Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?

Foto: Getty Images

Cada pessoa é única e, naturalmente, possui suas qualidades e seus defeitos. Assim como opiniões são muito relativas: as características de uma pessoa que são vistas por muitos como extremamente positivas, podem, ao mesmo tempo, serem entendidas de maneira negativa por outros.

Porém, do ponto de vista profissional, é possível falar em características admiráveis de forma unânime, e que, certamente, fazem a diferença especialmente na hora de uma contratação (e, consequentemente, no dia a dia de trabalho).

Abaixo, Arnaldo Auad, fundador da Direção e Sentido Coaching e Treinamentos, e do Grupo BD Tecnologia; PNL Practitioner Certificado pela HP Consulting U.S.A.; Certified Professional Coach licenciado pelo BCI (Behavioral Coaching Institute); cita as principais qualidades que um profissional deve se esforçar para ter.

1. Autoconfiança

Para Auad, sem dúvida alguma, uma pessoa confiante e segura tem destaque na vida profissional, por vários motivos. “Um dos que considero mais importantes é que uma pessoa confiante e segura tende a correr mais riscos do que outras, ela ousa mais e se coloca à frente das situações na maioria das vezes”, diz.

“Penso que não exista uma pessoa 100% segura em todas as coisas, o tempo todo. Todos carregam um pouco de insegurança em algum aspecto de suas vidas. Acredito que o maior desafia seja encontrar o equilíbrio. Excesso de segurança pode levar à arrogância, e excesso de insegurança pode levar a deixar que seu futuro seja decidido por outros. Os extremos nunca são saudáveis”, lembra o coach.

No momento de uma entrevista de emprego, por exemplo, é normal sentir certa insegurança. Mas, é preciso, sobretudo, confiar no que você está fazendo e, uma maneira de demonstrar isso, é olhar nos olhos da pessoa que está realizando a entrevista.

Lembre-se sempre: se você não acreditar em si mesma, ninguém mais o fará!

2. Vontade de aprender

É importante que o profissional se mostre disposto a ouvir e a aprender coisas novas, sempre. Que nunca ache que “já sabe o suficiente sobre determinado assunto”, que é um profissional “totalmente feito” e está em vantagem em relação aos demais colegas de trabalho.

“Ouvir e aprender são fatores fundamentais. Vivemos em um mundo em constante mudança. O que era novidade ontem é obsoleto hoje, e amanhã será substituído. Buscar aprender e se desenvolver é o que manterá cada um de nós vivos, tanto na vida profissional quanto na vida particular”, diz Auad.

“Sugiro, inclusive, que sempre que possível o profissional busque o que está se tornando novidade ou tendência e aprenda o máximo que puder sobre isso, e perceba que quando essa novidade se tornar real, você estará preparada. Preparo e oportunidade, alguns chamam isso de sorte”, acrescenta o especialista.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?
Veja também
3 atividades essenciais para deixar seu currículo mais atraente

3. Flexibilidade

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?

Foto: Getty Images

Ser uma pessoa adaptável do ponto de vista profissional, sem sombra de dúvida, é importante, de acordo com Auad. “É, inclusive, uma das habilidades mais importantes atualmente. O contexto dos negócios está mudando o tempo todo.

Novas demandas, novas formas de fazer negócios, novas habilidades são requeridas todos os dias e para todos. A mudança é algo democrático. Se um profissional não se adapta, ele pode não servir ao novo contexto dos negócios”, diz.

“O elemento mais flexível de um grupo é o mais influente. Há uma máxima que diz: ‘Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças’.”, destaca o coach.

4. Automotivação

Algumas pessoas, para se sentirem mais seguras com o que fazem, esperam, diariamente, um retorno positivo, um elogio, seja por parte do próprio chefe, seja por parte de outra pessoa da equipe. Porém, isso pode ser “arriscado”.

Auad explica que considera importante o conceito da automotivação. “Se manter motivado, movido para ação é o que acredito ser o mais importante, e esse é um desafio individual, de dentro para fora”, diz.

Em outras palavras: você precisa se sentir bem com seu trabalho, sentir que está dando o seu melhor, sem que alguém precise exatamente te dizer isso… Elogios, é claro, são sempre bem-vindos, mas você não deve esperá-los o tempo todo.

“Vivemos em tempos onde as pessoas não são necessariamente mais produtivas e, sim, incrivelmente mais ocupadas. Algumas pessoas não têm tempo ou prioridade para sorrir, interagir, elogiar verdadeiramente. E aguardar que alguém nos motive é perigoso”, ressalta o especialista.

5. Boa comunicação

Ter uma comunicação eficaz refere-se à necessidade de saber se expressar, tanto na hora de falar, como escrever. Está relacionada ainda com a capacidade de saber ouvir e, consequentemente, falar “na hora certa”, respeitando o “espaço” do outro.

“A comunicação move as pessoas. Comunicar-se corretamente é uma das chaves para o sucesso”, lembra Auad.

“Um ponto a considerar é que a qualidade da comunicação está relacionada a como a mensagem é recebida e entendida e essa responsabilidade de quem comunica. Se fazer entender é um desafio.

Tenha em mente que palavras são a expressão simplista de uma experiência possivelmente profunda. Cada palavra carrega em si mais do que seu significado, carrega uma experiência.

Reconhecer isso e praticar com leitura, por exemplo, é um ótimo caminho”, acrescenta o coach.

6. Saber trabalhar em equipe

Uma das demandas mais comuns atualmente é justamente saber trabalhar em equipe, conforme destaca Auad. “As empresas já descobriram há algum tempo que a soma das partes pode ser maior que o todo.

Ter equipes com atitudes e habilidades multidisciplinares é uma das ferramentas para colocar a empresa à frente da concorrência.

Nesse contexto, saber lidar com as várias habilidades das pessoas ao redor e reconhecer que nem todo o conhecimento reside em si e que todos têm algo a aprender e a acrescentar é algo muito valioso atualmente”, explica.

7. Honestidade/Responsabilidade

Parece óbvio que todo profissional deva ser honesto e responsável: por exemplo, que não minta que está doente para faltar do serviço; que utilize seu horário de expediente para, de fato, trabalhar; que cumpra diariamente aquilo que se comprometeu a fazer; que não abuse de um horário flexível, se for o caso; que não mexa em coisas que não são suas; que não tenha o desejo de prejudicar o serviço de um colega etc. Mas é sempre bom frisar a importância dessas qualidades que, na verdade, são essenciais, tanto na vida pessoal como profissional.

Porém, conforme destaca Auad, avaliar se um candidato a emprego é realmente confiável/honesto, é uma das atividades mais complexas e subjetivas que o RH tem que desempenhar.

“Acredito que não exista exatidão nessa avaliação, agora é possível encontrar os indícios de que um candidato é confiável. As dinâmicas de grupo são instrumentos que podem facilitar o processo.

Há dinâmicas que podem colocar os candidatos em situações onde a confiabilidade pode ser provada”, comenta o especialista.

8. Profissionalismo

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?

Foto: Getty Images

Profissionalismo pode ser resumido aqui como o “procedimento característico dos bons profissionais (seriedade, competência, responsabilidade etc.)”, reunindo, assim, várias qualidades (inclusive algumas já citadas).

Porém, é sempre bom destacar a importância de se ter profissionalismo.

Não exclusivamente no sentido de “ser competente no serviço que faz”, mas, sim, de levar a sério tudo aquilo que faz enquanto está trabalhando; de se esforçar para fazer o melhor; de se vestir corretamente (de acordo com as necessidades do seu emprego); de respeitar ao próximo; de reconhecer que tudo tem sua hora (por exemplo, horário de serviço não é momento de ficar ao telefone resolvendo problemas pessoais); de não levar informações confidenciais para fora da empresa etc.

Auad destaca que, em termos gerais, profissionalismo está relacionado com a capacidade de uma pessoa realizar seu trabalho de forma produtiva e de acordo com o necessário e previsto. “É possível perceber se uma pessoa é um bom profissional quando ela se depara com um conflito possivelmente ético.

Como ela se porta frente a uma situação onde o que é necessário profissionalmente conflita com o que ela gostaria de fazer se não estivesse naquela posição. Um profissional age conforme as necessidades profissionais demandam naquele momento.

Se o que prevalece é a necessidade profissional, você pode estar diante de um bom profissional”, comenta.

9. Ser amigável

Nem todo mundo tem consciência disso, mas é muito importante ser uma pessoa amigável com as demais pessoas do trabalho.

Ser uma pessoa amistosa, confiável, flexível coloca o profissional na linha de frente(…)

“Os relacionamentos interpessoais são a graxa que move as complexas engrenagens da sociedade e do mundo corporativo. Ser uma pessoa amistosa, confiável, flexível coloca o profissional na linha de frente.

Quanto melhores e mais profundos forem os relacionamentos, mais simples será a vida de uma pessoa.

Temos que lembrar que antes de interagirmos com os negócios, máquinas e processos, lidamos com pessoas”, destaca Auad.

Aqui entra também a questão do bom-humor: claro que ninguém consegue sorrir 24 horas por dia, mas é importante se esforçar para ser uma pessoa agradável, que não “desconta” seus problemas e suas frustrações nos colegas de trabalho; que sempre se lembra de usar palavras como “por favor”, “obrigada”, “bom dia”, “boa tarde”; que está disposta a ajudar ao próximo quando solicitado etc.

Leia também:  Que Resíduos Podem Ser Utilizados Como Fonte De Produção De Energia?

10. Liderança

“A capacidade de liderar é algo que multiplica o potencial e a produtividade de uma pessoa. Se você avaliar com cuidado, perceberá que há um limite quanto à capacidade de absorver e praticar conhecimentos.

Se uma pessoa pode ser especialista em um assunto, não significa que será líder em função desse conhecimento.

Exercer a liderança requer mais do que o conhecimento acadêmico e formal, requer conhecer pessoas, suas necessidades e desejos”, destaca Auad.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?
Veja também
6 dicas para conseguir uma promoção no emprego

“Extrair o melhor de cada profissional cria um cenário onde potenciais são realizados e equipes comuns tornam-se extraordinárias. Desenvolver a liderança é um desafio diário e extremamente recompensador”, acrescenta o coach.

Uma maneira de tentar desenvolver seu potencial de liderança, além de tirar proveito das suas experiências diárias e do (bom) relacionamento que você tem com seus colegas de trabalho, é apostar em alguns cursos (presenciais ou online) e palestras que tratam do assunto. Fica a dica!

Por fim, vale lembrar: o sucesso profissional está também muito relacionado a trabalhar com aquilo que você gosta. Este será o ponto inicial para você desenvolver ou melhorar várias capacidades, as quais farão de você uma profissional competente e admirável.

Trabalho em equipe: Habilidade essencial para o mercado de trabalho – Portal

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?

Saber trabalhar em equipe é uma habilidade que garante rapidez e eficiência para as empresas.

Em se tratando de trabalho em equipe, o tricampeão mundial de Fórmula 1, o brasileiro Ayrton Senna, tem uma frase que ainda hoje tem muito a nos ensinar e inspirar. Sua reflexão diz – “Eu sou parte de uma equipe.

Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!”.

O ensinamento que ele nos traz é o de que ninguém faz nada só e de que, para trabalhar em conjunto, ter consciência do valor da contribuição do outro faz toda diferença na construção dos resultados.

E você, sabe trabalhar em equipe? Faço esta pergunta por que esta competência é uma das habilidades mais valorizadas atualmente pelo mercado de trabalho e de forma alguma deve ser negligenciada.

Embora todos os profissionais tenham suas próprias competências individuais, somente quando seus conhecimentos, ideias e suas experiências se juntam equalizadamente, é que os grupos ficam de fato mais fortes, preparados e competitivos.

Desenvolva um alto nível de performance no RH de sua empresa!
Preparei um material gratuito que vai te levar ao topo, clique aqui!

Neste sentido, fomentar o trabalho em equipe é um desafio não apenas das empresas brasileiras.

Em todo o mundo, as organizações de todos os segmentos e portes estão buscando modelos mais efetivos para formar, coordenar e alinhar seus grupos de profissionais e fazê-los somar suas forças.

Neste sentido, uma pesquisa realizada pela Deloitte, empresa de consultoria, em mais de 130 países, constatou que apenas 38% das grandes organizações têm políticas efetivas focadas na formação de times visando o trabalho em equipe.

Na prática, isso quer dizer que embora tenham profissionais trabalhando juntos que, em muitos casos, as operações são feitas de forma geograficamente independente. Isso quer dizer que se uma empresa tem várias filiais, que cada uma delas gerencia suas atividades de forma distinta uma da outra. Ou seja, sem haver um alinhamento sistêmico entre suas ações em equipe.

Na realidade é como se houvessem várias culturas diferentes dentro de uma mesma cultura organizacional, o que é impensável quando se fala em alinhamento da missão, visão e dos valores de um negócio.

 Neste sentido, ainda segundo a pesquisa da Deloitte, 86% das sete mil empresas entrevistas considera essencial fazer um alinhamento cultural, de modo a medir, entender, fomentar e alinhar suas ações de forma sistematizada.

Não por acaso, desenvolver uma visão sistêmica sobre seu papel individual e coletivo é um dos primeiros passos para um profissional aprender como trabalhar em equipe. Portanto, busque expandir seu mindset neste sentido e procure desenvolver as habilidades necessárias à execução conjunta das ações, tarefas e projetos.

7 Fatores que Dificultam e Sabotam o Trabalho em Equipe

Obviamente que todos os profissionais querem uma chance de se destacar na carreira e conquistar seu espaço, contudo somente quando entendem que os resultados de uma organização são a somatória dos esforços de todos os seus membros é que finalmente podem colher os benefícios da sinergia do conjunto.

É como um time de futebol: para vencer não basta que o atacante marque os gols se a defesa deixar passar todas as investidas do adversário. Como tal, somente quando todos os jogadores tiverem espírito de equipe e colocarem seus objetivos em comum acima dos individuais é que poderá conquistar vitórias e vencer campeonatos. Do contrário, a equipe estará fadada a derrota.

Logo, aprender a trabalhar em equipe se tornou uma necessidade e também um diferencial. Para isso, vou mostrar cinco exemplos de comportamentos negativos que podem dificultar um profissional neste sentido. Confira:

A ideia do cada um por si e de Deus por todos, embora ultrapassada, ainda faz parte da mentalidade de muitos profissionais que acreditam que sozinhos são melhores e mais fortes do que trabalhando em conjunto.

Este individualismo é também um dos maiores dificultadores na hora de formar as equipe de trabalho, pois quando os interesses não estão alinhados, dificilmente a empresa consegue alcançar os resultados esperados.

Outro ponto que impacta diretamente na sinergia de um grupo é a falta de objetivos, pois quando os alvos não estão bem definidos, maiores são as chances da equipe se dispersar e perder complemente o foco. Isso além de aumentar a improdutividade também deixa os colaboradores desmotivados.

É papel do gestor formar equipes de alto desempenho; com profissionais com conhecimentos e experiências complementares, que possam juntos colaborar para o crescimento um do outro, construir projetos importantes e ser bem-sucedidos em suas ações. Contudo, quando o líder não tem preparo ou tato para unir no momento certo as pessoas certas e, especialmente, para gerenciar a execução do seu trabalho, o que poderia ser uma força acaba se tornando uma fraqueza.

O trabalho em equipe só funciona quando todos estão verdadeiramente comprometidos, motivados e engajados em fazer o seu melhor. Isso significa em dar as melhores ideias e soluções, propor mudanças positivas e em contribuir ativamente para o alcance efetivo dos resultados projetados.

Isto inclui também o respeito aos colegas, clientes e líderes, aos prazos, às regras da empresa, bem como a si mesmo, pois quando um profissional não dá o seu melhor, antes de tudo, ele está prejudicando a si mesmo.

Trabalhar em equipe é buscar conciliar não apenas ideias, experiências e conhecimentos, mas também os mais diferentes pontos de vista. Assim como eu e você, cada um tem sua história e sua formação e ninguém é obrigado a pensar igual a ninguém. Ainda assim, respeito é algo que nunca pode faltar!

Por isso, o grande diferencial do trabalho em equipe é justamente congregar as diferenças para tornar as ações do time mais assertivas, diferenciadas e poderosas. Neste sentido, se os profissionais se mostram inflexíveis às ideias dos seus colegas e que discordam o tempo todo uns dos outros, consequentemente, também não conseguem realizar um bom trabalho juntos.

Outro ponto que afeta diretamente os resultados de um grupo é a ineficiência na comunicação entre as pessoas que o compõem. Isso vai desde informações desencontradas, que levam a trabalhos duplicados ou dúvidas sobre a conduta ou mesmo capacidade dos colegas e, especialmente, à inflexibilidade dos profissionais de não querer ouvir e compreender o que o outro está falando.

Em essência, se não houver respeito, abertura e empatia, a comunicação dificilmente surtirá os efeitos desejados, pois numa atividade em grupo é preciso que as pessoas troquem constantemente conhecimentos, ideias e informações. Do contrário, a falta de comunicação acabará boicotando todo o trabalho e prejudicando tanto os profissionais como a própria equipe.

Outro aspecto que prejudica bastante os bons resultados no trabalho em conjunto é a falta de valorização ao trabalho dos colegas e a falta de respeito de uns para com o trabalho do outro. Quando cada colaborador acha que sabe mais do que o outro, que é mais preparado, experiente ou importante, logo os conflitos de ego passam a reinar no grupo, o que torna impensável o trabalho em equipe.

É preciso ficar bastante atento a estes tipos de comportamentos, pois dependendo do grau de maturidade das pessoas envolvidas, esta desvalorização pode levar a discussões acaloradas para ver quem é o “melhor”, gerar desunião, improdutividade, ataques pessoais e também uma competitividade nada saudável.

Uma das habilidades de um líder inteligente é saber unir as pessoas certas para trabalhar em grupo, ou seja, aquelas que têm sinergia e que são mais abertas a tarefas que exigem a intercolaboração. Diferente de outras competências, a sinergia é algo que um profissional tem quase que naturalmente, pois demonstra um comportamento positivo e aglutinador.

Logo, são funcionários mais abertos à junção de diferentes profissionais num mesmo grupo ou ambiente, pois além de acharem a experiência enriquecedora, também estão sempre dispostos a colaborar com o seu melhor para a construção dos resultados.

Leia também:  O Que É Arduino E Como Funciona?

Por outro lado, colocar profissionais que não se suportam juntos e sem uma supervisão direta pode ser realmente desastroso, pois quando suas diferenças profissionais ou mesmo pessoais estão acima dos objetivos comuns, a postura que adotam acaba sendo prejudicial a todo mundo.

Principais Vantagens do Trabalho em Equipe

  • Formação de times sinérgicos, preparados e de alto desempenho;
  • Troca enriquecedora de conhecimentos, experiências e informações;
  • União de profissionais com diferentes experiências e conhecimentos;
  • Fomenta a colaboração entre profissionais de diferentes áreas;
  • Junta mentes diferentes para solucionar os problemas da empresa;
  • Oportunidade de unir diferentes gerações em projetos importantes;
  • Incita a melhoria das relações interpessoais entre os colegas;
  • Acelera a realização dos projetos e a construção dos resultados;
  • Atribui papéis e responsabilidades importantes aos profissionais;
  • Ajuda a melhorar a qualidade do clima no ambiente de trabalho;
  • É uma forma de a empresa dar oportunidade a que seus profissionais mostrem suas habilidades e capacidades técnicas e comportamentais;
  • Ajuda a promover uma comunicação mais assertiva na empresa;
  • Instaura uma competitividade profissional positiva entre as equipes;
  • Promove a união, empatia, senso de grupo e o respeito às diferenças.

5 Dicas Para Desenvolver sua Capacidade de Trabalhar em Equipe

Como vimos até aqui, a capacidade de trabalho em equipe é um atributo essencial aos profissionais que buscam crescer e conquistar um lugar de destaque em suas carreiras. Também é uma forma de aprender, ensinar e trocar conhecimentos e experiências com colegas de outras áreas da empresa.

A seguir, eu vou apresentar algumas ações que podem lhe ajudar no desenvolvimento desta competência, bem como a potencializar os seus resultados. Continue lendo e saiba quais são elas:

Esteja Aberto ao Trabalho em Conjunto

Muitas pessoas trabalham em equipe porque são obrigadas, designadas por seus líderes e não necessariamente porque gostam.

Este é o primeiro desafio a vencer, desenvolver um espírito coletivo, pois sem uma abertura verdadeira para trabalhar com outras pessoas por um mesmo propósito e durante um determinado período, os resultados nunca serão consistentes. Esta inabilidade pode, inclusive, atrapalhar sua carreira e prejudicar o seu emprego.

Se você teve experiências negativas neste sentido, busque o quanto antes ressignificar estes acontecimentos, ou seja, encontre algum aspecto positivo que te ajude a crescer de alguma forma. Lembre-se ainda de que não é porque não deu certo uma vez que você deve desistir se permitir desistir de tentar.

Seja Proativo e Comprometido

Na prática isso quer dizer que, ao trabalhar em equipe, você deve buscar contribuir ativamente para a construção dos resultados e não esperar passivamente ser cobrado a fazer isso para então agir. Respeite o espaço dos seus colegas, contudo não deixe de mostrar a que veio: o que sabe; suas ideias; conhecimentos e as experiências que podem agregar valor ao trabalho.

Proatividade também tem a ver com demonstrar comprometimento, ter um espírito coletivo, ser positivo e mostrar-se sempre pronto a ajudar os demais membros da equipe, ou seja, a assumir as demandas e responsabilidades com entrega, empenho, senso de importância, lealdade e firmeza.

Respeite as Diferenças

Cada profissional tem sua história e sua forma de ver o mundo, bem como conhecimentos, talentos e experiências diferentes. O que torna o trabalho em equipe tão poderoso é que ele une justamente diferentes pessoas em prol de um objetivo comum. Para tal, é muito importante respeitar as diferenças, estar aberto a aprender com o outro, a compartilhar o que sabe e a somar sempre.

Assim, respeitar as diferenças se faz essencial ao sucesso do trabalho em equipe, pois é a somatória orientada dos diferenciais de cada um que vai potencializar o crescimento individual e coletivo e fomentar os bons resultados.

Desenvolva a Inteligência Emocional

Quando falamos em trabalho em equipe, desenvolver a inteligência emocional é ainda mais essencial. Isso porque é muito importante aprender a lidar com os próprios sentimentos, saber identificar os das outras pessoas, de modo a não sem deixar se levar por emoções impulsivas ou mesmo ideias sabotadoras.

Quando trabalhamos com pessoas diferentes podem surgir conflitos profissionais e divergências que, muitas vezes, levam a discussões acaloradas.  Ter autocontrole emocional ajuda a lidar com estes momentos de forma assertiva, sem ser agressivo ou demasiadamente emotivo e irracional.

Haja com Confiança e Seja Confiável

Quando o profissional é de confiança e respeita princípios positivos como a lealdade, a empatia e o respeito ao próximo, o trabalho em equipe se torna muito mais positivo também.

Isso porque embora haja uma competitividade natural entre os profissionais quando trabalham juntos, é muito mais confortável trabalhar com colegas que são confiáveis e honestos, ou seja, que jogam juntos e querem sempre o melhor para todos.

Agir com confiança significa também não se intimidar diante dos projetos, demandas ou das pessoas que têm experiências e formações diferentes das suas. Empodere-se, mostre o que sabe, esteja disposto a aprender com seus colegas e a contribuir com o que já sabe. Lembre-se do seu valor e faça valer a pena sua oportunidade de trabalhar em equipe.

Quer saber como resgatar a união de sua equipe? Então assista meu vídeo!

Invista em Coaching e Potencialize seus Resultados

Se você ainda tem resistência em trabalhar com as pessoas e em confiar nelas, saiba que o Coaching pode te ajudar a identificar as causas destes bloqueios, superar esta dificuldade e a aprender como se relacionar positivamente. Na prática, alguns dos benefícios do processo de Coaching são:

  • Maior autoconhecimento, empoderamento e motivação;
  • Melhoria na comunicação e no relacionamento interpessoal;
  • Ajuda aumentar o comprometimento com o trabalho em equipe;
  • Elimina crenças limitantes e comportamentos sabotadores;
  • Maximiza a autoconfiança, ajuda a aumentar a autoestima e o foco;
  • Ajuda a fomentar o senso de grupo e a sensação de pertencimento;
  • Promove resultados positivos tanto em grupo como individualmente;
  • Apoia a vencer a falta de engajamento e a procrastinação.

Gostou das dicas? Com certeza, com o auxílio do Coaching e essas atitudes positivas, você terá todo o suporte para conquistar ser cada vez mais bem-sucedido em seu trabalho.

Por fim, termino com uma citação inspiradora do grande empresário americano, Andrew Carnegie – “O trabalho em equipe é o combustível que permite que pessoas comuns obtenham resultados incomuns”.

Ouse fazer o seu melhor, desenvolva esta habilidade, aprimore outras e permita-se crescer em sua carreira jogando sempre junto com seu time.

Copyright: https://www.shutterstock.com/

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Trabalho em equipe: o significado desse conceito e como ele realmente pode funcionar

Uma organização só consegue entregar bons resultados e com isso crescer e se desenvolver com a ajuda do trabalho em equipe. Quando uma empresa é capaz de incentivar os seus colaboradores a terem uma boa relação interpessoal, praticando uma comunicação clara e aberta, o relacionamento entre os funcionários se desenvolve e o espaço para trabalhar em equipe aparece.

Quando o trabalho em equipe é realizado de maneira correta, os ganhos para as organizações são incontáveis. Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre trabalho em equipe. Conheça mais sobre esse conceito e descubra como ele pode ser importante para que a sua se desenvolva no mercado.

Nada como começar com o pé direito, certo? Veja nesse material o que é o onboarding de colaboradores e como ele pode ajudar a manter uma equipe que trabalha unida.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?

O que é trabalho em equipe? 

Trabalho em equipe nada mais é do que a junção de várias pessoas que unem seus esforços visando solucionar um problema em comum. Sendo assim, quando duas ou mais pessoas trabalham juntas para executar uma tarefa ou encontrar a solução de um problema, elas estão trabalhando em equipe. 

Como o trabalho em equipe é realizado por meio da junção de pessoas, esse tipo de dinâmica permite que conhecimentos de diversas áreas sejam divididos e assim os colaboradores desenvolvem uns aos outros. O colaborador que é especialista em um assunto, através do trabalho em equipe, pode ajudar outro colaborador a aprender mais sobre o tema e vice-versa. 

O trabalho em equipe também pode ser um grande aliado na hora de acelerar o processo de executar tarefas, pois cada pessoa pode ficar responsável por uma parte da tarefa de acordo com a sua habilidade e assim trabalhar em conjunto para que a tarefa final seja concretizada. 

Mas para que tudo isso funcione de maneira positiva, é preciso que as pessoas que devem trabalhar em equipe tenham metas ou objetivos compartilhados, assim elas se sentirão mais motivadas a procurar umas às outras e a executar as tarefas em conjunto. Além disso, é preciso que a empresa incentive uma comunicação que seja clara e franca entre os funcionários, delimitando bem qual é o escopo de trabalho de cada colaborador. 

Por que o trabalho em equipe é importante? 

O processo de trabalhar em equipe pode acontecer em variadas situações, seja no colégio para que os alunos consigam entregar a tarefa que o professor pediu, ou em casa, quando um casal se une para acabar a limpeza do apartamento mais rápido. No ambiente corporativo não é diferente, o trabalho em equipe também se mostra primordial dentro das empresas. 

Quando falamos do ambiente de trabalho, a importância do trabalho em equipe está na capacidade de unir diferentes tipos de profissionais de diferentes setores. Normalmente, na hora de entregar um projeto ou um produto final, é necessário que antes exista uma série de pessoas trabalhando para que essa entrega consiga ser concretizada. 

Por exemplo, para uma empresa que produz canecas conseguir expor o seu produto no mercado, é preciso de pessoas de diversas equipes trabalhando em conjunto. Desde o designer que vai fazer a estampa até o programador que vai criar o site no qual as canecas serão vendidas.

Para que todo o processo aconteça de forma harmônica, com especialistas de vários setores unindo suas forças de trabalho, o trabalho em equipe é essencial. Quando diferentes pessoas, que pensam diferentes, trabalham bem juntas, a resolução dos problemas fica mais fácil e assertiva. 

Leia também:  Como Ver O Que Está Debaixo Raspadinha Sem Raspar?

Quais as habilidades são necessárias para trabalhar em equipe?

Independente da área de atuação, todo profissional pode e deve aprender a trabalhar em equipe. Fazer um bom trabalho em equipe não é complicado, mas desenvolver algumas habilidades específicas pode ajudar nesse processo. 

Abaixo, separamos as principais habilidades que devem ser fortalecidas para exercitar a capacidade de trabalhar em equipe. 

Comunicação eficaz

Uma das principais características necessárias para um bom trabalho em equipe é exercitar a comunicação. A comunicação entre os colaboradores de uma organização deve ser clara e objetiva, todas as pessoas envolvidas em um projeto devem saber o que é esperado delas e qual é o escopo a ser cumprido, por exemplo. 

É importante que todos os trabalhadores sejam incentivados a dialogarem entre si, resolver conflitos com o diálogo e, para além, comunicar de maneira sincera, respeitando os seus limites pessoais e os limites dos outros colaboradores. 

Quando a comunicação é feita de forma eficaz, sendo clara, direta e sincera dentro do trabalho em equipe, todos sempre estarão na mesma página, atualizados de tudo a respeito do projeto, saberão as suas responsabilidades, terão as suas expectativas alinhadas e conseguirão agir com respeito uns com os outros. 

Gerenciamento de conflitos.

É muito comum que dentro das empresas exista um cenário no qual os profissionais evitam conflitos o tempo todo e a todo custo, mas atitudes como essa fazem com que o ambiente de trabalho fique com um clima organizacional pesado, causando uma má relação entre colaboradores. 

Quando os conflitos aparecerem dentro de um processo de trabalho em equipe, é preciso identificar, gerenciar e resolver. Por isso é tão importante uma comunicação aberta e sincera, para que haja diálogo entre a equipe. 

Na hora de resolver um conflito é preciso ter empatia para que seja possível se colocar no lugar do outro, entendendo diversos pontos de vista sobre a mesma situação. Também é essencial ser objetivo, para não gerar situações desconfortáveis e evitar a criação de mágoas. Seja objetivo na hora de resolver um conflito, evitando agressividade e agindo de forma correta com todos os envolvidos. 

Proatividade

Ser proativo nada mais é do que saber por si mesmo antecipar necessidades e tomar atitudes para saná-las. Quando falamos de trabalho em equipe, a proatividade se mostra uma habilidade importante, porque todos os colaboradores envolvidos em uma demanda ou projeto, devem ser capazes de identificar problemas e oferecer soluções. 

Quando uma equipe é formada por colaboradores proativos, o processo de trabalho funciona de maneira mais eficiente, gerando resultados mais positivos e entregas mais rápidas. 

Para incentivar a proatividade dos funcionários, é preciso que as lideranças tenham uma boa comunicação com seus liderados, sendo abertas a feedbacks, sugestões e opiniões. Desta forma, os colaboradores se sentirão confortáveis a sugerir novas possibilidades e sem medo de ser julgados ou repreendidos pelos seus líderes. 

O trabalho em equipe é essencial para a aceleração do desenvolvimento de uma empresa. Com uma equipe motivada, que possui uma comunicação clara, consegue resolver conflitos e possui proatividade para buscar novas soluções criativas, o avanço da organização é certeiro. 

Se interessou pelo assunto e quer descobrir novas maneiras de desenvolver a sua equipe? Além de incentivar o trabalho em equipe, também é importante fazer treinamentos para que seu time se sinta valorizado e cresça junto com você. Clique aqui e confira nosso artigo com 6 dicas de treinamento para melhorar a performance da sua equipe. 

Nada melhor para melhorar o trabalho em equipe na sua empresa do que ter uma comunicação interna alinhada, certo? Baixe esse guia completo de comunicação interna e comece a trabalhar nisso agora mesmo.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?

8 características de quem sabe trabalhar em equipe

Trabalho em equipe: uns amam, outros odeiam. Pois é! Poucas coisas na vida podem ser tão polêmicas quanto trabalhar em equipe!

Aliás, poucas coisas na vida podem ser tão difíceis quanto realizar um – bom – trabalho em equipe. Isso porque ele envolve, entre outras coisas, saber lidar com as diferentes maneiras de realizar um trabalho, saber ouvir e se posicionar dentro de um grupo de trabalho.

Por isso, muitas pessoas preferem trabalhos onde não precisem lidar, ou depender de uma equipe. Por outro lado, muitos não gostam de trabalhar sozinhos e optam por trabalhos que possam ser realizados em conjunto.

Falando nisso, qual a importância do trabalho em equipe para o mercado de trabalho, afinal de contas?

Saiba mais: 4 dicas para melhorar a comunicação na sua equipe!

Por que trabalhar em equipe é tão importante?

Como Se Chama Uma Pessoa Que Trabalha Bem Em Equipe?Saber trabalhar em equipe é uma qualidade essencial para o mercado de trabalho!

Toda e qualquer empresa depende, em maior ou menor medida, do trabalho em equipe. Aliás, um trabalho em grupo efetivo é o diferencial de uma empresa. Em outras palavras, pode ser o que alavancará os resultados da empresa, ou o que a afundará.

E o que isso significa para você?

Bem, isso significa que trabalhar em equipe é essencial para quem quer se inserir no mercado de trabalho, seja como líder ou não. Afinal de contas, grupos de trabalho são uma parte integral de como as coisas são feitas em qualquer organização.

Não é à toa que existe a equipe de atendimento, o setor de RH, a equipe de limpeza, o quadro de diretores e aí por diante. Justamente por isso, demonstrar que você tem habilidade de trabalhar bem com os outros pode ser decisivo na sua carreira.

Significado de Trabalho em equipe (O que é, Conceito e Definição)

Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não.

A denominação trabalho em equipe ou trabalho de grupo surgiu após a Primeira Guerra Mundial, e é um método muitas vezes usado no âmbito político e econômico como um sistema para resolver problemas.

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.

Um bom exemplo de uma atuação de trabalho em equipe são os esportes, onde os atletas precisam uns dos outros para conseguir fazer gols ou pontos, a maioria dos esportes são formados por equipes, onde cada um desempenha um papel, para atingir o todo.

Muitas pessoas dizem que trabalhar em equipe é mais divertido e fácil do que trabalhar individualmente, pois contribui muito para melhorar o desempenho de todos.

Outro bom exemplo de trabalho em equipe é o das formigas e gafanhotos, que dividem-se para pegar alimentos e se um não faz a sua parte, todo o resto fica comprometido, dando um modelo de união e força.

Saber trabalhar em equipe é outro fator importante, e uma característica essencial para profissionais e estudantes, as empresas valorizam muito pessoas que não pensam apenas na sua própria tarefa, e sim naqueles que pensam nos colegas e na empresa em si.

Trabalho em equipe nas empresas

O trabalho em equipe é essencial no contexto empresarial. Quase todos os projetos apresentam melhores resultados quando são desenvolvidos por uma equipe e não apenas por um indivíduo.

Pessoas diferentes pensam de formas diferentes, o que é essencial para estabelecer diferentes soluções para problemas. Algumas técnicas como o brainstorming são muito usuais no âmbito do trabalho em equipe. Além disso, as empresas aplicam diferentes dinâmicas de grupo para potenciar o trabalho em equipe.

Trabalho em Equipe, Personalidade e Relacionamento

O bom funcionamento de uma equipe vai depender da personalidade de cada elemento da equipe e do relacionamento entre eles. Alguns tipos de personalidade são mais compatíveis com outros e quando dois tipos de personalidade compatíveis trabalham juntos, a equipe sai beneficiada.

Um ambiente saudável e agradável é também essencial para o trabalho em equipe. Desta forma, cada elemento deve colocar a equipe em primeiro lugar e não procurar os seus próprios interesses.

Além disso, é importante haver empatia para que trabalho exercido seja o mais eficaz e prazeroso possível.

Trabalhar em equipe requer muitas horas de convivência, e por isso, a harmonia e respeito devem ser cultivados em todas as ocasiões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*