Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

Estás a chegar a esse momento em que tudo te irrita enquanto caminhas pelas ruas da cidade? Já não aguentas as multidões ou o cheiro a combustível, que elimina qualquer vestígio do perfume que puseste essa manhã? Passas o dia no trabalho a pensar na tua próxima escapadinha de fim de semana, a uma das serras de Portugal para praticar desporto ou simplesmente para descansar? Pois chegou o momento de deixar de pensar e simplesmente atuar!

Não deixes que o stress tome conta de ti. Consulta a nossa lista com as 10 serras portuguesas e lança-te à descoberta das paisagens naturais mais impressionantes do país. Se decides ir sozinho ou acompanhado, é só um detalhe. O importante é relaxar e respirar ar puro, em contacto com a natureza! Começamos esta viagem de serra em serra?

1. Serra da Estrela

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

Desde o ponto mais alto da Serra da Estrela, a 2000 metros de altitude, a paisagem é simplesmente espetacular.

E nada melhor que começar a nossa viagem pelas serras de Portugal, do que pela cadeia montanhosa mais alta de Portugal Continental. Desde a famosa Torre da Serra da Estrela, a quase 2.

000 metros de altitude, vais poder desfrutar de paisagens naturais tão  espetaculares que te farão esquecer rapidamente qualquer preocupação! Aproveita ao máximo a tua estadia nesta zona do país para percorrer um dos muitos itinerários culturais ou de Turismo Ambiental que te oferece esta região do centro de Portugal.

E se viajas no inverno, refugia-te no conforto de uma das suas estâncias de esqui ou desliza montanha abaixo para ver de perto como esta serra portuguesa adquire outra beleza, quando coberta por um manto branco de neve. Se queres visitar Portugal de cima a baixo, esta é das montanhas de Portugal que tem que constar do teu itinerário!

Reserva hotéis na Covilhã

2. Serra da Arrábida

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

Na Serra da Arrábida tens mar e montanha num único lugar.

Para quem procura temperaturas mais amenas, talvez a Serra da Arrábida seja a melhor opção. E é também a escolha perfeita para os que querem ter a praia aí ao lado. E mais quando se tratam de algumas das praias mais belas de Portugal, como o Portinho da Arrábida, praia dos Galapinhos ou a praia da Figuerinha!

Localizada no concelho de Setúbal e integrada no Parque Natural da Arrábida, esta é uma das serras de Portugal que oculta muitos segredos. E não só naturais.

Entre a sua densa vegetação, é possível encontrar também um antigo convento franciscano, construído no século XVI, que oferecia uma localização privilegiada para a meditação solitária dos seus monges, com vista para o mar.

Preferes meditar em movimento? Pois também deves saber que a Serra da Arrábida oferece as condições perfeitas para a prática da escalada! Lá de cima podes ver por ti próprio, umas das mais bonitas paisagens naturais do país.

Reserva hotéis em Setúbal

3. Pico Ruivo

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

E porque não subir até ao nível das nuvens na Madeira? Para isso só tens que ir ao Pico Ruivo.

Vamos agora ao arquipélago da Madeira, para subir à terceira montanha mais alta de Portugal. Está localizada no concelho de Santana, a poucos quilómetros das casinhas tradicionais que quase sempre formam parte dos postais turísticos da Madeira.

Para chegar ao ponto mais alto do Pico Ruivo, e sem demasiada dificuldade, recomendamos que subas o trilho da Achada do Teixeira até ao Pico Ruivo.

O percurso dura cerca de uma hora e meia, mas estamos seguros de que demorarás algo mais, dada a quantidade de fotografias que vais querer tirar à paisagem que te rodeia.

Porque, por instantes, sentirás que estás nas nuvens e as paisagens lindas não te faltarão! 

Reserva hotéis no Funchal

4. Serra do Gerês

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

Na Serra do Gerês há atividades para todos os gostos, em qualquer época do ano.

E porque não passar uns dias de relaxamento total rodeado por uma das paisagens naturais protegidas mais belas do país? Para isso, deves dirigir-te à Serra do Gerês, a segunda maior elevação de Portugal Continental, que está integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Aqui encontrarás planos para todos os gostos,  idades e feitios, em praticamente qualquer época do ano.

Queres algo ativo? Pois aventura-te pelos diversos trilhos que te guiarão entre paisagens naturais de perder o fôlego ou lança-te à água para praticar alguma das atividades náuticas que encontrarás nesta zona, como canoagem ou rafting. Queres algo mais tranquilo? Então mima-te com uns bons banhos termais, que são um dos principais atrativos da região. Claramente, esta é das serras de Portugal com mais opções de entretenimento para ti.

Reserva hotéis na Ponte da Barca

5. Serra da Gardunha

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

Entre as serras de Portugal, a Serra da Gardunha oferece-te boas atividades e gastronomia.

Os planos que fomos mencionando antes não são suficientemente desafiantes para ti e procuras algo com mais adrenalina? Algo como um salto em parapente, por exemplo? Pois coloca a cidade do Fundão no GPS e dirige-te à Serra da Gardunha, um dos lugares favoritos em Portugal entre os praticantes desta modalidade, devido à sua altitude e condições de vento.

Mas se, para além do parapente, também és um adepto da boa gastronomia, vais adorar os queijos e os enchidos da região. E sabias que esta é também a capital da produção de cereja em Portugal? Sem dúvida, a sobremesa perfeita depois de um dia de emoções fortes por uma das serras de Portugal.

Reserva hotéis na Covilhã

6. Serra da Lousã

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

As aldeias de xisto da Serra da Lousã são um dos principais atrativos turísticos desta zona de Portugal.

E passamos agora a outra serra portuguesa, onde também se faz um produto bem doce… Falamos do mel de urze da Serra da Lousã, que se converteu já num dos produtos estrela desta região e que é uma marca com denominação de origem protegida. Mas, para além de estar muito vinculada à apicultura, a Serra da Lousã também é muito procurada pelas suas famosas aldeias de xisto, que dão um toque pitoresco às encostas das suas montanhas e que merecem ser visitadas.

Depois de caminhar pelas ruas estreitas e descobrir todas as lendas e tradições que estas paredes com milhares de anos ocultam, nada melhor que adentrar-se pela serra, pelos caminhos íngremes que antes percorriam os habitantes destas aldeias e descobrir toda a biodiversidade existente nesta bonita zona do país.

Reserva hotéis na Lousã

7. Serra do Açor

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

Durante uma visita à Serra do Açor não podes deixar de passar pela aldeia histórica de Piódão.

Entre duas das serras de Portugal – Serra da Lousã e a Serra da Estrela -, em pleno centro de Portugal, encontramos uma pequena cadeia montanhosa que não chega a alcançar, no seu ponto mais alto, os 1350 metros de altitude. Mas que surpreende e apaixona à primeira vista pela paisagens lindas que oferece a quem a visita.  

Depois do primeiro impacto, a olho de objetiva grande-angular, vamos fazendo zoom.

E, à medida que nos aproximamos, encontramos quedas de água impressionantes, ocultas entre uma densa vegetação que inclui espécies tão relevantes para a flora nacional que levaram à classificação desta zona como Área de Paisagem Protegida.

E, durante este exercício de registo quase fotográfico, não podes deixar de imortalizar as belas aldeias de xisto da região, que incluem a bela aldeia histórica de Piodão, também conhecida como a “aldeia presépio”.

Reserva hotéis em Piódão

8. Serra do Marão

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

Repara nas paisagens naturais da Serra do Marão.

A meio caminho entre o Porto e Vila Real, em plena zona de transição entre o Douro Litoral e a região de Trás os Montes e Alto Douro, está a sétima maior elevação de Portugal Continental. E como se chama? Falamos da Serra do Marão que, com os seus 1415 metros de altitude e devido às suas condições topográficas, é um autêntico paraíso para os amantes da observação de aves.

Codornizes, melros, águias reais ou exemplares de falcão-peregrino, cruza-bicos e estrelinhas-de-popa são apenas algumas das espécies que aqui podem ser observadas. Mas que esta não seja a única razão para visitar a Serra do Marão. Porque só com o observar das suas magníficas paisagens naturais rochosas já vale muito a pena!

Reserva hotéis em Vila Real

9. Serra do Caramulo

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

A Serra do Caramulo é sinónimo de ar puro e de águas de grande qualidade.

Falamos na Serra do Caramulo e de imediato pensamos na qualidade das suas águas. É que esta serra é um autêntico paraíso natural, perfeito para uns dias de desintoxicação do ambiente poluído das grandes cidades. Porque aqui o ar que se respira é puro e regenerador!

Leia também:  Porque A Marca Keloggs Tem O Tigre Como Icon?

Mas para que o tratamento seja completo, nada melhor que percorrer a pé os 8,2 quilómetros que constituem o percurso do Caramulinho e desfrutar, durante as 4 horas que dura o itinerário, das belas paisagens naturais que te rodeiam, efetuando paragem em algumas das aldeias típicas atravessadas por este trajeto. O seu ponto mais alto, em dias de bom clima, é também um excelente miradouro para observar desde longe o Vale de Besteiros e os picos da Serra da Estrela. E porque não tentas comunicar de uma serra para outra? Pode ser que obtenhas resposta.

Reserva hotéis no Caramulo

10. Montanha do Pico

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal?

A Montanha do Pico, nos Açores, é provavelmente uma das serras de Portugal com paisagens mais incríveis.

Das serras de Portugal situadas no Continente, damos agora um salto até às ilhas, mais concretamente à Ilha do Pico, nos Açores, para chegar, agora sim, à montanha mais alta de Portugal! Debaixo dos teus pés tens um estratovulcão com 2 351 metros de altitude. E esta é só a parte visível, porque debaixo de água há quase outro tanto, pelo que em total esta montanha de origem vulcânica tem quase 5000 metros!

Chegar ao topo do Pico não é fácil e exige algo de preparação e sorte com as condições climatéricas. Mas se não te sentes preparado para subir não te preocupes.

Podes sempre observar a imponência deste enorme vulcão desde a parte mais baixa das suas encostas, enquanto tomas um bom vinho e descobres a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada como Património Mundial pela UNESCO.

As Serras de Portugal têm paisagens lindas que certamente vais adorar. Visita-as para veres por ti mesmo, mas caso queiras ir para baixo, visita as 11 grutas em Portugal que são incríveis ou sobe só um pouco até aos 11 marcantes Castelos de Portugal. Se ficar ao nível do mar é a tua ideia, visita as 10 melhores praias de Portugal então

Qual é a maior montanha do planeta?

Existem muitas dúvidas – e, em alguns pontos de vista, até certa polêmica – sobre qual é a maior montanha do planeta. A resposta para essa pergunta, aparentemente óbvia para muitos, depende do referencial daquilo que se considera como “maior montanha”, o que não é muito simples e gera bastante divergência entre as pessoas.

Você provavelmente já deve ter ouvido por aí que o Monte Everest é a maior montanha do planeta, certo? Como já dissemos, isso vai depender do que se analisa.

Maior montanha em relação ao nível do mar

Quando consideramos o nível do mar (altitude) como referência, aí o primeiro lugar pertence mesmo ao Monte Everest e aos seus imponentes 8.850 metros de altitude.

A a região onde ele se encontra – o Himalaia, na Ásia – apresenta um relevo jovem e formado por atividades tectônicas. Assim, todos os dez pontos mais altos do planeta Terra encontram-se nessa mesma área.

Maior montanha em relação à base

Se levarmos em conta o tamanho de uma montanha ou o ponto da Terra em relação a sua base, independentemente do nível do mar, o Monte Everest é facilmente desbancado pelo Mauna Kea, uma montanha formada a partir de um vulcão no Havaí. Do seu topo até o seu “pé”, o vulcão havaiano alcança incríveis 10.023 metros. Essa montanha apresenta 4.205 metros acima do nível do mar, pois o restante fica submerso no oceano, haja vista que estamos falando de uma ilha inteira!

Mas se considerarmos somente as montanhas continentais – pois o Mauna Kea é oceânico –, o título muda novamente e vai para o Dhaulagiri, que também se localiza no Himalaia e possui uma altura de 8.167 metros do topo até a sua base.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal? O Mauna Kea é um ponto turístico por proporcionar uma bela vista

Maior montanha do mundo em proximidade com o espaço

O formato da Terra, como sabemos, não é uma esfera perfeita, mas sim um “geoide”, com uma configuração ligeiramente disforme e achatada nos polos. Por isso, essa formação muda totalmente a perspectiva da maior montanha do nosso planeta se fizermos a pergunta: qual ponto da Terra está mais perto do espaço sideral?

O que acontece é que as áreas mais próximas da Linha do Equador encontram-se naturalmente em uma faixa mais externa do planeta.

Por isso, com base nesse quesito, o ponto mais externo do nosso planeta fica no Monte Chimborazo, localizado no Equador.

Cálculos afirmam que ele está 2,4 km mais próximo do espaço do que o Everest. No entanto, em relação ao nível do mar, ele possui “apenas” 6.268 metros.

Como Se Chama E Onde Se Localiza A Maior Elevação De Portugal? Monte Chimborazo, o ponto da Terra mais próximo do espaço*

Curiosidade: a montanha mais alta entre os planetas e luas do sistema solar encontra-se em Marte e é chamada de Monte Olimpo, com mais de 27 km de altura, o que dá mais do que três vezes o Everest! No planeta vermelho, essa formação natural manteve-se nesse estado de altitude elevada porque lá praticamente não atuam os agentes exógenos do relevo, responsáveis pelo desgaste das formas externas da superfície.

  • *Créditos da imagem: amalavida.tv | Wikimedia Commons
  • Por Me. Rodolfo Alves Pena

O que é Altitude?

Na geografia, a altitude é um conceito que está relacionado a distância vertical (em metros) de determinado ponto em relação ao nível do mar.

Lembre-se que quanto maior a altitude, menor será a temperatura do local. Por outro lado, quanto menor a altitude, maior a temperatura.

De tal modo, podemos concluir que a altitude e a temperatura são, nesse caso, grandezas inversamente proporcionais. Ou seja, quando uma aumenta, a outra diminui, e vice-versa.

Devemos lembrar que a altitude está intimamente relacionada com o clima. Assim, os locais mais elevados são mais frios.

Isso porque as altitudes maiores apresentam menor concentração gás e têm como característica a dificuldade de reter o calor. Um exemplo, são as montanhas muito elevadas que possuem neve em seu cume.

Assim, quanto maior a altitude, menor a presença de oxigênio. Por esse motivo, pessoas que realizam escaladas ou atingem pontos muito altos estão preparadas para isso.

Nos Andes, por exemplo, populações que vivem ali estão acostumadas com o ar rarefeito e com a menor pressão atmosférica do local. Muitos deles mastigam folhas de coca para oxigenar e melhorar a respiração.

Fique Atento!

Muitas costumam confundir os conceitos de altura e altitude, ou mesmo achar que são sinônimos. Ambos estão relacionadas com distância vertical do relevo, no entanto, apresentam diferenças quanto ao referencial.

Enquanto a altura determina a medida de um ponto qualquer, a altitude, por sua vez, é sempre medida em relação ao nível do mar (0 metros de altitude).

Sendo assim, quando um ponto está abaixo do nível do mar é chamado de altitude negativa (por exemplo, uma depressão). Logo, a altitude positiva é quando o ponto se encontra acima do nível do mar.

Classificação da Altitude

  • Altitude Absoluta: distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.
  • Altitude Relativa: está relacionada com a diferença de altitudes entre duas montanhas ou pode ser a altitude de uma montanha em relação ao fundo de um vale.
  • Altitude Ortométrica: distância vertical de um ponto da superfície terrestre em relação a um geoide de referência.
  • Altitude Elipsoidal: distância vertical de um ponto a um elipsoide de referência.

Você Sabia?

O sistema de posicionamento global (global positioning system – GPS) é calculado através da altitude elipsoidal.

Relevo e Altitude

Em relação às formas de relevo, podemos concluir que as depressões são caracterizadas por apresentarem uma altitude negativa, por exemplo, os vales.

Por sua vez, as montanhas e cordilheiras possuem uma elevada altitude, e, portanto, positiva.

Os planaltos apresentam altitudes superiores a 200 metros, já as planícies apresentam altitudes inferiores a 200 metros. Logo, nos planaltos e planícies, embora a altitude seja menor, ela é positiva.

Altitudes do Relevo Brasileiro

  • Pico da Neblina: 2993 metros
  • Pico 31 de Março: 2972 metros
  • Pico da Bandeira: 2891 metros

Altitude de Algumas Cidades Brasileiras

  • São Paulo: 792 metros
  • Campos do Jordão: 1628 metros
  • Brasília: 1100 metros
  • Belo Horizonte: 858 metros
  • Rio de Janeiro: 10 metros

Altitude e Latitude

Há muita confusão entre os conceitos de altitude e latitude. Veja abaixo as diferenças entre eles:

  • Altitude: designa a elevação vertical de determinado ponto em relação ao nível do mar. Quanto mais alta for a altitude, menor será a temperatura. Ela é geralmente medida em metros.
  • Latitude: determina a distância da Linha do Equador (latitude de 0º) medida ao longo do Meridiano de Greenwich. Quanto mais elevadas as latitudes, menores serão as temperaturas. Ela é medida em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul.
Leia também:  Como Se Sabe Quando E A Pascoa?

Saiba também sobre o conceito de Latitude e Longitude.

Curiosidade

Os países baixos (Holanda) recebe esse nome pois grande parte está localizado abaixo do nível do mar. A altitude mais baixa é a cidade de Nieuwerkerk aan den IJssel, que está localizada a 6,76 metros abaixo do nível do mar. Já a altitude máxima é de 321 metros do Monte Vaalser.

Picos Madeira

Um dos Picos mais altos de Portugal está na Madeira! O Pico Ruivo, das Torres e do Areeiro oferecem espetáculos paisagísticos inesquecíveis e arrepiantes ao mais insensível dos espíritos! Eles são ícones da paisagem irreverente e majestosa da ilha da Madeira!

Pico Ruivo

O Pico Ruivo é um local a visitar, por ser o ponto mais alto da Ilha da Madeira com 1862 metros de altitude e o 3º mais alto em Portugal. É ultrapassado apenas pela Serra da Estrela em Portugal Continental e pela Ponta do Pico nos Açores. Como pode imaginar, a paisagem é única e o sentimento de se estar por cima das nuvens é indescritível.

Fica situado no concelho de Santana, e por motivos de conservação da Natureza a criação de vacas, cabras e ovelhas é proibida neste momento.

Para os que procuram umas férias científicas, não podem deixar de levar o equipamento necessário para o avistamento de aves que têm o Pico Ruivo como seu habitat, como é o caso da Freira da Madeira, do Tentilhão da Madeira, do Bis Bis, do Melro Preto, da Perdiz Comum e do Pintarroxo Comum. Quanto à Flora, como é um ambiente rochoso, a urze e os musgos são as espécies dominantes desta região.

Pico do Areeiro

O Pico do Arieiro é o terceiro Pico mais alto na Ilha da Madeira com 1818 metros de altitude, atrás do Pico Ruivo com 1862 metros e do Pico das Torres com 1851 metros.

Se não gosta de caminhadas, este Pico é aconselhado para si. Pertence ao Funchal e é dos Picos mais fáceis de se chegar uma vez que é possível fazê-lo de carro. Do topo é possível avistar outras localidades da ilha, como o Curral das Freiras, a Ponta de São Lourenço e se o tempo permitir, a ilha do Porto Santo ao longe.

Além de desfrutar uma vista singular neste Pico, o facto de haver um miradouro, um café, uma pousada e uma loja de souvenires, fazem a sua visita mais especial. De realçar que é aqui que está localizado o Centro da Freira da Madeira.

Devido à grande altitude, quando o Inverno é mais frio que o habitual na Ilha da Madeira, o Pico fica coberto por um manto de neve. É um fenómeno raro, uma vez que o clima na Madeira é quente, o que leva os próprios habitantes da ilha a visitar o local.

Pico das Torres

O Pico das Torres é conhecido por ser o segundo Pico mais alto da Madeira, com 1851 metros de altitude. Situa-se entre o Pico Ruivo e o Pico do Arieiro e é apenas acessível através do trilho que liga o Pico do Arieiro ao Pico Ruivo.

É um local com relevância para os amantes da Escalada, pois o trilho em direcção ao Pico Ruivo é um desafio devido à subida esculpida na rocha.

Pico, a ilha montanha | www.visitportugal.com

Com 448 Km2 de superfície, a Ilha do Pico é a segunda maior do arquipélago e aquela onde se situa a mais alta montanha de Portugal, precisamente o Pico, que lhe deu o nome, com 2.351 m de altitude.

Muitas vezes apelidada como Ilha Montanha, é um dos vértices das chamadas “ilhas do triângulo”, a que fica mais a sul do grupo central do arquipélago e apenas a 6 km do Faial.

O seu clima seco e quente em conjunção com a riqueza mineral dos solos de lava e a organização do terreno num impressionante mosaico de pedra negra – os “currais” – permitiu um crescente sucesso da cultura da vinha, com predomínio da casta verdelho.

Aos poucos, o vinho e a aguardente tornam-se apreciados dentro e fora da ilha. Exportado para a Europa e para a América, o verdelho atinge fama internacional, e chega inclusivamente a marcar presença na mesa dos czares russos.

Os extensos campos de lava que marcam a paisagem da ilha, e que a população local denomina de “lajidos” ou “terras de biscoito” formam a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, declarada Património da Humanidade da UNESCO em 2004. Destes merecem destaque os sítios do Lajido da Criação Velha e do Lajido de Santa Luzia.

Enquanto no chão de lava negra se destacam as “rilheiras”, sulcos deixados pelas rodas dos carros de bois que transportavam uvas e barris, nos portos e portinhos junto à beira-mar são os “rola-pipas”, encostas talhadas para facilitar o deslize das pipas até aos barcos, que ainda hoje representam esta atividade.

O imenso cone vulcânico da Montanha do Pico, o terceiro maior vulcão do Atlântico, impõe-se na paisagem da ilha. Na sua cratera principal aloja-se um cone de lava designado de Piquinho, no topo do qual fumarolas permanentes encarregam-se de lembrar a sua natureza vulcânica.

A cerca de 1250 metros de altitude, onde se inicia a subida pedestre à Montanha, já se avista grande parte da ilha, bem como as vizinhas Faial e São Jorge.

A subida até ao topo é cansativa, mas recompensada por panorâmicas fantásticas e únicas, que nos dias límpidos nos premeia adicionalmente com o vislumbre das ilhas Graciosa e Terceira.

É no Pico que encontramos um dos maiores tubos lávicos visitáveis do mundo, a Gruta das Torres, que se estende por cinco quilómetros embelezados por diversos tipos de estalactites e estalagmites lávicas e paredes estriadas.

Para os amantes do geoturismo, há outros locais obrigatórios de visita: as Furnas de Frei Matias, da Silveira e dos Montanheiros, bem como os Mistérios de Santa Luzia, Prainha e S.

João – formados pela lava de erupções vulcânica que se verificaram no mar e que se uniram à ilha, e ainda os Arcos do Cachorro, impressionante aglomeração de lavas perfuradas por numerosos túneis e grutas por onde o mar passa em turbilhão.

Outras paragens são as Lagoas do Capitão, do Caiado e do Paul, e ainda o Miradouro da Terra Alta situado na estrada que circunda a ilha pelo Norte, de onde podemos observar a Ilha de São Jorge, bem como a paisagem que a riqueza florestal da Ilha do Pico nos oferece.

O Pico é uma terra de fortes tradições baleeiras.

A sua área divide-se por 3 concelhos, Madalena, São Roque e Lajes e, tal como nas restantes ilhas dos Açores, o valor do seu património arquitetónico concentra-se, sobretudo, nas igrejas e ermidas existentes nas diferentes freguesias: a Igreja de Santa Maria Madalena, na Vila da Madalena, a de São Roque e o Convento e Igreja de São Pedro de Alcântara, em São Roque do Pico, a de Nossa Senhora da Conceição e Ermida de São Pedro, nas Lajes e tantas outras.

De destacar ainda o Museu do Pico, com os seus três pólos: o Museu dos Baleeiros, nas Lajes, o Museu da Indústria Baleeira, em São Roque, e o Museu do Vinho, na Madalena, locais obrigatórios de visita que retratam uma época importante da história do Pico. O Museu do Vinho ocupa as antigas instalações do Convento das Carmelitas, proporcionando visitas às vinhas, provas de vinho e, em Setembro, participação nas vindimas.

A ilha do Pico para além da sua riqueza natural oferece também um bom património gastronómico, muito baseado em pratos de peixe e marisco, de onde sobressaem as famosas Caldeiradas, o polvo guisado com vinho de cheiro, linguiça com inhame, molha de carne e os caldos de peixe.

Afamados são também os seus figos, de interior vermelho vivo, o mel produzido com a flor do incenso e o Queijo do Pico – um queijo de leite de vaca de pasta mole (nomeadamente os de São João e do Arrife).

Tudo regado, claro está, pelo Vinho Verdelho, ou pelos muito apreciados vinhos tintos e brancos da Ilha.

Terra de grande tradição baleeira, o Pico prima pelas variadas peças artesanais em osso e dente de baleia, bem como pelos chapéus de palha, as flores de escama de peixe e miniaturas em madeira dos botes baleeiros, tudo boas sugestões para levar como recordação.

Lista de montanhas de Portugal – Wikipédia, a enciclopédia livre

Esta é uma lista de montanhas de Portugal. A lista inclui montanhas dos Açores e Madeira.

Torre
Nevosa(Gerês)
Larouco
Lombada GrandeDistribuição das principais montanhas de Portugal Continental
PicoDistribuição das principais montanhas dos Açores
Ruivo
Torres
AreeiroDistribuição das principais montanhas da Madeira

  • O monte Pico (2351 m), na Ilha do Pico, é a mais alta montanha de Portugal.

  • A Torre (1993 m) é o pico mais alto da Serra da Estrela, e o mais alto de Portugal Continental

  • Pico Ruivo (1861 m), a montanha mais alta da Madeira e a terceira mais alta de Portugal

Leia também:  Como Desprezar Um Homem Que Te Magoou?

Por altitude

Acima de 1500 m de altitude

Nome
Altitude
Proeminência
Localização
Coordenadas
Observações
Monte Pico 2351 m[1][2] 2351 m Ilha do Pico 38° 28′ 08″ N, 28° 23′ 56″ O Montanha mais alta de Portugal
Torre (Serra da Estrela) 1993 m[3] Serra da Estrela 40° 19′ 18,72″ N, 7° 36′ 46,68″ O Montanha mais alta de Portugal Continental
Pico Ruivo 1861 m[2] 1861 m Ilha da Madeira 32° 45′ 31″ N, 16° 56′ 32″ O Montanha mais alta da Madeira
Pico das Torres 1851 m Ilha da Madeira 32° 45′ 01,69″ N, 16° 56′ 17,74″ O
Pico do Areeiro 1818 m Ilha da Madeira 32° 44′ 08,68″ N, 16° 55′ 40″ O
Pico Cidrão 1801 m [4] Ilha da Madeira
Pico do Cedro Ilha da Madeira
Alto da Pedrice (Poio da Cabeça) [5] 1758 m 207 m Serra da Estrela 40° 17′ 41″ N, 7° 34′ 48″ O Pico secundário da serra da Estrela, de baixa proeminência
Pico Casado 1725 m Ilha da Madeira
Poios Brancos 1704 m 102 m Serra da Estrela Pico secundário, de baixa proeminência
Santinha 1595 m 198 m Serra da Estrela Pico secundário, de baixa proeminência
Pico da Nevosa 1548 m 760 m Serra do Gerês 41° 49′ 30″ N, 8° 02′ 27″ O Segunda montanha mais alta de Portugal Continental
Pico do Sobreiro 1538 m 124 m Serra do Gerês 41° 04,153′ N, 8° 02,069′ O Pico secundário, de baixa proeminência
Larouco 1535 m 423 m Serra do Larouco 41° 52′ 49,36″ N, 7° 43′ 13,14″ O Terceira montanha mais alta de Portugal Continental
São Bento 1530 m 119 m Serra da Estrela 40° 21,529′ N, 7° 40,869′ O Pico secundário, de baixa proeminência
Taloeiros(Cabeço dos Pinheiros/Alvoaça) 1517 m 101 m Serra da Estrela 40° 17,106′ N, 7° 38,486′ O Pico secundário, de baixa proeminência

De 1000 m a 1500 m de altitude

Nome

Altitude (m)

Proeminênciatopográfica (m)

Localização

Observações

Lombada Grande[6] (Serra de Montesinho) 1486 Bragança (Bragança) Lombada Grande é o ponto mais alto em Portugal da serra de Montesinho, mas não é o cume de uma montanha, mas sim de uma pequena elevação secundária numa encosta da serra que em Espanha se chama sierra de La Parada, e que por sua vez constitui apenas o prolongamento para sudeste da serra de Gamoneda. Coordenadas: 41° 59′ 19″ N, 6° 48′ 27″ O (mais alto em Portugal) e 41° 59′ 19″ N, 6° 48′ 27″ O (cume em Espanha)
Picoto de Cebola (Serra do Açor) 1418 Coimbra Ponto mais alto da Serra do Açor
Serra de Soajo 1416 768 Soajo O ponto mais alto é o pico da Pedrada
Serra do Marão 1415 Amarante, Baião, Vila Real, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião e Régua
Serra de Montemuro 1382 842 Cinfães (Viseu)
Serra Amarela 1362 Peneda-Gerês
Serra do Açor 1339 Coimbra
Serra da Nogueira 1319 Bragança
Serra da Cabreira 1286 Montalegre,Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto
Serra do Alvão 1283 Vila Real (Vila Real)
Serra do Barroso 1279 Montalegre (Vila Real)
Serra da Coroa 1273 307
Serra da Gardunha 1227 770
Serra de Bigorne 1210 Lamego (Viseu)
Serra da Lousã 1205 Lousã (Coimbra)
Serra de Bornes 1200 620
Serra da Padrela 1146 Concelhos de Valpaços e Vila Pouca de Aguiar
Serra da Esculqueira 1145
Serra da Falperra 1134
Serra do Vidual 1119
Serra da Arada 1116
Serra da Gralheira 1116
Pico da Vara 1108 Ilha de São Miguel, Açores Montanha mais alta da Ilha de São Miguel
Serra da Freita 1098 Arouca (Aveiro)
Serra de Alvéolos 1084 Distrito de Castelo Branco Nomes alternativos: Cabeço Rainho ou Cabeço da Rainha
Serra de Mairos 1084
Serra da Malcata 1072
Serra do Caramulo 1077
Serra da Coelheira 1054
Pico da Esperança 1053 Ilha de São Jorge, Açores Montanha mais alta da Ilha de São Jorge
Serra de São Macário 1052 Frente ao vale de São Pedro do Sul
Cabeço Gordo 1043 Ilha do Faial, Açores Ponto mais alto da Ilha do Faial
Serra de Santa Comba 1041 Concelhos de Valpaços e Mirandela Pico mais alto fica situado na freguesia de Vales (Valpaços)
Serra do Temão 1035
Serra de São Mamede 1025 Montanha mais alta a sul do rio Tejo
Serra de Santa Bárbara 1021 Ilha Terceira, Açores Montanha mais alta da Terceira
Serra de Leomil 1008
Serra do Fundão 1000

Montanhas abaixo dos 1000 Metros de altitude

Nome

Altitude (m)

Localização

Observações

Serra de Mogadouro 993
Serra do Pisco 989
Serra da Marofa 977
Serra da Aboboreira 972 Baião (Porto)
Serra do Reboredo 966 Torre de Moncorvo
Serra do Castelo de Matos 970 Baião (Porto)
Serra da Lapa 955
Monte Farinha 947 Mondim de Basto
Morro Alto 914 Ilha das Flores, Açores
Serra de Monchique 902 Monchique (Faro) Montanha mais alta do Algarve
Serra do Maroiço / Merouço 894 Fafe Alto de Morgair
Serra de Corno de Bico 889
Serra do Moradal 885
Serra de Marvão 865
Serra do Arestal 830
Estreitinho 720 Ilha do Corvo, Açores
Serra de Arga 700 Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima
Serra de Oural 700
Serra de Aire 679
Serra de Montejunto 666 Alenquer Montanha mais alta do distrito de Lisboa
Serra de Ossa 650
Serra Bando dos Santos 643 Mação
Serra de Alvaiázere 618 Alvaiázere
Serra dos Candeeiros 613
Serra de Ansião 612
Serra da Melriça 591
Pico Alto 587 Ilha de Santa Maria, Açores
Serra do Caldeirão 577
Serra do Sicó 553
Serra do Buçaco 549
Serra do Rabaçal 532
Serra da Agrela 532
Serra de Sintra 528 Sintra
Serra da Adiça 518
Pico do Facho do Porto Santo 516 Porto Santo (Madeira)
Serra da Arrábida 503 Setúbal e Palmela
Serra da Maunça 423 Leiria
Serra de Portel 418
Serra de Monte Figo 411
Cabeço de Montachique 408 Loures
Serra de Arraiolos 407
Senhora do Círculo 406 Condeixa-a-Nova Terras de Sicó
Pico do Coirão 405 Ilha da Graciosa, Açores
Serra de São Tiago 400
Serra de Grândola 383 Grândola
Serra do Cercal 378
Serra de Valongo 376
Serra de Montemor 357 Loures
Pico do Facho de Machico 323 Machico (Madeira)
Serra da Amoreira 313 Odivelas
Serra de Espinhaço de Cão 297 Barlavento algarvio
Serra da Boa Viagem 261 Figueira da Foz

Maiores Altitudes de Cumes de Serras/Montanhas por Distrito

Viana do Castelo

Pedrada – 1416 m

Braga

Pico do Sobreiro – 1538 m

Vila Real

Pico da Nevosa – 1548 m

Bragança

Nogueira – 1320 m

Porto

Serra do Marão – 1416 m

Aveiro

Detrelo da Malhada – 1099 m

Viseu

Serra de Montemuro – 1382 m

Guarda

Serra da Estrela – 1993 m

Coimbra

Serra da Cebola – 1418 m
São Pedro de Açor – 1342 m

Leiria

Neve – 1193 m
Lomba de Visinhos – 1065 m
Safra – 1024 m

Castelo Branco

Serra da Estrela – 1993 m

Santarém

Serra de Aire – 678 m
Bando dos Santos – 643 m
Bando do Codes – 624 m

Lisboa

Montejunto – 666 m
Penha do Meio Dia – 573 m
Cruz Alta – 528 m

Portalegre

Serra São Mamede – 1027 m
Alto dos Forninhos – 943 m
Serra Fria – 889 m

Setúbal

Formosinho – 501 m

Évora

Serra de Ossa – 653 m

Beja

Pico das Escovas – 584 m

Faro

Fóia – 902 metros

Ver também

  • Maciço Calcário Estremenho
  • Sistema Montejunto-Estrela

Ligações externas

  • Todos os cumes de Portugal Continental com mais de 40 metros de proeminência. Inclui tabelas com indicação de azimutes e mapas com as áreas visíveis a partir de cada um. Organizados por distrito, concelho e freguesia. Fornecem-se ainda cálculos de: dominância, isolamento e diferença topográfica.
  • Mapa com todas as montanhas de Portugal Continental – inclui as montanhas com mais de 800 m de altitude e 100 m de proeminência topográfica
  • Lista das montanhas mais altas de Portugal Continental – inclui as montanhas com mais de 800 m de altitude e 100 m de proeminência topográfica
  • Lista das serras mais altas de Portugal Continental com altitudes verificadas e localização dos pontos mais altos por coordenadas.

Referências

  1. ↑ Rádio Pico – Informação turística
  2. a b “Europe: Atlantic Islands – Ultra Prominences” Peaklist.org. Acesso em 2012-06-28.
  3. ↑ Serra da Estrela, site:Peakbagger.com
  4. ↑ Pico Cidrão
  5. ↑ Pedro Macedo. «Alto da Pedrice/ Poio da Cabeça». Consultado em 4 de abril de 2018 
  6. ↑ Pedro Macedo. «Lombada Grande». Consultado em 4 de abril de 2018 

Obtida de “https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lista_de_montanhas_de_Portugal&oldid=58745650”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*