Como Ver Quem Esta Ligado A Minha Rede?

Scanner de Rede é uma ferramenta que atua com a finalidade de localizar todos os dispositivos conectados em sua rede (desde que possuam um número de IP). Dessa maneira, é possível manter as informações da sua empresa seguras, evitando que dispositivos ou pessoas não autorizadas acessem sua rede.

  • A segurança da informação é muito importante para as empresas, independentemente do seu porte ou segmento.
  • Já produzimos um material sobre o assunto, que você pode acessar aqui:
    Guia sobre gestão de risco em TI.
  • Existem diversos softwares que fazem o trabalho de rastreio, capazes de identificar computadores, impressoras, smartphones e outros recursos compartilhados, que podem estar utilizando a rede protegida da empresa.
  • Como Ver Quem Esta Ligado A Minha Rede?
  • Assim, neste artigo vamos explicar o seguinte:
  • O que é Scanner de Rede?
  • Para que serve o Scanner de Rede?
  • Melhor Scanner de Rede
  • O que é Advanced IP Scanner?
  • Importância de ter um programa de Scanner de Rede
  • Outras ferramentas para segurança e gestão de TI
  • Conheça a Milvus

Boa leitura!

O que é Scanner de Rede?

Um scanner de rede permite localizar todos os equipamentos conectados a uma rede.

  1. Em suma, scanner de rede é um tipo de software que possibilita identificar equipamentos conectados à rede da empresa, como computadores, impressoras e smartphones.
  2. É uma ferramenta fundamental para garantir que pessoas sem autorização não fiquem “penduradas” na rede.
  3. Dessa forma, ao instalar o software, é possível utilizar o scanner de rede para identificar todos os dispositivos conectados à determinada rede.
  4. Existem diversos programas que oferecem este serviço, cada um com suas peculiaridades.
  5. Vamos falar sobre os principais mais à frente.

Para que serve o Scanner de Rede?

O scanner de rede tem como principal função localizar e administrar equipamentos conectados à rede empresarial.

  • O scanner de rede serve para que os responsáveis pela TI da empresa possam identificar todos os equipamentos que estejam utilizando a rede da empresa.
  • Dependendo da ferramenta utilizada, outras funcionalidades são possíveis, como permissão de acesso a servidores FTP, o controle remoto de computadores, acesso a pastas escondidas, entre outras.
  • O scanner de rede é um importante apoio para que a TI possa, sobretudo, administrar seus ativos. Dentre as principais funções do scanner, estão:

Verificação dos IPs conectados à rede

A principal função do scanner é identificar todos os IPs vinculados à rede da empresa.

Assim, através do número de IP, o responsável técnico poderá obter informações sobre o dispositivo conectado e, até mesmo, acessá-lo ou desligá-lo remotamente.

Descobrir os roteadores da rede

Com os IPs conectados à rede, é possível descobrir todos os equipamentos logados à ela, incluindo roteadores.

Logo, é possível controlar o cadastro de novas máquinas, para que equipamentos não registrados sejam impedidos de acessar informações sem autorização.

Localizar um computador Mac na rede

Não são todos os programas que podem localizar IPs e identificar endereços dos computadores da Apple em uma rede.

Um dos mais utilizados para tal é o Advanced IP Scanner. Falaremos melhor sobre ele mais à frente.

Melhor Scanner de Rede

Um sistema de ativos pode funcionar como scanner de rede, mas apresenta funções mais completas e integradas.

Caso sua TI ainda não conta com um sistema para automação, você pode utilizar um scanner de rede open source, com o objetivo de não aumentar os custos do departamento.

Existem opções gratuitas, seguras e funcionais. Porém, é provável que você encontre certas desvantagens, como a falta de integração com outras funcionalidades necessárias.

Por isso, recomendamos um controle de inventário inteligente e automatizado, como o sistema de Gestão de Ativos Milvus.

Como principais funcionalidades de um sistema de ativos completos, citamos:

  • Listagem de todos os dispositivos: permite gerenciar e acompanhar uma lista personalizada de dispositivos.
  • Visualização de status dos terminais: permite visualizar os terminais online e offline, em tempo real.
  • Visualização de informações por dispositivo: oferece informações completas de todos os dispositivos conectados à rede.
  • Adicionar ou desabilitar dispositivos: permite configurar ou desabilitar dispositivos, mantendo a rede atualizada e segura.

Além disso, o sistema que utiliza conceitos de iOT (internet das coisas), permite um gerenciamento completo do inventário, incluindo:

  • Monitoramento de ativos: incluindo análise de equipamentos que precisam de manutenção, e também o acompanhamento do ciclo de vida das máquinas.
  • Gerenciador de licenças: o gerenciamento remoto de licenças aumenta a produtividade da equipe e elimina deslocamentos desnecessários.
  • Localizador de ativos: a geolocalização identifica os equipamentos conectados à rede, independentemente de estarem próximos ou não. Além disso, informa o status e fornece outras informações relevantes para o time.
  • Monitoramento de link: através de dashboard, é possível monitorar e identificar os terminais que apresentam erros.
  • Transferência de arquivos remotamente: transferência de arquivos de forma remota. Gera ganho na produtividade e otimização do tempo.

O que é o Advanced IP Scanner?

  1. O Advanced IP Scanner é um dos softwares de scan de rede mais populares do mercado hoje.
  2. Gratuito e seguro, o programa escaneia todos os dispositivos, dá acesso às pastas compartilhadas e aos servidores FTP, além de permitir o acesso e o desligamento remoto de terminais.

  3. Com mais de 45 milhões de usuários no mundo, o Advanced IP Scanner também permite a descoberta de endereços de computadores da Apple, exporta arquivos no formato CSV e não precisa de instalação.
Leia também:  Como E Em Que Zona Docorpo Humano E Feito O Tratamento De Botulinica?

Uma de suas desvantagens, no entanto, é impossibilidade de integração das informações.

Mas, se sua estrutura de TI é pequena, ele pode ser uma boa solução.

Se você precisa de uma visão mais ampla e gerencial da sua TI, recomendamos um sistema completo, que ofereça funcionalidades capazes de realmente otimizar as tarefas da sua equipe.

Importância de um programa robusto de Scanner de Rede

O scanner de rede é fundamental para a segurança das informações e o controle dos ativos de uma empresa.

O mapeamento de todos os equipamentos conectados à rede é fundamental para que a TI mantenha sob controle seus ativos. Além disso, traz a segurança do acesso aos arquivos disponíveis em rede apenas pessoas ou máquinas registradas e autorizadas.

  • Um scanner de rede possibilita o aumento da produtividade, pois permite um gerenciamento remoto e possibilita identificar – e até mesmo desligar – dispositivos estranhos.
  • A segurança da informação é um tema indispensável na manutenção dos diferenciais competitivos das empresas, e está cada vez mais em voga nas discussões operacionais.
  • Como Ver Quem Esta Ligado A Minha Rede?

É importante que esteja sob responsabilidade do setor de TI, o controle de todos os dispositivos utilizados na empresa. Isso garante o acesso e permissões necessárias, sem expor dados críticos para pessoas não autorizadas.

O scanner de rede é uma ferramenta simples e de fácil utilização. Seu uso oferece uma visão rápida de todos os IPs conectados na rede.

Ao identificar roteadores ou outros dispositivos não cadastrados, a TI da empresa consegue coletar informações e até mesmo “derrubar” esses dispositivos, protegendo os interesses do negócio.

Quer mais dicas de como proteger sua empresa? Confira o artigo 6 dicas para reduzir incidentes de TI em sua empresa de modo eficaz.

Outras ferramentas para segurança e gestão de TI

  1. Além do scanner de rede, existem diversas outras ferramentas para otimizar as atividades do seu time de TI.
  2. Um sistema de help desk, por exemplo, permite automatizar a gestão de abertura de chamados e melhora a qualidade dos atendimentos.

  3. A plataforma Milvus oferece um gerenciamento completo e inteligente, oferecendo ganhos em produtividade, qualidade, redução de custos e melhor gerenciamento de ativos e demandas.
  4. Com o Milvus, é possível aumentar a eficiência do seu TI, sem precisar ampliar a equipe.

  5. Faça um teste gratuito ou solicite uma demonstração!

Scanner de Rede do Milvus

O Milvus conta com a tecnologia de scanner para localizar dispositivos automaticamente em seu inventário de TI, de forma rápida e prática.

A plataforma, que também conta com outras funcionalidades para gerenciamento de demandas e abertura de chamados, oferece uma integração entre informações e dados. Tenha acesso a ferramentas essenciais para a cobertura e segurança completas da empresa.

  • Se você já é cliente Milvus e ainda não utiliza a ferramenta para escaneamento de rede, confira o tutorial abaixo para habilitar essa funcionalidade:
  • Para ter acesso ao scanner, clique em CONFIGURAÇÕES > PERMISSÕES > selecione INVENTÁRIO > SCANNER > VISUALIZAR SCANNER >  e defina quem terá acesso ao scanner > finalize clicando em SALVAR.
  • No dashboard da Milvus, é possível ver os vídeos cadastrados e não cadastrados, além do registro do último escaneamento realizado – que ocorre automaticamente uma vez por dia.
  • Você também pode configurar o Milvus e realizar o scanning manualmente:
  • primeiro, selecione o cliente;
  • Clique em INVENTÁRIO > DISPOSITIVOS;
  • Serão listados os dispositivos que já possuem o Milvus Client instalado;
  • clique no SCANNER (BTN superior);
  • adicione as RANGES que deseja escanear;
  • clique em SCANNER (modal).
  1. É possível visualizar o escaneamento, assim como escaneamentos já realizados, podendo visualizar mais informações ou finalizar a operação.
  2. Como Ver Quem Esta Ligado A Minha Rede?
  3. Ao realizar o escaneamento, o Milvus lista todos os dispositivos que estiverem conectados em sua rede – sejam terminais, servidores ou qualquer outro dispositivo.

Clique em AÇÕES para adicionar o dispositivo. Preencha os dados referentes a ele e clique em SALVAR. O dispositivo será listado no inventário deste cliente.

O que achou? Ainda não é cliente Milvus? Faça um teste gratuito e conheça!

Conclusão

Utilize o scanner de rede da Milvus para otimizar seus processos.

Scanner de rede é uma ferramenta que permite mapear todos os equipamentos conectados à rede da empresa. Com ele, é possível garantir a segurança da rede, identificando dispositivos não autorizados.

  • Além disso, dependendo da ferramenta utilizada, outras funcionalidades podem ser utilizadas pelo time de TI, otimizando tarefas e evitando deslocamentos desnecessários, como é o caso do acesso remoto a computadores.
  • Com a plataforma Milvus, o departamento de TI conta com um sistema de scanner de rede, integrado a outras ferramentas fundamentais para a produtividade da equipe.
  • Ele facilita a gestão de ativos, traz melhorias ao gerenciamento das tarefas e do tempo, e cumpre os SLA’s, entregando mais qualidade no atendimento.
  • Que tal conhecer outras formas de automatizar seus processos de TI? Confira os artigos que recomendamos para você:
Leia também:  Quem Matou Antonio Em Ninguem Como Tu?

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes e indique o Milvus para sua equipe, como plataforma de gerenciamento dos processos de TI.

Como aumentar a Produtividade da sua empresa de TI

Como Ver Quem Esta Ligado A Minha Rede?

Como saber quantos dispositivos estão conectados à sua rede WiFi

Por via das dúvidas, é sempre prudente verificar se a sua rede de internet sem fio não está sendo compartilhada indevidamente. Ou mesmo ter certeza de quantos e quais dispositivos têm acesso ao seu Wi-Fi, caso a conexão esteja mais lenta do que o normal, por exemplo.

Para descobrir quantos computadores, smartphones, tablets ou videogames estão ligados ao seu Wi-Fi, a tarefa é bastante simples. Você só precisa digitar na barra de endereços do seu navegador o número de IP do roteador ou modem. Ao pressionar Enter, você será levado para a página de configuração do seu distribuidor de Wi-Fi, que deverá pedir-lhe um nome de usuário e senha.

publicidade

A senha de usuário e senha é definida pelo dono do computador. Mas se, por acaso, você é o dono e não se lembra de ter definido um login, pode tentar usar o padrão fornecido pelo Windows: “admin” para ambos os campos, usuário e senha. Recomendamos, porém, que você defina credenciais de segurança personalizadas assim que possível.

A tela que se abre, portanto, é a página de configuração do roteador ou modem. Por ela você pode redefinir a senha do Wi-Fi, reiniciá-lo e até ter acesso a alguns dados mais sensíveis. É nessa página que você encontra a lista de dispositivos conectados à rede, mas o local específico dessa opção pode mudar de acordo com o provedor de internet ou o fabricante do roteador.

Se este for a DS-Link, por exemplo, é possível encontrar a lista na guia “Wireless”, dentro da seção “Station info”. No caso de outras fabricantes, você pode procurar pelas opções “My Network”, “Device list”, “Attached Device” ou algo do gênero – normalmente, em inglês.

Como descobrir o IP do modem ou roteador

Normalmente, você pode encontrar esse número no manual ou na parte inferior do dispositivo. Mas, caso você não o encontre, há outras maneiras não tão simples.

Sendo assim, se você estiver usando um computador com sistema Windows, aperte os botões no seu teclado Windows+R. Isso abrirá a janela “Executar”, a partir da qual você vai acessar o Prompt de Comando do PC.

Digite as letras “cmd” na barra e clique em “OK”.

Como Ver Quem Esta Ligado A Minha Rede?

A tela que se abre mostra um fundo preto e alguns dígitos brancos. Esse, caso você não conhecia, é o Prompt de Comando do computador. Ao final da linha “C:Users” há o nome do usuário do sistema e um sinal “>”. Digite agora as letras “ipconfig” e pressione Enter no seu teclado.

Como Ver Quem Esta Ligado A Minha Rede?

Verificando endereços

Como saber se alguém está a utilizar a sua rede Wi-Fi privada

Se nota que a sua Internet está lenta (as páginas do browser demoram mais a carregar, os vídeos no YouTube também e quando vê filmes e séries online – na Netflix, por exemplo – a qualidade de imagem está mais baixa) é porque, provavelmente, anda “pirata” na costa. É importante saber se alguém está a utilizar a sua rede Wi-Fi privada.

É sempre fundamental ter a sua ligação protegida por uma password, mas é também importante que mude a password que veio quando instalou o router.

Deste modo, vai ter mais probabilidades de impedir que vizinhos e outras pessoas que estão perto do seu equipamento se liguem à sua rede e façam com que a Internet fique lenta. Saiba como detetar se há agentes externos a aceder à sua ligação.

Métodos para saber se alguém está a utilizar a sua rede Wi-Fi

Usar aplicações

Wi-Fi Inspector 

Como o nome indica, este software permite-lhe ter uma visão geral de todos os dispositivos que estão ligados à sua rede, fornecendo detalhes como nomes dos dispositivos, endereços IP, etc. Isto faz com que tenha acesso a uma lista dos “gadgets legítimos” e permite perceber facilmente quando um dispositivo estranho está ligado à sua Internet.

F-Secure Router Checker

Esta ferramenta não requer download ou instalação. O F-Secure Router Checker procura por sinais que indicam que alguém está a tentar entrar na sua rede e informa-o de imediato.

Wireless Network Watcher 

À semelhança do Wi-Fi Inspector, este software possibilita a procura de atividade estranha na rede, permitindo que monitorize todos os dispositivos que estão ligados à Internet. A diferença é que é também compatível com Mac.

Fing 

Esta app é mais focada na proteção móvel. Permite ao utilizador ver que dispositivos estão ligados à rede, que tipo de equipamentos são, a natureza da sua ligação, etc. A Fing também dá informação acerca de momentos em que a ligação está mais ocupada, o que pode indicar que há mais alguém ligado à sua rede.

Como Ver Quem Esta Ligado A Minha Rede?

2. Verificar através do router

Comece por fazer um teste simples. Desligue todos os dispositivos que, habitualmente, estão ligados à rede wireless. Depois, olhe para o router e para a luz que diz “WLAN”. Caso esta luz continue a piscar é, provavelmente, porque alguém não autorizado está a usar a sua Internet.

Leia também:  O Que Oferecer Como Prenda De Batizado?

Mesmo assim, a forma mais exata e que lhe dá mais informação acerca de potenciais intrusos na rede é aceder ao painel de administração do router e ver o mapa de gadgets ligados, de modo a perceber se está lá algum que não conhece.

Por norma, digitando 192.168.1.1 ou 192.168 no browser consegue aceder ao painel. Mas verifique no manual de instruções de utilização do seu router. Depois, vão-lhe ser pedidas credenciais de acesso (utilizador e password), mas isto varia de acordo com os operadores, pelo que deve consultar o manual de instruções do router (ou os sites dos operadores) para saber quais as credenciais.

Depois de entrar, vai conseguir saber que dispositivos estão ligados. Caso ainda não o tenha feito, aproveite para alterar a password da sua ligação (usando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos).

De modo a tornar a ligação ainda mais segura, pode também fazer com que o router apenas aceite a ligação de dispositivos que sejam previamente aprovados por si através do endereço MAC (Media Access Control).

Como Ver Quem Está Conectado no seu Wi fi

  1. 1

    Abra o seu navegador. Por ele, você poderá abrir a interface online do seu roteador Wi-Fi, configurá-lo e acessar a lista de dispositivos conectados.

  2. 2

    Digite o endereço de IP do seu roteador na barra de pesquisa. Aperte Enter e a página será redirecionada para a interface online. Esse código varia para diferentes fabricantes e modelos, e caso tenha dúvidas, consulte o manual do usuário ou o site do provedor na internet para encontrar o seu endereço IP.

    • Endereços comuns são 192.168.1.1, e 10.0.0.1.
    • Você pode encontrar o IP usando o Prompt de Comando no Windows. Clique na caixa de pesquisa da barra de tarefas e digite CMD para exibir a ferramenta Prompt de Comando e clique para abrir. Em seguida digite ipconfig /all e pressione ↵ Enter. Procure pelo endereço de IP à direita do item “Gateway Padrão” da lista.
  3. 3

    Insira seu nome de usuário e senha. Caso não tenha mudado essas informações desde que instalou o aparelho na primeira vez, digite os dados originais. Esses dados podem ser diferentes de acordo com cada modelo e normalmente vêm impressas no manual do usuário ou no próprio roteador. Consulte o fabricante para mais informações.

    • Nome de usuário e senha padrão de fábrica comuns são “admin” e “password” respectivamente.
  4. 4

    Olhe a lista de dispositivos. Depois de iniciar a sua sessão na interface do seu roteador, procure por uma lista ou aba que mostre os dispositivos conectados. Essa listagem pode ter diferentes nomes, mas procure algo similar a “Aparelhos Conectados” ou “Lista de dispositivos”. Cada item mostrará o nome do dispositivo e o Endereço MAC.

    • Caso note algum aparelho que não conheça, altere a senha do seu Wi-Fi. Isso forçará todos os dispositivos a digitarem a nova senha para se conectarem novamente. Uma configuração opcional é usar a criptografia WPA2-PSK.
  1. 1

    Abra o Prompt de Comando. Essa ferramenta pode ser usada no Windows 8 e nas versões mais recentes ao apertar a tecla Windows e digitar “CMD” na barra de pesquisa.

    • No Mac, você terá que abrir o Terminal. Clique no ícone da lupa no canto superior direito da tela e terminal na barra de busca e clique no resultado para abrir.
  2. 2

    Digite “arp -a” na janela.

  3. 3

    Veja a lista de Endereços de IP. Eles deverão começar com os mesmos números do endereço do roteador (exemplo, 192.168) e estão conectados nele. Outros dados exibidos são os nomes dos aparelhos e Endereços MAC.

    • Todo dispositivo que se conecta na internet possui um Endereço MAC único. No geral, você poderá encontrar essa informação nas configurações de Wi-fi ou Rede, na aba “Sobre” nas configurações do sistema de cada aparelho, e é possível encontrá-lo no Windows, Mac, iPhone ou Samsung Galaxy.
  1. 1

    Vá em http://www.nirsoft.net/utils/wireless_network_watcher.html em qualquer navegador.

  2. 2

    Role a página para baixo e clique em Baixe o Wireless Network Watcher com suporte completo para instalação. É o segundo link embaixo da sessão de “Comentários”.

  3. 3

    Clique no instalador e siga as instruções. Abra a pasta de downloads e clique no arquivo “wnetwatcher_setup.exe” para abrir o instalador do Wireless Network Watcher. Siga as instruções na tela para completar a instalação e permita que o aplicativo abra depois de terminar.

  4. 4

    Abra o Wireless Network Watcher. O ícone se parece com um olho sobre um roteador sem fio. Para encontrar o programa, aperte o botão do Windows e digite Wireless Network Watcher na barra de busca e clique para abrir. O Wireless Network Watcher automaticamente escaneará todos os dispositivos conectados na sua rede.

    • Use a coluna “Device Name” para ver cada dispositivo conectado.
  5. 5

    Clique no ícone triangular de 'Iniciar' no canto esquerdo superior. Essa função iniciará um escaneamento novo de todos os aparelhos da rede.

  • Endereços de IP e MAC são fáceis de falsificar. Essa informação é útil para os usuários comuns, mas não serve para tudo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*