Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

É quase uma bíblia para que tenha a roupa imaculada. O livro Solucionário, de Madalena Villalobos, quer ensinar-nos a remover todo o tipo de nódoas, manchas e maus cheiros dos tecidos e superfícies. Como? Só com os produtos que temos em casa.

Prepare-se: bicarbonato de sódio, sabão, limão, vinagre ou laranja vão tornar-se nos nossos melhores amigos. “E não é que funciona mesmo?”

Deixamos-lhe algumas das técnicas que o livro garante terem “99% de eficácia” na remoção de uma lista de nódoas, quase de A a Z. São elas que nos vão salvar a vida, a nós e à nossa roupa!

O bê-a-bá de como tirar nódoas difíceis da roupa

Amarelecimento

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Com o tempo, há panos de cozinha, roupa de cama, colarinhos de camisas e roupa branca de algodão e de linho que acabam por ficar com um tom amarelado que não sai com lavagens simples, dando a impressão de sujidade.

Em tecidos como algodão ou linho, a lixivia e o açúcar são bons aliados. Ponha a peça de molho durante 2 horas em água com lixivia e açúcar (para 5 litros de água, acrescente meio copo de água de lixivia e 5 colheres de sopa de açúcar). Depois, esfregue as manchas ao de leve e enxague. Por último, lave a peça normalmente.

Batom

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

As manchas de batom nos tecidos são facilmente removíveis com água oxigenada. Molhe a área da nódoa com uma solução de 1 colher de sopa de água oxigenada e 3 colheres de sopa de água. Deixe atuar e lave depois, de forma habitual.

Comida de bebé (purés de fruta, papas e sopas)

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

“Dar a papa” aos nossos bebés não é tarefa fácil! E muitas vezes ficamos com tantas nódoas como eles. Os melhores aliados para remover estas nódoas são a água fria e o detergente da loiça.

Retire o excesso de comida do tecido, vire-o do avesso e passe-o por água fria corrente. Depois, deite um pouco de detergente da loiça na nódoa e deixe de molho, em água fria, durante meia hora.

Lave a peça de roupa normalmente.

Desodorizante

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

As manchas de desodorizante saem com sumo de limão. Aplique na mancha e deixe atuar durante alguns minutos e depois lave, como costume.

Espinafre (sopa e sumo)

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Use bicarbonato de sódio e detergente para a roupa para remover as nódoas de espinafres. Faça uma pasta espessa com estes dois produtos e aplique com os dedos em cima da nódoa, com movimentos circulares. Deixe atuar durante cerca de 20 minutos, enxague e lave normalmente.

Fritos

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

O cheiro a fritos é insuportável quando fica a pairar pela casa, mas há solução. Experimente levar ao lume uma panela pequena com água, casca de laranja e 3 cravos-da-índia. Depois de levantar fervura, baixe o lume para o mínimo e deixe este aroma espalhar-se pelo ar.

Gelado

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

O Verão pede gelados mas os acidentes acontecem. Neste caso, temos o detergente para a roupa, água e amoníaco para os resolver.

Deite numa bacia 0,5L de água morna a quente com uma colher de chá de detergente para a roupa em pó e 1 colher de sopa de amoníaco e misture bem. Ponha a roupa dentro da bacia e deixe de molho durante 20 minutos.

Vire-a do avesso e esfregue a nódoa para ajudar a soltar a nódoa de gelado. Ponha-a de novo dentro da bacia e deixe de molho durante mais 15 minutos. Enxague em água abundante.

Humidade (mofo)

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Normalmente o cheiro a humidade em casa surge quando está fechada há muito tempo e se encontra numa zona húmida, com infiltrações nas paredes, caleiras, teto ou canalização. Após arejar a casa e limpar tudo para eliminar o mau cheiro, há várias opções para disfarçar o cheiro. Uma delas é o carvão ativo. Coloque um recipiente com carvão ativo na zona que tem um cheiro mais intenso.

Iogurte

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Normalmente sai com água fria ou água com detergente da roupa. Comece por remover o máximo possível de iogurte com as costas de uma faca ou colher. Vire o tecido do avesso e coloque sob água fria corrente, deixando passar bastante água para fora da roupa. Depois lave normalmente.

Ketchup

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Retire o máximo possível de ketchup da peça de roupa com a ajuda de uma colher. Depois, deite detergente líquido para a roupa sobre a nódoa e esfregue suavemente. Se o tecido for branco, pode aplicar vinagre ou sumo de limão com uma esponja e depois enxaguar bem. De seguida, lave a peça normalmente.

Lama

A melhor maneira de eliminar nódoas de lama é com álcool. Deixe a lama secar e escove o excesso. A lavagem normal da máquina deve remover os vestígios. Se mesmo assim as nódoas não saírem, esfregue-as com álcool. Deixe secar a peça de roupa e, depois, lave-a normalmente.

Manteiga

A manteiga é muito fácil de remover dos tecidos. Com detergente da loiça, esfregue na região suja e deixe atuar durante 15 minutos. Lave normalmente.

Nicotina

Disfarçar o cheiro a tabaco dos dedos e das mãos é tão fácil como esfregar uma mistura de sumo de limão com água oxigenada nos dedos.

Ovo

Prepare uma pasta com um pouco de sal grosso e água. Aplique-a sobre a nódoa e deixe atuar alguns minutos. De seguida, lave normalmente.

Pastilha elástica

Parece mentira mas resulta! Use um cubo de gelo, esfegando-o no avesso da zona em que a pastilha se fixou. Também pode optar por colocar a peça no congelador. Vai ver que sai com muita facilidade.

Queimado

O cheiro a queimado é daqueles que facilmente se propaga. Coloque taças cheias com vinagre branco em diferentes pontos da casa. O vinagre tem a propriedade de absorver os maus cheiros, de forma que, em poucas horas, o cheiro terá desaparecido. Grãos de café e infusão de limão com água também são opção.

Relva

As nódoas de relva saem com pasta dentífrica branca. Aplique um pouco da pasta na nódoa, mergulhe a escova em água morna e esfregue até remover a nódoa por completo. Termine lavando a peça de roupa na máquina, no programa habitual.

Suor

É um processo muito simples, o de retirar as manchas de transpiração. Basta pôr a roupa de molho durante 15 minutos numa solução de 3 colheres de chá de vinagre branco por litro de água. Depois, lave normalmente.

Tomate

A clássica nódoa que é um pesadelo para se retirar. Mergulhe a nódoa numa solução de 2 colheres de sopa de vinagre branco e 1 colher de sopa de detergente da loiça por litro de água fria. Deixe a pela de molho durante 1 hora mas vá esfregando. Enxague e lave normalemente.

Urina de animais

Para disfarçar o cheiro a urina de animais, ponha bicarbonato de sódio numa peneira fina e espalhe sobre a superfície em causa. Deixe atuar durante cerca de 10 minutos e aspire. Se necessário, repita.

Vinho tinto

Ironicamente sai com vinho branco. Deite sobre a nódoa e lave normalmente.

Descubra mais dicas como estas no livro de Madalena Villalobos.

E para deixar a sua casa realmente impecável, mostramos-lhe como a pode tornar ainda mais bonita com os terrários fechados. Descubra aqui como se fazem.

Tirar manchas da roupa: soluções caseiras e eficazes

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

06 Set, 2019 – 14:35

Tirar manchas da roupa pode tornar-se frustrante. Por isso, trazemos-lhe soluções caseiras para o tratamento das 8 manchas mais comuns e difíceis.

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

É caso para dizer que há nódoas para todos os gostos. Mas fique também a saber que há métodos de remoção para todos os casos. Por isso, se tirar manchas da roupa ainda é uma luta diária, fique a conhecer diversas formas de vencer esse combate. E com ingredientes que tem em casa!

Escolha um dia bem quente de sol para o fazer, pois os raios solares são os melhores aliados nesta guerra contra a sujidade.

Como tirar manchas da roupa branca: 4 truques infalíveis

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Mantenha os brancos super brancos com as nossas dicas infalíveis.

1. Água morna e lixívia

  1. Aqueça um pouco de água, coloque numa bacia e adicione 2 a 3 gotas de lixívia;
  2. Esfregue a roupa nessa solução, até remover completamente a mancha;
  3. Lave normalmente na máquina de lavar usando detergente normal com um pouco de branqueador.

2. Sumo de limão e vinagre

  1. Coloque algumas gotas de sumo de limão ou de vinagre diretamente na mancha amarelada;
  2. Deixe atuar por 5 minutos, esfregando depois muito bem, até remover completamente a nódoa. Para isso, pode recorrer a um pouco de sabão em barra;
  3. Finalmente, lave normalmente na máquina de lavar usando detergente normal com um pouco de branqueador.

3. Vinagre e bicarbonato de sódio (ideal para as manchas de suor)

  1. Numa bacia, coloque um pouco de vinagre branco e bicarbonato de sódio;
  2. Misture os 2 ingredientes até formar uma pasta;
  3. Aplique essa pasta sobre a mancha e deixe atuar por 5 minutos;
  4. Remova a pasta e lave normalmente na máquina de lavar usando detergente normal, com um pouco de branqueador.

4. Ferro de engomar e pó de talco

  1. Coloque pó de talco sobre a mancha que quer remover. Depois, aplique calor por cima usando, para isso, o vapor exalado pelo ferro de engomar;
  2. Não encoste o ferro ao tecido e lance o calor durante algum tempo;
  3. Só depois, passe a peça a ferro por breves segundos, sacuda a roupa para eliminar o pó de talco e confira o resultado.

Como tirar manchas da roupa colorida

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Método geral

  1. Esfregue a mancha com um pouco de sabão em barra;
  2. De seguida, adicione 3 a 4 gotas de vinagre branco sobre a mancha;
  3. Espalhe bem e deixe atuar por uma hora, lavando depois normalmente.
Leia também:  Como Saber Quando Debitar Ou Creditar?

Método indicado para a roupa de lycra ou seda

  1. Estes tecidos devem ser lavados à mão, acrescentando 2 colheres de açúcar no último enxaguamento que fizer;
  2. No caso da lycra, esfregue a área manchada com 2 colheres de chá de bicarbonato e água, sem deixar a mistura atuar durante muito tempo, pois pode danificar a peça.

Como tirar manchas de desodorizante

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Vinagre (lã e tecidos coloridos)

Atenção: Este método não é indicado para roupas brancas.

Álcool (roupas coloridas)

  1. Aplique um pouco de álcool sobre a mancha, lavando depois a peça normalmente.

Sal (roupas escuras)

  1. Molhe o tecido e aplique depois 1 colher de sopa de sal sobre a mancha;
  2. Esfregue suavemente, lavando a peça normalmente de seguida.

Sumo de limão (manchas recentes)

  1. Esprema algumas gotas de limão sobre a mancha, aguarde 10 minutos e lave, em seguida, a peça como habitualmente.

Amoníaco (manchas antigas)

  1. Para manchas já muito entranhadas, misture um pouco de amoníaco na água, numa proporção de 50%, e aplique sobre as marcas;
  2. Aguarde alguns segundos e lave a roupa normalmente.

Detergente de cozinha (manchas mais resistentes)

  1. O detergente da loiça, se for neutro, pode também ser uma boa alternativa no combate às manchas de desodorizante. Aplique o produto, deixe atuar por 30 minutos e lave normalmente em seguida.

Água oxigenada + bicarbonato de sódio + detergente neutro (manchas impossíveis)

  1. Como último recurso, esta é a solução indicada. Misture 4 colheres de sopa de água oxigenada com 1 colher de detergente e 2 colheres de bicarbonato de sódio;
  2. Aplique sobre a mancha de desodorizante e esfregue levemente;
  3. Deixe agir por algumas horas e lave em seguida normalmente.

Como tirar outras manchas da roupa

Manchas de relva

  1. Para quem tem filhos pequenos, as calças de ganga com manchas de relva são uma constante.

    Para remover esta verdadeira praga, use uma escova de dentes velha e pasta dentífrica branca;

  2. Esprema uma pequena quantidade de pasta sobre a mancha, mergulhe a escova em água e esfregue até remover a nódoa por completo;
  3. Quando terminar, lave a peça de roupa como habitualmente.

Manchas de sangue

No caso das manchas de sangue, o segredo é não deixá-las secar. Para as remover, pode seguir 2 métodos. Tome nota:

  1. Misturando água quente, bicarbonato de sódio e vinagre e aplicando sobre a peça previamente humedecida. Esta mistura também funciona para manchas de graxa;
  2. Molhando a área manchada com água, polvilhando com sal, esfregando metade da mancha uma contra a outra e, de seguida, lavando a peça de roupa como habitualmente.

Manchas de fruta

  1. Algumas frutas, como o pêssego ou a ameixa, podem deixar nódoas difíceis de remover. Neste caso, aplique leite a ferver sobre o local afetado, deixe atuar por 24 horas e, em seguida, lave normalmente.

Manchas de maquilhagem

  1. Manchas de batom, pó compacto ou corretor podem ser removidas se esfregar a região afetada com sabão neutro, deixar a corar durante 1 a 2 horas e lavar, de seguida, como habitualmente.

Manchas de café

  1. As nódoas de café podem ser difíceis de remover.

    Para tirar manchas da roupa deve, neste caso, lavar a peça imediatamente com água quente e, em seguida, esfregar gelo até que a nódoa desapareça;

  2. Pode ainda aplicar uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Porém, se a mancha estiver seca, o ideal será esfregar com um pano húmido, embebido em vinagre branco, e deixar a peça de molho.

Manchas de gordura

  1. Para tirar manchas da roupa que tenham sido originadas por gordura, tente um destes 2 métodos;
  2. Coloque um papel absorvente debaixo da mancha e passe com o ferro bem quente;
  3. Aplique pó de talco sem cheiro ou então farinha na nódoa, retirar o produto com uma escova ao fim de 1 hora de aplicação. Se a mancha não tiver saído, coloque um pouco de água quente sobre o local afetado e depois lave normalmente.

Manchas de molho de tomate

  1. Ao contrário do habitual, mergulhe a mancha em água fria com 2 colheres de sopa de vinagre branco e uma colher de sopa de detergente da loiça;
  2. Mantenha a mancha imersa por 30 minutos. Vá esfregando e enxague. Repita o processo até a nódoa desaparecer;
  3. Também pode gostar de: 6 coisas que não deve lavar na máquina

Manchas de vinho

  1. Absorva a nódoa de imediato, polvilhando-a com bicarbonato de sódio.

    Estique depois o tecido e aplique água fervente sobre a nódoa;

  2. Pode também colocar sal sobre a nódoa, mergulhando-a depois em água fria e lavando, finalmente, a peça de roupa como habitualmente.

Como viu, nem todas as nódoas são iguais, nem todos os tecidos onde elas caem. Por essa razão, é importante ter esses aspetos em conta, para tirar as manchas da roupa mais eficazmente e sem danificar as peças.

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Recomendamos

Remover nódoas complicadas: truques e dicas

Muitas vezes as nossas camisolas têm nódoas desesperantes. Ou já nos chegaram assim às mãos, ou usámo-las para jogar à bola naquele dia de chuva no campo cheio de lama, ou até pode estar cheia de sujidade antiga e nunca bem lavada.

A solução melhor de todas é perguntar à mãe ou à avó o que fazer! Melhor ainda, é dar-lhe a peça para as mãos e ir buscá-la dias depois, já com o milagre feito.

Isso é o que temos feito várias vezes, mas finalmente decidimos perguntar como se faz, para aprender! As referências são as melhores possíveis: mãe de 3 filhos, avó de 10 netos (dois deles adoptivos), e já bisavó, e senhora da mais irredutível intolerância à sujidade que já andou na face da terra. As suas “limpezas rápidas” duram dois dias. As limpezas “a fundo” uma semana, e o chão fica mais limpo que muitos pratos!

Perguntámos, e foi-nos respondido! Os melhores truques, para tirar as nódoas mais difíceis, mais impossíveis de sair, estão reunidos num caderninho, inspirado em sabedoria antiga, publicações para donas-de-casa com décadas, e muita experiência no combate à nódoa! Os conselhos que aqui vamos reproduzir são para nódoas em todos os tipos de tecidos, não apenas para camisolas do Sporting.

O pesadelo: uma nódoa caiu no melhor pano!

Não estamos a aconselhar o produto que mostramos em baixo, e os truques da avó vêm depois da foto! A foto apenas mostra uma das piores coisas que pode acontecer a uma camisola do Sporting: uma mancha horrível a estragar as riscas verde brancas!

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Os truques da avó: métodos e produtos para tirar nódoas

A natureza das nódoas é muito variada e encontrar o produto certo pode ser difícil. Mas não desesperem, a solução pode estar perto, já que alguns produtos habitualmente usados na cozinha e casa de banho podem ser suficientes para tirar uma nódoa. Outros podem ser comprados nas drogarias. Aqui damos algumas ideias.

Água: usar sempre fria, já que a água quente tem tendência a fixar alguns tipos de sujidade! Já a minha avó dizia para nunca lavar a quente, porque a água quente “coze” algumas nódoas que depois nunca mais saem.

A água gasosa muitas vezes dá excelentes resultados, por ex. para tinta de caneta ou esferográfica, e fruta. Para limpar manchas de café ou cacau, pode juntar-se detergente ou champô.

Quanto à tinta de água e à transpiração, devem ser limpas com a ajuda de um pouco de vinagre.

Acetona: utilizar em tinta de esmalte ou de óleo, verniz das unhas, algumas colas, e tinta de esferográfica. É, no entanto,, recomendada uma certa cautela, já que este produto é muito inflamável, e não serve para fibras à base de acetato porque as danifica.

Álcool: tinta de esferográfica, de caneta, relva, vinho, sumos de fruta, marcador, perfuma, resina e cosméticos.

Amoníaco: deve ser adicionado a água para tratar nódoas difíceis de transpiração e de fruta. Ainda se pode juntar água oxigenada para se limpar manchas de relva. Uma mistura de três partes de álcool para uma parte de amoníaco também é útil para fazer sair nódoas antigas de tinta.

Benzina: tinta de esmalte e de óleo, óleos minerais (derivados do petróleo), lubrificantes, gorduras, manteiga, margarina, natas.

Detergente (com enzimas): uma solução fria pode eliminar nódoas de ovo, sangue, e leite. Nunca usar uma solução quente ou mesmo morna, pois a albumina contida nas manchas pode ficar agarrada ao tecido de forma irremediável. Eventualmente, e se tudo falhou, fazer depois de uma lavagem normal.

Lixívia (diluída): nódoas em tecido de algodão branco ou linho branco e de canetas de feltro em tecidos não laváveis. Testar sempre primeiro numa área que não seja visível, por ex. o debruado ou as costuras!

Milagre com lixívia: nódoa de caneta com décadas saiu!

Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

Esta camisola é dos anos 1950/60, de um jogador do Sporting! Foi comprada a um seu filho, e vinha com a nódoa terrível que se vê na foto da esquerda. Foi o irmão mais novo que usou a camisola do pai para jogar futebol na escola, e decidiu pintar com caneta o seu número (1), e o emblema da sua equipa (o FCI do 5º ano turma A2).

Pois bem, a avó que deu todas estas dicas, conseguiu retirar completamente esta nódoa de caneta ou esferográfica, que tinha sido feita há uns 40 anos! E foi com lixívia.

Primeiro, testou que a cor verde do pano não saía: virou a camisola do avesso, meteu uma tábua de cozinha de plástico a separar as costas da frente da camisola, e com cuidado, meteu um pouco de lixívia pura no pano verde por trás do emblema. Se desbotasse, não se ia ver!

Depois, embebeu um cotonete na lixívia, e foi passando, devagar, com paciência, ao longo do desenho. Não foi um cotonete, foram muitos, e demorou cerca de quatro horas. Paciência de mãe, mas fez um autêntico milagre, e devolveu esta camisola histórica ao seu esplendor original!

Ler a segunda parte do artigo: clique aqui!

Ler o artigo completo: clique aqui!

NOTA IMPORTANTE: Cuidado!

Muitos destes produtos são tóxicos, inflamáveis, e corrosivos!!! Usar com prudência, usando luvas industriais e máscara. Não tocar, não respirar. Guardar fora do alcance das crianças.

Com agradecimentos à Sra. D. Maria Joana de Faria Bento Pessoa.

Como eliminar facilmente as 26 nódoas mais terríveis! – [Passo a Passo]

As nódoas dão a volta à cabeça até da alminha mais paciente e o Busca não quer isso…

Quero-vos concentrados na poupança 24h por dia e com estas dicas vão eliminar qualquer nódoa muito facilmente!

  • Sangue
  • → Usar água oxigenada.
  • Vinho Tinto
  • → Usar vinagre branco.
  • Azeite
  • → Usar sal grosso.
  • Verniz
  • → Colocar um pouco de acetona em algodão em cima da nódoa (experimentar 1º num sítio da roupa que não se veja).
  • → Como alternativa pode colocar papel absorvente em cima da nódoa (a base do verniz é gordurosa) e dar a ferro.
  • Resina

→ Deixar secar bem até ficar dura e só então raspar com uam faca (para não alastrar). Depois, colocar por cima mancha que resta um papel absorvente (Ex: Rolo de cozinha se for roupa branca, jornal velho se for roupa preta…) e aplicar o ferro de passar, o mais quente que o tecido aguentar. O calor derrete o resto da resina e esta passa para o papel.

Ferrugem

→ Colocar em cima da nódoa sal e gotas de limão e pôr a corar ao sol. Funciona mesmo.

Tomate

→ Retirar o máximo possível de molho com um papel absorvente (Rolo de cozinha, guardanapo…) sem esfregar – para não alastrar.

Limpar a nódoa com sumo de limão (ex: cortar meio limão e esfregar com ele). Conforme for saindo a nódoa, cortar rodelas ao limão.

No fim, por a peça de roupa de molho em água morna com vinagre e detergente de lavar a loiça, durante umas horas. Por fim, lavar normalmente.

Chocolate

→ Lavar com detergente da loiça. Isto desengordura – retira a componente “gorda” da nódoa. De seguida, aplicar vinagre e esfregar gentilmente – a mancha castanha desaparecerá.

Tinta de esferográfica

Costuma sair bem com álcool. Sugiro que esfregue os riscos com algodão apenas húmido –  se estiver embebido o álcool pode escorrer e alastrar a tinta, pelo que se for num sofá, pode ser desastroso.

Tinta de marcador de feltro

→ Costuma sair bem com leite. Sugiro que esfregue os riscos com algodão apenas húmido –  se estiver embebido o leite pode escorrer e alastrar a tinta, pelo que se for num sofá, pode ser desastroso.

Tinta de caneta permanente

→ Costuma sair bem com lixívia. Sugiro que esfregue os riscos com algodão apenas húmido –  se estiver embebido a lixívia pode escorrer e alastrar a tinta, pelo que se for num sofá, pode ser desastroso.

Vinagre balsâmico

→ Diluir em água-ardente (bagaço) ou vodka. Como alternativa pode diluir em vinagre branco.

Vinagre de vinho tinto

→ Diluir em água-ardente (bagaço) ou vodka. Como alternativa pode diluir em vinagre branco.

Vinagre balsâmico

→ Diluir em água-ardente (bagaço) ou vodka. Como alternativa pode diluir em vinagre branco.

Bolor ou mofo

→ Pintas/manchas escuras (às vezes são brancas, mas com relevo…se forem suficientemente grandes, ganham uma orla exterior esverdeada). Deixar de molho durante umas horas em água com vinagre – o ácido acético mata os fungos. Se a roupa for branca, é mais rápido esfregar as manchas com água oxigenada.

Como alternativa, ferver a peça de roupa com bicarbonato de sódio (2 colheres de chá por litro de água). Esta é muito eficaz, mas é preciso ter cuidado, porque nem todos os tecidos aguentam altas temperaturas –  as lãs, por exemplo, mingam/encolhem imenso. Pessoalmente, prefiro a solução de água com vinagre –  que às vezes é suficiente.

Só nas manchas de tamanho médio, com orla é que aplico água oxigenada.

Fixar a cor

→ A primeira lavagem de qualquer peça de roupa com cor forte (ex: vermelho, azul escuro…) e que possa largar tinta NUNCA deve ser feita na máquina. Deve deixar de molho, em água com vinagre, para fixar a cor. Em princípio, a cor que está “a mais” é libertada – as lavagens seguintes já podem ser feitas na máquina.

Manchas de desodorizante

→ Deixar as camisas de molho em água com vinagre (pessoalmente uso o de cidra e deixo de um dia para o outro) e depois esfregar essa zona. Por fim, lavar normalmente na máquina.

Cola, lápis de cera e outras nódoas semelhantes

→ Para remover este tipo de nódoas tão frequentes em crianças, remova primeiro o máximo que conseguir com uma faca ou colher. Se a nódoa for de pastilha elástica, primeiro coloque a peça de roupa no congelador.

Depois aplique um pouco de glicerina ou outro lubrificante semelhante para tornar o material um pouco mais mole e remova novamente o excesso com uma faca. Passe por água, coloque um pouco de detergente da louça e lave na máquina.

Batôn

→ Se o seu bâton quebrou e deixou o interior da sua mala todo manchado, use detergente da louça para remover as nódoas. Dilua uma tampa de detergente em água quente, tente separar o forro da mala da parte exterior e aplique a mistura com a ajudar de um pouco de algodão.

Manchas nas caixas plásticas

→ Alimentos como o tomate podem deixar as suas caixas de plástico manchadas. Para remover as manchas, deixe as caixas ao sol durante um dia e depois aplique um pouco de sumo de limão. Um pouco de soda também funciona.

Relva

Para remover manchas de relva, aplique uma pasta composta por detergente e água e deixe a peça de roupa repousar num lugar quente durante 30 minutos. Depois coloque um pouco de vinagre misturado com água e de seguida lave a peça de roupa na máquina.

Lama

→ Deixe a nódoa de lama secar e remova o excesso com uma escova. Coloque um pouco de detergente diluído em água sobre a nódoa. De seguida limpe o restante com um pouco de vinagre e água.

  1. Lápis de Mina ( de cor ou de carvão ) nas paredes
  2. → Antes de lavar, apagar simplesmente com uma borracha.
  3. Lápis de cera e plasticina nas paredes

→ Antes de lavar, encostar às manchas papel de cozinha absorvente (ou papel higiénico, ou lenços de papel…) branco e aplicar por cima o ferro de engomar bem quente, durante uns segundos.

  • Marcador de feltro e esferográfica nas paredes
  • → Um pouco de álcool num pano de limpeza, ou num bocadinho de algodão e esfregar gentilmente a parede (cuidado para os riscos não alastrarem; com álcool a mais, escorre e ainda fica pior).
  • Dedadas de gordura, comida, leite nas paredes
  • → Uma gota de detergente da louça num pano – esfregar ligeiramente a nódoa e limpar depois com um pano húmido.

→ As paredes pintadas limpam-se bem (depois destes procedimentos) pulverizando-as com água e vinagre (duas partes de água para cada parte de vinagre) e passando um pano bem limpo húmido. Esta solução desbota menos as cores da tinta do que a lixívia.

Boas Buscas!

O Busca e Desconta agradece a todos(as) os(as) que partilham algum tipo de conteúdo / informação (Avistamentos, Acumulações, Antevisões de Folhetos, Antevisões de Promoções, Talões, Fotos e Dicas de Poupança) com o Blog, que achem do interesse de todos os que procuram poupar (permitindo uma poupança colectiva). Por se tratar de um Blog de Poupança (com muita informação), a ajuda de todos é fundamental e o merecido destaque à fonte da informação será sempre dado, a não ser por escolha da própria fonte. Bem haja a todos.

Como tirar todo tipo de mancha das roupas | Facilita

Manchar as roupas causa uma das piores sensações do mundo. Ter que se desfazer de uma peça querida por conta de um descuido é muito frustrante. Mas, calma! Com nosso guia completo de como tirar manchas, você não vai se desesperar toda vez que aquele molho de tomate aterrissar na sua camisa branquinha. Descubra como tirar essa e outras manchas agora!

Regras de ouro na hora de tirar manchas

Como sempre indicamos, siga as instruções de lavagem da etiqueta. Nosso guia de símbolos de lavagem vai ajudar você. E, lembre-se: se possível, tire a mancha enquanto ela ainda está “fresca”. Quanto mais tempo passar ou, pior, se você lavar sem cuidado e colocar a roupa para secar, mais impregnada a mancha vai ficar.

Mancha de maquiagem

Produtos em pó, como blush, sombra e pó compacto

Retire o excesso com uma escova macia e aplique um pouco de detergente. Esfregue com a escova e depois faça a lavagem normalmente, na máquina ou à mão.

Produtos à base de óleo, como base, corretivo e batom

Retire o excesso com um papel absorvente e aplique um dos seguintes produtos, esfregando suavemente:
– Algodão embebido em álcool
– Algodão embebido em demaquilante sem óleo

Depois, siga com a lavagem normal.

Máscara de cílios e delineador

Aplique um pouco de detergente e esfregue com uma escova macia até dissolver a mancha. Siga com a lavagem normalmente.

Mancha de caneta

Caneta esferográfica (caneta comum)

Utilize um algodão embebido em álcool. Esfregue-o sobre a mancha até ela sair. Siga com a lavagem normal.

Caneta hidrocor (canetinha)

Utilize leite quente (Sim, leite quente!). Despeje um pouco sobre a mancha e esfregue até a mancha sair. Uma segunda opção é usar demaquilante, mas certifique-se de que ele é incolor e que não possui óleo na fórmula. Caso contrário, poderá criar uma segunda mancha na roupa. Depois, é só enxaguar e lavar normalmente.

Veja mais dicas para tirar mancha de caneta e canetinha da roupa.

Mancha de sangue

  • Sabia que existem muitas formas de tirar manchas de sangue? Veja os produtos que você pode usar para manchas de sangue que ainda não secaram:
  • – Vinagre branco: aplique sobre a mancha por 10 minutos, esfregue e enxágue
    – Água oxigenada 10 volumes (para roupas brancas): aplique sobre a mancha por 10 minutos, esfregue e enxágue
    – Pasta feita com água e amido de milho: aplique sobre a mancha, esfregue, deixe secar e retire os resíduos
    – Pasta feita com água e talco: aplique sobre a mancha, esfregue, deixe secar e retire os resíduos
    – Água com sal: deixe de molho por duas horas e esfregue com detergente
  • Em todos os casos, você deve seguir com a lavagem normal.

Se a mancha de sangue já secou, o ideal é deixar a peça de molho com um tira-manchas. Siga as instruções do fabricante.

Mancha de ferrugem

Botões e zíperes podem enferrujar e acabar manchando a sua calça jeans favorita. Mas tem solução!

– Limão e bicarbonato de sódio: aplique essa solução sobre a mancha e deixe a roupa secando ao sol por cerca de duas horas. Depois, é só enxaguar e lavar normalmente. Você pode substituir o limão por vinagre branco e o bicarbonato de sódio por sal.
– Detergente para louça incolor: dilua o detergente em um pouco de água morna e aplique sobre a mancha por cinco minutos. Enxágue e lave a peça.

Veja outras maneiras de tirar mancha de ferrugem da roupa.

Mancha de graxa

A graxa é uma das maiores vilãs quando pensamos em manchas de roupas. Mas retirá-la é mais fácil do que você imagina. Basta seguir esses passos:
– Retire o excesso com papel toalha.
– Aplique amido de milho ou talco sobre a mancha, tratando-a como uma mancha de gordura.
– Retire o amido ou talco com uma escova e esfregue a mancha com detergente para roupas.

– Lave normalmente.

Veja o passo a passo detalhado para tirar manchas de graxa da roupa.

Mancha de gordura

Manchas de gordura que secam são muito difíceis de retirar. Por isso, se possível, aja na hora do acidente! Antes de tudo, coloque talco ou amido de milho sobre a mancha. Eles vão absorver a gordura.

Deixe de um dia para o outro e, no dia seguinte, caso a mancha não tenha saído completamente, utilize detergente para louça incolor. Esfregue com cuidado, enxágue com vinagre branco, retire o excesso com água e siga com a lavagem normal.

Se ainda assim a mancha persistir, tente uma mistura de lustra-móveis branco com detergente para louça incolor em partes iguais. Deixe agir sobre a mancha por cerca de 30 minutos, esfregue e enxágue. Aí, é só seguir com a lavagem.

Mancha de tinta

A maneira de retirar a mancha vai depender do tipo de tinta. Procure na embalagem se ela é do tipo látex ou à base de óleo. Se a instrução para limpar os pincéis for utilizar água, a tinta é látex. Se for para usar tíner, a tinta é à base de óleo.

Tinta látex (à base de água)

– Retire o excesso de tinta com a ajuda de uma colher ou com outro objeto similar.
– Enxágue com água morna, esfregando a mancha.
– Use detergente para louça incolor e esfregue até tirar a mancha. Repita o processo, se necessário.

– Lave normalmente.

Tinta à base de óleo

– Retire o excesso de tinta com a ajuda de uma colher ou com outro objeto similar.
– Verifique qual é o melhor solvente para essa tinta. Caso não encontre, use tíner, que dissolve a maioria das tintas à base de óleo.

E lembre-se de verificar se o tecido pode receber esse produto.
– Coloque a peça do avesso sobre uma pilha de papel toalha e vá aplicando, aos poucos, o solvente, espremendo a mancha com outro papel toalha. Repita esse processo para ir retirando a tinta.

Se perceber que não está fazendo efeito, é provável que você não vá conseguir removê-la..

– Lave normalmente.

Em tecidos delicados

O ideal é procurar uma lavanderia e fazer uma lavagem à seco, caso o tecido permita.

Tinta de cabelo

Para tirar tinta de cabelo da roupa, coloque um pouco de vinagre branco ou água oxigenada 10 volumes sobre a mancha. Esfregue com uma escova macia até retirar a tinta, enxágue e faça a lavagem normalmente.

Mancha de mofo

Roupas que ficam guardadas por muito tempo, casas muito úmidas e toalhas que não secam direito são os três motivos principais para o aparecimento de mofo nas roupas. Veja como cuidar de roupas que tenham aparecido com mofo.

Agora, aprenda a tirar essas manchas:
– Escove a peça para tirar o mofo. Faça isso em uma área externa para não espalhar mofo pela casa.
– Deixe a peça de molho em água morna com detergente para roupas, seguindo as instruções do fabricante. Esfregue a mancha e, caso ela não saia totalmente, repita o processo.

– Faça a lavagem normal na máquina ou à mão.

Mancha de terra e lama

Ao contrário da maioria das manchas, a lama é mais facilmente retirada depois de seca. Dessa forma, você consegue remover o excesso com a ajuda de uma escova.

Depois de fazer isso, siga esses passos:
– Enxágue em abundância, para tirar o máximo da lama seca ou terra possível.
– Deixe de molho por cerca de 30 minutos em uma mistura de água e vinagre branco em partes iguais.
– Enxágue novamente.

Caso a mancha persista, esfregue com um detergente para roupas e enxágue novamente.

– Faça a lavagem normalmente.

Mancha de molho de tomate

Manchas de molho de tomate, ketchup, molho barbecue ou de pimenta podem ser retiradas da seguinte maneira:
– Retire o excesso com um papel toalha ou guardanapo.

– Vire a peça do avesso e coloque sob água corrente. Assim, a mancha sai ao invés de penetrar mais na roupa.
– Esfregue a mancha com detergente para louça e enxágue.

– Repita o processo, se necessário, com detergente para roupas.

– Lave normalmente.

A mancha já secou? Veja como tirar essa mancha de molho de tomate.

Mancha de café e chá

O café mancha mais, mas a dica vale tanto para ele quanto para o chá. Em uma mancha recente, lave com água quente. Ela vai ajudar a desprender a mancha. Mas, cuidado: não deixe a peça de molho por muito tempo para evitar que o café ou chá manchem a roupa toda.

Caso a mancha já esteja seca, você pode usar uma pasta de água e bicarbonato de sódio. Deixe a mistura sobre a mancha por alguns minutos, esfregue com cuidado e repita o processo, se necessário. Saiba mais sobre como tirar mancha de café e chá da roupa.

Mancha de vinho tinto

Vinho tinto e peças de roupa claras são atraídos como a força de um ímã. Mas, não se preocupe. Veja o passo a passo para tirar essas manchas:
– Retire o excesso com papel toalha ou com sal.

– Lave com sabão neutro e água quente.

Para manchas secas, é indicado usar um tira-manchas. Veja mais informações sobre como tirar mancha de vinho tinto da roupa.

Agora que você já aprendeu todas as maneiras de tirar as manchas das roupas, que tal conferir as máquinas de lavar da Consul para te ajudar nesse processo?

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Loja Virtual Copyright Consul ® 2019 – todos os direitos reservados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*