Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha?

Seu amor pelo desenho não precisa se limitar às aulas de artes do ensino médio. As profissões para quem gosta de desenhar são tão variados quanto a roda de cores e o talento para o desenho pode se traduzir em uma série de oportunidades de trabalho.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha?A habilidade para desenhar é essencial em diversas carreiras profissionais. (Foto: Divulgação).

Se você ainda acha que precisa escolher entre ter um bom emprego e seguir a carreira que realmente ama, este artigo pode mudar a sua visão.

Conheça as 15 profissões para quem gosta de desenhar

1. Artista Plástico

Você pode abranger ainda mais suas habilidades artísticas com um curso de Artes Visuais. Os artistas plásticos criam obras de arte originais em diferentes formas, como desenho, pintura, colagem, escultura e instalação.

O profissional trabalha desde a etapa das ideias, criação até execução das obras. A maioria dos artistas plásticos trabalham de forma independente, vendendo suas obras para museus, galerias de arte ou diretamente par aos clientes.

2. Designer de Interiores

Você pode usar sua habilidade artística além das telas e papéis. É possível colocar seu talento em prática para criar espaços físicos bonitos, funcionais e confortáveis. Esse trabalho é feito por um designer de interiores.

  • O profissional escolhe como o espaço será utilizado e qual será a decoração, incluindo paleta de cores, pinturas de parede, móveis, iluminação, pisos e muito mais.
  • Para criar seus projetos de design, o profissional usa esboços feitos à mão que, em seguida, são aprimorados usando software de computador para criar modelos tridimensionais do espaço.
  • Todo esse trabalho deve levar em consideração a beleza, funcionalidade e segurança, obedecendo algumas regras para construção e outras regulamentações.
  • Se, além do desenho, a decoração é uma área do seu interesse, vale a pena investir nessa carreira.

3. Arquiteto

  1. As habilidades artísticas são muito úteis na carreira de arquitetura para projetar edifícios, alterar prédios existentes, restaurar e conservar construções antigas.

  2. O arquiteto produz desenhos detalhados de qualquer espaço urbano e participa ativamente da construção, controlando os projetos em todas as etapas.

  3. Que tal usar seu talento e criatividade para criar qualquer tipo de construção incrível?

4. Designer Gráfico

  • Um designer gráfico usa suas habilidades artísticas para criar elementos visuais usados em logotipos, anúncios, layouts de revistas, sites, embalagens de produtos, folhetos e outros materiais gráficos.
  • Usando um software de desenho no computador e esboços desenhados à mão, o profissional desenvolve uma imagem desde os primeiros conceitos até a versão final usada nas publicações.
  • O trabalho de um designer gráfico exige talento para desenhar, criatividade, conhecimento em software de desenho e edição, paixão pelo design, perfeccionismo e capacidade de se comunicar de forma eficaz.
  • O design gráfico é uma das profissões para quem gosta de desenhar com mais possibilidades de trabalho em diversos tipos de empresas ou para prefere trabalhar por como autônomo.

5. Artista Multimídia/Animador

Já se imaginou criando personagens de jogos, filmes e séries de animação? Esse é o trabalho de um artista multimídia e animador: ele dá vida à grandes ideias e as transformam em produções de TV, filmes e videogames.

  1. Alguns animadores esboçam as ideias e os desenhos, dando a primeira forma aos personagens, ambientes e pontos importantes da história.
  2. Em seguida, muitos misturam tecnologias novas e antigas, fazendo um rascunho inicial, depois pintando esses desenhos e digitalizando em programas de edição para manipular as imagens pelo computador.
  3. Se, além de profissões para quem gosta de desenhar você está procurando opções para aliar sua paixão por jogos e animações, essa carreira é para você!

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha?Atualmente o ilustrador deve combinar a técnica de desenho manual com ferramentas online. (Foto: Divulgação).

6. Ilustrador

A ilustração é uma das bases de todas as profissões para quem gosta de desenhar. O trabalho do ilustrador é requisitado em jornais, revistas, agências de publicidade editoras e qualquer tipo de produção que precise de uma ilustração.

Outra possibilidade é se tornar um ilustrador de desenhos em quadrinho. Antes de estarem nos cinemas, grandes histórias, como X-Men, Transformers e Universo Marvel faziam parte das histórias em quadrinho.

7. Caricaturista

Se você tem habilidade para desenhar rostos de outras pessoas, pode se especializar em caricaturas. Esse tipo de desenho é feito a partir um personagem real, e transformado em uma caricatura com traços mais marcantes do rosto desenhados de forma exagerada.

O caricaturista precisa ter um senso de humor e observação crítica ao desenhar. Em um jornal, por exemplo, esse desenho oferece ao leitores uma visão satírica da pessoa representada no desenho.

8. Tatuador

Muitas tatuagens são verdadeiras obras de arte estampadas na pele de uma pessoa. E que tal deixar a sua arte permanentemente no corpo de alguém?

O tatuador pode apenas replicar um desenho já estabelecido e, em alguns casos, tem total liberdade artística para criar um novo desenho de acordo com o significado que o cliente deseja manter com eles.

A ligação emocional com o desenho da tatuagem é um dos fatores que tornam esse mercado bem atrativo para novos profissionais com habilidade artística.

9. Desenhista industrial

Seu carro, o computador ou smartphone pelo qual você lê este texto e muitas coisas que estão ao seu redor foram desenhados por alguém.

Geralmente, o profissional que faz esse trabalho é um desenhista ou designer industrial. Além da estética visual do produto, o desenhista precisa ter muita criatividade para inventar peças que atendam aos requisitos de funcionalidade, custo e facilidade de uso.

Inicialmente, o desenhista faz esboços do produto que, logo tornam-se modelos virtuais e, finalmente, protótipos físicos.

Essa é uma das profissões para quem gosta de desenhar e tem perfil profissional dinâmico: parte designer e parte engenheiro de peças.

10. Designer de Moda

Nem toda obra de arte está em galerias e museus. A criação de roupas, calçados e acessórios também é um processo artístico que envolve habilidades de desenho e computação.

Os designers de moda se envolvem na criação das peças para vestuário do começo ao fim. Eles desenvolvem temas que inspiram as coleções, fazem croquis desenhados à mão para dar vida às ideias, escolhem tecidos, padrões de cores e ajudam a criar um protótipo da peça.

Apesar de estar ligada ao talento para desenhar, a carreira de designer exige outras habilidades, como conhecer os conceitos de design, estar atualizado nas tendências de moda e conhecer os tipos de tecidos para criar peças bonitas e confortáveis para os consumidores.

11. Figurinista

  • Essa carreira é relacionada ao design de moda, porém seu foco é desenhar figurinos para personagens de produções teatrais, programas de televisão, performance de palco e filmes.
  • O figurinista cria peças que facilitam a contextualização visual de uma história e personagem de acordo com o período, ocupação, status social e idade.
  • Eles trabalham em conjunto com diretor de arte, diretor geral, coreógrafo e autor do espetáculo para criar trajes únicos usando esboços que depois são convertidos em fantasias.

12. Professor de Arte

Quer repassar seus conhecimentos para outras pessoas? Você pode ensinar princípios básicos de desenho, história da arte e outros temas em escolas e cursos específicos.

Os professores usam suas habilidades para fornecer instruções para a criação, auxiliam, motivam, ensinam e avaliam o trabalho dos alunos. Para esse trabalho, é preciso ter conhecimento nas várias formas de arte, ser criativo e comunicativo.

13. Lettering

O lettering é uma técnica que mostra que é possível desenhar com as palavras. Esse trabalho é usado para criar textos únicos e expressivos, com desenhos e arranjos que se encaixam em uma criação totalmente personalizada.

A arte pode ser feita em uma variedade de mídias, como cartazes, parede, camisas e outros objetos.

Em um mundo cada vez mais conectado, esse tipo de trabalho manual vem ganhando um amplo espaço no mercado e podem ser uma boa alterativa para quem está começando a carreira ou já é experiente em algum tipo de arte.

Leia também:  Como Salvar Uma Orquidea Que Esta Morrendo?

14. Artista de Rua

O grafite deixou se ser um sinal de depredação ao patrimônio público e agora faz parte da paisagem de muitas cidades. Tecnicamente, o grafite é definido por desenhos, pinturas ou outras marcas em locais públicos.

O grafiteiro pode se especializar em algumas áreas ou tipo de ilustração. Dependendo de sua especialidade, ele pode trabalhar em um estúdio, assim como um pintor convencional. Outros, no entanto, preferem usar as ruas para expressar sua arte. Muitos constroem carreira internacional, já que a arte de rua é muito valorizada em alguns países da Europa.

15. Designer de Joias

Um designer de joias cria e produz padrões e peças de joalheira únicos, utilizando metais, como ouro, prata e pedras preciosas.

As habilidades para desenhar são úteis para criar e projetar joias com design exclusivo. Esse profissional precisa ser criativo para apresentar novas ideias, habilidade para trabalhar com ferramentas e metais e conhecimento em software para aprimorar o design das peças.

Não se preocupe de você é bom em desenho e não é bom em matemática, por exemplo. Existem muitas profissões para quem gosta de desenhar em todos os campos de atuação. Assim, é possível usar seu talento artístico em conjunto com outras habilidades.

Então, o que você achou dessas profissões para quem gosta de desenhar? Elas te deram alguma ideia? Deixe um comentário com a sua opinião!

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? Acordo

Uma empresa não precisa necessariamente fechar as portas quando passa por adversidades. A recuperação judicial surge como uma forma de salvar negócios!

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? ESTÁGIO

Inscrições seguem até o dia 3 de maio

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? ESTÁGIO

Os estagiários terão bolsa-auxílio de R$ 787,98

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? ESTÁGIO

Multinacional abre vagas para diversas áreas

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? Prontas para imprimir

Criamos várias lições para imprimir sobre uma das disciplinas mais adoradas pelas crianças.

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? 16ª OBMEP

As escolas que se inscreveram em 2020 estão mantidas no evento

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? ESTÁGIO

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de abril

PÓS-GRADUAÇÃO

Seleções estão abertas para diversas áreas de conhecimento

PÓS-GRADUAÇÃO

Neste ano, o programa oferece seis bolsas de estudo

COMO AVALIAR O CANDIDATO ATRAVÉS DA TELA?

A videoconferência se tornou uma importante ferramenta do trabalho remoto, inclusive no momento do recrutamento e seleção

VAGAS PARA PROFESSORES

Há vagas para várias unidades do estado de São Paulo

ESTÁGIO

Inscritos serão classificados de acordo com pontuação obtida em prova virtual

JOVEM APRENDIZ

As inscrições seguem até o dia 30 de abril

Reta final

Perguntas específicas são realizadas para comparar os candidatos mais de perto.

Ver mais

9 cursos e profissões para quem gosta de desenhar – Brasil Escola

Quando estamos na fase de escolha do curso de graduação, costumamos pensar em como aplicar nossas habilidades e gostos em uma profissão, afinal, quem não gostaria de trabalhar com o que gosta? Além disso, conhecer o mercado de trabalho e as possibilidades que cada curso oferece também são fatores importantes na hora da decisão.

Se você é apaixonado por desenho e tem esse talento artístico que gostaria de utilizar em sua profissão, veja abaixo algumas dicas de cursos de graduação que utilizam o desenho para a execução do trabalho:

1) Arquitetura e Urbanismo  

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? Arquiteto deve planejar ambientes harmônicos de acordo com as pretensões do cliente

O profissional formado em Arquitetura e Urbanismo deve ter a capacidade de planejar e colocar no papel diferentes tipos de obras e ambientes que tenham harmonia. Neste caso, a habilidade com o desenho é um fator relevante para futuros arquitetos e urbanistas, até mesmo para ingressar no curso, que cobra um teste de habilidades específicas com provas que envolvem desenho e noções espaciais.

Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo 

2) Artes Plásticas

O curso de Artes Plásticas ou Artes Visuais, como também é chamado, trabalha com a forma de empregar elementos visuais e táteis com o intuito de simbolizar o mundo real ou imaginário e, para isto, criam-se obras como pinturas ou esculturas. 

As atividades do artista plástico são criar desenhos, pinturas, gravuras, colagens, esculturas e trabalhar com papel, tinta, gesso, argila, madeira, metais, entre outras ferramentas que exigem a habilidade e criatividade do desenho. Os trabalhos costumam ser apresentados em galerias, museus ou lugares públicos.

Conheça o curso de Artes Plásticas

3) Design Gráfico

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? Designer deve ter o talento para desenvolver marcas e identidades visuais

  • O curso de Design Gráfico prepara os profissionais para o desenvolvimento de projetos gráficos que fiquem visivelmente agradáveis e que passem a mensagem desejada por um projeto. 
  • Os designers gráficos devem estar aptos para desenvolver logomarcas, jornais, revistas, panfletos, outdoors, livros, anúncios, peças para redes sociais, entre outras inúmeras opções, de acordo com as necessidades do cliente.
  • Conheça o curso de Design Gráfico 

4) Design de Interiores

O profissional de Design de Interiores deve ter a capacidade de desenvolver técnicas de aproveitamento de espaço aliando conforto, praticidade e beleza.

Muitas vezes trabalha em parceria com o Arquiteto, já que eles têm mais conhecimento sobre a parte estrutural das obras, enquanto o designer tem mais cuidado com o acabamento, como a cor até o tipo de iluminação que será empregada, além de escolher os móveis e os objetos de decoração.

Conheça o curso de Design de Interiores

5) Desenho Industrial

A graduação em Desenho Industrial visa formar profissionais ligados aos aspectos estéticos e funcionais dos produtos e exige muita criatividade. O designer industrial pode atuar na área de Projeto de Produto, onde cria ou melhora protótipos de produtos usados no cotidiano, de móveis até complexos equipamentos industriais.

O desenhista industrial também atua na área da Programação Visual, trabalhando a imagem impressa por meio da criação de projetos gráficos para publicações. Também é possível atuar no desenho de fontes a serem empregadas em computadores etc. 

Conheça o curso de Desenho Industrial

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

6) Design de Moda

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha? Profissionais da moda lançam tendências e desenvolvem modelos para roupas

Além do interesse pelos assuntos e tendências do mundo da moda, o gosto pelo desenho pode ser um diferencial para quem quer trabalhar com Design de Moda. A área produz e comercializa peças de vestuário e acessórios. 

O profissional de moda é responsável por desenvolver padrões e estampas para a indústria têxtil, executar projetos e montagens de vitrines, showrooms, estandes e exposições, além de criar e desenvolver tendências de moda para definir o estilo das novas coleções.

Conheça o curso de Design de Moda

7) Paisagismo

O curso de Paisagismo é uma ótima opção para aqueles que, além da habilidade para o desenho, têm prazer em trabalhar com ambientes naturais. O paisagista deve estar capacitado para o desenvolvimento de projetos de áreas verdes, normalmente em condomínios, residências, áreas urbanas entre outros. 

  1. O paisagista costuma trabalhar com arquitetos e designers de interiores e, muitas das vezes, têm a formação superior em um desses cursos, já que ainda não temos a graduação em Paisagismo, somente cursos técnicos e de especialização.
  2. Nesta área de trabalho, o profissional deve ter a aptidão para criar um projeto de paisagem, selecionar os elementos naturais, ou até mesmo artificiais, que farão parte da composição do ambiente para que seja um espaço mais agradável possível.
  3. Conheça o curso de Paisagismo

8) Desenho de Animação

A graduação em Desenho de Animação é voltada para a ilustração e animação de artes, vídeos e produções multimídias. Os animadores são responsáveis pela produção de animações e imagens digitais que são utilizadas no cinema, em campanhas publicitárias na TV e internet, jogos, aplicativos para celular e outros.

Conheça o curso de Desenho de Animação

9) Engenharias

A área da Engenharia possui diversas ramificações. Ela não está diretamente ligada ao desenho, já que exige muitas outras habilidades como cálculos e desenvolvimento de projetos. Mas, em algumas das áreas, a habilidade para desenhos pode ser um diferencial. 

Por exemplo, na Engenharia Aeronáutica os profissionais devem estar aptos para projetar e criar aeronaves. No caso da Engenharia Cartográfica, o profissional deve ser especialista em dados para elaboração de mapas, enquanto na Engenharia Civil se aprende sobre a construção de casas, prédios e diversos estabelecimentos.

Leia também:  Como Saber Quem Viu Meus Snaps?

Conheça os cursos de Engenharia

6 cursos para quem gosta de desenhar

Como Se Chama Uma Pessoa Que Desenha?

Desenhar é uma forma de se expressar, de comunicar uma ideia ou de criar arte. Quem exercita este dom desenvolve criatividade, imaginação, noção de proporção, senso estético e diversas outras qualidades.

Há quem prefira manter esta atividade apenas como um hobby. No entanto, muitas pessoas buscam uma profissão em que possam aliar o gosto pelo desenho com um trabalho remunerado.

Pensando nisto, preparamos uma lista com alguns cursos de graduação que envolvem o ato de desenhar.

Descubra como o talento para o desenho pode ajudá-lo a se destacar em algumas profissões. Veja também algumas universidades de renome que oferecem cursos para quem gosta de desenhar!

1. Arquitetura

Um bom arquiteto precisa entender de desenho. Mesmo que utilize programas de computador pra criar suas plantas em vez de desenhar à mão livre, ele precisa conhecer técnicas de luz e sombra, perspectiva e representação de objetos. O currículo do curso de Arquitetura conta com diversas disciplinas de desenho técnico e geometria.

O arquiteto desenha e planeja espaços urbanos. Um dos objetivos é criar ambientes confortáveis, seguros e funcionais para seus usuários. A estética é outro fator importante e bastante presente nas obras arquitetônicas. Alguns arquitetos possuem um lado artístico tão aguçado que suas obras se tornam verdadeiros marcos e atrações turísticas.

Se você se imagina desenhando espaços urbanos, edifícios e ambientes internos, o curso de Arquitetura pode ser uma boa opção.

2. Artes Visuais

Quem faz o curso de Artes Visuais lida com diversas formas de expressão artística: pintura, cerâmica, escultura, fotografia, entre outros. O desenho também faz parte da formação deste profissional e o curso possui diversas disciplinas para quem gosta de desenhar, como por exemplo:

  • Ateliê de Desenho
  • Ilustração
  • História em Quadrinhos
  • Percepção e Desenho
  • Desenho Contemporâneo

Os profissionais formados em Artes Visuais podem trabalhar com produções artísticas, desenvolver projetos educativos e culturais, além de ministrar aulas. Os ambientes mais comuns em que estes profissionais estão inseridos são: galerias de arte, museus, ateliês, fundações culturais, escolas, secretarias de cultura, ateliê próprio, etc.

Se você curte fazer desenhos mais artísticos, o curso de Artes Visuais vai ajudá-lo a desenvolver bastante esse talento.

3. Desenho Industrial

O curso de Desenho Industrial, também conhecido como Design Industrial, capacita o estudante a criar e representar produtos dos mais diversos tipos para a indústria: desde garrafas de água até vidros de perfume, passando por móveis, joias, roupas, automóveis, máquinas, etc.

O objetivo deste profissional é criar desenhos com especificações técnicas sobre os aspectos construtivos dos produtos que serão produzidos pela indústria.

Criatividade e estética são importantes para a criação de produtos inovadores. No entanto, quem trabalha com desenho industrial fará desenhos mais técnicos envolvendo bastante geometria, cálculo, teorias de fabricação, características dos materiais e princípios mecânicos.

O curso de Desenho Industrial é legal para quem gosta de inventar novos objetos ou melhorar os existentes e se interessa pelo processo de fabricação de um produto.

4. Design Gráfico

Desenhar é a essência do trabalho de um designer gráfico. Ele cria projetos de comunicação visual, como logotipos de empresas, embalagens de produtos, panfletos, outdoors, revistas, páginas da internet e uma série de outros materiais visuais.

Muitas disciplinas deste curso são voltadas para a prática do desenho, abordando assuntos como técnicas artísticas, ilustração, representação de objetos em duas e três dimensões, entre outros.

É um curso com bastante utilização de software para a criação de imagens digitais, mas quem gosta de desenhar à mão livre também vai se encontrar nesta graduação.

5. Engenharia

Em algumas engenharias, desenhar faz parte do dia a dia do profissional. As Engenharias Civil e Mecânica, por exemplo, exigem um bom conhecimento sobre desenho técnico e geometria para que possa representar seus projetos, seja à mão livre ou utilizando programas de computador.

Outra Engenharia que é bastante ligada ao desenho é a Cartográfica e de Agrimensura, pois o objetivo deste profissional é coletar e analisar dados geográficos para desenhar mapas.

6. Moda

Quem se forma no curso de Moda trabalha essencialmente com a criação e comercialização de peças de vestuário e acessórios. O curso prepara o profissional para atuar com a confecção de roupas, produção de desfiles e eventos de moda, desenvolvimento de moldes e com diversos outros setores do mundo fashion.

Desenhar croquis e criar figurinos é uma das atividades do profissional desta área. Neste caso, a criatividade conta muito e, além de fazer desenhos técnicos, será preciso explorar o lado artístico para pensar em roupas, calçados, acessórios, além de estampas e texturas.

Onde estudar

Seja qual for a sua opção, é importante escolher uma instituição de ensino de boa qualidade, que ofereça um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Assim você garante que seu diploma será bem aceito no mercado de trabalho.

  • Conheça algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação dessa lista:
  • Veja também:
  • 9 profissões para quem é tímido

Você também gosta de desenhar? Se identificou com algum destes cursos? Conte para a gente aqui nos comentários!

Desenhista – Wikipédia, a enciclopédia livre

Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes. Ajude a inserir referências.O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico) (Janeiro de 2013)

Homem Vitruviano, desenho de Leonardo da Vinci.

Um desenhista ou desenhador é um artista gráfico especializado em melhorar a escrita, providenciando uma representação gráfica que corresponda ao conteúdo do texto associado. A ilustração pode ser feita para clarificar conceitos ou objetos complicados que sejam difíceis de serem descritos textualmente, ou a ilustração pode ser feita para entretenimento, cartões de visita, em capas e no interior de livros e revistas, ou para propagandas e pôsteres.

A maioria dos desenhistas contemporâneos vive de seus trabalhos artísticos, que são usados em livros infantis, propaganda, jornais e revistas. Os artistas de lápis, tinta e aerógrafo tradicionalmente dominaram este campo.

Os computadores alteraram a indústria dramaticamente, e hoje, quase todas as ilustrações comerciais são produzidas com eles. Porém, as técnicas tradicionais de ilustração ainda são populares, particularmente no campo literário. Guache, óleo, pastel, xilogravura, linogravura e pincel são algumas das técnicas tradicionais.

Não existem qualificações formais para que alguém se torne um desenhista. Porém, vários desenhistas renomados prestaram alguma escola de arte ou colégio dessa espécie e foram treinados em várias técnicas de desenho diferentes. Colégios artísticos e universidades oferecem cursos específicos para desenhistas, dando origem a um novo trajeto para a profissão.

Vários desenhistas são freelancers, comissionados pelos publicadores (de jornais, livros ou revistas) ou pelas agências de publicidade (propaganda).

A maioria das ilustrações técnicas ou científicas também é conhecida como “informação gráfica”.

Entre os especialistas de informação gráfica estão os desenhistas médicos que ilustram a anatomia humana, o que requer vários anos de treinamento médico e artístico.

Ver também

  • Desenho
Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de “https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Desenhista&oldid=58213074”

Profissões para Quem Gosta de Desenhar

Se tem jeito para desenho, o futuro pode passar por estas profissões. Conheça algumas profissões recomendadas para quem gosta de desenhar.

Arquiteto

A primeira profissão que se imagina ao falar em desenho é a de arquiteto, uma profissão exigente, mas com boa saída.

Engenheiro cartográfico

Pode desenhar mapas enquanto engenheiro cartográfico, entre outras tarefas que terá para realizar.

Desenho industrial

Também pode fazer desenhos de projetos industriais para as empresas.

Paisagista

Pode colocar o seu talento para o desenho em prática ajudando ao bem-estar da população enquanto paisagista.

Ilustrador

Se gosta de desenhar e tem talento no desenho, pode ser requisitado como ilustrador para livros, jornais, publicidades, brochuras, e praticamente para todo o tipo de texto que precise de uma ilustração.

Leia também:  Como Acabar Com As Paginas Que Abrem Sozinhas?

Figurinista

Coloque no papel as ideias dos diretores de cinema e de televisão e dos autores de peças de teatro, por exemplo.

Cartunista

Pode fazer a sua própria revista em quadrinhos ou aliar-se a um escritor para construir uma revista em quadrinhos de sucesso. Também pode receber encomendas de diferentes clientes.

Caricaturista

O caricaturista é especialista no desenho de pessoas, destacando os detalhes do rosto de cada pessoa.

Designer gráfico

O designer gráfico realiza variados trabalhos gráficos para sites de internet, revistas, anúncios, etc.

Este é um dos bons trabalhos para pessoas introvertidas.

Designer de interiores

Também pode conciliar o gosto pelo desenho com o gosto pela decoração na profissão de designer de interiores.

Game designer

Se tem paixão pela criação de ambientes e pelos videojogos pode tentar a sua sorte na carreira de game designer.

Animador digital

Pode tirar um curso de animação digital e criar diferentes animações para as várias solicitações que receber.

Tatuador

Se tem paixão pela arte das tatuagens pode abrir o seu próprio negócio e espalhar a sua arte nos corpos das pessoas.

Designer de moda

Se possuir tato para o mundo da moda pode desenvolver modelos de roupa e desenhar outros tipos de produtos relacionados com moda. Quem sabe se não será um(a) grande estilista no futuro?

Artista

Se para além de jeito para desenho tem sensibilidade e um sentido artístico apurado, pode considerar tirar um curso de artes e/ou aventurar-se como artista.

Conservador

Pode também experimentar ser conservador e restaurador de arte, onde é necessário redesenhar obras tocadas pelo tempo.

Diretor artístico

Uma das profissões menos stressantes que pode seguir é a de diretor de arte.

Conheça 27 Profissões Ligadas ao Desenho –

Além de ser uma forma de expressão, comunicação e satisfação pessoal, o desenho também pode ser praticado como atividade profissional, pois, existem dezenas de profissões ligadas, de alguma forma, ao desenho.

Neste artigo enumeramos as 27 principais profissões que têm como base o desenho:

1 – Arquiteto

Desenvolve projetos para a construção de residências, comércio e espaços públicos, propondo soluções que vão de encontro às necessidades dos usuários. Acompanha a obra desde o início até a finalização, lidando com toda a equipe de profissionais envolvidos. Pode lecionar em escola de cursos livre e técnicos.

2 – Artista Plástico

Desenvolve trabalhos artísticos com diversos materiais e meios. Participa de mostras em galerias, exposições, concursos e salões de arte, onde comercializa suas obras. Pode ter um Atelier próprio. Leciona em escolas

3 – Caricaturista

Trabalha em eventos, faz caricatura para revistas, jornais, livros, etc. Leciona em escolas de cursos livres.

4 – Cartunista

Faz cartuns, (piadas políticas e sociais ilustradas), tiras para jornais, ilustrações humorísticas, participa de concursos, etc. Pode lecionar em escolas de cursos livres.

5 – Designer Gráfico

Planeja impressos, cria logomarca, sites, folhetos, catálogos, identidade visual, cartão de visitas, acompanha serviços gráficos. Pode trabalhar em agências de propaganda, editoras, gráficas, montar seu próprio estúdio ou atuar como autônomo.

6 – Designer de Interiores

Esse profissional planeja e organiza os espaços, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente.

Estabelece relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir, harmoniza em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza.

Escolhe as cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.

7 – Desenhista Cadista

Trabalha como autônomo ou em escritórios de arquitetura ou engenharia. Em geral sua tarefa é desenhar, em programas como o AutoCAD, plantas, cortes, detalhamentos, peças mecânicas, etc., a partir de esboços de projetos desenvolvidos por profissionais, como o Arquiteto, Projetista, entre outros.

8 – Costureira

Esse profissional é quem desenvolve a peça. É ele quem prepara e cria as amostras de costura, trabalha na montagem dos vestuários, projeta e modela as confecções, unindo os tecidos até que a peça esteja finalizada.

As costureiras são quem garantem aos consumidores finais peças de qualidade e estilo. De nada adianta comprar roupas de uma grande grife se as suas costureiras não são de qualidade.

Provavelmente suas peças irão durar pouco e o seu investimento não valerá a pena.

9 – Designer Têxtil

Esse profissional, muito criativo, é o principal responsável por elaborar e aplicar estampas em tecidos, madeiras, palhas, e outras superfícies utilizadas no mundo da moda.

É ele quem estuda as principais tendências, as principais técnicas – pintura, ilustração, tipografia, fotografia, design e manipulação de imagens – e as principais superfícies para enfim criar estampas incríveis para os estilistas, lojas e empresas de moda.

10 – Desenhista Artístico

Profissional com formação artística, conhecimento de design e história da arte, pode atuar como desenhista, ilustrador, pintor e orientador em cursos livres.

11 – Designer Automotivo

Profissional com grande domínio técnico e conhecimento de modelo e design de veículos. Pode atuar em empresas ligadas ao setor ou de forma autônoma.

12 – Designer de Joias

Esse artista tem formação em Design, direcionado à criação de joias e bijuterias finas.

13 – Designer de Produto

Profissional com formação em Design, mas também com conhecimento sobre arte em geral, desenvolve projetos para a criação de novos produtos, tais como utensílios domésticos, luminárias, móveis, veículos, projetos gráficos, entre outros, desde a sua concepção até o produto final, sempre levando em conta as necessidades do usuário, os aspectos ergonômicos, uso racional de recursos naturais, o meio ambiente, etc. Pode lecionar.

14 – Designer de Embalagem

Profissional com formação em Design, especializado na criação e desenvolvimento de embalagens para os mais variados fins.

15 – Designer de Móveis

Desenvolve projetos para a fabricação de mobiliário para os mais diversos fins, para a indústria moveleira ou para uso exclusivo.

16 – Desenhista de Construção Civil

Desenvolve plantas e cortes executivos para as mais diversas etapas da área da construção civil, sob a supervisão do engenheiro e do arquiteto.

17 – Desenhista Projetista

Projeta peças, máquinas e acessórios as serem executados pela indústria.

18 – Estilista

Elabora trajes para as mais diversas finalidades. Promove desfiles. Presta Assessoria a clientes e empresários. Elabora editoriais para revistas de moda, etc.

19 – Artista Urbano (Street Designer)

Profissional com formação em desenho e arte, desenvolve obras sobre os mais diversos suportes e materiais, como graffiti, capacetes, veículos, espaços públicos, telas, shapes para Skate, entre outros.

20 – Ilustrador Manual

Colocamos como Ilustrador manual aquele profissional que faz ilustrações para diversas finalidades, sem o auxílio do computador. Pode ser instrutor em escolas.

21 – Ilustrador Digital

Mesmo profissional citado acima, porém, além fazer ilustrações manuais, também utiliza recursos digitais e produz ilustrações no computador.

22 – Maquetista

Elabora maquetes para prédios comerciais e residenciais. Embora esse profissional trabalhe com a terceira dimensão, sua base, em geral é o desenho industrial.

23 – Paisagista

Desenvolve projetos de paisagismo para casas, edifícios e espaços públicos, definindo os tipos de plantas, estilo de jardim, iluminação, manutenção, entre outros.

24 – Professor de Artes

Profissional com formação em várias atividades da arte e/ou do design ou numa atividade específica. Dependendo do nível de formação, pode lecionar em faculdades, escolas técnicas, cursos livres ou em atelier próprio.

25 – Quadrinista

Profissional que elabora campanhas e ilustrações para produtos destinados ao público infantil, jovem ou adulto; cria e desenvolve histórias em quadrinhos, charge, cartoons, etc.

26 – Tatuador

O desenho é fundamental na atividade desse profissional que desenha e pinta diretamente sobre a pele.

27 – Web Designer

Esse profissional do mundo virtual desenvolve a programação de web sites. Embora não trabalhe diretamente com desenho, esse conhecimento é importante no desenvolvimento do seu trabalho, pois atua diretamente com profissionais de criação.

Laerte Galesso – Diretor e Professor de Artes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*