Como Tirar Virus Que Abre Paginas Da Internet?

Não é sempre obvio quando seu computador está infectado. Alguns dos sinais de alerta indicando que seu PC ou laptop pode ter um vírus, cavalo de Troia, verme ou algum outro tipo de malware são:

  • Um computador muito lento
  • Mensagens pop-up que surgem do nada e são difíceis de remover
  • Programas de computador não reconhecidos se iniciam por conta própria
  • Som do disco rígido em constante ação

Qualquer um desses sintomas pode ser causado por vírus ou um tipo diferente de malware. Se você notou dois ou três deles aos mesmo tempo, isso é um forte sinal de que seu computador pegou um vírus. Dito isso, é bom saber que muitos malwares atuais, como spywares e criptomineradores, fazem de tudo para permanecer tão ocultos quanto for possível.

Para pegá-los, você precisa baixar um programa antivírus agora. Você pode baixar o AVG AntiVirus FREE e começar a usá-lo em apenas alguns minutos. Programas antivírus contam com verificadores e outras ferramentas para encontrar vírus e malwares, mesmo que seu computador não mostre nenhum sintoma.

Caso seu PC ou laptop tenha um vírus, tome as medidas a seguir (temos orientações para Mac no final dessa página):

#1 – Remova o vírus

Essas etapas devem funcionar independentemente do tipo de malware que esteja em seu sistema. O procedimento é eficaz para cavalos de Troia ou adwares, assim como para qualquer outo tipo de vírus.

Passo 1: Entre no Modo de Segurança

  1. Pressione a tecla Shift, depois reinicie seu computador abrindo o menu do Windows com um clique no ícone de energia. A seguir, clique em Reiniciar.

  2. Seu computador será reiniciado e exibirá um menu com diversas opções de inicialização. Escolha Solução de Problemas.

    Como Tirar Virus Que Abre Paginas Da Internet?

  3. Escolha Opções Avançadas.

    Como Tirar Virus Que Abre Paginas Da Internet?

  4. Clique em Configurações de Inicialização.

    Como Tirar Virus Que Abre Paginas Da Internet?

  5. Clique em Reiniciar.

    Como Tirar Virus Que Abre Paginas Da Internet?

  6. Pressione 5 para reiniciar no Modo de Segurança com Rede, mas não conecte seu PC à internet.

Passo 2: Apague os arquivos temporários

Enquanto estiver no Modo de Segurança, exclua seus arquivos temporários usando a ferramenta Limpeza de Disco:

  1. Vá até o menu Iniciar e encontre a opção Ferramentas Administrativas do Windows. Clique nela e escolha Limpeza de Disco no menu suspenso.

    Como Tirar Virus Que Abre Paginas Da Internet?

  2. Role pela lista “Arquivos a serem excluídos” e selecione “Arquivos Temporários”. Clique em OK.

    Como Tirar Virus Que Abre Paginas Da Internet?

Passo 3: Baixe um verificador de vírus

Há dois tipos de verificadores que podem detectar e excluir vírus de computador e malwares: os que agem em tempo real ou sob demanda:

  1. Um verificador em tempo real, como o AVG AntiVirus FREE, procura os vírus em segundo plano quando você está usando seu computador.

  2. Um verificador do sistema operacional sob demanda, como o Microsoft Safety Scanner, precisa sempre ser executado manualmente quando você deseja fazer a varredura.

Adquira para Android, iOS, Mac

Adquira para Mac, iOS, Android

Adquira para Android, Mac, iOS

Adquira para iOS, Mac, Android

O uso dos dois tipos de verificação pode ser necessário para remover o vírus. Caso não tenha um verificador de vírus instalado, essa é a hora de reconectar seu computador à internet e baixar um.

Mesmo que não possa se conectar à internet, você ainda pode baixar o Microsoft Safety Scanner, pois você iniciou seu computador no Modo de Segurança com Rede.

Passo 4: execute uma varredura por vírus

Execute o verificador sob demanda primeiro, depois use o verificador em tempo real. Um deles deve conseguir identificar e remover o vírus, mas a execução dos dois aumenta as chances de sucesso.

Se preciso, remova o vírus manualmente

Alguns malwares precisam ser removidos manualmente, mas você só deve tentar fazer isso se tiver experiência no uso do Registro do Windows e souber como verificar e excluir arquivos do sistema e de programas. Caso não tenha certeza, melhor contatar um especialista em tecnologia da informação (TI) com experiência na remoção de vírus.

#2 – Recupere ou reinstale todos os arquivos ou softwares danificados

Supondo que a verificação detectou e removeu o vírus, você deverá reinstalar todos os arquivos ou softwares danificados pelo vírus.

É aqui que os backups são úteis. Por isso recomendamos que você faça cópias de segurança regularmente, pelo menos uma vez por semana. Isso faz com que a restauração de arquivos deletados no Windows e Mac fique mais fácil. Para resultados ainda melhores, não se esqueça de adquirir um HD externo.

#3 – Melhore suas defesas

Mantenha sua proteção atualizada

Atualize seu antivírus para ajudar a proteger seu laptop ou PC contra todos os tipos de malwares. É fundamental manter sua ferramenta de cibersegurança atualizada, porque novos vírus surgem a todo momento.

Mesmo que você tenha comprado seu antivírus há apenas um mês, ele pode precisar de atualização. Confira as soluções de antivírus da AVG.

Elas podem ser instaladas com rapidez e atualizadas automaticamente para que você tenha uma proteção robusta e não precise esquentar a cabeça com isso.

Faça backups

Faça cópias de segurança dos seus arquivos regularmente e os salve em um HD externo ou em um serviço de nuvem (ou em ambos). Isso pode ajudar a evitar a perda de informação importante caso seja contaminado por outro malware. Se você não tem feito nenhum backup, melhor começar agora.

#4 – Tome medidas proativas para prevenir outras infecções

  • Esses são alguns procedimentos rápidos e fáceis que você pode executar para não se contaminar com um vírus novamente:
  • Instale as atualizações de software mais recentes para o Windows
  • Instale um programa antivírus
  • Faça backup de seus dados regularmente
  • Evite clicar em mensagens pop-up que dizem ter detectado um problema em seu computador
  • Cuidado ao abrir e-mails de endereços que você não reconhece, especialmente se eles contiverem um link ou anexo

Como se livrar de vírus ou malwares em um Mac

Muitos usuários de Mac acham que eles estão seguros contra vírus, spywares, vermes ou qualquer outro malware. Isso não é verdade, apesar de existir menos vírus e malwares desenvolvidos para atacar Macs do que os feitos para PCs Windows e laptops. Temos um guia completo de segurança para Mac, mas vamos falar rapidamente sobre isso aqui.

Alguns exemplos bastante conhecidos de malware para computadores Mac incluem:

  • MacDefender
  • MacProtector
  • MacSecurity

Esses nomes dão a impressão de produtos antivírus, mas são todos maliciosos e projetados para enganar usuários de Mac para que enviem dados de cartão de crédito ou detalhes da conta ID Apple. Não baixe nenhum deles.

Os dois principais riscos que os usuários de Mac podem enfrentar são alertas falsos de mensagens e malware previamente instalado.

Se ao navegar pela internet você encontrar uma mensagem do tipo “um problema que foi detectado com seu Mac”, provavelmente será uma tentativa de fazer com que você baixe malware.

Nesse caso, adote as dicas a seguir à sua rotina de boas práticas para usar o Mac com segurança.

  • Ignore a mensagem. Caso tenha baixado alguma coisa do site, feche o Safari (ou o navegador em uso), vá para a pasta de Downloads e arraste tudo o que estiver lá para a Lixeira. Depois a esvazie. Evite visitas a esse site: talvez ele tenha sido invadido.
  • Saia do aplicativo infectado. Se você acha que um malware já foi instalado no seu Mac – especialmente se estiver vendo mensagens pop-up pedindo sua ID Apple ou detalhes de cartão de crédito – saia do aplicativo ou software que pode estar infectado. Abra seu Monitor de Atividade e localize o aplicativo em questão ou procure pelo malware nomeado acima. Depois de identificá-lo, clique no botão Encerrar Processo, depois saia do Monitor de Atividade. Na sequência, vá até a pasta Aplicativos e arraste os softwares indesejados para a lixeira e a esvazie depois.
  • Finalmente, certifique-se de que todos os softwares e aplicativos estão atualizados. Também veja se você tem as últimas correções e atualização instaladas diretamente da Apple.

Assim como um PC, é bom ter uma proteção. O AVG AntiVirus para Mac é grátis e conta com ferramentas de cibersegurança abrangentes, podendo detectar e bloquear vírus, spywares, ransomwares e outros malwares em tempo real.

Além disso, sua atualização é automática para proteger seu Mac contra as últimas ameaças.

O AVG AntiVirus para Mac também ajuda a proteger sua família e amigos, detectando todas as ameaças ocultas em PCs ou dispositivos móveis e, assim, evitar que você contamine acidentalmente outras máquinas e vice-versa.

Adquira para PC, Android, iOS

Adquira para iOS, Android, PC

Adquira para Android, PC, iOS

Adquira para iOS, PC, Android

Eliminar virus que abre páginas de internet solas

Si has llegado hasta aquí quiere decir que estás teniendo problemas con un virus que abre páginas de internet sin que tú lo hayas solicitado. La mayoría de las veces esto puede solucionarse fácilmente, pero en otros casos puede llegar a ser un poco más problemático.

  • Este malware al cual hemos llamado «el virus que abre páginas de internet» puede que sea un spyware o adware, incluso podrían ser ambos.
  • A pesar de que el spyware y el adware no son tan peligrosos como otros tipos de virus, es importante deshacerse de ellos, ya que pueden llevarte a una infección mucho más grande y peligrosa.
  • En este artículo te explicamos cómo eliminar el virus que abre páginas de internet sin tu permiso y cómo identificarlo.

¿Qué virus puede abrir páginas y cómo afecta?

  1. Existen una gran variedad de programas maliciosos destinados a realizar este tipo de acciones en chrome, mozilla y otros navegadores.
  2. La finalidad de los atacantes es dirigir a los usuarios a páginas de procedencia dudosa que puedan afectar la estabilidad de nuestro ordenador.

  3. También en muchos casos, estas páginas que se abren «por arte de magia» tienen el fin de lucrar a los creadores del malware mediante la utilización del virus de publicidad, la cual muchas veces es bastante intrusiva.

Las páginas pueden abrirse como una página individual o un pop-up.

Regularmente se trata del segundo tipo, ya que suele ser más rentable para los ciber atacantes.

Muchos de estos programas potencialmente no deseados (PUP) pueden estar ligados directamente a un navegador mediante extensiones del navegador.

¿Cómo comprobar que tienes un virus?

  • En algunos casos muy extraños se puede dar el caso en que las páginas que se están abriendo solas no se traten de un virus, sino de un problema de hardware.
  • Hay que recordar que cada uno de los exploradores cuenta con atajos de teclado para abrir páginas.
  • Aunque sea algo muy extraño, puede darse el caso en el que tu ordenador tenga un problema de hardware que haga que una página común se abra automáticamente.
  • Para poder comprobar si este es tu caso, puedes dirigirte al Modo Seguro de Windows con funciones de red y navegar por un tiempo. Sigue estos pasos:
  • En Windows reinicia el ordenador y presiona F8 repetidas veces hasta que aparezcan varias opciones
  • Selecciona el Modo Seguro con Funciones de Red
  • Espera a que inicie el ordenador y usa tu navegador habitual para navegar por un período de tiempo 

Como Tirar Virus Que Abre Paginas Da Internet?

Si sigues teniendo este fallo, quiere decir que se trata de un problema de hardware, por lo cual es posible que debas cambiar tu teclado. Si no es el caso, entonces lo más seguro es que tienes el virus que abre páginas de internet.

Cómo eliminar el virus que abre páginas de internet

Ahora es momento de limpiar el virus que abre páginas en internet, algo que es bastante sencillo y hay muchísimas formas de hacerlo. Te explicamos:

En Windows

Cuando hablamos de Windows (sin importar la versión) contamos con varios métodos para eliminar este molesto malware. Te damos algunos métodos:

Usar un antivirus

Lo más sencillo es usar un antivirus para limpiar nuestros dispositivos. En este caso haremos uso de AdwCleaner antispyware.

  • Dirígete a AdwCleaner y descarga el software
  • Da clic en Descarga Gratuita e inicia la aplicación
  • Presiona el botón Scan Now y espera a que termine el análisis 

Ahora tienes tu ordenador limpio del molesto virus que abre páginas de internet.

Como Tirar Virus Que Abre Paginas Da Internet?

Manualmente

Si no cuentas con una conexión a internet para descargar el antivirus antes reseñado o no deseas descargarlo, entonces tendrás que hacerlo manualmente.

Esto es algo bastante sencillo, solo sigue estos pasos:

  • Haz clic en Inicio > Panel de Control
  • Ahora dirígete a Programas > Desinstalar un programa
  • Busca dentro de las aplicaciones aquellas que no hayas instalado
  • Clic derecho y luego Desinstalar
  • Espera a que termine el proceso y repite con todas las aplicaciones de este tipo 

Como Tirar Virus Que Abre Paginas Da Internet?

Asegúrate de no desinstalar aplicaciones del sistema

Remover pop-ups, malwares e anúncios indesejados

É possível que algum software indesejado ou malware esteja instalado no seu computador caso você veja alguns dos seguintes erros:

  • Os anúncios pop-up e novas guias não desaparecem.
  • A página inicial ou o mecanismo de pesquisa do Chrome está sempre mudando sem sua permissão.
  • Extensões ou barras de ferramentas indesejadas do Chrome não desaparecem
  • A navegação é invadida e redirecionada para páginas ou anúncios desconhecidos.
  • Alertas sobre um vírus ou um dispositivo infectado são exibidos.

No futuro, evite softwares indesejados limitando-se a fazer o download de arquivos ou acessar sites que sejam reconhecidamente seguros.

Aprenda a bloquear ou permitir pop-ups no Chrome.

Remover programas indesejados (Windows e Mac)

Antes de redefinir as configurações do seu navegador em um computador Windows ou Mac, verifique se há programas indesejados.

Remover malware do computador (Windows)

O Chrome pode ajudar você a encontrar programas suspeitos ou indesejados no seu computador. Se um programa indesejado for encontrado pelo Chrome, clique em Remover. O Chrome removerá o software, redefinirá algumas configurações para o padrão e desativará extensões.

Você também pode verificar se há malwares manualmente.

  1. Abra o Chrome.
  2. No canto superior direito, clique em Mais Configurações.
  3. Na parte inferior, clique em Avançado.
  4. Em “Redefina e limpe”, clique em Limpe o computador.
  5. Clique em Buscar.
  6. Se for solicitado que você remova o software indesejado, clique em Remover. Talvez seja necessário reiniciar o computador.

Remover programas maliciosos manualmente (Mac)

Remova do seu computador malwares e outros programas que você não se lembra de ter instalado.

  1. Abra o Finder.
  2. À esquerda, clique em Aplicativos.
  3. Procure programas desconhecidos.
  4. Clique com o botão direito do mouse no nome de todos os programas indesejados.
  5. Clique em Mover para lixeira.
  6. Ao terminar, na parte inferior, clique com o botão direito do mouse em Lixeira.
  7. Clique em Esvaziar lixeira.

Restaurar arquivos em quarentena (Windows)

O Chrome pode ajudar você a encontrar programas suspeitos ou indesejados no seu computador. Se um programa indesejado for encontrado, o Chrome removerá o software, redefinirá algumas configurações para o padrão e desativará extensões.

Se você acredita que um arquivo seguro ou pessoal foi removido pelo Chrome por engano, restaure o arquivo.

Como remover o vírus que abre janelas no Chrome?

Se tem algo que costuma tirar qualquer um do sério e tornar a navegação na web uma experiência desagradável são as janelas que abrem do nada, enquanto o usuário está em busca de algum site.

Em vez de abrir a página solicitada, outras páginas se abrem, o que atrapalha em muito a navegação.

Além disto o computador fica mais lento e a página inicial da web é alterada, sem que o usuário saiba como e porquê.

  • Leia também: Como remover o vírus que abre janelas no Android

Se você se identifica com o problema, saiba que muita gente passa pela mesma situação. São pessoas diferentes, dispositivos diferentes, mas as histórias e os problemas costumam ser os mesmos. Quer apostar como eu sei que nestes casos as causas para o sufoco são geralmente iguais? Vamos a uma rápida historinha.

Joana* queria baixar um programa, mas estava sem grana para pagar por ele. Então decidiu procurar na internet alternativas do software que fossem gratuitas. Mas Joana não se preocupou em verificar em uma loja oficial as opções disponíveis e viu uma oferta super tentadora de um site qualquer que prometia o download do produto de forma gratuita, sem estresse.

  “Que gente legal, né? Vão me disponibilizar o programa, sem cobrar nada por ele. Poxa, ainda existem pessoas boas”, pensou ela empolgada. Sua empolgação foi tanta que ela nem se preocupou em pesquisar mais sobre o site, o serviço, ou em ler os termos para o download do software. Animada, foi só clicando no “Avançar”, afinal “ninguém lê estas coisas mesmo, né?”.

Pobre Joana, mal sabia ela que de “boas intenções o inferno está cheio”. Alguns dias depois de baixar o programa, coisas estranhas começaram a acontecer em seu computador e janelas começaram a abrir sozinhas.

Além disto, a página de início foi modificada sem sua autorização e ela começou a receber vários links de publicidade que passaram a rechear a tela do computador por todos os cantos. Sem falar na lentidão da máquina.

É, Joana se deu conta que havia baixado algo a mais do que apenas o software que desejava e percebeu que as pessoas não costumam ser tão boazinhas assim pela internet, logo, é bom sempre desconfiar quando algum site está disponibilizando o download de um produto que é cobrado, de forma gratuita. O melhor é sempre verificar e ler os termos antes de iniciar qualquer download. Mas agora ela já estava com o problema e, como resolvê-lo?

  • Dica: Qual o melhor antivírus pago?

Joana é um personagem fictício, mas ela poderia muito bem ser eu ou você, ou seu colega de trabalho, da faculdade ou o vizinho.

A história de Joana representa o que acontece na maioria das vezes que o computador é infectado com malware e passa a abrir janelas indesejadas no Chrome.

É comum o usuário baixar um programa através de instaladores de terceiros e não pelo site oficial do programa e, ao clicar em “Aceitar”, concordar em instalar outros programas que podem modificar as configurações do navegador, sem se dar conta disto.

Em casos mais graves, não apenas janelas são abertas, mas uma terceira pessoa pode controlar o seu computador de forma remota, muitas vezes impedindo que o usuário realize as atividades que deseja, como ler e-mails.

Aviso: Não deixe chegar a este ponto. Para a alegria de Joana e outros tantos que estão passando pelo mesmo problema de nossa personagem, o contratempo tem solução, sendo que em muitos casos não é necessário formatar a máquina. Então, antes de correr para formatar o computador, veja a seguir algumas formas de solucionar o problema.

PS: O passo a passo a seguir foi feito em meu computador e obtive resultados satisfatórios. Espero que ajude a você também =D. 

1º –  Remover programas desconhecidos:

  • O primeiro passo será remover todos os programas desconhecidos do seu computador. Para isso, faça o seguinte:
  • 1 – Clique no menu Iniciar na barra de ferramentas do seu computador
  • 2 – Procure por “Painel de Controle”;

3 – Selecione “Programas” e depois “Programas e Recursos”.

4 – Procure por qualquer programa desconhecido relacionado ao site que está entrando no seu Chrome, por exemplo, qualquer coisa relacionada ao Snapdo, Hao123, Babylon.

Ask, PortalDosSites, Wysys Control, Extended Protection, eSave Security Control, Desk 365, Nation Zoom browser protection, DProtect, New Tabs Uninstall, BrowserProtect, Omiga plus, Dosearches Browser Protector, Plus HD, Lollipop ou qualquer outro programa desconhecido e desinstale clicando com o botão direito sobre o ícone do programa em questão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*