Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Por Raquel Praconi Pinzon

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Foto: iStock

  • Todo mundo já passou por isso ou ainda vai passar: você acabou de vestir a sua blusa novinha e, pelo motivo que for, de repente ela está com uma mancha de sangue.
  • Seja porque você se cortou na cozinha ou porque o boy acabou de fazer a barba, o fato é que a mancha está ali e você precisa agir rápido.
  • Aliás, este é um dos princípios da remoção de manchas de sangue: quanto antes você agir, melhor.

Outro princípio dessa tarefa é evitar o calor: água quente, secadora e ferro de passar são seus inimigos até que a mancha tenha saído completamente. Isso porque o sangue é rico em proteínas, e elas vão ficar ainda mais grudadas ao tecido se você aquecê-las.

Se você está diante de uma mancha de sangue e não sabe como removê-la, confira nossa lista de dicas a seguir:

1. Vinagre branco

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Foto: iStock

Esta dica é útil para manchas de sangue que ainda não secaram. O truque é simples: aplique um pouco de vinagre branco na mancha, aguarde de 5 a 10 minutos e esfregue com um pano.

2. Água oxigenada

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Foto: iStock

Aplique água oxigenada volume 10 sobre a mancha (de preferência que ainda não tenha secado), enxágue com água corrente e lave a peça como de habitual. Atenção: a água oxigenada por de descolorir os tecidos.

3. Coca-Cola

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Foto: iStock

Você manchou sua roupa com sangue, está fora de casa e não tem nenhum produto de limpeza à mão? Então experimente aplicar um pouco de Coca-Cola na mancha. De preferência, deixe a mancha de molho no refrigerante durante a noite para obter um resultado melhor.

4. Amido de milho

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Foto: iStock

Faça uma pasta de amido de milho e água fria, aplique sobre a mancha e esfregue suavemente. Deixe a peça secar em um local ensolarado. Assim que ela estiver seca, remova o resíduo do amido. Caso a mancha não tenha saído completamente, repita o procedimento.

5. Talco

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Foto: Thinkstock

Faça uma pasta de água e talco e aplique na mancha de sangue. Quando secar, remova o resíduo e verifique se a mancha saiu. Repita o procedimento se necessário.

6. Água salgada

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Foto: iStock

O mais rápido possível, mergulhe a parte manchada em um recipiente com água fria e sal. Deixe de molho por 3 a 4 horas, esfregue a mancha com detergente líquido e lave normalmente.

7. Manchas de sangue em estofados

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Foto: iStock

Para remover manchas de sangue do sofá ou do banco do carro, utilize uma solução com água e detergente. Mergulhe um pano nessa solução e esfregue na mancha até que ela seja absorvida. Depois, passe um pano somente com água para remover o detergente.

8. Manchas de sangue na madeira

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

513581552

Limpe a mancha com um pano molhado em água fria. Espere secar a aplique cera para madeira.

9. Como lavar manchas de sangue frescas

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Foto: iStock

Se você já tentou remover manchas de sangue com um produto alternativo, mas não obteve bons resultados, é hora de recorrer a uma lavagem especial.

O primeiro passo é enxaguar a peça manchada com água gelada, esfregando o tecido para garantir que a água vai penetrar nas fibras. Se você não puder fazer todo o procedimento no mesmo instante, deixe a peça de molho na água fria.

Depois, lave a peça utilizando um produto removedor de manchas à base de oxigênio e deixe-a secar naturalmente, de preferência no sol, sem usar a secadora de roupas. Somente depois que a peça estiver seca é que você poderá ter certeza que a mancha realmente sumiu.

10. Como lavar manchas de sangue secas

Veja também
Aprenda a remover manchas de maquiagem da roupa

Foto: iStock

Suas chances de conseguir remover uma mancha de sangue são maiores quando ela ainda está fresca, mas, se isso não for possível e ela já tiver secado, você pode experimentar este método.

O primeiro passo é molhar a mancha com água fria, agitando o tecido suavemente para que a água penetre nas suas fibras. Dica: não esfregue a mancha, pois, como o sangue está seco, elas podem se romper e rasgar sua peça.

Depois disso, deixe a peça de molho por algumas horas em uma mistura de água e um limpador à base de oxigênio. Por fim, lave sua peça normalmente e deixe-a secar ao ar livre. Pode ser necessário repetir a etapa de lavagem até a mancha sair completamente.

Como tirar manchas de roupas com mais de 20 receitas infalíveis

Assim como pagar boletos, cuidar das plantas e aprender a fazer feijão, descobrir como tirar manchas de roupas é uma tarefa inevitável quando se atinge a idade adulta.

Mais do que remover vinho, café, chocolate, tinta ou maquiagens das peças, é necessário entender como fazer isso sem manchá-las ainda mais.

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Alguns tipos de sujeiras são bem mais fáceis de serem limpados do que imaginamos, por isso, é essencial aprender os métodos apropriados de como tirar manchas específicas das roupas.

Tome muito cuidado com as receitas caseiras que bombam na internet, pois, apesar de prometerem milagres, podem danificar ainda mais suas roupas e deixá-las arruinadas para sempre.

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Crédito: IStock | artursfotoDescobrir como tirar manchas nunca mais será um mistério

Para ninguém nunca mais entrar em pânico ao derrubar qualquer sujeirinha na roupa, a Catraca Livre Estilo vai ensinar como tirar manchas comuns com ingredientes que você com certeza tem em casa.

Pega o papel e a caneta, e anota aí!

Se a mancha está fresca, uma simples lavagem com água e sabão já é suficiente. Caso ela persista, deixe a peça de molho por alguns minutos em um recipiente com água com gás.

Para sujeiras que já secaram, uma Aspirina amassada e misturada em água, uma porção de água oxigenada 10 volumes ou de vinagre branco dão conta do recado. Caso nenhum dos métodos deem certo, coloque um pouco de sal sobre a mancha úmida e esfregue.

O quanto antes, polvilhe talco ou amido de milho sobre a gordura e deixe em repouso por 24 horas. No dia seguinte, lave a mancha com água quente e detergente, e prossiga a lavagem normalmente.

Se a sujeira não sair, utilize uma escovinha embebida em benzina para esfregar a sujeira, evitando ao máximo o contato com a pele.

No caso da graxa, esfregue um pouco de manteiga na região, para deixá-la mais fresca e mole, e siga as instruções mencionadas acima.

Assim que cair café na sua roupa, lave a região afetada com água bem quente, para dissolver o pó. Caso a mancha esteja em um lugar de difícil acesso para ser esfregada, use um cubo de gelo e agilizará esse processo.

Manchas secas são mais chatas de serem removidas, mas não impossíveis. Umedeça o tecido com água quente e coloque uma colher de café de bicarbonato de sódio sobre a sujeira. Após alguns minutos, lave a peça normalmente.

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Crédito: IStock | cirano83Aprenda como tirar manchas de café

Para manchas de suor ou de desodorante, as receitas não mudam! Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio a uma de limão, acrescentando mais ou menos líquido até formar uma pasta.

Com uma escovinha, esfregue a mistura nas áreas com manchas e deixe agir por uma hora. Depois, mantenha a roupa em uma bacia com água norma e sabão de coco por 1h30 e lave normalmente.

Se a sujeira permanecer no tecido, repita o processo e substitua a última etapa por uma lavagem da peça em uma bacia com três colheres de vinagre branco diluídas em um litro de água morna.

Um simples pedaço de algodão embebido em álcool é suficiente para remover manchas de caneta. Quando a tinta estiver úmida, utilize um pedaço de papel toalha para absorvê-la.

Caso a sujeira não saia, coloque uma folha de papel por baixo do tecido, aplique leite quente sobre a mancha e posicione outra folha sobre ela, repetindo esse processo do “sanduíche” quantas vezes forem necessárias.

Foi curtir uma noite de vinhos com os amigos e se molhou todo? Não se preocupe!

Assim que a bebida cair na sua roupa, pressione a área afetada com um guardanapo para não permitir que a mancha aumente. Imediatamente depois, faça uma espuma na palma da mão com água e sabão, e aplique na região.

Quando chegar em casa, coloque uma colher de sopa de sal sobre a mancha, lavando-a após 5 minutos. Para terminar de remover o vinho, aplique uma mistura de bicarbonato de sódio com água quente e deixe agir por 20 minutos.

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Crédito: IStock | flyfloorAprenda como tirar manchas de vinho

Para remover o excesso de sujeira, mantenha a peça no freezer por uma hora. Depois, raspe todo o chocolate endurecido e lave a roupa no avesso com detergente e água quente.

Como comer uma bela macarronada e não se lambuzar, não é mesmo?

Para limpar molho de tomate, basta colocar 3 colheres de sopa de vinagre branco sobre a mancha e deixar de molho por 30 minutos. Em seguida, lave a peça com detergente e água fria.

Tecidos que permanecem muito tempo guardados podem adquirir manchas de mofo, produzidas por fungos, que são removidas com a aplicação de uma mistura de vinagre branco e suco de limão.

Leia também:  Como Saber Onde Gastei O Saldo Vodafone?

Para finalizar a limpeza, deixe a peça de roupa no Sol por algumas horas e lave separadamente com sabão neutro.

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Manipular objetos metálicos ou manter zíperes e botões úmidos podem gerar manchas de ferrugem no tecido.

Para limpá-las, aplique uma mistura de suco de limão com sal sobre a área suja e deixe quarando no Sol sobre uma bacia com água. Quando a peça começar a perder a umidade, enxágue bem.

  • Manchas de sombras, blushes, bases ou corretivos podem ser solucionadas tanto com álcool quanto com vinagre branco.
  • Coloque uma folha de papel toalha do lado de dentro da peça e, com um algodão embebido em um dos líquidos, pressione a sujeira até removê-la por completo.
  • Se a mancha persistir, troque o álcool ou o vinagre por um demaquilante sem óleo, seguindo as mesma recomendações.

No caso dos batons em roupas brancas, utilize acetona na limpeza. Se o tecido for colorido, a melhor opção é passar um cubo de gelo sobre a mancha e limpá-la com água e detergente neutro em sequência.

Assim como com as unhas, o esmalte é melhor removido com um pedaço de algodão umedecido em acetona. Essa técnica, no entanto, só deve ser utilizada em peças sem cor.

No caso de roupas coloridas, aplique óleo de banana para dissolver o produto e, em seguida, lave a mancha com detergente. Se a sujeira não for removida por completo, deixe a peça de molho em água com bicarbonato de sódio e, para finalizar, lave-a normalmente usando detergente neutro.

Veja também: Como limpar sofá e estofados de cadeira com receitas caseiras

12 dicas para tirar manchas das roupas

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Mofo, molho de tomate, respingos de vinho, café, gordura, tinta, ferrugem. São mesmo vários os tipos de manchas aos quais as peças de vestuário estão sujeitas. O próprio uso no dia a dia expõe as roupas a possíveis formações de manchas, inclusive, de suor. A boa notícia é que existem estratégias eficientes para remover manchas variadas, afinal, ninguém merece roupas manchadas, não é mesmo?

As manchas comprometem a aparência das peças, fazendo com que fiquem com um aspecto de descuidada. Em casos mais graves, a depender do tipo, local e tamanho de mancha, a roupa fica praticamente impossível de ser usada. Para evitar que isso aconteça com você, preparamos algumas dicas incríveis para tirar manchas das roupas. Confira:

1 – Remova a mancha da roupa imediatamente

Quanto mais seca estiver a mancha, mais difícil ela será removida. Por isso, é fundamental removê-la o quanto antes. Caiu algum líquido, tinta ou resíduo de alimento na peça? Corra para limpar — claro, se a situação permitir. Em pleno jantar romântico, se a roupa sujar de vinho, não precisa ir lavá-la de imediato, não é mesmo?

2 – Faça a limpeza da mancha com muita calma e paciência

Parece contraditório, mas para tirar manchas das roupas, ao mesmo tempo em que a higienização deve ser feita imediatamente, ela requer calma, pois, muitas vezes, a pressa é inimiga da perfeição. Então, a dica é esperar os produtos de limpeza agirem para a mancha ceder. Além disso, não se desespere na hora de esfregá-la. Movimentos suaves e repetitivos preservam a integridade do tecido.

3 – Evite lavar as roupas manchadas junto com as outras roupas

Colocar as roupas para lavar na máquina, independentemente de estarem manchadas, pode parecer uma solução prática e rápida.

De fato, a lavagem indiscriminada na máquina traz agilidade e praticidade, porém, quando existem peças manchadas no meio, a condição da mancha pode agravar.

O ideal é que a mancha seja removida primeiramente e, só depois, coloque a roupa junto de outras peças de tons similares para lavar normalmente.

4 – Respeite o tipo de tecido na hora da lavagem

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Tão ruim quanto roupa manchada, é roupa desbotada. Conforme o método de limpeza e produto utilizado no tecido, a mancha pode até sair, mas, junto com ela, a cor da peça também vai embora. Para impedir que isso aconteça com suas roupas, procure respeitar o material dos itens de vestuário. Leia as instruções de lavagem da etiqueta e lembre-se de que nem todos os tecidos podem receber o tratamento de um produto de tirar manchas e alvejantes.

5 – Aposte em sabão líquido como produto curinga

Um produto que ajuda a remover praticamente todos os tipos de manchas é o sabão líquido. Ele é melhor do que os alvejantes em pó, que geralmente são agressivos e podem danificar as roupas.

Se alguma roupa manchar, aplique sabão líquido concentrado apenas sobre a mancha. Deixe o produto agir por 5 minutos e depois esfregue suavemente.

É importante que você não deixe o produto secar, pois o sabão descolore o tecido.

6 – Deixe a roupa de molho por pouco tempo

No caso de manchas mais intensas, colocar as roupas de molho é uma alternativa. No entanto, deixar as roupas submersas em água pode facilitar a remoção das manchas. Mas, cuidado: se elas permanecerem assim por muito tempo, a sujeira concentrada pode contaminar a água e encardir o tecido.

7 – Utilize soluções caseiras para tirar manchas das roupas

Você sabia que algumas soluções caseiras podem remover por completo as manchas? Manchas de ferrugem, por exemplo, saem com suco de limão. A mistura de bicarbonato de sódio, com vinagre branco e água morna também é uma solução poderosa para dar adeus às manchas. Vale a pena testar!

8 – Use produtos específicos para cada tipo de mancha

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Cada tipo de mancha requer um tipo de limpeza. Para limpar mancha de caneta esferográfica, por exemplo, use detergente. Manchas de molho de tomate e suco de uva, por sua vez, pedem limpeza com sabão líquido. Já as manchas de mofo podem ser tiradas com álcool líquido, água sanitária ou produtos de limpeza pesada. O sal ajuda a tirar mancha de ferrugem, leite quente remove manchas de fruta, talco ameniza as manchas de gordura e óleo de amêndoas ajuda a retirar as manchas de graxa. Viu quantas possibilidades?

9 – Lave a peça com água morna

A temperatura mais elevada da água tem um efeito emoliente, ou seja, ela amolece a mancha e torna a sujeira mais fácil de ser removida. Prefira a água morna à quente, pois a temperatura elevada demais pode danificar as fibras do tecido e, até mesmo, alterar a cor da sua roupa.

10 – Repita o processo de limpeza quantas vezes forem necessárias

Nem sempre você vai obter sucesso na primeira tentativa de limpeza. Se a mancha persistir, não desista também. Paciência e insistência são fundamentais para quem deseja ter a roupa novinha em folha e livre das manchas. Aos poucos, a marca/sujeira vai ficando mais suave, até que ela se apague de vez. Caso queira, experimente estratégias diferentes de limpeza a cada tentativa.

11 – Busque ajuda especializada quando for preciso

Se a mancha de vinho, café, suor, mofo, ferrugem, dentre outros, estiver grudada na cortina ou sofá, o mais recomendado é recorrer à limpeza especializada. Profissionais competentes utilizarão produtos que não trarão danos ao seu estofado ou tecidos da cortina. Fica a dica!

12 – Lembre-se de que prevenir é melhor do que remediar

Melhor do que limpar as manchas das roupas, é evitar que elas se formem. Prevenir a formação de manchas preservará suas peças de vestuário e fazer com que você ganhe tempo na sua rotina.

Adote práticas como fazer as refeições com calma, lavar as roupas de cores diferentes separadamente, não guardar roupas usadas junto com roupas limpas, evitar comer no sofá, utilizar bons produtos na lavagem, impermeabilizar estofados, etc.

E aí, você gostou das nossas dicas para tirar manchas das roupas? Conhece outro truque de limpeza de manchas? Comente! Ah, e se você curtiu esse artigo, possivelmente vai gostar de saber um pouco mais sobre a limpeza de carpetes. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

Truques para tirar onze tipos de manchas das roupas

Manchou aquela roupa que você adora e não sabe o que fazer para limpar o tecido? Não entre em pânico, isso é um problema que pode ser resolvido.

Mas antes de tentar remover a marca, você deve saber que quanto antes tentar tirá-la, mais fácil será. Caso ela fique muito tempo no tecido pode se incrustar nas fibras e tornar a remoção uma tarefa quase que impossível.

Para te ajudar, o Moda & Estilo listou alguns truques práticos que podem eliminar a sujeira e salvar a peça.

Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Confira:

MaquiagemEsfregue um pouco de álcool 90º no tecido manchado e depois lave a roupa normalmente. Não deixe para secar ao sol. Se a mancha for de batom, é recomendado utilizar acetona em peças brancas, e nas coloridas, passar um cubo de gelo para as fibras se abrirem, e um pouco de detergente de cozinha.

SangueEssa mancha sai facilmente com uma solução de água com água oxigenada 20 volumes. O vinagre também pode ser um excelente removedor de manchas de sangue seco.

Leia também:  Como Ocultar As Pessoas Que Eu Sigo No Instagram?

GorduraÉter, benzina, gasolina e querosene são ótimos removedores de gordura. É só embeber uma escova em uma das substâncias e esfregar sobre a mancha. Para roupas coloridas é recomendado lavar a região com sabão e água quente ou polvilhar um pouco de talco ou farinha sobre a mancha.

CanetaPassar um algodão embebido em álcool ou sabão sobre a mancha é o recomendado. Caso ainda não tenha conseguido removê-la, tente aplicar um pouco de suco de limão.

GraxaCubra a mancha generosamente com talco e remova o excesso. Na falta, você poderá usar maisena ou sal. Em seguida, espalhe detergente de louça sobre a mancha, espere cerca de 20 minutos e depois lave. 

Tinta a óleoMisture uma colher de chá de detergente em um copo de água morna. Com a ajuda de uma esponja limpa, passe o líquido em cima da mancha. Em seguida, lave com água fria e deixe secar naturalmente. Para os tecidos escuros, passe um pouco de leite quente ou um pouco da casca do limão e depois lave com água e sabão neutro.

MofoA solução é tentar retirar os fungos com um pano ou algodão embebido em sabão de pH neutro. Outra medida é aplicar vinagre branco e suco de limão. Deixe a peça ao sol por algumas horas e lave-a separadamente do resto das roupas. 

Suor Coloque a roupa de molho durante 15 minutos em uma solução feita com 3 colheres de chá de vinagre branco e 1 litro de água. Depois lave a roupa normalmente. 

DesodorantePara remover manchas de desodorante, deve-se esfregar suavemente uma esponja umedecida com água oxigenada sobre a mancha e deixar agir por 1 ou 2 minutos.

CaféSe a mancha for recente, esfregue gelo no local até que desapareça. O uso de uma solução de água e bicarbonato de sódio para a remoção também é indicada. Porém, se a mancha estiver seca o indicado é esfregar um pano úmido com álcool ou vinagre branco.

Mancha deixada por outra roupaDe preferência, não a deixe secar com a “nova cor”. Numa panela, coloque-a em água com um pouco de sabão e dê uma fervida rápida.

Reportagem iBahiaTruques para tirar onze tipos de manchas das roupas

Como tirar mancha de roupa colorida: 13 dicas incríveis para você!

De todas as dicas de como tirar manchas de roupas coloridas, com certeza essa aqui é a principal: leia as instruções de cuidados e lavagem das suas peças. Antes de aplicar qualquer uma das receitas que você vai aprender aqui, teste a dica em uma pequena parte da roupa que fique escondida.

A primeira dica de hoje é de como tirar manchas de roupas coloridas que já secaram. Apesar de serem mais chatinhas, estas manchas sairão por completo se você utilizar os produtos OMO Tira Manchas.

  1. Molhe a área afetada e aplique um pouco do produto. Utilize os dedos para esfregar levemente a mancha até que ela comece a se diluir.

  2. Em seguida, coloque a roupa de molho em água fria e deixe-a parada por 30 minutos.

  3. Feito isso, você pode seguir com a lavagem como de costume.

Pronto, agora a sua roupa está livre de manchas coloridas! Se tiver dúvidas sobre como tirar mancha de roupa independentemente da cor, não deixe de ler nosso artigo.

E agora, como tirar mancha de roupa colorida manchada por outra roupa? Na hora de colocar as roupas para lavar é muito comum deixarmos passar alguma peça que solta tinta, comprometendo as outras peças.

  1. Quando isso acontecer, separe a peça que está soltando cor e siga com a lavagem normal das outras roupas.

  2. Para garantir que elas não fiquem manchadas, repita o enxágue duas vezes.

  3. Antes de colocar as roupas para secar, certifique-se de que as manchas saíram por completo. Quando as peças secam manchadas, fica mais difícil removê-las no futuro.

Antes de aprender como tirar mancha de bolor de roupa colorida, vá até a dispensa da sua casa e separe bicarbonato de sódio e vinagre branco. Com os produtos em mãos, chegou a hora de fazermos as soluções.

  1. Não tem segredos em como tirar manchas de roupas coloridas com vinagre. Você só vai precisar deixá-las em um balde e adicionar uma xícara e meia de vinagre em dois litros d’água. Deixe a roupa de molho por meia hora.

  2. Quer algo mais fácil do que aprender a como tirar mancha de roupa colorida com bicarbonato? O queridinho de todas as receitas caseiras não poderia estar de fora! Dilua duas colheres de bicarbonato de sódio em um balde contendo dois litros de água. Mergulhe a roupa na solução e deixe-a de molho por 30 minutos.

  3. Escolhido o seu método, siga com a limpeza da peça como de costume.

Não tem muito mistério em como tirar mancha amarela de roupa colorida. Você vai repetir a mesma solução com vinagre que ensinamos na dica acima.

  1. Dilua 1 xícara e meia de vinagre branco em dois litros de água.

  2. Deixe a peça de molho por trinta minutos.

  3. Passado esse tempo, você vai enxaguar a roupa e terminar a sua limpeza.

Quem nunca ficou na dúvida sobre como tirar mancha de desodorante de roupa colorida? Alguns desodorantes já previnem as manchas em roupas brancas, mas quando elas são de cor você precisará ter cuidados extras.

  1. O primeiro deles é evitar deixar a peça manchada com desodorante por muito tempo no cesto. Quanto mais tempo o produto ficar em contato com a peça, mais as fibras do tecido ficarão impregnadas com desodorante.

  2. Se a mancha for recente, é só molhar com água fria e passar um pano limpo por cima para removê-la.

  3. Repita este processo quantas vezes forem necessários, apenas lembre-se de não esfregar o pano contra a roupa para não danificar o tecido. Você pode conferir outras receitas caseiras de como tirar mancha de desodorante das roupas lendo o artigo linkado aqui.

Se ficar com dúvida na hora de seguir as dicas, ou algum tipo de receio, indicamos os produtos de OMO Tira Manchas. Além de preservar o tecido, eles apresentam uma tecnologia que blinda as suas roupas de futuras manchas!

Que novidade incrível, né?

São 4 passos simples que vão te ajudar a como tirar mancha de gordura de roupas coloridas:

  1. Coloque detergente neutro para lavar louças em cima da área manchada pela gordura.

  2. Em seguida, aplique um pouco de água quente e use os dedos protegidos com uma luva para esfregar delicadamente a mancha.

  3. Com a ajuda do vinagre branco (outro querido das receitas caseiras), enxágue o detergente da peça.

  4. Para finalizar, remova o vinagre com um pano umedecido com água e coloque a roupa para lavar normalmente.

O detergente neutro vai ser seu aliado para aprender como tirar mancha de graxa de roupa colorida.

  1. Separe uma esponja e um pouco de água quente.

  2. Feito isso, molhe a área manchada com água quente e aplique o detergente.

  3. Esfregue com o lado áspero da esponja até que toda a graxa saia por completo. Pronto, a sua peça já está livre da graxa e pode ser lavada normalmente!

Devido ao novo estilo de vida durante a pandemia, você encontrou novos tipos de manchas nas roupas?

Gostou das nossas dicas sobre como tirar encardido de roupa colorida? Deixar as roupas com cores vivas depois de lavar não precisa ser um desafio!

Publicado originalmente 12 de março de 2021

Como tirar manchas de roupas coloridas| Facilita

Você já deve saber que roupas coloridas precisam de mais atenção tanto na hora de lavar quanto na remoção de manchas, não é mesmo? Mesmo assim ainda tem dúvidas sobre qual método usar para tirar alguns tipos de manchas das suas peças com cores sem danificá-las? Vem que te ensinamos a como tirar manchas de roupas coloridas que já secaram ou aqueles que ainda são recentes.

Como tirar mancha de roupas coloridas com vinagre

Esse será seu melhor amigo na remoção das manchas em roupas coloridas, principalmente quando usado junto do bicarbonato de sódio, na proporção de metade do bicarbonato para cara um de vinagre.

A reação química gerada pela combinação dessas duas substâncias, um ácido e uma base, é chamada ácido carbônico. O efeito se dissipa rápido, o que gera as bolhas de gás carbônico.

Essa solução é um potente desengordurante que não agride sua roupa, então o verá com alguma frequência neste texto.

O vinagre também pode ser usado no enxágue das peças coloridas, sempre é bom acrescentar uma colher de sopa durante esse processo para ajudar a manter as cores das suas roupas por mais tempo.

Remoção das manchas amarelas:

Para remover encardido, as alternativas são usar vinagre ou limão na remoção desse tipo de mancha das roupas coloridas. Caso, queira usar o vinagre para remover manchas amarelas, basta misturá-lo com água, aplicar na peça de roupa deixando agir por 30 minutos e depois lavá-las normalmente.

Mas, se escolher usar o limão o passo a passo também é bem simples, é necessário aplicar o suco de limão com bicarbonato sobre a peça e deixar agir por 1 hora no sol, por último é só lavar a peça como de costume.

Leia também:  Como Descobrir Onde Foi Tirada Uma Foto?

Se você quiser outras dicas para a remoção desse tipo de mancha, confira o nosso post de como tirar manchas amarelas de roupas coloridas e brancas.

Como tirar caruncho de roupa colorida

Carunchos são pequenos insetos que vivem em superfícies de madeira, especialmente quando ela também está em um ambiente escuro. Ou seja, o interior do guarda-roupa é o paraíso para eles.

Caso não consiga evitá-los, é preciso sempre ter atenção às roupas porque eles tanto podem se alimentar dos tecidos, deixando furos no lugar, quanto podem manchar suas roupas com pequenos pontos pretos ou marrons.

Maneiras de remover caruncho de roupas coloridas

  • Aplique um removedor de manchas sobre as peças, de acordo com as instruções presentes na embalagem e na etiqueta da roupa;
  • Mergulhe as roupas manchadas em uma solução de água com vinagre, algo como duas xícaras de vinagre para um balde de água. Deixando de molho por cerca de uma hora, posteriormente esfregando o tecido com detergente aplicado na área manchada. Após isso, lave normalmente.

Manchas de ferrugem

Em todos os casos, quanto mais cedo a mancha for removida, melhor. Porém, no caso da ferrugem isso é especialmente importante. Esse tipo de mancha, quando envelhecida, pode virar uma enorme dor de cabeça.

Aqui o vinagre branco com bicarbonato de sódio (ou, se não tiver, sal de cozinha) é quem mais vai te ajudar na remoção sem o risco de desbotar as cores. Para saber mais, veja o post de como tirar ferrugem de roupa.

Como tirar mancha de desodorante de roupa colorida

O processo nesse tipo de mancha é bastante simples, mas demorado. Aplique uma boa quantidade de vinagre diretamente sobre a mancha, então coloque a peça e molho na água por pelo menos oito horas. Depois é só lavar normalmente.

Dicas para remover manchas de vinho

Vinho é outra mancha que precisa de ainda mais rapidez na remoção. Isso porque a chance de sucesso na remoção total é muito maior quando a mancha ainda está úmida. Tentar absorver o quanto puder do vinho com papel toalha e o coloque-o para lavar o quanto antes. Se a mancha persistir, aplique um tira-manchas ou faça a solução de vinagre branco com bicarbonato de sódio.

Agora para aprender como tirar mancha de vinho de roupa colorida quando essas já estão secas, é necessário aplicar uma solução de vinagre com bicarbonato de sódio e deixe-o agir por até 30 minutos, então lave a peça.

Como tirar graxa de roupa colorida

Essa mancha precisa de mais etapas. Primeiro, use papel toalha para remover o excesso de graxa sobre a roupa, mas evite esfregar ou vai acabar espalhando a mancha.

Depois, aplique amido de milho ou talco para absorver a gordura em excesso que ainda restar na peça, este processo leva cerca de 30 minutos.

mergulhe a roupa em água quente e aplique sabão em pó ou detergente sobre a mancha, esfregue, enxágue, repita esse processo final até ela desaparecer. Então lave a roupa normalmente.

Agora que você já aprendeu a como tirar manchas de roupas coloridas, que tal conhecer o nosso guia de como tirar manchas? Assim você irá saber como resolvê-las caso ocorra um imprevisto.

Como tirar mancha de graxa na roupa de forma descomplicada

Tudo bem que hoje em dia é difícil acabar sujando a roupa com graxa, mas ainda assim não deixa de ser possível.

Afinal, se algum dia você precisar mexer na aparelhagem do carro ou então tiver que colocar a corrente da bicicleta no lugar é bem possível que acabe tendo contato direto com esse óleo.

E é exatamente por esse tipo de mancha não ser comum que muita gente fica perdida e sem saber o que fazer quando vê aquela marca preta na roupa. Se você se encontra nessa situação neste exato momento não se desespere, pois com algumas medidas simples você pode se ver livre dela.

Se a graxa ainda estiver molhada, retire a mancha o quanto antes

A regra número 1 para quem sujou a roupa com graxa é retirar a mancha o quanto antes. Afinal, o passo a passo para quando ela ainda está molhada é mais simples que o de quando ela já secou.

Se o seu caso é primeiro, saiba que antes de mais nada você deve pressionar duas folhas de papel toalha contra a mancha, uma de cada lado do tecido.

Depois que já tiver se livrado do excesso do óleo, jogue um pouco de talco na região afetada e deixe repousar por 30 minutos. Pode parecer estranho, mas ele vai sugar o excesso de gordura.

Passada a meia hora, retire o excesso de talco – se preciso use uma escova de cerdas macias para te ajudar – e enxágue usando água quente. Em altas temperaturas o óleo amolece, o que vai te ajudar a se livrar da mancha de graxa.

Para acabar com qualquer resquício de sujeira, esfregue a área afetada com ajuda do sabão em pó. Se quiser deixar a limpeza ainda mais potente use a versão em líquido concentrada combinada com um tira manchas.

Com todos esses cuidados não tem como a mancha de graxa não sair!

Passo a passo é diferente caso a mancha de graxa esteja seca

Infelizmente, se a mancha de graxa já secou você vai ter que tomar outros cuidados na lavagem, já que não tem mais como absorver o óleo com a ajuda do talco ou do papel toalha. Neste caso você vai ter que primeiro amolecer a graxa para só então tirá-la. Um produto que funciona muito bem nesses casos é o detergente neutro, já que ele é um desengordurante.

Quando a graxa estiver amolecida é só repetir o passo a passo de enxágue já mencionado anteriormente. Se quiser, você também pode misturar um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio e aplicar na região para facilitar a limpeza da mancha. Não se esqueça, claro, de seguir as instruções da etiqueta, porque alguns tecidos não podem ser molhados em água quente ou mesmo esfregados com força.

Só coloque a roupa para secar depois que a mancha tiver desaparecido

Por fim, não coloque a roupa para secar caso a mancha não tenha desaparecido completamente. Tudo bem que você sabe o passo a passo para amolecer a graxa, mas as altas temperaturas (que podem ser tanto da secadora quanto do sol) podem fazer a sujeira se fixar para sempre. Na dúvida, continue repetindo as dicas que você aprendeu até que o borrão desapareça de vez.

Como tirar manchas de roupas coloridas que ja secaram

No artigo de hoje vais ficar a saber Como tirar manchas de roupas coloridas que ja secaram, no nosso guia completo.

Mesmo se você lavar todas as roupas da maneira certa, há momentos em que as manchas persistem. Em vez de jogar fora sua camisa favorita, experimente alguns desses truques caseiros em suas manchas fixas em roupas, calças e camisas de bebê. Da tinta ao sangue, aprenda como remover manchas antigas de suas roupas.

Em um ponto ou outro, todo mundo perdeu uma mancha. Agora aquela mancha de sangue perdida se fixou nas fibras da camisa de futebol favorita de seu filho. Embora você possa estar olhando para a lata de lixo com desespero, console-se com o fato de que a maioria das manchas pode ser removida mesmo depois de se instalarem.

Isso não quer dizer que tirá-las será fácil. Vai dar um pouco de trabalho. No entanto, uma das melhores coisas sobre esses métodos é que eles são naturais o suficiente para serem usados ​​até mesmo em manchas de roupas de bebês.

Como tirar manchas de roupas coloridas que ja secaram

Quando se trata de produtos de limpeza versáteis, você não pode ser mais versátil do que o vinagre. O leve ácido no vinagre é um mestre no tratamento de manchas, mesmo nas manchas mais difíceis. 

Este método é muito eficaz na maioria das manchas que não são de graxa, trabalhando cerca de 75-90% do tempo. Funcionará melhor em manchas que não tingiram o material como tinta ou mostarda. 

Para este método, veja Como tirar manchas de roupas coloridas que ja secaram:

  1. Encha uma garrafa de água vazia com vinagre puro.
  2. Sature completamente a área manchada.
  3. Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a área.
  4. Esfregue suavemente a mistura no tecido, borrifando novamente o vinagre, se necessário.
  5. Deixe descansar por até 30 minutos.
  6. Enxague a parte de trás da mancha com água fria por alguns minutos.
  7. Pulverize novamente a área com vinagre.
  8. Encha um balde ou pia com cerca de um galão, ou mais de água.
  9. Adicione ½ xícara de vinagre à água e algumas colheres de sopa de sabão em pó.
  10. Deixe o tecido embeber durante a noite.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*