Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Num Bar?

O mercado em expansão gera cerca de 450 mil novas vagas por ano na área de restaurantes

Os restaurantes existem há muito tempo. Os historiadores estimam que em Roma havia tavernas que serviam comidas e bebidas aos visitantes. Já no começo do século XIX, esses locais começaram a se difundir pela Europa.

No início, cada estabelecimento servia um prato fixo do dia e os clientes não tinham muita oportunidade de escolha, porém esse mercado se revolucionou muito e hoje encontramos restaurantes de todas as culinárias, com diferentes preços e tipos de serviço. 

Esse mercado também emprega muitas pessoas. Com expansão anual em torno de 10%, o setor de alimentação fora de casa gera cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Se interessou e acha que pode trabalhar na área? Conheça abaixo as principais funções para trabalhar em um restaurante:

Garçom

Essa é a função mais popular em um restaurante e a que mais demanda profissionais por parte dos proprietários – cerca de 250 mil novas vagas são abertas por ano de acordo com a Abrasel.

Para trabalhar como garçom não é exigência ter experiência prévia, nem há uma restrição por idade.

O garçom é responsável por fazer o atendimento aos clientes, fornecendo informações sobre cardápio, anotando os pedidos e servindo as mesas.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Num Bar?

Maitre

O maitre é o anfitrião do restaurante. Além de trabalhar na área da alimentação, também pode atuar no ramo da hotelaria e é responsável por agendar reservas e acomodar clientes. A principal responsabilidade dessa função é garantir a eficiência e satisfação do cliente durante o período de consumo.

Para isso suas atividades se baseiam em: supervisionar o trabalho da equipe de garçons, planejar a jornada de trabalho dos funcionários, cuidar para que os clientes sejam atendidos no tempo certo, organizar e gerir o buffet, sugerir e apresentar produtos aos clientes, bem como atender a todas as sugestões e reclamações dos consumidores.

Algumas instituições de ensino oferecem curso para capacitação nesta profissão.

Caixa

Essa função administrativa é responsável por pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais. Geralmente, é solicitado às pessoas que desejam trabalhar neste tipo de cargo alguma experiência na área.

Veja quais vagas desse setor estão sendo oferecidas em Santa Catarina, disponíveis no site Eu Quero

Chefe de Cozinha

O chefe de cozinha é o profissional responsável por organizar a cozinha de hotéis e restaurantes e elaborar cardápios. Estes planejam a execução do prato, o pré-preparo, o preparo, a finalização, a qualidade dos alimentos e os métodos utilizados.

Para trabalhar neste cargo, além de ter bastante interesse pela preparação de alimentos, outras características necessárias são criatividade, responsabilidade e capacidade de liderança.

Não é necessário ter formação tradicional, porém quem deseja se especializar na área costuma cursar a graduação em Gastronomia.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Num Bar?

Cozinheiro

Os cozinheiros são os responsáveis pelo preparo dos pratos, seguindo as orientações dos chefes de cozinha.

Estes estão envolvidos nos processos de todo o preparo até a montagem e finalização de tudo que sai da cozinha para os clientes.

Assim como para trabalhar como o chefe, a formação para ser cozinheiro não é obrigatória. Mas diversas faculdade e escolas técnicas disponibilizam cursos nesse segmento.

Auxiliar de Cozinha

Este é o profissional responsável pelo pré-preparo, higienização, organização e pequenas produções de alimentos dos vários setores de um restaurante.

O auxiliar de cozinha também lava, descasca, corta, rala os alimentos sob a orientação do cozinheiro.

Além disso, nessa função a pessoa costuma escolher os alimentos, escorrer, colocar para cozinhar, temperar e experimentar, cuidando da higienização do local de trabalho, recebendo e armazenando os alimentos. 

Confeiteiro

O confeiteiro é o responsável por fazer as sobremesas servidas no restaurante. Para trabalhar com essa profissão não é preciso formação. Mas, por se tratar de uma vertente muito técnica, é indicado realizar algum curso em pâtisserie – nome francêspara a culinária de padarias especializada em bolos e doces.

Bartender

Essa profissão está presente em bares, restaurantes, baladas e até em serviços para festas e a domicílio. O bartender é responsável por preparar coquetéis e bebidas.

Alguns, para tornar a preparação uma atração, usam técnicas de malabarismo, mágicas e truques. Além disso, por lidarem diretamente com o público é importante que sejam carismáticos.

Para quem deseja se destacar, existem cursos específicos para a profissão.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Num Bar?

Gerente

Este cargo é um dos que mais demanda responsabilidade dentro de um restaurante. O gerente tem como principal função garantir que o local trabalhe de maneira eficiente e rentável.

Para isso ele é responsável por coordenar todo o time de funcionários e assim manter o desempenho, padrões de qualidade, saúde e segurança do local.

Para se tornar um gerente não é preciso necessariamente de formação específica, mas experiência, habilidades interpessoais e noções de administração de um negócio.

Limpeza

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de um restaurante é a higiene impecavel. Por esse motivo, a equipe de limpeza é essencial. Para quem deseja trabalhar nessa função é preciso disposição, visto que a principal responsabilidade é manter o ambiente limpo e estar a postos para atender alguma situação de imprevisto com os clientes.

Saiba quais vagas para esse setor estão abertas em Santa Catarina. Acompanhe o site Eu Quero e fique por dentro das principais oportunidades do Estado.

Tudo sobre bartender

Tudo sobre bartender profissional que atua em bares, shows e eventos

Por Michelly Lelis | 06 de Abril 2021 – Publicado em 11 Abril 2020

O bartender é o profissional que atua em bares, restaurantes, casas noturnas e eventos dos mais variados estilos e durações, oferecendo bebidas alcoólicas de maneira diferenciada.

Além de servir aos clientes, o bartender tem como características intrínsecas o bom-humor, o carisma e a criatividade. A última característica é fundamental, principalmente, para o bartender freestyle.

Este, atua de maneira dinâmica e agregam ao serviço técnicas como malabarismo, pirofagia e flair. Geralmente esses profissionais atuam em casas noturnas e eventos, às vezes de forma autônoma. 

O bartender clássico deve ter profundo conhecimento de coquetelaria, técnicas de decoração e a maneira correta de oferecer e servir cada drink, de acordo com o local em que atua e o público-alvo. Também é um diferencial que o profissional conheça a origem, composição, propriedades e efeitos da bebida.

Saber as características dos drinks oferecidos possibilita ao profissional bartender criar as próprias receitas e saber harmonizá-los com a gastronomia.

Diferenciais que podem levar o bartender a atuar em cruzeiros, pubs e restaurantes no exterior – saber um segundo idioma também ajuda na conquista de clientes internacionais.

Aprimorando, aprofundando e mantendo-se atualizados às tendências na arte de elaborar e servir drinks pode, ainda, ser útil para conquistas pessoais, como a participação em campeonatos regionais, nacionais e internacionais de técnicas e criatividade.

O bartender é a pessoa que trabalha como garçom ou quem realiza as misturas e serve as bebidas de um bar.

Para que seu trabalho seja realizado com sucesso, é necessário o conhecimento de algumas técnicas de venda, atendimento ao cliente, além de saber preparar e criar coquetéis, novas misturas e conhecer as misturas clássicas.

Um diferencial de alguns bartenders é saber inovar na hora de servir as bebidas: animar, agradar, fazer malabarismos, truques, tudo para entreter e conquistar seu público.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Num Bar?

A profissão vem crescendo bastante. No entanto, apesar de uma procura considerada até alta, não é algo fácil de conseguir.

O trabalho não é complicado, mas como exige experiência e certo conhecimento da área, iniciar a profissão não é uma tarefa simples.

Então treinar, observar o trabalho de outros profissionais, começar a se familiarizar com os produtos que eles utilizam e estar preparado para não perder a oportunidade quando ela surgir é essencial para iniciar neste trabalho.

O bartender deve estar apto para preparar grande parte das bebidas pedidas durante um evento, festa ou demais ocasiões. Desde drinks com ou sem álcool até as mais básicas.

No entanto, a criatividade também está presente nesta profissão, no qual o bartender pode aproveitar para criar drinks ou realizar releituras.

É importante lembrar que o profissional deve estar preparado, com as devidas bebidas e ingredientes disponíveis para os convidados escolherem os drinks que querem. Portanto, o bartender pode preparar drinks como caipirinha, rabo de galo, gin & tônica, mojito, sangria, entre outros.

Leia também:  Como Saber Quanto Gasta Um Aquecedor?

• Coqueteleira: é o básico para todo bartender. Possui apenas duas partes: o copo (em formato de cone) e outro copo (cone metálico), que é um recipiente feito de aço inoxidável. É geralmente utilizada com um tipo de coador chamado Hawthorne. 

• Copo dosador: o copo dosador, também chamado de beaker, é ideal para o uso em mixologia molecular (processo que envolve a esterificação, emulsificação e gelificação das bebidas). 

• Cuba para gelo: recipiente no qual o bartender coloca os gelos que irá utilizar na preparação das bebidas. É um item fundamental dentre os produtos para os profissionais da área. 

• Dosador: é o copo que o bartender coloca o líquido para saber as quantidades exatas que serão utilizadas nas misturas, as quais antecedem o resultado final das bebidas. 

• Macerador: o macerador ou socador é um objeto que tem como função facilitar o preparo do coquetel. 

• Storen Pour: É uma garrafa que serve para o armazenamento de sucos, açúcar sólido, molhos ou líquidos que podem ser utilizados no preparado das misturas. Possui um bico que serve de tampa.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Num Bar? O bartender tem a oportunidade de trabalhar em bares, cruzeiros, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos comerciais que garantam essa função, mas eles também têm a oportunidade de desempenharem uma função como profissional autônomo. A profissão de bartender é basicamente nova no país e vem crescendo e se desenvolvendo muito nos últimos anos, as pessoas estão em busca de novidades e de mais sofisticação para suas festas com Serviço de Bartender, buscando novidades do mercado e um serviço de qualidade.

A IBA (Instituto Brasileiro de Atuária) prevê uma série de valores que devem ser seguidos por todos os bartenders.

É necessário ser pontual, disposto, respeitoso e cordial com as pessoas; ter a sensibilidade para saber sugerir drinks corretos para as pessoas; não ter atitudes pouco profissionais como beber, fumar, mascar chicletes e comer durante o trabalho; limpeza e boa apresentação; prezar por bebidas de boa procedência; e nunca enganar seus consumidores são alguns exemplos presentes no código de ética do bartender. 

Além disso, ter o comprometimento e prazer em servir as pessoas, já que o trabalho se resume a colocar a bebida desejada em frente à pessoa. É imprescindível que o profissional também tenha disposição para estudar para aprender diferentes receitas e técnicas, além de possuir um conhecimento prévio sobre bebidas para acarretar o êxito na carreira ainda mais. 

O Curso de Bartender oferece para os alunos a possibilidade de trabalhar em bares e restaurantes de renome internacional, o aluno se especializa na elaboração de coquetéis internacionais simulando o ambiente que reproduz um bar de verdade. As aulas são na sua maioria práticas, onde os candidatos fazem e tem a oportunidade de ter seus drinks degustados por especialistas no assunto.

O Curso de Barman garante além de uma especialização uma oportunidade de uma nova carreira para jovens que estão à procura de seu primeiro emprego.

No decorrer do curso ele aprende sobre as principais bebidas, suas combinações, onde estas são populares e de que país são originárias.

Aprendem ainda a valorizar os produtos de nosso país e eles ainda são encorajados a criarem receitas e desenvolverem novos sabores.

O que é um PUB? Tudo o que você precisa saber!

Um Pub é um estabelecimento típicos de países de influência britânica onde se vendem refeições e bebidas alcoólicas. A cerveja é a bebida principal, incluindo algumas como Ale, Lager e Escura.

O termo “pub”, deriva-se da expressão inglesa “public house” (traduzida livremente para o português como “local público”) e, normalmente tem seus clientes, chamado de “regulares”. São pessoas que bebem no mesmo pub constantemente.

Estes apresentam seu pub preferido como “local”.

Na maior parte das vezes optam pelo “local” pela proximidade de casa ou do trabalho, pelas pessoas que estão lá, disponibilidade de algum tipo específico de cerveja, ou mesmos por tabuleiro de dardos ou mesa de sinuca.

Aqui no Brasil os pubs buscam reproduzir esse estilo de bar, em locais parecidos com uma taverna, com muito uso de madeira, e bancos altos.

Algumas pessoas têm o hábito de chamar de pub qualquer estabelecimento voltado à cultura boêmia que conta com uma decoração inglesa ou irlandesa.

É comum a venda de uma grande variedade de chope, inclusive com várias marcas importadas, servido em canecas de um pint (aproximadamente 570 ml).

Exemplos de pub no Brasil

Horns Up Pub, localizado em Santo André, no interior de São Paulo:

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Num Bar?

Formosa Pub, localizado em Francisco Beltrão, interior do Paraná:

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Num Bar?

Diferenças entre PUB x BAR

  1. Frequentadores: Os tradicionais pubs são lugares acolhedores, onde as pessoas se reúnem para bater um papo e tomar uma cerveja.

    No fim do trabalho, antes de retornar para casa, as pessoas tendem a se encontrar nesse local para confraternizar com seus colegas de trabalho, amigos e familiares. O público de um pub costuma ter sua vizinhança como público, o que não acontece com o bar.

  2. Chopeiras: O ponto chave de um pub é ser o ponto de encontro para quem deseja tomar uma deliciosa e gelada cerveja. Esses estabelecimentos nunca podem deixam de oferecer a bebida – geralmente criada e feita no próprio pub – servida direto do barril.

    Nos bares, às vezes, só existem as opções engarrafadas, o que não é tão atraente para esse público.

  3. Balcão: Nos pubs, você não precisa necessariamente ter uma mesa para sentar.

    Você pode optar por beber uma cerveja no balcão, tranquilamente

  4. Atrações: Um bar pode ter diversas atrações, como shows, coquetéis elaborados e até um decoração especial. Agora, um pub costuma ter duas atrações: a cerveja e as pessoas. O pub é um local para trocar ideias enquanto toma uma cerveja especial e bem gelada.

Mercado

Como é considerado um bar temático, o diferencial de um Pub no Brasil deve ser seu ambiente. Outro diferencial é sua diversidade de cervejas, sendo necessário oferecer para o cliente a opção de cervejas importadas e itens da culinária anglo-saxônica.

É um mercado que apresenta uma concorrência progressiva o que requer uma grande criatividade.

Por ser um bar urbano e sofisticado, o Pub está localizado nas grandes cidades brasileiras e compete com outros bares temáticos, boates e clubes noturnos.

Observar o mercado local e identificar o nicho de clientes para o qual o estabelecimento estará direcionado é fundamental para a sua sobrevivência.

Vale a pena abrir um Pub?

Não tem coisa pior do que abrir um negócio e falir meses depois, não é? Portanto, para evitar passar por isso, avalie se o local onde você quer abrir tenha potencial. Em primeiro lugar, é importante lembrar que os melhores lugares para abrir este tipo de estabelecimento comercial são as cidades grandes com pelo menos 40 mil habitantes, mais especificamente nos centros urbanos.

A região tem uma população jovem? Este fator também deve ser levado em consideração, já que se estima que as pessoas que que estão hoje nos pubs estão numa faixa de 18 e 36 anos, as quais tendem a se reunir em turmas para bater um papo e tomar cerveja. Se a população tiver uma faixa de idade maior do que essa é melhor optar por outra modalidade de negócio.

Dicas para seu pub fazer sucesso

Verificar se a localização é boa: Há público alvo em quantidade suficiente no lugar que você pensa em instalar o pub? A região é desenvolvida e segura para atrair a clientela de outros bairros? Responder a essas questões é importantíssimo, pois o estabelecimento poderá ser aceito em alguns bairros ou não. Os hábitos de lazer variam de uma região para outra.

Pensar na temática do pub: Será um pub à brasileira com referências ao samba e o futebol, ou algo mais inglês com alusões ao indie rock , à cena punk ou a símbolos da contracultura de forma geral? Seja qual for a referência, faça uma pesquisa e busque materiais bonitos e criativos para a decoração. Se não houver nenhum tema específico, seja igualmente criativo. Os pubs devem ter uma atmosfera diferenciada.

Treinar os funcionários:

Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições

Foi o célebre Chef Auguste Escoffier, um ex-cozinheiro das forças armadas da França, quem percebeu que a bagunça na cozinha se resolveria com hierarquia.

Com isso, os cargos em restaurantes ganharam extrema importância, uma vez que possibilitaram que cada colaborador soubesse exatamente quais são suas atribuições, facilitando a compreensão do papel e responsabilidade de cada um para o sucesso do negócio.

A qualidade de um serviço de alimentação só pode ser de fato alcançada quando todos os profissionais que fazem parte do organograma da empresa exercem suas atividades sem prejudicar as tarefas do outro.

Muitos são os cargos e funções existentes em um restaurante, então, nos restringimos às atribuições essências para o funcionamento de um estabelecimento de pequeno porte. Sendo assim, continue a leitura e descubra quais são.

Quantos funcionários devo contratar?

A contratação de funcionários depende do tamanho, perfil e dos horários de funcionamento do restaurante. A cada período de 8 horas, é necessário ter, no mínimo, um chef e dois cozinheiros ajudantes.

Para um atendimento de qualidade, é fundamental contar com um garçom para cada cinco mesas. Também é necessário um funcionário para o caixa e outro para fazer a limpeza do local.

Além disso, se você pretende dividir a gestão do negócio, contrate um gerente para cuidar dos funcionários e atender os clientes quando solicitado.

Quais os principais cargos?

Uma equipe de colaboradores condizente com as atividades exercidas em um restaurante é composta por profissionais administrativos, de linha de frente e retaguarda. Confira os detalhes a seguir.

Atuação administrativa

  • gerente: o gerente de restaurante coordena uma série de atividades, independentemente do tamanho ou tipo de brigada. Ele é responsável pelo desempenho do negócio, padrão de qualidade, saúde financeira e segurança do estabelecimento. Sua função é garantir que o restaurante opere de maneira eficiente e rentável, mantendo o conceito e reputação.
  • operador de caixa: esse profissional é responsável por pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais.

Linha de frente

É nessa área que ocorre o atendimento ao cliente. Dependendo do tipo de estabelecimento, podemos encontrar:

  • garçom:responsável por fazer o atendimento aos clientes, fornecendo informações sobre os pratos e bebidas, assim como anotar e servir seus pedidos.
  • maítre: é o encarregado de dar boas vindas aos clientes do restaurante e fazer orientações aos garçons sobre como deve funcionar o salão.
  • barman ou bartender: funcionário incumbido de preparar drinks e coquetéis, além de zelar pela conservação dos equipamentos e limpeza do bar.
  • commis: auxilia o garçom, servindo água e refrigerantes, além de limpar as mesas depois que os clientes se retiram.

Retaguarda

São os profissionais que ficam na cozinha cuidando das preparações. São eles:

  • chef: sua função é elaborar o cardápio, organizar a cozinha, supervisionar os funcionários dentro desse ambiente e o funcionamento da cozinha. Também é responsável pelo treinamento de pessoal e providenciar o que está faltando no setor.
  • cozinheiro: executa diversos serviços, desde preparar e auxiliar a servir as refeições, até zelar pela conservação de alimentos e a manutenção de equipamentos relacionados a conservação dos mesmos.
  • auxiliar de cozinha: auxilia no preparo de alimentos conforme a orientação do cozinheiro, também cuida da higienização e limpeza do local de trabalho e armazenamento dos alimentos, além de auxiliar no preparo de buffets, fazer o cozimento de verduras, legumes e frutas. Também prepara sobremesas, doces e saladas.
  • auxiliar de limpeza: executa trabalhos de limpeza em geral: varrer, espanar, lavar ou encerar as dependências, móveis, utensílios e instalações para manter as condições de higiene exigidas pela legislação sanitária.

Como escolher os funcionários ideais para cada cargo?

Não importa a função que o candidato exercerá, caso não contrate a pessoa certa, você não será bem-sucedido. Por isso, é preciso criar uma estratégia para encontrá-la antes mesmo de iniciar as entrevistas.

Caso contrário, pode haver alta taxa de rotatividade, experiências negativas dos consumidores e inconsistência na marca do seu estabelecimento. Veja algumas dicas para contratar as pessoas certas.

Tenha dois entrevistadores para cada pessoa

Leve em consideração a opinião de mais de uma pessoa antes de contratar alguém. O ideal é que os dois entrevistadores se reúnam após cada entrevista para destacar os pontos mais relevantes de cada candidato para investigarem melhor depois. Essa prática garante que ambos estejam de acordo quanto a um potencial candidato.

Desenvolva um conjunto de perguntas

Elabore uma lista de perguntas estratégicas para determinar se um candidato compartilha os valores da empresa e descobrir os detalhes de suas experiências profissionais. Isso assegura que suas entrevistas sejam eficientes e mantém a objetividade do processo seletivo.

Faça anotações

Caso você esteja entrevistando vários candidatos para contratar uma equipe de inauguração, você os encontrará com certa frequência, sendo assim, é muito fácil esquecer suas impressões sobre alguém, ou misturar as informações com outras pessoas durante a correria do dia a dia.

Portanto, anote os pontos mais relevantes de cada candidato. Assim, será mais fácil lembrar-se do perfil que mais se adéqua às necessidades da empresa.

Priorize a atitude

Não se deixe levar por um currículo impressionante se o candidato não demonstra nenhum dos valores que a sua equipe estabeleceu coletivamente como essenciais. Habilidades e informações podem ser ensinadas, mas a atitude de uma pessoa não pode ser alterada.

Aposte na diversidade

A diversidade é sua principal aliada quando se trata de montar uma equipe. Isso se aplica a conhecimento, conjunto de habilidades, experiências e personalidade. Assim, todos aprendem uns com os outros.

Avalie os sinais corporais

Se um candidato evitar seu olhar quando você perguntar por que ele deixou o último emprego, por exemplo, é recomendado pesquisar mais sobre isso.

Caso ele se descreva como amigável e caloroso, mas não deu um sorriso desde que entrou pela porta, não pense que ele vai mudar quando estiver no trabalho.

Verifique as referências

Peça três referências profissionais e avise ao entrevistado que você precisa ouvir pelo menos duas pessoas para que possa continuar com o processo de contratação.

Por fim, vimos o quanto é importante especificar cargos em restaurante e as funções de cada colaborador, além de táticas eficazes para selecionar os melhores profissionais. Com uma equipe sintonizada, você terá mais tempo para se dedicar às estratégias do negócio, e, assim, garantir o bom funcionamento e sucesso da empresa.

Para receber conteúdos exclusivos como este em primeira mão, assine nossa newsletter!

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Num Bar?

O que faz uma hostess de restaurante?

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Num Bar?

Em português, hostess, que é um termo inglês, significa anfitriã ou recepcionista. À primeira vista pode parecer uma função muito simples, de alguém que apenas faz uma recepção dos clientes em um bar, restaurante ou evento, mas uma hostess vai além disso.

Não é por ser um ato simples que deve ser feito de maneira simplória. O momento de chegada de qualquer pessoa ao seu estabelecimento, seja seu cliente ou convidado de algum evento organizado pelo seu restaurante, faz toda diferença.

Se você passa uma imagem ruim logo na entrada, pode estragar toda experiência que esse consumidor terá com o seu negócio. Portanto, valorize essa função.

A primeira impressão é a que fica

E essa máxima não é mentira! Desde a forma como a hostess se veste até o sorriso, olhar atencioso e gentileza ao cumprimentar, são nos detalhes que uma recepção se torna especial, fazendo o visitante se sentir bem desde o início da sua experiência no restaurante.

Entre as atribuições da função estão:

  • bom atendimento e gentileza;
  • coordenação;
  • boas maneiras e etiqueta;
  • conhecer o restaurante de forma completa, pratos e demais informações;
  • ser capaz de responder possíveis dúvidas e resolver situações, como pequenos desentendimentos;
  • encaminhar clientes até as mesas e checar a lista de reservas.

Muita gente confunde essa profissão com outras, como modelo ou promoter, mas são coisas diferentes.

Antes de beleza ou habilidades para organizar eventos, uma hostess deve ter as atribuições acima, ou seja, possuir prática em atender e se comunicar bem e gostar de falar e lidar com pessoas.

Diferencial em eventos

Se você não considera o seu restaurante sofisticado ao ponto de contratar uma hostess, saiba que, ao realizar eventos, essa é uma função fundamental.

Se o seu estabelecimento costuma fechar para realizar casamentos, formaturas ou aniversários, por exemplo, ter alguém que receba bem os convidados do seu cliente é imprescindível.

Só mulheres podem praticar a profissão?

Hostess é a denominação feminina, como citamos, anfitriã ou recepcionista, em inglês. A forma masculina, também em inglês, é host, anfitrião ou recepcionista, por isso falamos “a” hostess e não “o”. Mas essa profissão pode ser perfeitamente praticada por homens, que nesse caso é “o” host.

As mulheres dominam esse setor, por isso é mais comum falarmos em hostess para se referir à atividade.

Como contratar a hostess ou o host certo para meu restaurante?

Você pode fazer alguns testes com a pessoa que deseja que seja recepcionista do seu restaurante ou evento. Observe sua dicção, como interpreta perguntas e o repertório do seu vocabulário.

Coloque o candidato em uma posição de receber alguém e veja como ele se sai. Além de avaliar a forma que se comunica, traga situações, como alguém querendo entrar sem ter nome na reserva e perceba como ele reage, se consegue resolver a situação.

Se precisar de alguém que fale mais de um idioma, linguagem de sinais, tenha conhecimentos mais específicos sobre algo relevante do seu negócio ou que saiba mexer em algum software, já deixe tudo informado na vaga, para atrair as pessoas certas.

Esses profissionais costumam atuar como freelancers, que são contratados por hora em eventos específicos. Se desejar contratar alguém de forma fixa para fazer a recepção no seu restaurante, o salário varia de R$ 1.292 a R$ 2.003*, de acordo com a experiência e as competências do contratado.

Agora que você sabe o que uma hostess faz, fique atento e tenha mais essa carta na manga para conquistar clientes!

18 Tipos de bares inspiradores para seu negócio

Veio buscar mais inspiração e informações no processo de montar o bar dos seus sonhos?

Ou quem sabe esteja querendo inspiração para algumas mudanças internas do estabelecimento?

Na verdade, assim como nós você certamente está na ala dos apaixonados por bares e sabe que é sempre bom dar uma espiada no que existe por aí! Não é mesmo?

  • Hoje vamos dar uma pincelada nos mais variados tipos de bares que existem.
  • Queremos dar uma forcinha para nossos empreendedores e decoradores de plantão, apresentando muitas possibilidades. 
  • Ideias para um bar nascem pela sua proposta financeiramente lucrativa e/ou por nos vermos romanticamente vivendo em um bar por puro hobby.

Isso acontece porque bares são sim os ambientes sociais de encontros das tribos. E é um grande prazer estarmos com pessoas que vibram na mesma pegada.

“Um Bar é onde nos encontramos com os nossos!”

Vivemos intensamente, seja bebendo, comendo, conversando sobre o mundo que envolve o estilo do ambiente do bar.

Apesar deste universo mágico e descontraído, por de trás do balcão o negócio nem sempre é tão colorido. O bar exige principalmente, comprometimento e esforço.

Nada que um plano de negócios e uma dose de amor pelo que se faz não resolva.

Depois dessa chamadinha básica de atenção ao obvio, logo de cara! Porque sabe, somos como às mães: pegamos firme porque queremos o seu melhor. Hehe.

Qual tipo de Bar combina mais com você?

É claro que o bar que você quer abrir precisa muito ter seu estilo. 

Muitos fazem sucesso levando ao bar: o seu 100% original estilo de vida. Imagina só o bar para motoqueiros super underground que o dono ama sua Harley Davidson e vive as mais doidas aventuras.

Mas para responder qual o bar mais combina com seu estilo, precisamos antes de mais nada conhecer muitos dos estilos que já existem, para facilitar as coisas, montamos esta super lista! Depois de se inspirar tenho certeza que ideias novas irão surgir.

Nem tudo é só estilo também, devemos considerar alguns pontos além do seu “gosto pessoal” vamos dizer assim: como a localização, o público, concorrentes, a comida, o horário que pretendemos abrir para atender, etc. 

E vai além… precisamos levar ao cliente o que ele quer, chamar atenção, despertar a curiosidade dele, para que ele se torne um potencial consumidor do seu negócio. 

Ah! Não esqueça da sua equipe, um bar de sucesso tem pessoas que amam trabalhar nele. 

  1. Vamos descobrir então quais são as particularidades dos bares e qual se encaixa melhor com o seu estilo de dono de bar? 
  2. Atenção: os bares que veremos aqui podem fazer muito sucesso! 😀 
  3. Vamos la!

1. Bar Americano

Começamos com uma das grandes inspirações mundiais, o  Bar Americano. Nele observamos três características clássicas: balcão, prateleiras com bebidas e uma grande estrela, o barman.

Quais são os cargos de um restaurante e suas responsabilidades?

Início » Gestão » Quais são os cargos de um restaurante e suas responsabilidades?

  • Quando o assunto é gestão de restaurante, é importante que se tenha conhecimento dos principais cargos e funções de um restaurante.
  • Nesse sentido, definir funções e responsabilidades é premissa para um bom funcionamento em equipe.
  • Veja abaixo os principais cargos de um restaurante:

Gerente

Principais responsabilidades:

  • Planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades do restaurante;
  • Treinar o pessoal de cozinha e salão;
  • Liderar a equipe proporcionando um ambiente de trabalho agradável
  •  Supervisionar o recebimento de mercadorias, tanto quantidade como qualidade;
  •  Negociar e contratar fornecedores
  • Controlar o estoque
  •  Atender a clientes e ter jogo cintura para manter o bom relacionamento
  •  Organizar as contas (tanto a receber como a pagar) e apresentar relatórios de desempenho.

Garçom

Principais responsabilidades:

  •  Receber os clientes e atendê-los;
  •  Tirar pedidos de clientes;
  •  Servir pedidos (alimentos e bebidas);
  •  Organizar e limpar mesas da área de atendimento;
  •  Preparar bebidas, eventualmente;
  •  Zelar pela guarda, conservação e manutenção dos equipamentos e material disponibilizado pelo restaurante.

Cozinheiro

Principais responsabilidades:

  •  Coordenar as atividades relacionadas ao preparo das refeições;
  •  Preparar os alimentos e auxiliar a servir as refeições;
  •  Auxiliar na higienização de louças e utensílios da cozinha de modo geral;
  •  Zelar pela conservação de alimentos e manutenção de equipamentos relacionados a conservação dos mesmos.

Auxiliar de Cozinha

Principais responsabilidades:

  •  Auxiliar no preparo de alimentos conforme orientação do cozinheiro(a);
  •  Cuidar da higienização e limpeza do local de trabalho e armazenando de alimentos;
  •  Auxiliar no preparo de buffets;
  •  Fazer cozimento de verduras, legumes e frutas;
  •  Preparar sobremesas, doces e saladas.

Bar/Copa

Principais responsabilidades:

  •  Organizar e preparar bebidas, sucos, cafés e demais atividades relacionadas ao atendimento ao cliente;
  •  Zelas pela conservação dos equipamentos e limpeza da área de atuação;
  •  Executar outras tarefas de mesma natureza e complexidade solicitadas pelo gerente;

Faxineira

Descrição do cargo: Executar trabalhos rotineiros de limpeza em geral, espanando, varrendo, lavando ou encerando dependências, móveis, utensílios e instalações, para manter as condições de higiene e conservá-los.

Principais responsabilidades:

  • Limpar escadas, pisos, móveis, paredes, vidros, janelas, utensílios e instalações;
  • Zelar pela conservação e manutenção de equipamentos e utensílios gerais e de limpeza;
  •  Realizar a limpeza diariamente de áreas comuns do edifício
  1. Encontre o melhor sistema para sua empresa:
  2. Se você já quer começar com tudo funcionando da forma correta para evitar problemas no futuro, solicite uma demonstração do SAIPOS.
  3. Nós somo um sistema para restaurante diferente (e mais simples) de tudo que você já viu.

Não gostamos de taxas de adesão! Você só paga uma mensalidade e ainda entregamos a sua loja com todos produtos cadastrados.

5 dicas para escolher um programa de gestão financeira Você já viu que usar um programa para gestão financeira traz diversas vantagens para auxiliar e…

Conheça os 3 pilares necessários para um restaurante de sucesso Uma coisa que é essencial para ter um restaurante de sucesso é o empenho do…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*