Como Se Alegrar Quando Se Esta Triste?

Home > Blog > Como Animar uma Pessoa Que Está Se Sentindo Para Baixo

Quando gostamos muito de uma pessoa, partilhamos de suas dores e alegrias, torcemos por sua felicidade e fazemos o possível para lhe ver bem.

Dessa maneira, ao ver alguém que se gosta triste, é natural querer ajudar, porém, nessas situações, é comum também se sentir em dúvida sobre como agir, o que dizer, principalmente quando se trata de algo mais delicado.

Se está passando por isso e deseja saber como animar uma pessoa que está enfrentando problemas em sua vida, é só continuar acompanhando o artigo.

10 Sugestões de Como Animar uma Pessoa Querida Que Está Triste

Existem diversas situações que podem deixar uma pessoa triste, como, por exemplo, a perda de um ente querido, uma demissão, o fim de um relacionamento, um caso de doença na família, um problema de ordem emocional, entre tantas outras. Se deseja animar alguém e ajudá-lo de alguma maneira a se sentir melhor, as dicas a seguir irão te ajudar.

1 – Escute a Pessoa na Essência

A primeira coisa que pode ajudar uma pessoa que está triste a se sentir melhor é ouvir o que ela tem a dizer.

Afinal, falar sobre o que está sentindo ajuda a aliviar o peso do problema, além de permitir que se obtenha uma nova visão dele.

Nesse sentido, incentive o seu ente querido a se abrir e ouça-o com toda a sua atenção, para que ele se sinta verdadeiramente acolhido e veja que não está só.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

2 – Dê um Abraço Forte Sem Dizer Nada

Em muitos casos, um abraço é uma das melhores coisa que você pode fazer por uma pessoa que está sofrendo.

Isso porque, quando nos unimos através desse gesto, há uma grande troca de energias, permitindo que você expresse todos os seus desejos de que aquela dor passe.

Como bem diz a bela canção da banda Jota Quest, o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço, e isso vale para qualquer situação.

3 – Convide-a Para um Passeio Divertido

O luto é uma fase que faz parte do processo de recuperação de uma perda, porém, isso não significa que uma pessoa deve se entregar completamente a ele.

Desse modo, uma forma muito positiva de ajudar alguém que esteja se sentindo para baixo é fazendo um convite para um passeio divertido, como ir ao cinema, fazer um lanche ou ir a um encontro de amigos.

Independente da opção escolhida, o importante é que seja um programa leve e agradável.

4 – Converse Sobre Assuntos Leves

Conversar é sempre muito bom para alguém que esteja passando por uma situação delicada, seja para desabafar ou para falar sobre temas leves.

Ao perceber que o seu ente querido está muito para baixo, falando apenas de coisas negativas, procure mudar o foco, introduzindo assuntos positivos que façam parte dos interesses dele.

Assim, estará atuando como um bálsamo, levando suavidade e mostrando que existem outros horizontes a serem explorados.

Você é feliz?

Como Se Alegrar Quando Se Esta Triste?

5 – Faça-a Lembrar de Suas Qualidades

Quando uma pessoa está se sentindo para baixo por conta de qualquer tipo de problema, é natural que ela se veja como alguém inferior e que não merece ser feliz.

Nesse caso, é importante que mostre exatamente o contrário, exaltando suas qualidades.

Refresque a memória dela falando sobre suas conquistas, mostrando que é, sim, digna de felicidade e que essa é apenas uma fase que irá passar e torná-la ainda mais forte.

6 – Chame-a Para Realizar uma Atividade Física

É natural que uma pessoa que esteja atravessando um problema se sinta desanimada, principalmente para realizar uma atividade física, contudo, se exercitar irá fazer com que ela se sinta muito bem.

Nesse caso, insista, fale que ela poderá ir embora caso não goste. O exercício em questão pode ser algo que já tenham o costume de realizar ou mesmo uma caminhada ou corrida pelo bairro.

O importante é movimentar o corpo, oxigenar a mente e liberar endorfina para se sentir melhor.

7 – Mostre uma Visão Otimista das Coisas

Uma pessoa triste tende a entrar em um círculo de negatividade, que a leva a enxergar tudo de forma ruim. E uma ótima maneira de ajudar alguém a colocar um ponto final nisso é mostrando uma visão otimista das coisas. Desse modo, mostre a quantidade de motivos que ele tem para agradecer e fale sobre como os problemas têm o seu lado bom, pois trazem aprendizado e fortalecimento.

8 – Dê Conselhos Se Ela Pedir

Muitos, quando veem alguém próximo passando por problemas, vão logo dar conselhos e dizerem o que acham que deveria ser feito. Porém, nem sempre isso ajuda, já que cada um tem o seu tempo e sua forma de enxergar as coisas.

Por isso, deixe para dar conselhos apenas quando forem pedidos e, antes de mais nada, tenha empatia e se coloque no lugar daquele amigo ou familiar, para que o incentive a fazer coisas que estejam ao alcance dele e que realmente possam ajudar.

9 – Deixe os Julgamentos de Lado

Independente do que for fazer para animar a pessoa que está se sentindo para baixo, deixe os julgamentos de lado, pois assim conseguirá realmente ajudar de coração aberto, sem apontar erros e fazer com que ela se sinta ainda pior. Tenha sempre em mente que cada indivíduo tem os seus valores, o seu tempo e a sua forma de enxergar o mundo, então, não dá para medir a vida dos outros pela sua régua.

10 – Incentive-a a Procurar Ajuda Profissional

Dependendo da situação, pode acontecer de a pessoa não reagir e se afundar cada vez mais na tristeza.

Nesse caso, é muito importante incentivá-la a procurar ajuda profissional, para que um médico faça os exames necessários e verifique se ela está apresentando algum problema de ordem emocional.

É bastante comum que pessoas que estejam passando por isso se recusem a procurar ajuda, se for esse o caso, insista, acompanhe-a na consulta e mostre que esse é um passo fundamental para que ela se recupere e volte a se sentir bem.

Ajudar uma pessoa que está passando por uma situação delicada é um gesto nobre e uma grande demonstração de empatia, humanidade e amor ao próximo. Faça isso e passe o exemplo adiante!

Copyright: 1100199110 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

15 coisas que você pode fazer quando se sentir triste

Como Se Alegrar Quando Se Esta Triste?

Há dias em que nada faz cessar aquela sensação de nada, de vazio e tristeza. São dias frios, que te arrancam a vontade de fazer qualquer coisa, mas a verdade é que é justamente quando perdemos a empolgação de levantar, que devemos reagir.

Confira a seguir 15 coisas que você pode fazer para eliminar esse dia ruim:

Pode parecer inútil, mas pode ajudar, afinal é possível que você esteja desidratado! Seu corpo precisa de água. Não suco, refrigerante ou álcool; pegue um bom copo de água e beba.
No caso de você estar de ressaca, leve isso em consideração ainda mais.

Naqueles dias ruins que você se sente sobrecarregado, arrumar a cama pode ser o primeiro passo para colocar sua vida no rumo certo. Isso também vai te desincentivar a voltar a dormir (pelo menos, é o que se espera).

Ok, acho que você já entendeu que levantar e fazer alguma coisa é o caminho, mas que tal um banho?! A vida é diferente quando você está limpo! E um banho pode te revigorar, dando uma explosão de energia. Lave o cabelo e faça uma massagem na cabeça.

Você já comeu o suficiente hoje? É muito tentador comer porcarias quando você se sente mal, mas é preciso procurar algo com sustância. Se você não sentir vontade de comer uma refeição inteira, talvez coma apenas uma fruta. Algo que você possa queimar no decorrer do dia e não em apenas cinco minutos.

Talvez sair, ver outros cenários seja útil, afinal pode ser que você esteja precisando de um pouco de ar fresco e nem sequer saiba disso. Dê ao seu corpo um pouco de luz natural, respire um ar diferente, mexa as pernas, mesmo que seja por apenas cinco minutos. Permita-se ter alguns pensamentos diferentes.

Mesmo que não vá sair de casa hoje, vista roupas que usaria para sair. Ou, se estiver usando as mesmas roupas desconfortáveis durante o dia inteiro e se sentir incomodado, coloque pijama e chinelo, e relaxe.

Certamente ficar olhando para as mesmas quatro paredes dia após dia não ajuda. Você pode tentar ir trabalhar em uma cafeteria, biblioteca ou na casa de um amigo? Se puder adicionar “ir a algum lugar” à lista de coisas que fez hoje, você poderá se sentir melhor.

Se você não sentir vontade de falar sobre seus problemas, tudo bem. Procure um amigo, fale com ele sobre um filme que você viu. Ligue para sua mãe e veja como ela está.

Nada de tristeza! Escolha uma música com bastante energia que te faça bem e mande ver. Dance nem que seja uma música como uma estrela do rock para bombear sangue novo nas veias.

Tente fazer algum exercício aeróbico até suar. Se você não tem tempo para um treino completo, procure uma saudação ao sol no YouTube e se alongue pelo tempo que tiver disponível. Faça algumas flexões ou abdominais.

Leia também:  Penso Nisto, Não Como Quem Pensa, Mas Como Quem Não Pensa?

Faça alguma coisa! Essa é a grande dica. Você precisa fazer compras? Agendar uma consulta? Responder um e-mail? Se não puder fazer as coisas grandes de sua lista, concentre-se nas coisas pequenas, e não se esqueça de se parabenizar por ter feito algo.

Se você não tem um animal de estimação, já aproveite para visitar aquele seu amigo que conta com um animalzinho de companheiro.

Em vez de pensar em tudo que há para fazer e se sobrecarregar agora, comece a se sentir melhor pelo que você conseguiu fazer. Você pode adicionar “escovei os dentes”, “lavei os pratos” ou “escolhi uma roupa” à sua lista. Não importa quão pequena seja a tarefa, prove a si mesmo que você é eficiente.

Se estiver com bastante tempo, tente ver um Stand Up ou um filme de comédia.

Sim, isso é normal. Você tem o direito de ter um dia de merda e não precisa corrigir tudo agora. Se você tentou corrigir e não deu certo, isso não significa que acabou a esperança. Dê a si mesmo o tempo e o espaço que você precisa para sentir o que você está sentindo.

[BuzzFeed]

Comentários

Comentários

Blog: Como animar um amigo que está triste ou decepcionado? | Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional

Como Se Alegrar Quando Se Esta Triste?© Depositphotos.com / ArturVerkhovetskiyPara animar um amigo que está passando por um período difícil, é imprescindível escutá-lo para tentar entender a situação e ajudá-lo da melhor forma possível.

Muitos fatores podem desencadear a tristeza e o desapontamento: crises profissionais, traumas, términos de relacionamento, transformações bruscas na rotina, desafios não superados e baixa autoestima. Alguns indivíduos apresentam uma dificuldade maior ao ter que lidar com momentos difíceis e seguir em frente após sofrer com uma decepção.

Para animar um amigo que está passando por um período difícil, é fundamental ter uma atitude disponível, estar atento ao que ele tem a dizer sobre esse período e evitar julga-lo. Confira algumas maneiras para ajudar seu amigo a atravessar uma fase difícil:

Dicas para animar um amigo que está triste

Escute

É importante que seu amigo saiba que ele pode desabafar com você e se sinta confortável para falar sobre suas dores. Evite ao máximo fazer julgamentos e ajude-o a refletir sobre o problema por outro ângulo, incentivando-o a encontrar possíveis maneiras de solucionar a questão.

Abrace

Você sabia que um abraço pode liberar as mesmas substâncias que o organismo produz quando comemos chocolate ou fazemos exercícios físicos? Abraçar libera oxitocina (o hormônio do amor e da felicidade), reduz os níveis de cortisol, relaxa os músculos e libera dopamina. Confie no poder da terapia do abraço e faça com que seu amigo se sinta mais protegido e seguro.

Estimule exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é um hábito que costuma estar presente na vida de pessoas felizes. Isso acontece por conta das respostas hormonais geradas pelo esforço físico, que liberam neurotransmissores que trabalham no cérebro.

Praticar esportes é fundamental para a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. Portanto, tire seu amigo do sofá e leve-o para jogar uma partida de tênis, correr no parque ou andar de bicicleta por aí. Esta é uma ótima maneira de compartilhar momentos divertidos, entrar em forma e se distrair.

Faça-o rir

Lembrar de histórias divertidas e contar piadas é uma maneira de entreter a pessoa e fazer com que ela tire um pouco o foco dos problemas. Tenha uma atitude positiva: isso vai contagiar seu amigo e ajudá-lo a mudar de frequência.

Reforce as características positivas do indivíduo

Fale com seu amigo sobre suas habilidades e potenciais, destacando como a amizade de vocês é importante e especial. Reforce as conquistas individuais e ajude-o a se lembrar dos momentos em que foi capaz de superar dificuldades e obstáculos.

Fique atento

É importante prestar atenção e perceber se a tristeza do seu amigo é pontual ou se ela pode ser um dos sintomas da depressão. Caso o problema seja grave, é importante incentivar seu amigo a procurar ajuda médica e iniciar um tratamento adequado, especialmente se o momento está trazendo prejuízos à saúde da pessoa.

Incentive o desenvolvimento da Inteligência Emocional

O Método LOTUS já auxiliou centenas de pessoas que entraram em contato com suas emoções e, assim, encontraram forças para recomeçar e redescobrir a alegria de viver. Se você tem um amigo que está passando por um momento delicado, incentive-o a desenvolver sua Inteligência Emocional para que ele possa entender suas crenças limitantes e padrões prejudiciais que atrapalham a felicidade.

O que fazer quando está triste? Conheça 10 dicas animadoras

Como Se Alegrar Quando Se Esta Triste?

A tristeza é um sentimento muito comum para todos. Existem muitas situações capazes de deixar a gente para baixo, e as vezes essa sensação é tão forte que passamos a não ter inspiração para fazer nada. Porém, precisamos dar um chega pra lá nessa emoção e voltar a focar em coisas boas e que nos animam. Não podemos dar liberdade para sermos consumidos por essa sensação. Descubra aqui o que fazer quando está triste e recupere a sua felicidade.

10 dicas de o que fazer quando está triste

1 – Comprar um diário – Apesar dessa dica parecer algo que uma pré-adolescente faria, ela é super válida.

Quando se escreve o que está sentindo ajuda a aliviar um pouco a pressão que está sentindo. Assim, você poderá desabafar e não guardar todas as reclamações, ou tristeza que está sentindo.

Mas lembre-se, é necessário escrever todos os dias para não haver um acúmulo de sentimentos negativos.

  • Aprenda como lidar com a tristeza

2 – Sorria para a vida – Nessa situação pode ser difícil encontrar um motivo para sorrir, não é mesmo? Porém você precisa se esforçar para que isso aconteça, mesmo que seja forçado no começo.

Assista um filme, ou um vídeo engraçado, converse com os amigos, ou sorria para estranho.

O importante é rir, pois quando damos risadas, nós tiramos um pouco da tristeza que vive na gente, e isso faz bem para você e para o seu humor.

3 – Exercite-se – O foco nesta dica não é para você alcançar um padrão de beleza. É apenas um lembrete de que se você começar a caminhar, correr, pedalar ou até mesmo dançar, sua vida se manterá saudável. As endorfinas que o seu corpo libera quando você pratica exercício faz seu humor melhorar, e ainda alivia o estresse.

4 – Se distraia – Por mais difícil que pareça, encontre outros focos para a sua atenção.

“Mente vazia é oficina do diabo”, já ouviu esse ditado? Então, é porque quando estamos sozinhos nessa situação de mágoa pensamos em muitas coisas negativas.

Vá ouvir algumas músicas, conversar com os amigos, dançar, ver filmes e até ler livros. Essas coisas te farão bem e te manterá ocupada.

  • Músicas sobre a felicidade que aumentam o seu astral

5 – Ler traz felicidade – Quando você é capaz de criar algo em sua mente que possa te levar para outro lugar, consegue se distanciar de todos os seus problemas. A leitura tem esse poder, mesmo que apenas por alguns minutos.

Ler um bom livro irá prender toda sua atenção e assim você pode começar a esquecer um pouco da sua realidade te desestressando de todas as dores de cabeça da semana.

Sem contar que para você que está se perguntando o que fazer quando está triste, esse acaba se tornando um ótimo passatempo.

6 – Confie nas pessoas – Dê uma chance para os seus familiares e amigos, as pessoas que você tem certeza que querem o seu bem.

Converse sobre o que sente e eles vão tentar te ajudar da maneira que puderem.

Se o motivo da sua tristeza for por causa de alguém que te decepcionou, não fique pensando que porque uma pessoa te magoou que as outras também irão. Procure se aproximar de quem te quer bem e conte com o apoio deles.

7 – Faça algo espontâneo – Se você vem sentindo essa tristeza há um tempo, que tal mudar essa rotina? Talvez seja essa mesmice que vem te fazendo mal.

Visite um amigo, vá almoçar com sua família, faça viagens e se permita viver novas experiência. Porém, espontaneidade não é sinônimo de decisões impulsivas.

Pense bem sobre o que vai fazer, e não se deixe levar por coisas que você sabe que são prejudiciais para a vida.

  • Veja algumas mensagens sobre felicidade e se inspire!

8 – Socialize – Quando você estiver se perguntando o que fazer quando está triste, lembre-se que umas das melhores respostas é “sair e se divertir”.

Pode parecer difícil, pois as vezes você simplesmente não quer ver ninguém.

No entanto, quando você se permite conhecer pessoas novas, passar uma noite com os amigos, e mudar o seu cenário atual, você abrirá sua mente e vivenciar coisas que nunca imaginou, e neste novo rumo poderá se encontrar.

9 – Chorar não faz mal pra saúde – Pode parecer estranho encontrar um tópico falando para chorar quando está procurando o que fazer quando está triste. Mas é isso mesmo, chore! Essa atitude trará alívio o que te deixará relaxada.

Isso vai melhorar o seu humor e não vai reprimir os seus sentimentos. Está com vontade de chorar? Solte suas lágrimas! Caso você perceba que não consegue controlar as lágrimas, esse problema de tristeza é capaz de ser algo mais grave do que você pensa.

Leia também:  Como Salvar Um Telemovel Que Caiu Na Agua?

Então, fique atenta!

10 – Diferencie tristeza de depressão – Diferente da mágoa, a depressão não apresenta um motivo externo perceptível.

Esse sentimento que te deixa para baixo é algo que ao longo do tempo você sabe que passa. Já a depressão se trata de um problema mais sério que afeta o humor, o sono, o peso corporal e até o apetite.

É importante diferenciar os dois, pois a solução para ambas são bem diferentes.

  • Conheças os maiores sintomas de depressão

Anime-se! Agora que você viu essas 10 dicas de o que fazer quando está triste, confira outros textos bem animadores que podem te ajudar bastante para sair desse baixo astral:

13 coisas para fazer quando você se sente solitário

Estar sozinho é algo corriqueiro em nossas vidas. Mas existem momentos em que a sensação é de que estamos abandonados. Não temos ninguém a nossa volta para conversar, mandamos mensagens de celular para alguém que não nos responde e de repente nos damos conta de que estamos sozinhos.

Ou, às vezes, mesmo com pessoas a nossa volta, a sensação é de um vazio e abandono.A solidão machuca, remete ao abandono, dói, é importante que possamos nos relacionar com outras pessoas, que possamos falar e sermos ouvidos.

A troca alimenta nossa alma e nos ajuda a seguir mais seguros e fortalecidos.

Estamos cercados de pessoas desde quando nascemos, inclusive nos momentos de necessidade como fome e dor. Aprendemos e nos acostumamos com o convívio social, que nos tranquiliza e conforta.

Estar sozinho pode remeter a morte e a dói, falta de significado em estar vivo. Para esses momentos em que não é possível a companhia de outra pessoa, separamos essas dicas para te ajudar a sair desta.

Confira:

1. Seja sua própria companhia

Uma das causas da solidão é a falta de intimidade consigo mesmo. É importante que possamos aprender a conviver com quem somos. Como é ficar só? Lembrar de situações em que cometeu erros, que sofreu, que magoou alguém, que deixou de ajudar quem estava ao seu lado? Não gostamos de pensar, de lembrar ou mesmo de nos deparar com o que não está bacana em nossa vida.

Na maioria das vezes fugimos desse confronto, vamos empurrando a vida e achamos que está tudo bem, por isso, quando de fato ficamos sozinhos, nos apavoramos. Olhar no espelho e encarar de frente esses problemas, pode ser difícil, doer, mas será o primeiro passo para a sua libertação. Está com tempo livre? Então aproveite e reveja os pontos que precisam de mudanças.

2. Acolha seu sentimento

Fugir da solidão é fugir de si mesmo. Constate o seu sentimento, sem tentar mudar isso a todo custo. Mais eficiente que tentar mudar uma situação de solidão e tristeza é transformar a forma como lidar com essas situações.

Procure lidar com essa sensação, sem julgamentos, culpas ou negações. Constate que ela está perto e empatize com a sua própria dor.

Quando isso acontece, esse sentimento ruim perde a força e você poderá sentir que é capaz de cuidar de si mesmo.

Muitas vezes temos a sensação de que estamos cuidando de nós mesmos quando na verdade esperamos o cuidado de outras pessoas. A falta de conexão consigo, estimula a buscar (em vão) conforto no externo: em pessoas, compras e comidas, por exemplo.

Quando o cuidado parte de nós mesmos, ao ir fazer uma caminhada, colocar uma roupa confortável e um tênis, simbolicamente traz essa sensação de autocuidado.

A pessoa pode até estar sozinha, mas a sensação de solitária diminui, pois ela sente que tem a si mesma.

4. Respeite o seu tempo

Se é necessário em determinado momento viver uma experiência de afastamento, devemos lembrar também que este tempo deve ser transitório e nos encaminhar novamente às nossas relações amorosas, afetivas, de luta e de enfrentamento frente à realidade. O silêncio é importante, mas em sua devida medida e cada um descobre a sua própria.

Logo, saber romper com o silêncio e fazer apelo ao outro também se faz necessário. Quando não está sendo possível fazê-lo por conta própria, através de sua rede de contatos sociais, talvez seja a hora de buscar ajuda profissional especializada.

Profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras são habilitados à escuta dos silenciamentos e de tudo aquilo que não encontra outra forma de ser dito.

5. Concentre-se no agora

Quando estamos tristes ou nos sentindo solitários, é comum levarmos os pensamentos para o passado ou para o futuro, sem prestarmos atenção no agora. Ter atenção no momento presente é uma ferramenta poderosa para quebrar os sentimentos negativos. Quando você presta atenção no que está fazendo, no lugar onde está, no seu redor, seu foco muda e seu humor também.

6. Medite

Pesquisadores da Carnegie Mellon University, nos EUA, publicaram um estudo que comprova que a meditação mindfullness ajuda a combater a solidão. Se você ainda não sabe meditar, é simples: pare e preste atenção em sua respiração.

Sentado em posição de lótus ou mesmo em uma cadeira, com a coluna ereta, feche os olhos e preste a atenção no ar que entra e sai (temos uma coluna só sobre meditação para quem está começando no VivaBem). Se algum pensamento surgir, volte a prestar a atenção a respiração.

Quando meditamos ficamos focados no presente, um estado onde não existe a dor, a tristeza, somente o bem-estar.

7. Faça planos para o futuro

Estar consigo mesmo pode ser tomado como um tempo significativo para a construção de uma vida a ser sonhada e, assim espera-se, vivida. Projetar uma vida futura que reflita nossos desejos e interesses mais genuínos, por mais ou menos ideal que esta projeção possa vir a parecer, certamente é importante para que possamos avaliar, com o tempo, os rumos de nossas ações.

8. Ajude alguém

Pode parecer sem sentido, ajudar alguém quando você precisa de ajuda. Mas, quando nos prontificamos a ajudar o outro, nosso sentimento fica em segundo plano, tiramos o foco, por exemplo, da solidão e nos focamos na questão da ao outro, nossa vida passa a ganhar um sentido maior. Ser solidário a alguém pode nos tornar menos solitários.

9. Agende programas futuros

Acione um amigo ou um familiar e marque um compromisso. Pode ser que a pessoa não tenha disponibilidade para o mesmo dia, mas só de saber que em uma semana estarão juntos, diminui a sensação de solidão e traz até uma sensação de bem-estar.

10. Busque conhecer coisas novas

Fazer um curso facilita muito a aquisição de novos conhecimentos, a troca com outras pessoas e é também uma forma de ocupar o tempo ocioso.

Se for possível escolha um presencial, pois os vínculos se fortalecem, surgem novas amizades e companhias.

Se não quiser fazer um curso, busque informações de um livro que você goste ou bastidores de um filme, lugares que quer conhecer. O que vale é mudar o foco.

11. Faça exercícios físicos

Exercícios como caminhar, correr, nadar e pedalar, entre outros, libera hormônios como a dopamina, que produz a sensação de bem-estar e faz com que você se sinta mais relaxado. Experimente fazer uma caminhada meditativa, fique atento aos detalhes de tudo o que encontrar pelo caminho. Essa prática ajuda no relaxamento, melhora o foco, a criatividade e a percepção do momento presente.

12. Exercite a criatividade

Procure fazer algo que goste: leia um livro, cante, toque um instrumento, assista a um filme ou série, conheça lugares novos, cozinhe. Exercite a criatividade e encontre algo que dê prazer e entretenimento.

13. Adote um animal de estimação

Adotar um animalzinho de estimação pode ser um presente para você. Além de fazer companhia, pode estimular você a fazer mais exercícios físicos, como a caminhada por exemplo.

Fontes: Carolina Hanna, psiquiatra do Núcleo de Álcool e Drogas do Hospital Sírio-Libanês; Tiago Ravanello, psicólogo clínico e professor associado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e Luciana Kotaka, psicóloga clínica.

Tristeza: aprenda a lidar com esse sentimento e como superá-lo

A Tristeza, no dicionário, é dito como “Qualidade ou condição de triste; falta de alegria; melancolia.”, mas e para você, o que quer dizer tristeza? O que ela provoca e o quanto atrapalha as suas atividades do dia a dia?

Pode parecer um tema bobo mas, afinal, quem nunca se sentiu triste pelo menos algumas vezes na vida? É normal, não é mesmo?

O fato é que quanto mais conversamos sobre esses sentimentos e sensações, melhor vamos trabalhar eles dentro de nós mesmos para, assim, superá-los.

O que é a tristeza?

A tristeza é um dos seis sentimentos fundamentais que todo ser humano é capaz de sentir, assim como, a felicidade, a raiva, o medo, a repulsa e a surpresa. Ou seja, como qualquer outro sentimento, ela é uma resposta a algo que acontece em nossa vida ou ao nosso redor.

Além disso, os especialistas dizem que a tristeza é um dos sentimentos mais duradouros, muito mais do que a alegria ou felicidade. Isso porque costumamos guardar para nós essa sensação por mais tempo. Ou seja, isso pode gerar um problema maior como por exemplo transtornos de ansiedade e de depressão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 120 milhões de pessoas no mundo sofrem de tristeza profunda.

O que causa a tristeza?

A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.

Leia também:  Como Conquistar Um Homem Que Não Quer Namorar?

Esses dados da OMS só reforçam o quanto os cuidados com o bem-estar emocional são importantes para a nossa vida. Todos temos tristezas para superar, mas se você está sentindo dificuldade para seguir em frente, procure ajuda de um especialista, como psicólogos, terapeutas e psiquiatras.

Mas, afinal, é tristeza ou depressão?

Entender seus sentimentos não é uma missão fácil. Por isso, é comum não conseguirmos compreender se o que estamos vivendo é uma tristeza profunda ou depressão.

Pensando nisso, perguntamos para a psicóloga e especialista do Zenklub, Tatiana Festi, como podemos entender melhor o que estamos sentindo.

Para Tatiana:

A tristeza é uma reação natural a situações difíceis de serem vivenciadas e sentir tristeza é saudável.

  • Mas quando nos sentimos tristes por muito tempo e isso passa a afetar nosso dia a dia, pode ser que esse seja um sinal de alerta para depressão.
  • As causas da depressão podem ser genéticas, alterações de neurotransmissores, doenças crônicas, traumas, abuso de álcool e outras drogas.
  • Portanto, como definição, a tristeza é um sentimento e a depressão uma doença. Veja alguns pontos que podem ajudar a identificar se o que você sente é tristeza ou depressão:

Reação apropriada X reações extremas

O sentimento de tristeza é a uma reação apropriada diante de algum evento e não dura mais do que horas ou dias.

Já a depressão, são reações extremas, e a sensação é de que aquilo nunca vai passar.

Prazer X sentimento de vazio

É comum que quando estamos tristes nos sentimos desencorajados, no entanto essa sensação não deve durar muito tempo. Mas na depressão, o sentimento de vazio é constante, e pode te levar a perder o sentido da vida.

Vitalidade X exaustão

A tristeza por si só, não o impede de seguir com as suas atividades do dia a dia. No entanto, na depressão você se sente sem energia, se afastando de pessoas e da rotina que antes era prazerosa.

Pensamentos negativos X distorção da realidade

Os pensamentos negativos estão presentes na tristeza e é uma reação comum. Já na depressão esses pensamentos ficam distorcidos, mais próximos da imaginação e distante da realidade.

Teste de depressão

O diagnóstico deve ser feito com um especialista, mas se você quiser entender melhor sobre os níveis de depressão, faça o teste de depressão. Não é um diagnóstico preciso, mas te fornecerá informações importantes de como se autoavaliar.

Como superar a tristeza?

  1. Passar por cima da tristeza é uma das ferramentas que muito de nós utilizamos para tentar encontrar a felicidade mais rápido.

  2. No entanto, quando você procura entender seus sentimentos, com autoconhecimento você pode criar maneiras melhores de superar a tristeza.

  3. De qualquer forma, separamos aqui algumas dicas para você aprender a trabalhar melhor suas emoções e, por fim, superar a tristeza.

Conecte-se com os seus sentimentos

Nossas emoções sinalizam algo bem maior do que apenas o que estamos vivendo naquele momento. Esconder seus sentimentos não te torna alguém mais forte e nem te ajuda a superar os problemas.

Não tenha pressa, não há problema algum em ficar triste ou muito feliz por algo. Tudo isso é natural e caso você precise de ajuda para lidar com tudo isso, você pode sempre procurar a ajuda de um especialista.

Pratique o autoconhecimento

Quando praticamos o autoconhecimento, assim como a inteligência emocional, somos capazes de administrar melhor as nossas emoções.

Com isso, você passa a entender o que te faz bem ou mal, o que pode te trazer benefícios ou prejuízos. Essa pode ser a sua melhor arma contra a tristeza.

Valorize-se

Os pensamentos e mensagens negativas que recebemos de nós mesmos e de outras pessoas, podem provocar baixa autoestima e nos deixar inseguros.

Cultive pensamentos positivos, deixe de lado as críticas que não te ajudam a ser uma pessoa melhor e aceite suas falhas e o seu valor. Cuide de si mesmo e faça coisas que te deixa feliz.

Cuide da sua saúde

Praticar exercícios físicos é uma ótima dica porque além de cuidar do seu corpo, você ainda cuida da mente. Além disso, é uma excelente válvula de escape. Então já sabe né? Faça algo que você goste

Além da questão física, cuidar da mente é fundamental, por isso, invista em conhecer técnicas de respiração e de meditação. Isso vai te ajudar a controlar melhor suas ações e ter momentos de equilíbrio.

Valorize as suas relações pessoais

Mais do que amar as pessoas, precisamos nos dedicar a viver momentos de prazer com elas. Por isso, aproveite os momentos livres para se conectar mais com as pessoas ao seu redor e que te querem bem.

Aceite ajuda

É muito importante que você consiga se abrir e conversar com alguém nos momentos de dificuldade e tristeza.

Procure quem de fato está do seu lado na “saúde e na doença” e confie nelas as suas emoções e desabafos;

Pratique a compreensão

Nada é por acaso e somos sim seres capazes de superar e de conviver com diferentes dores. Quando você compreende melhor o que acontece ao seu redor, identifica as dificuldades como novos degraus para a sua evolução.

Faça terapia

A terapia é para quem está triste e para quem não está triste. Para quem tem depressão ou algum transtorno mental ou não.

  • Terapia é para todo mundo e mais do que trabalhar sensações ruins ou momentâneos.
  • O especialista poderá te ajudar a encontrar habilidades positivas em você, como o próprio autoconhecimento, que falamos aqui, como a empatia e a gratidão.
  • Se você acha que não tem tempo para ir a um terapeuta, lembre-se que a tecnologia está a nosso favor e que é possível fazer suas sessões online, por videoconsulta, de onde e quando você puder.
  • No Zenklub temos mais de 500 especialistas que podem ajudar você, considere essa prática como mais uma ferramenta para fugir da tristeza.

15 coisas para fazer quando você está triste

Frases de Lizzo

Surpreenda-se com essa mulher empoderada!

Não se perca

A vida não vai ser fácil mas mantenha a esperança viva

Olhe para o lado

Aprenda a lidar com a vida e com as pessoas ao redor

Antonio Gramsci

Um comunista italiano de múltiplos talentos

Pensar sobre a Vida

Alimente seu corpo e sua mente com alguns pensamentos!

Frases Seicho-no-ie

Aprecie algumas frases desta filosofia. Tenha gratidão!

Ética

Ser ético é questão de dignidade do ser humano

O que fazer quando se está triste?

A verdadeira alegria vem de Deus. Por isso, para deixar a tristeza, você precisa de mais de Deus (Filipenses 4:4). A tristeza faz parte da vida mas não precisa durar para sempre.

Você não pode evitar toda tristeza mas, com a ajuda de Jesus, você pode superar a tristeza e encontrar alegria novamente. Em Jesus você tem a esperança de uma vida plena (João 10:10).

Para deixar de ficar triste:

Procure a razão da tristeza

Não é bom ignorar a tristeza. Esse sentimento é um sintoma que algo não está bem. A tristeza pode ser causada por muitas coisas diferentes: doença, estresse, desilusões, decisões erradas, a perda de alguém querido… É importante chegar à raiz do problema.

A tristeza pode ser sinal que algo precisa ser mudado (2 Coríntios 7:10-11). Deus pode usar a tristeza para levar à ação, corrigir crenças erradas, mudar sua vida e aprofundar seu relacionamento com Ele.

Veja aqui: o que Deus diz sobre tristeza?

Conte para Deus

Você pode ser completamente honesto com Deus. Não precisa fingir que está tudo bem. Muitos salmos na Bíblia descrevem toda a tristeza de quem as escreveu. Quando você se abre para Deus, você reconhece que tem um problema e precisa de Sua ajuda (1 Pedro 5:7).

A Bíblia diz que quem se sente triste deve orar (Tiago 5:13). Apenas Deus tem o consolo que você precisa. Orar ajuda a focar em Deus e a aprofundar seu relacionamento com Ele.

Veja também: como orar?

Pense em coisas boas

O mundo não é feito só de coisas ruins. Reconhecer a tristeza e levar para Deus é importante mas você não pode focar apenas na tristeza o tempo todo. Procure coisas boas pelas quais você pode agradecer a Deus (Filipenses 4:8). Pensar em coisas boas e agradecer por elas põe os problemas em perspetiva e aumenta a felicidade.

A Bíblia diz que você pode renovar sua mente (Romanos 12:2). Muitas vezes você se sente triste porque criou o hábito de ver apenas as coisas negativas. De início pode ser difícil pensar em coisas boas mas se você criar esse novo hábito, fica mais fácil com o tempo.

Leia a Bíblia

A Bíblia é a Palavra de Deus. Nela você pode encontrar as palavras que você precisa ouvir para deixar de ficar triste. A Bíblia tem muitos exemplos de pessoas que superaram a tristeza com a ajuda de Deus, mesmo em situações muito difíceis.

Sua tristeza também pode ser consequência de mentiras em que você acredita (por exemplo, “não sou amado”, ou “não presto”). Na Bíblia você encontra a verdade, que liberta (João 8:32).

Descubra aqui: crente pode ter depressão?

Não se isole

Você não está sozinho. Todos passam por tristeza na vida, por alguma razão. Outras pessoas podem não entender sua situação mas entendem o que é sentir tristeza e solidão.

Na igreja você pode encontrar pessoas que podem lhe aconselhar, encorajar e alegrar (Hebreus 10:25).

Quando você convive com pessoas alegres, isso ajuda a mudar sua perspetiva e a deixar de ficar triste.

Leia aqui: como enfrentar a solidão?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*