Como Saber Quem Esta Ligado A Minha Rede Wireless?

Por via das dúvidas, é sempre prudente verificar se a sua rede de internet sem fio não está sendo compartilhada indevidamente. Ou mesmo ter certeza de quantos e quais dispositivos têm acesso ao seu Wi-Fi, caso a conexão esteja mais lenta do que o normal, por exemplo.

Para descobrir quantos computadores, smartphones, tablets ou videogames estão ligados ao seu Wi-Fi, a tarefa é bastante simples. Você só precisa digitar na barra de endereços do seu navegador o número de IP do roteador ou modem. Ao pressionar Enter, você será levado para a página de configuração do seu distribuidor de Wi-Fi, que deverá pedir-lhe um nome de usuário e senha.

publicidade

A senha de usuário e senha é definida pelo dono do computador. Mas se, por acaso, você é o dono e não se lembra de ter definido um login, pode tentar usar o padrão fornecido pelo Windows: “admin” para ambos os campos, usuário e senha. Recomendamos, porém, que você defina credenciais de segurança personalizadas assim que possível.

A tela que se abre, portanto, é a página de configuração do roteador ou modem. Por ela você pode redefinir a senha do Wi-Fi, reiniciá-lo e até ter acesso a alguns dados mais sensíveis. É nessa página que você encontra a lista de dispositivos conectados à rede, mas o local específico dessa opção pode mudar de acordo com o provedor de internet ou o fabricante do roteador.

Se este for a DS-Link, por exemplo, é possível encontrar a lista na guia “Wireless”, dentro da seção “Station info”. No caso de outras fabricantes, você pode procurar pelas opções “My Network”, “Device list”, “Attached Device” ou algo do gênero – normalmente, em inglês.

Como descobrir o IP do modem ou roteador

Normalmente, você pode encontrar esse número no manual ou na parte inferior do dispositivo. Mas, caso você não o encontre, há outras maneiras não tão simples.

Sendo assim, se você estiver usando um computador com sistema Windows, aperte os botões no seu teclado Windows+R. Isso abrirá a janela “Executar”, a partir da qual você vai acessar o Prompt de Comando do PC.

Digite as letras “cmd” na barra e clique em “OK”.

Como Saber Quem Esta Ligado A Minha Rede Wireless?

A tela que se abre mostra um fundo preto e alguns dígitos brancos. Esse, caso você não conhecia, é o Prompt de Comando do computador. Ao final da linha “C:Users” há o nome do usuário do sistema e um sinal “>”. Digite agora as letras “ipconfig” e pressione Enter no seu teclado.

Como Saber Quem Esta Ligado A Minha Rede Wireless?

Verificando endereços

Como saber se alguém está usando seu Wi-Fi pelo celular ou PC

Ter outras pessoas usando o seu Wi-Fi pode ser um tanto incômodo, uma vez que torna a conexão lenta e pode colocar dados em risco. Felizmente, existem maneiras de descobrir quem está usando a sua rede e bloqueá-la para evitar que desconhecidos tenham acesso a ela.

É possível identificar dispositivos que estejam usando o seu Wi-Fi através de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente tanto em smartphones Android quanto iOS, ou programas para PC. Geralmente, eles exibem uma lista de dispositivos conectados logo na tela inicial. Veja algumas opções:

Como saber quem está usando seu Wi-Fi pelo celular

Quem usa meu Wi-Fi?

Esse aplicativo é bem intuitivo e está disponível para Android gratuitamente. Logo na tela inicial, é só pressionar o botão amarelo para começar uma varredura que exibirá, em alguns instantes, todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi.

Para ver mais informações e bloquear o dispositivo, é só tocar no ícone “i”, ao lado de cada identificação. A opção “Como bloquear?” aparecerá, seguida de um breve tutorial para efetuar o bloqueio diretamente em seu roteador. Vale lembrar que você deve estar conectado à sua rede Wi-Fi para realizar o processo de identificação.

Como Saber Quem Esta Ligado A Minha Rede Wireless? Wi-Fi: toque em “i” para acessar informações adicionais sobre os dipositivos conectados na rede (Captura de tela: Ariane Velasco)

  • IP Tools: Wi-Fi Analyzer
  • Esse aplicativo para saber quem está usando o seu Wi-Fi está disponível para smartphones Android e iOS e pode fazer uma varredura completa em sua rede para identificar todos os usuários simultâneos.
  • Além disso, você pode enviar um “Ping” (ferramenta que testa a conectividade a uma rede) para cada um dos dispositivos encontrados, o que permite identificar quais deles são realmente seus e qual é o invasor – de forma bem prática.

Para usar o IP Analyzer, você deve autorizar o aplicativo a acessar a sua localização e estar conectado à rede Wi-Fi. Você pode buscar por dispositivos que estão “roubando” o seu Wi-Fi através do ícone de menu – no canto superior esquerdo da tela – e da opção “Scanner de Rede, que inicia a varredura.

Depois, é só verificar os resultados, tocar no nome do dispositivo e selecionar a opção “Ping” para verificar se ele é realmente seu.

Como Saber Quem Esta Ligado A Minha Rede Wireless? Wi-Fi: verifique os dispositivos conectados e detecte intrusos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Fing

Assistência Oficial da Linksys – Verificando os dispositivos conectados ao roteador usando a tabela de clientes DHCP

A DHCP Client Table (tabela do cliente DHCP) permite verificar os dispositivos que estão conectados à sua rede.

Esse recurso do roteador lista todos os computadores e dispositivos com e sem fio conectados à banda de 2,4 GHz, banda de 5 GHz (para roteadores de banda dupla) e à rede Guest (para roteadores Linksys Wireless-N e Smart Wi-Fi).

  • DICA RÁPIDA:  Os dispositivos NÃO conectados à rede com fio ou sem fio não serão detectados pela tabela do cliente DHCP.
  • Para acessar a tabela de clientes DHCP usando o roteador Linksys Smart Wi-Fi, clique aqui.
  • Os passos abaixo irão orientá-lo sobre como verificar a tabela de clientes DHCP usando a página de configuração baseada na web.
  1. Passo 1:

Acesse a página web de configuração do roteador.  Para fazer isso, abra um navegador, como o Internet Explorer® ou Safari®.

 Na barra de endereços, digite o endereço IP do seu roteador, em seguida, pressione [Enter] ([Enter]).  Quando o prompt de login aparecer, digite o User name (nome de usuário) e Password (senha) do seu roteador.

DICA RÁPIDA:  Para obter instruções detalhadas, clique aqui para Windows® ou clique aqui para computadores Mac®.

Passo 2:

Uma vez que você estiver conectado à página web de configuração, role até a seção Network Setup (Configuração de rede) e verifique se o DHCP Server (Servidor DHSP) está ativado.  Se for definido como Disabled (Desativado), selecione o botão de opção Enabled (Ativado), em seguida, clique em Save Settings (Salvar configurações).

Como Saber Quem Esta Ligado A Minha Rede Wireless?

Passo 3:

Clique na guia Status, em seguida, sub-guia da Local Network (Rede Local).  Clique no botão DHCP Client Table (Tabela do cliente DHCP)na seção DHCP Server (Servidor DHCP).  Isso deve trazer uma lista de clientes que estão conectados à sua rede.

Como Saber Quem Esta Ligado A Minha Rede Wireless?

NOTA:  Para verificar se os dispositivos listados na tabela de clientes DHCP são suas, você pode tomar nota de cada Endereço MAC que está conectado à sua rede e compará-lo com endereços MAC dos dispositivos.  Para obter instruções sobre a verificação do seu dispositivo MAC Address, clique aqui.

A página Tabela do Cliente DHCP oferece as seguintes opções:

 

  • Sort (Ordenar) – classifica os clientes, pelo Endereço IP, Endereço MAC, Interface, ou Nome do cliente usando o para clasificar por menu suspenso.
  • Delete (Apagar) – remove o cliente selecionado da lista.  Isso não vai desconectar o cliente da rede.  
Leia também:  Como É Que Os Vírus Informáticos Se Propagam?

NOTA:  O botão Delete (Excluir) não impedirá que qualquer cliente se reconecte à rede.  No entanto, você pode tomar nota do endereço MAC do cliente e impedir que esse dispositivo específico se conecte à sua rede.  Para saber como implementar a filtragem MAC aqui. 

  • Refresh (Atualizar) – Recupera uma lista atualizada de clientes.​
  • Close (Fechar) – Sai da janela.​

 

DICAS RÁPIDAS:

 

  • Criar uma senha de alta segurança WPA/WPA2 é uma boa maneira de evitar o acesso não autorizado à sua rede.  Para saber como configurar uma senha segura, clique aqui.  Para obter instruções de configuração de segurança sem fio num roteador Linksys, clique aqui.
  • Um bom jeito de evitar o acesso não autorizado à sua página de configuração é ir para Administration > Management > Local Management Access (Administração > Gerenciamento > Gerenciamento de acesso local) então desative o acesso sem fio à página de configuração.  Se o acesso sem fio é necessário, você também pode desativar HTTP, em seguida, permitir o acesso HTTPS.  Isso vai exigir qualquer usuário digite HTTPS antes do roteador IP para acessar a página de configuração baseada na web.
  • Artigos relacionados:
  • Alterando a senha da rede sem fio do seu roteador Linksys
  • Determinar as configurações de segurança do seu roteador Linksys

Este artigo foi útil?

Como saber se alguém está a utilizar a sua rede Wi-Fi privada

Se nota que a sua Internet está lenta (as páginas do browser demoram mais a carregar, os vídeos no YouTube também e quando vê filmes e séries online – na Netflix, por exemplo – a qualidade de imagem está mais baixa) é porque, provavelmente, anda “pirata” na costa. É importante saber se alguém está a utilizar a sua rede Wi-Fi privada.

É sempre fundamental ter a sua ligação protegida por uma password, mas é também importante que mude a password que veio quando instalou o router.

Deste modo, vai ter mais probabilidades de impedir que vizinhos e outras pessoas que estão perto do seu equipamento se liguem à sua rede e façam com que a Internet fique lenta. Saiba como detetar se há agentes externos a aceder à sua ligação.

Métodos para saber se alguém está a utilizar a sua rede Wi-Fi

Usar aplicações

Wi-Fi Inspector 

Como o nome indica, este software permite-lhe ter uma visão geral de todos os dispositivos que estão ligados à sua rede, fornecendo detalhes como nomes dos dispositivos, endereços IP, etc. Isto faz com que tenha acesso a uma lista dos “gadgets legítimos” e permite perceber facilmente quando um dispositivo estranho está ligado à sua Internet.

F-Secure Router Checker

Esta ferramenta não requer download ou instalação. O F-Secure Router Checker procura por sinais que indicam que alguém está a tentar entrar na sua rede e informa-o de imediato.

Wireless Network Watcher 

À semelhança do Wi-Fi Inspector, este software possibilita a procura de atividade estranha na rede, permitindo que monitorize todos os dispositivos que estão ligados à Internet. A diferença é que é também compatível com Mac.

Fing 

Esta app é mais focada na proteção móvel. Permite ao utilizador ver que dispositivos estão ligados à rede, que tipo de equipamentos são, a natureza da sua ligação, etc. A Fing também dá informação acerca de momentos em que a ligação está mais ocupada, o que pode indicar que há mais alguém ligado à sua rede.

Como Saber Quem Esta Ligado A Minha Rede Wireless?

2. Verificar através do router

Comece por fazer um teste simples. Desligue todos os dispositivos que, habitualmente, estão ligados à rede wireless. Depois, olhe para o router e para a luz que diz “WLAN”. Caso esta luz continue a piscar é, provavelmente, porque alguém não autorizado está a usar a sua Internet.

Mesmo assim, a forma mais exata e que lhe dá mais informação acerca de potenciais intrusos na rede é aceder ao painel de administração do router e ver o mapa de gadgets ligados, de modo a perceber se está lá algum que não conhece.

Por norma, digitando 192.168.1.1 ou 192.168 no browser consegue aceder ao painel. Mas verifique no manual de instruções de utilização do seu router. Depois, vão-lhe ser pedidas credenciais de acesso (utilizador e password), mas isto varia de acordo com os operadores, pelo que deve consultar o manual de instruções do router (ou os sites dos operadores) para saber quais as credenciais.

Depois de entrar, vai conseguir saber que dispositivos estão ligados. Caso ainda não o tenha feito, aproveite para alterar a password da sua ligação (usando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos).

De modo a tornar a ligação ainda mais segura, pode também fazer com que o router apenas aceite a ligação de dispositivos que sejam previamente aprovados por si através do endereço MAC (Media Access Control).

Se a Apple TV não se conectar ao Wi-Fi

Saiba o que fazer se a Apple TV não se conectar ao Wi-Fi ou se você não conseguir reproduzir filmes, músicas ou outros conteúdos nela.

Siga as etapas abaixo se a Apple TV não estabelecer conexão com o Wi-Fi. Saiba o que fazer se a Apple TV estabelecer conexão com o Wi-Fi, mas você não conseguir assistir ou transmitir filmes e programas de TV no app Apple TV.

Verifique se o roteador de Internet está conectado ao modem e se os dois estão ligados. Se o roteador e o modem forem combinados, verifique se o dispositivo está ligado. 

Mantenha a Apple TV dentro do alcance do roteador. Se estiver longe demais, a Apple TV não receberá o sinal. Para evitar problemas de sinal, não coloque a Apple TV sobre o roteador Wi-Fi nem a menos de 30 cm de distância dele.

Na Apple TV 4K ou Apple TV HD, acesse Ajustes > Rede. Na Apple TV (3ª geração), acesse Ajustes > Geral > Rede. Selecione o nome de uma rede Wi-Fi compatível para se conectar. Se necessário, insira a senha da rede Wi-Fi. Se você não souber a senha, obtenha ajuda.

A Apple TV não pode se conectar a redes cativas, que exigem um início de sessão adicional ou secundário. As redes cativas podem incluir redes gratuitas e pagas em locais como empresas, escolas, residências estudantis, apartamentos, hotéis e lojas.

Veja se você ainda precisa de ajuda depois de reiniciar cada dispositivo. Na Apple TV 4K ou Apple TV HD, acesse Ajustes > Sistema e selecione Reiniciar. Na Apple TV (3ª geração), acesse Ajustes > Geral e selecione Reiniciar.

Desconecte o roteador e o modem a cabo ou DSL da alimentação. Em seguida, conecte-os novamente.

Conecte a Apple TV diretamente ao roteador, modem a cabo ou DSL usando um cabo Ethernet. Em seguida, conecte-se à rede e verifique se há atualizações de software disponíveis.

Na Apple TV 4K ou Apple TV HD, acesse Ajustes > Sistema > Atualizações de Software.

Na Apple TV (3ª geração), acesse Ajustes > Geral > Atualizar Software. Se houver uma atualização, instale-a. Em seguida, desconecte o cabo Ethernet e tente conectar a Apple TV à rede Wi-Fi novamente.

  • Verifique se há interferência na área.
  • Se você estiver conectado a uma rede Wi-Fi, mas não conseguir acessar a Internet, use a rede Wi-Fi com outro dispositivo. Se você não conseguir acessar a Internet usando o outro dispositivo, talvez esteja ocorrendo interrupção no serviço. Ligue para a operadora de TV a cabo ou para o provedor de Internet para receber ajuda.
  • Tente se conectar a uma rede Wi-Fi em outro local. Se a Apple TV conseguir se conectar, procure ajuda para a rede Wi-Fi original. Caso a Apple TV não consiga se conectar a nenhuma rede Wi-Fi, entre em contato com o Suporte da Apple.
  • Verifique se o roteador Wi-Fi tem a versão mais recente do firmware instalada. Saiba como verificar isso em uma Estação Base AirPort. Se precisar de ajuda na atualização de um roteador que não é da Apple, entre em contato com o fabricante. Além disso, confira também se o roteador é compatível com a Apple TV.
Leia também:  O Que É O Telegram E Como Funciona?

Como Saber Quem Esta Ligado A Minha Rede Wireless?

  • A Apple TV se conecta à Internet por Wi-Fi ou Ethernet. Quando você usa um cabo Ethernet, a Apple TV usa automaticamente essa conexão, e não a rede Wi-Fi. 
  • A Apple TV se conecta a redes de instituições de ensino e de empresas que usam um perfil. Peça mais informações ao administrador de sistema da rede.

Agradecemos seu comentário.

Como descobrir se tem alguém roubando a minha conexão Wi-Fi? – Positivo do seu jeito

Hoje em dia é quase impossível viver sem estar conectado e quando estamos em casa podemos desfrutar com tranquilidade de uma internet de melhor qualidade. Porém, pode ser que alguém esteja se aproveitando da sua boa vontade: mas existe como descobrir se tem alguém roubando a minha conexão Wi-Fi?

Sim, existe. Viver na internet é tão maravilhoso que somos capazes de ficar entediados e até irritados quando a conexão cai ou está lenta demais e, nesse caso, é natural que a nossa primeira reação seja esbravejar e colocar toda a responsabilidade na empresa que contratamos.

  • Mas o que poucas pessoas sabem é que nem sempre a internet WiFi lenta é culpa do provedor.
  • ®GIPHY
  • Estamos falando dos “ladrões de WiFi”, aquelas pessoas espertinhas que, por um mínimo descuido, acabam usando o sinal alheio e comprometendo a velocidade da nossa internet.
  • Falando assim parece algo bobo, mas situações como essa são mais comuns do que se imagina e as causas podem ser as mais diversas possíveis: desde alguém que tenha descoberto a sua senha, até algo que você deixou passar batido na hora de configurar sua rede.
  • É claro que proteger a rede WiFi com uma senha forte é primordial para impedir que outras pessoas utilizem o sinal sem permissão, e trocar a senha de tempos em tempos é uma ótima recomendação.
  • Mas se você quer ir a fundo e saber se realmente tem alguém acessando às suas custas, existem outras maneiras e nós ensinaremos a seguir:
  • Passo 01: desligue ou desconecte todos os aparelhos que estiverem utilizando WiFi, espere uns minutinhos e observe o comportamento do seu roteador.
  • Se as luzes continuarem piscando freneticamente, é melhor ficar ligado, pode ser que tenha algum “parasita” usando sua internet.
  • Claro, nem sempre luzes piscando querem dizer isso, mas não deixa de ser um sinal de alerta.

Acesse as configurações do seu roteador

Caso tenha feito o passo anterior e desconfiado que algo está errado, uma alternativa mais assertiva é acessar as configurações do seu roteador e verificar quais são os computadores conectados. É claro que cada equipamento tem o seu modo de acesso.

Passo 02: acesse o Painel de Controle do roteador, que pode ser acessado por meio do seu número de IP, e procurar por: “Minha rede”, “My network”, “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante.

Será mostrado uma lista com todos os dispositivos conectados, logo, você irá saber se está tendo o sinal roubado. Se tiver dificuldade de realizar os passos citados acima, leia o manual do seu roteador.

Utilize programas específicos

Se você quer descobrir se tem alguém roubando sua internet e deseja manter uma rotina de monitoramento, o ideal é utilizar programas específicos. Muitos deles são gratuitos e de fácil utilização.

Dessa forma você garante que ninguém irá invadir o seu WiFi. Nossa sugestão é o IP Tools: Network Utilities, que pode ser baixado para Android neste link.

Como saber quem está usando sua rede WiFi

No ambiente de trabalho ou em casa, é bastante importante saber quem está conectado a seu WiFi. Em uma conexão residencial, por exemplo, ter controle e realizar um monitoramento da rede é uma forma de saber se outras pessoas estão usando seu sinal sem autorização. Enquanto isso, no ambiente corporativo, permite gerenciar as ações dos usuários e impor limites no consumo da internet.

Para facilitar sua vida, apresentaremos ferramentas úteis para ajudar a identificar quem está acessando seu WiFi e, em alguns casos, até monitorar as atividades que estão sendo executadas na rede.

Wireshark (Windows/macOS/Linux)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Wireshark é um software gratuito que permite verificar quais pessoas estão utilizando a rede WiFi. Com ele, é possível monitorar o número de usuários ou dispositivos conectados, identificar endereços de IP e outras informações relevantes.

Wireless Network Watcher (Windows)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Exclusivo para Windows, Wireless Network Watcher é outra ferramenta grátis que possibilita acompanhar quem acessa seu WiFi. É possível observar os dispositivos conectados à rede, encontrar o endereço de IP e saber o tempo de conexão.

Bandwich On Linux

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Como o próprio nome diz, é uma ferramenta exclusiva para usuários de Linux. Disponível no GitHub, o Bandwich tem os mesmos recursos dos exemplos anteriores, mas não tem uma interface amigável, o que pode confundir as pessoas.

GlassWire (Windows)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Além de monitorar quem está acessando a conexão WiFi, o GlassWire apresenta alguns recursos extras, como criar um “firewall personalizado”, acompanhar as atividades da rede e detectar a presença de spywares. A ferramenta cria um histórico com todos os dispositivos conectados à rede; contudo, após os 7 dias de avaliação gratuita, certas funcionalidades ficam disponíveis apenas na versão Pro, que custa US$ 39 e só pode ser instalada em um PC.

Acessando o roteador como administrador

Essa é uma opção para pessoas com experiência na área de informática e que estão acostumadas com as configurações de roteadores, por isso não é considerada um método simples para ter acesso às informações sobre os dispositivos conectados ao WiFi.

Independentemente do modelo (D-Link, TP-Link), é importante ter o manual do aparelho para auxiliar nessa ação, pois ele apresenta os caminhos para o painel de controle do roteador, no qual há a indicação de “dispositivos conectados” ou “lista de dispositivos” com as informações sobre quem está acessando a rede.

É importante destacar, mais uma vez, que essa não é uma opção recomendada para pessoas leigas. Isso porque, mesmo que não intencionalmente, podem alterar alguma configuração essencial do aparelho.

Essas são algumas das ferramentas e opções simples para quem deseja monitorar o acesso ao Wi-Fi. Sem dúvidas, elas podem ser bem importantes para controlar a rede tanto em casa quanto no trabalho.

Como saber quem está usando minha internet? Descubra!

Para ter mais segurança no Wi-fi de casa ou do trabalho, é importante se perguntar: “Como saber quem está usando minha internet?” 

É importante saber quem está conectado no ambiente de trabalho ou em casa. Na conexão residencial, por exemplo, ter controle e realizar um monitoramento da rede é uma forma de saber se outras pessoas estão usando seu sinal sem autorização. Já no ambiente corporativo, você pode fazer o gerenciamento das ações dos usuários e impor limites no consumo da internet.

Se você quer saber sobre o acesso a sua internet e se é possível bloquear a conexão de  pessoas indesejáveis, este texto vai te ajudar!

Lembrando que a forma mais simples de descobrir quais dispositivos estão conectados a uma rede Wi-Fi é utilizando softwares de análise. Esses ficam disponíveis para as principais plataformas, e assim, você acessa facilmente a lista com todos os aparelhos conectados. Dessa forma, poderá identificá-los para bloqueá-los posteriormente.

  • Trouxemos diversas ferramentas úteis para ajudar a identificar quem está acessando seu WiFi e, em alguns casos, até monitorar as atividades que estão sendo executadas na rede.
  • A invasão deixa sua conexão mais lenta, e ainda coloca em risco a segurança dos seus arquivos, podendo acabar com a privacidade dos seus aparelhos.
  • CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!
Leia também:  Como Saber Quem E O Proprietario De Um Veiculo?

Como saber quem está usando minha internet: 

Existem duas formas de saber quem está usando sua internet:

  • Pelo computador
  • Pelo Celular

Como saber quem está usando minha internet:  usando o computador

Wireshark (Windows/macOS/Linux)

Wireshark é um software que permite verificar quais pessoas estão utilizando a rede WiFi. Além de ser gratuito, com ele você pode monitorar o número de usuários ou dispositivos conectados, identificar endereços de IP e outras informações relevantes.

Wireless Network Watcher (Windows)

Software exclusivo para Windows, outra ferramenta grátis que possibilita acompanhar quem acessa seu WiFi é o Wireless Network Watcher. Com ele é possível reconhecer os dispositivos conectados à rede, encontrar o endereço de IP e saber o tempo de conexão.

Bandwich On Linux

Exclusivo para usuários Linux, como o próprio nome diz, a ferramenta está disponível no GitHub. O Bandwich também dá acesso aos usuários conectados e tempo de conexão. A desvantagem é que a navegação dentro da plataforma não é muito amigável, o que pode confundir as pessoas.

GlassWire (Windows)

Uma ferramenta mais robusta, o GlassWire para Windows, além de monitorar quem está acessando a conexão WiFi, apresenta alguns recursos extras. Como a criação de um “firewall personalizado”, acompanhamento das atividades da rede e detecção da presença de spywares.

Além disso, a ferramenta cria histórico com todos os dispositivos conectados à rede. Entretanto, conta com 7 dias de avaliação gratuita, e depois desse período, algumas funcionalidades ficam disponíveis apenas na versão Pro, que custa US$ 39 e só pode ser instalada em um PC.

Leia também: Privacidade: o que podemos aprender com a pandemia

Verifique suas configurações de rede

É possível identificar quantos aparelhos estão conectados ao seu roteador nas configurações de rede do seu computador, sem precisar necessariamente de um software.

Considerando a utilização de um Windows 10, você pode fazer o passo a passo abaixo, mas considere que para os demais sistemas operacionais o processo é bem semelhante e bastante intuitivo:

  • Vá até a pasta de configurações de Rede e Internet do seu computador.
  • Em seguida, clique em “Exibir as propriedades da rede”.
  • Na página seguinte, busque pela rede Wi-Fi e o código do servidor DNS.
  • Copie e cole esse código em uma página do navegador
  • Será aberta uma página do seu servidor de internet 
  • Pronto: você poderá ver os detalhes da rede Wi-Fi e verificar a quantidade de dispositivos conectados à sua rede.

Como saber quem está usando minha internet: usando o celular

É possível saber quem está usando seu Wi-Fi também pelo celular. E você pode fazer isso gerenciando o roteador. Siga os passos a seguir:

  • Vá até as configurações do celular.
  • Em seguida, clique em “Conexões”, em seguida em “Wi-Fi”.
  • Selecione a rede que está usando atualmente e clique na opção de “Gerenciar roteador” para ir para a página do seu servidor.
  • Pronto: você verá quem está acessando sua rede

Como bloquear o uso do meu sinal de Wi-Fi por outras pessoas?

Para evitar conexões indesejadas, você pode bloquear o uso indevido do sinal de Wi-Fi a partir do próprio roteador e das configurações de conexão. Abaixo explicamos como:

  • Ao acessar a página do seu servidor de internet, clique em “Configurações”.
  • Para navegar nessa aba, insira o usuário senha. Aqui, os dois campos são admin. Se não funcionar, acesse o site do seu roteador para verificar como acessar.
  • Em seguida, acesse a rede local para descobrir o endereço MAC de cada usuário conectado à sua internet.
  • MAC é o endereço de controle de acesso da sua placa de rede, que permite controlar quem está utilizando a internet.
  • Ainda nessa página de configurações, você deve digitar os MACs que poderão ter acesso à sua rede, evitando que outras pessoas ou dispositivos consigam se conectar.
  • Para facilitar o processo, o mais simples é mudar a senha de acesso. Você só precisa acessar o gerenciamento e clicar em “Alterar senha”.

Bloqueando o Wi-Fi com aplicativos para celular

Você também pode usar outra alternativa, como usar aplicativos de celular para bloquear o acesso de usuários indesejados à sua rede de internet.

Com esses aplicativos, você identifica se há intrusos na rede e consegue bloquear os dispositivos.

Siga os passos para usar o aplicativo:

  • Instale o app no celular;
  • Rastreie os dispositivos invasores;
  • Clique em “bloquear”;
  • Todos funcionam de forma semelhante.

Como proteger sua rede Wi-Fi

Uma dica básica para proteger seu Wi-fi é não usar a senha que vem de fábrica no roteador. Você deve trocar por uma mais forte, usando caracteres que você possa identificar e memorizar facilmente. Não precisa ser uma senha complexa demais, que não garantem mais segurança e são difíceis de lembrar.

Procure uma forma de armazenar suas senhas de forma segura, para o caso de você esquecer, poder recuperá-las facilmente. Opte por um gerenciador de senhas, que é uma boa opção de app que funciona como um cofre de senhas.

Se preferir, você pode manter um registro físico das suas senhas em um bloco, numa pasta para manter a segurança. Velhas formas de armazenamento também valem aqui.

Vale ressaltar que todos os dados que passam por sua rede Wi-Fi são de sua responsabilidade. Por isso, caso alguém utilize sua rede para cometer atos ilícitos, ou mesmo para baixar arquivos ilegais, é possível que você seja notificado, inclusive criminalmente.

Por isso, fique atento, busque formas de manter sua rede protegida contra intrusos. Procure mudar o nome da sua rede e sua senha periodicamente. Não deixe a rede aberta para uso público, além de não fornecer dados sobre a sua conexão para qualquer um.

Leia também: Confira o que é e como funciona o WhatsApp gb em detalhes

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

E aí, respondemos a pergunta: “Como saber quem está usando minha internet”?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*