Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

Este post foi atualizado em 10 março, 2021

São vários os sintomas que podem indicar que é preciso usar óculos e não é difícil identificá-los. Além disso, assim que você tiver um diagnóstico, são grandes as chances da correção ser simples.

Portanto, selecionamos 11 dos principais sinais de que você pode estar precisando usar óculos. Acompanhe e, se algum deles lhe parecer “familiar demais”, não hesite em procurar um oftalmologista.

Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

1. Dor de cabeça constante

Uma dor de cabeça pode ter vários fatores, de viroses simples a situações mais graves. Mas, se ela é muito persistente, comece a considerar algum problema na visão.

Geralmente, essa dor surge no fim do dia, em especial quando você trabalha no computador. Então, se você reparar que os analgésicos não reagem a sua dor, provavelmente se deve seu cansaço visual.

Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

2. Dificuldade em ler por muito tempo

Depois de ler ou ficar no computador durante algumas horas você sente a vista cansada?

Para quem precisa olhar para telas durante todo o dia, esse “cansaço” pode ser um desgaste normal. Então, se for o seu caso, procure parar durante alguns intervalos para descansar a vista.

Mas, se mesmo assim você perceber um cansaço e dificuldade em enxergar, procure o oftalmologista.

Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

3. Tendência a ficar de olhos semicerrados

Sabe quando você tenta enxergar algo e automaticamente aperta os olhos?

Acontece muito ao ler legendas de filmes ou placas de trânsito. Um problema bastante relacionado a isso é a miopia, que se caracteriza pela dificuldade em focar objetos que estão longe.

Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

4. Dificuldade para enxergar à noite

Se você enxerga cada vez menos quando a luz está baixa, especialmente à noite, pode ser um sinal de problemas na visão, como um início de catarata.

Uma boa dica é começar a reparar se você tem muita dificuldade em enxergar as estrelas ou se locomover em uma sala de cinema escura.

5. Alta sensibilidade à luz

É como aquele efeito que sentimos quando há mudança brusca de luminosidade, só que prolongado. A fotofobia também pode ser indicação de outros problemas, como a enxaqueca.

Mas, muitas vezes, o incômodo que você sente nos ambientes claros pode ser um sinal de problemas na visão.

Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

6. Necessidade de ficar perto para enxergar melhor os objetos

Esse sintoma pode indicar que você tem miopia. A miopia nada mais é que a dificuldade em enxergar objetos que estão longe. Por isso, você sente a necessidade de chegar mais perto para ter uma visão mais clara.

7. Halos na luz

Em um quarto escuro, quando existe um ponto de luz, como uma lâmpada, você enxerga um círculo de luz em volta dela, como se fosse um halo ou auréola de anjo. Esse sinal pode indicar catarata ou outros problemas relacionados à visão noturna.

Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

8. Visão dupla

Não, você não está sob efeito de álcool!

Ter a visão dupla pode indicar vários tipos de problemas, alguns sérios, relacionados aos nervos ou músculos dos olhos. Ou também pode ser algo mais simples, como a catarata ou uma distorção que pode ser corrigida com o uso de óculos.

9. Sente que os “braços estão curtos”

Sabe aquela sensação de ter que colocar o papel bem longe para poder ler? Parece que tudo que está perto é difícil de focar, certo?

Essa é a síndrome dos “braços curtos”, ou presbiopia, muito comum depois dos 40 anos. Você pode considerar que algo não está certo quando precisa manter os objetos a uma distância maior do que 30 cm.

A correção é bem simples, com o uso dos óculos de leitura!

Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

10. Sensação de pressão nos olhos

Essa é aquela sensação de que há algo pressionando o seu globo ocular. Se você manifestar este sintoma, procure logo seu médico, já que é um indicativo de glaucoma. O problema é facilmente tratado, mas se o diagnóstico não for feito cedo, pode causar danos ao nervo óptico.

11. Vista embaçada

Um dos principais indicadores de astigmatismo é a vista embaçada, tanto de perto quanto de longe. Esse problema impede que você enxergue as coisas com nitidez e acabe vendo só borrões.

Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

Tenho um (ou vários) desses sinais. E agora?

Agora que você identificou alguns sinais, hora de consultar seu oftalmologista. Só ele poderá dizer qual é o problema com a sua visão e como fazer para consertá-la.

  • Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?
  • E caso você precise usar óculos, não deixe de saber tudo sobre as lentes para miopia que existem hoje no mercado antes de comprar seu novo óculos!
  • Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

4 sinais de que você precisa usar óculos com urgência

Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso? Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

A visão é um importante sentido para o cotidiano e que é usado desde a hora em que se acorda até o momento de ir dormir. Quando ela não funciona corretamente, há prejuízos para a qualidade de vida e para a segurança, gerando a necessidade de uma atuação corretiva.

Nesse caso, os óculos são importantes elementos que ajudam a devolver a nitidez da visão e o conforto na hora de enxergar. Porém, é importante ficar atento aos sintomas de que o seu uso é necessário.

Assim, veja quais são 4 sinais de que você precisa usar óculos com urgência.

1. A dificuldade em enxergar é um dos sinais de que você precisa usar óculos com urgência

Um dos maiores alertas de que o uso de óculos é necessário é a dificuldade de enxergar — de perto, de longe ou de ambas as distâncias. É comum que isso comece a se manifestar lentamente, mas o problema pode se agravar de forma rápida.

Pense, por exemplo, se você precisa se aproximar muito dos livros para enxergá-los ou se aperta os olhos na tentativa de ver melhor. Caso você precise afastar os itens para conseguir focar, isso também indica a perda de acuidade visual, assim como a visão embaçada.

Em geral, a miopia causa dificuldade para enxergar de longe e a hipermetropia, de perto. O astigmatismo faz com que seja difícil focar em ambas as distâncias e pode estar associado a um dos outros dois problemas, no mesmo olho.

2. A visão cansada também é um indicativo da necessidade de lentes corretivas

Outro problema muito comum é a visão cansada, como é conhecida a presbiopia. Ela se dá devido à dificuldade que os músculos dos olhos passam a ter em determinadas condições — tanto após os 40 anos como ao usar a visão com muita intensidade.

Esse é um dos sinais que você precisa usar óculos com urgência porque começa a atrapalhar a sua capacidade de focar objetos, além de comprometer o conforto visual.Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

Com o uso de óculos, nem que sejam de descanso, é possível melhorar essa transição e acomodação, deixando o aspecto melhor.

3. A ocorrência de dores de cabeça frequentes é mais um dos pontos

As dores de cabeça e enxaquecas em geral podem acontecer por diversos motivos, já que são sintomas muito comuns. Porém, se elas estão associadas a algum dos quadros anteriores, ainda que levemente, há grandes chances de você estar com algum problema de visão.

Isso acontece porque é necessário fazer um esforço maior para enxergar claramente, levando a tensões e a dores de cabeça.

Esse é um quadro bastante incômodo e que pode atrapalhar várias áreas da sua vida, então é importante ir a um oftalmologista.

4. A alta sensibilidade à luz pode estar relacionada a vários problemas de visão

Outro entre os sinais de que você precisa usar óculos com urgência é a fotofobia. Ela corresponde a uma hipersensibilidade à luz, especialmente na transição de ambientes escuros para os mais claros.

Leia também:  Como Amar Alguem Que Me Ama?

Embora isso seja natural em certos níveis para todas as pessoas, a sensibilidade excessiva indica que algo não vai bem com seus olhos. Em geral, é um sintoma bastante comum de presbiopia ou de astigmatismo — dois casos que exigem o uso de óculos.

Diante de qualquer um desses quadros, há claros sinais de que você precisa usar óculos com urgência. Porém, o ideal é não chegar a esse quadro, pois com consultas frequentes ao oftalmologista é possível identificar os problemas de maneira precoce, sem que causem tantos incômodos.

Está encarando algum desses sinais de que você precisa usar óculos com urgência? Conte nos comentários.

Como saber se preciso usar óculos de descanso? – Blog

Passar muito tempo lendo, estudando ou na frente do computador, tablet ou televisão são hábitos que deixam qualquer um com a vista cansada, e isso pode gerar vários incômodos.

Os óculos de descanso são um recurso indicado para proteger os nossos olhos dessa exposição. Mas, você sabe como eles funcionam e quando são indicados?

Ao contrário do que muita gente pensa, os óculos de descanso não são indicados apenas para pessoas de idade. Na verdade, eles estão sendo cada vez mais utilizados por pessoas mais jovens e até por crianças.

Quer saber tudo sobre esse tipo de óculos? É isso que a gente vai te explicar neste texto.

Acesse a melhor Ótica online do Brasil: Economize 100% na compra do Óculos!

O que é óculos de descanso?

Como o próprio nome diz, esse tipo de óculos tem o objetivo de manter a vista descansada, especialmente quando estamos lendo ou na frente das telas por muito tempo.

Como saber se eu preciso de um óculos de descanso?

  • Mesmo pessoas sem nenhum problema de visão podem usar óculos de descanso, justamente para evitar o aparecimento de um problema.
  • Apesar disso, é muito importante visitar um oftalmologista, profissional que pode fazer um diagnóstico do seu caso e indicar os óculos de descanso corretos para você.
  • Em todo caso, fique atento aos sinais que o seu corpo apresenta. Pode ser o caso de utilizar óculos de descanso se você apresenta um ou mais dos seguintes sintomas:
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Necessidade de “apertar os olhos” para conseguir ler ou ver TV;
  • Sensação de vista cansada;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para enxergar à noite;
  • Ardência e vermelhidão nos olhos;
  • Coceira nos olhos;
  • Vista embaçada;
  • Lacrimejamento excessivo;

Acesse a melhor Ótica online do Brasil: Economize 100% na compra do Óculos!

Meus hábitos podem influenciar?

  1. Como estamos falando da exposição dos seus olhos, os seus hábitos têm tudo a ver com a necessidade de usar óculos de descanso.

  2. Se você passa muitas horas trabalhando, estudando ou mesmo se divertindo com aparelhos eletrônicos, não precisa esperar o seu corpo reclamar para saber que precisa de óculos de descanso.
  3. Faça consultas periódicas com um oftalmologista e relate a ele quais são os seus hábitos que ele vai avaliar se a necessidade de fazer o uso preventivo de óculos para evitar problemas futuros.
  4. Fique atento porque os sintomas de vista cansada muitas vezes são os mesmos sintomas de outros problemas de vista, como miopia, astigmatismo, hipermetropia, catarata e glaucoma.
  5. Assim, só mesmo uma visita a um especialista para descartar essas possibilidades e, se for o caso, iniciar o tratamento precocemente para evitar que os problemas se agravem.
  6. Atenção: os óculos de descanso não servem para tratar outros problemas de visão Eles também não “curam” a vista, você vai precisar utilizá-los sempre que for submeter seus olhos a alguma exposição prolongada.

Acesse a melhor Ótica online do Brasil: Economize 100% na compra do Óculos!

Existem diferenças nos óculos de descanso para pessoas jovens e pessoas mais velhas?

  • Como você já sabe, os óculos de descanso são indicados para todas as idades, para reduzir os sintomas de cansaço por conta da exposição.
  • Nas pessoas jovens esse artifício é importante para diminuir o desconforto e também para prevenir problemas futuros.
  • Já para as pessoas mais velhas, especialmente após os 40, os óculos de descanso podem ser diferentes, já que a nossa capacidade para focar objetos a uma distância pequena costuma ficar menor com o tempo, problema conhecido como presbiopia.
  • Como quem apresenta esse problema costuma precisar colocar as telas e livros a uma distância maior para conseguir enxergar, os óculos de descanso precisam ser personalizados para atender a essa necessidade.
  • Como Sei Que Preciso Usar Oculos De Descanso?

Que tipo de lentes são utilizadas nesse tipo de óculos?

Vários tipos de lentes podem ser utilizados nesses óculos de descanso, mas os principais tipos indicados são: monofocais, bifocais e progressivas.

Corrigem a visão para a distância entre a tela (ou livro) e os olhos, possibilitando enxergar com o mínimo movimento da cabeça. O problema é que esse tipo de lente pode desfocar objetos que estejam mais perto de você.

Esse tipo de lente pode ser adaptado nos óculos de descanso para se ler de perto utilizando a parte inferior e enxergar a distância em sua parte superior. Mesmo assim, objetos mais distantes podem parecer desfocados.

  1. Esse é o tipo de lente mais indicado para óculos de descanso porque elimina as linhas entre os segmentos e gera menor distorção na visão periférica.
  2. É importante se certificar se a lente escolhida para os seus óculos de descanso tem proteção contra raios UV, para evitar a exposição à radiação, mesmo em ambientes externos.
  3. Também é importante escolher uma armação que seja adequada ao formato do seu rosto para que você se sinta confortável ao utilizar os seus óculos de descanso.

Depois de ler esse conteúdo você acha que precisa de óculos de descanso? Quer comprar o seu com garantia e segurança, sem sair de casa? Visite o site da Ótica Isabela Dias e escolha um modelo de armação.

Como saber se você está precisando de óculos de descanso?

Se você acha que usar óculos de descanso é uma coisa que apenas as pessoas de mais idade fazem,…

Se você acha que usar óculos de descanso é uma coisa que apenas as pessoas de mais idade fazem, está muito enganado. Atualmente, passamos a maior parte do tempo em frente às telas de TV, computadores e videogames. Com isso, a necessidade de usar os óculos de descanso começa a surgir cada vez mais cedo, inclusive na infância.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir sobre a necessidade de óculos de descanso!

Quer entender melhor sobre esse assunto e descobrir se você precisa usar esse tipo de óculos? Continue a leitura!

Fique atento aos sinais

Quem precisa de óculos de descanso normalmente só percebe isso quando começa a aparecer alguns sinais em situações específicas, como aproximar ou afastar os objetos para conseguir enxergá-los melhor.

Fechar os olhos para conseguir ler um livro ou enxergar as telas de celulares, TV, computadores, entre outros aparelhos eletrônicos também indica que o uso dos óculos de descanso pode ser necessário.O esforço feito pelos músculos oculares ou o ato de apertar os olhos conseguem corrigir momentaneamente a visão, porém não resolvem a longo prazo.

 Logo começam a surgir problemas como a vista cansada, dores de cabeça, ardência e vermelhidão nos olhos, sensibilidade à luz, coceira, lacrimejamento e piscar excessivo.

Verifique seus hábitos

Seus hábitos podem fazer com que você necessite dos óculos de descanso, afinal, não é preciso esperar que os problemas apareçam para tomar uma atitude.

Leia também:  Como Recuperar Um Doc Do Word Que Não Foi Salvo?

Além disso, graus mais baixos de astigmatismo ou hipermetropia, por vezes, são percebidos apenas nessas situações, ao contrário de outros problemas mais graves, como a miopia, que dificulta a realização de tarefas no dia a dia.

Se você passa muito tempo em frente a alguma tela ou fazendo leituras, é preciso relatar isso a um oftalmologista. Fale também sobre a forma como o equipamento fica posicionado e em quais condições a leitura é feita — com pouca iluminação, em livros físicos, etc.

Faça o exame oftalmológico

O exame oftalmológico é importante, pois esses sintomas também podem ser manifestações de outras doenças, como hipertensão, diabetes, disfunções na tireoide, catarata, glaucoma, tumores, tuberculose e várias outras.Algumas delas, quando não são tratadas, podem levar à cegueira, sendo assim, o diagnóstico precoce é essencial.

Ainda que não seja identificada uma doença sistêmica, usar os óculos de descanso pode ajudar muito na hora de ler e evitar os desconfortos que já mencionamos.eA consulta com um especialista deve ser feita regularmente para te ajudar a saber se existe a necessidade de trocar o grau ou mesmo se ainda é preciso continuar usando os óculos.

Ele também poderá te auxiliar a descobrir o melhor tipo de lente para usar (monofocais, bifocais ou progressivas) de acordo com o seu problema de visão.

Para quem já está na casa dos 40 anos, os óculos de descanso são diferentes, já que a partir dessa idade nós podemos começar a ter dificuldade em focalizar objetos próximos, principalmente quando há pouca luz. Essa condição é chamada de presbiopia e pode afetar qualquer pessoa na faixa etária, portanto, fique atento.

Assim como no caso dos óculos de grau, usar os óculos de descanso requer apenas que você se acostume. Com o tempo, fica mais fácil lembrar-se de usá-lo, além de não ser mais um incômodo, pois você conseguirá enxergar bem melhor.

Suspeita de que precisa usar óculos de descanso? Então agende imediatamente uma consulta com um oftalmologista!

Óculos de descanso: o que você precisa saber

Atualmente, é impossível escapar das telas: elas estão na TV, nos videogames, computador, tablet, celular, entre outros. Com isso, a quantidade de tempo diário forçando a vista diante das mesmas aumenta e a necessidade de usar óculos de descanso surge cada vez mais cedo.

Isso mesmo, óculos de descanso deixou de ser utilizado apenas por pessoas de mais idade. Até mesmo durante a infância! Continue lendo e entenda mais sobre o assunto, para descobrir se você precisa usar este tipo de óculos.

Para que servem os óculos de descanso?

Os óculos de descanso foram criados para pessoas que passam muito tempo diante de telas, seja assistindo à TV, em frente ao computador ou até mesmo para a leitura de livros jornais e revistas. O próprio nome já é bem sugestivo: seu intuito é manter a vista descansada enquanto essas atividades são praticadas.

Muitas vezes, as pessoas forçam os músculos oculares para enxergar melhor e isso pode até aliviar os sintomas momentaneamente, mas o descuido com a saúde visual pode ser uma porta de entrada para complicações futuras.

Para quem já passou dos 40 anos, os óculos de descanso atuam de forma diferente: a partir dessa idade, pode haver dificuldade em focalizar objetos, principalmente com pouca luz. Essa condição, chamada presbiopia, é geralmente tratada com óculos ou lentes de contato específicas.

As lentes para óculos de descanso podem ser monofocais, bifocais ou progressivas.

Quem precisa usar os óculos para descanso?

Se você acha que só quem usa óculos de descanso são pessoas de idade elevada, está muito enganado! Atualmente as telas estão por todos os lados e a necessidade de aliviar a tensão nos músculos oculares surge cada vez mais cedo, inclusive na infância.

Normalmente, o indivíduo só percebe a necessidade dos óculos de descanso quando aproxima/afasta objetos para enxergá-los melhor. Outro exemplo clássico é fechar um pouco as pálpebras dos olhos para ler um livro ou enxergar a TV ou computador.

Isso porque apertar os olhos pode corrigir momentaneamente a visão. Mas essa solução não funciona a longo prazo, e problemas como vista cansada, dores de cabeça ou vermelhidão nos olhos podem surgir.

Por isso, fique atento aos seus hábitos e não deixe de visitar seu oftalmologista nas consultas de rotina.

Se você passa muito tempo diante das telas, seja trabalhando ou mesmo por lazer, não deixe de informar seu oftalmologista, dando detalhes sobre as circunstâncias: baixa iluminação, livros físicos, entre outros.

Assim como os óculos de grau, os óculos de descanso ou até mesmo lentes de contato de descanso são apenas uma questão de se acostumar. Com o passar do tempo, fica mais fácil utilizá-los – afinal, você vai enxergar melhor. Não deixe de visitar seu oftalmologista e relatar para ele quaisquer incômodos.

Óculos de descanso: tudo que você precisa saber

Quem utiliza aparelhos digitais por muitas horas, como celular ou computador, e com muita frequência, pode sentir alguns incômodos. Isso não está relacionado a problemas na visão, mas a necessidade do uso de um óculos específico, o famoso óculos de descanso.

Quer saber para que servem e se você precisa usá-los? Continue a leitura.

O que são óculos de descanso?

Muita gente confunde óculos de descanso com um óculos de grau baixo, mas eles são diferentes. Qualquer lente de grau baixo só deve ser indicada para quem possui algum tipo de problema de visão, como miopia e astigmatismo.

Os óculos de descanso são lentes que promovem o conforto visual da pessoa. O oftalmologista pode recomendar a qualquer um esse tipo de acessório, independentemente da idade – até crianças podem usá-los sem maiores problemas.

Quem deve usar esse tipo de óculos

Como mencionamos anteriormente, os óculos de descanso são acessórios recomendados para todo tipo de pessoa, mas alguns sinais indicam se está na hora de adquiri-los.

Você deve estar sempre atento a esses sinais, mesmo que não tenha um problema de visão. Veja!

  • Precisar afastar ou aproximar objetos para conseguir ler os rótulos em certos momentos do dia.
  • Sentir dores de cabeça ou nos olhos ao longo do dia.
  • Ficar muitas horas lendo ou usando aparelhos eletrônicos, em especial os smartphones. 
  • Sentir ardência e vermelhidão nos olhos também pode sinalizar necessidade dos óculos de descanso.

Tipos de lente para óculos de descanso

As lentes para óculos de descanso não são todas iguais. Na realidade, tudo depende do problema que o oftalmologista encontrou. Algumas delas possuem filtro de luz azul, outras são lentes antirreflexo. 

Em geral, são feitas para proteger os olhos de algum fator agressor. As lentes com filtro de luz azul são usadas para evitar que a luz azul violeta chegue à retina e prejudique os olhos.

São indicadas para quem passa o dia inteiro olhando para telas. Eles protegem contra a luz de eletrônicos que, além de prejudicar os olhos, podem influenciar no ciclo do sono.

As lentes antirreflexo conseguem reduzir os reflexos de luz nos óculos. Com isso, a pessoa enxerga tudo com muito mais clareza. A lente antirreflexo é uma barreira capaz de bloquear reflexos que atrapalham a visão humana.

Como saber se você precisa usar óculos de descanso

Além de observar os sintomas que descrevemos, é importante fazer visitas oftalmológicas com frequência. Muitas pessoas que possuem poucos graus de miopia, astigmatismo e outros problemas de visão, raramente, percebem esses sinais.

Leia também:  Como Cada Signo Mostra Que Está Interessado?

Agora que você sabe o que são óculos de descanso, consulte um oftalmologista de confiança para confirmar se é o seu caso. Lembrando que eles não corrigem problemas de vista, então, mesmo quem tem a visão perfeitamente normal pode precisar deles.

Uma dica importante: não ignore seu oftalmo quando ele te fala que precisa de óculos de descanso porque você não tem problemas agora. Usar esses acessórios previne doenças da vista no futuro e melhora sua qualidade de vida.

Quais os sintomas de vista cansada? – Instituto de Medicina Ocular Dr. Ricardo Sallum

O que é a fadiga visual?

A fadiga visual ocorre pela contínua e prolongada atividade a distância reduzida, ocasionando os seguintes sintomas:

  • dores de cabeça,
  • “vermelhidão” e “olhos secos”,
  • irritação ocular,
  • cansaço visual,
  • sensação de tensão e prurido ocular,
  • dificuldade em manter a focagem das imagens, entre outros.
  • A fadiga visual é consequência das modificações dos processos de trabalho e o uso crescente do computador e celular.
  • A fadiga visual pode ser também consequência de uma doença ocular na qual o paciente necessite de tratamento médico.
  • O correto é consultar um médico oftalmologista, caso haja a persistência dos sintomas.

Quais os sintomas de vista cansada?

  1. Sintomas como ardor, aquela sensação de estar com areia nos olhos, lacrimejamento constante, sensação de cansaço, dor ocular, visão borrada e com lentidão, evidenciam a vista cansada.

  2. Geralmente, os sintomas ocorrem quando os olhos ficam expostos a imensas horas à luz das telas de computador, celular e/ou TV.
  3. De maneira que há uma diminuição no número de piscadas, ressecando a superfície ocular, gerando assim um grande desconforto nos olhos.

Ambientes de trabalhos fechados, com ar-condicionado, acentua o ressecamento dos olhos. O ar seco desses ambientes não fazem bem e compromete a saúde dos olhos.

Segundo oftalmologistas, o ser humano, em atividades normais, pisca cerca de até 22 vezes por minuto. Todavia, quando os olhos estão expostos à tela dos equipamentos eletrônicos, esse número cai para até 6 vezes por minuto. Isso é muito ruim.

Como saber se você precisa usar óculos de descanso?

Hoje, a forma de trabalho mudou, assim como o ambiente. Além das longas estações de trabalho, profissionais passam horas a fio trabalhando diante de telas de computadores, em ambientes fechados e com ar-condicionado ligado o tempo todos.

Não é preciso dizer o quanto essa nova realidade contribui para o cansaço físico, mental. E os olhos vão reagir a isso, certamente.

É por esse motivo que é comum aos trabalhadores fazerem uso de óculos de descanso. Esse tipo de lente foi criada para pessoas que passam muito tempo diante de telas.

O uso de lentes de descanso é indicada para pessoas de qualquer idade. Agora, para quem já passou dos quarenta anos, as lentes de descanso atuam de forma diferente; elas também podem ajudar o indivíduo a focar objetos, quando não há incidência de luz.

  • As lentes para óculos de descanso podem ser monofocais, bifocais ou progressivas.
  • Fazer visitas regulares ao oftalmologista é fundamental, pois somente o médico poderá avaliar a saúde dos olhos, indicando assim a melhor lente de descanso.
  • O oftalmologista, geralmente, prescreve óculos de descanso para as pessoas usarem ao ler, assistir à televisão, trabalhar no computador ou celulares.
  • O efeito é bastante benéfico, pois o paciente vai sentir muito mais conforto na realização de suas tarefas.

Vale dizer que os óculos de descanso são prescritos para finalidade específica. A saber, trabalhar com computadores, prática do tiro, tocar piano, entre outros.

O importante é o paciente saber se está com os sintomas de vistas cansadas e se esses sintomas persistem.

Dessa forma o indicado é consultar o especialista, um oftalmologista, para que apenas ele recomende e prescreva quais serão as lentes de descanso.

Fique de olho em 7 sinais de que você está precisando usar óculos

De acordo com um estudo publicado no Ophthalmology Journal, até 2050, metade da população mundial terá algum problema de visão — em sua maioria, miopia. Está desconfiando que você já faz parte desse grupo, mas ainda não usa óculos? Existem vários sinais que passam despercebidos no dia a dia e podem indicar a necessidade de lentes corretivas. Abra bem o olho para eles:          

1. Dor de cabeça

Por falta de óculos, algumas pessoas que não enxergam bem tendem a fazer um esforço para tentar melhorar a visão, como prestar mais atenção em objetos e situações ou piscar menos vezes. Esses fatores podem desencadear uma dor de cabeça que é típica de quem possui algum problema ocular como miopia, hipermetropia, astigmatismo (chamados de vício de refração). 

“A dor de cabeça relacionada à falta do uso de lentes corretivas tem algumas características: em geral é na testa ou em torno dos olhos, e está associada ao esforço visual realizado pela pessoa.

Bem diferente de alguém que, por exemplo, já acorda com dor de cabeça.

Esse indivíduo não apresenta uma dor típica associada à necessidade de usar óculos”, esclarece Rosalia Foschini, oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

2. Piora da visão no escuro

Esse é um sintoma típico de doenças da retina (grupo de problemas hereditários que trazem prejuízos à área dos olhos responsável pela formação das imagens), como a retinose pigmentar. No escuro, como a pupila dilata, fica mais evidente o embaçamento visual secundário aos vícios de refração.

Com o passar dos anos, a capacidade do cristalino (a lente dos olhos) de mudar o seu formato vai diminuindo.

Isso se torna mais evidente após os 40 anos e, como consequência, gera uma dificuldade ao mudar o foco da visão –quando você está mirando algo longe e muda para perto, por exemplo.

Chamado de presbiopia, o problema é popularmente chamado de vista cansada. Assim como os outros sinais apresentados aqui, ele pode ser corrigido com óculos, lentes de contato e cirurgia. 

Imagem: iStock

4. Aproximar de objetos para enxergá-los

É um dos principais indicadores de miopia. “Esse problema é caracterizado pela diminuição da capacidade em ver de longe. Nela, ocorre excesso de convergência pelas lentes oculares, assim, a imagem foca antes da retina. Ao aproximar os objetos, a imagem é projetada para mais perto, daí a melhora do foco” explica Lisia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

5. Apertar os olhos ao ler

Fazer isso frequentemente é sinal de que está na hora de você se consultar com um oftalmologista –e talvez precise usar lentes corretivas.

Ao apertar os olhos, a melhora na visão se dá pelo efeito chamado de fenda estenopeica. “Quando cerramos os olhos, diminuímos a abertura para entrada da luz e, consequentemente, as aberrações ópticas.

Assim, sua acuidade visual melhora”, aponta Aoki. 

Imagem: iStock

6 . Vista embaçada

O problema acontece porque a imagem encontra-se fora de foco na retina, mas nem sempre a condição significa que você precisa usar óculos. Por isso, é necessário a consulta oftalmológica ao menos uma vez por ano.

O especialista conseguirá definir se o embaçamento ou qualquer outro problema de visão ocorrem por conta da necessidade de lentes corretivas, o que acontece na maioria dos casos, ou se é devido a alguma outra condição.

7. Se distanciar dos objetos

Ter de afastar algo para enxergá-lo melhor é outro sintoma da presbiopia, problema de refração caracterizado pela dificuldade em focar coisas que estão próximas. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*