Como Saber Quem Usa Meu Wifi?

Já se perguntou se alguém estava usando o seu Wi-Fi? Essa dúvida geralmente aparece quando tentamos assistir a um vídeo e ficamos irritados com a lentidão da internet. Por isso, o AppGeek resolveu fazer um tutorial para você descobrir se tem um espertinho roubando a sua conexão!

Apesar de os roteadores virem com parâmetros de segurança ativos, muitos hackers conseguem passar a utilizar sua internet sem permissão. Para saber se há alguém tirando proveito da conexão, siga nossas indicações:

Analise a sua conexão Wi-Fi

Primeiramente, você deve baixar um aplicativo para analisar sua conexão na internet. O AppGeek indica o Fing ou o Tether, para roteadores da TP-Link, ambos disponíveis para Android e iOS.

Com os aplicativos, você pode encontrar falhas de segurança e possíveis intrusos que podem estar utilizando a sua internet. Não se esqueça de que a rede a ser analisada deve ser a que você usa no smartphone. Tanto no Fing quanto no Tether, o procedimento é muito similar e de fácil entendimento.

1. Depois de instalar uma das nossas indicações, abra o app;

  • Você verá no menu inicial a rede conectada no celular.

2. Para ver os dispositivos conectados à sua rede, basta clicar no ícone de atualização;

  • Em seguida, surgirá uma lista com todos os aparelhos que utilizam a sua internet.

3. Para saber mais sobre um dispositivo, clique sobre ele;

  • Dá para saber os horários que a conexão é feita, entre outros pormenores. Além disso, você conseguirá identificar facilmente os dispositivos conectados à internet que pertencem a membros da família ou amigos.

Como Saber Quem Usa Meu Wifi?

No entanto, se você encontrar um aparelho estranho, que não lembra de ter liberado o acesso, possivelmente há outra pessoa usando o seu Wi-Fi. Mas não se preocupe! Explicamos abaixo como fazer para bloquear o impostor.

Bloquear terceiros usando o Wi-Fi

Caso tenha detectado um desconhecido usando a sua conexão Wi-Fi, é hora de bloqueá-lo. Assim, você neutraliza o roubo de internet de uma vez. Por isso, siga o passo a passo:

1. No celular, anote o endereço MAC do dispositivo desconhecido;

  • Basta abrir o Fing ou o Tether, clicar na conexão suspeita e guardar o “MAC Address”, composto por letras e números.
  • Como Saber Quem Usa Meu Wifi?
  • 2. No computador, abra o navegador de internet e digite o IP do seu roteador;
  • 3. Faça login;
  • Geralmente, para acessar as configurações do roteador, o nome de usuário e senha são “admin”, “password” ou “1234”. Se o administrador de rede alterou estes dados, será necessário entrar em contato com ele para seguir em frente.
  1. 4. Encontre as opções de segurança, em Configurações Avançadas;
  2. 5. Procure por opções de filtros e selecione Filtros de MAC (MAC Filters);
  3. 6. Digite o endereço MAC que você conseguiu com o Fing ou Tether;
  4. 7. Para acabar com o roubo de internet, clique na opção de Negar ou Bloquear;

8. Confirme.

Pronto! Caso tenha feito tudo corretamente, surgirá na tela uma lista com os endereços de MAC bloqueados por você. Se o que acabou de incluir estiver na seleção, significa que o dispositivo está bloqueado e não poderá mais continuar usando a sua internet.

Para liberar o acesso para um MAC específico, basta reverter a ação.

Cuidados com senhas de rede Wi-Fi

Como Saber Quem Usa Meu Wifi?

Dicas para melhorar o sinal do Wi-Fi facilmente

A internet está cheia de gente mal-intencionada, assim como no mundo real. Por isso, é importante levar em consideração algumas dicas de segurança para as suas senhas.

Proteger sua rede Wi-Fi não é um bônus apenas para que a sua internet não fique lenta, mas para informações confidenciais e hábitos virtuais que podem ser acessados por hackers, que agem na surdina para cometer crimes. Esteja atento!

1. Crie senhas difíceis e grandes

Todo mundo sabe, mas vale a pena citar: evite senhas simples, com a sua data de nascimento ou de familiares. Não é muito seguro senhas com informações como o nome do seu animal de estimação ou de personagens queridos. Escolha algo relevante, mas que não seja fácil de descobrir.

Outra dica é relacionada com o tamanho da sua senha: procure uma que tenha entre 8 e 11 caracteres. Há vários softwares que procuram senhas e tentam as mais diversas combinações para se ter acesso à alguma rede. Por isso, uma senha grande dificulta o trabalho de hackers!

2. Use caracteres especiais

Não descarte os caracteres especiais, como @ ou #. Por ajudarem na complexidade da senha, é importante para quem não quer que sua internet acabe sendo roubada por intrusos. Além disso, essa dica é válida para tudo o que for fazer na internet e precise de login: inclua caracteres especiais nas suas senhas!

3. Verifique a segurança de páginas

Antes de fornecer sua senha a algum site, verifique se todos os parâmetros de segurança no seu dispositivo estão ativos, assim como um bom antivírus rodando. No navegador, dê prioridade a sites que contam com protocolo HTTPS, que garante segurança extra na navegação.

Sites suspeitos ou até mesmo piratas tiram proveito dos usuários que acabam, sem querer, fornecendo suas senhas na internet. Por isso, esteja sempre atento às páginas que visita!

AppGeek recomenda:

Como saber se alguém está usando seu Wi-Fi pelo celular ou PC

Ter outras pessoas usando o seu Wi-Fi pode ser um tanto incômodo, uma vez que torna a conexão lenta e pode colocar dados em risco. Felizmente, existem maneiras de descobrir quem está usando a sua rede e bloqueá-la para evitar que desconhecidos tenham acesso a ela.

É possível identificar dispositivos que estejam usando o seu Wi-Fi através de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente tanto em smartphones Android quanto iOS, ou programas para PC. Geralmente, eles exibem uma lista de dispositivos conectados logo na tela inicial. Veja algumas opções:

Como saber quem está usando seu Wi-Fi pelo celular

Quem usa meu Wi-Fi?

Esse aplicativo é bem intuitivo e está disponível para Android gratuitamente. Logo na tela inicial, é só pressionar o botão amarelo para começar uma varredura que exibirá, em alguns instantes, todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi.

Para ver mais informações e bloquear o dispositivo, é só tocar no ícone “i”, ao lado de cada identificação. A opção “Como bloquear?” aparecerá, seguida de um breve tutorial para efetuar o bloqueio diretamente em seu roteador. Vale lembrar que você deve estar conectado à sua rede Wi-Fi para realizar o processo de identificação.

Como Saber Quem Usa Meu Wifi? Wi-Fi: toque em “i” para acessar informações adicionais sobre os dipositivos conectados na rede (Captura de tela: Ariane Velasco)

  • IP Tools: Wi-Fi Analyzer
  • Esse aplicativo para saber quem está usando o seu Wi-Fi está disponível para smartphones Android e iOS e pode fazer uma varredura completa em sua rede para identificar todos os usuários simultâneos.
  • Além disso, você pode enviar um “Ping” (ferramenta que testa a conectividade a uma rede) para cada um dos dispositivos encontrados, o que permite identificar quais deles são realmente seus e qual é o invasor – de forma bem prática.

Para usar o IP Analyzer, você deve autorizar o aplicativo a acessar a sua localização e estar conectado à rede Wi-Fi. Você pode buscar por dispositivos que estão “roubando” o seu Wi-Fi através do ícone de menu – no canto superior esquerdo da tela – e da opção “Scanner de Rede, que inicia a varredura.

Depois, é só verificar os resultados, tocar no nome do dispositivo e selecionar a opção “Ping” para verificar se ele é realmente seu.

Como Saber Quem Usa Meu Wifi? Wi-Fi: verifique os dispositivos conectados e detecte intrusos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Fing

Tem alguém usando o meu wi-fi! E agora? Como descobrir? – EMTEC

Como Saber Quem Usa Meu Wifi?

O wi-fi é o maior meio utilizado para uso da Internet hoje em dia. Essa rede sem fio disponibiliza acesso para todos sem a necessidade de cabos ou demais fiações. É, sem dúvida alguma, um dos avanços mais benéficos na atual geração da tecnologia.

Leia também:  Como Saber O Tarifario Que Tenho Na Vodafone?

Contudo, apesar de serem muito bem desenvolvidas, essas conexões podem ser invadidas mesmo com senha para uso. Neste momento surge uma dúvida: será que existe alguém usando o meu wi-fi? Para você descobrir e saber como agir nessas situações, continue a leitura e entenda!

Mesmo que nós sejamos pessoas entendidas sobre tecnologia é normal não ter conhecimento sobre alguns detalhes, como as invasões às redes de wi-fi pessoais. Muitos fazem isso de maneira sigilosa, que só é percebida depois de muito tempo.

Porém, se você reparou algo diferente e pensou “tem alguém usando o meu wi-fi” não despreze seu sexto sentido. Muito provavelmente você notou algo diferente com a sua internet, mas ainda não sabe se realmente se trata de um problema com a rede ou se existe um ou mais usuários usufruindo da sua conexão.

1.     Internet mais lenta

Em primeiro lugar, para descobrir se alguém realmente está roubando seu sinal de wi-fi, verifique se a conexão é igual a de antes. É possível que a operadora que oferece o serviço tenha tirado uma parte da sua internet ou que realmente haja alguém usando a sua internet de maneira indevida.

Por isso, sempre que você suspeitar que tem alguém usando o seu wi-fi, busque saber como está a velocidade de sua rede e se ela está proporcionalmente distribuída para a quantidade de aparelhos conectados e em uso. Se perceber que o números não batem, desconfie que pode haver um ou mais infiltrados na sua rede.

2.     Aplicativos

Se a sua internet oscila com frequência, mas isso é algo normal, existe outro meio comum para descobrir possíveis invasores. Através de aplicativos de celular para Android e iOS é possível encontrar usuários indevidos e ainda saber o IP dessas pessoas.

Para isso, vá a Play Store ou Apple Store e baixe os aplicativos IP Tools ou Fing – não é preciso usar os dois ao mesmo tempo, pois desempenham a mesma função. Eles mostram quais aparelhos estão conectados a sua internet e muitos outros detalhes.

“Descobri que há alguém usando o meu wi-fi, e agora?”. Não é preciso desespero nesse momento, pois a situação é fácil de resolver! Os aplicativos que indicamos possuem funções que desconectam todos os usuários da rede, além da opção de mudar a senha do roteador.

Por isso, se você descobriu um invasor em sua rede, baixe agora estes programas e tire-os. Mas, antes de tudo, certifique-se se você recorda a senha de seu aparelho de wi-fi, pois depois de desconectado será necessário um novo acesso com código para entrada.

Gostou do nosso artigo? Quer saber sobre mais assuntos como este? Continue aqui e conheça mais sobre a Emtec Telecom e muito mais!

Como saber quem está usando sua rede WiFi

No ambiente de trabalho ou em casa, é bastante importante saber quem está conectado a seu WiFi. Em uma conexão residencial, por exemplo, ter controle e realizar um monitoramento da rede é uma forma de saber se outras pessoas estão usando seu sinal sem autorização. Enquanto isso, no ambiente corporativo, permite gerenciar as ações dos usuários e impor limites no consumo da internet.

Para facilitar sua vida, apresentaremos ferramentas úteis para ajudar a identificar quem está acessando seu WiFi e, em alguns casos, até monitorar as atividades que estão sendo executadas na rede.

Wireshark (Windows/macOS/Linux)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Wireshark é um software gratuito que permite verificar quais pessoas estão utilizando a rede WiFi. Com ele, é possível monitorar o número de usuários ou dispositivos conectados, identificar endereços de IP e outras informações relevantes.

Wireless Network Watcher (Windows)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Exclusivo para Windows, Wireless Network Watcher é outra ferramenta grátis que possibilita acompanhar quem acessa seu WiFi. É possível observar os dispositivos conectados à rede, encontrar o endereço de IP e saber o tempo de conexão.

Bandwich On Linux

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Como o próprio nome diz, é uma ferramenta exclusiva para usuários de Linux. Disponível no GitHub, o Bandwich tem os mesmos recursos dos exemplos anteriores, mas não tem uma interface amigável, o que pode confundir as pessoas.

GlassWire (Windows)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Além de monitorar quem está acessando a conexão WiFi, o GlassWire apresenta alguns recursos extras, como criar um “firewall personalizado”, acompanhar as atividades da rede e detectar a presença de spywares. A ferramenta cria um histórico com todos os dispositivos conectados à rede; contudo, após os 7 dias de avaliação gratuita, certas funcionalidades ficam disponíveis apenas na versão Pro, que custa US$ 39 e só pode ser instalada em um PC.

Acessando o roteador como administrador

Essa é uma opção para pessoas com experiência na área de informática e que estão acostumadas com as configurações de roteadores, por isso não é considerada um método simples para ter acesso às informações sobre os dispositivos conectados ao WiFi.

Independentemente do modelo (D-Link, TP-Link), é importante ter o manual do aparelho para auxiliar nessa ação, pois ele apresenta os caminhos para o painel de controle do roteador, no qual há a indicação de “dispositivos conectados” ou “lista de dispositivos” com as informações sobre quem está acessando a rede.

É importante destacar, mais uma vez, que essa não é uma opção recomendada para pessoas leigas. Isso porque, mesmo que não intencionalmente, podem alterar alguma configuração essencial do aparelho.

Essas são algumas das ferramentas e opções simples para quem deseja monitorar o acesso ao Wi-Fi. Sem dúvidas, elas podem ser bem importantes para controlar a rede tanto em casa quanto no trabalho.

Como Saber se tem Alguém Usando meu Wi-Fi e Como Bloquear Isso

Então, é essencial manter sua rede de Wi-Fi protegida e em segurança – e, neste artigo, você vai saber como descobrir se há alguém usando seu Wi-Fi sem sua autorização e como bloquear isso.

Como saber quem está usando meu Wi-Fi?

Você pode descobrir quem está usando sua rede e, assim, identificar possíveis intrusos.

Para fazer isso, digite o IP do seu roteador em qualquer navegador web, faça login e vá para as configurações DHCP. Você vai conseguir visualizar todos os dispositivos conectados na seção “dispositivos conectados” – ou qualquer seção com um nome semelhante.

Se você identificar dispositivos estranhos, é só removê-los. Mas, atenção: isto só desconecta os dispositivos, mas não “bane” eles e intrusos podem voltar a se conectar na sua rede.

Outra dica interessante é desconectar todos os seus dispositivos, tanto móveis quanto aqueles que usam cabo para se conectar à internet. Se ainda assim houver dispositivos conectados na sua rede, este é um grande sinal de que há invasores.

Uma dica muito útil é instalar uma VPN no seu roteador.

Por que eu devo banir pessoas não autorizadas?

Além do fato de que a pessoa que se conecta à sua rede sem sua permissão te lesar financeiramente ao usar uma conexão particular sem pagar por ela, há vários motivos mais que suficientes para que você jamais permita acessos não autorizados à sua rede:

  • Quando pessoas não autorizadas se conectam na sua rede, elas “sobrecarregam” sua conexão, tornando-a mais lenta e, assim, prejudicando suas atividades.
  • Pessoas que roubam seu Wi-Fi podem baixar arquivos ilegais usando seu endereço de IP e, legalmente, você pode acabar respondendo por crimes que não cometeu.
  • Conexões não autorizadas são ameaças, já que a pessoa pode tomar ações criminosas (além do fato de roubar a conexão de outra pessoa, é claro), como hackear seus dispositivos, infectar sua rede e roubar suas informações.
Leia também:  Como Ter A Certeza Que Ele Está Interessado?

Quem acessa sua rede sem seu consentimento não pode ter boas intenções em mente. Isto significa um ataque à sua privacidade, à sua propriedade e à sua segurança (e a de todas as pessoas que usam sua rede).

Como banir intrusos da sua rede Wi-Fi

Há vários métodos para excluir e banir pessoas que usam sua conexão de modo irregular:

  • Altere a senha de acesso da sua rede Wi-Fi e o nome da sua rede: mude sua senha para uma mais forte e mais difícil de ser descoberta e habilite criptografía WPA2 para garantir proteção extra – o único incômodo deste processo é ter de reconectar todos os seus dispositivos e passar a nova senha para quem realmente precisa usar sua rede.
  • Habilite a filtragem MAC: sigla para Media Access Control (“controle de acesso de mídia”), são sequências numéricas usadas para identificar os dispositivos em uma rede; habilite esta filtragem para que sua rede só aceite dispositivos que estejam incluídos na lista de permissão – mas tenha em mente que alguém com bons conhecimentos técnicos pode mudar o próprio MAC caso tenha a senha da sua rede e, assim, burlar esta restrição
  • Use as configurações do seu roteador: abra o painel de configurações do seu roteador inserindo o IP dele no seu navegador web para desabilitar conexões suspeitas e mudar sua senha – isto vai fazer com que quem está conectado não consiga se reconectar automaticamente, o que dificulta a vida de conexões indesejadas na sua rede
  • Use um bom aplicativo e monitoramento: há bons apps que permitem monitorar usuários indesejados na sua rede e, assim, bani-los – mas, tome cuidado, já que muitos destes aplicativos são vírus disfarçados e fazem exatamente o contrário: ajudam criminosos a roubar suas informações.

Também é essencial proteger sua conexão Wi-Fi em lugares públicos.

Como proteger sua rede Wi-Fi

É possível proteger sua rede e diminuir as chances de invasões adotando algumas medidas:

  • Estabeleça uma rede para visitantes (guest network): isto vai isolar as conexões de outros usuários temporários da rede principal que você utiliza.
  • Use uma boa senha e habilite a criptografia WPA2.
  • Desabilite a SSID da rede para impedir que sua rede não se propague desnecessariamente
  • Verifique as configurações do seu roteador com frequência para monitorar conexões suspeitas.
  • Não partilhe arquivos e dispositivos na sua rede se perceber alguma atividade suspeita.
  • Não compartilhe a senha da sua rede com pessoas que você não conhece e não confia.
  • Mude sua senha ao menos a cada um ou dois meses.
  • Use a NordVPN.

A NordVPN é uma excelente VPN que ajuda a manter sua privacidade, melhora a criptografia e a segurança da sua conexão e, assim, torna sua rede mais segura contra intrusos e contra ameaças em geral. Você pode baixar a VPN, assinar nosso serviço e desfrutar de todas as vantagens dele.

Descubra: Como Saber Quem Está Usando Meu Wifi!

Ter intrusos na rede pode ser muito prejudicial, tanto para a velocidade de sua conexão quanto para a segurança de suas senhas e seus arquivos. Mas você deve estar se perguntando: como me proteger? Como saber quem está usando meu wifi?

Pensando em auxiliar nesse aspecto, preparamos um conteúdo especial que vai te ensinar a monitorar sua rede, para identificar qualquer possível intruso. Prossiga com sua leitura!

Como saber quem está usando meu wifi?

Existem algumas maneiras práticas de saber quem está usando o wifi. Tanto no smartphone, quanto no computador, é possível identificar quais dispositivos estão conectados na sua rede.

Em alguns casos, é possível até bloquear o equipamento.

Contudo, caso você não consiga, basta alterar a senha para que esses dispositivos sejam desconectados do seu wifi. Veja, a seguir como fazer os procedimentos.

Como saber quem está usando meu wifi pelo computador?

Para realizar esse procedimento pelo seu computador, você deve ter conhecimento do endereço de IP do seu roteador. Caso você não saiba, algumas maneiras de conseguir, são:

  • Ligando para o suporte da empresa que te fornece o serviço.
  • Verificando na traseira do equipamento o padrão de fábrica, caso ele não tenha sido alterado.
  • Ou acessando o prompt de comando de sua máquina.

Nesse último caso, o procedimento que deve ser adotado, é:

  • Entrar no menu inicial do Windows.
  • Buscar pela opção “executar”.
  • Digitar “prompt de comando” e entrar na aplicação.
  • Dentro do programa digitar “ipconfig” e apertar a tecla “Enter”.

Lá, vão aparecer informações sobre sua conexão de rede, onde você deve buscar por “gateway padrão”, que será apresentado por uma sequência de números, separado por pontos — 192.168.0.1, por exemplo.

Tendo o IP em mãos, abra seu navegador e digite o número na barra de endereços. Depois, coloque o usuário e senha do modem para acessar a página inicial da interface.

Lá, você deve buscar pela opção que apresenta os dispositivos que estão conectados em sua rede. E, caso você identifique alguma conexão estranha, execute os procedimentos necessários para bloqueá-la.

Como saber quem está usando meu wifi pelo celular?

Para conseguir executar esta ação pelo smartphone, o ideal é que se instale algum aplicativo próprio para isso.

Existem diversas opções nas lojas de aplicativos de sua plataforma e algumas delas cumprem bem essa função, tais como:

  • Quem Usa Meu Wi-fi: sendo um dos aplicativos com maior nota na Play Store e bem intuitivo, bastando poucos procedimentos para obter a informação de quem está pendurado em sua rede.
  • IP Tools: Wi-fi Analyzer: também com boa nota e capaz de realizar uma varredura completa na rede, identificando todos os usuários conectados simultaneamente, de forma bem rápida e prática. Este aplicativo está disponível tanto para Android quanto iOS.
  • Fing: que está disponível apenas para Android, mas que cumpre muito bem a função de identificar dispositivos conectados à sua rede.

Como saber quais dispositivos estão conectados no wi-fi?

  • Depois de realizar os procedimentos, seja no celular ou no smartphone, e descobrir quantos dispositivos estão pendurados em sua rede, basta ver o nome que corresponde a cada um deles. 
  • Geralmente, cada dispositivo tem seu nome raiz, seja pelo modelo do produto ou algum número de série, que é informado quando se está conectado.
  • Para facilitar a descoberta, copie o nome ou número em questão e faça uma busca pela internet por esse dispositivo.

Como bloquear intrusos no meu wifi?

Nos smartphones, para barrar a ação de intrusos na sua rede, deve-se utilizar as opções de bloqueio da ferramenta que esteja usando, depois de identificar quem são os possíveis invasores.

Cada programa tem o seu meio de bloqueio e, geralmente, são de fácil acesso para os usuários . Alguns até apresentando essa ação como sugestão após detectar os usuários indesejados.

  1. Para os computadores, a melhor maneira de bloquear esses dispositivos, é pela opção fornecida pelo seu modem.
  2. Para descobrir como fazer isso, basta entrar em contato com o suporte técnico da empresa que fornece o equipamento. 
  3. E você também sempre tem a opção de trocar a senha do seu roteador!

Como proteger o meu wifi de intrusos?

Agora que você já sabe como saber quem está usando o wifi, vale partir para as dicas de como proteger a sua rede desses invasores.

Leia também:  Como É Que As Formigas Se Reproduzem?

Nos tópicos a seguir, mostramos algumas dicas fáceis de colocar em prática, mas que são muito úteis.

Escolha senhas difíceis

  • Colocar senhas fáceis, como datas comemorativas, torna muito fácil o trabalho dos invasores, não acha?
  • Basta a pessoa conhecer um pouco sobre você que já é possível arriscar um palpite certeiro.
  • Por isso, na hora de definir uma senha para o seu wifi, elabore algo que seja mais complexo.
  • A dica, aqui é alternar letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais (como o @, a # e o $).

Troque a senha do wif icom frequência

Alterar a senha do wifi com certa periodicidade também é de muita ajuda. Assim, caso você exista algum intruso em sua rede, ele perderá a conexão imediatamente.

Mude o login e a senha do seu roteador

Os roteadores vêm com uma configuração padrão de fábrica. Em geral, são a mesma para os equipamentos, como login “admin” e senha “admin”.

Isso facilita o trabalho de malwares e vírus, que podem roubar não só a sua internet, como também os dados que você registra (como senhas e números de documentos).

Dê preferência para o protocolo de segurança WPA2

  1. Esse é o protocolo mais adequado, por apresentar um nível de segurança elevado.
  2. Apesar de ainda apresentar algumas vulnerabilidades, ele ainda é melhor que algumas opções, como o WPA.

  3. Esses recursos podem ser usados para se proteger de invasores potencialmente perigosos, que podem causar sérios prejuízos com roubo de informações ou até mesmo a instalação de algum vírus e malware em seus dispositivos.

Esperamos que esse artigo tenha respondido suas dúvidas sobre “como saber quem está usando meu wifi”! Aproveite e descubra também qual a velocidade da sua internet! É só fazer o teste do Minha Conexão!

Visita indesejada: descubra se algum desconhecido está usando seu Wi-Fi

Suponha que sua internet está lenta — ou, ao menos, mais lenta do que o normal. Ao ligar para a sua operadora, você descobre que a lentidão não está sendo causada por algum problema técnico, e sim porque há vários outros aparelhos roubando seu sinal.

Foi isso que aconteceu com a carioca Marina Lemle, que teve sua rede invadida por outras pessoas do seu prédio graças a um erro nas suas configurações de segurança.

  • Este tipo de problema não só afeta a velocidade da sua internet, como também pode colocar arquivos em risco, já que eles podem ser acessados por figuras maliciosas.
  • Mas além das dicas de segurança que já demos no passado, é possível descobrir se a conexão Wi-Fi está sendo utilizada por alguém não-autorizado sem precisar ligar para sua operadora de internet.
  • Veja também:

A forma mais simples de saber quantas pessoas e aparelhos estão conectados ao roteador é por meio do endereço IP (Internet Protocol) de rede de seu roteador, que em geral costuma ser 192.168.1.1 – embora é possível que o endereço tenha outros números, como 192.168.0.1. 

Caso queira ter certeza de qual é seu código correto, basta olhar nas propriedades da sua conexão no menu de rede do seu computador ou celular.

No Windows 10, por exemplo, ele pode ser encontrado ao clicar no símbolo de Wi-Fi na barra de tarefas, e em “Propriedades” na barra da rede na qual estiver conectado. Em smartphones, ele pode ser encontrado no menu de Configurações, na parte relacionada a Wi-Fi.

Endereço do roteador nas propriedades de rede do Windows 10 (e) e do iPhone (d)

Imagem: Reprodução

  1. Este endereço redireciona para uma página com detalhes sobre sua conexão. Cada operadora e fabricante de roteadores tem um sistema e uma interface diferentes (o utilizado como exemplo é o do Vivo Fibra), mas o importante é procurar pelo equivalente ao menu de Mapa de Redes abaixo:

Mapa de rede do Vivo Fibra

Imagem: Reprodução

Nesta área, é possível verificar quantos aparelhos estão conectados a seu roteador. Caso não saiba se estes dispositivos são seus, basta comparar os últimos dois números do endereço com o de seu computador ou celular, que também pode ser conferido na tela das propriedades de sua conexão, em geral como “Endereço IP” ou “Endereço IPv4”.

Caso haja dispositivos extras e desconhecidos, há alguma coisa errada, e sua rede está vulnerável.

Também existem aplicativos para celular que verificam sua rede Wi-Fi. O Fing

Como descobrir se tem alguém roubando a minha conexão Wi-Fi? – Positivo do seu jeito

Hoje em dia é quase impossível viver sem estar conectado e quando estamos em casa podemos desfrutar com tranquilidade de uma internet de melhor qualidade. Porém, pode ser que alguém esteja se aproveitando da sua boa vontade: mas existe como descobrir se tem alguém roubando a minha conexão Wi-Fi?

Sim, existe. Viver na internet é tão maravilhoso que somos capazes de ficar entediados e até irritados quando a conexão cai ou está lenta demais e, nesse caso, é natural que a nossa primeira reação seja esbravejar e colocar toda a responsabilidade na empresa que contratamos.

  • Mas o que poucas pessoas sabem é que nem sempre a internet WiFi lenta é culpa do provedor.
  • ®GIPHY
  • Estamos falando dos “ladrões de WiFi”, aquelas pessoas espertinhas que, por um mínimo descuido, acabam usando o sinal alheio e comprometendo a velocidade da nossa internet.
  • Falando assim parece algo bobo, mas situações como essa são mais comuns do que se imagina e as causas podem ser as mais diversas possíveis: desde alguém que tenha descoberto a sua senha, até algo que você deixou passar batido na hora de configurar sua rede.
  • É claro que proteger a rede WiFi com uma senha forte é primordial para impedir que outras pessoas utilizem o sinal sem permissão, e trocar a senha de tempos em tempos é uma ótima recomendação.
  • Mas se você quer ir a fundo e saber se realmente tem alguém acessando às suas custas, existem outras maneiras e nós ensinaremos a seguir:
  • Passo 01: desligue ou desconecte todos os aparelhos que estiverem utilizando WiFi, espere uns minutinhos e observe o comportamento do seu roteador.
  • Se as luzes continuarem piscando freneticamente, é melhor ficar ligado, pode ser que tenha algum “parasita” usando sua internet.
  • Claro, nem sempre luzes piscando querem dizer isso, mas não deixa de ser um sinal de alerta.

Acesse as configurações do seu roteador

Caso tenha feito o passo anterior e desconfiado que algo está errado, uma alternativa mais assertiva é acessar as configurações do seu roteador e verificar quais são os computadores conectados. É claro que cada equipamento tem o seu modo de acesso.

Passo 02: acesse o Painel de Controle do roteador, que pode ser acessado por meio do seu número de IP, e procurar por: “Minha rede”, “My network”, “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante.

Será mostrado uma lista com todos os dispositivos conectados, logo, você irá saber se está tendo o sinal roubado. Se tiver dificuldade de realizar os passos citados acima, leia o manual do seu roteador.

Utilize programas específicos

Se você quer descobrir se tem alguém roubando sua internet e deseja manter uma rotina de monitoramento, o ideal é utilizar programas específicos. Muitos deles são gratuitos e de fácil utilização.

Dessa forma você garante que ninguém irá invadir o seu WiFi. Nossa sugestão é o IP Tools: Network Utilities, que pode ser baixado para Android neste link.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*