Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Descubra como saber se a cadela está prenha com as dicas de uma veterinária

Quando você tem uma cadela no cio em casa, geralmente precisa aumentar a quantidade de cuidados com ela no dia a dia. Além das mudanças físicas, como o sangramento, é comum que nessa fase elas fiquem um pouco mais ariscas e agressivas por causa dos hormônios. Ainda assim, a principal preocupação dos tutores está ligada, geralmente, a gravidez da cadela: com o aumento de feromônios, é comum que os machos ao redor dela se sintam atraídos para cruzar — por isso, inclusive, o passeio deve acontecer com cuidados. A dúvida que bate depois do período de cio é, justamente, como saber se a cadela está prenha. Para te ajudar a identificar a condição, nós conversamos com a veterinária Madelon Chicre, da clínica 4Pets, no Rio de Janeiro. Dá uma olhada! 

Cio de cachorro: em qual período você precisa ficar atento para evitar a gravidez

O ciclo de cio de cachorro é completamente diferente do dos humanos, então é super comum que existam dúvidas sobre quanto tempo dura o cio de uma cadela, de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio e, exatamente, sobre o que acontece no corpo dela nessa fase.

Madelon explicou cada uma das etapas: “o ciclo estral (o cio) dura, em média 30 dias e cada uma das três fases dura aproximadamente 10 dias. Na primeira etapa, a cadela tem o sangramento. Na segunda, o sangramento diminui e a vulva fica edemaciada (aumenta de tamanho).

É nessa fase que a cadela aceita a monta, geralmente porque está ovulando. Na terceira etapa ela já não aceita mais ser montada, mas ainda está com os níveis de feromônios altos, o que instiga os machos”.

Esses ciclos costumam se repetir a cada seis meses, dependendo da cadela. 

Os sintomas da cadela prenha e a confirmação do veterinário

Se a sua cadela tiver engravidado durante o período de cio, os sintomas devem começar a aparecer, mais ou menos, 30 dias depois do fim do ciclo. “Algumas cadelas apresentam maior indisposição, inicialmente, falta de apetite e maior sonolência.

Elas também podem ficar mais carentes ou ter um aumento no volume das mamas”, explicou a profissional.

Mesmo que você não tenha planejado o cruzamento, se esses sintomas aparecerem mais ou menos um mês após o cio da cadela, vale a pena visitar o veterinário: “a confirmação se dá através do histórico do cio, data da monta, exame físico e ultrassonografia (essa só consegue confirmar a gestação a partir de 21 a 30 dias da monta)”, enumerou Madelon. Ela continua: “a gestação dura em torno de 63 dias, mas pode ocorrer variações entre 58 a 68 dias. Com 30 dias de gravidez a gente já observa um aumento abdominal leve, aumento do apetite e maior sonolência na cadela”.  

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Cadela prenha precisa de cuidados para garantir sua saúde e a dos filhotes

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Saúde animal

Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose.

Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele.

Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Saúde animal

As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação.

Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária.

Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Saúde animal

Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino – e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Saúde animal

A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros.

Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

Depois que a gravidez da sua cadela for confirmada, o acompanhamento com o veterinário é indispensável para garantir que esse período seja tranquilo tanto para a mãe, quanto para os filhotinhos. É bem provável que ele receite uma vitamina para cadela prenha para ela tomar durante a gestação.

Além disso, algumas mudanças são necessárias, como conta a profissional: “a mãe deve se alimentar com ração super premium ou ter o cardápio refeito caso recebam apenas alimentação natural.

Uma observação importante é que a cadela não deverá ser vacinada ou vermifugada durante a gestação, por conta dos fetos”. 

Como prevenir a gravidez indesejada da sua cadela 

A superpopulação de cachorros é uma realidade em muitos lugares do país e, justamente por isso, muita gente indica que a adoção de pets com ou sem raça definida seja priorizada ao invés da compra de filhotes.

Por isso, a não ser que a você tenha um canil para criar uma raça específica do animal, não existe uma grande necessidade de fazer a sua cadela engravidar e, por isso, a prevenção é o melhor remédio: “sem dúvida, a melhor forma de garantir que a cadela não vai engravidar é a castração.

O uso de anticoncepcionais é totalmente contraindicado pois o risco da cadela desenvolver câncer de mama ou alterações uterinas, como a piometra, é grande”, afirmou Madelon.

A probabilidade do desenvolvimento de uma dessas doenças cai significativamente quando a cadela é castrada antes do primeiro cio, mas a cirurgia de esterilização é uma opção, até mesmo, para as que já ficaram prenhas: ao menos, ela impede uma nova gestação indesejada.  

Redação: Ariel Cristina Borges

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Continuar Lendo

9 sintomas de trabalho de PARTO em CADELAS

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Ver fichas de  Cachorros

Presenciar o nascimento de uma ninhada de filhotes é um momento muito emocionante, tanto para a mãe como para os companheiros humanos.

Tal como acontece com as pessoas, é normal que antes de dar à luz apareçam alguns sintomas de trabalho de parto em cadelas que farão com que você fique mais atento à sua cadela e possa acompanhá-la nos momentos que mais precisa.

É por isso que no PeritoAnimal, preparamos este guia para identificar facilmente se a sua cadela está quase a trazer a ninhada de filhotes ao mundo e como você pode ajudá-la.

Saber qual foi o momento do cruzamento é necessário para determinar ha quantos dias a sua cadela está grávida e qual o momento aproximado do parto. Em média, o período de gestação das cadelas dura entre 59 e 65 dias, aumentando as chances a partir do dia 62. Isto vai depender da raça de cachorro em questão e da idade.

Quais são os sinais de que a cadela vai parir? Uma das maneiras de perceber que o momento está chegando é medindo a temperatura corporal dela.

Cerca de 12 horas antes do parto, a temperatura corporal da cadela desce alguns graus, sendo que normalmente se encontra a 38ºC.

Você pode medir a temperatura da sua cadela com um termômetro retal, que pode ser utilizado quando a cadela entrar na última semana de gestação.

Consulte o médico veterinário sobre a forma de medir a temperatura mas, se perceber que incomoda a cadela, é melhor desistir para que ela permaneça tranquila nessa fase delicada. Se a temperatura aumentar para mais de 38 graus e a cachorra apresentar outros sintomas como febre ou mal-estar, entre em contato com o veterinário o quanto antes.

Um dos sinais que a cadela vai parir é a agitação.

Isto fará com que ela tente se afastar de pessoas desconhecidas, especialmente pessoas que não têm muita confiança com ela, além de evitar o contato com outros pets da casa.

Esse momento é bastante delicado pois o nervosismo impede-a de se sentir bem consigo mesma e você vai notá-la agitada, independentemente se está parada, sentada ou deitada.

Apesar deste nervosismo, a cadela procura a companhia do tutor porque é a pessoa em quem mais confia e com quem se sente mais segura. Devido a isto, poucos dias antes do parto vai querer estar bastante tempo com você, pedindo atenção e carinho.

Isto não significa que você deva intervir quando ela der à luz, a menos que seja necessário. Acompanhe-a durante o parto para que se sinta segura, mas apenas deve intervir se ocorrerem problemas no parto.

A escolha de um ninho, um lugar para dar à luz e criar os filhotes, é extremamente importante para a futura mãe. Por isso, ela vai começar a procurar um lugar acolhedor e um pouco escondido onde se sinta protegida e é possível que ela comece a passar mais tempo nesse lugar escolhido que em sua própria cama.

Geralmente, o melhor é respeitar a decisão da cadela sobre o lugar que ela escolheu fazer de ninho, sempre e quando isto não implicar um risco para ela e para os filhotes. Para saber como ajudar no parto da cadela, um dos primeiros passos é colocar no espaço que ela escolheu uma cama confortável e cobertores para todos ficarem quentes e confortáveis.

Leia também:  Como Evitar Que O Pc Aqueca?

O parto ocorrerá neste ninho, seja ficando de lado ou agachada, o que parecer mais cômodo para os filhotes nascerem.

Além de tudo isso, como saber se a cachorra vai parir? Notando se ela tem falta de apetite.

Muitas cadelas perdem o apetite entre as 12 e 24 horas antes de dar à luz, pelo que este é um sinal fácil de detectar.

No entanto, nem sempre ocorre e, em outras ocasiões as cadelas podem inclusive alimentar-se enquanto dão à luz, quer dizer, entre um filhote e outro.

Horas antes do parto, a cadela começará a lamber constantemente os seus genitais, tanto para limpar a zona como para aliviar a dor que sente. Da mesma forma, isso vai ajudar na expulsão dos filhotes.

Um dos sintomas que a cadela vai parir é que, tal como acontece com os seres humanos, expulsa o tampão mucoso horas antes do parto, o qual cumpre a função de proteger o útero e os filhotes de bactérias e infecções durante a gestação.

Este é de cor amarela ou branca, e pode vir acompanhado de um pouco de fluxo vaginal. A partir deste momento, o tempo que demora para o parto de uma cadela é de, no máximo, 12 horas.

As contrações são os últimos sintomas que a cadela vai parir e indicam que o momento do parto é iminente. Podem se ver movimentos rítmicos e repetitivos do ventre, que poderão ser vistos sobretudo se estiver de lado. É normal que, durante esta fase, sua cadela tenha um pouco de dor.

O parto de uma cadela dura em torno de 6 a 8 horas, dependendo da quantidade de filhotes, da raça e da idade da cadela. O tempo de nascimento entre filhotes costuma estar entre 15 minutos e 2 horas, podendo ser prolongado por 3, 4 horas.

Como saber se ainda tem filhotes para nascer?

Para ter certeza que a cadela pariu todos os filhotes, você pode levá-la ao veterinário para fazer uma ultrassonografia antes do parto para saber o número de filhotes que ela está gestando.

Dessa forma você só precisará contar os filhotes para ter certeza de que o parto acabou.

Se você perceber que a sua cadela continua empurrando durante 30 minutos a 60 minutos e não nasce nenhum filhote, é imprescindível buscar ajuda de um profissional.

Para saber mais informações sobre quanto tempo uma cadela demora para parir todos os filhotes, leia esse artigo do PeritoAnimal.

No PeritoAnimal recomendamos que os animais sejam vistos por um médico veterinário de confiança entre 6 a 12 meses para checar o bem estar e saúde do animal. Dessa forma, os animais são acompanhados periodicamente e podem ser tratados rapidamente caso tenham alguma alteração.

No entanto, quando se trata de um cadela grávida, tal como acontece com os humanos, é importante que um médico veterinário acompanhe todo o processo para garantir o bem-estar da cadela e dos filhotes. Ele também pode te orientar acerca dos cuidados com a cachorra grávida, com o parto e em seguida, com os filhotes recém nascidos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Vídeos relacionados com 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Gestação canina: saiba o que a cadela pode e não pode fazer

A gestação canina é um período em que a cadela deve receber bastante atenção e muitos mimos. Como nós falamos na maioria de nossos textos, é fundamental que o tutor dê bastante atenção ao seu cão, afinal uma mudança de comportamento pode indicar algo importante.

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

  • Mas a gestação exige mais cuidados ainda: é importante saber os diversos processos que a cadela passará durante a gestação, como o tempo médio de duração e a quantidade de filhotes que podem nascer.
  • Além disso, a cadela tende a mudar de personalidade repentinamente, ou seja, se ela é uma cachorra espoleta e extrovertido de repente fica mais quieta.
  • Escrevemos este texto, com 10 minutos em média de leitura, para descrevermos todo o processo de uma gestação canina, assim você poderá auxiliar seu pet a ter uma boa experiência com seus filhotes, veja:
  • Como descobrir uma gestação canina?
  • Duração, fases da gestação canina e o que fazer?
  • Os cuidados e os riscos
  • O que fazer após a gestação canina
  • Alimentação durante o aleitamento canino
  • Conclusão

Como descobrir uma gestação canina?

Uma gestação humana é fácil de ser diagnosticada, já a gestação canina é bem diferente. Para se notar uma cadela prenha é necessário até mesmo a ida para um veterinário. Porém, há alguns sintomas que é possível aos tutores detectarem com certa facilidade, como:

  • falta de apetite repentinamente;
  • inchaço na barriga;
  • os mamilos ficam consideravelmente maiores, além de sensíveis;
  • muito cansaço, ao ponto de não aguentar os passeios de costumes;
  • busca excessiva por tapetes ou passar o dia todo na cama para esperar a ninhada.

Estes são alguns dos sintomas de uma gestação canina que os tutores conseguem perceber desde o início, pois a mudança no comportamento do cachorro é evidente. Após os 20 dias, é possível fazer um ultrassom para confirmar a gravidez.

Tal como nos humanos, as cadelas também mudam de humor ou personalidade durante a gestação canina, isso se dá pelo fato de os cães passarem o ciclo do cio e estarem completando com uma gravidez.

É desse ponto que surge a falta de apetite, porém, como os filhotes precisam de muitos nutrientes, é importante que o tutor ofereça o que o cão estiver com vontade de comer, e incentivar a alimentação natural com frutas ou vegetais.

Porém, os petiscos podem ajudar neste momento, quem não gosta de uma guloseima, não é mesmo? Isso é gerado por diversos fatores, mas também por seu instinto de animal caçador ele gostará bastante dos petiscos de carne, pato, frango e outros.

Além de tentar alimentar seu pet com todas as dietas nutricionais que ele precisa, é necessário levá-lo ao médico veterinário com frequência, pois é preciso zelar pela saúde do seu cão, além do mais, você irá saber quais serão os processos da gestação canina com mais detalhes, quantos filhotes são e como ocorrerá o parto dessa ninhada.

Para saber mais sobre a gestação canina, é fundamental entender suas fases e a duração da gravidez. Abaixo você pode conferir isso em detalhes, acompanhe:

Duração e as fases da gestação canina e o que fazer?

Descobrir que sua cadela está prenha pode ser uma alegria, mas muitos não sabem o que fazer. E os cuidados, nesse período, demandam muito esforço para que isso seja uma boa experiência tanto para o tutor do cão, quanto para animal.

As primeiras semanas

  1. Durante a primeira fase da gestação canina que é a parte de desenvolvimento dos embriões, os óvulos serão fecundados no útero da cadela e conforme o progresso dos embriões vai acontecendo, a quantidade de filhotes é determinada.

  2. Ao chegar na terceira semana de gestação, já é possível identificar a quantidade óvulos fecundados que resultaram na quantidade de filhotes da ninhada, por meio de uma ultrassonografia.

  3. Até mesmo algumas partes dos corpos dos filhotes já devem ter se evoluído, como: tronco, o pescoço e cabeça que estão se formando.

Entre 4 a 7 semanas

As evoluções são mais destacada nessa fase da gestação canina, pois é onde tem a definição dos sexos dos filhotes, além de poder ouvir a pulsação pelo ultrassom e conferir que está tudo bem com o seu pet e os filhotes dele.

Os órgãos, medula espinhal, olhos e músculos são outras partes do corpo dos filhotes que são desenvolvidos, por conta disso, os filhotes estão praticamente prontos para um eventual nascimento.

Os últimos 2 meses

A maioria dos cães dão à luz entre a oitava e nona semana da gestação canina, a fase da gravidez nesse período está praticamente completa e os filhotes estão praticamente desenvolvidos, o focinho, a pelagem (dependendo da raça e dos hormônios) e até mesmo o temperamento do animal é desenvolvido completamente depois disso.

Então a duração de uma gestação canina varia entre 50 e 70 dias de duração, as mudanças nas datas acontecem por conta da raça dos animais. As raças de porte pequeno podem ter mais dificuldades para ter um parto, por não conseguirem conceber os seus filhotes por conta do tamanho para passar o bebê.

Logo será necessário ter um médico veterinário de confiança para realizar a cesariana do seu pet com todo o cuidado que a cadela irá precisar.

Tomar todas as prevenções possíveis é a melhor maneira de cuidar do seu pet, além disso você precisa saber todos os cuidados e riscos para cuidar de sua cadela que está prenha, descubra abaixo quais as medidas que você deve tomar:

Os cuidados e os riscos de uma cadela prenha

Dependendo da raça da sua cadelinha, ter uma gestação canina é algo que demanda muito cuidado e a prevenção dos riscos e consequências de uma gestação canina.

São processos complicados e que podem gerar diversas dificuldades permanentes ou não no cão se for feita de maneira errada, abaixo tem alguns riscos que a cadela pode ter se caso a gestação canina for feita de maneira errada, por exemplo:

  • dificuldades na locomoção;
  • complicações em urinar e defecar;
  • sofrer aborto por algum acidente;
  • infecções.

Riscos podem acontecer se por algum acaso a sua cadela sofrer com algum acidente, se alimentar mau ou algo que possa incomodar ela de alguma forma, por isso o acompanhamento da sua veterinária é essencial, ela indicará remédios ou fazer os exames que possam detectar algum problema.

Leia também:  Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

Em relação aos cuidados que são necessários para cuidar do seu pet em gestação canina, o primeiro dever do tutor é perceber a movimentação do seu cachorro, para saber se ela está ofegante, cansada e quais são os motivos disso estar acontecendo.

Um dos primeiros sintomas para saber se a cadela está em processo de gestação canina, são os mamilos que ficam maiores devido à produção de leite, além disso, eles ficam muito sensíveis. Então, ofereça, ao seu animal de estimação, camas confortáveis e quentes para descanso por um longo período.

Como elas ficam cansadas facilmente, às vezes só de caminhar pelo ambiente de casa, logo, ela vai querer dormir até mais que o normal de um cachorro.

A média de sono de um cão adulto é de 14 horas por dia, já uma cadela grávida vai querer descansar entre 18 a 20 horas por dia.

É bom levar ao veterinário durante a gestação canina pelo menos 4 vezes ao mês, que é em média 1 vez na semana, esse processo se chama pré-natal. Os cães também precisam fazer esses exames e receber todos os cuidados que a medicina veterinária pode oferecer.

  • O último, mas não menos importante cuidado que você deve ter com o seu pet é de manter suas vacinas em dia, seja ela uma cadela em gestação ou os filhotes da ninhada.
  • É fundamental fornecer as vacinas corretas e em dia para qualquer animal de estimação que você queira tutorar, afinal, isso irá livrar eles de diversas doenças e infecções que uma gestação canina pode trazer.
  • Como dissemos, é muito importante cuidar dos animais de estimação antes, durante e depois da gestação, explicamos os passos de antes e durante a gestação, agora veja abaixo os cuidados após a gestação canina de sua cadelinha, confira:

Após a gestação canina

Cuidar do seu animal de estimação nunca é demais, não é mesmo? E aproveitando agora que sua cadelinha teve vários filhotes ou mesmo um. A quantidade de filhotes em uma ninhada vai depender da raça do cachorro, um Pug, por exemplo, tem um filhote apenas e ainda precisa de fazer cesariana.

Enfim, uma cadela que deu à luz recentemente estará muito fraca e precisará se alimentar constantemente. Por vezes será necessário que você pegue os filhotes e leve eles para outro local da casa, só para garantir que a sua cadelinha possa se alimentar.

Quando os filhotes são recém-nascidos, eles não se saciam facilmente e consomem muito leite materno, então eles sugam todos os nutrientes de seu pet até que possam estar satisfeitos, além de a maioria das raças ter mais de 3 filhotes em uma só ninhada, os filhotes vivem grudados nos mamilos da mãe.

Se você puder estabelecer uma rotina com os 5 passos a seguir, será muito prático para a cadela, por exemplo:

  1. deixe que os filhotes se alimentem pela manhã;
  2. depois reúna-os em um local diferente da cadela e brinque com eles o máximo que conseguir, para deixar eles cansados;
  3. com essa pausa, ofereça comida para sua pet, assim ela poderá se alimentar com tranquilidade e conforto para poder descansar;
  4. na parte da tarde, ofereça novamente aos filhotes o aleitamento da mãe para que eles possam se alimentar e desenvolver;
  5. provavelmente eles irão dormir após essas atividades, sendo assim, deixe que eles se alimentem somente à noite.

Se seguir essa rotina, os animais devem se desenvolver e crescer rapidamente, lembrando que você deve vacinar os filhotes depois do prazo de 45 dias de seu nascimento. Antes disso não é recomendado, pois o aleitamento da mãe fornece as vitaminas suficientes para eles não adoecerem.

Porém, antes de iniciar essa rotina, deixe que os filhotes se aproximem de maneira natural dos mamilos da mãe, eles estão sensíveis como dissemos, então para evitar algum acidente e não causar estresses com a recente mamãe.

Os filhotes irão sentir a fome e vão procurar a mãe deles quando necessário, então por mais que seja uma rotina, deixe que seja fluído a alimentação dos filhotes. Desde pequenos os cachorros possuem um olfato muito bom, pois eles nascem cegos e surdos, então identificam a mãe pelo cheiro do aleitamento.

Para fornecer os nutrientes necessários para seus pets será necessário uma alimentação diferenciada, balanceada e que sirva aos filhotes e a mãe, tanto para cobrir as necessidades nutricionais da mãe e para complementar a nutrição dos filhotes, confira abaixo:

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Alimentação durante o aleitamento

Alimentação natural é recomendada para cães de todos os tamanhos, raças e de qualquer idade. O porquê dela ser recomendada é a quantidade de nutrientes fornecida para o animal, é o complemento de todos os tipos de alimento que um cão pode receber.

Esses tipos de alimentos são:

  • grãos e cereais;
  • proteínas;
  • frutas;
  • vegetais.
  1. Então elas precisam corresponder às necessidades nutricionais do cachorro, como a cadela se enfraquece muito pela amamentação dos seus filhotes, ela vai precisar de comidas que a deixem disposta e forte para oferecer aos filhotes os nutrientes necessários.
  2. A alimentação natural em uma gestação canina pode ser complementada com petiscos para despertar a vontade do cachorro, pois em uma gravidez, a cadela tende a perder o apetite facilmente por conta do cansaço.
  3. Alimentação natural é uma dieta que substitui a ração para que seu cachorro tenha uma vida mais saudável, retirando toda a quantidade de sódio que tem uma ração industrializada, e com isso ele terá uma maior expectativa de vida.

Os alimentos são cozidos, para retirar qualquer possibilidade de infecção alimentar, afinal, os cães têm um estômago muito sensível. Além disso, para você que tem uma vida corrida e agitada, com pouco tempo para oferecer a comida com os nutrientes necessários.

A solução é simples para esse tipo de problema, já que a alimentação natural pode ser congelada e servida até mesmo fria, desde que você descongele. O cachorro não se incomoda em se alimentar de comidas geladas, se está calor onde você mora, é provável que ele goste mais ainda.

3 Benefícios da alimentação natural para a gestação canina

A alimentação natural anima o cachorro, por não ser aquela ração com o mesmo gosto de sempre, além de ter um cheiro que agrada, principalmente o cheiro das carnes.

Isso em si já um benefício para a sua cadela que está prenha, vai manter a sua animação em dia. Além disso, há 3 benefícios que vão ajudar uma cadela na gestação canina, veja:

  1. fezes: as necessidades fisiológicas podem sofrer complicações no início da gestação canina, porém com a alimentação natural, é provável que seu cão faça fezes secas e com pouco odor;
  2. hidratação: a água é um elemento muito importante na produção do leite para os filhotes, com as refeições naturais, o cachorro tende a beber mais água e produzir mais leite;
  3. combate doenças: por conta do cansaço e da fragilidade de uma mamãe canina, ela pode ficar suscetível a muitas doenças, porém com uma boa alimentação, regrada e com todos os nutrientes em dia. As chances dela ficar doente caem muito.

Conclusão

  • Na gestação canina é muito importante dar toda a atenção para seu cachorro, lembrando que eles sentem falta de carinho e atenção nesses momentos, precisando de mais tempo e ainda os cuidados especiais que citamos.
  • Consulte o veterinário toda semana durante esse período e veja como será feito o parto dos filhotes, entenda todas as instruções e ajude o seu animal de estimação no que o veterinário indicar, seja com a medicação, seja na alimentação do seu pet.
  • Além da alimentação natural, há rações especiais para a gestação canina que oferece mais nutrientes, porém ainda assim consulte o veterinário para adotar a alimentação natural vinculada com os petiscos para completar toda a dieta que seu cachorro precisa.

Como Saber se a Cadela Pegou Cria – Entenda os sintomas!

Quem tem um cachorro fêmea e optou por não fazer o procedimento cirúrgico para castrá-la precisa saber que, em algum momento, ela pode ficar grávida. Afinal, por mais que haja o cuidado para que ela não cruze, se houver um cão macho por perto durante o cio, eles farão de tudo para seguir os instintos naturais. Mas como é possível saber se a cadela pegou cria?

Entre as maneiras que os casais encontram para ficar juntos durante o período de cio da cadela, eles podem pular muros e portões, abrir buracos para escapar, cavar pelas cercas, encontrar frestas, entre muitas outras maneiras inventivas.

Antes de criar muitas preocupações ao descobrir que a sua melhor amiga de quatro patas deu uma “escapadinha”, é importante pensar: como saberei se a minha cadela pegou cria? Há muitos sinais naturais e perceptíveis que as cadelas demonstram quando estão grávidas.

A relação de cruza entre um cão macho e uma cachorra fêmea dura cerca de 30 minutos. Durante este tempo, os cães ficam “grudados” um ao outro no processo de fecundação. Caso o tempo seja menor que esse, as chances de a cachorrinha estar grávida diminuem consideravelmente.

A primeira coisa a saber é que a gestação canina dura entre 55 e 68 dias. Como o crescimento da região abdominal não é muito aparente durante as primeiras semanas, é importante conhecer os outros sinais da gravidez para saber se a cadela pegou cria.

Se você acredita que a fecundação pode ter ocorrido, não deixe de levar sua pet ao médico veterinário de sua confiança cerca de 20 dias após a data da provável fecundação. Por meio dos exames corretos, o médico poderá confirmar se há gravidez ou não, além de orientar o tutor a cuidar da cadela neste período.

Um dos primeiros sinais de que a cachorra está prenha que pode ser identificado é pelo olfato: algumas cadelas, após terem cruzado com um macho, podem exalar um odor muito específico na parte posterior do corpo. Este cheiro fica mais forte que outros odores comuns durante o período de cio.

Leia também:  Como Me Afastar De Alguém Que Amo?

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Outro sinal de que a cruza existiu, mas que também é difícil de identificar, é verificar se os pelos do rosto e das costas da cadela foram lambidos. Esse é um sinal bastante subjetivo e que pode não ocorrer. Mas, caso note esse sinal, quer dizer que a fêmea foi cortejada pelo macho em forma de lambidas.

Entre as mudanças mais perceptíveis em uma cachorrinha que está grávida está a mudança no apetite. Muitas delas ficam sem fome e costumam recusar alimentos durante a gestação. De qualquer forma, é importante manter a pet bem alimentada para que não haja danos à saúde da cadelinha ou de seus filhotes.

Em torno da segunda semana de gestação, é possível notar outra mudança bastante comum na gestação: o inchaço nos mamilos. Como a cadela começa a produzir leite, é normal que as mamas fiquem mais inchados e, consequentemente, mais doloridos.

Além disso, a pele ao redor dos mamilos ficará mais sensível por conta do inchaço e do acúmulo de leite nas mamas. Verifique se a pele ao redor do peito está mais rosada e sensível.

Outra mudança muito perceptível quando estão grávidas é no comportamento das cachorras. Apesar desta alteração variar muito de cachorra para cachorra, aquelas que costumavam ser mais arteiras, brincalhonas e ativas podem se mostrar mais quietas, calmas e dengosas. Também é normal que a cachorrinha queira um pouco mais de atenção durante o período de gestação.

Como cuidar da minha cachorra que pegou cria?

Ao descobrir que sua cadelinha está grávida, é importante seguir a orientação do seu médico veterinário, pois este profissional tem o histórico de saúde do pet e saberá qual é a melhor maneira de cuidar dela durante este período.

Entre os cuidados da gestação de cachorro em geral, é importante que a cachorrinha conviva em um ambiente limpo, arejado e confortável. Além disso, a alimentação também é um ponto de atenção: nas últimas 3 semanas de gestação, pode ser que a cachorra precise de uma quantidade maior de ração.

Confira as orientações do seu veterinário, mas é importante não exagerar na comida antes do tempo adequado durante a gravidez. Desta forma, você evitará que a cachorrinha desenvolva sobrepeso.

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

E quando chegar a hora do parto?

Cachorras têm um instinto natural e sabem quando chega o momento de dar à luz aos filhotes. Apesar de variar de pet para pet, é comum que a cachorrinha “monte um  ninho”: ela mesma escolhe um local isolado, seguro e quentinho para fazer o parto.

Então, passa a levar brinquedinhos, pedaços de pano, almofadas, entre outros itens, para o espaço escolhido. Acredite nos instintos da sua cachorrinha – a não ser que o veterinário tenha outra recomendação por conta de algum risco médico. Neste caso, mantenha o especialista sempre a par da situação para que ele esteja preparado quando for a hora de fazer o parto da cachorra.

E a gravidez psicológica?

A gravidez psicológica pode acontecer em 50% das cadelas que não foram castradas. Durante a falsa gravidez, a cadela pode desenvolver diversos sinais de que está prenha, como inchaço dos mamilos e sensibilidade da pele.

Se perceber que sua cachorrinha está demonstrando sinais de gravidez, mas desconfia que ela não tenha cruzado, vale levá-la ao hospital veterinário 24h. Ele é o profissional ideal para dar as informações sobre o caso e as orientações necessárias para garantir que este período de “falsa gestação” não acabe em um sério problema de saúde.

Você identificou algum dos sintomas na sua cadela? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

Como saber se a cadela está grávida: principais sinais

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

Algumas dúvidas são constantes na cabeça dos tutores de cães, e uma delas é como saber se a cadela está grávida.

Entender os sinais de uma cadela prenha são importantes para iniciar os cuidados com a mãe e os filhotinhos. Dessa forma, a gestação acontece sem preocupações, seja ela uma gravidez programada ou um deslize durante o período do cio.

A verdade é que identificar uma cadela grávida não é tão fácil durante as primeiras semanas, porém o corpo do animal apresenta mudanças após 20 dias. Quer saber quais são? Vamos te contar todos os detalhes.

Tenho como saber se a cadela está grávida depois de quanto tempo?

A gravidez canina dura de 58 a 65 dias e esta variação acontece de cachorro para cachorro. As principais mudanças físicas aparecem depois de 20 a 30 dias, depois desse tempo já tem como saber se a cadela está grávida observando estes sinais:

  • Secreção vaginal após 30 dias do acasalamento;
  • Tetas rosadas e região inchada;
  • Vômito e falta de apetite no primeiro mês;
  • Aumento do peso no segundo mês da gestação;
  • Mudança de comportamento, apatia e carência.

Se notar qualquer alteração na personalidade do seu cachorro, a recomendação é procurar um veterinário para confirmar a gestação.

Quanto tempo depois de cruzar a cadela fica grávida?

O período fértil das cadelas acontece na fase do Estro do cachorro no cio, momento que o animal está ovulando e aceita receber o macho. 

Após a fecundação do óvulo, tem como saber se a cadela está grávida a partir de 20 dias com a realização do “teste de gravidez para cadela”, que na verdade é um exame hormonal que mede os níveis de hormônio no pet.

Como saber se a cadela está grávida de muitos filhotes?

Como Se Sabe Que Uma Cadela Esta Prenha?

A partir de 28 dias é possível realizar um raio X e exame de palpação para saber quantos filhotes a cadela está esperando. A média é de 4 a 8 bebês dependendo do animal, porém algumas raças não passam de 4 filhotes, como Chihuahua, Yorkshire Terrier e Spitz Alemão.

Raças como Dogue Alemão, São Bernardo e Fila Brasileiro, além do popular Vira-lata (SRD), são conhecidas por terem ninhadas grandes.

Cuidados com uma cadela grávida

Depois que a gestação é confirmada, a cachorra grávida pode tomar suplementos para cachorro de acordo com as recomendações do veterinário.

Neste período, a alimentação do pet é fundamental para a mãe e filhotes. A comida para cadela gestante deve mudar, caso a ração para cachorro não seja a melhor para esta fase do animal.

A linha Super Premium é aquela que entrega mais nutrientes e possui zero corantes e aromatizantes em sua fórmula, por isso é a primeira recomendação dos veterinários.

Agora que você aprendeu como saber se a cadela está grávida, ficou muito mais fácil identificar os sinais no seu pet. Ofereça cuidado e atenção ao seu bichinho para que ele fique o mais saudável possível durante a gestação.

Assim como para nós humanos, uma gestação envolve mudanças de hormônios, comportamento e os pets também ficam inseguros. O suporte e carinho do tutor faz toda a diferença.

Saiba mais sobre saúde e cuidados com o seu pet no blog Cobasi. Olha só os conteúdos que selecionamos para você:

Posts Relacionados

cadela prenha  como descobrir quantos filhotes vão nascer  como saber se a cadela está grávida  saúde canina  sinais de uma cadela grávida  sinais que a cadela está prenha

Como Saber se a Cadela está Prenha?

GESTAÇÃO CANINA

As cadelas podem ficar prenhas sempre que estão no cio, o que acontece uma vez a cada oito meses. Este período de fertilidade dura até três semanas.

Além de poder ficar prenha durante este período, a cadela pode ter conflitos com os machos se não se sentir suficientemente preparada para acasalar.

Levá-la para passear com a coleira durante o cio a ajudará a evitar brigas e, se você não quiser que um macho se acasale com ela, isso vai amenizar suas vontades amorosas.

Como a gestação pode ser cara e sentimental tanto para você quanto para seu animal de estimação, geralmente é melhor deixar a reprodução para os especialistas. Se você quiser evitar que sua cadela fique prenha, você deve pensar em castrá-la.

PRIMEIRO REQUISITO

A gestação canina geralmente dura entre 61 e 65 dias, embora você possa não notar nenhuma mudança física óbvia em sua cadela até a fase final da gestação. Não existe um teste de gestação canina que você possa fazer em casa, então você vai se perguntar como responder à pergunta “Minha cadela está prenha?”

  • COMO SABER SE UMA CADELA ESTÁ PRENHA
  • Existem vários sinais para ver se há filhotes em caminho.
  • Uma leve secreção pode ocorrer cerca de um mês após o acasalamento.
  • As tetas podem se destacar em cor e tamanho uns trinta dias após o acasalamento, podendo até produzir um fluido semitransparente.

Tal como acontece com a náusea da gravidez nas mulheres, a sua cadela pode vomitar nos primeiros estágios da gestação. Se o vômito não parar ou se houver algo preocupante, consulte seu veterinário.

Ela começará a ganhar peso em torno do 35º dia de gestação, que aumentará gradualmente até atingir 50% a mais do que o peso normal.

Vocês podem começar a notar sua barriga inchada a partir do dia 40, embora as mamães de primeira viagem e as cadelas que estão gestando uma ninhada pequena dificilmente apresentam mudanças.

Ela pode ficar mais deprimida do que o normal ou perder o apetite. Esses sinais também podem indicar um problema; pergunte ao seu veterinário se você está preocupado com esses sinais.

O apetite da sua cadela prenha vai aumentar na segunda metade da gestação, então você tem que estar preparado para modificar sua dieta corretamente.

O veterinário pode confirmar uma gravidez por meio de um “teste de gestação canina”, que mede os níveis hormonais, a partir dos dias 21 a 25 da gestação, ou por ultrassonografia a partir do dia 20 a 22.

A partir do 30º dia, aproximadamente, seu veterinário poderá realizar um exame físico para saber quantos filhotes sua cadela está esperando.

Este teste nem sempre é preciso, e é possível que ela possa ter mais filhotes do que era esperado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*