Como Ver Quem Esta Ligado Ao Meu Router Meo?

Neste artigo, você irá aprender a abrir a página de configuração do router (roteador) Technicolor TG784n v3.

É importante saber abrir a página de configuração de qualquer router, incluindo esse que já apresentámos no nosso site. E é isso que vamos ver já de seguida.

Como Ver Quem Esta Ligado Ao Meu Router Meo?

A página de configuração de um router (roteador) permite o acesso a várias configurações na rede física como na rede sem fios (Wi-Fi) e no próprio router.

Neste artigo, iremos usar o router da MEO que apresentámos há uns tempos. Clique aqui para ver o artigo.

3 motivos para abrir a página de configuração

Este router Technicolor TG784n v3 da MEO tem uma particularidade, pois a página dele pode ser aberta de duas formas que iremos já de seguida descrevê-las. Mas porquê você deve saber entrar na página de configuração? Damos 3 motivos:

Proteger o acesso ao router é uma questão de privacidade e segurança e é importante que saiba como fazer isso. Porquê? Porque a MEO colocou o mesmo acesso em todos os seus routers.

Já imaginou chegar a casa e descobrir que um amigo do seu filho adolescente desconfigurou toda a sua rede? Seria certamente uma desagradável surpresa!

Se você quer mudar a palavra-passe (senha) do seu Wi-Fi, vai ter de saber abrir a página de configuração do seu router Technicolor.

Você tem filhos e quer configurar o horário de acesso à Internet? Se a resposta é sim, então tem mais um motivo para saber como abrir essa página de configuração.

É claro que existem muitos outros motivos, mas se esses foram o suficiente para ficar convencido, então você deve estar agora curioso em saber como abrir essa página. Não perdemos mais tempo.

Como abrir a configuração do router Technicolor TG784n v3?

  • Como dito no início do artigo, para os clientes MEO, existem dois acessos à página de configuração desse router (roteador).
  • A primeira forma é muito simples! Digite o seguinte endereço em qualquer navegador (browser):
  • http://meo ou http://dsldevice.lan
  • A segunda forma é descobrir o endereço IP do router. Se a instalação do seu router (roteador) Technicolor TG784n v3 e a box de TV Motorola foram configurados normalmente, o endereço IP do router deverá ser o seguinte:

192.168.1.254

Se por acaso não for esse, então você deverá descobrir o endereço IP do seu router. Para tal, poderá consultar o nosso artigo onde explicámos isso, clicando aqui.

Copie e cole esse endereço de IP no seu navegador (browser) ou digite-o directamente lá.

Agora que já sabe abrir a página de configuração do router, é conveniente saber o que vai encontrar lá.

Análise do conteúdo da página do router

Como Ver Quem Esta Ligado Ao Meu Router Meo?

Na página de configuração do router (roteador), você irá ter acesso às seguintes configurações:

Aqui terá acesso a informações sobre o nome do produto, número de série, versão de software, entre outras. Poderá também reiniciar o router nessa mesma página.

  1. Na rede doméstica, você terá acesso a todos os dispositivos ligados na sua rede por Wi-Fi e por cabo.
  2. Na ligação de banda larga, você irá ver informações acerca do tempo de ligação do router (roteador), velocidade da Internet, dados transferidos (enviados/recebidos) em GB entre outros.
  3. Você poderá configurar uma rede pública sem fios (Wi-Fi) para os seus convidados.
  4. Aqui, você terá acesso ao esquema das Portas Ethernet, ou seja, poderá ver quais são as portas ocupadas e as portas livres do gateway (router), a sua velocidade e os dispositivos ligados.

Este serviço permite configurar um acesso remoto ao seu router (roteador). Imagine, você está no trabalho e quer aceder ao router em sua casa. Para poder fazer isso, terá de recorrer a uns serviços externos antes de configurar aqui o DNS Dinâmico.

  • Partilha de jogos/aplicações

Esta é a secção para os que querem jogar em rede. O UPnP (Universal Plug and Play) é uma tecnologia que possibilita o funcionamento em rede de uma grande variedade de jogos e aplicações que seja necessário para proceder à sua configuração.

DMZ, conhecido também por zona desmilitarizada, trata-se de uma sub-rede separada da rede local e isolada desta e da Internet (ou de uma outra rede) através de uma firewall (parede de fogo).

É aqui que o router (roteador) o protege da Internet, pois trata-se de um dispositivo que tem por objectivo aplicar políticas de segurança.

Este modo Bridge (ponte em português) permite ligar um outro dispositivo de modo a ampliar a rede de computadores. Por exemplo, se você precisar ligar um router (roteador) Wi-Fi para ampliar o sinal do seu Wi-Fi em alguns pontos da sua casa. O segundo dispositivo deverá ser ligado na porta Ethernet 4 do Technicolor TG784n v3.

Aqui, você terá acesso a todos os utilizadores (usuários) do router (roteador).

Por norma, existe apenas um com o nome “meo” (tudo em minúsculas e sem as aspas). Você poderá adicionar e remover utilizadores. A palavra-passe (senha) dos utilizadores pode ser alterada na Gestão de utilizadores.

Você pode partilhar conteúdos numa pen ou disco USB (formatado em FAT32) na sua rede local, inserindo o dispositivo USB na porta lateral do router (roteador).

(Especial) Saiba como otimizar a sua ligação à Internet! – Leak

(Especial) Saiba como otimizar a sua ligação à Internet! – Pode ter um PC brutal com um Ryzen 9 5950X, uma RX 6900XT e ainda 32GB de RAM a acompanhar… Mas o que interessa ter todo este poder se depois tem uma Internet que é uma vergonha?

Pois bem, além de uma boa máquina, é também boa ideia ter uma boa ligação à Internet, ou pelo menos perceber o que tem de fazer para tirar todo o sumo da subscrição que paga todos os meses à Vodafone, MEO ou NOS.

  • Se mudar de placa gráfica, desinstale os drivers antigos!

(Especial) Saiba como otimizar a sua ligação à Internet em casa

Como Ver Quem Esta Ligado Ao Meu Router Meo?

Portanto, antes de mais nada, naquilo que pode parecer algo bastante óbvio, é boa ideia tentar conseguir o melhor fornecedor de Internet da sua região. Isto pode parecer um pouco parvo de se dizer… Mas para resumir bem a coisa, pode fazer o ‘tuning’ que quiser no seu carro. Mas se por ventura tiver o motor de um Fiat Panda, é provável que não vá ganhar muita coisa na vida real.

Leia também:  Como Se Chama A Camada De Gases Que Protege A Terra?

Quão rápida é a sua Internet?

Antes de fazer mudanças, temos de perceber qual é a velocidade teórica máxima e ping que temos no nosso dia-a-dia. O que é o ping? Basicamente, é uma métrica utilizada para quantificar o tempo que a sua ligação demora a enviar pacotes a um endereço IP e claro, a receber uma resposta.

O ping ou lag, é muito provavelmente um dos fatores mais importantes de uma ligação à Internet, especialmente se for um gamer. Por exemplo, se por ventura tiver um ping de 350ms, quer dizer que o seu ataque apenas irá acontecer 350ms depois de ter carregado na tecla. Assim, quanto mais baixo for este número, melhor irá ser a sua performance em jogo.

Claro que existem jogos que sofrem mais com o ping que outros. Mas é sempre bom ter um número baixo neste campo, sendo que algo abaixo dos 50ms já é uma excelente marca.

Dito tudo isto, o ping não é universal, nem depende apenas da sua ligação à Internet, também depende do servidor a que está ligado. Pode utilizar o GameServerPing para testar a sua ligação a um dado servidor de um jogo específico, e assim tentar perceber onde poderá ter uma melhor performance.

Para jogar, tente sempre utilizar um cabo Ethernet!

Eu já perdi a conta às vezes que leitores me pediram ajuda para montar um PC, para depois meter uma placa de rede sem fios na máquina… Epá… Para jogar, tentem usar sempre Ethernet!

O Wi-Fi é uma tecnologia brutal que revolucionou o uso da Internet nas nossas casas, mas para jogar, não importa a qualidade da sua ligação ou o preço do seu router, se possível, utilize sempre cabo! É mais rápido e é mais estável.

Aliás, se por ventura for impossível para si ligar um cabo ao router por estar demasiado longe, existem soluções no mercado como os setups powerline da Devolo que pessoalmente utilizo em minha casa e recomendo.

Entretanto, se por ventura for mesmo impossível ligar-se por cabo ethernet, tente ter uma boa cobertura Wi-Fi, mas evite replicadores de sinais, tente optar por uma boa rede mesh para não perder qualidade de sinal.

Saiba posicionar o seu router (Wi-Fi)

Como Ver Quem Esta Ligado Ao Meu Router Meo?

O grande problema das redes Wi-Fi é nada mais nada menos que as barreiras físicas como as paredes e tetos se tiver uma casa com mais que um andar. Além disto, temos ainda de ter conta o número de aparelhos ligados, bem como a distância do aparelho em questão ao router.

Por isso, para tirar o máximo partido da ligação, é necessário que o router esteja ligado num espaço aberto com o mínimo de barreiras possível. Ou seja, onde consiga ter o maior alcance possível.

(Não meta o router dentro de um móvel!) Similarmente, se apenas tiver um router em casa, também é boa ideia meter numa zona central da casa, para garantir que até na casa de banho tem cobertura.

Use o canal correto (Wi-Fi)

Por vezes, também é boa ideia entrar nas configurações do seu router para mudar algumas coisas. Nomeadamente o canal em uso, algo que terá de analisar através do Wi-Fi Analyzer ou inSSIDer. A ideia aqui é perceber que canais estão mais ‘livres’ para conseguir uma ligação de grande qualidade.

Priorize algumas aplicações dentro do QoS do router

Para garantir que nada falhe dentro de um jogo ou dentro de uma app focada em meetings como o Zoom. Pode entrar dentro da funcionalidade QoS (Quality of Service) do seu router para priorizar certos tipos de tráfego.

Desta forma pode dizer ao router que quer priorizar gaming, navegação web, streaming de conteúdo, etc… Desta forma garante que a grande maioria do ‘sumo’ da sua ligação internet está a ir para aquilo que mais importa.

Mude os servidores DNS e reinicie o seu router

O que é WPS (botão) e como o utilizar para ligar um televisor, um leitor de Blu-ray Disc ou outro dispositivo compatível com Internet a uma rede sem fios

Wi-Fi Protected Setup (WPS) é uma função disponibilizada com vários routers. Foi concebida para facilitar o processo de estabelecer ligação a uma rede sem fios fidedigna a partir de um computador ou de outro dispositivo. NOTA: Alguns fabricantes poderão usar os seguintes termos em vez de WPS (Wi-Fi Protected Setup) (botão) para descrever esta função.

  • Wi-Fi Simple Config
  • Push 'n' Connect
  • PBC
  • Quick Secure Setup (QSS)

Verifique se o router e o dispositivo compatível com Internet suportam a função Wi-Fi Protected Setup:

  1. Veja se o seu modem ou router dispõe de um botão WPS (Wi-Fi Protected Setup):
  2. Aceda ao menu Network (Rede) do seu dispositivo compatível com Internet para ver se a opção WPS (Wi-Fi Protected Setup) está disponível.

Siga estes passos para configurar uma ligação WPS (Wi-Fi Protected Setup) (botão):

  1. No telecomando fornecido, prima o botão HOME.
  2. Selecione Definições.
  3. Selecione Rede.
  4. Selecione Network Set up (Configuração de rede) ou Setup Network Connections (Configurar ligações de rede).
  5. Selecione Wireless (Sem fios), Wireless LAN (Rede local sem fios) ou Wi-Fi.
  6. Selecione WPS (Push Button) (Wi-Fi Protected Setup [Botão]).
  7. Selecione Start (Iniciar) para que o televisor procure uma ligação WPS (Wi-Fi Protected Setup).
  8. Prima o botão WPS no router para estabelecer uma ligação. Consoante a configuração inicial e do router, poderá demorar alguns minutos a estabelecer ligação. NOTAS: A maioria dos routers dispõem de uma luz que pisca enquanto a ligação é estabelecida.
  9. Quando a ligação bem-sucedida for realizada, selecione OK.
Leia também:  Como Fazer Com Que Ela Sinta Sua Falta?

Método de botão WPS para Android TV

  1. No telecomando fornecido, prima o botão HOME.
  2. Selecione Definições.
  3. Na categoria Network & Accessories (Rede e acessórios), selecione Network (Rede).
  4. Na categoria Network (Rede), selecione Network setup (Configuração de rede).
  5. Em Network setup (Configuração de rede), selecione Easy (Fácil) ou Expert (Avançada).
    • Configuração fácil
      1. No ecrã Select how to connect to your network (Selecione como estabelecer ligação à sua rede), selecione Wi-Fi.
      2. No ecrã Select a way to connect to your wireless router (Selecione uma forma de estabelecer ligação ao seu router sem fios), selecione CONNECT BY WPS BUTTON (Ligar por botão WPS).
      3. Prima o botão WPS no router sem fios.NOTA: A procura do router de rede é cancelada se não premir o botão WPS no router no período de 2 minutos.
    • Configuração avançada
      1. No ecrã Device Network (Rede do dispositivo), selecione Wi-Fi.
      2. No ecrã Network Wi-Fi (Rede Wi-Fi), selecione Connect via WPS (Ligar por Wi-Fi Protected Setup).
      3. Prima o botão WPS no router.

    Se a ligação de Wi-Fi Protected Setup falhar, experimente o seguinte:

    • Certifique-se de que a função de Wi-Fi Protected Setup do router está ativada.
    • Coloque o router mais perto do dispositivo.

    Contacte o fabricante do router ou o seu fornecedor do serviço de Internet (ISP) para obter mais assistência.

WPS: o que é e como funciona

Trata-se de uma tecnologia que simplifica a conexão entre o router e os diversos aparelhos domésticos (computadores, smartphones, etc.). Basta carregar no botão WPS e o router abre a rede, temporariamente, permitindo aos aparelhos aceder à rede dispensando o padrão de encriptação habitual, o WPA2 (com inserção de password). É prático, mas implica riscos que importa conhecer.

Quais as diferenças entre o WPS e o WPA2?

O WPA2 é a segunda versão do WPA (“Wi-Fi Protected Access”), um protocolo de encriptação que evita o acesso de equipamentos estranhos ao router (isto é, que não os do dono do router). Atualmente já começa a ser implementada a terceira versão (WPA3).

Basicamente, o que faz o WPS é facilitar o uso da chave WPA2. Ao carregar num botão WPS de um router NOS ou MEO, permite-se um acesso facilitado ao router e à respetiva rede. São, portanto, dois tipos de acesso totalmente diferentes.

Como pode um router WPS ser configurado?

Há três grandes formas de configurar uma conexão WPS via Wi-Fi.

  • WPS PIN. O sistema pode estabelecer um PIN de 8 dígitos para os aparelhos que tentem conectar-se ao router. Assim, será utilizado este PIN em vez do código mais longo e complicado, típico das chaves WPA2.
  • PBC. PBC refere-se a “push button configuration” (configuração de carregar no botão). Este método implica carregar simultaneamente nos botões WPS do router e do aparelho que se queira ligar a ele (se estiver disponível). Uma conexão PBC depende sempre das instruções específicas fornecidas pelo fabricante do aparelho.
  • NFC. Uma conexão NFC consegue-se à base da transmissão de dados através de um dispositivo USB, sendo necessário que tanto o aparelho como o router disponham de entrada USB.

O WPS pode ser vulnerável?

A experiência vem demonstrando que o WPS pode ser bastante vulnerável, nomeadamente quando os aparelhos são configurados com PIN. Um hacker pode, através de um ataque de “força bruta” (“brute force attack”), adivinhar a password e aceder à rede.

Nos casos em que o router confirma automaticamente que os 4 primeiros dígitos do código estão corretos, os ataques de força bruta alcançam o seu objetivo ainda mais rapidamente.

Nestes casos, o número de verificações necessárias baixa dos milhões para apenas 11 000.

Os riscos de um router comprometido

Um hacker que consiga acesso a um router pode ter acesso aos dados armazenados em todos os aparelhos ligados à rede, e não apenas a um determinado computador ou smartphone.

E-mails confidenciais, arquivos de mensagens de chat, listas de passwords, fotografias, dados bancários, etc.

O acesso a fotos pode ser altamente comprometedor em termos pessoais, mas é preciso não esquecer que os hackers atacam frequentemente os routers de empresas, incluindo micro e pequenas empresas que podem basear as suas comunicações num WPS router comum.

Os danos para a empresa podem ser catastróficos. A melhor forma de encriptar toda a informação é usar uma VPN que dificulte ao máximo a vida de um possível hacker, ao mesmo tempo que aumenta a privacidade dos utilizadores. Saiba mais sobre este tipo de serviço e como fazer download de VPN na página “O que é uma VPN”.

Deve-se evitar o WPS?

Numa palavra, sim. Deve-se evitar utilizar o WPS sempre que possível. O protocolo WPA2 pode ser um pouco mais complicado, mas é uma medida de segurança claramente mais eficaz, mesmo para uma simples utilização pessoal.

Para quem liga os mesmos aparelhos computadores e telemóveis ao mesmo router de forma permanente e habitual, o inconveniente da configuração de acesso WPA2 é pequeno.

Basta configurar uma vez e o acesso está garantido – mesmo sem medidas de segurança extra, como mudar a password de fábrica ou mudá-la ocasionalmente.

Para desativar o WPS, é normalmente necessário aceder às configurações do router. Para tal, deve-se consultar o manual de instruções do aparelho ou contactar o fornecedor de serviços de internet.

Optimize a sua rede para jogar online

Quer jogue Fortnite, PUBG, Overwatch ou Call of Duty, o segredo para uma boa experiência de jogo online é ter uma baixa latência entre o seu teclado e os servidores do jogo. Naturalmente não consegue controlar o que se passa na infra-estrutura do seu seu ISP, mas do seu lado há muito que pode fazer para melhorar a sua situação e as condições de jogo.

Leia também:  Como Saber Qual O Melhor Corte De Cabelo?

Quase tudo o que tem ligado à sua máquina de jogos, desde o rato ao ecrã, influencia a velocidade com que o jogo identifica que já enfiou 10 tiros no seu oponente. Pode não parecer muito, mas alguns milissegundos de atraso nas comunicações entre os componentes acumulam-se e podem ser a diferença entre ser campeão e ficar de mãos a abanar.

Vejamos o que pode fazer.

Compre sempre o seu próprio equipamento

Todos os ISP têm routers de acesso à Internet. Se a única coisa que quer é trabalhar com email, ver filmes na Netflix ou ouvir música no Spotify, os deles chegam e sobram.

Mas se procura velocidade à séria o melhor caminho é comprar o seu próprio equipamento. A principal vantagem é que os routers de marcas como a Asus ou a TP-Link estão muito mais optimizados que os genéricos que são disponibilizados pelos ISP.

Muitos routers destas marcas têm redes sem fios a 5GHz e wifi 802.11ac que funciona muito bem em situações em que há bastante ruído electrónico que de outra forma geraria muita interferência e perdas de velocidade.

Ainda assim a regra de ouro para que quer jogar é ligar o máximo de equipamentos que for possível por cabo. Esqueça as ligações sem fios.

São convenientes mas injectam sempre algum lag e como todos sabemos, lag quer dizer mortes prematuras nos mundos de jogo.

Se não for possível ter tudo ligado por cabos de rede tradicionais (pela distância, por exemplo), experimente uma ligação powerline ou um segundo router ou switch para aumentar a distância da ligação. A rede sem fios só deve ser utilizada se não houver mesmo mais nenhuma opção.

Caso não saiba, um router é essencialmente um computador, e tal como acontece nos computadores “tradicionais” também existem routers que têm processadores mais potentes que outros e modelos com mais memória RAM que outros. Estes routers mais potentes conseguem processar o tráfego mais rapidamente, logo ganha sempre mais alguns milissegundos.

Se tiver uma ligação de fibra até casa, como é o caso das oferecidas pela Vodafone ou MEO, não opte por um router com ONT (Optical Network Terminal) incluído, como é o caso da Fiber Gateway do MEO ou o Smart Router da Vodafone.

Isto porque, se tiver um ONT externo tem sempre a opção de ligar um router melhor e sem perder acesso aos serviços da operadora, isto porque muitos routers já incluem funcionalidades que permite aceder a serviços como IPTV (box de televisão) e telefonia.

  • Se tiver ADSL tem mais liberdade porque praticamente todas as marcas têm routers que funcionam com este sistema.
  • Se tiver uma ligação por cabo coaxial (NOS) tem mesmo de utilizar o router da operadora porque não existem routers para com estas ligações.
  • Cabos para tudo

Como já foi referido, o ideal é tudo ligado por cabo, de preferência com cabos CAT5e ou CAT6. A diferença entre estes dois tipos de cabos está na blindagem.

A blindagem de um cabo impede que esse cabo funcione como uma antena, e apanhar tudo o que é ruído electrónico que possa ter em casa.

Isto causar interferências que introduzem erros na comunicação, o que, por sua vez, fazem com que a velocidade baixe. Isto é particularmente importante se utilizar cabos longos.

Esta regra também se aplica a outos acessórios como os teclados e ratos. Se quiser jogar mais “seriamente” utilize sempre periféricos ligados por cabo, nunca wireless.

Isto minimiza qualquer lag que possa ser introduzido. Por exemplo em situações de jogos profissionais não se podem utilizar periféricos sem fios.

Isto elimina qualquer interferência entre os dispositivos e também para nivelar a dificuldade.

Existem teclados e ratos para jogos sem fios que prometem que não têm lag, mas não confie muito. Se tiver hipótese experimente antes de comprar. Se quiser mesmo algo sem fios, opte por material que funcione na gama de frequências dos 5GHz porque está menos “poluída” que a dos 2,4 GHz utilizada por tudo, desde telefones sem fios até redes wifi.

Definições personalizadas do router

Alguns routers pensados especificamente para jogos oferecem definições específicas para jogos que dão mais prioridade a consolas e PC que a outros dispositivos ligados à mesma rede. Normalmente o utilizador apenas tem de as ligar.

Depois de aceder à interface de configuração do router, procure uma definição chamada QoS (Quality of Service) e dê prioridade máxima às consolas e PC de jogos sobre o resto. Depois disto o router faz o resto.

Para ajudar dê um endereço IP estático aos seus dispositivos para ter a certeza que tem precedência sobre tudo o resto.

Também pode configurar o port forwarding (Redireccionamento de portas) do router.

Todos os routers utilizam um método chamado NAT (Network Address Translation) que permite aos vários dispositivos ligados em rede terem endereços IP privados e ao mesmo tempo comunicarem com outros dispositivos que estão na Internet, que têm endereços IP públicos.

A comunicação é automática quando um dispositivo na rede privada quer aceder a qualquer serviço na rede pública. Mas quando quiser albergar um serviço na rede privada, como um servidor de jogos online, tem de utilizar o port forwarding para indicar que portas de comunicação podem ser utilizadas.

Este sistema também tem de ser utilizado quando está a jogar online e está com problemas com VoIP.

Estas configurações podem ser algo densas para quem não tem experiência, mas existem muitos recursos online que podem ajudar.

Se tiver confiança pode experimentar instalar firmware personalizado no router. Estes firmwares oferecem mais opções de personalização que servem para afinar o desempenho do router ao mais infimo pormenor.

Já que falamos de firmware, não se esqueça de manter o firmware do router sempre actualizado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*