Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

Quando a gente se apaixona por um anel, não tem nada que faça tirar ele do dedo. Mas, existe uma situação complicada que às vezes acaba acontecendo com quem é fã e não consegue viver sem uma joia na mão – O anel ficou preso, e agora?

O dedo fica inchado e não tem santo que faça alguém tirar o anel apertado. Isso pode acontecer provando um anel na loja ou até mesmo quando a gente é presenteada com uma joia linda, mas de tamanho um pouco menor que o ideal.

Como tirar anel preso no dedo?

Não existe mágica. A não ser na nossa flanela que, essa sim, é mágica!

Mas, a gente tem uma série de dicas (quase sempre) infalíveis para o seu dedo não ficar roxo, dolorido e o anel escorregar do dedo direitinho.

O primeiro passo é ficar bem tranquila. Quanto mais nervosa você fica, mais torturante se torna o processo e não é nada bom para seu dedo. Respira, aguenta firme e fique ligada nas dicas:

Girar o anel preso no dedo pode parecer bem óbvio. Mas, rodar o anel lentamente de um lado para o outro e puxando para o lado de fora simultaneamente, é uma boa ideia para soltar a joia com facilidade. Inclusive, fica a dica: tente fazer isso antes de qualquer outra coisa. Às vezes, tudo é uma questão de jeito (e de não forçar mais a joia para entrar no seu dedo :P).

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

  • 2. Experimente passar alguns produtos lubrificantes

A gente não aconselha o uso de produtos como cremes hidratantes, por exemplo, em joias, porque esses tipo de produto tende a escurecer a prata. Mas, nessas sinucas de bico, eles podem ser seus aliados.

Você pode experimentar passar detergente líquido, algum creme, condicionador ou algum produto lubrificante que não prejudique seu dedo e ajude o anel a deslizar. É só aplicar o produto ao redor do anel, de maneira que ele se infiltre por debaixo da joia.

Depois é só rodar com delicadeza e jeitinho, como a gente ensinou ali em cima.

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

Nenhuma das alternativas anteriores funcionou? Calma, ainda não é hora de entrar em pânico.

Essa é a última dica é infalível para conseguir tirar aquele anel apegado que não quer sair do seu dedo.

Como funciona?

  • Use um fio dental ou uma linha bem firme;
  • Passe uma ponta do fio por baixo do anel, até sair do outro lado;
  • Amarre o fio no anel para garantir que ele não solte;
  • Então é só enrolar o fio no dedo, fazendo pouca pressão para não se machucar;
  • Depois desamarre o fio, da base do dedo para a ponta. Enquanto você desamarra, o anel irá se mover no dedo até que fique frouxo e você possa finalmente ficar livre. o/

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

Para ficar mais fácil de entender, esse vídeo mostra como funciona:

Viu só? Não há motivos para criar pânico. ????

  • Agora chega aqui, que nós temos anéis lindos para você colocar no dedo e ficar com vontade de tirar nunca mais.
  • Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo? Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo? Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?
  • Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo? Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo? Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?
    Aliança em Prata Royale |  Aliança em prata Silver Bold | Anel Zircônia Branca
  • Anel Cinco Aros com Ródium | Anel Ônix Oval | Anel Envelhecido Cinco Fios
  • Não consegue viver sem um anel no dedo? Conheça a nova coleção de anéis da Prata Fina:

5 maneiras de remover um anel que ficou entalado no dedo

Já aconteceu de você experimentar um anel que parecia grande, mas que acabou ficando entalado no seu dedo? Tenha calma! Conheça 5 métodos para removê-lo:

Método 1 – Geral

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

1) Coloque seu dedo indicador gentilmente no anel preso e ponha o polegar abaixo dele. Comece a torcer o anel gentilmente para frente e para trás, enquanto lentamente puxa o anel para fora.

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

2) Certifique-se de não puxar e rodar demais. Isso pode causar mais inchaço e fazer com que fique até mais difícil de tirar o anel.

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

1) Use algo escorregadio. Existem vários itens seguros em casa que podem ser usados como lubrificantes para remover o anel e com mínimos danos à pele. Limpadores à base de amônia funcionam melhor. Se a pele estiver rachada ou cortada, use seu lubrificante com cuidado. Do contrário, tente qualquer um destes, usando uma quantidade generosa até um pouco antes da base do dedo.

  • Vaselina
  • Limpador de janela (os joalheiros profissionais usam isso com frequência, mas certifique-se de que não há problemas em usar na pele, leia o rótulo primeiro)
  • Loção para mãos
  • Shampoo/Condicionador de cabelo
  • Pomada antibiótica (a melhor opção se a pele estiver rachada)
  • Spray de cozinha, manteiga ou óleo de cozinha
  • Margarina
  • Manteiga de amendoim em pasta (pode ser um pouco grudenta, mas funciona para tirar o anel)
  • Sabão e água
  • Óleo para bebê

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

2) Mova o anel, fazendo com que o lubrificante entre por debaixo dele. Dê uma volta ou duas com o anel ao redor do dedo e coloque mais lubrificante. Gentilmente, puxe o anel do dedo, movendo-o para frente e para trás e girando enquanto faz isso, se preciso.

Método 3 – Elevação

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

Eleve o braço. Se você ainda não puder remover o anel, tente elevar o braço acima do nível do ombro por alguns minutos.

Método 4 – Água Gelada

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

Mergulhe a mão em água gelada. Você já percebeu que os anéis cabem melhor em você em dias frios ao invés dos dias quentes? Coloque a mão em água gelada, não congelante, e deixe lá por alguns minutos. Deixar sua mão na água não deve doer.

Método 5 – Fio Dental

Fonte: WikiHow.

Aprenda técnica infalível para tirar anel preso no dedo

Quem nunca passou por um aperto daqueles, com um anel preso no dedo? Pode ser por causa do inchaço da TPM, por ter experimentado aquele anel da amiga (às vezes o de noivado, né?) e por outras razões de força maior. O problema, nesses casos, é agir rápido para controlar o inchaço do dedo e impedir que a situação fique ainda pior.

Isso porque, por mais que pareça uma grande besteira, muita gente acaba tendo que ir ao médico para retirar o anel preso no dedo, já que a coisa toda fica, literalmente, roxa. Aí, o método de retirada o anel apertado não é nada bonita e garante alguns minutos de pura agonia.

Então, para evitar situações drásticas de agora para frente e nunca mais entrar em desespero por causa daquele anel preso no dedo, vamos ensinar hoje uma técnica infalível e rápida para resolver esse “perrengue”. Tudo está bem explicado no vídeo que você confere no final da matéria, mas não custa nada detalhar o passo-a-passo aqui, para você entender melhor, não é mesmo?

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

De forma geral, para tirar o anel preso do dedo você só vai precisar de um bom e generoso pedaço de fio dental. E nada mais que isso. Quer saber por quê? O fio dental pode ser extremamente resistente e ter uma função incrível nesse processo: ele vai ajudar a forçar a circunferência do seu dedo ficar mais fina, ao mesmo tempo em que puxa para cima o anel.

Interessante, né? Parece até milagre, mas quando você ver como funciona vai ver que é só uma soma de criatividade e inteligência mesmo. Isso porque, para conseguir tal façanha, você só precisa enrolar o fio dental no dedo problemático.

Leia também:  Como Saber Quando Vou Menstruar Pela 1 Vez?

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

Mas, antes de você faça errado, não se esqueça: a primeira coisa que tem que fazer é passar a ponta do fio dental por baixo do anel preso no dedo. Então, sem perder essa pontinha, vá enrolando o fio em volta da parte inchada do dedo, o deixando o mais justo que puder.

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

Aí, então, é só amarrar a ponda que você acabou de enrolar. Então, você precisa pegar aquela primeira ponta, que passou debaixo do arco do anel; e puxá-la com cuidado. O que vai acontecer em seguida? O anel vai começar a se desprender e a sair do dedo, passando pela parte apertadinha pelo fio dental.

Fala sério, não é uma técnica genial? Agora pense em todo o aperto que você já passou na vida por causa de um maldito anel preso no dedo!

Veja, no vídeo, a técnica para retirar o anel preso no dedo:

Fonte: Segredos do Mundo, YouTube

Como tirar anel do dedo inchado de maneira inteligente?

Aí está você, experimentando um anel que não usava há décadas, e o inevitável acontece: o danado entala, não quer sair. Puxa daqui, puxa dali e nada. Bate aquele nervosismo, você começa a suar, dá uns puxões, machuca a mão, mas a peça insiste em ficar. Parece que nasceu ali.

Quem nunca se pegou pensando em como tirar anel do dedo foi porque não passou por um apuro desses ainda. Porém, essa é uma situação muito comum.

Às vezes, a gente morre de amores por um anel da moda, mas ele definitivamente não encaixa como deveria. Apesar do que dita o bom senso, tentamos fazê-lo entrar na marra. Aí, ao querer tirá-lo depois, percebemos a bobagem cometida.

Ou então, o ponteiro da balança subiu sensivelmente, o que nos deixou o dedo um pouquinho mais gordinho do que era.

Talvez seja algo ocasional, resultado do inchaço que o corpo sofre no decorrer do dia, derivado de fatores externos (temperatura) ou internos (hormônios, alimentação com excesso de sódio, retenção de líquidos, etc).

Independentemente do motivo, o dedo já não comporta o anel e você sofre para removê-lo. Bem, tem jeito melhor de fazer isso. Para saber como tirar anel do dedo de maneira inteligente é só seguir lendo este post.

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

1. Rodar o anel

A primeira providência ao tentar sacar um anel recalcitrante deve ser, realmente, impor-lhe alguma pressão. Porém, não da forma desesperada descrita logo no início do post. Ou seja, nada de puxões.

Em vez disso, segure a semijoia com o indicador e o polegar da outra mão e vá girando a peça, de modo que ela descole da pele e caminhe em direção à junta do dedo. Torça-a para a frente e para trás, mas de maneira suave, de forma a não causar machucados ou agravar um eventual inchaço.

Com um pouco de sorte, isso é o que basta para remover o anel. Do contrário, há outras alternativas.

2. Usar um lubrificante

Essa é, sem dúvida, a técnica mais eficiente para se livrar de anéis que não sabem quando soltar: lambuzar o dedo com alguma substância escorregadia, que faça com que o aro de metal deslize suavemente para fora.

Entre as substâncias que podemos aplicar estão os sabonetes líquidos, as loções hidratantes, shampoo ou condicionador de cabelo, vaselina, limpadores à base de amônia e até limpador de janelas (muito usado pelos joalheiros, pode acreditar).

O procedimento é simples: você passa o produto que tiver à mão no dedo do anel, movendo a semijoia para que o lubrificante penetre por baixo dela, e a seguir aplica o movimento ilustrado no item acima (rodar o anel). É provável que, dessa vez, você consiga despachar o obstinado acessório.

No entanto, há alguns cuidados a se tomar. No caso de a pele do dedo apresentar alguma laceração, certos produtos devem ser evitados, especialmente os de limpeza, para não causar queimadura ou irritação.

Também deve-se levar em conta que algumas loções podem escurecer ou manchar o metal. Caso isso ocorra, neste post você encontra dicas sobre como recuperar o brilho das semijoias.

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

3. Passar um fio

  • Aqui temos uma alternativa mais elaborada, um tanto “MacGyver”, mas, se até agora nada deu certo, não custa tentar.
  • A receita é a seguinte: arranje um pedaço de fio dental ou de linha bem resistente, passe uma das pontas por debaixo do anel (talvez seja necessário usar um passa fio ou uma agulha — só tome cuidado para não se espetar com ela) e enrole o restante em volta do dedo, entre o anel e a junta.
  • Cuidado para não apertar demais, pois isso pode comprometer a circulação sanguínea ou aumentar o inchaço.

Uma vez enrolado o fio, basta pegar a ponta que você passou por baixo do anel e, com ela, ir desenrolando a linha. Ao fazer isso, o acessório vai sendo deslocado até passar pela junta do dedo e — se tudo correr como planejado — o problema está resolvido.

4. Levantar o braço

Essa é mais uma solução prosaica, mas passível de resultado positivo caso o problema seja ocasionado pela pressão sanguínea que incide sobre os membros inferiores, resultando em inchaço dos dedos em determinados períodos do dia.

Então, para combater esse volume extra, basta levantar o braço, mantendo a mão acima do nível do ombro por alguns minutos. A tendência é que o inchaço diminua e o anel saia sem maiores malabarismos.

Claro que ficar com a mão para cima pode ser um pouco incômodo. Sendo assim, experimente sentar numa cadeira e repousar o cotovelo sobre o encosto dela, mantendo a mão elevada sem maior esforço.

5. Mergulhar a mão em água gelada

Assim como faz certos materiais expandirem, o calor nos incha, deixando os dedos mais roliços que de costume. Por isso, faz sentido mergulhar a mão numa tigela de água gelada (não congelante!) para reduzir o dedo ao volume normal e retirar o anel que cismou de ficar. Simples assim.

6. Procurar ajuda especializada

Bem, nada disso funcionou. Nesse caso, é hora de buscar ajuda especializada.

Caso haja algum joalheiro por perto, você pode ir até lá e pedir um auxílio. O profissional pode tanto ter algum truque engenhoso para desprender o anel quanto, caso julgue necessário, o instrumental adequado para cortar o anel.

Cortar o anel? Em situações extremas, é o que resta fazer.

Na ausência de um especialista desses, você pode recorrer ao Corpo de Bombeiros, pois eles têm ferramentas capazes de romper o anel.

Agora, se seus esforços infrutíferos acabaram machucando ou causando um roxidão preocupante no dedo, o melhor mesmo é procurar um médico.

Uma vez tenha conseguido se livrar do bendito acessório, não deixe de limpar a área da mão onde ele estava nem de cuidar de um eventual ferimento. E, igualmente importante: não tente pôr o anel de volta até que seu pobre dedinho volte ao tamanho normal.

Falando em tamanho, mesmo que agora você saiba como tirar anel do dedo, não compensa arriscar. Antes de adquirir um aro novo para enfeitar a mão, verifique se ele realmente cabe em você.

Leia também:  De Onde Vem O Plastico E Como Ele E Feito?

E não deixe de visitar a seção de anéis da Linda Bela. Você compra online, recebe em sua casa, em qualquer lugar do Brasil. Sem complicações!

Comentários

Bombeiros retiram anel preso em dedo de criança em São Gonçalo do Amarante – Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social

Como Tirar Um Anel Que Ficou Preso No Dedo?

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou em uma ocorrência para retirar um anel que ficou preso no dedo de uma criança de nove anos. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), no município de São Gonçalo do Amarante, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

Por volta das 10h35min, equipes da guarnição de Socorro do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, foi acionada para a ocorrência via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente a guarnição da 4ª Cia/2º BBM se deslocou até o Hospital Geral Luiza Alcântara e Silva, onde a criança estava.

A equipe realizou uma inspeção visual e, mediante a ausência de risco, apesar do dedo do garoto se encontrar inchado, iniciou-se o corte da aliança por meio de uma minirretífica. Após a intervenção, os bombeiros retiram o anel preso no dedo do jovem.

De acordo com o Tenente Abreu, “todas as guarnições de Resgate e de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros dispõem desse equipamento, além das unidades operacionais. Neste caso específico, a vítima foi direto ao Hospital de São Gonçalo do Amarante, que acionou os bombeiros militares da 4ª Cia/2º BBM, Quartel de São Gonçalo do Amarante/Pecém”, destacou o oficial.

Prevenção

Igualmente, conforme o TC Anderson Viana, situações como essa são corriqueiramente atendidas nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros. “Muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da Corporação em busca de auxílio em casos semelhantes.

No entanto, recomendamos que, primeiramente, quando possível, a vítima deve se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica.

Somente após essa avaliação que os bombeiros militares deverão atuar”, ressaltou o comandante de Bombeiros do Interior (CBI).

Em 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 110 ocorrências de retirada de anel/aliança em dedo. Em 2019, foram atendidas 61 ocorrências.

5 dicas infalíveis para tirar o anel preso no dedo | Waufen

Quem nunca passou pela situação terrível de ter um anel entalado no dedo, não é mesmo? Seja por inchaço provisório, quilinhos a mais ou término de relacionamento, é bem comum que isso ocorra pelo menos uma vez em sua vida. A gente faz força e mais força, mas o danado não sai.

Se você nunca mais quer passar por isso, nós trouxemos 5 infalíveis dicas para tirar o anel preso no dedo. 

1. Método básico

Bom, antes de recorrer a meios mais elaborados de tirar o anel preso no dedo, é preciso testar a forma básica de tirá-lo. Faça isso colocando seu dedo indicador no anel e o polegar abaixo dele. Agora, torça vagarosamente a peça para frente e para trás, puxando devagar.

truque para tirar o anel preso no dedo

Apesar de simples, essa técnica é bastante eficaz quando o dedo não está muito inchado ou machucado. O segredo é não se desesperar. Respira fundo que vai.

[product_lookbook cat=”aneis-ouro” products=”20″]

2. Lubrificando o dedo

Se a técnica 1 não deu certo para você – ou se quer se poupar da força – tente lubrificar o dedo.

Utilizando algo escorregadio, você facilita o deslizamento da peça e consegue tirá-la sem machucar a pele. Sabonetes líquidos e produtos de limpeza à base de amônia são excelentes opções.

Só tome cuidado caso sua pele esteja ferida. Nesse caso, evite esses produtos e opte por uma pomada antibiótica.

Consegue tirar o anel preso no dedo?

Além dos itens citados, produtos como a vaselina, loção para as mãos, creme hidrante, condicionar de cabelos e óleo para bebê também costumam ser eficientes para tirar o anel preso no dedo. Escolhido o produto, passe e tente mover a peça dando algumas voltas com ela ao redor do dedo. Se ainda estiver difícil a retirada, coloque mais lubrificante.

[product_lookbook cat=”aneis-em-prata-e-rodio” products=”20″]

3. Levante o braço

Pode parecer simples, mas manter o braço levantado por algum tempo pode ser um método muito eficiente para tirar o anel preso no dedo. Isso acontece porque quando você mantém o braço e as mãos abaixo da linha do coração, esses membros recebem uma grande quantidade de sangue – o que faz com que o inchaço aumente.

anel preso no dedo

Tente ficar alguns minutos com o braço levantado. Para não incomodar, encoste na parte traseira de uma cadeira e deixe o cotovelo apoiado nela.

4. Coloque água gelada

Você já percebeu que os anéis ficam mais largos em seu dedo em dias frios? Isso é muito normal, já que o calor tende a inchar nossas mãos. Por isso, um ótimo jeito de tirar o anel preso no dedo

é mergulhar a mão inteira em uma tigela de água gelada. Depois de alguns minutos, o inchaço tende a diminuir e você poderá remover o anel facilmente. Como tirar o anel preso no dedo?

[product_lookbook cat=”aneis-de-perolas” products=”20″]

5. Utilize fio dental ou linha

Se nada disso funcionou para você tirar o anel preso no dedo, essa técnica provavelmente será eficaz. Você vai precisar inserir a ponta de um fio dental ou linha forte por debaixo do anel.

Se estiver muito difícil de fazer isso, utilize uma agulha. Depois, basta dar várias voltas com a linha ao redor do seu dedo, até a base.

Amarre bem, mas tome cuidado para não ficar tão forte a ponto de deixar seu dedo roxo.

Agora, é só desamarrar o fio a partir da base do dedo. A medida que você for retirando o fio, o anel também irá se mover. Apesar de ser mais elaborado, essa técnica é infalível.

Se quer saber mais sobre essa última técnica, dê o play no vídeo abaixo:

[ux_latest_products columns=”4″ title=”Lançamentos de Semi Joias da Moda!”]

[ux_instagram_feed username=”waufen” photos=”999″ text=”Siga-nos no instagram..”]

[ux_product_categories number=”10″ parent=”0″ columns=”4″ title=”Semi Joias” ]

Como tirar anel preso no dedo? Bombeiros de MG mostram técnica

Um vídeo divulgado na tarde de hoje pelos Bombeiros de Minas Gerais mostra como é possível evitar a perda de um dedo com a técnica do fio dental. O procedimento possibilita a retirada do anel preso sem necessidade de cortá-lo e sem trazer sofrimento à vítima.

De acordo com o Tenente Tárcio Salles, da Primeira Companhia de Poços de Caldas (MG), a corporação entendeu a necessidade de fazer a gravação porque são recorrentes os casos em que as pessoas aparecem com o dedo inchado, já sem circulação diante do uso de um anel apertado.

Foi o caso de um homem de 52 anos da cidade, que não foi identificado. Segundo os militares, ele compareceu ao Corpo de Bombeiros com o dedo mínimo da mão direita roxo. O anel precisava ser retirado com urgência.

Ao analisarem a situação, perceberam que seria possível utilizar a técnica do fio dental. Em entrevista ao UOL, o tenente explicou como é o procedimento.

“A gente utiliza um pedaço de fio dental ou de linha e passa algumas vezes no dedo da pessoa, em que está o anel estrangulado e depois vai retirando o fio dental fazendo um movimento circular em que o anel vai deslizando e saindo do dedo”, explica o tenente.

Leia também:  Como Desprezar Um Homem Que Vc Gosta?

O militar, no entanto, adverte que se o dedo estiver muito inchado, na maioria das vezes, é preciso cortar o anel com alicate ou equipamento elétrico, mas este é um procedimento que necessita muito cuidado e habilidade porque pode machucar a vítima.

O jornalista Ricardo Reis conta que já viveu essa experiência nada agradável com a filha mais nova. Ela acordou no meio da noite com o dedo estrangulado pelo anel.

“Foi um grande sufoco. Naquele momento, a gente nem sabe o que fazer. Tentei tirar o anel com sabonete, mas não saía, e aí decidi cortar com alicate de corte, pressionando a pele do dedo para baixo, para não machucar minha filha. No final deu tudo certo, não desejo isso para ninguém”, relembra o jornalista.

Os bombeiros orientam que, ao fazer uma atividade física, é preciso retirar a aliança ou o anel porque a tendência é o sangue circular e os dedos incharem. Quando a circulação do sangue é interrompida (neste caso, pelo anel), é preciso que a remoção do objeto seja urgente, pois há o risco de necrose e perda do dedo.

A corporação alerta, ainda, que a população evite o uso de anéis de aço, pois eles são mais difíceis de cortar. Caso seja necessário o atendimento de emergência, a vítima pode comparecer diretamente a uma unidade do Corpo de Bombeiros ou solicitar o atendimento através do telefone 193.

Aprenda 7 maneiras inteligentes para retirar um anel preso no dedo

Quem nunca passou pela terrível situação de ter um anel entalado no dedo? Seja pelos quilinhos a mais, um inchaço provisório ou o fim do relacionamento, é bem comum que isso ocorra. Mas não precisa se preocupar, pois nós vamos ensinar para você 7 maneiras inteligentes para se livrar daquele terrível anel.

1. O método básico

Esse é o jeito mais simples e fácil para retirar um anel preso. Coloque seu dedo indicador gentilmente no anel que está entalado e ponha o polegar debaixo dele. Agora, torça vagarosamente o anel para frente e para trás, puxando devagar o anel para fora dele.

Essa técnica é simples, mas bastante eficaz quando o dedo não está muito inchado ou machucado. Todavia, certifique-se de não puxar ou rodar o anel demais, visto que isso pode fazer com que o inchaço agrave e faça com que o anel se torne ainda mais difícil de se retirado.

2. Lubrificando o dedo

Até mesmo em casa, é possível encontrar diversos produtos que podem auxiliar na lubrificação do dedo. Utilizando algo escorregadio, você facilita o deslizamento do anel e consegue tirá-lo sem ferir a pele.

Produtos de limpeza à base de amônia desempenham um papel melhor no processo, assim como sabonetes líquidos.

Entretanto, é bom tomar cuidado caso a pele do dedo esteja cortada ou rachada, pois alguns produtos podem causar irritação.

Alguns dos itens que podem ser utilizados na tarefa são vaselina, loção para mãos, creme hidratante, shampoo ou condicionador de cabelo, sabão e água, pomada antibiótica (muito recomendável se a pele estiver machucada), margarina, manteiga, óleo de cozinha, óleo para bebê e limpador de janelas – geralmente, os joalheiros usam esse produto, mas é bom ler o rótulo antes para não causar mais irritação na pele.

Depois de ter escolhido o melhor produto, mova o anel para fazer com que ele entre por debaixo dele. Dê algumas voltas com ele ao redor do dedo e insira mais lubrificante. Agora, puxe o anel que está preso no dedo, movendo-o para frente e para trás e girando. Dessa maneira, a aliança vai deslizar e você estará livre.

3. Elevar o braço

Quando você mantém o braço e as mãos abaixados e abaixo da linha do coração, os membros recebem uma quantidade excessiva de sangue e, portanto, o inchaço tende a aumentar. Logo, uma boa dica é fazer justamente o contrário. Mantenha o braço e a mão elevados sobre uma mesa ou qualquer superfície que esteja ligeiramente superior à linha do peito.

Procure sentar-se encostado na parte traseira de uma cadeira e deixe o cotovelo apoiado nela. Fazendo isso, o fluxo de sangue no membro vai diminuir e reduzir o inchaço no dedo. Aguarde alguns minutos e, quando o anel estiver mais frouxo, repita o processo de torção e puxamento do objeto.

4. O método da água gelada

Provavelmente, você já deve ter percebido que os anéis cabem melhor em seus dedos em dias frios, não é mesmo? Logo, uma boa maneira para afrouxar o item preso no dedo é mergulhar a mão inteira em uma tigela com água gelada – mas não congelante. Depois de alguns minutos, o inchaço deve diminuir e você poderá remover o anel.

5. Fio dental ou linha

Esse é um método mais elaborado, mas que pode ser muito eficaz dependendo do tamanho do inchaço.

Primeiramente, insira a ponta de um fio dental ou linha forte por debaixo do anel – se estiver muito difícil, faça isso utilizando uma agulha. Depois, amarre a linha até a base do dedo.

É importante amarrá-la bem, mas tomando cuidado para não ficar tão forte a ponto de causar dor ou deixar o dedo roxo.

Agora, desamarre o fio dental, a partir da base do dedo. Repare que, à medida que você retira o fio da base, o anel também se move no dedo. Por fim, basta retirá-lo. Caso o anel fique parcialmente fora, basta repetir o processo até que ele saia por completo.

6. Diminuir na quantidade de sal e esperar até a tarde

Em geral, na parte inicial da manhã, as mãos e os dedos ficam mais inchados. Caso o anel esteja preso e você tenha acabado de acordar, espere pelo menos até a tarde ou o fim do dia para tentar removê-lo novamente.

Outro agravante é o consumo de sal no dia anterior. Uma boa dica é evitar consumir mais sal até o entardecer e beber bastante água para removê-lo do organismo. Fazendo isso, o inchaço deve diminuir e você conseguirá tirar o anel muito mais fácil. Nunca se esqueça de limpar a área em que o anel estava preso e não coloque-o de volta até o dedo desinchar.

7. Ajuda profissional

Se nenhuma das dicas anteriores deu certo, está na hora de procurar um profissional. Em casos mais graves, os bombeiros podem remover o objeto utilizando um tesourão de corta a fio ou, caso vítima esteja sofrendo muita dor e com muito inchaço, eles podem aplicar anestesia local e usar uma microretífica. Mas, por favor, não tente fazer isso em casa!

Os joalheiros também costumam ter uma ferramenta de corte especial, capaz de dividir o anel em duas partes. Mas, se o inchaço estiver muito grave e a dor intensa, é melhor procurar um médico.

*Publicado em 16/06/2014

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*