Como Tem Que Ser A Foto Do Curriculo?

O pesadelo da fotografia! O grande pesadelo da fotografia! O pior pesadelo de um candidato e o de um recrutador. De facto, se existe um ponto que liga os recrutadores e os candidatos a um determinado emprego é a fotografia.

Se um dos papéis dos recrutadores é não julgar uma pessoa pela imagem, o candidato deve sempre ser capaz de mostrar a melhor imagem de si no seu currículo,e a primeira forma de fazê-lo é através da foto.

Desta forma, e à medida que vais desenhando o currículo, vai já pensando na fotografia que queres colocar como perfil. Ela é o primeiro contacto do recrutador contigo. Vem então ler este artigo e descobre como ter uma foto adequada no currículo em pontos bastante breves.

Como Tem Que Ser A Foto Do Curriculo?

Petr Vaclavek || Shutterstock

A melhor fotografia para o currículo

A tua fotografia é aquilo que os recrutadores verão primeiro no teu currículo, por isso ajuda a que os recrutadores fiquem conquistados através da colocação de uma fotografia, onde transpareças seriedade e alguém com forte disposição para trabalhar.

Enquanto muitos recrutadores e alguns currículos deixam de considerar a fotografia, ela pode ser determinante para outros recrutadores associar aquilo que descreves no currículo à tua imagem. Para mais, um curriculum vitae com uma fotografia ajudará o recrutador a associar o teu nome ao teu rosto.

Conhece agora alguns dos pontos fulcrais para que a tua fotografia faça sucesso junto dos recrutadores. Podes igualmente dar uma vista de olhos nos nossos modelos para descarga que mostram como a fotografia é relevante.

1. Formato da fotografia no CV

Como regra ou matriz a seguir na colocação da fotografia no currículo está o facto de esta ser uma fotografia com o teu rosto centralizado, uma pequena parte do pescoço e dos ombros, ou seja, como uma fotografia típica de um cartão de cidadão ou tipo-passe.

Fica extremamente proibido a fotografia de corpo inteiro no curriculum, afinal não enviarás o teu cv para um casting, ou fotografias demasiado perto.

A própria fotografia não deve ser um recorte de outra fotografia, onde se notem as marcas de uma tesoura, porque isso é sinónimo de perda de tempo.

Para cortar, é melhor digitalizar a fotografia e utilizar um editor de fotografias.

Esquece também as modas das selfies, afinal isto é uma tarefa para alguém que procura experiência profissional e não para adolescentes.

2. Espaço da fotografia profissional

Depois de te termos dado o primeiro passo para a escolha da fotografia tem em conta que o espaço onde se realiza uma fotografia também é importante!

Toma em atenção que para o currículo tens de tirar uma fotografia com um fundo branco ou neutro. Evita fotografias diante do espelho, fotografias em casamentos ou festas de aniversário.

Não tires fotografias juntos a quadros ou em paisagens. Mesmo que sejas um jovem, tenhas terminado a tua formação académica e tenhas feito recentemente uma viagem, não precisas de destacar uma fotografia desse momento de lazer. Deves fazer com que o ponto de fuga da fotografia seja a tua cara e não os aspetos circundantes em nada relevantes.

3. Dress code obrigatório

Para uma fotografia captar a atenção do recrutador tens que estar vestido a rigor. Não tenhas t-shirts com slogans ou desenhos descomedimentos. Podes vestir uma camisa preferencialmente, como se já estivesses a apelar ao recrutador a efetuar uma entrevista de emprego.

Toma cuidado com os excesso de maquilhagem para não assustares os recrutadores. Deves apostar numa maquilhagem mais discreta. Atenção que o estilo formal é sempre infalível!

Como Tem Que Ser A Foto Do Curriculo?

4. Postura correta

Basta de tentares imitar o Corcunda de Notre Dame teres a mania de curvares as costas só por desleixo! Costas erguidas e direitas mostram pessoas confiantes e se que impõem. Afinal não queres que o recrutador pense que és uma pessoa que se rebaixa aos superiores. Até certo ponto a fotografia é uma forma de mostrares a tua posição.

Não deixes de sorrir! Sabias que o sorriso é uma forma de mostrares a tua simpatia para com os demais? Então ‘olha o passarinho’ e sorri!

5. Fotografia com qualidade e atual

Uma fotografia para o currículo segue também algumas regras de formatação. Deverás ter atenção que a foto deve aparecer focada tanto no teu currículo online, bem como no teu currículo impresso.

Normalmente é pedida uma fotografia com uma largura de 24 cm, com uma altura de 36 cm. A resolução poderá variar entre os 200 e os 250 pixels. O importante é tê-la guardada nos documentos do teu computador em formato JPEG que poderá ser útil caso estejas sempre a modificar ou traduzir o teu modelo de currículo.

Deverás fazer uma fotografia várias vezes caso queiras mantê-la atualizada. Pode ser uma fotografia a partir do telemóvel desde que tenha qualidade e obedeça aos requisitos já enunciados. Outras questões sobre a fotografia irão depender do formato de currículo seleccionado.

Dicas sobre a fotografia no currículo

Existe ainda a necessidade de perceber até que ponto a fotografia deve estar inserida no currículo ou se não passa de um mero adereço. Essa é a opinião de alguns especialistas que consideram que a fotografia só deve estar incluída caso seja solicitada pelo recrutador.

A fotografia é pedida em empregos onde a imagem conta, como recepcionistas de hotéis, hoteleiro profissional ou qualquer profissional em frente das câmaras na área da televisão.

Como escolher uma boa foto para currículo – EduJob

Rafaella Azevedo 13 de março de 2020 0 Comments

Como Tem Que Ser A Foto Do Curriculo?

Como escolher a melhor foto para curriculo ou plataforma? Essa é uma dúvida frequente e este texto está destinado a te ajudar com essa questão, dando dicas valiosas sobre o que fazer e o que não fazer ao escolher uma boa foto para seu currículo.

A primeira coisa que devemos esclarecer é que não é obrigatório incluir uma foto e não chega a ser uma regra para considerar ser um bom currículo, mas algumas empresas e plataformas (como a Edujob), preferem que seu perfil tenha seu rosto, facilitando a memorização do recrutador e a humanização do processo.

O recomendado é que só tenha foto quando for solicitada pela empresa ou plataforma, pois para as companhias que não pedem como requisito, um currículo com informações em excesso, podem perder pontos ao invés de surpreender.

Sabemos que criar um bom currículo, mostrando seus pontos fortes, com um bom resumo sobre você e sua experiência profissional, direcionado para cada vaga ou empresa, pode ser complicado, principalmente para alguém com pouca experiência, que está buscando as primeiras oportunidades de emprego.

Se você deseja aprender a criar um bom primeiro currículo, clique aqui e baixe nosso modelo.

  • Evite imagens em que você aparece com: amigos, animais, roupas ou símbolos de times de futebol, partidos políticos e de doutrinas e religiões, festas e afins.
  • Evite acessórios como bonés, chapéus, óculos escuros, bandanas e etc… Lembre que a intenção é que seu rosto fique visível, então não escolha acessórios que possam tampar. 
  • Não use filtros que modificam e alteram a foto. (Sim, isso quer dizer que não está certo utilizar aquela foto com filtro de cachorrinho que você tirou nas redes sociais.) A regra aqui é sempre pensar que a primeira impressão conta e que menos é mais. 

Dicas para tirar uma boa foto para curriculo

Local: Aqui o segredo é escolher um local iluminado, com fundo neutro, de preferência branco. Lembre-se que o foco é ver e identificar seu rosto, então não precisa escolher aquela foto da paisagem bonita. 

Importante se preocupar com o uso do flash, principalmente para quem usa óculos, pois a luz pode refletir e estragar a imagem.

Roupa: Como o enquadramento perfeito é dos ombros para cima, não é necessário pensar no look completo, apenas na camisa/camiseta que vai aparecer. Novamente, escolha por peças neutras, lisas e sóbrias. Evite estampas. 

Se for mulher, não use peças decotadas, deixe de lado os acessórios extravagantes e escolha brincos discretos.

Não sabe que roupa usar em uma entrevista de emprego? Temos um conteúdo cheio de dicas que podem te ajudar! Foto Atualizada: Como enfatizamos ao decorrer do texto, o mais importante sobre este tema é identificar seu rosto e pode até ser que você não tenha mudado muito dos 9 anos até agora, mas ainda assim, não vale usar aquela foto antiga em currículos. 

Aproveite essas novas dicas e faça uma nova foto. É importante ter uma foto atualizada. 

Enquadramento: O recomendado são fotos que enquadrem dos ombros para cima. Nada de fotos de corpo inteiro, de lado ou que mostrem mais que o seu perfil.

Qualidade da imagem: Nada adianta tirar uma foto perfeita, mas com a qualidade ruim, desfocada, com muito flash ou escura. Certifique-se de que sua foto está bem visível e com boa qualidade.

Outra pergunta muito frequente é: Posso ou não posso sorrir na foto? E para essa não existe uma resposta certa, pois você pode tirar uma foto que passe um perfil profissional e ainda assim estar sorrindo, então é relativo.

Todas essas dicas são válidas para nossa plataforma, mas se você não está inscrito e quer encontrar vagas para jovem aprendiz e estagiário, faça seu cadastro neste link. 

Como colocar uma foto para curriculo perfeita?

Devo incluir uma foto na carta de apresentação ou no currículo profissional?A grande maioria dos trabalhos não exige uma aparência específica para a realização das tarefas, no entanto, adicionar a foto no currículo é uma ação que muitos candidatos aderem.

É dito por vários especialistas que a menos que você esteja enviando um portfólio de trabalho para uma agência de modelos ou tentando se qualificar para a área de atuação, você não deve incluir uma foto com sua carta de apresentação e seu currículo.

Mas há controvérsias. As fotos nos CVs podem demonstrar aos gerentes de contratação que você dispõe de um perfil profissional adequado, elas ajudam na impressão que o recrutador terá ao ler o seu perfil. Se acompanhadas de um bom conteúdo no currículo, melhor ainda!

Leia também:  Como Saber A Quem Pertence Um Numero De Telemovel Vodafone?

E como a regra é você quem faz, não se preocupe se a sua preferência é em incluir sua imagem no documento, todavia, é importante saber o motivo de especialistas alertarem sobre esse fator e caso opte por adicionar seu retrato mesmo assim, saiba como ter uma foto para curriculo perfeita.

Por que não é recomendado adicionar foto no CV?

Muitos especialistas acreditam que seus materiais de inscrição e candidatura para uma vaga de emprego devem refletir suas qualificações profissionais e habilidades profissionais e não da maneira como você se parece ou se é fotogênico.

As competências de um candidato não se relacionam diretamente com o seu físico. Um trabalho oferecido no mercado deveria ser realizado por qualquer pessoa, não importa se você é homem, mulher, alto, baixo, jovem ou não.

É por essa razão que o conselho dos especialistas é enfático, não é recomendado adicionar um foto no currículo ou carta de apresentação. A única exceção é para atores e modelos, cuja aparência é importante para a contratação.

Suas habilidades profissionais sempre devem ser mais relevantes que a sua aparência.

A justificativa para excluir fotos dos documentos é baseada em proteger os empregadores de alegações de discriminação com base em fatores como: raça, peso, idade, sexo, atratividade ou estilo pessoal.

Além disso, muitos empregadores estão ansiosos para evitar preconceitos inconscientes em seu recrutamento, usando estratégias como a remoção de nomes de candidatos e da faculdade de currículos antes de analisá-los.

É uma realidade infeliz, mas a preferência pessoal, o preconceito e, em alguns casos, práticas discriminatórias de contratação influenciam o processo de seleção.

Como Tem Que Ser A Foto Do Curriculo?

Incluir uma foto pode tornar a busca de um processo de recrutamento sem preconceitos mais desafiador. Essa perspectiva ainda é adotada pela maioria dos profissionais e especialistas da área de recursos humanos.

Por isso, vale a pena considerar cuidadosamente se é viável ou se será benéfico para a sua candidatura incluir uma foto no currículo.

Alguns segmentos de pessoas que revisam os perfis dos candidatos provavelmente verão a inclusão de uma foto como algo pouco profissional. Pode ser uma marca contra a sua candidatura.

Mas tudo sempre tem dois lados! Atualmente vivemos em uma era multimídia. As pessoas utilizam como estratégia regular uma marca profissional em seus documentos, algumas usam uma foto como parte dessa estratégia. Isso significa que há um pouco mais de nuance para a questão no momento.

Mas então, devo incluir uma foto no currículo ou não?

Não há uma resposta certa para isso, embora seja considerada uma má ideia para a maioria dos candidatos a emprego, dependendo de suas circunstâncias, pode não ser. Tudo decorre do candidato considerar uma solução criativa para mostrar a um possível empregador seu rosto sorridente.

Se você acha que anexar uma foto à sua carta de apresentação ou CV mostrará que você tem uma aparência profissional, está no caminho certo.

O tipo de foto ideal para currículo é exatamente aquela que mostra que você é um candidato profissional. É isso que a maioria dos empregadores prefere.

Mas uma fotografia captura apenas a sua aparência e não é um anexo adequado para os materiais de sua inscrição.

Na verdade, muitos recrutadores e gerentes de contratação podem deixar de lado materiais de inscrição que incluem fotografias, porque mostram que o candidato a emprego não entende as técnicas adequadas de busca de emprego.

Por outro lado, sair bem na foto pode ser interessante, principalmente se seu currículo foi escrito em um formato atraente e mostra as habilidades profissionais e éticas que você pode trazer ao cargo.

Primeiramente, se você estiver se candidatando a um emprego no exterior, ou em candidaturas pela internet, pode ser solicitado que você envie uma foto. Nesse caso, é apropriado fazê-la.

Os empregadores estrangeiros, por exemplo, nem sempre estão sujeitos às mesmas formalidades daqui, também não dispõem de processos de inscrição semelhantes aos dos empregadores do Brasil, portanto, asseguramos que essa prática é costumeira para muitos contratantes de fora do país.

Em segundo lugar, nem sempre é necessário incluir a imagem no CV, já que uma pesquisa on-line rápida do seu nome revelará fotos e páginas de perfil de mídia social com o seu rosto.

Há também maneiras de conseguir que os empregadores visualizem sua foto sem precisar adicioná-la ao seu currículo, como por exemplo incluir a url do seu blog profissional ou perfil de redes sociais de trabalho, como o Linkedin.

Mas caso venha a optar por inserir sua imagem, então saiba como incluir foto no currículo da maneira correta.

Como colocar uma foto no curriculo perfeita?

Quem adere a opção de incluir o retrato na etapa de candidatura geralmente questiona em como ter uma foto para curriculo perfeita.

A maneira mais eficaz de causar uma impressão favorável ao contratantes é estar bem preparado e usar trajes apropriados. Os homens costumam usar um terno e gravata, ou uma camisa e calça comprida. As mulheres têm opções como um terninho, um terno de saia ou conjuntos em cores neutras.

Geralmente a foto ideal para currículo deve ser tirada com as mesmas vestes que você utilizaria nas etapas de entrevista. Mas há exceções, um educador físico, por exemplo, que se candidata a uma vaga de professor de academia, estar vestido com trajes esportivos é uma ideia melhor.

Se você é novo no mercado profissional ou não tem certeza sobre o que vestir para sua foto do currículo ou entrevista, pesquise on-line, entre em contato com seu centro de carreira universitário ou ligue para sua loja local e fale com um vendedor ou consultor de imagem para saber como deve ser a foto para curriculo.

Dicas de como fazer um curriculo com foto

Se você tem um currículo com foto para preencher, ou que criar um documento e inserir sua imagem, saiba que existe um lugar ideal para colocá-la.

É importante saber que o lugar recomendado para a imagem estará no topo da página, sempre. A foto deve ser a mais profissional possível, semelhante ou o mesmo que você usou para o seu perfil do LinkedIn.

  • Tenha cuidado se precisar adicionar uma foto, considere o valor que uma imagem adicionaria antes de começar a refazer ou a criar o seu currículo.
  • Sua foto é parte integrante do seu perfil e, juntamente com o seu histórico de empregos e outras credenciais, o coloca como um forte funcionário em potencial ou uma sólida conexão para a empresa e clientes.
  • Uma fotografia humaniza seu perfil e faz você parecer mais acessível, mas é fundamental saber como tirá-la, por isso siga as dicas para ter a foto ideal para currículo.
  • Apenas adicione uma foto se ela for de qualidade, isso ajudará você a criar a impressão certa e maximizar suas chances.
  • Procurar um profissional na área de fotografia ou um estúdio pode ser uma boa ideia.
  • Se tirar as fotos em casa, busque uma parede lisa e com uma cor neutra. Se isto não for possível, você pode recortar o fundo com photoshop ou outros software.
  • A foto deve ser recente, dando destaque ao bom aspecto facial, por isso, arrume-se um pouco antes de tirá-la e evite se vestir de forma informal ou como se estivesse saindo de uma festa.
  • Cuidado com a luz, a luz natural é sempre melhor, mas tirar a foto contra o sol pode deixá-la clara demais.
  • Use a roupa certa para garantir um bom retrato, tome cuidado também com o excesso de acessórios, piercings e jóias, também não carregue a maquiagem.
  • Tome cuidado com o ângulo, preferencialmente tire a foto sentado, posicionando-se um pouco de lado para realçar traços importantes do rosto, maxilar e os ombros.
  • Sorria de forma suave, mostre que você é pessoa positiva, mas ainda assim leva o trabalho a sério.

Sua foto deve ser de você e somente com você. Não inclua objetos, animais de estimação ou crianças. Evite fundos coloridos ou ocupados por objetos. É melhor ficar contra um fundo claro de cor sólida.

A foto ideal para currículo deve ser projetada unicamente para redes de negócios e de carreira, o uso de uma foto excessivamente casual não irá impressionar os recrutadores ou conexões em potencial que revisam o seu perfil.

Jogue pelo seguro e mantenha-o profissional.

  1. Depois que a foto estiver definida, leia as informações do seu documento para garantir que suas seções de experiência, educação e realização estejam atualizadas e reflitam suas conquistas mais recentes.
  2. Essa são algumas dicas importantes de como deve ser a foto para curriculo, mas lembre-se que independente do cargo, os empregadores devem depender exclusivamente de qualificações relacionadas ao trabalho e não de características físicas em seus processos de entrevista e contratação.
  3. Fundamental para uma busca de emprego bem sucedida é mostrar suas habilidades, conhecimento de trabalho, educação e histórico profissional, bem como suas competências essenciais, tais como técnicas específicas, habilidades de comunicação e construção de relacionamento interpessoal.
  4. De qualquer forma, vá em frente se acredita que uma foto no currículo chamará a atenção da empresa, afinal de contas, uma imagem vale, sim, mais que mil palavras!

Dicas para NÃO ERRAR na hora de colocar sua foto no currículo

Uma vantagem de se colocar a foto no documento é que ficará mais fácil de o recrutador lembrar da pessoa. Depois de entrevistar dezenas de profissionais num mesmo dia e para mais de uma vaga ao mesmo tempo, a visão da imagem no CV faz com que ele lembre do que aconteceu na entrevista, uma forma de o candidato se destacar em meio a dezenas de currículos e outros candidatos.

Leia também:  Como Tirar Manchas De Roupas Coloridas Que Ja Secaram?

Para quem pretende acrescentar a sua imagem ao documento, e não quer fazer feio perante os recrutadores, o fotógrafo Dudu Medeiros dá algumas dicas para não errar na hora de escolher a foto a ser usada ou tirá-la, até mesmo do celular.

Segundo o fotógrafo, deve-se levar em conta que este será o primeiro contato com seu entrevistador, a primeira imagem que ele terá de você. Por isso, nada de aproveitar aquela foto tirada no casamento de um amigo ou na praia! Veja as dicas para não errar:

#1 Roupa

A produção, que vem a ser a roupa e os acessórios, deve ser a mais sóbria possível. O que deve aparecer no enquadramento são os ombros para cima, nada de corpo. Para os homens, uma camisa social com gravata: a combinação clássica de camisa branca e gravata vinho é perfeita para todos os tons de pele, ou camisa azul claro com gravata azul escuro também é um acerto.

Para as mulheres, uma blusa branca funciona bem e um terninho ou casaco escuros dá o tom de sobriedade necessária. Mas se você sabe que uma determinada cor lhe favorece mais, pode apostar. O que não pode ser usado de jeito algum são os decotes. Braços descobertos, além de inapropriados, engordam a pessoa em fotos.

#2 Cabelos

É melhor que esteja comportados e presos deixando o rosto à mostra. Rapazes podem recorrer ao gel se necessário.

Acessórios. Para elas, é melhor um pequeno brinco que um grande. Afinal, menos é mais!

#3 Maquiagem

O segredo é não parecer maquiada, apenas dois tons de sombra terrosos, máscara para cílios, blush, batom em tom de boca e só! Preferível não usar lápis para os olhos ou delineador.

#4 Plano de fundo

Na hora da foto, escolha um fundo neutro, uma parede branca ou cinza são os mais indicados. Evite usar o flash do celular para não ter sombras e não se fotografe, peça para alguém fazê-lo, pois a câmera usada para as fotos “selfie” tem qualidade muito inferior.

#5 Sorrir ou não?

Você não precisa ficar sério ou sisudo, pode sorrir suavemente. Imagine-se conhecendo alguém que precisa conquistar e passar simpatia.Sorria discretamente para esta pessoa no momento da foto.

#6 O melhor ângulo

Você pode ficar um pouco de lado para a câmera, pois totalmente de frente nem sempre ficamos bem na foto, explica Medeiros. Geralmente, quem é canhoto tem o lado esquerdo mais fotogênico, e quem é destro, o direito!

Com o celular, prefira tirar as fotos com ele na posição horizontal, pois assim ele “engorda” um pouco menos. Depois recorte a foto. O profissional garante que celulares engordam as pessoas. Invista nas dicas!

Saiba tudo sobre as mudanças na lei sobre trabalho temporário e terceirizado baixando nosso Ebook gratuito!

Bem na foto: dicas para não errar na hora de incluir sua imagem no currículo

RIO — Uma das grandes dúvidas dos candidatos a emprego é saber se devem ou não colocar foto no currículo.

Para a maioria dos especialistas, esta só deve ser colocada se a empresa exigir e se for essencial para a vaga. Além disso, a recomendação é que a foto seja sóbria, de preferência em formato 3×4.

Mas o candidato à vaga de emprego não precisa aparecer com “cara fechada”: a foto deve passar profissionalismo e simpatia, ao mesmo tempo.

Uma vantagem de se colocar a foto no documento é que ficará mais fácil de o recrutador lembrar da pessoa. Depois de entrevistar dezenas de profissionais num mesmo dia e para mais de uma vaga ao mesmo tempo, a visão da imagem no CV faz com que ele lembre do que aconteceu na entrevista, uma forma de o candidato se destacar em meio a dezenas de currículos e outros candidatos.

Para quem pretende acrescentar a sua imagem ao documento, e não quer fazer feio perante os recrutadores, o fotógrafo Dudu Medeiros dá algumas dicas para não errar na hora de escolher a foto a ser usada ou tirá-la, até mesmo do celular. Segundo o fotógrafo, deve-se levar em conta que este será o primeiro contato com seu entrevistador, a primeira imagem que ele terá de você. Por isso, nada de aproveitar aquela foto tirada no casamento de um amigo ou na praia!

Roupa. A produção, que vem a ser a roupa e os acessórios, deve ser a mais sóbria possível. O que deve aparecer no enquadramento são os ombros para cima, nada de corpo. Para os homens, uma camisa social com gravata: a combinação clássica de camisa branca e gravata vinho é perfeita para todos os tons de pele, ou camisa azul claro com gravata azul escuro também é um acerto.

Para as mulheres, uma blusa branca funciona bem e um terninho ou casaco escuros dá o tom de sobriedade necessária. Mas se você sabe que uma determinada cor lhe favorece mais, pode apostar. O que não pode ser usado de jeito algum são os decotes. Braços descobertos, além de inapropriados, engordam a pessoa em fotos.

Cabelos. É melhor que esteja comportados e presos deixando o rosto à mostra. Rapazes podem recorrer ao gel se necessário.

Acessórios. Para elas, é melhor um pequeno brinco que um grande. Afinal, menos é mais!

Maquiagem. O segredo é não parecer maquiada, apenas dois tons de sombra terrosos, máscara para cílios, blush, batom em tom de boca e só! Preferível não usar lápis para os olhos ou delineador.

Plano de fundo. Na hora da foto, escolha um fundo neutro, uma parede branca ou cinza são os mais indicados. Evite usar o flash do celular para não ter sombras e não se fotografe, peça para alguém fazê-lo, pois a câmera usada para as fotos “selfie” tem qualidade muito inferior.

Sorrir ou não? Você não precisa ficar sério ou sisudo, pode sorrir suavemente. Imagine-se conhecendo alguém que precisa conquistar e passar simpatia.Sorria discretamente para esta pessoa no momento da foto.

O melhor ângulo. Você pode ficar um pouco de lado para a câmera, pois totalmente de frente nem sempre ficamos bem na foto, explica Medeiros. Geralmente, quem é canhoto tem o lado esquerdo mais fotogênico, e quem é destro, o direito!

Com o celular, prefira tirar as fotos com ele na posição horizontal, pois assim ele “engorda” um pouco menos. Depois recorte a foto. O profissional garante que celulares engordam as pessoas.

Currículo com foto ou sem foto? Te ajudamos a decidir

Currículo com foto é um tema controverso, que divide opiniões. Enquanto alguns recrutadores consideram que o documento não deve nunca ser acompanhado de uma foto do candidato, em algumas áreas de atuação, é praxe anexar a imagem a esse documento que conta a trajetória do profissional.

Se você faz parte do grupo que fica em dúvida se deve ou não colocar uma foto no currículo, fique tranquilo! Neste post, vamos explicar quando incluir a foto neste documento que lista suas habilidades profissionais. Para isso, vamos responder às seguintes perguntas:

  • Currículo com foto: existe um consenso?
  • Quando incluir a foto no currículo?
  • Quais são as boas práticas para foto no currículo?

Siga conosco da Anhanguera e veja também quais as boas práticas para foto no currículo.

Currículo com foto: existe um consenso?

Para montar um currículo diferenciado, é importante ter atenção a algumas práticas, como ter um objetivo profissional claro e listar sua formação acadêmica, como curso profissionalizante ou superior.

Isso é regra, mas fica a dúvida se, afinal, é melhor investir em currículo sem foto ou anexar uma imagem ao documento. A verdade é que não há consenso sobre o tema. No Brasil, culturalmente, não há o hábito de colocar foto no currículo, apesar de a prática ser comum em outros países.

Se, por um lado, a ausência da imagem faz com que o recrutador foque as habilidades profissionais e a trajetória do candidato, por outro, é fácil ter acesso à foto de quem está concorrendo a uma vaga.

Afinal, é cada vez mais comum que os profissionais coloquem o endereço de suas redes sociais, principalmente as voltadas para carreira, como o LinkedIn, no currículo. Ou seja, o importante é usar o bom senso e analisar a vaga e a empresa para decidir se vale a pena ou não investir em um currículo com foto.

Quando incluir a foto no currículo?

Agora que você sabe que não existe exatamente um consenso em relação a anexar imagem ao documento, fica a dúvida: quando devo colocar foto no currículo?

Além do bom senso, que citamos acima, confira, antes de tudo, se a descrição da vaga pede a inclusão da foto. Caso isso não seja mencionado, reflita se a aparência faz alguma diferença na oportunidade à qual está concorrendo.

Em uma vaga de promotor de eventos ou modelo, por exemplo, a imagem é tão importante quanto as habilidades profissionais. O mesmo cuidado vale para algumas posições na área comercial.

Então, fica a dica: inclua a foto no currículo apenas quando a descrição da vaga pedir ou quando a aparência física fizer realmente alguma diferença no processo seletivo (como no caso de uma vaga para modelo em que o candidato deve estar dentro de certos requisitos).

Caso você queira muito que o recrutador conheça a sua imagem, a melhor forma é colocar seu endereço do LinkedIn. Assim, ele pode acessar sua foto e outros dados profissionais sem que você precise anexar a imagem ao currículo.

Quais são as boas práticas para foto no currículo?

Agora que você já sabe quando incluir a foto no currículo, é importante conhecer também as boas práticas em relação à produção da imagem.

Afinal, aquela sua foto curtindo um churrasco de regata não passa exatamente a melhor imagem profissional, não é mesmo? Confira algumas dicas para não errar na foto que seguirá com seu currículo!

Leia também:  Como Saber Qual O Meu Tarifario Yorn?

Evite fotos informais

O currículo é um documento formal. Por isso, é importante passar uma imagem confiável, que reflita o profissional que você é. Nesse sentido, evite fotos em situações informais, como na praia ou em um churrasco.

Tenha atenção também à roupa que está usando: decotes, camiseta regata ou de alcinha devem ser evitados.

Bonés, óculos escuros e fotos recortadas, retiradas de redes sociais, não são boas opções. Produza uma foto exclusivamente para o seu currículo e aumente suas chances de conseguir o trabalho.

Aposte em um fundo neutro

O ideal é apostar em um fundo neutro para a foto, de preferência, branco, já que o objetivo é que o recrutador foque o seu rosto e não o que o cerca. Aposte em uma imagem somente do ombro para cima para não correr o risco de desviar a atenção de quem está analisando o currículo.

Fique atento a detalhes

Detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é currículo com foto. Lembre-se sempre que, ao anexar uma imagem ao documento, seu principal objetivo é mostrar que você é um profissional confiável e tem todas as características necessárias para exercer a posição para a qual está concorrendo.

Nesse sentido, evite acessórios como piercing, bijuterias em excesso, além de maquiagem carregada. Discrição é a palavra de ordem, então opte por um batom em tom neutro e cabelos devidamente arrumados e garanta que o cabelo está bem cortado e a barba, em dia.

Saiba que a simpatia faz a diferença

Passar uma imagem profissional é essencial ao tirar a foto que acompanhará o seu currículo, mas tenha em mente que não é preciso estar de cara fechada na imagem.

Você pode e deve sorrir na foto. Simpatia é uma característica muito valorizada pelos recrutadores e pode fazer a diferença em uma seleção.

Currículo com foto ou sem foto, como você pode ver, depende muito do contexto e da vaga para a qual deseja concorrer. Mas uma coisa é certa: leia atentamente a descrição da vaga e siga as boas práticas caso opte por anexar a imagem ao documento.

Caso escolha colocar uma foto no currículo, saiba que ela será seu cartão de visitas, a primeira impressão que o selecionador terá de você. Por isso, é essencial adequar a imagem à função à qual está concorrendo e à empresa para qual está se candidatando.

Uma vaga para uma startup, por exemplo, é diferente de uma posição para um banco de investimentos. Mas tenha em mente que, independentemente da potencial empregadora, menos é mais. Profissionalismo acima de tudo.

Depois de garantir que seu currículo com ou sem foto está em dia, não deixe de conferir as oportunidades disponíveis no Canal Conecta, que oferece diversas vagas exclusivas para alunos aqui da Anhanguera.

Gostou deste artigo? Com ou sem foto, o conteúdo do seu currículo precisa ser redigido com cuidado. Então, confira as melhores dicas para elaborar um currículo criativo.

Fazer currículo com foto é uma boa ideia? Entenda

Além de destacar sua formação, experiência e habilidades, será que é necessário fazer currículo com foto? Essa dúvida é muito comum entre os candidatos — e pode ter surgido para você ao acessar o Canal Conecta, o portal de empregos aqui da Pitágoras.

A questão é delicada e vai depender de uma série de fatores para que a imagem possa, de fato, somar pontos ao profissional em vez de prejudicá-lo. Quer entender melhor qual atitude tomar em relação à fotografia nesse documento? Neste post, veremos:

  • as vantagens de usar foto no currículo;
  • as desvantagens de inserir imagem no arquivo;
  • áreas em que um currículo sem foto é mais vantajoso;
  • se é preciso fazer um currículo com ou sem foto;
  • por que se preocupar com sua imagem nas redes sociais.

Confira as informações que apresentamos neste post e tome a decisão que vai beneficiá-lo no processo seletivo!

Quais são as vantagens de usar foto no currículo?

É comum que as pessoas tenham diversas opções de fotos nas redes sociais: publicar a imagem se tornou algo rotineiro. Nesse sentido, é natural que muitos candidatos queiram fazer o currículo com foto.

Anexar uma fotografia a esse documento pode trazer algumas vantagens na seleção, como:

  • destaca o currículo, pois não será um arquivo apenas com texto;
  • pode facilitar a rotina dos recrutadores, visto que vão associar o nome do candidato a sua imagem;
  • agrega pontos ao profissional em vagas para as quais a foto é exigida e, quando essa fotografia foi bem tirada, pode impressionar a equipe de recrutamento.

Quais são as desvantagens de inserir a foto no arquivo?

É necessário que o candidato conheça também as desvantagens de fazer o currículo com foto. São elas:

  • pode parecer que ele acredita que sua imagem vai trazer uma vantagem competitiva quando, na verdade, os recrutadores querem fazer a seleção baseada apenas na formação e na qualificação técnica do profissional. Assim, há possibilidade de ele ser descartado mesmo que tenha o perfil ideal para a vaga;
  • se não for uma exigência do processo seletivo, demonstra que a pessoa não interpretou direito as regras, o que vai prejudicá-la;
  • uma foto malfeita pode comprometer o currículo como um todo.

Em quais áreas é mais indicado inserir a fotografia? Por quê?

Mesmo que você vá participar de um processo de seleção em que a foto não seja exigida no currículo online, é possível inseri-la no arquivo dependendo da vaga. Para cargos relacionados aos ramos da beleza ou de eventos, por exemplo, a questão da aparência costuma ser importante para a função.

Outras áreas em que anexar a imagem ao documento é uma boa estratégia são:

  • promoção de vendas;
  • algumas funções de recepção;
  • modelo fotográfico;
  • ator ou atriz;
  • jornalismo que envolva apresentação em TV ou em vídeos de internet.

A dica é sempre pensar se a aparência será um diferencial para a vaga. Porém, em caso de dúvida, mesmo para essas funções, envie um e-mail para a empresa contratante ou recrutadora para evitar ser desclassificado por esse detalhe.

Afinal, devo ou não colocar minha imagem no documento?

Como se vê, não existe uma regra para essa questão. É importante saber que, no Brasil, ainda não se tem o costume de fazer currículo com foto, já que muitas empresas preferem analisar o profissional apenas pela formação, experiência e outras competências. Acreditam que a imagem pode atrapalhar uma avaliação objetiva para a vaga oferecida.

Por isso, em caso de dúvida, a recomendação é não colocar a imagem nesse documento, a fim de evitar perder pontos na seleção. Mesmo que você sinta que está faltando algo no currículo, o ideal é não se arriscar colocando sua fotografia por iniciativa própria. A concorrência no mercado de trabalho é alta e, por isso, é fundamental cuidar de cada detalhe ao disputar uma vaga.

No entanto, há processos seletivos que pedem a imagem do candidato e também portais de recrutamento e sites de emprego que já têm o campo específico para anexá-la. Nessas situações, pode ficar tranquilo e incluir sua imagem sem medo.

Cuidados na hora de fazer a foto

Quando permitido ou a área exigir, saiba que é preciso alguns cuidados na hora de fazer a foto. Veja a seguir:

  • pense em um modelo de foto 3×4 — o essencial é aparecer somente do ombro para cima, ou seja, olhando para a frente e sem fazer nenhum tipo de pose;
  • tenha atenção ao fundo da imagem: prefira cores neutras e uma parede sem quadros ou imperfeições;
  • priorize a qualidade: ninguém precisa fazer a foto em um estúdio, já que as câmeras dos próprios celulares conseguem obter boas imagens. Por isso, não envie uma fotografia desfocada ou com um enquadramento ruim, por exemplo.
  • na hora de selecionar a roupa, é só escolher aquela que você usaria para a entrevista de emprego. Evite estampas, alças, regatas ou decotes;
  • tenha atenção também aos acessórios — nada de bonés, brincos grandes ou correntes chamativas;
  • cuidado com a maquiagem: ela é permitida, mas deve ser discreta, de modo que apenas realce a aparência;
  • não saia com a feição muito fechada: um sorriso discreto pode passar uma boa imagem do candidato.

Elencamos acima as principais recomendações para que a foto transmita uma ideia de profissionalismo. Dessa forma, não há risco de o recrutador fazer um prejulgamento do candidato por conta de uma fotografia mal-escolhida.

Mas é importante destacarmos que existem áreas em que uma postura mais despojada na imagem e no modelo de currículo é permitida, como Artes, Design ou Publicidade.

Por que o candidato deve se preocupar com sua imagem nas redes sociais?

Muitas empresas dispensam a fotografia do candidato nesse documento, pois têm facilidade para acessar os perfis das redes sociais se quiserem uma imagem do candidato. Por conta disso, um cuidado importante é com sua imagem e postagens feitas nessas plataformas. Imagine ser desclassificado de uma seleção importante por conta disso?

Lembre-se de que, com a proximidade proporcionada pela internet, tornou-se possível fazer networking nas redes sociais — o que é uma ótima oportunidade de alcançar um maior número de profissionais com a demonstração da sua atuação e de seus posicionamentos.

Agora você já sabe em quais situações é indicado fazer currículo com foto. Apesar de ser comum utilizarmos nossas imagens nas redes sociais — inclusive no LinkedIn —, o currículo ainda exige uma formalidade maior. Por isso, a fotografia só é recomendada para alguns cargos ou por exigência dos recrutadores.

Ficou com alguma dúvida sobre essa questão? Deixe um comentário no post que, em breve, responderemos!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*