Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra?

As camadas da atmosfera representam as divisões da atmosfera terrestre em níveis com características particulares.

A divisão mais comum baseia-se na variação da temperatura de acordo com a altitude, mas há outras maneiras de dividir e classificar as camadas, como por meio do critério relacionado com a composição do ar.

A classificação baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. É importante dizer que essa divisão não apresenta limites estabelecidos entre as camadas, visto que a atmosfera é um meio fluido constituído por diversos gases.

Quais são as camadas da atmosfera?

Troposfera

Corresponde à primeira camada da atmosfera, ou seja, é a que mais se aproxima da superfície terrestre. É nessa camada que os seres vivos podem respirar normalmente.

Apesar de apresentar uma extensão inferior às demais camadas, a troposfera constitui cerca de 80% da massa atmosférica. A distância entre a superfície terrestre e o limite da troposfera é de aproximadamente 17 quilômetros.

À medida que a altitude aumenta, a temperatura nessa camada apresenta queda (reduz cerca de 6,5º C) e varia verticalmente. É nessa camada que ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos, porque nela se encontra quase todo o vapor d'água da atmosfera.

É na troposfera que circulam os aviões de carga e de passageiros. O limite superior da troposfera, conhecido como tropopausa, faz divisa com a próxima camada da atmosfera: a estratosfera.

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra? É na camada da atmosfera conhecida como troposfera que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos.

Estratosfera

Corresponde à segunda camada mais próxima da atmosfera, fazendo limite com a troposfera e com a mesosfera, camada que vem logo a seguir. Na estratosfera, diferente do que ocorre na troposfera, a temperatura eleva-se à medida que a altitude aumenta.

Nessa camada, há pouca concentração de vapor d'água, e o ar movimenta-se horizontalmente. A distância entre a superfície da Terra e o limite superior da estratosfera é de aproximadamente 50 quilômetros.

É na estratosfera que se encontra a camada de ozônio, responsável por filtrar a radiação ultravioleta, nociva aos seres vivos. O ozônio é um dos gases que compõem a atmosfera. Cerca de 90% de seu volume encontra-se na estratosfera, onde 90% da radiação ultravioleta B é absorvida pela camada de ozônio.

Essa radiação está associada a problemas de visão, envelhecimento precoce e casos de câncer de pele. Por apresentar estabilidade, é possível que circulem aviões a jato nessa camada.

Leia mais: Como é destruída a camada de ozônio?

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra? É na camada da atmosfera conhecida como estratosfera que circulam os aviões a jato.*

Mesosfera

Corresponde à camada intermediária entre a estratosfera e a termosfera. Diferente do que ocorre na estratosfera, a temperatura da mesosfera apresenta queda à medida que a altitude aumenta. Nessa camada, as temperaturas podem chegar a -90º C no seu limite superior.

É, por isso, considerada a mais fria entre as camadas da atmosfera. Essa redução de temperatura deve-se ao fato de que, na mesosfera, há baixa concentração de moléculas em decorrência da redução do calor que provém da camada de ozônio. Quanto mais se eleva a altitude, mais o ar torna-se rarefeito.

Nessa camada, ocorre a combustão que fragmenta os meteoritos, evitando assim que eles cheguem à superfície terrestre. Isso é possível graças à resistência do ar dessa camada. Essa resistência gera calor e possibilita a ocorrência do processo de combustão.

A distância entre o limite superior da mesosfera e a superfície terrestre é de aproximadamente 80 quilômetros.

Saiba mais: Os gases que compõem a atmosfera são atraídos pela gravidade

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra? É na camada da atmosfera conhecida como mesosfera que ocorre a combustão de meteoritos.

Termosfera

Corresponde à camada intermediária entre a mesosfera e a exosfera, última camada da atmosfera. A termosfera é também chamada de ionosfera.

Esse nome é dado porque nessa camada concentra-se uma grande quantidade de íons (partículas carregadas de eletricidade), que possibilitam a reflexão de ondas de rádio. O ar na termosfera é extremamente rarefeito, predominando o gás hidrogênio.

Diferente do que acontece na mesosfera, a temperatura na termosfera volta a elevar-se à medida que há aumento da altitude, podendo chegar a 1500º C em seu limite superior. Essa camada representa apenas 1% da atmosfera e atua na retenção da radiação solar.

É na termosfera que orbitam os ônibus espaciais e alguns satélites. É nela também que ocorre o fenômeno conhecido como aurora polar.

Esse fenômeno óptico, caracterizado pelo conjunto de luzes brilhantes que podem ser vistos no céu no período noturno, é conhecido, no Hemisfério Norte, como aurora boreal. No Hemisfério Sul, o fenômeno é conhecido como aurora austral. A distância entre o limite superior da termosfera até a superfície terrestre é de aproximadamente 600 quilômetros.

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra? É na termosfera que ocorrem os fenômenos ópticos conhecidos como aurora boreal e aurora austral.​​​​​​  

Exosfera

Corresponde à última camada da atmosfera e representa a transição entre a atmosfera terrestre e o espaço sideral. Inicia-se a cerca de 600 quilômetros da superfície terrestre e não apresenta limite superior visível em decorrência dos gases extremamente rarefeitos que a constituem.

Metade dessa camada é composta por gás hélio e a outra metade por hidrogênio. É na exosfera que as partículas presentes começam a se desprender da gravidade da Terra. As temperaturas na exosfera permanecem elevadas, superando os 1000º C.

Essa elevação da temperatura requer que naves espaciais sejam construídas com material resistente a altas temperaturas para que possam atravessar essa camada, na qual orbitam os satélites artificiais.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra? É na camada da atmosfera conhecida como exosfera que orbitam os satélites artificiais.

​​​​​​Curiosidades sobre camadas da atmosfera

1. Qual é a primeira camada da atmosfera terrestre?

A primeira camada da atmosfera terrestre é a troposfera. A distância de seu limite superior até a superfície terrestre é de, aproximadamente, 17 quilômetros.

2. Qual é a camada mais fria da atmosfera terrestre?

A camada mais fria da atmosfera terrestre é a mesosfera. As temperaturas em seu limite superior podem chegar a -90º C. A variação de temperatura acontece à medida que a altitude eleva-se.

3. Qual é a última camada da atmosfera?

A última camada da atmosfera é a exosfera. Essa camada faz a transição da atmosfera terrestre com o espaço sideral.

4. Em qual camada da atmosfera ocorrem os fenômenos meteorológicos?

Os fenômenos meteorológicos, como chuvas, granizos, nevoeiros, tempestades, ocorrem na camada conhecida como troposfera.

5. Em qual camada da atmosfera terrestre localiza-se a camada de ozônio?

A camada de ozônio – responsável por filtrar os raios solares nocivos à saúde – localiza-se na estratosfera.

6. Em qual camada ocorre o fenômeno conhecido como aurora polar?

O fenômeno óptico conhecido como aurora polar ocorre na termosfera. Esse fenômeno pode ser observado no fim da tarde e início da noite. É caracterizado pelo conjunto de luzes brilhantes no céu, provenientes da interação entre as partículas do Sol e os ventos solares.

7. Em qual camada da atmosfera circulam os aviões de carga e de passageiros?

Os aviões de carga e de passageiros circulam na camada da atmosfera conhecida como troposfera.

8. Em qual camada da atmosfera orbitam os satélites artificiais?

Os satélites artificiais orbitam na exosfera.

Mapa Mental: Camadas da Atmosfera

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra?

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Composição da atmosfera terrestre

Conhecida como a camada gasosa que envolve a Terra, a atmosfera terrestre é constituída por oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, argônio e outros gases. Em decorrência da atuação da gravidade, esses gases não se dissipam.

Na atmosfera, há também concentração de vapor d'água, elemento que se reduz à medida que a altitude diminui. O vapor d'água influencia a dinâmica das temperaturas, pois tem a capacidade de absorver e emitir calor.

A atmosfera não possui limite físico com o espaço sideral por ser um meio fluido constituído por gases.

As principais funções da atmosfera são proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à saúde; evitar que meteoritos atinjam a superfície terrestre, fragmentando-os por meio do processo de combustão; permitir que ocorra o chamado efeito estufa, que mantém as temperaturas do planeta estáveis.

A atmosfera terrestre divide-se em camadas segundo alguns critérios, como composição do ar e variação de temperatura. A divisão mais comum é a que se baseia nas temperaturas, que variam de acordo com a elevação da altitude. Essa classificação divide a atmosfera em cinco camadas:

  • Troposfera
  • Estratosfera
  • Mesosfera
  • Termosfera
  • Exosfera

Leia também: A origem da atmosfera

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra? A atmosfera terrestre é a camada de gás que envolve a Terra, protegendo-a dos raios solares nocivos à saúde e dos fragmentos rochosos que podem atingir a superfície.

Exercícios sobre camadas da atmosfera

  • 1. (UNIFEI) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
  • a) Estratosfera
  • b) Troposfera
  • c) Mesosfera
  • d) Termosfera
  • e) Exosfera
  • RESOLUÇÃO: Alternativa B
  • É na troposfera – camada mais próxima à superfície terrestre – que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos.
  • 2. Faça a correspondência das camadas da atmosfera com suas respectivas características e assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
  • ( ) Troposfera
  • ( ) Estratosfera
  • ( ) Mesosfera
  • ( ) Termosfera
  • ( ) Exosfera
  • (1) É nessa camada que se localiza a camada de ozônio, responsável por filtrar os raios solares nocivos à saúde.
  • (2) É a última camada da atmosfera, e nela orbitam os satélites artificiais.
  • (3) É a camada mais fria da atmosfera terrestre.
  • (4) Essa camada apresenta elevação de temperatura, que pode alcançar 1500º C.
  • (5) É a primeira camada da atmosfera, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos.
  • a) 2, 3,1,5,4
  • b) 5,1,4,3,2
  • c) 5,1,3,4,2
  • d) 2,3,1,4,5
  • RESOLUÇÃO: Alternativa C
  • ___________________ *Crédito da imagem: Fasttailwind / Shutterstock Por Rafaela Sousa
  • Graduada em Geografia
Leia também:  Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

A Atmosfera terrestre – composição, camadas e gases

A atmosfera terrestre é uma mistura formada por vários gases. Os principais componentes do ar seco são o gás nitrogênio e o gás oxigênio. Porém: existem outros gases em quantidades bem menores, por exemplo, o argônio e o gás carbônico.

É o que chamamos popularmente de ar. Desempenha um papel fundamental para existência e manutenção da vida.

O que é a atmosfera terrestre

A atmosfera terrestre é a camada gasosa que envolve a superfície do planeta Terra. É formada por uma mistura de gases, poeira, fuligem e micro-organismo. Graças a ela a vida é possível, pois funciona como um filtro da radiação solar e mantém a temperatura sem grandes variações.

Qual a composição da atmosfera terrestre

A atmosfera terrestre é composta principalmente de gases e vapor de água. Entre eles o nitrogênio 78%, oxigênio 21%, outros gases 21%. Essa composição pode variar dependo da região.

Em 100 litros de ar seco e não poluído existem aproximadamente:

  • 78 litros de gás nitrogênio, o que corresponde a 78% em volume;
  • 21 litros de gás oxigênio ou 21% em volume;
  • 1 litro dos demais gases ou 1% em volume.

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra?

No estudo da composição do ar seco não foi considerada a presença do vapor-d água, que pode aparecer em diversas quantidades nos diferentes ambientes da Terra.

Você já sabe que em um deserto a quantidade de vapor-d’água é pequena e que, em uma floresta, sua quantidade é maior. Sem a existência do vapor-d’água no ar, não existiriam as nuvens, a chuva e a neve.

Cada um dos gases que compõem o ar apresenta características diferentes. A seguir vamos estudar algumas das características desses gases.

  • Assuntos relacionados a essa aula:
  • O gás nitrogênio é o componente mais abundante no ar.
  • Nas raízes de certas plantas chamadas leguminosas (como feijão, lentilha, ervilha e soja) existem alguns microrganismos que retiram o gás nitrogênio presente no ar e o transformam em outras substâncias, chamadas de substâncias nitrogenadas.
  • Elas são absorvidas pelas raízes das plantas, contribuindo com o seu desenvolvimento.

Existem indústrias que retiram o gás nitrogênio do ar e o fazem passar para o estado líquido, a uma temperatura muito baixa. Nesse estado, o nitrogênio é utilizado em refrigeração, por exemplo, na conservação de sêmen de animais usado nos processos de fecundação artificial.

Na indústria, o gás nitrogênio também é matéria prima para muitas substâncias, como fertilizantes, material de limpeza e explosivos.

Gás oxigênio

O gás oxigênio é o segundo mais abundante no ar. Ele é conhecido como gás vital, isto éf fundamental para a existência da vida. A maioria dos seres vivos utiliza o gás oxigênio na respiração celular; são os chamados seres aeróbicos.

O gás oxigênio também é importante na combustão (queima). Em uma combustão existem sempre dois participantes: o material que é queimado, chamado combustível, e a substância que mantém (alimenta) a combustão, o comburente, que é o gás oxigênio. Sem a presença de gás oxigênio não existe combustão.

Gás carbônico (ou dióxido de carbono)

A quantidade de gás carbônico é cerca de 0,03% do total de gases presentes no ar atmosférico. As plantas utilizam o gás carbônico no processo de fotossíntese para a produção de glicose, que é utilizada no seu desenvolvimento.

  1. Além disso, o gás carbônico está envolvido em outros processos: ele é liberado na respiração e na queima de algumas substâncias.
  2. A produção de grandes quantidades de gás carbônico, devido principalmente à queima de combustíveis fósseis, é responsável pelo aumento do efeito estufa.
  3. O gás carbônico também pode ser usado em indústrias de bebidas, principalmente na produção de água gaseificada e de refrigerantes.

A atmosfera pode ser dividida em cinco camadas, de acordo com certas características: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera exosfera. É importante saber que não existe um limite exato entre essas camadas e que as características variam de acordo com a altitude. O esquema a seguir mostra uma divisão aproximada e a temperatura dessas camadas.

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra?

Troposfera

É a camada onde vivemos, que se estende por aproximadamente 15 km de altura a partir do nível do mar. É nessa camada que se encontra a maior quantidade de ar. Na troposfera, onde estão localizadas as nuvens, ocorrem todos os fenômenos relacionados ao clima: chuvas, tempestades, relâmpagos, furacões, neve, etc.

Ao se afastar da superfície, a temperatura diminui, chegando a – 60 °C, aproximadamente.

Estratosfera

Essa camada, que começa logo acima da troposfera, estende-se até uma altitude aproximada de 50 km e apresenta uma quantidade muito pequena de ar. Na estratosfera, praticamente não existem nuvens nem tempestades, o que a torna muito estável.

No seu limite superior está a camada de ozônio.

A camada de ozônio retém uma parte dos raios ultravioleta provenientes do Sol. Sem essa camada, seria muito maior a quantidade desses raios que atingiria a Terra, o que provocaria muitos danos aos seres vivos, como o aumento da ocorrência de câncer de pele em seres humanos e em outros animais.

Mesosfera

A mesosfera é a camada central da atmosfera e tem cerca de 30 km de espessura. Nela, a temperatura diminui com a altitude. Essa é a camada atmosférica mais fria, onde a temperatura pode chegar a -90 °C.

Termosfera

Nessa camada, que se inicia aproximadamente a 80 km e se estende até aproximadamente 450 km, a temperatura aumenta rapidamente com a altitude.

Aurora Polar

A aurora polar é um fenômeno luminoso formado por um brilho intenso observado durante a noite nos céus próximos às regiões polares. No Polo Norte, elas são conhecidas por auroras boreais e no Polo Sul. por auroras austrais.

Esse fenômeno ocorre na termosfera e é provocado pelo chamado vento solar, que é formado por partículas provenientes do Sol que se chocam com os componentes da termosfera e emitem luz.

Do solo, vemos somente uma pequena parte do que realmente acontece. Esse bonito espetáculo só é visto por completo por um astronauta em órbita na Terra.

Exosfera

Essa é a última camada da atmosfera. Acima dela temos o espaço sideral, onde não existe ar.

A existência do ar

Você provavelmente já deve ter arremessado um pequeno avião de papel ou empinado uma pipa, ou ainda, visto pessoas praticando paraquedismo. Sabe o que torna possíveis todas essas atividades?

Elas acontecem porque esses objetos estão envolvidos pelo ar. O avião de papel, a pipa e o paraquedas precisam do ar para se movimentar. E como podemos perceber o ar? Do que ele é formado? O que é atmosfera? O que é ar rarefeito?

Você vai encontrar as respostas para essas perguntas após o estudo deste capítulo.

Você já sabe que o ar não é visível e é uma mistura de gases. Também vimos que o vento, o ar em movimento, faz com que as roupas em um varal sequem mais rapidamente.

Mas que evidências podem ser observadas sobre a existência do ar se ele é invisível?

Mesmo que não possamos vê-lo, quando nos abanamos com um leque, por exemplo, temos a sensação de algo batendo em nós, de modo muito leve. O que se choca contra o rosto são as moléculas que compõem o ar. Dessa maneira, mesmo sem vê-lo, podemos perceber que ele existe.

Mesmo em lugares que parecem não ter ar, podemos provar sua existência.

Se mergulharmos uma esponja dentro de um recipiente contendo água, podemos perceber a formação de bolhas. Essas bolhas são formadas pelo ar que estava contido nos orifícios da esponja e foi expulso pela entrada da água.

Outra evidência da existência do ar é o vento, que é o ar em movimento.

O vento pode soprar em várias direções. Saber sua direção é muito importante, principalmente nos aeroportos, para orientar pousos e decolagens com segurança. Para isso, os aeroportos utilizam um aparelho chamado biruta.

Para a aviação, conhecer a velocidade do vento é tão importante quanto conhecer sua direção. A velocidade do vento pode ser medida por um aparelho chamado anemômetro,

A rapidez com que as semi esferas do anemômetro giram serve para indicar a velocidade do vento. Na base do aparelho existe um velocímetro para registrar esse valor.

Uma propriedade do ar é a sua massa e por consequência o ar tem peso. Veja a experiência na imagem abaixo.

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra?

Importância da atmosfera terrestre

O ar forma, em volta da Terra, uma camada denominada atmosfera.

Sem a atmosfera não existiria vida como a conhecemos hoje. É da atmosfera que os seres vivos, em geral, retiram o gás oxigênio para a respiração e as plantas retiram o gás carbônico para a fotossíntese. A atmosfera também é responsável por amenizar os efeitos dos raios solares.

A presença da atmosfera é fundamental para impedir que a Terra perca energia térmica para o espaço. Ela atua como um cobertor, ou uma estufa, que contribui para a manutenção da temperatura na Terra.

Leia também:  Como Saber Quando Alguém Está Mentindo?

É por essa característica que se fala em efeito estufa. Graças ao efeito estufa promovido pela atmosfera, a temperatura média do planeta é cerca de 14 °C. Sem ele, estima-se que a temperatura na superfície seria de cerca de -18 °C.

  1. Parte da energia proveniente do Sol atravessa a atmosfera e é absorvida pela superfície da Terra.
  2. Parte da energia que chega á superfície é refletida pela Terra, de volta para o espaço.
  3. Parte da energia refletida não volta para o espaço devido à presença dos gases de efeito estufa. Uma parte dessa energia é absorvida por esses gases e outra parte é redirecionada para a superfície. Como consequência, ocorre o aquecimento da superfície terrestre.

Afinal, o efeito estufa é benéfico ou prejudicial para a vida na Terra?

Você já sabe que o Sol aquece a Terra: do total de energia solar que chega ao planeta, cerca de 35% é refletido de volta para o espaço antes mesmo de chegar à superfície terrestre e não gera efeitos sobre o clima.

O restante chega à superfície, é absorvida e se transforma em energia térmica. Dessa energia térmica, parte é retida petos gases atmosféricos como o gás carbônico e o vapor de água – é o efeito estufa – e uma pequena parte volta para o espaço.

O efeito estufa pode ser intensificado, aumentando a temperatura média do planeta, com o aumento da concentração de alguns gases estufa, como o gás carbônico.

Esse aumento de temperatura pode estar relacionado com o aumento da quantidade de gás carbônico emitido, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, na atmosfera. A intensificação do efeito estufa pode ser prejudicial para a vida na Terra.

A atmosfera apresenta uma espessura de aproximadamente 1000 km. Existe ar em toda a sua extensão, porém ele não está distribuído de maneira uniforme, próximo da superfície da Terra, o ar está mais concentrado, isto é, há um maior número de moléculas de gás em um determinado volume, o que pode ser observado na ilustração ao lado.

À medida que nos afastamos da superfície, o número de moléculas presentes no mesmo volume de ar diminui. Dizemos, então, que o ar está se tornando rarefeito.

Respirando em altitudes elevadas

As partidas de futebol internacionais realizadas em locais situados a mais de 2500 metros acima do nível do mar são um problema muito sério para os jogadores que não vivem nessas regiões.

Potosí, por exemplo, é uma cidade localizada na Bolívia que se encontra aproximadamente 4000 metros acima do nível do mar.

Ali a quantidade de gás oxigênio presente no ar é menor que a encontrada em regiões mais baixas. Por isso, é necessário ventilar mais os pulmões para conseguir a mesma quantidade de gás oxigênio à qual o organismo está acostumado.

Como consequência, aumentam a pressão sanguínea e a pulsação, e o atleta se cansa mais facilmente. Resumindo: o rendimento físico do atleta é prejudicado.

Quanto maior a altitude, mais sério é o problema de falta de ar. Além da exaustão, podem ocorrer tonturas e dificuldade de raciocínio.

Para evitar esses problemas, os alpinistas que escalam o Monte Everest, por exemplo, com altitude aproximada de 8850 metros, têm balões de ar enriquecido com gás oxigênio como parte de seu equipamento.

Resumo da aula A Atmosfera terrestre – composição, camadas e gases

  • As evidências da existência do ar.
  • A composição do ar atmosférico.
  • Algumas propriedades dos componentes do ar.
  • As condições necessárias para que ocorra uma combustão.
  • As camadas da atmosfera.

Leitura sugerida

Poluição do ar e gases poluentes da atmosfera

Bibliografia

  • Wallace & Robbs: Atmospheric Science. Elsevier, Canada 2006
  • Instituto de Física da Universidade Federal do Paraná – A ATMOSFERA – Acessado em 12 de janeiro de 2021
  • AKASOFU,S.I., 1989: The dynamic aurora, Scientific American, 260, 5, 54-63.
  • BRIEN, J. O., 1963: Radiation belts, Scientific American, 208, 5, 84-96.

Atmosfera terrestre – Mundo Educação

Atmosfera terrestre corresponde a uma camada de ar que envolve todo o planeta Terra e auxilia na manutenção da vida. É composta por gases que não se dissipam, mantendo-se por meio da gravidade. Com base no critério da dinâmica da temperatura, a atmosfera terrestre divide-se em camadas.

Características da atmosfera

Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta. É importante ressaltar que essa camada de gás não possui um limite físico que a identifique, pois, à medida que se eleva altitude, os gases tornam-se cada vez mais rarefeitos.

Qual é a altura da atmosfera?

Alguns estudiosos do campo da climatologia limitam a atmosfera terrestre em aproximadamente 100 quilômetros, considerando que não há um limite superior estabelecido fisicamente. Contudo, em decorrência da força atuante da gravidade sobre os gases que constituem a atmosfera terrestre, esta pode alcançar até 10 000 quilômetros, transitando, então, para o espaço sideral.

Gases que compõem a atmosfera

Os gases que compõem a atmosfera terrestre não se dissipam com facilidade em decorrência da ação atuante da gravidade. São eles:

1. Nitrogênio: representa cerca de 78% do volume da atmosfera. O nitrogênio absorve poucas quantidades de calor proveniente do Sol. Apesar de ser o gás com maior volume na atmosfera, não apresenta papel muito importante.

2. Oxigênio: representa cerca de 21% do volume da atmosfera. O oxigênio é o gás que possibilita a vida no planeta e que forma o gás ozônio na atmosfera.

3. Argônio: representa cerca de 0,93% do volume da atmosfera. O argônio é considerado um gás inerte, pois não reage com outros gases que estão presentes na atmosfera. Assim, pode ser encontrado em sua forma pura.

4. Gás carbônico: representa cerca de 0,039% do volume da atmosfera. O gás carbônico é encontrado na atmosfera em decorrência do processo de respiração dos seres vivos. Também pode ser proveniente de processos de combustão.

5. Outros gases: há, na atmosfera, gases como neônio, metano, hidrogênio, ozônio e hélio.

Na atmosfera terrestre, também é encontrado vapor d'água, que não é um gás. O vapor d'água representa cerca de 4% do volume atmosférico e diminui à medida que há o aumento da altitude. Esse elemento atmosférico influencia diretamente nas dinâmicas das temperaturas médias em todo o planeta, pois consegue absorver e emitir calor para atmosfera.

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra? Uma das funções da atmosfera é impedir que meteoritos atinjam a superfície terrestre.

Para que serve a atmosfera?

A atmosfera terrestre possibilita o efeito estufa, responsável pela manutenção da vida na Terra.

Essa camada de ar impede que o calor proveniente do Sol retorne ao espaço rapidamente, evitando, assim, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

Isso possibilita a manutenção de uma temperatura média, que permite a existência de vida na Terra. Além dessa importante função, a atmosfera terrestre desempenha outras funções:

  • Funciona como filtro, impedindo que os raios ultravioletas provenientes do Sol cheguem até a superfície terrestre.
  • Evita que meteoritos ou fragmentos rochosos que orbitam no espaço cheguem até a Terra, fragmentando-os por meio de processos de combustão em uma de suas camadas.

Evolução da atmosfera terrestre

Estima-se que a atmosfera terrestre tenha surgido há cerca de quatro bilhões de anos. Essa camada de gás formou-se quando o planeta Terra, depois de um elevado aquecimento, resfriou-se.

Vapor d'água, gases e outros elementos provenientes do interior da Terra emergiram.

Parte desses gases e elementos dissiparam-se no espaço, contudo, alguns fixaram-se ao redor do planeta em decorrência da gravidade atuante.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Na atmosfera primitiva, não havia presença de gases como o oxigênio. Os gases abundantes eram metano, gás carbônico, nitrogênio e, inclusive, gases compostos por substâncias venenosas.

Apresentava altas temperaturas e tinha o Sol como a principal fonte de energia.

Isso possibilitou que os primeiros organismos vivos surgissem: as bactérias de metabolismo anaeróbico (sem a presença de oxigênio).

Por meio da formação dos oceanos, começaram a surgir plantas marinhas primitivas, que passaram a realizar o processo de fotossíntese, modificando, então, a composição de gases da atmosfera. As características atuais da atmosfera só foram adquiridas há cerca de 65 milhões de anos. A concentração de oxigênio na atmosfera levou aproximadamente 1,5 bilhão de anos para chegar aos 21%.

Como Se Chama A Camada Gasosa Que Envolve A Terra? A atmosfera terrestre divide-se em camadas de acordo com a variação da temperatura.

Camadas da atmosfera terrestre

Com base no critério da variação de temperatura, a atmosfera terrestre é dividida em camadas. Apesar de a atmosfera ser disposta em camadas de acordo com essa classificação, é preciso ressaltar que não existe um limite físico entre elas, porque a atmosfera é um meio fluido constituído por gases.

A atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas:

Leia também:  Como Fazer Que Um Rapaz Se Apaixonar Por Mim?
Camadas da atmosfera Características
TROPOSFERA Representa a camada de maior importância para os seres vivos, pois possibilita que eles respirem. É a camada mais próxima da superfície terrestre, apresenta uma distância de, aproximadamente, 17 quilômetros até seu limite superior e um volume de 80%. É na troposfera que ocorre a maioria dos fenômenos climáticos, como chuva, granizo e nevoeiro. Nela, há uma diminuição da temperatura à medida que se aumenta a altitude.
ESTRATOSFERA Nessa camada, circulam os aviões de carga e de passageiros. É a segunda camada da atmosfera e nela se localiza a camada de ozônio. Nessa camada, há um gradativo aumento da temperatura, pouca concentração de vapor d'água, e o ar movimenta-se horizontalmente.
MESOSFERA Representa a camada mais fria da atmosfera, e seu ar é rarefeito. Suas temperaturas podem chegar a -90º C em decorrência da baixa concentração de moléculas e também porque há redução do calor proveniente da camada de ozônio. A temperatura diminui com o aumento da altitude. Nessa camada, há fragmentação dos meteoritos por meio de processos de combustão, evitando que cheguem até a superfície terrestre.
TERMOSFERA A termosfera é também conhecida como ionosfera em decorrência da grande concentração de íons. Apresenta altas temperaturas, que podem chegar a 1500º C à medida que há o aumento da altitude. Nessa camada, é possível observar o fenômeno óptico conhecido como aurora polar (aurora boreal e aurora austral). Na termosfera, orbitam os ônibus espaciais.
EXOSFERA É a última camada da atmosfera e representa a transição entre a atmosfera e o espaço sideral. Nela, o ar é rarefeito e constitui-se por hélio e hidrogênio. Suas temperaturas podem atingir 1000º C. Isso exige que as naves espaciais sejam construídas com material resistente a altas temperaturas.

Leia também: Características das camadas da atmosfera

Resumo

A atmosfera terrestre corresponde à camada de ar que envolve a Terra e é constituída, principalmente, por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico, entre outros gases.

Essa camada é responsável pela manutenção da vida no planeta, visto que uma de suas funções é manter a temperatura estável, impedindo que haja grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

A atmosfera terrestre divide-se em camadas de acordo com a variação da temperatura. Suas camadas são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Publicado por: Rafaela Sousa

Atmosfera: Camada gasosa é fundamental para vida

A atmosfera da Terra é uma mistura de nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e pequenas proporções de outros gases, como o dióxido de carbono. Logo que o planeta se formou, no entanto, não existia oxigênio, apenas os gases do primitivo Sistema Solar.

Composição da atmosfera:

Gás Porcentagem Partes por milhão
Nitrogênio 78,08 780.000
Oxigênio 20,95 209.460
Argônio 0,93 9.340
Dióxido de carbono 0,035 350
Neônio 0,0018 18
Hélio 0,00052 5,2
Metano 0,00014 1,4
Criptônio 0,00010 1,0
Óxido nitroso 0,00005 0,5
Hidrogênio 0,00005 0,5
Ozônio 0,000007 0,07
Xenônio 0,000009 0,09

A atmosfera é uma camada gasosa que envolve e acompanha a Terra em seus movimentos no espaço. Ela pode ser comparada a uma capa que protege contra o choque com corpos celestes. Além disso, filtra raios solares, fazendo com que as temperaturas na superfície terrestre sejam amenas, possibilitando o desenvolvimento da vida. Na Lua, por exemplo, onde não há atmosfera, a temperatura na superfície da face voltada para o Sol chega a aproximadamente 100ºC, enquanto na outra face a temperatura cai para cerca de -150ºC.

Origens

A Terra nasceu da colisão de planetesimais, pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se agregaram gradualmente.

À medida que crescia o planeta assim formado, os gases presos em seu interior escapavam e o envolviam, originando a atmosfera.

Por fim, cresceram plantas, que liberavam oxigênio, e a atmosfera evoluiu até se tornar o espesso manto de ar que é hoje.

A atmosfera é fundamental para a vida na Terra. Ela se formou logo após o surgimento do planeta, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, a partir dos gases liberados pelas colisões dos planetesimais. Cerca de 3 milhões de anos atrás, as plantas começaram a processar fotossíntese, alterando a atmosfera primitiva com a emissão de vastas quantidades de oxigênio.

Estrutura em camadas

Com o tempo, desenvolveu-se na atmosfera uma estrutura complexa, com diversas camadas, estendendo-se a cerca de 1.000 quilômetros de altitude.

A atividade atmosférica ocorre na camada mais inferior, a troposfera, que vai do solo até aproximadamente 15 ou 16 quilômetros de altitude. É nessa camada, com a qual o homem mantém contato direto, que ocorre a maior parte dos fenômenos atmosféricos, como o calor, os ventos e as chuvas. É onde a pressão do ar e a temperatura diminuem com a altitude.

Mais acima fica a estratosfera, que se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal. Segunda camada da atmosfera, começa entre 7 e 17 km e vai até 50 km de altitude aproximadamente.

A temperatura sobe à medida que aumenta a altura (de -50 a 10ºC). É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu).

A cerca de 25 quilômetros acima da superfície, uma fina camada de ozônio absorve em parte a nociva luz ultravioleta emitida pelo sol, protegendo os organismos que se encontram abaixo.

Acima desta vem a mesosfera, que é a camada atmosférica onde há uma substancial queda de temperatura, chegando a até -90ºC em seu topo.

Em seguida, vem a termosfera, cujo ar é muito rarefeito e inclui a ionosfera, onde os gases ionizados refletem as ondas elétricas da superfície do planeta, permitindo as comunicações de rádio. Entre 500 e 1.

000 quilômetros há uma região conhecida como exosfera e, além dela, a magnetosfera, sensível à influência do campo magnético terrestre, mas desprovida de atmosfera.

Ações humanas

O processo de formação da atmosfera está relacionado ao processo de formação do planeta. Portanto, assim como a Terra, a atmosfera apresentou variações com o tempo. Antes do aparecimento da espécie humana, essas variações ocorriam exclusivamente devido a fatores naturais, como alterações na vida vegetal.

Atualmente, alterações da atmosfera são conseqüências de fatores naturais e, principalmente, decorrência de ações humanas, como a poluição causada pelos automóveis e pela incessante atividade das fábricas, e o desmatamento de florestas, entre outras. As mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e pelo aquecimento global revelam que a atmosfera é tão frágil quanto preciosa.

camada gasosa que envolve a terra chama se

o que a expansão da agricultura proporcionou aos mesopotamicos​

os avanços nos conhecimentos sobre magnetismo foram importantes para a melhoria na qualidade de vida das pessoas? por que?

5. Observe a capa do livro Lua nova, da saga Crepúsculo, e a legendaque a acompanha,a) Na legenda, duas palavras remetem a seres ficticios. Consideran

-do o contexto, qual é a relação entre o tulo da saga e a legenda?b) A palavra lobisomem formou-se por aglutinação (lobo + homem)Compare​

1- Marque a opção correta: Esse tipo de energia é produzido por meio da instalação de turbinasperto dos mares, em que se produzirá energia elétrica po

r meio da energia potencial das ondasdo mar(A) Maremotriz (B) Éolica (c) Solar (D) Biomassa2-Marque a opção correta: Baseia-se na captação do vapor gerado nesses reservatórios pormeio de tubos e canos apropriados.(A) Maremotriz (B) Geotérmica (C) Biomassa (D) Eolica​

10 times de futebol que tem a cor branca no seu uniforme?​

ENNDRIL CARDOSO SOARESMINHA PÁGINAAVALIAÇÕES E SEQUÊNCIAS DIGITAISAvaliações e sequências digitaisEntre as definições de exercitar nos dicionários de

Língua Portuguesa está 1. Fazer adquirir força, agilidade, vigor, por meio de estudo e exercício.

Mesmo que muita coisa tenha mudado nos últimos meses, incluindo a sua rotina escolar, a prática continua sendo umas das maneiras importantes de consolidar e aprimorar o conhecimento.Por isso, aqui você encontra sequências digitais de atividades e avaliações para exercitar e testar tudo aquilo que você já aprendeu.

Para realizá-las, é muito fácil: é só você ver as que estão disponíveis e clicar em Entrar naquela que quiser responder.Atenção! Nada de perder os prazos ou esquecer que há duração para concluir as sequências digitais de atividades e as avaliações. Por essa razão, você precisa clicar em Finalizar antes do tempo se encerrar.

Ah! Se preferir, você também pode realizá-las pelo aplicativo no seu smartphone.Preparado(a)? Responda as questões com atenção e depois veja o seu desempenho no card Seus Resultados.Bons estudos!14d 03:12:05Atividade 18Paulo é responsável pela construção de uma pequena praça na região central de um município.

Nessa praça haverá uma passagem de pedestres cujo chão será revestido com paralelepípedos. Observe, na figura abaixo, essa passagem para pedestres, destacada de cinza, com algumas indicações de medidas.M120622I7Qual será a medida da área, em metros quadrados, dessa passagem para pedestres?3,6m2.6,4m2.25,6m2.40,0m2.51,2m2.​

O que é energia? :))​

O que são fontes e energias?​

Preciso urgente, alg pode me ajudar??
Um marinheiro observa que seu navio oscila na direção vertical, para baixo e para cima 400 vezes em 100 s. Deter

mine sua frequência em Hz (repetições a cada 1 segundo) e o período em segundos.

que caracteristicas diferenciam um jogos eletronicos de um esporteA)ESTRUTURA FÍSICA , FUNCIONALIDADE B)TEMPO/ESPAÇO C)FUNCIONALIDADE D)TODAS AS ALTER

NATIVAS ACIMA MIM AJUDEM PESSOAL​

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*