Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

Saber se uma pessoa adicionou o seu número do WhatsApp nos contatos do telefone, na teoria, não é possível. Mas alguns truques permitem descobrir quando alguém salvou o seu celular na lista ou não. As dicas são simples e não necessitam da instalação de nenhum aplicativo além do WhatsApp.

Pela foto e pelo Visto por último

Não consegue ver a foto de perfil de alguém no WhatsApp. Então há, sim, uma chance de você não estar em sua lista de contatos. Afinal, o mensageiro permite escolher, nas configurações, quem será capaz visualizar a imagem.

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

A fim de preservar a privacidade, é comum usuários optarem por exibi-la somente para seus contatos. Se não a enxerga, é possível que não esteja entre eles.

A ausência da informação de Visto por último, que aparece na janela de bate-papo, também pode ser um sinal de alerta. Para evitar o monitoramento de quando esteve online, é comum ocultar esse dado mesmo daqueles que estão em sua agenda do celular.

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

Se não conseguir ver a foto nem a última vez em que a pessoa usou o aplicativo, as chances de seu número não estar salvo são maiores. Há ainda a possibilidade de ter sido bloqueado.

Mas, nesse caso, é preciso ficar atento a outros sinais, como a impossibilidade de enviar mensagens. Nosso guia 5 passos para saber se fui bloqueado no WhatsApp mostra todos eles.

Pela lista de transmissão

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

A lista de transmissão é um recurso do WhatsApp que permite enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, mas individualmente. Ou seja, cada a recebe na janela de bate-papo privada.

Para que alguém receba as mensagens de uma lista de transmissão, deve ter o número de telefone de quem as envia adicionado. Portanto, se o que mandou não chegar, é provável que seu contato não esteja salvo no celular dessa pessoa.

São precisos ao menos 2 contatos para criar uma lista. Por isso, para fazer um teste, você pode adicionar o WhatsApp de quem deseja descobrir e de mais uma pessoa e enviar algo genérico, como um Oi.

Lembramos que o conteúdo é recebido de forma individual. Aguarde por um tempo razoável e depois confira se a mensagem foi ou não entregue.

Como criar uma lista de transmissão

Android

  • 1. Abra o WhatsApp e toque sobre o ícone de três pontinhos, no topo à direita da tela;
  • 2. No menu que abrir, vá em Nova Transmissão;
  • Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

3.Toque sobre os contatos de sua lista que deseja adicionar à transmissão. Após incluir todos, toque sobre o círculo verde, com o ícone de check () para concluir;

4. Envie a mensagem desejada.

  • Se preferir mandar depois, a lista de transmissão estará disponível na aba Conversas, como uma janela de bate-papo comum. Basta tocar sobre a lista, redigir o texto ou inserir a mídia e enviar.

iPhone

1. Abra o WhatsApp e toque em Listas de transmissão, no topo da tela:

2. Vá em Nova lista, na parte inferior da tela;

3. Toque sobre os contatos que deseja adicionar a sua lista. Conclua em Criar;

4. Envie a mensagem desejada.

  • Se preferir mandar depois, a lista de transmissão estará disponível na aba Conversas, como uma janela de bate-papo comum. Basta tocar sobre a lista, redigir o texto ou inserir a mídia e enviar.

Como ver se o conteúdo foi entregue

Após enviar a mensagem para a lista, toque sobre ela e segure por alguns segundos para selecioná-la. Então, vá ao ícone de três pontinhos, situado no topo da tela à direita.

Selecione a opção Dados no menu que abrir. Na tela seguinte, é possível saber quem leu e quem recebeu a mensagem. Caso não esteja nos contatos de alguém, a mensagem não aparecerá como entregue.

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

Não esqueça de esperar um pouco após o envio para conferir. Afinal, a pessoa pode estar sem sinal ou com o celular desligado e, por isso, não ter recebido.

Pelo Status

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

Assim como a foto e o Visto por último, é possível escolher nas configurações quem pode ver os Status publicados. Por questão de privacidade, é comum que usuários optem por exibi-los apenas para seus contatos.

Nesse caso, é um pouco mais difícil de descobrir. Afinal, é preciso ter alguém em comum entre os contatos que o avise quando a pessoa postar um Status e conferir se aparece ou não para você.

Se não conseguir ver, é provável que não esteja adicionado.

Outras dúvidas sobre os contatos do WhatsApp

A pessoa sabe quando é excluída do WhatsApp?

Não, o WhatsApp não informa ao contato que ele foi excluído de sua lista. No entanto, se a pessoa fizer os procedimentos acima, pode acabar descobrindo que não está mais adicionado.

É possível saber como meu contato está salvo?

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

De forma nativa, não. Um truque para descobrir como seu contato está salvo é inventando alguma desculpa para pedir um print screen da janela de conversa de vocês. Assim, no topo da imagem, verá o nome que foi atribuído.

Por que não consigo adicionar contatos com número internacional?

Tentou adicionar uma pessoa que usa o telefone de outro país, mas não conseguiu? É provável que tenha inserido o número de forma incorreta.

É preciso inserir o símbolo de + à frente do código do país (DDI). Dependendo do local, há ainda um código de área (DDD), que deve ser digitado antes do número do celular. Se o contato for de Nova Jersey, nos Estados Unidos, o DDI é 1 e o DDD 862.

Portanto, ao adicionar o contato, deve inserir a sequência +1 862 seguido do número do telefone. As regras podem variar de um país para outro, uma vez que há nações que não usam o DDD. A quantidade de dígitos do número de celular também muda de lugar para lugar.

Consigo adicionar alguém mesmo sem o número do telefone?

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

Sim, pelo QR Code gerado em seu WhatsApp. Para isso, é preciso escanear o código, seja presencialmente ou recebendo a imagem. Para encontrar o seu QR, no Android, deve ir no ícone de três pontinhos, no topo da tela à direita, e depois, em Configurações. Toque sobre o ícone de um quadrado, ao lado de sua foto de perfil.

Já no iPhone, vá em Ajustes e depois no ícone de um quadrado. Nosso artigo Como escanear código QR no Whatsapp para adicionar contatos mostra como usar o recurso.

AppGeek recomenda:

Como saber quem tem seu número salvo na agenda do celular pelo WhatsApp – Positivo do seu jeito

Se temos um contato importante, o costume é salvar o número de telefone na agenda, não é mesmo? Porém, como saber quem tem meu número salvo na agenda do celular e o considera importante? Sim, é possível, e quem vai nos auxiliar nessa tarefa é o WhatsApp.

O mensageiro mais popular do Brasil conta com alguns recursos que podem “entregar” quem está conversando com você sem se preocupar em adicionar seu contato na agenda. Checar essa informação é possível graças a um recurso chamado “Lista de transmissão”. Vamos entender como essa ferramenta funciona.

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?®GIPHY

O que é a Lista de transmissão do WhatsApp e como utilizá-la?

A Lista de transmissão é um recurso do WhatsApp que permite ao usuário escolher para quais contatos deseja encaminhar uma mensagem individual. Ou seja, se você pretende repassar uma imagem que recebeu em um grupo para vários amigos, somente aqueles que têm o seu contato salvo na agenda é que poderão recebê-la.

Leia também:  O Que É O Solo E Como Se Forma?

Portanto, aí está a primeira maneira de descobrir se aquele seu “amigo” de fato o adicionou na agenda: basta criar uma Lista de transmissão, enviar uma mensagem e aguardar para ver se o contato a recebeu. Se sim, então você foi adicionado à agenda dele; se não, é sinal que você ainda não é tão importante assim. Criar uma Lista de transmissão é simples.

  • Passo 01: Na página principal do WhatsApp, toque sobre o ícone de menu (os três pontinhos no canto superior direito).

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

  • Passo 02: Selecione a opção “Nova transmissão”.

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

  • Passo 03: Depois, escolha na sua lista de contatos todos aqueles que você acredita que tenham o seu número salvo – e também aqueles que você imagina que não o tenham. É possível adicionar até 256 contatos.

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

  • Passo 04: Ao concluir, toque sobre o botão verde, no canto inferior direito.

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

  • Passo 05: O WhatsApp criará um conjunto de contatos para facilitar o seu envio de mensagens em massa.
  • Passo 06: Depois de enviar a mensagem, aguarde um pouco e toque sobre o ícone de informações.

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

  • Passo 07: Serão listados todos os contatos, com uma indicação se a mensagem foi entregue ou lida. Se um dos contatos que você adicionou à lista não aparecer nessa seleção, então é sinal que a pessoa não incluiu o seu número na agenda. Simples, não é mesmo?

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

Outras maneiras de descobrir contatos que não adicionaram seu número

Há ainda outras maneiras de deduzir se um contato o adicionou à agenda ou não. Porém, eles não são tão eficientes quanto o primeiro e servem apenas como um indicativo.

Caso você esteja conversando com alguém cuja foto esteja indisponível, é possível que isso seja indício de que seu número não foi adicionado à agenda. Isso porque há como configurar o WhatsApp para exibir a sua foto apenas para os contatos salvos.

Ainda, quando conversamos com alguém que não nos adicionou, é impossível ver os vídeos e fotos de Status publicados por essa pessoa. Por fim, o último indicativo é a impossibilidade de ver o status de um contato, se “online” ou com a indicação do último horário que esteve ativo.

Todas esses recursos presentes no mensageiro visam dar mais privacidade aos usuários que não querem ver a sua vida invadida por pessoas estranhas. Portanto, se você espera ter uma relação mais pessoal com alguém, adicioná-la à sua agenda é o primeiro passo para demonstrar as suas intenções.

Como saber quem tem seu número do WhatsApp nos contatos | Aplicativos e Software

É possível saber quem tem seu número do WhatsApp nos contatos, para o caso de pessoas que adicionam o seu número sem que você saiba quem elas são. O mensageiro instantâneo possui um recurso que permite descobrir quais usuários incluíram o seu número na própria agenda e, a partir daí, identifica-los e/ou bloqueá-los se for o caso.

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

Como saber quem tem seu número do WhatsApp

O WhatsApp não possui nenhuma ferramenta nativa que permita descobrir quem adicionou o seu número aos contatos, e que não fazem parte da sua lista. Existem várias situações em que isso pode ocorrer, como por exemplo:

  • Um ex que não removeu seu contato;
  • Uma empresa que tem o seu número e o adicionou para mandar mensagens;
  • Uma pessoa que pegou o seu número com alguém que faz parte da sua lista.

No entanto, há uma forma de descobrir quem tem o seu número, mas não faz parte da sua lista de contatos, que é criando uma nova transmissão.

Este recurso permite enviar uma mensagem única a todos os seus contatos, mas também a todas as pessoas que mantêm o seu número em suas próprias listas.

O WhatsApp identifica esses usuários e os habilita como elegíveis a receber a transmissão.

Para descobrir quem tem o seu número, faça o seguinte:

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

  1. Abra o WhatsApp;
  2. No iPhone, toque em “Listas de transmissão”, “Nova lista”.No Android, toque em “Mais” (os três pontinhos), “Nova transmissão”;
  3. Na lista aparecerão números sem identificação, geralmente agrupados no caractere “#”.Esses contatos não estão na sua lista, mas possuem seu número nas listas deles.

E pronto.

Para saber quem são essas pessoas que possuem seu número em suas listas de contatos, abra o perfil deles e cheque se há informações pessoais disponíveis. Caso um usuário tenha habilitado as configurações de privacidade, dados como avatar, nome e horário do último acesso podem não estar disponíveis ou restritos de alguma forma.

Nesse caso, a única forma restante para saber quem é a pessoa é entrando em contato com ela, por mensagem de texto, de voz ou à moda antiga, fazendo uma ligação; se você não deseja ter contato com tais pessoas, basta bloquea-los no WhatsApp.

WhatsApp: como saber quem tem seu número salvo na agenda do celular

A lista de transmissão é uma função do WhatsApp que permite ao usuário escolher vários contatos para os quais deseja enviar a mesma mensagem, fora de um grupo. Somente as pessoas que têm seu número salvo no próprio telefone recebem o conteúdo.

Portanto, para tirar a dúvida sobre se um contato salvou ou não seu número, basta criar uma dessas listas, enviar uma mensagem e conferir se a pessoa recebeu.

Confira abaixo o passo a passo de como funciona este recurso, que está disponível para Android e iPhone (iOS).

1 de 8
É possível descobrir quais contatos têm seu número salvo nos contatos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

É possível descobrir quais contatos têm seu número salvo nos contatos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Criar uma Lista de Transmissão

Uma das formas mais eficientes de descobrir se outro contato possui seu número salvo no telefone é por meio da lista de transmissão.

Passo 1. Na página principal do WhatsApp, clique no menu representado pelos três pontinhos no canto superior direito e selecione a opção Nova transmissão;

2 de 8
Aprenda a criar uma Lista de Transmissão com o WhatsApp — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Aprenda a criar uma Lista de Transmissão com o WhatsApp — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 2. Selecione na sua lista de contatos todos os usuários que você acredita não terem seu número salvo, e outros que você tem certeza que possuem. Desta forma, será possível ter certeza que o procedimento funcionou corretamente. Após selecionar todos os contatos desejados, clique no botão verde no canto inferior direito;

3 de 8
Selecione todos os contatos que deseja que façam parte da sua Lista de Transmissão no WhatsApp — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Selecione todos os contatos que deseja que façam parte da sua Lista de Transmissão no WhatsApp — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 3. Todos esses contatos serão colocados em um conjunto, no qual você deve mandar a mensagem que desejar. Após enviar a mensagem, selecione-a e clique no botão que informa os dados do conteúdo;

Leia também:  Como Alterar Os Programas Que Iniciam Com O Windows 10?

4 de 8
Confira os contatos que você colocou em sua lista e veja as informações da mensagem enviada no WhatsApp — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Confira os contatos que você colocou em sua lista e veja as informações da mensagem enviada no WhatsApp — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 4. Nesta página, é possível ver quais contatos já leram ou receberam a sua mensagem. Caso uma pessoa que você tenha colocado na lista de transmissão não apareça nas listas citadas acima, isso pode significar que ela não possui seu número salvo na agenda do telefone.

Vale lembrar, porém, que o celular não recebe o conteúdo se estiver sem sinal ou no modo avião. Por isso, para ter certeza, é recomendável enviar uma mensagem na conversa particular e verificar se o contato recebeu o conteúdo.

Se a mensagem da lista de transmissão não for entregue e a particular chegar ao destinatário, significa que ele não possui o seu contato.

5 de 8
Compare essas listas com os contatos da Lista de Transmissão do WhatsApp e descubra quem não possui sem número salvo — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Compare essas listas com os contatos da Lista de Transmissão do WhatsApp e descubra quem não possui sem número salvo — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

2. Não ter foto de perfil

Nas configurações do WhatsApp, é possível escolher que somente seus contatos possam ver a foto de perfil no aplicativo. Portanto, não conseguir ver a foto de perfil de uma pessoa pode indicar que ela não tem seu número salvo na agenda. No entanto, existem outros motivos que explicam a falta de ícone – o que torna este método apenas um indicativo e não uma forma de ter certeza.

6 de 8
Caso a foto esteja em branco, isso pode significar que o outro usuário do WhatsApp não tem seu número salvo — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Caso a foto esteja em branco, isso pode significar que o outro usuário do WhatsApp não tem seu número salvo — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

3. Não ter acesso ao Status publicado

Outro indicativo de que um contato não tem seu número salvo na agenda telefônica do smartphone é não conseguir ver o Status desta pessoa. Porém, assim como na foto de perfil, existem outros motivos pelos quais pode não ser possível ter acesso ao status de um usuário.

7 de 8
Verifique na aba de Status do WhatsApp se você recebe atualizações do usuário que desconfia não ter ser número salvo — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Verifique na aba de Status do WhatsApp se você recebe atualizações do usuário que desconfia não ter ser número salvo — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

4. Não conseguir ver se o contato está online ou os dados do “visto por último”

Caso não seja possível ver que o contato está online, ou qual o último horário em que ele entrou no aplicativo, pode ser que essa pessoa também não tenha salvo seu número na lista de contatos.

Apesar disso, é importante citar que existem opções no aplicativo que permitem personalizar as opções de segurança e privacidade.

Por isso, este também não é um método tão eficaz e deve ser usado apenas como indicativo.

8 de 8
Os recursos “visto por último” e “online” do WhatsApp podem indicar que o outro usuário não possui seu número salvo — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Os recursos “visto por último” e “online” do WhatsApp podem indicar que o outro usuário não possui seu número salvo — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Como Saber Quem Tem Meu Numero No Whatsapp?

Como ficar invisível no WhatsApp com ajuda de app grátis

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.

Como Saber se Alguém Tem o Seu Número no WhatsApp

  1. 1

    Abra o WhatsApp. Clique no ícone do WhatsApp, representado por um telefone e um balãozinho brancos em um fundo verde.

    • Se você não estiver logado no WhatsApp pelo celular, siga as instruções de configuração da tela.
  2. 2

    Clique em Conversas. A opção é representada por um balãozinho e fica na parte inferior da tela.

    • Se o WhatsApp abrir direto em uma conversa, clique na setinha “Voltar”, no canto superior esquerdo da tela.
  3. 3

    Clique em Listas de Transmissão. O link é azul e fica no canto superior esquerdo da tela. Clique para abrir a página das suas listas atuais.

  4. 4

    Clique em Nova Lista. O botão fica na parte inferior da tela e abre a sua lista de contatos.

  5. 5

    Selecione pelo menos um contato que desperta a sua curiosidade. Você vai precisar de pelo menos uma pessoa que tem o seu número salvo.

  6. 6

    Selecione o contato que você quer investigar. Escolha a pessoa que você quer saber se tem ou não o seu número.

  7. 7

    Clique em Criar. A opção fica no canto superior direito da tela e cria a lista de transmissão, além de abrir a página dela.

  8. 8

  9. 9

    Espere um tempinho. Isso vai depender da hora do dia em que você enviou a mensagem, mas é melhor esperar de uma a duas horas — para que todos os participantes da lista de transmissão que estão na sua agenda tenham a chance de visualizar a mensagem.

  10. 10

    Abra o menu de informações da mensagem que você enviou. Para isso:

    • Abra a página Conversas do WhatsApp, clique em Listas de Transmissão e selecione a lista para abri-la.
    • Pressione a mensagem até abrir um menu pop-up.
    • Clique em à direita do menu pop-up.
    • Clique em Informações.
  11. 11

    Leia a lista “LIDA POR”. Todo mundo que conseguir ler a sua mensagem tem o seu contato salvo; o nome dessas pessoas vai aparecer, indicando que elas salvaram o seu número.

    • Se você vir o nome da pessoa que queria investigar, é porque ela tem o seu número.
    • Lembre-se de que quem usa pouco o WhatsApp provavelmente não vai aparecer na seção “LIDA POR” até acessar o aplicativo.
  12. 12

    Leia a lista “ENTREGUE PARA”. Quem não tiver o seu número salvo não vai receber a mensagem transmitida; portanto, o nome dessas pessoas só vai aparecer na seção “ENTREGUE PARA”.

    • Se você vir o nome da pessoa que queria investigar, ela provavelmente não tem o seu número salvo.

Centro de ajuda do WhatsApp – Como se manter seguro no WhatsApp

Sua segurança e proteção, assim como a de suas mensagens, são importantes para nós. Por isso, queremos que você conheça as ferramentas e os recursos que desenvolvemos para ajudar a manter sua segurança ao usar o WhatsApp. Nós também disponibilizamos alguns links para outros recursos que podem ser úteis para manter a sua segurança online.

Nossos Termos de Serviço

Os nossos Termos de Serviço são uma das formas de ajudar a manter a sua segurança no WhatsApp, e eles indicam as atividades proibidas no WhatsApp.

Por exemplo, enviar conteúdo (status, foto de perfil ou mensagens) que seja ilegal, obsceno, de ódio, difamatório, que contenha abuso, intimidação ou ameaça, que ofenda minorias raciais ou étnicas, que incite ou incentive comportamentos ilegais e que, em geral, seja inadequado, qualifica violação dos nossos Termos de Serviço. Nós baniremos usuários em caso de suspeita de violação dos nossos Termos de Serviço.

Leia também:  O Que É A Tuberculose E Como Se Transmite?

Para mais informações sobre quais tipos de atividades violam nossos Termos de Serviço, leia atentamente a seção “Uso aceitável de nossos serviços” em Termos de Serviço.

Recursos

No WhatsApp, nós criamos alguns controles básicos que você pode configurar como desejar para se proteger:

Controle quem vê suas informações

  • Você pode definir as opções de visto por último, foto de perfil e status da seguinte maneira:
  • Todos: visto por último, foto de perfil e status ficarão visíveis para todos os usuários do WhatsApp.
  • Meus contatos: visto por último, foto de perfil e status ficarão visíveis somente para quem está na sua lista de contatos.
  • Ninguém: visto por último, foto de perfil e status não ficarão visíveis para ninguém.

Se você desativar a confirmação de leitura, as marcas de tique azuis de confirmação de leitura não serão exibidas nas mensagens. Além disso, você também não poderá visualizar as confirmações de leitura de outros usuários.

Observação: as confirmações de leitura sempre serão exibidas em conversas em grupo, mesmo que você desative essa opção nas suas configurações de privacidade.

Saiba mais sobre as configurações de privacidade no: Android | iPhone

Controle o que você vê e com quem interage

Você pode impedir que números específicos entrem em contato com você no WhatsApp. Saiba mais sobre como bloquear e desbloquear um contato, e o que acontece quando você bloqueia um contato neste artigo.

Controle o que você compartilha

Você decide quais informações compartilha com quem no WhatsApp. Recomendamos que tenha cuidado quando decidir compartilhar qualquer tipo de informação. Pergunte a si mesmo: você gostaria que outras pessoas vissem esse conteúdo?

Ressaltamos que, no curso normal dos nossos serviços, nós não mantemos mensagens após a entrega ao destinatário. Para ajudar a garantir a segurança e a confidencialidade das mensagens, o WhatsApp não armazena as mensagens que você envia.

Entretanto, quando você compartilha uma conversa, uma foto, um vídeo, um arquivo ou uma mensagem de voz no WhatsApp, o destinatário passa a ter uma cópia dessa mensagem. Essa pessoa poderá compartilhar essa mensagem com pessoas dentro e fora do WhatsApp.

O WhatsApp também tem um recurso que permite compartilhar sua localização atual por meio de uma mensagem do WhatsApp. Compartilhe sua localização somente com pessoas em quem você confia.

Recursos avançados de segurança

Fazer denúncias ao WhatsApp

Você pode fazer denúncias por meio do próprio app.

  • No Android: abra o WhatsApp e toque em Mais opções > Configurações > Ajuda > Fale conosco.
  • No iPhone: abra o WhatsApp WhatsApp e toque em Configurações > Ajuda > Fale conosco.

Forneça o máximo possível de informações.

Importante: se você achar que sua integridade física ou psicológica (ou de qualquer outra pessoa) está sendo ameaçada, entre em contato com as autoridades policiais locais. Elas poderão prestar a assistência adequada para esses casos.

Denuncie ao WhatsApp o conteúdo que você considerar problemático. Observe que, para garantir a segurança e a confidencialidade das suas mensagens, geralmente não temos acesso ao conteúdo de nenhuma mensagem. Isso restringe a nossa capacidade de verificar a denúncia e de tomar as medidas cabíveis.

Se necessário, você pode tirar uma captura de tela que mostra o conteúdo e compartilhá-la, acompanhada das informações de contato disponíveis, com as autoridades responsáveis.

Denunciar

Ao receber uma mensagem de um número desconhecido pela primeira vez, você poderá denunciar o número diretamente na conversa.

Você também pode denunciar um contato ou grupo pelos dados do perfil. Para isso:

  1. Abra a conversa.
  2. Toque no nome do contato ou grupo para abrir os dados do perfil.
  3. Deslize até o final da página e toque em Denunciar contato ou Denunciar grupo.

Quando você faz uma denúncia, o WhatsApp recebe as mensagens mais recentes que o usuário ou grupo denunciado enviou para você, além de informações sobre as suas interações recentes com o usuário denunciado.

Banimento

Podemos banir contas se acreditarmos que elas violam nossos Termos de Serviço. Segundo nossos Termos de Serviço, podemos banir usuários sem notificá-los. É importante ressaltar que uma denúncia de violação dos nossos Termos de Serviço não necessariamente resulta no banimento do usuário ou em outras medidas contra ele.

Leia cuidadosamente a seção de “Usos aceitáveis de Nossos Serviços” em nossos Termos de Serviço para saber mais sobre como utilizar adequadamente o WhatsApp e quais atividades podem violar os Termos de Serviço.

Mensagens de conteúdo indesejado (spam) e de conteúdo duvidoso (hoaxes)

Nós trabalhamos de maneira diligente para reduzir o envio de qualquer tipo de conteúdo indesejado (spam) pelo nosso sistema. É nossa prioridade criar um ambiente no qual os usuários possam se comunicar com segurança.

Porém, assim como acontece com mensagens SMS e chamadas telefônicas, outros usuários do WhatsApp que têm seu número de celular podem entrar em contato com você.

Por isso, queremos ajudar você a identificar e saber como reagir a mensagens indesejadas e de conteúdo duvidoso.

As mensagens indesejadas e de conteúdo duvidoso podem vir de um de seus contatos e de outras pessoas. Essas mensagens espalham informações falsas e têm como objetivo enganar você, fazendo com que você se comporte de uma certa forma. Se uma mensagem parecer suspeita ou “boa demais para ser verdade”, não toque nela, não a compartilhe nem encaminhe.

Fique alerta caso a mensagem:

  • Apresente erros ortográficos ou gramaticais.
  • Peça que você toque em um determinado link.
  • Peça que você compartilhe informações pessoais, como número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senhas etc.
  • Peça que você encaminhe a mensagem.
  • Peça que você abra um link para ativar um suposto novo recurso.
  • Diga que você vai precisar pagar para usar o WhatsApp. Lembre-se de que o WhatsApp é um app gratuito. Nós nunca pediremos que você pague para utilizar nossos serviços e você não precisa fazer nada além de criar uma conta para poder usar o WhatsApp gratuitamente.

O que fazer?

Ao receber uma mensagem de um número desconhecido, você tem a opção de denunciar o número ao WhatsApp pelo próprio app.

Se você receber conteúdo indesejado de um contato, apague a mensagem e não abra nenhum link nem forneça informações pessoais. Informe ao seu contato que o conteúdo da mensagem que ele enviou para você é indesejado (spam) e o direcione para esta página de segurança do WhatsApp.

Você também pode entrar em contato conosco pelo próprio app para fazer denúncias.

Recursos adicionais

  1. Se você acredita que você ou qualquer outra pessoa está em perigo iminente, entre em contato com as autoridades locais.
  2. Se você receber conteúdo que sugira que uma pessoa possa atentar contra a própria vida e estiver preocupado com a segurança dela, entre em contato com as autoridades locais ou com um centro de prevenção de suicídio.
  3. Se você receber ou encontrar conteúdos que indicam abuso ou exploração infantil, entre em contato com o National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC – Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas em tradução livre).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*