Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Normalmente, quando uma rede Wi-Fi fica lenta é porque há muitos dispositivos conectados nela. No entanto, se na sua casa não há muitos aparelhos que fazem uso da rede de internet sem fio e, mesmo assim, seu smartphone demora para carregar um vídeo no YouTube, por exemplo, é possível que alguém de fora a esteja utilizando.

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Aqui você vai aprender a como saber quem está usando a sua rede Wi-Fi, como chutar os penetras para fora dela e também a como fazer para que novos espertinhos não tentem se conectar, sobrecarregando a sua conexão de internet.

Como descobrir quem está usando o seu Wi-Fi

A maneira mais simples de descobrir quais dispositivos estão conectados a uma rede Wi-Fi é utilizando softwares de análise, disponíveis para as principais plataformas. Com eles, o usuário terá à mão uma lista com todos os aparelhos conectados e poderá identifica-los facilmente, o passo mais importante para bloquea-los posteriormente.

1. IP Tools: WiFi Analyser (iOS, Android)

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Disponível para iOS e Android, o WiFi Analyser possui diversas opções, mas foca no básico. Ele é capaz de fazer uma análise completa de uma rede e identificar, inclusive por fabricante todos os dispositivos conectados. Com esses dados, o usuário pode enviar alertar e até realizar um Ping, de modo a aguardar uma resposta do receptor.

Tais recursos são necessários para separar os seus próprios dispositivos daqueles estranhos, que não poderão ser verificados pessoalmente se receberam os comandos do app. Ele revela informações completas de cada dispositivo revelado, como endereço IP e endereço MAC, este último muito importante. O aplicativo é gratuito.

2. Fing (Android)

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

O Fing é um aplicativo exclusivo para Android e tão eficiente quanto todos os outros. Conta com ferramentas avançadas de monitoramento e diagnóstico e possui uma interface bastante intuitiva para uso por leigos.

Com ele, é possível escanear completamente a rede Wi-fi e revelar quais aparelhos a estão usando e, quando possível, identificados por fabricante e modelo.

O usuário pode enviar alertas e Ping para rastrear o gadget, de modo a separar os seus dos de outros. Também é gratuito.

3. Network Analyser (iOS)

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Para usuários de iPhone e iPad, o Network Analyser é um app simples e completo.

Permite solucionar uma série de problemas relativos à rede, como performance e especificações, e oferece informações precisas sobre quem está conectado.

É possível identificar os endereços MAC dos gadgets na rede e realizar um Ping para identifica-los, permitindo que saiba quais são os seus aparelhos e quais não são. O app é gratuito.

4. Angry IP Scanner (Windows, macOS e Linux)

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Você pode também revelar os penetras usando o seu desktop. Para isso, o programa Angry IP Scanner é uma excelente pedida.

Conta com uma interface simples e até bastante espartana, característica comum em projetos de código aberto, mas é capaz de varrer rapidamente a rede e identificar todos os dispositivos conectados, separando-os entre ativos e inativos, além de permitir fazer um Ping e identifica-los.

Como os demais aplicativos para celular, ele relaciona o endereço IP e MAC dos dispositivos conectados, e por ser um software livre o Angry IP Scanner está disponível tanto para Windows, quanto para macOS e Linux e é gratuito.

Como identificar quem está usando sua rede Wi-Fi

Independente de qual aplicativo você use, acesse os menus de pesquisa da rede que você deseja analisar, e ele deverá retornar uma lista com todos os aparelhos identificados; alguns ativos e em uso, e outros que já se conectaram e não estão utilizando sua rede no momento.

Ao clicar em qualquer um deles, dependendo do software, é possível enviar uma série de alarmes, Ping e notificações, necessários para saber se ele é um dos seus ou não. Caso não seja, anote o número do endereço MAC. Você vai precisar dele a seguir.

Como banir dispositivos intrusos de sua rede Wi-Fi

A primeira coisa e mais simples a fazer pra banis um intruso na sua rede Wi-Fi é trocar a senha do seu roteador. Depois, de posse dos endereços MAC de todos os dispositivos que você identificou como estranhos, está na hora de bloquea-los diretamente em seu roteador Wi-Fi (para caso descubram a nova senha ou não tenham sido excluídos).

Para fazer isso, acesse a página de configurações de seu dispositivo de rede (o endereço padrão é http://192.168.1.1, mas pode variar) e nas configurações, encontre uma ferramenta de segurança que se assemelhe a um filtro de endereços MAC.

  • Como descobrir o endereço IP de um roteador

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

A organização dos menus do roteador varia conforme o fabricante, mas em geral todos possuem esta opção; dentro dela, você deverá incluir todos os MACs dos dispositivos que foram listados pelos apps, mas que você não reconheceu como seus; dessa forma, eles passarão a ser bloqueados pelo roteador e não mais serão permitidos a utilizarem sua rede de dados, mesmo sabendo o nome e a senha da sua rede.

Como proteger sua rede Wi-Fi

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Jamais use a senha que vem de fábrica no roteador Wi-Fi. Troque por uma mais forte, com termos que você possa identificar e memorizar facilmente. Evite senhas complexas demais, que não são tão seguras quanto parecem e são difíceis de lembrar.

Tenha em mãos um meio de armazenar suas senhas de forma segura, evitando que você as esqueça e possa recupera-las facilmente; gerenciadores de senhas (entenda por que usar) são uma boa opção de app que funcionam como um cofre de senhas.

É bom também manter um registro físico das suas senhas em um meio offline como um plano B. Ou seja, não dispense o bom e velho caderninho de anotações.

Lembre-se: a responsabilidade por todos os dados que passam por sua rede Wi-Fi é sua, logo, se algum espertinho a utilizar para cometer atos ilícitos, ou mesmo para baixar arquivos ilegais, você pode e será notificado também, inclusive criminalmente.

Por isso, mantenha sempre sua rede protegida contra intrusos, mude sua senha (ou até mesmo o nome dela) periodicamente, nunca deixe-a aberta para uso público (até por questões legais) e não forneça dados sobre a sua conexão para qualquer um.

Como ver quais programas estão consumindo a Internet no Windows

Windows é atualmente o sistema operacional de desktop mais usado. Isso significa que existe uma ampla gama de possibilidades em termos de opções e ferramentas disponíveis. Também temos muitos tipos de software instalados que precisam de acesso à Internet para funcionar corretamente.

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Agora, devemos ter em mente que às vezes é conveniente saber em todos os momentos quais programas estão usando a rede em nosso computador. Isto é interessante porque no caso de ter uma ligação fraca pode ser problemático ter muitas ferramentas a fazer uso intensivo da rede, mas também para evitar problemas de segurança.

No caso de invasores em nosso computador, eles podem colocar um cavalo de Tróia por uma porta dos fundos e fazer uso de nosso sistema pela Internet. Eles poderiam coletar dados, executar comandos arbitrariamente e, finalmente, colocar nosso segurança e privacidade em risco. Já sabemos que a segurança é um fator fundamental e deve ser sempre cuidada.

Por tudo isso, pode ser interessante saber realmente quais programas estão usando a Internet em nosso computador Windows. Felizmente isso é algo que podemos ver de forma simples e também sem precisar instalar nada adicional, embora também tenhamos ferramentas de terceiros.

Leia também:  Como Saber Que Um Leonino Esta Apaixonado?

Como ver quais programas estão usando a Internet

No Windows, temos uma série de funções e recursos integrados com os quais podemos obter informações sobre nossas conexões de rede. Entre essas opções, também podemos ver quais programas estão usando nossa conexão. Vamos ver quais são as principais opções que temos.

Gerenciador de tarefas

Uma das maneiras mais fáceis de ver quais programas estão usando a Internet no Windows é entrar no Gerenciador de tarefas . Para isso podemos clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar e depois clicar em Gerenciador de Tarefas, além de ter a opção de usar a combinação de teclas Ctrl + Alt + Del e entrar no gerenciador de tarefas.

Lá encontraremos todos os programas e processos que são iniciados atualmente no computador. Podemos ver aspectos como o uso de RAM, disco rígido, etc. Também encontraremos o seção de rede .

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Lá podemos ver quais aplicativos estão usando a conexão naquele momento. Ele mede em Mbps e podemos solicitá-lo simplesmente clicando no Conecte-se , então veremos o português desses programas do mais alto ao mais baixo.

Monitor de recursos

Sem sair do Gerenciador de Tarefas, podemos clicar na guia de desempenho. Uma vez dentro, clicamos em Wi-Fi ou Ethernet (o que estamos usando naquele momento) e clicamos em Abrir o Monitor de recursos . Irá exibir automaticamente uma nova janela onde podemos ver todos os programas que estão usando a rede naquele momento.

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Esta é, portanto, outra opção para ter mais controle sobre o uso da Internet no Windows. De maneira visual poderemos saber quanto de Internet estão consumindo os diferentes programas que executamos.

Veja quanto os programas consumiram

Vimos duas opções para descobrir quais programas estão usando a Internet em um determinado momento. Uma forma de monitorar esse consumo ao vivo para ter total controle e até mesmo poder ver os invasores que estão utilizando nosso equipamento.

No entanto, também temos a opção de ver quanto os programas consumiram nos últimos 30 dias. É muito útil se quisermos ter controle caso nossa taxa de dados seja limitada. É muito fácil descobrir.

Desta vez, temos que ir para Iniciar, vamos para Configurações, Rede e Internet e depois para O uso de dados . Lá, uma nova janela será aberta com todos os programas que se conectaram à Internet no último mês. Junto com cada programa veremos a quantidade baixada, os dados que consumiram.

Portanto, seguindo estes passos podemos ver o consumo de Internet dos diferentes programas que instalamos e executamos no Windows. Como podemos ver, basta utilizar as funções integradas ao próprio sistema, de forma simples e rápida.

Internet lenta? Saiba que programas estão consumindo dados da rede | G1

Na semana passada foram apresentadas aqui na coluna Tira-dúvidas de tecnologia dicas para melhorar o desempenho na exibição de vídeos da rede Wi-Fi. A coluna de hoje demonstrará como identificar facilmente quais são os programas que acessam a rede e ficam consumindo dados sem que o usuário perceba.

Sobre o programa

Os usuários experientes certamente dominam ferramentas profissionais ou recursos de gerenciamento do sistema operacional. Porém, por requerer de conhecimentos avançados em informática, o emprego de técnicas de administração de rede se tornam um impedimento para quem quer apenas identificar possíveis “gargalos” na rede doméstica.

E para facilitar essa tarefa, existem programas com uma interface intuitiva que apresentam sem complicações as informações sobre o consumo de dados da rede. Entre eles, a novidade é um programa chamado GlassWire, disponível gratuitamente nesse link.

Como usar

Após ter instalado o GlassWire, basta executá-lo e aguardar o diagnóstico na rede local. O programa monitorará todos os programas que estiverem acessando à internet.

Em muitos casos, existem programas que são carregados durante a inicialização do sistema operacional e passam despercebido pelo usuário. Mas nem por isso não deixam de comprometer a velocidade da rede.

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

 O programa tem as suas funcionalidades distribuídas em quatro abas:

Gráfico – é a representação correspondente à quantidade de dados que estão trafegando na rede, cada cor no gráfico representa o consumo de um determinado programa.

Firewall – é a funcionalidade que permite bloquear com um único clique um ou mais programas que estejam consumindo dados. Para bloquear um programa, basta clicar sobre o ícone em formato de “chama”.

Network –  é uma função avançada que permite visualizar todos os dispositivos conectados na rede, ela está apenas disponível na versão paga do programa.

Alertas – são as notificações sobre o diagnóstico da rede e programas em execução.

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Para obter um diagnóstico preciso dos programas que estão consumindo dados, recomenda-se fechar todos os programas e então executar o GlassWire. O ideal é que apenas o sistema operacional esteja conectado – outros programas devem ser analisados individualmente a sua permissão de acesso à rede. Para bloquear o seu acesso, basta usar o recurso do Firewall.

Como saber se alguém está usando seu Wi-Fi pelo celular ou PC

Ter outras pessoas usando o seu Wi-Fi pode ser um tanto incômodo, uma vez que torna a conexão lenta e pode colocar dados em risco. Felizmente, existem maneiras de descobrir quem está usando a sua rede e bloqueá-la para evitar que desconhecidos tenham acesso a ela.

É possível identificar dispositivos que estejam usando o seu Wi-Fi através de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente tanto em smartphones Android quanto iOS, ou programas para PC. Geralmente, eles exibem uma lista de dispositivos conectados logo na tela inicial. Veja algumas opções:

Como saber quem está usando seu Wi-Fi pelo celular

Quem usa meu Wi-Fi?

Esse aplicativo é bem intuitivo e está disponível para Android gratuitamente. Logo na tela inicial, é só pressionar o botão amarelo para começar uma varredura que exibirá, em alguns instantes, todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi.

Para ver mais informações e bloquear o dispositivo, é só tocar no ícone “i”, ao lado de cada identificação. A opção “Como bloquear?” aparecerá, seguida de um breve tutorial para efetuar o bloqueio diretamente em seu roteador. Vale lembrar que você deve estar conectado à sua rede Wi-Fi para realizar o processo de identificação.

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet? Wi-Fi: toque em “i” para acessar informações adicionais sobre os dipositivos conectados na rede (Captura de tela: Ariane Velasco)

  • IP Tools: Wi-Fi Analyzer
  • Esse aplicativo para saber quem está usando o seu Wi-Fi está disponível para smartphones Android e iOS e pode fazer uma varredura completa em sua rede para identificar todos os usuários simultâneos.
  • Além disso, você pode enviar um “Ping” (ferramenta que testa a conectividade a uma rede) para cada um dos dispositivos encontrados, o que permite identificar quais deles são realmente seus e qual é o invasor – de forma bem prática.

Para usar o IP Analyzer, você deve autorizar o aplicativo a acessar a sua localização e estar conectado à rede Wi-Fi. Você pode buscar por dispositivos que estão “roubando” o seu Wi-Fi através do ícone de menu – no canto superior esquerdo da tela – e da opção “Scanner de Rede, que inicia a varredura.

Leia também:  Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Depois, é só verificar os resultados, tocar no nome do dispositivo e selecionar a opção “Ping” para verificar se ele é realmente seu.

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet? Wi-Fi: verifique os dispositivos conectados e detecte intrusos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Fing

Ver que programas estão a usar mais internet no computador

O Windows regista o volume de dados que cada aplicação usa para se ligar à internet e isso pode ser usado para descobrir problemas no computador.

As ligações à internet mais recentes como a fibra não tem, normalmente, limite de utilização, embora tenham uma politica de utilização responsável para evitar abusos. A não ser que use uma ligação móvel de banda larga não deverá ter de se preocupar com os limites mas pode ser interessante ver a quantidade de dados que usou nos últimos tempos.

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Com estes dados pode, por exemplo, descobrir que existe algum malware que está instalado no seu computador e que está a usar a sua ligação à internet sem saber.

Este recurso é uma ferramenta que o próprio Windows 10 disponibiliza não tendo sequer de instalar mais nada no seu computador. A opção está sempre ativa, só tem de a usar quando quiser.

  • 1 – Clique no botão Iniciar e selecione o ícone Definições (o que se parece com uma roda dentada).
  • 2 – Clique em Rede e Internet.
  • 3 – Clique na opção Utilização de dados na coluna do lado esquerdo.

4 – Se tiver duas ou mais ligações no seu computador, rede sem fios e rede por cabo por exemplo, devem aparecer as duas na descrição geral. Aqui já lhe aparece um breve resumo com o total do tráfego de cada uma das ligações.

5 – Tem de escolher de qual das ligações à internet quer ver a informação. Depois na janela que vai aparecer tem a informação de quanto tráfego foi gasto por cada aplicação. As aplicações estão organizadas por ordem decrescente de uso, com as que usaram mais dados a aparecerem primeiro.

Agora com esta informação à frente pode ir percorrendo a lista de programas e ver se existe algum que desconhece e que se está a ligar à internet ou se algum dos programas está a usar mais tráfego de internet do que deveria.

Se a resposta for afirmativa a alguma das perguntas o melhor será executar algum software para deteção de malware e/ou vírus para confirmar se está tudo ok com o computador ou não.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Como saber quais apps estão usando a sua webcam no Windows 10

Usuários de Windows 10 podem descobrir, nas configurações do sistema, quais aplicativos usam e já usaram a webcam do computador. A função é uma novidade da atualização de maio de 2019, que já foi liberada para todos gratuitamente.

Ela substitui o procedimento anterior, que exigia fuçar mais afundo nos processos em andamento para revelar possível comportamento suspeito no PC.

Dessa vez, o software da Microsoft permite obter um histórico que permite saber mais facilmente se a câmera nativa ou uma conectada via USB está gravando o usuário sem seu consentimento. Veja como descobrir quais apps estão usando a câmera do seu notebook.

Como Ver Programas Que Estão Usando A Internet?

Como encontrar a senha Wi-Fi de sua rede atual no Windows

Segundo a Microsoft, o recurso de monitoramento funciona de forma plena apenas com apps obtidos por meio da loja oficial. Quando se trata de programas clássicos do Windows, baixados diretamente de sites de fabricantes, o controle do sistema sobre eles tende a ser menor e, por isso, há menos chances de que eles apareçam na lista de privacidade.

Se permanecer suspeita de acesso não autorizado mesmo após revogar o acesso de certos apps à webcam, é recomendado tampar a lente fisicamente com um adesivo ou papel e, no caso de câmera externa, desconectá-la da porta USB.

Passo 1. Abra o Menu Iniciar e acesse as configurações do Windows 10.

1 de 6
Acesse as configurações do Windows 10 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as configurações do Windows 10 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Clique no menu “Privacidade”.

2 de 6
Acesse o menu de privacidade do Windows 10 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse o menu de privacidade do Windows 10 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. No menu à esquerda, selecione a opção “Câmera” para ver uma lista de aplicativos que podem ter permissão para gravar via webcam. Use as chaves ao lado para conceder ou revogar permissões para apps.

3 de 6
Veja lista de apps que podem usar a câmera do PC — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Veja lista de apps que podem usar a câmera do PC — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Abaixo de cada um, verifique a data da última vez em que o programa habilitou a câmera do computador.

4 de 6
Descubra última vez que cada aplicativo usou a webcam — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Descubra última vez que cada aplicativo usou a webcam — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. A lista exibida até então mostra apenas apps baixados por meio da loja do Windows. Role mais a tela mais abaixo para ver os programas comuns (desktop) que acessam a câmera. Caso haja um programa gravando no momento, o sistema avisará com um alerta em vermelho.

5 de 6
Windows 10 mostra programas clássicos que podem estar usando webcam no momento — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Windows 10 mostra programas clássicos que podem estar usando webcam no momento — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 6. Clique para descobrir a localização do programa no computador.

6 de 6
Descubra o caminho do programa pego usando sua webcam — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Descubra o caminho do programa pego usando sua webcam — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como modificar as permissões de conexão de Internet dos programas instalados

Sempre que um programa sem permissões tenta se conectar à Internet, a proteção de firewall exibe uma mensagem pop-up solicitando que a conexão seja permitida ou negada.  

Entretanto, você pode alterar as permissões atribuídas ao programa a qualquer momento. Para isso:

  1. Clique em Firewall na janela principal do programa.

  2. Na seção Regras, clique em Configurações para definir os programas que podem acessar a rede/Internet.

  3. Encontre o programa cujas permissões você deseja alterar e modifique-as. Para fazer isso, use o menu suspenso que aparece no lado direito do nome do programa.

Observação: Se desmarcar a caixa de seleção Permitir atribuição automática de permissões, você verá um aviso sempre que o programa tentar acessar a Internet. Se a caixa de seleção permanecer marcada, o firewall aplicará as permissões que julgar necessárias para cada programa. Contudo, você pode alterar essas permissões sempre que quiser.

  • Permitir conexões de entrada (servidor): O programa aceita conexões de programas ou usuários da Internet, mas não terá permissões de saída para conexão com a Internet.
  • Permitir conexões de saída (cliente): O programa pode se conectar à Internet, mas não aceita conexões externas de outros usuários ou aplicativos.
  • Permitir conexões de entrada e de saída: O programa pode se conectar à Internet e permite que outros programas ou usuários se conectem a ele. Há certos tipos de programas que precisam dessas permissões para funcionar corretamente: programas de compartilhamento de arquivos, aplicativos de bate-papo, navegadores de Internet etc.
  • Sem conexão: O programa não consegue se conectar à Internet.
  • Permissões personalizadas: Esta opção permite adicionar regras de conexão para o programa selecionado. Você pode permitir ou negar conexões do programa (entrada/saída) e especificar as portas e os protocolos que deseja usar etc. (Saiba mais).
  • Permitir atribuição automática de permissões: Se esta caixa de seleção estiver marcada, o não perguntará quando os programas tentarão se conectar à Internet e atribuirá permissões automaticamente.
  • Mostrar programas do sistema operacional: Se esta caixa de seleção for marcada, a lista mostrará os programas de sistema operacional que estão acessando a rede/Internet.
  • Adicionar programa: Permite adicionar novos programas à lista. Se clicar nela, você deverá também indicar o local do programa e o tipo de permissão que o firewall deverá aplicar: entrada, saída, entrada e saída ou nenhuma conexão.
  • Excluir: Selecione um ou mais programas na lista e clique neste botão para removê-los. Esses programas não terão mais acesso à rede ou à Internet. A solução solicitará que você atribua as permissões relevantes assim que o programa tentar estabelecer uma conexão externa.
  • Restaurar: Esse botão permite recuperar a lista original de programas para o qual o atribui permissões padrão.
Leia também:  Como Sei Quanto Vou Pagar De Imi?

Como ver e listar as conexões ativas de rede e internet no Windows

  • Aprenda a usar o comando netstat e o programa TCPView para listar aplicativos do Windows que estejam se conectando a rede ou internet.
  • Se você precisa ver e saber quais as conexões estão ativas na rede ou quais programas estão acessando a internet, veremos alguns comandos que podemos usar para listar os servidores ou computadores que os aplicativos instalados no Windows estão se conectando, mesmo que aparentemente não tenha nenhum programa aberto.
  • Isso é útil para, por exemplo, saber se tem algum malware enviando informações para um determinado local de forma oculta, sem seu consentimento (já que na maioria das vezes trabalham em background sem que veja nada) ou testar a conexão de um aplicativo.

Usando o comando netstat

Abra o Prompt de Comando ou também conhecido como CMD. Basta apertar as teclas Win (tecla com o símbolo do Windows) e R. Digite cmd e aperte Enter.

netstat

Se você digitar o comando netstat e em seguida apertar Enter será mostrado uma lista com conexões TCP e suas respectivas portas que estão sendo usadas atualmente. Na lista aparecem:

  • Protocolo;
  • Endereço local;
  • Endereço externo;
  • Estado da conexão (conexão em espera (TIME_WAIT) ou estabelecida (ESTABLISHED)).

netstat –n

Este comando mostrar a mesma lista de conexões TCP e as portas, mas de forma numérica, com endereços IPs em vez de nomes reais dos computadores ou serviços.

netstat –a

Exibe todas as conexões e portas de escuta.

netstat –b

Para fazer este comando você precisa ter privilégios de administrador, ou seja, basta abrir o programa de Prompt de Comando como administrador. Para isso, basta ir no menu iniciar do Windows, procurar por cmd, clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone do CMD e escolher a opção “Executar como administrador”.

Este comando vai lhe mostrar a lista de conexões ou portas de escutas separados por programas que estão se conectando a rede ou internet. Em certos casos um programa executável possuirá vários componentes independentes que se conectam a locais diferentes, sendo exibidos também na lista.

O nome do executável fica entre colchetes [] como pode ser visto na imagem abaixo com o nome de [fireifox.exe] e [Explorer.exe].

Outros comandos do netstat

Listamos os principais comandos do netstat, mas há outros que podem ser úteis para você. Para ver as outras variações do comando com a descrição do que cada um deles faz, basta digitar: netstat /?

Visualizando as conexões em tempo real

Com o netstat nós podemos visualizar as conexões, portas e protocolos utilizados de forma mais “estática”, ou seja, as informações não são atualizadas em tempo real.

Existe um programa chamado TCPVIEW que serve para isso, detalhando em uma lista todas as conexões TCP e UD em seu sistema tanto as locais quanto as remotas. E o melhor, estas informações são atualizadas em tempo real. Então quando há uma tentativa de acesso a rede, ela é mostrada aqui.

  • Em verde: São os novos pontos de comunicação realizados por algum aplicativo;
  • Em amarelo: São pontos que tiveram o estado de atualização alterada;
  • Em vermelho: São as conexões excluídas;

Você poderá baixar o programa aqui: TCPView.

Tutorial: como descobrir qual aplicativo consome mais banda no Windows 10

O gerenciador de tarefas do Windows 10 agora traz detalhes sobre o uso de rede por parte dos aplicativos nativos do sistema ou baixados via Windows Store. É possível, também, obter um relatório detalhado quanto ao consumo de internet por serviços como Google Chrome ou Spotify, por exemplo, através das configurações do PC.

Neste tutorial, você vai aprender a verificar o consumo atual de rede por parte dos apps que acompanham o Windows 10 e também a consultar a média de uso de dados com base em todos os serviços instalados.

A partir desses relatórios, o gerenciamento da sua conexão poderá ser feito – será possível, assim, encerrar aplicações e desafogar o tráfego quando vários aparelhos estiverem ligados a uma mesma rede.

Consumo de dados por apps nativos

O relatório sobre o uso atual de dados pelos aplicativos que acompanham o Windows 10 pode ser consultado a partir do Gerenciador de Tarefas. Aperte “Shift + Ctrl + Esc” para abrir a janela ou digite “Gerenciador de Tarefas” na caixa de buscas do Windows.

Apenas dados acerca dos apps nativos ou baixados via Windows Store são exibidos pelo gerenciador.

Em seguida, abra a aba “Histórico de aplicativos” e voilà: o consumo de dados pelos serviços da Microsoft poderá ser visualizado em “Rede”.

Consumo médio de banda por todos os apps

Atenção: a média sobre o consumo de rede por todos os programas é feita com base nos últimos 30 dias.

Acesse as configurações do sistema e clique em “Rede e internet”. Depois, abra a opção “Uso de dados” e clique sobre “Detalhes de uso” para visualizar a quantidade de banda usada por cada um dos seus aplicativos.

  • Acesse as configurações de seu Windows 10 também através do app Cortana.
  • Um relatório com base nos últimos 30 dias será exibido.
  • Acesse a opção “Detalhes de uso” para saber quanta banda seu navegador consome, em média.
  • Durante o mês, o Chrome consumiu, sozinho, 24,3 GB em nosso caso.

Em nosso caso, um desktop conectado via Ethernet foi usado – o relatório, portanto, levou em conta somente os dados enviados através do cabo. Se você estiver usando um notebook, informações sobre a conexão feita por meio do WiFi serão também mostradas.

  • Descubra quantos aparelhos estão conectados à sua rede aqui.
  • Saiba como desativar o envio automático de updates a outros PC nesta página.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*