Como Se Sabe Que Esta Apaixonada?

Seja no começo do relacionamento ou se ainda está no plano do desejo, é normal que se pergunte se, efetivamente, está imerso em uma paixão. A resposta depende de inúmeros fatores. Confira!

Como saber se você está realmente apaixonada/o? Por que é importante sabê-lo? Primeiramente, porque a resposta pode influenciar muitos aspectos da nossa vida, desde como nos relacionamos com possíveis pretendentes ou atuais companheiros, até em como traçamos e perseguimos nossos objetivos futuros.

Se você não está totalmente segura/o sobre os seus sentimentos, tem um motivo extra para fazer o nosso teste:

Se surpreendeu com a resposta? Sente que necessita mais informação sobre o tema? Acompanhe a seguir a reflexão que tem como base estudos realizados sobre os sinais do amor e do apego.

Você está viciada/o nesta pessoa

O amor afeta o nosso cérebro. Nos primeiros dias de convivência e do relacionamento, esta euforia que se sente é explicada pelo aumento da atividade neuronal nas zonas do cérebro com alta concentração de dopamina (hormônio relacionado ao sistema da recompensa) e à busca por mecanismos que satisfaçam esse desejo de ser recompensado. 

Também se observa um pico de atividade no córtex cingulado anterior, a parte do cérebro que está associada aos pensamentos obsessivos, uma experiência recorrente nas pessoas que se apaixonam (Aron, Fisher, Mashek, Strong e Brown, 2005).

À medida que o relacionamento e a convivência avançam, pensar no companheiro/a continua ativando o sistema de recompensas, mas, no lugar de disparar o pensamento obsessivo, ativa zonas cerebrais associadas ao apego (Acevedo, Aron, Fisher y Brown, 2011).

Você deseja que seus amigos e familiares amem esta pessoa

Outra evidência de estar apaixonada/o é o fato de desejar mobilizar o apoio das pessoas do seu entorno mais íntimo em favor deste relacionamento (Patrick e Faw, 2014), o que serve de indicativo de que o círculo social das pessoas desempenha, em grande parte das vezes, um papel importante no “sucesso” de um relacionamento amoroso (Sprecher, 2011).

A pessoa quer saber o que a sua família pensa sobre seu pretendente ou atual companheiro/a, qual é a valoração que os amigos fazem dessa convivência… e, se isso acontece com você, é um claro demonstrativo de consolidação de apego.

Como Se Sabe Que Esta Apaixonada?

Você comemora os logros desta pessoa, mesmo se não consegue algo similar

Se você está apaixonada/o, possivelmente terá uma reação “fora do padrão” ao ver que se destaca em uma tarefa ou atividade, ao presenciar suas vitórias. Isso porque os casais românticos se sentem conectados e são capazes de compartilhar seus êxitos.

É por isso que, ao invés de ser invadida/o por um sentimento negativo ou por uma onda de inferioridade, comumente o que se sente é orgulho, admiração e outras emoções positivas, inclusive se são coisas que você também realiza e que significa alcançar uma excelência que você não foi capaz de conseguir (Lockwood e Pinkus , 2014).

Você gosta desta pessoa, e é recíproco

O afeto não é sinônimo de amor, mas, na maioria das vezes, é um requisito prévio.

Numa investigação multicultural, os especialistas foram capaz de identificar este fator crítico – que o amor é o afeto mútuo, quando um claramente aprecia o outro (Riela, Rodríguez, Aron, Xu e Acevedo, 2010). Da mesma forma, a consideração da personalidade do outro como positiva e desejável, é um precursor do amor.

Você sente falta desta pessoa, quando não estão juntos

O simples fato de sentir saudade da pessoa quando ela não está por perto já é um indicativo de quão interdependentes estão as suas vidas.

Se você se questiona sobre se realmente ama alguém, um dos fatores que considera é justamente quanto sente a sua falta quando ele/a não está.

Aliás, há estudos que demonstram que há uma relação direta entre a intensidade desse sentimento e o nível de compromisso com o relacionamento.

Sua identidade se fortaleceu ao conhecer esta pessoa

Quando você está apaixonada/o, sua identidade também muda, evolui. Você descobre nos traços da sua personalidade, novas características que se consolidam ao experimentar a diversidade da convivência, através da influência direta do seu novo companheiro/a romântico (Aron, Paris e Aron, 1995).

Ou seja, começa-se a diferenciar o “eu” antes de se apaixonar do “eu” depois de se apaixonar. Talvez você já consiga perceber essa diferença, talvez outras pessoas também já percebam…

de qualquer forma, as coisas que são importantes para você, seus hábitos, hobbies, costumes, estarão sujeitos a essa força que tem o poder de mudar pensamentos e comportamentos, e o desejo é de que tal influência seja positiva, já que nem sempre é assim.

Como Se Sabe Que Esta Apaixonada?

Você tem ciúme, mas não desconfia

A resposta emocional do ciúme, de forma natural e equilibrada, não se traduz em um comportamento tóxico para o relacionamento.

Se nos centramos numa perspectiva evolutiva, sentir ciúmes é uma resposta adaptativa, que acaba por colaborar com a continuidade do relacionamento, sempre que seja um gatilho para uma tomada de consciência, através do qual os envolvidos percebem as possíveis ameaças, dialogam e ajustam suas posturas.

As pessoas ciumentas tendem a estar mais focadas no relacionamento (Rydell, McConnell e Bringle, 2004). Mas isso somente poderá ser entendido como um indicador positivo, como a confiança e o companheirismo, quando seja um ciúme “emocional” ou “reativo”.

A partir do momento em que uma pessoa se transforma em “desconfiada”, alimentando um ambiente de permanente suspeita, desencadeia problemas de autoestima, ansiedade no relacionamento e permite que se instale uma falta de confiança crônica (Rydell y Bringle, 2007).

———–

Se apaixonar e construir um vínculo de apego são uma base maravilhosa para um relacionamento saudável. No entanto, é importante ter presente que viver em casal (ou decidir começar uma relação) em muito se baseia na satisfação e na sensação de bem-estar que estar com o outro te proporciona.

Os modelos de relacionamento (como o de Rusbult) servem para confirmar que o coração de um relacionamento de casal é a dedicação e o compromisso mútuo. Se o amor é carinho, admiração, segurança e conforto emocional, o compromisso é a decisão de apostar por estar com esta pessoa, num contexto social e cultural.

O amor necessita do suporte do compromisso para florescer num relacionamento estável e saudável.

As informações publicadas por MundoPsicologos.com não substituem em nenhum caso a relação entre o paciente e seu psicólogo. MundoPsicologos.com não faz apologia a nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.

13 sinais que cientificamente comprovam que você está apaixonado

Às vezes, você pode achar que está apaixonado, mas não está. A ciência tem como te dizer – ou pelo menos é o que alegam cientistas que dizem ter identificado exatamente o que significa “se apaixonar”.

Pesquisadores liderados pela antropóloga Helen Fisher da Universidade Rutgers (EUA) descobriram que um cérebro apaixonado é muito diferente de um que apenas experimenta uma mera luxúria, bem como do cérebro de alguém que está em um relacionamento de longo prazo.

Fisher, uma das maiores especialistas sobre base biológica do amor, revelou que a fase “apaixonada” no cérebro é um período único e bem definido de tempo, e há 13 sinais reveladores de que você está nela. Confira:

13. O único

Quando você está apaixonado, começa a pensar que seu amado é o escolhido, o único certo para você. A crença é acoplada a uma incapacidade de sentir a paixão romântica por outra pessoa. Fisher e seus colegas acreditam que esta mentalidade resulta em níveis elevados de dopamina – uma substância química envolvida na atenção e foco – no seu cérebro.

12. Ele(a) é perfeito(a)

As pessoas verdadeiramente apaixonadas tendem a se concentrar nas qualidades positivas de seu amado, ignorando seus traços negativos.

Também se concentram em eventos triviais e objetos mundanos que lembram seu amado, sonhando acordados com essas pequenas lembranças e momentos preciosos.

Esta atenção concentrada também resulta em níveis elevados de dopamina, bem como de norepinefrina, uma substância química associada à memória aumentada na presença de novos estímulos.

11. Desastre emocional

Se apaixonar notadamente leva a uma instabilidade emocional e fisiológica.

Você salta entre alegria, euforia, aumento da energia, insônia, perda de apetite, tremores, coração acelerado, respiração acelerada, bem como ansiedade, pânico e sentimentos de desespero quando seu relacionamento sofre até mesmo o menor contratempo.

Essas mudanças de humor são bastante parecidas com o comportamento dos viciados em drogas. De fato, quando pessoas apaixonadas veem fotos de seus queridos, as mesmas regiões do cérebro que a de um viciado são ativadas. Estar apaixonado, segundo os pesquisadores, é uma forma de vício.

  • Foi provado: o amor é um vício, mas tem cura

10. “Superar desafios nos aproximou”

Passar por algum tipo de adversidade com outra pessoa tende a intensificar a atração romântica. A dopamina pode ser responsável por essa reação, já que pesquisas mostram que, quando uma recompensa é atrasada, neurônios produtores de dopamina na região central do cérebro tornam-se mais produtivos.

  • Cientistas descobrem o lado negro do amor
Leia também:  Como Fazer Com Que O Cabelo Nao Fique Oleoso?

9. Obsessão

Pessoas apaixonadas dizem gastar, em média, mais de 85% de suas horas acordadas refletindo sobre seu “objeto de amor”.

“Pensamento intrusivo”, o termo pelo qual este tipo de comportamento obsessivo é chamado, pode resultar da diminuição dos níveis de serotonina no cérebro, uma condição que já foi associada com o comportamento obsessivo anteriormente. Transtorno obsessivo-compulsivo, inclusive, é tratado com inibidores de recaptação da serotonina.

8. Juntos ou nada

Pessoas apaixonadas regularmente apresentam sinais de dependência emocional em seu relacionamento, inclusive possessividade, ciúme, medo de rejeição e ansiedade de separação. “Gostaria que pudéssemos ficar juntos o tempo todo” é um pensamento comum.

Como Se Sabe Que Esta Apaixonada?

7. Para sempre

Elas também anseiam por uma união emocional com o amado, buscando maneiras de se aproximar mais do seu querido e sonhando com um futuro juntos.

6. Qualquer coisa por você

As pessoas que estão apaixonadas geralmente sentem um forte sentimento de empatia para com seu amado, sentindo a dor da outra pessoa como sua própria e se dispondo a sacrificar qualquer coisa pelo seu amor. “Por você, eu dançaria tango no teto…”.

5. Fazer tudo do seu gosto

Apaixonar-se é um sentimento marcado por uma tendência a reordenar suas prioridades diárias e/ou alterar até mesmo suas roupas, maneirismos, hábitos e valores, a fim de se adaptar melhor com os de seu amado. “Não precisa mudar, vou me adaptar ao seu jeito…”.

4. Exclusividade

Aqueles que estão profundamente apaixonados tipicamente sentem desejo sexual por seu amado, mas há fortes ligações emocionais também: o desejo por sexo é acoplado com possessividade, desejo de exclusividade sexual e ciúme extremo quando o parceiro é suspeito de infidelidade. Cientistas sugerem que essa possessividade evoluiu de modo que uma pessoa apaixonada obrigue seu parceiro a rejeitar outros pretendentes, garantindo assim que o namoro não seja interrompido até a concepção.

  • Oxitocina: a química do amor ou da suspeita?

3. Não é sobre sexo

Enquanto o desejo de união sexual é importante para as pessoas apaixonadas, o desejo de união emocional prevalece. Um estudo descobriu que 64% das pessoas apaixonadas (o percentual é igual para ambos os sexos) discordaram da afirmação: “O sexo é a parte mais importante do meu relacionamento”.

2. Fora de controle

Fisher e seus colegas descobriram que os indivíduos que relatam “estar apaixonados” comumente dizem que sua paixão é involuntária e incontrolável.

1. Faísca que apaga

Infelizmente, estar apaixonado geralmente não dura para sempre.

É um estado impermanente que ou evolui para um relacionamento codependente de longo prazo, que os psicólogos chamam de “apego”, ou se dissipa – neste último caso, o relacionamento se dissolve.

Se existem barreiras físicas ou sociais que inibem os amados de verem um ao outro regularmente – por exemplo, se o relacionamento é de longa distância –, a “fase apaixonada” geralmente dura mais tempo.[LifesLittleMysteries]

Como saber se ele esta apaixonado: 14 perguntas

Como saber se ele está apaixonado?” — essa é uma dúvida muito comum das mulheres. Afinal de contas, alguns homens não se importam em expressar seus sentimentos para as pessoas que amam.

Nesse artigo, separamos um teste sobre estar apaixonado. Assim, você conseguirá descobrir de uma vez por todas se o seu parceiro se encontra apaixonado ou não por você.

Como saber se ele está apaixonado?

Ele mantém contato visual forte com você

O contato visual é essencial para os homens. Assim, saiba que se ele te olha no fundo dos olhos, é sinal de que ele gosta de você.

Ele gosta de te abraçar

Pode parecer estranho, mas os homens também gostam de toques físicos. Quando as pessoas se abraçam, o hormônio oxitocina é liberado. Na verdade, isso ocorre não só por meio do abraço, mas também quando nós tocamos outra pessoa. Assim, quanto mais você abraçar, mais forte será o vínculo entre você e seu parceiro.

Ele apresenta você aos amigos dele

Às vezes, os homens não querem ser vistos com a mulher com quem namoram. Eles são tímidos ou não têm certeza se a mulher é “legal o suficiente” para ser apresentada aos amigos dele.

Como Se Sabe Que Esta Apaixonada?

No entanto, se ele te apresentou ao seu círculo de amizades, significa que o seu parceiro está orgulhoso de ter você como a sua mulher. Ele acredita que vocês foram feitos um para o outro e provavelmente está apaixonado por você.

3 sinais de que é amor

O amor é uma montanha-russa emocional

Você não consegue mais dormir porque a sua paixão sorriu para você ou fez um aceno? Você imagina como seria o contato corporal com a pessoa e fica muito nervosa? Parabéns, então pode gritar “estou apaixonado!”, porque de fato você está!

Em primeiro lugar, você percebe que isso acontece quando seus sentimentos fervem e você pensa nessa pessoa o tempo todo. Não é por acaso que os cientistas comparam o estado de amor com o frenesi das drogas! Os hormônios são liberados e todo o mundo emocional fica de cabeça para baixo.

Se você está feliz no amor, o sentimento geral é como uma euforia duradoura de felicidade que te acompanha todos os dias de sua vida e torna tudo mais bonito. Coisas negativas não pesam tanto em você e se tornam mais fáceis de suportar.

Estar apaixonado provoca reações físicas

Além disso, você reconhece uma paixão real pelo fato de que as funções do seu corpo mudam. A sensação é tão forte que afeta sua condição física. Você pode não conseguir dormir direito porque está constantemente pensando na sua paixão e mal pode esperar que seus amigos se encontrem novamente.

Você fica com calor e frio ao vê-lo e morre de nervosismo minutos depois. Isso faz você perceber que essa pessoa realmente significa algo para você! Antes de uma reunião, você sente uma agradável contração na área do estômago, que é uma mistura de nervosismo e ansiedade.

Mesmo que essas sensações possam ser muito extenuantes, aproveite essas novas sensações corporais, porque elas o acompanharão constantemente na fase inicial.

Estar apaixonado muda o comportamento

Você costuma praticar esportes às terças-feiras à tarde? O fim de semana foi reservado para atividades com amigos? Você não é realmente um fã de futebol?

De repente, você é visto no campo de esportes aos sábados porque não quer perder o jogo da sua paixão. Além disso, você economiza a noite de terça-feira pensando que ele pode te convidar para sair.

Leia também:  Músicas para pai: 5 melhores

Quando você está realmente apaixonada, você descobre que o seu comportamento muda e você joga fora até os hábitos teimosos. Você deve apenas se certificar de não negligenciar seus amigos, apesar de tudo.

Teste sobre estar apaixonado

Estar apaixonado pode ser incrível, mas é necessário se atentar para o possível hábito de ver um relacionamento problemático através de um óculos rosa.

Na realidade, pode ser difícil decifrar se o relacionamento em que você está foi feito para durar. Então, Gary W. Lewandowski, um cientista do relacionamento, apresentou uma lista de 14 perguntas para descobrir se o seu relacionamento romântico é bom para você.

De acordo com Lewandowski, responder “sim” honestamente a essas perguntas significa que vale a pena permanecer no relacionamento. Além disso, o resultado positivo indica que o seu parceiro está apaixonado por você. Vale dizer que esse teste depende tanto de dados científicos quanto da intuição.

  1. O seu parceiro torna você uma pessoa melhor e você faz o mesmo por ele?
  2. Você e seu parceiro sentem-se à vontade para compartilhar sentimentos, confiar um no outro, estar próximos e evitar se preocupar com a partida da outra pessoa?
  3. Ele trata você de maneira diferente das outras pessoas?
  4. Você e seu parceiro se aceitam pelo que são, sem tentar mudar um ao outro?
  5. Quando surgem divergências, você e seu parceiro se comunicam com respeito e sem desprezo ou negatividade?
  6. O seu parceiro percebe quando você está triste?
  7. Ele fala sobre o futuro, conta os seus planos?
  8. Ele lhe dá pequenos presentes ou faz coisas como levá-la para jantar, abrir as portas etc.?
  9. Você se sente amada, protegida, e confia nele?
  10. Ele conta coisas sobre seu passado e compartilha detalhes pessoais sobre sua vida?
  11. O seu parceiro conversa com você sobre os seus problemas?
  12. A vida sexual de vocês está ativa?
  13. Ele sempre diz que te ama?
  14. Vocês planejam fazer viagens juntos?
Leia também:  Como Saber Quando Estou A Ovular?

Resultado do teste

Se você responder “não” para a maioria das perguntas acima significa que seu relacionamento não anda muito bem. Porém, se a resposta foi “sim” para a maioria das perguntas, isso indica que vocês dois estão apaixonados mais do que nunca.

3 frases de apaixonados

  • “Aquilo que provamos quando estamos apaixonados talvez seja o nosso estado normal. O amor mostra ao homem como é que ele deveria ser sempre.” — Anton Tchekhov
  • “Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?.” — Fernando Pessoa
  • “Me sinto bem em não participar de nada. Me alegra não estar apaixonado e não estar de bem com o mundo. Gosto de me sentir estranho a tudo…” — Charles Bukowski

Considerações finais

O amor é um caminho complexo que passa por diferentes estágios, nem todos positivos. Existem altos e baixos, podendo existir conflitos por causa dos momentos que cada um atravessa individualmente e juntos. Além disso, numa relação existem sacrifícios e obstáculos a superar.

Mas há também uma base de respeito e confiança, de admiração e alegria, que nos faz saber pesar se o que vivemos realmente vale a pena.

Esperamos que você tenha gostado de buscar a resposta à pergunta “como saber se ele está apaixonado?”.

Se você quer saber mais informações relacionadas a comportamentos das pessoas a sua volta, se inscreva em nosso curso online de constelação familiar.

Veja 5 sinais físicos de que você está apaixonado

Seu coração bate mais rápido. Você pode ouvir o sangue pulsando em suas veias. Toda vez que ele ainda olha para você, você sente uma explosão de energia. Você está apaixonado?

Que nossos corpos nos enviam sinais que nos dizem “essa pessoas pode mudar a sua vida” não é grande surpresa. Mas como isso funciona exatamente? É algo que fazemos inconscientemente? Não. Nossos cérebros e corpos realmente nos dizem quando estamos apaixonados. O YourTango pediu para cientistas explicarem os 5 sinais físicos de que você está apaixonado:

1. Você se pega olhando fixamente Os olhos são o que mais importa. Quando você está apaixonado, você involuntariamente mantém seus olhos focados no objeto de sua afeição. Os seres humanos naturalmente são adeptos ao contato visual.

2. Você se sente bem Você se dá conta que fala de forma hiperativa sobre a pessoa. Estar apaixonado é como estar drogado.

Muitos dos sintomas físicos são os mesmos: aumento da energia, aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial (especialmente quando você vê a pessoa), e incapacidade de dormir ou comer.

Estes sintomas ocorrem porque o cérebro produz ainda mais dopamina quando alguém está apaixonado. O cérebro também produz mais da norepinefrina química quando estamos apaixonados, acelerando o coração quando estamos nervosos.

3. Você não vai parar de se mover Você não vai apenas procurar o seu namorado visualmente. Você também vai se engajar ativamente na proximidade da pessoa.

Isso explica porque o flerte muitas vezes envolve enrolar ou puxar cabelos. Quando estamos apaixonados os corpos involuntariamente se inclinam na direção do amado.

Esta é uma manifestação física do desejo do cérebro para a intimidade emocional.

4. Você não vai parar de pensar nele Com os níveis altos de dopamina, as pessoas pensam sobre os seus interesses românticos em média 85% do dia. Isto é conhecido como “pensamento intrusivo”.

Nos estágios iniciais do amor, a maioria das pessoas não consegue parar de pensar em sua amada e a outra pessoa se torna uma obsessão. Se ele ocupar menos que 40%, não é realmente o amor intenso. O nível de obsessão é muitas vezes comparado com o de transtorno obsessivo-compulsivo.

A diminuição dos níveis cerebrais de serotonina normais provoca comportamentos semelhantes quando alguém está apaixonado.

5. Só ele… Quando buscamos um parceiro com o amor em mente, preferimos que o relacionamento seja duradouro. Isso significa que temos fortes sentimentos de amor para apenas uma pessoa. Por outro lado, sentimentos de luxúria são menores sobre uma pessoa específica do que para o sexo em si. Quando se trata de luxúria, a relação privilegiada pode ser significativamente menor.

De acordo com um estudo de 2002, se uma pessoa é realmente apaixonada pelo parceiro, o desejo de união emocional terá precedência sobre desejo sexual. O estudo também concluiu que buscamos exclusividade sexual com essa pessoa porque nós naturalmente esperamos a reprodução.

Alguns sinais do corpo mostram quando alguém está apaixonado
Foto: Getty Images

1 de 11

Terminar um relacionamento pode não ser a coisa mais simples do mundo. Por mais que a decisão tenha sido a melhor, sempre sobra alguma dor após o rompimento. A Cosmopolitan conversou com uma terapeuta, Rachel A. Sussman, e levantou algumas dicas de como uma gartoa porde sobreviver a uma separação

Foto: Getty Images

Como Saber Se Você Está Apaixonado(a)

  1. 1

    Reflita se você sente prazer em ajudar a pessoa. O amor é uma relação de trocas mútuas, e quem está apaixonado gosta tanto de dar quanto de receber (carinho, afeto etc.).

    Sendo assim, você decerto está apaixonado de fato se tiver disposição para fazer coisas que agradem à pessoa: preparar o almoço para ela, dar uma carona até o trabalho, lavar a roupa e por aí vai! Nessas horas, o importante é só não ser “tapete” e ver se as suas atitudes são retribuídas. Veja mais indícios de paixão:

    • Se você fica contente até na hora de planejar pequenos gestos para a pessoa, como preparar uma sobremesa de surpresa.
    • Se você gosta de ensinar a pessoa a fazer as coisas, sejam elas simples ou complicadas.
  2. 2

    Reflita se a pessoa faz você rir. O amor não precisa ser tão sério o tempo todo! É claro que você e a pessoa podem passar horas olhando nos olhos um do outro, mas isso vai ficar chato em questão de tempo.

    Duas pessoas que estão apaixonadas mesmo conseguem rir e zoar uma com a outra sem que isso afete a relação. Ninguém precisa dar uma de comediante, mas é muito saudável deixar a seriedade de lado de vez em quando.

    Isso mostra que os dois estão à vontade e felizes juntos!

    • Você provavelmente está apaixonado se a pessoa consegue arrancar risadas suas até nas piores horas.
  3. 3

    Reflita se você gosta de fazer coisas simples com a pessoa. O amor não é igual ao que acontece nos filmes de Hollywood, em que as pessoas fazem gestos extravagantes e improváveis só para provar o que sentem.

    Na vida real, o que mais atesta esse sentimento são os pequenos gestos, desde sair para beber um pouco depois de um dia estressante ou ficar em casa e ver TV com um pote de sorvete nas mãos.

    Veja alguns sinais de paixão de verdade:

    • Se você gosta até de ficar à toa com a pessoa, seja vendo TV ou jogando conversa fora.
    • Se você se diverte com a pessoa em qualquer atividade que façam juntos, das mais simples às mais extravagantes.
    • Se você curtiria uma noite a dois em casa da mesma forma que curtiria uma viagem a Paris ou outro destino romântico.

    DICA DE ESPECIALISTA

    Jessica Engle, MFT, MA

    Coach de Relacionamento Jessica Engle é uma coach de relacionamento e psicoterapeuta na Área da Baía de São Francisco. Fundou a Bay Area Dating Coach em 2009 depois de receber seu título de Mestra em Psicologia Terapeuta. Jessica também é uma terapeuta de Casamento e Família com mais de 10 anos de experiência.

    Jessica Engle, MFT, MA Coach de Relacionamento

    O amor toma formas diferentes ao longo da vida.

    Jessica Engle, coach da norte-americana Bay Area Dating Coach, explica: “No geral, nós vivemos aquele amor empolgado e um pouco descontrolado quando somos mais jovens.

    Conforme envelhecemos e amadurecemos, o sentimento perde um pouco de intensidade — mas ganha em experiência. Por isso, a conexão entre duas pessoas tende a se fortalecer com o tempo”.

  4. 4

    Reflita se você e a pessoa já sobreviveram a momentos turbulentos. Nenhum relacionamento é perfeito. O ideal é que as pessoas tenham mais momentos bons do que ruins juntas, não importa se as circunstâncias são mais leves ou sérias. Certas situações chegam a “testar” o sentimento — e, no fim das contas, um casal que nunca passou por nada do tipo provavelmente não se conhece bem.[4]

    • Se você e a pessoa permaneceram juntos mesmo após problemas sérios, como incompatibilidade de horários e agenda ou eventos traumáticos, então decerto o relacionamento saiu ainda mais fortalecido.
    • Isso também vale para situações muito sérias, como se vocês continuaram juntos até após a morte de um ente querido.
  5. 5

    Reflita se você sairia da sua zona de conforto pela pessoa. Uma pessoa que está apaixonada de verdade se dispõe a experimentar coisas novas e inesperadas pela outra, mesmo que fique um pouco assustada ou hesitante.

    Não quer dizer que você precise se humilhar ou fazer o impossível só para conquistar o coração de alguém, mas sim que estaria disposto a dar alguns passos mais ousados de vez em quando.

    Por exemplo: você se imagina viajando meio país para conhecer os seus sogros?[5]

    • É bem provável que você esteja apaixonado de fato se estiver disposto a fazer coisas que nunca achou que faria, como aprender um idioma novo ou começar a nadar, só porque a pessoa gosta delas.
    • O mesmo vale se você ficar cada vez mais acostumado a fazer essas coisas, até quando a pessoa não estiver por perto.
  6. 6

    Reflita se você está disposto a abrir mão de certas coisas pela pessoa. Ninguém precisa estar amando para saber que as coisas nem sempre saem como esperado. Você não está apaixonado se a pessoa vive cedendo às suas vontades por causa da sua insistência, por exemplo. Todo relacionamento é pautado em sacrifícios mútuos, mas que deixam as duas partes minimamente contentes.

    • Você está apaixonado se não só abre mão de certas coisas pela pessoa, mas também fica feliz quando chega a um acordo com ela (em vez de se frustrar porque nem tudo saiu como você queria).
    • Você não é o único que deve fazer concessões e abrir mão de certas coisas no relacionamento: a pessoa também tem que ser assim!
  7. 7

    Reflita se você gosta da ideia de manter a sua individualidade. Você não precisa (e nem deve) se transformar em um clone da pessoa — a ponto de copiar tudo o que ela pensa e faz, por exemplo. O ideal é que vocês cresçam juntos, mas sem que um ou outro sacrifique a própria individualidade.[6]
    Veja alguns outros indícios de paixão verdadeira:

    • Se você sai com os seus amigos sem peso na consciência (e a pessoa faz o mesmo com os amigos dela).
    • Se você continua investindo tempo nos seus hobbies, como em yoga ou futebol, até se a pessoa não se interessa por eles.
    • Se você fica contente até quando está sozinho e não precisa ficar grudado na pessoa o tempo todo.
Leia também:  Como Saber Qual O Meu Id Apple?

Quer saber se uma pessoa está apaixonada por você? Preste atenção a estes sinais

O amor não se manifesta apenas com uma sensação de euforia e borboletas no estômago. Em geral, ele tem uma influência muito forte em nosso corpo: de rubor e sudorese descontrolados a profundas alterações hormonais e psicológicas. As manifestações externas às vezes são tão óbvias que podem delatar o apaixonado, mesmo se ele estiver fingindo completo desinteresse.

Nós do Incrível.club acreditamos que uma pessoa prevenida vale por dois.

Depois de conhecer uma pessoa legal, você mesmo pode não entender seus sentimentos de imediato, mas os sinais físicos já estarão gritando aos quatro cantos sobre o que está acontecendo “em seu coração”.

E, além disso, após ter compreendido estas nuances, será mais fácil entender e identificicar quais emoções uma outra pessoa sente por você.

© Depositphotos, © Depositphotos

Os cientistas há muito estabeleceram que a causa de sentimentos fortes é um certo conjunto de hormônios. Quando ocorre uma liberação de todos eles no organismo, a pessoa começa a sentir amor e paixão, algo que é impossível controlar por completo. No entanto, homens e mulheres passam por sintomas diferentes sobre “se apaixonar”.

No início, suas preferências emocionais e sexuais coincidem: nos homens, a ocitocina é produzida de forma ativa, o que os deixa mais românticos, carinhosos e zelosos, enquanto as mulheres têm testosterona, o que explica um aumento na excitação sexual e mais força. Mas depois, infelizmente, a natureza se equilibra novamente e volta tudo ao normal: após um tempo, os hormônios entram em ordem, as mulheres recebem menos atenção e os homens, menos carícias.

As mudanças no corpo não param, mesmo depois ter passado o estágio de “amor ardente”. Por exemplo, há uma mudança de voz.

De acordo com um estudo, em uma conversa com o seu amado a voz das mulheres, inadvertidamente, torna-se mais nítida e suave.

Ao mesmo tempo, em outro estudo, os pesquisadores descobriram que as mulheres podem manipular sua voz de forma consciente, torná-la mais profunda e vibrante, para que ela pareça mais atraente.

Mas o segredo é que no geral, de forma inconsciente, os homens preferem e são atraídos por mulheres que falam com voz aguda, “feminina”, porque isso instintivamente define uma mulher, e do tipo afetuosa, delicada e adequada para um relacionamento de longo prazo. Enquanto uma voz profunda excita apenas no nível físico, o que indica mais um interesse sexual.

O garoto ou garota dos seus sonhos entra em uma sala, dá um breve sorriso carinhoso e passa por você. Não aconteceu praticamente nada, mas você já sente suas bochechas ficaram vermelhas, o que é algo impossível de controlar.

Os psicólogos modernos descobriram que o rubor é útil e revela o melhor lado de uma pessoa. De acordo com uma teoria, esta é uma reação natural ao fato de que “fomos descobertos”.

O psicólogo Ray Crozier, após entrevistar muitas pessoas, concluiu que na maioria das vezes isso acontece quando há o risco de revelar certas informações pessoais, e não apenas em situações incômodas. Ou seja, é uma reação fisiológica ao medo de divulgação pública de qualquer segredo.

Como isso pode ser um sinal que a pessoa gosta de você? É simples: um rosto avermelhado nesses casos deixa claro para os outros que você quer evitar atenção desnecessária. É por isso que parecemos mais modestos e menos narcisistas.

E se considerarmos que o rubor não pode ser imitado, é fácil concluir que este é um dos poucos sinais de honestidade, que está além de qualquer suspeita.

© Depositphotos, © Depositphotos

Boas notícias para os homens. Um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, demonstrou que os homens que têm relacionamentos estáveis ou são casados (principalmente aqueles casais que estão juntos há mais de 25 anos) têm ossos mais fortes.

Mas apenas com uma condição: se a relação ou o casamento é feliz, e a mulher nessas relações é sensível e solidária.

Durante os testes, ficou claro que, se a mulher não era carinhosa e amorosa, não havia tal característica no organismo de seu namorado ou marido.

Os olhos desempenham um papel muito importante no processo de flertar, e suas mudanças e movimentos são um dos sinais mais precisos, capazes de transmitir o estado de ânimo no processo de comunicação dos apaixonados.

A ciência já demonstrou que a dilatação das pupilas depende não somente da iluminação, como também da excitação emocional. Eles podem ficar até 4 vezes maiores que em seu estado normal.

É por esse motivo que as pessoas, quando são um casal, costumam olhar tão de perto nos olhos: de forma inconsciente, eles esperam ver essa mudança, para confirmar que o outro tem sentimentos e emoções positivas.

© Depositphotos, © Depositphotos

Confusão, nervosismo, alterações constantes de humor, perda de apetite e mal-estar de modo geral são também as consequências físicas dos estágios iniciais do processo de se apaixonar. Ou seja, o corpo deixa claro que estão chegando sentimentos realmente fortes. Quando é apenas um simples interesse, não há esse tipo de sofrimento.

Uma das razões para tais manifestações pode ser o hormônio do estresse, o cortisol, que começa a levar uma vida ativa no organismo quando uma pessoa se apaixona, porque isso é um grande estresse e um mar de emoções.

Por exemplo, sabe-se que, por conta disso, os vasos sanguíneos do estômago podem se contrair, o que causa náuseas. Como regra geral, todos esses sintomas desagradáveis desaparecem ao longo do tempo, quando o relacionamento se torna mais estável e há menos incertezas.

Mas às vezes eles ainda podem voltar, durante o casamento ou quando algo não está indo bem no relacionamento.

Você provavelmente já ouviu histórias sobre como, em situações de emergência, as pessoas fizeramo impossível: como uma mãe que levantou um carro sob o qual seu filho estava preso ou as próprias crianças, de repente, mostraram uma inteligência invejável para evitar um perigo.

O fato é que a combinação do amor profundo e do medo muito grande às vezes nos dá como recompensa alguns superpoderes. E isso não acontece apenas com os pais, mas também com pessoas muito apaixonadas.

Isso ocorre graças ao desenvolvimento ativo da ocitocina durante a fase de paixão, que aumenta a tolerância à dor física.

É por isso que as pessoas que experimentam esse sentimento maravilhoso e forte muitas vezes parecem, em determinado momento, poder buscar uma estrela do céu, mover montanhas e colocar o mundo inteiro aos pés da pessoa amada.

Imagem de capa Depositphotos

18 sinais de que você está apaixonado

Se estivéssemos juntos

Pensamentos sobre um futuro que nunca se construirá

Momentos entre nós

Não há como não pensar em você todos os dias

Abundância

Coisas que podemos ter em abundância

Roberto Carlos

As melhores palavras do Rei da música brasileira

Dia do Índio

Confira a história e algumas frases sobre essa data

Defeitos importam

Mensagens para se amar por inteiro

Kate Hudson

As melhores frases da queridinha do cinema

Voltaire

Encontre frases com espirituosidade nas palavras do escritor

Deus age em silêncio

Mensagens para confiar e manter a fé no Senhor!

Frases de Airton

Saiba sobre a palavra que significa o “som de um rio”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*