Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?

  • Fruto da tamareira, que fornece um dos principais alimentos do norte da África e do Oriente Médio.
  • Quando nas árvores, as tâmaras apresentam cor verde e em seguida adquirem tonalidade vermelha ou dourada bastante intensa.
  • Comem-se as tâmaras frescas ou secas.
  • Mais conhecidas quando já secas, são doces, carnudas, têm cerca de 2,5 cm e cor de ferrugem ou castanho-escura.
  • A semente, longa e dura, apresenta um sulco longitudinal.
  • Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?
    Tâmaras Secas
  • As tâmaras servem também para o preparo de alimentos.
  • O Egito e o Iraque estão entre os principais produtores mundiais de tâmara.
  • Outros países importantes no cultivo são Arábia Saudita, Irã, Argélia, Paquistão, Marrocos e EUA.

A Árvore. Depois do coqueiro, a tamareira é a planta mais útil da família das palmeiras.

O caule é alto e ereto, mantendo quase a mesma espessura em toda a extensão. Da base saem brotos, que são removidos, exceto quando aproveitados para mudas. Uma coroa de grandes folhas, em feitio de penas, cresce no topo do caule.

As flores que crescem entre as folhas quase não chamam a atenção, e as masculinas e femininas brotam em árvores separadas. Nos pomares, os fruticultores fazem a polinização manualmente, isto é, transportando o pólen das flores masculinas para as femininas.

Os frutos crescem e amadurecem depois de as flores receberem o pólen.

As tamareiras começam a produzir fruto de quatro a dez anos depois de plantadas. Exigem clima quente e seco. Desenvolvem-se melhor em uma temperatura que se mantenha em torno de 30°C durante três meses do ano.

  1. Crescem bem em solos arenosos e alcalinos e atingem de 10 a 30 m de altura.
  2. Produzem anualmente de 45 a 90 kg de tâmaras.
  3. O que é
  4. Nome Científico: Phoenix dactylifera L.
  5. Família: Arecaceae (Palmae)

Origem: No Golgo Pérsico é provável área de origem. No Brasil, é citada desde 1590 não tendo, entretanto, importância como cultivo comercial.

As palmeiras de tâmaras são membros da família Palmaceae, subfamília Phoenix (fênix) a qual tem de 15 a 20 variedades, a maioria encontradas em regiões tropicais.

É dito que o fruto originou-se no Golfo Pérsico.

Seu fruto é conhecido a pelos 5 mil anos. Cresce principalmente no hemisfério Norte, porém, pode ser encontrada desde 38° Norte até 47° Sul.

  • As partes que compõe a árvore da tâmara são a cobertura, a espinha vertebral (sistema central), as folhas (pinas) e os espinhos.
  • A espinha vertebral é na verdade o caule que tem de 2 a 3m de comprimento e seu período de crescimento é de aproximadamente 50 dias.
  • Ao invés de folhas, desenvolvem-se espinhos na base da espinha.

Dentro de cada palmeira existe um tecido – um broto de embrião, o qual a árvore nova troca em certo estado vegetativo e o transforma em um enxerto. Dos 4 aos 5 anos este enxerto se converte em tecido reprodutivo desenvolvendo inflorescências. O número de inflorescêncas é flexíel.

A tâmara é hermafrodita, por isso tem brotos femininos e masculinos.

A prática usual de plantio é plantar uma árvore masculina para cada 50 femininas para permitir que a polinização seja efetiva.

O fruto é composto pela casca, polpa e semente. As frutas desenvolvem-se ao longo de vários meses. A maturação começa quando a casca muda de cor, de verde para amarelo e logo para vermelho.

Durante este período ocorre o acúmulo de açúcares no fruto. O fruto perde água através de fissuras na casca.

  1. O enxerto da tâmara tem raízes aéreas e que por consequência podem sobreviver na água.
  2. A tâmara tem raízes profundas e finas que crescem para cima as quais estão ativas para absorver água e nurientes para a planta.
  3. Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?Tâmaras

A tamareira é outro tipo de palmeira em Israel que dá fruto. Estas palmeiras só crescem em países onde faz muito calor. Muitas vezes elas se encontram em desertos, perto dos oásis (poços de água).

A tâmara era a parte mais importante da tamareira para o povo de Israel e outros que viviam naquela terra. As tâmaras são pequenas, doces, e de cor marrom.

Elas crescem em cachos grandes.

Cada tâmara tem de uma a duas polegadas de comprimento e contém uma semente grande no meio. A carne da tâmara tem um sabor doce e é muito nutritiva.

Em Israel as tâmaras eram comidas, ou frescas, ou secas. Às vezes faziam-se bolos delas para poder guardar e usar mais tarde.

As tamareiras têm troncos retos e podem chegar a ter uns 20 metros. Usava-se o suco do tronco da tamareira para fazer uma bebida doce, e a madeira do tronco para fazer cercas.

As folhas desta palmeira crescem bem na copa da árvore todas juntas e têm o formato de penas compridas. O povo de Israel usava as folhas para fazer barracas ou para tecer capachos e cestos. Para dar as boas vindas a uma pessoa importante, assim como um rei, o povo às vezes cortava ramos de palmeiras e os abanava como sinal de que honrava aquela pessoa.

A tâmara

  • A tâmara é uma fruta muito nutritiva por conter proteínas, açúcar, minerais e vitaminas, sobretudo, a vitamina C.
  • A tâmara fresca contém entre 20% e 36% de açúcar, enquanto as secas portam entre 55% e 80%.
  • Além disso, esta fruta contém de 300 a 600 miligramas de vitamina C, entre 50 e 100 vezes mais do que a banana, 8 a 17 vezes mais do que a laranja, de 75 a 150 vezes às peras e 50 vezes mais do que a maçã.
  • Alem de ser muito nutritiva, a tâmara serve como calmante.

Dizem que se uma pessoa comer 3 tâmaras por dia levará uma longa vida.

Os estudos comprovam que as tâmaras misturadas com outros tipos de alimentos também ajudam no combate à anemia, hipertensão, hepatite crônica e agudas etc.

Apresentaremos a seguir receitas para melhorar algumas doenças:

1. Hipertensão: Fazer uma sopa com 10 tâmaras misturadas com 30 gramas de cebola, 20 gramas de aipo e uma porção de arroz glutinoso;
2. Hepatite:
Cozinhar uma sopa com 50 gramas de tâmara, amendoim e açúcar cristalizado. Toma-la 3 vezes por dia e 15 dias completam um processo.
3. Anemia:
Fazer sopa com 20 tâmaras e 7 alhos franceses.

Tomar a sopa antes de dormir.
4. Indigestão:
Preparar chá com água fervida e 10 tâmaras assadas, 10 gramas de casca de laranja. Ele deve ser servido antes e depois das refeições.
5.

Diarreia: Preparar sopa de arroz com 10 gramas de tâmara, 20 sementes de lágrimas de cristo, 3 fatias de gengibre, 30 gramas de inhame, 30 gramas de arroz glutinoso e 15 gramas de açúcar mascavo.
6. Anemia:
Preparar sopa com 50 gramas de tâmaras e 50 gramas de feijão verde e a quantidade adequada de açúcar mascavado. Deve ser servido uma vez por dia por 15 dias.


7. Insônia:
Cozinhe 10 tâmaras misturadas com 15 gramas de liceum chinês por 30 minutos. Depois, adicione dois ovos batidos na sopa até cozinhar. Sirva-a duas vezes por dia.

A tamareira Phoenix dactylifera l. é uma palmeira originária do Oriente Médio, de regiões áridas e semi-áridas, que produz a tâmara, fruta apreciada em todo o mundo.

  1. No Brasil, devido às condições de cultivo encontradas na região Nordeste, a tamareira é cultivada com bastante sucesso.
  2. A tâmara é uma fruta saborosa, rica em açúcares, e muito utilizada na produção de licores e geléias, além de ser amplamente aplicada na fabricação de xaropes expectorantes.
  3. Também pode ser matéria-prima na produção de álcool e vinagre, entre outras utilizações possíveis.
  4. Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?Tâmara
  5. Também é considerada uma opção muito energética, devido ao alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos nela presentes.

É rica em ferro, potássio, cobre, magnésio e cálcio. Possui açúcares complexos, que são metabolizados pelo organismo de forma demorada.

  • Isso é vantajoso para quem precisa de energia por um longo período de tempo.
  • Vitaminas A, B e C também completam a constituição da fruta.
  • A tâmara é aconselhada para quem sofre de alterações hepáticas e de anemia.

Atua também como suave laxante. Livre de colesterol, é ótima opção na luta contra o câncer.

Ajuda, ainda, na prevenção de gripes, viroses e outros tipos de infecções nos aparelhos respiratório e urinário.

Propriedades

Fruta rica em potássio, cobre, cálcio, magnésio e ferro, fonte das vitaminas A, B, B5 e C.

Recomendações

A tâmara possui efeito tranquilizante e laxativo. Seu consumo auxilia nos casos de anemia, pois contém quantidades expressivas de ferro.

  1. Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?Tamareira
  2. Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?Tâmaras
  3. Restrições
  4. O consumo de tâmara não é recomendado às pessoas que ingerem inibidores de monoamina oxidase (MAO) para tratamento de depressão ou pressão alta, pois a tiramina pode interagir com essas substâncias e elevar a pressão arterial.

Compra

As tâmaras são frutos fibrosos, de coloração amarelo-alaranjada e sabor agridoce.

Elas são classificadas comercialmente em três grupos: moles, semi-secas e secas. Guarde em local fresco e ventilado.

A tâmara é uma fruta rica em vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fibras e potássio.

De sabor doce e suave, pode ser consumida crua ou seca. Quando seca possui mais açúcar, pois o mesmo fica mais concentrado.

Deve ser consumido com grande restrição, já que é muito calórico. Quando seca, tem a vantagem de concentrar nutrientes e durar muito tempo.

  • Disponível para consumo o ano todo na forma desidratada.
  • Informação Valor Nutricional
  • (100 gramas de tâmara seca):
Calorias 274 cal
Água 20,0 g
Carboidratos 75,4gr
Fibras 8gr
Proteínas  2,45gr
Gordura 0,6gr
Potássio 611mg
Cobre 0,24 mg
Magnésio 65 mg
Cálcio 39 mg
Fósforo 60mg
Sódio 51mg
Ferro 2,1mg
Vitamina A 150 UI
Ácido AscórbicoVitamina C 30mg
Vitamina B1 21mcg
Vitamina B2 1750mcg
Ácido NicotínicoVitamina B3 0,5mg
Ácido pantoténico vitamina B5 4,0mg

Tâmara é um alimento muito importante no Médio Oriente, em especial nas zonas mais desérticas, devido à escassez de alimentos. Este fruto é muito rico a nível nutricional, tem enormes benefícios na saúde, conheça as fantásticas propriedades este alimento.

É altamente nutritiva devido à sua composição rica em proteínas, açúcares, sais minerais, vitaminas principalmente a vitamina C, fibras, potássio, ferro e cálcio.

Além de 72% de sua composição se de hidratos de carbono simples e complexos, o que faz deste fruto um alimento muito energético, seno um alimento ideal, para desportistas, crianças e trabalhos enérgicos.

Benefícios nutricionais

As tâmaras, devido ao alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos (72%) constituem um alimento muito energético (274 Kcal por 100 gramas de tâmara seca). São ideais para aqueles que precisam de muita energia, como crianças e esportistas.

Falando em esportes, as tâmaras são ricas em potássio (790 mg por 100 g de tâmara seca), cobre (0,24 mg), magnésio (65 mg) y cálcio (59 mg).

Além disso, pelo seu conteúdo em açucares complexos, são metabolizadas pelo organismo de forma demorada. Isto é uma qualidade interessante quando temos que manter um ritmo intenso de esforço físico ou mental por um período longo de tempo (esportes de resistência ou probas de longa duração).

As tâmaras são também ricas em ácido pantotênico o vitamina B5, conhecida pelos seus efeitos tranquilizantes. Assim, têm quem chame as tâmaras de “doses naturais de anti-estressante” pela capacidade que tem de relaxar e proporcionar uma sensação de bem-estar.

Também pode ser interessante comer algumas tâmaras antes de dormir por conter triptófano que estimula a formação de melatonina, que pode contribuir a conciliar o sono e evitar a insônia.

Leia também:  Como Saber A Quantidade De Proteina Que Devo Ingerir?

Com cerca de 60% a 70% de seu peso constituído de açúcar, a tâmara é uma das frutas mais doces, sendo também uma das mais calóricas. No entanto, são também muito nutritivas, sendo ricas em potássio, ferro, niacina e vitamina B6.

Todas as nove variedades de tâmara cultivadas em Israel e encontradas em qualquer prateleira de supermercado têm características que as tornam melhores do que outras variedades em ajudar a proteger aqueles que as consomem contra doenças cardiovasculares.

As tâmaras têm alto conteúdo de açúcar, mas também são uma rica fonte de fibras, aderem a radicais danosos e sem oxigênio e os removem do corpo. Também têm uma abundância de minerais como potássio, zinco, magnésio e cálcio.

Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?Tâmaras

Benefícios do Tâmara Seca

Minerais: Os minerais são importantíssimos no nosso organismo, a tâmara ajuda a manter os níveis necessários. Os sais minerais são fundamentais e ajudam a manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contração muscular, o transporte do oxigênio para a parte muscular e regular o metabolismo energético do organismo.


Açúcares complexos:
Devido à sua composição de açucares complexos, permite que o organismo tenha um metabolismo lento e demorado. Assim é uma propriedade muito interessante para quem pratica esforço físico ou mental muito prolongado, onde é exigido enorme resistência.


Vitaminas:
As tâmaras para além da já referida vitamina C, também é rica em vitamina B5, que proporciona efeitos tranquilizantes e relaxantes, criando um bem-estar e funcionando muito bem como um anti-stress.

Também é um fruto ótimo para que sofre de insônias ou tem dificuldades em dormir, isto porque tem na sua composição triptófano que estimula a formação de melatonina de moda a contribuir para ter um sono tranquilo e descansado.

Celulose e frutose:

O seu valor deve-se em grande parte a composição em celulose e frutose, que são recomendadas para situações de mau funcionamento da flora intestinal, pois funcionam como um ligeiro laxante.

O ferro: É também um nutriente que compõe a tâmara, é recomendado para quem padece de problemas hepáticos e anemias.
Potássio: Importante para preservar os nossos ossos, pois ajuda a manter a estrutura óssea.

Regula e mantém a pressão sanguínea. Mas tenha sempre em atenção que o potássio é eliminado do corpo sem risco de toxidade para as pessoas que não tenham problemas renais.

Pois para as pessoas com função renal anormal devem, monitorizar a ingestão porque podem não ser capaz de eliminar a quantidade adequada.

Quantidade recomendada de Tâmara Seca

De acordo com especialistas, para obter todos os nutrientes dessa fruta o consumo diário deve ser de 3 tâmaras.

Fonte: www.klickeducacao.com.br/ www.netafim.com.br/portuguese.cri.cn/www.capitalgourmet.com.br/www.prepgc20.cnptia.embrapa.br/www.cozinhaai.com.br

O que é a tâmara fruta?

Ir a Marrocos e não comer tâmaras (tamara fruta) é como ir a Itália e não comer pizza. Vá, quase o mesmo. As tâmaras estão à venda em todo o lado: souks, mercados e até em beira de estradas. Pode comprar as mais escuras, que já estão boas para comer, mas se comprar um cacho delas verdes, tem de esperar que amadureçam.

Pressupõe-se que a origem das tamareiras tenha sido na região do Médio Oriente. Actualmente, são cultivadas maioritariamente no Norte de África, e em áreas específicas da Índia e Paquistão. Os maiores produtores mundiais são a Arábia Saudita, o Egito, o Irão e o Iraque, ficando também na lista as da Argélia e Tunísia.

  • O preço de 1KG de tâmaras varia de 2 Euros até 20 Euros, dependendo da sua qualidade.

Mas também Marrocos é produtor de tâmaras, ainda que em menor escala do que naqueles países. São um fruto mais típico do sul de Marrocos e é em Outubro que acontece o Festival das Tâmaras, na cidade de Erfoud. O evento pretende festejar o final da época de colheita das tâmaras – que costuma ser na terceira semana de Outubro.

  • Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?
  • Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?
  • Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?

Como a maior parte dos frutos, também as tâmaras têm a sua época própria e costuma ser entre Agosto e Novembro. Além da venda e prova de tâmaras, o Festival de Erfoud tem animação musical, dança, degustações e até desfiles com carros alegóricos e máscaras. Aliás é feito um concurso para escolher as melhores tâmaras, entre os vários produtores.

No palmeiral do Tafilalet, no sul do país, estão as palmeiras responsáveis por uma das melhores qualidades de tâmaras: a Bed el Jaj. Entre as várias espécies de tâmaras existem as hartan que podem ser consumidas directamente da árvore e as sherkan, que devem passar por uma secagem, antes de serem degustadas.

Em muitos países dizem que são as tâmaras marroquinas das melhores do mundo.

As tâmaras são muitas vezes o único meio de produção de áreas de deserto e, por isso, também muito consumidas nessas zonas. Existem ainda categorias de tâmaras, consoante a humidade que retêm.

  1. As moles (humidade superior a 30%),
  2. as semi-secas (entre 20% a 30%)
  3. e as secas (com menos de 20%).

As tamareiras estão em todo o país, mas especialmente no sul de Marrocos. Diz-se que as da cidade de Erfoud, no Deserto do Saara, são das mais tâmaras doces. Para provar este facto, só mesmo indo lá comê-las!

As tâmaras podem ser provadas simples ou então usadas em inúmeros pratos de cozinha. Usadas no cuscuz, nas tagines ou em saladas. Existem também sobremesas e bolos feitos a partir de tâmaras, desfeitas em doce ou compotas.

Tâmara: tradição e sabor vindos do mundo árabe

Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?

Uma tâmara, dizem os povos árabes, é o suficiente para um beduíno se manter em marcha por três dias. No primeiro dia, o nômade come a pele, no segundo se delicia com o fruto e no terceiro acaba com o caroço. A fruta está também envolta em outras tradições e carrega diversos significados. Por exemplo, é considerada sagrada para algumas populações e a presença de uma tamareira junto às casas indica hospitalidade para outras.

De cor avermelhada e polpa fibrosa, pressupõe-se que a tâmara tenha origem na zona desértica do Oriente Médio. Atualmente, são cultivadas maioritariamente no Norte de África e em áreas específicas do subcontinente indiano. Os maiores produtores da fruta – responsáveis por 98% do total comercializado – são Egito, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Iraque.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO),  as tâmaras são um cultivo de subsistência de extrema importância em quase todas as regiões desérticas. Para milhões de pessoas, as tâmaras são também parte vital da cultura e da agrobiodiversidade de suas regiões.

A tamareira

O nome científico da tamareira é Phoenix dactylifera.  A tamareira é uma palmeira que tem entre 15 a 20 metros de altura, com folhas atingindo até três metros de comprimento.

O nome dado ao  gênero da tamareira (Phoenix) é de origem grega e não está relacionado com a ave mítica que renasce das cinzas mas com a Fenícia – local de onde os gregos acreditavam que a fruta era originária.

Os frutos nascem em cachos, de forma semelhante ao crescimento do açaí. A colheita vai de agosto a outubro, mas as tâmaras podem ser encontradas o ano inteiro.

A rainha das tâmaras

Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?Existem cerca de 50 variedades de tâmaras –  todas famosas pelo seu sabor adocicado. Essas variações se dividem em três tipos diferentes:

  • A suculenta (ou mole)
  • A semi-seca
  • Seca

Integrante do grupo das suculentas, a tâmara de medjoul é uma atração à parte. De origem marroquina, a medjoul – que em árabe significa desconhecida – é considerada a rainha das tâmaras.

É uma variedade inconfundível. Três vezes maior do que as demais e muito mais doce. É utilizada como matéria-prima do silan, mel de tâmara, produto utilizado como adoçante natural.

Assim como outras variedades, a medjoul é uma fruta com uma coloração que vai do marrom ao roxo escuro. A casca é lisa e a polpa é extremamente cremosa.

Como consumir tâmara

As tâmaras podem ser consumidas de diversas formas.  Muitas pessoas conhecem e consomem apenas a versão seca da fruta, geralmente nas comemorações de fim de ano.

Entretanto, a tâmara pode ser utilizada como aperitivo, prato principal e sobremesa, ou seja, uma fruta ideal para quem gosta de se arriscar na cozinha e surpreender.

É possível encontrar preparos de entradas com a tâmara recheada (amêndoas, pistache e queijo são os recheios mais comuns). Como prato principal ela combina perfeitamente com frango e folhas e, na hora da sobremesa, pode ser consumida in natura ou na forma de tortas e pudins.

  • As possibilidades são inúmeras e, apesar de ser uma fruta estrangeira, já é possível encontrá-la nos mercados brasileiros com uma certa facilidade.
  •       VEJA TAMBÉM
  • Saiba como armazenar os alimentos corretamente.
  • Conheças os tipos de manga mais comuns no Brasil

Propriedades nutricionais

A tâmara, apesar de pequena, possui um perfil nutricional muito interessante, principalmente se levarmos em consideração a quantidade de fibras.

É considerada uma excelente fonte de desse nutriente, uma vez que 100 gramas da fruta apresentam 8 gramas de fibra. Isso representa 35% das necessidades diárias de um ser humano adulto.

Além disso, possui um bom aporte energético. 100 gramas da fruta seca possuem 282 calorias.

Dentre as vitaminas e os minerais, as tâmaras se destacam pela quantidade de potássio presente em sua composição. Cada 100 gramas apresentam 656 miligramas de potássio.

Um comparativo com a banana

Muitas vezes, quando falamos de frutas exóticas ou estrangeiras, é comum que as informações nutricionais não fiquem muito claras. Para evitar que isso ocorra, o ideal é fazer um comparativo com uma fruta que seja popular.

Dessa forma, a nutricionista, Sueli Longo, realizou um levantamento comparando as tâmaras com a banana prata.

Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras? “Quatro tâmaras secas apresentam a mesma quantidade de calorias que uma banana média – 80 kcal. O destaque está na quantidade de fibras, que a tâmara tem mais que a banana.”

Sueli Longo – Nutricionista, especialista em nutrição e esporte e mestre em comunicação social.

A nutricionista ainda comenta que a banana tem mais potássio. Além disso, sem levar consideração o fator preço, a tâmara garante liberdade ao consumidor. “Quem está de busca um bom aporte fibras, deve optar pela tâmara. Entretanto se a opção foi o aporte de potássio, a banana é a melhor opção.” finaliza.

Que tal conhecer mais sobre outra fruta exótica? A Pitaya é chamada de fruta do dragão e também está ganhando a atenção dos brasileiros. Clique aqui para saber mais. E o Durian? Você conhece? Essa fruta exótica é até proibida em locais públicos de alguns países.

Fonte: Hortifruti, 24 de junho de 2019

Quem planta tâmaras, colhe tâmaras em Campo Grande; pé chama atenção no Manoel Taveira

‘Quem planta tâmaras não colhe tâmaras’, diz o ditado árabe para ilustrar que não levamos nada de material desta vida. E afinal, se todos pensassem assim, ninguém as comeria, não é mesmo? Mas na Vila Manoel Taveira, em Campo Grande, um morador teve a felicidade de plantar e colher o fruto nesta segunda-feira (15).

Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?Passarinhos aparecem para apreciar o fruto, da muda trazida de Israel (Marcos Ermínio, Midiamax)

Trazida de Israel pelo pastor de sua igreja, o homem plantou a mudinha e em cinco anos, ela já dá frutos bem na rua do bairro, às vistas de todos. O feito, aliás, que poderia ser considerado um milagre nos tempos antigos, nada mais é que a mudança genética das plantas atuais.

Leia também:  Como Saber Qual O Servidor Do Meu Email?

Se antigamente as tamareiras demoravam de 80 a 100 anos para dar frutos, hoje em dia uma tâmara pode dar suas primeiras frutas em menos de dez anos.

Quem fala sobre a planta, que já virou sensação no bairro, é um vizinho, que prefere não se identificar para não causar furor na casa tranquila do dono das tâmaras, que não estava no local nesta segunda.

Tâmaras

A tamareira é uma palmeira extensivamente cultivada por causa das tâmaras. Pelo fato de ser cultivada há milênios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas seria originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora haja quem admita uma origem no sudoeste da Ásia.

Todavia, é uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 m de altura, por vezes surgindo em touceira, com vários espiques (caule da palmeira) partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada.

Os benefícios da tâmara a tornam um alimento muito saudável. Além de ser muito apreciada na cozinha por seu delicioso sabor, ela é uma fruta substituta natural do caramelo. A tâmara é uma ótima fonte de nutrientes.

No entanto, as tâmaras secas são mais calóricas do que as tâmaras frescas, tendo um perfil calórico semelhante ao de passas e figos secos; elas contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras.

A árvore bíblica

Nos tempos de Jesus, um tipo específico de palmeira abundava por todo o território do atual estado de Israel. A planta foi cultuada por séculos inclusive por conter propriedades medicinais, a ponto de se tornar um símbolo da região.

No mais, tamanha admiração tem um motivo bem claro: todas as suas partes podiam ser aproveitadas, mas o que mais a destacava eram seus nutritivos frutos – as tâmaras.

No Brasil, devido às condições encontradas na região Nordeste, a tamareira é cultivada com bastante sucesso. A propagação é feita, geralmente, com filhotes que surgem no caule da palmeira. Essas mudas são consideradas muito boas, pois apresentam as mesmas qualidades da palmeira-mãe.

No Brasil a tamareira se adaptou tão bem que, em geral, frutifica aos dois anos de idade. Isto representa uma enorme precocidade.

A Origem da fruta Tâmara..

Como Se Chama A Arvore Que Da Tamaras?

Tâmaras na Infrutescência…A tamareira (do hebraico tamar) ou datileira (Phoenix dactylifera) é uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras.

  • Pelo fato de ser cultivada há milénios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas será originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora haja que admita uma origem no sudoeste da Ásia.
  • É uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 m de altura, por vezes surgindo em touceira, com vários troncos partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada.
  • As folhas são frondes pinadas, com até 3 m de comprimento, com pecíolo espinhoso e cerca de 150 folíolos.
  • Cada folíolo tem cerca de 30 cm de comprimento e 2 cm de largura.

O frutoAs tâmaras possuem coloração avermelhada e são frutos fibrosos de sabor agridoce. Possuem alto teor de tiramina e devido a isso as pessoas que fazem uso de IMAO devem ter preucações ao ingerir a fruta para evitar a elevação da pressão arterial.

Referências De Easton's Bible Dictionary (1897)

Fonte: pt.wikipedia.orgTâmaras Secas…Fruto da tamareira, que fornece um dos principais alimentos do norte da África e do Oriente Médio.

Quando nas árvores, as tâmaras apresentam cor verde e em seguida adquirem tonalidade vermelha ou dourada bastante intensa.Comem-se as tâmaras frescas ou secas.

Mais conhecidas quando já secas, são doces, carnudas, têm cerca de 2,5 cm e cor de ferrugem ou castanho-escura.

A semente, longa e dura, apresenta um sulco longitudinal.As tâmaras servem também para o preparo de alimentos.

O Egito e o Iraque estão entre os principais produtores mundiais de tâmara. Outros países importantes no cultivo são Arábia Saudita, Irã, Argélia, Paquistão, Marrocos e EUA.

A Árvore. Depois do coqueiro, a tamareira é a planta mais útil da família das palmeiras.

  1. O caule é alto e ereto, mantendo quase a mesma espessura em toda a extensão.
  2. Da base saem brotos, que são removidos, exceto quando aproveitados para mudas.
  3. Uma coroa de grandes folhas, em feitio de penas, cresce no topo do caule.
  4. As flores que crescem entre as folhas quase não chamam a atenção, e as masculinas e femininas brotam em árvores separadas.
  5. Nos pomares, os fruticultores fazem a polinização manualmente, isto é, transportando o pólen das flores masculinas para as femininas.
  6. Os frutos crescem e amadurecem depois de as flores receberem o pólen.
  7. As tamareiras começam a produzir fruto de quatro a dez anos depois de plantadas.
  8. Exigem clima quente e seco.
  9. Desenvolvem-se melhor em uma temperatura que se mantenha em torno de 30°C durante três meses do ano.

Crescem bem em solos arenosos e alcalinos e atingem de 10 a 30 m de altura. Produzem anualmente de 45 a 90 kg de tâmaras.

Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/Tâmara e suas fontes de vitaminas…Também é considerada uma opção muito energética, devido ao alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos nela presentes.

  • É rica em ferro, potássio, cobre, magnésio e cálcio.
  • Possui açúcares complexos, que são metabolizados pelo organismo de forma demorada.
  • Isso é vantajoso para quem precisa de energia por um longo período de tempo.
  • Vitaminas A, B e C também completam a constituição da fruta.
  • A tâmara é aconselhada para quem sofre de alterações hepáticas e de anemia.
  • Atua também como suave laxante.
  • Livre de colesterol, é ótima opção na luta contra o câncer.
  • Ajuda, ainda, na prevenção de gripes, viroses e outros tipos de infecções nos aparelhos respiratório e urinário.

Fonte: http://www.capitalgourmet.com.br/Tâmara e suas classificações…Nome CientíficoPhoenix dactylifera L.FamíliaArecaceae (Palmae)Origem e dispersãoNo Golgo Pérsico é provável área de origem.

No Brasil, é citada desde 1590 não tendo, entretanto, importância como cultivo comercial.

CaracterísticasApresenta estipe (caule) de porte ereto que atinge de 10 a 30 m de altura.Clima e SoloA tamareira cresce bem em regiões de clima tropical ou subtropical árido ou semi-árido, secos. Adapta-se bem em qualquer tipo de solo, desde que bem drenado.

  1. Propagação – A tamareira pode ser propagada por sementes ou rebentos.
  2. Variedades – As variedades são classificadas comercialmente em três grupos: moles, semi-secas e secas.
  3. Utilização – A tâmara constitui matéria prima para alimentos e é utilizada em diversas combinações.
  4. É utilizada para preparação de licor, álcool e vinagre.

Fonte: http://www.todafruta.com.br/Tâmara a fruta rica de novidades…PropriedadesFruta rica em potássio, cobre, cálcio, magnésio e ferro, fonte das vitaminas A, B, B5 e C.RecomendaçõesA tâmara possui efeito tranqüilizante e laxativo.

  • Seu consumo auxilia nos casos de anemia, pois contém quantidades expressivas de ferro.
  • Restrições – O consumo de tâmara não é recomendado às pessoas que ingerem inibidores de monoamina oxidase (MAO) para tratamento de depressão ou pressão alta, pois a tiramina pode interagir com essas substâncias e elevar a pressão arterial.
  • Compra – As tâmaras são frutos fibrosos, de coloração amarelo-alaranjada e sabor agridoce.
  • Elas são classificadas comercialmente em três grupos: moles, semi-secas e secas.
  • Guarde em local fresco e ventilado.

Fonte: http://www.prepgc20.cnptia.embrapa.br/Tâmara e suas Composições…A tâmara é uma fruta rica em vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fibras e potássio. De sabor doce e suave, pode ser consumida crua ou seca.

  1. Quando seca possui mais açúcar, pois o mesmo fica mais concentrado.
  2. Deve ser consumido com grande restrição, já que é muito calórico.
  3. Quando seca, tem a vantagem de concentrar nutrientes e durar muito tempo.
  4. Disponível para consumo o ano todo na forma desidratada.
  5. Composição por 100g
  6. Calorias 275kcal
  7. Glicídios 74g
  8. Proteínas 2g
  9. Lipídios 0,45g
  10. Cálcio 32mg
  11. Fósforo 40mg
  12. Ferro 1,15mg
  13. Sódio3mg
  14. Potássio 652mg
  15. Fibras 7,5g

Fonte: http://www.diabetes.org.br/Tâmara e sua história…A tamareira Phoenix dactylifera l. é uma palmeira originária do Oriente Médio, de regiões áridas e semi-áridas, que produz a tâmara, fruta apreciada em todo o mundo.

  • No Brasil, devido às condições de cultivo encontradas na região Nordeste, a tamareira é cultivada com bastante sucesso.
  • A tâmara é uma fruta saborosa, rica em açúcares, e muito utilizada na produção de licores e geléias, além de ser amplamente aplicada na fabricação de xaropes expectorantes.
  • Também pode ser matéria-prima na produção de álcool e vinagre, entre outras utilizações possíveis.
  • Existem muitas variedades sendo que, em geral, as tamareiras começam a dar frutos após o segundo ano, quando cultivadas na região Nordeste.
  • Em alguns casos, dependendo da variedade, a produção só começa no quarto ano.
  • A propagação é feita, geralmente, com filhotes que surgem no caule da palmeira.
  • Essas mudas são consideradas muito boas, pois apresentam as mesmas qualidades da palmeira-mãe.
  • Também pode ser propagada com mudas cultivadas à partir de sementes.
  • Essas mudas são produzidas em viveiros e ficam prontas para o transplante em um ano.
  • No brasil, na região Nordeste, a tamareira se adaptou tão bem que, em geral, frutifica aos dois anos de idade.
  • Isto representa uma enorme precocidade.
  • Para termos uma idéia, a tamareira, em sua região de origem, frutifica aos oito anos de idade.
  • Além de apresentar uma grande precocidade no Nordeste brasileiro, as tamareiras também se mostram mais resistentes às pregas e doenças, sofrendo, apenas, com alguns fungos que atacam as folhas mas não chegam a causar prejuízos à produção das frutas.

Em sua composição, encontramos ferro, fósforo, cálcio, proteínas e as vitaminas A, B1, B2 e C. Uma característica marcante na composição da tâmara é o fato de ser rica em potássio.

Quando ao natural seu valor energético é de 178 calorias em cada 100g.

Quando dessecada, o valor calórico da tâmara é bem maior, chegando a mais de 310 calorias para cada 100g de fruta.

Fonte: http://www.ruralnews.com.br/Tâmara e seus significados…

  1. Origem do Nome Tâmara
  2. Qual a origem do nome Tâmara: ÀRABE
  3. Significado de Tâmara
  4. Qual o significado do nome Tâmara: FRUTO DOCE.
  5. Significado e origem do nome tâmara
  6. Analise da Primeira Letra do Nome: TMuita compaixão e amor para dar, é capaz de passar a vida fazendo o bem pelas pessoas, chega até a se esquecer que também é uma pessoa que pode precisar de receber ajuda e amor.

Muito cuidado, ao agir assim, pode tornar-se um mártir, a aura de santidade é algo que já possui. Em algumas situações não consegue perdoar ou esquecer o mal que lhe fizeram, mas isso é o mínimo de que pode se valer para defender-se.

Tâmara: a frutinha que traz vida até no deserto

A tamareira é considerada uma árvore sagrada nas regiões onde é cultivada

A tamareira é um tipo de palmeira frutífera, muito importante na história e na cultura do Oriente Médio.

O seu fruto, a tâmara é a figura central de um dito popular que diz ser possível um andarilho caminhar por três dias no deserto, comendo uma única fruta dessa árvore.

Essa história mostra bem o poder dessa frutinha no nosso organismo.

Leia também:  Como Saber Que Ele Já Não Gosta De Mim?

Por isso, a tamareira é considerada uma árvore sagrada e mágica há milhares de anos nas regiões onde é cultivada. Aqui no Brasil, ela se desenvolveu principalmente na região nordeste, por conta do clima quente.

A nutricionista Rafaela Aguiar explica quais são essas propriedades nutricionais da  tâmara, que faz com que ela seja tão poderosa para o nosso organismo.

“Devido a composição da tâmara, ela fornece uma grande quantidade de energia, melhora a disposição e a saúde digestiva, além de possuir efeito anti-inflamatório e antioxidante.

Além disso, a fruta possui o triptofano que é um nutriente precursor da serotonina, o hormônio do bem estar, então ele auxilia no tratamento e prevenção da depressão, ansiedade e estimula a produção da melatonina.

Para as pessoas que tem problema no sono, por exemplo, podem consumir a tâmara de noite para melhorar a qualidade da noite fazendo com que pessoa fique mais disposta durante o dia”.

Uma característica marcante na composição da tâmara é o fato dela ser doce. Por isso, ela tem uma quantidade de carboidratos maior do que outras frutas secas e muitas pessoas conhecem apenas essa versão do alimento. Porém, a tâmara também pode ser consumida de diversas formas como explica a nutricionista.

“Pode ser utilizada acompanhada de castanhas e outras frutas in natura, compor sobremesa, acompanhar pratos principais, saladas, e também pode ser consumida em tortas, pães, bolos, pudins. Por exemplo, na receita do bolo pode ser batida junto para adoçar aquela receita, ou então, ser cortada em pedaços pequenos para participar ali do recheio do bolo”.

Enquanto estão na tamareira, as frutas passam por três processos de maturação. Da sua fase fresca até ficar seca. Uma curiosidade da tâmara que a torna diferente dos demais frutos, já que seu processo de desidratação é natural.

Estamos acostumados a ver a tâmara seca em confeitarias, junto de bolos ou pães, mas para além disso, ela pode ser uma ótima fonte de açúcar e um ingrediente  mais saudável no preparo de doces.

Edição: Michele Carvalho

Quem planta tâmaras não colhe tâmaras

Bom dia, como está andando sua semana? Produzindo muito?

Eu sigo minha viagem aqui pelo Texas, EUA, com um grupo de quase 50 pessoas do 5 Nations Beef Alliance, lideranças da pecuária dos EUA, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, Paraguai e Brasil.

Estou aprendendo muito e também satisfeito em ver que as viagens técnicas do BeefPoint estão no mesmo nível de excelência dessa que estou participando agora – em algumas coisas, até melhor, na minha modesta opinião… 🙂

Ontem visitamos um museu de pecuária, na cidade de Cuero. Aqui nos EUA, existem vários museus dedicados a pecuária.Idealizados, criados e mantidos por pessoas ligadas a pecuária de corte. Eu já fui em três diferentes e sempre a experiência é muito boa.

Aprendi algumas coisas muito importantes ontem, nessa visita ao museu. O aprendizado está mais em prestar atenção e refletir, do que efetivamente você viu ou ouviu. Ouvi ontem de um leitor do BeefPoint: você pode aprender com toda e qualquer pessoa que encontrar pela frente. Basta prestar atenção e não julgar.

O primeiro aprendizado, dito pelo idealizador e diretor do museu, é que os vaqueiros, as pessoas que trabalham com pecuária por toda a América são muito semelhantes. São parecidos no estilo de vida, nas crenças, nas atitudes.

São trabalhadores, são confiantes, são independentes. Eu fui conversar com ele em seguida e disse: “fui criado usando arreios, esporas e botas diferentes dessas daqui do museu, mas me sinto em casa, pois a essência é a mesma”.

O segundo aprendizado é que a “História pertence a quem conta melhor a própria história”. É verdade, e muitas vezes reclamamos que a história da nossa pecuária não está sendo bem contada pela mídia, por outros grupos, mas nós mesmos não estamos contando bem nossa história. Podemos e precisamos ficar melhor nisso.

Esse aprendizado de contar melhor nossa história me levou a várias reflexões sobre nosso negócio pecuária de corte no Brasil. Estamos preocupados com a imagem do setor. Estamos preocupados com a nova geração de pecuaristas. Estamos preocupados com a nova geração de vaqueiros.

Me lembrei do texto recente sobre o que de melhor seu sindicato rural faz e poderia fazer. E me veio uma série de ideias… Uma série de ideias que esse sindicato rural que meu amigo é o novo presidente pode fazer…

Nós temos muito orgulho da nossa pecuária, não é mesmo?

Precisamos então, expressar mais esse orgulho. Contar mais nossos feitos, nossas façanhas (como dizem meus amigos gaúchos), precisamos celebrar mais nossas conquistas, nossas tradições, nossa cultura e nossa história. Por isso, eu quero que sempre tenha música caipira de alta qualidade em todos nossos eventos, como o BeefSummit Brasil, que vamos realizar em dezembro desse ano.

  • Além de contar e celebrar nossas façanhas, podemos, por exemplo:
  • – pensar em cursos para os atuais pecuaristas,
    – pensar em cursos, eventos, reuniões e pontos de encontro para os filhos dos pecuaristas (nova geração)
    – pensar em cursos e treinamentos para as esposas/maridos dos produtores (ótima sugestão que recebi por email)
    – pensar em cursos para os vaqueiros das fazendas
    – pensar em cursos, eventos e atividades para as mulheres dos vaqueiros
  • – pensar em cursos, eventos e atividades para os filhos dos vaqueiros, que muitas vezes moram na cidade (não estamos pensando na nova geração?)

Recebi um email ontem, de uma pessoa que gosta muito de pecuária, que vive e pulsa a pecuária todos os dias, mas que me pareceu um pouco desanimado com a questão de pessoas na pecuária. Me perguntava: O que vai ser da atual e futura geração de vaqueiros?

  1. Ao ler seu email, me lembrei dessa frase e fui buscar na internet:
  2. “O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás, o segundo melhor momento é agora”, provérbio chinês.
  3. Seria ótimo ter começado há 20 anos uma série de atividades, de treinamentos, de ações para valorizar o vaqueiro, para pensar nas novas gerações de vaqueiros. Se não plantamos essa árvore há 20 anos, o segundo melhor momento é agora…
  4. Podemos fazer mais, agir mais, e reclamar menos, se colocar menos no papel de vítima (que não traz resultados), e se colocar mais no papel de protagonista.
  5. Vamos plantar essa árvore hoje? 🙂

Em tempo, soube de um amigo, que existem sindicatos rurais que realizam 250 treinamentos por ano (cerca de 5 por semana, ou um por dia útil)… Tudo isso com recursos do Senar. E que o grande desafio é reunir um número mínimo de 12 participantes em cada curso.

Quantos cursos por ano seu sindicato rural está organizando? De quantos você ou alguém da sua fazenda participaram? Quais temas de cursos você sugeriu/pediu para seu sindicato realizar em 2013 e 2014?

Um outro amigo me disse que uma tamareira demora uns 80 anos para produzir frutos.

Ou seja, quem planta, geralmente não colhe… Eu pensei na hora, deve ser muito legal conhecer alguém que plantou uma tamareira… Deve ser uma medida boa de uma pessoa que quer o bem da sociedade, dos outros, das próximas gerações da sua família. Com certeza é uma pessoa otimista, positiva e que acredita no futuro.

  • Pecuária é de longo prazo… Em quase tudo que fazemos, o retorno demora bastante para aparecer…
  • Vamos pensar em como plantar nossa árvore hoje, mesmo que demore 20 anos para dar frutos?
  • Resolução de problemas, motivação e como fazer acontecer serão alguns dos temas do AgroTalento… 🙂

Vamos juntos. Muito obrigado pela companhia nessa jornada. Um forte abraço, Miguel

PS: Preparamos um post com uma série de várias fotos da viagem técnica BeefPoint à Califórnia. Confira e deixe seu comentário. Em novembro, teremos uma viagem técnica só para aprender sobre carne de qualidade e marcas de carne.

Miguel Cavalcanti

BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

Árvore bíblica que brotou de semente de 2000 anos gera descendentes em Israel

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Com 10 anos de vida, Matusalém já pode produzir tâmaras (Foto: Wikimedia Commons)

Nos tempos de Jesus, um tipo específico de palmeira abundava por todo o território do atual estado de Israel. A planta foi cultuada por séculos inclusive por conter propriedades medicinais, a ponto de se tornar um símbolo da região.

Tamanha admiração tinha um motivo bem claro: todas as suas partes podiam ser aproveitadas, mas o que mais a destacava eram seus nutritivos frutos – as tâmaras. Para abalar a economia local, acredita-se que as tamareiras da Judeia tenham sido extintas pelos romanos.

Mas em 2005, uma equipe de pesquisadores israelenses conseguiu germinar uma antiga semente da espécie e, dez anos depois, a árvore (um macho) está saudável e já até produziu descendentes.

“Ele é um garotão agora”, disse a National Geographic Elaine Solowey, diretora do Instituto de Estudos Ambientais Arava, no Kibbutz Ketura, em Israel. Foi Solowey quem teve a ideia de plantar uma das sementes que haviam sido encontradas em 1973 durante escavações arqueológicas.

Depois de trazidas da fortaleza de Massada, às margens do Mar Morto, ficaram guardadas por mais de trinta anos na gaveta de um pesquisador em Tel Aviv. Testes comprovaram que elas tinham 2.000 anos de idade – até 2005, Matusalém detinha o recorde de árvore a brotar da semente mais antiga.

Ele só perdeu o título em 2012, quando pesquisadores conseguiram germinar sementes de 32.000 anos.

Depois de uma década de vida, a clássica tamareira cresce cheia de saúde. “Ele está com mais ou menos três metros de altura, tem alguns ramos, flores, e seu pólen é bom. Nós o usamos para polinizar uma fêmea selvagem (moderna), e sim, ele consegue produzir tâmaras”, contou Solowey. Mas o resultado foi uma espécie de tâmara “híbrida”, já que a parceira não era uma tamareira da Judeia.

Além de querer estudar as supostas propriedades medicinais, a pesquisadora também pretende, um dia, plantar um bosque original, igual a um dos tempos antigos. Para conseguir, ela precisará cultivar uma fêmea tão “velha” quanto Matusalém, para ser seu par.

Até agora, a cientista conseguiu germinar duas fêmeas a partir de outras sementes antigas encontradas em escavações próximas ao Mar Morto. “Nós saberíamos que tipo de tâmaras eles comiam naqueles dias e como elas eram. Isso seria muito empolgante”, disse.

Curiosamente, a árvore também evoca a lenda de que as tâmaras chegaram a Israel com os filhos do Êxodo, trazidas do Egito.

Testes genéticos indicaram que a planta tem uma relação mais próxima com uma variedade egípcia de tamareira.

“Está bem claro que Matusalém é uma tamareira ocidental do norte da África, e não do Iraque, Irã, Babilônia”, explica Solowey. “Mas é claro, você não pode confirmar um lenda”.

Via National Geographic

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*