Como Se Afastar De Alguem Que Gostamos?

Às vezes, a melhor coisa a fazer é dar o fora.

Como Se Afastar De Alguem Que Gostamos?

Você está em um relacionamento e constantemente se pergunta se ele vai sobreviver mais um dia? Você se sente desvalorizada e desprezada por seu parceiro? Você sente que pode ser hora de seguir em frente?

A ideia de se afastar dele pode parecer impossível e aterrorizante, no momento, mas não vale a pena investir em relacionamentos tóxicos que não edificam a autoestima nem florescem com amor.

“Você não entrou no relacionamento para ser maltratada, ignorada ou abandonada”, diz o psicólogo Jeffrey Bernstein. “Ser abusada ou denegrida, sujeita a gastos imprudentes, privada de uma vida sexual ou forçada a enfrentar um comportamento problemático e imaturo não é saudável para você”.

Procure os seguintes sinais em seu relacionamento atual e determine se é hora de seguir em frente e encontrar a felicidade em outro lugar.

1. Você revive mais o passado do que vive o presente

Reflita sobre seu relacionamento atual. Você foca mais na felicidade atual e futura ou mais em lembranças eufóricas passadas? Alimentar seu relacionamento com felicidade passada irá, inevitavelmente, privá-la de felicidade futura. Se você não consegue visualizar um possível futuro ou há falta de desejo de investir no desenvolvimento de felicidade futura, siga adiante.

2. Você tem que ficar defendendo seus sentimentos

Você já sentiu como se tivesse que ficar justificando seus sentimentos, não só para as outras pessoas, mas também para si mesma? Isto não é um bom sinal.

Relacionamentos construídos e centrados em amar um ao outro não precisam de justificação. Você sabe como se sente. Não tente se convencer de que ama ou de que não ama alguém.

Abrace suas emoções e aja adequadamente, de acordo com o que sente.

3. Você ainda está esperando que ele mude

Essas pessoas que prometem que vão mudar por você, mas nunca mudam, são pessoas com quem você deve ter cautela ao assumir um compromisso a longo prazo.

Não acredite que, por estar em um relacionamento com você, ele vai mudar, tornando-se a pessoa que você criou em sua mente. Ele não consegue ler a sua mente, tampouco pode ser a pessoa perfeita que você idealizou.

Permita que ele cresça e mude por conta própria.

4. Você precisa ficar dando explicações… o tempo todo

Se o seu parceiro exige que você explique cada coisa que faz, cuidado. Relações fortes requerem uma expectativa implícita e inabalável de honestidade e confiança. Tenha isso em mente ao estabelecer limites em seu relacionamento. Não sinta como se suas ações e pensamentos tivessem que ser explicados e justificados.

5. Há abuso

Nenhuma forma de abuso (físico, mental, emocional) é tolerável em um relacionamento. Se você está sofrendo qualquer tipo de abuso, procure ajuda e apoio de entes queridos e especialistas.

LeiaComo reconhecer o abuso emocional

6. Os problemas abordados permanecem inalterados

Quando os problemas que já foram discutidos sempre reaparecem, é um sinal claro de que consertar seu relacionamento não está sendo uma prioridade. Se não estão ocorrendo mudanças, pode ser a hora de cortar os laços e se afastar. Evite ter que passar pela mesma situação, a mesma luta, as mesmas emoções dolorosas e o mesmo desfecho, tentando resolver tudo com as próprias mãos.

7. Os valores fundamentais são desrespeitados

Se há ressentimento e desrespeito por seus valores ou crenças religiosas fundamentais é sinal de que seu relacionamento não é saudável. Um relacionamento forte edifica um ao outro e destaca ambas as partes por seus pensamentos, crenças e objetivos individuais. Se os seus valores são desrespeitados ou ignorados, saia fora.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 7 signs it’s time to walk away (even if you love him)

Como se Distanciar de Alguém

  1. 1

    Decida se deve mesmo se distanciar da pessoa. Esse distanciamento temporário pode ajudar você a determinar se dá ou não para continuar a relação (amorosa ou de amizade). Tire um tempo para pensar sem ter que tomar atitudes drásticas por enquanto.[1]

    • Você pode se arrepender se terminar por impulso — e até querer voltar. Distancie-se aos poucos, tomando cuidado com as suas ações, para tomar a decisão certa.
    • Você também pode querer terminar uma relação amorosa por perceber que não combina mais com a pessoa ou porque ela tem uma característica muito negativa e que não muda.
    • Dentre os motivos para terminar amizades, pode ser que o seu amigo tenha desenvolvido comportamentos nocivos ou vocês já não combinem tanto.
    • Você pode querer se distanciar de um familiar (pai ou mãe) se ele é grosseiro ou possessivo demais.
    • Liste os prós e os contras desse distanciamento. Descubra se há possíveis consequências, como perder o suporte financeiro ou ter que mudar o seu estilo de vida.
  2. 2

    Converse com alguém de confiança. Se pretende se afastar de alguém temporariamente para pensar na vida, busque amigos ou parentes que apoiem a sua decisão, em vez de julgá-la.[2]
    Peça conselhos e pergunte como eles reagiriam.

    • Ao buscar conselhos ou apoio, diga coisas como “Posso desabafar sobre a minha situação e ouvir o que você faria no meu lugar?”.
    • Você também precisa de outras pessoas para se distrair e não ficar isolado.
    • Recorra ao seu sistema de apoio quando você precisar de ajuda com um problema pessoal.
  3. 3

    Crie barreiras emocionais. Ao dar esse distanciamento emocional, você vai dedicar mais tempo a si mesmo, não banir a pessoa da sua vida. Se vocês moram juntos, por exemplo, ainda dá para fazer muitas coisas, como almoçar, jantar, discutir alguns assuntos etc.[3]

    • Se você tem filhos com a pessoa, continue seguindo a rotina normal, mesmo que tenha de ficar junto dela: participar de apresentações de trabalho e treinos desportivos, colocar as crianças para dormir e assim por diante.
    • Para colocar a barreira em prática durante uma conversa, fale de assuntos superficiais, mas sem tocar nos seus sentimentos (ou nas suas opiniões). Se a pessoa fizer uma pergunta pessoal, diga que prefere falar de outra coisa.
  4. 4

    Seja honesto. Por mais que a pessoa fique confusa com o seu comportamento, você não tem que falar para ela que quer se distanciar — ou ela pode se achar no direito de ficar irritada, tentar dissuadir a sua decisão ou algo do tipo. Ainda assim, prepare-se para responder às perguntas dela de forma honesta.[4]

    • Se a pessoa fizer a pergunta de cara, diga “Eu preciso de um tempo para pensar no nosso relacionamento”. Prepare-se para explicar as suas intenções de forma clara. “Este ano foi complicado. Eu estou emocionalmente gasto e preciso me afastar para processar tudo. Espero que você entenda”.
    • Não trate a situação como um jogo ou uma brincadeira. Você tem que pensar sério no relacionamento, não tentar chamar atenção.
  5. 5

    Dê um tempo da presença da pessoa. É bom se afastar fisicamente dela, mesmo que por pouco tempo. Viaje sozinho ou com amigos em um fim de semana para mudar de ambiente e perspectiva. Vocês ainda podem interagir no dia a dia, mas é bom tirar um tempinho para si mesmo.

    • Você vai enxergar a situação com mais clareza se se afastar dela por um tempo — e talvez até note coisas novas.[5]
    • Essa distância física também acaba com as intimidades. Você não vai conseguir se afastar da pessoa se continuar dormindo com ela, por exemplo.[6]
    • A pessoa pode querer saber por que você já não quer transar com ela. Por isso, prepare-se para explicar o que está acontecendo.
  1. 1

    Pense nos efeitos de se distanciar dessa pessoa. Se está pensando mesmo em cortar toda forma de comunicação com alguém importante, reflita bastante sobre o que isso pode provocar. Além dos efeitos emocionais, o distanciamento pode provocar mudanças na sua vida financeira, social ou profissional.

    • Tente se organizar para conter todos os efeitos negativos do distanciamento. Por exemplo: se você tem filhos com a pessoa, faça planos para visitá-los regularmente; se depende financeiramente dela, encontre uma forma alternativa de arcar com as suas despesas etc.
  2. 2

    Reflita sobre a sua decisão. Se você decidiu se afastar de vez da pessoa, pense em um motivo claro para não cair na tentação de voltar atrás. Reflita sobre como a sua vida seria sem ela e como ela pode reagir.

    • Escreva ou grave a si mesmo falando sobre a sua decisão para se lembrar nas horas de tentação.
    • Faça uma lista de motivos para se afastar da pessoa. Por exemplo: ela é problemática, tira vantagem de você etc.
  3. 3

    Ponha o plano em prática e afaste-se da pessoa. Para que o distanciamento dê certo, você tem que cortar toda forma de contato com ela. — pelo menos por um tempo. Caso contrário, vocês só vão sentir mais dor emocional.[7]

    • Mesmo que ainda queira ser amigo da pessoa, tire um tempo dela para diminuir a dependência emocional antes. Caso contrário, vocês podem acabar retomando velhos hábitos e momentos de intimidade.
  4. 4

    Dê um tempo das mídias sociais por alguns dias ou semanas. Esse é outro passo importante para se afastar da pessoa. Você provavelmente publicada algumas fotos e outros conteúdos com foco no seu relacionamento com ela (amoroso ou platônico). Assim, os seus contatos podem começar a fazer perguntas indiscretas. Além disso, pode doer ver o que ela posta.

    • As mídias sociais também registram todas as suas interações na forma de mensagens. Assim, você vai ficar exposto ao histórico de conversas.
    • Você também pode fazer um post geral para explicar aos amigos a situação que está vivendo e pedir respeito no momento.
    • Por fim, exclua a pessoa dos seus perfis para não ter acesso ao que ela posta.
  1. 1

    Preste atenção às suas próprias necessidades. Você vai ter que se redescobrir ao se distanciar de uma pessoa que era importante na sua vida. Seja quem for, ela teve impacto no seu dia a dia e na sua forma de enxergar o mundo. Por isso, agora é preciso buscar novos caminhos — começando por dentro.

    • Você tem que aprender a viver sem essa pessoa. Por isso, pode ter que “se virar” de formas novas, tomar decisões próprias etc.
    • Adquira novas habilidades ou vá a lugares novos para descobrir em que áreas você é bom e em quais delas tem que melhorar.
  2. 2

    Faça o possível para seguir a vida sem a pessoa. Busque novos caminhos: volte a estudar, junte-se a uma causa de ativismo, tente conquistar um sonho e afins.[8]

    • Use a técnica da visualização para imaginar o quanto você vai ser feliz nessas novas situações.
    • Volte a ter encontros amorosos ou formar novas amizades quando você se recuperar do trauma com a pessoa.
  3. 3

    Reflita sobre o distanciamento para conseguir esquecer a pessoa. Em primeiro lugar, você tem que ficar calmo, manter o equilíbrio e não deixar que o problema atrapalhe a sua vida. Ainda assim, não ignore quem ainda é importante e busque um estado de espírito em que as coisas fluam.[9]

    • Com esse distanciamento, você vai parar de se importar com as opiniões dos outros e tomar decisões sensatas, em vez de se sentir obrigado a se conformar às vontades alheias.
    • Como o afastamento é um estado de espírito, ele é uma habilidade boa para enfrentar as partes ruins da vida.
    • Por exemplo: você pode descobrir que gosta de sentir prazer, mas tem medo de sentir dor. Use o seu senso de humor e saiba que tudo passa para não desanimar.[10]
  4. 4

    Encontre um sistema de apoio. Afastar-se de alguém importante dói. Por isso, você tem que entender que não está sozinho. Recorra aos amigos e parentes ou busque até amizades novas e sinceras para se ocupar.[11]

    • Trace metas e desenvolva um sistema de apoio. Por exemplo: crie uma lista das pessoas que ainda fazem parte da sua vida e das que vão estar presentes no seu futuro. Depois, monte um diagrama visual.[12]
    • Fale com as pessoas que você quer como parte do seu sistema de apoio e pergunte se elas têm interesse na sua amizade. Seja honesto em relação ao que espera.
  • Não fique remoendo as suas experiências com a pessoa, sejam elas físicas ou emocionais.
  • Se você não tem amigos, busque conhecer pessoas novas cara a cara ou pela internet.
  • Você não precisa fazer nada extremo, como trocar de telefone ou até se mudar de cidade.
  • Só experimente fazer coisas mais intensas, como praticar um esporte radical ou começar a fazer atividades físicas, se você estiver saudável e com um bom condicionamento.
Leia também:  Como Saber Quanto Vale Meu Imovel?

Esta página foi acessada 49 388 vezes.

Afastar-se pode ser uma grande demonstração de amor

Afastar-se não quer dizer que o outro deixou de ser importante para nós. De fato, pode ser um indicativo de que gostamos demais dele, já que queremos que cresça por si só.

Afastar-se de alguém pode ser uma grande demonstração de amor. Porque nossa presença às vezes não ajuda, e sim o contrário.

Acreditamos que é valioso estar ao lado de alguém mas, e se fosse mais valioso ainda nos afastarmos?

Esta atitude não necessariamente tem que nos fazer sentir mal ou ser interpretada pelo outro como um insulto. Em algumas ocasiões, tomar distância da pessoa que mais amamos no momento adequado pode ser um grande presente.

Afastar-se permite que os outros lutem suas próprias batalhas

O que acontece quando amamos muito a alguém? Desejamos que nada de ruim aconteça a essa pessoa e velamos por seu bem-estar até chega ao ponto em que, se pudéssemos nos colocar em seu lugar, faríamos.

Porém, sabemos que isso não é positivo. Imagine que você está passando por um momento muito ruim onde não consegue erguer a cabeça.

Pode ser que muitas pessoas ao nosso redor nos ofereçam palavras de ânimo, mas isso é tudo: não podem fazer mais nada por você.

Caso alguém tente direcioná-lo, aconselhá-lo e guiá-lo, mantendo sua visão externa, ou inclusive fazendo coisas que você é quem deveria fazer por si mesmo, essa pessoa estaria lhe tirando a grandiosa oportunidade de aprender com uma das muitas experiências que a vida está lhe oferecendo.

Tendemos a fugir de todas as coisas negativas que nos acontecem. Porém, fazer isso evita que tomemos a responsabilidade pelo que ocorre.

Leia também:  Como Saber Qual É O Meu Animal Interior?

Ninguém gosta de sofrer, mas sofrer nos permite crescer, amadurecer e aprender. Sem as coisas negativas, jamais valorizaríamos as positivas; sem o mau, não saberíamos nos dirigir ao que é mais conveniente para nós.

  • Tentar ocupar o lugar dessa pessoa que tanto amamos, desejar lutar as batalhas dela por ela, é um enorme erro.
  • Quando o amor nos cega tanto que nos impede de pensar com clareza e observar que as circunstâncias são as que são e podem ser uma grande oportunidade, afastar-se é a melhor opção.
  • Tomar distância não quer dizer que você não se importa
  • Existem diferentes crenças que podem nos ajudar a refletir quando pensamos em nos afastar de alguém, em dar seu espaço para deixar de ser um lastro em seu caminho até o crescimento.

Sem nos darmos conta, às vezes manipulamos, coagimos, e tudo porque vemos a realidade de outra maneira. É normal! Cada um, em seu lugar, faz uma coisa diferente.

O importante é permitir que cada um aja como quer, ainda que não nos pareça a maneira mais adequada.

Por isso é tão importante se afastar, ainda que diversas crenças que temos em nossa mente nos incentivem a seguir ao lado dessa pessoa que amamos. Aqui temos algumas delas:

Não posso deixá-lo porque o que você vai fazer sem mim? Isso está evitando que a outra pessoa tome as rédeas da situação, e mais, está lhe tirando valor como se não pudesse solucionar as coisas sem você. Você não é o salvador da pessoa.

Se me afasto, vão pensar que não me importo. Talvez a outra pessoa nem pense isso. De fato, este pode ser um medo que você tem de que os outros o critiquem por não fazer o que consideram “correto”.

Ela precisa de mim, sempre me diz que sou muito importante. Talvez a pessoa que você tanto ama tenha se apoiado tanto em você que depende de você pra se sentir bem e enfrentar a situação.

Você nem imagina o quanto a ajudará a crescer se você se afastar.

As demonstrações de amor têm diferentes perspectivas

Tomamos como certo e verdadeiro tudo o que estávamos fazendo até o momento. Porém, às vezes é preciso questionar as formas de agir e de pensar, tomar novas perspectivas.

Durante muito tempo acreditamos que o fracasso era terrível, até que começamos a encará-lo como um aprendizado; consideramos a dependência como sinônimo de amor, quando o verdadeiro amor é cultivado de forma individual.

Afastar-se de alguém pode permitir que essa pessoa cresça, amadureça e se torne forte. Porque ninguém pode tomar o controle de nossas vidas, exceto nós mesmos.

Não tiremos dos outros a oportunidade de se empoderar. Se eles têm medo, se se apegaram e se precisam de nós porque acreditam que por eles mesmos não conseguem, é o momento de nos afastarmos.

Fonte indicada: Melhor com Saúde

Imagem de capa: Mamontova Yulia, Shutterstock

Como se afastar de uma pessoa?

Todos sabemos o quão importante é dar aos nossos corpos um afastamento de certos alimentos e do álcool, mas como é que nos afastamos de pessoas? Assim como com qualquer outra coisa na vida, às vezes é necessário nos afastar de pessoas para evitar a toxicidade ou simplesmente para nos afastarmos de pessoas que não queremos mais em nossas vidas.

Essas pessoas podem ser aquelas que nos distraem de nossos hábitos positivos ou produtivos. São as pessoas que o desencorajarão de fazer exercícios ou vão te atrapalhar por querer ser uma pessoa melhor.

Leia também:  Amo Como Quem Ama O Amor?

Eles encontrarão motivos para você permanecer em outros relacionamentos ruins. As pessoas tóxicas ficam presas no passado e focadas no negativo, e nessa mentalidade você não pode avançar e você não pode ter sucesso.

É impossível para eles compartilharem sua alegria.

Vale a pena notar que existe uma diferença entre as pessoas que são verdadeiramente tóxicas para o seu bem-estar e as pessoas que tem uma perspectiva negativa porque lutam com a depressão.

É importante deixar amigos e familiares que sofrem de depressão clínica saberem que vocês os amam e apoiam, não os retirando da sua vida.

Mas interagir com pessoas que constantemente te diminuem ou te manipulam para a própria vantagem delas pode ter um peso sobre sua própria saúde mental, podendo ser difícil manter a distância.

Seja qual for seu caso para o afastamento, vamos indicar as maneiras para que você se afaste de pessoas que não quer em sua vida sem criar dramas desnecessários ou problemas para sua vida.

Como se afastar de uma pessoa que te faz mal?

O primeiro passo para se livrar de algo ou alguém que te faz mal é realmente reconhecer o fato de que isso está prejudicando você. As pessoas tóxicas são manipuladoras e muitas vezes egoístas.

Eles são difíceis de agradar e impossíveis de trabalhar com, mesmo quando você está tentando ajudá-los.

Eles tem dificuldade em possuir seus sentimentos ou se desculpar, e eles sempre o farão se provar para eles.

Pode ser também uma pessoa que você gosta e não corresponde seus sentimentos, fazendo do afastamento uma necessidade para te proteger.

Se um relacionamento está pesando em você constantemente ou trazendo você para baixo significativamente mais do que está contribuindo para seu crescimento, é hora de deixar o relacionamento ir. As pessoas tóxicas são uma distração de seu verdadeiro propósito.

Se afastar é melhor sendo firme com a pessoa

As toxinas devem ser combatidas com uma força poderosa.

É provável que as pessoas que te fazem mal não apenas respondam a um pedido de afastamento, e talvez até se prendam mais profundamente se você tentar criar uma separação. Não deixe isso desencorajar você.

Seja muito, muito claro com a pessoa sobre suas intenções, então mantenha a distância necessária para garantir que sua mensagem não seja mal interpretada.

Aprenda que em certos momentos é melhor dizer adeus para uma pessoa do que manter ela por perto e ver a relação se deteriorar. (Foto: shutterstock.com)

Defina limites ao se afastar de alguém

Mantenha seus limites a longo prazo ou as pessoas de quem você está se afastando usarão qualquer fraqueza ao longo do tempo para voltar para sua vida.

Se você se disse que não responderia aos textos e mensagens, bloqueie o número da pessoa e em todas as mídias sociais. Não envie-lhes quaisquer e-mails e não apareça na vida online da pessoa.

Depois de tomar a decisão de terminar um relacionamento com alguém, você é responsável por manter as diretrizes e limites claros após o fato.

Não seja agradável ao se afastar

Pode parecer severo, mas, como certas pessoas tendem a tirar proveito de qualquer gentileza que lhes é transmitida, ser excessivamente bom pode ser prejudicial. Perceba que eles podem drenar sua natureza amorosa e boa. Muitas pessoas prosperam com sua confiança e gentileza. Isso não significa que você precisa ser cruel, mas você deve parar de tentar ser agradável demais.

Perceba que não é o seu trabalho salvar as pessoas tóxicas

As pessoas tóxicas são ótimas para aparecerem quando precisam de algo, particularmente durante momentos de crise em suas próprias vidas. Eles vão pedir um ombro para chorar ou uma orelha para você emprestar. Eles podem disfarçar isso como querendo conselhos. Todas essas são estratégias para roubar o seu tempo e atenção. Não ceda a eles, não importa a circunstância.

Se as coisas estão realmente terríveis para a pessoa, você pode encaminha-lo para recursos que se especializem em seus problemas específicos. Resolver os problemas deles não é apenas sua responsabilidade, é provável que esteja além de suas capacidades.

https://youtu.be/D47FpE0DkRc

Saiba que quando você se afastar, o afastamento é definitivo

As pessoas continuarão a voltar se você as deixar, então, quando você decidir dar adeus, certifique-se de estar pronto para torná-lo permanente. Eles sempre encontrarão uma maneira de criar um problema ou drama em sua vida. Quando você decidir seguir em frente, avance para sempre.

Se a pessoa é um familiar e, portanto, é impossível fazer uma afastamento permanente, você ainda pode estabelecer limites claros para suas interações. Por exemplo, pode limitar falar por telefone uma vez por mês ou definir que você só a visitará durante os feriados.

Trate a separação como um término de relacionamento

Sim, precisamos de relacionamentos, mas não precisamos de todos os relacionamentos, especialmente aqueles que nos trazem mais dor do que suporte. Quanto mais seletivo você é sobre o seu foco, mais bem sucedido você será.

Quanto mais tempo você gastar longe das pessoas que te fazem mal, mais tempo você tem para você e para as pessoas que são positivas, edificantes e importantes para você.

Tire tempo para as pessoas que lhe trazem felicidade e se afaste daqueles que lhe trazem qualquer coisa ruim.

Como vocês se afastam de pessoas que fazem mal para vocês?

Assuntos

  • Como se afastar de uma pessoa que te faz mal
  • Se afastar é melhor

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*