Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Se você tem um canal no YouTube, provavelmente já percebeu que não basta criar um vídeo brilhante para que ele tenha, de fato, resultados incríveis. É preciso, antes de tudo, analisar o que funciona e não funciona para sua audiência e entender de que forma você pode aprimorar seus conteúdos.

Verificar e entender os dados gerados por seu público é importantíssimo para evoluir seu negócio. Saber, por exemplo, se as pessoas assistem em média a 30% ou 90% da duração de seus vídeos pode te ajudar a moldar seu conteúdo e entregar cada vez mais valor.

Vale lembrar que cada canal tem suas particularidades. Desse modo, não existe um padrão universal de comparação de dados.

  • Por exemplo, não é possível dizer qual é a quantidade de comentários ou compartilhamentos esperada para um certo número de visualizações.
  • Além disso, o YouTube não disponibiliza muita informação para referência, pois isso poderia estimular práticas que visam enganar os algoritmos de maneira deliberada por alguns usuários.
  • Assim sendo, sua melhor referência são os dados de seus próprios conteúdos e, neste post, vamos te mostrar algumas formas de realizar essa análise.
  • Vamos lá?

O que é o YouTube Analytics e para que ele serve?

Antes de tudo, é preciso entender o que é o YouTube Analytics. Trata-se de uma ferramenta de métricas disponível na própria plataforma. Ela ajuda a monitorar o desempenho dos seus vídeos e do seu canal.

  1. A ferramenta mostra relatórios atualizados diariamente com dados de origem de tráfego, informações demográficas sobre a audiência, número de inscritos, tempo de visualização dos vídeos, comentários e compartilhamentos.
  2. Mas, afinal de contas, para que serve o YouTube Analytics e por que ele é tão importante?
  3. O YouTube Analytics serve para você acompanhar as métricas e resultados do seu canal na plataforma.
  4. É por meio desses dados que você consegue entender se os conteúdos que você produz estão agradando ou não a sua audiência e o que pode ser feito para melhorar o desempenho dos seus vídeos.

Como acessar os dados no YouTube Analytics?

Primeiro, vamos acessar o painel do YouTube Analytics. Para isso, faça login e clique na imagem de sua conta, no canto superior direito. Depois, clique em Estúdio de Criação.

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Na próxima tela, clique em Analytics, no menu lateral esquerdo, e aí você já terá acesso a vários dados disponíveis.

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Essa primeira tela mostra a visão geral, compilando várias informações, como tempo de exibição, duração média da visualização, número de visualizações etc. No próprio menu lateral esquerdo, você pode acessar cada um desses itens separadamente, para mais detalhes.

Logo que você acessa esse painel, são exibidos dados relativos a todo o canal. Para analisar um vídeo em específico ou playlist, basta utilizar o campo de pesquisa de conteúdo.

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

À direita desse campo, você também pode especificar um período de tempo, por exemplo: últimos 7 dias, este trimestre, este ano etc.

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Dica importante: caso você escolha uma playlist para analisar, saiba que os dados exibidos serão relativos aos acessos provenientes da própria playlist, desconsiderando os números de acessos individuais de cada vídeo.

A análise de dados de uma playlist pode levar a uma interpretação equivocada por parte do usuário.

Para fazer uma analogia simples, é como se você pedisse um prato de comida ao Youtube e de fato ele te desse um prato de comida, mas sem a comida.

Tal situação não seria tecnicamente enganosa, pois você literalmente teria recebido o que pediu, porém é certo que isso poderia gerar uma grande frustração.

Para exemplificar, vamos supor que você tem um vídeo intitulado Como fazer brigadeiros e esse vídeo faz parte de uma playlist chamada Receitas de Doces, dentro de seu canal de culinária.

Caso esse vídeo, Como fazer brigadeiros, tenha sido exibido individualmente em um blog ou tenha recebido vários acessos por meio de buscas no YouTube, isso não significa que os dados gerados por essas visualizações terão impacto nos dados da sua playlist Receitas de Doces. Ou seja, quando você for analisar uma playlist, os valores apresentados serão referentes apenas à playlist em si, e não à soma dos vídeos que fazem parte dela.

Então, como analisar todos os vídeos de uma playlist, independentemente da origem de acessos individuais?

Para isso, é necessário criar um grupo. Você pode fazer isso clicando em Grupos, na parte superior da tela e, em seguida, clicar em Criar grupo de vídeos.

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Como analisar os dados de seu canal?

Como já falamos, sua melhor base de referência de parâmetros são seus próprios vídeos, então, faça bastante uso da ferramenta Comparação, localizada na parte superior da tela. Assim, você pode colocar dados de vídeos, playlists ou grupos lado a lado e então tirar suas próprias conclusões.

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Como você vai perceber, são muitos dados disponíveis. Para deixar tudo mais claro, vamos nos basear em algumas perguntas para entender melhor o que cada seção do YouTube Analytics significa.

Por exemplo:

  1. Como meu canal está desempenhando?
  2. Quem é o público que assiste meus vídeos e no que ele se interessa?
  3. Qual o nível de engajamento?

1. Desempenho do canal

O desempenho de seu canal pode ser medido através do progresso do tempo de exibição, número de visualizações e quantidade de inscritos.

Leia também:  Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

Tempo de exibição

O tempo de exibição é uma das métricas mais importantes de desempenho no YouTube. Ela mostra o interesse pelo conteúdo e o tempo que o público dedica a consumi-lo.

Essa métrica é mostrada em minutos e você pode fazer uma análise conjunta com a retenção de público. A porcentagem dessa retenção pode ser exibida de maneira absoluta ou relativa.

Retenção absoluta

A retenção absoluta diz respeito unicamente ao vídeo escolhido para análise. Nessa tela, você pode ver a média e o gráfico que mostra o desempenho ao longo do tempo.

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

A porcentagem média é muito afetada pela duração do vídeo. Vídeos mais curtos, com menos de 2 minutos, provavelmente terão uma média maior (vamos supor, 75%). Vídeos longos, com 30 minutos de duração, podem mal chegar a 40%. Lembre-se disso ao comparar vídeos de tamanhos muito diferentes.

Essa tela pode te dar ótimas indicações de desempenho.

Vale a pena se atentar à curva desse gráfico, principalmente nos primeiros 15 segundos. Se a descida for muito brusca, isso pode ser um indicativo de que você não está conseguindo convencer seu espectador a continuar assistindo seus vídeos.

Uma sugestão é analisar suas introduções e ver se elas estão interessantes ou se deixam claro qual conteúdo aquele vídeo abordará. Uma perda de retenção muito grande no início também pode ser consequência de thumbnails enganosas.

Caso em algum momento a curva do gráfico volte a subir, isso demonstra que aquele trecho gerou maior interesse, podendo indicar que parte de seu público até voltou naquele ponto do vídeo. Tente entender o que pode ter agradado mais seus espectadores. Crie suas hipóteses e busque repetir o efeito nos próximos vídeos.

Do mesmo modo, analise os momentos de perda de retenção e tente encontrar o motivo, para evitar esses pontos fracos. Essas observações podem te ajudar a planejar os melhores lugares para posicionar CTAs, por exemplo.

Retenção relativa

A retenção relativa é uma forma de comparar seu vídeo com todos os outros do YouTube, de mesma duração, independentemente do tema.

Apesar de ser um recurso super interessante, tome cuidado ao se basear nesses dados. Esse é um bom modo de ter uma noção geral, mas especificidades de seu conteúdo podem te levar a tirar conclusões equivocadas.

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Número de visualizações

O número de visualizações é talvez a métrica mais evidente no YouTube. Muita gente acredita que é o fator determinante para o sucesso de um vídeo ou canal.

Porém, em alguns casos, o número de visualizações pode representar uma métrica de vaidade, ou seja, um dado que impressiona se avaliado fora de contexto, mas que não necessariamente traz resultado prático.

Por exemplo:

Como Começar um Canal no YouTube do Zero: Veja os Passos e Dicas

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Aprender como começar um canal no YouTube, tecnicamente, não é difícil. O problema é organizar o seu planejamento de conteúdo para atrair usuários e engajar a audiência. Para isso, o primeiro passo é encontrar um nicho do qual você tenha domínio para construir autoridade mais facilmente.

  • Como começar um canal no YouTube?
  • Se você ainda não tem essa resposta, mas deseja criar vídeos para a plataforma, chegou ao lugar certo.
  • Não é difícil começar um canal.
  • Mas é uma tarefa que demanda foco e planejamento.
  • Para um trabalho bem feito, é preciso passar por várias etapas.
  • O processo começa na definição do segmento e do público-alvo.
  • E só termina com a publicação do vídeo, análise de métricas e interação com o público.
  • É bastante coisa para fazer.
  • Mas vale a pena devido ao alcance da plataforma.
  • De acordo com dados do YouTube, mais de 1,9 bilhão de usuários conectados acessam a plataforma todos os meses.
  • A cada dia, as pessoas assistem mais de um bilhão de horas em vídeos.
  • E geram bilhões de visualizações.
  • Então, essa pode ser uma ótima oportunidade para você dar visibilidade ao negócio, fazer branding pessoal ou mesmo monetizar a sua produção de conteúdo.
  • Ficou interessado?
  • Então, vamos nessa.

Antes de produzir o próximo conteúdo para seu site, você precisa definir uma estratégia de marketing de conteúdo que vá trazer resultados para o seu negócio. Então clique aqui e veja o Guia Passo a Passo do Marketing de Conteúdo.

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Como começar um canal no YouTube do zero?

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Os primeiros passos para iniciar a atuação no YouTube são:

  • Criar o nome do canal
  • Definir qual assunto você vai abordar nos vídeos.

Confira, abaixo, as minhas dicas para completar essas tarefas.

Nomes para canal no YouTube

  1. Se o canal será empresarial, é mais fácil.
  2. Basta usar o nome da sua marca ou produto.
  3. Isso ajuda a aumentar a visibilidade do negócio e facilita a vida dos usuários que buscam pelo nome da empresa.
  4. Essa vantagem é proporcionada sobretudo se a sua marca já tem uma imagem forte no mercado.

  5. Mas, se você vai começar um canal desvinculado de uma empresa, o ideal é optar por nomes criativos, mas que remetam ao assunto que será abordado.
  6. Uma boa estratégia é usar palavras-chave relacionadas à temática.
  7. Abaixo, eu destaco três exemplos de canais que têm nomes criativos para você se inspirar.

Me Poupe!

Esse é o nome de um canal de entretenimento financeiro criado pela Nathalia Arcuri.

Leia também:  Quem Tem Uma Irma Como Eu Tem Tudo?

Além de criativo, é um nome que remete diretamente ao assunto tratado.

Literature-se

Outro exemplo é o canal Literature-se, fundado por Mel Ferraz, que fala sobre livros.

Perceba que o nome é criativo e tem um verbo instigante.

Geração de Valor

Criado por Flávio Augusto da Silva, o blog Geração de Valor aborda a temática do desenvolvimento pessoal.

Nesse caso, o canal no YouTube leva o mesmo nome do blog.

Assuntos para canal no YouTube

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

  • Quanto mais nichado for o segmento, melhor.
  • Assim, você tem mais chances de se destacar.
  • Se ainda não definiu o assunto do seu canal, aqui abaixo vão algumas ideias.

1. Games

O universo dos games é um segmento crescente no YouTube e alcança principalmente adolescentes e jovens.

2. Viagem

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Outro assunto explorado na plataforma é viagem.

Nesse caso, há espaço para vlogs, que mostram a rotina das pessoas que visitam novos destinos, e para vídeos de dicas.

3. Beleza

Composto principalmente por influenciadoras digitais, o segmento de beleza continua promissor.

Mas a concorrência é grande, e você precisa encontrar o seu diferencial.

4. Finanças

Quer educar as pessoas financeiramente?

Então, saiba que esse segmento várias abordagens possíveis, desde dicas de como investir à conquista da independência e gestão financeira.

Como criar um canal no YouTube passo a passo

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

  1. Quer criar um canal, mas não sabe por onde começar?
  2. Fique atento às próximas linhas.
  3. Selecionei cinco dicas para você organizar as tarefas necessárias para começar sua atuação na plataforma.

Passo 1: busque referências

  • A primeira coisa é decidir qual assunto principal você vai abordar.
  • Vai falar de negócios?
  • Abordar o segmento de beleza?
  • Atuar para o público interessado em finanças?
  • Uma vez que você tenha essa definição, busque referências de outras pessoas que atuam no mesmo segmento.
  • Veja o que elas fazem e que funciona.
  • Obtenha insights para o seu conteúdo.
  • Busque o seu diferencial em relação a elas.

Passo 2: conheça a sua audiência

  1. Tão importante quanto encontrar o que destaca você é conhecer o público-alvo que deseja atingir.
  2. Esse mapeamento é essencial para a criação de conteúdos alinhados ao que a audiência busca.
  3. Portanto, saiba qual é o perfil do público.

  4. Desde características básicas, como idade e gênero, a desejos, necessidades e interesses.
  5. Crie uma ou várias personas.
  6. Elas são a personificação das pessoas que você quer alcançar.
  7. Dessa forma, fica mais fácil direcionar o seu conteúdo.

Passo 3: defina as primeiras pautas

  • O terceiro passo é iniciar o planejamento do conteúdo.
  • Crie as pautas iniciais, considerando os interesses da audiência e o seu propósito pessoal.
  • Elas são roteiros que direcionam a produção do vídeo, apontando as ideias principais que serão abordadas.
  • Mas esse roteiro deve servir apenas como um guia.
  • Durante a gravação, dê espaço para a espontaneidade.

Passo 4: defina a periodicidade de postagens

  1. Regularidade é importante para criar engajamento no YouTube.
  2. Por isso, defina uma periodicidade de publicação e se comprometa com ela.
  3. Defina quais dias e horários terão publicação nova.

  4. Inicialmente, vale fazer um cronograma com baixa frequência.
  5. Afinal, se você não vai se dedicar exclusivamente ao YouTube, pode ficar difícil gravar uma grande quantidade de vídeos.

Passo 5: analise métricas

  • Métricas são números importantes para você analisar o sucesso dos vídeos.
  • Acompanhar esses dados é fundamental para validar a sua estratégia.
  • Saber quando é preciso mudar o seu conteúdo.
  • Identificar o que está funcionando.
  • Use a ferramenta YouTube Analytics para avaliar o desempenho dos seus vídeos.
  • E acompanhe métricas relevantes:
  • Número de inscritos no canal
  • Visualizações de vídeo
  • Minutos Assistidos
  • Custo por clique (CPC)

Como bloquear um canal no YouTube [sim, tem solução] | Aplicativos e Software

O YouTube criou uma forma de bloquear sugestões de canais que você não gosta na Home do YouTube e no Up Next (próximo vídeo). Este é um pedido antigo… O YouTube tenta fomentar o consumo de conteúdo de outros canais além dos quais o usuário está inscrito, sugerindo conteúdo similar. Mas, nem sempre, a sugestão agrada a todos. 

“Uma coisa que ouvimos constantemente é que você quer ter mais controle sobre quais vídeos são exibidos na sua página inicial e nas sugestões do Up Next. Então, estamos fazendo mais esforços para colocá-lo no banco do motorista”, explicou o YouTube.

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

A principal mudança é a chance de bloquear sugestões de canais que você não quer assistir. O assunto pode ser até o que você se interessa. Nem sempre, com a abordagem que você gostaria. Em alguns casos, você não simpatiza com o youtuber.

“Embora façamos o melhor para sugerir vídeos que você goste, nem sempre conseguimos acertar, por isso estamos dando mais controle aos usuários. Agora, você pode nos informar para parar de sugerir vídeos de um determinado canal”, diz. 

Quem gostou, bate palma! ????????

Como bloquear um canal das sugestões do YouTube

Ao ver a miniatura de um vídeo sugerido:

  1. Toque no menu de três pontos ao lado de um vídeo; (seja na página inicial ou no Up Next);
  2. Depois, toque em “Não recomendar canal”. 

Depois disso, a plataforma para de sugerir o canal para você. Quando usar o YouTube com o seu usuário, você não verá mais vídeos desse canal sugeridos para você. 

Como Saber Quem Não Gostou Do Video No Youtube?

Note que você ainda pode encontrar vídeos desse canal se você se inscrever no canal (péssima ideia, não?!), se pesquisá-los ou se visitar a página do canal ou a guia “Tendências”. O bloqueio se dá nos algoritmos que sugerem conteúdo e tão só. 

Leia também:  Como Saber Onde Está Alojado Um Site?

O recurso chegou primeiro no aplicativo do YouTube para Android e iOS (iPhone), mas em breve deve estar disponível na área de trabalho (na versão Web do YouTube no PC).

Conclusão: se você não cutucar o leão, ele permanece na jaula. Fato que você terá que, aos poucos, bloquear todos os canais que você não gosta (e vê-los ao menos uma vez). 

Por que isso acontece?

Conhecer seu público

Use a guia Público do YouTube Analytics para saber quem assiste seus vídeos. É possível ver qual país contém mais espectadores, quais idiomas eles falam e qual é a idade e o sexo deles. Esses dados se baseiam em espectadores inscritos ou não em todos os dispositivos conectados ao YouTube.

Por padrão, a guia Público mostra espectadores recorrentes e novos, inscritos e espectadores únicos. Essas métricas combinadas dão uma ideia do tamanho do seu público, assim como o nível de envolvimento dele.

Observação: alguns dados, como país, origens de tráfego ou gênero, podem estar limitados no YouTube Analytics.

Ver seus relatórios de público-alvo

Conheça o público de todo o canal ou escolha um vídeo específico primeiro.

  1. Faça login no YouTube Studio.
  2. No menu à esquerda, selecione Estatísticas.
  3. No menu da parte superior da página, selecione Público.

Quando seus espectadores estão no YouTube

Esse relatório mostra quando seus espectadores estiveram on-line em toda a plataforma nos últimos 28 dias. Use esse recurso para criar sua comunidade, saber quando agendar uma Estreia ou planejar a próxima transmissão ao vivo.

Outros vídeos que seu público assistiu

Esse relatório mostra os vídeos de outros canais que seus espectadores assistiram nos últimos sete dias.

Você pode usar esse recurso para encontrar novos assuntos para os próximos vídeos, ideias para títulos e miniaturas, além de oportunidades de colaborações.

Se você tiver um canal oficial do artista, não verá vídeos em que você é o artista principal, mesmo se o conteúdo estiver no canal de outra pessoa.

Outros canais que seu público assistiu

Esse relatório mostra os outros canais que seus espectadores mais assistiram nos últimos 28 dias. Você pode usar esse recurso para descobrir em quais canais seus espectadores estão interessados e criar oportunidades de colaboração.

Locais mais acessados

O relatório “Locais mais acessados” mostra quais países têm o maior tempo de exibição do seu canal ou de um vídeo específico. Use esse recurso para saber quais partes do mundo gostam mais do seu conteúdo.

Idade e gênero

O relatório “Idade e gênero” mostra quais faixas etárias mais assistem seus vídeos e também exibe a distribuição por gênero do seu público.

Principais idiomas de legendas/CC

Com o relatório “Principais idiomas de legendas/CC”, você pode ver quantos espectadores assistem seu canal em idiomas diferentes. Antes de clicar no relatório, você verá a porcentagem de tempo de exibição proveniente de cada idioma de legendas/CC.

Você também pode ver “Sem legendas/CC”, que representa os usuários que não usam legendas nem closed captions. Eles podem ser espectadores que falam o idioma original do vídeo ou que não têm opções de legenda/CC no idioma deles.

Perguntas frequentes

Os dados demográficos, como idade e gênero, podem ser limitados no YouTube Analytics. Por exemplo, enquanto você analisa essas informações com relação a um vídeo ou país específico, talvez veja uma mensagem indicando que não há dados suficientes para exibir.

Os dados demográficos de vídeos privados ou não listados não são exibidos, não importa o volume de tráfego do seu canal. Saiba mais sobre dados limitados no YouTube Analytics.

Compare públicos de vídeos diferentes para ver quais tipos de conteúdo são atrativos para espectadores diferentes. Você pode experimentar algo novo e observar se os espectadores do seu público-alvo começam a assistir mais.

Saiba mais sobre como avaliar seu público com a Escola de Criadores de Conteúdo.

Métricas importantes

Espectadores recorrentes O número de pessoas que já assistiu seu canal e voltou para ver mais conteúdo no período selecionado.
Novos espectadores O número de pessoas que assistiu seu canal pela primeira vez no período selecionado. Os espectadores que usam o YouTube no modo de navegação privada, que excluíram o próprio histórico de exibição ou que não assistem o conteúdo do seu canal há mais de um ano serão considerados novos espectadores.
Espectadores únicos Número estimado de pessoas que assistiram seu conteúdo no período selecionado.
Inscritos O número de espectadores que se inscreveram no seu canal.
Tempo de exibição (minutos) Durante quanto tempo um espectador assistiu um vídeo. Essa informação oferece uma ideia sobre o que os espectadores realmente assistem em vez de mostrar os vídeos em que eles clicam e depois fecham.
Visualizações O número de visualizações legítimas dos seus canais ou vídeos.
Média de visualizações por espectador O número médio de vezes que um espectador assistiu este vídeo específico neste período.
Porcentagem média de visualização Percentual médio de um vídeo que seu público assiste por visualização.
Duração média da visualização Média estimada de minutos assistidos por visualização para o vídeo e o período selecionados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*