Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Hora de Descobrir Como Plantar Avelã Orgânica e Garantir em sua Alimentação Diária Todos os seus Inúmeros Benefícios para Saúde.

Você com certeza já saboreou algum creme de avelã com chocolate. Tão popular nos dias atuais, a avelã ou avelã comum (Corylus avellana) tem origem na Turquia, e as avelãs Corylus americana e Corylus cornuta, que são menos utilizadas, são do Norte da América.

Essa árvore pequena conquistou a todos por ser um alimento altamente nutritivo e felizmente ela carrega inúmeros benefícios para a saúde.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

Neste texto, você vai aprender como plantar avelã orgânica e ter sempre essas nozes ao seu alcance, é só seguir as dicas.

Os Benefícios da Avelã Orgânica

São diversos os benefícios da avelã. A ação das vitaminas A, C e E previne o envelhecimento precoce, a avelã também hidrata a pele, é antioxidante e auxilia no combate aos radicais livres que prejudicam a pele, combate o aparecimento de acnes, auxilia no metabolismo, ajuda a prevenir o estresse e a depressão, fortalece os ossos e músculos, entre tantos outros benefícios.

Para obter os benefícios dessa semente a partir do fruto de avelã, consulte um nutricionista. Há diversas formas de se consumir avelã: a partir de doces, como em cremes com chocolate; a partir de salgados, como saladas; e a melhor maneira é o consumo in natura.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

Como Plantar Avelã Orgânica

Se você tem interesse em plantar a aveleira e ainda consumir os frutos, é preciso ter duas árvores, no mínimo, para que ocorra a reprodução. Além disso, siga as dicas de como plantar avelã orgânica e disponha de todos esses benefícios bem no seu jardim ou na sua plantação.

Clima

A avelã se desenvolve bem até em climas mais frios, embora o mais adequado são temperaturas em torno de 14ºC. Mas tome cuidado: sua floração é no inverno e nessa época ela não deve ser exposta a um clima muito baixo, com temperaturas de -10ºC.

O local para plantio deve ser abrigado de ventos fortes.

Luminosidade

O local adequado para plantar avelã orgânica é aquele com boa iluminação solar.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

Solo

Solos férteis, bem drenados, leves e com pH entre 6 e 7,5 são os ideais para se plantar avelã orgânica.

Plantio

Você pode plantar avelã a partir das sementes ou por alporquia/mergulhia.

Para plantar as sementes, semeie no outono. Elas irão germinar até no início da primavera. Deixe as mudas separadas uma das outras e plante no local definitivo assim que a próxima primavera chegar.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

Se optar por utilizar a técnica de alporquia, o processo vai demorar em torno de 6 meses. Ele consiste em retirar a casca de uma parte da planta (um anel) para que ocorra um acúmulo de seiva e hormônio no local, estimulando o crescimento de raízes.

Assim que as raízes aparecerem, você deve começar a cortar a base do ramo, ao longo dos dias, até retirar todo o ramo. No início, coloque a muda em um vaso, para que se fortaleça, e somente quando ela estiver bem estabelecida, plante no local definitivo.

Espaçamento

O espaçamento varia nos diversos países em que ela é cultivada. Por exemplo, nos Estados Unidos, o espaçamento é de 6m x 6m ou 5m x 5m, na França de 5m x 3m, na Espanha de 6m x 3m a 7m x 4m… Escolha o espaçamento que melhor abriga a quantidade de plantas que você quer, baseado nesses espaçamentos indicados.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

Adubação

A avelã não é muito exigente em adubação. Somente faça a adubação orgânica se o solo que você plantar for muito pobre.

Irrigação

A irrigação deve ser regular, de duas a três vezes por semana, principalmente no primeiro ano de plantio. Nunca encharque o solo. No inverno, não regue.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

Tratos Culturais

Para manter seu plantio sempre saudável, é preciso dar um cuidado especial a ele e sempre verificar se a adubação, a irrigação, a exposição à luz solar estão adequadas. Além disso, você deve estar atento à necessidade de podas e ao controle de pragas e doenças.

A poda serve para revigorar a planta e deve ser feita a cada 3 anos. Retire os ramos secos, doentes ou com má formação.

Um outro cuidado é com as pragas. Uma das pragas que ocorre em avelã é o gorgulho, um inseto que põe os ovos no fruto. Para combatê-lo, utilize inseticidas naturais.

Colheita

A aveleira começa a dar frutos de 3 a 5 anos após o plantio, e você poderá colher as avelãs em outubro e então obter as amêndoas de avelã.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

A colheita pode ser manual, por aspiração ou mecânica. Como as plantações de avelã geralmente são em grande escala, não é muito utilizada a colheita manual.

Nos outros países, já se utilizam de máquinas, como a colheita pneumática, em que se aspira os frutos, e a colheita mecânica, em que a máquina recolhe do chão os frutos.

Há também colheitadeiras que unem a colheita pneumática e a mecânica.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

Uma das formas de se melhorar a colheita manual é colocando redes debaixo do pé de avelã. Se sua plantação for em pequena escala, não se justifica mecanizar a colheita.

O Unimed Sergipe fala um pouco sobre os benefícios de se consumir avelã. Para conferir, clique aqui.

Faça Você Também

Coloque os conhecimentos sobre como plantar avelã orgânica na prática e comente aqui seus resultados. Quero saber sua opinião, pois ela é muito importante para mim!

Avelã

  • Nome da fruta: Avelã
  • Nome científico: Corylus avellana, L.
  • Família: Betalaceae
  • Categoria: Oleaginosa
  • Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?
    Avelã
  • A avelã (Corylus avellana) é um arbusto que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte, figurando na família das Betuláceas (Abedules), cobrindo antigamente grandes superfícies e constituindo uma importante fonte de alimentação.

A avelã é um fruto saudável, sempre que comida crua, como todos os frutos secos. Contém nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, proteínas, fibra e gorduras saudáveis, e adicionam aquele sabor especial aos pratos.

Composição e Propriedades

Os quadros de composição bromatológica dão-nos o seguinte resumo sobre a composição da avelã (como fruto seco sem casca), infelizmente muito incompleto quanto ao conteúdo em vitaminas.

Água 7,1
Proteínas 17,4
Gordura 62,6
Hidratos de Carbono 7,2
Minerais 1,3
Celulose 3,17
Vitamina B1 0,460 mg
Caroteno 0,265 mg
Vitamina C 6,000mg
Calorias 682

Deste quadro podemos concluir que a avelã dispõe de um elevado conteúdo de óleo (48-66%), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais.

Bem mastigados, estes frutos prestam-se muito bem para o consumo cru, tanto mais que 15 a 20 avelãs equivalem a uma refeição pelo seu elevado conteúdo de proteínas e de gordura.

O proveito é ainda muito maior se tiverem sido trituradas ou raladas ou moídas num moinho ou no liquidificador. Nesta forma, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e nas curas para engordar.

A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã, biscoitos de avelã.

Uma mistura de avelã moída com um pouco de mel e abundante nata açucarada renova rapidamente as forças de quem a consumir.

Benefícios e propriedades das avelãs

  1. Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?
    Avelã
  2. A avelã pode ser um fruto seco ideal em dietas de emagrecimento, já que é pobre em ácidos graxos saturados, o que significa que também é muito positiva contra o colesterol alto.
  3. É rica também em ácidos graxos insaturados, o que significa que é um fruto seco muito bom para combater ou prevenir a aparição das doenças cardiovasculares.
  4. No que se refere às principais vitaminas e minerais que encontramos nas avelãs, destacam a vitamina E, A e ácido fólico, além de cálcio e magnésio.
  5. Dado seu conteúdo em fibra, ajudam em casos de prisão de ventre, ao mesmo tempo em que sua contribuição calórica pode ser muito boa para combater o cansaço e a fadiga.
  6. Além disso, pode converter-se em um fruto seco indicado para as pessoas que sofram alguma doença cardíaca, assim como para reduzir os níveis de colesterol.
  7. Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?
    Avelã
  8. Nome Científico: Corylus avellana, L.
  9. Família: Betalaceae
  10. Partes usadas: Frutos (avelã), casca dos ramos jovens, as folhas e inflorescências.

Origem e dispersão

As espécies Corylus americana e C. cornuta são naturais do Norte da América, porém a maioria dos cultivares utilizados são oriundos da aveleira comum (C. avellana), que parece ser originária da Ásia Menor, nas margens do Mar Negro.

Características

A aveleira é uma planta de porte arbustivo e arbóreo; as folhas são ovais e caducas; as flores não apresentam perianto, cada bráctea apresenta de quatro a oito estames e as inflorescências são pistiladas; o ovário apresenta um ou dois óvulos por lóculo; o fruto é uma noz subglobosa ou ovóide, com pericarpo lenhoso, rodeado por um envoltório de folhas, irregularmente dentado ou, às vezes tubular, agrupado em rácimos na extremidade das brotações.

Clima e Solo

A planta é bastante resistente ao frio, porém, devido ao fato de a floração ocorrer no inverno, devem ser evitadas regiões com temperaturas extremamente baixas neste período (-10ºC), o que não é comum no Brasil.

Leia também:  Como É Que Se Calcula O Imc?

Propagação

A aveleira pode ser propagada por sementes mergulhia e por rebentos que brotam do tronco.

Variedades

Na Turquia, principal produtor, o cultivar mais importante é “Tombul”; na Itália, o ‘Tonda Gentile della Langhe’ na Espanha, ‘Negreta’; nos Estados Unidos, ‘Barcelona’ e ‘Daviniana’ como polinizadora.

Utilização

A avelã é bastante saborosa, alimentícia, rica em proteína e com 50 a 60% de óleo.

Dica de Cultivo

Cresce em regiões montanhosas da Europa e América do Norte. É cultivada em algumas regiões temperadas da América do Sul.

Outros Nomes:

Port.: aveleira, avelaneira;
Esp.:
avellano, avellano común;
Fr.:
noiseter;
Ing.:
cob nut tree.

Principio ativo: Taninos e flavonoides.

Propriedades: Tônico venoso, cicatrizantes, depurativa, sudorífera, febrífuga, adstringente.

Indicações

A decocção da casca e folhas tanto ingerida como aplicada em compressas sobre as pernas é recomendadas em casos de varizes, flebite e hemorroidas. Tem efeito vasoconstritor e hemostático.

Externamente é usada como cicatrizante e são úteis nas feridas de difícil cicatrização e úlceras varicosas. É utilizada em caso de gripes ou resfriado para acelerar a cura e também em casos de obesidade, para a depuração do organismo e emagrecimento como consequência da sudação.

  • Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?
    Avelã
  • A avelã é o fruto da aveleira, um arbusto que cresce naturalmente em quase toda a Europa, exceto no extremo norte, Ásia Menor e parte do norte da América.
  • Existe cerca de uma centena de espécies, mas a maioria dos cultivares atuais são oriundos da aveleira comum (Corylus avellana) cuja origem parece ser a Ásia Menor nas margens do Mar Negro.

A avelã é um fruto mais ou menos esférico, lenhoso e casca extremamente resistente. A semente comestível encontra-se no interior coberta por um invólucro. O sabor é levemente adocicado e algo oleaginoso.

A avelã é um dos frutos secos obrigatórios na Ceia de Natal por causa da forte ligação ao solstício de inverno.

Na Roma Antiga cada fruto seco tinha um significado especial e o da avelã era o de evitar a fome. Assim, quando a colocamos na mesa no Natal é mais do que um simples alimento, é um antigo costume romano que promete a ausência de fome.

Outro uso da avelã era o de presente a familiares e amigos como forma de desejar boa sorte.

Em New York há vendedores nas ruas vendendo a avelã assada, especialmente, na época do Natal.

A avelã é rica em gorduras, proteínas, hidratos de carbono e, em menor quantidade, possui celulose e vitaminas (B1, C e E).

O consumo regular de avelãs ajuda a combater as doenças cardíacas, os AVC, a aterosclerose, diversos tipos de câncer e o envelhecimento. Auxilia na diminuição do colesterol e reforça a imunidade.

As avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos. É fortemente calórica, pois 100 g contêm 600-680 calorias.

Podemos consumir a avelã in natura (mastigando bem) ou utilizá-la em doces, pastéis e biscoitos. Podemos encontrá-la associada ao chocolate (são dois sabores que se complementam na perfeição como é o caso do Ferrero Rocher e da pasta de barrar Nutella) ou, então, na forma de leite, manteiga e pasta de fruta.

Descrição

Planta da família das Betulaceae. Também conhecida como aveleira.

A avelã na verdade é o fruto da aveleira , um arbusto que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte.

Consiste em um fruto mais ou menos esférico, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa.

A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, ao qual acrescenta um sabor muito apreciado.

Pode atingindo 3 à 8 metros de altura, mas pode chegar a 15 metros.

As folhas são caducifólias, arredondado, 6 à 12 centímetros de comprimento e diâmetro, suavemente peluda em ambas as faces, e com uma margem serrilhado-dupla. As flores são produzidas desde muito cedo na primavera antes que as folhas caiam, e são monóicas do mesmo sexo polinizadas pelo vento catkins .

catkins masculinas são amarelo-pálido de 5 à 12 centímetros de comprimento, enquanto as fêmeas são muito pequenas e em grande parte escondidas como gemas com apenas o vermelho 1 à 3 milímetros de comprimento estilos visível.

O fruto é uma noz , produzidas em cachos de 1 à 5 juntos, cada porca realizada em um curto e frondoso involucre (“casca”), que abrange cerca de três quartos.

  1. Princípios Ativos: ácido alantóico, ácido ascórbico, ácido esteárico, ácido linoléico, ácido mirístico, ácido oléico, ácido palmítico, ácido pantatênico, arsênico, avenasterol, bromina, betacaroteno, carboidratos, citrostadienol, clorina, europium, fitosteróis, fluorina, lantanum, maninotriose, niacina, rafinose, riboflavina, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, manganês, potássio, selênio, sódio, zinco), sucrose, vitamina B.
  2. Propriedades medicinais: adstringente, antidiarréica, cicatrizante, nutritiva, depurativa.
  3. Indicações: cicatrizar úlceras, chagas e feridas na pele, convalescença, desnutrição, diarréia, ferida, inflamação intestinal, ulceração.
  4. Parte utilizada: frutos, casca de tronco, óleo.
  5. Contra-indicações/cuidados: usar o óleo somente sob prescrição médica.
  6. Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada.
  7. Modo de usar:

Cataplasma feito com a casca: cicatrizar úlceras, chagas e feridas na pele.
Fruto: consumido ao natural, torrado ou com mel.
Fruto: fabricação de pastas, manteiga, chocolates, bombons, sorvetes, tortas, bolos, biscoitos.
Óleo: fabricação de hidratantes para a pele e xampus.

Fonte: br.geocities.com/portuguese.alibaba.com/www.vivendosaudavel.com/www.paty.posto7.com.br/www.cantoverde.org/ www.heavenskitchen.com.br/www.plantasquecuram.com.br

Aveleira: Características, usos, cultivo e cuidados mais importantes

Hoje o tema vai ser uma árvore. Uma das árvores de fruta mais conhecidas, não só pela sombra que proporciona e os usos que tal acarreta, também pelos benefícios e aplicações dos seus frutos, as avelãs.

  • O tema deste artigo é pois a aveleira.
  • Neste post do blogue vamos mostrar-lhe que árvore é esta, quais são as suas características mais importantes, como se cultiva e quais são os cuidados de que vai necessitar para se desenvolver adequadamente.
  • Comecemos então.

Que é a aveleira e quais são as suas características?

Nome científico Corylus avellana
Nome comum Aveleira
Classe Magnoliopsida
Família Betulaceae
Género Corylus
Origem Espécie arbórea originária da Ásia e algumas zonas da Europa.

A aveleira, ou avelãzeira é conhecida cientificamente como Corylus avellana, é uma árvore de folhagem caducifólia nativa da Europa e da Ásia. Como deve saber, esta espécie destaca-se pelos seus frutos, as avelãs, que têm diversas aplicações.

É uma árvore que pode chegar a medir uns 6 a 7 metros de altura (porte pequeno), tem uma copa irregular e geralmente encontra-se ramificada desde a base. A sua casca muda de cor à medida que cresce: avermelhada ao início, acinzentada ao amadurecer.

Quanto às suas folhas…

São caducas, ou seja, mudam de cor e acabam por cair. Quando ocorre? Na época seca, no outono e no inverno. Estas folhas têm uma forma arredondada, podendo chegar a ter 12 centímetros de comprimento, têm margens dentadas e são de cor verde-amarelada.

A aveleira floresce na primavera.

As flores aparecem antes que as folhas, são monoicas ou monoclinas e têm inflorescências de sexo diferenciado. As masculinas encontram-se em inflorescências cilíndricas, suspensas e amareladas. No entanto, as femininas estão agrupadas nas extremidades dos galhos e mal se distinguem.

E o fruto?

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?avelãs

Como deve saber, o fruto da aveleira é a avelã. Este é um aquénio em forma de copa, está partido, a cor é canela e geralmente envolve uma só semente com uma carapaça ou casca.

Quando o fruto amadurece (pode demorar até 8 meses) une-se por completo a avelã.

Usos da aveleira

A aveleira é uma árvore que não só se usa para a obtenção de frutos, também se emprega como elemento decorativo do jardim. De facto, devido à sua copa irregular e à sua grande ramificação, é a árvore ideal para dar sombra.

Acresce que, se procura um jardim que se encha de cores durante o outono, a aveleira é uma excelente opção. Porquê? Porque, tal como mencionado anteriormente, tem folhagem caducifólia, ou dito de outro modo, as suas folhas mudam de verde a avermelhadas-amarelas, antes de cair.

Mas, se esta árvore se destaca, por algo, é pela avelã.

Este fruto tem diversas aplicações:

  • São muito energéticas devido à grande quantidade de óleo que contêm.
  • É um dos elementos básicos da alimentação, podendo ser comidas cruas e tostadas. Com este fruto fazem-se horchatas e formigueiros (avelãs tostadas, trituradas e misturadas com mel e pão ralado).
  • O óleo de avelã é muito usado como cosmético (cuidado da pele e do cabelo).

A madeira da avelãzeira é um bom combustível, servindo como carvão vegetal. Além disso, a flexibilidade dos ramos, permite o seu uso em cestaria e tanoaria.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

Cultivo da aveleira e cuidados de que necessita

Como todas as plantas que temos tratado no blogue, para que a aveleira cresça saudável, floresça e proporcione frutos, necessita que se cumpram uma série de condições.

Quando nos referimos a condições, estamos a referir-nos ao tipo de substrato, ao fertilizante, à drenagem ou à localização da plantação. Além disso, esta árvore requer uma série de cuidados para se desenvolver adequadamente.

De seguida, explicamos quais são os fatores que deve ter em conta se pretende cultivar uma aveleira no jardim.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?plantação

Localização da árvore

Um dos aspetos mais importantes e que muitas vezes passamos por alto é a localização ou o espaço da plantação. Uma espécie não deve ser plantada em qualquer lado sem antes conhecer o tipo de crescimento que tem.

Leia também:  Como Fazer Que Uma Miuda Gosta De Mim?

A aveleira, tal como mencionado numa secção anterior, pode chegar a crescer até os 6 a 7 metros, pelo que se deve plantar num lugar em que não haja nada que obstaculize o seu desenvolvimento.

Deve ser uma zona que lhe permita crescer com liberdade.

O substrato

Por norma, as árvores costumam-se adaptar bem a quase qualquer tipo de substrato. A aveleira não é exceção.

O terreno em que a plante não deve ser demasiado solto, pelo contrário, é melhor que esteja um pouco comprimido para que as raízes suportem todo o peso quando a árvore for adulta.

Simultaneamente, se esse solo for rico em matéria orgânica, melhor ainda.

Adubação

Neste caso, a aveleira é um pouco mais exigente que outras espécies.

Para fomentar o enraizamento e o bom crescimento da árvore, é recomendável que umas semanas antes da sua plantação se adube o terreno em que se vai plantar. Pode usar um fertilizante ou um adubo orgânico.

Drenagem

Como sucede com a maioria das plantas que temos analisado no blogue, a aveleira não tolera o excesso de água. O terreno deve drenar bem, tanto a água da chuva como a da rega.

Antes de a plantar, assegure-se de que o lugar escolhido permitirá a drenagem de água.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?rega

Regas

As regas estão muito relacionadas com o que temos contado antes. Dado que a aveleira não é muito amiga do excesso de água e da humidade, a rega deve adaptar-se a esta condição.

Regue-a quase todos os dias (4 dias por semana é suficiente) e considere também a quantidade de luz que recebe.

Uma boa forma de saber se a sua aveleira necessita de água é verificar se o terreno está seco. Se a resposta é afirmativa, deite-lhe água. Pelo contrário, se o solo estiver ainda húmido, espere alguns dias.

Poda

Uma boa maneira de fomentar a floração e a produção de frutos é realizar podas de frutificação. Duas vezes ao ano deve ser mais que suficiente.

Também tolera a poda de formação nos seus primeiros anos para garantir um bom equilíbrio futuro. A poda de manutenção é aconselhável para eliminar aquelas partes da árvore que se encontram em mau estado e para melhorar a entrada de luz.

Cultivo da Aveleira (Avelã)

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

Nome Científico: Corylus avellana, L. 

Família: Betalaceae 

Origem e dispersão: as espécies Corylus americana e C. cornuta são naturais do Norte da América, porém a maioria dos cultivares utilizados são oriundos da aveleira comum (C. avellana), que parece ser originária da Ásia Menor, nas margens do Mar Negro. 

  • Características: a aveleira é uma planta de porte arbustivo e arbóreo; as folhas são ovais e caducas; as flores não apresentam perianto, cada bráctea apresenta de quatro a oito estames e as inflorescências são pistiladas; o ovário apresenta um ou dois óvulos por lóculo; o fruto é uma noz subglobosa ou ovóide, com pericarpo lenhoso, rodeado por um envoltório de folhas, irregularmente dentado ou, às vezes tubular, agrupado em rácimos na extremidade das brotações. 
  • Clima e Solo: a planta é bastante resistente ao frio, porém, devido ao fato de a floração ocorrer no inverno, devem ser evitadas regiões com temperaturas extremamente baixas neste período (-10ºC), o que não é comum no Brasil. 
  • Propagação: a aveleira pode ser propagada por sementes mergulhia e por rebentos que brotam do tronco. 
  • Variedades: na Turquia, principal produtor, o cultivar mais importante é “Tombul”; na Itália, o ‘Tonda Gentile della Langhe’ na Espanha, ‘Negreta’; nos Estados Unidos, ‘Barcelona’ e ‘Daviniana’ como polinizadora. 
  • Utilização: a avelã é bastante saborosa, alimentícia, rica em proteína e com 50 a 60% de óleo.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

Caracteristicas

São cerca de uma centena as espécies de aveleiras, com origens no Oeste Asiático e América do Norte e pertencem à família das Betuláceas. Dá-se em solos e climas diversos. Atinge a maioridade dos 10 aos 12 anos, durando cerca de sessenta anos, podendo atingir os 4 metros de altura.

É considerada um fruto de casca rija e está coberto por um invólucro verde, agrupando-se em dois ou três frutos por pé. O valor nutricional e medicinal da avelã foi explorado pelos gregos e romanos e crescia de forma selvagem no continente europeu até ao Mar Negro.

Cada 100 gramas de avelã contém: 17,4 g de proteínas, 62,6 g de gordura, 17,2 g de hidratos de carbono, e ainda celulose, Vitamina C, E e B1, Caroteno e 600 Kcal.

Produzia-se farinha e óleo da avelã, este pelo seu aroma suave era utilizado na perfumaria. A pasta do seu grão/amêndoa é utilizada na pastelaria – preparação de bombons e chocolates. A pele interior da avelã sai bem em água a ferver e depois de pelada deve guardar-se num frasco hermético.

A origem da palavra avelã vem do grego korys (daí Corylus, avelã em latim) que significa elmo. O nome de Avelã está ligado a Avellino, província de Itália e onde, outrora, a sua cultura era muito importante. A Turquia é o maior exportador de Avelãs (Giresun é a província turca capital mundial da Avelã).

Devem ser raladas, ou trituradas, ou bem mastigadas e, devido à quantidade de proteínas e gordura, não devem ser comidas mais de 15 avelãs diárias. Importantes na alimentação dos diabéticos e ajudam a emagrecer.

O consumo habitual de avelãs ajuda a combater as doenças cardíacas, os AVC, a arteriosclorose, diminuição do colesterol e diversos tipos de cancros (graças aos lípidos mono-insaturados, vitamina E e as fibras e aos antioxidantes). São, também, benéficas para os fumadores.

Combatem o envelhecimento e reforçam a imunidade.

Nota: Pelo menos no Outono e Inverno, não deixe de comer cerca de meia dezena de avelãs diárias.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

NUTRICIONAL

A avelã tem um lugar significativo entre os tipos de porca secada nos termos da nutrição e da saúde por causa da composição especial das gorduras (primeiramente ácido oleic), proteína, hidratos de carbono, vitaminas (vitamina E), minerais, fibras do diabético, phytosterol (beta-cytosterol) e antioxidante phenolics.

As propriedades nutritivas e sensoriais da avelã fazem-lhe um material original e ideal para produtos de alimento.

As avelã são uma boa fonte de energia com seu índice 60.5% gordo.

Muitos investigadores disseram que o consumo da avelã tem efeitos positivos na nutrição humana.

Estes efeitos podem ser relacionados a o perfil do ácido gordo dos lipidos da avelã que são ricos em mono e ácidos gordos polyunsaturated (82.8% oleic e 8.9% linoleic).

A pesquisa mostrou que tipos de dieta onde o nível da gordura saturada é o baixo e nível monounsaturated da gordura (MUFA) é elevado são eficaz em controlar os níveis de lipido do sangue; um resultado semelhante pode ser um fator positivo em coronário risco da doença cardíaca (CHD).

Além disso, as dietas enriquecidas com gordura monounsaturated nivelam (que são contidas no óleo da avelã) tenha efeitos similares e positivos em povos tais como casos mínimos de CHD, hipotensão, baixo contrapeso total, redução ou incremento da densidade da lipoproteína (LDL) e redução do colesterol do sangue valor do triglyceride.

A avelã é a fonte do segundo melhor da vitamina E após os óleos vegetais.

A vitamina E é um antioxidante phenolic do lipido solúvel. As atividades antioxidantes dos phenolics são o resultado de sua habilidade de transformar átomos de hidrogênio às raizes independentes.

Desde que estes compostos podem dar forma a raizes independentes, são acreditados para ser inibidores potenciais do cancro e do atherosclerosis em povos do diabético.

Por causa da propriedade antioxidante da vitamina E e da sua relação à doença cardíaca e ao cancro coronários, os consumidores e as indústrias têm o interesse crescente no alimento natural que inclui avelã e produtos da avelã.

O consumo diário de apenas 25-30 GR da avelã encontra 100% da exigência diária da vitamina E. Recente pesquisa mostraram que o beta-cytosterol índice rico da avelã pode jogar um papel importante em reduzir o colesterol e em impedir muitas doenças tais como o cancro (dois pontos, próstata, peito).

Isto igualmente aplica-se a impedir o crescimento dos tumores e a estimular o apoptosis.

As avelã são igualmente uma boa fonte de mineral, particular cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

As avelã podem balançar a pressão sanguínea e são muito importantes para o desenvolvimento e a saúde do osso com seus sódio pobre e índice mineral muito rico. Estes minerais são conhecidos ter efeitos positivos na saúde.

As avelã igualmente contêm todos os ácidos aminados necessários e os minerais os mais vitais.

As avelã podem ser usadas como uma fonte de proteína com as leguminosa que têm o baixo índice da cistina e do methionine.

A avelã é uma boa fonte de antioxidantes naturais. Isto indica o potencial nutraceutical das avelã e dos produtos da avelã.

Em conclusão, a avelã é um alimento e um aditivo vital para uma dieta diária balançada e a substância nutraceutical a mais útil para a saúde coronária.

Comer um punhado das avelã por o dia pode protegê-lo de muitas das doenças mencionadas antes.

Como Se Chama A Arvore Que Da Avelas?

  1. MEDICINAL
  2. Família das Coriláceas (Betuláceas)
  3. Avelaneira, aveleira-comum.
  4. Arbusto alto que se encontra em quase toda a Europa, exceto no extremo Norte, também na Ásia Ocidental e Central e no Norte da África.
  5. Folhas, por vezes as cascas.
  6. Ação adstringente, anti-inflamatória, venotônica.
Leia também:  Como Descobrir De Onde É Um Numero De Telefone?

Como tônico venoso, em situações de varizes, fragilidade capilar e edemas, causados por insuficiência venosa. Como antidiarreico. Topicamente em varizes, ulceras, hemorróidas e inflamações orofarigeas.

  • Insuficiência venosa crônica.
  • Os taninos podem ser irritantes para a mucosa do estomago, requerendo prudência em presença de ulcera péptica.
  • A planta, devido aos taninos, pode provocar gastrite e obstipação.

Usada, por vezes, em substituição da hamamélia (Hamamelis virginiana L.) devido às propriedades semelhantes.

Uso interno

Pó: cápsulas de 0,5 g, 2 a 6 por dia. 

Cozimento a 10%: tomar ½ a 2 xícaras, por dia.

  1. Os quadros de composição bromatológica dão-nos o seguinte resumo sobre a composição da avelã (como fruto seco sem casca), infelizmente muito incompleto quanto ao conteúdo em vitaminas.
  2. A avelã (Corylus avellana) é um arbusto que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte, figurando na família das Betuláceas (Abedules), cobrindo antigamente grandes superfícies e constituindo uma importante fonte de alimentação.
  3. Água 

7,1

Proteínas 

17,4

Gordura 

62,6

Hidratos de Carbono 

7,2

Minerais 

1,3

Celulose 

3,17

Vitamina B1 

0,460 mg

Caroteno 

0,265 mg

Vitamina C 

6,000mg

Calorias 

682

Deste quadro podemos concluir que a avelã dispõe de um elevado conteúdo de óleo (48-66%), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais.

Bem mastigados, estes frutos prestam-se muito bem para o consumo cru, tanto mais que 15 a 20 avelãs equivalem a uma refeição pelo seu elevado conteúdo de proteínas e de gordura.

O proveito é ainda muito maior se tiverem sido trituradas ou raladas ou moídas num moinho ou no liquidificador. Nesta forma, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e nas curas para engordar.

A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã, biscoitos de avelã. Uma mistura de avelã moída com um pouco de mel e abundante nata açucarada renova rapidamente as forças de quem a consumir.

A avelã é o fruto da aveleira (Corylus avellana), um arbusto da família Betulaceae, que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte.

Consiste em um fruto mais ou menos esférico, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa.

A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, ao qual acrescenta um sabor muito apreciado.

Não esqueça de colocar o slideshare em tela cheia(clicar nas duas setinhas) para visualizares melhor. 

Cultivo da aveleira (Avelã) from Carlos Pena

Cada 100 gramas de avelã contém:

Água – 7,1g 

Proteínas – 17,4g 

  • Gordura – 62,6g 
  • Hidratos de Carbono – 7,2g 
  • Minerais – 1,3g 
  • Celulose – 3,17g 
  • Vitamina B1 – 0,460 mg 
  • Caroteno – 0,265 mg 
  • Vitamina C – 6,0mg 
  • Calorias – 682kcal

Do quadro anterior, podemos concluir que a avelã dispõe de um elevado conteúdo de gordura (48-66%), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais.

Bem mastigados, este fruto presta-se muito bem para o consumo cru.

Entre 15 e 20 avelãs, devido ao seu elevado teor de proteínas e de gorduras, podem levar a substituição de uma refeição completa, mesmo não sendo indicado. O proveito é ainda muito maior se tiverem sido trituradas num liquidificador, raladas ou moídas.

Nesta forma, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e auxílio para o emagrecimento supervisionado por um profissional da Nutrição.

A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã, biscoitos de avelã.

Deste quadro podemos concluir que a avelã dispõe de um elevado conteúdo de óleo (48-66%), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais.

Bem mastigados, estes frutos prestam-se muito bem para o consumo cru, tanto mais que 15 a 20 avelãs equivalem a uma refeição pelo seu elevado conteúdo de proteínas e de gordura. O proveito é ainda muito maior se tiverem sido trituradas ou raladas ou moídas num moinho ou no liquidificador.

Nesta forma, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e nas curas para engordar.

A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã, biscoitos de avelã. Uma mistura de avelã moída com um pouco de mel e abundante nata açucarada renova rapidamente as forças de quem a consumir.

Fruteira do mês: Avelã

Avelãs são um fruto seco muito saudável que ajuda à manutenção de músculos saudáveis e a diminuir o peso. Graças às suas gorduras saudáveis, contribui para a redução do mau colesterol.

Aveleira, avelaneira ou avelãzeira (Corylus avellana) é um arbusto que cresce espontaneamente na Europa, Médio Oriente e também nalgumas partes da América do Norte.

O seu fruto, de casca bastante rija, é muito agradável e, além de ser consumido pelos humanos, faz parte da alimentação de bastante fauna.

Os principais produtores mundiais são a Turquia, a Itália e os EUA. É muito consumida durante a época do Natal e Ano Novo, tal como outros frutos secos.

Cultivo e colheita

  • Portugal tem um clima favorável ao cultivo das avelãs, sobretudo a norte do Mondego ou em zonas de maior altitude no Sul.
  • Apesar disto, as produtividades são baixas, quer pela pequena dimensão das plantações, muitas vezes apenas em sebe para delimitação de terrenos, quer pela má exploração das áreas plantadas.
  • A avelaneira é geralmente um arbusto bastante ramificado que atinge entre quatro e cinco metros de altura, mas existem espécimes de porte arbóreo, alguns dos quais chegam a atingir 15 metros.

Na serra de Sintra, podem encontrar-se alguns exemplares de grande porte.

A floração ocorre em pleno inverno, e a polinização é efetuada exclusivamente pelo vento.

É geralmente necessária polinização cruzada, visto que a maioria das variedades são autoinférteis.

As avelaneiras resistem a algumas geadas, mas recomenda-se serem plantadas em locais abrigados dos ventos fortes e que as protejam das geadas tardias, que podem ter efeitos muito nefastos sobre a floração e fecundação.

A avelaneira prefere climas temperados, mas necessita por ano de 700-1200 horas abaixo de 7 ºC. Prefere solos permeáveis e férteis, com pH entre 6 e 7,5.

São plantas que não apreciam muito a salinidade, pelo que não é uma boa ideia plantá-las junto à orla costeira.

Manutenção

Nos pomares comerciais, é usual plantar as avelaneiras tendo em conta a direção dos ventos predominantes e plantar a par da variedade principal, até 15% de plantas de variedades polinizadoras da variedade principal, cuja floração seja ao mesmo tempo.

Num quintal, temos de ter pelo menos duas plantas de variedades compatíveis para obtermos as nossas avelãs.

Num bom viveiro, poderão aconselhar as melhores. A propagação pode efetuar-se por mergulhia da cepa, por estaquia ou por enxertia para preservar as características das variedades.

A propagação a partir de sementes também é usada quando se pretende obter novas variedades. As podas são importantes para a limpeza de ramos mortos e para arejamento das plantas.

  1. Também é importante a eliminação dos rebentos que surgem a partir das raízes, o que tornará a planta mais forte e com um aspeto mais arbóreo.
  2. A eliminação das infestantes e as regas são outras das operações que têm de ser realizadas, estas últimas em verões quentes ou, fora desta estação, em períodos de seca anormais.
  3. Relativamente a doenças e pragas, temos de referir o gorgulho-da-avelã, que pode estragar bastantes frutos, bem como os afídeos, o ácaro-dos-gomos ou a mineira da aveleira.
  4. Quanto a doenças, importa referir entre outras a antracnose, o oídio, o cancro ou a podridão cinzenta.

Propriedades e usos

A avelã é muito consumida ao natural, até vendida já descascada, mas é também muito utilizada ralada ou em pedaços em produtos lácteos, sobremesas e doces em geral.

É muitas vezes utilizada inteira ou em pedaços pela indústria chocolateira, que absorve uma boa parte da produção mundial de avelãs.

  • Dado que as avelãs possuem um alto teor de gorduras e riqueza em proteínas, são usadas no fabrico de leite e manteiga vegetais, bem como de pasta de avelã.
  • Da avelaneira era usual também utilizar-se a madeira para produção de estacas, em regime de talhadia.
  • As avelãs têm um alto teor de gorduras, que fornecem energia, de proteínas e ainda teores de vitaminas B1 e C.
  • Podem ser usadas como parte de uma alimentação saudável, visto ajudarem à manutenção de músculos saudáveis, ajudarem a diminuir o peso e, graças às suas gorduras saudáveis, reduzirem o mau colesterol.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*