Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc?

O famoso jogo de simulação e estratégia em tempo real já conta com seu mais novo modo conhecido como “A Cura”. Em 2012, era lançado o jogo mobile Plague Inc (Android | iOS) que foi desenvolvido pela Ndemic Creations.

  • Sem espaço no celular? Veja 10 jogos bem leves para Android e iOS

No modo padrão de Plague Inc, o principal objetivo do jogador é criar e desenvolver um patógeno que tenha a capacidade de aniquilar a população humana como uma praga mortal.

No entanto, em seu mais novo modo de jogo “A Cura”, os papeis mudam um pouco de figura, o principal objetivo do jogador é combater a pandemia de um vírus desconhecido. Dessa maneira, você deverá liderar uma resposta global e desenvolver uma vacina para proteger a humanidade da pandemia antes que seja tarde.

O principal fator que chama atenção no novo modo de Plague Inc, é o quanto o jogo pode ensinar sobre o funcionamento de políticas públicas, desenvolvimento cientifico para pesquisa de vacinas e como deveria funcionar uma resposta global para este cenário pandêmico.

Dessa forma, você deverá estabelecer sua operação em um país, investigar os focos da doença e através de iniciativas tentar reduzir a disseminação do vírus mortal. Você pode salvar o mundo? Em nossa matéria, saiba como jogar Plague Inc no modo “A Cura”.

Como jogar Plague Inc no modo “A Cura”

Passo 1: na página inicial de Plague Inc, toque em “Jogar” para selecionar qual será o modo de jogo;

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc? Para começar o jogo, toque em “Jogar” – (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 2: em seguida, toque no ícone de “+” para acessar o modo de jogo “A Cura”, como indicado na imagem abaixo;

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc? Toque no ícone de “+” para acessar modos de jogo adicionais – (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 3: então toque em “Modo de cura”;

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc? Então toque em “Modo de Cura” – (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 4: feito isso, você deverá jogar o tutorial sobre a expansão “Cura”que é um modo de jogo alternativo, toque em “OK”;

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc? Toque em “OK” para começar o tutorial sobre o modo Cura – (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 5: através do botão “Controle” você poderá começar iniciativas para respostas globais ao vírus;

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc? Acesse o botão “Controle” – (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 6: através das abas “Controle, Quarentena, Resposta e Operação”, você poderá influenciar diferentes áreas como saúde, economia, estudo científico e relacionamento entre países, financiando iniciativas para cada área em específico;

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc? Então você deverá financiar iniciativas para reduzir a infecção – (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 7: ao longo do jogo, você deverá lidar com a pandemia em um cenário mundial enquanto tenta concluir a pesquisa para desenvolver a vacina. Quando a vacina estiver pronta essa será liberada para a produção em massa;

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc? Ao encontrar a vacina para o vírus, você poderá começar distribuição mundial – (Captura: Canaltech/Felipe Freitas) 

Passo 8: por fim, com a população vacinada a doença será erradicada e você terá vencido o vírus mortal e salvado o mundo.

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc? Então você terá salvo o mundo do vírus mortal – (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Pronto! Agora você sabe como jogar Plague Inc no modo “A Cura”. 

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como vencer a Plague Inc. – 2021

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc?

Neste artigo

Plague Inc. é um jogo de simulação gratuito que permite projetar uma pandemia mortal e liberá-la no mundo. Começa com bactérias e daí para vírus, príons e até nanotecnologia.

Se você quiser derrotar a Plague Inc.

, você precisa aprender todas as possíveis atualizações de transmissão, sintoma e habilidade, mapear um caminho para a vitória e se opor aos cientistas do mundo enquanto eles correm para a cura.

Como funciona a Plague Inc.?

Plague Inc. usa um modelo de infecção altamente realista para simular a propagação de doenças em todo o mundo. Os modelos são tão realistas, de fato, que os desenvolvedores foram convidados a fazer uma apresentação nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Você começa o jogo criando e nomeando uma doença e escolhendo onde ela começará. O jogo então modela a propagação da doença em seu país original e, em seguida, para novos países por meio de viagens terrestres, aéreas e de avião.

Conforme você joga, você toca nas bolhas laranja para representar a disseminação da doença dentro de um país, nas bolhas vermelhas para representar a disseminação da doença para novos países e nas bolhas azuis para representar o progresso na cura.

Bolhas vermelhas e laranja fornecem pontos de DNA, e bolhas azuis impedem que o trabalho de cura acelere. Você também ganha pontos de DNA à medida que sua doença se espalha e pode usá-los para desenvolver novos métodos de transmissão, sintomas e habilidades.

Às vezes, sua doença também pode causar mutação em novos sintomas. O jogo é gratuito para Android e iOS, e também há uma versão aprimorada chamada Plague Inc. Evolved para PC.

Chaves para Winning Plague Inc.

A chave para derrotar a Plague Inc. é aumentar sua doença até proporções épicas enquanto voa sob o radar. Você ainda pode vencer se for pesado com os sintomas desde o início, e alguns sintomas até ajudam a espalhar sua doença, mas dar uma gorjeta dessa forma dá aos cientistas do mundo muito mais tempo para encontrar uma cura.

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc?

Aqui estão as etapas básicas a seguir se você deseja empilhar o baralho a seu favor:

  1. Devolva todos os sintomas que evoluíram aleatoriamente enquanto você se espalha.

  2. Estourar bolhas laranja e vermelhas assim que aparecerem para acumular mais pontos de DNA.

  3. Gaste pontos de DNA na transmissão com estas prioridades gerais:

    • A transmissão do ar e da água aumenta a velocidade de disseminação da bactéria.
    • O Bioaerossol Extremo aumenta muito a eficácia da propagação.
  4. Gaste pontos de DNA em habilidades com estas prioridades gerais:

    • A resistência ao frio, pois isso pode ser a chave para quebrar a Groenlândia antes de fechar seus portos, então priorize Cold Resist 2.
    • Resistência ao calor, pois isso também pode ser necessário para invadir alguns dos países mais quentes, mas às vezes você pode escapar apenas com Resistência ao calor 1.
  5. Espere que todo o planeta seja infectado enquanto continua a desenvolver os sintomas.

  6. Quando todo o planeta estiver infectado, escolha qualquer sintoma de sua preferência e desenvolva em direção a Falha Total de Órgãos.

  7. Certifique-se de estourar todas as bolhas azuis para retardar o progresso de uma cura.

  8. Gaste os pontos de DNA restantes em habilidades para desacelerar a pesquisa de cura, se necessário.

Há muito espaço para improvisação e você pode gostar de experimentar outros métodos de transmissão, como roedores, especialmente se tiver problemas para colocar o patógeno em certas áreas.

Como vencer bactérias da Plague Inc. em dificuldade normal

As mesmas estratégias básicas podem ajudá-lo a vencer a Plague Inc. em qualquer modo ou dificuldade, mas vamos mostrar exatamente como vencer o versátil modo Bacteria na dificuldade normal. O jogo pode lançar algumas bolas curvas em você na forma de eventos aleatórios, então esta é uma boa maneira de sentir o jogo e marcar sua primeira vitória.

Comece um novo jogo no modo Bactéria com dificuldade normal

O primeiro passo é iniciar um novo jogo no modo Bacteria e escolher a dificuldade normal. Você também terá que nomear sua doença antes de começar.

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc?

  1. Lançar Plague Inc.

  2. Tocar Começar novo jogo.

  3. Tocar Bactérias.

  4. Tocar Normal.

  5. Digite um nome para sua doença e toque no flecha.

Escolha a África do Sul como seu país de partida

Você pode vencer a Plague Inc. em qualquer país inicial, mas a África do Sul oferece uma boa vantagem.

A Arábia Saudita também é um bom país para começar devido à sua localização perto da encruzilhada da Europa, Ásia e África. Nações mais desenvolvidas são nozes mais difíceis de quebrar, devido à presença da medicina avançada.

Pode ser tentador começar em um local difícil de se espalhar, como a Groenlândia, mas isso também torna o jogo mais difícil.

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc?

Veja como começar na África do Sul na Plague Inc.

  1. Tocar África do Sul.

  2. Toque em jogar bolha de botão que aponta para a África do Sul.

  3. Você verá uma mensagem de que sua doença infectou o paciente zero. Toque em X para limpar esta mensagem.

  4. Toque em qualquer bolhas laranja que aparecem.

  5. Toque em qualquer bolhas vermelhas que aparecem.

  6. Fique de olho no seu Pontos de DNA.

Leia também:  Como Ver Quanto Espaço Tem No Pc?

Gaste pontos DNA em transmissão e habilidades

Você pode começar a gastar pontos de DNA sempre que quiser, contanto que os gaste nas coisas certas. Se você quer patinar até uma vitória fácil, não compre os sintomas logo no início, mesmo que eles sejam bons em ajudar na propagação de doenças. Isso o ajudará a voar abaixo do radar.

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc?

Você pode abordar isso da maneira que quiser, mas terá uma excelente chance de ganhar se seguir esta ordem de compra básica:

  1. Quando você tiver cerca de 33 pontos de DNA, evolua o ar 1, a água 1 e a água 2.

  2. Quando você tiver cerca de 50 pontos de DNA a mais, Evolve Air 2, Drug Resist 1 e Drug Resist 2.

  3. Quando você tiver cerca de 46 pontos de DNA a mais, Evolve Extreme Bioaerosol, Cold Resist 1, Cold Resist 2 e Heat Resist 1.

Desenvolva todos os sintomas à medida que surgem

Às vezes, você tem sorte, e sua doença desenvolverá um sintoma aleatoriamente. Isso lhe dá um sintoma grátis no qual você não precisa gastar pontos de DNA, mas também vai contra a estratégia de voar sob o radar. Você pode lançar os dados ou pode jogar pelo seguro e devolvê-los à medida que surgirem.

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc?

Veja como devolver um sintoma:

  1. Toque em X para limpar a mensagem sobre o sintoma.

  2. Tocar Doença.

  3. Toque no novo sintoma.

  4. Tocar Devolver.

Alguns sintomas ajudarão na propagação da sua doença sem chamar muita atenção para a pandemia, portanto, você pode querer deixá-los no local. Esta é uma grande chance a se aproveitar, então é melhor você apenas devolver e pegar os pontos de DNA grátis.

Se você estiver próximo de uma infecção mundial total e tiver sorte em um bom sintoma, pode considerar mantê-lo.

Esteja pronto para injetar alguns pontos extras de DNA em habilidades que irão desacelerar o progresso na cura se você der o braço a torcer muito cedo.

Espere pela infecção total, então se torne mortal

A ideia por trás dessa estratégia é se espalhar por todo o mundo e depois atacar. Portanto, você vai querer ficar de olho na propagação de sua doença enquanto abre bolhas vermelhas e laranja para obter pontos de DNA gratuitos. Depois de infectar a última pessoa saudável do mundo, é hora de mudar.

Como Vencer Com Que Doenca Vírus Plague Inc?

Idealmente, você desejará ir diretamente de nenhum sintoma para sintomas extremamente mortais.

Você pode escolher um sintoma e começar a construir assim que terminar de infectar o mundo inteiro, mas terá mais sorte pegando os cientistas do mundo de surpresa se tiver pontos de DNA suficientes para comprar até a Falência Total de Órgãos em uma vez. Você pode começar com qualquer sintoma que desejar, mas alguns sintomas vêm com efeitos colaterais mais mortais do que outros.

  1. Tocar Doença.

  2. Tocar Sintomas.

  3. Escolha um sintoma, toque nele e toque em Evoluir.

  4. Continue escolhendo novos sintomas que estão progressivamente mais próximos do centro da grade, até chegar Falha Total de Órgãos.

  5. Toque em X para voltar ao jogo.

  6. Toque em qualquer bolhas azuis que parecem retardar a pesquisa.

  7. Se a pesquisa sobre a cura estiver ocorrendo muito rapidamente, gaste todos os pontos de DNA restantes em Genetic ReShuffle.

Neste ponto, é uma corrida entre sua pandemia mortal e os cientistas do mundo. Assim que as pessoas começarem a morrer, países ao redor do mundo começarão a financiar pesquisas e você verá bolhas azuis no mapa. Estourar essas bolhas para impedir que os cientistas acelerem seu progresso na cura.

Se você vir a pesquisa progredindo rápido demais para seu conforto, lembre-se de que pode desenvolver algumas habilidades que são capazes de frustrar os melhores esforços dos cientistas.

Evolua o endurecimento genético no início para retardar o progresso da pesquisa ou o ReShuffle genético para aumentar a quantidade de pesquisas que os cientistas precisam fazer. Cada vez que você evolui para uma nova etapa no Genetic ReShuffle, o progresso na cura cairá significativamente.

Se você tornou sua doença mortal o suficiente e se mantiver no controle da cura, você registrará sua primeira vitória na Plague Inc. assim que a população do mundo cair para zero.

Fungo

  • Ícone Atual
  • Ícone Antigo
  • Praga

23 de maio de 2012 (versão 1.0).
Liberação de Esporos, Erupção de Esporos, Endurecimento de Esporos
• Comprar por R$ 4,00 (iOS).• Completar Vírus em dificuldades Normal ou superior (demais plataformas).
• Contaminação: 1• Gravidade: 1• Letalidade: 0• Requisito de Cura: 100%

• Mutação: 0.5

• Ar: 0.1• Mar: 0.1

• Terra: 0.1

• Rico: 0• Pobre: 1• Urbano: 1• Rural: 1• Quente: 0.1• Frio: 0.1• Úmido: 1.7

• Árido: 1

“É difícil para os esporos cobrirem grandes distâncias sem ajuda.”
― Descrição oficial do Fungo.

O Fungo é uma das sete Pragas Padrão e a terceira disponível para o jogador em Plague Inc. e Plague Inc: Evolved. É desbloqueado ao concluir um jogo com a praga Vírus nas dificuldades Normal ou acima.

Sobre:

Na Vida Real

Os fungos são encontrados em praticamente todos os ecossistemas, como em plantas mortas ou então em carcaças de animais em decomposição.

Alguns fungos são muito úteis para o ser humano, servindo na produção de cerveja e até na produção de antibióticos. No entanto, existem fungos que são prejudiciais e potencialmente nocivos.

Exemplos de doenças fúngicas, ou micoses, são o Pano Branco, a Aspergilose. a Blastomicose e a Candidíase.

No Jogo

O Fungo é a terceira praga a ser desbloqueada para o jogador. Como nas demais pragas-padrão, ele possui as mesmas transmissões, sintomas e habilidades, bem como os mesmos tipos de genes.

A praga se espalha através esporos que são liberados, os quais geralmente são difíceis de serem transportados de um país para outro.

Habilidades Especiais:

O Fungo possui uma habilidade única, chamada de Liberação de Esporos, que permite infectar um país saudável aleatório.

Além da Liberação de Esporos, também tem as habilidades Erupção de Esporos, que permite que cinco países sejam infectados, e o Endurecimento de Esporos, que faz com que os esporos permaneçam no ar por tempo indefinido, além de tornar o Fungo bastante infeccioso.

Curiosidades:

  • Na vida real, epidemias de doenças causadas por fungos não são necessariamente semelhantes como as que envolvem vírus ou bactérias, uma vez que um sistema imunológico perfeitamente saudável geralmente basta para combatê-los. Fungos patogênicos geralmente são uma ameaça apenas para pessoas com a imunidade comprometida, como pessoas acometidas pela AIDS ou com câncer, embora alguns possam representar perigo para pessoas saudáveis.

Estágios de Evolução

Estágio 1 (Plague Inc: Evolved)Estágio 2 (Plague Inc: Evolved)Estágio 3 (Plague Inc: Evolved)Estágio 4 (Plague Inc: Evolved)Estágio Final (Plague Inc: Evolved)Adicionar uma foto a esta galeria

  • Tipos de Praga
  • Pragas Padrão

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.

Como jogos de tabuleiro, filmes e games falam dos desafios de uma pandemia

A vida imita a arte, ou a arte imita a vida? As dinâmicas distópicas de uma pandemia povoam cenários de livros, filmes, séries, além de jogos de tabuleiro ou digitais.

Algumas dessas experiências culturais, como no jogo de tabuleiro Pandemic, distribuído no Brasil pela Galápagos Jogos, focam na colaboração entre os jogadores para controlar a doença que se espalha rapidamente.

Outros, como o game Plague Inc, desenvolvido pela Ndemic Creations, coloca o jogador para derrotar a humanidade (!) ao criar uma praga que não pode ser contida.

Pandemias são esperadas e previstas, mas não agendadas: empresários filantropos como Bill Gates e especialistas como Dennis Carroll, que fez parte da produção do seriado documental “Pandemia”, que estreou no início de 2020 na Netflix, vêm avisando sobre a chegada de uma doença viral de grandes proporções há anos.

“Quando falamos de uma pandemia de gripe acontecendo, não estamos discutindo 'se' ela irá acontecer, mas 'quando'”, profetizou Carroll no seriado que, coincidentemente, chegou à plataforma de streaming ao mesmo tempo que o surto de Covid-19.

Leia também:  Como Responder A Pergunta Porque Você Deseja Trabalhar Nesta Empresa?

Mas o que realmente dá para aprender ou entender com esses tipos de jogos?

Pandemia de tabuleiro

Pandemic foi criado pelo designer de jogos norte-americano Matt Leacock entre as epidemias de Sars (2003) e de H1N1 (2009) como um jogo de estratégia cooperativo. Leacock não queria exatamente ensinar sobre pandemias, mas criar um jogo que pudesse ser emocionante e fizesse os jogadores trabalharem juntos.

“Não existem no mercado tantos jogos cooperativos, que requerem que os jogadores trabalhem juntos para lidar com objetivos de curto prazo, como tratar populações altamente infectadas”, explicou Leacock, em entrevista ao TAB, ressaltando que no Pandemic os jogadores precisam agir de forma coordenada para conseguir evitar que doenças virulentas se espalhem pelo tabuleiro, vencendo o jogo.

Pandemic não tem ares muito científicos. Seu criador conta ter feito apenas pesquisas casuais, já que na época era apenas um designer de games independente, que não sabia nem mesmo se sua criação ganharia as prateleiras.

Tanto é que as doenças nem ganharam um nome: são representadas no tabuleiro por pedrinhas coloridas, que se multiplicam a cada rodada.

Para conter a expansão das pedrinhas que representam as epidemias, cada jogador assume um papel diferente (como médico, cientista, especialista em quarentena ou agente de viagem), e juntos precisam tomar as melhores decisões para salvar a humanidade.

“O jogo envolve desde viajar pelas cidades do tabuleiro, tratar as populações infectadas, construir estações de pesquisa e controlar epidemias até descobrir a cura para as doenças”, detalha Bárbara Reis, diretora de marketing e estratégia da Galápagos.

Parte de uma nova geração de jogos de tabuleiro, o Pandemic se apoia muito pouco no fator sorte. As decisões dos jogadores em cada rodada dão o tom do resultado da partida, o que faz dele uma opção com alta rejogabilidade e imersão. Não à toa, Pandemic é considerado um dos jogos mais importantes da atualidade, tendo sido indicado a mais de 20 prêmios no mundo todo.

Por trabalhar a cooperação ao invés da rivalidade e tratar de um tema que pode sempre voltar à tona, as vendas de Pandemic costumam ser altas em todo o mundo. No entanto, diante da pandemia, distribuidoras de diversos países têm relatado aumento das vendas.

“Ele tem sido usado por educadores para ajudar a ensinar sobre cooperação e comunicação, bem como apresentar o assunto das doenças infecciosas para os estudantes.

Acredito que é uma boa forma de tratar o assunto, especialmente se quisermos mostrar quão importante é a cooperação ao lidar com uma crise de tamanha magnitude”, detalha Leacock.

Segundo a Galápagos, o Brasil viu um pico histórico das vendas de Pandemic em fevereiro — o dobro das vendas esperadas para o período, superando até mesmo o movimento da época de Natal — mas a empresa ressalta não saber se o salto é resultado da pandemia ou do lançamento nacional da expansão “Estado de Emergência”, inédita no país. “Não fizemos campanhas voltadas ao Pandemic, em respeito ao momento sensível que estamos vivendo”, frisa Reis.

Conforme o distanciamento social e a reclusão são indicadas pelas autoridades, é comum que as pessoas busquem alternativas de entretenimento, e o Pandemic pode oferecer uma visão sobre o espírito de equipe necessário para superar uma pandemia. “Os jogos criam um espaço seguro para testar, experimentar e entender o mundo.

[Quem já jogou Pandemic] provavelmente está mais consciente [sobre uma pandemia como a da Covid-19], já que pode experimentar nos jogos alguns cenários bastante desafiadores que requerem um trabalho coletivo para vencer o tabuleiro.

E é exatamente isso que precisamos agora: mais cooperação em tempos de crise”, afirma o criador do Pandemic.

Na pele da praga

E se ao invés de tentar conter uma epidemia, você pudesse SER um uma doença infecciosa? Essa é a pegada do game Plague Inc, que surgiu na App Store em 2012 como resultado de um hobby do economista britânico James Vaughan. Inspirado em histórias como a do filme sul-coreano “Contágio” e nas dinâmicas do jogo em Flash “Pandemic 2”, Plague Inc convida o jogador a criar uma estratégia de viralização de doenças que possa exterminar a humanidade.

Ainda que o objetivo seja bastante mórbido — ser uma doença e matar o maior número de pessoas —, o game ajuda a entender as dinâmicas do espalhamento de doenças infecciosas.

Disponível atualmente em diversas plataformas digitais, o jogo teve um pico de acessos no início de 2020, devido à Covid-19.

Segundo a Ndemic Creations, empresa desenvolvedora do game, desde que o Plague Inc foi lançado, há oito anos, sempre que existe uma epidemia há um aumento do número de jogadores, porque “as pessoas buscam mais informações sobre como as doenças se espalham, tentando entender as complexidades dos surtos virais”.

A jogabilidade tem um ar incrivelmente realista e informativo — basta comparar a semelhança entre a interação de um dos cenários customizados recentes, inspirados na pandemia da Covid-19, com a maioria dos noticiários internacionais (veja no vídeo abaixo).

Ainda que a Ndemic Creations alegue não tentar sensacionalizar problemas sérios do mundo real, o jogo não foi visto com bons olhos pelo governo chinês, que proibiu o game desde o final de fevereiro, considerando-o “um conteúdo ilegal”.

“Não sabemos se a remoção [do jogo] tem a ver com a Covid-19 na China, mas a importância educacional do Plague Inc tem sido reconhecida por importantes instituições, como o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), e estamos trabalhando com as principais organizações de saúde mundiais para entender como podemos auxiliá-los a conter e controlar a Covid-19”, defendeu-se a empresa em um comunicado.

No fim de março, a desenvolvedora anunciou o resultado da parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros fundos de investimento para o combate à pandemia: um novo modo de jogar Plague Inc que funciona diferente à dinâmica tradicional, dessa vez focando no combate ao espalhamento de uma epidemia global.

Criado em conjunto com os especialistas da OMS e da Rede Global de Alertas e Respostas à Epidemias (Global Outbreak Alert and Response Network), o novo jeito de jogar Plague Inc incentiva os jogadores a controlar a progressão da doença e melhorar os sistemas de saúde enquanto coordenam quarentenas, triagens, distanciamento social e o fechamento de serviços públicos — ou seja, basicamente tudo o que estamos vendo no noticiário. O novo modo anti-pandemia de Plague Inc ainda não tem previsão de lançamento, mas será gratuito para todos que já compraram o jogo.

Pandemia até nos streamings

As pandemias também fazem parte do imaginário distópico de diversas ficções. Uma das mais relembradas foi “Contágio”, filme dirigido por Steven Soderbergh, que desde o seu lançamento em 2011 nunca tinha sido tão buscado pelos brasileiros.

Coronavírus faz jogo Plague Inc voltar aos holofotes; desenvolvedores falaram oficialmente a respeito

Quem tem mais de 20 anos e sempre ficou ligado no mundo dos games, possivelmente teve acesso a um jogo chamado Plague Inc, que foi lançado há quase oito anos pela Ndemic Creations, onde o principal objetivo do jogador era realizar a propagação de um vírus mortal em todo mundo.

Com a volta ainda controlada do Coronavírus na China, o site do jogo teve um boom de acessos, fazendo com que milhões de pessoas voltassem a jogar e outros conhecessem o título, onde a principal causa dessa volta os holofotes é justamente o fato de se parecer bastante com a situação atual de alerta.

Tech 27 Jan

Tech 27 Jan

Vendo que a preocupação do comportamento do vírus mencionado no jogo poderia ser semelhante ao Coronavírus, os desenvolvedores emitiram uma nota oficial para evitar que as pessoas tratem o game de simulação como uma extensão do caso real, amplificando sem necessidade a preocupação da população.

No texto divulgado no site do estúdio e nas redes sociais da empresa, a Ndemic Creations deixa claro que Plague Inc não pode ser usado como parâmetro para estudos científicos, pois trata-se de algo que, apesar de dar um realismo, mas não está exemplificando situações reais.

Nota oficial

Leia também:  Miguel Esteves Cardoso Como É Que Se Esquece Alguém Que Se Ama?

“Sempre que há um surto de doença, vemos um aumento no número de jogadores, à medida que as pessoas procuram descobrir mais sobre como as doenças se espalham e entender as complexidades dos surtos virais.

Nós projetamos o jogo especificamente para ser realista e informativo, sem sensacionalizar problemas sérios do mundo real. Isso foi reconhecido pelo CDC e por outras organizações médicas líderes em todo o mundo.

No entanto, lembre-se de que o Plague Inc é um jogo, não um modelo científico e que o atual surto de coronavírus é uma situação muito real, que está afetando um grande número de pessoas. Nós sempre recomendamos que os jogadores obtenham suas informações diretamente de locais e autoridades globais de saúde”, diz a declaração do estúdio.

E aí, caro leitor, você já teve a experiência de jogar Plague? Se sim compartilhe o que você achou do título nos comentários!

Neste jogo ganha quem “infecta o mundo”. E está a ficar viral na China

Esta semana, as autoridades de Wuhan – onde apareceram os primeiros casos do novo coronavírus – suspenderam os serviços de transportes públicos e colocaram a cidade chinesa em isolamento, de forma a tentar conter a propagação do vírus que até agora matou 26 pessoas. Ao mesmo tempo que a epidemia se agrava, jogos online que simulam cenários de pragas e catástrofes estão a aumentar de popularidade.

Esta quarta-feira, segundo o portal de análise de dados Sensor Tower, um jogo online escalou a tabela de vendas e chegou ao primeiro lugar na loja iOS da China. Trata-se de Plague Inc.

, um jogo de estratégia em que os jogadores têm de conceber e desenvolver uma patologia para “acabar com a humanidade”. Também Rebel Inc. está a registar uma subida repentina em downloads na China, conta a Quartz.

Nele, os jogadores precisam de trazer estabilidade a um país atormentado e dividido pela guerra, ao mesmo tempo que a população luta contra a ameaça de uma “insurgência mortal”.

Os dois jogos são desenvolvidos pela empresa independente inglesa Ndemic Creations. “Consegues infectar o mundo?” é a questão através da qual os criadores de Plague Inc.

resumem a premissa da simulação de estratégia, lançada em Maio de 2012.

Os jogadores que têm de desenvolver a “praga mortal” podem escolher entre uma série de doenças, desde bactérias e fungos a vírus, parasitas ou ainda bio-armas, que “matam tudo aquilo que tocam”. 

O jogo Plague Inc. foi lançado em Maio de 2012 mas a actual situação vivida pela China motivou um crescimento em popularidade. Ndemic Creations

O salto em popularidade destes jogos apocalípticos surge num momento em que ninguém entra ou sai da cidade chinesa. A Quartz assinala ainda que vários jogadores “escolheram a China como o país a partir do qual o vírus se espalha para outros locais, para terem uma experiência mais imersiva”. E destacam o “realismo fascinante” da simulação.

Para além disto, a Reuters avança que o filme sul-coreano de 2013 Flu foi, na quarta-feira, o mais pesquisado na rede social chinesa Douban.

No filme, realizado por Kim Sung-su, um homem morre devido a um vírus letal desconhecido e, não muito tempo depois, milhões de pessoas começam a apresentar os mesmos sintomas.

O vírus, que não tem cura, é transmitido pelo ar e consegue matar o doente em 36 horas.

Devido ao surto, todos os voos de partida e chegada para a cidade de Wuhan estão suspensos. O novo coronavírus já fez 26 vítimas mortais e o número de infectados subiu para 840, pelo menos.

 Fora da China, já foram confirmados casos em países como Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Macau, Singapura, Tailândia, Taiwan, Vietname e Estados Unidos. No Reino Unido, 14 pessoas foram submetidas a exames médicos por suspeita de infecção.

Macau já encerrou vários espaços culturais e desportivos e adiou o regresso às aulas para Fevereiro. A Organização Mundial da Saúde declarou que ainda é cedo para dizer que a epidemia constitui um caso de emergência global de saúde pública.

Plague Inc: Jogo com missão de espalhar doenças no mundo domina ranking dos mais baixados após coronavírus

“O Plague Inc. está no ar há oito anos, e toda vez que há um surto de alguma doença, vemos um aumento de jogadores.” 

A frase é da empresa de games Ndemic Creations, sediada no Reino Unido, que resolveu publicar um posicionamento no último dia 23 diante do surto de um novo tipo de coronavírus, detectado pela primeira vez em Wuhan, China.

É que o principal carro chefe da empresa, o Plague Inc., tem como mote fazer o jogador espalhar uma doença infecciosa e mortal pelo mundo —o usuário pode escolher entre alastrar um vírus, uma bactéria, um fungo e outros.

O jogador também deve desviar-se de ações de governos e da comunidade internacional para conter a doença, transformando-a em uma pandemia global antes que a comunidade científica possa desenvolver a cura. Eles podem escolher sintomas, formas de transmissão e grau de letalidade do agente infeccioso. Em última instância, devem extinguir os humanos do planeta.

Com o surto atual —e real— do novo tipo de coronavírus, iniciado em dezembro, o volume de downloads do Plague Inc. disparou.

No dia 31 de janeiro, segundo dados da plataforma App Annie, o jogo estava no primeiro lugar entre os aplicativos pagos para iOS mais baixados em países como a própria China, os EUA e o Brasil. Para o sistema Android, ele não aparece nas primeiras cem posições. Há também versões do jogo para computador, console e tabuleiro.

A empresa escreveu que decidiu se posicionar pois recebeu uma avalanche de mensagens e perguntas da imprensa e de usuários após o início do surto do novo coronavírus, que o texto classifica como “profundamente preocupante”.

“Desenhamos o jogo para que ele seja realista e informativo, ao mesmo tempo sem fazer sensacionalismo sobre problemas sérios da vida real no mundo”, diz a nota. 

“Por favor, lembre-se de que o Plague Inc. é um jogo, não um modelo científico; e que a situação atual de surto de coronavírus é uma situação muito real, que está tendo consequências para um número enorme de pessoas.”

“Recomendamos sempre que jogadores busquem informações diretamente de autoridades de saúde local e global”, afirma o texto. 

Em 2014, com o avanço do Ebola, a Ndemic Creations também registrou aumento de usuários e publicou uma nota com indicações de como contribuir para combater a doença. O próprio site do Plague Inc. abriu uma página específica para coletar doações.

No ano anterior, o fundador da empresa, James Vaughan, deu uma entrevista a um blog do Centro para Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) sobre o jogo.

“Fiz o Plague Inc. como um hobby. Eu tinha um trabalho diário como consultor, mas queria ter um desafio criativo no meu tempo livre”, afirmou na entrevista, em 2013, acrescentando que levou cerca de um ano para desenvolver o jogo e que leu artigos médicos para isso.

“Acho que o jogo tem apelo para pessoas buscando algo mais significativo e com substância do que a maioria dos jogos. Ele faz as pessoas pensarem sobre as doenças infecciosas por um novo ângulo —ajudando-os a perceber as ameaças às quais podemos estar submetidos diariamente.”

“Uma coisa interessante é que ele se tornou também uma ferramenta pedagógica —professores frequentemente me procuram para dizer que usaram o Plague Inc. para ilustrar conceitos de biologia e economia para seus alunos”, contou.

Na rede social chinesa Weibo, alguns usuários disseram que, de fato, a brincadeira virtual os deu “poderes” para lidar com o surto real de coronavírus. “A melhor maneira de eliminar o medo é encará-lo diretamente”, escreveu um internauta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*