Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

O papel de parede é uma forma fácil e barata de transformar a decoração. Ele voltou a ser tendência nos últimos anos e existem cada vez mais tipos e estampas disponíveis no mercado.

Mas o que fazer se o seu estiver danificado ou soltando? Ou ainda se quiser trocar o papel ou usar outro tipo de material na parede? Aqui nós vamos ensinar quatro formas fáceis de como tirar papel de parede.

O que você precisa saber sobre como tirar papel de parede

Seja qual for o seu motivo para querer saber como tirar papel colado na parede, já adiantamos que não é algo tão difícil, mas também não é um processo rápido. Existem modelos diferentes de papel de parede e eles oferecem níveis diferentes de resistência à retirada.

Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

Os papeis de parede removíveis saem facilmente, basta puxar uma ponta que ele se solta. Porém, se você quer saber como tirar papel de parede tradicional, saiba que é necessário mais esforço.

Antes de falarmos sobre os métodos de como tirar papel de parede, é bom que você saiba que todos usam água. Então, se o seu papel de parede for impermeável, primeiro deverá retirar a película protetora. Caso não consiga, faça alguns cortes nele com um estilete para que a água consiga passar.

Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

Estamos quase chegando às formas de como retirar papel de parede, porém primeiro precisamos falar sobre o que fazer antes de começar esse processo. Como dissemos anteriormente, isso pode demorar horas, então o ideal seria fazer no final de semana, com tempo livre e luz natural.

Por que a luz natural é importante? Simples, porque você vai precisar desligar o disjuntor do ambiente antes de começar a colocar em prática o método que escolher de como tirar o papel de parede. Além disso, também é indispensável cobrir tomadas e interruptores com fita para evitar acidentes.

Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

Afastar os móveis das paredes é outra tarefa importante, assim você evita que eles acabem molhados. Agora que você já sabe tudo isso, vamos à lista de materiais necessários para todas as formas de como tirar papel de parede:

  • Espátula de plástico
  • Rolo de pintura
  • Bandeja de pintura ou balde

Como tirar papel de parede com água

Esta é uma das maneiras mais simples de como tirar adesivo de parede. Basta encher um balde com água quente e usar o rolo de pintura para molhar a parede até que o papel e a cola amoleçam. Aí é só usar a espátula para retirar o material de baixo para cima.

Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

A segunda forma de como tirar papel colado na parede é com uma mistura de amaciante e água quente. A proporção é de 1/4 de amaciante para 3/4 de água ou ainda 1/2 amaciante e 1/2 água. Com a solução pronta, é só aplicar sobre a parede com o rolo de pintura, deixar de molho por alguns minutos e usar a espátula para retirar o papel de baixo para cima.

Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

O terceiro método de como retirar papel de parede é com vinagre branco e água quente. Em um recipiente, misture 1/5 de vinagre e 4/5 de água. Em seguida, use o rolo de pintura para passar a solução sobre a parede até que o papel e a cola amoleçam. Para garantir que o cheiro saia do ambiente, deixe as janelas e as portas abertas.

Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

Se você tiver acesso a um vaporizador, pode usá-lo como um jeito de como tirar adesivo de parede. É só aplicar o vapor em seções segurando o aparelho contra o papel de parede e, à medida que for avançando, levantar o papel com a espátula.

Para garantir sua segurança, use luvas e mangas compridas, assim você se protege do vapor e das gotas que podem se soltar do vaporizador.

Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

Depois de você escolher um desses meios de como tirar papel de parede e colocá-lo em prática, você pode perceber que um pouco da cola continua na parede. Para retirá-la, é só usar uma mistura de água quente e detergente e passá-la na superfície com uma esponja. Por fim, enxágue com um pano úmido.

Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

Como retirar papel de paredes? Dicas de um profissional

Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

Papel de parede é bonito, bonitão, e já sabemos que é trabalhoso, mas possível aplicar sem a ajuda de um profissional. Só que na vida, amores vão e vêm… Um belo dia você acorda e descobre que aquela parede não é mais o amor da sua vida. Normal. Ok, mas aí vem a pergunta crucial: e agora, quem poderá me socorrer? Como arrancar o papel tão bem coladinho da parede? É impossível? Só com pedreiro? É de arrancar os cabelos? Ahá! Não contava com a minha astúcia! Pois eu te digo que pra fazer essa separação você não vai precisar nem da ajuda do Chapolin Colorado.

Pesquisamos bastante e a maioria dos sites traz receitas mirabolantes com vaporização, sabão em pó, de coco e até produtos específicos. Só faltou um método com ebó. 😀 Para acabar com esse disse-me-disse, entrevistamos Nil Boechat, que trabalha com aplicação papel de parede há 25 anos. Segundo ele, basta molhar um rolo de pintura com água, e passar na parede até que o papel esteja bem molhado. Depois, é só raspar com a espátula, com cuidado para que ninguém saia machucado nessa separação – no caso sua mão ou a parede. E se prepara pra um chopinho depois, porque esse serviço dá uma canseira monstro.

Como Tirar Papel De Parede Que Não Quer Sair?

Vamos lá, mãos à obra! Tudo o que vai precisar é de um rolo, uma espátula e água.
Nil disse que, em aproximadamente uma hora e meia, é possível retirar o papel de uma parede de 3×4 metros. Isso pode variar de acordo com o tempo em que o papel foi aplicado. Se é mais antigo, pode ser que demore um pouco mais para sair. Claaaaro que também varia com a sua habilidade e disposição. 🙂

♥ Mas e como tirar o papel de parede de uma superfície de gesso?

Tudo bem. A água vai amolecer apenas o papel e não vai interferir na sua parede;

♥ Mas e se o meu papel de parede é vinílico e impermeável?

Neste caso, primeiro retire manualmente a película protetora. É só puxar por uma das pontas. Sai fácil, como um adesivo (segundo o Nil). Só então passe o rolo com água. ♥ Quando aplicar um papel de parede, pense que um dia poderá se enjoar dele. Por isso, na aplicação, use apenas cola própria para papel de parede. A cola branca, comum, vai dar um trabalho bem maior para tirar.

E você, já passou por algum divórcio com seu papel de parede? Conta pra gente como foi essa experiência, vai…

Como retirar papel de paredes? Dicas de um profissional. Reviewed by vivianne pontes on
8/10/2013. Papel de parede é bonito, bonitão, e já sabemos que é trabalhoso, mas possível aplicar sem a ajuda de um profissional . Só que na vida, … Rating: 5

Como tirar papel de parede: saiba como remover passo a passo

O papel de parede é uma opção interessante para quem quer dar um toque diferenciado as paredes da casa e prefere não usar tinta. Algo temporário, que possa ser removido posteriormente. Com isso, surge então a pergunta: como tirar papel de parede tradicional?

Será que se trata de uma tarefa difícil ou é mais prática do que realizar a pintura de paredes? Se você tem papel de parede em casa e decidiu que chegou a hora de trocá-lo, veja como fazer isso:

Preparação

Antes de começar a retirar o papel de parede é indicado tomar alguns cuidados como:

Desligar a eletricidade

Para evitar choques elétricos, já que você vai precisar de espátula para remover o papel de parede e terá que desconectar tomadas e interruptores.

Trabalhe em um ambiente iluminado

O ideal é deixar para cumprir essa tarefa durante o dia, de forma que o fato da energia elétrica estar desligada não te atrapalhe. Mas se precisar, use abajures e luminárias a pilha para deixar o ambiente mais iluminado.

Remoção de molduras, tomadas e interruptores

Retire as molduras das tomadas e interruptores, pois parte do papel de parede pode estar preso por baixo delas. Lembre-se de em seguida proteger a tomada e o interruptor com jornal e fita crepe, pois o processo de remover o papel de parede é um pouco úmido.

Cobrir o chão com lona ou capa

Você vai fazer um pouco de sujeira enquanto estiver tirando o papel de parede. Então, proteja o piso usando uma lona, jornais e até capas.

Afastar móveis

Os móveis devem ser colocados longe da parede. O ideal é retirá-los do local, mas se não conseguir isso com todos, coloque-os no centro do cômodo.

Teste em parte do papel

Se você não sabe qual tipo de papel de parede foi colocado, o ideal é fazer um teste antes de começar. Com a ajuda de uma espátula puxe uma ponta e veja o que acontece. Saiu facilmente? Se trata de papel TNT ou removível. Saiu em partes? Papel de parede tradicional. Tirou apenas a camada protetora? Você está lidando com o papel impermeável ou de vinil.

Leia também:  Como Saber Que O Leite Subiu?

Como tirar papel de parede: materiais necessários

No processo de como tirar papel de parede com cola ou qualquer outro tipo de papel de parede você vai precisar de:

  • Espátula;
  • Água quente com sabão;
  • Lixa;
  • Vaporizador.

Passo a passo para tirar papel de parede

Aqui você irá aprender como remover papel de parede lavável, velho, tradicional, como tirar papel de parede adesivo e o que fazer ou não em cada tipo de superfície.

1. Como tirar papel de parede adesivo

O papel de parede adesivo ou removível é um dos mais fáceis de se retirar, independentemente de sua parede ser de gesso ou alvenaria, você conseguirá remover o papel sem grande esforço.

Depois de preparar o ambiente para a tarefa, encontre uma extremidade solta e vá puxando. Você vai notar que consegue tirar pedaços inteiros, sem que ele se rasgue durante o processo. Se acontecer da tira rasgar, pelo fato do papel estar velho, é só buscar por outra ponta solta e repetir o processo.

Faça isso até retirar todo o papel de parede. A superfície a que o papel foi colado é de alvenaria? Pegue o balde de água com sabão, molhe uma esponja e esfregue em toda a parede, com o intuito de remover resquícios de cola. Finalize passando um pano seco.

Agora, se a parede é feita de gesso, o melhor é passar apenas um pano seco sobre ela e se necessário usar uma lixa fina, caso note restos de cola do adesivo.

2. Como tirar papel de parede com cola

O papel de parede tradicional (de papel) geralmente usa cola para se aderir a superfície em que está sendo colocado. Aqui você vai ter um pouco mais de trabalho para removê-lo.

Primeiro faça alguns rasgos ao longo do papel de parede, pode usar a espátula para conseguir isso. Em seguida, se você sabe que a parede é de alvenaria, molhe uma esponja na mistura sabão e água quente e vá esfregando nessas áreas rasgadas. A ideia é que a água penetre o papel de parede e solte a cola.

Você pode então tentar puxar algumas partes do papel, provavelmente vai soltar alguns pedaços, enquanto outros vão permanecer presos. Use a espátula para ajudar ou continue esfregando a esponja com água e sabão.

Se achar mais prático, você pode molhar todo o papel de parede, principalmente se notar que ele é feito de papel. Com isso, será mais fácil raspar com a espátula ou usar a lixa para retirá-lo. Só tome cuidado para não molhar as paredes de gesso. Aqui o melhor é usar menos água e apenas umedecer o papel de parede.

Finalize passando uma lixa por toda a parede e mais uma mão de pano com água e sabão. Passe um pano seco por último.

A parede é de gesso? Ok, você não vai poder usar água, ao menos não nas fendas que criou no papel de parede, com o intuito de amolecer a cola. Use a espátula para ir arrancando o papel antigo, uma lixa grossa também é útil.

3. Como remover papel de parede lavável

O papel de parede lavável dá um pouco mais de trabalho para remover, pois é resistente a umidade. Então, água e sabão não vão ajudar muito na tarefa. Com isso, a alternativa é usar uma lixa grossa para ir retirando o papel.

A espátula é bem-vinda para que você faça pequenos cortes ou furos, mas se for usá-la para retirar todo o papel e parede, aposte nos modelos plásticos, para não danificar o acabamento da parede.

Finalize com água e sabão nas paredes de alvenaria, para retirar restos de cola, de qualquer forma, lixe antes, para garantir que todo o papel velho foi removido. Nas paredes de gesso, use apenas a lixa e passe um pano seco, para remover qualquer sujeira que tenha ficado presa a parede.

4. Como tirar papel de parede velho

Seu objetivo é saber como tirar papel de parede velho. Tudo que você sabe é que ele está ali há bastante tempo, mas não tem certeza de qual material é feito. Papéis de TNT, também chamados de removíveis, são os mais fáceis de retirar. Você precisa apenas seguir as dicas do tópico 1.

Como se trata de papel velho, caso se rasgue durante o processo ou tenha partes manchadas ou com mofo, lembre-se de limpar a parede depois que terminar de remover o papel de parede. Use água e sabão neutro, ou no caso das manchas de mofo, pode apostar em outras misturas. Na parede de gesso, só a lixa vai resolver o problema.

Se o papel de parede é de papel, ou tradicional, você vai precisar molhar o papel. Para isso dê uma olhadinha no tópico 2, pois se sua parede é de gesso, você precisa cuidar para não a deixar úmida e muito menos molhada.

A verdade é que, independente do material que for feito, o papel de parede velho geralmente é mais fácil de ser retirado.

Acabamentos finais

Terminou de remover o papel de parede de um cômodo de sua casa? Chegou a hora dos acabamentos finais:

1. Limpe a parede

Mesmo que o papel de parede usado tenha sido o adesivo, assim que você terminar a remoção precisa limpar a parede. O mesmo que faria caso a ideia fosse apenas pintar. Passe um pano levemente umedecido ou seco por toda sua extensão. Se necessário, esfregue as manchas mais difíceis.

Aproveite também para eliminar mofo e qualquer outro tipo de mancha na parede de alvenaria.

2. Lixe a parede

Alguns restinhos de cola podem permanecer na parede mesmo depois de você ter tirado todo o papel. Use uma lixa para resolver o problema. Ela também é útil para algumas sujeiras.

3. Aplique massa

Notou algumas imperfeições na parede depois que terminou de lixar? Tenha massa por perto para aplicar. O mesmo no caso de notar alguns buracos de pregos, que eram disfarçados anteriormente pelo papel de parede.

4. Espere antes de pintar/aplicar novo papel

Pretende pintar a parede ou aplicar novo papel? Espere ao menos 24h antes de fazer isso, para deixar a parede respirar um pouco.

5. Arrume o cômodo

Terminada a remoção do papel de parede, se você não pretende fazer mais nada, limpe o cômodo e coloque os móveis de volta ao lugar. Caso a ideia seja colocar um novo papel de parede ou pintar as paredes, limpe o piso, jogue fora os restos de papel antigo e deixe o ambiente preparado para o dia seguinte.

Viu como remover papel de parede tradicional ou de qualquer tipo é fácil? Conte nos comentários se tiver alguma dica extra para esta tarefa!

Como tirar papel de parede sem estragar a parede?

Quando queremos dar um toque diferenciado para um ambiente, logo pensamos no papel de parede, não é mesmo? Isso porque esse tipo de revestimento disponibiliza inúmeros estilos, além de uma cartela imensa de cores e texturas para escolhermos o que melhor combina com a nossa casa. Contudo, como tirar papel de parede quando enjoamos do que foi utilizado ou alguma folha foi danificada no processo de aplicação?

Para ajudá-lo na remoção do papel de parede antigo, preparamos algumas dicas que podem ser bastante úteis, principalmente para que a parede se mantenha intacta e sem estragos. Acompanhe!

1. Prepare o ambiente com segurança

Antes de começar a remover o revestimento, lembre-se de tomar algumas medidas de segurança, já que o processo pode envolver muita umidade. Por isso, desligue a corrente elétrica do cômodo em questão, justamente para que não aconteça acidentes inesperados. Afinal, queremos solucionar um problema, e não dar margem para que outro apareça, certo?

Depois de desligar a eletricidade, faça uma breve verificação nos pontos elétricos com um testador de circuito (ferramenta encontrada facilmente em casas de materiais de construção), a fim de garantir que não esteja passando corrente elétrica nas tomadas. Além disso, também é interessante cobrir os interruptores com jornal ou fita crepe para que a água não penetre no local.

Para o caso de você fazer o processo durante a noite, uma dica é ter em mãos uma luminária que não precise de energia elétrica, como é o caso daquelas que são alimentadas por baterias; ou utilizar uma extensão para levar um pouco de luz para o cômodo em que está trabalhando.

2. Faça testes antes de tirar o papel de parede

Se você não sabe o tipo de papel com o qual vai lidar, pode ser bastante útil fazer um teste antes de iniciar o processo. Dessa forma, a remoção será mais fácil e a técnica escolhida será mais eficiente. A seguir, listamos algumas características para que você consiga identificar o material utilizado:

  • com a ajuda de uma espátula, puxe uma ponta do papel. Se você perceber que ele está saindo tranquilamente da parede, trata-se de um papel de parede removível ou de TNT, que pode ser retirado a seco;
  • ao puxar uma ponta do papel e apenas uma camada descolar com facilidade, ou, até mesmo, em partes, você está lidando com um papel de parede destacável ou tradicional, que vai precisar de mais atenção em sua retirada;
  • há, ainda, o papel de parede impermeável ou de vinil, que leva uma camada protetora por cima. Nesse caso, é possível retirar essa camada extra sem muitos esforços, no entanto, a parte de baixo precisará de maiores cuidados e empenho.
Leia também:  Como Saber A Que Raio Pertenço?

Após descobrir o modelo do seu papel de parede, como tirá-lo e garantir uma remoção mais eficaz?

3. Utilize água e amaciante para um processo mais rápido

A técnica mais utilizada para tirar o papel de parede envolve apenas três itens: água, borrifador ou rolo de pintura e espátula. Algumas pessoas preferem misturar um pouquinho de amaciante junto com a água para que o papel amoleça por completo, mas isso fica a seu critério, já que o uso do produto é opcional.

A primeira coisa que você deve fazer é borrifar ou molhar o rolo de pintura e passar na parede como um todo, até perceber que o papel está bem úmido. Vale ressaltar que, quanto mais molhado o papel estiver, mais fácil será de retirá-lo. Caso contrário, pequenos pedaços podem ficar colados e seu trabalho será redobrado.

Depois que toda a extensão da parede estiver molhada, espere que a água penetre por algum tempo — entre 10 e 15 minutos — no material. Então, basta empurrar a espátula cuidadosamente por debaixo do papel, sem raspá-lo, para que a parede se mantenha em perfeitas condições.

Esse processo, inclusive, pode ser feito no papel de parede impermeável, caso a película protetora da parte de cima possa ser retirada. Assim, depois de removê-la, molhe a camada de baixo e vá retirando aos poucos.

4. Utilize o vapor para revestimentos mais complicados

A vaporização também é bastante indicada para retirar o papel de parede, principalmente nos casos mais complicados, como em superfícies com mais de um revestimento colado um por cima do outro. O vapor, quando entra em contato com a cola, desgruda o revestimento da superfície e permite que ele se solte com facilidade ao ser puxado. 

Caso escolha essa técnica, é indicado começar o trabalho aplicando o vaporizador em pequenas partes, e retirar o papel com uma espátula enquanto o processo é feito em outras áreas. Quanto mais tempo você deixar o vapor fazer efeito, mais simples será de retirar o papel.

O processo também pode ser feito com um secador de cabelo, por exemplo. Como o jato de ar quente coopera com a remoção da cola, o papel de parede vai se soltar aos poucos à medida que você fizer o procedimento. Entretanto, vale destacar que é muito importante ter cuidado e experiência para utilização dessa técnica.

5. Limpe a superfície e o cômodo ao final

Depois de retirar o papel de parede antigo, você vai perceber que ainda pode restar resquícios de cola na superfície. Uma esponja com água quente e um pouquinho de detergente neutro podem resolver o seu problema. Ao final, passe um pano úmido para retirar a espuma e deixar a superfície limpa.

Além disso, também é interessante limpar o local onde você está trabalhando — já que a cola do papel de parede pode conter resíduos tóxicos prejudiciais à saúde — e mantê-lo arejado para circulação de ar. Melhor prevenir do que remediar, não é?

Retirar o papel de parede realmente requer paciência e cuidado para que a superfície não estrague. Por isso, mantenha a calma e faça o trabalho com delicadeza. Alguns pontos podem ser considerados para facilitar esse processo, como utilizar a cola específica no momento de aplicar o revestimento e escolher o tipo de papel que melhor se adapta ao seu estilo de vida.

7 dicas fáceis para remover seu papel de parede

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Saiba como trocar seu papel de parede de maneira fácil (Foto ThinkStock)

Trocar o seu papel de parede pode ser mais fácil do que você imagina. Primeiro de tudo, se o revestimento foi aplicado da maneira correta, utilizando os produtos adequados para fixá-lo, ele deve sair facilmente. Mas se esse não foi o caso, não precisa se desesperar: confira as sete dicas que separamos e voilá!

1 Cubra tudoAntes de começar a remover o papel de parede, é importante proteger as outras superfícies do ambiente. Você provavelmente usará água e sabão no processo, e isso pode danificar pisos e outras áreas. Por isso, cubra tudo com um pano ou um pedaço de plástico.

+ LEIA MAIS: Use o papel de parede em lugares improváveis

2 DescasqueSe o papel de parede já está velho, ele pode ter algumas pontas soltas. Se esse for o caso, comece tentando puxá-lo da parede. Com uma espátula, daquelas de pintura mesmo, fica mais fácil achar essas pontinhas.

Papel de parede Savine Jade, da Empório Beraldin (Foto Iara Venanzi / Editora Globo)

3 Água!Por mais velho que o seu papel de parede esteja, você não vai conseguir remover tudo apenas puxando. Por isso, é recomendável umedecer o revestimento borrifando água quente. Se tiver um vaporizador em casa, mais fácil ainda!

4 Volte ao passo 2Depois de esperar alguns minutos para a água fazer efeito, tente descascar o papel de novo. Lembre-se de utilizar a sua amiga, a espátula de pintura, para facilitar o processo.

Você pode fazer a raspagem tanto na horizontal, quanto na verticalmente. Se ainda tiver dificuldades, borrife mais água quente. Apenas tome cuidado para não arranhar a parede.

E, caso encontre outra camada de papel, remova uma de cada vez, para não causar danos a parede.

Papel de parede Aubriet-Fuchsia e cortina de linho Aubriet-Fuchsia (Foto Divulgação)

5 Lave-oDepois que você já tiver se livrado de todo o papel, lave a parede para remover qualquer resquício da cola. Use uma esponja com água! Atenção: por melhor que você tenha removido o papel, para aplicar um novo ou repintar a parede é preciso remover todos os resíduos de cola.

+ LEIA MAIS: OPapel de parede: o que fazer com poucos rolos e até com sobras

6 Produtos específicosPara se certificar de que não está deixando passar nenhum resquício da cola, utilize um removedor de papel de parede em gel. Aplique, espere fazer efeito e depois remova.

7 Cara nova!Chegou a melhor parte: escolher um novo papel para colocar ou pintar a parede! Divirta-se!

+ LEIA MAIS: O que considerar antes de comprar papel de parede

Como retirar o papel de parede? Confira o passo a passo para remover!

No mundo da decoração, esse revestimento é coringa. A praticidade que ele oferece e a variedade de modelos são os seus principais benefícios. Mas por outro lado, saber como tirar o papel de parede é uma das grandes dificuldades que as pessoas enfrentam.

Não se engane, saber como fazer isso de forma correta é tão importante quanto entender de sua aplicação. 

Por isso, não ache que você deve apenas arrancá-lo com toda a força e pronto. Na verdade, isso pode danificar a sua parede de forma a comprometer a sua pintura, por exemplo. Ou seja, pode sair mais caro do que você imagina. 

Pensando nisso, neste post eu vou explicar de forma didática com um passo a passo qual a melhor forma de retirar o papel de parede da sua casa.

Qual o tipo de material: autocolante (vinílico) ou convencional?

Primeiramente, antes de começar a remoção, é fundamental saber de qual o material o papel de parede é feito. Ele pode seradesivo autocolante ouconvencional com cola, por exemplo. 

Se você não sabe qual o material do seu papel de parede, fique tranquila. Eu vou te explicar como verificar isso. 

  • Bom, basicamente você deve observar a textura do revestimento.
  • Se o material for liso, sem textura ou relevo, ele é, na verdade, um adesivo de parede. 
  • Por outro lado, o papel de parede que usa cola, tem relevo e textura.

Além disso, a maior parte dos revestimentos tradicionais e antigos não são impermeáveis. Geralmente, esses são utilizados para decoração de salas e quartos, por exemplo. 

Para isso, molhe uma pequena área do seu papel de parede com o auxílio de um pano úmido. Após cerca de vinte minutos, se o seu revestimento for permeável, você perceberá que a superfície umedecida terá uma textura diferente, como se estivesse esfarelando.

O papel de parede permeável quando em contato com a água começa a se desfazer e perde a qualidade do material revestido.

Entretanto, se após a experiência o papel de parede continuar da mesma forma e não sofrer alterações, significa que ele é feito de material vinílico. E que, então, requer uma remoção diferenciada.

Identificado o material do seu revestimento, você pode começar a retirada efetiva do adesivo. Mas, lembre-se de considerar as características do seu papel de parede e seguir os passos para a remoção completa da aplicação. Vamos lá?

Como tirar papel de parede tradicional

Se seu papel de parede é do material tradicional – ou seja, com textura, relevo, permeável e sem proteção vinílica, siga este passo a passo para tirá-lo da superfície. 

  1. Umedeça a superfície com um pano úmido;
  2. O papel de parede absorverá a umidade, amolecendo e facilitando a retirada;
  3. Utilize uma espátula para retirar efetivamente o papel de parede, como na imagem abaixo;
  4. Limpe a área com água (sem excesso), detergente neutro, e um pano úmido.  

Como remover papel de parede para troca?

Cansado de seu papel de parede? Ele está velho ou danificado? Quer renovar a decoração da sua casa? Então está na hora de remover o papel de parede para trocar o revestimento. Remover o papel de parede não é tão simples quanto fazer sua instalação.

Leia também:  Como Fazer Com Que O Pc Iniciar Mais Rapido?

Você terá que prestar atenção a uma série de detalhes que podem garantir a integridade física da sua parede, bem como a diminuição do trabalho desprendido para a remoção do papel.

Para te ajudar, trouxemos hoje um breve guia sobre como remover o papel de parede da forma correta, com maior facilidade e em menos tempo. Certifique-se de prestar atenção a todas essas dicas antes de começar a trabalhar.

Antes de começar a remoção

Há duas coisas que você precisa descobrir antes de começar efetivamente a remoção de seu papel de parede. A primeira e mais importante é o tipo de parede que você possui. Você deve determinar se ela é de alvenaria comum ou drywall, pois os métodos de remoção podem impactar no tipo de parede.

Para descobrir, bata na parede como se estivesse batendo na porta de uma casa, com as costas da mão. Se o som for oco e audível, então sua parede é drywall. Se o som for quase inaudível e resistente, sua parede é de alvenaria convencional.

Em paredes de alvenaria, você pode usar todos os métodos de remoção de papel de parede que vamos apresentar aqui, sem receio de danificar a estrutura da alvenaria. Já em paredes de drywall, não é recomendado utilizar métodos que façam uso de água ou vapor.

A umidade pode danificar a estrutura do drywall, comprometendo sua integridade física. O drywall é composto de gesso e material acartonado (com papel), o que o deixa pouco resistente à umidade.

A segunda coisa que você precisa descobrir é o tipo de papel de parede que você tem instalado. Existem basicamente três tipos: o removível, o de camada superior destacável e o convencional.

Você só terá mais trabalho se o seu papel de parede for o convencional, mas mesmo assim, seguindo o passo a passo, você será capaz de remover o papel de parede sem maiores problemas.

Para descobrir qual é o seu tipo, encontre uma aba solta no papel de parede e tente puxar com as mãos. Se a tira toda começar a sair em uma única peça, revelando a parede que há por baixo, você tem um papel de parede removível.

Se somente uma camada superficial sair, você tem um papel de parede de camada superior destacável, e será necessário finalizar a remoção da camada inferior. Se o papel começar a se quebrar e rasgar enquanto você puxa, você tem um papel de parede convencional.

Agora, vamos ao passo a passo para cada um dos três tipos de papel de parede.

Como remover o papel de parede?

Independente do tipo de papel de parede que você tem, alguns cuidados são necessários para proteger o local. Primeiro, você precisa desligar os disjuntores do cômodo que será trabalhado, para evitar choques elétricos em tomadas e interruptores.

Proteja as tomadas com fita adesiva para evitar que resíduos de cola ou umidade entrem pelas frestas. No chão, coloque uma proteção impermeável para não danificar o piso. Use luvas adequadas e blusa ou camiseta de manga comprida. Seu trabalho ficará mais fácil se você também retirar todos os móveis do cômodo.

Papel de parede removível

Este é o mais fácil de todos. O papel de parede removível geralmente sai sem muito esforço. Basta puxar com as mãos pelas pontas do papel. Se a tira se partir, encontre outra ponta e continue.

Ao finalizar, limpe a parede toda para se livrar de quaisquer resíduos. A cola do papel de parede pode conter produtos tóxicos, então é melhor se certificar de efetuar uma boa limpeza, com esponja úmida ou pano úmido (salvo em caso de drywall, onde você pode utilizar esponja seca e, em seguida, um pano seco).

Papel de parede de camada superior destacável

Neste caso, somente a camada superficial do papel de parede será removida facilmente com as mãos. Para remover a camada inferior, você precisará umedecer o material. Isso deve ser feito com água morna e com ajuda de um pano, esponja ou rolo de pintura (para áreas de difícil alcance).

Tome muito cuidado caso sua parede seja de drywall. Neste caso, você deve umedecer muito levemente a parede para não danificar o gesso acartonado. Uma vez que o papel de parede estiver úmido, use uma espátula plástica para iniciar a sua remoção.

Se isso for feito de baixo para cima, será mais fácil encaixar a espátula sob o papel para puxar o material. Quando tiver finalizado, efetue a limpeza com uma esponja e um pano.

Papel de parede convencional

Se a sua parede for de alvenaria, você pode usar água quente e uma solução de decapagem, encontrada em lojas de decoração e de materiais de construção. Siga as orientações da embalagem para fazer a mistura.

Essa solução amolecerá o papel de parede para que você possa iniciar a remoção com a espátula. Uma alternativa é fazer uma solução de água e vinagre de álcool, com proporção de 200ml de vinagre para cada 1L de álcool.

Caso a parede seja de drywall, use um borrifador com a solução escolhida e, em seguida, remova o excesso com um pano. Esse processo deve ser repetido até que o papel comece a se soltar, mas sem danificar o drywall.

Remova o papel com uma espátula plástica (a espátula metálica pode danificar a parede) e efetue a limpeza.

Se você quer redecorar com outro papel de parede, conheça as opções da Mab-Art. Aqui, você encontra papéis de parede de todos os tipos, para todos os gostos e estilos de decoração. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e faça seu orçamento sem compromisso!

Como tirar papel de parede e limpar tudo rapidinho

Ninguém discorda que um belo papel de parede pode fazer toda a diferença em um ambiente. Mas na hora de trocar o visual, muita gente não sabe como tirar papel de parede velho.

Por isso, criamos um guia com dicas fáceis e simples sobre como tirar papel de parede, ensinando truques para o antes, durante e o depois do processo. Saiba mais!

  • Cubra o piso com plástico para evitar que ele molhe durante o processo ou que pedacinhos de papel com cola se percam no carpete ou piso.
  • Certifique-se que você tem todos os itens que precisa. Isso pode incluir rolo de pintura, balde de água, sabão, panos, espátula, escada, estilete e lata de lixo.
  • Lembre-se também que dependendo do tipo e tamanho do papel de parede, essa é uma atividade que pode levar diversas horas. Por isso, planeje com antecedência.

Como você sabe se as superfícies da cozinha e do banheiro foram desinfetadas?

Diferentes tipos de papel de parede possuem diferentes métodos de remoção, podendo incluir ou não alguns fatores como tirar cola de papel de parede. O papel de parede removível, como o nome sugere, é o mais fácil de todos:

  1. Após verificar que o seu papel de parede removível, encontre uma ponta perto do teto.

  2. Comece pela pontinha e puxar aos poucos, de cima para baixo.

  3. Se rasgar, não se preocupe. O papel deve continuar a soltar da parede com facilidade. Continue até soltar todo o papel da parede.

Se você tem papel de parede destacável, a primeira camada sairá quando você puxar, e a segunda deve ser removida do modo tradicional. Veja os detalhes:

  1. Comece puxando a primeira camada por uma ponta, de preferência de cima para baixo. Continue até remover toda a camada.

  2. Para a segunda camada, molhe o papel de parede com água morna para amolecer a cola.  Se amolecer com facilidade, remova com ajuda da espátula.

  3. Se a água não surtir efeito, primeiro faça alguns cortes com o estilete, e depois aplique a água, logo após removendo o papel com a espátula.

Tirar papel de parede tradicional sem ajuda profissional ficará muito mais fácil se você tiver ou conseguir um vaporizador emprestado!

  1. Faça pequenos cortes por todo o papel utilizando um estilete.

  2. Passe o rolo de tinta com água morna e sabão para amolecer a cola.

  3. Se a água não funcionar, você precisará utilizar uma solução de decapagem. Siga as instruções do produto.

  4. Raspe com a espátula na direção de baixo para cima. Esse método tira o papel aos poucos e leva mais tempo, mas é a melhor solução se você não quiser contratar um profissional para o serviço.

Se você cobriu o piso e contou com uma lata de lixo ao seu lado durante a remoção, a limpeza ficará muito mais fácil. Para uma limpeza geral da parede “nua”, passe um pano úmido com um produto de limpeza profunda como o Cif Original, removendo resquícios de papel ou cola que ainda estiverem na parede.

Agora que você já aprendeu o mais difícil – como tirar papel de parede da parede – aprenda preparar e colocar seu novo papel de parede em apenas 10 passos!

Publicado originalmente 15 de janeiro de 2021

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*