poderia amenizar o desenvolvimento da esteatose hepática, pois é rico em antocianinas, que ajudam a regular o metabolismo de gorduras; 
  8. Combater a anemia, por ser rico em ferro, podendo ser consumido por pessoas que sofrem de anemia;
  9. Promover efeitos protetores contra o enfisema pulmonar, que é uma doença causada pela exposição crônica a fumaça do cigarro e isto ocorre porque o açaí tem ação anti-inflamatória e antioxidante;
  10. Evitar doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, devido ao seu conteúdo antioxidante, ajudando a atenuar os processos inflamatórios no cérebro. Alguns estudos em animais, também indicam que o uso do açaí pode ajudar a melhorar a memória e a aprendizagem.
Leia também:  Como Esquecer Alguem Que Nos Magoou?

O açaí utilizado de forma correta também pode ser utilizado para auxiliar o emagrecimento, no entanto, seu consumo deve ser feito em pequenas quantidades, em conjunto com uma dieta equilibrada e associada à prática de atividade física regular.

Como preparar o açaí

Para preparar o açaí de forma saudável, pode-se bater no liquidificador 100 g de polpa de açaí natural, 1 copo de água e um pouco de mel. Em seguida, também pode-se adicionar granola, aveia, amêndoa torrada ou outras frutas.

O açaí em pó pode ser encontrado em algumas lojas de produtos naturais e online, e pode ser usado para complementar uma vitamina de frutas, em mingaus ou para adicionar ao sorvete ou iogurte natural com mel, por exemplo.

O consumo do fruto do açaí diretamente da árvore deve ser evitado, pois há o risco de contrair doenças, como o mal de Chagas.

O açaí tem um sabor muito amargo e a polpa pura é muito difícil de ser consumida, por isso muitas pessoas tendem a misturá-la com outros produtos como leite condensado, leite em pó, chocolate, groselha, entre outros, fazendo com que o açaí seja mais calórico e menos saudável.

Por este motivo, é importante ver a composição nutricional da polpa de açaí para verificar quais são os ingredientes, já que o ideal é que não contenha outros produtos misturados, como o xarope de guaraná ou outros açúcares, já que isto dobra as calorias do açaí. Veja qual é a composição nutricional do açaí.

Açaí engorda?

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.

10 benefícios do açaí para a saúde: veja como consumir e se engorda

O açaí é calórico sim, mas rico em antioxidantes, o que traz diversos benefícios à saúde

Ele é modismo especialmente entre os esportistas, mas deveria fazer parte do cardápio de todo mundo, já que a lista de ganhos que essa frutinha escura típica da Região Norte proporciona à saúde é inversamente proporcional ao seu tamanho.

Os pesquisadores já perceberam isso e, por essa razão, ela tem sido alvo de diversos estudos e não tem decepcionado, pois tem apresentado muitos resultados positivos.

Quer ver? Então confira o que ela oferece de bom ao organismo e veja como é a melhor forma de consumi-la.

1. Combate o envelhecimento

Imagem: iStock

  • Graças à sua alta concentração de antioxidantes —com foco para as antocianinas, responsáveis por sua cor arroxeada — o açaí reduz a ação danosa dos radicais livres que aceleram o desgaste celular no corpo todo.
  • VEJA TAMBÉM:

Imagem: iStock

Esse efeito se dá porque ele oferece uma boa dose de fibras, quer melhora o trânsito intestinal. Uma porção com 100 gramas de polpa de açaí congelada conta com 2,6 gramas desse elemento. Para se ter uma ideia, em 2 e ½ colheres de sopa de aveia em flocos encontra-se 3,3 gramas de fibras.

3. Derruba o colesterol

Imagem: iStock

Esse predicado foi confirmado através de um estudo realizado na Universidade Federal do Pará, que comparou dois grupos de cobaias, um que tomava uma bebida à base da fruta e outro que não ingeria esse alimento. Depois de 12 semanas, os pesquisadores constataram que o primeiro teve uma queda no LDL, o colesterol ruim, o que não aconteceu no segundo. Os louros nesse caso vão para os fitoesteróis e as antocianinas. A primeira compete com o colesterol na hora da digestão, diminuindo a absorção das moléculas prejudiciais. Já a segunda combate a oxidação do LDL, o que evita a formação de placas nos vasos sanguíneos.

4. Protege o coração e melhora a circulação

Imagem: iStock

Além de ser inimigo do colesterol ruim, o que já é um ganho e tanto para a saúde do peito, ele tem substâncias que ajudam a afastar a aterosclerose, o endurecimento dos vasos, controlando a pressão alta e melhorando a circulação sanguínea. Foi isso o que mostrou um estudo publicado no periódico científico Atherosclerosis, da Sociedade Europeia de Aterosclerose.

5. Fornece energia

Imagem: iStock

A fruta proporciona um gás extra para o organismo, já que fornece bastante carboidrato e é rica em nutrientes. O açaí é especialmente bem-vindo antes da malhação, pois sua digestão é rápida. Ou seja, garante mais disposição de maneira rápida, sem deixar aquela sensação de estômago pesado.

6. Fortalece o sistema imune e previne infecções

Imagem: iStock

De acordo com pesquisadores do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, o açaí contém uma sustância chamada arabinogalactana, que estimula a ação das células de defesa do organismo, melhorando a sua eficácia.

7. Previne doenças degenerativas, como o Alzheimer

O efeito aqui é duplo: suas substâncias antioxidantes combatem o estresse oxidativo produzido pelos radicais livre e reduzem o acúmulo de uma proteína chamada beta-amilóide, dois fatores que estão diretamente ligados a esse tipo de mal. Esse foi o resultado de um trabalho realizado na Universidade de Adelaide, na Austrália.

8. Reduz o risco de câncer

Imagem: iStock

A conclusão é de cientistas da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, depois de estudar a ação do seu extrato contra a doença, em especial a leucemia. O mérito é das antocianinas, substâncias antioxidantes presentes em grande quantidade no açaí.

9. Ajudam a combater os quilinhos extras

Imagem: iStock

Apesar desse alimento ser conhecido por ser muito calórico —fama, aliás, que ele merece — as antocianinas, são capazes de regular o funcionamento das células de gordura. Além disso, as fibras presentes no alimento aumentam a saciedade. Mas, nesse caso é preciso ter muito cuidado com as quantidades e os acompanhamentos.

10. Afasta e osteoporose

Imagem: iStock

Benefício garantido pela boa concentração de cálcio do alimento, mineral que serve de matéria prima para a construção e as renovações constantes dos ossos, evitando que eles fiquem fracos. Outro ponto a favor do açaí é a sua boa concentração de potássio, outro nutriente que ajuda a manter o esqueleto forte.

Benefícios ainda não comprovados

  • Prevenir o câncer de mama: apesar da ação do açaí contra esse tipo de doença já ter sido confirmada, sua ação específica no caso dos tumores de mama está sendo estudada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. As pesquisas têm apresentado resultados promissores, mas ainda não é possível afirmar que ele tem esse efeito, pois o trabalho ainda está na fase de cobaias e não foram realizados testes em humanos;
  • Melhorar o quadro de transtorno bipolar: pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e da Universidade de Toronto, no Canadá, encontraram indícios de que o extrato do fruto conseguiu combater um processo de inflamação crônica característica dessa doença, além de reduzir a ação dos radicais livres que também estão ligados a ela. Mas o estudo ainda está em andamento e é cedo para apresentar conclusões.

Quanto e como consumir o açaí?

Imagem: iStock

Leia também:  Como Saber O Que Vou Receber De Subsidio De Natal?

Ainda não há uma quantidade ideal determinada pelos especialistas para garantir todos esses efeitos benéficos, mas recomenda-se que o consumo seja moderado, entre 100 e 200 gramas, e apenas três vezes por semana.

No entanto, evite consumir o açaí for acompanhado por aditivos ultracalóricos, como xarope de guaraná, leite condensado e granola, não há problema em ingeri-lo diariamente. A frutinha vai bem com diversos acompanhamentos: água, água de coco, banana, morango, maçã, manga, oleaginosas, uva, shakes protéicos, entre muitos outros, e cai bem em qualquer momento.

Para a turma que pratica atividades físicas o açaí é indicado cerca de uma hora antes do treino, para garantir energia extra para a malhação, e logo depois de suar a camisa, para repor rapidamente a glicose utilizada durante a atividade.

Como escolher o açaí

É preciso ter cuidado na hora da compra.

Por ser difícil encontrar o alimento em natura no mercado, muita gente acaba utilizando as versões industrializadas que muitas já vêm com adição de outros elementos pra lá de calóricos e em alguns casos possuem apenas 5% de fruta.

Por essa razão, ler o rótulo antes de colocá-lo no carrinho é essencial. Ah! E também é muito importante checar a procedência do produto, mesmo quando for consumi-lo fora de casa.

Açaí engorda?

Imagem: Getty Images

  1. Sozinho e em pouca quantidade, o açaí não traz ganho de peso a ninguém, ele precisa ser consumido em grandes quantidades e aliado a uma dieta rica em outros alimentos calóricos para que juntos eles influenciem no peso.
  2. Mas a turma que vive em guerra com a balança deve ter um cuidado redobrado com os acompanhamentos e diminuir a frequência da ingestão da fruta ou mesmo optar por outros alimentos.

Malefícios do consumo excessivo de açaí

Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.

Por isso, pessoas em dieta para emagrecimento e diabéticos, que podem ter problemas por causa do seu excesso de glicose. Na dúvida, vale a pena procurar um nutricionista.

Fontes: Breno da Silva Lozi, nutricionista pós-graduado em nutrição clínica e desportiva, professor de nutrição e dietética no Centro de Ensino Enf-Ciência, em Carangola, Minas Gerais, e Gabriela Cilla, nutricionista clínica, funcional e desportiva, de São Paulo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

A Dieta do Açaí Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

Home » Dieta » Tipos de Dieta

Basta dar um volta por grande parte das cidades brasileiras que se encontra locais que comercializam o açaí. Trata-se de um alimento rico em antioxidantes e que é fonte de gorduras boas, proteínas, fibras, potássio, fósforo, cálcio, ferro, vitamina B1 e vitamina C.

  Continua Depois da Publicidade  

Com 247 calorias presentes em uma porção de 100 g, a polpa da fruta congelada costuma ser vendida acompanhada de ingredientes e guloseimas que não são tão amigos da dieta, como doces, leite condensado, mousses e chocolates.

  • Veja também: Açaí engorda ou emagrece?

Por outro lado, ao ser utilizada corretamente, a fruta também pode aparecer em programas de perda peso. É verdade, estamos falando da dieta do açaí para emagrecer, método que aprenderemos como funciona mais abaixo.

Como funciona a dieta do açaí para emagrecer?

  • Encontrado na região Norte do Brasil, na Floresta Amazônica, o açaí já é utilizado moderadamente por pessoas que praticam treinamentos pesados, já que serve como uma fonte de energia natural para a recuperação após o período de treino.
  • Uma pesquisa do ano de 2015 que comparou o desempenho de atletas profissionais depois do consumo de uma bebida preparada à base de açaí e suco feito com pêssego, concluiu que a performance dos participantes que tinham consumido o açaí foi mais eficiente, já que eles levaram um tempo maior para atingir a exaustão.
  • Além disso, tais atletas também registraram diminuição de estresse oxidativo (excesso de radicais livres que causam doenças e promovem o envelhecimento) e experimentaram uma elevação na proteção no que se refere aos danos musculares causados pelos exercícios físicos.

Entretanto, é importante ressaltar que o experimento identificou os benefícios dentro de um contexto de alimentação saudável, com aporte nutricional adequado. Além disso, a versão natural da fruta é considerada mais saudável por nutricionistas do que a polpa congelada que costuma ser comercializada. A fruta também é abundante em fibras, que regulam o intestino, algo que favorece o processo de emagrecimento.

Outro aspecto das fibras que ajudam a perder peso é que elas promovem a sensação de saciedade no organismo, o que facilita o controle do apetite e, consequentemente, o consumo de uma quantidade mais reduzida de calorias.

A ideia da dieta do açaí consiste em consumir 200 ml do chamado suco emagrecedor de açaí antes de todas as refeições realizadas no dia. A bebida pode auxiliar em relação à saciedade e impedir que se coma demais ao longo das refeições, ajudando assim a controlar a fome. Aprenda a seguir como preparar a bebida:

Receita de suco emagrecedor de açaí

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 1 xícara de açaí (fruta natural);
  • 2 fatias de melancias sem sementes cortadas em formato de cubinhos;
  • Suco de 1 limão coado;
  • 1 colher de chá de gengibre;
  • 1 colher de chá de linhaça triturada.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Bater bem, coar (se assim desejar, é opcional), passar o conteúdo para uma jarra e armazenar na geladeira.

Sugestão de cardápio da dieta do açaí para emagrecer

Confira a seguir uma alternativa de cardápio que pode ser utilizado no programa alimentar:

Café da manhã:

  • 200 ml de leite desnatado com achocolatado light e dois biscoitos amanteigados OU;
  • 200 ml de leite desnatado com flocos de cereais e uma fatia de pão de forma com geleia de fruta OU;
  • 200 ml de leite desnatado com achocolatado light e um pão francês integral sem miolo com uma fatia média de queijo prato OU;
  • 200 ml de iogurte natural desnatado de fruta, um minipão francês e uma fatia de queijo prato OU;
  • 200 ml de leite desnatado com achocolatado light e um biscoito amanteigado OU;
  • 200 ml de leite desnatado com flocos de cereais e um pão doce simples com uma porção pequena (ponta de faca) de requeijão light OU;
  • 200 ml de iogurte natural desnatado de fruta e três pães de queijo.

Lanche da manhã:

  • Uma maçã OU;
  • Uma pera OU;
  • 200 ml de salada de frutas OU;
  • Um copo de suco de acerola OU;
  • Uma maçã OU;
  • Uma fatia de mamão com uma colher de chá de aveia e uma colher de chá de mel OU;
  • Um copo de suco de laranja com cenoura.

Almoço:

  • Uma concha pequena de feijão, duas colheres de arroz, 90 g de bife, três colheres de purê de abóbora, duas rodelas de tomate e 80 g de gelatina para a sobremesa OU;
  • Uma concha pequena de feijão, duas colheres de arroz, 100 g de filé de linguado, duas colheres de purê de batata, cenoura ralada e laranja para a sobremesa OU;
  • Uma concha pequena de feijão, duas colheres de arroz, 100 g de hambúrguer caseiro, 2 colheres de purê de mandioca, salada de alface e doce de leite para a sobremesa OU;
  • Uma concha pequena de lentilha, duas colheres de arroz, 100 g de rosbife, uma unidade de batata frita, 50 g de couve-flor e compota caseira para a sobremesa OU;
  • Uma concha pequena de feijão, duas colheres de arroz, 100 g de carne assada, 80 g de mandioca frita, cenoura ralada e cubos de mamão para a sobremesa OU;
  • Uma concha pequena de feijão, duas colheres de arroz, 100 g de filé de peixe, 100 g de creme de espinafre, salada de tomate e uma unidade de fruta para a sobremesa OU;
  • Uma concha pequena de feijão, duas colheres de arroz, 100 g de bife, 80 g de empadão de legumes com queijo branco, salada de alface e manjar de coco para a sobremesa.

Lanche da tarde:

  • Crepe e 200 ml de suco de frutas OU;
  • 200 ml de sundae de morango ou baunilha OU;
  • Batida de banana e quatro unidades de biscoito light OU;
  • Crepe de queijo e 200 ml de suco de frutas OU;
  • 200 ml de vitamina de frutas e quatro unidades de biscoito light OU;
  • 200 ml de iogurte desnatado natural de frutas e quatro unidades de biscoito light OU;
  • 200 ml de vitamina de frutas e quatro unidades de biscoito light;
Leia também:  Como Se Alegrar Quando Se Esta Triste?

Jantar:

  • Arroz com espinafre refogado e 120 g de frango assado desfiado OU;
  • Três colheres de macarrão tipo lacinho com carne moído ao molho de tomate caseiro e um ovo cozido OU;
  • Três colheres de arroz com cenoura e vagem picadinha e 100 de filé de frango à milanesa OU;
  • Duas colheres de arroz com ervilha, 100 g de peixe assado e uma batata média assada OU;
  • 100 g de ensopado e frango e duas colheres de polenta macia OU;
  • Duas panquecas médias de carne, espinafre e queijo e 200 ml de suco de frutas para a sobremesa OU;
  • Duas fatias de pão de forma integral, 80 g de hambúrguer caseiro ou de frios magros, 50 g de salada de alface, tomate e cenoura ralada e 200 ml de suco de fruta.

Ceia:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Sorvete OU;
  • Pudim diet de chocolate OU;
  • 200 ml de suco de frutas OU;
  • 200 ml de vitamina de frutas OU;
  • 200 ml de mingau de aveia ou de chocolate OU;
  • 200 ml de suco de tangerina, pera ou maçã OU;
  • Mingau.

Atenção

Este é apenas um exemplo de cardápio, para ilustrar e exemplificar. Antes de montar o seu, peça ajuda a um nutricionista.

Cuidados com a dieta do açaí para emagrecer

Antes de aderir a dieta do açaí para emagrecer, assim como qualquer outro programa alimentar, é fundamental consultar o médico e o nutricionista de sua confiança como forma de garantir que o método em questão é realmente apropriado para o seu caso.

E isso não somente em relação aos objetivos, mas principalmente em relação à saúde, para se certificar de que o programa alimentar garante o fornecimento da quantidade de energia e variedade e teor de nutrientes necessários para que o organismo funcione corretamente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou da possibilidade de usar a dieta do açaí para emagrecer? E sobre o cardápio do programa alimentar? Comente abaixo!

(3 votos, média 3,67)Loading…
  Continua Depois da Publicidade  

Açaí reduz a celulite e ajuda a emagrecer

Quem diria que essa frutinha, extraída de uma palmeira, fosse tão poderosa. O fato é que o mundo está de olho no açaí – conhecido lá fora como brazilian berry – por ser um alimento que estica a juventude.

Seu desejo é vencer a celulite? Saiba que o açaí alisa a pele, amenizando os famigerados furinhos. E o mais incrível: ajuda a queimar os estoques de gordura. É só você comer essa frutinha na dose certa, sem exageros.

O que faz do açaí um alimento especial é a alta concentração de antocianina. Esse pigmento é que dá a cor roxa intensa, quase preta, da fruta. No nosso organismo, ele age como um potente antioxidante, tirando de cena os radicais livres — aquelas substâncias que, soltas na nossa circulação, fazem a gente envelhecer antes da hora.

Mais: “Aliada à vitamina C (nutriente que a fruta também tem de sobra) e E, a antocianina nutre os vasos sanguíneos, melhorando a circulação”, explica a nutricionista funcional Eliane Tagliari, da Clínica Nutribioforma, em Curitiba.

O resultado você nota na coxas e no bumbum, que, aos poucos, vão se livrando das ondulações e furinhos que aterrorizam a nós, mulheres.

No verão, você gosta de tomar o açaí geladinho? Ótimo! Além de refrescar, o alimento protege seu corpo e rosto dos efeitos nocivos do sol. “O tipo de gordura presente na fruta, ômegas 6 e 9, impede que os raios solares provoquem novos estragos”, diz Eliane.

Essas gorduras ainda ajudam no processo de emagrecimento porque estimulam o metabolismo e, com isso, fazem o organismo queimar mais calorias. “As fibras, também aos montes no açaí, regulam o intestino. E, se ele funciona bem, perder peso fica mais fácil.

Ou seja, vale comer uma porção (o equivalente a uma polpa de 100 gramas) por dia, substituindo um dos lanches da dieta.

E mais: Batalha das calorias do açaí no pote

O açaí ainda tem nutrientes (vitaminas B1, B2 e E) que melhoram a visão e a memória. É rico em ferro, porém, como não é biodisponível, nosso organismo não consegue absorvê-lo. Mas há outras qualidades nessa frutinha.

“Por causa da antocianina (ela de novo), as artérias ficam livres dos depósitos de gordura e, assim, o colesterol deixa de ser uma ameaça”, explica Lucia Yuyama, engenheira de alimentos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A antocianina ainda tem o poder de destruir células cancerosas, de acordo com estudo norte-americano publicado na conceituada revista Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Convencida a comer açaí mais vezes? Cuidado para não exagerar. Apesar das tais gorduras boas, que dão uma força no emagrecimento, uma polpa de açaí tem 110 calorias.

É bastante! Por isso, se você está batalhando para perder peso, esqueça a banana e a granola da receita tradicional (a mistura tem cerca de 1000 calorias numa tigela grande).

A gente mostra a seguir como prepará-lo de um jeito levinho e saudável. Assim, você não precisa ficar sem essa frutinha cheia de qualidades.

  • Suco detox de açaí
  • Shake de açaí
  • Panqueca proteica de açaí

Continua após a publicidade

  • Aliados da Dieta
  • Alimentação saudável
  • Benefícios dos alimentos

6 razões para incluir o açaí na dieta – Quick Natural

Você, provavelmente, já experimentou o açaí. A fruta tem origem no norte de nosso país, e foi popularizada no restante das regiões em forma de creme e suco, sendo possível adicionar uma série de outros ingredientes e frutinhas para deixá-lo ainda mais saboroso. Por outro lado, o que você pode ainda não saber é como o açaí funciona como um alimento benéfico e nutritivo na dieta!

O fruto do açaizeiro é bastante calórico, mas conta com muitas proteínas, bons lipídios, vitaminas C, B e altas quantidades de ferro, fósforo e cálcio. É isso que faz com o seu consumo seja tão cheio de vantagens para nossa vida e bem-estar.

Quer ter mais motivos para agregar uma das frutas que movem a economia de nosso país em seu cardápio diário? Continue a leitura!

1. O açaí na dieta dá um up no sistema imunológico

É isso mesmo! Pelas altas quantidades de vitamina C (aquela que geralmente tomamos para evitar gripes, resfriados e doenças respiratórias, por exemplo), ingerir açaí com determinada frequência ajuda a deixar o nosso sistema imunológico mais forte e resistente e, assim, corremos menos risco de adoecer e ficarmos com o corpo fraco.

2. A fruta também ajuda a controlar o colesterol

É de seu conhecimento que nosso corpo trabalha com o HDL (colesterol “do bem”) e com o LDL (colesterol “do mal”), certo? Pois bem: o consumo da polpa do açaí, na forma de creme ou suco, ajuda a manter os níveis de LDL mais baixos em nosso sangue. A forma de atuação da fruta é dada a partir de seus níveis de antocianinas.

3. Já que ele cuida do colesterol, o açaí cuida também de nosso coração

Ao manter os níveis de LDL mais baixos em nosso sangue e, consequentemente, em nossa circulação como um todo, o açaí auxilia também na saúde do coração, prevenindo o entupimento de artérias e possíveis infartos. Além disso, o consumo da fruta está também ligado à proteção contra a aterosclerose (o endurecimento das artérias). Agindo contra este mal, o açaí inibe a produção de inflamatórios em nosso corpo.

4. O fruto é grande fonte de energia

Como antes dito, esta fruta brasileira é bastante calórica.

Alguns podem achar isso negativo, mas, na verdade, é uma grande vantagem para um atleta, por exemplo: a grande quantidade de carboidratos é ótima para dar muita energia para um treino! Além disso, o açaí tem também muitos aminoácidos, substâncias que trabalham na regeneração muscular ­– sendo assim, é um excelente pós-treino também.

5. O açaí na dieta é bom para câimbras, assim como a banana

Isso não é história de avó: a banana realmente ajuda a combater as câimbras, aquelas fortes dores musculares que podem acontecer depois de muito esforço físico. Mas o açaí, por exemplo, é melhor ainda para estas dores desconfortáveis! Ele contém altos níveis de potássio, podendo substituir a outra fruta. 

6. Ele dá muita força aos ossos

Por possuir altos níveis de cálcio, o açaí também é excelente para problemas relacionados aos ossos. Na fase infantil, o açaí ajuda a dar bastante força no esqueleto e nos dentes e, na fase adulta, age muito bem na prevenção de doenças como a osteoporose.

E aí, precisa de mais motivos para incluir o açaí na dieta? A fruta é cheia de vantagens, e está apenas esperando para ser consumida por você. Trabalhamos com o melhor açaí, a melhor granola e o melhor xarope, da Amazônia; então não deixe de dar uma olhada em nossos produtos e assinar nossa newsletter para saber mais dicas e novidades! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*